Investigação do pastor Silas Malafaia, discursos acerca do fim da escala 6x1 e desempenho do time do Confiança são destaque no pequeno expediente desta quinta-feira (21/08)
O pequeno expediente desta quinta-feira (21/08) teve início com o vereador Joaquim da Janelinha (PDT), que demonstrou preocupação com uma possível mudança do itinerário da linha 702 (Augusto Franco- Beira Mar), o que, de acordo com o parlamentar, pode prejudicar bastante a população do entorno. “Ali próximo ao Francão, nós temos alguns condomínios que não são atendidos por nenhuma linha de ônibus, então eu já tinha feito esse pedido na gestão passada e também na atual gestão para um novo estudo, só que ontem fomos surpreendidos com essa notícia. Quero dizer a todos do conjunto Augusto Franco que vamos fazer essa cobrança aqui ao Nelson Felipe”. O parlamentar também aproveitou o momento na tribuna para parabenizar o vereador Anderson de Tuca pelo seu aniversário, comemorado nesta quinta-feira. Na oportunidade, Joaquim da Janelinha enfatizou a trajetória do colega de parlamento.
O vereador Lúcio Flávio (PL) falou com indignação sobre o fato de que o pastor Silas Malafaia, ao retornar para o Brasil após visitas a igrejas de fora do país, teria tido suas anotações e mensagens de celular vazadas. “Um absurdo o que está acontecendo no nosso país. E isso não é apenas com o Silas Malafaia, hoje foi com ele, amanhã será com quem?”, questionou. Por fim, o vereador repercutiu o fato de que o blogueiro intitulado como Sergipense nas redes sociais fez comentários acerca do posicionamento de alguns vereadores em relação ao fim da escala de trabalho 6x1. “O blogueiro gravou um vídeo expondo os nomes de alguns vereadores, como o meu e o do vereador Levi Oliveira, então está feito aqui o convite público para que ele venha debater comigo de forma séria sobre geração de emprego e renda.”
O vereador Marcel Azevedo (PSB) destacou a doação feita pela Universidade Tiradentes (Unit) para a Secretaria de Saúde do Estado de 31 cadeiras odontológicas e mais de 60 kits. “Como vocês acompanham aqui, é uma cobrança minha e do vereador Maurício Maravilha a reestruturação do serviço odontológico do município de Aracaju, que, ao longo dos anos, foi se deteriorando. Então deixo aqui os parabéns à Unit”. O parlamentar também chamou a atenção para o fato de que protocolou um projeto de lei que visa instituir a obrigatoriedade das capacitações de primeiros socorros nas academias e nos espaços em que há práticas esportivas. “Logo mais teremos esse projeto aqui e peço o apoio de vocês para que a gente possa aprová-lo para trazer mais segurança para a população de Aracaju, já que a atividade física está cada vez mais em evidência.”
O vereador Pastor Diego (União Brasil) utilizou a tribuna para demonstrar indignação com a abordagem feita ao Pastor Silas Malafaia, ao retornar para o Brasil após visitas a igrejas de fora do país. “Ele foi interceptado pela Receita Federal e tratado como um marginal, como um criminoso que estava entrando no país, tendo seus cadernos de pregação apreendidos, além do celular e o passaporte, e impedido de sair do Brasil, sem ter nenhuma denúncia formal contra ele. Isso é uma vergonha, uma ilegalidade”, disse ao manifestar solidariedade ao pastor.
A vereadora Selma França (PSD) parabenizou o vereador Anderson de Tuca pelo seu aniversário e também o time do Confiança pelo seu desempenho, que, pela primeira vez, conseguiu se tornar finalista da Copa Nordeste. “É um orgulho para nós sergipanos, independente de que bandeira você levante”.
O vereador Sargento Byron (MDB) fez questão de esclarecer a repercussão sobre a votação que ocorreu na semana passada, em que alguns vereadores se mostraram contrários à moção, de autoria do vereador Camilo Daniel, que pedia urgência nos trâmites do Congresso Nacional para viabilizar o fim da escala 6x1. Na ocasião, o parlamentar aproveitou para enfatizar a importância da liberdade de expressão e da construção de um ambiente de diálogo.
“No mundo de hoje, as ponderações são muito importantes e os esclarecimentos também. A competência do vereador é residual e restrita, nós não podemos, por exemplo, votar aqui na Câmara matérias de direito penal, de direito do trabalho, nem matéria voltada para a seguridade social, que atingem toda a sociedade. E por que eu estou falando isso? Imagine você chegar em casa e sua filha te mostrar uma foto sua com um chicote, como se você fosse o algoz do trabalhador, e não é isso, a política começa com o diálogo”, ponderou.
O aniversariante do dia, Anderson de Tuca (União Brasil), celebrou o fato de que, pela primeira vez, um time local se tornou finalista da Copa Nordeste, fazendo uma referência à vitória do clube esportivo Confiança. “Parabéns a toda a equipe e às pessoas que fazem esse clube existir, a você torcedor que estava lá, a própria Câmara e o Governo do Estado que apoiou o nosso time dando força, e vamos para essa final com tudo”. O parlamentar ainda agradeceu pelo seu aniversário e pela oportunidade de poder contribuir com melhorias para a sociedade aracajuana, por meio do seu trabalho na vida pública.
O vereador Breno Garibalde (Rede) citou a visita que fez a algumas comunidades nos últimos dias, a exemplo da comunidade do Marivan, do Parque Diamante e do Robalo, e alertou para a falta de planejamento e infraestrutra na região da zona de expansão. “A população precisa de muita atenção para aquela região. A gente sempre comenta aqui dessas áreas que foram crescendo sem planejamento, acaba chegando muita gente e a prefeitura acaba não dando conta de suprir a infraestrutura que aquelas pessoas precisam. O Robalo, por exemplo, está com diversas ruas sem pavimentação, a questão de posto de saúde também é um problema, a gente tem apenas um posto ali naquela região da zona de expansão para atender muita gente.”
O vereador Camilo Daniel (PT) falou sobre a visita que fez na manhã desta quinta-feira à Universidade Federal de Sergipe (UFS) para acompanhar o primeiro encontro do seminário da agricultura urbana. “Uma experiência muito importante que está sendo organizada em dois territórios que não estão necessariamente em Aracaju, mas é importante que a gente reverbere isso, que é o território da Cabrita, em São Cristóvão e do Vitória da Ilha, que fica na Barra dos Coqueiros. Muito necessário ressaltar isso, pois, no ano passado, foi aprovado o nosso projeto de lei que institui o Programa Municipal de Agricultura Urbana e é um objetivo nosso que esse próximo período seja aprovado tanto no Plano Plurianual, quanto na Lei Orçamentária Anual, para que a gente tenha recursos para colocarmos em prática projetos como esse”, enfatizou ao pontuar que o país precisa discutir, cada vez mais, alimentação de qualidade e a noção de soberania alimentar.”
O vereador Elber Batalha (PSB) exibiu um áudio veiculado no canal CNN, em que se percebe a fala do pastor Silas Malafaia, em que ele critica o discurso do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, pois, segundo ele, apresenta um discurso nacionalista desnecessário. No decorrer do áudio, alguns trechos são suprimidos por conter termos inapropriados, como presença de palavrões. Em seguida, o vereador exibiu um outro áudio, desta vez veiculado pela Revista Isto É, em que o ex-presidente Jair Bolsonaro fala sobre a sua atuação em relação à questão da anistia. “Isso demonstra uma relação em que um pseudo líder evangélico, que sequer a igreja tem, que se utiliza das redes sociais para fazer esse tipo de pregação falsa. É bom que os atuais fiéis, cristãos, crentes e evangélicos percebam quem são essas pessoas.”
Por fim, o vereador Iran Barbosa (PSOL) também repercutiu a investigação a respeito do pastor Silas Malafaia. Segundo o parlamentar, nenhum cidadão está acima da lei. “Não é verdade que estão investigando um pastor, estão investigando alguém que foi representado pela Polícia Federal e essa representação baseada em indícios teve manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República e, inclusive, houve decisões por meio de medidas cautelares do Supremo Tribunal Federal. É o devido processo que está em andamento e vale para qualquer cidadão que faz parte do estado democrático de direito”, argumentou ao defender a continuidade das investigações de acordo com o que prevê o ordenamento jurídico.