Em Grande Expediente, vereadores de Aracaju debatem meio ambiente, regulamentação de serviços e convidam para Festa da Criança

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 25/09/2025 14h30, última modificação 25/09/2025 14h30
Em Grande Expediente, vereadores de Aracaju debatem meio ambiente, regulamentação de serviços e convidam para Festa da Criança

Foto: Luanna Pinheiro

O Grande Expediente realizado durante a 80ª Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (25/09), reuniu a discussão de vereadores sobre temas ligados ao meio ambiente, regulamentação dos serviços de táxi-lotação, regulamentação dos ambulantes na praia, além de um convite à 10ª Festa da Criança no bairro Olaria. Cada vereador teve 15 minutos para falar. 

A primeira oradora do grande expediente foi a vereadora Sônia Meire (PSOL), que iniciou seu discurso homenageando o sergipano Zé Américo, que faleceu. A parlamentar também apresentou um vídeo do bairro Lamarão, em que se evidencia destruição ambiental, e denunciou a modificação do nome do bairro no CEP — de Lamarão para Soledade —, o que obriga parte da população a se deslocar para postos de saúde mais distantes. “E a história e os aspectos culturais das pessoas mais antigas que construíram esse bairro?”, questionou.  

“O local também tem sofrido com a falta de água e vários canos estão estourados. Os moradores sentem que estão abandonados”, lamentou. A vereadora ainda destacou o processo de aterramento do manguezal, que também estaria ocorrendo no bairro Coroa do Meio. Sônia criticou ainda o chamamento de pessoas via PSS para a área da educação, apesar da existência de um concurso público cujo cadastro reserva não foi convocado. Por fim, denunciou um edital de licitação na Maternidade Lourdes Nogueira, no qual não consta o quantitativo de médicos a serem contratados.   

Posteriormente, o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos (PSD), celebrou o envio pelo Poder Executivo do projeto de lei que regulamenta o táxi-lotação em Aracaju. “Essa profissão está aqui há décadas. Emília estava nessa luta conosco e agora ela nos ajudou a realizar esse sonho”, disse. O presidente informou que o projeto será pauta na terça-feira (30/09), no plenário. Ele também criticou o ex-prefeito Edvaldo Nogueira, que havia prometido enviar a proposta à Câmara, mas não cumpriu.   

Ricardo ainda mencionou relatório da Controladoria-Geral do Município de Aracaju (CGM) que comprovou eficiência no serviço público, com redução de gastos na Maternidade Lourdes Nogueira. Nesse sentido, parabenizou a secretária de Saúde e a prefeita Emília. Por fim, reforçou a importância de atualizar o Plano Diretor e relatou ter participado de reunião sobre o tema.  

A vereadora Selma França (PSD) iniciou sua fala agradecendo o convite feito à Procuradoria da Mulher para participar de um evento alusivo ao Setembro Amarelo na Assembleia Legislativa de Sergipe. “Esse foi um momento de fortalecer políticas públicas ligadas à saúde mental das mulheres. O Setembro Amarelo não pode se limitar a uma campanha, mas deve ser um chamado permanente para acolher. Cabe a esta Casa também fortalecer ações de prevenção, sobretudo às mulheres”, destacou.  

Em sua segunda fala, Selma exibiu uma entrevista do governador Fábio Mitidieri, em que ele se posiciona contra a mudança da Zona de Expansão para o município de São Cristóvão, ressaltando, porém, que a decisão não cabe ao Governo. “Dessa forma, temos o senador Alessandro Vieira e a deputada Katarina, que se uniram ao processo, e esperamos que essa área fique com Aracaju”, afirmou. A parlamentar também celebrou o envio do projeto de regulamentação do táxi-lotação, que deixará de ser visto como “clandestino”.  

O vereador Sgt. Byron (MDB) foi outro orador do grande expediente e iniciou sua fala parabenizando a visita a Brasília do vice-prefeito Ricardo Marques, do vereador Lúcio Flávio e dos deputados estaduais Garibalde Mendonça, Manoel Marcos e Georgeo Passos, em busca de uma solução definitiva para a disputa territorial entre Aracaju e São Cristóvão, por meio de projeto de lei. Além disso, destacou a atuação da Vigilância Sanitária e da Emsurb, por meio da Diretoria da Orla e Parques, na regulamentação dos ambulantes nas praias. “Há um esforço da Prefeitura para que esses profissionais não deixem de suprir seus lares até que cumpram toda a regulamentação necessária”, afirmou.  

O vereador exibiu ainda um vídeo sobre o recapeamento de ruas em Aracaju. “As chuvas se estenderam e agradeço à Emurb por estar atuando em diversos pontos da cidade para realizar o recapeamento”, disse. Byron também solicitou à SMTT que veículos de grande porte não circulem em áreas de pisos intertravados, pois isso danifica o local e compromete o sistema de esgotamento sanitário. Por fim, cobrou respeito à autonomia e à independência da Câmara de Vereadores de Aracaju. 

O vereador Soneca (PSD) foi o último orador do grande expediente e convidou as crianças e os pais a participarem da 10ª edição da Festa da Criança no bairro Olaria, no dia 5 de outubro, às 14h, na avenida Erinaldo Santana. “Não há nada que pague o sorriso de uma criança, e a presença do Palhaço Soneca está confirmada”, comemorou. O parlamentar também agradeceu à prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, que confirmou presença no evento.