Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 17/01/2024 11h42
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Seu Marcos recebe Projeto de Lei sobre doações de órgãos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/06/2019 15h29, última modificação 19/06/2019 15h29
Seu Marcos recebe Projeto de Lei sobre doações de órgãos

Foto: Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de conscientizar a comunidade aracajuana sobre a importância da doação de órgãos,  representantes da Central de Transplantes de Sergipe entregou ao vereador Seu Marcos (PHS) o Projeto de Lei que cria a 'Semana de Mobilização e Incentivo à Doação de Órgãos em Aracaju’. 

De acordo com o coordenador da Central de Transplante, Benito Fernadez, e da enfermeira Edna Aragão, Aracaju possui centros cirúrgicos e liberação do Ministério da Saúde para a realização de dois tipos de transplantes: o de coração e de córneas, mas são quase inexistentes por falta de doador. Embora o  Brasil ocupe o segundo lugar no ranking mundial desse tipo cirurgia, a lista de espera ainda é grande. 

“Temos licença para transplantar, mas a matéria prima principal, que é o órgão, não temos, muitas vezes, por falta de informação dos familiares. Existe um preconceito muito grande a cerca da doação. Muitas famílias têm medo de optar pelo método. Por exemplo, Aracaju já foi pioneiro em transplante de coração, mas atualmente, quase não realizamos”, explicou o coordenador Benito Fernandez.

Fernandez ainda alertou sobre  a situação dos doentes renais no Estado. “Sergipe possui cerca de 1200 pacientes fazendo hemodiálise atualmente. Os que precisam de transplante, viajam para outras capitais, como São Paulo e Salvador. A maioria dos casos, essas pessoas não têm condições financeiras para viajar. A única ajuda é uma diária de R$24,90. Fazer transplante de rim em Aracaju seria mais barato até para o SUS", esclareceu. 

Seu Marcos agradeceu a confiança e firmou compromisso com os representantes da instituição.  “Estou muito grato em confiar no nosso mandato. Vou submeter o projeto para análise da Casa e cobrar da Administração a sua efetividade. Precisamos prevenir a população e conscientizar sobre a necessidade da doação. O primeiro passo será a realização de uma audiência pública. Convidar os órgãos públicos, a imprensa e a população para tratar sobre o tema”, destacou. 

Nitinho acompanha solenidades de Corpus Cristi

por Viviane Cavalcante — publicado 21/06/2019 08h36, última modificação 21/06/2019 08h36
Nitinho acompanha solenidades de Corpus Cristi

Foto: César de Oliveira

As celebrações de Corpus Cristi na Arena Batistão contou com a presença do presidente da CMA, Nitinho (PSD) nesta quinta-feira, 20. A data que é uma festa religiosa da igreja católica e significa "corpo de Cristo" tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia.
Para Nitinho, esse é um momento de reflexão. "A reunião de igrejas e paróquias traz a paz para as pessoas que vivem um momento de angústia. Parabéns a toda Arquidiocese pela realização desse evento", afirmou. 
O arcebispo metropolitano, Dom João José Costa ressaltou que esse é um momento especial para a comunidade católica. De acordo com o religioso, a solenidade de Corpus Cristi acontece desde 1264. "Então, celebramos a grande entrega de Jesus que se faz alimento, o pão da vida e o pão do Céu. E para nós, é uma benção especial", enfatizou. Dom João completou ainda que há uma resposta muito grande dos fiéis católicos para com as solenidades de Corpus Cristi. 

Armando Batalha Júnior rebate acusação de Emília Corrêa: “é preciso serenidade e responsabilidade nas palavras”

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/06/2019 08h15, última modificação 21/06/2019 08h16
Armando Batalha Júnior rebate acusação de Emília Corrêa: “é preciso serenidade e responsabilidade nas palavras”

Foto: Gilton Rosas

“Não posso deixar de abrir as comportas do meu sentimento de indignação. É preciso ter cuidado com inferências absolutamente infundadas e indevidas”. Com esta forte declaração, o vereador Armando Batalha Júnior (Cidadania) rebateu a acusação da vereadora Emília Corrêa (Patriota) sobre supostas irregularidades nos contratos celebrados com artistas nacionais para a realização do Forró Caju 2019.

Em um tom bravo, o vereador foi enfático: “Emília quer que o povo acredite que a administração municipal está em conluio com empresas e músicos investigados pela justiça. Não há nada às escuras no procedimento deste ano. Tudo está às claras ao contrário do que sonha a nobre parlamentar”, esclarece Armando Batalha Júnior.

Por diversas vezes, o jovem vereador ressaltou que está a serviço da verdade neste curto período de mandato na casa legislativa. Segundo ele, não existem cartas de exclusividade para benefício de fulano, cicrano ou beltrano, como insinuou a vereadora Emília Corrêa. “A Prefeitura de Aracaju e o Ministério do Turismo não admitem esta prática. Portanto, é inaceitável uma parlamentar afirmar qualquer tipo de irregularidade sem apresentar provas”, esbravejou.

Armando Batalha Júnior ainda questionou a colega de parlamento: “ao tentar confundir a população aracajuana será que ela está exercendo o papel de representante do povo com idoneidade, sensatez e responsabilidade? Ou seria apenas uma busca desenfreada de um caminho para subverter a ordem das coisas e a verdade?”.

Pagamento dos artistas

O Forró Caju deste ano será realizado nos dias 23, 24, 28 e 29 de junho com a presença de 29 atrações musicais, sendo 20 artistas locais pagos diretamente com recursos públicos da Prefeitura de Aracaju. “A intenção é que não haja nenhum tipo de atraso no pagamento desses músicos”, relatou o vereador.

O cachê dos artistas nacionais será pago através de recursos conquistados pelo deputado federal Fabio Mitidieri. “São emendas destinadas à promoção de eventos culturais em nosso país. Mérito de Mitididieri que conseguiu a verba em Brasília. Ademais, o Forró Caju é uma festa tradicional do Brasil, gera emprego e renda, além de fomentar o turismo na capital sergipana. Torcer contra este evento é inaceitável”, revela o vereador.

Anderson de Tuca realiza balanço dos primeiros seis meses de 2019

por Leilane Oliveira Coelho publicado 21/06/2019 08h19, última modificação 21/06/2019 08h19
Anderson de Tuca realiza balanço dos primeiros seis meses de 2019

Foto: Gilton Rosas

O vereador, Anderson de Tuca (PRTB), realizou nesta quarta-feira, 19, o balanço de suas ações durante os primeiros seis meses de 2019, durante o Grande Expediente da 48ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju. Ao todo foram 122 indicações, 4 projetos de lei, 2 requerimentos, 2 moções e 1 titulo de cidadão aracajuano ao Juiz Titular da 10ª Vara Cível, Doutor Cristiano José Macedo Costa.

“Solicitei ao Prefeito de Aracaju para instituir o Junho Vermelho, para incentivar a doação de sangue. Na nossa causa animal nós temos os comedouros e bebedouros que iremos colocar em julho, nesse mês alguns estão de férias, mas iremos continuar nosso trabalho. Cobramos a nossa praça do Siqueira Campos, que as pessoas me cobram todos os dias, cobramos o Plano Diretor, chamamos a atenção da importância da licitação do Transporte Coletivo, para que a gente possa cobrar um preço justo, correto, e acima de tudo um serviço de qualidade, pra o deficiente, serviço de qualidade para a população em geral. Continuaremos essas ações no segundo semestre”, conta.

O parlamentar destacou que é importante a participação da população no mandato dos vereadores. “Esse é um balanço das nossas ações, nossas cobranças, dizer a população aracajuana que a gente está cobrando. Fiscalize, acompanhe, hoje você tem instagram, twitter, facebook, venha na câmara, tem o canal ao vivo, rádio web, então chamo a atenção da população não só reclame, participe e de sugestões”.

Vereador nas Ruas

O parlamentar aproveitou o momento na Tribuna para destacar ainda mais uma ação do Vereador nas Ruas, na Rua Martinho de Melo Cardoso.

“Aproveitar nossa fala para falar sobre uma solicitação que fizemos a prefeitura de Aracaju, a gente solicitou o asfalto na localidade, mas vamos ficar felizes com o tapa buraco, dessa vez foi no bairro luzia”, comenta Anderson de Tuca.

Seu Marcos recebe Projeto de Lei sobre doações de órgãos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/06/2019 08h24, última modificação 21/06/2019 08h24
Seu Marcos recebe Projeto de Lei sobre doações de órgãos

Foto: César de Oliveira

Com o objetivo de conscientizar a comunidade aracajuana sobre a importância da doação de órgãos, representantes da Central de Transplantes de Sergipe entregaram ao vereador Seu Marcos (PHS) o Projeto de Lei que cria a 'Semana de Mobilização e Incentivo à Doação de Órgãos em Aracaju’.

De acordo com o coordenador da Central de Transplante, Benito Fernandez, e da enfermeira Edna Aragão, Aracaju possui alguns estabelecimentos autorizados pelo Ministério da Saúde para a realização de dois tipos de transplantes: o de coração e de córneas, mas são infelizmente a quantidade de recusa familiar para doação de órgãos é muito alta, por isso a ideia do projeto.

Ainda segundo o coordenador, embora o Brasil ocupe o segundo lugar no ranking mundial desse tipo cirurgia, a lista de espera ainda é grande. “Precisamos sensibilizar todo segmento da sociedade no processo Doação/transplante, pois sem a matéria prima que são os órgãos, o transplante não acontece. Qualquer pessoa pode precisar de um transplante. Todos que estão na lista de espera, nunca se imaginaram nessa situação”, disse o coordenador.

Fernandez ainda alertou sobre a situação dos doentes renais no Estado. “Sergipe possui cerca de 1200 pacientes fazendo hemodiálise atualmente. Os que precisam de transplante, viajam para outras capitais, como São Paulo e Recife. A maioria dos casos, essas pessoas não têm condições financeiras para viajar. A única ajuda é uma diária de R$24,90 , além das passagens aéreas . Fazer transplante de rim em Aracaju seria mais barato até para o SUS", esclareceu.

Seu Marcos agradeceu a confiança e firmou compromisso com os representantes da instituição. “ Estou muito grato em confiar no nosso mandato. Vou submeter o projeto para análise da Casa e cobrar da Administração a sua efetividade. Precisamos prevenir a população e conscientizar sobre a necessidade da doação. O primeiro passo será a realização de uma audiência pública. Convidar os órgãos públicos, a imprensa e a população para tratar sobre o tema”, destacou.

Isac realiza Audiência Pública para debater o reajuste salarial dos servidores municipais

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/06/2019 08h27, última modificação 21/06/2019 08h27
Isac realiza Audiência Pública para debater o reajuste salarial dos servidores municipais

Foto: Heribaldo Martins

O plenário da Câmara Municipal foi palco de um grande debate entre vereadores e sindicalistas sobre o reajuste salarial dos servidores municipais. De autoria do vereador Isac Silveira (PCdoB) a audiência pública trouxe a tona um assunto bastante abordado pelo parlamentar desde o início do mandato. “Queremos ouvir os anseios da classe trabalhadora e colocar esse assunto, novamente, na ordem do dia”, disse Isac.

Representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe compareceu ao evento e compôs a mesa de discussão. A advogada Raquel Marques Tavares Mendonça, vice presidente da Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos e Controle à Corrupção falou sobre a participação do órgão. “Agradecemos o convite do vereador Isac e viemos para ouvir os anseios políticos dos servidores. Sabemos que tudo que tem aumento de gasto, reajuste, gera gastos públicos. Então estamos aqui para ouvir ambas as partes. Somos sensíveis ao assunto”, explicou a advogada.

A secretária do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (SEESE), Gabriela Pereira, também participou do debate, e fez um resgate histórico das lutas dos servidores na tribuna. “Desde que iniciou o governo do atual prefeito Edvaldo Nogueira, os sindicatos buscam uma negociação junto à administração com relação ao reajuste salarial. Não é de hoje que buscamos uma mesa de negociação. Edvaldo quando se elegeu prometeu que receberia todos os sindicatos e trabalhadores, e nós agora temos uma enorme dificuldade para ter acesso a ele e aos secretários dele”, afirmou Gabriela. 

Quem também fez o uso da tribuna foi o presidente do Sindipema, Adelmo Menezes. “Eu agradeço muito a abertura deste espaço e este momento. Nós estamos aqui numa discussão de um reajuste salarial para o servidor público municipal em 2019. Mas a realidade da educação é que não há reajuste desde 2017, com uma perda muito grande. Não existe um governo não abrir mesa de negociação. Cadê o respeito com os servidores?”, indagou Adelmo. Os servidores da Câmara Municipal também participaram. A presidente da ASCAM falou sobre a dificuldade de um reajuste salarial. “Nós estamos sem aumento há três anos também. Nós temos trabalhado muito para rever as perdas, que são enormes, que deixaram de ser dadas a gente”. 

O vereador Isac falou sobre a sua luta em construir uma mesa de negociação. “Eu estou vereador, mas fui sindicalista boa parte da minha vida. Sei dos anseios das classes e venho dialogando com o executivo desde a minha chegada nessa casa, dizendo da importância de se abrir uma mesa de negociação”, garantiu o parlamentar. Isac também falou sobre o não cumprimento do artigo 37 da Constituição Federal. “O Estado não está cumprindo, o Município não está cumprindo, os servidores não têm recuperação salarial. Todo o judiciário tem respondido às greves como inconstitucional. Como? O direito de greve é constitucional, e se esta sendo ferido o artigo 37, no inciso 10. Então nós vivemos o mundo da desconstrução dos valores que foram construindo a sangue, suor e vidas que perdemos para que pudéssemos ter essa legislação que não é mais respeitada”, finalizou.

Isac fala sobre o mandato e possíveis mudanças para as eleições de 2020 em entrevista a rádio

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/06/2019 08h28, última modificação 21/06/2019 08h28
Isac fala sobre o mandato e possíveis mudanças para as eleições de 2020 em entrevista a rádio

Foto: Assessoria do parlamentar

Em entrevista ao radialista Carlos Ferreira, na 103 FM, o vereador Isac Silveira (PCdoB) falou, sobre o mandato e possíveis mudanças para as eleições do próximo ano, como por exemplo, a possível mudança de partido de alguns políticos.

O vereador por Aracaju afirmou logo no início da entrevista que é preciso construir um novo caminho. “A política tem exigido de nós, políticos, posturas mais contundentes quanto ao destino do país e do nosso município. Então é preciso apresentar um novo olhar sobre a forma de administrar. É uma necessidade da população que tem exigido isso de nós ”, falou Isac.

Isac também falou sobre a nova juventude brasileira em relação à política. “Eu vejo a juventude e percebo que a minha forma de falar já não os alcança. É diferente dos jovens da minha época. Então eu me pergunto: O que eu penso e o que eu falo, chega até essa nova sociedade? É uma sociedade que quebrou os seus valores? Ou é uma sociedade que construiu novos valores? Então é preciso pensar diferente. Eu tento me reciclar, tento encontrar uma política que dialoga com o coração do outro”, afirmou.

Carlos Ferreira também questionou ao parlamentar sobre suas posições dentro da Câmara, mesmo sendo aliado político do prefeito. “Não sou subserviente. Quando eu subo na tribuna e faço qualquer tipo de crítica é para melhorar. Se for preciso elogiar eu vou elogiar, e se for preciso criticar, assim farei. Se provou ao longo dos dias que mostrei fidelidade ao partido durante debates importantes no parlamento. Sou grato ao PCdoB, e mostrei companheirismo a Edvaldo Nogueira. Mas apontei os erros”, disse o parlamentar.

Outro assunto abordado pelo radialista foi a possível mudança de partido para o próximo ano. Isac falou sobre negociações dele e de outros vereadores com o PDT, e também a possível ida de Edvaldo para o mesmo partido. “Em todas as conversas Edvaldo diz que provavelmente vá, e nós, os vereadores, também estamos construindo esta possibilidade”, concluiu Isac.

Américo de Deus participa de café da manhã comemorativo ao Dia do Vigilante

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/06/2019 09h45, última modificação 21/06/2019 09h45
Américo de Deus participa de café da manhã comemorativo ao Dia do Vigilante

Foto: Assessoria do parlamentar

Demonstrando a sua valorização à categoria dos Vigilantes Autônomos e Privados, o vereador Américo de Deus (Rede) compareceu ao café da manhã realizado pela Associação dos Profissionais de Vigilância, Segurança Privada e Simulares do Estado de Sergipe (APVSPS-SE) nesta quinta-feira, 20, em comemoração ao Dia dos Vigilantes de todo Brasil.

“Fui convidado para tomar o café da manhã com a diretoria e os filiados da Associação dos Vigilantes autônomos e privados, comemorando a sua data especial dia 20 de Junho, dia dos vigilantes em todo Brasil, e reconhecendo a propositura apresentada pelo meu mandato, através do projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Aracaju, reconhecendo a data dia 20 no Município de Aracaju. O evento aconteceu na sede da Associação, localizada no Conjunto Orlando Dantas, na Avenida Gasoduto. Na oportunidade, a diretoria agradeceu o apoio que demos, em um momento especial de fortalecimento da categoria”, explicou o parlamentar.

Recentemente, integrantes da APVSPS-SE estiveram na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para pedir apoio dos parlamentares para instituir o Dia Nacional do Vigilante celebrado em 20 de junho. O pleito foi prontamente atendido pelo vereador Américo de Deus que protocolou na Casa Legislativa um Projeto de Lei que institui o dia 20 de junho como o Dia Municipal do Vigilante.

Vereador Isac faz visita ao Centro de Artesanato Chica Chaves e ouve reclamações de artesãs

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/06/2019 11h08, última modificação 21/06/2019 11h08
Vereador Isac faz visita ao Centro de Artesanato Chica Chaves e ouve reclamações de artesãs

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Isac Silveira (PCdoB) realizou uma visita ao Centro de Artesanato Chica Chaves, que fica localizado no maior ponto turístico da zona norte da capital, a Orlinha do Bairro Industrial. O local conta com 16 boxes destinados para artesãs e artesãos mostrarem seus trabalhos e comercializá-los.

Recentemente, a Emurb realizou uma reforma no local. "O espaço está bem bonito, bem cuidado. Todo enfeitado para os festejos juninos, limpo e cheiroso. Gostei muito do que presenciei aqui no Chica Chaves", disse o vereador.

Mas nem tudo são flores. As artesãs passaram algumas demandas para que Isac possa ser o intermediador com a administração pública. "Aqui são 16 boxes, mas apenas 5 estão sendo abertos com frequência. Os outros permissionados não estão abrindo e estão prejudicando a gente que quer trabalhar. Quando entra alguém e encontra tudo fechado, já sai e vai embora", relata a artesã Denise.

Outra artesã, Noêmia Mendonça, falou sobre a falta de divulgação do espaço. "Não tem nada que chame a atenção das pessoas para que elas venham até aqui, que saibam que nós estamos aqui. Os turistas é pior ainda. Ninguém para aqui nessa orla destruída como está. A gente pede ao senhor que veja o que pode ser feito com o secretário municipal de turismo", falou a Noêmia.

Diente dos pedidos, o vereador Isac colocou seu mandato à disposição das artesãs. “São mulheres guerreiras, que trabalham para colocar comida dentro de casa. Vamos marcar reuniões com o presidente da EMURB e com o secretário de turismo para juntos conseguirmos traças melhoramentos para o Chica Chaves”, afirmou Isac.

Seu Marcos participa mais um ano das celebrações de Corpus Christi no Bugio

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/06/2019 11h12, última modificação 21/06/2019 11h12
Seu Marcos participa mais um ano das celebrações de Corpus Christi no Bugio

Foto: Assessoria do parlamentar

A celebração de Corpus Christi começou cedo para o vereador Seu Marcos (PHS). Ao lado dos fiéis da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Aparecida, no Bugio, o parlamentar participou, nessa quinta-feira, 20, da montagem do tapete colorido, da procissão e da missa em comemoração ao Mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Para Seu Marcos, morador do bairro e devoto de Nossa Senhora Aparecida, o engajamento da comunidade na confecção do tapete, no caminho por onde passa a procissão, é uma demonstração pública de fé. “Todos os anos, dezenas de fiéis e devotos reservam seu dia para agradecer a Deus. A reprodução de cenas e símbolos bíblicos no asfalto em frente à paróquia é uma forma de expressar, através da arte, a alegria de ter Jesus em nossas vidas”, explicou .

Seu Marcos assistiu à missa, acompanhou a procissão e ressaltou a importação da celebração. “O dia de Corpus Christi é um momento muito importante para nós, porque reforça a nossa crença na eucaristia como uma maneira de estarmos ainda mais conectados com Cristo. Por isso, a importância de estar presente desde da construção dos desenhos até a Santa Missa. Agradeço ao Padre Jadilson Andrade por abraçar sempre todos os fiéis”, celebrou.

Além do tapete, da missa e da procissão, Seu Marcos também ajudou na distribuição do almoço e do lanche aos voluntários.

Américo de Deus recebe demandas da Comunidade do Povoado Robalo

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/06/2019 08h32, última modificação 25/06/2019 08h32
Américo de Deus recebe demandas da Comunidade do Povoado Robalo

Foto: Assessoria do parlamentar

 As consequências do processo de terraplanagem; melhorias na drenagem; esgotamento sanitário e problemas de iluminação levaram o vereador Américo de Deus (Rede) e um dos colaboradores do mandato parlamentar, José Petrônio Santos, a uma reunião coletiva com a comunidade do Povoado Robalo, bairro Mosqueiro, para intermediar demandas. A reunião aconteceu na manhã do último domingo, 23, e reuniu muitos moradores.

“Na oportunidade, me comprometi em levar todas as demandas para os órgãos públicos municipais, no sentido de resolver esses problemas. Também coloquei o mandato a disposição da comunidade. Para mim é um compromisso e responsabilidade ouvir os moradores e trabalhar para fazer chegar as suas demandas aos devidos órgãos”, afirmou o parlamentar.

O vereador Américo de Deus tem colocado seu mandato a disposição das comunidades mais carentes. É comum sua presença nos bairros Marivan, Aeroporto; Porto Dantas; Santa Maria; 18 do forte e outros. As solicitações que chegam são semelhantes, dentre elas, falta de drenagem; ruas sem pavimentação asfáltica; alagamentos devido as chuvas; esgotamento sanitário inadequado ou inexistente; falta de transporte coletivo e falta de acessibilidade. Todas as reivindicações que chegam ao vereador estão sendo encaminhadas aos órgãos responsáveis com fins em resolver as problemáticas na comunidade.

Américo de Deus solicita à Emurb ação imediata para acabar com criadouros de vetores na Atalaia e Aeroporto

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/06/2019 08h37, última modificação 25/06/2019 08h37
Américo de Deus solicita à Emurb ação imediata para acabar com criadouros de vetores na Atalaia e Aeroporto

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã da última sexta-feira, 21, o vereador Américo de Deus (Rede) apresentou à Empresa Municipal de Obras e Urbanização - EMURB mais uma demanda dos bairros Aeroporto e Atalaia.

De acordo com o parlamentar, representantes das comunidades afetadas pedem solução para problema nas proximidades do Canal Beira-mar, "Solicitei à Emurb, através do engenheiro Geraldo, que verificasse na obra do canal Beira-mar, nos bairros Aeroporto e Atalaia, o cenário em que se encontra a área no fundo das casas. A situação foi apresentada pelos moradores, identificamos que o local encontra-se constantemente alagado devido ao acúmulo das águas das chuvas. Esse é um problema grave, pois, o lugar está servindo de criadouro para os mosquitos transmissores de doenças, além de outros insetos nocivos a saúde da população", explicou o parlamentar.

A comunidade solicitou que o vereador intermediasse a demanda para que a EMURB possa com brevidade aterrar o local, no intuito de evitar a proliferação de vetores. De acordo com moradores, alguns membros da comunidade ficarão monitorando o envio de agentes aos terrenos para iniciar as atividades que resolvam mais esta demanda levada pelo parlamentar.

Cabo Didi prestigia apresentação de quadrilhas

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/06/2019 08h47, última modificação 25/06/2019 08h47
Cabo Didi prestigia apresentação de quadrilhas

Foto: Assessoria do parlamentar

Com intuito de incentivar a cultura sergipana, o vereador Cabo Didi (sem partido) prestigiou a apresentação da quadrilha Século XX, na noite de sábado, 22, na Praça das Mães no Conjunto Santa Tereza. O evento foi organizado pela Associação de Moradores do conjunto, com ajuda do público que esteve presente para prestigiar .

A quadrilha Século XX, que tem uma tradição em nosso Estado, deu show de apresentação mostrando a beleza da nossa dança e enaltecendo a nossa história.

O parlamentar apoia as quadrilhas por achar que nossa cultura pode trazer um avanço no Turismo do nosso Estado, que consequentemente fomenta o fluxo de turistas em nossa cidade, gerando um aumento de empregos e uma grande movimentação no comércio. 


"Fico feliz em poder apoiar a cultura do nosso Estado e principalmente não deixar morrer nossas raízes nordestinas. Além de ser um trabalho de conscientização, proporciona o engajamento dos adolescentes nas nossas tradições, tirando-os das ruas e das drogas, estimulando a dedicação a uma causa nobre que é a riqueza da nossa cultura", frisou Didi.

Vereadores marcam presença na abertura do Forró Caju 2019

por Abrahão Crispim — publicado 25/06/2019 08h55, última modificação 25/06/2019 08h55
Vereadores marcam presença na abertura do Forró Caju 2019

Foto: China Tom

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), e os vereadores Seu Marcos (PHS), Camilo Lula (PT) e Evando Franca (PSD) prestigiaram a abertura do Forró Caju 2019. Realizada no domingo, 23, o evento foi prestigiado por um grande público.

Para o presidente da CMA, que compareceu ao Forró Caju é motivo de muita alegria ver o povo brincando, feliz, sorrindo e se divertindo. “Os festejos de São João estão na raiz e na alma da nossa gente. É a festa espontânea da sergipanidade. E o Forró Caju já faz parte disso, com uma programação muito diversificada e de muita qualidade, que atrai tanto sergipanos quanto turistas de outros Estados”, declarou.

Para o vereador Camilo Lula, o Forró Caju se consolidou como o nosso principal atrativo turístico no período junino. “É um evento grandioso, elaborado essencialmente pelo poder público. Temos uma festa ordeira, tranquila, organizada e que atrai um público imenso, nos enchendo de orgulho por sermos sergipanos e recebermos quem nos visita com um atrativo de tanta qualidade como esse”, frisou.

Do mesmo modo, o vereador Seu Marcos elogiou a gestão municipal pela realização da festa, mesmo diante das dificuldades econômicas do país. “O prefeito Edvaldo fez uma festa dentro do que foi possível. Seria errado fazer uma festa para ficar devendo depois, então a edição deste ano está bonita. De parabéns a prefeitura e todos os envolvidos”, disse.

O Forró Caju 2019 segue animando o público nesta segunda, 24, dia de São João, e nos próximos dias 28 e 29, véspera e dia de São Pedro, respectivamente.

Camilo propõe Política Pública para Garantia e Ampliação dos Direitos das Pessoas com Autismo

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/06/2019 10h02, última modificação 25/06/2019 10h02
Camilo propõe Política Pública para Garantia e Ampliação dos Direitos das Pessoas com Autismo

Foto: Gilton Rosas

Com o objetivo de fortalecer, no âmbito municipal, os direitos e garantias assegurados às pessoas com deficiências, o vereador Camilo (PT), protocolou, na Câmara Municipal de Aracaju o Projeto de Lei (PL) 166/2019. O projeto de lei visa instituir a Política Pública para Garantia e Ampliação dos Direitos das Pessoas com Autismo. 

O parlamentar explicou que a finalidade do PL 166/2019 é ampliar a garantir, no âmbito municipal, o que já é assegurado, às pessoas com deficiência, pela Constituição Federal Brasileira e pelas leis federais de proteção às pessoas com deficiência. “Levando em consideração que o autismo faz parte de um espectro de condições que afetam habilidades, comunicação não verbal, interações sociais, fala e comportamentos que exigem uma atenção maior da família, da sociedade e do poder público, por conseguinte. Por isso nós temos que ampliar as possibilidades e garantir a devida inclusão das pessoas que possuem algum espectro do autismo”, afirmou o vereador Camilo. 

Adriana Sá, 44 anos, mãe de Scarlet Carolina Sá, 24 anos, que possui um grau de Transtorno do Espectro Autista (TEA), assegura que a atenção às pessoas com TEA é fundamental, pois a sociedade não está preparada para incluir essas pessoas. “Essa política pública é mais do que necessária, pois em Aracaju nós não temos sinalizações indicativas de prioridade em filas, por exemplo. Quando se trata de educação, as escolas não estão preparadas para receber as pessoas com TEA, porque faltam profissionais especializados e as mães acabam tendo que acompanhar seus filhos dentro das salas de aula, pois não temos profissionais o suficiente para atenderem esses alunos”, enumerou. 

Adriana falou ainda sobre a importância do município garantir as diversas possibilidades de terapias. “Além da medicação, minha filha faz terapia ocupacional, é acompanhada por uma psicopedagoga, faz tratamento psicológico, faz terapia com a fonoaudióloga e faz musicoterapia e tudo isso é muito importante para o desenvolvimento dela e todas as pessoas que tem algum grau de TEA tem que ter acesso às devidas terapias, como está previsto neste projeto de lei”, analisou a mão de Carolina. 

Mãe de Rhayra Mendonça, 27 anos, que possui um grau de TEA, a analista educacional Valdelíria de Carvalho Mendonça, 48 anos, chamou a atenção para a parte do texto do PL que assegura o diagnóstico precoce de TEA em crianças. “Esse projeto é muito importante, mas essa parte que garante o diagnóstico precoce é fundamental, pois os pais não têm o conhecimento e muitas vezes o comportamento não é claro, então eu acho fundamental essa capacitação dos profissionais de saúde para fecharem um diagnóstico e orientarem os pais na identificação do quadro e em como tratar essa criança, pois esse um grande desafio para nós”, reforçou. 

O Projeto 

O projeto de lei 166/2109 visa instituir a Política Municipal dos Direitos das Pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Ele garante, além de outras ações de inclusão, proteção e garantia dos direitos, a intersetoralidade no desenvolvimento das ações e das políticas no atendimento às pessoas com TEA; a atenção integral às necessidades da pessoas com TEA, objetivando o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e alimentação adequada; garante o acesso à educação e ao ensino profissionalizante, à moradia e ao mercado de trabalho, bem como à previdência e a assistência social.

Vereador Américo de Deus trata sobre fogos no período junino

por Viviane Cavalcante — publicado 25/06/2019 10h45, última modificação 25/06/2019 10h45

O vereador Américo de Deus tratou sobre fogos no período junino na sessão desta terça-feira, 25, o vereador Américo de Deus (Rede) fez um alerta para os pais e cuidadores de crianças com relação ao manuseio de fogos, tradicionalmente usado no período junino. De acordo com o vereador, todos os anos o setor de queimados dos hospitais enche de pacientes vítimas de queimaduras graves por causa de uso inadequado de fogos.

“É preciso que as pessoas tomem consciência que muitas crianças e adolescentes tem membros dilacerados por causa de acidentes com fogos e do seu uso inadequado. Causando assim, um trauma para vida inteira da família inteira”, opinou. Sobre o assunto, Américo fez um apelo aos pais que orientem seus filhos e os proíbam se necessário, com relação ao uso de fogos. “É um processo que pode ser evitado. Dizer não a seu filho é protege-lo. Tomem conta de seus filhos”, aconselhou.

Ainda sobre fogos de artifícios, Américo de Deus ressaltou que fogos de grande intensidade devem ser proibidos em Aracaju. “Crianças, idosos, enfermos e animais sofrem essa época do ano com essas bombas de grande intensidade. Isso é um ato de irresponsabilidade e temos que coibi-los. Proibir é proteger as pessoas. São João é quadrilha junina, comida típica, forró”, opinou.

LDO-

O discurso do parlamentar foi também para falar sobre a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao ano de 2020. Segundo o vereador, a proposta encaminhada pelo Poder Executivo para votação dos vereadores possui uma previsão de R$ 2,4 milhões. “Quem movimenta a máquina são as pessoas e elas precisam ser valorizadas. Portanto, vamos analisar esse projeto com muita cautela pensando na população”, finalizou.

Pastor Alves diz que seu trabalho defende o evangelho

por Equipe CMA — publicado 25/06/2019 13h14, última modificação 25/06/2019 13h14
Pastor Alves diz que seu trabalho defende o evangelho

Foto: Gilton Rosas

O vereador Pastor Alves, (PRB), usou o espaço da Tribuna no Grande Expediente na manhã desta terça-feira, 25, para declarar que entre suas prioridades na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) estão projetos em Defesa da Família e que seu mandato é voltado “em defesa do evangélico e do evangelho em si”.  

Pastor Alves ressalta que tem força no segmento evangélico, no entanto, disse que seu trabalho beneficia todos os aracajuanos. Ele declarou que tem feito um trabalho muito intenso e humanizado indo ao encontro das pessoas. “Acho que esse contato é importante junto à sociedade evangélica. É preciso estar perto das pessoas fora e dentro da Tribuna. Isso é primordial no trabalho de qualquer vereador e, muitas vezes, não existe esse contato [da população] com o vereador” disse o parlamentar.

No entanto, apesar do forte trabalho em prol dos evangélicos, garantiu que sua “bandeira” não é apenas ao segmento evangélico, mas sim de toda a comunidade. “Minha ação não é pautada só para o evangélico, mas para as pessoas que me procuram, que votaram em mim”, garantiu. 

Nitinho pede colaboração dos vereadores para votar Novo Organograma da CMA

por Fernanda Sales — publicado 25/06/2019 13h30, última modificação 25/06/2019 13h29
Nitinho pede colaboração dos vereadores para votar Novo Organograma da CMA

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 25, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), ocupou a Tribuna durante o Grande Expediente para pedir aos vereadores a colaboração para votar o Novo Organograma, antes do recesso parlamentar.

Segundo Nitinho, a aprovação do Organograma dependia da tabela salarial dos aposentados, que é paga pela Prefeitura de Aracaju. “Queria dizer aos servidores aposentados desta Casa que sofreram esses anos todos com as diferenças salariais que a culpa de todo esse problema não é minha, são dos ex-presidentes dessa Casa ao longo de vários anos. Tem aposentados que ganham altos valores de salários e outros ganham bem menos e está claro que houveram irregularidades ao longo do tempo. Para a aprovação do Novo Organograma, para resolver a questão dos aposentados, fizemos um acordo com a Prefeitura de Aracaju e a diferença nos salários dos aposentados não será paga pela PMA, mas sim pela Câmara. Espero que esse projeto seja aprovado nesta Casa o mais rápido possível para realizarmos o Concurso Público”, explicou Nitinho, destacando que a aprovação do organograma será um fato histórico para a Casa Parlamentar.

Nitinho também reforçou que além da elaboração do Organograma para a realização do Concurso Público, a Câmara se modernizou  em diversos setores, a exemplo da forma de realização de licitações, que agora é por meio de pregão eletrônico.

Outro assunto citado pelo parlamentar foram os cortes de cargos de comissão e a economia da Câmara. “Peço desculpa por esses dois anos e seis meses que deixei muitas pessoas aflitas com os cortes de cargos em comissão. Minha vida sempre foi fazer o bem, desde o início do meu mandato em 1996, sempre trabalhei com dedicação, buscando ser prestativo com todos. Minha personalidade eu não mudo. Mesmo quando eu sair desta Casa, vou continuar sendo o mesmo Nitinho que vocês conhecem. Não estou aqui nesta Casa para fazer inimigos", disse Nitinho, reforçando o pedido de aprovação do Organograma: "Quero pedir a sensibilidade de todos para votarmos o organograma que será uma grande conquista para essa Casa Parlamentar”.

Elber fala do Concurso da Câmara Municipal de Aracaju

por Luciana Gonçalves, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 25/06/2019 15h45, última modificação 25/06/2019 15h45
Elber fala do Concurso da Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) fez um retrospectivo sobre os trabalhos da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante o primeiro semestre de 2019. O parlamentar destacou a produção do Parlamento nesse período que, segundo ele, avançou em relação à aprovação do Novo Regimento Interno.

“Isso é um fato histórico, a CMA tinha um Regimento datado de 1971, sob as hostes do Regime Militar, num processo antidemocrático, onde o direito das minorias não eram respeitados, a exemplo das CPI’s. E este parlamento, através do voto, referendou muitas mudanças significativas através desse Novo Regimento Interno”, avaliou.

Elber também lembrou da devolução do IPESAÚDE aos servidores do município de Aracaju. O vereador destacou que o Parlamento Municipal foi imprescindível no retorno deste benefício. “Eram cerca de 10 mil pessoas, entre servidores e dependentes. Dentre esses, 500 em tratamento de doenças graves e 53 em tratamento de câncer. Pela falta de diálogo entre a Prefeitura e IPESAÚDE essa situação ia ser extinta e nós conseguimos devolver ao servidor do município esse direito”, disse.

Concurso Público x Organograma

Sobre o novo Organograma da Câmara Municipal, Elber disse que a sua aprovação vai possibilitar a realização de um novo concurso público da Casa. “Há mais de 30 anos não é realizado um concurso público na Câmara de Aracaju. Temos que registrar o posicionamento positivo do presidente Nitinho e a cobrança dos vereadores para que isso acontecesse, através também da atuação do Ministério Público (MP). Será aprovada uma nova CMA, com reconhecimento e ganhos nos salários dos servidores da ativa e aposentados. Nos tempos em que ninguém fala em reajuste de salários, a Câmara Municipal de Aracaju vai aprovar uma lei que vai gerar aumentos de 21% a 3%. Isso demonstra compromisso dos vereadores deste parlamento com os servidores públicos, fazendo justiça social. E estamos dando oportunidade de trabalho a uma gama de desempregados que existem hoje”, pontuou.

Em relação ao concurso em si, o vereador esclareceu que terão 139 cargos efetivos, divididos em diversas áreas: “Cerca de 600 cargos em comissão serão extintos e teremos disponibilidade de cargos para enfermeiros, médicos, contador, advogados, jornalistas, dentre outros, além dos cargos de nível médio também. Esse é só o primeiro passo para a realização do concurso que deverá ser ainda este ano”.

“Conseguimos fechar o semestre com um saldo positivo bastante significativo e temos que ter orgulho disso. A partir de agora, deflagraremos uma agenda positiva com a realização deste concurso e daremos um mínimo conforto aos servidores com o reajuste salarial. Os servidores participaram efetivamente dessas discussões. Esse é um momento de vitória e conquista, e lutaremos para que o prefeito não vete este projeto”, complementou.

Diversos forrós comunitários recebem apoio do vereador Zezinho do Bugio

por Marcos Simões, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 25/06/2019 15h48, última modificação 25/06/2019 15h48
Diversos forrós comunitários recebem apoio do vereador Zezinho do Bugio

Foto: Assessoria do parlamentar

Neste São João, diversas comunidades tiveram muito o que comemorar, principalmente com os arraiais que animaram a população. Vários eventos juninos que aconteceram em diversos bairros da capital, como o Bugio, São Carlos, Augusto Franco, Ponto Novo, Santa Maria, Paraíso do Sul e Jardim Centenário, receberam apoio do vereador Zezinho do Bugio (PTB).

Para o parlamentar, apoiar este tipo de evento é valorizar a cultura sergipana. “Não pensei duas vezes quando fui procurado pelos vários líderes comunitários, amigos dos bairros e organizadores dos eventos que já são tradição para aquelas comunidades e dar o meu apoio. Mesmo com pouco recurso, busquei junto aos parceiros a estrutura, os grupos musicais e a contribuição necessária para que nossa população fosse prestigiada com os vários forrós que aconteceram e aproveitassem o São João com paz, harmonia e alegria”, enfatizou.

Zezinho lembrou da importância dos arraiais para a promoção dos artistas sergipanos. “É bonito chegar aqui no Bugio, por exemplo, e ver famílias curtindo um bom forró com grupos que são da comunidade e, principalmente, enaltecem o nosso Estado em suas músicas. Os eventos serviram para apoiar os nossos artistas também”, lembrou o vereador.

Maratona do Forró

Zezinho aproveitou os dias de forró para visitar e acompanhar a diversão dos milhares de forrozeiros. “Em dois dias visitei cerca de vinte lugares que estão realizando algum evento junino, inclusive com o nosso apoio. É algo bonito de se ver. Fico muito feliz em ter contribuído para tudo isso. O sentimento é de realização e dever cumprido”, completou.

Nas visitas, os vários organizadores dos eventos aproveitaram para agradecer ao vereador pelo apoio e contribuição à cultura sergipana. Dentre os muitos abraços que Zezinho recebeu, o conhecido Gago, morador do bairro São Carlos, lembrou da importância do parlamentar para o evento promovido por ele e sua família.

“Zezinho realmente não esqueceu nossa comunidade. Levei a ele a solicitação para mais uma edição do nosso forró e ele aceitou na hora. Só tenho que agradecer a ele por tudo. Valeu, Zezinho”, finalizou.

Fábio ressalta impacto das chuvas na realização de serviços de tapa-buracos

por Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 25/06/2019 15h47, última modificação 25/06/2019 15h47
Fábio ressalta impacto das chuvas na realização de serviços de tapa-buracos

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles (PPS) destacou nesta terça-feira, 25, o impacto das chuvas nos serviços de tapa-buracos e recapeamentos executados pela Prefeitura de Aracaju (PMA). “Chuva é benção, mas todos sabemos que o excesso de água dificulta esses serviços básicos que são tão importantes para a mobilidade de toda a população”, disse Fábio, adiantando que tem ouvido críticas e muitas cobranças, mas compreendendo que o momento exige paciência e compreensão.

Fábio disse ter certeza que as equipes que cuidam dessas demandas estão atentas e têm feito o que podem para evitar mais transtornos aos aracajuanos. “Na Avenida Melício Machado, por exemplo, um morador me procurou reclamando de vários buracos por praticamente toda a via. Ontem, esse mesmo cidadão me informou que o serviço de tapa-buraco já havia sido feito, sem que houvesse cobrança. É importante que se diga que não há negligência e nem má vontade da gestão em resolver o problema. Essas situações estão sendo solucionadas à medida que a chuva vai cessando e há um fácil escoamento da água”.

O vereador voltou a chamar a atenção de toda a comunidade aracajuana para o cuidado que se deve ter com descartes de lixos e entulhos em vidas públicas. “Nós sabemos que parte das enchentes é provocada por esse lixo, que quando chove, acaba sendo levado para os bueiros e canais da nossa cidade, gerando um contratempo absurdo para todos. Precisamos ter a consciência de que devemos colocar lixo e entulhos nos lugares adequados”, alertou o vereador. Ele lembrou que além do entupimento, o que dificulta o escoamento das águas, há também riscos de contaminações e doenças.

Anderson de Tuca faz alerta sobre os casos de dengue em Aracaju

por Juliana Paixão, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 25/06/2019 17h25, última modificação 25/06/2019 17h25
Anderson de Tuca faz alerta sobre os casos de dengue em Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) fez um alerta sobre a epidemia de dengue em Aracaju durante o Pequeno Expediente na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 25. O parlamentar ainda solicitou que o fumacê percorresse alguns bairros que apresentam o maior índice da doença.

“É preciso chamar a atenção dos senhores para a questão da epidemia de dengue, é um fato que acontece todos os anos em nossa cidade. Até maio foram, aproximadamente, 600 casos prováveis de dengue no nosso município”, destaca. 

Anderson de Tuca comenta que é necessário um trabalho de prevenção para epidemias.“ É preciso intensificar o trabalho de prevenção, divulgação, campanhas educativas para que cada um faça sua parte. Solicito, encarecidamente, que a Prefeitura de Aracaju possa de alguma forma melhorar a questão do fumacê, principalmente, na região do Padre Pedro, Santa Maria, Augusto Franco e Orlando Dantas, onde realmente o foco vem aumentando. Tenho certeza que com o fumacê é possível melhorar a situação, e a população cobra isso diariamente”, pontuou.

Em 2º votação, Câmara aprova LDO 2020

por Leilane Coelho e Danilo Cardoso — publicado 25/06/2019 19h30, última modificação 26/06/2019 08h35
Em 2º votação, Câmara aprova LDO 2020

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 25, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovaram seis proposituras, destas um Projeto de Lei Complementar, dois Projetos de Decreto Legislativo, duas Moções, um Projeto de Lei e um Requerimento. Dos projetos mais discutidos pelos vereadores estava o que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO-2020).

Em 2º votação, foi aprovado por o Projeto de Lei nº 169/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2020. A LDO serve para estabelecer as metas e prioridades para o exercício financeiro do Executivo no ano seguinte orientando assim a elaboração do Orçamento.

O presidente da Câmara avaliou como positiva a votação no dia. “A votação foi longa, com bastantes debates entre os parlamentares, além dos vereadores terem apresentado 38 emendas ao texto do Executivo. Mesmo assim, apenas uma foi aprovada em Plenário, sendo as outras retiradas e rejeitadas. Votamos em 2ª discussão o PL que trata da LOA e em 1ª discussão o projeto que trata do Organograma e amanhã voltaremos ao Plenário para aprovar a LDO em 3º votação e em Redação Final e também votaremos o Organograma”, destacou Nitinho (PSD).

Emendas

Foram apresentadas 38 emendas para o PL 169/2019 que trata sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2020. Destas, 18 foram retiradas pelos autores sendo assim restaram apenas 20 para a votação. Ao todo, 11 eram de autoria da vereadora de Emília Corrêa (Patriota), seis do vereador Américo de Deus (Rede), duas do vereador Cabo Amintas (PTB) e uma do vereador Seu Marcos (PHS).

Antes das emendas irem a Plenário, elas precisam passar pelas comissões temáticas da Casa que correspondem ao assunto tratado. Durante a votação na Comissão Justiça e Redação, 10 emendas, todas de autoria da vereadora Emília Corrêa, foram rejeitadas. No Plenário, apenas uma emenda, de autoria do vereador Seu Marcos, foi aprovada e, as outras 19 foram rejeitadas em votação.

Em sua defesa, a parlamentar abriu recurso para que todas as emendas voltassem a Plenário e tivessem a chance de compor a LDO. “Com relação aos recursos, a emenda sete acrescenta ao artigo 56, que limita os gastos exclusivos dos Cargos em Comissão, o que economizaria muito e que iria de acordo com o principio da Moralidade. A emenda oito também traria uma coisa muito interessante que é sobre as dívidas de precatórios e com a aprovação dessa emenda, nós poderíamos facilitar muito a vida do cidadão, pois em Aracaju nós temos mais de 300 credores”, afirmou Emília.

“Vazamento de mensagens tem o intuito de encobrir o maior escândalo de corrupção do Brasil”, afirma Armando Batalha Júnior

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/06/2019 09h35, última modificação 26/06/2019 09h35
“Vazamento de mensagens tem o intuito de encobrir o maior escândalo de corrupção do Brasil”, afirma Armando Batalha Júnior

Foto: Gilton Rosas

Em um discurso técnico, o vereador Armando Batalha Júnior (Cidadania) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para se manifestar sobre o vazamento de mensagens entre o ex-juiz Sérgio Moro e os procuradores federais da operação Lava-Jato, que resultou na prisão de vários políticos, incluindo o ex-presidente Lula. Para o parlamentar, que também é advogado criminal, o conteúdo das mensagens não apaga a exitosa operação de combate à corrupção no Brasil. “Foi o maior escândalo já visto na política nacional!”, definiu o vereador.

Armando Batalha Júnior decidiu falar sobre o tema após os esclarecimentos de Sérgio Moro no Senado Federal. “Desde o vazamento das mensagens até hoje procurei fazer uma interpretação imparcial acerca da operação Laja-Jato. Como advogado e professor universitário, acredito que a forma como se deu a obtenção das mensagens juntos aos telefones das autoridades judiciárias incorre num atentado à democracia brasileira”, observou.

Segundo o parlamentar, Estado Democrático de Direito e as instituições sofreram um verdadeiro ataque criminoso de hackers por meio de aplicativos de celular. “Terrorismo digital custa caro, como toda máfia requer logística e pessoal treinado. Por isso, esse episódio demonstra que nossa democracia está sendo devastada”, desabafou.

Armando Batalha Júnior fez questão de enaltecer o trabalho realizado pelo poder judiciário de Curitiba-PR. Disse ainda que a Lava-Jato foi a maior operação de combate ao crime de corrupção no país e que os envolvidos estão presos após o julgamento em duas instâncias. “Sergio Moro condenou em primeiro grau e os desembargadores do TRF-4 Região mantiveram a decisão. Por isso, o que tinha que ser provado nos autos já aconteceu. Agora, não adianta buscar meios ilícitos para induzir o povo brasileiro a outra interpretação”, ponderou.

Diante do atual cenário político, o vereador de Aracaju acrescentou que o poder judiciário não pode, não deve e não há de se agachar frente aos ataques de hackers.

Américo de Deus cobra demandas do bairro Aeroporto

por Abrahão Crispim — publicado 26/06/2019 10h50, última modificação 26/06/2019 11h17
Américo de Deus cobra demandas do bairro Aeroporto

Foto: César de Oliveira

No Pequeno Expediente, o vereador Américo de Deus (Rede) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira, 26, para cobrar providência da EMURB com as demandas do bairro Aeroporto.

Américo ressaltou que havia solicitado através de ofício, serviços de manutenção para o local. “Eu havia indicado a retirada de plantas e poda das árvores das vias públicas do bairro, a exemplo da Rua Professora Zely Guedes Ximenes, no cruzamento com a Rua Fábio José, que é uma demanda antiga da comunidade. Esses serviços poderão evitar problemas com a rede elétrica, além de possibilitar o acesso dos pedestres às calçadas, evitando acidentes, pequenas ações como essa, podem gerar grande impacto positivo na vida da comunidade”, frisou o vereador, cobrando que a Construtora Cunha recupere a calçada que foi totalmente danificada.

De acordo com o parlamentar, representantes das comunidades afetadas pedem solução para problema nas proximidades do Canal Beira-mar. "Solicitei à Emurb, através do engenheiro Geraldo, que verificasse na obra do canal Beira-mar, nos bairros Aeroporto e Atalaia, o cenário em que se encontra a área no fundo das casas. A situação foi apresentada pelos moradores, identificamos que o local encontra constantemente alagado devido ao acúmulo das águas das chuvas. Esse é um problema grave, pois, o lugar está servindo de criadouro para os mosquitos transmissores de doenças, além de outros insetos nocivos à saúde da população", explicou.

Encerrando, Américo reforçou sua opinião a favor da Operação Lava-Jato. Atento as notícias sobre o país, ele não deixou de opinar sobre o tema e se mostrou a favor das investigações. “Claro que não estamos no melhor momento, mas essa operação pode esclarecer as coisas. O país não é o mesmo, mas podemos voltar a avançar”, citou.

Thiaguinho Batalha recebe grupo de torcedores “Em Prol do Confiança”

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/06/2019 12h22, última modificação 26/06/2019 12h22
Thiaguinho Batalha recebe grupo de torcedores “Em Prol do Confiança”

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 26, o vereador Thiaguinho ho Batalha recebeu na sala de reunião da Câmara Municipal de Aracaju, o grupo de torcedores “Em Prol do Confiança”, que busca apoio financeiro para o clube continuar buscando os objetivos em 2019.

Também participaram da reunião os vereadores Anderson de Tuca e Seu Marcos. “O Confiança é o clube sergipano que está em um patamar maior nacionalmente falando e faremos o possível para apoiar a equipe nesta caminhada em busca da Série B”, destacou Thiaguinho.

Atualmente, o Confiança está na quarta colocação do Grupo A da Série C, na zona de classificação para as quartas de final.

“É muito importante esse apoio e conto com esses vereadores que serão os nossos porta-vozes na Câmara para sempre ajudar o Dragão. O Confiança chegando em um patamar maior irá trazer diversos benefícios para a nossa capital”, destacou Mário Bezerra, integrante do grupo de torcedores.

Américo de Deus lamenta rejeição de emendas à LDO que beneficiariam os aracajuanos

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/06/2019 12h28, última modificação 26/06/2019 12h28
Américo de Deus lamenta rejeição de emendas à LDO que beneficiariam os aracajuanos

Foto: Gilton Rosas

Com uma pauta extensa tendo entre elas a votação do Projeto de Lei  nº 169/2019, que trata sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), os 24 vereadores estenderam o expediente desta terça-feira, 25, das 9h às 19h para que as 38 emendas apresentadas fossem aprovadas, ou não. Dessas, 18 foram retiradas, ficando 20 para serem votadas, das quais, seis eram de autoria do vereador Américo de Deus (Rede).

O vereador Américo de Deus defendeu todas as proposituras, inclusive de outros parlamentares, por entender que elas beneficiariam o povo aracajuano. Dentre as emendas de Américo, a de nº 27 tratou sobre promover a capacitação permanente, qualificar e valorizar os servidores públicos, inclusive, com garantia de recomposição salarial com base no patamar estabelecido pela inflação, mas foi rejeitada por 12 a 7. A emenda de nº 24 dispunha sobre investimentos em obras para melhoria da qualidade de vida dos idosos e pessoas com deficiência, mas também foi rejeitada por 14 a 6. A emenda nº 21 tratava sobre melhorar a prestação de serviços à saúde das pessoas e fomentar as campanhas preventivas de doenças transmissíveis, foi rejeitada por 12 a 7. A emenda de nº 25 viabilizava ampliar o acesso das pessoas à moradia digna e construção de restaurantes populares, também não passou por 14 votos contra e seis a favor. A emenda nº 37 valorizava Agentes de trânsito e Guardas municipais, garantindo o seu plano de cargos e carreira, que por sua vez, foi rejeitada com 11 votos contra e seis votos favoráveis.

Não faltou defesa por parte do autor das emendas, Américo de Deus. A emenda nº 27 foi a que mais causou debate, pois envolvia os servidores públicos municipais. “Nesta emenda indico reajuste, em 2020, dos vencimentos dos servidores públicos municipais e também dos servidores desta casa legislativa, baseados no patamar da inflação. Na LDO em sua missão está contida o seguinte: tornar Aracaju a referência de qualidade de vida e assegurar excelência na prestação de serviços, promover o desenvolvimento sustentável onde o cidadão sejam protagonistas. No 4º eixo diz garantir excelência na prestação de serviços públicos. Os servidores não tiveram aumento no processo inflacionário no ano de 2017, 2018, 2019 e agora em 2020 com os números da prefeitura positivos nós vamos negar isso? Vamos impedir  no último ano de nossa gestão que os servidores tenham esse aumento?” , defendeu o vereador Américo de Deus, que apesar das rejeições às suas emendas, teve apoio de alguns parlamentares que entenderam o valor dos textos para população.

Vereadores aprovam Novo Organograma que possibilita realização do concurso público

por Fernanda Sales e Alexandra Brito — publicado 26/06/2019 14h15, última modificação 26/06/2019 14h21
Vereadores aprovam Novo Organograma que possibilita realização do concurso público

Foto: César de Oliveira

Nesta quarta-feira, 26, encerrando os trabalhos legislativos do primeiro semestre deste ano, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovaram o Novo Organograma da Casa Legislativa e o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2020. Com a aprovação do organograma que regulamenta o quadro de funcionários, a Casa poderá realizar o concurso público.

O Projeto de Lei Complementar Nº 2/2019, de autoria da Mesa Diretora, foi votado em 2ª e 3ª votação e em Redação Final e dispõe sobre a estrutura organizacional administrativa e o regulamento do pessoal do Poder Legislativo Municipal. O PL foi aprovado por unanimidade e com aprovação de uma Emenda.

A Emenda foi apresentada pelo vereador Lucas Aribé (PSB), que dá nova redação ao artigo 53 do Projeto de Lei e diz que: será objeto do Edital que dispuser sobre a realização do Concurso Público da CMA, o provimento de 5% a 20% dos cargos para pessoas com deficiência. “A Emenda teve o intuito de garantir a cota mínima para deficientes, de 5%, pois o texto só tinha a cota máxima, de 20%. Foi só uma correção no Projeto para garantir a cota mínima. Com o Organograma, conseguiremos realizar o Concurso Público que a população espera há muitos anos”, informou Lucas.

O presidente da Câmara, Nitinho (PSD), comemorou a aprovação como um fato histórico para a Casa Parlamentar. “Essa é uma grande conquista, depois de 34 anos de uma situação um pouco desagradável para os servidores, que tiveram perdas de conquistas ao longo dos anos. Quando assumi como presidente esta Casa Parlamentar, tinha mais de 1.200 Cargos Comissionados e reduzimos pela metade essa quantidade. Também reenquadramos um pequeno ganho para os servidores ativos, aposentados e pensionistas. Agora vamos, definitivamente, abrir o prazo para a realização do Concurso Público para atender os jovens que estudam diariamente. É um momento de alegria e uma conquista de todos os vereadores desta Casa, de todos os funcionários e de todos aqueles que contribuíram direta e indiretamente. Só tenho a agradecer a todos, principalmente a Deus, por me dar a oportunidade de fazer parte desse momento tão importante na transformação do Parlamento Municipal de Aracaju”, afirmou o presidente.

Para a presidente da Associação dos Servidores Aposentados da CMA (Ascam), Eliaci Melo, o Organograma beneficia a todos. “Nós entramos na Câmara no ano de 1983 e outros em 85 e de lá para cá, nós fomos perdendo o cumprimento de nossa tabela salarial. É tanto que nossa perda foi de quase 300%. Eu queria antecipar os agradecimentos a muitos que nos acolheram”, disse.

Parlamentares elogiam

Muitos vereadores parabenizaram a gestão de Nitinho pela dedicação para aprovar o Organograma. Os vereadores Américo de Deus (Rede) e Manuel Marcos (PSDB) destacaram os esforços do presidente da Casa, que sempre ouviu a opinião de todos os vereadores. “Através desse concurso, Nitinho qualifica o quadro de funcionários da Câmara. O seu mandato e o nosso serão marcados com esta conquista”, disse Manuel Marcos.

“Nitinho acertou em muitas coisas na sua gestão, com o pregão eletrônico, com a economia e cortes de cargos e agora com o Novo Organograma. O presidente usou a democracia para a realização do concurso, ouvindo todos os vereadores, analisando a necessidade dos servidores. O concurso é a quebra da indicação política, é um avanço concreto e simbólico”, parabenizou o vereador Isac Silveira (PCdoB).

Para o vereador Elber Batalha (PSB), esse parlamento apanhou muito na Imprensa sergipana quando foi divulgado que a Casa tinha mais de 1,2 mil Cargos em Comissão. “Agora, mesmo depois dos cortes já feitos, estamos avançando de forma democrática com o Concurso Público. Agora o que vai valer é o mérito de cada um, em conseguir através do estudo a aprovação para ser funcionário da Casa Parlamentar”.

“Receba o nosso reconhecimento. Quando a gente trata da nossa Casa, primeiro é nosso servidor. Isso mostra a preocupação do senhor como presidente. Como é bom participar desse momento e hoje é uma pauta positiva para essa Casa. Espero que o senhor conclua tudo o que foi começado. O Legislativo está de parabéns, os servidores estão de parabéns. Estou feliz de votar de forma favorável”, falou a líder da oposição, Emília Corrêa (Patriota).

“Com este Projeto de Lei estamos criando novos cargos e salários para a Casa, viabilizando o tão sonhado Concurso Público, de maneira transparente e eficaz. Tenho certeza que todos os parlamentares contribuíram de maneira significativa para este momento. São mais de 30 anos sem um Concurso, algo que a nossa sociedade pede e tem se preparado para isto. Esta gestão tem buscado grandes mudanças para o cenário Legislativo e continuaremos com este propósito”, afirmou Juvêncio Oliveira (DEM).

Aprovação da LDO

Também foi aprovada em 3ª votação e em Redação Final o Projeto de Lei Nº 169/2019, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2020, de autoria do Poder Executivo. A LDO serve para estabelecer as metas e prioridades para o exercício financeiro do Executivo no ano seguinte, orientando assim a elaboração do Orçamento.

Com a aprovação da LDO, os vereadores entram em recesso, retormando os trabalhos parlamentares no dia 1º de agosto, no horário regimental.

Dr. Manuel Marcos apela para Governo Estadual reativar a maternidade Hildete Falcão

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/06/2019 14h17, última modificação 26/06/2019 14h17
Dr. Manuel Marcos apela para Governo Estadual reativar a maternidade Hildete Falcão

Foto: César de Oliveira

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 26, para alertar sobre a necessidade em reativar a maternidade Hildete Falcão Baptista.

A referida unidade foi fechada na gestão do ex-governador Jackson Barreto para reforma e ainda não há previsão de retomarem os atendimentos. “Na administração passada gastaram uma fábula para reformar a maternidade e ela continua fechada, enquanto as demais seguem sobrecarregadas”, salienta o parlamentar.

Na ótica dele, a situação vai muito além do descaso com a população. “Para mim, está patenteado que a maior violência obstétrica que está ocorrendo em Sergipe, é o não funcionamento da maternidade Hildete Falcão. O ato é definido como uma ação violenta contra a mulher e o bebê que nascerá. A falta de um pré-natal elaborado, não oferecer médicos especialistas em obstetrícia para as grávidas e não dar a devida assistência às parturientes, também é uma agressão”, pontua.

Dr. Gonzaga destaca trabalho da CMA no primeiro semestre

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/06/2019 16h14, última modificação 26/06/2019 16h14
Dr. Gonzaga destaca trabalho da CMA no primeiro semestre

Foto: César de Oliveira

O vereador Dr. Gonzaga (MDB) compartilhou na manhã de hoje, durante a Sessão Ordinária, sua satisfação com a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju, da qual faz parte ocupando a 1ª Secretária. O parlamentar destacou o trabalho realizado neste primeiro semestre está sendo finalizado com um saldo de ações bastante positivas.

“Uma das mais importantes conquistas foi a discussão e revisão do Regimento Interno da Casa, que era datado de 1971, ainda na época do Regime Militar, onde muitas cláusulas se mostrava antidemocrática e que não cabe mais no momento político em que vivemos”, argumentou Dr. Gonzaga, reforçando que o parlamento, através do voto dos vereadores, referendou muitas mudanças significativas que irão vigorar no Novo Regimento Interno.

Dr. Gonzaga também destacou com bastante ênfase a realização do Concurso Público que a Câmara estará realizando ainda este ano, após 30 anos. “É um passo importante desta administração, tendo a frente o presidente Nitinho, e de todos nós parlamentares, que estivemos unidos e empenhados para que esse projeto fosse concretizado”.

O vereador também abordou o seu empenho durante o semestre, período em que fez inúmeras visitas às diversas comunidades para atender demandas da população, o que resultou em dezenas de Indicações para os órgãos municipais, em busca de solução para o problemas.

Dr. Gonzaga também destacou a aprovação da Lei nº 5.038, de autoria do vereador Dr. Gonzaga (MDB) que cria a Semana Municipal de Prevenção de Saúde do Homem em Aracaju, a ser realizada anualmente no mês de novembro, data da campanha “Novembro Azul”. Segundo o parlamentar, o intuito do programa é esclarecer e orientar a população masculina sobre o risco das doenças, vantagens do diagnóstico precoce e possibilidade de cura.

“Acontece que a população masculina não cuida adequadamente da própria saúde e normalmente só procura um médico em caso de urgência ou quando o problema de saúde já foi detectado e está em estágio de evolução”, constatou o parlamentar explicando que por motivos culturais, os homens têm maior resistência em procurar cuidados médicos e a se prevenirem. E mesmo quando isso acontece, na maioria das vezes, abandona o tratamento recomendado antes do tempo.

Cortes de CCs, passagens e diárias, nos últimos 2 anos, garantiram a folha e o concurso público, explica Nitinho

por Eliz Moura — publicado 26/06/2019 18h11, última modificação 26/06/2019 18h11
Cortes de CCs, passagens e diárias, nos últimos 2 anos, garantiram a folha e o concurso público, explica Nitinho

Foto: César de Oliveira

"Não tenho a vaidade de dizer que fiz. Mas tenho a alegria de ter dado início ao processo de estruturação do Poder Legislativo Municipal de Aracaju". A declaração foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Josenito Vitale (PSD), no início da tarde desta quarta-feira (26), ao ver aprovado, de forma consensuada entre os 24 vereadores, o novo organograma da Casa, através do Projeto de Lei Complementar n° 02/2019.

Com a aprovação, o Poder Legislativo extingue cerca de 600 cargos comissionados, criando cargos efetivos mediante realização de concurso público e enquadra todos os funcionários, ativos e inativos, no novo plano de cargos e salários, dando isonomia a todos os servidores.

"Era uma questão de justiça para com os servidores que dedicaram suas vidas a este parlamento", reconheceu o presidente.

Ele também se mostra otimista com a realização do concurso público. " Os concurseiros já podem começar a se preparar porque o novo quadro administrativo será fruto do concurso".

O projeto que autoriza a realização do concurso público, uma iniciativa do presidente Nitinho, foi aprovado com uma emenda de autoria do vereador Lucas Aribé, assegurando percentual entre 5 e 20% para inclusão de Pessoas Portadoras de Deficiências.

"Hoje é um dia histórico para a Câmara Municipal de Aracaju" enalteceu o vereador Elber Batalha Filho (PSB).

Além da reestruturação administrativa do Poder Legislativo e da autorização para realização de concurso, o presidente também já iniciou a elaboração do projeto para construção da nova sede da Câmara, que irá comportar o plenário para sessões legislativas; sala de comissões temáticas; galerias para acomodação do público; sala de imprensa; gabinetes parlamentares; comunicação legislativa; além da unificação das três unidades administrativas - Parlamento, Escola do Legislativo e Anexo Administrativo-, que atualmente funcionam em endereços diferentes por falta de espaço físico.

Equiparação - Para conseguir promover, já a partir de janeiro de 2020, a equiparação salarial entre servidores ativos e inativos com os novos cargos que serão ocupados com a realização do concurso público, o presidente Nitinho Vitale assumiu junto à Previdência do Município de Aracaju o custeio do excedente, referente aos atuais aposentados, que só foi possível graças ao choque de gestão implantado no primeiro biênio da gestão dele à frente da Mesa Diretora.

"Para garantir os recursos necessários ao custeio do excedente previdenciário, reduzimos, desde janeiro de 2017, de 1200 para pouco mais de 600 o número de cargos comissionados e zeramos os gastos com passagens, viagens e pagamento de diárias. Foi um esforço nem sempre compreendido. Mas, com o empenho da Mesa e a colaboração dos vereadores, conseguimos criar as condições financeiras para fazer justiça aos servidores efetivos da CMAJU", argumentou o presidente, que confessou sentimento de angústia perante as dificuldades até então reclamadas pelos funcionários.

"Era um problema antigo, que se acumulou em vários gestões e precisava de coragem e vontade política para ser corrigido", explicou.

"Nós tivemos que dar uma demonstração de confiança ao ajustar as contas, economizar os recursos e conseguir devolver R$ 1 milhão do duodécimo de 2018 aos cofres da prefeitura de Aracaju. Fui inclusive muito criticado pelos colegas. Mas os frutos já começaram a aparecer. É disso que o povo de Aracaju precisa: gestão séria e responsável. Este é o nosso compromisso", reafirmou.

A previsão é de que seja deflagrado um processo de inexigibilidade de licitação para contratação de empresa especializada em concurso. Estima-se que o edital seja lançado ainda no segundo semestre de 2019.

Vereador Cabo Didi recebe a visita do superintendente da SMTT no Santa Tereza

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/06/2019 08h05, última modificação 27/06/2019 08h07
Vereador Cabo Didi recebe a visita do superintendente da SMTT no Santa Tereza

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde da última quarta-feira, 26, o vereador Cabo Didi (sem partido) recebeu em sua comunidade no Conjunto Santa Tereza, o Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju, Renato Telles e o Coordenador de Sinalização da SMTT, Diego Carvalho. Na oportunidade, eles estiveram no local para analisar um pedido feito pelo parlamentar para a abertura de dois novos retornos na Avenida Sen. Júlio César Leite, que facilitará o acesso ao Conjunto e favorecerá o comércio local, que teve uma queda brusca em suas vendas após o fechamento da antiga entrada do conjunto. 

Os moradores Ronaldo e Conrado, que também são comerciantes da localidade, conversaram com o Superintendente da SMTT, mostrando os malefícios dos acessos fechados e a necessidade de uma mudança urgente, que solucionará os problemas hoje enfrentados.

"Fico feliz em poder solucionar esse pleito antigo dos comerciantes do Santa Tereza, que vinha prejudicando suas vendas. Só temos que agradecer ao superintendente Renato Telles por atender nossa solicitação," frisou Cabo Didi.

Américo de Deus volta a fazer cobranças à Sema

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/06/2019 10h18, última modificação 27/06/2019 10h18
Américo de Deus volta a fazer cobranças à Sema

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde desta quarta-feira, 26, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) para novamente cobrar providências quanto às demandas, que são de responsabilidade do órgão ambiental municipal, solicitadas pela comunidade. Em 12 de abril do corrente ano o parlamentar esteve com o então secretário da Sema, Augusto César, para solicitar supressão e poda de árvores, além de alertar quanto a devastação no morro do urubu e terraplanagem em local indevido no Bairro Porto Dantas.

“A gente não pode deixar de se preocupar com o meio ambiente. Nós, como parlamentares, temos o compromisso de lutar por qualidade de vida para essa e para as próximas gerações. Estou cobrando a resolução de algumas solicitações que ainda não foram atendidas, como por exemplo, a poda de árvores da Rua das Aroeiras, no Residencial Vale dos Lírios, localizado no bairro Aeroporto; também informei que está sendo realizada terraplanagem em local indevido no bairro Porto Dantas; além da devastação do Morro do Urubu, levei a solicitação de supressão de árvores que estão impedindo as pessoas transitarem no cruzamento das ruas Professora Zely Guedes Ximenes com a Rua Flávio José”, explicou o vereador sobre a problemática.

O atual secretário da Sema, Alan Alexander, garantiu em conversa com o vereador que iria tomar as providências cabíveis e que o órgão ambiental estava à disposição para resolver as solicitações cobradas. Segundo ele, até a próxima semana algumas das demandas serão resolvidas e outras irá pessoalmente fazer vistoria como o caso da devastação do Morro do Urubu.

Anderson de Tuca destaca importância do Concurso da Câmara Municipal de Aracaju

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/06/2019 10h37, última modificação 27/06/2019 10h37
Anderson de Tuca destaca importância do Concurso da Câmara Municipal de Aracaju

Foto: César de Oliveira

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) destacou, durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju, a importância do concurso público para o legislativo municipal. Nesta quarta feira, 26, foi votado o Organograma do Parlamento.

“Queria aproveitar a oportunidade e dizer que é um marco histórico para esta casa, o concurso público é algo de extrema importância. Essa legislatura ficará marcada na história como a que teve a coragem de
organizar esse concurso público, que é a forma mais justa para que as pessoas entrem para serviço público”, comenta na Tribuna.

Vereador nas Ruas

Anderson de Tuca apresentou ainda o resultado de mais uma indicação de recapeamento da Rua Afonso Pena, no Bairro América.

“Realizei a indicação, e entrei em contato com Sérgio Ferrari, da Emurb, para que ele pudesse, o mais rápido possível, agilizar esse problema no Bairro América. Então, aqui vai o meu agradecimento, esse é meu papel como vereador, que é fiscalizar, identificar os problemas e tentar mostrar à prefeitura de Aracaju como deveria resolver”, agradece.

Nitinho faz balanço das ações da Câmara de Aracaju durante entrevista de rádio

por Fernanda Sales — publicado 27/06/2019 12h24, última modificação 27/06/2019 12h24
Nitinho faz balanço das ações da Câmara de Aracaju durante entrevista de rádio

Foto: Equipe CMA

Na manhã desta quinta-feira, 27, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), concedeu entrevista a Rádio Fan FM 99.7, no programa Jornal da Fan, apresentado por Narciso Machado. Durante a entrevista, o parlamentar destacou a aprovação do Novo Organograma da Câmara que permitirá a realização do Concurso Público e destacou as ações do primeiro semestre da Casa Parlamentar.

Nitinho afirmou que a aprovação do organograma foi essencial para dar o pontapé inicial para o Concurso. “Há 34 anos que a Câmara não realiza Concurso Público, o último foi em 1985. A tabela salarial dos servidores está defasada, ao longo dos anos os servidores foram perdendo direitos e já somou mais de 300% de perda salarial, pois a base salarial dos servidores estava em apenas 300 reais. Esse problema não é de uma só gestão, mas ninguém se preocupou em fazer a reestruturação do Poder Legislativo para a recuperação salarial dos servidores e na estruturação dos cargos comissionados. Tivemos uma grande vitória ontem, com o apoio de todos os vereadores da Casa, que foi a aprovação do Novo Organograma da Câmara”.

“A aprovação foi um momento de muita alegria. Deus me deu essa oportunidade de ser autor de um projeto nessa magnitude. Nesse projeto fizemos uma negociação salarial, não é a que desejávamos, mas conseguimos dialogar com os servidores e todos ficaram muito felizes, assim como os aposentados. Destaco o apoio de todos os vereadores, tanto da oposição quanto da situação, que sempre compreenderam para concretizar o organograma e também agradecer a todos que ao longo dos anos contribuíram direta e indiretamente para o desenvolvimento da Câmara”, disse o parlamentar, que lembrou ainda que a diferença salarial a ser paga aos aposentados não será custeada pela Prefeitura de Aracaju, mas sim pela Câmara. “Temos que ser justos e entender a situação da Prefeitura, que tem um déficit na previdência de quase 16 milhões”, frisou.

Outro ponto destacado pelo presidente foi a reorganização do número de cargos comissionados da Casa. “Tínhamos mais de 1,2 mil cargos comissionados e conseguimos reduzir para 620 cargos, pensando no futuro da Câmara Municipal deixamos essa quantidade como necessária. Já fizemos a nossa parte com essa redução”.

O controle dos gastos na Casa durante os dois primeiros anos da gestão de Nitinho também contribuiu nessa reorganização. “Nesses dois anos fizemos uma economia de diárias e passagens aéreas de quase 90% e nesse terceiro ano continua na mesma linha. Se o vereador precisa fazer um curso importante ou um congresso não tem problema de liberar, mas isso não acontece de forma rotineira, são momentos pontuais. Esses registros estão nos anais do Tribunal de Contas. Também economizamos com a implantação do pregão eletrônico como forma de licitação, são três estados do país que fornecem serviços para a Câmara de Aracaju, isso melhora muito a compra e a competitividade daqueles que querem prestar serviço”, explicou o vereador.

Concurso Público

O presidente ainda ressaltou que ainda nesta quinta, acontecerá uma reunião com uma equipe técnica da Câmara para discutir o Concurso Público. “Quero deixar bem claro para todos os concurseiros que para dar transparência nesse concurso nós não vamos fazer licitação, estamos mandando para o Tribunal de Contas para solicitar a dispensa de licitação, pois não adianta uma banca baixar o preço para ser a escolhida e não mostrar qualidade na organização do concurso. Os critérios para a escolha da banca serão analisados pela equipe jurídica”.

Segundo Nitinho, após definir a dispensa de licitação, começa o processo para contratação da empresa e a liberação do prazo do concurso. “Existe um impasse no setor jurídico da Câmara que não foi implantado no orçamento de 2019 para realizar o concurso, mas estamos trabalhando juridicamente para realizar ainda este ano. Esse é o nosso desejo, mas não depende apenas de mim e dos vereadores, o passo inicial já conseguimos, com a aprovação do organograma”, ressaltou.

Balanço do semestre

Com relação ao primeiro semestre de trabalho na Casa Legislativa, Nitinho destacou os intensos debates e discussões. “Em termos de proposituras a produtividade foi muito boa, só de requerimento tivemos mais de 2 mil. Mesmo com muitos debates inflamados, vejo como positivo os trabalhos da Casa, porque é o que cada um representa no seu segmento dentro da sociedade. Cada um fez sua parte, trabalhou e graças a Deus terminamos o primeiro semestre legislativo em paz, com a aprovação da LDO e do organograma para a realização do concurso”.

O parlamentar também falou sobre a aprovação da LDO e esclareceu que algumas emendas não foram aprovadas. “É normal em qualquer parlamento não aprovar emendas, durante a votação 39 emendas foram apresentadas, 18 foram retiradas, 20 foram rejeitas e uma aprovada. Isso é parlamento, quem tem a maioria vence, em qualquer parlamento é assim”, acrescentou o vereador tirando dúvidas sobre o Plano Diretor de Aracaju, que está sendo discutido e elaborado pela Prefeitura e ainda tirou dúvidas dos ouvintes sobre diversos assuntos, como projetos de lei relacionados as calçadas de Aracaju e ao uso de bolsas plásticas.

Para o segundo semestre, Nitinho destacou que além da elaboração do concurso, será realizada a reforma no prédio da Câmara. “Já fizemos uma economia pensando na reforma do prédio e temos 2,8 milhões. Vamos fazer uma reforma em toda a parte do gabinete, no telhado, nas instalações elétricas. A reforma é necessária para atender melhorar a população e as autoridades que chegam diariamente naquela Casa Parlamentar, além de dar uma melhor estrutura para os funcionários e vereadores. Assim que concretizar a licitação para a reforma, mas conversar com o presidente da Assembleia, Luciano Bispo, para passarmos alguns meses utilizando o prédio da Alese para realizarmos as sessões plenárias”, esclareceu.

Eleições

Sobre as eleições do ano que vem, o parlamentar destaca que o seu desejo pessoal é a reeleição para vereador de Aracaju. “Faço parte de um grupo político, liderado pelo deputado federal Fábio Mitidieri e pelo deputado estadual Jeferson Andrade, se for uma necessidade do grupo, lá na frente, posso mudar de ideia, mas a minha vontade pessoal é continuar como vereador e é isso que quero buscar para 2020. Estamos no agrupamento do prefeito Edvaldo Nogueira e não queremos ser causadores de um problema para uma futura reeleição. Edvaldo é competente e um grande gestor de Aracaju”, finalizou.

Camilo Lula comemora aprovação de entrega do título de cidadão a Fernando Haddad

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/06/2019 12h15, última modificação 27/06/2019 12h12
Camilo Lula comemora aprovação de entrega do título de cidadão a Fernando Haddad

Foto: Gilton Rosas

Na última terça-feira, 25, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou a indicação do vereador Camilo (PT), para que o ex-candidato à presidência da república, Fernando Haddad, receba o título de cidadão aracajuano. 

Na ocasião o parlamentar falou sobre a importância de Fernando Hadddad para a Educação no Brasil e lembrou que ele foi um dos responsáveis pela expansão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e esteve presente na inauguração do Campus da UFS de Laranjeiras em junho de 2009. 

“Fernando Haddad tem uma atuação histórica na expansão do ensino no Brasil, desde as bases até as universidades, o ex ministro contribuiu para mudar a Educação no Brasil e é mais do que justo que concedamos esse título a ele, pois a nossa UFS é o que é hoje pela atuação de Haddad, então esse título vem como um reconhecimento a sua luta em defesa da Educação, essa pasta que vem sendo desmontada pelos governos posteriores aos governos do de Lula e de Dilma”, afirmou o vereador. 

Em defesa da Educação 

Quando foi ministro da Educação, no governo Luís Inácio Lula da Silva, Haddad estabeleceu uma série de ações da pré-escola a pós graduação para mudar a realidade brasileira através da educação. Por ocasião da implementação do programa Universidade Aberta, mais de 15 municípios sergipanos tiveram acesso ao ensino superior gratuito. 

Implantou diversos programas para fortalecer a educação pública brasileira e a população aracajuana foi contemplada com uma grande melhoria no sistema educacional do ensino básico ao nível superior, através da ampliação do FUNDEB, e da elevação do IDEB e crescimento exponencial do acesso ao nível superior, proporcionado a diversos jovens e crianças aracajuanas a possibilidade de sonhar com um futuro mais digno, impactando de forma significativa a realidade da cidade de Aracaju.

O homenageado


Fernando Haddad nasceu em São Paulo, no dia 25 de janeiro de 1963, Filho de Khalil Haddad e de Norma Thereza Goussain Haddad. Graduou-se em direito em 1985, concluiu mestrado em economia em 1990 e doutorado em filosofia em 1996. Todas essas atividades foram realizadas na Universidade de São Paulo (USP). Exerceu a advocacia, e a partir de 1990 foi professor de ciência política na USP.

Assume o Ministério da Educação em 2005 e propugnou uma visão integrada e sistêmica da educação, defendendo a igualdade em importância de todas as etapas do ciclo educacional. É o responsável por implementar o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), destinado a financiar através da Caixa Econômica Federal (CEF) a educação superior de estudantes de baixa renda matriculados em instituições privadas de ensino superior. 

Haddad participou diretamente da articulação para a aprovação pelo Congresso Nacional do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O novo fundo permitiu consolidar um repasse maior de recursos para a educação básica (da creche ao ensino médio) aos estados e municípios. Lançou o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), conjunto de mais de quarenta ações com o objetivo de melhorar as condições do ensino público, elaborado com a participação de setores da sociedade civil, profissionais de ensino e especialistas.

O lema do programa, “da creche à pós-graduação”, reafirmou a visão “sistêmica” propugnada pela gestão de Haddad e anteriormente pela de Genro. O PDE foi logo considerado como o “PAC da Educação”, numa referência ao Plano de Aceleração do Crescimento implantado pelo governo federal para impulsionar iniciativas de infraestrutura nacional. Sob a gestão de Haddad na pasta ministerial, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tornou-se principal referência para a aprovação de candidatos no sistema universitário, apontando na direção de uma possível transformação em longo prazo do modelo vigente até então, baseado nos vestibulares.

Emenda de Lucas fixa cota mínima para PCDs no concurso da CMA

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/06/2019 12h21, última modificação 27/06/2019 12h21
Emenda de Lucas fixa cota mínima para PCDs no concurso da CMA

Foto: César de Oliveira

Uma Emenda do vereador Lucas Aribé ao Projeto de Lei Complementar 2/2019 alterou a redação final do texto com as diretrizes do concurso público a ser realizado pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA), estabelecendo o percentual mínimo de vagas que serão destinadas para pessoas com deficiência. A propositura recebeu aprovação unânime dos vereadores aracajuanos e foi destacada pelo parlamentar na Tribuna da CMA, durante o Pequeno Expediente de quarta-feira 26, quando foi concluída a votação. 

“O projeto original estabelecia uma cota máxima que é de 20% das vagas, mas não tinha a mínima que é de 5%, prevista em um Decreto editado no ano passado pelo Governo Federal, atualizando a lei que prevê a reserva de um percentual dos cargos e empregos públicos para pessoas com deficiência, em acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI)”, explicou Lucas Aribé, agradecendo aos vereadores que subscreveram sua Emenda.

A previsão da Mesa Diretora da CMA é de que o certame ocorra até o começo de 2020 com a oferta de 139 vagas. Lucas lembrou que as provas do concurso público também deverão ser adaptadas. “O decreto obriga a disponibilização de ambiente adaptado e a presença de uma equipe multidisciplinar. E deve ser assegurado aos candidatos o acesso a tecnologias assistivas que permitam a realização das provas”, completou o vereador. 

Vereador Camilo se posiciona em defesa do Orgulho LGBTI+

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/06/2019 12h19, última modificação 27/06/2019 12h19
Vereador Camilo se posiciona em defesa do Orgulho LGBTI+

Foto: Gilton Rosas

Dia 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexuais), para celebrar a data, comemorada mundialmente, o vereador Camilo Lula (PT), se pronunciou no Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), defendendo a causa e falando sobre a importância dos vereadores se envolverem na luta pela comunidade LGBTI+. 

Em seu pronunciamento, Camilo explicou que é importante que cada vereador levante a bandeira da causa LGBTI+, pois “enquanto a expectativa de vida do brasileiro médio é de 75 anos, de acordo com dados do IBGE, a de uma pessoa trans não passa dos 35”, informou aos presentes. O vereador trouxe ainda os dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), que demonstram, no relatório “Mortes Violentas da População LGBT no Brasil”, que somente no ano de 2018, foram registradas 420 mortes, por homicídio ou suicídio decorrente da discriminação, de integrantes da população homoafetiva e transexual. O vereador completou afirmando que “uma pessoa foi assassinada a cada 20 horas por conta de sua orientação sexual ou identidade de gênero só no ano de 2018 e isso é genocídio, isso é muito grave, por isso temos que nos posicionar defendendo essa população”, enfatizou. 

O Brasil é recordista no ranking de países que mais matam LGBTI+ no mundo. Para Nataly Pereira, representante da comunidade lésbica, 19 anos, “a violência contra a população LGBTI+ se expressa de diversas formas e começa na família, é de extrema importância que o debate sobre a visibilidade da causa LGBTI+ seja discutida nos meios políticos, pois nós vivemos as manifestações de intolerância e elas matam. Desde injúrias que ofendem, humilham e impedem a nossa autonomia até os assassinatos e suicídios propriamente, então defender a nossa causa, é defender o nosso direito de existir”, afirmou a estudante. 

Pedro Alves Filho, é psicólogo da secretaria de Assistência Social do município, representante da população LGBTI+, e lembra que é importante ressaltar os impactos destrutivos que a LGBTfobia ocasiona à saúde mental de quem a sofre. “O preconceito e a discriminação perpetrados desde a infância nos ambientes em que se deveria promover acolhimento segurança, sobretudo no seio doméstico, podem afetar consideravelmente a autoestima, a sensação de pertencimento e o lugar de ser-no-mundo de pessoas LGBTIs. Deste modo, o combate ao preconceito e todas as formas de discriminação são um meio de promover a saúde integral deste público”, destacou o psicólogo. 

A luta LGBTI+

No próximo dia 28 de junho é celebrado os 50 anos do episódio, conhecido mundialmente, que marca a luta pelas causa LGBTI+. Em 28 de junho de 1966 as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência. A partir daí eclodiram manifestações em protesto contra a discriminação e a violência que naquele momento era enfrentada pela comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. Conhecidos como as manifestações de Stonewall, esses eventos são lembrados agora como um dos momentos históricos mais importantes na luta pelos direitos LGBTI+.

O vereador Camilo colocou o mandato dele à disposição da comunidade LGBTI+. “O meu mandato se solidariza com a comunidade LGBT e com todas as pessoas que lutam pela construção de uma realidade em que a discriminação, o estigma e a violência baseados na orientação sexual e identidade de gênero não tenham mais espaço”, afirma. 

Camilo propôs ainda uma série de medidas para interferir e melhorar a vida da população LGBTI+. “Podemos aprovar leis afirmativas que garantam a cidadania plena da população LGBTI+, equiparando a homofobia e transfobia ao crime de racismo, elaborar políticas públicas na área da saúde, direitos humanos, educação, que proporcionem igualdade cidadã à comunidade LGBTI+ e exigir que a Polícia e Justiça investigue e puna com toda severidade os crimes homo e transfóbicos”, encerrou o vereador.

Zezinho do Bugio recebe certificado de Honra do Mérito "Jackson do Pandeiro"

por Marcos Simões, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 27/06/2019 15h02, última modificação 27/06/2019 15h02
Zezinho do Bugio recebe certificado de Honra do Mérito "Jackson do Pandeiro"

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta quinta-feira, 27, o vereador Zezinho do Bugio (PTB) participou dos festejos juninos da Escola Estadual Paulo Costa, localizada no conjunto Bugio. No evento, o parlamentar, morador do bairro, recebeu o certificado de Honra do Mérito "Jackson do Pandeiro" pelos serviços prestados à comunidade escolar.

"Sempre que posso faço visitas aos alunos e à equipe diretiva aqui do Paulo Costa. Como vereador, tenho o dever de atender os pleitos da unidade escolar. Hoje, receber este certificado me enche de orgulho, mas também me recorda o dever que tenho em buscar melhorias para o nosso povo do Bugio e das comunidades adjacentes que são atendidas pela escola", lembrou o vereador.

Zezinho aproveitou para agradecer o reconhecimento. "Quero aqui prestar minha gratidão à toda equipe diretiva, em especial ao diretor Renato Marques, pelo reconhecimento ao nosso empenho. Quero dividir essa honra com toda a minha equipe, porque sem ela, se torna muito difícil realizar o nosso trabalho", exaltou.

"Desejo também me colocar a inteira disposição de todos vocês para continuarmos a ajudar na educação dos nossos jovens, pois só assim teremos uma sociedade mais justa para todos", completou Zezinho.

O diretor da instituição lembrou da importância do vereador para a conquista de melhorias para o Paulo Costa. "Sempre que buscamos Zezinho ele está à disposição e busca com celeridade a resolução das nossas solicitações. Uma delas, quero lembrar e agradecer em público, foi a pavimentação da rua ao lado da escola que melhorou muito o nosso acesso", disse Renato Marques.

Além do vereador, diversas lideranças receberam a homenagem. Dentre eles, o ex-vereador Chico Buchinho; o professor Paulo Correia; e o presidente da Associação do Bugio, José Aragão, que foi citado de forma especial por Zezinho.

Dr. Gonzaga pede conserto urgente na praça Teotônio Vilela

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/06/2019 10h21, última modificação 28/06/2019 10h21
Dr. Gonzaga pede conserto urgente na praça Teotônio Vilela

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Dr. Gonzaga (MDB) esteve no bairro Ponto Novo, a convite de moradores e frequentadores do local, para verificar as más condições em que se encontra a praça Teotônio Vilela, que possui uma gruta com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, onde os fiéis celebram missa duas vezes por semana.

Como a maior parte dos usuários da praça, especialmente os que frequentam a gruta do santuário, são pessoas idosas, são grandes as dificuldades de caminhar nas calçadas e passeios, pois estão todos quebrados e desnivelados, correndo o risco de algum idoso cair, com sérias consequências para a sua vida, devido a maior fragilidade óssea dessas pessoas com idade avançada.

“Já encaminhei a solicitação para o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, pedindo urgência no conserto das calçadas, que se trata de um serviço simples, mas que trará maior conforto e segurança para os pedestres”, disse o vereador.

Bigode esteve com o secretário-chefe da Casa Civil solicitando melhorias para o povo de Aracaju

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/06/2019 11h10, última modificação 28/06/2019 11h33
Bigode esteve com o secretário-chefe da Casa Civil solicitando melhorias para o povo de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Bigode do Santa Maria (MDB), 1° secretário da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Aracaju, esteve reunido na última quinta-feira, 27, com o secretário-chefe da Casa Civil de Sergipe, José Carlos Felizola.

Com uma visão direcionada para as pessoas mais necessitadas, o parlamentar sugeriu uma abertura mais ampla na conquista de trabalho para favorecer os desempregados, uma vez que o número de pessoas desempregadas também vem crescendo na capital sergipana.

Sendo assim, Bigode pediu apoio ao secretário, para o Governo elaborar um plano emergencial com a finalidade de combater o desemprego.

Outro ponto abordado pelo parlamentar foi na área da saúde, que necessita também de uma atenção mais humanizada. O vereador solicitou uma ambulância para ajudar a desenvolver esse trabalho de humanização.

"Entendemos que todo cidadão tem que ter seus direitos respeitados, e por isso, irei continuar trabalhando com o objetivo de levar dignidade para as pessoas", afirmou Bigode.

Seu Marcos: Glória também aprova o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/06/2019 12h29, última modificação 28/06/2019 12h29
Seu Marcos: Glória também aprova o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha

Foto: Assessoria do parlamentar

As unidades escolares municipais de Nossa Senhora da Glória também irão aderir ao ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha em suas grades curriculares. A propositura foi aprovada na noite de quinta-feira, 27, por unanimidade, em Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Seu Marcos (PHS), que é o autor da Lei n°5.195/2019 que trata do ensino da Lei Maria da Penha em Aracaju, e que tem o projeto como referência para Sergipe, esteve presente na sessão a convite da autora da propositura, a vereadora Maraysa de Ancelmo (PSDB). Ao fazer uso da tribuna, o parlamentar destacou a importância de tornar obrigatório o ensino.

“A Lei Maria da Penha é baseada em três eixos: punição ao agressor, assistência as vítimas de violência e a prevenção. Não existe prevenção sem educação. Nossos gestores nunca pensaram na educação como mecanismo de conter a violência doméstica e o feminicídio. Acredito que só através de medidas como esta é que vamos dar fim a essa cultura de maus tratos às mulheres", disse.

A vereadora Maraysa agradeceu ao parlamentar o apoio para a apresentação do projeto no município. “Agradeço ao vereador Seu Marcos, convidado de honra hoje, pelo incentivo e, dizer: Aracaju foi a primeira cidade do Estado a inserir a o ensino da Lei Maria da Penha e, Glória, a primeira da nossa região. Como está sendo feito na capital, faremos aqui também. Entramos em contato com a Secretaria de Educação de Glória, fizemos reuniões e o prefeito Chico já sinalizou a sanção”, esclareceu.

“Acredito na educação. Talvez se nas décadas de 70 e 80, nossos governantes tivessem pensado em políticas públicas para a educação, não teríamos que evitar tantas mortes. Criar tantas leis. Construir tantos presídios. Parabéns Maraysa pela sensibilidade e conte sempre conosco. Depois de Aracaju, Glória é a primeira cidade do interior do Estado a adotar a obrigatoriedade do ensino”, ressaltou Seu Marcos.

Em Aracaju

Aconteceu ontem, 27, no Ministério Público de Sergipe ( MPSE), o segundo encontro para tratar sobre o planejamento pedagógico para execução da Lei n°5.195/2019, que trata sobre o ensino da Lei Maria da Penha nas escolas de Aracaju, de autoria do vereador Seu Marcos (PHS).

A reunião contou com a presença da gestora da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cecília Leite e sua equipe, da promotora do MPSE, Euza Missano, da presidente e da vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher ( CDDM), Adélia Pessoa e Valdilene Martins, da assessoria do vereador Seu Marcos e de representantes do Conselho Municipal de Educação.

A Semed apresentou propostas para concretizar a implementação da Lei nas unidades escolares da rede municipal de Ensino da capital. Segundo Cecília Leite, o plano de ação e de formação dos professores serão os próximos passos para a concretude desta legislação, inclusive a proposta da portaria de regulamentação e formação dos professores está prevista para 13 de setembro.

Américo recebe proposta de ambientalistas para criação do Dia Municipal de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres em Aracaju

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 01/07/2019 08h54, última modificação 01/07/2019 08h54
Américo recebe proposta de ambientalistas para criação do Dia Municipal de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres em Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde desta quinta-feira, 27, em seu gabinete, o vereador Américo de Deus (Rede) recebeu dois ambientalistas, o professor do Colégio Amadeus, José Bezerra Neto, e o professor e funcionário da Sema do Município de Laranjeiras, Paulo Sérgio, que entregaram ao parlamentar duas proposituras de cunho ambiental.

“Esses dois projetos vão agregar valor ao nosso mandato porque nosso objetivo é fazer a governança com sustentabilidade. A primeira proposta institui do Dia Municipal de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres em Aracaju, ficando reservado o dia 22 de setembro. A nível estadual essa propositura já é lei e aqui em Aracaju vamos protocolar na Câmara Municipal. O outro projeto que recebi prevê a instalação de ecopontos para recolhimento de óleo vegetal. Com esse projeto o óleo usado no cozimento de alimentos em creches e escolas municipais serão recolhidos e transformados em produtos para higiene”, explicou o vereador.

Sobre o ecoponto para recolhimento de óleo vegetal, este preservará o meio ambiente, uma vez que não poluirá os rios, como por exemplo, o Poxim e o Sergipe. “Vamos protocolar na Câmara e eu terei a grande satisfação em ser o intermediador dessas duas proposituras que engrandecem a nossa consciência ambiental e preserva os rios que estão sofrendo com a poluição. Agradeço a esses dois ambientalistas que confiaram ao nosso mandato essas importantes propostas de grande relevância para o meio ambiente”, concluiu o parlamentar.

Fábio lamenta dificuldades impostas a pacientes que sofrem em decorrência de leucemia

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 01/07/2019 08h57, última modificação 01/07/2019 08h57
Fábio lamenta dificuldades impostas a pacientes que sofrem em decorrência de leucemia

Foto: César de Oliveira

O vereador Fábio Meireles manifestou solidariedade aos pacientes que sofrem de leucemia e que vêm enfrentando dificuldade para ter acesso ao tratamento de forma continuada. De acordo com o parlamentar, os relatos dessas pessoas “doem no coração dos que entendem a gravidade da doença.

“Acompanhamos através da imprensa as denúncias de que os pacientes estão sem conseguir fazer exames importantes há mais de um mês. Isso compromete, claramente, o diagnóstico e efetiva definição das terapias que compõem o tratamento”, afirmou o parlamentar.

Fábio ressaltou que, por meio de nota, a Secretaria estadual de Saúde informou que está aguardando parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que já está com o processo para a contratação do laboratório que fornecerá os serviços. “Eu pediria encarecidamente aos procuradores que agilizem essa manifestação para que o Estado cumpra o seu dever constitucional de garantia à saúde”, apelou.

Para o vereador, “é importante que nos coloquemos no lugar do outro e perceba a sua dor. Como cidadão e homem público, não posso, simplesmente, ignorar ou achar normal esse tipo de situação”.     

Armando Batalha Júnior prestigia última noite do Forró Caju 2019

por Abrahão Crispim — publicado 01/07/2019 09h13, última modificação 01/07/2019 09h13
Armando Batalha Júnior prestigia última noite do Forró Caju 2019

Foto: China Tom

Com alegria e empolgação, nesse sábado, 29, o vereador Armando Batalha Júnior (Cidadania) representou a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e prestigiou a última noite do Forró Caju deste ano. O encerramento da festa, que já virou tradição na capital sergipana, coincide com o fechamento do ciclo dos festejos juninos, neste dia dedicado ao santo que, segundo a crendice popular, é o guardião dos portões de entrada do céu, São Pedro.

Para animar a noite, a Prefeitura Municipal de Aracaju contemplou os forrozeiros presentes com shows de artistas consagrados, dando vez a mistura e diversidade de estilos, com os shows de Solange Almeida, Dedé Brasil e Jeanny Lins, Lourinho do Acordeon e Jonas Esticado, artistas que subiram ao palco Luiz Gonzaga para animar o público no maior festejo junino da capital.

Armando Junior avaliou como positiva da festa que, a cada edição, se apresenta mais ampla e organizada. “Não poderia deixar de prestigiar esse grande evento na minha cidade. A cada ano que passa o Forró Caju se torna um evento mais organizado, mais conhecido e maior como um todo. Poucas festas no Brasil têm essa dimensão e continuam sendo tão tranquilas e seguras”, enfatizou.

De acordo como prefeito Edvaldo Nogueira, que esteve acompanhado de várias personalidades políticas, destacou o sucesso da festa e sua importância como atrativo turístico para Aracaju. “Foram quatro dias de festa, de animação e de confraternização. Mas o Forró Caju não é uma festa qualquer. É uma festa que projeta a nossa cidade para todo o país, atraindo turistas que vêm no período junino e acabam voltando em outros meses do ano também”, explicou.

O ex-governador Albano Franco, também esteve no Forró Caju e destacou o empenho do prefeito Edvaldo Nogueira para que a festa ocorresse. “Aracaju precisa desta festa. Então estou muito feliz. O Forró Caju voltou com muita força. Parabéns ao prefeito e ao povo”, declarou.

Também estiveram no Forró Caju neste sábado, 29, o ex-vice-prefeito de Aracaju José Carlos Machado, o secretário geral de governo de Sergipe, José Carlos Felizola Filho, além de secretários municipais.

Presidente da CMA acompanha posse de nova Diretoria do MP/SE

por Viviane Cavalcante — publicado 01/07/2019 12h15, última modificação 01/07/2019 12h12
Presidente da CMA acompanha posse de nova Diretoria do MP/SE

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta segunda-feira, 1, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) acompanhou a solenidade de posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal do Ministério Público de Sergipe (MP/SE), eleitos para o biênio 2019/2021. A solenidade aconteceu no auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, na sede do MP/SE.

O presidente da CMA parabenizou a nova Diretoria e Conselho fiscal eleito. “Hoje vim prestigiar todos os membros da chapa eleita. Desejo muito sucesso a essa diretoria que tenho certeza que irá fazer uma boa gestão”, disse.

A nova Diretoria será formada pelo presidente: Nilzir Soares Vieira Junior, 1º vice-presidente: João Rodrigues Neto, 2º vice-presidente: Cecília Nogueira Guimarães Barreto, 1º Secretário: Ricardo Machado Oliveira, 2º Secretário: Solano Lúcio de Oliveira Silva, Diretoria dos Aposentados: Maria Creuza Brito de Figueiredo e Suplente da Diretoria dos aposentados: Maria Luiza Vieira Cruz.

Emília Corrêa faz balanço do primeiro semestre de legislatura

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 02/07/2019 08h05, última modificação 02/07/2019 08h05
Emília Corrêa faz balanço do primeiro semestre de legislatura

Foto: César de Oliveira

Com intuito de dar mais transparência ao seu desempenho parlamentar, a vereadora Emília Corrêa (Patriota), fez uma retrospectiva dos seis primeiros meses de trabalho na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e apresentou à sociedade o balanço das suas ações. “Foi um semestre sofrido. Lamentavelmente tivemos projetos que beneficiaria a população sendo rejeitados. Tenho posicionamentos e vou continuar assim e peço a Deus que os aracajuanos estejam acompanhando o trabalho de seus representantes”. 

Em sua atuação como vereadora do Legislativo Municipal, foram apresentados 21 Projetos de Leis, 17 Moções, 16 emendas à Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), 46 Pronunciamentos na Tribuna, 10 Requerimentos 165 Indicações, 2 Sessões Especiais, 2 Audiências Públicas, totalizando; 217 proposituras, sendo assim, uma das parlamentares mais atuantes.

Entre suas proposituras mais relevantes e que vai beneficiar milhares de pessoas, o Projeto de Lei registrado sob o nº 107/2018 que obriga as instituições financeiras, cooperativas de crédito e congêneres, situadas no município de Aracaju, a expor, em locais de fácil acesso ao consumidor, a tabela de produtos e serviços prestador de formas gratuitas, inclusive, na escrita em braille. ”É direito do consumidor saber o que ele tem direito, de forma gratuita, nesses estabelecimentos. O nome disso é transparência e acesso à informação facilitada como o próprio Código do Consumidor prevê. Não estamos repetindo Lei, pelo contrário, estamos especificando para o nosso município para que a Lei seja divulgada para que o consumidor passe a exigir os seus direitos”, pontuou a vereadora.

Outra propositura de destaque aprovada na Casa, também de autoria de Emília Corrêa foi a de nº222/2018 que institui a Semana de Conscientização e Controle da Leishmaniose no calendário oficial do município de Aracaju. “Essa propositura é de suma importância, pois apesar de ser umas parasitárias que mais mata no mundo, muita gente desconhece a gravidade. É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano, e se não for tratada, chega a ser fatal. No caso dos animais, muitos deles são sacrificados. As pessoas precisam saber mais sobre essa doença para que possam exigir, e saber como controlar, sem ser necessário chegar ao extremo e ter que sacrificar o animal. É uma questão de Saúde Pública”, explicou a parlamentar.

Conhecida pela coerência e firmeza das ações, principalmente, quando o assunto é defender os interesses do povo, Emília reforçou que no segundo semestre manterá a mesma linha. “Fiz o que deveria ser feito nessa Casa com indicações, projetos, debates e, também, embates. E não foram poucos! Tudo com o único objetivo de defender o interesse das pessoas. E farei isso, sempre! Não importa se serei acompanhada pelos colegas, até porque quem me deu um mandato no legislativo não foram os vereadores, e sim, o povo”, concluiu.

Fábio Meireles defende parceria para implementar ações voltadas para a juventude

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/07/2019 08h09, última modificação 02/07/2019 08h09
Fábio Meireles defende parceria para implementar ações voltadas para a juventude

Foto: César de Oliveira

Diante do grande índice de jovens se envolvendo com o mundo do crime e da falta de perspectiva do mercado de trabalho, o vereador Fábio Meireles defendeu ontem, 01, a implementação de políticas públicas que garantam, sobretudo, capacitação e geração de emprego e renda para esse segmento.

“Penso que essa é uma discussão imprescindível e que perpassa o limite político-ideológico. Estamos falando do futuro da nossa Nação”, disse, observando que prepará-la “é a saída para que, estando no mercado e tendo autonomia financeira, não precise trilhar caminhos tortuosos para se manter e, muitas vezes, manter a própria família”.

Um meio, adiantou o parlamentar, é chamar todos os atores envolvidos para pensar políticas que garantam a essa juventude sair desse cenário sem perspectiva. “Família, escola, poderes públicos, empresas privadas, entidades civis, todos devem estar inseridos nessa discussão para que possamos alargar o entendimento e definir estratégias”, defendeu Fábio Meireles, ressaltando que a busca de parcerias com as iniciativas privada e do terceiro setor é uma alternativa viável.

“Temos ai o Sistema S (Senac, Sebrae, Sesc, Sest Senat...) que oferece importante cursos de capacitação, treinamentos e formações. Temos, também, empresas privadas que podem acolher esses jovens, devidamente, preparado”, afirmou Fábio, destacando que “em virtude da falta de oportunidade, eles se envolvem com droga que, não tenho a menor dúvida, é a maior responsável pela desestrutura familiar”. No seu entender, todos precisam estar atentos a essa questão.

Em recente pronunciamento na Tribuna da Câmara de Aracaju, Fábio citou os números divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no mês passado, segundo os quais dos 1.313 assassinatos registrados em Sergipe, 767 foram de jovens com idade entre 15 e 29 anos. Dessas vítimas, apontam os dados, 728 eram do sexo masculino.

De acordo com as informações do Atlas, o total está acima da média nacional, levando Sergipe a um índice de 240,5 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. O levantamento se baseou em dados do sistema de informações sobre mortalidade, do Ministério da Saúde.

Américo de Deus fala sobre sua atuação política em rádio de Aracaju

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/07/2019 08h38, última modificação 02/07/2019 08h38
Américo de Deus fala sobre sua atuação política em rádio de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta segunda-feira, 01, o vereador Américo de Deus (Rede) concedeu entrevista ao radialista Márcio Prata da rádio Comércio Aracaju e falou sobre diversos assuntos políticos dentre eles sua atuação no parlamento. Um dos assuntos abordados foi a apresentação e rejeição das emendas ao Projeto de Lei nº169/2019, que tratava sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), discutido dia 25 de junho na Câmara Municipal de Aracaju.

“Eu coloquei em uma das emendas uma questão importante que foi investimentos em obras para melhoria da qualidade de vida dos idosos e pessoas com deficiência. Vemos que essas pessoas têm seus direitos tirados com a falta de acessibilidade. Com a emenda tínhamos ferramentas para os deficientes se desenvolverem, mas foram rejeitadas. Outra emenda que não passou foi promover a capacitação permanente, qualificar e valorizar os servidores públicos, inclusive, com garantia de recomposição salarial com base no patamar estabelecido pela inflação. Mostrei os números e que era possível aprovar essa emenda, mas também não passou assim como outras. Então, só temos a lamentar que alguns parlamentares não tenham entendido a importância dessas emendas”, declarou o vereador Américo de Deus.

Além da defesa do parlamentar na Tribuna em prol da aprovação das emendas de sua autoria, outro assunto abordado foi sobre o PL 177/2019 carinhosamente chamado pelo parlamentar como a Lei da Sanfona, que estabelece a obrigatoriedade na contratação de artistas e forrozeiros em eventos juninos que sejam custeados pelo município de Aracaju/SE.

“Eu tenho verificado dentro do meu mandato o sofrimento hoje que forrozeiros passam aqui no município de Aracaju. Existe a não valorização desses profissionais e de nossas raízes. Precisamos valorizar a prata da casa. Mês de junho é forró não adianta trazer bandas que não tem esse perfil para tocar. A Lei da Sanfona protege justamente que no mês de junho quem for contratado toque forró”, disse o parlamentar.

Outros projetos também foram mencionados como o PL que institui o nome do Bairro Aruana; o PL que dispõe sobre a operação de cooperativas de catadores de resíduos sólidos recicláveis ou reutilizáveis no Sistema de Limpeza Pública do Município de Aracaju e os projetos que estabelecem aula de finanças e de educação ambiental nas escolas municipais.

Vereador Cabo Didi visita Getam

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/07/2019 08h41, última modificação 02/07/2019 08h41
Vereador Cabo Didi visita Getam

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Cabo Didi (Sem partido ) esteve na manhã de ontem, 01, visitando os colegas do Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM). Na oportunidade, o vereador buscou tomar conhecimento do trabalho feito por esses bravos profissionais na segurança dos nossos cidadãos.

O parlamentar, que tem a frente do seu trabalho na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a preocupação de combater a violência, as drogas e com isso priorizar a segurança da população aracajuana. "Tenho a honra de poder estar ao lado desses amigos e guerreiros, que saem de casa com o propósito de dar sua vida em prol da sociedade sergipana, com seu trabalho no combate a violência,"frisou o vereador.

O objetivo prioritário do Grupamento é diminuir o tempo resposta nos atendimentos e desenvolver uma modalidade de policiamento voltada para a prevenção de atos delituosos praticados por motociclistas. Além do policiamento preventivo, o GETAM também atua na fiscalização de trânsito, escolta de autoridades, colaborando para o enfrentamento à criminalidade na Grande Aracaju.

"Não existe recesso", afirma Bigode do Santa Maria

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/07/2019 08h44, última modificação 02/07/2019 08h44
"Não existe recesso", afirma Bigode do Santa Maria

Foto: Assessoria do parlamentar

Para o vereador Bigode, 1° Secretário da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Aracaju, não existe descanso. Mesmo estando em recesso das atividades na Câmara de Aracaju, Bigode continua trabalhando em prol das comunidades, a prova disso é que, durante o dia de ontem, 01, o parlamentar esteve mais uma vez fiscalizando obras de saneamento básico que estão em andamento na comunidade do Loteamento Santa Maria, zona sul da capital sergipana.

"Trabalhar em benefício do povo é minha obrigação, porém, sabemos das dificuldades que existem para desenvolver esse tipo de trabalho, mas com inteligência, humildade e muito esforço a gente vai conseguir nosso objetivo, que é a realização dessas obras que são essenciais para a população", afirmou Bigode.

Nitinho se reúne com equipe técnica para discutir concurso e reforma da Câmara

por Fernanda Sales — publicado 02/07/2019 12h12, última modificação 02/07/2019 12h12
Nitinho se reúne com equipe técnica para discutir concurso e reforma da Câmara

Foto: Heribaldo Martins

Na manhã desta terça-feira, 2, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), se reuniu com a equipe técnica da Casa Parlamentar para discutir o andamento da realização do Concurso Público e sobre a reforma do prédio da Câmara.

De acordo com Nitinho, a reunião definirá os primeiros passos para implantar as metas e dar continuidade aos trabalhos que está sendo realizado na Câmara de Aracaju. “Tanto o concurso quanto a forma como iremos conduzir a reforma do prédio serão discutidos. Queria agradecer a toda equipe e aos vereadores pela votação que tivemos do novo organograma da Câmara. E com isso conseguiremos efetivar o concurso. Nessa reunião vamos analisar se o concurso será feito por inexigibilidade, por pregão eletrônico. Nossa pretensão é fazer ainda este ano o concurso”, explicou.

Ainda segundo o presidente, mesmo durante o recesso parlamentar, os vereadores continuam atuando. “No recesso trabalhamos ainda mais. Eu mesmo continuo resolvendo questões aqui da Câmara, indo nas comunidades para resolver problemas da população. As pessoas, às vezes, não entendem que a força do vereador não é só dentro da Câmara de Aracaju, pois levamos aos secretários as reivindicações das comunidades”, enfatizou.

Para o secretário executivo da Câmara, Geraldo Alcântara, o recesso parlamentar é apenas dos vereadores, mas a parte administrativa continua normalmente. “Quando os vereadores entram em recesso é a hora de cairmos em campo para agilizar essa questão da reforma do prédio e também discutir a realização do concurso. Então, tem muito trabalho durante esse período”, reforçou.

PL de Emília obriga uso de sacolas biodegradáveis em supermercados

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 03/07/2019 08h13, última modificação 03/07/2019 08h13
PL de Emília obriga uso de sacolas biodegradáveis em supermercados

Foto: César de Oliveira

Com o objetivo de contribuir com a preservação ambiental, está em vigor, de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota) a Lei nº 5.157/2019 que obriga os estabelecimentos comerciais, supermercados, hipermercados atacadistas e congêneres, instalado ano município de Aracaju, a entregarem sacolas biodegradáveis ao consumidor final. 

De acordo com a autora, apesar da propositura ser uma grande vitória para o consumidor, é importante que o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) fiscalize os estabelecimentos para verificar se a lei está sendo executada. “Já foi promulgada, é lei, e é preciso divulgar. Faço um apelo ao Procon e os órgãos de proteção para fiscalizar. Hoje, além de utilizar as sacolas que não são adequadas, os produtos caem no meu do caminho porque não tem qualidade, além de ser prejudicial ao meio ambiente”, salientou. 

Ainda segundo Emília Corrêa, o principal intuito dessa Lei é contribuir com a preservação ambiental. “Os sacos que normalmente a gente encontra em supermercados são produzidos a partir do polietileno obtido do petróleo ou do etanol, cujo tempo de decomposição na natureza é de 100 anos, já a biodegradáveis, conhecidas como “sacolinhas verdes” 


também são fabricadas com polietileno, mas com amido de milho e um elemento pró-degradante, capaz de se decompor depois de dois anos. Precisamos fazer nossa parte e estou muito feliz em ser autora desse projeto tão importante”, destacou.

Emília Corrêa: “Não precisa de poder econômico para ganhar eleição”

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 03/07/2019 08h37, última modificação 03/07/2019 08h37
Emília Corrêa: “Não precisa de poder econômico para ganhar eleição”

Foto: Gilton Rosas

Em entrevista concedida à Rádio FM Itabaiana, a líder da oposição no Legislativo Municipal, vereadora Emília Corrêa (Patriota) destacou, de forma objetiva, que quem define os seus representantes é o povo e não o poder econômico de cada candidato.
“Normalmente, os políticos profissionalizados aqui de Sergipe ou até mesmo do Brasil, entendem que só é possível ser bem votado ou eleito se tiver apoio de grupos fortes e dinheiro. Quero dar uma esperança aos jovens que querem praticar a boa política: na última eleição, na qual obtive uma votação expressiva totalizando 52.921 votos, não contei com apoio de nenhum deputado, vereador, governador ou prefeito, o problema foi a questão da coligação. Ou seja, é possível chegar. Conseguir”, declarou.

Gestão Municipal

Aos ser questionada sobre como avalia a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) Emília Corrêa definiu em uma duas palavras: sem planejamento. “Não vejo como positiva. Não me parece uma gestão boa. É atrapalhada, tumultuada, sem planejamento e de uma incessibilidade com as questões e categorias. Inauguram, até, ordem de serviços. Coisas que só acontecem aqui. Aracaju tinha condições, sim, de estar bem melhor”, afirmou.

Juvêncio Oliveira destaca atuação do primeiro semestre na Câmara

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/07/2019 08h44, última modificação 03/07/2019 08h44
Juvêncio Oliveira destaca atuação do primeiro semestre na Câmara

Foto: Gilton Rosas

O vereador Juvêncio Oliveira (DEM) classificou como produtivo as ações do primeiro semestre deste ano na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). De acordo com o parlamentar, durante estes seis meses, seu trabalho sempre foi pautado nas necessidades apontadas pelo povo, onde por meio do Poder Legislativo acompanhou de perto as realizações da gestão municipal neste tocante.

“Desde a Zona Sul à Zona Norte protocolamos na Casa diversas proposituras com o objetivo de proporcionar bem – estar para a nossa gente, incluindo assim, serviços de tapa-buracos, recapeamento, pavimentação asfáltica, instalação de quebra-molas, limpeza, placas sinalizadoras, redutores de velocidade, terraplanagem, iluminação pública, poda de árvores, cobertura de canal, além, de reformas em diversos pontos da capital”, destaca Oliveira.

Ainda segundo o vereador, que neste ano assumiu a presidência da Comissão de Justiça da Casa, a qual tem como competência debater proposituras antes de irem para a apreciação no Plenário, comentou sobre a importância de somar forças ao Executivo.

“Como o nosso papel é ser porta-voz da população, defendendo assim seus interesses, vejo que durante esses meses de atuação diversos órgãos competentes estiveram à frente, nos ajudando, sempre cumprindo os pré-requisitos estabelecidos . Através desta parceria e coletividade quem ganha é a população, pois se andarmos por diversos pontos da cidade veremos que Aracaju tornou-se um verdadeiro canteiro de obras. Neste quesito, a Administração Municipal está de parabéns”, enfatiza o parlamentar, ao comentar que em meio as indicações aprovadas “pode-se destacar diversos bairros, como por exemplo: Santa Maria, Santo Antônio, Centro, Coroa do Meio, Farolândia, Suíça, Aruana, São Conrado, Jabotiana, Marivan, Mosqueiro, além dos povoados Areia Branca e outros que tiveram seus cronogramas de obras e serviços como pauta da nossa gestão”.

 Coletividade

Sobre o funcionamento da Câmara Municipal, Juvêncio aproveita a ocasião e parabeniza o desempenho dos demais parlamentares. “Por mais que haja essa questão de oposição e situação, todos os vereadores da Câmara estão ali com o intuito de contribuir para a melhoria da nossa cidade. Não importa se é na tribuna, nas redes sociais ou fiscalizando e cobrando o cumprimento das demandas dos órgãos competentes, o que vejo é que todos estão dando exemplo no que se refere ao comprometimento com a nossa gente. Se neste primeiro semestre avaliamos nossas ações como produtivas e sempre pautadas na autorresponsabilidade, no segundo semestre não será diferente”, pondera Juvêncio Oliveira, ao mencionar que mesmo as sessões parlamentares cumprindo o recesso, as demandas da Casa seguem ativas, o que dá andamento às novas documentações protocoladas para votações no segundo semestre.

Cabo Didi prestigia solenidade do Corpo de Bombeiros

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/07/2019 08h51, última modificação 03/07/2019 08h51
Cabo Didi prestigia solenidade do Corpo de Bombeiros

Foto: Assessoria do parlamentar

O Vereador Cabo Didi (sem partido) participou na manhã desta terça-feira, 2 da solenidade de Promoção de Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe de entrega de medalhas ao Mérito Militar para bombeiros e autoridades civis que prestam um serviço relevante aquele órgão . Na oportunidade, o vereador Cabo Didi (sem partido ) foi prestigiar o evento e parabenizar o trabalho do comandante-geral do CBM/SE, Coronel Matheus, que faz um trabalho brilhante a frente do Corpo de Bombeiros.

O evento aconteceu no Quartel Central do Corpo de Bombeiros em Aracaju, às 9 horas e foi bastante prestigiado. Estiveram presentes na solenidade o presidente da Assembleia Legislativa o deputado Luciano Bispo, o desembargador Osório Ramos, Capitão dos Portos Pires Bleck Pereira, o comandante do 28°BC Coronel Cordeiro, entre outras autoridades.

"Como militar que sou, não podia deixar de vir hoje ao Corpo de Bombeiros prestigiar a promoção de meus colegas, que tanto honram a nossa Polícia como um todo. Fico feliz em ver esses colegas galgando um degrau a mais na sua vida profissional," frisou o vereador Cabo Didi.

Vereador Zezinho participa de solenidade alusiva ao dia do Bombeiro

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/07/2019 08h57, última modificação 03/07/2019 08h57
Vereador Zezinho participa de solenidade alusiva ao dia do Bombeiro

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã da última terça-feira, 2, o vereador Zezinho do Bugio (PTB) participou de uma solenidade que recordou e celebrou a importância dos bombeiros para a sociedade. O evento aconteceu na sede do Comando, localizada no centro de Aracaju.

"Hoje, no dia do Bombeiro, o evento é de grandes homenagens àqueles que, diariamente, doam a sua vida para a segurança da sociedade sergipana. Me sinto muito orgulhoso por abraçar estes bravos guerreiros, os Soldados de Fogo", exaltou Zezinho.

Ao lado do comandante do Corpo de Bombeiros de Sergipe, coronel Mateus, o parlamentar aproveitou para se colocar a disposição da corporação. "Quero parabenizar o Cel. Mateus pela solenidade e pelo trabalho. É fundamental reconhecer o papel de todos eles. Sabemos que há muito o que fazer pelo crescimento e valorização dos Bombeiros. Por isso, estou a disposição para ajudar no que for necessário", falou.

A programação também contou com a promoção de oficiais, bem como a condecoração de agraciados com medalha de mérito.

Moradores do Conjunto Maria do Carmo buscam ajuda de Dr. Manuel Marcos

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/07/2019 11h24, última modificação 03/07/2019 11h24
Moradores do Conjunto Maria do Carmo buscam ajuda de Dr. Manuel Marcos

Foto: Assessoria do parlamentar

Nem mesmo o recesso parlamentar reduz o ritmo das atividades do vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB). Nesta semana, moradores do bairro Olaria, mais precisamente no Conjunto Maria do Carmo 1, queixaram-se da ausência de saneamento básico e infraestrutura.

Segundo relatos, há uma região da referida localidade em que habitantes necessitaram improvisar pontes e passarelas para ter acesso às suas residências e ainda, são obrigados a conviver em meio ao esgoto. Diante do exposto, os habitantes cobram agilidade do poder público e mudanças no atual cenário.

“Este é um serviço básico que deveria ser prestado à população. Quem não recebe, está perigosamente suscetível a diversas doenças causadas pelas más condições do entorno. Fica exposta a vírus, bactérias e condições insalubres que aumentam a incidência de contaminação. O problema agrava-se ainda mais com as vias de acesso feitas de madeira e conglomerados que podem ceder a qualquer a momento e colocar em risco a vida de quem atravessa”, avalia Dr. Manuel Marcos.

De acordo com a manicure Luzimarta dos Santos, a situação se agrava em dias chuvosos. “Basta cair um pingo de água que a canal enche. Aí a estrutura das passarelas cede e eu fico me sentindo insegura. Tenho uma filha pequena e temo que ela possa cair ou aconteça algo pior como já aconteceu. Perdi um amigo querido que caiu quando o andaime cedeu, a correnteza o levou e o corpo foi encontrado sem vida lá no Bugio”, relata a moradora.

“A gente não quer acreditar que na cidade de Aracaju ainda haja situações em que o cidadão trafegue por áreas de risco. É deprimente que eu, como homem público e médico, me depare com esse tipo de cenário. Saneamento básico é um direito essencial do ser humano. Um ambiente poluído pode ser mortal, principalmente para crianças pequenas, pois seus órgãos e sistema imunológicos são especialmente vulneráveis ao ar e ambientes inóspitos”, reforça o parlamentar.

Seu Marcos alerta para os riscos de surto de dengue, zika e chikungunya na capital

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/07/2019 11h50, última modificação 03/07/2019 11h51
Seu Marcos alerta para os riscos de surto de dengue, zika e chikungunya na capital

Foto: Assessoria do parlamentar

O Ministério da Saúde divulgou que Aracaju está entre as 16 capitais do país que estão em alerta por causa do alto índice de infestação pelo Aedes aegypti, com risco de surto para as doenças dengue, zika e chikungunya. Preocupado com o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, Seu Marcos tem fiscalizado ações de prevenção contra o mosquito no Bugio.

Na terça-feira, 2, o vereador atendeu um pedido dos moradores da avenida Poço do Mero. Acompanhado pelo supervisor geral de Combate à Dengue, Augusto Figueroa e da Página Ascom Bugio, Seu Marcos visitou um imóvel abandonado que pode ser um possível criadouro do Aedes.

“Infelizmente a casa está fechada e não podemos averiguar precisamente. A apoiadora da Dengue, Laisse Tavares, explicou que tentou algumas vezes entrar no imóvel, mas sem sucesso. Enviei uma solicitação de limpeza, já que há muito mato e lixo, fatores que potencializam a proliferação do transmissor da dengue, da chikungunya e também do vírus zika”, explicou.

O parlamentar destacou também que a prefeitura tem intensificado as ações de prevenção na cidade e que os aracajuanos tem papel fundamental no combate do transmissor. “O supervisor informou que no dia 3 de julho uma equipe irá a residência e, que, a partir dessa data, equipes de agentes de endemias devem trabalhar em horário especial"

"A expectativa é que a noite diminua a quantidade de imóveis fechados encontrados pelo dia, horário que a maioria dos moradores estão em seus postos de trabalho. Mas a população precisa fazer sua parte: não acumular água e evitar jogar lixo em locais proibidos. Além dos métodos de prevenção”, disse.

Bigode solicita melhorias para o conjunto Tamandaré

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/07/2019 12h15, última modificação 04/07/2019 12h15
Bigode solicita melhorias para o conjunto Tamandaré

Foto: Assessoria do parlamentar

No último sábado, 29 de Junho, o vereador Bigode, 1°Secretário da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Aracaju, esteve no Conjunto Tamandaré, localizado no bairro Santos Dumont. Mesmo com algumas ações que já foram realizadas, a população dentro do programa Jornal da Vida, da FM Jornal, relatou para o parlamentar, alguns problemas existentes na comunidade, como por exemplo, a falta de revitalização na principal praça do conjunto, uma vez que a mesma está abandonado, deixando as pessoas sem uma área de lazer, também foi constatada a falta de pavimentação em algumas ruas do conjunto. Sendo assim, o vereador, solicitou das autoridades competentes da capital sergipana, que tomem as devidas providências, para a realização das obras na localidade.

"Estou aproveitando o recesso da Câmara Municipal de Aracaju, para trabalhar ainda mais, diretamente nos bairros, observando de perto os problemas da população. Com isso, pretendo desenvolver um serviço mais eficaz em benefício das comunidades", explicou Bigode.

Vereador Isac se reúne com lavadeiras do Conjunto Manoel Preto

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/07/2019 12h30, última modificação 04/07/2019 12h30
Vereador Isac se reúne com lavadeiras do Conjunto Manoel Preto

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Isac Silveira (PCdoB) se reuniu com moradores do Conjunto Manoel Preto, no Bairro Industrial, zona norte da capital, na quarta-feira, 03. Entre os moradores, mulheres que exercem a função de lavadeiras na região, e que sustentam suas famílias há anos com esse trabalho.

A solicitação de ajuda para o parlamentar é de que alguma providência seja tomada a respeito da lavandeira. Segundo elas o local está completamente abandonado. “Desde a administração passada a gente tenta uma reforma para a lavanderia e não consegue nada. Vivemos disso e temos medo de frequentar lá como está. É um olho na roupa e outro pra frente, com medo de assalto ou alguma violência”, falou Maria Lúcia Andrade.

Diante dos problemas expostos Isac colocou o seu mandato a disposição do grupo. “Eu vou com a comissão da Associação até o órgão responsável pelas obras, que é a Emurb, para vermos a possibilidade de uma reforma. Podemos até diminuir o local já que a lavanderia é muito grande. Se não lutarmos não teremos reforma”, disse o vereador.

Isac aproveitou a oportunidade do encontro para falar com os moradores a respeito da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom José Vicente Távora, que também está localizada na região. “A boa notícia é que conversei com o prefeito Edvaldo Nogueira e conseguimos uma verba para que a escola seja reformada. Acho que até agosto sai o nome da empresa que ganhou a licitação. Vamos rezar para que essa empresa não pare a obra pela metade. E estou tentando que a escola seja de turno integral. Mas isso ainda é uma tentativa”, afirmou Isac.

“Fui vítima de preconceito e perseguição política”, declara Palhaço Soneca

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/07/2019 15h00, última modificação 04/07/2019 15h00
“Fui vítima de preconceito e perseguição política”, declara Palhaço Soneca

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta quinta-feira, 4, o vereador licenciado Palhaço Soneca (Cidadania)
concedeu a primeira entrevista após a publicação de uma foto na festa do Mastro, na cidade de Capela, no último final de semana. A fotografia se espalhou nas redes sociais e gerou polêmica pelo fato do parlamentar está de licença médica. “As pessoas me trataram como um bandido. Não cometi crime algum, só desobedeci a uma orientação médica no fim da minha recuperação. Estou bem e lamento pela repercussão do caso. Vejo tudo isso como perseguição política e preconceito por eu ser uma pessoa humilde”, declarou Palhaço Soneca em entrevista exclusiva à emissora de rádio Fan FM.

Soneca disse ainda que conhece as pessoas que estão tentando manchar o mandato dele como vereador. “A perseguição política começou desde quando assumi o cargo na Câmara Municipal de Aracaju. Até agora os opositores buscam qualquer fato para me prejudicar, mas o povo do Bairro Olaria sabe o quanto já fiz e ainda vou fazer por esta comunidade”, disse.

Em recesso parlamentar, Américo de Deus continua os trabalhos e se reúne com moradores do bairro Aeroporto

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/07/2019 09h45, última modificação 05/07/2019 09h45
Em recesso parlamentar, Américo de Deus continua os trabalhos e se reúne com moradores do bairro Aeroporto

Foto: Assessoria do parlamentar

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) está em recesso parlamentar, no entanto, o vereador Américo de Deus (Rede) continua com suas atividades e reuniões nos órgãos municipais e nas comunidades. Ele esteve reunido na noite da última quarta-feira, 3, com os moradores da rua Aguinaldo José Brito, no bairro Aeroporto, para atender as demandas da localidade.

“Recebemos o convite de membros da comunidade e nos colocamos à disposição para levar as reivindicações até os órgãos municipais, no caso em questão à Emurb e também a Deso, pois é necessária a realização da obra de esgotamento sanitário que está obstruída, além do serviço de drenagem fluvial, que vem causando diversos transtornos”, explicou o parlamentar.

Na última semana de junho, o vereador esteve na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para levar demandas dos bairros Aeroporto e Atalaia. Na ocasião, foi solicitada uma equipe para se deslocar até o local e verificar a situação do Canal Beira-mar, uma vez que este estaria sendo o causador de alagamentos nas casas da região durante os momentos de chuva forte. Então, mesmo em recesso, Américo de Deus está recebendo das comunidades suas demandas e procurando soluções.

Dr. Gonzaga alerta sobre o controle do mosquito da dengue

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/07/2019 09h59, última modificação 05/07/2019 09h59
Dr. Gonzaga alerta sobre o controle do mosquito da dengue

Foto: César de Oliveira

O vereador Dr. Gonzaga (MDB) acompanha com preocupação o resultado do quarto Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que está sendo feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e que termina nesta sexta-feira. O último Levantamento, divulgado no dia 17 de maio, indicou o risco médio de uma infestação de dengue em Aracaju, com um aumento de 1,2 para 1,8, fazendo com que a Prefeitura intensificasse as atividades para conter os casos da doença.

Nessa etapa de coleta de campo do LIRAa, os agentes de endemias visitam as casas e estabelecimentos comerciais de bairros da capital em busca de possíveis focos de larvas do mosquito, e orientam a população como identificar os criadouros e destruir focos.

Dr. Gonzaga alerta que o controle efetivo dos focos depende muito da conscientização e comprometimento da população, tomando as medidas necessárias de prevenção em suas casas e quintais, não jogando lixo nas ruas e em terrenos e canais e também ficando de olho na sua vizinhança.

“Nós, parlamentares, também precisamos intensificar nossas cobranças junto aos gestores públicos, para que promovam a limpeza adequada dos ambientes públicos como ruas, canais, praças, lagos artificial e cemitérios, e para que façam o recolhimento correto e regular do lixo”, exemplificou o vereador. “Infelizmente, a dengue é uma doença que não tem como imunizar, então o único jeito de reduzir o mal é começando a combater o mosquito dentro da nossa própria casa”, advertiu.

O parlamentar disse, ainda, que a preocupação com a proliferação do mosquito não se restringe apenas a Aracaju, mas para com todo o estado de Sergipe, que registrou um aumento de 331% no número de casos de dengue em comparação com o mesmo período de 2108. “Segundo os dados do Ministério da Saúde, 43 dos 75 municípios de Sergipe estão em alerta e três em risco de surto, o que nos deixa alarmados”. O vereador solicitou ao governador Belivado Chagas uma maior atenção com esses dados e que promova a ampliação das equipes de endemias nos domicílios sergipanos.

Em entrevista de rádio Américo de Deus fala sobre as mais de 3 mil proposituras protocoladas na CMA

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/07/2019 10h28, última modificação 05/07/2019 10h28
Em entrevista de rádio Américo de Deus fala sobre as mais de 3 mil proposituras protocoladas na CMA

Foto: Assessoria do parlamentar

Um record em número de proposituras, com 3.102 apresentadas em apenas dois anos e meio de mandato parlamentar, o vereador Américo de Deus (Rede) foi convidado pela Rádio Web Exclusiva FM, no Programa Política em Debate, comandado pelo radialista Samuel Barboza, para falar nesta quinta-feira, 4, sobre esses números impressionantes.

“Proposituras são Projetos de Lei, Indicações de serviços, Moções, Sessões Especiais, Projetos de Resolução, dentre outros. Em dois anos e seis meses, conseguimos apresentar mais de três mil proposituras. E não é só isso, o mandato apresenta uma das maiores participações legislativas, com 100% de presença nas Sessões Plenárias e 100% de utilização da Tribuna, sem nunca declinar. Eu acordo às 4h da manhã, e vou me atualizando dos fatos, lendo notícias e acompanhando as programações das rádios, além das informações via aplicativos de mensagens. Chego na Câmara às 7h40 e me preparo, também faço questão de valorizar todos os discursos apresentados pelos colegas. Sempre tive o cuidado de não marcar qualquer outro compromisso no horário das sessões para me fazer presente e acompanhar de perto todas as votações que ocorrem”, explicou Américo de Deus.

O parlamentar aproveitou para falar de alguns Projetos de Lei que devem ser analisados no próximo semestre. “Temos dois Projetos que estão em tramitação na Câmara Municipal que inserem no ensino municipal de Aracaju aulas de educação ambiental e de educação financeira. Outros dois PL's que também foram apresentados preveem a operação de cooperativas de catadores de resíduos sólidos recicláveis ou reutilizáveis no Sistema de Limpeza Pública do Município de Aracaju e a reciclagem do óleo vegetal para ser transformando em produtos de limpeza”, declarou Américo de Deus.

Cabo Amintas lamenta morte de empresário

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/07/2019 08h51, última modificação 09/07/2019 08h51
Cabo Amintas lamenta morte de empresário

Foto: Gilton Rosas

O vereador Cabo Amintas (PTB) se pronunciou sobre a tragédia que chocou os sergipanos na manhã desta quinta-feira, 4. O empresário do ramo de cerâmica, Sadi Gitz, atirou contra si mesmo após o pronunciamento do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, durante a realização do Simpósio de Gás Natural na Orla de Aracaju.

De acordo com testemunhas, o empresário estava na segunda fila da plateia e, antes de efetuar o disparo, gritou: “Governador, o senhor é um grande mentiroso”.

Em suas redes sociais, Cabo Amintas postou uma nota lamentando a morte do empresário, acompanhada de um vídeo do momento do disparo, e criticou um trecho da fala do governador logo após o ocorrido. Belivaldo afirmou: “é lamentável, mas a vida segue”.

“‘Vida que segue’, governador? Pro senhor sim. Mas para a família que hoje chora a morte de um ente querido talvez não siga com tanta tranquilidade. Nem pra essa família nem pra tantas outras, que sofrem com as consequências da sua incapacidade de governar”, afirmou Amintas.

E continuou, “quando o empresário se vê sem incentivo, quando o trabalhador que oferece sua mão de obra não encontra emprego, quando as contas chegam e o dinheiro falta, é difícil dizer ‘vida que segue’”.

Confira a nota completa abaixo:

“‘Vida que segue’, governador? Pro senhor sim. Mas para a família que hoje chora a morte de um ente querido talvez não siga com tanta tranquilidade. Nem pra essa família nem pra tantas outras, que sofrem com as consequências da sua incapacidade de governar. Quando o empresário se vê sem incentivo, quando o trabalhador que oferece sua mão de obra não encontra emprego, quando as contas chegam e o dinheiro falta, é difícil dizer “vida que segue”. Veja que esse não foi um tiro qualquer, a morte de Sadi Gitz, apesar de trágica, não pode ter sido em vão. Não incentivamos essa prática a ninguém, mas, cada um sabe de si e Deus sabe de todos. Apesar do ocorrido, acredito que o senhor entendeu o recado deixado por ele, ou quer que desenhe?Bote a mão na consciência, rapaz, e faça um governo digno! Respeite os sergipanos! Que Deus conforte a família enlutada", disse o parlamentar.

Vereador Cabo Didi se reúne com assessoria

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/07/2019 08h54, última modificação 09/07/2019 08h54
Vereador Cabo Didi se reúne com assessoria

Foto: Assessoria do parlamentar

Com o intuito de traçar diretrizes na área social e projetar os trabalhos do segundo semestre, o vereador Cabo Didi (sem partido) esteve reunido com suas assessoras, na manhã da última sexta-feira dia, 05, em seu gabinete, localizado na rua Gilson Rollemberg 107 - D, no conjunto Santa Tereza.

O parlamentar direcionou à reunião para a organização dos eventos que serão feitos no segundo semestre pela sua equipe, em prol da comunidade e da população aracajuana, bem como, projetos que possam beneficiar à família, já que é uma meta de trabalho do vereador. "Estive reunido com as assessoras para podermos expor as ideias em benefício da família e melhorar com isso o nosso trabalho social na cidade de Aracaju para o segundo semestre,"frisou o vereador Cabo Didi.

Didi tem em sua linha de trabalho, como carro chefe, a aproximação das famílias, que é a base de apoio para o combate às drogas. Outro assunto abordado na reunião foi a importância dos bravos profissionais, que trabalham como mergulhadores no Corpo de Bombeiros, buscando encontrar corpos de afogamento, para que suas famílias possam enterrar seus entes queridos com dignidade, mas infelizmente não possuem o reconhecimento merecido pela sociedade.

"Queremos homenagear esses homens que arriscam suas vidas para trazer para família o direito de sepultar seus entes queridos, concedendo uma despedida digna," explicou .

Em reunião com partido, Palhaço Soneca presta esclarecimentos sobre afastamento das atividades parlamentares

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/07/2019 08h59, última modificação 09/07/2019 08h59
Em reunião com partido, Palhaço Soneca presta esclarecimentos sobre afastamento das atividades parlamentares

Foto: Assessoria do parlamentar

Neste final de semana, o vereador licenciado Palhaço Soneca se reuniu com a direção municipal do Cidadania, partido que sucedeu o PPS, para prestar esclarecimentos sobre o período de licença médica na Câmara Municipal de Aracaju em decorrência da cirurgia realizada no dia 16 de abril. A presença na festa do Mastro em Capela também foi pauta do encontro, que contou com a participação do presidente do diretório municipal do partido, o ex-vereador Dr. Emerson.

Palhaço Soneca reafirmou que não cometeu crime durante a tradicional festa do Mastro. Contou que sempre participou do evento, e por estar se sentindo bem viajou até o interior, mesmo na licença médica. “O meu erro foi descumprir a orientação do médico. A licença previu inicialmente 90 dias, mas felizmente me recuperei antes do prazo”, destacou ao informar que logo após a cirurgia tirou mais 31 dias de licença pessoal sem remuneração de salário para organizar os estudos na faculdade.

Para Dr. Emerson, o encontro foi bastante produtivo, pois foi dada ao vereador a oportunidade de prestar esclarecimentos dos últimos acontecimentos. “Precisamos criar um partido com democracia interna e com diálogos, e enquanto partido necessitávamos escutar o vereador acerca dos fatos narrados pela imprensa e redes sociais. Ele explicou o que ocorreu e nós ouvimos tudo com muita atenção”, falou o presidente do diretório municipal do Cidadania.

Por sua vez, Palhaço Soneca agradeceu o convite e elogiou a postura de Dr. Emerson na liderança do partido em Aracaju. “O importante é que tudo ficou esclarecido. O processo democrático realmente existe dentro do Cidadania”, destacou.

Américo de Deus se reúne com membros da Associação de Moradores Residencial Aruana e apresenta PLs

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/07/2019 09h02, última modificação 09/07/2019 09h02
Américo de Deus se reúne com membros da Associação de Moradores Residencial Aruana e apresenta PLs

Foto: Assessoria do parlamentar

Os trabalhos não param e por isso o vereador Américo de Deus (Rede) acompanhado do seu assessor jurídico, Dr. Ludwig Oliveira Júnior, compareceram a uma reunião, no último sábado, 6, convocada pela diretoria da Associação de Moradores Residencial  Aruana (Amar) para debaterem algumas das proposituras do vereador, dentre elas, o Projeto de Lei que reconhece a Zona de Expansão como bairro Aruana, bem como a mudança também por PL que muda o nome da Rua D2 para Rua Itacy Aparecido Marques (por méritos) no loteamento Aruana.

“Na ocasião apresentamos esses dois projetos de lei que foram bem recepcionados. Fomos informados a respeito de uma ação movida pelos moradores do residencial, no tocante a cobrança considerada abusiva e extorsiva da taxa de esgoto que está sendo cobrada pela Deso. Nos colocamos a disposição da comunidade, para nos somar a esta luta em prol da comunidade”, explicou o parlamentar Américo de Deus.

Na próxima terça-feira, 9 de julho, ocorrerá uma segunda audiência com a AMAR. Segundo a associação, o parlamentar tem feito um trabalho na Câmara Municipal de Aracaju que é reconhecido pela diretoria, beneficiando muitas comunidades de Aracaju.

Lucas Aribé participa de encontro sergipano que discute valorização da pessoa com autismo

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/07/2019 09h15, última modificação 09/07/2019 09h15
Lucas Aribé participa de encontro sergipano que discute valorização da pessoa com autismo

Foto: Assessoria do parlamentar

Aracaju recebeu, neste sábado, 6, o II Encontro Sergipano sobre Autismo. O vereador Lucas Aribé fez a abertura do evento que reuniu profissionais ligados ao tema e pais de pessoas com autismo, no auditório de uma universidade particular. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de 1% da população mundial apresenta algum Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). No Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que há 2 milhões de pessoas com algum grau de TEA. No entanto, metade desse contingente nem sequer foi diagnosticada.
As discussões salientaram como ações educacionais e o conhecimento técnico são capazes de remover as barreiras sociais e equívocos sobre o autismo, quebrando paradigmas. "O entendimento da causa permite que os profissionais e a população de modo geral estejam mais preparados para receber a demanda de pessoas diagnosticadas com autismo que está aumentando, dando a elas a capacidade de se tornarem indivíduos autônomos e independentes", explicou uma das organizadoras, Isis Bacelar, pós-graduada em Autismo e Ciência do Comportamento pela George Brown - Canadá.

Em sua fala, o vereador Lucas Aribé parabenizou a iniciativa, destacando que a busca pela valorização e respeito pelas pessoas com autismo deve ser constante para que elas tenham igualdade de oportunidades. Ele encerrou sua participação com um trecho do samba ‘Sou um Autista de um mundo solitário’, de Ito Melodia. “Tenho o direito de ser diferente. Eu quero que você entenda. Nessa inclusão de amor, me aceite do jeito que eu sou”, cantou.

Entre os palestrantes estava o casal paulista Carla Bertin e José Carlos Bertin, pais do Gabriel, 8 anos, que tem autismo, e criadores do projeto Autismo Legal, cuja finalidade é disseminar informações claras e objetivas sobre os direitos dos autistas. "A informação útil, com a qual os pais podem exercer os direitos dos seus filhos, leva qualidade de vida para toda a família. Muita gente não sabe os direitos que têm e outros sabem, mas quando tentam não conseguem e ficam frustrados. A Lei funciona, mas tem que ser usada do jeito certo ", declarou Carla. 

Vinícius Porto chama a atenção da população para a necessidade do descarte adequado do lixo doméstico

por Irís Valéria, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/07/2019 10h55, última modificação 09/07/2019 10h55
Vinícius Porto chama a atenção da população para a necessidade do descarte adequado do lixo doméstico

Foto: Gilton Rosas

O período chuvoso exige ações reforçadas da Prefeitura de Aracaju e, também colaboração dos cidadãos, no sentido de evitar jogar lixo na rua. É o que alerta o vereador, Vinícius Porto ao destacar o trabalho realizado diariamente pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) na limpeza dos canais que cortam a cidade, inclusive com uso de uma técnica inovadora e eficaz: redes de contenção de resíduos sólidos, reduzindo as probabilidades de ocorrências de alagamentos e inundações.  .

O parlamentar explica que este sistema de retenção foi criado pelos próprios técnicos da Emsurb. “A técnica evita que o material jogado pela população atravesse a parte de galeria e venha a interromper o fluxo de água, o que posteriormente poderia causar problemas derivados do entupimento. Estas redes prendem o lixo descartado, facilitando a limpeza, que ocorre a cada três dias”, disse.

Vinícius Porto afirma que o uso de redes de contenção é uma ação complementa aos outros três métodos de limpeza: por barragem, que é feita através das placas de revestimentos propulsionadas; o manual, feito pelos profissionais nos canais menos extensos, e o mecanizado, utilizado nos maiores, que não são revestidos. A tela foi instalada em trechos de seis canais. Estão dentre os assistidos, aqueles localizados nos conjuntos Médici e Almirante Tamandaré e nas avenidas Anízio Azevedo, Praia 13 de Julho e José Conrado de Araújo, no bairro Industrial.

 "O tipo de resíduo contido pela tela, embalagens de quentinhas, sobras de alimentos, copos, pratos e sacolas descartáveis, garrafas pet, etc, poderia, facilmente, ser recolhido através de outros serviços disponibilizados pela própria prefeitura, mas algumas pessoas insistem em fazer o descarte dentro dos canais”, lamenta o vereador.

Vinícius Porto lembra que o descarte inadequado do lixo é um dos principais fatores que causam o entupimento de bueiros e a redução da vazão das galerias de águas pluviais. "É essencial que as pessoas se conscientizem da necessidade do descarte adequado do lixo doméstico. O mau hábito de jogar lixo nas ruas traz prejuízo a todos”, reforça o vereador.

Para Meireles, violência revela caos social imposto à sociedade

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/07/2019 08h19, última modificação 10/07/2019 08h19
Para Meireles, violência revela caos social imposto à sociedade

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles falou hoje, 9, da sua preocupação com o alto índice de violência a crianças, jovens, idosos e, especialmente, a mulheres. “Estamos vivendo um verdadeiro caos social”, disse ao citar os números do mapa da violência 2019 que, no seu entender “revelam dados cruéis e que precisam ser cuidadosamente observados por todos os segmentos organizados”.

Ao analisar o levantamento do sistema de informações sobre mortalidade, do Ministério da Saúde, Fábio disse ter ficado perplexo ao constatar que Sergipe ocupa o décimo lugar, no ranking nacional no que diz respeito à violência contra a mulher. De igual modo, de acordo com o parlamentar, chama a atenção, o número de homicídios praticados contra jovens com idades entre 15 e 29 anos.

Os dados aos quais ele se refere são relativos ao decênio 2007-2017, em cujo período houve um crescimento da ordem de 107 por cento nos casos de investidas contra o sexo feminino. “É assustador observarmos que em 2017 o Brasil registrou cerca de 13 assassinatos de mulheres por dia”, disse, ressaltando que ao todo, 4.936 mulheres foram mortas, o maior número registrado desde 2007.

No que se refere aos jovens, só em Sergipe foram 1.313 homicídios em 2017. Desse montante, 767 foram de jovens dessa faixa etária, sendo 728 do sexo masculino. “O total está acima da média nacional e leva o nosso Estado a um índice alarmante: 240,5 homicídios por grupo de 100 mil habitantes”, apontou Meireles, ao defender políticas públicas que gere inclusão, através da capacitação, emprego e renda.

Cabo Amintas mostra o abandono da Orlinha do Bairro Industrial

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/07/2019 08h36, última modificação 10/07/2019 08h36
Cabo Amintas mostra o abandono da Orlinha do Bairro Industrial

Foto: Assessoria do parlamentar

Na noite desta segunda-feira, 8, o programa “Nas Ruas”, live liderada pelo vereador Cabo Amintas (PTB) e divulgada através de suas redes sociais, chegou no Bairro Industrial, na zona norte de Aracaju.

Atendendo a pedidos, Amintas apareceu na comunidade para ouvir as demandas da população. “Para comemorar o dia da Independência de Sergipe viemos aqui na Orlinha do Bairro Industrial para verificar a situação de um dos bairros mais antigos e que já foi cartão postal da cidade”, afirmou o vereador.

Um morador, de nome Wellington, que estava presente no local, destacou a importância do Bairro Industrial para Aracaju e todo o Estado. Afirmou que a família dele, originária de Portugal, morou durante toda a vida na mesma localidade. “Esse bairro tem importância para minha família e para a história e o comércio de Aracaju. Por esse rio [Rio Sergipe], meus avós transportavam mercadorias da cidade de Laranjeiras para cá e comercializavam no mercado. Hoje o bairro está esquecido e abandonado”, declarou o morador.

Sobre o que disse o morador, Amintas não poupou mais críticas. "É possível notar a falta de manutenção na estrutura da Orlinha, andando por aqui podemos ver vários buracos, imaginem a situação de um cadeirante, como ele pode transitar aqui? Em uma cidade que o prefeito diz ter qualidade de vida”, alegou Amintas.

Enquanto continuava sua caminhada pela Orlinha, Amintas foi parado por outra moradora que reclamou do descaso com o bairro quanto à infraestrutura e em relação à segurança e à saúde. “Moro há mais de 30 anos no bairro e já não posso fazer caminhadas aqui por causa dos buracos e da falta de segurança. Os assaltos na região são frequentes, não podemos andar livremente nas ruas e não podemos nos sentar à porta de casa como era de costume dos moradores. Sem contar as dificuldades no posto de saúde do bairro, que a espera por exames é grande, pode ser até um ano para fazer exames específicos”, desabafou a moradora.

Durante a live, Amintas mostrou a situação de abandono das calçadas cheias de buracos, o parque impossibilitado de atender ao lazer das crianças, pois está em ruínas. As passarelas, a quadra de esportes, ciclovias e quiosques, assim como o píer que já foi usado como cartão postal com vista para o Rio Sergipe estão deteriorados, sem manutenção. O píer, inclusive, foi interditado pela Defesa Civil, mas, está sem proteção, colocando em risco a vida de moradores e turistas.

Na Rua São Luiz, perpendicular à Orlinha e paralela ao shopping que está surgindo na zona norte, moradores convidaram o vereador para mostrar algumas situações como os alagamentos, a frequência de usuários de drogas por falta de segurança e fiscalização na região, além de assaltos.

Uma moradora aproveitou o momento para denunciar o fato inusitado em que a Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, está cobrando mais de R$ 3.000,00 para a retirada de um poste que bloqueou a garagem dela.

Diante das denúncias feitas pelos moradores, Cabo Amintas assumiu o compromisso de cobrar providências. “Vamos encaminhar um ofício para a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB) responsável pelo setor e fazer indicação para reforma da rua na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), além de entrar em contato com a Energisa para tentar resolver a situação da moradora. A rua é pequena e sem saída, seria rápido resolver os problemas, além disso um shopping será inaugurado ao lado, os empresários podem investir mais na localidade”, afirmou o vereador.

Por fim, Amintas apelou para os policiais que acompanhavam a live no exato momento, sendo que alguns disseram trabalhar na região, para redobrarem a atenção nas ruas por onde passou, respondendo às queixas dos moradores.

Elber cria projeto que revoga cobrança abusiva da Taxa de Fachada aos comerciantes de Aracaju

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/07/2019 08h43, última modificação 10/07/2019 08h43
Elber cria projeto que revoga cobrança abusiva da Taxa de Fachada aos comerciantes de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Diante de das solicitações dos donos de empresas, comerciantes e lojas de Aracaju, o vereador Elber Batalha (PSB) vai protocolar um Projeto de Lei que pretende flexibilizar e incentivar o empreendedorismo na capital sergipana.

A ideia surgiu quando o parlamentar foi procurado por alguns empresários reclamando da Taxa de Fachada, que é paga à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) sobre publicidade ao ar livre, por qualquer meio de divulgação, em logradouros públicos e em locais visíveis ao público, ainda que particulares. “Essa é uma lei criada ainda na gestão do ex-prefeito João Alves e que o prefeito Edvaldo Nogueira prometeu que faria alterações para não prejudicar o comerciante, e não o fez. Ele apenas reformulou a lei, mas, não retirou os abusos da lei de 2013. O resultado disso é mais esse valor absurdo que o comerciante tem que pagar a Prefeitura, além de todos os outros que já paga normalmente”, explicou.

O vereador disse que pretende apresentar uma lei que altere a existente. “Com essa nossa lei, os donos de lojas e estabelecimentos comerciais de Aracaju terão direito a uma placa de sinalização ou placa publicitária, proporcional ao tamanho de sua fachada, sem nenhuma cobrança por isso. Na prática, é o direito que o comerciante sinalize aos clientes o nome de seu estabelecimento e o que é vendido. Caso queiram agregar novas placas, aí sim, poderá ser cobrada a Taxa de Fachada. Isso é direto do empreendedor; num momento de tanta dificuldade é papel do poder público incentivar o empreendedorismo e não taxar abusivamente àqueles que ainda têm coragem de empreender em nossa cidade”, esclareceu.

Vereadores prestigiam comemoração dos 50 anos da inauguração da Arena Batistão

por Fernanda Sales — publicado 10/07/2019 10h22, última modificação 10/07/2019 10h22
Vereadores prestigiam comemoração dos 50 anos da inauguração da Arena Batistão

Foto: Heribaldo Martins

Na noite da última terça-feira, 9, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), e os vereadores Zezinho do Bugio (PTB), Dr. Gonzaga (MDB) e Armando Batalha Júnior (Cidadania) prestigiaram a solenidade em comemoração aos 50 anos da inauguração do Estádio Lourival Batista, a “Arena Batistão”. Durante o evento, foi realizada entrega de homenagens e um jogo festivo entre a Seleção Sergipana (com craques marcantes da história futebolística do estado) e a Seleção do Brasil (com amigos do jogador Washington “Coração Valente”).

De acordo com o presidente Nitinho, a Arena Batistão traz marcantes recordações de importantes jogos e competições em nosso Estado. “Não poderia deixar de prestigiar esse momento, são 50 anos de muita história e boas lembranças. Foram momentos de alegrias e também de tristezas, é um estádio que tem muita história para contar nesses 50 anos. Parabéns ao governo do Estado e a Belivaldo Chagas por realizar essa grande homenagem ao Estádio Lourival Batista”, afirmou Nitinho.

Para o vereador Zezinho do Bugio, essa é uma data muito importante para todos os sergipanos. “São 50 anos da construção do Batistão e eu como vereador de Aracaju tenho certeza que vou estar realizando um ato de homenagem também. Vou fazer a indicação para Clodoaldo, que marcou o gol na inauguração e é tricampeão brasileiro. Nessa indicação ele receberá título de cidadão aracajuano, pois ele é natural de Itabaiana. Vou ter a honra de conceder esse título para ele. Quero parabenizar o governo do Estado por realizar esse ato festivo e parabenizar Washington Coração Valente, que hoje é diretor de Esporte do Ministério do Esporte. Também quero cobrar do governador a reforma do Adolfo Rollemberg, localizado no Governador Magalhães e também temos um espaço hoje que pode ser criado um complexo esportivo no Parque da Cidade”, enfatizou.

O governador Belivaldo Chagas destacou que o Batistão traz muitas alegrias ao povo sergipano e frisou sobre a pretensão de lançar um projeto para incentivar os jovens à prática dos esportes. “Nos momentos de disputas há sempre um ganhando e um perdendo, mas o resultado tem sido positivo. Vamos colocar em prática a participação dos jovens em modo geral, quer seja através das nossas escolas ou das entidades esportivas. Eu não vejo problema em copiar o que está dando certo. Em breve lançaremos um projeto semelhante ao que está sendo realizado no Ceará. Construiremos arenas esportivas nos municípios e povoados com intuito de incentivar o esporte e aproximar cada vez mais os jovens de práticas sadias e educativas”, disse o governador.

“Quero agradecer por estar participando dessa grande homenagem dos 50 anos do Batistão. Eu não tive a oportunidade de jogar aqui profissionalmente, mas hoje tive a oportunidade de comemorar e fazer parte dessa grande festa. Essa é a grande praça esportiva de Sergipe. É um estádio que faz história para o povo sergipano”, afirmou Washington Coração Valente.

“Agradeço o convite do Washington, é um prazer estar participando da comemoração dos 50 anos desse estádio histórico”, disse o coordenador técnico da Seleção Brasileira, Juninho Paulista.

Seu Marcos é recebido pelo arcebispo da Arquidiocese de Aracaju Dom João

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/07/2019 12h16, última modificação 10/07/2019 12h16
Seu Marcos é recebido pelo arcebispo da Arquidiocese de Aracaju Dom João

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PHS) se reuniu com o arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa, nesta terça-feira, 10, para pedir apoio para as leis, de sua autoria, que estão em vigor na capital.
Ao todo foram 11 projetos sancionados pelo prefeito durante esses 2 anos e meio de mandato. Entre as leis destacadas pelo parlamentar estão: a legislação sobre o ensino da Lei Maria da Penha nas escolas municipais (Lei 5.195/2019); a lei sobre o cadastro de jovens moradores de rua ( Lei n°5.221/2019) e a que trata sobre o desperdício de alimentos perecíveis (Lei n°5.162/2019).
Para o vereador, a Arquidiocese pode contribuir na divulgação e na conscientização da população para a efetividade dos projetos sociais. “A igreja católica pode contribuir na divulgação das Leis e na conscientização da população através das diversas ações da entidade nos bairros. Sabemos que a efetivação só será possível com a contribuição de todos. Agradeço ao Dom João José pela sensibilidade e pelo apoio" , disse .
Dom João José falou da satisfação em receber o vereador. “Fico muito feliz em ver o trabalho do Vereador Seu Marcos. Um trabalho voltado para os mais humildes e necessitados, na tentativa de diminuir o sofrimento dos mais pobres. Quero me somar nesse sentido e, assim como o vereador, nos colocar a disposição”, afirmou.

Fábio pede que população redobre os cuidados em virtude da dengue

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/07/2019 09h51, última modificação 11/07/2019 09h51
Fábio pede que população redobre os cuidados em virtude da dengue

Foto: César de Oliveira

O vereador Fábio Meireles alertou na última quarta-feira, 10, sobre a necessidade de a população estar muito mais atenta à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor de várias doenças, inclusive a dengue que, só este ano, já levou sete pessoas à morte. “Com esse período chuvoso e o excesso de água, é hora de redobrarmos os cuidados dentro da nossa casa e nos arredores”, disse Fábio.

De acordo com o parlamentar, a vigilância deve ser constante considerando que o acúmulo de água, por menor que seja, é suficiente para o mosquito se desenvolver. “Esse período chuvoso é bem propício para as larvas eclodirem e o mosquito fazer mais vítimas”, disse Fábio, que já foi conselheiro municipal de saúde.

Só em Sergipe, nos últimos seis meses, foram confirmados 982 casos da doença, um aumento superior a 300%, num comparativo com o ano passado. Além disso, foram registradas mais de 4 mil notificações de pessoas com sintomas ou suspeitas de terem sido picadas pelo mosquito que, quando não mata, deixa sequelas.

“Prevenir, ainda é o melhor remédio. Então, todos devem olhar vasos de planta, lavanderias, garrafas, tampinhas e ata mesmo cascas de ovos e frutos, como maracujá que podem acumular água e permitir que os mosquitos se proliferem”, advertiu o vereador.

Seu Marcos comemora sanção da lei que inclui o Dozenário de Nossa Senhora Aparecida no calendário de Aracaju

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/07/2019 11h18, última modificação 11/07/2019 11h18
Seu Marcos comemora sanção da lei que inclui o Dozenário de Nossa Senhora Aparecida no calendário de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PHS) comemorou a sanção da lei n°5.226/2019, que institui, no calendário oficial de eventos da capital, a Semana do Dozenário de Nossa Senhora Aparecida, realizada há 35 anos no bairro Bugio, em Aracaju. A assinatura aconteceu na tarde de terça-feira,10, no gabinete do prefeito Edvaldo Nogueira.

Ao lado do pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida, padre Jadilson Andrade, Seu Marcos falou da felicidade em oficializar o projeto, de sua autoria. “Estamos muito felizes com a sensibilidade de Edvaldo Nogueira em sancionar a lei. O Dozenário é um evento não só da comunidade católica do Bugio, mas do Estado como todo. Milhares de fiéis participam da semana em louvor à Padroeira do Brasil. É um reconhecimento do trabalho realizado pelo Santuário”, destacou.

Emocionado, padre Jadilson Andrade destacou a importância da lei para os católicos. “Este é um momento muito importante para todos os fiéis de Nossa Senhora Aparecida. Estamos felizes em saber que a nossa festa agora faz parte do calendário oficial de Aracaju. Isto aumenta o nosso compromisso em fazer, cada vez mais e melhor, a celebração à Nossa Senhora Aparecida. Agradeço de coração ao prefeito e ao vereador Seu Marcos, um grande amigo, morador do bairro e colaborador da igreja", afirmou.

Edvaldo Nogueira enfatizou a relevância de sancionar a nova legislação. “Fico muito feliz em sancionar esta lei. Além de ser a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida é também a Padroeira do meu bairro, pelo qual tenho muito carinho, porque minha família mora lá. De modo que esta lei reconhece um evento que é a maior expressão religiosa de Aracaju. O Dozenário de Nossa Senhora Aparecida atrai, todos os anos, milhares de fiéis de todas as cidades do Estado. Parabéns ao vereador Seu Marcos pela iniciativa em propor a lei e ao padre Jadilson, que para mim é um importante guia da nossa fé”, disse o prefeito.

Vereador Zezinho fiscaliza situação das escolas municipais no bairro Getúlio Vargas

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/07/2019 11h30, última modificação 11/07/2019 11h30
Vereador Zezinho fiscaliza situação das escolas municipais no bairro Getúlio Vargas

Foto: Assessoria do parlamentar

A manhã de quarta-feira, 10, foi de fiscalização por parte do vereador Norberto Alves Junior, o Zezinho do Bugio, em duas instituições de ensino localizadas no bairro Getúlio Vargas, na capital sergipana.

Mesmo em recesso parlamentar, o vereador atendeu o chamamento dos moradores e da equipe diretiva das escolas Professora Neuzice Barreto e José Antônio da Costa Melo e foi conferir de perto a situação da estrutura física, rede elétrica e hidráulica.

Para Zezinho, a realidade é preocupante nas duas instituições. "A gente encontra problemas em diversos setores, mas a parte física precisa de reparo imediato. Com essas chuvas, as salas ficam alagadas. Como as crianças vão aprender numa situação dessa?", questiona o vereador.

Algo ainda mais preocupante está na escola José Antônio Melo. A população tem utilizado a parte externa da escola como descarte irregular do lixo. "Aqui, é fundamental a contribuição dos moradores. Usar este espaço da escola como lixeiro é inadmissível. Já estou solicitando uma limpeza expressiva, mas volto a dizer: a comunidade também precisa ajudar", lembrou Zezinho.

O parlamentar não hesitou em cobrar da gestão municipal uma postura mais incisiva para conter tais problemas. "Sabemos que a educação é uma das pastas mais problemáticas, mas o poder público precisa se atentar para estas realidades que podem ser contidas com rápidas ações", alertou Zezinho, que se colocou a disposição da equipe. "Nosso mandato, como sempre, está a disposição de todos que fazem a comunidade escolar do Getúlio Vargas. Sabemos das dificuldades, mas meu papel é cobrar e buscar soluções", finalizou.

Emília faz avaliação sobre pesquisa para cargo majoritário

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/07/2019 11h34, última modificação 11/07/2019 11h34
Emília faz avaliação sobre pesquisa para cargo majoritário

Foto: César de Oliveira

Citada como uma das possíveis candidatas ao cargo majoritário, nas eleições municipais do próximo ano, em recente Pesquisa de Opinião Pública, desenvolvida pela Padrão Pesquisas Científicas, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) concedeu entrevista à uma rádio local para tratar do assunto e foi taxativa ao afirmar que não tem feito campanha.


“Tenho muito cuidado com pesquisas independente de quem esteja em primeiro ou em último colocado. De qualquer forma, me sinto honrada com as menções que têm feito com meu nome, uma simples vereadora, que obteve uma votação expressiva no último pleito, e que não tenho feito nada além de desempenhar o meu mandato, essa é minha obrigação”, declarou, Emília Corrêa, ao ser questionada como avaliava o resultado da pesquisa.


Na oportunidade, a líder da oposição na Câmara de Vereadores, ressaltou que a articulação é apenas um detalhe, os candidatos devem estar preocupados em atender às necessidades do povo. “A gente tem que esquecer esses vícios. Eleição não é feita somente de articulações políticas, isso é um detalhe, tem que se preocupar em atender às necessidades do povo e saber o que ele quer. Quem vai decidir a eleição é a população, não o agrupamento. Enquanto uns vivem em caferzinhos e reuniões, no momento, tenho focado no meu mandato”, afirmou.


Ainda durante a entrevista, a vereadora fez questão de agradecer, novamente, os aracajuanos mencionaram seu nome em uma pesquisa despretensiosa. “Que bom que isso está acontecendo, mas não tenho andado nesse caminho de ficar articulando, pensando nas eleições do próximo ano, pelo contrário, tenho ouvido, tenho sido procurada e desenvolvido o meu trabalho. No mais, a palavra é gratidão a Deus e aos aracajuanos por ter sido lembrada para um cargo de responsabilidade altíssima e torcendo para que a oposição verdadeiramente converse, se una, e não fique tentando pegar carona em um “avião” que acha que vai ter mais possibilidade de chegar, porque pode quebrar a cara”, pontuou.

Seu Marcos participa da assinatura da lei que cria o Abril Marrom em Aracaju

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/07/2019 11h54, última modificação 11/07/2019 11h54
Seu Marcos participa da assinatura da lei que cria o Abril Marrom em Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Mais uma lei sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira de autoria do vereador Seu Marcos (PHS). Desta vez, a Lei n° 5.225/2019, que cria a campanha oficial de prevenção de doenças relacionadas à cegueira, o “Abril Marrom”. A sanção ocorreu nessa terça-feira, 10.

 A ideia é conscientizar a população sobre a prevenção da cegueira e da importância da saúde ocular, já que as doenças relacionadas à visão são silenciosas. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aponta que só no Brasil, existe cerca de 1,2 milhões de pessoas cegas, um dado preocupante, já que o CBO considera que 60% das doenças oculares que causam a cegueira são tratáveis.

Com a nova legislação, o Poder Público, a iniciativa privada e entidades civis deverão, conjuntamente, deverão desenvolver campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas sobre as doenças relacionadas com o tema.

“Gostaria de agradecer ao prefeito Edvaldo Nogueira em também sancionar a lei. Durante minhas andanças pelos bairros e unidades de Saúde tenho percebido que a prevenção ainda é uma alternativa eficaz. O Abril Marrom vai alertar a população que a saúde ocular é coisa séria e merece cuidados”, afirmou o parlamentar.

Américo de Deus verifica situação dos bairros Aeroporto e Coroa do Meio com a ocorrência das fortes chuvas

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/07/2019 09h59, última modificação 12/07/2019 09h59
Américo de Deus verifica situação dos bairros Aeroporto e Coroa do Meio com a ocorrência das fortes chuvas

Foto: Assessoria do parlamentar

As chuvas em Aracaju só aumentam e o que é comemoração para alguns é lamentação para outros, principalmente para as comunidades localizadas em terreno abaixo do nível e onde o sistema de drenagem deixa a desejar. Os bairros Aeroporto e Coroa do Meio têm recebido bastante atenção do parlamentar que atende com responsabilidade as demandas dessas comunidades. Uma das preocupações do parlamentar é o Canal Beira-mar que fica localizado entre os bairros Aeroporto e Atalaia.

“O volume de chuva observado nestes últimos dias nunca foi visto em outros anos. Tem chovido bastante e eu preocupado que essa situação prejudique ainda mais as comunidades, como por exemplo, com alagamentos além do transbordo de canais, fiz contato com a Emurb que me garantiu que a obra para drenagem das águas no bairro Aeroporto deverá ser suficiente para evitar alagamentos”, declarou o parlamentar Américo de Deus.

De acordo com o vereador, durante o recesso parlamentar deverá visitar outros bairros e irá conversar com as associações das localidades. Américo de Deus garantiu que enquanto as chuvas fortes não derem trégua ele não vai parar de ir às ruas. “Estou ignorando a chuva e comparecendo em algumas ruas dos bairros, já estive no Aeroporto, Atalaia e agora na Coroa do Meio, para verificar a situação devido às chuvas que causam alagamentos e consequentemente causam o surgimento de enormes buracos. Essas demandas serão encaminhadas à Emurb, através de ofícios, indicações e agendamentos. O trabalho é o nosso compromisso com o povo de Aracaju”, manifestou Américo de Deus.

Cabo Didi concede entrevista a emissora de rádio

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/07/2019 10h05, última modificação 12/07/2019 10h05
Cabo Didi concede entrevista a emissora de rádio

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Cabo Didi (sem partido) e a professora de karatê do "Fumaça Zero" Valmira Souza, foram convidados ontem, 11, do radialista Carlos Tavares da Rádio Jubileu, para falarem da participação da garotada no XXVI Campeonato Nacional de karatê interestilo, no Estado de Pernambuco e conhecer um pouco do trabalho do Parlamentar.

A professora Valmira comentou sobre o esforço dos alunos, que tiveram um grande desempenho trazendo para Aracaju 16 medalhas. "São crianças que mostram sua dedicação ao esporte, galgando um espaço especial no karatê Nacional".

Para o vereador Cabo Didi é uma grande satisfação ver esses meninos empenhados no projeto, que tem o intuito de engajar jovens e adolescentes ao esporte, tirando-os das ruas e das drogas .

"A minha felicidade é imensurável, em saber que essas crianças mesmo passando por dificuldades financeiras e por problemas diversos ainda mostram sua força em querer crescer e lutam por dias melhores,"frisou o parlamentar.

Também foi falado sobre o seu primeiro mandato e seu posicionamento como parlamentar independente, onde o povo é sua prioridade.

Na oportunidade, o Radialista Carlos Tavares, representando o Radialista e jornalista Marcos Luduvice, do programa De Olho na Cidade, conferiu o certificado de amigo da imprensa 2019.

Américo de Deus cobra de órgãos municipais providências quanto aos estragos com as chuvas em ruas e avenidas

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/07/2019 11h56, última modificação 12/07/2019 11h56
Américo de Deus cobra de órgãos municipais providências quanto aos estragos com as chuvas em ruas e avenidas

Foto: Assessoria do parlamentar

Com o tempo fechado e previsão de chuva para os próximos 14 dias, o vereador Américo de Deus (Rede) atendeu ao chamado das comunidades do Conjunto Santa Tereza e bairro Coroa do Meio que estão sofrendo com o temporal. “Fui conferir de perto os problemas da Rua Fábio José que dá acesso ao Hiper Sul, da Rua professora Zely Guedes Ximenes e Rua Professor Libencio no Conjunto Santa Tereza, a situação é calamitosa, com diversos buracos em toda extensão, inclusive alguns já estão enormes, toda a situação foi passada pelos órgãos responsáveis”, explicou Américo de Deus.

As chuvas fortes causam muitos estragos, um deles é na estrutura asfáltica de ruas e avenidas que podem ceder e abrir buracos nas vias colocando a população em risco. Pensando nisso, o parlamentar Américo de Deus entrou em contato com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, para dar resolutividade, com urgência, aos problemas em algumas ruas do bairro Coroa do Meio. “Fui em algumas ruas da Coroa do Meio e vi a urgência para que o problema seja resolvido. Por exemplo, as ruas Gérvasio de Araújo, Valdemar Silva de Carvalho, Aloísio Campos, precisam de recapeamento asfáltico. O presidente da Emurb informou que elas estão incluídas em um contrato de recuperação e todas terão obras executadas. Solicitei hoje pela manhã que Sérgio Ferrari verificasse a situação dessas ruas que estão totalmente alagadas e enviasse uma equipe para resolver o problema”, disse o parlamentar.

Sobre a participação da Deso na melhoria de algumas ruas, o presidente, Carlos Melo, informou que enviará hoje, sexta-feira, 12, uma equipe para verificar a situação da Rua Fábio José e demais e fazer um serviço paliativo e que assim que cessassem as chuvas fariam o serviço completo.

Armando Batalha Júnior visita PMA e verifica andamento de Projeto de Lei

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/07/2019 11h59, última modificação 12/07/2019 11h59
Armando Batalha Júnior visita PMA e verifica andamento de Projeto de Lei

Foto: Assessoria do parlamentar

Entusiasmado com a notícia de que o seu primeiro Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal de Aracaju foi enviado para sanção do prefeito, o vereador Armando Batalha Júnior (Cidadania) visitou o centro administrativo da prefeitura de Aracaju, onde foi recebido pelo secretário de Governo, Jorginho Araújo. “Procurei saber em que fase anda o processo para sanção do prefeito Edvaldo Nogueira, afinal o nosso PL é de extrema importância para a administração pública do município”, disse o vereador que está em recesso parlamentar.

Aprovado em redação final no dia 12 de junho, o Projeto de Lei nº 142/2019 foi enviado para sanção do prefeito Edvaldo Nogueira antes mesmo do recesso parlamentar. Armando Batalha Júnior conta que está ansioso pela possibilidade de aprovação. “Não vejo a hora de ver nossa ideia instaurada na esfera municipal. E creio que a equipe do governo logo logo vai sancionar, pois o projeto não apresentou vícios de inconstitucionalidade e modéstia a parte foi muito bem elaborado”, afirmou.

O PL de Armando Batalha Júnior prevê tornar obrigatória a implementação do Programa de Integridade nas empresas que contratarem com a Administração Pública Municipal. “A proposta é dar total transparência à relação entre gestores públicos e empresários, com isso reduzimos o risco de desvio do dinheiro público”, destacou.

Para ser aprovado com tamanha celeridade, Armando Batalha Júnior utilizou a boa relação política com a bancada de oposição e situação na casa legislativa. O resultado foi uma aprovação unânime logo na primeira votação. “O conteúdo do projeto promete engrandecer a política pública de Aracaju”, acrescentou.

Programa de Integridade

A exigência do Programa de Integridade nas empresas tem a finalidade de proteger a Administração Pública dos atos lesivos que resultem em prejuízos financeiros causados por irregularidades, desvios de ética e de conduta e fraudes contratuais. “Também queremos garantir a execução dos contratos em conformidade com a lei e com os regulamentos pertinentes a cada atividade contratada, bem como reduzir os riscos inerentes aos contratos, promovendo maior segurança e transparência em sua consecução”, salienta o vereador.

Ele enxerga com preocupação a relação contratual existente entre empresas e entes públicos no Brasil. “Não estou afirmando aqui que há irregularidades em toda as negociações. Não é isso! Mas confesso que não gostaria de ver operações como a Lava-Jato em Aracaju”, diz Armando Batalha Júnior.

Punição à Pessoa Jurídica

Armando Batalha Júnior destacou que o projeto dele é inspirado na lei federal 12.846/13, conhecida nacionalmente como lei anticorrupção ou lei da empresa limpa. Ele informa que antes da edição desta lei, não havia uma punição adequada à pessoa jurídica. “Desde 2013, a lei passou a punir de forma mais severa o mal empresário. Punição, inclusive no âmbito penal, e o mais importante: afastar esta empresa de futuras negociações com o ente público”, observa.

Bigode reivindica melhorias para o bairro Novo Paraíso

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/07/2019 08h57, última modificação 15/07/2019 08h57
Bigode reivindica melhorias para o bairro Novo Paraíso

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Bigode, 1°Secretário da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Aracaju, está aproveitando o recesso parlamentar, para ir diretamente aos bairros verificar as necessidades das comunidades.
No encontro que teve com moradores do bairro Novo Paraíso, algumas demandas foram passadas para o parlamentar, entre elas, a colocação de quebra-molas em algumas ruas que cruzam a Avenida Brasil, e também a limpeza nos canteiros de algumas ruas da localidade.

"Na visita que fizemos ao bairro Novo Paraíso, constatei que a EMSURB, vem fazendo um bom trabalho, mas aproveitei a oportunidade dentro do programa Jornal da Vida, da FM Jornal, para pedir mais uma vez, o reforço na limpeza dos canteiros em algumas ruas, também gostaria de solicitar a SMTT, colocação de quebra-molas em várias ruas que cruzam a Avenida Brasil. Tenho certeza que os órgãos solicitados iram atender o nosso pedido que foi enviado pelo povo," finalizou Bigode.

Vereador Cabo Amintas fiscaliza unidade de saúde do Bairro América

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/07/2019 09h04, última modificação 15/07/2019 09h04
Vereador Cabo Amintas fiscaliza unidade de saúde do Bairro América

Foto: Assessoria do parlamentar

Apesar do recesso parlamentar, o vereador Cabo Amintas (PTB) continua atendendo as demandas do mandato que lhe foi confiado pelo povo, a exemplo das visitas a postos de saúde saúde, como a que ocorreu na última terça-feira, 9, na Unidade Básica de Saúde Adel Nunes, localizada no Bairro América.

Atendendo ao apelo da comunidade, que já havia alertado o parlamentar sobre os problemas do posto, Amintas viu de perto e constatou o caos instalado no local.

Entre as denúncias dos moradores, a dificuldade na marcação de exames foi uma das mais alegadas. Um paciente criticou também o descaso com a farmácia do local, que se encontrava fechada. “Ali é farmácia, veja! Mas só anda assim, fechada. Uma pessoa chega com a receita e não tem remédio. Uma ‘porrada’ de tempo que está assim”, denunciou, ressaltando ainda a falta de médicos na unidade e os problemas no acompanhamento de agentes de saúde da família.

Entre os assuntos abordados por Cabo Amintas com a gerente da unidade, a ausência de pediatras e omissão das escalas dos médicos ficaram mais em evidência. De acordo com a responsável pelo posto, a questão dos pediatras acontece graças à um novo formato, em que os especialistas atendem em apenas um lugar (nesse caso, no Cemar). A ordem seria de que a criança passasse primeiro por um médico generalista no local, para depois, se necessário, ser transferida para o especialista. O método foi questionado pelo parlamentar, que indagou uma possível perda de tempo por causa da logística de atendimento.

“Não se perde tempo? Primeiro passar por um atendimento que não é com um especialista... Particularmente acredito que isso dificulta a vida do usuário”, afirmou.

Já a respeito da escala médica, que não estava ao alcance dos pacientes, o parlamentar fez questão de lembrar que essa medida deve ser adotada em todas as unidades de saúde, como determina a legislação.

O vereador também cobrou a respeito do fechamento da farmácia, que foi imediatamente reaberta após sua intervenção. Outro problema abordado foi a falta de equipamentos adequados para os agentes de saúde. Uma funcionária citou a falta até de balanças para pesar as crianças que recebem a visita dos agentes.

Os dilemas não pareciam ter fim. O parlamentar ainda constatou problemas na estrutura do Adel Nunes, que tinha infiltrações em uma das salas da unidade. Outra reivindicação de uma usuária do posto foi a falta de fraldas de tamanho extra G. A alegação da gerente foi de que mais materiais chegariam em breve.

Vereador Cabo Amintas lança Campanha Solidária para ajudar vítimas das chuvas em Aracaju

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/07/2019 09h08, última modificação 15/07/2019 09h08
Vereador Cabo Amintas lança Campanha Solidária para ajudar vítimas das chuvas em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quinta-feira, 11, o vereador Cabo Amintas iniciou uma Campanha Solidária para ajudar as vítimas das fortes chuvas que atingem a cidade de Aracaju desde o início da semana. O parlamentar visitou diversos bairros e comunidades e por causa do caos instalado, principalmente, no Largo da Aparecida, Conjuntos Santa Lucia e JK, no Bairro Jabotiana e adjacências, decidiu fazer a mobilização.

“Para tentar diminuir o sofrimento das pessoas desalojadas em razão das fortes chuvas que atingem nossa cidade, estamos arrecadando alimentos não-perecíveis, roupas em condições de uso, colchões e lençóis em bom estado, produtos de higiene pessoal e limpeza”, declarou o parlamentar em suas redes sociais.

Amintas recebeu, também, através das redes sociais, diversos vídeos de moradores indignados com a atuação do prefeito Edvaldo que, mesmo diante da situação, até aquele momento não havia visitado a localidade nem se pronunciado sobre uma possível solução de escoamento das chuvas, o que só aconteceu depois. “Mais um ano e a história se repete, os moradores do Jabotiana ficam ‘ilhados’. Isso é um absurdo!”, afirmou o vereador.

O parlamentar mostrou vídeos das localidades que visitou onde encontrou a população em situação de desalojamento e emocionado fez um pedido aos internautas. “Faça parte dessa corrente solidária, entre em contato conosco através das redes sociais ou telefone. Contamos com seu apoio!”, apelou Amintas.

A equipe de campanha está disponível através do telefone (79) 98806-0190 e as doações serão recolhidas por membros da equipe do vereador no local que o doador informar e logo após serão levadas ao ponto de apoio dos moradores do Conjunto Santa Lúcia.

Loteamento Coqueiral fica debaixo d’água e Américo de Deus chama atenção dos órgãos municipais

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/07/2019 09h10, última modificação 15/07/2019 09h10
Loteamento Coqueiral fica debaixo d’água e Américo de Deus chama atenção dos órgãos municipais

Foto: Assessoria do parlamentar

Com a chegada das chuvas em Aracaju muitos bairros ficaram ilhados e casas foram invadidas pela água. A pedido dos moradores do Loteamento Coqueiral, o vereador Américo de Deus (Rede) foi até a comunidade, na manhã da última sexta-feira, 12, para verificar a situação em que se encontrava o local e intermediar a resolução das demandas. O parlamentar fez um apelo aos órgãos públicos para que medidas urgentes fossem tomadas.

“A situação é calamitosa, pois a barreira de contenção já desmoronou por conta da quantidade das chuvas. As casas estão alagadas e as ruas intransitáveis. Queremos chamar a atenção da Secretaria de Assistência Social; Defesa Civil; Emsurb e Emurb. Esperamos que assim que as chuvas cessarem, as autoridades se somem e amenizem o sofrimento dos moradores do Loteamento Coqueiral”, chamou a atenção o parlamentar.

Sensibilizado com a situação das famílias que perderam suas casas não somente na capital, mas também interior, o vereador Américo de Deus está participando de uma ação em prol das famílias que perderam tudo e que estão abrigadas no CRAS, além das famílias do interior do Estado que também foram afetadas pelas fortes chuvas. É simples ajudar, eles precisam de: água; agasalhos; lençóis e colchões; comidas rápidas como pão, frutas e biscoitos. O doador pode deixar o material nos pontos de entrega que são: as Associações de moradores do Conjunto Sol Nascente; Santa Lúcia; Estação Cidadania e Associação Atlética Banese.

Lucas Aribé prestigia lançamento do Selo de Acessibilidade de Sergipe

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/07/2019 09h15, última modificação 15/07/2019 09h15
Lucas Aribé prestigia lançamento do Selo de Acessibilidade de Sergipe

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador de Aracaju, Lucas Aribé, prestigiou na última sexta-feira, 12, o lançamento do Selo de Acessibilidade em Sergipe. A solenidade também marcou a posse do novo presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CEPcD), Antônio Luiz dos Santos.

O parlamentar valorizou a iniciativa, cuja finalidade é estimular práticas inclusivas em estabelecimentos e serviços de todo o estado. "Essa certificação só será concedida para empresas e organizações que atendam aos critérios da ABNT e da Lei Brasileira de Inclusão. Esse é um passo fundamental para a inclusão das mais de 500 mil pessoas com deficiência em nosso estado", afirmou Aribé.

Os selos serão divididos na gradação bronze, prata e ouro, obedecendo à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Se o estabelecimento oferecer acessibilidade de rampas e banheiro adaptado, ele recebe o Selo Bronze. Se, além disso, ele disponibilizar cardápio em braile, terá o Selo Prata. Mas se ele também tiver um colaborador que fale em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e cumpra a Lei no que se refere à cota de vagas de emprego para pessoas com deficiência, terá o Selo Ouro.

O vereador voltou a salientar que as estruturas voltadas ao transporte, hospedagem, comunicação, segurança, entretenimento, saúde, comércio e serviços em geral precisam se preparar para atender essa demanda não apenas em cumprimento à legislação, mas por respeito à dignidade humana.

"Costumo dizer que incluir é oportunizar com igualdade. É possível tornar natural e economicamente viável a implantação de políticas voltadas ao respeito à diversidade humana. Quando as empresas e espaços públicos oferecem os recursos de acessibilidade estão efetivando a cidadania a que toda pessoa com deficiência tem direito. É o caminho para um mundo mais fraterno e menos desigual", completou Lucas Aribé. 

Américo de Deus diz que gestão de crises da PMA é insuficiente

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/07/2019 09h15, última modificação 15/07/2019 09h15
Américo de Deus diz que gestão de crises da PMA é insuficiente

Foto: Assessoria do parlamentar

Desamparadas, famílias que perderam tudo com as chuvas no Loteamento Coqueiral e que estavam abrigadas no CRAS esperam por ajuda do poder municipal. O vereador Américo de Deus (Rede) que está acompanhando de perto a situação dos moradores do local, intermediou junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Secretário, professor Antonio Bittencourt, que as famílias ficariam em um espaço adequado e receberiam alimentação. No entanto, elas não receberam qualquer tipo de suprimento alimentar durante o período em que permaneceram no espaço cedido pela PMA, mas o parlamentar não deixou as famílias sem assistência.

“Ficou acordado com o secretário municipal de assistência social de que as famílias desocupariam o CRAS na manhã seguinte, por não ser um local adequado para elas. Solicitei que fosse providenciado um espaço mais adequado às necessidades delas, pois não poderiam voltar para suas casas já que seriam expostas à condições de perigo. A Secretaria Municipal de Assistência Social me garantiu que forneceria refeição as essas pessoas, mas infelizmente essa alimentação não foi disponibilizada para estas famílias. A partir da nossa mobilização, além do apoio dos amigos conseguimos fornecer o mínimo para que eles não tivessem que passar a noite com fome", indignou-se o vereador Américo de Deus.

O parlamentar lamenta a assistência insuficiente prestada pelo poder municipal. “Eu lamento pela insuficiência da gestão de crise prestados pelo poder público municipal a população. Estamos garantido à saída dessas pessoas do CRAS, já fornecemos alimentos para eles, além de algumas cestas básicas. Na próxima segunda-feira,15, estarei com nosso assessor jurídico protocolando ofícios na Prefeitura Municipal de Aracaju buscando garantir que as pessoas que tiveram suas moradias prejudicadas tenham auxilio adequado por parte da PMA. É preciso achar uma solução, pois, se a prefeitura nada fizer, vamos pedir intervenção do Ministério Público e iremos até as últimas instâncias para que os direitos fundamentais deles sejam respeitados”, afirmou o parlamentar.

Vereador Isac participa de comemoração do Sindiprev

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/07/2019 09h19, última modificação 15/07/2019 09h19
Vereador Isac participa de comemoração do Sindiprev

Foto: Assessoria do parlamentar

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe, Sindiprev/SE, realizou uma comemoração aos 30 anos da entidade com um grande forró, no Centro Cultural Gonzagão, no Conjunto Augusto Franco. O vereador Isac Silveira (PCdoB) que faz já parte do sindicato há 20 anos esteve no evento e comemorou junto com toda a diretoria e filiados.

O Sindiprev/SE nasceu no ano de 1989 em meio ao período de redemocratização do Brasil e no momento de fortalecimento dos movimentos sociais e lutas pelos direitos dos trabalhadores. “Eu estou no Sindiprev desde 1995, quando a gente ainda se reunia na Coroa do Meio. Naquela época nós fizemos uma greve muito forte, no governo do FHC, uma das maiores do serviço público. Me destaquei nessa época como liderança dos servidores do INSS do Siqueira Campos. Minha história de vida se confunde como servidor e como sindicalista”, contou Isac.

Durante a comemoração a chuva não desanimou os convidados e nem atrapalhou a festa que contou com as apresentações do Coral do Sindiprev/SE e do Grupo de Dança, e das bandas Skama de Peixe, Lourinho Júnior e Cuscuz com Leite. “A festa está linda e é uma alegria comemorar os 30 anos desde sindicato que tanto nos representa. Estamos aqui em família, a de sangue a de coração. A diretoria do Sindiprev está de parabéns pela festa, e agradeço ao vereador Isac que tanto nos ajuda nos diálogos com a administração municipal, estadual e até federal, ajudando como pode a nossa categoria”, disse a aposentada Laura.

Entre um show e outro a direção do SINDIPREV/SE, dialogou com os mais de três mil presentes sobre a atual conjuntura política nacional. Foram citados os parlamentares sergipanos que votaram contra a classe trabalhadora aprovando a Reforma da Previdência, e foram lembrados os parlamentares que não mudaram sua palavra e honraram o seu compromisso com as categorias.

Em seu discurso o vereador Isac, sempre presente e atuante, fez a análise política local e nacional enfocando a necessidade da unidade para vencer as dificuldades maléficas impostas pelo Governo. “Parabenizo todos que construíram ao longo de todos esses anos, com muito suor e muita luta, o maior sindicato dos servidores público federais do estado de Sergipe, e um dos maiores do Brasil. Um sindicato respeitado e com credibilidade, que hoje tem a frente o Coordenador Geral Joaquim Antônio e que se mostra cada vez mais um gigante na luta em defesa das categorias e no enfrente contra as injustiças. Que Deus continue nos abençoando com saúde e paz e que venham mais muitos anos de lutas”, afirmou Isac.

Joaquim Antonio também falou sobre a política e da importância de votar em pessoas corretas, que lutam pelos trabalhadores. “É dia de festa, de comemoração, mas nunca podemos esquecer que a luta e a resistência continuam. Por isso dialogamos sempre com os filiados e suas famílias, e isso é de suma importância. Sindiprev na luta e na resistência sempre”, lembrou o Coordenador Geral Joaquim Antonio.

Vereador Camilo se engaja na luta pelos trabalhadores dos Correios em Sergipe

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/07/2019 11h42, última modificação 15/07/2019 11h42
Vereador Camilo se engaja na luta pelos trabalhadores dos Correios em Sergipe

Foto: Marcela Prado/Assessoria do parlamentar

Os trabalhadores dos Correios em Sergipe e no Brasil inteiro estão lutando pela não privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), via sua conta pessoal no Twitter, no último dia 7 de junho. 

Na última quinta-feira, 11, o vereador Camilo (PT) apoiou a audiência pública, intitulada “Privatização dos Correios e suas consequências para o país”, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Sergipe (Sintect) em parceria com o mandato do vereador, que foi o responsável por protocolar o requerimento da Audiência Pública na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A audiência aconteceu no Centro Cultural de Aracaju. 

Na ocasião, representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada, debateram sobre a importância dos Correios enquanto empresa pública estratégica para o desenvolvimento, integração e soberania nacional. O vereador Camilo (PT) conduziu o debate e fez a abertura explicando que o Brasil está passando por um processo de desmonte nacional das empresas em um projeto de entreguismo soberania nacional e os Correios estão na mira dessas privatizações.

“A sociedade precisa estar a par dessa questão dos Correios e precisamos nos mobilizar em defesa da empresa e da soberania nacional, pois os correios têm o papel de destaque no desenvolvimento nacional, não tem como pensar educação básica sem a presença dos correios, por exemplos. E está mais do que provado que o objetivo do Governo Federal é o entreguismo, pois se trata de uma empresa superavitária, ou seja, ela se sustenta e ainda gera lucros para o governo”, avaliou o vereador.

Presidente do Sintect, Jean Marcel Guimarães, explicou que a audiência pública é um momento muito importante para o esclarecimento da população sobre os Correios. “Nós precisamos mostrar a importância desse debate para a população, muitas cidades onde não existem o INSS, Banco do Brasil ou Caixa Econômica, são beneficiadas pela presença dos Correios, somos nós que fazemos esses serviços e o nordeste e norte do Brasil serão as regiões mais prejudicadas”, analisou. 

O professor da Universidade de São Paulo, Rodrigo Venceslau, pesquisador da trajetória dos Correios no Brasil, expôs uma palestra intitulada “O papel estratégico dos Correios como empresa pública”. Ele demonstrou como resultado das suas pesquisas que o serviço postal é um serviço crescente no Brasil e que o Estado é muito beneficiado pelos serviços prestados pela empresa. 

Os Correios

Os Correios são uma empresa pública de direito privado, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Foi inaugurada em 1663 e é uma empresa pública superavitária, isso significa que ela não depende do Tesouro Nacional, ela se sustenta e ainda dá lucros ao Governo. Além disso os Correios tem cerca de 105 mil trabalhadores, que atendem toda a população brasileira, nos mais de 5.500 municípios. 

Os Correios prestam serviços que vão desde o envio e o recebimento de cartas e encomendas, à logística integrada, serviços financeiros e de conveniência. Servindo de balcão do cidadão. Os Correios ainda cumprem um papel social ao garantir à população o acesso à cidadania, por meio da obtenção de diversos serviços públicos em um único lugar.

Participações 

Vários segmentos da sociedade civil organizada participaram da audiência pública. Os deputados federais João Daniel (PT/SE) e Leonardo Monteiro (PT/MG); o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Sergipe (Sintect/SE), Jean Marcel; o dirigente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT), Joel Arcanjo; o deputado estadual Iran Barbosa; o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), Rubens Marques; o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Igor Venceslau; o ex-governador Jackson Barreto, que foi servidor dos Correios; as vereadoras Leda, de Itabaianinha, presidenta da União dos Vereadores em Sergipe, e Cocotinha, vereadora no município de Malhada dos Bois.

“O povo do Jardim Centenário merece dignidade”, dispara Zezinho do Bugio em visita à comunidade

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/07/2019 07h52, última modificação 16/07/2019 07h52
“O povo do Jardim Centenário merece dignidade”, dispara Zezinho do Bugio em visita à comunidade

Foto: Assessoria do parlamentar

Debaixo de fortes chuvas, o vereador Zezinho do Bugio fez uma visita ao bairro Jardim Centenário, localizado na zona norte da capital, e mostrou o descaso com a comunidade que estava “ilhada” por conta da correnteza. Sem saneamento básico, as águas entram nas casas, causando prejuízos aos moradores.

Zezinho, que já cobrou do poder público municipal uma solução, afirma que é fundamental fazer a ligação do bairro com uma das principais avenidas da cidade, a Euclides Figueiredo. “Não é a primeira vez que mostro esta realidade aqui. Já fiz a indicação para que a prefeitura realize a ligação desta rua com a avenida que passa logo ali atrás. Inclusive, já busquei recursos com parlamentar federais para que o projeto saia do papel. O que falta agora é o compromisso do gestor municipal”, explicou o vereador.

A proposta é que uma nova via de acesso ao bairro seja construída, garantindo maior tranquilidade no acesso para os moradores, bem como uma infraestrutura mais digna para aquela parte do Jardim. Vale ressaltar que as obras devem facilitar

Na visita, o vereador mostrou indignação em ver um ciclista tendo que atravessar em meio às águas que, por pouco, não o arrastou. “Olha ali aquele cidadão que precisa passar por esta situação. Isso é inadmissível. O povo do Jardim Centenário precisa de mais dignidade e atenção”, exclamou o vereador.

Armando Batalha Júnior presta contas durante recesso parlamentar e mira novos projetos

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/07/2019 07h57, última modificação 16/07/2019 07h57
Armando Batalha Júnior presta contas durante recesso parlamentar e mira novos projetos

Foto: Gilton Rosas

Em pouco mais de dois meses de mandato, o vereador Armando Batalha Júnior (Cidadania) apresentou seis Projetos de Lei, promoveu uma Audiência Pública para debater o pacote anticrime do governo federal, além de ter participado ativamente das sessões no plenário da Câmara Municipal de Aracaju. “Alguns colegas brincam que eu falei demais em tão pouco tempo. É verdade que falei muito e aprendi bastante”, define o vereador.

Dos seis Projetos de Lei apresentados, um deles já foi aprovado e enviado para sanção do prefeito Edvaldo Nogueira. Este projeto pretende prevenir casos de corrupção na esfera municipal. O parlamentar quer tornar obrigatória a implementação do Programa de Integridade nas empresas que contratarem com a Administração Pública Municipal. “Nossa intenção é dar total transparência a relação entres gestores públicos e empresários, com isso reduzimos o risco de desvio do dinheiro público”, destacou.

Outro fato que chamou a atenção no mandato foi a devolução do carro que todo vereador tem à disposição. “Preferi usar meu carro próprio, pois muitas vezes eu precisava ir antes ou depois das sessões para o escritório ou Tribunal, assim não achava justo usar o veículo oficial”, acrescentou.

Novos projetos

Mesmo em recesso parlamentar, Armando Batalha Júnior tem se reunido com a assessoria jurídica para definir novos Projetos de Lei. Em breve, o vereador deve apresentar um pacote de ações na Câmara Municipal de Aracaju com intuito de beneficiar o povo aracajuano.

Jason Neto se preocupa com a situação dos prédios antigos que estão ocupados

por Elida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/07/2019 09h25, última modificação 16/07/2019 09h25
Jason Neto se preocupa com a situação dos prédios antigos que estão ocupados

Foto: César de Oliveira

Após longos dias de chuva em todo estado, o vereador Jason Neto (PDT) destacou a situação estrutural de alguns prédios antigos em Aracaju, enfatizando os que estão ocupados por famílias. Por diversos motivos, algumas pessoas procuraram esses locais para fazer morada e estão em situação de risco. O parlamentar lembrou que já fez requerimento para que esses prédios passassem por vistorias.

“Em 2018, fiz um requerimento solicitando cópias dos laudos de vistorias realizadas em alguns prédios ocupados de forma irregular. Hoje, minha preocupação foi mais ampliada por conta das chuvas. Será que esses prédios estão sendo vistoriados? Será que eles não apresentam riscos de desabamentos? São prédios antigos e que precisam ser monitorados, afinal, são muitas famílias“, explicou Jason Neto.

Na mesma época, no ano passado, o vereador se reuniu com o coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, e recebeu dele um relatório sobre a então situação dos prédios. “As fortes chuvas vieram também para alertar e darmos mais atenção ao que muita vezes esquecemos. Irei novamente conversar com o coordenador e saber se o monitoramento nesses prédios continuam”, disse o parlamentar.

O vereador destacou alguns prédios da capital e que preocupam. “Cito rapidamente o prédio do Hotel Aperipê, mais conhecido como ocupação Dandara; e o Casarão do Parque, localizado no centro de Aracaju. Precisamos saber se esses locais continuam sendo monitorados pelo prefeitura. Ainda há um prédio da abandonado da Universidade Federal, que não possui moradores ainda, e também o antigo Hotel Palace, que já foi destacado pelas situações de degradação e tem gente lá morando e também diversas lojas”, afirmou Jason Neto.

Thiaguinho Batalha se reúne com Emsurb e empresários para discutir a taxa de fachadas

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/07/2019 09h30, última modificação 16/07/2019 09h30
Thiaguinho Batalha se reúne com Emsurb e empresários para discutir a taxa de fachadas

Foto: Assessoria do parlamentar

Nesta segunda-feira, 15, o vereador Thiaguinho Batalha participou de uma reunião com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto e alguns empresários para discutir sobre a taxa de fachadas e letreiros de estabelecimentos comerciais. O debate foi sobre a cobrança da taxa e das normas sobre a colocação das placas de publicidade nos empreendimentos e lojas na capital. 

“Marcamos esta reunião para tentar uma maneira de resolver esta situação e encontrar um denominador comum para os empresários. Ir em busca de soluções para facilitar o trabalho das empresas sergipanas é sempre importante e foi isso que fomos tentar fazer junto ao órgão municipal responsável pela cobrança. Percebemos que boatos foram propagados e algumas pessoas tomaram como verdade e a reunião foi muito boa para esclarecer os fatos sobre a lei. Nosso gabinete está a disposição para quem quiser mais informações sobre o assunto”, destacou Thiaguinho, que desde 2017 foi o primeiro vereador a buscar soluções junto a entidades comerciais e o executivo. 

Segundo o presidente da Empresa Municipal de Serviços de Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto, a lei da publicidade existe há muito tempo e foram feitas apenas algumas alterações em 2017. 

“A lei da publicidade já existe há muito tempo, o que avançamos foi uma lei nova 2017 que prevê a possibilidade de identificar a sua loja por placas de identificação sem ser por engenho publicitário. Então demos algumas explicações para os empresários e entidades que participaram da reunião e nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento”, ressaltou Luiz

Ainda segundo o presidente, as empresas e lojas podem colocar placas de 1,5 m x 0,70 que obedeçam as características que estão nas normas de identificação de empreendimento sem licenciamento e sem pagamento de taxa, necessitando apenas apresentar a comprovação na Emsurb. 

O publicitário Délio Bomfim elogiou a iniciativa e avaliou como positiva a reunião. “Foi muito importante principalmente para deixar claro o que aconteceu sobre a mudança da lei nos últimos dois anos. Saímos muito satisfeitos com os esclarecimentos que foram prestados porque muitos não sabiam das alterações a lei”, ponderou Délio. 

Parlamentares acompanham solenidade de anúncio de recuperação da cidade pós chuvas fortes

por Viviane Cavalcante — publicado 16/07/2019 11h50, última modificação 16/07/2019 14h04
Parlamentares acompanham solenidade de anúncio de recuperação da cidade pós chuvas fortes

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 16,  os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) Isac Silveira (PCdoB), Armando Batalha Júnior (Cidadania), Anderson de Tuca (PRTB), Camilo Lula (PT), Bigode do Santa Maria (MDB) e Seu Marcos (PHS) acompanharam o anúncio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com relação a um conjunto de ações para recuperar a cidade após fortes chuvas que atingiram Aracaju ao longo da semana passada.

Isac ressaltou que as chuvas foram além do esperado e pegou todos os aracajuanos de surpresa. “Portanto, exige da prefeitura uma ação mais contundente pós período chuvoso. E essa iniciativa é louvável, além de ser uma solicitação de toda Aracaju, em especial dessa região do Jabotiana, uma das mais afetadas”, disse.

Já Seu Marcos parabenizou a PMA e todas as equipes empenhadas em reparar os danos causados pelas fortes chuvas. “Sabemos que temos muitos problemas no conjunto Sol Nascente, Santa Lúcia, JK e Largo da Aparecida, mas, o prefeito está se empenhando ao máximo para minimizar o sofrimento dessas pessoas”, afirmou.

De acordo com Bigode do Santa Maria, foi graças as obras realizadas no bairro santa Maria na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e do ex-governador, Jackson Barreto que a localidade não sofre mais com alagamentos. “Com essas fortes chuvas, graças a essas obras ficamos em paz. E, quero que essa paz reine aqui na nessa região também”, relatou. 

Camilo Lula lamentou o ocorrido e a proporção que as chuvas tomaram, desta forma, foi a região para se solidarizar com as famílias que foram atingidas por essas chuvas. No mesmo sentido, Anderson de Tuca lembrou que esteve na região na semana passada e participou de ações para amenizar o sofrimento desses moradores. “É louvável essa iniciativa para recuperar essa área mas, é preciso que essas ações cheguem a outras áreas da cidade atingida”, ressaltou.

O vereador Armando Batalha Júnior chamou atenção que essa chuva foi uma das mais intensas nos últimos 20 anos e que essas ações propostas pela prefeitura são imprescindíveis. Para Dr. Manuel Marcos nem o prefeito e a população têm culpa de nada do ocorrido. “Foram chuvas intensas que fugiram da normalidade e do planejamento de todo mundo. Apesar disso, o prefeito estão unindo todas as forças administrativas para sanar as dificuldades dos moradores que sofrem a ação dessa chuva”, frisou.

Ações da PMA

Durante o pronunciamento do prefeito Edvaldo Nogueira informou que cerca de 400 trabalhadores atuarão na localidade a partir de hoje. Serão equipes da Emsurb, Emurb, SMTT, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Defesa Social e Fundat   trabalhando em forma de mutirão para minimizar os estragos trazidos com as fortes chuvas. “A quantidade de chuva foi três vezes a mais do esperado e causaram bastante estrago na cidade de Aracaju. Se não fosse o trabalho de prevenção que fizemos Aracaju toda teria ficado debaixo d’água”, enfatizou.

Entre as ações que serão realizadas serão reforçadas operações tapa-buracos, ações de limpeza e recuperação das redes de drenagem, além disso, serão intensificadas o recolhimento de resíduos acumulados nas vias públicas, serviços de capinação e roçagem. O cata-treco também irá dar suporte na operação e garis e margaridas vão intensificar o combate ao Aedes Aegypt, a partir do recolhimento de embalagens plásticas, copos e pneus.

Thiaguinho Batalha visita áreas prejudicadas pelas fortes chuvas

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/07/2019 08h21, última modificação 17/07/2019 08h21
Thiaguinho Batalha visita áreas prejudicadas pelas fortes chuvas

Foto: Assessoria do parlamentar

Como forma de inspecionar o trabalho realizado pelo executivo nas áreas afetadas pelas chuvas e se solidarizar com as famílias assistidas, o vereador Thiaguinho Batalha visitou o Largo da Aparecida, no Jabutiana, na manhã da última terça-feira, 16. O parlamentar esteve acompanhado do Secretário da Assistência Social, Antônio Bittencourt, que não mediu esforços para solucionar os problemas causados pelas enchentes.
Thiaguinho fez questão de visitar o CRAS Madre Tereza de Calcutá, onde centenas de famílias estão sendo amparadas pela Prefeitura de Aracaju. “Quero parabenizar toda a força tarefa realizada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, seu secretariado e os diversos servidores que tem ajudado todas essas pessoas que sofreram com as fortes chuvas. Como vereador da cidade, não poderia me furtar a me sensibilizar com toda a situação”, disse.
Para os que desejam ajudar as famílias com roupas e alimentos, o endereço do CRAS Madre Tereza de Calcutá é Rua B, s/n Largo da Aparecida – Jabutiana, telefone: 3179-1677.

Bigode parabeniza o trabalho realizado pelos Garis durante as últimas chuvas em Aracaju

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/07/2019 10h27, última modificação 17/07/2019 10h27
Bigode parabeniza o trabalho realizado pelos Garis durante as últimas chuvas em Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Bigode, 1°Secretário da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Aracaju, parabenizou os Garis da capital sergipana, pelos serviços desenvolvidos durante os últimos dias.

Como todos tomaram conhecimento, vários bairros de Aracaju ficaram prejudicados com as fortes chuvas que caíram no nosso Estado, foi preciso formar uma força tarefa com trabalhadores do serviço público municipal, inclusive os Garis, que deram as mãos e fizeram um trabalho excelente em prol dos Aracajuanos. Sendo assim, Bigode, chamou atenção da população para observar com carinho esses trabalhadores que muitas vezes arriscam suas vidas para deixar nossa cidade organizada.

"Tenho um carinho enorme por essa classe trabalhadora que ajuda a construir nossa sociedade, zelando pela higiene e consequentemente ajudando previamente a manter a saúde do nosso povo", disse Bigode.