Em Grande Expediente, vereadores discutem sobre saúde pública, obras e questões políticas

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 28/08/2025 13h25, última modificação 28/08/2025 13h25
Em Grande Expediente, vereadores discutem sobre saúde pública, obras e questões políticas

Foto: Luanna Pinheiro

O vereador Fábio Meireles deu início ao Grande Expediente desta quinta-feira (28/08), durante a 68ª Sessão Ordinária. Meireles apresentou um vídeo do Mercado Dr. Carlos Firpo, em que trabalhadores do local denunciam a falta de limpeza e a infraestrutura precária. “Sei que isso já passou por diversas gestões e a prefeita Emília Corrêa foi ao local, quando candidata, e os trabalhadores ficaram empolgados. Espero que ocorra a execução, a limpeza do local e os reparos necessários”, disse. Meireles também destacou que o vice-prefeito Ricardo Marques está escanteado no governo Emília e que foi valorizado no governo do Estado de Fábio Mitidieri, pela entrega de uma escola no local, que foi luta de Ricardo quando era vereador. O parlamentar também criticou questões ligadas ao transporte público, lembrando que a prefeita decretou que ônibus com mais de 12 anos não poderiam rodar em Aracaju, mas, segundo ele, recebeu vídeos mostrando o contrário. Por fim, abordou a iniciativa voluntária e social do projeto Sopão Solidário. 

O vereador e líder da prefeita Emília Corrêa na Casa parlamentar, Isac Silveira, foi o segundo orador do grande expediente. Ele iniciou sua fala destacando que “a política que se utiliza da fé ou da religião para enganar as pessoas é errada. O Estado é laico não porque as pessoas não devem crer em Deus, mas pelo respeito à Constituição, que é a nossa Carta Magna”. Isac também destacou que há muitas obras em curso, tanto do governo do Estado quanto da Prefeitura. “Muitas dessas obras tiveram início na gestão da prefeita Emília Corrêa, e estou pedindo que haja uma audiência pública para apresentarmos todas as obras em andamento em Aracaju, com o objetivo de acompanhar os prazos de entrega”, ressaltou. O vereador defendeu também que é necessário ter transporte coletivo de qualidade, já que o sistema no Brasil está colapsando, com o excesso de veículos nas ruas.  

O vereador Levi Oliveira também utilizou a tribuna e iniciou seu discurso parabenizando a Prefeitura de Aracaju pela pavimentação nas ruas do Japãozinho, inclusive com a pintura artística de escadarias e muros. O parlamentar também elogiou o programa do Governo de Sergipe que permite que alguns alunos façam intercâmbio em outros países. Levi ainda parabenizou a Confederação Brasileira de Ginástica pelas medalhas obtidas no Mundial de Ginástica Rítmica. O vereador pediu que a obra na ponte Aracaju-Barra tenha celeridade, já que uma das vias está interditada.  

O vereador Lúcio Flávio iniciou sua fala desejando saúde e boa recuperação à ministra Damares Alves, que afirmou estar enfrentando um câncer, mas com descoberta precoce e sem a possibilidade de metástase. O parlamentar também criticou o fato de um preso do 8 de janeiro ter chegado algemado ao velório da avó. “Onde vamos parar? As pessoas estão presas por conta de um batom”, disse. Lúcio também criticou o presidente Lula, por uma fala que considerou racista. Além disso, rebateu a fala de Fábio Meireles, apontando que Ricardo Marques é oposição ao governo do Estado e segue junto com Emília.  

O vereador Marcel Azevedo foi o último orador do grande expediente e apresentou um vídeo gravado em 2024 no Hospital Nestor Piva, local que, segundo ele, recebia muitas reclamações dos profissionais por salários baixos e falta de estrutura no trabalho. “Tínhamos um técnico de enfermagem que ganhava sete reais pela hora bruta de trabalho. Por diversas vezes, cobramos a Prefeitura de Aracaju, como Conselho de Enfermagem. Ontem, estive no hospital Nestor Piva e comecei a visualizar grandes melhorias”, disse. O vereador destacou que hoje os profissionais estão recebendo o piso da enfermagem. Marcel também solicitou que haja um redimensionamento das equipes de Saúde da Família, para conseguir atender melhor à população. Por fim, reforçou o convite para o mutirão de oftalmologia Novo Olhar, que ocorrerá neste sábado, às 9h, no bairro Industrial.