Projeto de Lei complementar que regula transporte alternativo em Aracaju é destaque no Pequeno Expediente da Câmara de Vereadores
Durante o Pequeno Expediente da 83º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju, realizada na manhã desta quinta-feira,02, diversos assuntos de interesse da coletividade foram abordados.
O vereador Mauricio Maravilha (União Brasil) foi o primeiro orador a fazer uso da tribuna no Pequeno Expediente. O parlamentar começou a fala com a inauguração da praça Frei Miguel, em frente ao Santuário São Judas Tadeu, no bairro América. “Essa obra veio proporcionar não só a valorização do artista, trazendo vida àquela praça, mas também lazer para toda a comunidade, qualidade de vida para a população. Precisamos pensar no que cada comunidade precisa e não fazer obras por fazer. O diferencial dessa obra é que há mais áreas verde do que concreto”. Mauricio Maravilha também destacou que a deputada Federal Yandra Moura apresentou à comissão especial da Câmara dos Deputados a PEC 14/2021, sobre a garantia sobre regras de contratação e direito a aposentadorias a agentes comunitários de saúde e endemias.
O vereador Milton Dantas (PSD) ocupou a tribuna em seguida e destacou a presença dos motoristas que realizam o transporte alternativo na frente da sede da Câmara Municipal de Aracaju. Os trabalhadores aguardam a votação do Projeto de Lei Complementar nº 391/2025, que define normas sobre o Serviço de Transporte Complementar Urbano. “Desde o início da manhã, já tinham taxistas aqui em frente à Câmara fazendo reivindicações justas. É uma luta antigas dos taxis -lotação, também é um direito deles”, declarou. O vereador ainda comentou sobre a estreia do time feminino de futebol do Confiança na Copa Maria Bonita, no estado de Pernambuco.
O vereador Pastor Diego (União Brasil) iniciou seu discurso afirmando que repudia uma convocação do Partido da Causa Operário (PCO) para celebrar os dois anos de um ato do grupo Hamas contra o povo de Israel. “A gente conceber que existe um partido político devidamente constituído em nossa nação, no qual ele convoca um ato em São Paulo para celebrar dois anos de um ato terrorista em que vidas inocentes foram ceifadas, crianças sequestradas, famílias parecerem. A gente imaginar que em nosso país existe um partido de esquerda que convoca um ato de celebração para um ato de covardia, para um ato terrorista é um absurdo, mostra o retrocesso que o país vive”.
Pastor Diego afirmou que a aprovação do Projeto que regulariza o transporte alternativo em Aracaju é um momento histórico para esses profissionais. “Essa regularização é uma realidade em diversas capitais. Nós trabalhamos com muita cautela para fazer justiça e deixar que esses país de família deixem de ser chamados de clandestinos para serem reconhecidos com o trabalham que desempenha. Nós estamos recebendo diversos taxistas bandeirinhas pedindo para participar dessa regulação também. Nós vamos hoje votar com muita alegria essa regulamentação e posteriormente vamos abrir uma discussão de como nós podemos atender e cuidar da classe dos bandeirinhas em Aracaju”, pontuou.
O vereador Sávio de Vardo (Podemos) parabenizou a prefeita Emília Corrêa pela entrega da escola Maria Givalda no bairro Soledade. “Essa escola passou por uma ampla reforma, requalificação e expansão e agora passará a atender mais de 400 crianças na creche, ensino integral e na pré-escola. Todos nós dessa Casa sabemos da importância que as creches têm para as mães que precisam trabalhar e infelizmente não tem com quem deixar seus filhos. Por isso , celebro com muita alegria a entrega dessa unidade”.
A vereadora Selma França (PSD) lembrou na tribuna que ontem, dia 1º de outubro, foi comemorado o dia da pessoa idosa. “É uma data que nos convida a reconhecer o valor e a atribuição de quem já fez tanto por nossa cidade e pelo mundo. É também um momento de reafirmar o compromisso e de lutar por políticas públicas que assegurem dignidade respeito e qualidade de vida para nossos idosos. O idoso é memória viva, é raiz e sabedoria, mas infelizmente muitos enfrentam abandono, preconceitos e dificuldade no acesso aos serviços básicos. Não podemos limitar essa reflexão a uma data no calendário, precisamos transformar esse compromisso em ação permanente”, afirmou Selma.
O vereador Sgto Byron Estrelas do Mar (MDB) levou ao plenário um vídeo produzindo pela Secretaria de Segurança Público sobre o trabalho das forças policias de Sergipe. “Esse documentário está sendo para que a sociedade conheça o que é ser um policial militar. Quais os desafios, medos, inseguranças e o sentimento de devoção em proteger a sociedade. É um material de grande importância e bem construído”. O vereador também parabenizou a secretária estadual de esportes pela entrega de novos uniformes de atletas para disputa dos jogos escolares brasileiros e paralimpíadas escolares.
O vereador Vinicius Porto (PDT) saudou os trabalhadores do transporte alternativo que comparecem à CMA na manhã desta quinta-feira,02. “Quero abraçar todos os trabalhadores que dedicam sua vida a favor do transporte em Aracaju. Diversas cooperativas que lutam para que suas famílias tenham uma vida digna. Aqui se encontram homens e mulheres trabalhadores que atuam na Zona Sul da nossa cidade. Todos têm que ser respeitados, abraçados e agraciados por todos nós. São homens e mulheres que estão pedindo uma oportunidade. São trabalhadores que lutaram por muito tempo por esse direito. E agora a prefeita Emília envia esse projeto para regulamentar atividade desses trabalhadores.
O vereador Alex Melo (PRD) falou sobre uma ação realizada no final de semana no bairro Santa Maria. “É o nosso gabinete itinerante. Reunimos em torno de 250 para levar serviços. A população foi assistida, acompanhada. Tivemos palestras sobre valorização pessoal, teste de glicemia, pessoas cortando cabelo, atendimento de nutricionista e de advogados. É um trabalho que é gratificante por que quando você leva a estrutura do seu gabinete para atender a população, você vê a felicidade das pessoas. Esse é um trabalho que procuramos realizada na cidade de Aracaju em todos os bairros.
O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) informou que hoje acontece o lançamento do livro ‘Tuca e a caravana da esperança’, sobre a vida do radialista Tuca, pai do vereador. “Quem escreveu o livro foi minha mãe, que é professora de história. Meu pai era um verdadeiro humanista, sempre as pessoas iam lá em casa procurando ajuda e ,independente de período eleitoral, ele as ajudava. São 132 páginas de uma história de alguém que mudou a vida de várias pessoas, até mesmo de outros estados”. Anderson de Tuca reforçou que o dia de hoje é histórico e parabenizou a prefeita pelo envio do projeto regulamentando o trabalho dos táxis- lotação.
O vereador Binho (Podemos) dirigiu seu discurso aos representantes de cooperativas de transporte que ocupavam a galeria da CMA. “Eu me lembro da luta dessa classe. Pagando multa, lutando, buscando para que esses guerreiros e guerreiras pudessem ser reconhecidos e respeitados. Essa Casa vem trabalhando com a liderança de Ricardo Vasconcelos, é uma vitória em conjunto com a prefeita Emília Corrêa”.
O vereador Breno Garibalde (Rede) deu continuidade às falas a respeito da aprovação do projeto de Lei Complementar nº 391/2025, que define normas sobre o Serviço de Transporte Complementar Urbano. É uma luta histórica, é um dia histórico para esse parlamento e para esses ´pais de família que saem todos os dias sem saber se retornarão com o dinheiro para o pão de cada dia. Parabéns à prefeita Emília Corrêa. Passaram vários, todos prometiam e nenhum teve a coragem de mandar o projeto para Casa. Precisamos desses trabalhadores para garantir o ir e vir da população com segurança, muitas vezes fazendo o que o transporte público não faz. Estou muito feliz em contribuir com a aprovação desse projeto. Essa conquista será desses trabalhadores”.