Agosto lilás: CMA recebe a secretária da Mulher de Aracaju para abordar o combate às violências

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 28/08/2025 13h45, última modificação 29/08/2025 09h41
Agosto lilás: CMA recebe a secretária da Mulher de Aracaju para abordar o combate às violências

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta quinta-feira (28/08), a Câmara de Aracaju recebeu Elaine Oliveira, secretária da Mulher de Aracaju, para abordar questões ligadas ao Agosto Lilás. “Estamos trabalhando por meio de uma conversa com as mulheres, mas também com os homens, para que possamos acabar com o feminicídio. O número de medidas protetivas tem aumentado em nossa capital, o que representa a coragem das mulheres. Mas precisamos nos lembrar de que, em briga de marido e mulher, metemos a ‘colher’, sim. Precisamos denunciar o agressor e acolher as vítimas”, reforçou.  

A secretária destacou que será iniciada uma campanha com essa temática nas escolas, para que as crianças compreendam o assunto. “Também estreitamos os laços com a Procuradoria da Mulher, da Câmara de Aracaju, para que possamos fazer valer as leis municipais em nossa cidade”, disse Elaine. 

Segundo a psicóloga da Procuradoria da Mulher, Karoliny Almeida, o trabalho realizado pelo órgão é aberto a todos os cidadãos, mas também se estende aos colaboradores e membros da Câmara de Vereadores. 

 

“ O dia foi muito produtivo, fomos de setor em setor, falando um pouco sobre os sinais de violência, sobre os canais de denúncia. É mais uma parceria firmada entre a Procuradoria da Mulher e a Secretaria Municipal para Mulheres. Então estamos muito felizes, já programamos algumas reuniões para que possamos colocar em prática alguns projetos”, disse a psicóloga. 

O que disseram os vereadores? 

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Ricardo Vasconcelos, ressaltou uma futura parceria entre a CMA e a Secretaria Municipal da Mulher. “A secretária veio buscar uma parceria junto à Procuradoria da Mulher e à Câmara de Vereadores para a gente reforçar ainda mais as ações no combate à violência doméstica. Temos que cada vez mais estreitar essas relações, fazer essas parcerias para que a gente possa dar mais visibilidade, para que a gente possa ter mais estrutura e levar uma mensagem positiva a toda a sociedade. É inadmissível que ainda no ano de 2025 termos cada vez mais o aumento de casos de violência doméstica e feminicídio”, disse Ricardo 

Lúcio Flávio iniciou seu discurso parabenizando o Parlamento pela criação da secretaria e reforçou que os homens devem estar aliados às mulheres nessa luta. Sônia Meire ressaltou que é importante que a CMA também seja um espaço de acolhimento para as mulheres e disse que novos projetos de integração estão em desenvolvimento, para que haja cada vez mais políticas de proteção.  

Pastor Diego lembrou de um caso nacional em que o companheiro deferiu mais de 60 socos em sua namorada. “É um absurdo que a sociedade avance e isso continue ocorrendo. É fundamental que avancemos na proteção e cuidado com a mulher, com a Ronda Maria da Penha cada vez mais presente”, destacou, parabenizando o trabalho da Secretaria.  

Selma França também parabenizou a secretária e reforçou a importância de levar esse projeto para as escolas. Alex Melo lamentou o aumento dos casos de agressão contra a mulher e pontuou que a Casa parlamentar está à disposição nesse combate.  

Thannata da Equoterapia reforçou que é fundamental sair da teoria e ir para a prática. “Acredito que isso já começou. Temos diversas leis municipais, mas, quando nos deparamos com a realidade das mulheres, vemos que estamos em uma situação muito difícil. Por isso, o Agosto Lilás é fundamental para discutirmos esse tema. E ter uma secretaria empenhada nisso me deixa muito feliz”, destacou.   

Joaquim da Janelinha também parabenizou Elaine e se colocou à disposição para a destinação de emendas impositivas voltadas ao crescimento da secretaria. Ele também destacou a importância de expandir o contato com escolas particulares, de modo que todos os jovens sejam atendidos. Maurício Maravilha ressaltou que a política de combate à violência contra as mulheres é de extrema importância. “Sem orçamento não existem políticas públicas e, sem elas, não conseguimos acabar com a violência. Por isso, conte com o nosso mandato”, disse.  

Sargento Byron - Estrelas do Mar reforçou o compromisso da prefeita Emília Corrêa com a defesa dos direitos das mulheres. “Enquanto vereador, conseguimos criar o protocolo ‘Não se cale’, levado aos bares e restaurantes. A ideia é orientá-los sobre o tema para combater a violência. Queremos colaborar para que a senhora tenha parceiros no Parlamento”, destacou.  

Sobre a secretaria 

A Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou, no dia 03 de abril, o Projeto de Lei nº 40/2025, de autoria do Poder Executivo, que estabelece a organização básica da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres, chamada Sermulher. 

A lei estabelece que as finalidades da pasta são promover a cidadania, a saúde, o empreendedorismo feminino e o enfrentamento à violência contra a mulher, além de articular ações com outras secretarias, como as de Saúde e Desenvolvimento Econômico, e com os governos federal e estadual. A secretaria também será responsável por acompanhar denúncias de discriminação e propor melhorias na legislação relacionada aos direitos das mulheres.