“A população LGBT tem se colocado, todos os dias, na defesa da sua existência”, diz Sonia Meire
por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
26/08/2025 12h55,
última modificação
26/08/2025 12h55
Durante o pequeno expediente, nesta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna para destacar a luta da população LGBTQIAPN+ pelos seus direitos e também a realização da 24ª Parada LGBT+ de Sergipe, que será realizada no próximo domingo, dia 31 de agosto, na Orla de Atalaia, a partir das 14h. A Parada deste ano traz como tema ‘Envelhecer é Resistir’, um tributo à memória viva da luta dessas pessoas.
“Eu quero destacar essa população que tem se posicionado cada vez mais na nossa sociedade e tem contribuído para o desenvolvimento do nosso país, contribuindo e se colocando todos os dias na defesa do direito da sua existência. Eu quero aqui falar da população LGBTQIAPN+ na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país, que tem feito frente a todo processo de discriminação, de desrespeito que tem passado, para garantir a sua existência. Nós temos um circuito de várias atividades de visibilidade, de defesa de direitos e, nesse domingo a culminância será a Parada LGBT+, cuja o tema esse ano é ‘Envelhecer é Resistir’. Sim, porque essa população que iniciou todo esse processo de luta, que sofreu barbaramente durante o período da Ditadura Militar, ela consegue se reerguer no processo de Democracia e continua firme. E essa população que passou por todo tipo de abuso e desrespeito, está envelhecendo”, disse a vereadora.
Sonia Meire destacou também que essa população está envelhecendo, trazendo esperança para todos, com sua história de construção e luta, mas também dizendo a sociedade o quanto as pessoas continuam desrespeitando esta população. A Parada LGBT+ no próximo domingo é um ato político, para chamar a atenção da população da necessidade de políticas públicas e de uma mudança de consciência na sociedade de respeito da liberdade, da dignidade e da existência das pessoas LGBTQIAPN+.
“Quero agradecer a todos os movimentos sociais que tem contribuído para manter firme essa luta no dia a dia. Que tem contribuído conosco inclusive para fazer as denúncias, no Ministério Público e outros órgãos, que tem trazido para essa Casa as pautas. E eu quero anunciar aqui quatro projetos que nós temos protocolados: A Frente Parlamentar de Combate à LGBTfobia; Criação do Selo Municipal da Diversidade LGBTQIAPN+; Institui o Programa Municipal de Atenção à Saúde de Pessoas Transexuais, Travestis, Trans masculinas e Não Binárias; e um projeto que reconhece a Parada como Patrimônio Cultural e Material da nossa cidade. Também temos encaminhado emendas para entidades que prestam trabalhos em áreas que não têm políticas públicas e quero agradecer a essas entidades. Quero convidar o público para participar desse grande ato público que é a Parada”, finalizou a parlamentar do PSOL.