Alunos da Rede Municipal de Ensino visitam Câmara Municipal de Aracaju e levam reivindicações
Alunos do 3º ano da Escola Municipal José Conrado de Araújo, no conjunto Orlando Dantas, estiveram na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para conhecer de perto as atividades do Legislativo. A visita ocorreu após os estudantes participarem de um projeto no ambiente escolar, simulando o exercício das funções de um vereador.
O vereador Camilo Daniel (PT) destacou o projeto desenvolvido na escola para a formação cidadã dos alunos. “As professoras fizeram o trabalho de criar vereadores mirins. Eles têm até o presidente da Câmara, as comissões. É muito bonito ver a forma como eles se organizaram. Eles têm reivindicações das comunidades, e tudo muito legítimo, do que eles vivenciam, como a falta da merenda, melhorias nas pracinhas. Eu faço parte da Comissão de Educação da Câmara e isso vale muito para nós melhorarmos também a nossa atuação”.
O vereador Pastor Diego (PP) parabenizou as professoras responsáveis pela iniciativa. “Os alunos vieram bem comprometidos, apresentaram várias reivindicações, várias solicitações para os seus bairros e nós estamos dispostos a fazer o melhor”.
A professora Dinha Barreto, uma das idealizadoras do projeto desenvolvido na escola José Conrado de Araújo, explicou como surgiu a iniciativa.
“Dentro do conteúdo programático da disciplina de História nós trabalhamos espaços públicos e privados e poderes municipais. Dentro do poder explicamos a função dos vereadores, o papel da Câmara e fizemos uma simulação. Montamos a mesa diretora e cada um dos alunos desempenhou a função de vereador. Cada um fez um projeto. Teve pedido para construção de biblioteca, conserto de rua, realização de festa de aniversário de algum colega, de mudança do cardápio da escola por doces. A partir disso nós resolvemos trazê-los para vivenciar essa realidade e ver que o vereador não é um ser tão distante”.
A professora Sílvia Barbosa, que também participou do planejamento da ação, enfatizou a importância do conhecimento prático para os alunos. “Uma coisa é a teoria, outra coisa é a prática. Eles tiveram a teoria na sala de aula com a realização da sessão plenária deles, mas precisavam conhecer como tudo acontece. Uma coisa é a gente falar, outra coisa é eles viverem”.