Seu Marcos recebe Projeto de Lei sobre doações de órgãos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/06/2019 15h29, última modificação 19/06/2019 15h29
Seu Marcos recebe Projeto de Lei sobre doações de órgãos

Foto: Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de conscientizar a comunidade aracajuana sobre a importância da doação de órgãos,  representantes da Central de Transplantes de Sergipe entregou ao vereador Seu Marcos (PHS) o Projeto de Lei que cria a 'Semana de Mobilização e Incentivo à Doação de Órgãos em Aracaju’. 

De acordo com o coordenador da Central de Transplante, Benito Fernadez, e da enfermeira Edna Aragão, Aracaju possui centros cirúrgicos e liberação do Ministério da Saúde para a realização de dois tipos de transplantes: o de coração e de córneas, mas são quase inexistentes por falta de doador. Embora o  Brasil ocupe o segundo lugar no ranking mundial desse tipo cirurgia, a lista de espera ainda é grande. 

“Temos licença para transplantar, mas a matéria prima principal, que é o órgão, não temos, muitas vezes, por falta de informação dos familiares. Existe um preconceito muito grande a cerca da doação. Muitas famílias têm medo de optar pelo método. Por exemplo, Aracaju já foi pioneiro em transplante de coração, mas atualmente, quase não realizamos”, explicou o coordenador Benito Fernandez.

Fernandez ainda alertou sobre  a situação dos doentes renais no Estado. “Sergipe possui cerca de 1200 pacientes fazendo hemodiálise atualmente. Os que precisam de transplante, viajam para outras capitais, como São Paulo e Salvador. A maioria dos casos, essas pessoas não têm condições financeiras para viajar. A única ajuda é uma diária de R$24,90. Fazer transplante de rim em Aracaju seria mais barato até para o SUS", esclareceu. 

Seu Marcos agradeceu a confiança e firmou compromisso com os representantes da instituição.  “Estou muito grato em confiar no nosso mandato. Vou submeter o projeto para análise da Casa e cobrar da Administração a sua efetividade. Precisamos prevenir a população e conscientizar sobre a necessidade da doação. O primeiro passo será a realização de uma audiência pública. Convidar os órgãos públicos, a imprensa e a população para tratar sobre o tema”, destacou.