Grande Expediente aborda obras, saúde, violência contra a mulher e denúncia sobre contrato de carro blindado para a prefeita de Aracaju
O Grande Expediente desta quarta-feira (20/08) teve início com a vereadora Selma França, que falou sobre a Zona de Expansão. “No dia 13 de agosto, protocolei uma indicação e fomos prontamente atendidos”, afirmou, explicando que houve a implementação da sinalização em vias da Rodovia dos Náufragos. Selma agradeceu à SMTT pela realização do serviço e destacou que visitou a comunidade Guaxuma, onde verificou a circulação de ônibus escolares.
O segundo orador foi o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar, que reforçou o que o presidente da Casa havia abordado na terça-feira, sobre o esgotamento sanitário que invade residências. Ele exibiu vídeos de áreas alagadas e comentou sobre a aflição da população. Alertou ainda para a importância de levar a outros bairros um caminhão equipado com câmera, que permite identificar a real situação da rede de drenagem e do esgoto. “Quando trazemos uma problemática como essa, é com a finalidade de contribuir com o poder público”, pontuou.
O terceiro orador foi o vereador Vinícius Porto, que ressaltou o desejo da classe política de Sergipe de ver Jeferson Andrade como vice-governador em 2026. Além disso, elogiou o governador Fábio Mitidieri. “Lá atrás, Fábio articulou as eleições da Mesa da Câmara e fez isso muito bem. Ele já era um líder político e faz o bem para várias pessoas no estado de Sergipe”, elogiou. Vinícius também destacou o trabalho de Jorginho Araújo, secretário de Estado da Casa Civil. Por fim, exibiu um vídeo da prefeita Emília Corrêa, que firmou parceria com o Ministério Público para reduzir a poluição sonora em eventos.
O vereador Anderson de Tuca utilizou o Grande Expediente para tratar da violência contra a mulher. “Fiz a minha parte com a lei 5810/2023, que criou um aplicativo com o objetivo de proteger a mulher. Porém, falta a regulamentação por parte do Poder Executivo e iremos falar com a prefeita”, disse. Anderson ainda parabenizou o governador Fábio Mitidieri pelo reajuste salarial concedido a mais de 18 mil servidores públicos, com aumento de 10%. Por fim, elogiou a prefeita Emília Corrêa pela reunião realizada em parceria com o INSS, que busca agilizar o recebimento do auxílio BPC para pessoas com deficiência.
O vereador Camilo fez críticas à falta de oftalmologistas e dentistas nas unidades de saúde de Aracaju. “Precisamos saber qual é o planejamento da secretaria de saúde, inclusive, em especialidades que estão indisponíveis na cidade, não sei sobre parcerias em clínicas de imagem. Por isso, estou cobrando que esses problemas sejam resolvidos”, destacou.
Por último, o vereador Elber Batalha denunciou um contrato relativo ao carro blindado utilizado pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa. “A prefeita que chegou na posse de fusca, mas, só anda de carro blindado. Ela publicou, por meio de dispensa da licitação, a contratação de um carro SUV blindado. Fomos procurar qual era a empresa que fechou esse contrato, com o nome Gold Transportes e Serviços, uma empresa de Poço Redondo. Quando a prefeita chegou em um evento, verificamos a placa do veículo, com a finalidade de identificar se o mesmo pertencia a essa empresa. O dono da Gold era um candidato a vereador do PL e declarou bens de R$ 14.500. Porém, dias após fechar o contrato, ele conseguiu comprar um veículo blindado que custa mais de meio milhão de reais. Além disso, o veículo foi sublocado por Zominho, que também foi candidato a prefeito pelo PL em Campo do Brito. O contrato dizia que não seria permitido uma subcontratação, mas isso não ocorreu. A prefeita deve explicações ao povo de Aracaju”, alertou.