Levi Oliveira defende preservação das tradições locais e propõe reconhecimento do Desfile Cívico do Santos Dumont
por Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
25/09/2025 11h51,
última modificação
25/09/2025 11h51
O Desfile Cívico do bairro Santos Dumont, realizado anualmente desde 1995, é uma tradição da região que celebra a Independência do Brasil e valoriza a cultura local, mobilizando toda a comunidade. No Pequeno Expediente da sessão dessa quarta-feira, 24, o vereador Levi Oliveira (PP) ressaltou a importância do evento e apresentou um Projeto de Lei de sua autoria para reconhecê-lo oficialmente no território de Aracaju.
Organizado pelo Conselho de Segurança (CONSEG) do bairro, com apoio da Prefeitura de Aracaju, o desfile chegou à sua 29ª edição este ano, realizado neste domingo, 21. A celebração reúne escolas públicas e particulares, instituições convidadas, representantes militares, além de moradores do bairro Santos Dumont, para a apresentação de performances e apresentações culturais, homenagens à história do Brasil e à preservação das tradições da própria comunidade.
Com o objetivo de reconhecer oficialmente o desfile, o vereador protocolou o PL nº 386/2025, que o institucionaliza e o inclui no calendário oficial de eventos do município de Aracaju, mantendo sua realização anual no terceiro domingo de setembro, na rua São Francisco de Assis, conforme a tradição. A formalização do evento assegura a valorização e a continuidade dessa expressão cultural e cívica, além de oferecer meios para que exerça seu papel na preservação da memória coletiva e na criação de um sentimento de pertencimento comunitário.
Levi Oliveira marcou presença na edição deste ano e reafirmou seu compromisso com a preservação e continuidade das tradições de Aracaju. "É um desfile lindo, no qual as escolas particulares, municipais e estaduais podem mostrar todo o seu trabalho no bairro Santos Dumont. E protocolei um projeto de lei para que fosse instituído no nosso calendário oficial do nosso município o desfile cívico. Os alunos querem mostrar o amor à pátria e sua civilidade. E nada mais justo que esse desfile, que já acontece há 29 anos, seja reconhecido na Casa do Povo", concluiu.