Vereadores destacam avanços e críticas durante Pequeno Expediente na Câmara de Aracaju

por Mônica Pena - Agência CMA — publicado 26/08/2025 13h44, última modificação 26/08/2025 13h44
Na 66ª Sessão Ordinária não deliberativa da Câmara Municipal de Aracaju, realizada nesta terça-feira, 26 de agosto de 2025, os parlamentares trouxeram à pauta conquistas, críticas e novos projetos que impactam diretamente a vida da população.
Vereadores destacam avanços e críticas durante Pequeno Expediente na Câmara de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

Lúcio Flávio (PL)

O vereador Lúcio Flávio (PL) abriu o Pequeno Expediente agradecendo ao presidente da Câmara Municipal por ter assegurado a segurança jurídica na participação de vereadores suplentes nas CPIs — medida que garante sua presença nas reuniões da CPI das Multas da SMTT

O parlamentar também relatou a emoção de acompanhar, na segunda-feira (25), a inauguração da nova sede do Abrigo Caçula Barreto, espaço estruturado para oferecer acolhimento, estudo, lazer e atendimento qualificado a crianças e adolescentes com direitos ameaçados.

No sábado (24), participou da primeira edição do projeto “Tamo Junto”, no Lamarão, destacando o impacto das ações nas áreas de saúde, assistência social, segurança e serviços urbanos.

Lúcio ainda registrou presença na campanha “Agosto Lilás”, promovida pelo CRAS Risoleta Neves, parabenizando os servidores pela atuação e pelo cuidado com os moradores da comunidade.

Marcel Azevedo (PSB)

O parlamentar comemorou o índice de vacinação contra a gripe em Aracaju, que atingiu 48,48%, superando a média nacional de 47,37%. Também elogiou o projeto “Tamo Junto”, ressaltando a importância de levar serviços públicos diretamente à população que encontra dificuldades de acesso.

Pastor Diego (União Brasil)

Destacou o cumprimento das emendas impositivas municipais pela atual gestão, especialmente na ampliação dos serviços gratuitos do Hospital e Maternidade Santa IzabelSegundo ele, o erro da gestão anterior foi não criar um centro de imagens nem aplicar os recursos destinados à saúde.

Professora Sonia Meire (PSOL)

A vereadora valorizou a realização da 24ª Parada LGBTQIAPN+ de Sergipe, que acontece neste domingo (31), na Orla da Atalaia, com o tema “Envelhecer é Resistir”. Para Sonia, o ato é político e reforça a necessidade de políticas públicas de respeito e dignidade.

Ela anunciou ainda quatro projetos protocolados:

  • Criação da Frente Parlamentar de Combate à LGBTfobia;
  • Selo Municipal da Diversidade LGBTQIAPN+;
  • Programa de atenção à saúde de pessoas trans e não binárias;
  • Reconhecimento da Parada LGBTQIAPN+ como patrimônio cultural e imaterial de Aracaju.

Ricardo Vasconcelos (PSD)

Apresentou vídeo sobre a organização do Mercado do Augusto Franco, elogiando a gestão municipal por estimular a confiança no serviço público.

O presidente da Casa complementou anunciando que a Prefeitura deve encaminhar projeto para construção de um hospital na Zona de Expansão e a criação da usina de asfalto mais moderna do país, com promessa de maior durabilidade e produtividade.

Selma França (PSD)

Relatou melhorias nas ruas da comunidade Agamenon Magalhães (José Conrado de Araújo), mas alertou para falhas, como a retirada de rampas de acessibilidade. Ela garantiu fiscalização próxima das obras e agradeceu à empresa Iguá pela agilidade em serviços na região. Também parabenizou a realização da cavalgada no bairro Coroa do Meio.

Sargento Byron (MDB)

Criticou a reprovação de 13 dos 15 candidatos com deficiência aprovados em fases anteriores do concurso da Polícia Militar de Sergipe. Questionou os critérios médicos adotados e cobrou providências da Defensoria Pública e do Ministério Público. “Não quero acreditar que isso seja preconceito da Junta Médica da PM”, afirmou.