Vereadores debatem transporte público, políticas para a juventude, homenagens e melhorias na Zona de Expansão durante o Grande Expediente
Na sessão desta quarta-feira, 26 de agosto, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju utilizaram o Grande Expediente para tratar de temas que envolvem transporte público, políticas para a juventude, homenagens a personalidades e solicitações de melhorias para comunidades da Zona de Expansão.
O vereador Fábio Meireles (PDT) destacou a situação da compra dos ônibus elétricos para a capital, lembrando que, até o momento, o Tesouro Nacional não liberou o empréstimo necessário para a aquisição dos 15 veículos. Segundo ele, “os ônibus não estão rodando, não têm nota fiscal nem placa, porque não há ainda liberação de recursos”. Meireles também comentou o decreto municipal nº 8.042/2025, que proíbe a circulação de ônibus a combustão com mais de 12 anos e elétricos acima de 15 anos. O parlamentar exibiu imagens de veículos em circulação que estariam em desacordo com a norma e cobrou fiscalização da Prefeitura.
Ainda em sua fala, Meireles parabenizou o governador Fábio Mitidieri pela realização da 55ª edição do Sergipe é Aqui, em Graccho Cardoso, e falou sobre a criação do programa municipal Tamo Junto, comparando-o à iniciativa estadual. O vereador também citou declarações do ex-deputado federal André Moura, que atribuiu nota negativa à gestão da prefeita Emília Corrêa, ressaltando a relevância política do ex-parlamentar.
Já o vereador Iran Barbosa (PSOL) utilizou a tribuna para convidar colegas e a população para a audiência pública de sua autoria, realizada em parceria com a União Nacional dos Estudantes e o Conselho Nacional da Juventude, com o tema “Juventudes e Políticas Públicas em Aracaju”. O parlamentar defendeu a importância do protagonismo juvenil na formulação de políticas públicas e destacou desafios enfrentados pelos jovens, como desigualdade social e violência, em especial contra juventudes periféricas e negras.
Iran também registrou homenagem ao Grupo Imbuaça, que completa 48 anos de atividades, enaltecendo a contribuição da companhia para o teatro de rua e para a valorização da cultura popular.
O vereador Vinícius Porto (PDT) iniciou seu pronunciamento desejando melhoras ao governador Fábio Mitidieri, que participou da edição do Sergipe é Aqui em Graccho Cardoso mesmo adoentado. O parlamentar destacou a aproximação do governo estadual com a população por meio do programa itinerante e comparou a iniciativa às ações realizadas no passado pelo ex-governador João Alves Filho.
O parlamentar também parabenizou a deputada federal Yandra Moura, reconhecida como uma das dez parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Em sua fala, registrou ainda a reinauguração da Unidade Caçula Barreto de Assistência Social, em homenagem à sua bisavó, destacando sua trajetória de serviços prestados às famílias aracajuanas.
Para finalizar o Grande Expediente, o vereador Bigode do Santa Maria (PSD) chamou atenção para a realidade vivida pelas comunidades da Zona de Expansão de Aracaju, como Porto do Mar I e II, Aquarius, Águas Belas, Franco Freire, Porto do Carvalho e Brisa Mar. Ele ressaltou a ausência de praças e áreas de lazer na região e pediu maior presença da Prefeitura e da Emsurb na manutenção e urbanização desses espaços. Segundo o parlamentar, “as crianças e adolescentes dessas comunidades só têm a praia como área de lazer, pois as praças existem apenas no nome”. Bigode reforçou a confiança de que a prefeita Emília Corrêa e o presidente da Emsurb, Hugo Esoj, irão atender às demandas.