“Tuca e a Caravana da Esperança”: obra que eterniza a trajetória de Tuca é lançada em Aracaju
Na noite da última quinta-feira (02), a Biblioteca Pública Epiphânio Dórea, em Aracaju, foi palco de uma noite emocionante com o lançamento do livro “Tuca e a Caravana da Esperança”, escrito por Isa Maria Santos da Silva.
A obra é uma homenagem ao seu esposo, Antônio Vieira da Silva Neto, carinhosamente conhecido como Tuca, figura marcante na vida de muitos sergipanos e pai do vereador Anderson de Tuca.
Para a autora, o livro é um registro afetivo e histórico da trajetória de um homem simples, determinado e guiado pela fé.
“Tuca chegou com pouco estudo, mas o seu desejo de aprender o impulsionou a seguir em frente. Tornou-se pedagogo e resolveu atender à missão que Deus lhe deu: cuidar de pessoas. Preocupado com o problema do alcoolismo, pois um dia também enfrentou essa realidade, ele prometeu a Deus que se dedicaria àqueles que viviam essa mesma dor”, declarou Isa Maria.
Em seu discurso, Anderson de Tuca se emocionou ao recordar a história do pai e o legado que deixou.
“Hoje eternizamos a história de Tuca, aquele que sonhou e ensinou às pessoas que todos podem sonhar. Ele queria aprender a ler e escrever, e conseguiu. Disse: ‘Meu filho, eu vou me formar’, e se formou. Meu pai queria fazer mais pelas pessoas. Não conseguiu fisicamente, mas hoje eu sou o grande sonho dele”, afirmou o vereador.
O irmão de Anderson, Júnior Tuca, também destacou a importância de manter vivo o legado paterno por meio do grupo de apoio AMI-SE, fundado pela família.
“Ajudar uma pessoa com problema de álcool e drogas é a maior reparação que fazemos ao meu pai. Damos o ‘sim’ ao legado dele de salvar vidas, que foi o que ele mais sonhou. Ele tinha dois grandes sonhos: ser vereador e ajudar essas famílias, porque se via nelas”, destacou.
Responsável pelo prefácio da obra, a escritora Marlene Alves Calumby, membro da Academia Sergipana de Letras, ressaltou a sensibilidade da narrativa.
“Amor é a palavra mágica que define este livro. Em cada página, o leitor vai sentir o amor que Isa coloca em suas palavras”, afirmou.
O lançamento reuniu familiares, amigos e admiradores do saudoso Tuca, além de autoridades, como o governador Fábio Mitidieri e vereadores de Aracaju.
Com o lançamento de “Tuca e a Caravana da Esperança”, a trajetória de Antônio Vieira da Silva Neto ultrapassa as lembranças familiares e se consolida como um exemplo de fé, superação, dedicação e solidariedade que continua inspirando gerações.