Comissão de Sustentabilidade da CMA participa do 1º Norverde
O 1º Norverde - Conferência e Feira de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste teve início na manhã desta quarta--feira (27/08), trazendo a região para o centro das discussões acerca do desenvolvimento sustentável. O evento segue até amanhã, no Vidam Hotel Aracaju, e constitui um movimento dedicado a reunir governos, líderes políticos, empresários, técnicos, acadêmicos, estudantes e a sociedade em geral para pensar o meio ambiente nordestino por meio da promoção de políticas públicas, inovação tecnológica e ações práticas que sirvam de modelo para outras regiões do Brasil e do mundo.
A secretária do Meio Ambiente de Aracaju, Emília Golzio, enfatizou que, quando todos os órgãos estão envolvidos num evento como esse, há uma melhor definição das diretrizes, não só em nível municipal, como também em nível estadual. “A gente está aqui agora com o 1º Norverde, que une as diretrizes do empresariado, gestão pública e sociedade civil de todo o Nordeste e quando a gente transforma isso em ideia, a cidade e o estado só têm a ganhar”.
A secretária também destacou algumas medidas tomadas na área ambiental aqui na capital sergipana, a exemplo do primeiro plantio de manguezal. “Isso é um fato inédito, ainda mais num município que é sediado em cima de manguezais, e a gente precisa tratar esses ecossistemas de uma forma muito mais incisiva. Já estamos desenvolvendo um programa de educação ambiental e é importantíssimo que a gente engaje a população para trabalhar junto conosco nesse propósito, por uma cidade cada vez mais verde.”
Já a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Cristina de Andrade Menezes Dias, destacou o lançamento do programa Sergipe Recicla, uma iniciativa que tem por objetivo aprimorar a gestão de resíduos sólidos no estado. “Hoje é um grande marco na área ambiental, em que a gente lança esse programa importante para a execução das políticas públicas de gestão de resíduos sólidos. Nesse programa, nós vamos desenvolver a capacitação, o apoio aos consórcios das cooperativas e catadores de todo o estado de Sergipe, nós vamos executar o PAC, que é um projeto do Governo Federal, com investimento de R$10 milhões aqui no estado de Sergipe, tudo isso para que possa ser desenvolvida toda essa logística reversa.”
Para a vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, Rosa Cecília, a realização do evento, sobretudo num momento de grandes transformações climáticas, faz com que as pessoas reflitam sobre os impactos gerados na vida do planeta. “É de suma importância a realização desse evento, ainda mais que estamos num momento de incertezas, em que o clima vem mudando bastante com o tempo e quem sofre com isso somos nós, que estamos vivendo nessas áreas de bacias. Isso repercute muito na nossa saúde, na nossa qualidade de vida, não só do ser humano, como de todas as espécies que aqui vivem.”
A Comissão de Sustentabilidade da Câmara Municipal de Aracaju também esteve presente no evento. Rosana Machado é membro da comissão e enfatizou que essa é uma oportunidade de estreitar laços e promover parcerias. “É um evento muito importante e a gente tem a possibilidade de adquirir conhecimento para aumentar o nosso poder de atuação do nosso Plano de Logística Sustentável, no sentido de conscientizar as pessoas, os nossos funcionários, para melhorar o funcionamento da nossa instituição.”
Rosana ainda destacou algumas iniciativas implementadas na Casa Legislativa, como a diminuição de consumo de copos plásticos e de uso de papel. “A gente tem a economia de água, tem a questão dos descartáveis, em que nós temos a parceria com a Care. Hoje já chegaram os nossos contentores para que a gente possa separar o lixo devidamente para a cooperativa, nós estamos muito felizes que o nosso Plano de Logística Sustentável está indo para a frente”, comemorou.
Programação
Quarta-feira (27/08)
8h-8h30 - Credenciamento
8h30-9h - Welcome Coffee
9h-10h - Solenidade de Abertura
10h-11h - Mesa Redonda: Desafios e Perspectivas da Gestão Ambiental: Cases de Sucesso
11h-11h45 - Conferência Magna: ESG Conecta – Pessoas, Territórios e Desenvolvimento. Um olhar sobre a Região Nordeste
11h45-12h45 - Summit Recursos Hídricos: Planejar para não faltar – Segurança Hídrica do Nordeste
12h55-14h00 - Intervalo para o almoço
14h-15h - Palestra Especial: Projeto Acolher: Case de Sucesso
15h15-15h35 - Fórum Empresarial: Superando desafios e criando soluções para negócios sustentáveis – Licenciamento
Quinta-feira (28/08)
8h-8h30 - Welcome Coffee
8h30-12h00 - Curso de Gestão de Conflitos, voltado para os Comitês de Bacias
12h-14h - Almoço
14h-16h - Capacitação dos Comitês de Bacias / Cobrança da Água e SEHIDRO/ SEMAC
16h-16h15 - Coffee Break
16h15-18h - Encontro do Forúm Sergipano do Comitês de Bacias