Câmara de Vereadores de Aracaju investe em equipamentos para ampliar coleta seletiva em suas unidades
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), sob orientação da equipe de educação ambiental da cooperativa CARE, entidade com a qual a Casa legislativa possui acordo de cooperação, adquiriu equipamentos para ampliar a coleta seletiva na instituição.
Foram oito coletores de copos de água e café, que compactam esse tipo de resíduo; oito suportes com duas lixeiras para descarte separado de resíduos recicláveis e não recicláveis; três contentores do tipo “carrinho coletor”, com capacidade de 240 litros, para facilitar o acondicionamento temporário e o transporte interno de recicláveis acumulados nas lixeiras; e um contentor do tipo “contêiner”, com capacidade de 660 litros, para facilitar o armazenamento e a entrega do material reciclável à CARE.
A presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável da CMA, Verena Dalton, explicou que a comissão está contando com o apoio de diferentes setores da instituição para concluir a montagem e o posicionamento adequado dos itens.
“Estamos orientando os trabalhadores de serviços gerais sobre a nova logística de coleta e identificando outros pontos de melhoria”, afirmou. “Acionaremos, em breve, a equipe de educação ambiental da CARE para verificar o que conseguimos providenciar até o momento. Mas já é possível que qualquer servidor coloque diretamente seu material reciclável no contêiner localizado no estacionamento do Anexo II”, complementou.
Plano de Logística Sustentável
A Câmara de Vereadores publicou, no mês de abril de 2024, o Plano de Gestão de Logística Sustentável da CMA no Diário Oficial. Esse é um instrumento de governança e de planejamento que facilita o desenvolvimento de ações voltadas ao consumo consciente e à sustentabilidade no Parlamento de Aracaju. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável do município.