Vereador Sargento Byron prestigia 15º Festival Serigy Capoeira, com homenagem ao Estrelas do Mar

por Jacqueline Reis, Assessora de Imprensa do Parlamentar — publicado 29/09/2025 12h20, última modificação 30/09/2025 10h35
Vereador Sargento Byron prestigia 15º Festival Serigy Capoeira, com homenagem ao Estrelas do Mar

Arte: Assessoria

Incentivador do esporte, da cultura e de ações que promovam a inclusão social, o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) prestigiou o 15º Festival Serigy Capoeira, realizado no domingo, 28, no Teatro Atheneu.

“O Festival vai além de um evento, aqui estamos celebrando um movimento cultural que promove sociabilidade, disciplina, protagonismo e inclusão. Gostaria de agradecer o convite, bem como registrar minha admiração ao Mestre Sabiá, responsável pela direção deste evento. Ele que tanto atua pelo social e oportuniza desenvolvimento e afeto também aos assistidos do Projeto Estrelas do Mar”, declarou Byron, que é idealizador do projeto social.

Com organização da Casa Cultural Serigy Capoeira & Serigy Escola de Capoeira, o festival também proporcionou a graduação de alguns membros, com a homenagem da corda verde, reconhecimento que nenhuma instituição ou grupo no Brasil tem.

“É o momento de destacar a jornada dentro da capoeira, as contribuições sociais e a responsabilidade de manter vivo esse legado para novas gerações”, reforçou Mestre Sabiá.

Entre os nomes homenageados, há destaque para os alunos que também são assistidos pelo Projeto Estrelas do Mar, projeto social que fomenta a inclusão a partir da prática de bodyboarding. Foram homenageados os assistidos Marck, Cris, Felipão, Gabriel, Fabão, Maurício, Daniel, Robertinho, Isaías, Gabriel  e Jeferson . Nomes que integram e representam a capoeira em nosso estado.

Para Mestre Sabiá, esses alunos representam não só a trajetória e os avanços da prática da capoeira, mas, também, a confiança desde o início de um trabalho que exige tanto comprometimento e apoio. “É uma honra ser voluntário do Projeto Estrelas do Mar, desde 2014, e de lá ter descoberto tantos potenciais para a capoeira. Juntos, realizamos inúmeras atividades envolvendo a capoeira como ferramenta de inclusão, terapia, lazer e cultura. Os alunos do projeto participam de várias atividades extras, como festivais, oficinas de berimbaus, aulão, dentre outras. Estou muito feliz e agradeço a todos os envolvidos para que vivêssemos este momento. Aos voluntários do Estrelas do Mar, ao amigo Sargento Byron e aos assistidos do projeto, meu muito obrigado também! A capoeira transforma nossas vidas “, enfatizou Mestre Sabiá.