Vereador Joaquim da Janelinha expande projeto de saúde e bem-estar no bairro Areia Branca
O vereador Joaquim da Janelinha esteve no bairro Areia Branca, nesta semana, para acompanhar de perto a realidade da comunidade e levar novas ações de saúde e qualidade de vida. Durante a visita, ele destacou a necessidade de manutenção no campo de futebol da praça Inácio Barbosa, inaugurado há cerca de dois anos, que hoje apresenta problemas no gramado sintético e na iluminação — dos três postes instalados, apenas um está funcionando. O parlamentar reforçou que vai encaminhar as demandas à Emurb para que o espaço volte a ser plenamente utilizado pela população.
Ao lado da vistoria, Joaquim também celebrou a expansão do projeto de ginástica comunitária, o ‘Mais Saúde’, que já acontece em outros bairros de Aracaju e agora chegou no Areia Branca. A iniciativa, que começou há mais de sete anos no Paraíso do Sul, nasceu como um espaço de promoção da saúde física e mental, reunindo moradores em atividades que estimulam o corpo e fortalecem os laços comunitários.
“Esse projeto vai muito além do exercício físico. Ele melhora a saúde emocional, promove bem-estar e dá oportunidade a quem não tem condições de pagar uma academia. É totalmente gratuito e tem sido muito bem recebido por todas as comunidades por onde passa”, destacou Joaquim.
No Areia Branca, a ação acontece às terças e quintas-feiras, a partir das 19h30, na Praça Inácio Barbosa, ao lado da futura Unidade Básica de Saúde do bairro. As aulas são comandadas pela professora Helen, em parceria com lideranças locais como Elmo e Ruth, que já desenvolviam iniciativas semelhantes na região, mas que estavam paradas há alguns meses.
Com frutas, acolhimento e muita energia positiva, o projeto tem se consolidado como uma ferramenta de inclusão e cuidado com a população. “É gratificante ver o sorriso das pessoas, ouvir que essa atividade faz diferença na vida delas. É isso que nos motiva a continuar e ampliar cada vez mais”, afirmou Joaquim.
A proposta segue firme em diversos pontos da capital, incluindo o Paraíso do Sul, Farolândia e São Conrado, alcançando centenas de famílias e reforçando a importância de iniciativas que unem atividade física, saúde mental e fortalecimento comunitário.