Notícias
Levi Oliveira defende preservação das tradições locais e propõe reconhecimento do Desfile Cívico do Santos Dumont
Parlamentares da CMA aprovam, em redação final, dia de luta contra o genocídio da Mulher Negra, que homenageia Marielle Franco
A Câmara Municipal de Aracaju realizou, nesta quinta-feira (25), a 80ª Sessão Ordinária do ano, com uma pauta que reuniu 26 proposituras, sendo 03 projetos de lei em redação final, ou seja, que seguem para sanção ou veto do Poder Executivo. Além disso, a votação também foi marcada pela aprovação de projetos de decreto legislativo, que concederão títulos de cidadania aracajuana. Confira o que foi aprovado na Casa Parlamentar.
Projetos de lei em redação final
Entre os projetos de lei apreciados, foi aprovado, em redação final, o PL nº 306/2024, de autoria do vereador Breno Garibalde, que reconhece a utilidade pública da Associação Sergipana de Deficientes Visuais. De acordo com o parlamentar, a associação desempenha um papel fundamental na promoção dos direitos e no bem-estar das pessoas com deficiência visual, além de contribuir significativamente para a inclusão e a superação de vulnerabilidades dessa parcela da sociedade. Essa atuação vai além do atendimento às necessidades básicas, busca garantir também o pleno exercício da cidadania, o acesso às políticas públicas e a valorização da dignidade humana.
Também foi aprovado o PL nº 84/2025, de autoria do vereador Iran Barbosa, que institui o “Dia Municipal de Luta contra o Genocídio da Mulher Negra”, a ser comemorado no dia 14 de março de cada ano. Essa data é em homenagem à Vereadora Marielle Franco, assassinada no dia 14 de março de 2018.
Por fim, de autoria do vereador Soneca, PL nº 88/2025 também foi aprovado. Ele cria o Plano Municipal de Controle e Combate à Proliferação de Escorpiões em Aracaju. A proposta prevê ações integradas que vão desde a redução da incidência desses aracnídeos em áreas urbanas e rurais até a promoção da conscientização da população sobre medidas preventivas. Entre os objetivos do plano estão o monitoramento constante, a fiscalização de ambientes propícios e a adoção de métodos eficazes e ambientalmente adequados para o controle populacional dos escorpiões.
As diretrizes do projeto incluem campanhas educativas, identificação e eliminação de criadouros, capacitação de agentes públicos e aplicação de tecnologias para manejo ambiental. Entre as ações prioritárias destacam-se a intensificação da limpeza urbana, a fiscalização de terrenos baldios, depósitos de recicláveis e imóveis abandonados, além da orientação para que moradores adotem práticas preventivas, como vedação de ralos e frestas. A proposta também estabelece multas a proprietários de terrenos ou imóveis abandonados que não realizarem a limpeza adequada, reforçando a corresponsabilidade entre poder público e população.
Projetos de lei em 1° votação
Outros projetos incluíram o PL nº 246/2024, de Breno Garibalde, que reconhece a utilidade pública da Itaka Escolápios Aracaju; assim como o PL nº 308/2024, de Elber Batalha, sobre garantia de tratamento humanizado para idosos na rede de saúde pública e o PL nº 21/2025, de Sargento Byron, que trata da identificação e cadastramento de vendedores e compradores de sucatas e ferro-velho.
Ainda foram aprovados, em 1ª votação, o PL nº 153/2025, de Miltinho Dantas, que reconhece como patrimônio histórico e cultural o cajueiro da Praça Monteiro Lobato; assim como o PL nº 155/2025, de Alex Melo, que institui o “Dia Municipal do Esportista”.
Já o PL nº 204/2025, do presidente da Casa, o vereador Ricardo Vasconcelos, obriga a instalação de GPS em veículos de transporte escolar. A instalação do GPS nos veículos de transporte escolar passa a ser requisito essencial para a emissão de licença do veículo para essa atividade. A autorização para a prestação dos serviços remunerados de transporte escolar no município de Aracaju deve ser renovada anualmente, seguindo o calendário do DETRAN.
Os parlamentares também aprovaram dois projetos de leis que instituem datas comemorativas em Aracaju. O PL nº 225/2025, de Camilo Daniel, inclui o Dia do Vidraceiro no calendário e o PL nº 254/2025, de Breno Garibalde, que cria o “Dia Municipal do Corretor de Imóveis”.
Projeto de resolução
O Projeto de Resolução nº 3/2025, de autoria do vereador Pastor Diego, que cria a Frente Parlamentar Evangélica, foi aprovado. A Frente já existia, mas precisa ser renovada a cada nova composição da Casa.
A Frente Parlamentar Evangélica da CMA tem como principal finalidade acompanhar e fiscalizar os programas e políticas públicas do Executivo Municipal, avaliando sua aplicabilidade e execução. Além disso, busca manter diálogo com frentes parlamentares semelhantes em outros estados e municípios, a fim de trocar experiências e aprimorar as políticas desenvolvidas. Outro objetivo central é influir no processo legislativo para promover políticas públicas, sociais e econômicas eficazes, alinhadas aos princípios da fé cristã. A Frente também se propõe a defender a família tradicional, a vida e os fundamentos da Palavra de Deus dentro da atuação parlamentar.
Projetos de decreto legislativo
Os vereadores também aprovaram 05 projetos de decretos legislativos que concedem Títulos de Cidadania Aracajuana. De autoria do vereador Sgt. Byron, o projeto nº 47/2025 concede à senhora Ignez Aurora dos Anjos Hora título de cidadania. De acordo com o parlamentar, Aurora Hora é uma cirurgiã-dentista e professora da Universidade, que tem contribuído para a saúde bucal na cidade.
Outro projeto aprovado foi o de nº 64/2025, de autoria do vereador Elber Batalha, que concederá o título ao senhor Pedro Ernesto Celestino Pascoal Sanjuan. Ele é reconhecido nacionalmente como um dos principais nomes do Direito Imobiliário no Brasil, Pedro é Secretário da Comissão de Direito Imobiliário do Conselho Federal da OAB e Coordenador Jurídico do Fórum Norte Nordeste da Indústria da Construção. Em Sergipe, atua como Presidente da Comissão de Direito Imobiliário, Notarial e Registral da OAB/SE e Diretor Adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM). Já o decreto legislativo nº 78/2025 concederá título à senhora Edna Quitéria do Amorim Costa, atual secretária municipal de Educação. A autoria foi do vereador Joaquim da Janelinha.
Já o vereador Levi Oliveira teve o projeto de decreto legislativo nº 79/2025, que concederá titulo de cidadania à senhora Cyntia Claudia de Menezes Felzenburgh. Cyntia Cláudia de Menezes Felzemburgh, 54 anos, é uma mulher baiana nascida em Paulo Afonso (BA), onde viveu sua infância e adolescência imersa em fortes valores familiares e raízes culturais marcantes. Filha de Neilma de Menezes Rocha e Iratan Lopes Rocha, é também neta do respeitado sergipano Iran Barreto de Menezes, figura de destaque na Bahia por sua atuação como chefe da Guarda de Segurança da CHESF (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco). Em 1991, movida pela vocação para a comunicação e o desejo de expandir horizontes, mudou-se para Sergipe, especificamente Aracaju, onde ingressou na faculdade de Jornalismo, formando-se em 1996 pela Universidade Tiradentes. Desde então, construiu uma carreira sólida.
Por fim, de autoria do vereador Lúcio Flávio, o projeto nº 83/2025 concederá o título ao senhor Dilermano Garcia Ribeiro Júnior. Ele é natural de Campinas, no estado de São Paulo, e o atual Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju.
Requerimentos
Os parlamentares apreciaram 05 requerimentos. O primeiro (requerimento nº 328/2025) solicita a audiência pública sobre “ISS sobre Honorários Sucumbenciais” proposta por Levi Oliveira. Além disso, 03 requerimentos que solicitavam informações também foram aprovados. O vereador Fábio Meireles, por meio do requerimento nº 363 e 364/2024 solicitou informações à SMTT, referentes aos relatórios de multas aplicadas por agentes de trânsito e radares, assim como esclarecimentos sobre o uso de câmeras de videomonitoramento estão sendo utilizadas para a aplicação de infrações de trânsito.
Já a vereadora Sônia Meire solicitou informações à Secretaria Municipal de Educação sobre cargos vagos na rede municipal de ensino, por meio do requerimento nº 353/2025.
Moções
Por fim, moções de aplausos reconheceram ações e conquistas relevantes: ao Grupamento Tático Aéreo de Sergipe, (Moção nº 56/2025), assim como à Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Mosqueiro (Moção nº 86/2025), ambos, de autoria do vereador Levi Oliveira. Além disso, o vereador Iran Barbosa também propôs 02 moções de aplausos à aluna Ana Cecília Marques Melo (Moção nº 87/2025) e ao aluno Ruan Gabriel Andrade de Oliveira (Moção nº 88/2025), pela conquista do “Prêmio MEC da Educação Brasileira”.
Zona de Expansão e Recanto da Paz são pautas do vereador Sargento Byron na Câmara
Bancários, transporte público e democracia marcam Pequeno Expediente, 25/09
Nesta quinta-feira (25), o Pequeno Expediente da 80ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju foi marcado por discursos que reuniram críticas, alertas e homenagens. Cada parlamentar teve até cinco minutos para apresentar suas pautas na tribuna.
O vereador Miltinho Dantas (PSD) abriu os pronunciamentos parabenizando os radialistas sergipanos pelo Dia Nacional do Rádio. Em seguida, voltou a criticar o que considera descaso dos banqueiros com os trabalhadores do setor.
Ele citou reportagem exibida em uma emissora local mostrando o fechamento de postos de trabalho em Sergipe, com demissões em massa. Segundo o parlamentar, somente o Bradesco encerrou sete agências no estado, enquanto o Itaú demitiu mil funcionários na última semana. “Então a gente vai combater e continuar usando essa tribuna juntamente com o sindicato dos bancários pra defender a permanência da categoria bancária no nosso município, no nosso estado, nosso país”, alertou.
Miltinho também reforçou a necessidade do cumprimento de leis municipais, como a que estabelece prazo máximo de 15 minutos de espera em agências bancárias, orientando que a população acione o Procon sempre que necessário. Além disso, lembrou da lei que torna obrigatório o uso de focinheira em cães de grande porte, como os da raça pitbull.
O vereador Camilo Daniel (PT) utilizou a tribuna para manifestar solidariedade ao ex-presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol/SE), Antônio Moraes. Ele informou que o procurador-geral de Justiça solicitou a anulação da demissão do sindicalista, ocorrida em julho, e a sua reintegração.
Camilo também destacou o que chamou de “novo momento democrático” no Brasil, citando as mobilizações contra a PEC da Anistia. “Eu quero parabenizar expressamente aqui, uma frente democrática que se construiu nesse país. Uma frente democrática que tem o protagonismo fundamental”, disse o parlamentar.
Ele ainda ressaltou a participação de artistas e movimentos culturais em Aracaju, como o Descidão dos Quilombolas e o Samba do Arnesto. “É gente que luta e acredita na democracia. E que diz ‘não’ a essa anistia. É gente que acredita e que sonha em um Brasil melhor”, completou.
Já o vereador Fábio Meireles (PDT) chamou atenção para a ausência, neste ano, dos balancetes quadrimestrais das multas arrecadadas pela SMTT. Ele também criticou informações divulgadas no portal da Prefeitura de Aracaju, em que a prefeita Emília Corrêa celebrou avanços no transporte público, especialmente em relação à aquisição de ônibus elétricos. Para o parlamentar, os dados “não condizem com a realidade”.
Entre as irregularidades apontadas, Fábio destacou a falta de autorização da Secretaria do Tesouro Nacional para a compra dos veículos. Ele ainda levantou suspeita sobre a coincidência de uma das empresas patrocinadoras de um evento em São Paulo — onde a prefeita foi homenageada — ser a mesma que busca contrato para fornecimento dos ônibus elétricos em Aracaju.
Encerrando o Pequeno Expediente, o vereador Lúcio Flávio (PL) celebrou a inclusão de Aracaju no roteiro das cidades brasileiras inteligentes, destacando que a capital sergipana ficou entre as cinco primeiras do Nordeste no ranking de Smart Cities.
Segundo ele, essa conquista envolve levar inovação e tecnologia aos serviços públicos. O parlamentar também relatou sua participação na comissão mista de parlamentares de Sergipe, em Brasília, que discute a delimitação territorial da Zona de Expansão entre Aracaju e São Cristóvão.
Lúcio aproveitou para alertar os colegas sobre a responsabilidade no uso da tribuna. “Tudo o que é dito aqui repercute na vida da população de Aracaju”, afirmou.
Por fim, anunciou que irá protocolar um projeto de lei permitindo que os guardas municipais exerçam a função preliminar de zelar pelo patrimônio público da cidade.
Em Grande Expediente, vereadores de Aracaju debatem meio ambiente, regulamentação de serviços e convidam para Festa da Criança
O Grande Expediente realizado durante a 80ª Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (25/09), reuniu a discussão de vereadores sobre temas ligados ao meio ambiente, regulamentação dos serviços de táxi-lotação, regulamentação dos ambulantes na praia, além de um convite à 10ª Festa da Criança no bairro Olaria. Cada vereador teve 15 minutos para falar.
A primeira oradora do grande expediente foi a vereadora Sônia Meire (PSOL), que iniciou seu discurso homenageando o sergipano Zé Américo, que faleceu. A parlamentar também apresentou um vídeo do bairro Lamarão, em que se evidencia destruição ambiental, e denunciou a modificação do nome do bairro no CEP — de Lamarão para Soledade —, o que obriga parte da população a se deslocar para postos de saúde mais distantes. “E a história e os aspectos culturais das pessoas mais antigas que construíram esse bairro?”, questionou.
“O local também tem sofrido com a falta de água e vários canos estão estourados. Os moradores sentem que estão abandonados”, lamentou. A vereadora ainda destacou o processo de aterramento do manguezal, que também estaria ocorrendo no bairro Coroa do Meio. Sônia criticou ainda o chamamento de pessoas via PSS para a área da educação, apesar da existência de um concurso público cujo cadastro reserva não foi convocado. Por fim, denunciou um edital de licitação na Maternidade Lourdes Nogueira, no qual não consta o quantitativo de médicos a serem contratados.
Posteriormente, o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos (PSD), celebrou o envio pelo Poder Executivo do projeto de lei que regulamenta o táxi-lotação em Aracaju. “Essa profissão está aqui há décadas. Emília estava nessa luta conosco e agora ela nos ajudou a realizar esse sonho”, disse. O presidente informou que o projeto será pauta na terça-feira (30/09), no plenário. Ele também criticou o ex-prefeito Edvaldo Nogueira, que havia prometido enviar a proposta à Câmara, mas não cumpriu.
Ricardo ainda mencionou relatório da Controladoria-Geral do Município de Aracaju (CGM) que comprovou eficiência no serviço público, com redução de gastos na Maternidade Lourdes Nogueira. Nesse sentido, parabenizou a secretária de Saúde e a prefeita Emília. Por fim, reforçou a importância de atualizar o Plano Diretor e relatou ter participado de reunião sobre o tema.
A vereadora Selma França (PSD) iniciou sua fala agradecendo o convite feito à Procuradoria da Mulher para participar de um evento alusivo ao Setembro Amarelo na Assembleia Legislativa de Sergipe. “Esse foi um momento de fortalecer políticas públicas ligadas à saúde mental das mulheres. O Setembro Amarelo não pode se limitar a uma campanha, mas deve ser um chamado permanente para acolher. Cabe a esta Casa também fortalecer ações de prevenção, sobretudo às mulheres”, destacou.
Em sua segunda fala, Selma exibiu uma entrevista do governador Fábio Mitidieri, em que ele se posiciona contra a mudança da Zona de Expansão para o município de São Cristóvão, ressaltando, porém, que a decisão não cabe ao Governo. “Dessa forma, temos o senador Alessandro Vieira e a deputada Katarina, que se uniram ao processo, e esperamos que essa área fique com Aracaju”, afirmou. A parlamentar também celebrou o envio do projeto de regulamentação do táxi-lotação, que deixará de ser visto como “clandestino”.
O vereador Sgt. Byron (MDB) foi outro orador do grande expediente e iniciou sua fala parabenizando a visita a Brasília do vice-prefeito Ricardo Marques, do vereador Lúcio Flávio e dos deputados estaduais Garibalde Mendonça, Manoel Marcos e Georgeo Passos, em busca de uma solução definitiva para a disputa territorial entre Aracaju e São Cristóvão, por meio de projeto de lei. Além disso, destacou a atuação da Vigilância Sanitária e da Emsurb, por meio da Diretoria da Orla e Parques, na regulamentação dos ambulantes nas praias. “Há um esforço da Prefeitura para que esses profissionais não deixem de suprir seus lares até que cumpram toda a regulamentação necessária”, afirmou.
O vereador exibiu ainda um vídeo sobre o recapeamento de ruas em Aracaju. “As chuvas se estenderam e agradeço à Emurb por estar atuando em diversos pontos da cidade para realizar o recapeamento”, disse. Byron também solicitou à SMTT que veículos de grande porte não circulem em áreas de pisos intertravados, pois isso danifica o local e compromete o sistema de esgotamento sanitário. Por fim, cobrou respeito à autonomia e à independência da Câmara de Vereadores de Aracaju.
O vereador Soneca (PSD) foi o último orador do grande expediente e convidou as crianças e os pais a participarem da 10ª edição da Festa da Criança no bairro Olaria, no dia 5 de outubro, às 14h, na avenida Erinaldo Santana. “Não há nada que pague o sorriso de uma criança, e a presença do Palhaço Soneca está confirmada”, comemorou. O parlamentar também agradeceu à prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, que confirmou presença no evento.
Alunos da Rede Municipal de Ensino visitam Câmara Municipal de Aracaju e levam reivindicações
Alunos do 3º ano da Escola Municipal José Conrado de Araújo, no conjunto Orlando Dantas, estiveram na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para conhecer de perto as atividades do Legislativo. A visita ocorreu após os estudantes participarem de um projeto no ambiente escolar, simulando o exercício das funções de um vereador.
O vereador Camilo Daniel (PT) destacou o projeto desenvolvido na escola para a formação cidadã dos alunos. “As professoras fizeram o trabalho de criar vereadores mirins. Eles têm até o presidente da Câmara, as comissões. É muito bonito ver a forma como eles se organizaram. Eles têm reivindicações das comunidades, e tudo muito legítimo, do que eles vivenciam, como a falta da merenda, melhorias nas pracinhas. Eu faço parte da Comissão de Educação da Câmara e isso vale muito para nós melhorarmos também a nossa atuação”.
O vereador Pastor Diego (PP) parabenizou as professoras responsáveis pela iniciativa. “Os alunos vieram bem comprometidos, apresentaram várias reivindicações, várias solicitações para os seus bairros e nós estamos dispostos a fazer o melhor”.
A professora Dinha Barreto, uma das idealizadoras do projeto desenvolvido na escola José Conrado de Araújo, explicou como surgiu a iniciativa.
“Dentro do conteúdo programático da disciplina de História nós trabalhamos espaços públicos e privados e poderes municipais. Dentro do poder explicamos a função dos vereadores, o papel da Câmara e fizemos uma simulação. Montamos a mesa diretora e cada um dos alunos desempenhou a função de vereador. Cada um fez um projeto. Teve pedido para construção de biblioteca, conserto de rua, realização de festa de aniversário de algum colega, de mudança do cardápio da escola por doces. A partir disso nós resolvemos trazê-los para vivenciar essa realidade e ver que o vereador não é um ser tão distante”.
A professora Sílvia Barbosa, que também participou do planejamento da ação, enfatizou a importância do conhecimento prático para os alunos. “Uma coisa é a teoria, outra coisa é a prática. Eles tiveram a teoria na sala de aula com a realização da sessão plenária deles, mas precisavam conhecer como tudo acontece. Uma coisa é a gente falar, outra coisa é eles viverem”.
Câmara Municipal deve apreciar Projeto de Lei que regulamenta transporte alternativo em Aracaju, na quinta (02/10)
O Poder Executivo municipal remeteu à Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) o Projeto de Lei Complementar nº 391/2025, que define normas sobre o Serviço de Transporte Complementar Urbano. Na mensagem enviada à CMA, a prefeitura solicitou urgência na apreciação da propositura. Dessa forma, o presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos, informou no Grande Expediente realizado nesta quinta-feira que o projeto será votado na próxima Sessão Ordinária, agendada para quinta-feira (02/10).
Sobre o projeto
O projeto inclui no sistema de transporte do município serviços de transporte coletivo escolar, táxi, fretamento e transporte complementar urbano. A propositura estabelece ainda regra transitória, dispondo que, até a implementação definitiva do sistema, com a edição do regulamento pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), as cooperativas devidamente registradas e constituídas, há pelo menos três anos, devem prestar os serviços de “Transporte Complementar”.
Luta histórica
De autoria do Pastor Diego (União Brasil), a emenda que permite a regulamentação do transporte complementar foi aprovada em 2023. Ela altera o Inciso XII do Artigo 234 da Lei Orgânica, estabelecendo que o Município tem competência para conceder, permitir ou autorizar, além dos serviços de transporte coletivo, escolar, táxi e fretamento, os serviços de transporte complementar urbano.
Nesta modalidade estão inclusos transporte por aplicativos, mototáxis e os chamados táxis-lotação. Com essa aprovação, aguardava-se apenas que o Poder Executivo enviasse o projeto de regulamentação, o que ocorreu nesta quarta-feira, 24 de setembro.
“Não podemos ter nosso trabalho, nem a ferramenta investigativa descredibilizados”, declara vereador Sargento Byron
A atuação da Câmara Municipal de Aracaju tem sido pauta em diversos espaços, antes mesmo da instalação das duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). Sobre o tema, o vereador e 1º secretário da Mesa Diretora, Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB), registrou nesta quinta-feira (25) sua satisfação com os trabalhos realizados.
“O nosso Parlamento tem sido destaque por uma atuação independente e com base na ética e no respeito. É preciso destacar a força deste Parlamento, por isso faço um complemento à fala do presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, pois não podemos ceder a pressões, nem nos calar. Se não fosse a atuação de cada um aqui, não teríamos feito adequações e regulamentações na Lei Orgânica do Município”, enfatizou Byron.
Um dos exemplos citados pelo parlamentar foi o projeto de emenda que trata do serviço de transporte complementar urbano.
Sobre a CPI das Multas, da qual é presidente, o vereador reforçou: “Em todo esse contexto, a nossa atuação também tem sido questionada, e isso é inadmissível. Não podemos ter nosso trabalho, nem a ferramenta investigativa descredibilizados. Sigo destacando a força deste Parlamento e me colocando sempre à disposição para avanços e diálogos, com respeito, claro”, finalizou.
Iran Barbosa apela para conclusão de reforma de escola e recebe resposta da Semed
Fábio Meireles (PDT) cobra da SMTT balancete quadrimestral das multas de trânsito
Nessa quinta-feira, na 80ª Sessão Ordinária, o vereador Fábio Meireles (PDT), em seu discurso, disse que a SMTT - Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito não está prestando contas das multas de trânsito na Câmara de Aracaju.
Segundo o vereador Fábio, a SMTT precisa enviar por três vezes, durante o ano, o balancete com as informações dos valores das multas de trânsito.
“Não é favor como algumas pessoas pensam, é obrigação, e mesmo regido por lei, o secretário municipal da SMTT, Nelson Felipe não está enviando os balancetes para a Câmara de Aracaju com informativo dos valores. É preciso enviar há cada quadrimestre”, recorda.
O que diz a Lei Nº 3272
DISPÕE SOBRE DIVULGAÇÃO DOS VALORES ARRECADADOS COM AS MULTAS DE TRÂNSITO
Art. 1º O Poder Executivo Municipal deverá através de seu órgão competente divulgar quadrimestralmente, informações sobre:
I - Número total de multas aplicadas no Município, nas seguintes infrações:
a) Em lombadas eletrônicas;
b) Em radares;
c) Aplicadas por agentes de trânsito;
d) Em fotossensores.
II - Valor total arrecadado mensalmente com as multas de trânsito.
III - Onde será aplicada a parte cabível ao município dos recursos arrecadados.
IV - A forma de divisão e repasse dos recursos para as demais entidades beneficiadas.
Art. 2º As informações previstas no artigo anterior deverão ser enviadas para a Câmara Municipal de Aracaju.
O vereador lembrou que o superintendente Nelson Felipe viajou para o Chile no dia 28 de maio e que neste dia assinou contrato com a empresa TEVX. De acordo com o parlamentar, a despesa custou o valor de R$ 11 mil aos cofres públicos municipais.
Fábio Meireles (PDT) critica premiação da PMA por “avanços da eletromobilidade”, mas ônibus elétricos continuam sem circular
Em discurso nessa quinta- feira, (25), na Tribuna da Câmara de Aracaju, o vereador Fábio Meireles (PDT) chamou a atenção ao informar que um dos patrocinadores do evento que homenageou a prefeita Emília Corrêa em São Paulo é a empresa TEVX. “A empresa dos ônibus elétricos que a Prefeitura de Aracaju adquiriu de uma forma estranha, tendo sido feito o contrato e empenho antes da autorização da Secretaria do Tesouro Nacional”, assevera.
Por meio do telão, o vereador leu uma matéria publicada no portal da Prefeitura de Aracaju, cujo texto destaca como uma premiação histórica e diz que a gestora revolucionou o transporte em Aracaju.
“Os ônibus elétricos estão em Aracaju realmente, mas não estão circulando, não têm a liberação do Tesouro Nacional para compra, não foram empenhados, rodou em Aracaju cobrando passagem das pessoas mais simples, sem documentos e sem placa e a prefeita de Aracaju vai para São Paulo receber o prêmio pelo avanço do transporte na capital”, criticou.
Fábio Meireles disse que a empresa TEVX é a mesma que quer rodar os ônibus elétricos em Aracaju. “Os ônibus mais caros já vistos dos últimos tempos. “É essa empresa que patrocinou esse evento que a prefeita Emília Corrêa foi premiada. Que lisura! Que Maravilha! São os ônibus elétricos de R$ 3.6 milhões, enquanto em São Paulo um ônibus sai por R$ 2.4 milhões. Parabéns pelo prêmio que Vossa Excelência recebe de um dos patrocinadores”, ironizou.
Confira a agenda semanal da Câmara Municipal de Aracaju (29/09 a 03/10)
No site da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) é disponibilizado um banner, na lateral da página, em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana.
Segunda-feira (29/09)
A semana começa com a transmissão da reunião da CPI da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), que ocorrerá às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju.
Já no turno da tarde, às 15h, será realizada uma audiência pública sobre a retirada dos ambulantes do Centro Comercial de Aracaju. A autoria da propositura é do vereador Camilo Daniel (PT).
Terça-feira (30/09)
Na terça-feira à tarde, haverá mais uma reunião da CPI do Natal Iluminado, que ocorrerá às 14h, no plenário da Casa Legislativa.
Quarta-feira (01/10)
Na quarta-feira à tarde, será realizada uma audiência pública, de autoria do vereador Levi Oliveira (PP), com o seguinte tema: ISS sobre honorários de sucumbências. O evento ocorrerá no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, às 14h.
Quinta-feira (02/10)
Na quinta-feira à tarde , será realizada uma audiência pública sobre as problemáticas dos condomínios em Aracaju. A propositura é de autoria do vereador Pastor Diego (União Brasil) e ocorrerá às 14h, no plenário da Casa Legislativa.
Sexta-feira (03/10)
Para fechar a semana, será realizada uma sessão especial sobre o agente comunitário de saúde. O evento ocorrerá às 9h e é uma propositura do vereador Isac Silveira (União Brasil).
Câmara de Aracaju apresenta avanços do Plano de Logística Sustentável 2024 em evento sobre estratégias de sustentabilidade
A Câmara Municipal de Aracaju, por meio da Comissão de Sustentabilidade da Casa, promoveu, nesta sexta-feira (29/09), o evento “Estratégias e Práticas para um Desenvolvimento Sustentável”, voltado à discussão e ao compartilhamento de experiências inovadoras e casos de sucesso ligados à sustentabilidade. A atividade reuniu autoridades, técnicos e especialistas, entre eles o vereador Breno Garibalde (Rede), que representou o presidente da Casa, e a Servidora Verena Dalton, presidente da Comissão do Plano de Logística Sustentável (PLS), além de representantes de órgãos públicos e entidades ambientais. Houve a distribuição de mudas para os servidores e convidados, além do plantio de um ipê rosa nas proximidades da Câmara.
Durante a abertura, o vereador Breno Garibalde destacou que “a sustentabilidade precisa ir além do discurso e cobramos muito para que as ações sejam feitas em nossa cidade. Espero que sigamos lutando pelo nosso meio ambiente e ações como essa são uma ponta de esperança”, disse Breno.
Em seguida, Verena Dalton, presidente da Comissão de Sustentabilidade da CMA, apresentou os resultados do Relatório Anual de Desempenho 2024 do PLS, ressaltando que as conquistas obtidas representam um esforço coletivo dos servidores. “Todas as conquistas representam um esforço dos servidores, com a mudança de práticas em seu dia a dia. Pensamos em ações que trabalhem com os recursos de maneira racional, assim como nas relações com a comunidade e dos resíduos que são gerados. Nosso objetivo é trabalhar com a integração dos setores”, disse Verena.
Evento contou com a presença de especialistas e gestores
O encontro também foi espaço para que gestores e especialistas compartilhassem iniciativas e casos de sucesso. A representante da secretária estadual do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Lara Lima, apresentou o programa “Dialogar”, que percorre municípios sergipanos engajando a população em ações de reflorestamento e diálogo comunitário, incluindo atividades de educação ambiental como o teatro Guardiões do Meio Ambiente. Além disso, Lara também apresentou o projeto futuro da construção do Centro de Educação e Cooperação Ambiental, que será instalado no Parque da Cidade.
Já a secretária municipal do Meio Ambiente, Emília Golzio, anunciou que estão trabalhando em um projeto de lei para que apenas espécies nativas sejam plantadas em Aracaju, de modo a evitar prejuízos com espécies consideradas invasoras. Além disso, Emília também apresentou resultados, já que nos primeiros meses de 2025, segundo ela, foram plantadas 1.325 mudas arbóreas nativas, com monitoramento contínuo. A secretária também destacou o projeto pioneiro “Aju é Mangue”, voltado à produção de mudas de mangue e ao reflorestamento do manguezal urbano, ecossistema considerado essencial para a captura de carbono e mitigação dos impactos climáticos.
O representante do programa Deso+Verde, Danilo Vieira, explicou que a iniciativa apoia prefeituras, ONGs e instituições comprometidas com a redução de carbono, tendo distribuído mais de 50 mil mudas em 2019 e recebido o reconhecimento internacional com o selo ODS, que representa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nos últimos anos.
A integrante da Comissão de Gestão Ambiental do TCE-SE, Marcela Queiroz, ressaltou que a Câmara tem servido de inspiração para outros órgãos e defendeu a implementação de projetos ambientais desde a infância para formar cidadãos mais conscientes.
A especialista em Direito Ambiental, Marília de Almeida, que também atua na prefeitura de Lagarto, apresentou o sistema de licenciamento ambiental online desenvolvido no município, que reduz o uso de papel nos trâmites burocráticos.
Já a promotora de Justiça do Meio Ambiente do MP/SE, Ana Paula, afirmou que as práticas da Câmara inspiram o Ministério Público a desenvolver seu próprio plano. Também participaram o representante da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Itallo Romany, que destacou ações para difusão do desenvolvimento sustentável no ambiente acadêmico, e Honey Gama Oliveira, do Conselho Seccional da OAB/SE.
Resultados
Os resultados do PLS 2024 demonstram avanços significativos. Das oito metas estabelecidas, sete foram atingidas, o que corresponde a 87,5% do total. Entre os destaques estão a redução de 37% no consumo de papel – meta que era de apenas 5%, mas representou economia de 72 mil folhas –, a diminuição de 15% no uso de copos descartáveis com distribuição de garrafas reutilizáveis e a redução de 36% no consumo de água, o que significou economia de 400 mil litros.
A Câmara também deixou de utilizar 23.600 copos plásticos, evitando que entre 100 e 400 milhões de microplásticos levassem até 500 anos para se decompor. Houve ainda reorganização do acervo documental, capacitação de servidores para incentivar a digitalização e ampliação das destinações de resíduos sólidos para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), passando de 12 para 18 entregas previstas.
Mais da metade dos servidores participaram de ações de educação para a sustentabilidade, com 45 materiais de comunicação produzidos, e campanhas voltadas à qualidade de vida no trabalho que integram os calendários institucionais.
A única meta não atingida foi a de energia elétrica, que registrou aumento de apenas 0,5% no consumo, índice bem menor do que o crescimento de 15% verificado em 2023, o que aponta um avanço no controle do gasto energético. O Relatório PLS 2024 completo está disponível no site da Câmara Municipal de Aracaju.
Levi Oliveira participa da cerimônia de reestruturação da unidade do Sesc em Indiaroba
Em funcionamento no município desde 2008, a unidade atende moradores de diferentes faixas etárias, promovendo inclusão social e ampliando o acesso a atividades e serviços voltados à educação, cultura, lazer, assistência e saúde. No campo pedagógico e socioeducativo, oferece ainda diversas oficinas e práticas, como aulas de dança, futebol, ginástica rítmica e teatro.
De acordo com Levi Oliveira, a reestruturação representa um grande avanço do papel do Sesc na região, oferecendo melhores condições de aprendizado, lazer e inclusão social para a comunidade. Para ele, a unidade configura-se como um espaço de convivência e formação da população local, possibilitando o desenvolvimento de novas habilidades e o fortalecimento dos vínculos comunitários.
Fábio Meireles apoia 1º Campeonato Fut7 da Zona Norte de Aracaju
Na noite desta quinta-feira (25), o vereador Fábio Meireles (PDT) prestigiou a abertura do 1º Campeonato Fut7 da Zona Norte de Aracaju, realizado na primeira quadra pública de futebol society de Sergipe, no bairro Soledade, em Aracaju, inaugurada na gestão do ex-prefeito Edvaldo Nogueira.
O campeonato reuniu entusiasmados torcedores, criando um ambiente de alegria e confraternização das equipes. Fábio Meireles anuncia que os jogos acontecerão todas às quintas-feiras e sábados a partir das 20h.
O campeonato conta com apoio do secretário chefe da Casa Civil, Jorge Araújo Filho (Jorginho Araújo) e do vereador Milton Dantas.
“Muito bom ver nossos atletas em campo, tenho plena certeza de que o campeonato será um grande sucesso, aproveito para desejar boa sorte a todas as equipes participantes.”, disse Fábio.
É Lei: Lei 6186/2025 garante fisioterapia gratuita para pacientes mastectomizados
De autoria do vereador Élber Batalha (PSB), a Lei 6186/25 garante a prestação de serviços fisioterapêuticos gratuitos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), no município de Aracaju, para pacientes submetidas a cirurgias relacionadas ao câncer de mama.
A legislação também determina que as mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial de mama, decorrente de tratamento cirúrgico do câncer de mama, têm direito à cirurgia plástica reconstrutiva, quando indicada pelo médico assistente. O procedimento será realizado de forma gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo máximo de 120 dias após a conclusão do tratamento oncológico
O tratamento fisioterapêutico, previsto no artigo 1º, incluirá reabilitação da mobilidade e funcionalidade da região afetada pela cirurgia, prevenção de linfedema e outras complicações pós-operatórias, tratamento da dor e disfunções musculoesqueléticas, orientações sobre o autocuidado e adaptação ao novo corpo e atendimento psicológico relacionado à adaptação emocional ao processo cirúrgico.
É LEI: Pessoas com autismo em Aracaju agora têm direito à vacinação domiciliar
A Câmara Municipal de Aracaju aprovou uma medida inédita para garantir mais acessibilidade e inclusão na área da saúde. Trata-se da Lei nº 6.192/2025, de autoria do vereador Miltinho Dantas (PSD), que assegura às pessoas com autismo o direito à vacinação domiciliar, quando houver necessidade comprovada.
O que a lei determina
A Lei nº 6.192/2025 garante que pessoas com autismo que residem em Aracaju possam receber as vacinas em casa, sempre que houver dificuldade de deslocamento até os postos de saúde.
Todo o processo deve acontecer no ambiente domiciliar, desde a avaliação inicial até o registro da imunização, e ser conduzido por profissionais de saúde capacitados para lidar com as necessidades específicas do público autista.
A aplicação em casa é uma opção, e a decisão sobre seu uso deve ser tomada junto à própria pessoa com autismo ou, quando necessário, com seus responsáveis legais, sempre priorizando o melhor interesse do paciente.
A importância da medida
Para o vereador Miltinho Dantas, autor da proposta, a lei representa um avanço significativo na garantia de dignidade, inclusão e acessibilidade na saúde pública. A iniciativa busca reduzir barreiras enfrentadas por famílias que, muitas vezes, encontram dificuldades em deslocar seus filhos ou dependentes até os postos de vacinação, devido a características próprias do espectro autista.
Impacto para as famílias
A nova legislação trará mais tranquilidade para pais e cuidadores, que poderão contar com equipes especializadas diretamente em casa, evitando situações de estresse e garantindo que o processo de vacinação seja feito com segurança e acolhimento.
Lançamento do livro “Tuca e a Caravana da Esperança”: obra escrita por Isa Maria eterniza o legado de Tuca e revela a origem do nome político de Anderson de Tuca
No próximo dia 02 de outubro, às 18h30, a Biblioteca Epiphanio Dória, em Aracaju, será palco do lançamento do livro “Tuca e a Caravana da Esperança”, escrito por Isa Maria Santos da Silva. A obra é uma homenagem ao seu esposo, Antônio Vieira da Silva Neto – Tuca, figura inesquecível que marcou a vida de muitos aracajuanos e sergipanos.
Mais do que uma biografia, o livro é um relato de vida dedicado ao bem, à solidariedade, à compreensão e à doação às causas nobres, como o exemplo dos Alcoólicos Anônimos (AA), movimento que Tuca abraçou com paixão e esperança. O texto conduz o leitor pelos caminhos de sua trajetória como sonoplasta, locutor, declamador de poesia, poeta, produtor, imitador e comunicador de rádio e TV, além de seu trabalho como ativista em defesa da vida e da recuperação de pessoas.
Segundo o prefácio, assinado por Marlene Alves Calumby, membro da Academia Sergipana de Letras, a narrativa de Isa Maria mistura emoção e riqueza de detalhes, revelando episódios desconhecidos até por aqueles que conviveram de perto com Tuca. A obra mostra a luta contra o alcoolismo, seu compromisso com causas sociais e seu sonho de semear esperança por meio da “Caravana da Esperança”, que percorreu cidades levando mensagens de superação e amor.
Serviço:
📖 Lançamento do livro “Tuca e a Caravana da Esperança”
✍️ Autora: Isa Maria Santos da Silva
📅 Data: 02 de outubro de 2025
⏰ Horário: 18h30
📍 Local: Biblioteca Epiphanio Dória – Rua Vila Cristina, Bairro 13 de Julho, Aracaju/SE
Uma história que marcou vidas, agora eternizada em páginas.
Vereador Sargento Byron prestigia 15º Festival Serigy Capoeira, com homenagem ao Estrelas do Mar
Incentivador do esporte, da cultura e de ações que promovam a inclusão social, o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) prestigiou o 15º Festival Serigy Capoeira, realizado no domingo, 28, no Teatro Atheneu.
“O Festival vai além de um evento, aqui estamos celebrando um movimento cultural que promove sociabilidade, disciplina, protagonismo e inclusão. Gostaria de agradecer o convite, bem como registrar minha admiração ao Mestre Sabiá, responsável pela direção deste evento. Ele que tanto atua pelo social e oportuniza desenvolvimento e afeto também aos assistidos do Projeto Estrelas do Mar”, declarou Byron, que é idealizador do projeto social.
Com organização da Casa Cultural Serigy Capoeira & Serigy Escola de Capoeira, o festival também proporcionou a graduação de alguns membros, com a homenagem da corda verde, reconhecimento que nenhuma instituição ou grupo no Brasil tem.
“É o momento de destacar a jornada dentro da capoeira, as contribuições sociais e a responsabilidade de manter vivo esse legado para novas gerações”, reforçou Mestre Sabiá.
Entre os nomes homenageados, há destaque para os alunos que também são assistidos pelo Projeto Estrelas do Mar, projeto social que fomenta a inclusão a partir da prática de bodyboarding. Foram homenageados os assistidos Marck, Cris, Felipão, Gabriel, Fabão, Maurício, Daniel, Robertinho, Isaías, Gabriel e Jeferson . Nomes que integram e representam a capoeira em nosso estado.
Para Mestre Sabiá, esses alunos representam não só a trajetória e os avanços da prática da capoeira, mas, também, a confiança desde o início de um trabalho que exige tanto comprometimento e apoio. “É uma honra ser voluntário do Projeto Estrelas do Mar, desde 2014, e de lá ter descoberto tantos potenciais para a capoeira. Juntos, realizamos inúmeras atividades envolvendo a capoeira como ferramenta de inclusão, terapia, lazer e cultura. Os alunos do projeto participam de várias atividades extras, como festivais, oficinas de berimbaus, aulão, dentre outras. Estou muito feliz e agradeço a todos os envolvidos para que vivêssemos este momento. Aos voluntários do Estrelas do Mar, ao amigo Sargento Byron e aos assistidos do projeto, meu muito obrigado também! A capoeira transforma nossas vidas “, enfatizou Mestre Sabiá.
Ricardo Vasconcelos discute destinação de emendas impositivas para fortalecer a saúde de Aracaju
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), esteve reunido na manhã desta segunda-feira, 29/9, com a secretária municipal da Saúde, Dra. Débora Leite, para tratar da destinação das emendas impositivas do Legislativo com o objetivo de viabilizar melhorias para a saúde da população. O encontro teve como finalidade alinhar prioridades e garantir que os recursos cheguem às áreas que mais necessitam, fortalecendo a rede municipal de saúde.
Durante a reunião, Ricardo destacou que uma das principais metas é assegurar que a nova UPA da Zona de Expansão seja construída e entregue já equipada, oferecendo melhores condições de atendimento à população. “Estamos vendo a possibilidade de colocar recursos para estruturar a nova unidade, que já está em andamento e que, em breve, será uma realidade para os aracajuanos”, afirmou.
Além da UPA, também foi discutida a possibilidade de investir em novos equipamentos para as UBSs, bem como em melhorias estruturais que garantam condições adequadas de trabalho aos agentes de saúde do município. Segundo o vereador, é essencial que as emendas sejam direcionadas de acordo com as demandas reais da gestão e da população.
Ricardo Vasconcelos ressaltou ainda que a saúde é uma prioridade do seu mandato e que o diálogo com a Secretaria é fundamental para definir os próximos passos. “Estamos colocando nosso mandato à disposição, ouvindo os projetos da secretária e, em breve, levando essas demandas para os demais colegas vereadores e vereadoras. É uma parceria que só tem a fortalecer Aracaju”, destacou.
Para ele, a soma de esforços entre o Legislativo e o Executivo é indispensável para garantir o retorno social esperado. “A nossa real intenção é fazer uma boa política, que melhore a vida das pessoas e traga avanços não só na saúde, mas também na educação e na infraestrutura”, completou.
A secretária Débora agradeceu a iniciativa e reforçou a importância da parceria institucional para que o município possa ampliar a oferta de serviços e entregar uma saúde pública de qualidade à população.
Festival Gol do Brasil movimenta o bairro Santos Dumont com presença de Miltinho Dantas e parceria de sucesso entre CBF, FSF e Governo de Sergipe
Câmara Municipal de Aracaju realiza audiência pública sobre remoção de vendedores ambulantes do Centro da Cidade
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou, na tarde desta segunda–feira, uma audiência pública sobre a retirada dos vendedores ambulantes do centro da capital. A prefeitura de Aracaju anunciou que os comerciantes seriam transferidos para um local fixo.
A mesa do evento foi composta pela vereadora Selma França (PSD), pelo presidente da Emsurb, Hugo Esoj, que representou a prefeita Emília Corrêa; por Frank Deering, presidente da comissão de direito do consumidor da OAB/SE; Mauricio Vasconcelos, da Associação Comercial de Sergipe (Acese) ; representando os vendedores ambulantes do centro da cidade, Rita de Cássia e Ranieri Pereira. Os vereadores Soneca, Lúcio Flávio, Joaquim da Janelinha (PDT), Sônia Meire (PSOL), e Anderson de Tuca (União Brasil) também compareceram à audiência.
O vereador Camilo Daniel (PT), autor da iniciativa, presidiu a audiência. O parlamentar argumentou que é preciso ter sensibilidade com a questão. “Os trabalhadores dedicam parte da sua vida para comprar mercadorias. Não existe uma saída sem que possa acontecer um profundo diálogo com cada companheiro e companheira”, disse. “O principal objetivo das audiências é que possamos conversar, ouvir e chegar a consensos. Qual a forma de resolver isso. Será que é uma audiência no Ministério Público, junto com a Procuradoria e a presença dos vereadores. Acho que é um caminho. A gente precisa buscar um consenso. Temos que trabalhar para que não exista uma saída traumática. Há 20, 30 anos tivemos trator passando por cima de mercadorias. Temos que observar as coisas de todas as formas e ter sensibilidade com a dor do outro".
O presidente da Emsurb, Hugo Esoj, foi o primeiro a ocupar a tribuna da CMA. Ele explicou como acontecerá a remoção dos vendedores ambulantes. “ Esse diálogo foi aberto em janeiro na Câmara de vereadores, tive alguns embates, mas sempre defendi que precisamos ouvir e cadastrar cada trabalhador do Centro da cidade e nenhum deles será prejudicado. Vamos fazer com que toda essa ação seja boa para os trabalhadores, para os empresários e para sociedade. Com muita resiliência tivemos que escutar algumas críticas, por vezes eu estava dando uma entrevista e as pessoas perguntavam sobre a questão. Não vamos fazer uma retirada, vamos remover para outro local. Mas não será feito como há anos atrás, quando passaram com trator por cima dos trabalhadores. Vamos preparar um local onde vamos dar dignidade para que eles possam trabalhar”.
Após a fala do presidente da Emsurb, a representante dos vendedores ambulantes, Rita de Càssia Pereira, subiu à tribuna. Ela iniciou o discurso afirmando que discordava do orador anterior. “Nenhum ambulante disse que queria ir para aquele espaço. Se perguntar aos mais de quatrocentos ambulantes, nenhum quer ir. Por que não deixar a gente continuar onde estamos? Tem que colocar naquele lugar, temos certeza absoluta que lá ninguém vai vender nada. É um local só de passagem de veículos. Estamos nos preparando para o final do ano, desde junho para cá. O ambulante precisa do décimo terceiro, que é o mês de dezembro. É o mês em que vendemos mais. E agora vamos sair e ir para o meio do nada. Não pensaram na família do ambulante, que tem o sustento garantido por ele. Vamos vender para quem nesse novo local. Não vamos aceitar de jeito nenhum”, declarou Rita.
O presidente da Associação Comercial de Sergipe (Acese), Mauricio Vasconcelos, afirmou que a associação não está contra os ambulantes. “Nós temos na rua de Santa Rosa, na rua José do Prado Franco vários empresários que foram camelôs no passado. Quando a rua Santa Rosa era completamente tomada por ambulantes. Esse dilema que tiveram lá atrás de sair de um local e ir para outro, oportunizou a possibilidade de vários deles se tornarem lojistas. Quero fazer uma reflexão com vocês. O centro de Aracaju hoje como está, quem está ganhando com isso? Vocês estão vendendo, mas olhem para o lado e vejam como está. Uma parte do centro se acabou. Se não cuidarmos daquela região, a outra vai se acabar também”.
O presidente da Acese ainda defendeu o retorno do sistema parquímetros para controle das vagas de estacionamento. “Nós somos contrários que as vagas estejam liberadas para os donos de loja e funcionários. Queremos de volta o parquímetro. O sistema rotativo permite que qualquer pessoa da Zona Sul, de qualquer lugar de Aracaju, possa vir para o centro comprar e saber que ele vai conseguir para seu carro. Não defendo lojista que quer para seu carro na porta. Ele que pague um estacionamento, ou pare no mercado. Temos que entender que as vagas precisam estar livres para pessoas que querem sair de seus bairros e vir para cá. A nossa defesa é para organização do Centro”.
A vereadora Selma França concordou que deve existir um trabalho para organização do Centro de Aracaju, no entanto, observou que outas gestões já tentaram remover os ambulantes e que esses trabalhadores nunca foram escutados. Dirigindo a palavra ao presidente da Emsurb, a vereadora fez um apelo. “Eu peço paciência, toda mudança é difícil. Em nome de todos vendedores ambulantes eu peço que deixem eles conseguir o 13º salário. Vamos fazer, sim, a mudança porque nosso Centro pede socorro. Organizando vamos servir a todos, tanto a vocês quanto aos empresários que precisamos sobreviver com o comércio deles. Não desampare esses vendedores nesse final de ano”.
O vereador Soneca reforçou o pedido de Selma França e pediu para questão ser melhor analisada. “Eu sou defensor que aquele que está continue, mas da forma correta. Existem muitas maneiras que podem ser feitas para que vocês não sejam prejudicados. O grande nunca vai respeitar o pequeno. Eu lembro que andava nas festas com duas camas elásticas e uma máquina de algodão doce para garantir meu sustento e os donos de parques gigantescos mandavam me tirar. O pequeno não pode crescer. Tenho certeza que Hugo, com a equipe dele, se fosse por ele, iriam deixar vocês lá e padronizar. Sei que as prefeitas junto com Hugo estão analisando e pensando no que fazer”.
O vereador Joaquim da Janelinha iniciou sua fala com um tema correlato ao da audiência em questão. O parlamentar elaborou um projeto de lei a respeito da ocupação das calçadas por meses de estabelecimentos comerciais. “Confesso que se não fosse a parceira de Hugo, a responsabilidade dele, muitos comércios estariam fechados. Principalmente no bairro onde moro, no Augusto Franco. O Ministério Público já firmou Termo de Ajustamento de Conduta, o TAC, já pediu a retirada das cadeiras. Tem comerciante que liga sofrendo porque não sabe se amanhã irá abrir as portas. Isso geraria desemprego, perda de renda. Hugo é um cara aberto ao diálogo. Quero parabenizar sua coragem, sua iniciativa. Ele poderia mandar um assessor aqui para representa-lo. Mas, ao contrário, ele vem aqui conversar, dialogar. Ele quer fazer o melhor”.
Vereador Lúcio Flávio participa de audiência pública sobre organização dos ambulantes no Centro de Aracaju
Na tarde desta segunda-feira (29), a Câmara Municipal de Aracaju promoveu audiência pública para discutir a organização do Centro Comercial da capital, com foco na situação dos vendedores ambulantes. O vice-líder da Prefeitura na Casa, vereador Lúcio Flávio, participou ativamente do encontro, que reuniu ambulantes, representantes do poder público e entidades da sociedade civil.
A proposta debatida pela gestão municipal é a criação de um espaço adequado e estruturado para acolher a categoria, conciliando as necessidades dos trabalhadores informais e o ordenamento urbano da região central.
Durante seu discurso, Lúcio Flávio relembrou sua atuação em defesa dos ambulantes em gestões anteriores, especialmente no período da pandemia: “Para quem não me conhece, no período da pandemia, eu fui a única voz que se levantou contra a tentativa de impedir os ambulantes de trabalharem no Centro. Quando a Polícia Militar e agentes da EMSURB tentaram retirar trabalhadores, eu processei o então prefeito Edvaldo Nogueira para garantir o direito de todos trabalharem — tanto lojistas quanto ambulantes. Quando vi um agente da Emsurb dar uma gravata e tomar mercadoria de um trabalhador, aquilo me indignou profundamente”, recordou.
O parlamentar também destacou a importância de construir soluções conjuntas para os desafios do Centro Comercial: “Hoje, talvez precisemos encarar uma realidade que não é fácil para ninguém: para vocês, que levam o sustento para casa; para os empresários; para nós, vereadores; e para a Prefeitura. É um problema que só pode ser resolvido juntos — não apenas por um gabinete, não apenas por políticos em ar-condicionado, mas por quem está lá no sol e por quem está tomando decisões aqui dentro”, afirmou.
Além de Lúcio Flávio, participaram da audiência os vereadores Anderson de Tuca, Selma França, Joaquim da Janelinha, Camilo Daniel, Soneca e Sônia Meire. Também estiveram presentes o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB), Hugo Esoj; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE), Maurício Vasconcelos; o representante dos ambulantes, Raniere; e o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/SE, Frank Deering.
Iran participa das negociações para pagamento do piso do magistério em Aracaju
Em dia de mobilização e luta do magistério público municipal de Aracaju, a convite da direção do Sindipema, o vereador Iran Barbosa, do PSOL, participou da reunião realizada na Secretaria Municipal de Educação (Semed), na segunda-feira (29), ocasião em que se discutiu a proposta de efetivação do pagamento do Piso Salarial do Magistério aos professores e professoras da rede, conforme a Lei n° 11.738/2008, no início da carreira e repercutindo nela, garantindo a paridade entre ativos e aposentados
A reunião contou com a participação de técnicos da Semed e também da Secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) que apresentaram ao sindicato, na ocasião, tabelas com os impactos financeiros da proposta.
Coube ao dirigentes do Sindipema apontarem distorções e erros contidos nas projeções oficiais e defenderem a proposta do sindicato e da categoria, subsidiando os técnicos com dados consistentes, argumentos sólidos e contrapropostas viáveis e com menor impacto financeiro do que os projetados a partir das tabelas apresentadas pela gestão.
“Foi uma reunião bastante técnica, em que tanto a gestão quanto o sindicato apresentaram seus números e, de forma extremamente embasada, os dirigentes do Sindipema apontaram os equívocos dos dados colocados pela gestão, argumentando e apresentando outros dados, bastante sólidos e viáveis, o que resultou numa reavaliação por parte dos técnicos presentes e o compromisso de revisão dos cálculos equivocados apresentados pela Semed”, destacou Iran.
O vereador, que também é professor da rede pública de Aracaju, enfatizou, na reunião, a importância de garantir avanços nas negociações e a efetivação do piso do magistério como forma de respeito ao cumprimento das promessas feitas pela prefeita Emília Corrêa ainda em campanha.
“Também chamei a atenção para o conteúdo da legislação que trata do nosso piso, da nossa carreira e da correta aplicação dos recursos do Fundeb e da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino. Essas são conquistas históricas dos professores e professoras que precisam ser respeitadas e garantidas, até porque são de conhecimento da prefeita. Já estamos caminhando para o décimo mês de gestão e as respostas precisam chegar. Elas têm que ser positivas e precisam ajudar a valorizar verdadeiramente o magistério de Aracaju”, afirmou o parlamentar.
A reunião de negociação contou, ainda, com as participações do vereador Isac Silveira (UB), líder da prefeita na Câmara Municipal de Aracaju; e da vereadora Professora Sônia Meire (PSOL).
Uma nova reunião para discussão deverá ser agendada nos próximos 20 dias, no âmbito da Mesa de Negociação Permanente com os sindicatos.
Miltinho Dantas participa da eleição do Confiança, que terá Petrúcio Souza na presidência e Vinícius Porto como vice
Vereadora Sonia Meire denuncia problemas graves nas escolas municipais
A vereadora Sonia Meire (PSOL) começou a semana de sessões parlamentares na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) utilizando a tribuna, durante o pequeno expediente, nesta terça-feira, dia 30, para denunciar o descaso da secretaria municipal de educação (Semed) e também da empresa Iguá com relação às escolas em Aracaju. A parlamentar destacou que a empresa que fornece água precisa realizar ações urgentes na porta de duas escolas, que estão com esgotos a céu aberto.
Reivindicação em prol da valorização dos profissionais de odontologia marca a Tribuna Livre desta terça-feira, 30/09
A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju recebeu, nesta terça-feira (30/09), a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE), Anna Tereza, para discutir temas relevantes para a categoria, como a valorização dos profissionais da área, os aspectos financeiros e as condições de trabalho.
Anna Tereza iniciou seu discurso chamando a atenção para a importância da odontologia para a sociedade, por promover a saúde bucal dos indivíduos, um fator que, muitas vezes, não possui a devida atenção e valorização. “É indispensável reafirmar sempre que a saúde bucal é indissociável da saúde geral do indivíduo e que a odontologia, por tudo que entrega à sociedade, deve ser cada vez mais reconhecida e valorizada em todos os níveis de atuação”.
De acordo com ela, o Conselho tem dialogado com outras instituições e participado de mobilizações no Congresso Nacional para apoiar projetos de interesse da categoria, de modo que um dos pontos mais urgentes é a atualização do piso salarial dos cirurgiões-dentistas, hoje regulado pela lei 3999/1961, “uma legislação já ultrapassada que precisa ser revisada para garantir justiça e dignidade à nossa categoria”, enfatizou.
A presidente do CRO-SE também destacou que a lei ainda não é cumprida em todos os municípios sergipanos, um quadro que eles tentam reverter por meio de diálogo com gestores, bem como o ingresso de ações para corrigir editais de concurso e processos seletivos que não respeitam a remuneração e a carga horária previstas em lei.
Por outro lado, Anna Tereza pontuou que a realidade de Aracaju é bem mais justa, com a maioria dos profissionais recebendo o piso, sendo que há uma pequena diferença, correspondente a R$ 100. Ao finalizar seu discurso, reconheceu o esforço da gestão municipal, porém, pediu o apoio dos parlamentares para viabilizar um avanço ainda maior na conquista e garantia dos direitos da categoria, a exemplo de medidas como projetos de lei que regulamentem de forma definitiva o pagamento do piso e o diálogo contínuo com a prefeitura.
O que disseram os vereadores
O vereador Iran Barbosa (PSOL) parabenizou Anna Tereza pela sua reivindicação e destacou que é necessária a ampliação do quadro de profissionais por meio de concursos, bem como é preciso que haja avanços na área, que ainda apresenta uma demanda muito mais reprimida e menos atenção para esse cuidado, quando comparada com a saúde geral, por exemplo.
A vereadora Professora Sonia Meire (PSOL) aproveitou a oportunidade para enfatizar que as carreiras da saúde como um todo precisam ser valorizadas e que é necessário que haja a garantia de direitos. “Inclusive nós não pactuamos com a forma de contratação que está acontecendo hoje, pois precariza o trabalho. Há odontólogas que trabalham em média 8h numa unidade básica, em condições muito delicadas e, muitas vezes, sendo submetidas até a agressões e violências”, denunciou.
O vereador Maurício Maravilha (União Brasil) afirmou que o estado de Sergipe tem avançado com a criação dos centros especializados de odontologia, mas reconheceu que o desafio da categoria é grande, sobretudo no que se refere à atenção básica.
Em seguida, o vereador Elber Batalha (PSB) destacou que Anna Tereza foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do CRO-SE e que possui uma atuação “de forma revolucionária, conquistando espaços e defendendo prerrogativas”. Além disso, demonstrou apoio à luta da categoria. “Que a gente possa ser intermediário dessa luta, mais uma vez, e que possamos assegurar as previsões orçamentárias necessárias”, disse fazendo uma referência à Lei Orçamentária Anual.
O vereador Marcel Azevedo (PSB) apoiou as reivindicações por melhores condições para os trabalhadores da área, pois “saúde pública se faz com servidores públicos efetivos, com estabilidade e quantidade suficiente de profissionais e equipamentos”.
Por fim, o vereador Pastor Diego (União Brasil) fez questão de registrar que “essa Casa está sempre à disposição e atenta aos anseios da categoria, pode contar com o nosso apoio e fiscalização para que, de fato, o piso seja pago e para que haja concurso público e a categoria seja valorizada”, concluiu.
Levi Oliveira solicita instalação de redutor de velocidade em frente a colégio e revitalização de área com risco de deslizamento em Aracaju
Denúncias, protestos e celebrações marcam Pequeno Expediente desta terça-feira (30)
A 81ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, realizada nesta terça-feira (30), foi marcada por discursos intensos e variados. No Pequeno Expediente, cada parlamentar teve até cinco minutos na tribuna para expor denúncias, cobranças e propostas que impactam diretamente o dia a dia da população.
O vereador Maurício Maravilha (União Brasil) abriu os trabalhos destacando sua participação em uma roda de conversa com mulheres do projeto de Zumba, no bairro Santa Maria, onde tratou sobre o Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio. Na sequência, denunciou as obras inacabadas na Avenida Santelmo Duarte Novaes, que vêm causando transtornos de segurança e mobilidade. O parlamentar afirmou ter solicitado à prefeitura fiscalização e recapeamento urgente da via para evitar acidentes.
O vereador Miltinho Dantas (PSD) elogiou a eleição de Petrúcio Souza e Vinícius Porto como presidente e vice do Confiança para o triênio 2026-2028. Entretanto, repudiou a exclusão das únicas duas mulheres inscritas na disputa por vagas no Conselho do clube, classificando o ato como machista e inaceitável, principalmente em um momento em que a sociedade luta contra o assédio e pela igualdade de gênero.
O vereador Pastor Diego (União Brasil) antecipou que nesta semana será votado o projeto de lei do Executivo que regulamenta o transporte complementar em Aracaju. Segundo ele, trata-se de uma luta histórica de mais de 30 anos da categoria. O parlamentar lembrou que a modalidade já funciona legalmente em cidades como Salvador e Rio de Janeiro, defendendo que a regulamentação vai valorizar os trabalhadores e melhorar a mobilidade urbana.
A vereadora Sonia Meire (PSOL) convocou os aracajuanos a se mobilizarem nas redes sociais para pressionar os deputados federais na votação, prevista para esta quarta-feira (1º), do projeto de lei que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil. Ela também denunciou problemas graves em escolas municipais: Escola Tenisson Ribeiro (Robalo): entrada tomada por acúmulo de água. E também da EMEI Antônio Valença Rollemberg que apresenta esgoto estourado e a céu aberto, colocando em risco a saúde de crianças e educadores. A parlamentar alertou ainda para deficiências estruturais, falta de limpeza, mobiliário precário e ausência de climatização.
A vereadora Selma França (PSD) elogiou o colega Camilo Daniel pela realização de uma audiência pública sobre a retirada do Centro Comercial de Aracaju e os direitos dos ambulantes. Ela também parabenizou os atletas da equipe de vôlei Real Aju pela conquista de mais um título no município de Maruim.
O vereador Iran Barbosa (PSOL) destacou o seminário PSOL +20, realizado no último fim de semana. O evento reuniu militantes e socialistas internacionais da Argentina, Estados Unidos, Cuba e Portugal para discutir o futuro do partido no século XXI. Entre os temas debatidos estiveram a defesa do meio ambiente, os direitos das mulheres, a igualdade racial, o respeito à população LGBTQIAP+ e o combate à precarização do trabalho.
Fábio Meireles (PDT) concede entrevista na RIO FM Aracaju e destaca problemática do transporte da capital
Na tarde desta segunda-feira (29), o vereador Fábio Meireles (PDT) participou, a convite da emissora, de uma entrevista com o repórter Jailton Santana, no programa Jornal da Rio – segunda edição, da Rádio Rio FM Aracaju.
A conversa abordou as denúncias que o parlamentar tem feito na Câmara Municipal relativas ao transporte público da capital, com participação ao vivo de ouvintes.
O vereador tem levado à Tribuna diversas pautas que envolvem a gestão da prefeita Emília Corrêa (PL). Entre os temas, destacou os gastos da SMTT com recursos oriundos das multas de trânsito, citando documentos apresentados em plenário.
“Um dos valores que vem causando estranheza é o pagamento com recursos públicos no valor de R$ 130 mil referente a serviços de postagens, na pasta da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT, sob o comando do senhor Nelson Felipe”, declarou.
O parlamentar também criticou gastos com diárias, locação de veículos tipo van, pagamento de IPTU de salas da Galeria Farol Center, fornecimento de alimentação, água, telefonia móvel, energia, vigilância patrimonial, serviços de impressão e limpeza, entre outros.
Fábio criticou ainda a premiação recebida pela Prefeitura de Aracaju por “avanços da eletromobilidade”, lembrando que os ônibus elétricos continuam sem circular. Ele observou que uma das patrocinadoras do evento é a TEVX, empresa responsável pelos veículos.
Meireles ressaltou que os ônibus elétricos estão em Aracaju, mas não circulam. “Eles não têm a liberação do Tesouro Nacional para compra, não foram empenhados, rodaram em Aracaju cobrando passagem das pessoas mais simples, sem documentos e sem placa. Mesmo assim, a prefeita de Aracaju vai para São Paulo receber o prêmio pelo avanço do transporte na capital”, criticou.
O vereador também cobra da SMTT o balancete quadrimestral das multas de trânsito. Segundo ele, a SMTT deve encaminhar três vezes ao ano os relatórios com informações sobre os valores arrecadados.
Fábio lembrou ainda o que determina a Lei Nº 3.272, que dispõe sobre a divulgação dos valores arrecadados com as multas de trânsito. No art. 1º, o Poder Executivo Municipal deverá, através de seu órgão competente, divulgar os dados de forma quadrimestral.
O parlamentar lamentou que Aracaju continue com ônibus “requequé”, quando a prefeita havia afirmado que “ônibus ‘requequé’ nunca mais”.
Por fim, o vereador avaliou positivamente a oportunidade de diálogo e disse ter sido uma ocasião importante para esclarecer a população aracajuana. Fábio Meireles agradeceu ao repórter Jailton Santana e a toda a equipe da emissora. “É uma alegria poder colaborar, fiscalizar e, acima de tudo, ouvir a população e garantir que o nosso mandato esteja sempre a serviço da cidade de Aracaju”, finalizou.
Câmara de Aracaju avalia prestação de contas da Saúde e vereadores destacam avanços e desafios na rede municipal
Nesta terça-feira (30/09), a Câmara de Vereadores de Aracaju recebeu a secretária municipal de Saúde, Débora Leite, que apresentou os dados do 2º quadrimestre de 2025. A exposição atende à Lei Complementar nº 141/2012, que trata especificamente do financiamento das ações e serviços públicos de saúde.
A secretária falou sobre a prestação de contas e tratou do acompanhamento, controle e avaliação das ações e serviços de saúde municipal; assim como os resultados com avaliação quantitativa e qualitativamente das ações desenvolvidas.
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Aracaju, o vereador Breno Garibalde, parabenizou a secretária de saúde, por uma visão humana e empática. “Aracaju, pelo seu tamanho, era para ser referência na saúde e educação. Vemos diversos problemas de urbanismo na cidade, porque isso não foi prioridade no passado. É muito importante a parceria entre as secretarias, para planejar as ações antes que o problema ocorra. E é importante irmos vendo as soluções", disse Breno.
O que disseram os parlamentares?
Após a apresentação, os parlamentares puderam realizar alguns questionamentos. O primeiro vereador foi o Pastor Diego, que questionou sobre as auditorias e parabenizou o trabalho da atenção primária, que tem contribuído para reduzir o quantitativo de pessoas nos hospitais. “Mesmo com o avanço, existem algumas áreas que ainda apresentam filas longas e precisamos trazer uma solução. Já parabenizo pela realização de mutirões apresentando um cuidado com a saúde da mulher e outras áreas”, disse. Por fim, Diego também parabenizou a atenção em relação ao cuidado com a saúde mental, por meio da criação de projetos na secretaria.
O vereador Vinicius Porto agradeceu a presença da secretária e parabenizou o trabalho realizado. "Aracaju investe em saúde e temos organizações sociais (OS) que contribuem para a melhoria do serviço. E peço que isso ocorra no hospital Fernando Franco, assim como tem ocorrido no Nestor Piva”, disse Vinícius.
O vereador Iran Barbosa questionou se as auditorias foram concluídas e se era possível ter acesso ao relatório delas, assim como questionou sobre a realização de programas ligados ao atendimento da população em situação de rua.
A vereadora Sônia Meire lamentou as dificuldades na cobertura vacinal, sobretudo, entre os jovens e adolescentes. Ela também questionou se há algum projeto voltado à saúde do trabalhador, assim como criticou a falta de pediatras nos hospitais. A vereadora também questionou se já uma política pública voltada à população LGBT.
O vereador Bigode elogiou o trabalho no hospital Nestor Piva - cobrou mais técnicos e auxiliares de enfermagem para estarem no hospital. Joaquim da janelinha disse que "fiquei feliz de que a Farolândia irá receber mais uma UBS, mas também gostaria de saber se há alguma UBS prevista para o Marivan. Confio muito nessa gestão e temos visto os avanços".
O vereador Marcel Azevedo utilizou sua fala para apontar alguns desafios na área da saúde em Aracaju, como a necessidade da recomposição de equipes de enfermagem, por conta do fim de alguns contratos de PSS. Ele também parabenizou o trabalho da secretaria, assim como o projeto Novo Olhar e a aplicação do piso para a categoria de enfermagem.
O vereador Lúcio Flávio parabenizou pela prefeita ter escolhido uma médica para ocupar o cargo e afirmou ficar muito feliz por cada nova ordem de serviço na área da saúde. "Estamos tendo a possibilidade de ter esperança nessa área", disse.
Fábio Meireles realizou um questionamento sobre os leitos de média e alta complexidade, assim como se isso era obrigação do estado ou do município. Ele comentou também sobre um projeto de lei, de sua autoria, que ainda será apreciado na Casa parlamentar e tem como finalidade instituir uma vacina itinerante.
O vereador Mauricio Maravilha parabenizou o trabalho da secretaria e destacou que houve uma evolução da saúde em Aracaju. Maravilha destacou o projeto ‘Novo Olhar’, que teve mais de 1800 atendimentos. Ele questionou também se já existe o cumprimento da lei sobre a utilização dos desfibriladores em áreas como academias.
O vereador Sgt. Byron parabenizou o trabalho e disse que "na legislatura passada, cobrávamos a ampliação na UBS na Atalaia e ver que não haverá mudança de bairro nos conforta, pelo cuidado com a população".
Apresentação de dados indicam ampliação dos serviços de saúde
Entre os destaques da apresentação, estão as auditorias em unidades contratualizadas, como o Hospital Universitário de Sergipe e a Fundação Climedi, além da expansão de unidades de auditoria, com a fiscalização em andamento no Hospital Nestor Piva e em clínicas da rede credenciada. Na atenção primária, a rede municipal conta com 149 Equipes de Saúde da Família, 66 de Saúde Bucal, 45 Unidades de Saúde da Família e 20 Polos de Academia da Cidade. A gestão solicitou ao Ministério da Saúde o credenciamento de 10 novas equipes de saúde da família e 25 de saúde bucal até dezembro.
Já na atenção especializada, o município mantém centros de referência como o CEMAR, além do Serviço de Atenção Domiciliar. Foram realizados milhares de exames e procedimentos, incluindo 6.813 eletrocardiogramas e 1.040 Mapas. A rede também ampliou serviços, como cirurgias de fraturas (+45%), procedimentos urológicos (+70%), assim como a ampliação de 100% da oferta para tratamento medicamentoso de retina. O Hospital São José voltou a ofertar colonoscopias após quase um ano de suspensão. Atualmente, de acordo com a secretária, são 50 vagas por mês, com a possibilidade de ampliação em breve.
A rede de urgência e emergência segue funcionando nos hospitais Fernando Franco, Nestor Piva e Maria de Lourdes Nogueira, enquanto a atenção psicossocial contabiliza seis CAPS ativos. Na área de vigilância em saúde, foram aplicadas 263.195 mil doses de vacinas na população, durante o período analisado, com a expectativa do recebimento de vacinas de bronquiolite em breve, que serão aplicadas nas mães para evitar doenças. No controle de zoonoses, foram aplicadas 3.442 doses.
Um dos desafios evidenciados foi o absenteísmo elevado em consultas e exames, que chega a 67% em alguns serviços de radiografia, médico endocrinologista (66%) e médico oftalmologista (65%). A secretaria anunciou medidas para reduzir o problema, como campanhas de conscientização, atualização cadastral, envio de avisos de agendamento por SMS ou WhatsApp, assim como um agendamento prévio de no mínimo 30 dias para a consulta.
Em relação ao financiamento, Aracaju aplicou R$ 286,2 milhões no quadrimestre: 46,5% de origem federal, 6,5% estadual e 47% municipal. A maior parte do recurso (mais de R$ 170 milhões) foi destinada à assistência ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade. A secretária também confirmou novos recursos provenientes de emendas parlamentares e do Novo PAC, incluindo investimentos em construção de UBS e aquisição de equipamentos.
Iran Barbosa destaca a realização do Seminário PSOL+20
O vereador Iran Barbosa utilizou o seu tempo de fala como Líder do Partido Socialismo e Liberdade na Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira (30/09), para destacar, na tribuna, a realização do Seminário PSOL+20, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 27 e 29 de setembro.
De acordo com o parlamentar, que participou do evento, foi um momento importante, em que o Partido Socialismo e Liberdade reuniu militantes e filiados de todo o país para discutir e atualizar o seu programa partidário, no ano em que a legenda comemora 20 anos da sua legalização.
“Foi um processo importante de atualização programática do partido, na perspectiva de construir e fortalecer o partido socialista que nós defendemos. Foi um encontro muito bonito que envolveu filiados e expoentes políticos dessa agremiação partidária que eu integro, um momento importante em que fizemos um debate profundo e democrático, com a participação das várias correntes que integram o partido”, externou o parlamentar.
“Fizemos um bom debate e chegamos à construção do novo programa do Partido Socialismo e Liberdade que tem como objetivo superar os desafios e apontar os caminhos do nosso partido para o Século XXI”, disse o psolista.
Iran pontou que os desafios apontados pelo partido em seu novo programa englobam a questão ambiental, inter-relacionado com outras questões que afetam o conjunto da sociedade, especialmente os trabalhadores, as mulheres, as minorias e as populações menos favorecida economicamente.
“O PSOL tem a firme convicção de que a temática ambiental tem uma relação profunda com todas as pautas que a gente defende e que, sem planeta, não há vida. A defesa da vida que nós fazemos tem a ver com a defesa do meio ambiente, e isso impacta na necessidade de chamarmos à responsabilidade aqueles que de fato têm contribuído historicamente com muito mais peso à essa situação que vivemos hoje de emergências climáticas. Os que têm causado os maiores problemas de ordem ambiental não são, na maioria das vezes, os que sofrem os maiores impactos”, pontuou, destacando a denúncia do partido ao chamado ‘Racismo Ambiental’, quando as consequências desiguais que as camadas mais marginalizadas da população, em especial as minorias étnicas e periféricas, sofrem por meio da degradação do meio ambiente.
Ainda sobre o Seminário PSOL+20, Iran Barbosa destacou que os debates programáticos também envolveram questões relacionadas a uma repactuação profunda para a construção de um novo modelo de sociedade que não privilegie o acúmulo desenfreado de riqueza, com consequente aumento da pobreza; à defesa das lutas feministas e dos direitos das mulheres; à luta contra o racismo e em favor dos direitos das populações negras e quilombolas; à luta pelos direitos dos idosos e idosas; dos direitos das comunidades LGBTQUIAPN+; contra a precarização das relações de trabalho; pelo fim da escala de trabalho 6x1; à defesa do Estado Democrático de Direito Soberano; entre outras questões.
“Foi um seminário extremamente rico e importante. Aqui em Sergipe e em Aracaju, assim como no Brasil, seguiremos defendendo as pautas que motivaram o nosso partido durante esses 20 anos, desde a sua fundação, e que seguirão, nas próximas décadas, nos incentivando e arregimentando mais pessoas para que possamos construir o Socialismo, que é mola mestra da nossa luta”, afirmou Iran Barbosa.
Vereadores de Aracaju recebem representantes da Associação de Carroceiros de Aracaju
Na manhã desta terça-feira, 30, os vereadores Sgt. Byron - Estrelas do Mar (MDB), Bigode do Santa Maria (PSD),Mauricio Maravilha (União Brasil) e Pastor Diego (União Brasil) receberam, na sala da presidência da Câmara Municipal de Aracaju, representantes da Associação de Carroceiros de Aracaju. Eles foram ao parlamento municipal reivindicar a regularização do exercício da atividade no município.
Segundo o vereador Sgt Byron - Estrelas do Mar, é preciso estudar uma alternativa ao uso da tração animal para garantir a continuidade da atividade e preservar o trabalho da categoria. “Eles vão encaminhar um projeto de lei para que possamos nos debruçar e entender a questão. Esse projeto deve ser construído por várias mãos, de modo que atenda os pleitos da comunidade. É preciso uma transição segura da atividade, do trabalho com tração animal para um meio que garanta a eles a dignidade e o sustento de suas famílias. Estamos estudando e avaliando maneiras de substituir o cavalo. As pessoas devem ter direito à dignidade para que o trabalho delas não seja extinto. Eles precisam ser capacitados para que possam garantir o sustento de suas famílias”.
Para o presidente da associação dos carroceiros de Aracaju, o diálogo com os vereadores foi um momento simbólico para a categoria. “Política é isso, é mesa de negociação. Nós sentamos, nós conversamos, nós dialogamos. E hoje é um marco histórico para os carroceiros”.
Ainda segundo o presidente da associação, não se pode criminalizar os carroceiros. Ele destacou que por meio do diálogo e da apresentação de propostas, é possível encontrar uma solução para regularizar o trabalho dos carroceiros de Aracaju.
“Estamos preocupados, estamos trazendo essa demanda e indo em busca do Estado, do município para que nos ajude a desempenhar nosso trabalho da forma correta, como vocês querem, uma regulamentação da atividade. Hoje, somos mais de 1600 carroceiros só no bairro Santa Maria”.
O vereador Bigode (PSD), que tem origens no bairro Santa Maria, mostrou-se favorável à regulamentação da atividade. "Esse problema é um dos problemas que vem se arrastando de longas datas, é a mesma coisa do problema da lotação da zona de expansão. Se tirar esses profissionais da rua como eles vão sobreviver? Eu estou a favor dos carroceiros. Vamos aguardar que o projeto seja protocolado na Casa, que se façam Audiências Públicas para discutir a questão e, a partir de então, podermos levar essa questão ao plenário”.
“É um alívio saber que a Unidade Básica de Saúde Antônio Alves passará por ampliação”, reforça Byron em Audiência Pública da Saúde
Durante a apresentação do Relatório Quadrimestral da Saúde de Aracaju, pela secretária da pasta, Débora Leite, nesta terça-feira, 30, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador e 1º secretário da Mesa Diretora, Sargento Byron – Estrelas do Mar, fez suas considerações acerca das melhorias e urgências para a saúde municipal.
“Em um primeiro momento, gostaria de parabenizar a secretária pelos dados aqui apresentados. É importante ressaltar que esses dados não são apenas números, são cidadãos que têm tido seu direito à saúde garantido, assegurado. Aproveito para pontuar a minha satisfação e alívio, ao saber que a Unidade Básica de Saúde Antônio Alves, no bairro Atalaia, passará por ampliação em sua estrutura e serviços. Esta é uma pauta que desde o meu primeiro mandato trago a esta Casa, e tenho reforçado a cada reunião com a gestão municipal”, declarou Byron.
O vereador aproveitou a oportunidade para perguntar à secretária sobre os diálogos e contatos estabelecidos em Brasília, para que se tenha recursos a serem destinados ao planejamento dos próximos anos. “Sabemos que é preciso um grande planejamento para avançarmos, e isso se dá através das relações também, por isso, a minha busca por entendimento. Um ponto muito importante trazido pela secretária foi a sua preocupação em como ofertar os serviços de UTI em nosso sistema de saúde, visto que é o Estado quem regula. São conversas como esta que nos permitem acreditar e observar que temos vontade e possibilidades de tirar muitas ações e projetos do papel. Nosso parlamento reconhece o seu olhar técnico e o seu compromisso, Débora Leite. Por isso, reforço que conte conosco para este planejamento, assim como aqui trouxemos a demanda do Centro de Imagem, ainda podemos contribuir muito mais”, concluiu Sargento Byron.
Vereador Miltinho Dantas repudia tentativa de exclusão de nomes de mulheres em eleição do Confiança
Durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira (30), o vereador Miltinho Dantas manifestou indignação diante de um episódio ocorrido na eleição para o novo Conselho de Administração da Associação Desportiva Confiança (ADC), realizada no último sábado (27), no estádio Sabino Ribeiro.
Segundo o parlamentar, na chegada para a votação, os eleitores receberam uma lista impressa com os nomes dos candidatos ao Conselho, distribuída por alguns conselheiros. No entanto, os nomes das únicas duas mulheres inscritas na disputa, Rita Dantas e Daniele Ferreira, foram propositalmente excluídos da relação, configurando, segundo o vereador, uma atitude antidemocrática e discriminatória.
“Quero registrar um fato lamentável. Tivemos 40 torcedores e torcedoras inscritos para concorrer ao pleito do Conselho de Administração. Com apenas um voto, todos estariam automaticamente eleitos para o triênio 2026-2028. Porém, ao receberem a lista de candidatos, os votantes se depararam com uma grave omissão: os nomes das duas únicas mulheres foram retirados da chapinha”, relatou Miltinho.
O vereador classificou o episódio como “revoltante” e “indigno”, destacando o simbolismo da exclusão em um ambiente que ainda enfrenta resistência à participação feminina. Ele ressaltou que ambas as conselheiras têm contribuição relevante para a história do clube e que merecem respeito e igualdade de condições.
“Foi um ato que me revoltou profundamente. Não podemos tolerar atitudes que buscam silenciar a participação feminina, ainda mais em um ambiente tão tradicionalmente masculino como o do futebol. É inadmissível que ainda existam pessoas com esse pensamento machista”, enfatizou.
Miltinho também informou que, diante da tentativa de exclusão, as próprias candidatas imprimiram uma nova chapinha com seus nomes e passaram a distribuí-la durante o pleito, contando com o apoio da torcida.
O resultado da eleição mostrou uma resposta clara dos torcedores: Daniele Ferreira foi a candidata mais votada, com 149 dos 160 votos, seguida pela conselheira Rita Dantas, que também foi eleita, contrariando a tentativa de invisibilização.
“Mesmo diante da tentativa de apagamento, elas reagiram com coragem e foram reconhecidas pela torcida. Isso mostra que a democracia e o respeito à diversidade devem prevalecer. Esperamos que o clube adote medidas para incentivar ainda mais a participação das mulheres em sua administração”, concluiu o vereador.
Fábio Meireles (PDT) é contrário ao uso inadequado das multas de trânsito pela SMTT e cobra legalidade
O vereador Fábio Meireles (PDT), que já se manifestou contrário ao uso indevido das multas de trânsito na Tribuna da Câmara de Aracaju, continua concedendo entrevistas à imprensa para explicar algumas situações geradas a partir de CPI instalada na Casa Parlamentar.
Na visão do parlamentar, “o que não pode ser aplicado na gestão do ex-prefeito Edvaldo Nogueira, também não pode ser aplicado na gestão da prefeita Emília Corrêa”, disse em entrevista ao vivo, ao programa Balanço Geral, do apresentador Fábio Henrique, nesta terça-feira (30), na emissora TV Atalaia e na Rádio RioFM Aracaju, com o repórter Jailton Santana, na segunda (30).
Em entrevistas, Fábio defende que os valores arrecadados com as multas de trânsito deveriam ser aplicados na mobilidade da capital.
Segundo o vereador, durante as investigações relativas ao ano de 2024, os técnicos verificaram a aplicação de recursos públicos de multas para outros fins, então o vereador observou que a atual gestão está fazendo o mesmo.
O vereador solicitou um requerimento para averiguação e documento que será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado e Controladoria Geral para saber se a aplicação desses recursos estão corretas.
MULTAS DE TRÂNSITO
O vereador também questiona o número de multas aplicadas aos munícipes aracajuanos pela atual gestão, que, este ano, praticamente dobrou em relação ao ano passado, ultrapassando de 38 mil multas em 2024 para 44 mil em 2025.
“Nós queremos entender isso, porque, na gestão passada, era chamada de “indústrias das multas” pela então vereadora Emília. As multas irão chegar às casas e aquelas pessoas que antes falavam em orientação e educação do trânsito, hoje estão mudando”, salienta.
Fábio Meireles disse que quer saber qual metodologia está sendo utilizada e não acredita ser culpa dos agentes de trânsito e defende campanhas educativas de trânsito.
Em Pequeno Expediente, parlamentares debatem pautas sociais e celebram o Dia do Vereador
Durante a 82ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, realizada nesta quarta-feira (01/10), os parlamentares utilizaram o Pequeno Expediente para trazer à tribuna temas como o transporte para mães atípicas, a reforma nas escolas, manutenção de praça, mas também celebraram o dia do vereador.
O primeiro a utilizar a tribuna foi o vereador Sgt. Byron (MDB), que destacou o papel da Câmara como espaço de escuta da população e reforçou a importância da atuação dos parlamentares. “Todas as pessoas que procuram a Casa do Povo são ouvidas, independentemente de sigla partidária. Hoje é o dia do vereador, temos a missão de legislar, fiscalizar, e compreendo que essa Casa tem dado o seu exemplo a outros parlamentos, de compromisso e responsabilidade. Tragam projetos e propostas, pois ouviremos e buscaremos transformar a realidade da nossa cidade”, afirmou.
Já a vereadora Thannata da Equoterapia (Mobiliza) trouxe à pauta a situação enfrentada por mães atípicas no transporte público municipal. “Muitas mães atípicas têm me procurado esses dias para tentar resolver a questão do vale especial do AracajuCard, que é um direito, mas só se tiver acompanhado da mãe e do pai. O problema é que, muitas mães, ao levarem seus filhos à escola, conseguem utilizar o AracajuCard, mas, na volta, precisam ir a pé”, relatou. A vereadora disse que pretende procurar a prefeita para discutir alternativas e criticou, ainda, a ausência do INSS em uma audiência pública sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Thannata afirmou que elaborou uma moção de protesto por essa ação.
O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) fez um discurso de valorização da atuação parlamentar e também aproveitou para anunciar ações no bairro América. “O vereador vê o problema da saúde, na área da educação enfrenta uma luta diária. Essa Casa tem um papel de diálogo, de receber todas as pessoas e com a busca de resolver os problemas da sociedade. Cada um aqui tem o compromisso com o povo de Aracaju”, destacou. Ele ainda celebrou a entrega da Praça Frei Miguel, no bairro América, marcada para esta quarta-feira às 16h, e parabenizou o vereador Camilo pela realização de uma audiência pública voltada aos ambulantes da cidade.
O vereador Iran Barbosa (PSOL) utilizou seu tempo para fazer um apelo à Secretaria Municipal de Educação. Segundo ele, o modelo atual de reformas nas escolas da rede pública ocorre sem escuta da comunidade escolar. “As reformas ocorrem com a escola quase caindo, sem ouvir a sociedade e alinhar com eles uma data de início, de retorno e as atividades paralelas educacionais. É fundamental ouvir a comunidade escolar e verificar as suas necessidades, entendo que esse modelo é o mais comum, mas deixo o apelo”, declarou.
O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) também utilizou a tribuna e fez uso de vídeo para mostrar as atuais condições do gramado sintético de uma praça da comunidade Areia Branca, inaugurada há dois anos. Ele relatou problemas de desgaste na grama e falta de iluminação, solicitando manutenção por parte da Emurb. Além disso, Janelinha também celebrou o início de um projeto de ginástica noturna. “Começamos ontem, na Areia Branca, um projeto de ginástica noturna, que também está na Farolândia e no bairro São Conrado. Convido os moradores para às terças e quintas, às 19h30, na Praça Inácio Barbosa, no bairro Areia Branca”.
O vereador Levi Oliveira (PP) subiu à tribuna, em seu primeiro mandato, e destacou a experiência de viver o Dia do Vereador pela primeira vez como parlamentar. “Pela primeira vez, posso passar esse Dia do Vereador. Trouxe um estudante de jornalismo para entender como funciona o dia a dia dos vereadores”.
Encerrando os pronunciamentos, o vereador Lúcio Flávio (PL) também comemorou a data e parabenizou os colegas parlamentares. Lúcio também compartilhou parte de sua trajetória até entrar na política. “Queria distância da vida pública até então. Mas, João Tarantela, em 2018, disse que os bons não querem estar no ambiente político e aí sobram as cadeiras para os maus. Isso me tocou, e, em 2020, comecei a colocar meu nome na política. Hoje é o meu primeiro Dia do Vereador e louvo a Deus por isso”.
Fábio Meireles (PDT) lembra Dia do Vereador - 01 de outubro, o agente político mais próximo do povo
Para o vereador Fábio Meireles, mais que comemorar e trocar saudações é também uma data para se refletir sobre o verdadeiro papel do vereador na sociedade, possuindo uma função importante no município em que atua.
“Ele é o elo entre a população e o poder legislativo”, ressalta o vereador Fábio Meireles, que usou as redes sociais, hoje, para homenagear o Dia do Vereador - 01 de outubro. Para Fábio, o vereador é o agente político mais próximo do povo.
História e Origem do Dia do Vereador
O Dia do Vereador foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984. O Decreto de Lei definiu o dia 1º de outubro como Dia do Vereador, porque foi nesta data que o ex-imperador do Brasil, D. Pedro I , oficializou as normas que definem o cargo de vereador no país.
A Constituição da República de 1988 estabelece que, a cada 4 anos, haverá uma eleição direta e simultânea em todo o país para eleger novos vereadores, em cada município brasileiro.
Fábio Meireles enfatiza que o vereador é o fiscal do dinheiro público, o representante do povo. “Nos diversos papéis do vereador, a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar com o que considerar errado, priorizando o benefício coletiva”, ressalta.
Câmara de Aracaju celebra o dia do vereador e parlamentares destacam o compromisso com a população
O Dia do vereador é celebrado em 1º de outubro. Atualmente, a Câmara de Aracaju é composta por 26 vereadores, que compõem a legislatura de 2025-2028. O vocábulo vereador vem da palavra “verea”, que significa vereda ou caminho. Dessa forma, entende-se que os vereadores são representantes do povo, por simetria ao artigo 45 da Constituição Federal, que explica, por exemplo, sobre a Câmara dos deputados.
O Regimento Interno de cada Câmara Municipal destaca a importância da Mesa Diretora, como órgão orientador dos trabalhos. Ela é composta por 05 parlamentares, com mandato que dura 02 anos. O presidente da Câmara de Aracaju, o vereador Ricardo Vasconcelos, celebrou o dia e disse que “essa data me enche de alegria e orgulho. Ser vereador é ter a oportunidade de representar o povo aracajuano, ouvir suas demandas e transformar em ações que melhorem a vida de cada cidadão. Essa missão é um presente que carrego com responsabilidade e gratidão. Reafirmo, neste dia, o meu compromisso de seguir trabalhando com seriedade, dedicação e transparência, sempre ao lado da população de Aracaju. O nosso trabalho continua, porque o povo merece o melhor”, afirmou Ricardo.
O vice-presidente da Casa, o vereador Pastor Diego, explicou que “o vereador representa a população, sendo a sua voz. Ele ouve os seus anseios e, a partir dessas necessidades, elabora projetos de lei e fiscaliza ações que estão em andamento no poder executivo. Com isso, conseguimos construir uma sociedade cada vez melhor”.
Segundo o vereador Sgt. Byron, 1ª secretário da Mesa, “esse parlamentar está próximo às pessoas e, com isso, é cobrado pela população para que a política pública saia do papel. O papel é fundamental, pois, além de legislar, também fiscalizamos o serviço público. Espero que a população saiba, cada vez mais, do nosso papel. Em nossa casa legislativa, sinto que a população se sente representada em cada mandato”, afirmou.
O vereador Joaquim da Janelinha, 2º secretário da Mesa, disse que “estou muito feliz. Este é o meu segundo mandato na Câmara, e como sempre falo, o vereador é o elo entre o Executivo e as comunidades. Temos o papel de levar as demandas e com as emendas impositivas, que foi uma conquista, conseguimos levar benefícios para essas comunidades”.
A vereadora Moana Valadares, 3ª secretária da Mesa Diretora da Câmara de Aracaju, explicou que “hoje é um dia muito especial, no qual exaltamos a importância desse ofício, que é legislar, dentro da municipalidade e ser a voz do povo verdadeiramente falando, porque esse é o verdadeiro ofício do vereador. Estamos sempre com os ouvidos atentos, com um olhar atencioso para saber quais são as verdadeiras demandas, o que a população está precisando, para, assim, representar a vontade do povo”.
Entenda as funções do vereador
De forma resumida, as funções próprias do vereador são: legislar (ou seja, elaborar leis, como projetos de emenda à lei orgânica, projetos de lei complementar, projetos de resolução), fiscalizar, administrar e julgar agentes públicos em casos de quebra do decoro parlamentar. Os vereadores atuam, especialmente, para acompanhar a elaboração e execução do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Orçamento Anual (LOA), instrumentos que definem como o orçamento do município será aplicado.
A gestão municipal depende da aprovação das leis orçamentárias, assim como de legislações ligadas ao sistema tributário municipal. Os vereadores também aprovam os recursos financeiros, como a possibilidade do Poder Executivo obter um empréstimo, por exemplo, enquanto o gestor deve prestar contas dos gastos.
Pensando em ouvir as demandas da população, os vereadores podem realizar audiências públicas. Também é possível conceder homenagens, por meio da entrega de título de cidadão aracajuano. A população pode acompanhar o trabalho parlamentar da Câmara de Aracaju pelo site aracaju.se.leg.br, nas redes sociais @cmaracaju, na TV Câmara pelo canal 5.3, assim como no canal no youtube “Câmara municipal de Aracaju”.
Vereadores abordam avanços na saúde, investimentos no turismo e questoes ligadas ao transporte público
Na 82ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, realizada nesta quarta-feira (01), o Grande Expediente foi palco de elogios, cobranças e denúncias. O vereador Vinícius Porto abriu os discursos enaltecendo o trabalho da secretária de Saúde, Débora Leite, à frente da pasta. Segundo ele, a gestora tem garantido melhorias no atendimento, reduzindo o tempo de espera e humanizando os serviços. O vereador ainda destacou a apresentação do Relatório do 2º Quadrimestre da Saúde, que mostrou ações já executadas e respondeu às dúvidas dos parlamentares. Vinicius também comemorou os novos investimentos no turismo sergipano, citando a criação de um polo em Canindé, no Alto Sertão, com aporte superior a R$ 200 milhões para um complexo hoteleiro.
Na sequência, o vereador Bigode do Santa Maria agradeceu ao governo do Estado e à primeira-dama Érica Mitidieri, por receber representantes das famílias em situação de vulnerabilidade do bairro Santa Maria. Ele comemorou o anúncio da construção de uma nova escola na região e elogiou a secretária Débora Leite pela transparência ao apresentar os dados da saúde municipal. Bigode ainda ressaltou a qualidade do atendimento da UPA Desembargador Fernando Franco, embora tenha cobrado a contratação de mais profissionais. O parlamentar aproveitou o Dia do Vereador para relembrar a importância política de Jackson Barreto e João Alves Filho no desenvolvimento de Aracaju e Sergipe.
Já o vereador Breno Garibalde trouxe um vídeo de denúncia sobre os problemas de infraestrutura no bairro Aruana. Ele criticou a falta de planejamento urbano e defendeu com urgência a atualização do Plano Diretor, afirmando que Aracaju precisa pensar os próximos dez anos com seriedade. Breno também alertou para os riscos ambientais de um possível Data Center em Sergipe, que poderia consumir grandes quantidades de água e energia.
Encerrando o Grande Expediente, o vereador Camilo Daniel apontou a falência do sistema de transporte público em Aracaju. Ele defendeu a regulamentação do setor, citando a necessidade de uma mobilidade planejada e eficiente. Camilo ainda acusou a prefeitura de adquirir ônibus elétricos superfaturados e criticou a circulação de veículos sucateados e sem ar-condicionado, que continuam prejudicando a população.
Bloco Saudoso Tuca é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Aracaju
O Bloco Carnavalesco Saudoso Tuca, um dos mais tradicionais da capital sergipana e referência em solidariedade, agora integra oficialmente o Patrimônio Cultural Imaterial de Aracaju. A lei que oficializa o reconhecimento foi sancionada nesta segunda-feira (29) pela prefeita Emília Corrêa, em ato que contou com a presença do vereador Anderson de Tuca (União Brasil), idealizador do projeto, e do secretário de Governo, Itamar Bezerra.
Durante a assinatura, a prefeita destacou a relevância do bloco para a cidade e para a preservação da memória de Tuca, pai do parlamentar homenageado pela festa.
“O Bloco Carnavalesco Saudoso Tuca vai ser agora Patrimônio Cultural Imaterial de Aracaju. Eu sanciono com muita alegria, ao lado do vereador Anderson de Tuca, que está dando continuidade a essa história. Olha, isso é bonito demais, viu? Tenho certeza de que, onde o seu pai estiver, ele está feliz”, declarou Emília Corrêa.
Emocionado, o vereador Anderson de Tuca agradeceu à prefeita pela sensibilidade e reforçou a importância social do bloco.
“Quero agradecer à prefeita Emília por sancionar essa lei e também ao vereador Joaquim da Janelinha, que cobrou o projeto. São mais de 12 anos de história, e o Saudoso Tuca é hoje o bloco mais solidário de Aracaju, arrecadando todos os anos mais de 600 cestas básicas. O nosso compromisso vai além da festa, é também com a solidariedade. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou o parlamentar.
Com o título de Patrimônio Cultural Imaterial, o Saudoso Tuca passa a integrar o conjunto de manifestações populares que ajudam a contar a história e fortalecer a identidade cultural de Aracaju, unindo tradição, memória e solidariedade em uma das festas mais queridas da capital.
Vereador Sargento Byron reforça atuação da Câmara enquanto Casa do povo e de todas as categorias
Na sessão desta quarta-feira, 01, o vereador e 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB), reforçou seu posicionamento diante do diálogo com representantes da Associação dos Carroceiros de Aracaju, destacando a atuação da Câmara enquanto Casa do povo e de todas as categorias.
“Na tarde da terça-feira, diferentemente do que foi pontuado por alguns líderes de movimentos, me coloquei à disposição, junto a outros parlamentares desta Casa, para buscarmos entender as reivindicações do grupo que representava a Associação dos Carroceiros de Aracaju. É importante frisar que, desde a minha primeira legislatura, tanto eu quanto os demais vereadores da época não recebemos nenhuma demanda da categoria. Neste novo mandato também não. Então, é preciso ter muita responsabilidade em cada fala, pois jamais admitiremos que descredibilizem o trabalho realizado aqui”, destacou Byron.
Sobre o trabalho da categoria, Byron reforçou sua preocupação com a continuidade da atividade da forma como é exercida, declarando a urgência de apresentar propostas para uma transição segura do serviço, colocando em questão o respeito aos direitos dos animais e a busca por alternativas que garantam a dignidade desses trabalhadores.
“Agradeço o empenho dos vereadores nesta escuta, às falas sobre o meu posicionamento e afirmo que seguirei defendendo o nosso parlamento, pois estamos aqui por uma escolha do povo e sabemos desse valor. Vamos avançar com os representantes dos carroceiros, encaminhando as demandas necessárias para que possamos nos debruçar e entender a questão para um projeto de lei. Esse projeto deve ser construído por várias mãos, de modo que atenda aos pleitos da comunidade. Precisamos garantir a dignidade de trabalho e sustento desses trabalhadores e suas famílias, respeitando a causa animal e a segurança de todos”, concluiu Sargento Byron.
Iran Barbosa reivindica escuta da comunidade escolar para reformas em escolas
O vereador e professor Iran Barbosa (PSOL) apelou, da tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta quarta-feira (01), à prefeita Emília Corrêa e à secretária de Educação, Edna Amorim, para que reformulem o modelo de realização de reformas em escolas que tem predominado na rede pública municipal. O parlamentar defendeu que seja promovida e priorizada a escuta da comunidade escolar no processo de planejamento, autorização e execução das obras.
O parlamentar destacou a recente denúncia feita pelo Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) sobre os transtornos causados aos docentes e estudantes por ocasião da reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rachel Côrtes Rolemberg, localizada no bairro José Conrado de Araújo. As obras estão sendo executadas paralelamente à realização das aulas, provocando prejuízos para o processo de ensino, com os fortes ruídos de obra, poeira, diminuição dos espaços de circulação e de recreação dos estudantes, entre outros graves problemas.
“Infelizmente, há uma prática, que não é só aqui no município de Aracaju e não é apenas da atual gestão, de as reformas serem feitas ao arrepio da comunidade escolar, sem ouvi-la antes sobre qual o tipo de projeto que anseia; qual a necessidade da reforma; quando deve começar e quando deve terminar a obra. Não há nenhuma discussão prévia”, lamentou o parlamentar.
Iran apontou que, normalmente, as reformas só são executadas quando as escolas já se encontram em condições precárias, e que as gestões costumam decidir por conta própria o cronograma, surpreendendo a comunidade escolar com a execução das obras.
“É preciso mudar esse modelo. Não precisa ser nenhum engenheiro ou arquiteto para entender quais são as necessidades de uma escola. Aliás, os bons arquitetos devem dialogar sempre para entender primeiro quais são as demandas. É preciso ouvir antes os usuários e interessados. Por isso estou reivindicando a mudança desse modelo, que se repete gestão após gestão”, afirmou o vereador Iran Barbosa.
CMA aprova, em segunda discussão, a obrigatoriedade do teste de glicemia durante o procedimento de triagem e a instalação de GPS nos veículos de transporte escolar
A Câmara Municipal de Aracaju apreciou 20 proposituras durante a 82ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta quarta-feira (01/10). Ao todo, foram 16 projetos de lei, 02 recursos e 02 requerimentos. Confira o que foi aprovado na Casa Legislativa.
Projetos de lei aprovados em 1ª discussão
De autoria do vereador Bigode do Santa Maria (PSD), o Projeto de Lei nº 173/2024 denomina “Rotatória Kendra Gabriela Nunes Valença” a rotatória entre as avenidas Dr. Sílvio Cabral Santana e Inácio Barbosa, no bairro Aruana.
O Projeto de Lei nº 60/2025, de autoria do vereador Iran Barbosa (PSOL), declara o cajueiro como árvore símbolo do município de Aracaju e o seu pseudofruto, o caju, juntamente com a castanha, como patrimônios culturais materiais do município.
De autoria da vereadora Moana Valadares (PL), o Projeto de Lei nº 65/2025 dispõe sobre o hasteamento de bandeiras nos logradouros públicos de Aracaju. A parlamentar argumentou que a intenção foi “reforçar o civismo, o patriotismo e o respeito à bandeira”.
Alguns vereadores pediram para discutir a proposta. Elber Batalha (PSB) e Sonia Meire (PSOL) manifestaram-se contrários, por entender que a matéria é de competência federal. Já Vinícius Porto defendeu o projeto, destacando que se trata de uma bandeira nacional e não partidária. Camilo Daniel (PT) e Breno Garibalde (Rede) questionaram se, pela redação atual, ficaria proibido o hasteamento de bandeiras em grandes eventos.
Em resposta, Moana Valadares esclareceu que esse não era o intuito e se mostrou aberta a aprimorar o texto com contribuições dos parlamentares. O projeto foi aprovado em votação simbólica, com votos contrários de Camilo Daniel, Elber Batalha e Sonia Meire, além da abstenção de Breno Garibalde.
Já o Projeto de Lei nº 115/2025, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), disciplina a forma de publicidade nos postos de combustível em proteção ao consumidor. A proposta determina que os postos divulguem, em sua principal placa de preços, os valores reais cobrados por litro, discriminando as variações conforme a forma de pagamento e para todas as modalidades de combustível comercializadas.
Todos os projetos foram aprovados e seguem para segunda discussão.
Projetos de lei aprovados em 2ª discussão
O Projeto de Lei nº 73/2024, de autoria do vereador Breno Garibalde (Rede), revalida a utilidade pública do grupo cultural, social e recreativo Quadrilha Junina Xodó da Vila, fundada em 23 de fevereiro de 1992 por trabalhadores da extinta Vila Romana e surgiu com o objetivo de preservar a tradição e cultura do povo sergipano. O documento ainda destaca que a entidade sem fins lucrativos tem desempenhado um papel crucial na comunidade do Jardim Esperança, proporcionando uma variedade de atividades que promovem o fortalecimento dos laços sociais.
Também de Breno Garibalde, o Projeto de Lei nº 246/2024 reconhece a utilidade pública da instituição Itaka Escolápios Aracaju, que atua na transformação social por meio da educação e na promoção da inclusão e da redução das desigualdades.
De autoria do vereador Elber Batalha (PSB), o Projeto de Lei nº 196/2024 dispõe sobre a obrigatoriedade do teste de glicemia no procedimento de triagem da rede de saúde municipal. De acordo com a justificativa do projeto, a implementação do teste apresenta-se como uma medida essencial para a promoção da saúde pública e prevenção de complicações decorrentes de desordens glicêmicas. Já o Projeto de Lei nº 211/2024, também de sua autoria, regulamenta o uso do bracelete azul para identificação de pessoas diabéticas em Aracaju.
O Projeto de Lei nº 319/2024, de autoria do vereador Pastor Diego (União Brasil), reconhece a utilidade pública da Associação dos Pastores e Evangélicos do bairro Santa Maria e adjacências.
De autoria do vereador Sargento Byron (MDB), o Projeto de Lei nº 21/2025 dispõe sobre a identificação e o cadastramento de vendedores e compradores de sucatas e ferro-velho, incluindo a verificação da procedência do material negociado.
O Projeto de Lei nº 92/2025, de autoria do vereador Camilo Daniel (PT), reconhece o Circuito Arrudeio como patrimônio cultural imaterial do município de Aracaju.
De autoria do vereador Levi Oliveira (PP), o Projeto de Lei nº 149/2025 institui o dia 9 de julho como “Dia Municipal da Igreja Universal do Reino de Deus”, em Aracaju.
Já o Projeto de Lei nº 153/2025, de autoria do vereador Miltinho Dantas (PSD), reconhece como patrimônio histórico, cultural e material o cajueiro situado na Praça Monteiro Lobato, no bairro Inácio Barbosa.
De autoria do presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), o Projeto de Lei nº 204/2025 obriga a instalação de sistema de posicionamento global (GPS) em veículos de transporte escolar, tornando o rastreamento requisito essencial para a emissão da licença de operação.
O Projeto de Lei nº 257/2025, de autoria da vereadora Professora Sonia Meire (PSOL), institui a Semana de Conscientização sobre a Doença Falciforme, a ser realizada anualmente na semana do dia 19 de junho, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme.
Todos os projetos foram aprovados e seguem para redação final.
Recursos
O Recurso nº 1/2025, de autoria do vereador Miltinho Dantas (PSD), foi interposto contra a decisão da Comissão de Justiça e Redação sobre o Projeto de Lei nº 11/2025, que proíbe a fabricação, distribuição, comercialização e uso de armas de gel (“gel blasters”) em Aracaju.
O autor justificou que normas semelhantes foram adotadas em outros municípios, especialmente para proteger foliões no Carnaval. Já o relator da Comissão, Elber Batalha, argumentou que a matéria é de competência da União. Miltinho afirmou que ajustará a nomenclatura para que fique adequada e que ficará definido que será proibida a utilização desses produtos. O recurso foi aprovado, com voto contrário apenas de Elber Batalha.
O Recurso nº 11/2025, de autoria do vereador Breno Garibalde (Rede), foi interposto contra a decisão da Comissão de Justiça e Redação sobre o Projeto de Lei nº 146/2025, que prevê reserva de leitos em maternidades para mães em situação de perda gestacional.
O parlamentar defendeu que a medida busca proteger as mulheres em momento de luto. Elber Batalha reconheceu o caráter humanitário, mas votou contra, alegando essa medida teria impacto financeiro e não apresentava de onde iriam sair os recursos. Breno explicou que a medida já é praticada em maternidades locais e que a lei visa apenas assegurar sua continuidade. O recurso foi aprovado, com voto contrário apenas de Elber Batalha.
Ambos os recursos foram aprovados em votação nominal.
Requerimentos
Como não houve votação na sessão anterior devido à prestação de contas da secretária municipal de Saúde, o Requerimento nº 367/2025, de autoria do vereador Camilo Daniel (PT), foi apreciado nesta sessão. O documento solicitava a realização de audiência pública sobre a retirada de ambulantes do centro de Aracaju, realizada na última segunda-feira (29/09).
Já o Requerimento nº 381/2025, de autoria dos vereadores Elber Batalha (PSB) e Miltinho Dantas (PSD), solicita audiência pública em comemoração aos 80 anos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB Aracaju), no dia 07 de outubro de 2025, às 14h30.
Os dois requerimentos foram aprovados em votação única.
Vereadora Thannata da Equoterapia denuncia bloqueios no passe especial e exige solução para mães atípicas
Na sessão desta terça-feira (01), na Câmara Municipal de Aracaju, a vereadora Thannata levou ao plenário as dificuldades enfrentadas por mães atípicas no uso do passe especial do Aracajucard, destinado a pessoas com deficiência.
Segundo a parlamentar, o benefício só pode ser utilizado quando a mãe ou o pai está acompanhado da criança, o que inviabiliza situações cotidianas. “As mães conseguem usar o passe para levar os filhos à escola, mas não podem utilizá-lo na volta para casa, porque estão desacompanhadas da criança. Muitas acabam tendo que voltar a pé, percorrendo longas distâncias”, destacou.
Outro problema apontado por Thannata é a exigência, em alguns ônibus, de que a mãe levante a criança para mostrar às câmeras. Caso contrário, o cartão é bloqueado. “Já é um desgaste enorme passar pela catraca com uma criança atípica, e ainda exigirem que ela seja erguida. Muitas mães estão há mais de 30 dias com o passe bloqueado, sem poder utilizar o transporte público, que muitas vezes é o único meio para chegar às terapias e escolas”, denunciou.
A vereadora afirmou já ter solicitado uma reunião com a prefeita Emília Corrêa e com o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, em busca de uma solução. “Esse problema atinge não só mães de Aracaju, mas de toda a Grande Aracaju. Resolver essa questão é garantir dignidade para quem já enfrenta tantas dificuldades”, finalizou.
Levi Oliveira sugere implementação de cursos de educação financeira na educação básica e instalação de parques inclusivos para crianças com deficiência
A transição para a vida adulta frequentemente traz desafios financeiros para os jovens, especialmente após a conclusão do ensino médio, quando começam, muitas vezes de forma repentina, a lidar com planejamento financeiro e gestão de dívidas. Com o intuito de preparar os estudantes aracajuanos para essa etapa, o vereador Levi Oliveira (PP) apresentou uma indicação para a implementação de cursos de Educação Financeira voltados aos jovens do município, promovendo autonomia e responsabilidade na administração dos recursos financeiros.
De acordo com Levi Oliveira, a proposta poderá ser desenvolvida em parceria com escolas municipais, universidades e instituições de ensino técnico, oferecendo palestras, oficinas e cursos práticos. Com mais conhecimento sobre finanças, os alunos terão condições de tomar decisões mais conscientes sobre gastos, investimentos e poupança, além de desenvolver habilidades importantes, como organização e pensamento crítico.
Para o parlamentar, a educação financeira é uma ferramenta essencial para a formação cidadã e para o futuro profissional dos estudantes, abrangendo temas como planejamento financeiro, poupança, impostos, uso responsável do crédito e empreendedorismo. “Oferecer cursos de educação financeira vai ajudar nossos adolescentes a se prepararem melhor para a vida adulta. Eles poderão fazer escolhas mais conscientes sobre o dinheiro, evitar dívidas desnecessárias e se tornar cidadãos mais confiantes e prontos para os desafios econômicos e sociais que vão encontrar”, explicou.
Ainda em relação à educação no município, o vereador encaminhou uma indicação à Prefeitura para a inclusão de pessoas com deficiência nos parques infantis. A proposta prevê a instalação de parques inclusivos, equipados com brinquedos adaptados para crianças com deficiência, garantindo igualdade no acesso ao lazer. O objetivo é a criação de espaços seguros e adequados para que todas as crianças possam brincar, socializar e se desenvolver, promovendo acessibilidade plena.
O texto protocolado pelo parlamentar ressalta que o direito ao lazer é assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e deve contemplar todas as crianças, sem distinção. “A implantação de parques inclusivos representa não apenas um avanço em termos de acessibilidade, mas também um investimento na construção de uma cidade mais acolhedora e igualitária, que valoriza a diversidade e o convívio comunitário”, afirmou.
Vereadora Thannata da Equoterapia critica ausência do INSS em audiência sobre cortes no BPC e afirma que seguirá em busca de justiça pelas pessoas com deficiência
A vereadora Thannata voltou a criticar a postura do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) diante das demandas de famílias atingidas pelos cortes no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Na semana passada, a parlamentar promoveu uma Audiência Pública para tratar do tema, que mobilizou dezenas de mães e lotou o plenário da Câmara Municipal.
Apesar dos convites oficiais e contatos diretos, nenhum representante do INSS compareceu.
“Convidamos a Superintendência Regional do Nordeste, a gerência do INSS em Aracaju e até enviei mensagens pessoais. A resposta foi que não poderiam comparecer, nem enviar representante. Isso não é uma falta comigo, é uma falta de respeito com as mães e famílias que vieram em busca de respostas”, criticou.
Thannata lembrou que o BPC é um direito garantido por lei federal e afirmou que o INSS não está cumprindo seu papel. Como resposta, os vereadores aprovaram uma Moção de Protesto e devem encaminhar também uma Moção de Repúdio contra a postura do órgão.
“O INSS perdeu a oportunidade de dar respostas e ouvir as famílias. Vamos continuar cobrando, porque não se trata de política, e sim de dignidade e sobrevivência”, afirmou a vereadora.
CPI do Natal Iluminado realiza 5ª reunião ordinária
Na manhã desta quarta-feira (01/10) foi realizada a 5ª reunião ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito do Natal Iluminado 2024. A comissão apura indícios de irregularidades no Contrato nº 54/2024, firmado entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a empresa Vasconcelos e Santos Ltda. O acordo destinou o valor de R$ 10.028.782,58 para viabilizar a decoração natalina da cidade.
De autoria do vereador Isac Silveira, presidente da comissão, foi aprovado um requerimento de documento referente ao memorando nº 97.698/2024, sobre a contratação da empresa especializada em iluminação. O parlamentar explicou a dinâmica do encontro:
“A reunião foi dividida em duas partes. A primeira, aberta à imprensa, para votar o requerimento de uma informação que fora enviada pela Emsurb sobre o processo de execução do Natal Iluminado. E a segunda parte, interna, com a equipe técnica da assessoria para ouvir a análise deles. Estamos buscando avançar para a parte das oitivas desse contrato vultoso, mas temos que aprovar esse último requerimento, porque nada pode ser analisado sem que o fiscal do contrato tenha um documento assinado por ele.”
O vereador explicou ainda que, após a conclusão dos trabalhos da CPI, os trâmites seguintes serão definidos. “A partir disso, analisaremos se pode ensejar ou não uma denúncia ao Ministério Público. Vamos entregar um relatório final às instituições corresponsáveis pela fiscalização e, posteriormente, teremos a efetiva decisão dos órgãos de controle e do Judiciário".
Câmara Municipal deve apreciar, nesta quinta-feira (02/10), projeto de lei que regulamenta transporte alternativo em Aracaju
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) deve votar nesta quinta-feira (02/10) o Projeto de Lei Complementar nº 391/2025, que define normas sobre o Serviço de Transporte Complementar Urbano. O projeto foi enviado pela Prefeitura de Aracaju na semana anterior. Na mensagem enviada à CMA, o Executivo solicitou urgência na apreciação da propositura.
Sobre o projeto
O texto inclui no sistema de transporte do município os serviços de transporte coletivo escolar, táxi, fretamento e transporte complementar urbano. A propositura também estabelece regra transitória, dispondo que, até a implementação definitiva do sistema, com a edição do regulamento pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), as cooperativas devidamente registradas e constituídas há pelo menos três anos deverão prestar os serviços de “Transporte Complementar”.
Luta histórica
De autoria do vereador Pastor Diego (União Brasil), a emenda que permite a regulamentação do transporte complementar foi aprovada em 2023. Ela alterou o Inciso XII do Artigo 234 da Lei Orgânica, estabelecendo que o Município tem competência para conceder, permitir ou autorizar, além dos serviços de transporte coletivo, escolar, táxi e fretamento, os serviços de transporte complementar urbano. Nesta modalidade estão inclusos transporte por aplicativos, mototáxis e os chamados táxis-lotação.
Com essa aprovação, aguardava-se apenas o envio do projeto de regulamentação por parte do Poder Executivo, o que ocorreu no dia 24 de setembro.
Breno Garibalde chama atenção para os impactos da falta de planejamento urbano em Aracaju
Durante o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju na quarta-feira, 01 de outubro, o vereador Breno Garibalde chamou atenção para os problemas gerados pela ausência de planejamento urbano em diferentes bairros da capital, citando como exemplos a Aruana e o Luzia. Segundo ele, o crescimento populacional acelerado, motivado pela especulação imobiliária, não foi acompanhado da infraestrutura necessária para atender às demandas da comunidade.
O parlamentar destacou que o bairro Aruana é um dos casos mais evidentes da falta de infraestrutura. “No bairro, estão chegando muitos condomínios, chega muita gente para morar e o tamanho das vias é o mesmo. Uma via que recebia 10, 20 carros, agora está recebendo 100, 200, 300. Assim, não tem cidade que dê certo. Precisamos repensar isso. Esse modelo de desenvolvimento está fadado ao fracasso”, afirmou.
Ele citou como exemplo a rua Maria Vasconcelos, que concentra pontos comerciais e já tem características de avenida, mas não possui capacidade viária para comportar o tráfego intenso. “Isso gera um problema muito grande de mobilidade urbana”, alertou.
No bairro Luzia, a situação é semelhante. “É muita gente para uma estrutura viária que não comporta. Se são feitos empreendimentos para o Minha Casa Minha Vida, essa população vai utilizar o posto de saúde, a escola pública do bairro, e em muitos bairros da nossa cidade, essa infraestrutura é falha”, acrescentou o vereador.
O vereador também reforçou a importância da revisão do Plano Diretor de Aracaju, parada há 25 anos e já em sua quarta tentativa de atualização. “Se a gente não anda com esse Plano Diretor, a cidade é cada vez mais impactada negativamente. Quem sofre com isso é a população que continua sem infraestrutura adequada no seu bairro”, declarou.
Para Breno Garibalde, a revisão é urgente para garantir qualidade de vida à população. “Precisamos de planejamento em várias áreas da nossa cidade. Não se faz gestão sem planejamento. O Plano Diretor é um planejamento a longo prazo, para pensar a cidade para os próximos dez anos. Isso precisa ser feito urgente. O atraso dele impacta em setores básicos como educação, saúde, na qualidade de vida dos aracajuanos e principalmente no meio ambiente”, finalizou o parlamentar.
Ricardo Vasconcelos participa de agenda em Brasília em defesa da zona de expansão de Aracaju
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), esteve em Brasília nesta quarta-feira (1º) cumprindo uma importante agenda política em defesa dos interesses da capital sergipana.
Ao lado da deputada federal Katarina Feitoza (PSD) e do senador Alessandro Vieira (MDB), Ricardo participou de reunião com o deputado federal do Maranhão, Hildo Rocha (MDB), autor do PLP 6/2024, proposta que trata da regulamentação das divisões territoriais e da resolução de conflitos entre municípios.
Na fala do parlamentar, Ricardo destacou que o objetivo é garantir que as demandas da Zona de Expansão sejam atendidas de forma definitiva, assegurando que a região permaneça em território aracajuano e garantindo, assim, a qualidade de vida da população que ali reside.
A expectativa é que, ainda no mês de outubro, seja realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), com a presença do deputado Hildo Rocha, para debater o tema e definir novos encaminhamentos. “Com diálogo, união e empenho, acredito que conquistaremos uma solução concreta para nosso município. O trabalho continua, sempre em defesa do povo aracajuano!”, concluiu o vereador.
Elber Batalha alerta para importância da prevenção ao câncer de mama no Outubro Rosa
Nessa terça-feira, 1º de outubro, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Elber Batalha (PSB) marcou o início do Outubro Rosa com um alerta sobre a importância da conscientização e da prevenção ao câncer de mama. Com dados, ele reafirmou o compromisso do seu mandato com a causa.
Elber lembrou que, mesmo com os avanços nas campanhas e nos cuidados preventivos, a doença ainda causa muito sofrimento e ceifa de milhares de vidas. “Mais de 73 mil mulheres foram diagnosticadas no último triênio no Brasil e cerca de 18 mil morreram acometidas por essa doença”, informou na tribuna.
O parlamentar também fez questão de enaltecer o trabalho de profissionais da saúde e de instituições que atuam na causa, como os mastologistas Karina Ferreira, Michel Fabiano, Silvia e Cláudio Mitidieri, além de organizações como Mulheres do Peito e agora o Instituto Sheyla Galba, antes capitaneados pela ex-vereadora Sheyla Galba e o grupo Flores de Aço, liderado pela sua amiga e assessora Marcela Nabuco.
Para Elber, ainda mais investimentos precisam ser feitos para essas pacientes. “Que mais investimentos sejam feitos na prevenção e no combate ao câncer de mama, garantindo acolhimento e esperança às mulheres que enfrentam essa luta”, concluiu.
Vereador Joaquim da Janelinha expande projeto de saúde e bem-estar no bairro Areia Branca
O vereador Joaquim da Janelinha esteve no bairro Areia Branca, nesta semana, para acompanhar de perto a realidade da comunidade e levar novas ações de saúde e qualidade de vida. Durante a visita, ele destacou a necessidade de manutenção no campo de futebol da praça Inácio Barbosa, inaugurado há cerca de dois anos, que hoje apresenta problemas no gramado sintético e na iluminação — dos três postes instalados, apenas um está funcionando. O parlamentar reforçou que vai encaminhar as demandas à Emurb para que o espaço volte a ser plenamente utilizado pela população.
Ao lado da vistoria, Joaquim também celebrou a expansão do projeto de ginástica comunitária, o ‘Mais Saúde’, que já acontece em outros bairros de Aracaju e agora chegou no Areia Branca. A iniciativa, que começou há mais de sete anos no Paraíso do Sul, nasceu como um espaço de promoção da saúde física e mental, reunindo moradores em atividades que estimulam o corpo e fortalecem os laços comunitários.
“Esse projeto vai muito além do exercício físico. Ele melhora a saúde emocional, promove bem-estar e dá oportunidade a quem não tem condições de pagar uma academia. É totalmente gratuito e tem sido muito bem recebido por todas as comunidades por onde passa”, destacou Joaquim.
No Areia Branca, a ação acontece às terças e quintas-feiras, a partir das 19h30, na Praça Inácio Barbosa, ao lado da futura Unidade Básica de Saúde do bairro. As aulas são comandadas pela professora Helen, em parceria com lideranças locais como Elmo e Ruth, que já desenvolviam iniciativas semelhantes na região, mas que estavam paradas há alguns meses.
Com frutas, acolhimento e muita energia positiva, o projeto tem se consolidado como uma ferramenta de inclusão e cuidado com a população. “É gratificante ver o sorriso das pessoas, ouvir que essa atividade faz diferença na vida delas. É isso que nos motiva a continuar e ampliar cada vez mais”, afirmou Joaquim.
A proposta segue firme em diversos pontos da capital, incluindo o Paraíso do Sul, Farolândia e São Conrado, alcançando centenas de famílias e reforçando a importância de iniciativas que unem atividade física, saúde mental e fortalecimento comunitário.
Retirada dos ambulantes do centro de Aracaju : vereador Camilo Daniel realiza audiência pública
Na tarde da segunda-feira, 29, o vereador Camilo Daniel conduziu audiência pública para debater com os trabalhadores informais do centro de Aracaju, o legislativo municipal e os órgãos municipais acerca da proposta da prefeitura em realocá-los para um ponto fixo.
O vereador Camilo Daniel destacou que o objetivo da audiência proposta por ele é construir um diálogo entre os trabalhadores e a prefeitura para que ninguém saia no prejuízo, “estamos quase no fim do ano, esses trabalhadores tiram seu sustento no centro e não há como retirar sem uma solução que seja construída junto com eles e que não haja nenhuma truculência ,como houve no passado”, declarou.
A representante dos ambulantes Rita de Cássia é contra a proposta da prefeitura, de acordo com ela “se perguntar aos mais de 400 ambulantes, nenhum quer ir. A área sugerida fica distante e não tem fluxo de pessoas, como vamos vender se ninguém passa lá”, questiona. Rita ainda destaca que a retirada dos ambulantes afeta as mães solo que trabalham no centro e tiram toda sua renda dali. Para ela , “a solução não é retirar é organizar, se pensar melhor dá pra todo mundo continuar onde está sem retirar ninguém”, afirmou. A trabalhadora também desmentiu a declaração de que os ambulantes atrapalham os turistas e os cadeirantes, segundo ela “isso nunca existiu, inclusive ajudamos dando muitas informações e até descemos cadeiras de rodas quando não tem rampa”.
Compuseram a mesa da audiência o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos – (EMSURB), Hugo Esoj; a vereadora Selma França; o presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/SE, Frank Deering; o presidente da Associação Comercial de Sergipe (Acese), Maurício Vasconcelos; e representando os trabalhadores informais do centro de Aracaju Rita de Cássia e Ranieri Pereira.
O presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/SE, Frank Deering ,sugeriu a criação de uma comissão entre as partes para que as soluções sejam pensadas em conjunto com Ministério Público.
O presidente da Emsurb, Hugo Esoj, garantiu que os trabalhadores não serão prejudicados e que a proposta da prefeitura é oferecer outro local com condições dignas de trabalho, diferente do que foi feito anteriormente em que usaram tratores para desocupar as áreas.
O vereador Camilo Daniel finalizou a audiência comunicando que a comissão criada para resolver a situação já tem audiência com a prefeitura e o Ministério Público, que será mantido o diálogo entre os órgãos e os trabalhadores.
Também acompanharam a audiência os vereadores Soneca, Anderson de Tuca, Joaquim da Janelinha, Sônia Meire e Lúcio Flávio.
Elber Batalha defende voto direto na advocacia na escolha do quinto constitucional
O vereador Elber Batalha (PSB) destacou a importância da participação direta da advocacia no processo de escolha do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil/ Seccional Sergipe (OAB/SE) para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe nessa quarta-feira, 1º de outubro, na Câmara Municipal de Aracaju. Para ele, a democracia deve sempre guiar todas as decisões da ordem.
Elber usou o seu tempo, como líder do partido, para ressaltar como um avanço a adoção de cotas de gênero, raciais e para pessoas com deficiência, mas enfatizou que a consolidação do voto direto como regra geral fortaleceria ainda mais a democracia interna da instituição.
Segundo ele, a atual eleição direta só foi possível graças a uma decisão judicial obtida pelo advogado Aurélio Belém, garantindo que todos os advogados e advogadas pudessem participar do processo. “O cargo de desembargador é vitalício e impacta a vida dos sergipanos por décadas. Por isso, é fundamental que a escolha seja feita com a participação ampla da classe, e não restrita a um pequeno grupo”, afirmou na tribuna.
Elber também destacou a trajetória histórica da OAB na defesa da democracia e falou que esse princípio deve guiar a entidade. “A prova do nosso compromisso democrático se dá justamente quando estamos no poder. Espero que, no futuro, não apenas as eleições para a presidência da seccional, mas também para os cargos do quinto constitucional sejam sempre decididas pelo voto direto da advocacia”, concluiu.
Projeto de Lei complementar que regula transporte alternativo em Aracaju é destaque no Pequeno Expediente da Câmara de Vereadores
Durante o Pequeno Expediente da 83º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju, realizada na manhã desta quinta-feira,02, diversos assuntos de interesse da coletividade foram abordados.
O vereador Mauricio Maravilha (União Brasil) foi o primeiro orador a fazer uso da tribuna no Pequeno Expediente. O parlamentar começou a fala com a inauguração da praça Frei Miguel, em frente ao Santuário São Judas Tadeu, no bairro América. “Essa obra veio proporcionar não só a valorização do artista, trazendo vida àquela praça, mas também lazer para toda a comunidade, qualidade de vida para a população. Precisamos pensar no que cada comunidade precisa e não fazer obras por fazer. O diferencial dessa obra é que há mais áreas verde do que concreto”. Mauricio Maravilha também destacou que a deputada Federal Yandra Moura apresentou à comissão especial da Câmara dos Deputados a PEC 14/2021, sobre a garantia sobre regras de contratação e direito a aposentadorias a agentes comunitários de saúde e endemias.
O vereador Milton Dantas (PSD) ocupou a tribuna em seguida e destacou a presença dos motoristas que realizam o transporte alternativo na frente da sede da Câmara Municipal de Aracaju. Os trabalhadores aguardam a votação do Projeto de Lei Complementar nº 391/2025, que define normas sobre o Serviço de Transporte Complementar Urbano. “Desde o início da manhã, já tinham taxistas aqui em frente à Câmara fazendo reivindicações justas. É uma luta antigas dos taxis -lotação, também é um direito deles”, declarou. O vereador ainda comentou sobre a estreia do time feminino de futebol do Confiança na Copa Maria Bonita, no estado de Pernambuco.
O vereador Pastor Diego (União Brasil) iniciou seu discurso afirmando que repudia uma convocação do Partido da Causa Operário (PCO) para celebrar os dois anos de um ato do grupo Hamas contra o povo de Israel. “A gente conceber que existe um partido político devidamente constituído em nossa nação, no qual ele convoca um ato em São Paulo para celebrar dois anos de um ato terrorista em que vidas inocentes foram ceifadas, crianças sequestradas, famílias parecerem. A gente imaginar que em nosso país existe um partido de esquerda que convoca um ato de celebração para um ato de covardia, para um ato terrorista é um absurdo, mostra o retrocesso que o país vive”.
Pastor Diego afirmou que a aprovação do Projeto que regulariza o transporte alternativo em Aracaju é um momento histórico para esses profissionais. “Essa regularização é uma realidade em diversas capitais. Nós trabalhamos com muita cautela para fazer justiça e deixar que esses país de família deixem de ser chamados de clandestinos para serem reconhecidos com o trabalham que desempenha. Nós estamos recebendo diversos taxistas bandeirinhas pedindo para participar dessa regulação também. Nós vamos hoje votar com muita alegria essa regulamentação e posteriormente vamos abrir uma discussão de como nós podemos atender e cuidar da classe dos bandeirinhas em Aracaju”, pontuou.
O vereador Sávio de Vardo (Podemos) parabenizou a prefeita Emília Corrêa pela entrega da escola Maria Givalda no bairro Soledade. “Essa escola passou por uma ampla reforma, requalificação e expansão e agora passará a atender mais de 400 crianças na creche, ensino integral e na pré-escola. Todos nós dessa Casa sabemos da importância que as creches têm para as mães que precisam trabalhar e infelizmente não tem com quem deixar seus filhos. Por isso , celebro com muita alegria a entrega dessa unidade”.
A vereadora Selma França (PSD) lembrou na tribuna que ontem, dia 1º de outubro, foi comemorado o dia da pessoa idosa. “É uma data que nos convida a reconhecer o valor e a atribuição de quem já fez tanto por nossa cidade e pelo mundo. É também um momento de reafirmar o compromisso e de lutar por políticas públicas que assegurem dignidade respeito e qualidade de vida para nossos idosos. O idoso é memória viva, é raiz e sabedoria, mas infelizmente muitos enfrentam abandono, preconceitos e dificuldade no acesso aos serviços básicos. Não podemos limitar essa reflexão a uma data no calendário, precisamos transformar esse compromisso em ação permanente”, afirmou Selma.
O vereador Sgto Byron Estrelas do Mar (MDB) levou ao plenário um vídeo produzindo pela Secretaria de Segurança Público sobre o trabalho das forças policias de Sergipe. “Esse documentário está sendo para que a sociedade conheça o que é ser um policial militar. Quais os desafios, medos, inseguranças e o sentimento de devoção em proteger a sociedade. É um material de grande importância e bem construído”. O vereador também parabenizou a secretária estadual de esportes pela entrega de novos uniformes de atletas para disputa dos jogos escolares brasileiros e paralimpíadas escolares.
O vereador Vinicius Porto (PDT) saudou os trabalhadores do transporte alternativo que comparecem à CMA na manhã desta quinta-feira,02. “Quero abraçar todos os trabalhadores que dedicam sua vida a favor do transporte em Aracaju. Diversas cooperativas que lutam para que suas famílias tenham uma vida digna. Aqui se encontram homens e mulheres trabalhadores que atuam na Zona Sul da nossa cidade. Todos têm que ser respeitados, abraçados e agraciados por todos nós. São homens e mulheres que estão pedindo uma oportunidade. São trabalhadores que lutaram por muito tempo por esse direito. E agora a prefeita Emília envia esse projeto para regulamentar atividade desses trabalhadores.
O vereador Alex Melo (PRD) falou sobre uma ação realizada no final de semana no bairro Santa Maria. “É o nosso gabinete itinerante. Reunimos em torno de 250 para levar serviços. A população foi assistida, acompanhada. Tivemos palestras sobre valorização pessoal, teste de glicemia, pessoas cortando cabelo, atendimento de nutricionista e de advogados. É um trabalho que é gratificante por que quando você leva a estrutura do seu gabinete para atender a população, você vê a felicidade das pessoas. Esse é um trabalho que procuramos realizada na cidade de Aracaju em todos os bairros.
O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) informou que hoje acontece o lançamento do livro ‘Tuca e a caravana da esperança’, sobre a vida do radialista Tuca, pai do vereador. “Quem escreveu o livro foi minha mãe, que é professora de história. Meu pai era um verdadeiro humanista, sempre as pessoas iam lá em casa procurando ajuda e ,independente de período eleitoral, ele as ajudava. São 132 páginas de uma história de alguém que mudou a vida de várias pessoas, até mesmo de outros estados”. Anderson de Tuca reforçou que o dia de hoje é histórico e parabenizou a prefeita pelo envio do projeto regulamentando o trabalho dos táxis- lotação.
O vereador Binho (Podemos) dirigiu seu discurso aos representantes de cooperativas de transporte que ocupavam a galeria da CMA. “Eu me lembro da luta dessa classe. Pagando multa, lutando, buscando para que esses guerreiros e guerreiras pudessem ser reconhecidos e respeitados. Essa Casa vem trabalhando com a liderança de Ricardo Vasconcelos, é uma vitória em conjunto com a prefeita Emília Corrêa”.
O vereador Breno Garibalde (Rede) deu continuidade às falas a respeito da aprovação do projeto de Lei Complementar nº 391/2025, que define normas sobre o Serviço de Transporte Complementar Urbano. É uma luta histórica, é um dia histórico para esse parlamento e para esses ´pais de família que saem todos os dias sem saber se retornarão com o dinheiro para o pão de cada dia. Parabéns à prefeita Emília Corrêa. Passaram vários, todos prometiam e nenhum teve a coragem de mandar o projeto para Casa. Precisamos desses trabalhadores para garantir o ir e vir da população com segurança, muitas vezes fazendo o que o transporte público não faz. Estou muito feliz em contribuir com a aprovação desse projeto. Essa conquista será desses trabalhadores”.
Vereadores de Aracaju aprovam urgência para regulamentação do Transporte Complementar
A Câmara Municipal de Aracaju realizou, nesta quinta-feira (02), a 83ª Sessão Ordinária do ano, com uma pauta que reuniu 16 proposituras: 13 projetos de lei, dois projetos de resolução e um requerimento. O grande destaque do dia foi a aprovação do requerimento de urgência nº 370/2025, apresentado pelo vereador Isac Silveira, que abre caminho para a análise imediata do Projeto de Lei nº 391/2025, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta o Serviço de Transporte Complementar Urbano.
De acordo com a proposta enviada pela Prefeitura, o transporte complementar terá atuação restrita à zona sul da cidade e será fiscalizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O modelo funcionará por meio de autorizações precárias, pessoais e intransferíveis, exigindo vínculo dos motoristas a cooperativas. O texto também estabelece regras de operação, limites de tarifa — que não poderá ultrapassar 50% do valor cobrado no transporte coletivo convencional —, requisitos para os veículos e garantias aos usuários. A medida é considerada pela prefeita Emília Corrêa como um marco para a mobilidade da capital, que há décadas convivia com a ausência de regulamentação no setor.
Projetos de lei em 2ª votação
Os parlamentares aprovaram quatro projetos de leis que instituem datas comemorativas em Aracaju. O PL Nº 155/2025, de Alex Melo, que institui o dia 19 de fevereiro como "Dia Municipal do Esportista", o PL nº 225/2025, de Camilo Daniel, inclui o Dia do Vidraceiro no calendário. De autoria de Selma França, foi aprovado projeto de lei nº 245/2025, que altera a lei nº 3.675/2009 que cria o "Dia do Vendedor Ambulante" e, por fim, de autoria de Breno Garibalde, o PL nº 254/2025, cria o “Dia Municipal do Corretor de Imóveis”.
Também de autoria de Breno Garibalde foi aprovado o projeto de lei nº 186/2025, que denomina a Rua Dr. Wagner da Silva Ribeiro, a atual Rua D, no loteamento Praia do Refúgio, no bairro São José dos Náufragos.
Projetos de lei em 1ª votação
No âmbito cultural, foram aprovados quatro projetos de lei. O PL nº 159/2025, de Binho, que reconhece o Centro de Criatividade Governador João Alves Filho como patrimônio histórico e material de Aracaju. Já o projeto de lei nº 161/2025, de Alex Melo, inclui ,no calendário de eventos da cidade, a campanha "Outubrinho Rosa", dedicado à conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde feminina na infância e na adolescência. O PL nº 181/2025, de Miltinho Dantas , reconhece como Patrimônio Histórico e Cultural o restaurante 'O Miguel" e o projeto de lei nº 194/2025, da Professora Sonia Meire, estabelece lugares de memórias na capital.
Já o vereador Élber Batalha aprovou o projeto de lei nº 315/2024 que cria o programa de formação profissional para mulheres em situação de violência doméstica familiar.
Ainda foram aprovados, em 1ª votação, o PL nº 176/2025, de Fábio Meireles, que denomina a "Rua Ediranilson Francisco dos Santos" a atual Rua G Canal Almirante Tamandaré , no Santos Dumont, assim como, o PL nº 190/2025, de Breno Garibalde, que dispõe sobre a obrigatoriedade de identificação de obras, serviços e aquisições realizadas com recursos provenientes de emendas individuais de caráter impositivo, em Aracaju.
Projetos de resolução
Os parlamentares aprovaram dois projetos de resolução. Em 2ª votação o de nº 3/2025, de autoria do Pastor Diego, cria a Frente Parlamentar Evangélica. E em 1ª votação, de Moana Valadares, o projeto de resolução nº 1/2025, que cria a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal.
Requerimento
Por fim, os parlamentares aprovaram o requerimento de urgência nº370/2025, de autoria do vereador Isac Silveira, para aprovação do PL nº 391/2025, do poder executivo municipal, que dispõe normas sobre o Serviço de Transporte Complementar Urbano, de que trata o inciso XII do caput do art. 234 da lei orgânica de Aracaju.
De acordo com o texto, o transporte complementar terá atuação restrita à zona sul de Aracaju e será fiscalizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O funcionamento será por meio de autorizações precárias, pessoais e intransferíveis, com exigência de registro em cooperativas.
Grande Expediente é marcado por denúncias e críticas à gestão da Prefeitura Municipal
O Grande Expediente da 83ª Sessão Ordinária, realizado nesta quinta-feira (02/10), discutiu denúncias referentes à gestão da prefeitura do município, a exemplo da grande quantidade de dispensas de licitação até o presente momento, bem como o processo de terceirização de serviços públicos e a suposta arrecadação de servidora para campanha de secretário. Na ocasião, cada vereador teve 15 minutos para discutir temáticas no plenário.
O primeiro parlamentar a ocupar a tribuna foi o vereador Elber Batalha (PSB), que falou sobre o lançamento do livro que conta a história do pai do vereador Anderson de Tuca, previsto para ocorrer às 18h30, na Biblioteca Epiphanio Dória. O vereador também exibiu um vídeo em que fala sobre a excessiva contratação de serviços por parte da prefeitura por meio de dispensas de licitação. Segundo o parlamentar, já são mais de 300 até o momento. “Quem está perdendo com os ‘esquemões’ de Emília é o povo de Aracaju. E é isso que o Ministério Público disse ontem ao ajuizar a ação civil pública pedindo a condenação dessa gestão por improbidade administrativa, por contratação ilícita, por dispensa ilegal de licitação e por quebra do princípio da impessoalidade”.
Elber também abordou outra denúncia referente à atual gestão municipal, veiculada no jornal Folha de São Paulo. Para tanto, exibiu um vídeo do Fato Sergipe, que replicou o conteúdo da publicação. De acordo com a reportagem, “servidora pede doações para campanha de secretário em Aracaju e constrange subordinados”, em referência a uma suposta campanha do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Thyago Silva (PSDB), nas eleições. Ainda segundo a matéria, a prefeitura de Aracaju afirmou, por meio de nota, que “a prefeita determinou a instauração imediata de sindicância administrativa para apurar o caso. Também disse que a gestão vai atuar para garantir a completa elucidação do caso, com isenção e respeito ao devido processo legal”. Ao finalizar seu discurso, Elber classificou a situação como absurda e defendeu a exoneração das pessoas envolvidas.
O vereador Fábio Meireles (PDT) exibiu um ofício encaminhado à Mesa Diretora da Câmara Municipal para que determine que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) preste informações detalhadas sobre as multas de trânsito aplicadas no município, obrigação prevista na Lei 3.272/2005, a ser cumprida a cada quadrimestre, mas que, segundo ele, não foi cumprida. O parlamentar também apontou o descumprimento da obrigatoriedade de envio do relatório trimestral sobre a execução da coleta, tratamento e destinação final do lixo por parte da Emsurb. “Até hoje a gestão de Emília Corrêa, por meio do Hugo Esoj, não enviou para o parlamento. Nós temos que exigir da gestão pública o cumprimento dos seus deveres e isso não é um pedido, é uma obrigação de Nelson Felipe e do Hugo Esoj encaminharem a esta Casa, por força de lei, as informações necessárias”.
Fábio Meireles ainda enfatizou que a prefeita Emília Corrêa foi homenageada em um evento cuja instituição patrocinadora foi a Tevx, empresa fabricante dos ônibus elétricos contratados para circular em Aracaju. “É uma relação estranha, que futuramente poderemos ou não saber o que de fato aconteceu”, disse. Ao encerrar seu discurso, o parlamentar também destacou a existência de várias obras de grande custo que estão paradas na capital sergipana ou que foram retomadas recentemente.
O vereador Iran Barbosa (PSOL) também se pronunciou sobre a atual gestão da prefeitura, que, segundo ele, acumula várias denúncias que precisam ser investigadas, como a quantidade de dispensas de licitação, supostas arrecadações com objetivos políticos, além do processo de terceirização e quarteirização no serviço público. Em seguida, Iran exibiu o edital nº 02/2025, publicado pela administração municipal, referente ao chamamento público para formalização de termo de colaboração com organização da sociedade civil.
O parlamentar criticou o fato de o documento prever que a gestão, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde da Maternidade Lourdes Nogueira seja realizada por uma organização da sociedade civil pelo período de 12 meses, prorrogável por até 10 anos. “A gente tem percebido aqui em Aracaju e em Sergipe que o administrador público tem feito todo um caminho para abrir mão da sua obrigação de ser gestor da coisa pública e terceiriza isso, colocando para organizações da sociedade civil essa responsabilidade, e os prazos são absurdos”, disse, ao chamar a atenção para a necessidade de concurso público a fim de que a administração tenha um quadro efetivo de servidores habilitados para prestar esses serviços à população.
O vereador Lúcio Flávio (PL) foi o último orador do Grande Expediente e utilizou o espaço para esclarecer alguns fatos, como o ajuizamento da ação civil pública pelo Ministério Público referente à gestão municipal. “Uma denúncia do Ministério Público não é necessariamente uma condenação ou um crime. Uma denúncia ou um pedido de investigação pode trazer como resultado, inclusive, o arquivamento do processo ou a identificação de que não houve nada demais”.
Sobre a suposta arrecadação de servidora para campanha do secretário municipal, o vereador frisou que, caso realmente tenha ocorrido, não foi com anuência da gestão, nem da prefeita. Além disso, destacou que a prefeita determinou abertura imediata de processo administrativo. Em relação à decisão do Ministério Público de suspender o contrato e o pagamento do carro blindado, esclareceu: “a licitação está concluída e a demonstração da licitude dos valores será apresentada em breve”.
Câmara de Aracaju aprova, por unanimidade, projeto que regulamenta o transporte complementar
Nesta quinta-feira (02/10), a Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 391/2025, que regulamenta o Serviço de Transporte Complementar Urbano em Aracaju, criando normas para sua operação, fiscalização e organização. A proposta, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada por unanimidade na Casa parlamentar.
O presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, parabenizou os trabalhadores do transporte complementar urbano. “Não entendíamos por que os governos anteriores, mesmo com promessas de regulamentação, não cumpriam. Hoje, temos uma ex-vereadora que teve a coragem de enviar esse projeto de lei para o parlamento. É o dia de celebrar a vitória desses trabalhadores”, afirmou.
Vale ressaltar que, em novembro de 2023, foi aprovada a emenda de autoria do vereador Pastor Diego (União Brasil), que alterou a Lei Orgânica de Aracaju para incluir a competência do Município em regulamentar o transporte complementar urbano, abrangendo aplicativos, mototáxis e táxis-lotação. Após a mudança, restava apenas o envio do projeto pelo Executivo, o que ocorreu em 24 de setembro de 2025.
Vereadores celebram a aprovação do projeto e destacam luta histórica
A aprovação do projeto foi celebrada pelos parlamentares, que ressaltaram o caráter histórico da medida e a importância social da categoria. O vereador Bigode do Santa Maria, um dos principais defensores da causa, agradeceu à prefeita Emília Corrêa e ao presidente da Casa pela coragem em lutar pela causa, e afirmou que seguirá lutando pela regulamentação dos profissionais que trabalham como táxi-bandeirinha.
O vereador Isac Silveira parabenizou a Câmara de Aracaju e o Poder Executivo. “Parabenizo a coragem que a Câmara teve em enfrentar outros segmentos que eram contra o transporte complementar. Esse é um legado histórico. A prefeita Emília cumpriu com sua palavra”, disse. O vereador Elber Batalha enfatizou a construção coletiva da proposta. “Não podemos perder a oportunidade de regularizar essa categoria. Essa conquista é fruto do trabalho de diversos parlamentares, principalmente o vereador Bigode, o ex-vereador Renilson Félix, os vereadores Diego e Breno, além da firme posição do presidente Ricardo em abraçar a causa”, reforçou.
A vereadora professora Sônia Meire destacou a importância da organização coletiva: “As categorias devem se organizar para interferir, positivamente, na construção de um plano de mobilidade urbana em que caibam todos e todas. Hoje temos um exemplo de que a luta diária e a organização são caminhos”. O vereador Joaquim da Janelinha classificou o momento como histórico: “Tenho muito orgulho desta legislatura e da passada, pelo enfrentamento e pela coragem”, afirmou.
O vereador Pastor Diego lembrou as etapas anteriores: “Preparamos a alteração da Lei Orgânica e não foi fácil. Tínhamos muitos movimentos contrários e, agora, temos mais um ato histórico com a regulamentação enviada pela prefeita Emília. Isso valoriza o sacrifício de cada mãe e pai de família. É por causa deles que chegamos a essa conquista”. O vereador Fábio Meireles, embora tenha celebrado, alertou para questões territoriais. “Infelizmente, o STF considerou que uma parte de Aracaju pertence a São Cristóvão, e isso pode afetar as rotas previstas no projeto”, disse com preocupação de o projeto ser invalidado juridicamente. Além disso, Fábio também cobrou que a prefeitura envie um projeto de lei para regulamentar os “táxis-bandeirinha”.
Para o vereador Sgt. Byron, a regulamentação corrige uma distorção antiga, além de celebrar a independência da Câmara de Aracaju. “Vimos diversos problemas não serem resolvidos anteriormente, por conta de forças políticas. Todos os avanços significativos que tivemos só ocorreram porque tínhamos independência enquanto poder”, disse.
O vereador Camilo resgatou a trajetória de luta em torno dessa pauta: “É muito triste ver que só depois de muitos anos essa pauta foi resolvida. A estratégia que sempre colocaram era termos o trabalhador contra o trabalhador. Mas o que prejudicou o táxi-bandeirinha foram os aplicativos, que não são regulamentados e não deixam um centavo de imposto no país”, lamentou.
O vereador Breno Garibalde destacou que o transporte complementar surgiu da falha do transporte público. “Hoje, não estamos apenas votando um projeto, mas garantindo dignidade a 289 famílias. Durante décadas, eles foram taxados como clandestinos, mesmo trabalhando”, afirmou.
O vereador Maurício Maravilha ressaltou o simbolismo da votação: “Em meu primeiro mandato, me sinto muito feliz em participar desse momento e ver uma ex-vereadora, hoje prefeita, cumprir sua palavra e enviar esse projeto para a Casa”. Já o vereador Anderson de Tuca lembrou que a luta pela regulamentação durava mais de 14 anos: “A Câmara foi essencial nesse processo, mas é importante deixar claro que, sem a boa vontade do poder executivo, infelizmente, só ficaríamos no discurso. Hoje, está ocorrendo algo inédito. Essa regulamentação permite que o usuário saiba como quer se deslocar”.
O vereador Lúcio Flávio também celebrou: “Durante muito tempo esperou-se por esse dia. O tema foi usado politicamente como uma promessa de campanha eleitoral, mas não havia um compromisso genuíno. Isso ocorreu por conta do compromisso de Emília Correa, enquanto vereadora, que se comprometeu com o tema”, afirmou. Os parlamentares Selma França, Iran Barbosa e Alex Melo também celebraram a aprovação do projeto, além de parabenizar os trabalhadores pela sua luta diária.
Sobre o projeto
O Projeto de Lei nº 391/2025 determina que o Transporte Complementar em Aracaju seja explorado sob regime de autorização, precedido de procedimento público de chamamento ou credenciamento, e prestado por cooperativas de transporte. A autorização será formalizada por meio de Termo de Autorização, com alvará expedido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Os veículos deverão ter até oito lugares, ar-condicionado, idade máxima de 10 anos e vida útil de até 15 anos.
A proposta assegura aos usuários um serviço contínuo, seguro, higiênico e confortável, prevendo ainda a criação de uma taxa de gerenciamento operacional para custear a fiscalização. Enquanto o sistema definitivo não for implantado, cooperativas com pelo menos três anos de existência poderão continuar atuando de forma transitória, com rotas iniciais em bairros como Santa Maria, Coroa do Meio, Augusto Franco, Atalaia Velha, Jabotiana e Zona de Expansão.
Durante a votação, foram aprovadas três emendas ao texto:
-
Primeira emenda (Pastor Diego): amplia as formas de comprovação do veículo utilizado no serviço, permitindo, além da propriedade e do arrendamento mercantil, também o uso de contrato de locação como documento válido para a autorização.
-
Segunda emenda (Pastor Diego): cria uma regra de transição que autoriza o uso de veículos locados por até três anos; após esse prazo, os motoristas deverão ser proprietários dos automóveis, com exceção dos casos de arrendamento mercantil.
-
Terceira emenda (Sônia Meire): altera a política tarifária do transporte complementar. No texto original, a tarifa não poderia ultrapassar 50% do valor do transporte coletivo convencional. Com a mudança, a SMTT terá como referência esse valor, mas poderá autorizar que a tarifa seja acrescida em até 50% do preço do transporte coletivo urbano, conferindo maior flexibilidade à definição dos custos para o usuário.
Vereador Sargento Byron destaca história da PM/SE em documentário
Em discurso na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 02, o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) registrou sua presença no lançamento do longa-metragem “Ser Policial Militar”, produzido em comemoração aos 190 anos da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE).
“Um documentário emocionante que apresenta para a sociedade o trabalho realizado pela instituição. Uma atividade que enfrenta riscos, mas que honra a profissão escolhida. Dentre os mais de 30 policiais que ilustram o documentário, reconheço amigos e cidadãos que sabem o que representa usar um colete e uma farda. Tenho o privilégio de conhecer o sentimento de ser policial e, através deste longa-metragem, todos vocês poderão conhecer um pouco desse sentimento que, por vezes, é tão questionado”, declarou Byron.
O filme, que retrata a essência da Corporação e sua importância como célula de defesa do corpo social, é resultado de 18 meses de produção, com mais de 50 horas de depoimentos gravados.
“Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os participantes deste projeto. Aos amigos Sivirino, Wansley, Pinho e demais envolvidos, vocês estão proporcionando um marco na história da nossa instituição. Por aqui, seguirei defendendo esta farda”, concluiu o sargento da reserva.
“Esta aprovação vai além de uma categoria, ela representa uma necessidade da nossa sociedade”, declara Sargento Byron sobre o serviço de Transporte Complementar Urbano
Reforçando a fala dos últimos dias e colocando a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) como espaço aberto ao povo, o vereador e 1º secretário da Mesa Diretora, Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB), participou do diálogo com os profissionais do Transporte Complementar Urbano acerca da regulamentação do serviço, votando favorável ao Projeto de Lei Complementar nº 391/2025, enviado pela Prefeitura de Aracaju.
“O dia de hoje marca mais um momento de escuta ativa deste Parlamento. Projetos dessa natureza são aprovados diante da independência que esta Casa assumiu. E isso não seria possível sem uma presidência como a nossa. Sabemos da importância de sermos parceiros do Executivo Municipal, mas, jamais subservientes. Reitero aqui que esta aprovação vai além de uma categoria, ela representa uma necessidade da nossa sociedade, pois esse serviço chega onde ainda há falha do transporte público e contempla pais de família que fazem desta profissão sua fonte de renda. Vamos avançando e buscando melhorar tudo o que é preciso para a nossa população”, destacou Sargento Byron.
De acordo com a proposta enviada pela Prefeitura, o transporte complementar terá atuação restrita à zona sul da cidade e será fiscalizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O modelo funcionará por meio de autorizações, exigindo vínculo dos motoristas a cooperativas.
“Dia histórico”: Breno Garibalde celebra regulamentação do transporte alternativo
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 2 de outubro, os vereadores de Aracaju aprovaram o Projeto de Lei nº 391/2025, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta o transporte alternativo na capital, mais conhecido como lotações. A proposta era aguardada há anos por trabalhadores do setor e por usuários que dependem do serviço no dia a dia.
Defendendo a causa desde o início do mandato, o vereador Breno Garibalde destacou a importância da aprovação e ressaltou que essa é uma causa de fundamental relevância para a mobilidade urbana de Aracaju.
“Quero dizer, no dia de hoje, que estou muito feliz com esse projeto que chegou à Casa. É uma luta histórica, hoje é um dia histórico para este parlamento e para esses pais e mães de família que trabalham no transporte complementar de Aracaju. Feliz também por poder contribuir com a causa. Quero agradecer ao presidente Ricardo Vasconcelos pela boa condução dessa pauta”, afirmou.
Breno lembrou ainda que vinha cobrando o envio da matéria pelo Executivo. Segundo ele, a prefeita Emília Corrêa cumpriu o compromisso assumido com a categoria ao encaminhar o projeto ao Legislativo.
“Essa conquista é dos trabalhadores. Nós, parlamentares, honramos o trabalho desses profissionais e a importância deles para a nossa cidade. O que esses profissionais fazem é ajudar a mobilidade urbana, dando agilidade, segurança e suprindo, muitas vezes, o que o transporte público não consegue oferecer”, pontuou.
De acordo com a proposta enviada pela Prefeitura, o transporte complementar terá atuação restrita à zona sul da cidade e será fiscalizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O modelo funcionará por meio de autorizações pessoais e intransferíveis, exigindo vínculo dos motoristas a cooperativas. O texto também estabelece regras de operação, limites de tarifa — que não poderá ultrapassar 50% do valor cobrado no transporte coletivo convencional —, requisitos para os veículos e garantias aos usuários.
Com a aprovação, Aracaju dá um passo importante para regulamentar um serviço que já faz parte da rotina de milhares de pessoas, reconhecendo o papel do transporte alternativo.
Ricardo Vasconcelos comemora regulamentação histórica do transporte complementar urbano em Aracaju
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), celebrou nesta quinta-feira, 2/10, a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 391/2025, que institui a regulamentação do transporte complementar urbano na capital. Segundo ele, a medida representa uma reparação histórica para os trabalhadores que, há mais de três décadas, já atuam na cidade, mas enfrentavam perseguições, apreensões de veículos e multas que comprometiam o sustento de suas famílias.
“Era inadmissível que profissionais que já eram uma realidade no dia a dia de Aracaju vivessem sob constantes dificuldades, perdendo até o seu instrumento de trabalho. A Política Nacional de Mobilidade Urbana já reconhecia o táxi-lotação como modal, mas, em Aracaju, o tema sempre foi adiado, prefeito após prefeito, sem regulamentação”, destacou Ricardo.
O parlamentar ressaltou ainda o papel da prefeita Emília Corrêa (PL), que cumpriu a promessa de campanha e deu o passo decisivo para regulamentar a atividade. “Ela sempre esteve ao lado dessa luta quando era vereadora e, hoje, como prefeita, transformou o compromisso em realidade”, disse.
Ricardo frisou que a regulamentação não prejudica as empresas de ônibus nem o serviço de táxi-bandeirinha, mas fortalece a mobilidade urbana na capital. “Estamos aqui para avançar, para melhorar o transporte público de Aracaju. Esse é um passo importante para oferecer mais comodidade e atender às necessidades da população”, afirmou.
O vereador parabenizou os trabalhadores do transporte complementar pela conquista. “Essa vitória só foi possível porque eles tiveram coragem de ir às ruas, enfrentar o sistema e articular junto ao Executivo e ao Parlamento. Hoje é um dia de comemoração e de reconhecimento a esses profissionais que merecem nosso aplauso”, concluiu.
Vereador Levi Oliveira promove Audiência Pública para discutir cobrança de ISS sobre honorários sucumbenciais
Nessa quarta-feira, 01, o Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) sediou uma Audiência Pública para debater a cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) sobre honorários sucumbenciais. De autoria do vereador Levi Oliveira (PP), a solenidade abordou a tributação sobre os valores pagos pelo perdedor de um processo judicial ao advogado da parte vencedora. Estiveram presentes o procurador do Estado de Sergipe, José Paulo Veloso, o vereador Elber Batalha e diversas autoridades da área jurídica do estado.
Leonardo Oliveira, procurador-geral da OAB/SE, iniciou os pronunciamentos na tribuna parabenizando o vereador Levi Oliveira por abrir espaço para o debate do tema, salientando a importância que a discussão assumiu para a categoria dos advogados do município diante da cobrança iniciada em 2023. “A lei que versa sobre o imposto sobre serviços de qualquer natureza é de 2003, e por mais de duas décadas nunca houve cobrança de ISS sobre honorários de sucumbência. Então, o que vimos foi que, de 2023 para cá, não só em Aracaju como em outros municípios do Brasil, passaram a exigir esse imposto”, afirmou.
O procurador esclareceu que a verba de sucumbência corresponde aos valores que a parte derrotada em uma ação judicial deve pagar ao advogado da parte vencedora, como forma de compensar os custos com a defesa. Desse modo, não existe relação contratual nesse processo, uma vez que os valores são fixados pelo juiz da causa, tratando-se de uma condenação judicial, conforme previsto no Art. 85 do Código de Processo Civil (CPC). Segundo ele, essa cobrança decorre de uma interpretação extensiva dos Executivos municipais acerca do ISS, prática que não deveria se aplicar ao direito tributário, uma vez que as normas da área exigem interpretação restritiva.
“Então, nos parece muito claro que não tem como você cobrar um imposto que tem a sua natureza alicerçada na prestação de um serviço, que é o imposto sobre serviço de qualquer natureza, se não há efetivamente prestação de serviço entre o advogado da parte vencedora e aquele que perde uma ação judicial. O debate central precisa existir acerca da inexistência de prestação de serviço, que é a base legal para a cobrança desse tributo. Não há sequer um preço fixado, não existe sequer um tomador de serviço, nem uma pessoa para quem o advogado prestou um serviço”, alegou Leonardo.
Dando continuidade aos pronunciamentos, o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Sergipe (Apese), Augusto Mèlo, ressaltou que os honorários sucumbenciais constituem um ato jurídico que, diferentemente da relação entre advogado e cliente, não se trata de um acordo contratual. “A lei prevê um ônus processual para a parte perdedora, que vai ter que pagar aquele outro profissional que trabalhou para conseguir o êxito no processo. Na relação jurídica do advogado da parte vencedora com a outra parte não existe prestação de serviço nenhuma. Aquela imposição é decorrente de um ônus legal por conta da necessidade de se utilizar do serviço judiciário para solucionar uma demanda”, explicou.
Dayse Almeida, presidente da Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas (Assat), destacou que, na ausência de previsão legal específica que autorize a tributação das verbas sucumbenciais, a cobrança do imposto não deveria ocorrer. “Nós temos honorários contratuais sobre os quais pagamos impostos. Então, é importante que o povo que nos ouve entenda que os advogados pagam seus impostos. Nós prestamos serviços e pagamos por eles. O que estamos debatendo aqui são os honorários do êxito das demandas, os quais são pagos pela parte contrária, que sequer poderia ter relação jurídica conosco, porque a própria lei impede que o advogado represente duas partes antagônicas. Em decorrência disso, só podemos ter uma postura por ausência de previsão normativa de tributação. Não podemos ser tributados mais uma vez”, pontuou.
A presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA), Gabriela Milano, também se somou ao debate, manifestando indignação diante da postura do município de São Paulo, pioneiro na cobrança da verba, ao exigir que o advogado emita nota fiscal em nome do cliente com quem firmou contrato. Já o presidente do Instituto da Advocacia de Sergipe (IASE), Sandro Mezzarano, apresentou um resgate histórico, lembrando que, inicialmente, a verba de sucumbência possuía caráter indenizatório, sendo destinada à parte vencedora como forma de ressarcimento pelas despesas com a contratação de advogado. Com a promulgação do Estatuto da Advocacia e da OAB, em 1994, esse entendimento foi alterado, e a verba passou a constituir crédito de titularidade exclusiva dos advogados.
“Enquanto, na parte tributária, o princípio que permite a incidência do tributo é o fato gerador, no honorário de sucumbência, o que faz com que haja a verba sucumbencial é o princípio da causalidade e processual, não tem nada de direito material. Admitirmos que há uma hipótese de incidência de pagamento de ISS sobre verba honorária de sucumbência é trazer para o mundo real que a parte contra quem se militou lhe pagou por um desserviço aos seus interesses. Você teria que, em tese, estar prestando um serviço para quem você venceu numa ação judicial, o que é uma incoerência absoluta”, expressou Sandro.
O diretor financeiro do CESA, Matheus Chagas, salientou que diversos municípios, como Belo Horizonte e Ponta Grossa, já incluíram em suas legislações a previsão expressa de não incidência do ISS sobre honorários sucumbenciais. Ressaltou, ainda, que tramita no Senado Federal um Projeto de Lei que propõe a alteração da Lei Complementar nº 116, que disciplina a cobrança do ISS nos municípios, a fim de assegurar a não tributação dessas verbas. Na ocasião, o diretor também apresentou ao vereador Levi Oliveira uma minuta de Projeto de Lei para que a matéria seja igualmente contemplada em Aracaju.
Encerrando a Audiência Pública, o vereador Levi Oliveira agradeceu a presença das autoridades e reiterou sua posição contrária à cobrança em debate. “Como empresário, sei que não há nenhuma prestação de serviço nessa situação, e sim uma verba indenizatória de uma parte que é opositora. Não é questão de abrir mão de receita para o município, é uma questão de justiça, e aqui a justiça precisa ser feita. Estarei lutando pela causa e digo e repito que sou totalmente contrário a essa cobrança”, afirmou. O parlamentar também assegurou que dará prosseguimento, na CMA, ao esboço de Projeto de Lei apresentado por Matheus Chagas.
Elber Batalha denuncia dispensas de licitação da gestão Emília Correa
O vereador e líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Elber Batalha (PSB), usou seu tempo na sessão desta quinta-feira, 2, para criticar as constantes dispensas de licitação na gestão da prefeita Emília Corrêa (PL). O tema foi pauta de um dos seus vídeos nas redes sociais e levado à tribuna, um dia após o Ministério Público de Sergipe (MPSE) ajuizar uma ação civil pública por improbidade administrativa contra a prefeita e outros membros do governo municipal.
No discurso, Elber revelou que Emília se tornou a “recordista em dispensas de licitação” em apenas nove meses de gestão, com mais de 300 procedimentos dispensados. Ele também citou outros casos sob investigação, como contratos de carros-pipa, contratação de cuidadores por construtoras e o contrato com a empresa Renova, que, segundo ele, será alvo de novas discussões no Legislativo.
O parlamentar relatou que o MP acusa a gestão de realizar contratações ilícitas e dispensas ilegais de licitação, além de violar o princípio da impessoalidade ao supostamente beneficiar aliados políticos e filiados ao PL no interior do Estado. Um dos principais exemplos comentados pelo vereador foi a polêmica contratação de um carro blindado pela Prefeitura de Aracaju recentemente, esquema revelado por ele em um dos seus pronunciamentos com dados detalhados e imagens.
Elber relembrou que, quando o caso veio à tona, a justificativa apresentada por Emília foi a existência de ameaças contra ela, o que, segundo ele, até o momento não foi comprovado. “A prefeita surgiu com a história de que foi ameaçada, ameaça que nunca apareceu. E o próprio promotor Ricardo Machado afirma na ação que a contratação não tem justificativa. Ela cria dados fictícios para imaginar uma Aracaju violenta que não existe”, comentou.
O vereador destacou que a ação do MPSE aponta simulação de emergência para justificar contratações sem licitação, direcionamento e fraude nos processos, subcontratação ilegal e prejuízo ao erário público. A ação inclui, além da prefeita, o superintendente da SMTT, Nelson Philippe, e o secretário de Defesa Social, André David.
O parlamentar ainda ironizou o fato de a gestão usar discursos contraditórios. “Enquanto o secretário Fábio Andrade diz que Aracaju é a cidade da paz e prepara campanhas turísticas com esse slogan, a prefeita justifica um carro blindado dizendo que a cidade é violenta”.
Na oportunidade, ele lembrou que a empresa responsável pelo aluguel do veículo se chama “Emílio Transporte”, e que o carro teria sido comprado por um candidato a vereador do PL em Campo do Brito por mais de R$ 500 mil, sendo que ele declarou ter patrimônio de apenas R$ 14.500 em sua candidatura há oito meses. “Isso é o início da desconstrução da farsa e da personagem que Emília Corrêa tenta construir para vencer as eleições”, disse.
Por fim, Elber anunciou que a bancada de oposição vai protocolar uma ação popular pedindo que os gestores investigados indenizem a população por danos morais coletivos. “Aqui tem oposição que fiscaliza. Vocês não vão fazer farra com o dinheiro do povo e nós não vamos deixar isso passar em vão”, concluiu.
Fábio Meireles (PDT) cobra envio para Câmara de Aracaju relatórios trimestral da EMSURB e quadrimestral da SMTT
O vereador Fábio Meireles (PDT) usou a Tribuna da Câmara na 83ª Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira (02/10), para afirmar que gestores municipais da SMTT e da Emsurb não estão cumprindo obrigações de apresentar relatórios à Casa Parlamentar.
O vereador exibiu um ofício encaminhado à Mesa Diretora da Câmara Municipal solicitando que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) preste informações detalhadas sobre as multas de trânsito aplicadas no município, obrigação prevista na Lei nº 3.272/2005, a ser cumprida a cada quadrimestre, mas que, segundo ele, não vem sendo observada.
“É lei e nós precisamos que, a cada quadrimestre, a SMTT apresente a esta Casa, independente da gestão. E Nelson Felipe ainda não apresentou o relatório, ele não está cumprindo a lei aprovada no ano de 2005”, asseverou.
Fábio lembrou que houve um aumento significativo de multas aplicadas, com crescimento de 126%, saindo de 10 mil multas no primeiro semestre de 2024 para 23 mil no mesmo período da gestão da prefeita Emília Corrêa.
O parlamentar também enfatizou que a prefeita Emília Corrêa foi homenageada em um evento cuja instituição patrocinadora foi a Tevx, empresa fabricante dos ônibus elétricos contratados para circular em Aracaju. “É uma relação estranha, que futuramente poderemos ou não saber o que de fato aconteceu”, disse.
“Nós precisamos saber os valores arrecadados das multas e onde estão sendo destinados. Inclusive, na atual gestão foi paga passagem para o senhor Hector, diretor executivo do Consórcio Metropolitano, que não é servidor da SMTT”, ressaltou.
EMSURB
O vereador também apontou o descumprimento da obrigatoriedade de envio do relatório trimestral sobre a execução da coleta, tratamento e destinação final do lixo por parte da Emsurb.
“Até hoje a gestão de Emília Corrêa, por meio do Hugo Esoj, não enviou para o parlamento. Nós temos que exigir da gestão pública o cumprimento dos seus deveres, e isso não é um pedido, é uma obrigação de Nelson Felipe e do Hugo Esoj encaminhar a esta Casa, por força de lei, as informações necessárias”, disse.
Obras paralisadas
Para finalizar o discurso, o parlamentar destacou a existência de várias obras de grande custo que estão paradas na capital sergipana ou que foram retomadas recentemente. Fábio relatou que o secretário municipal da Fazenda, Sidney Thiago, afirmou, quando esteve na Casa Legislativa, que algumas obras foram suspensas devido ao atraso na auditoria.
“Se a Prefeitura de Aracaju estiver pagando mais caro pela obra por conta de uma auditoria que não foi aceita, a culpa não é minha, não é do presidente da Casa, é de quem fez a auditoria. Eu tenho aqui uma relação de muitas obras que a gestão passada deixou. Vou levantar quanto custou o final de cada obra e os recursos que o ex-gestor deixou para sua conclusão. Edvaldo Nogueira pode ter qualquer defeito em relação ao diálogo político, mas a responsabilidade com a população da periferia ou da zona sul da cidade ele teve, e é por isso que a gestão de Emília Corrêa ainda desfruta”, concluiu.
Elber Batalha cobra exoneração de servidores após denúncia de cobrança ilegal para campanha
O vereador Elber Batalha (PSB) criticou, nesta quinta-feira, 2, durante sessão na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a denúncia divulgada pela Folha de S.Paulo e pela página Fato Sergipe sobre um esquema na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), em que cargos comissionados estariam sendo pressionados a contribuir financeiramente para a candidatura do secretário da pasta, Thyago Silva.
Segundo a reportagem, uma funcionária comissionada no cargo de coordenadora-geral estaria pedindo dinheiro aos servidores por meio de um grupo de WhatsApp, prometendo administrar a conta e apresentar relatórios mensais, além de devolver os valores corrigidos caso a candidatura não se concretizasse.
Elber classificou o caso como “um absurdo na administração pública” e cobrou a imediata exoneração da servidora e do secretário envolvidos. Na tribuna, ele lembrou que, se um episódio semelhante tivesse ocorrido em gestões anteriores, a prefeita Emília Corrêa, então vereadora, teria reagido com indignação.
“Os cargos comissionados estão sendo extorquidos por um esquema montado dentro da Secretaria de Planejamento, a poucos metros do gabinete da prefeita. Esse secretário tem que ser exonerado e a servidora também”, afirmou.
O parlamentar também relacionou o caso às falhas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviada pela gestão à Câmara neste ano. Para ele, a equipe da prefeita estava mais preocupada em arrecadar dinheiro para campanhas do que em planejar a cidade. “Agora eu sei por que a LDO foi tão mal feita: estavam ocupados juntando dinheiro e vendo se o saldo ia dar para lançar candidatura”, ironizou.
Elber pediu a atenção da população com uma reflexão aos eleitores que apostaram na mudança representada por Emília. “A Emília de outrora não existe mais. Ali era um personagem criado para te enganar. As máscaras começam a cair muito antes do que a gente esperava”, finalizou.
Iran critica entrega dos serviços públicos a organizações sociais e burla ao concurso público
O vereador Iran Barbosa (PSOL) criticou, nesta quinta-feira (02), mais uma proposta de entrega de serviços essenciais à população aracajuana à terceirização. Desta vez, o parlamentar apontou a publicação, no Diário Oficial de Aracaju, do Edital nº 02/2025 de chamamento público para seleção de Organizações da Sociedade Civil (OS) com o objetivo de operacionalizar e executar ações e serviços de saúde na Maternidade Maria de Lourdes Santana Nogueira, localizada no bairro 17 de Março, pelo período de 12 meses, prorrogável por até 10 anos.
Para Iran, trata-se de mais uma decisão que evidencia que, ao longo dos últimos anos, muitos administradores públicos têm aberto mão da obrigação de gerir diretamente a coisa pública, transferindo essa responsabilidade a terceiros.
“E isso tem sido feito passando a responsabilidade da Administração Pública para organizações da sociedade civil, que passam a gerir e operacionalizar a prestação dos serviços públicos”, lamentou o parlamentar, destacando que o edital permite à OS selecionada terceirizar e, possivelmente, quarteirizar a contratação de trabalhadores como pessoas jurídicas.
Segundo Iran, esse tipo de iniciativa desvirtua a própria concepção de serviço público, que deve ser prestado, como regra, por servidores concursados, conforme determina a Constituição.
“Recentemente, questionei a secretária de Saúde sobre a necessidade urgente de realização de concurso público na área da saúde, para que o município tenha seus próprios quadros gerindo e oferecendo os serviços com qualidade”, lembrou.
“Gostaria de saber se a prefeita Emília Corrêa, de fato, concorda que uma médica ou outra trabalhadora pejotizada perca o direito à licença maternidade, ao 13º salário e a outros direitos básicos garantidos aos trabalhadores como pessoas físicas. Porque é isso que acontece quando se transforma o trabalhador em pessoa jurídica para contratá-lo”, questionou o vereador, solicitando maior empenho e ações enérgicas dos órgãos fiscalizadores para assegurar o cumprimento da Constituição, que estabelece a entrada no serviço público via concurso, e não por contratações temporárias, como as realizadas por OS’s ou terceirizadas, consideradas burlas à legislação.
Iran também lamentou que, já no décimo mês da atual gestão, surjam constantemente propostas de contratações emergenciais em vez de concursos e licitações, que são as regras constitucionais para a Administração Pública.
“Ainda mais quando se trata de emergências que permitem prorrogações de até 10 anos de um modelo de gestão privatizada. É isso que a Administração Municipal de Aracaju tem para oferecer ao povo? Era isso que a prefeita prometeu durante a campanha? Era essa a postura dela enquanto vereadora? Isso precisa ser questionado”, concluiu o psolista.
CMA vive momento histórico: Miltinho Dantas vota a favor da regulamentação do Transporte Complementar Urbano
Nesta quinta-feira, 2 de outubro, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) protagonizou um momento histórico com a aprovação, em Redação Final, do Projeto de Lei nº 391/2025, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta o Serviço de Transporte Complementar Urbano na capital sergipana. O vereador Miltinho Dantas votou favoravelmente à matéria e destacou a importância da conquista para centenas de trabalhadores do setor.
De acordo com o texto aprovado, o serviço será restrito à zona sul da cidade e ficará sob fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Os motoristas atuarão mediante autorizações precárias, de caráter pessoal e intransferível, e deverão estar obrigatoriamente vinculados a cooperativas.
Reconhecimento aos trabalhadores
Após a votação, Miltinho Dantas comemorou a aprovação do projeto e ressaltou seu impacto social.
“É um dia histórico para esses pais e mães de família que tanto ansiavam por essa regulamentação. Esta lei representa uma conquista justa para quem luta diariamente para garantir o sustento com dignidade”, declarou o parlamentar.
Ele também destacou o papel da Câmara e da prefeita Emília Corrêa no avanço do projeto:
“A Casa do Povo reafirma seu compromisso com todos os aracajuanos e com as entidades organizadas. Estamos legalizando uma realidade que já existia, dando segurança jurídica à categoria e melhorando a mobilidade urbana da nossa cidade”.
Garantias e benefícios à população
O projeto estabelece regras claras de operação, com exigências para os veículos e garantias aos usuários, como limites tarifários — os valores cobrados não poderão ultrapassar 50% da tarifa do transporte coletivo convencional. A medida visa ampliar o acesso da população a um transporte mais acessível e eficiente.
Próximos passos
Com a aprovação final na CMA, o projeto segue agora para sanção da prefeita Emília Corrêa. Caso seja sancionado, a nova lei entrará em vigor e iniciará uma nova fase para o transporte urbano na capital.
Vereador Isac celebra aprovação unânime de projeto que regulamenta transporte complementar em Aracaju
O projeto representa uma conquista histórica para centenas de trabalhadores que aguardavam há anos pela legalização da atividade. A votação foi marcada por discursos emocionados e pela lembrança da luta travada por diversas legislaturas para que o tema chegasse ao plenário.
Isac destaca a coragem da Casa e a palavra cumprida da prefeita
O Vereador Isac (União Brasil) e líder da prefeita Emília Corrêa na Câmara Municipal de Aracaju fez questão de ressaltar a relevância do momento, destacando tanto a postura firme da Câmara quanto o compromisso assumido e cumprido pelo Executivo.
“Esse projeto, ele nasceu aqui na Câmara Municipal de Aracaju, e a gente sabe que para se criar novos caminhos da administração e novas possibilidades da mobilidade urbana, do direito ao acesso do transporte coletivo público, é preciso romper algumas barreiras. Então, ainda sob o seu comando, enquanto no seu primeiro biênio como presidente dessa casa, o senhor teve coragem de enfrentar essa demanda, sabendo que há um legado histórico.”
Durante seu pronunciamento, Isac fez questão de reconhecer a liderança do presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, e o papel fundamental de outros parlamentares engajados na causa.
“Não há nenhum vereador aqui que lutou mais que o senhor vereador Bigode. Foi uma luta de muitos anos e sofreu porque encontrou gestores que prometeram e não cumpriram. E esse é o meu segundo registro: é preciso reconhecer que a prefeita Emília Corrêa cumpriu a palavra. Disse que ia apresentar o projeto e cumpriu. Esse é um gesto que precisa ser destacado.”
Vitória para os trabalhadores e para a população
Isac reforçou ainda o impacto social da medida, lembrando que a regulamentação vai beneficiar especialmente bairros da Zona Sul e da Zona de Expansão.
“A nossa alegria é ver que a ex-vereadora, que votou a favor desse projeto nesta Casa, agora, enquanto prefeita, selou o destino do nosso povo, especialmente da Zona Sul, da Zona da Expansão, desses bairros que receberão essa nova alternativa. Parabéns à independência e autonomia desta Casa. E parabéns à prefeita Emília Corrêa por mostrar que é uma mulher, uma gestora de palavra.”
Sobre o projeto
O Projeto de Lei nº 391/2025 define que o transporte complementar será explorado sob regime de autorização, por meio de chamamento público ou credenciamento, e prestado exclusivamente por cooperativas. A regulamentação estabelece requisitos como idade máxima dos veículos, conforto, segurança e fiscalização permanente pela SMTT.
Além disso, garante a continuidade do serviço por cooperativas já existentes, com rotas previstas em regiões como Santa Maria, Coroa do Meio, Augusto Franco, Atalaia Velha, Jabotiana e Zona de Expansão.
A aprovação unânime demonstra, segundo os parlamentares, a independência da Câmara e a importância da luta histórica da categoria, que passa a ter, finalmente, segurança jurídica para desempenhar suas atividades.
Fábio Meireles (PDT) celebrará mês da criança com festa no bairro Santos Dumont
O vereador Fábio Meireles (PDT) participará amanhã, dia 04 de outubro, de evento para a criançada, promovido pela ONG Olhar Carinhoso, cuja presidente é Ítala Meireles, esposa do vereador.
A festa acontecerá na Rua Dom Pedro II, a partir das 15:30h, no bairro Santos Dumont, em Aracaju, em comemoração ao mês da criança.
As atividades serão diversificadas, com lanche, brincadeiras, doação de bicicletas e brinquedos. A ONG Olhar Carinhoso recebe o apoio do mandato do vereador Fábio Meireles.
O parlamentar faz o convite a comunidade e ressalta a importância de festejar a data com o público infantil. "Quero parabenizar a presidente Ítala Meireles e toda sua equipe pelos preparativos da festa. Todos esperam ansiosos pela chegada dessa data, que é comemorada com tanto carinho, as crianças ficam muito felizes", destaca o vereador.
Vereador Sávio Neto celebra entrega da Praça Frei Miguel Serafini no bairro América
A comunidade do bairro América viveu um momento de grande alegria com a inauguração da praça Frei Miguel Serafini, localizada em frente ao Santuário São Judas Tadeu, a conhecida Igreja dos Capuchinhos. O espaço, que por décadas esteve abandonado, agora foi totalmente revitalizado e entregue à população como um novo ponto de encontro, lazer e convivência.
Presente na inauguração, o vereador Sávio Neto de Vardo (PODE) destacou a emoção de participar da história dessa transformação. Desde o início do seu primeiro mandato, em 2021, o parlamentar apresentou indicações para a recuperação da praça, defendendo junto à Prefeitura a importância da obra para os moradores.
“Foi uma luta desde o início do nosso mandato. Hoje, ver a Praça Frei Miguel Serafini pronta, cheia de vida, é motivo de gratidão e realização. Já vemos crianças brincando, famílias reunidas, idosos descansando e até os fiéis que saem da missa aproveitando este espaço tão simbólico para a história do bairro América”, declarou o vereador.
A praça carrega um significado especial para a comunidade, já que o bairro nasceu a partir desse solo sagrado, onde os frades capuchinhos semearam fé e devoção. Por isso, a obra também representa um resgate da memória e da identidade do bairro.
Sávio Neto fez questão de agradecer aos moradores pela confiança e aos frades capuchinhos, em especial ao pároco Frei Mário Sérgio, pela parceria e mobilização em prol da requalificação do espaço. Ele lembrou ainda que a tradicional encenação da Paixão de Cristo, realizada na Semana Santa, ganhará um novo palco, mais estruturado e aconchegante para receber os espectadores.
“Nosso mandato tem como missão transformar a vida das pessoas. É isso que nos dá credibilidade e respaldo: lutar e viabilizar aquilo que o povo nos confiou. Estou muito feliz em ver a aprovação da comunidade com essa nova praça, um espaço digno e respeitoso, à altura do que o bairro América merece”, reforçou.
O vereador concluiu destacando que seguirá trabalhando por mais avanços e melhorias para a região: “Tenho certeza de que podemos e devemos fazer muito mais. Esse é apenas um dos muitos passos que ainda queremos dar em prol do nosso povo”.
Confira a agenda semanal da Câmara Municipal de Aracaju (06/10 a 10/10)
No site da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) é disponibilizado um banner, na lateral da página, em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana.
Segunda-feira (06/10)
A semana começa com a transmissão da reunião da CPI da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), que ocorrerá às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju.
Terça-feira (07/10)
Na terça-feira, às 14h, haverá mais uma reunião da CPI do Natal Iluminado. Em seguida, às 14h30, será realizada uma audiência pública em comemoração aos 80 anos da Associação Atlética Banco do Brasil-AABB Aracaju. A propositura é de autoria do vereador Elber Batalha (PSB).
Quarta-feira (08/10)
Na quarta-feira, às 14h30, haverá uma sessão especial sobre o Dia do Nascituro. A propositura é de autoria do vereador Lúcio Flávio (PL).
Quinta-feira (09/10)
Na quinta-feira, será realizada uma sessão solene de entrega de título de cidadania aracajuana ao Sr. Alex Azevedo da Conceição. O evento acontecerá às 16h, no plenário da Casa Legislativa, e é uma propositura de autoria do vereador Joaquim da Janelinha (PDT).
Sexta-feira (10/10)
Na sexta-feira, às 9h, será realizada uma audiência pública com o seguinte tema: “A crise climática é o direito da criança e do adolescente”. A propositura é de autoria da vereadora Professora Sonia Meire (PSOL).
Vereadores participam de assinatura que fomenta as emendas impositivas para instituições da saúde
Nesta sexta-feira (03/10), o presidente da Câmara de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, e alguns vereadores participaram da Assinatura do Termo de Fomento das Emendas Parlamentares Individuais de Caráter Impositivo, destinadas a Organizações da Sociedade Civil. Foram liberados em torno de R$ 30 milhões, destinados, em sua maioria, para a área da saúde. Durante a solenidade, estiveram presentes os vereadores Pastor Diego, vice-presidente da CMA, Lúcio Flávio, vice-líder da prefeita, Soneca, Sgt. Byron – Estrelas do Mar, Marcel Azevedo, e as vereadoras Sonia Meire e Selma França.
De acordo com o presidente Ricardo Vasconcelos, “assegurar os recursos para essas instituições de saúde é muito importante. A Câmara fez o seu papel, e a prefeita Emília entende muito bem a importância das emendas para a população. Só temos a comemorar e esperar que as emendas alcancem a população. Essas instituições merecem o nosso apoio e temos certeza de que avançaremos cada vez mais”, disse.
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, reforçou que “tínhamos emendas que estavam consideradas como perdidas, mas buscamos resgatar. O Legislativo faz a parte dele, mas se o gestor não estiver disposto, não irá executar. Porém, temos esse olhar atencioso, pois além de ser o nosso dever, também serve para honrar as instituições beneficiadas. A saúde era um grande grito em nossa sociedade e as emendas ajudam a minimizar a dor e o sofrimento da nossa população”, explicou.
A secretária de Saúde, Débora Leite, disse que a liberação de emendas de 2023 e 2024 foi um compromisso que a prefeita assumiu com os vereadores e as instituições beneficiadas, “pois isso representa mais serviços de saúde para a população”.
Vereadores celebram a liberação de emendas impositivas referentes aos anos de 2023 e 2024
O vereador Sgt. Byron – Estrelas do Mar demonstrou sua felicidade com a liberação das emendas. “Ficamos felizes em ver a prefeitura de Aracaju cumprindo o seu papel e as instituições sendo beneficiadas, como a APAE, que trabalha com saúde, recebendo recursos para realizarem seus atendimentos. Esperamos que as verbas cheguem para a população que mais precisa”, reforçou.
O vereador Marcel Azevedo afirmou que “com certeza, esses recursos irão melhorar os serviços em Aracaju, além de fortalecer o trabalho e os profissionais de saúde”. O vereador Lúcio Flávio explicou que metade dos recursos das emendas impositivas são, obrigatoriamente, destinados para a área da saúde e que essa solenidade “representa a sinergia que a prefeita tem em andar em conformidade com a política pública do município, aliada à Câmara de Vereadores”.
Instituições beneficiadas
Ao todo, 20 instituições foram beneficiadas com a destinação de emendas impositivas para a área da saúde. Uma das instituições que receberão emendas é o Instituto Sheyla Galba, ligado ao diagnóstico precoce do câncer de mama. A ex-vereadora e atual superintendente da Câmara, Sheyla Galba, disse que “é a primeira vez que recebemos emendas. Elas vão servir para termos um aparelho de ultrassonografia. Por meio dele, prestaremos serviços gratuitos para as mulheres. Além disso, teremos uma van para levar as mulheres que precisam fazer mamografia em Lagarto”, celebrou.
Além do Instituto, o Hospital e Maternidade Santa Isabel receberá em emendas R$ 3,1 milhões, R$ 2,1 milhões para o Hospital São José e R$ 1,1 milhão para o Centro de Integração Raio do Sol - Ciras.
Confira todas as instituições beneficiadas:
1.Hospital de Cirurgia - investimento
2.Avosos - investimento
3.Ciras - custeio
4.Ciras - investimento
5.Gacc - custeio
6.Gacc - investimento
7.Hospital São José - custeio reforma
8.Hospital São José - investimento
9.Hospital São José - redução de filas.
10.Instituto Sheyla Galba - custeio
11.Instituto Sheyla Galba - investimento
12.Hospital Universitário - investimento
13.Apae - custeio
14.Apae - investimento
15.Salvar - custeio
16.Same - custeio
17.Amo -custeio
18.Amo - investimento
19.Caism - investimento
20.Santa Isabel - Investimento
O que são emendas impositivas?
As emendas impositivas são um tipo de emenda parlamentar ao Orçamento Público que obriga o Poder Executivo a gastar os recursos conforme a determinação do Poder Legislativo. Dessa forma, os parlamentares determinam que certa quantia de dinheiro público seja aplicada em obras ou serviços, por exemplo. A legislação determina que 50% do total das emendas deve ser, obrigatoriamente, destinado à área da saúde. Em Aracaju, cada vereador tem pouco mais de R$ 2 milhões para a destinação em emendas.
É Lei em Aracaju: aprovada a legislação que fortalece a proteção e o uso sustentável dos manguezais
O Poder Executivo sancionou o Projeto de Lei nº 17/2025, de autoria da vereadora Sônia Meire, que estabelece princípios e diretrizes para a criação e implementação de políticas públicas voltadas à defesa, conservação e uso sustentável dos manguezais em Aracaju. A nova Lei nº 6.185/2025 organiza as ações em cinco eixos prioritários: conservação e recuperação, uso sustentável, geração de conhecimento, enfrentamento às mudanças climáticas, além de educação e sensibilização.
Com a aprovação da legislação, será possível criar unidades de conservação, implementar o controle da poluição, fiscalizar e recuperar áreas degradadas. O texto também prevê o fortalecimento e a valorização da rede de mulheres e das comunidades tradicionais, reconhecendo seus saberes como fundamentais para a construção e gestão das políticas relacionadas aos manguezais.
A justificativa da proposta, segundo a vereadora Sônia Meire, destaca que o crescimento urbano de Aracaju muitas vezes ocorreu sobre áreas de manguezais aterradas, causando problemas crônicos como enchentes, perda de biodiversidade e prejuízos socioeconômicos a comunidades tradicionais, como marisqueiras e pescadoras. Dessa forma, a lei busca também promover justiça climática, combater o racismo ambiental e aumentar a resiliência das populações vulneráveis que dependem desse ecossistema.
A nova legislação determina ainda a elaboração de um Plano Municipal de Defesa dos Manguezais, alinhado a estratégias nacionais, incluindo o Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais do Brasil.
Veto parcial ao projeto
Durante a sessão ordinária, realizada em 15 de outubro, a Câmara de Aracaju manteve por unanimidade o veto parcial ao projeto de lei. O trecho vetado restringia o licenciamento ambiental apenas a atividades potencialmente poluidoras. A Prefeitura justificou que essa limitação reduziria a fiscalização e contrariaria os princípios de precaução e prevenção ambiental. A autora da proposta, vereadora Sônia Meire, concordou com a manutenção do veto, afirmando que ele não compromete o objetivo central da iniciativa.
Manguezal em Sergipe
Os manguezais são ecossistemas essenciais para a reprodução de peixes, crustáceos e moluscos, funcionando como berçários da vida marinha e abrigo para diversas espécies de mamíferos, aves, répteis e insetos. Além disso, sustentam tradicionalmente comunidades locais.
Um estudo da Revista Brasileira de Meio Ambiente (2019), intitulado “Degradação dos manguezais em Aracaju: impactos socioeconômicos na atividade de catador do caranguejo-uçá”, revelou que, especialmente na década de 1960, o processo de urbanização trouxe desmatamento, despejo de esgotos e especulação imobiliária, agravando a degradação desse ecossistema vital.
Vereador Lúcio Flávio participa de cerimônia de assinatura do termo de fomento das emendas parlamentares de 2025
Na manhã desta sexta-feira (03), o vice-líder da prefeita Emília Corrêa na Câmara, vereador Lúcio Flávio, esteve na sede administrativa da Prefeitura de Aracaju para a solenidade de assinatura do termo de fomento das emendas parlamentares destinadas a entidades de saúde durante o final da legislatura passada, em 2024, destacando também emendas apresentadas por Emília Corrêa quando ainda era vereadora.
Entre as entidades contempladas, estiveram presentes na solenidade a Apae, o Hospital Universitário, o Hospital São José, o Same, o Hospital Santa Isabel, o Centro de Integração Raios de Sol, entre outras instituições, que no total foram beneficiadas com R$ 12.336.239,00.
A prefeita Emília Corrêa celebrou o ato afirmando estar feliz com a entrega: “É um momento de muita alegria. Como vereadora, eu sei o significado disso. Quando fui oposição, minhas emendas não foram pagas. Se o gestor não tiver essa sensibilidade, quebra o poder que foi dado ao Legislativo com as emendas parlamentares”.
Ao lado dos vereadores, a prefeita destacou o compromisso com a população, que, segundo ela, é a maior beneficiada com as emendas: “Contem conosco, contem com a Câmara Municipal. Isso é muito importante para que a gente cumpra o nosso dever. Não adianta se apresentar para a política se você não faz a política de verdade. Certamente, você será enxergado e excluído”.
Levi Oliveira acompanha investimentos no interior sergipano e ressalta avanços para o turismo no estado
Nessa quinta-feira, 2, o vereador Levi Oliveira (PP) acompanhou o senador Laércio Oliveira (PP) em agendas no município de Estância para dialogar com a Prefeitura e conhecer de perto os investimentos voltados ao fortalecimento do turismo e à geração de emprego e renda na região.
A primeira atividade do parlamentar foi uma visita ao recém-inaugurado Complexo Turístico Porto do Mato, espaço que reúne quiosques para a comercialização de artesanato e produtos locais, áreas de convivência, quadra poliesportiva, palco para apresentações culturais, parque infantil e academia ao ar livre. Levi Oliveira parabenizou o prefeito André Graça pela iniciativa e ressaltou que, além de impulsionar o turismo e a integração comunitária, o complexo fomenta o empreendedorismo local, abrindo novas oportunidades de renda para os moradores do povoado.
Ainda em Porto do Mato, o vereador acompanhou a assinatura de convênio da Prefeitura de Estância para a instalação de um píer flutuante no Porto N’angola, medida que proporcionará mais segurança e conforto no embarque e desembarque de turistas e moradores. Na ocasião, também foi anunciado o investimento de R$ 2 milhões, fruto de emendas do senador Laércio Oliveira, destinados à reestruturação do atracadouro turístico, impulsionando o turismo náutico e a atividade pesqueira na região.
Levi Oliveira parabenizou o senador Laércio, a Prefeitura de Estância e o presidente da Emsetur (Empresa Sergipana de Turismo), Fabiano Oliveira, pelos investimentos no setor turístico, que têm consolidado o estado como destino cada vez mais atrativo para visitantes. “Hoje foi um dia para reforçar o quanto precisamos enaltecer a beleza de Sergipe e valorizar o potencial turístico do nosso litoral. São investimentos como esses que nos tornam um destino de referência, além de oferecer mais oportunidades de emprego para a nossa população”, enfatizou.
Audiência Pública de autoria de Elber celebra 80 anos da AABB Aracaju
O plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) será espaço de celebração em uma Audiência Pública dos 80 anos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB Aracaju) nesta terça-feira, 7 de outubro, a partir das às 14h30. A solenidade é de autoria do vereador Elber Batalha (PSB).
As AABBs começaram há 95 anos em todo país com o objetivo de proporcionar lazer e qualidade de vida, também através das práticas desportivas aos funcionários do Banco do Brasil. Atualmente, são mais de 800 clubes espalhados por todo o Brasil e que atendem não mais unicamente os funcionários do BB.
A sede de Aracaju completa 80 anos e conta com toda a estrutura para ofertar bem-estar com uma experiência à beira mar.
Para Elber, a homenagem é mais que merecida. “Será um momento de reconhecimento da história, das contribuições valorosas e da importância da AABB para nossa cidade”, comentou.
A sessão será aberta ao público.
O que? Audiência pública em celebração aos 80 anos da AABB Aracaju.
Quando? Na próxima terça-feira, 7, a partir das 14h30.
Onde? Na Câmara Municipal de Aracaju.
Fábio Meireles participa da 4ª Festa das Crianças, no bairro Santos Dumont, em Aracaju
A tarde de sábado (04) foi de alegria e confraternização na Rua Dom Pedro II, no bairro Santos Dumont, em Aracaju, na 4ª edição da "Festa das Crianças", promovida pela ONG Olhar Carinhoso, com apoio do vereador Fábio Meireles (PDT).
O parlamentar participou ativamente do evento que celebra o Mês da Criança, levando recreação, brincadeiras, pipoca, cachorro quente e sorvetes para as famílias da comunidade.
O evento contou com as presenças do secretário- chefe da Casa Civil , Jorginho Araújo e do ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, além de amigos, assessores, familiares e apoiadores do vereador Fábio Meireles.
A ONG Olhar Carinhoso é presidida pela esposa do vereador, Ítala Meireles, com sede no bairro Soledade, mas alcança crianças de várias regiões da capital, contribuindo com atividades sociais e mobilizando a comunidade.
Durante o encontro, Fábio Meireles destacou a importância de manter o projeto que está em sua quarta edição no bairro Santos Dumont. No dia 11 de outubro, a festa infantil acontecerá no bairro Soledade, atraindo crianças e levando alegria para a garotada, com entretenimento, entregas de brinquedos e bicicletas.
Na festa das crianças, as mães também receberam presentes e sorteios de eletrodomésticos, (cama box), lanches e aproveitaram o momento de recreação com seus filhos.
“O evento leva lazer, carinho e atenção às nossas crianças e famílias. É uma forma de estarmos presentes nestas datas especiais e prestigiar o público infantil no mês das crianças”, ressalta o vereador.
“Na próxima semana, teremos mais festa, a ONG Olhar Carinhoso nasceu de um ideal de fortalecer laços familiares, abraçar nossas crianças e espalhar o amor ao próximo ”, reforça a presidente Ítala Meireles.
CPI da SMTT aprova requerimentos para obter esclarecimentos sobre a destinação das receitas de multas de trânsito
Nesta segunda-feira (06/10), os parlamentares, que integram a Comissão parlamentar de inquérito (CPI) da SMTT, se reuniram durante a 7ª reunião ordinária. Foram aprovados 03 requerimentos, de autoria do vereador Pastor Diego, relator da CPI.
Requerimentos aprovados
Os parlamentares discutiram e aprovaram os requerimentos nº 12, 13 e 14/2025. O primeiro solicita informações à SMTT de Aracaju a respeito de como foi aplicada a desvinculação de receitas, prevista na Emenda Constitucional nº 93/2016, que autorizou os municípios a utilizarem livremente até 30% das receitas de impostos, taxas e multas até dezembro de 2023. Dessa forma, o requerimento questiona em qual fonte ou destinação orçamentária foram pagos os gastos dessa parte desvinculada das multas de trânsito, assim como é realizado o controle entre a parcela vinculada e a parcela desvinculada dessas receitas, caso ambas estejam na mesma fonte orçamentária
Os requerimentos 13 e 14 são semelhantes, mas modificam o ano de análise. Pelo artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro, o dinheiro vindo das multas só pode ser usado para melhorar a segurança e o sistema de trânsito — por exemplo, em sinalização, engenharia, fiscalização e educação no trânsito. A Resolução nº 875/2021 do CONTRAN detalha como essas despesas devem ser classificadas e comprovadas. Por exemplo, o CONTRAN determina que os recursos sejam destinados a quatro áreas principais: sinalização, engenharia de tráfego e de campo, policiamento e fiscalização, e educação de trânsito.
A resolução estabelece que os órgãos responsáveis pela arrecadação das multas devem publicar, anualmente na internet, informações detalhadas sobre o montante arrecadado e sua destinação. Além disso, 1% do total deve ser repassado para o Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP), conforme determina a legislação federal.
No documento, o vereador Pastor Diego, relator da CPI, questiona a SMTT sobre os motivos de como determinadas despesas foram consideradas compatíveis com essa legislação. O relator também solicitou contratos, processos de licitação e comprovação de pagamento referentes às despesas de 2017 e 2018, assim como de 2019 a 2021.
Vereador Sargento Byron recebe homenagem da AMO
Em visita institucional à Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) foi homenageado como parlamentar amigo, por destinar recursos públicos à instituição.
“Poder contribuir com este novo momento da AMO, a partir da construção da nova Casa de Apoio Anna Garcez, preenche o coração e confirma o sentimento de solidariedade que tanto buscamos despertar na sociedade. As emendas que o meu mandato destinou foram cuidadosamente avaliadas, pois sabíamos o quanto iriam somar. E assim foi feito. Com a assinatura do Termo de Fomento das Emendas Parlamentares pelo Poder Executivo, estaremos viabilizando o mobiliário da nova casa. Sou um admirador do trabalho desenvolvido pela AMO e quero poder ajudar cada vez mais”, declarou Sargento Byron.
Ao conhecer cada setor da instituição e os cômodos da nova casa de apoio, o vereador pôde dialogar com voluntários, colaboradores e assistidos. “Além da homenagem da placa Preito de Gratidão, estar aqui hoje já é um presente. Nada acontece por acaso em nossas vidas — sempre reforço isso — e toda a troca que tive neste dia foi além de Byron vereador. Aqui também estou como alguém que veio do terceiro setor e que tem buscado entender ainda mais sobre toda a linha de cuidado do tratamento oncológico. Obrigado a todos que permitiram que eu deixasse minha digital aqui. Parabéns e obrigado, família AMO!”, declarou emocionado o vereador.
Sargento Byron destinou R$ 100 mil em emendas parlamentares para a instituição, valor que se somou aos recursos destinados aos serviços adicionais e ao mobiliário da nova Casa de Apoio Anna Garcez, que possui mais de 851 metros quadrados de área construída, distribuída em dois pisos. O espaço foi projetado para ampliar a capacidade de acolhimento da associação, passando de 40 (atual casa de apoio) para 70 pessoas por dia.
Para a diretora executiva da AMO, Conceição Balbino, a colaboração dos agentes políticos aproxima o terceiro setor e permite que a administração pública esteja integrada aos avanços e às necessidades que não são apenas de uma instituição, mas de uma causa. “Estamos muito felizes e agradecidos a toda a sociedade sergipana. Essa obra é a realização de um sonho de 10 anos. Ao vereador Sargento Byron, o nosso muito obrigada pela destinação das emendas, bem como por este momento de diálogo que vai além de uma visita institucional”, concluiu.
Assinatura do Termo de Fomento das Emendas Parlamentares Individuais de Caráter Impositivo
Após a visita à AMO, o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar participou da solenidade de assinatura do Termo de Fomento das Emendas Parlamentares Individuais de Caráter Impositivo, referentes a 2025, pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, na sexta-feira (3).
O montante de R$ 12.336.239,00 foi indicado pelos vereadores no exercício de 2024 e será transferido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) às instituições contempladas, como a AMO. “A gente fica muito feliz em ver a Prefeitura de Aracaju cumprindo com o seu papel, garantindo a destinação das emendas, para que as entidades tenham uma programação quanto ao recebimento desses recursos. O Legislativo segue acreditando no poder e na conquista que as emendas parlamentares representam”, disse Byron.
“Tuca e a Caravana da Esperança”: obra que eterniza a trajetória de Tuca é lançada em Aracaju
Na noite da última quinta-feira (02), a Biblioteca Pública Epiphânio Dórea, em Aracaju, foi palco de uma noite emocionante com o lançamento do livro “Tuca e a Caravana da Esperança”, escrito por Isa Maria Santos da Silva.
A obra é uma homenagem ao seu esposo, Antônio Vieira da Silva Neto, carinhosamente conhecido como Tuca, figura marcante na vida de muitos sergipanos e pai do vereador Anderson de Tuca.
Para a autora, o livro é um registro afetivo e histórico da trajetória de um homem simples, determinado e guiado pela fé.
“Tuca chegou com pouco estudo, mas o seu desejo de aprender o impulsionou a seguir em frente. Tornou-se pedagogo e resolveu atender à missão que Deus lhe deu: cuidar de pessoas. Preocupado com o problema do alcoolismo, pois um dia também enfrentou essa realidade, ele prometeu a Deus que se dedicaria àqueles que viviam essa mesma dor”, declarou Isa Maria.
Em seu discurso, Anderson de Tuca se emocionou ao recordar a história do pai e o legado que deixou.
“Hoje eternizamos a história de Tuca, aquele que sonhou e ensinou às pessoas que todos podem sonhar. Ele queria aprender a ler e escrever, e conseguiu. Disse: ‘Meu filho, eu vou me formar’, e se formou. Meu pai queria fazer mais pelas pessoas. Não conseguiu fisicamente, mas hoje eu sou o grande sonho dele”, afirmou o vereador.
O irmão de Anderson, Júnior Tuca, também destacou a importância de manter vivo o legado paterno por meio do grupo de apoio AMI-SE, fundado pela família.
“Ajudar uma pessoa com problema de álcool e drogas é a maior reparação que fazemos ao meu pai. Damos o ‘sim’ ao legado dele de salvar vidas, que foi o que ele mais sonhou. Ele tinha dois grandes sonhos: ser vereador e ajudar essas famílias, porque se via nelas”, destacou.
Responsável pelo prefácio da obra, a escritora Marlene Alves Calumby, membro da Academia Sergipana de Letras, ressaltou a sensibilidade da narrativa.
“Amor é a palavra mágica que define este livro. Em cada página, o leitor vai sentir o amor que Isa coloca em suas palavras”, afirmou.
O lançamento reuniu familiares, amigos e admiradores do saudoso Tuca, além de autoridades, como o governador Fábio Mitidieri e vereadores de Aracaju.
Com o lançamento de “Tuca e a Caravana da Esperança”, a trajetória de Antônio Vieira da Silva Neto ultrapassa as lembranças familiares e se consolida como um exemplo de fé, superação, dedicação e solidariedade que continua inspirando gerações.
Vereador Isac celebra sucesso do evento de Dia das Crianças no bairro Industrial
O vereador Isac (União Brasil), líder da prefeita Emília Corrêa na Câmara Municipal de Aracaju, promoveu um evento de Dia das Crianças que foi um verdadeiro sucesso de público e alegria no bairro Industrial (Matinha).
A festa, marcada por diversas brincadeiras e momentos de lazer, reforçou o compromisso do parlamentar com o bem-estar e a valorização da infância na capital sergipana.
O evento, que contou com o apoio do ex-deputado federal André Moura e da deputada federal Yandra Moura, reuniu um grande número de famílias e, sobretudo, um “mar de sorrisos” das crianças. A iniciativa ofereceu brinquedos, guloseimas e muita animação, proporcionando um dia especial para a comunidade.
O vereador Isac expressou sua satisfação com o resultado do evento, destacando a importância de ações que estimulem a alegria e a esperança na vida dos pequenos aracajuanos.
“Fico imensamente feliz em ver a felicidade de cada criança. É por elas que seguimos com tanta dedicação! É fundamental que continuemos cuidando das nossas crianças e permitindo que elas sejam, de fato, crianças: cheias de sonhos, inocência e imaginação”, afirmou o vereador Isac.
A dedicação à causa da infância e juventude está alinhada aos temas recorrentes do mandato do vereador, que incluem a Educação e o compromisso social. A articulação com lideranças como André Moura e Yandra Moura também foi ressaltada como crucial para a realização de eventos de grande porte e relevância social.
“Meu agradecimento especial ao apoio do amigo André Moura e da nossa deputada federal Yandra Moura, que caminham conosco nessa missão de cuidar das nossas crianças. A união de esforços é essencial para levarmos mais momentos de felicidade e dignidade para as comunidades de Aracaju”, concluiu Isac, reafirmando seu lema de luta e compromisso com a população.
O sucesso da celebração do Dia das Crianças na Matinha consolida o trabalho do vereador Isac em prol das comunidades, indo além das atividades legislativas e promovendo ações diretas que impactam positivamente a vida dos cidadãos — em especial, das crianças.
Vereador Lúcio Flávio conduz sessão especial, na Câmara de Aracaju, em alusão ao Dia do Nascituro
Na próxima quarta-feira (08), às 14h30, a Câmara Municipal de Aracaju realizará uma sessão especial em alusão ao Dia do Nascituro, data que celebra o direito à vida desde a concepção. A solenidade será presidida pelo vereador Lúcio Flávio (PL), que tem se destacado na defesa de pautas voltadas à família, à fé e à valorização da vida.
O evento contará com a participação do procurador do estado José Paulo Leão, do pastor Antônio dos Santos, de Zezé Luz e do Dr. Uziel Santana, entre outros nomes que abordarão temas como a importância da proteção à vida desde o ventre materno, a responsabilidade da sociedade na defesa dos mais vulneráveis e o papel das políticas públicas no amparo às gestantes e às crianças.
A sessão especial tem como propósito promover a conscientização sobre o valor da vida humana em todas as suas etapas e reforçar o compromisso das instituições públicas com a defesa dos princípios éticos e humanos que sustentam a dignidade da pessoa.
Celebrado anualmente em 8 de outubro, o Dia do Nascituro é uma data voltada à reflexão sobre o início da vida e ao incentivo de ações que promovam o acolhimento, o cuidado e o respeito à existência desde a concepção.
Aberta ao público, a sessão será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Aracaju, possibilitando que a população acompanhe as discussões e participe deste momento de valorização da vida.
Alex Melo visita sede do CREF e reforça compromisso com o fortalecimento da Educação Física
O vereador Alex Melo visitou a sede do Conselho Regional de Educação Física da 20ª Região Sergipe (CREF20/SE) na última quarta-feira (1º de outubro), acompanhado do chefe de gabinete, José Oliveira de Araújo Filho, do profissional de Educação Física, Lúcio Matos, e de uma comissão formada por profissionais da área.
Durante a reunião com a presidente do Conselho, Simone Santos Gama, foram discutidos temas relevantes para a categoria, como o fortalecimento da Educação Física no município, a valorização dos profissionais e as possíveis parcerias entre o Legislativo Municipal e o CREF20/SE.
“A visita foi muito produtiva. Também esteve em pauta a necessidade da presença do profissional de Educação Física nas áreas da saúde e da educação, com a garantia de vagas em concursos e nos conselhos municipais”, explicou o parlamentar.
Na ocasião, a presidente também recebeu uma comissão de profissionais aprovados no último concurso realizado pela SEMED, composta por Camila Silveira, Antônio Matheus de Araújo Dória e Rodrigo Matos Santos Pereira. O grupo reforçou a necessidade de cumprimento da Lei Municipal nº 14.441/2013.
Para a presidente do CREF, o encontro reforça a importância da aproximação entre a categoria e o poder público. “O diálogo com o Legislativo é fundamental para construirmos políticas que assegurem o espaço do profissional de Educação Física e ampliem o acesso da população aos benefícios da atividade física orientada. É pertinente que o Legislativo ouça dos próprios profissionais as demandas e desafios enfrentados. O CREF agradece a visita do vereador Alex Melo e reforça seu compromisso em manter um canal aberto de diálogo com as instituições públicas, sempre em defesa da Educação Física e da saúde da sociedade”, destacou Simone Gama.
Após a reunião, os visitantes também conheceram o Memorial da Educação Física Sergipana, espaço dedicado à preservação da história e valorização da profissão.
Projeto de Lei de Levi Oliveira propõe instalação de totens de segurança em pontos de ônibus de Aracaju
Não é raro que muitas pessoas se sintam inseguras ao utilizar o transporte público, seja pela falta de iluminação em alguns pontos de ônibus ou pela localização em áreas mais afastadas e pouco movimentadas. Soma-se a isso a preocupação com registros de assédio, violência e furtos, fatores que desestimulam ainda mais o uso do serviço em determinados locais. Com o objetivo de enfrentar essa situação, o vereador Levi Oliveira (PP) protocolou, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o Projeto de Lei nº 338/2025, que propõe a instalação de totens de segurança em pontos de parada de ônibus, visando garantir maior proteção aos usuários do transporte coletivo da capital.
De acordo com o parlamentar, a implantação dos totens de segurança deve priorizar as áreas com maior vulnerabilidade social e histórico de ocorrências criminais. Mesmo os pontos de ônibus que ainda não possuem estrutura de abrigo deverão ser contemplados pela medida. A instalação ocorrerá de forma gradativa, conforme a disponibilidade orçamentária, com a meta de que todos os pontos de parada do transporte coletivo sejam equipados com totens até o quinto ano de vigência da lei.
O projeto também define os dispositivos que deverão compor os totens de segurança, entre eles um botão de emergência com acionamento direto à Guarda Municipal de Aracaju (GMA) ou à Polícia Militar de Sergipe (PMSE). Os equipamentos contarão ainda com câmeras de monitoramento integradas ao sistema municipal da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), além de um sistema de som com microfone e alto-falantes, permitindo a comunicação direta do usuário com a central de segurança pública em situações de emergência. Para aumentar a sensação de segurança e conforto, os totens deverão dispor também de iluminação adequada no entorno.
A proposta inclui ainda recursos de acessibilidade, como sinalização sonora e visual para indicar o acionamento do botão de emergência, além de placas em Braille e informações acessíveis a pessoas com deficiência auditiva e visual. Para viabilizar a instalação e manutenção dos totens, o Poder Executivo poderá firmar convênios, parcerias ou termos de cooperação técnica com órgãos de segurança pública, concessionárias do transporte coletivo, empresas privadas e outras entidades públicas ou privadas.
O vereador também destaca a importância de campanhas educativas e de conscientização sobre o uso dos totens e a necessidade de denunciar casos de assédio, abuso ou violência no transporte público, reforçando o compromisso com um ambiente mais seguro e inclusivo para todos os usuários.
“A adoção dos totens de segurança, equipados com botão de emergência, câmeras de videomonitoramento, sistema de iluminação e comunicação direta com os órgãos de segurança, é uma medida moderna para a prevenção e o enfrentamento de situações de risco nos pontos de parada de ônibus da nossa capital. São locais muitas vezes distantes ou pouco iluminados, o que gera receio na população em utilizar o transporte público”, declarou Levi Oliveira.
O parlamentar enfatizou ainda que o projeto contribui não apenas para o fortalecimento da segurança pública no município, mas também para a valorização do transporte coletivo como serviço essencial, estimulando seu uso e proporcionando mais tranquilidade aos cidadãos.
É Lei em Aracaju: nova legislação torna obrigatório o treinamento de professores sobre epilepsia nas escolas municipais
Aracaju dá um passo histórico na inclusão escolar. O Poder Executivo sancionou o Projeto de Lei nº 96/2025, de autoria da vereadora Thannata da Equoterapia, que cria o Programa Municipal de Capacitação sobre Epilepsia para Profissionais da Educação. A norma foi convertida na Lei nº 6.200/2025, e determina o treinamento obrigatório anual para todos os profissionais da rede pública municipal de ensino.
A iniciativa tem como objetivo capacitar educadores para identificar crises epilépticas, prestar primeiros socorros adequados e combater o estigma que ainda envolve a condição. Além disso, estabelece diretrizes claras para a inclusão de alunos com epilepsia nas escolas, garantindo que recebam o suporte pedagógico e emocional necessário.
Educação inclusiva e combate à desinformação
A nova lei exige que professores, coordenadores, diretores e até profissionais de apoio — como motoristas de transporte escolar e merendeiras — participem dos treinamentos ministrados por especialistas da área da saúde. As formações abordarão temas como tipos de epilepsia, manejo de crises, fatores de risco e estratégias de inclusão.
Protocolos e certificação obrigatória
As unidades de ensino da rede municipal terão que elaborar protocolos internos de atendimento em casos de crises epilépticas e adaptar o ensino conforme as necessidades de cada aluno. A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) será responsável por fiscalizar o cumprimento da lei e emitir certificados anuais de capacitação — condição necessária para o exercício profissional.
Um passo a mais pela inclusão
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50 milhões de pessoas vivem com epilepsia no mundo, e cerca de 2% da população brasileira convive com a condição. Em Aracaju, a nova legislação busca mudar essa realidade dentro das salas de aula, garantindo que nenhum aluno seja excluído de atividades escolares, passeios ou práticas esportivas por conta do diagnóstico.
Vereadores destacam participação em eventos e apuração de denúncias no transporte público durante o Pequeno Expediente
O Pequeno Expediente desta terça-feira (07/10) teve início com o vereador Elber Batalha (PSB), que ressaltou a questão da compra dos ônibus elétricos, os quais não estão circulando na capital sergipana. “Apesar de estarem nas garagens do município, não servem à população, por diversas irregularidades nas compras deles. Chega a ser absurdo o que essa gestão faz com o dinheiro público”, disse ao destacar a grande quantidade de dispensas de licitação realizadas pela gestão municipal até o momento.
O vereador ainda afirmou que será protocolada uma ação popular subscrita por ele, como também pelos vereadores Professora Sonia Meire (PSOL), Iran Barbosa (PSOL), Fábio Meireles (PDT) e Camilo Daniel (PT), para solicitar que a prefeita Emília Corrêa seja condenada a devolver o valor do aluguel do carro blindado.
O parlamentar também demonstrou solidariedade ao presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe, José Helton Silva Monteiro, bem como a todos os médicos e profissionais de saúde do município de Aracaju. Elber Batalha fez uma referência ao fato de que o Sr. José Helton estaria sendo acusado de ter uma pessoa jurídica em seu nome, uma situação que não deveria ocorrer, pois, segundo o parlamentar, “quem o obriga a ter uma PJ é o próprio sistema, que não contrata mais médicos por concurso público, nem como pessoas físicas”.
O vereador Fábio Meireles (PDT) exibiu um vídeo em que mostra alguns momentos da sua participação na 4ª edição do evento da ONG Olhar Carinhoso, em comemoração ao Dia das Crianças, que ocorreu no bairro Santos Dumont no último sábado e contou com a presença do deputado estadual Jorginho Araújo, do ex-prefeito Edvaldo Nogueira e da comunidade local. O parlamentar aproveitou para divulgar outros eventos que serão realizados pela ONG nos próximos dias, um deles é o Sopão Solidário, que vai ocorrer no dia 08/10, a partir das 17h, também no bairro Santos Dumont. Já no sábado (11/10), será realizado mais um evento em referência ao Dia das Crianças, desta vez no loteamento Senhor do Bonfim.
Por fim, o vereador exibiu uma portaria em que o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, instaurou uma Comissão de Sindicância Investigativa com a finalidade de apurar a denúncia feita no plenário da Câmara Municipal de Aracaju sobre o uso indevido dos recursos provenientes das multas de trânsito aplicadas este ano.
Na sequência, o vereador Iran Barbosa (PSOL) subiu à tribuna e falou sobre algumas participações que fez em eventos durante o último final de semana. Um deles foi o Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, na Unit. “Naquela oportunidade, eu fui convidado com muita honra para participar de um painel que discutiu mudanças climáticas e os impactos nas cadeias de suprimento. Um momento importante de discussão sobre a situação que vivemos”, destacou.
O parlamentar também registrou a sua participação na abertura do 5º Congresso Estadual dos Trabalhadores do Poder Judiciário, na última sexta-feira, bem como marcou presença em uma roda de conversa, no povoado Miranda, em Capela, para discutir os 35 anos do ECA. Ao finalizar seu discurso, Iran Barbosa trouxe uma denúncia feita pelos moradores do residencial Praia de Atalaia, no bairro Capucho, que alegam que desde o início deste ano sofrem com a falta de transporte público coletivo durante os finais de semana e feriados na localidade, o que os obriga a recorrer a alternativas mais onerosas para conseguirem se deslocar. Segundo o vereador, os moradores já protocolaram um abaixo-assinado tanto na ouvidoria da prefeitura, como também na ouvidoria da SMTT e fez um apelo para que os órgãos responsáveis tomem providências quanto a essa situação.
O último orador a ocupar a tribuna foi o vereador Joaquim da Janelinha (PDT), que parabenizou a deputada federal Yandra Moura pela realização do evento Feliz Cidade, no bairro Augusto Franco, em que ele teve oportunidade de participar. “Uma festa muito bem organizada, com sorteio de vários brindes, em pleno domingo às 9h da manhã, com a praça cheia. Então eu estou muito feliz com a realização desse evento, e mais feliz ainda porque quem está levando esse projeto é o ex-deputado André Moura, que trouxe muitos benefícios para o Augusto Franco”.
O parlamentar ainda enfatizou os eventos que o seu mandato irá promover nos próximos dias, em comemoração ao Dia das Crianças. O primeiro deles será realizado no dia 24/10, às 19h, no bairro do Coqueiral. Já no dia 25/10, às 16h, será a vez do bairro São Conrado. No domingo, dia 26/10, às 16h, o evento será realizado no bairro Areia Branca. Já no dia 01/11, o evento em comemoração ao Dia das Crianças vai ocorrer no Paraíso do Sul, às 16h.
Parlamentares discutem terceirização na saúde, filas no INSS, manifestações populares e redução de vagas no Pré-Caju, nesta terça (07)
A vereadora Sonia Meire abriu o Grande Expediente relatando uma reunião realizada pela manhã no Sindicato dos Médicos (Sindmed), com a presença de diversas entidades sindicais, do Conselho Federal de Medicina e da Superintendência Regional do Trabalho. O encontro discutiu os processos de terceirização na saúde estadual e municipal — especialmente as denúncias feitas pelo Sindmed sobre contratações via ordens de serviço, que, segundo ela, burlam a realização de concursos públicos e prejudicam a valorização profissional.
“Algumas organizações sociais que administram unidades básicas de saúde estão sob suspeita de irregularidades em vários estados, inclusive em Aracaju”, alertou a parlamentar.
Sonia criticou a falta de transparência nas contratações feitas por chamamento público, sem licitação, e afirmou que continuará fiscalizando a aplicação dos recursos públicos, especialmente os fundos federais destinados à saúde. A vereadora também anunciou uma moção de apoio ao presidente do Sindmed, Dr. Elton Monteiro, e aos profissionais da saúde “que estão sendo cada vez mais assediados”.
Entre outros pontos, comemorou a aprovação da emenda que isenta o Imposto de Renda para trabalhadores com rendimento de até R$ 5 mil e defendeu as manifestações populares por redução da jornada 6x1, taxação das grandes fortunas e contra a reforma administrativa. Antes de encerrar, convidou o público para a audiência pública sobre culturas periféricas, que acontece sexta-feira (10), às 9h, no plenário da Câmara. Sonia também cobrou explicações da Emurb sobre a redução de vagas para vendedores ambulantes no Pré-Caju, que, segundo os trabalhadores, caiu de 1.000 para 600.
O vereador Sgt. Byron - Estrelas do Mar usou seu tempo para desmentir uma postagem nas redes sociais que o atribuía à construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em uma praça do bairro Atalaia. Byron explicou que não cabe aos vereadores executar obras, mas que havia protocolado um requerimento pedindo informações à Prefeitura sobre o futuro uso da área.
“É preciso equilibrar as necessidades de quem depende da saúde pública com o direito dos moradores a manterem áreas verdes próximas de suas casas”, destacou.
O parlamentar aproveitou para parabenizar a SMTT pela nova sinalização de proteção ao ciclista e corredor na Orla da Atalaia.
O vereador Soneca iniciou sua fala comemorando o lançamento do livro “Tuca e a Caravana da Esperança”, que narra a trajetória do pai do vereador Anderson de Tuca. Em seguida, agradeceu à Prefeitura de Aracaju, aos colegas da Câmara e aos parceiros pela realização da Festa Criança Feliz, no bairro Olaria, em celebração ao Dia das Crianças. O evento contou com passeio de trenzinho, cama elástica, apresentações artísticas, dança e distribuição de mais de mil brinquedos e lanches.
Encerrando o Grande Expediente, a vereadora Thannata da Equoterapia exibiu um vídeo que mostrava grandes filas em frente ao prédio do INSS, na manhã desta terça-feira (07). Ela relatou ter recebido mensagens de mães atípicas que compareceram ao local para reavaliação de benefícios, mas não foram atendidas, tendo seus agendamentos remarcados.
“É um descaso do INSS com as pessoas que mais precisam. Falta empatia com as pessoas com deficiência”, afirmou Thannata.
A parlamentar informou que está construindo um dossiê contra o INSS, reunindo mais de 700 mães atípicas de Sergipe, em parceria com sua equipe jurídica.
Bracelete para identificar pessoas diabéticas, teste de glicemia na triagem e Programa de inclusão para ex-dependentes químicos são aprovados na CMA
Nesta terça-feira (07/10), a Câmara Municipal de Aracaju realizou a 84ª Sessão Ordinária e analisou 26 proposituras, sendo oito projetos de lei em redação final, ou seja, que seguem para sanção ou veto da Prefeitura. Confira o que foi aprovado na Casa parlamentar.
Projetos de lei em redação final
Dos oito projetos de lei aprovados em redação final, quatro trouxeram melhorias para a área da saúde. Três dessas propostas foram apresentadas pelo vereador Elber Batalha.
A primeira trata da obrigatoriedade do teste de glicemia na triagem da rede municipal (PL nº 196/2024), incluindo o exame no protocolo de atendimento médico de urgência e emergência, com o objetivo de verificar o teor de açúcar no sangue.
O segundo projeto regulamenta o uso do bracelete azul para identificação de pessoas diabéticas (PL nº 211/2024). O acessório será utilizado como instrumento auxiliar de identificação da pessoa com diabetes, com o objetivo de melhorar o atendimento em situações de urgência e emergência, assegurar a autonomia de pacientes com dificuldades de comunicação e viabilizar a identificação visual rápida e simplificada. O uso do bracelete indicado na lei é facultativo, e sua utilização não dispensa a apresentação de documento comprobatório do diabetes, caso solicitado.
O terceiro projeto, também de autoria do vereador Elber Batalha (PL nº 215/2024), cria o “Maio Marrom”, mês dedicado à conscientização e prevenção da doença celíaca.
Ainda na área da saúde, foi aprovado o PL nº 52/2025, de autoria da vereadora Thannata da Equoterapia, que institui o Programa Municipal de Incentivo ao Emprego e à Reinserção Social de Ex-dependentes Químicos.
A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social e a empregabilidade de pessoas que concluíram tratamento para dependência química, por meio de ações de capacitação profissional, incentivo fiscal a empresas parceiras e acompanhamento psicossocial. O texto também prevê o fomento ao empreendedorismo e à economia solidária, além da criação de um banco de dados para monitorar os resultados e impactos do programa.
Na área cultural, também em redação final, o PL nº 73/2024, de autoria do vereador Breno Garibalde, propôs a revalidação da utilidade pública do Grupo Cultural Quadrilha Junina Xodó da Vila e o reconhecimento da Itaka Escolápios Aracaju (PL nº 246/2024) como instituição de utilidade pública. O vereador Pastor Diego apresentou projeto semelhante para reconhecer a Associação dos Pastores e Evangélicos do Bairro Santa Maria e Adjacências (PL nº 319/2024).
De autoria do vereador Sargento Byron, o PL nº 21/2025 também foi aprovado em redação final e dispõe sobre a identificação e o cadastramento de compradores e vendedores de sucatas. O texto estabelece regras para o funcionamento de estabelecimentos que compram e revendem materiais metálicos usados, como fios, portões, tubos, peças e outros itens de metal. Esses locais ficam obrigados a manter um cadastro atualizado com os dados de quem compra e vende, além de informações sobre a origem dos materiais adquiridos. Também deverão emitir notas fiscais de todas as transações realizadas.
Projetos de lei em 1ª votação
O PL nº 362/2025, de autoria do vereador Isac Silveira, trata da denominação de espaço público, alterando o nome do Centro Cultural de Aracaju para Palácio Luiz Antônio Barreto. Aprovado em 1ª discussão e em urgência, o projeto presta homenagem a Luiz Antônio, que iniciou sua carreira no jornalismo e exerceu diversas funções públicas nas áreas de cultura e educação. Entre elas, destacam-se: secretário do reitor da Universidade Federal de Sergipe (1968/1969); chefe da Divisão de Cultura do Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação (1975/1978); secretário municipal de Educação e Cultura de Aracaju (1979/1981); secretário de Estado da Comunicação (1995) e secretário de Estado da Educação, Desporto e Lazer (1995/1999).
Projetos de lei em 2ª votação
De autoria do vereador Alex Melo, o PL nº 161/2025 institui a campanha “Outubrinho Rosa” no calendário oficial de eventos da capital, voltada à saúde feminina na infância e adolescência. A campanha tem como público-alvo crianças e adolescentes do sexo feminino, com até 18 anos e tem como objetivos promover debates com especialistas sobre medidas de prevenção de fatores de risco para doenças na vida adulta, passíveis de diagnóstico e tratamento precoces; incentivar a imunização contra o HPV e reforçar a importância da realização de exames preventivos periódicos.
No campo da preservação patrimonial, o vereador Binho apresentou o PL nº 159/2025, que reconhece o Centro de Criatividade Governador João Alves Filho como patrimônio histórico e cultural. Já o vereador Miltinho Dantas propôs o mesmo reconhecimento para o Restaurante “O Miguel” (PL nº 181/2025).
De autoria do vereador Fábio Meireles, o PL nº 176/2025 altera a nomenclatura da atual rua G, no bairro Santos Dumont, para rua Ediranilson Francisco dos Santos. Já o PL nº 65/2025, de autoria da vereadora Moana Valadares, trata do hasteamento de bandeiras nos logradouros públicos de Aracaju. Ele foi aprovado pela maioria da Casa, com votos contrários dos vereadores Elber Batalha, Camilo Daniel, Breno Garibalde e Iran Barbosa.
Projetos de decreto legislativo, com a concessão de título de cidadania
Os parlamentares aprovaram seis projetos de decreto legislativo que concedem título de cidadania aracajuana. Todos são de autoria do presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos. Receberão o título: Mariana Vitória Gonçalves Pinto (PL nº 105/2025), Bruna Akawana Martins Rosa (PL nº 106/2025), Nicole Pircio Nunes Duarte (PL nº 108/2025), Sofia Madeira Pereira (PL nº 109/2025), Maria Paula Pereira Caminha (PL nº 110/2025) e Maria Eduarda de Almeida Arakaki (PL nº 111/2025). As homenageadas integram a seleção brasileira de ginástica rítmica e conquistaram o segundo lugar no Mundial de 2025.
Requerimentos
Os vereadores também aprovaram cinco requerimentos. O vereador Lúcio Flávio apresentou dois pedidos de informação à Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLOG) e à Secretaria Municipal de Saúde, abordando temas como arrecadação tributária e funcionamento do Conselho Municipal de Saúde (nº 358 e 359/2025).
Também de autoria de Lúcio Flávio, o requerimento nº 286/2025 solicitou urgência para a aprovação do PL nº 298/2025, que altera o nome da praça da rua Josepha Andrade Irmã Fontes para praça Jornalista André de Melo Barros.
Já o vereador Fábio Meireles apresentou requerimentos à Controladoria-Geral do Município e à SMTT (nº 379 e 380/2025), solicitando esclarecimentos sobre o uso de recursos provenientes de multas de trânsito para custeio de despesas.
Tribuna Livre da CMA recebe presidente de associação que defende profissionais da saúde
Nesta terça-feira (07/10), a Tribuna Livre da Câmara de Aracaju recebeu o presidente da Associação dos Profissionais de Saúde de Sergipe (APROSSE), Wellington Nascimento, para discutir a criação da entidade. Segundo ele, a associação foi fundada em julho de 2025, com o objetivo de representar, defender e valorizar os profissionais da saúde. “Nossa associação trabalha também para o fortalecimento das políticas de saúde, assim como para a melhoria da remuneração desses profissionais. Enfrentamos riscos biológicos e jornadas exaustivas”, disse.
Wellington também elogiou a prefeita Emília Corrêa por abrir uma mesa de negociação constante com os profissionais da saúde, e parabenizou os vereadores Lúcio Flávio, Marcel Azevedo e Isac Silveira pela contribuição com a associação. Por fim, o presidente da APROSSE falou sobre duas minutas de projetos de lei: uma que propõe a instituição de uma gratificação para a enfermagem e outra que trata do enquadramento do cargo de auxiliar de enfermagem para técnico de enfermagem.
O que disseram os vereadores?
O vereador Elber Batalha abriu o debate com questionamentos sobre a estrutura da entidade. “Como a associação se enquadra dentro da legislação sindical? A base é composta por servidores concursados ou por profissionais terceirizados?”, indagou o parlamentar.
Em seguida, o vereador Iran Barbosa destacou a necessidade de fortalecer o diálogo entre as entidades de classe e a sociedade. “Aracaju e Sergipe precisam de instituições que valorizem os profissionais da saúde e que busquem debater, de forma transparente, os desafios enfrentados pela categoria. Gostaria de ouvir o posicionamento da associação sobre o modelo de gestão que, cada vez mais, envolve as Organizações Sociais (OS)”, afirmou.
O vereador Lúcio Flávio elogiou o trabalho desenvolvido pela associação e ressaltou a importância da mobilização da categoria. “Tive a oportunidade de conhecer de perto a instituição e o empenho de pessoas comprometidas com a saúde pública. Parabenizo a todos pelo esforço e destaco que, sobre a migração de auxiliares para técnicos, em breve teremos boas notícias, com o apoio desta Casa”, garantiu.
A vereadora Sônia Meire fez críticas à terceirização dos serviços públicos e à precarização das condições de trabalho na área da saúde. “Precisamos enfrentar a ausência de concursos públicos e a falta de reconhecimento dos profissionais. Também é necessário debatermos o modelo de gestão baseado em Organizações Sociais (OS), que tem se expandido sem a devida transparência”, pontuou.
O vereador Marcel Azevedo colocou seu mandato à disposição da categoria. “A associação é essencial para fortalecer o debate e dar visibilidade à enfermagem. Essa iniciativa soma-se às demais entidades e contribui para o fortalecimento das lutas da classe”, afirmou.
Já o vereador Bigode do Santa Maria (Republicanos) destacou a relevância do trabalho desempenhado pelos profissionais de enfermagem. “Fiquei internado por mais de dez dias e pude acompanhar de perto o esforço e a dedicação desses profissionais. Não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, ainda é mal remunerada”, declarou.
O presidente da APROSSE, Wellington Nascimento, finalizou as discussões reforçando a importância de debater o papel das Organizações Sociais na gestão da saúde pública. “Esses debates são fundamentais, e acredito que, com a sensibilidade da prefeita de Aracaju, poderemos avançar nas mesas de negociação”, concluiu.
CPI do Natal Iluminado 2024 inicia encaminhamentos para oitivas
Nesta terça-feira (07/10), foi realizada a 6ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) relativa ao Natal Iluminado de 2024, na Câmara Municipal de Aracaju. A CPI investiga indícios de irregularidades no Contrato nº 54/2024, celebrado entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a empresa Vasconcelos e Santos Ltda., no valor de R$ 10.026.782,58, referente à decoração natalina do município de Aracaju no ano de 2024.
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, vereador Isac Silveira (União Brasil), explicou o andamento da apuração antes do início da reunião. “Nós superamos a fase dos requerimentos solicitando documentações e hoje faremos a apresentação dos nomes que deverão vir como convidados, a princípio, depor na CPI, para que possamos compreender as práticas e atitudes tomadas por esses atores que participaram decisivamente da formulação tanto do orçamento quanto da execução do Natal Iluminado, que nos custou dez milhões de reais”, afirmou.
O vereador Elber Batalha observou que há previsão constitucional no Brasil que assegura ao cidadão o direito de não produzir provas contra si mesmo. “Eles serão convocados, mas, se algumas dessas pessoas estiverem indiciadas ou respondendo a inquérito, com possibilidade de se tornarem rés em um procedimento, poderão solicitar o direito de permanecer caladas, para não se autoincriminarem. São obrigadas a comparecer, mas podem usar o direito de ficar em silêncio, alegando que se trata de um procedimento investigativo — como sabemos que existe — em que eventualmente podem se tornar rés e não querer construir provas contra si próprias”, declarou o parlamentar.
Oitivas
Durante a reunião, foi definido que as oitivas terão início no dia 21 de outubro. A Comissão Parlamentar de Inquérito do Natal Iluminado 2024, da Câmara Municipal de Aracaju, elaborou uma lista com oito nomes de pessoas envolvidas no Contrato nº 54/2024. Segundo o vereador Isac Silveira, as convocações começarão a ser feitas ainda nesta terça-feira (07).
Iran apela por solução para o transporte coletivo em região do bairro Capucho
O vereador Iran Barbosa (PSOL) fez um apelo à Administração Municipal, na manhã desta terça-feira (7), para que atenda à reivindicação dos moradores do Condomínio Residencial Praia de Atalaia, no bairro Capucho, solicitando a melhoria da oferta de transporte coletivo aos finais de semana e feriados.
De acordo com o parlamentar, os moradores da localidade denunciam que, desde janeiro deste ano, os ônibus coletivos deixaram de circular com frequência nesses períodos.
“Essa falta de transporte público coletivo aos sábados, domingos e feriados é grave e, evidentemente, onera as despesas daquelas famílias, porque as pessoas têm que recorrer a outras formas de transporte mais onerosas que os ônibus”, apontou o parlamentar.
Ainda segundo Iran, é importante destacar que por ser final de semana ou feriado não significa que a população não precise de transporte coletivo.
“Muito pelo contrário. É bom lembrar que há pessoas que trabalham nesses dias, porque a escala de trabalho ainda é perversa e termina impondo esse tipo de situação. Mais que isso, ainda que as pessoas não trabalhem, elas precisam do transporte coletivo para ter assegurado o seu direito de se deslocar, seja para o lazer ou para outras necessidades”, enfatizou o psolista.
“Portanto, quero reverberar essa denúncia dos moradores do Residencial Praia de Atalaia pela ausência dessa oferta de serviços de transporte coletivo há bastante tempo, mas quero apelar para que o problema seja resolvido, e farei isso também na forma de Indicação”, concluiu Iran Barbosa.
O vereador destacou ainda que a comunidade já protocolou a solicitação, somada a um abaixo-assinado dos moradores da região, nas ouvidorias da Prefeitura de Aracaju e na SMTT.
Aracaju terá Dia Municipal do Sucateiro para reconhecer profissionais que impulsionam a economia circular
O Projeto de Lei nº 099/2025, de autoria do vereador Levi Oliveira (PP), foi aprovado em segunda votação durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A proposta institui o Dia Municipal do Sucateiro, a ser celebrado anualmente em 12 de junho, em reconhecimento aos profissionais que atuam na coleta e no reaproveitamento de sucatas metálicas.
A data valoriza o papel essencial desses trabalhadores para a reciclagem, a sustentabilidade e o desenvolvimento ambientalmente responsáveis do município. Após a sanção, a celebração passará a integrar o calendário oficial de eventos de Aracaju.
De acordo com o parlamentar, a instituição da data no município tem como objetivo valorizar o papel dos sucateiros na economia circular, isto é, na produção e consumo baseado na reutilização de materiais, na redução do desperdício e na preservação dos recursos naturais. A atividade dos profissionais contribui ainda para a geração de emprego e renda, além de promover práticas sustentáveis que beneficiam toda a sociedade. "A reciclagem de sucata é essencial para a preservação ambiental, na redução do consumo de recursos naturais e na diminuição da quantidade de resíduos que são destinados aos aterros sanitários. Nada mais justo, então, do que reconhecermos a atuação dos profissionais que participam desse processo na nossa cidade", declarou.
A reciclagem de metais desempenha um papel fundamental na conservação dos recursos naturais, pois requer apenas cerca de 5% da energia elétrica utilizada na produção de metais a partir de minérios e emite aproximadamente 5% dos gases de efeito estufa gerados no processo de produção primária. Além de reduzir o impacto ambiental, o reaproveitamento de materiais consome significativamente menos energia do que a extração e o processamento de matérias-primas virgens. No caso do alumínio, por exemplo, a reciclagem pode representar uma economia de até 95% de energia.
O vereador também ressaltou que o setor contribui de maneira expressiva para a geração de empregos, tanto diretos quanto indiretos, envolvendo catadores de materiais recicláveis, trabalhadores de usinas de reciclagem e empresas de logística. "Nosso mandato se comprometeu com práticas sustentáveis e a criação do Dia Municipal do Sucateiro é uma forma de reforçar esse comprometimento. Valorizamos os profissionais que, diariamente, contribuem para a construção de uma cidade mais limpa e ambientalmente responsável", afirmou.
Aprovado pela CMA, o projeto de lei segue agora para sanção da Prefeitura de Aracaju.
Projetos Sancionados
Recentemente, Levi Oliveira teve projetos sancionados pela Prefeitura. Entre eles, o PL nº 128/2025, que institui a Semana da Criatividade, Inovação e Sustentabilidade, a ser comemorada anualmente na semana que compreende o dia 21 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. A medida passa a integrar o calendário oficial de eventos de Aracaju e busca estimular o desenvolvimento da economia criativa, incentivar a busca por soluções inovadoras para desafios sociais e promover a formação de cidadãos mais engajados e capacitados. Durante o período, poderão ser realizadas palestras, seminários, workshops e outras atividades educativas voltadas ao fortalecimento da cultura da inovação e da sustentabilidade no município.
Também foi sancionado o PL nº 219/2025, que denomina a atual rua AD, localizada nas imediações do Loteamento Green Village, no bairro Ponto Novo, como rua Maria Auxiliadora dos Santos. A homenagem reconhece a trajetória de Dona Maria, como era carinhosamente conhecida, marcada pela solidariedade e dedicação à sua comunidade. Durante sua vida, Dona Maria atuou em ações sociais voltadas à população mais vulnerável, promovendo campanhas e doações de alimentos, roupas, calçados e outros itens essenciais. Além disso, foi líder do grupo de idosas da Igreja Nossa Senhora de Fátima e trabalhou na Secretaria da Receita Federal.
A renomeação da via representa um reconhecimento público à sua contribuição social e uma forma de perpetuar seus valores de generosidade e compromisso comunitário. "Essa homenagem é um ato de justiça e gratidão. É eternizar a presença de uma mulher que, com simplicidade e coragem, deixou um legado de amor e transformação social. Um reconhecimento mais do que merecido por tudo o que representou em vida", disse o vereador.
Ataques sofridos pelo Sindimed são denunciados pela vereadora Sonia Meire
A vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, dia 07, durante o grande expediente, para denunciar os ataques que o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) e sua diretoria vêm sofrendo por conta das denúncias que a categoria tem feito sobre a terceirização e privatização da saúde do município e do estado. A parlamentar participou também nesta terça, antes da sessão, de uma reunião no sindicato, que contou com a participação de diversos outros sindicatos, e não somente da saúde.
“O Sindimed tem feito denúncias das terceirizações por meio das Organizações Sociais, e nós sabemos que há uma luta muito grande dos profissionais da saúde por concurso público, valorização e reconhecimento profissional. Sabemos que os profissionais estão no limite, com contratos terceirizados e quarteirizados, porque uma empresa é contratada, que contrata outra, que contrata outra, e isso na saúde tem sido gritante. Essas organizações sociais estão com várias suspeitas, não só aqui, mas também em outros estados. A Secretaria Municipal de Saúde, no último dia 1º, começou um contrato com a empresa Ideias, que é uma organização social, para fazer a gestão das 45 unidades básicas de saúde, e isso é algo muito grave”, disse a vereadora.
A parlamentar do PSOL destacou que a luta tem que ser por serviços públicos e que as organizações sociais, além de estarem sendo denunciadas, estão recebendo fundos públicos de saúde. Sonia Meire também disse que é um atestado de incompetência dos gestores quando entregam, nas mãos dessas OSs, o serviço público. A saúde do município de Aracaju está entregue a essas organizações, que não estão oferecendo os serviços à população. A vereadora destacou ainda que os profissionais não podem sequer denunciar os problemas, porque são perseguidos, e, na sua maioria, não são concursados.
“Quando um sindicalista denuncia uma organização dessa, levantando e constatando que as suspeitas dessas empresas são reais, como foi o caso recente de uma organização social que atua no Hospital da Criança, onde o endereço registrado no contrato estava em uma peixaria, esse sindicalista, que verificou diretamente esse caso, sofre tentativa de desqualificação e intimidação, como foi o caso do presidente do Sindimed, o Dr. Helton Monteiro. Eu, enquanto vereadora, assumi o compromisso de fazer uma moção de apoio e quero convidar todos os outros para assinar. O presidente é uma pessoa idônea, e que está sendo colocado como uma pessoa que tem superfaturamento na sua conta como prestador de serviço. O sistema obriga os médicos a se tornarem microempresas, o que acaba com as relações trabalhistas. Todo apoio ao Dr. Helton e a todos os profissionais da saúde que estão sendo cada vez mais assediados. Isso não pode acontecer, e nós continuaremos fiscalizando essas situações”, finalizou Sonia Meire.
“Ver meu nome colocado contra o povo é algo irresponsável”, declara Sargento Byron sobre a Praça Poeta Ascenso Ferreira
O vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) fez uso da tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 07, para responder às marcações feitas em rede social, colocando o seu mandato contra os moradores da região da Atalaia, nas proximidades da Praça Poeta Ascenso Ferreira.
“Muito me surpreendeu a marcação na rede social colocando o nosso mandato como favorável ao destrato da Praça Ascenso Ferreira. Conheço a região desde pequeno, sou morador da Atalaia, defensor e ouvinte desses moradores, e sei que nunca fui procurado, nem meu gabinete, para tratar dessa pauta. Eu não fujo de debate, de diálogos, vocês bem sabem. Então, ver meu nome colocado contra o povo é algo irresponsável”, declarou Sargento Byron.
A marcação na rede social apresentava o Requerimento 424/2022, de autoria do parlamentar, que solicita à Secretaria Municipal da Saúde informações sobre a possibilidade de uso do terreno público municipal localizado entre a avenida Poeta Vinícius de Moraes e a rua Jordão de Oliveira.
“Enquanto vereador, não temos competência para determinar ou vetar o local a ser usado para a construção de aparelhos públicos. Nosso papel é promover diálogos e fiscalizar. A postagem com o meu nome foi ofensiva, e isso não posso aceitar, pois, mais uma vez, colocam em questão a atuação deste parlamento. A construção de uma Unidade Básica de Saúde na Praça Ascenso Ferreira é uma pauta ainda em construção, algo citado aqui na Câmara pela secretária de saúde, mas que, assim como reforçado pelos vereadores Miltinho, Sônia Meire, Fábio Meireles, Joaquim da Janelinha e Lúcio Flávio, precisa ser dialogada com os moradores. Estamos aqui para isso. Entretanto, querer a construção de uma UBS não reduz nosso compromisso com a revitalização e manutenção da praça. É uma soma: um único lugar para toda a comunidade, que, por vezes, sofre aguardando suas consultas debaixo do sol ou na chuva, e poderá ter, sim, uma área de convivência junto com o serviço de saúde”, ponderou Byron.
O parlamentar ainda complementou: “Reforço que meu mandato está à disposição desses moradores. Acredito que, se ali não for o melhor local para a construção, a gestão da prefeita Emília Corrêa terá ferramentas para apresentar alternativas ao povo e ao Legislativo. O que questiono aqui é o imediatismo que as redes sociais permitem e a autorresponsabilidade que é necessária com o que falamos, registramos, marcamos e associamos ao nome de alguém”, concluiu o vereador.
Elber Batalha critica “fake news dos ônibus elétricos” novamente
O vereador Elber Batalha (PSB) voltou a criticar a gestão da prefeita Emília Corrêa (PL) sobre a questão dos ônibus elétricos e as irregularidades em contratos na sessão desta terça-feira, 7, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O líder da oposição destacou, mais uma vez, que uma ação popular já foi ajuizada e mais duas serão feitas.
No pequeno expediente, o parlamentar ressaltou que, apesar da divulgação feita pela prefeita sobre a chegada dos ônibus elétricos à capital, os veículos ainda não estão nas ruas por causa de problemas no processo de compra. “Foi a entrega fake news dos ônibus. A prefeita fez caras e bocas, chamou os veículos de ‘geladinhos’, foi até São Paulo receber prêmio por um ônibus que sequer comprou. Eles estão parados nas garagens, enquanto a população segue sem transporte de qualidade”, declarou.
Ele também informou que, em apenas oito meses, a atual gestão realizou mais de 300 dispensas de licitação, chamando-a de inimiga da licitação de Aracaju.
Ainda na oportunidade, Elber anunciou novamente que protocolará, junto a outros membros da oposição, uma ação popular pedindo que Emília seja condenada a devolver os valores gastos com o aluguel de carros blindados. De acordo com ele, o Ministério Público já ingressou com uma ação civil pública sobre o caso. “Essa contratação foi uma fraude lenta: não havia emergência, afrontou o princípio da licitação pública e beneficiou aliados políticos da prefeita”.
Fábio Meireles (PDT) convida comunidade do bairro Soledade para a 7ª edição da Festa das Crianças (11 de outubro )
O vereador Fábio Meireles (PDT) ,na 84ª Sessão Ordinária, dessa terça-feira (7 de outubro), exibiu um vídeo no qual mostrou alguns momentos da sua participação na 4ª edição do evento da ONG Olhar Carinhoso, em comemoração ao Dia das Crianças, que ocorreu no bairro Santos Dumont no último sábado e contou com a presença do deputado estadual Jorginho Araújo, do ex-prefeito Edvaldo Nogueira e da comunidade local.
O parlamentar aproveitou para divulgar outros eventos que serão realizados pela ONG nos próximos dias, um deles é o Sopão Solidário, que vai ocorrer amanhã, quarta-feira (08), a partir das 17h, também no bairro Santos Dumont.
Já no sábado (11/10), será realizado mais um evento em referência ao Dia das Crianças, desta vez no Loteamento Senhor do Bonfim, no campo Bomfim, no bairro Soledade, realizado pela ONG Olhar Carinhoso, cujo apoiador é o vereador Fábio Meireles, instituição presidida pela esposa do parlamentar, Ítala Meireles.
SMTT
Por fim, o vereador exibiu uma portaria em que o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, instaurou uma Comissão de Sindicância Investigativa, com a finalidade de apurar a denúncia feita no plenário da Câmara Municipal de Aracaju sobre o uso indevido dos recursos provenientes das multas de trânsito aplicadas este ano.
Elber Batalha denuncia multas abusivas da SMTT contra motoristas de aplicativo em Aracaju
O vereador Elber Batalha (PSB) denunciou nessa terça-feira, 7, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), que motoristas de aplicativo estão sendo multados pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) pelo uso do celular durante o trabalho.
Segundo o parlamentar, diversos profissionais relataram que as câmeras instaladas pela SMTT têm registrado quando eles utilizam o aparelho para aceitar, recusar ou finalizar corridas, ações que fazem parte da atividade e essas imagens estariam sendo usadas para aplicar multas.
“Esses trabalhadores, que muitas vezes dirigem 10, 12 horas por dia para alcançar uma remuneração mínima, agora estão sendo penalizados por uma fiscalização abusiva. Eles precisam usar o celular para exercer a função e, mesmo assim, estão sendo multados”, disse Elber mostrando uma das mensagens recebidas por ele.
O vereador pediu explicações da Prefeitura de Aracaju e da SMTT sobre o uso das câmeras e a aplicação das penalidades, classificando a situação como injusta e prejudicial aos profissionais do transporte por aplicativo.