Elber Batalha defende voto direto na advocacia na escolha do quinto constitucional
O vereador Elber Batalha (PSB) destacou a importância da participação direta da advocacia no processo de escolha do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil/ Seccional Sergipe (OAB/SE) para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe nessa quarta-feira, 1º de outubro, na Câmara Municipal de Aracaju. Para ele, a democracia deve sempre guiar todas as decisões da ordem.
Elber usou o seu tempo, como líder do partido, para ressaltar como um avanço a adoção de cotas de gênero, raciais e para pessoas com deficiência, mas enfatizou que a consolidação do voto direto como regra geral fortaleceria ainda mais a democracia interna da instituição.
Segundo ele, a atual eleição direta só foi possível graças a uma decisão judicial obtida pelo advogado Aurélio Belém, garantindo que todos os advogados e advogadas pudessem participar do processo. “O cargo de desembargador é vitalício e impacta a vida dos sergipanos por décadas. Por isso, é fundamental que a escolha seja feita com a participação ampla da classe, e não restrita a um pequeno grupo”, afirmou na tribuna.
Elber também destacou a trajetória histórica da OAB na defesa da democracia e falou que esse princípio deve guiar a entidade. “A prova do nosso compromisso democrático se dá justamente quando estamos no poder. Espero que, no futuro, não apenas as eleições para a presidência da seccional, mas também para os cargos do quinto constitucional sejam sempre decididas pelo voto direto da advocacia”, concluiu.