Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h10, última modificação 19/05/2025 11h39
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Audiência Pública vai abordar educação inclusiva, informa Lucas Aribé

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/03/2020 16h55, última modificação 06/03/2020 09h51
Audiência Pública vai abordar educação inclusiva, informa Lucas Aribé

Foto: Assessoria de Imprensa

Tecnologias assistivas voltadas para a educação de estudantes com deficiência. Esse será o assunto discutido durante a Audiência Pública que será realizada pelo vereador Lucas Aribé (PSB) e pelo deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), no dia 16 de março. O evento acontecerá a partir das 9h na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

A ação faz parte da programação da 8ª Semana Aracaju Acessível, que, este ano, tem como tema “As tecnologias assistivas a serviço da inclusão social”. Um dos objetivos é mostrar à sociedade como recursos importantes de acessibilidade têm surgido para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência.

A Audiência contará com a participação de representantes de instituições de ensino das redes municipal, estadual e federal, bem como instituições ligadas à causa, que vão discutir sobre as práticas docentes aplicadas. Entre os convidados estão Rita de Cássia Matheus, representante da Cidown, Breno Nunes de Oliveira, aluno do curso de Letras/Libras da UFS, Carla Eugênia Nunes Brito, diretora pedagógica do Coesi, além de representantes das Secretarias Municipal e Estadual da Educação.

Segundo o vereador, é preciso dar visibilidade ao que já vem sendo feito para poder ampliar as ações e políticas públicas voltadas para a educação das pessoas com deficiência. “Levar esse debate ao Parlamento contribui para que possamos construir uma sociedade cada vez mais igualitária, buscando ações concretas do poder público e conscientizando a população”, pondera Lucas.

Semana

Realizada há oito anos, a Semana Aracaju Acessível reúne diversos parceiros das iniciativas pública e privada e instituições do terceiro setor para discutir a inclusão e a garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Nesta 8ª edição, que acontece de 15 a 22 de março, o evento irá mostrar o desenvolvimento das tecnologias assistivas como recursos de acessibilidade para auxiliar o dia a dia das pessoas com deficiência.

Escola do Legislativo promove evento sobre o Dia Internacional da Mulher com Emília Corrêa

por Vinícius Andrade e Alexandra Brito — publicado 05/03/2020 17h55, última modificação 11/03/2020 08h46
Escola do Legislativo promove evento sobre o Dia Internacional da Mulher com Emília Corrêa

Foto: China Tom

A Escola do Legislativo Profa. Neuzice Barreto de Lima da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou na tarde de ontem, 5, uma palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com o intuito de promover a luta pela igualdade entre as pessoas, sobretudo a das mulheres. A formação da mesa foi composta pela vereadora Emília Corrêa (Patriota), pela psicóloga Claudia Soledade e pela empreendedora Leila Fabiana Rodrigues. Cada uma pontuou sobre sua área de domínio.

Elo entre a comunidade aracajuana e a Câmara Municipal de Aracaju, a Escola do Legislativo organizou o evento, mostrando a força da mulher na sociedade. A defensora pública e vereadora por Aracaju, Emília Corrêa proferiu palestra sobre os direitos da mulher na política; a empreendedora Leila Rodrigues falou sobre “empreendedorismo X mentoring”; e a psicóloga Claudia Soledade fez uma abordagem sobre o emocional e o autoconhecimento da mulher.

Para o diretor da Escola do Legislativo e planejador da ação, Vander Costa, a ideia é que a população se una contra o abuso, contra a repressão e contra a persistência das desigualdades sociais. “A palestra é para que as mulheres nos aspectos políticos, sociais e profissionais, tenham seus direitos equiparados com os dos homens. A Escola do Legislativo funciona como esse elo através dos direitos humanos, onde todos somos considerados humanos independente do gênero, cor e orientação sexual”, frisou o diretor.

A defensora pública e vereadora Emília Corrêa, como a única mulher parlamentar de Aracaju, destacou a importância de levar para as mulheres o incentivo e o desejo de participar efetivamente da política. “Os homens sempre estiveram na linha de frente nas decisões burocráticas, jurídicas, políticas, então faltou muito a presença, o olhar, o sentimento e a inteligência de nós mulheres na história, e essa transformação já está acontecendo. Na Câmara de Aracaju hoje são 23 homens e apenas uma mulher. Precisamos cada vez mais promover eventos como esse para ampliar o número de mulheres nos parlamentos de todo o mundo, porque as mulheres fazem a diferença onde chegam”, ressaltou Emília Corrêa.

A psicóloga clínica e organizacional Claudia Soledade explanou para os presentes sobre a importância de despertar nas mulheres a força feminina para que as gerações futuras sejam completamente diferentes em termos de igualdade. “No mundo em que vivemos é importante buscarmos o equilíbrio entre a força feminina e a masculina. Então, quanto mais eventos fizermos com esse propósito de discutirmos questões voltadas para as mulheres, irá despertar a consciência de muitas que buscam seu espaço para transformações sociais. Quando as pessoas se conscientizarem de que a cooperação e união das forças irá trazer benefícios para todos, as gerações futuras serão completamente diferentes”, expressou Claudia.

A palestra contou também com a empreendedora e mentora empresarial Leila Rodrigues, que teve como proposta instigar nas mulheres o espírito empreendedor. “Além da mulher ter características empreendedoras, ela precisará se desenvolver e buscar conhecimentos para assim conseguir se adequar ao mercado através de ferramentas que gere nela resultados positivos, pois o empreendedorismo se sustenta de resultados positivos. É necessário que tenhamos cada vez mais habilidades e competências”, completou a empreendedora.

Nitinho concede Título de Cidadão Aracajuano a Dielson Tadeu Barreto Leite

por Danilo Cardoso — publicado 06/03/2020 09h35, última modificação 06/03/2020 09h35
Nitinho concede Título de Cidadão Aracajuano a Dielson Tadeu Barreto Leite

Foto: China Tom

O superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Sergipe, Dielson Tadeu Barreto Leite, é o mais novo agraciado com o Título de Cidadão Aracajuano. A honraria, concedida pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), foi entregue na tarde de quinta-feira, 5, no Plenário da Casa Legislativa, contando com a presença do vereador Manuel Marcos (PSDB), do secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira e o ex-deputado estadual, Zeca da Silva.

Nascido na cidade de Tobias Barreto, em 1966, e filho de Walter da Silva Leite e Dalva Barreto Leite, o homenageado veio morar em Aracaju aos 24 anos e desde então, construiu uma carreira sólida e com muita história. Trabalhou no Grupo Aracaju, especializado em autopeças; na empresa Amorim Transporte; Viação Santa Maria; exerceu o cargo de diretor de Transporte da Secretaria de Estado da Saúde; diretor Administrativo da Câmara Municipal de Aracaju; chefe de Gabinete do então deputado estadual Zeca da Silva. Ocupa a superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Sergipe desde 2016.

Sobre a honraria, o homenageado descreveu toda sua emoção. Em seu relato, descreveu sua vivência nas duas cidades. “É uma grande satisfação e felicidade de ter o nome lembrado pelo presidente e vereador Nitinho, pessoa que conheço há muitos anos. Não tenho como descrever a emoção de estar aqui, após tantos anos morando em Aracaju, de receber tamanha honraria”, frisou Dielson Tadeu.

Nitinho, autor da honraria, afirmou que o homenageado é uma pessoa bastante querida por todos. “Dielson vem prestando um grande serviço ao município de Aracaju, desde o tempo que desembarcou nesta cidade para fixar moradia. Trabalhou em diversos lugares, inclusive aqui na Câmara de Aracaju e hoje, à frente da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Sergipe, mostra que é uma pessoa simples e que pensa no melhor para a população”.

A esposa do homenageado, Rosa Maria Barros Barreto Leite, não escondeu a alegria. “É um título muito importante e comprova que todo o trabalho prestado para a cidade de Aracaju vem sendo reconhecido. Se o momento é importante para ele, também é importante para toda a família”, descreveu.

O vereador Manuel Marcos transpareceu entusiasmo ao participar da Sessão Solene. “Ele teve o privilégio de nascer em uma cidade que leva o nome de Tobias Barreto, um dos principais juristas do Brasil. Veio a Aracaju e prestou um valoroso trabalho no campo empresarial e no campo político, já que assessorou alguns políticos. Este é um título que faz justiça a presença dele na cidade”.

O secretário de Estado da Saúde também registrou sua satisfação em participar da homenagem. “Estou vindo aqui muito alegre e feliz por poder prestigiar  este amigo que realiza uma grande colaboração não só para Aracaju, como para Sergipe como um todo. A frente da Superintendência do Ministério da Saúde contribui de forma positiva com a Secretaria de Estado da Saúde”, finalizou Valberto de Oliveira.

Lucas Aribé destaca que 7º seminário Aracaju Acessível vai debater tecnologias assistivas

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/03/2020 09h15, última modificação 06/03/2020 09h38
Lucas Aribé destaca que 7º seminário Aracaju Acessível vai debater tecnologias assistivas

Foto: Assessoria de Imprensa

Para discutir os recursos de acessibilidade e suas aplicações no cotidiano, o 7º Seminário Aracaju Acessível: “As tecnologias assistivas a serviço da inclusão social” acontece no dia 20 de março, no auditório do Ministério Público de Sergipe(MPE). O encontro compõe a programação da 8ª Semana Aracaju Acessível, idealizada pelo vereador Lucas Aribé.

O evento será um momento de discussão sobre as tecnologias assistivas como instrumento de inclusão social para as pessoas com deficiência, debatendo a legislação e a utilização desses recursos. Irão palestrar o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do TRT 9ª região; a advogada Cláudia Grabois, que atua na área de direitos da pessoa com síndrome de Down; a professora e pesquisadora Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão; e o jornalista Saulo Coelho, coordenador da Galera do Click Aracaju.

Lucas Aribé reforça a necessidade de promover momentos de debate sobre o tema. “Teremos verdadeiras autoridades no assunto palestrando, debatendo e contribuindo ainda mais para a promoção de políticas públicas voltadas para a inclusão. As tecnologias assistivas ainda são desconhecidas por muita gente, por isso, iniciativas como essa são importantes no que diz respeito à conscientização da sociedade”, afirma o parlamentar.

As inscrições para o evento, que são limitadas e gratuitas, podem ser feitas através do site https://sistemas.mpse.mp.br/4.5/EventosESMP/Login.aspx

Semana

Realizada há oito anos, a Semana Aracaju Acessível reúne diversos parceiros das iniciativas pública e privada e instituições do terceiro setor para discutir a inclusão e a garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Nesta 8ª edição, que acontece de 15 a 22 de março, o evento irá mostrar o desenvolvimento das tecnologias assistivas como recursos de acessibilidade para auxiliar o dia a dia das pessoas com deficiência.

Câmara celebra Dia Internacional da Mulher na próxima segunda

por Equipe CMA — publicado 06/03/2020 10h35, última modificação 06/03/2020 10h31

No próximo domingo, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher e para comemorar esta data será realizada uma Sessão Especial no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no dia 9, segunda-feira, à 10h. A propositura é de autoria do presidente da Casa, Nitinho (PSD).

O parlamentar ressaltou a importância de celebrar a data. “A mulher é essencial para o funcionamento da sociedade, no entanto, mesmo com toda evolução, percebemos que ainda enfrentamos problemas de igualdade e de violência”.

Além dos vereadores, a sessão contará com a participação da juíza Rosa Geane Nascimento Santos.

CMA realizará sessões na Alese a partir do dia 10

por Viviane Cavalcante — publicado 06/03/2020 12h40, última modificação 06/03/2020 12h46
 CMA realizará sessões na Alese a partir do dia 10

Foto: César de Oliveira

Os vereadores da capital sergipana passarão a realizar as sessões da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) a partir da terça-feira, 10/3, no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), sempre em horário alternado às sessões plenárias da Alese.

As sessões da CMA acontecerão no Parlamento Estadual às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h30 às 17h. A mudança de local é devido a ampla reforma pela qual passarão os prédios principal (sede), arquivo e Anexo Administrativo da Câmara, situados na Praça Olímpio Campos e Rua Itabaiana, respectivamente. 

Para garantir a realização das sessões durante o período da reforma, que deve durar 180 dias,  o presidente da CMA, Nitinho (PSD) encaminhou ofício ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB) solicitando a liberação do Plenário da Casa Legislativa Estadual, que de imediato acatou o pedido.

Presidente do Setransp receberá homenagem da CMA

por Viviane Cavalcante — publicado 11/03/2020 14h40, última modificação 11/03/2020 14h38

Na próxima quinta-feira, 12, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) irá conceder ao presidente do Sindicato de Transporte e Passageiros de Aracaju (Setransp), José João Alberto Almeida Título de Cidadania Aracajuana.

A entrega da honraria está marcada para as 17h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e contará com a presença de familiares, amigos e companheiros de trabalho.

Natural de Pernambuco, o homenageado é também presidente  da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse), do Conselho Regional Nordeste III Alagoas e Sergipe e diretor da Viação Atalaia, que compõe o sistema de transporte coletivo de Aracaju e Região Metropolitana  desde 2013.

 

CMA vai entregar Título de Cidadania Aracajuana a Luciano Bispo

por Viviane Cavalcante — publicado 13/03/2020 12h48, última modificação 13/03/2020 12h48

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concederá cidadania aracajuana ao presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) Luciano Bispo. A homenagem é de autoria do presidente da Casa Legislativa Municipal, Nitinho (PSD).

A solenidade de entrega da honraria ocorrerá nesta sexta-feira, 13, no Plenário da Alese, às 16h.

Natural de Itabaiana, Luciano Bispo, antes de entrar na política era comerciante.

 

Aeroporto: Américo fiscaliza e tem demandas atendidas pela Emurb

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/03/2020 12h53, última modificação 09/03/2020 12h53
Aeroporto: Américo fiscaliza e tem demandas atendidas pela Emurb

Foto: Assessoria do parlamentar

As redes de drenagem são extremamente importantes para evitar acúmulo de água da chuva e transbordamentos. Quem faz esse serviço em Aracaju é a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) que tem atendido aos chamados do vereador Américo de Deus (Rede) quando se apresenta intermediador entre comunidade e Poder Executivo. Dessa forma, o parlamentar indicou mais uma demanda para reparo no serviço de drenagem em mais uma rua do Bairro Aeroporto.

“Agradeço a Emurb que realizou o serviço drenagem na Rua Professora Zely Guedes Ximenes, no Conjunto Santa Tereza, Bairro Aeroporto. Sinto-me realizado em ser um instrumento para cobrar das entidades públicas ações para beneficiar a comunidade. Isso nos dá uma satisfação em receber demandas da sociedade e prestar o serviço parlamentar da melhor forma. Em nome da comunidade, agradeço a presteza dos gestores e agentes da Emurb na resolução do problema”, declarou Américo de Deus.

O parlamentar vem há três anos cumprindo sua funções de vereador fiscalizando as ações do executivo. “Somente essa semana já estive no Bairro Marivan e Aeroporto para verificar se foi realizado o serviço de recapeamento asfáltico na Av. Tiradentes; Rua das Mangabinhas; Rua Brasil, Monte Carlos e Avenida Hipersul. Venho cobrando também a realização da desobstrução de bueiros existentes nestas localidades de Aracaju”, completou.

Feminicídio e crianças vítima do crime é tema de Audiência Pública

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/03/2020 08h45, última modificação 09/03/2020 09h22
Feminicídio e crianças vítima do crime é tema de Audiência Pública

Foto: China Tom

O Feminicídio é um grave problema no país, que registra uma das maiores taxas desse crime no mundo. A temática, que foi amplamente discutida em debate, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) teve um o foco especial: as consequências que esse crime traz para a vida das crianças. A Audiência Pública foi de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota).

Segundo a vereadora, o tema, que por si só já merece ser discutido em exaustão, por conta do crescente índice, ter esse foco para as crianças que ficam órfãs é de suma importância. “O feminicídio é extremamente grave, mas ele deixa uma sequela ainda pior: porque além da perda, do direito que a mulher tem da sua integridade física, da sua vida que é o seu maior bem jurídico, quando acontece um feminicídio, na maioria das vezes, crianças ficam órfãs. E esse será no nosso foco hoje. Sobre esse efeito na família”, pontuou.

Para Dra. Lilian Carvalho, promotora da Infância e Adolescente, que esteve presente na Audiência, não se pode discutir nenhum tipo de violência doméstica, sem analisar o contexto familiar. “O tema é bastante pertinente e interessante, pois não podemos discutir nenhum tipo de violência, principalmente a doméstica, sem analisar o contexto familiar. Esse, aliás, é um dos casos mais comuns na promotoria e a gente percebe o quanto esse sofrimento trás consequências para uma vida inteira”, afirmou.

Professor Bittencourt prestigia aniversário de 38 anos da LBV Aracaju

por David Rodrigues, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/03/2020 11h02, última modificação 09/03/2020 11h02
Professor Bittencourt prestigia aniversário de 38 anos da LBV Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã do último sábado, 7, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) participou das comemorações de 38 anos da Legião da Boa Vontade em Aracaju e os 70 anos de fundação da LBV no mundo. O Parlamentar representou a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e o presidente da Casa Legislativa, Nitinho Vitale (PSD), e destacou o trabalho desenvolvido pela Instituição.

"Agradeço o convite feito pela gestora estadual da LBV, Marília Prana, para participar desse momento de comemoração dessa importante Instituição que presta um valioso serviço à cidade de Aracaju, e em especial ao bairro Industrial. São mais de mil pessoas assistidas entre crianças, famílias e idosos. É um trabalho de 38 anos aqui em Aracaju", afirmou o parlamentar.

O evento contou com apresentações culturais e musicais, organizadas pelos próprios atendidos, além da entrega de 260 kits de material escolar para as crianças e os adolescentes que frequentam as atividades da LBV na capital sergipana.

Ainda no evento, o parlamentar relembrou a sua relação com o bairro Industrial e se colocou à disposição da Instituição. "Me sinto feliz porque nasci e fui criado nesse bairro e ao ver aquelas crianças relembrei a minha infância e o quanto foi importante a educação, a escola, a formação para que pudéssemos levar a vida, desenvolver e progredir. Agradeço o convite feito pela gestora, Marília Prana, e me coloco à disposição no que for necessário no meu mandato e no que a Câmara de Vereadores de Aracaju possa colaborar", finalizou.


CMA celebra Dia da Mulher com Sessão Especial

por Viviane Cavalcante — publicado 09/03/2020 13h03, última modificação 09/03/2020 13h03
CMA celebra Dia da Mulher com Sessão Especial

Foto: César de Oliveira

Nesta segunda-feira, 9, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou uma Sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. O encontro foi de iniciativa do presidente da CMA, Nitinho (PSD) e aconteceu no Plenário da Casa. O vereador Seu Marcos (PHS), 3º secretário da Casa Parlamentar, também participou do evento.

Afim de homenagear as mulheres, Nitinho apresentou um vídeo com depoimentos de mulheres Forças Armadas. O parlamentar ressaltou a importância de celebrar a data e de firmar parcerias com entidades como Tribunal de Justiça de Sergipe para promover ações de combate à violência contra a mulher. "É importante se discutir sobre esse assunto todos os dias. São casos graves de violência doméstica que precisam de atenção", destacou. O parlamentar disse ainda que muitas mulheres se veem presas em relacionamentos abusivos e algo precisa ser feito. 

Seu Marcos parabenizou Nitinho pela sensibilidade de promover essa Sessão Especial e aproveitou para falar da necessidade de dar atenção aos casos de violência contra a mulher. “Nós vereadores e poder público somos responsáveis por políticas públicas para quem mais precisa”, destacou. O parlamentar é autor da Lei nº 5.195/2019 que torna obrigatório o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas de Aracaju.

A juíza e coordenadora da mulher no Tribunal de Justiça de Sergipe, Rosa Geane Nascimento Santos, foi convidada para abordar sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. “Temos um trabalho de acolher as mulheres em situação de violência doméstica. Estamos lutando para mudar essa realidade”, disse.

O pronunciamento da juíza foi para apresentar dados de crimes que acometem mulheres e ações que estão sendo feitas pela Coordenadoria da Mulher para tentar coibir esse tipo de crime. “O Brasil é o 5º país do mundo em homicídio feminino e esse dado é vergonhoso”, enfatizou da Tribuna. Entre as ações que estão sendo feitas estão programas e projetos (trabalho com escolas promovendo palestras, Projeto Viver Família, Programa Interior em Rede, Projeto Meu Alvo é Paz e Reconectando com o Social). Por fim, Rosa Geane disse que sua vinda à CMA é também para estreitar laços e firmar uma parceria com a Câmara Municipal de Aracaju e também apresentar o que tem sido feito de trabalho.

A assistente social e representante do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher, Adriana Lohanna, ocupou a Tribuna para falar da importância de se discutir as relações de gênero nas escolas. Para ela, início de todo o processo começa na formação das crianças.

A representante da Coordenadoria da Mulher no Estado, Valdilene Oliveira, parabenizou as mulheres pela data, mas lamentou a sobrecarga existente às mulheres. ”Essa situação é também uma violência que deve ser combatida”, reforçou. Ao final da sessão foi aberto o espaço para a fala de participantes presentes no encontro.

Comunidade agradece empenho de Américo de Deus na conclusão das obras do Canal Beira-Mar

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/03/2020 12h54, última modificação 09/03/2020 12h54
Comunidade agradece empenho de Américo de Deus na conclusão das obras do Canal Beira-Mar

Foto: Assessoria do parlamentar

O Canal Beira-Mar será inaugurado ainda esse mês, no dia 27, mas a comunidade dos Bairros Aeroporto e Atalaia já celebram o feito e agradecem a participação do vereador Américo de Deus (Rede) que atuou fiscalizando a obra, cobrando continuidade e melhorias ao poder Executivo.

“Fico feliz que a comunidade, em diversos grupos de Whatsapp, veio me parabenizar pela atuação do nosso mandando para que essa obra fosse entregue. Sinto-me realizado e com gás para continuar lutando pela melhoria da qualidade de vida dos aracajuanos. Agora nossa luta é pela cobertura do Canal”, disse o parlamentar da Rede Sustentabilidade.

Canal Beira-Mar

Durante seu mandato, Américo de Deus fiscalizou as obras no Canal Beira-Mar. O vereador fez diversas visitas à Empresa de Obras e Urbanização (Emurb), para também buscar informações no tocante aos serviços paralelos nas ruas, por conta da drenagem e serviço de esgotamento sanitário.

Foram diversas cobranças ao poder público pedindo providências relativas ao Canal Beira-Mar. “Por diversas vezes estive reunido com representantes das comunidades diretamente afetadas e também com gestores dos órgãos responsáveis, para falar sobre o andamento da obra do canal, protocolei Indicações que tratavam do assunto, e também solicitei implantação de passarela sobre o canal, a qual dará acessibilidade e permitirá a união de trechos da rua". Comentou.

Ainda foi possível ver o compromisso do vereador que também foi chamado à obra para conferir a invasão dos terrenos em desuso por conta de algumas pessoas que estavam utilizando indevidamente o terreno público. Na oportunidade, foram tiradas fotos da situação encontrada, e oficializou um documento, pedindo um plano de ação à Emurb para agir conforme a Lei, coibindo a invasão da área ao redor do Canal Beira-Mar.

As demandas não pararam de chegar e, por isso, Américo não se esquivou em atender a população, inclusive, aquela que tem seus direitos retirados, como os cadeirantes. “Encaminhamos os ofícios de nº 141/2019 e nº142/2019 que solicitavam a construção da rampa para que os pedestres pudessem ter seu acesso facilitado às ruas que margeiam o Canal Beira-mar, além da implantação de grama ao lado da lagoa, para cobrir a areia existente, evitando assim, a retirada pelo vento e proporcionando um melhor paisagismo no local, além de dar um melhor acabamento urbanístico à obra do Canal”, lembrou o parlamentar.

Ainda sobre o Canal Beira-Mar outras demandas foram encaminhadas para o vereador, como falta de sinalização adequada que referenciasse a existência de retorno e necessidade de quebra-molas. “Estive, novamente, ao local da obra, mais especificamente na Rua Fábio José, pois tinha ocorrido um acidente automobilístico decorrente da pista em obra. Então, solicitei a SMTT que fiscalizasse a obra enquanto não tivesse liberada, pois assim amenizaria o transtorno para quem ali transita”, finalizou.

Jason Neto comemora obras do loteamento Paraíso do Sul

por Élida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/03/2020 14h51, última modificação 09/03/2020 14h51
Jason Neto comemora obras do loteamento Paraíso do Sul

Foto: Assessoria de Imprensa

Em dezembro de 2019, após vários pedidos do vereador Jason Neto (PDT), o prefeito Edvaldo Nogueira assinou a ordem serviço para início das obras no loteamento Paraíso Sul, no Bairro Santa Maria. Desde aquela data, o vereador Jason vem fiscalizando o andamento junto aos moradores da localidade e acompanhando o desenvolvimento de cada etapa da obra.

“Essa obra foi uma das que mais pedimos. Já passamos várias vezes por aqui e o que mais ouvíamos era pedido de mudança, de pavimentação. Fiquei muito feliz em ver que a obra está a todo vapor. Todo parte do esgotamento já foi feio e iniciando a drenagem. Em pouco tempo, uma área que era de difícil terá a mudança necessária para os moradores tenham qualidade de vida, suas casas valorizadas, ruas pavimentadas”, disse o vereador.

O vereador salientou que não demorará muito para começar a segunda etapa. “Da mesma forma que cobramos as obras da primeira etapa, estamos pedindo que seja feita também esses mesmos serviços na segunda etapa. Esse será também um compromisso que vamos firmar com esses moradores, lutaremos para que mais obras cheguem no Paraíso do Sul”, afirmou Jason Neto.

Moradores

A obra contempla 11 ruas do loteamento com serviço de drenagem, terraplanagem, esgotamento sanitário e pavimentação em paralelepípedo. Para Genaro Batista, morador da localidade, a obra trará dignidade. “Vamos poder morar em um lugar digno, sem transtornos e com qualidade de vida. Um benefício sem tamanho para nós “, disse.

Regina dos Santos, moradora há muito tempo da localidade, também festejou o início das obras. “Desde que vim morar aqui sofremos muito com a falta de pavimentação. Agora teremos outro estilo de vida. Mais tranquilidade para caminhar pela rua e segurança também para as crianças, que sofriam com os transtornos causados pela lama”, afirmou a dona de casa.

Vereador Cabo Didi realiza vistoria na iluminação dos Bairros

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/03/2020 15h06, última modificação 09/03/2020 15h06
Vereador Cabo Didi realiza vistoria na iluminação dos Bairros

Foto: Assessoria de Imprensa

Na manhã de hoje (09), o vereador Cabo Didi (sem partido) esteve fazendo uma ronda no bairro Aeroporto e Zona de Expansão para ver in loco a necessidade da população no que tange à melhoria da estrutura pública.

Durante a visita à Rua Dr Aristóteles Augusto da Silva, no Beira Mar, no sentindo Rota de Fuga/Sta Tereza, os moradores conversaram com o parlamentar sobre alguns postes que estão com iluminação precária. "Nós iremos encaminhar para o órgão competente a situação que os moradores passam com a falta de iluminação que causa insegurança para a população", explicou o parlamentar.

A ronda, para averiguar a iluminação das ruas, também foi feita no Bairro Santa Tereza e na Zona de Expansão. "A nossa ronda tem o intuito de melhorar a segurança do nosso Bairro, que começa com uma boa iluminação," frisou .

Prédio da Câmara Municipal de Aracaju passará por reforma

por Danilo Cardoso — publicado 10/03/2020 08h50, última modificação 10/03/2020 09h35
Prédio da Câmara Municipal de Aracaju passará por reforma

Foto: César de Oliveira

Substituição do telhado, reestruturação do Plenário, pintura geral, troca da parte elétrica e construção de gabinetes de atendimento serão alguns dos itens listados na ampla reforma do prédio da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A obra ainda contemplará outras duas edificações, o Arquivo e Anexo Administrativo, que servem de apoio ao Poder Legislativo Municipal.

A empresa executora da intervenção será a Total Energi Projeto e Construções LTDA, a publicação saiu no diário oficial no último dia três de março de 2020. A obra dos três prédios está orçada em cerca de R$ 1,2 milhão e deverá ser executada no prazo de 180 dias. Durante o período de reforma, as Sessões Ordinárias irão acontecer na Assembleia Legislativa de Sergipe.

Sobre a reforma, o presidente da Câmara de Aracaju afirmou que a obra irá garantir mais conforto para a população e servidores. “Iremos melhorar a estrutura de atendimento da população. Os três prédios estão bastante deteriorados e para agilizar a reforma serão feitas três frentes de trabalhos. Acredito que está obra dure cerca de seis meses com pintura interna e externa, reforma geral do Plenário, telhado e muitas outras áreas”, garantiu Nitinho.

Sessões

Durante o período de reforma, as Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Aracaju acontecerão no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) no período da tarde. Os vereadores irão utilizar o espaço nas terças, quartas e quinta, das 14h30 às 18h. A mudança começa a valer nesta terça-feira, 10.

Cabo Amintas fiscaliza a reforma da Escola Carvalho Neto, no bairro Novo Paraíso

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/03/2020 10h05, última modificação 10/03/2020 10h02
Cabo Amintas fiscaliza a reforma da Escola Carvalho Neto, no bairro Novo Paraíso

Foto: Assessoria do parlamentar

Na noite desta segunda-feira, 09, o programa “Nas Ruas”, live liderada pelo vereador Cabo Amintas (PTB) e divulgada através de suas redes sociais voltou à Escola Municipal Carvalho Neto, no Bairro Novo Paraíso.

Amintas voltou a escola para conferir a obra de reforma e ampliação prometida pela prefeitura. No local foi possível constatar que a placa com informações de prazo e valor é nova, mas a obra ainda não foi concluída.

"O prefeito e seu líder de bancada na Câmara garantiram que essa reforma seria feita no prazo. Após nossa cobrança a obra foi iniciada, mas até agora não acabou. A obra que custa mais de R$ 1.600.000,00 tinha um prazo de 8 meses para ser entregue à população. Nossa equipe verificou que a obra teria início no dia 02 de agosto de 2019, deveria encerrar no dia 02 de abril de 2020. Os trabalhadores estão aqui durante a noite, mas pelo que podemos ver, já sabemos que essa reforma não vai ficar pronta a tempo da inauguração", denunciou Amintas.

O vereador cobrou uma resposta da prefeitura que explique o não cumprimento dos prazos em diversas obras realizadas no município. "Essa prefeitura não cumpre os prazos das obras, isso faz com que entrem aditivos e aumente o seu custo. Nosso trabalho é fiscalizar a prefeitura e essas empresas que ganham as licitações. Se a empresa está recebendo o dinheiro qual o problema para fazer a reforma dentro do prazo?", questionou o apresentador.

A demora para concluir a reforma da escola prejudica as famílias com filhos que aguardam para estudar, além de causar superlotação das escolas nos bairros próximos.

Amintas comentou, também, sobre a reforma do prédio da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). "No ano passado o presidente da Câmara devolveu R$ 1 milhão para a prefeitura e agora vai gastar mais do que isso para reformar um prédio que não é nosso. Isso não foi muito inteligente, e a reforma será feita justo no ano eleitoral. Vamos ver quanto tempo vai durar essa obra", criticou.

Cabo Amintas diz que assumirá vice-presidência do PSL em SE no aniversário de Aracaju

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/03/2020 10h44, última modificação 10/03/2020 10h44
Cabo Amintas diz que assumirá vice-presidência do PSL em SE no aniversário de Aracaju

Arte: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta segunda-feira, 09, o vereador Cabo Amintas (PTB) foi entrevistado no programa "Impacto", pelos radialistas Gilmar Carvalho e Eron Ribeiro, para a Rádio Jornal FM.

Amintas foi questionado sobre as mudanças no grupamento político e a possibilidade de uma nova formação com a vereadora Emília Corrêa (Patriota). O parlamentar confirmou as reuniões entre os vereadores da oposição com o deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB), mas disse que a vereadora ainda não tomou nenhuma decisão sobre a mudança de grupo.

A novidade é que, a partir do dia 17 de março, o vereador Cabo Amintas assumirá a vice presidência do Partido Social Liberal (PSL), ainda revelou que o vereador Cabo Didi também fará parte do mesmo partido.

"Estamos montando uma chapa com bons nomes, a pré candidatura de Rodrigo Valadares pelo PTB também já está confirmada. Sobre o município de Nossa Senhora do Socorro que me fez o convite para candidatura fiquei feliz, mas não aceitei. Vamos apoiar a candidata que o grupamento político escolheu. Já nos municípios da Barra dos Coqueiros e São Cristóvão vamos conversar com alguns pré candidatos para que o PSL tenha candidatos majoritários. Pretendemos mostrar que o partido chegou forte para as eleições de 2020", comentou Amintas.

Em seguida, Gilmar pediu a opinião do parlamentar sobre as obras que o prefeito está realizando na avenida Euclides Figueiredo, como as faixas para carros e a inauguração da obra no mês de abril.

"Todos já perceberam que as faixas de carro impossibilitam a passagem de 2 carros grandes ao mesmo tempo. E sobre a inauguração da obra, essa e mais uma mentira do prefeito Edvaldo. Vai inaugurar apenas um trecho da avenida, ele passou 3 anos sem trabalhar e no ano eleitoral quer fazer tudo rápido e de qualquer jeito. As obras deveriam trazer uma melhor mobilidade urbana, mas por enquanto só trouxeram o caos no trânsito", criticou Amintas.

Recentemente, o prefeito Edvaldo Nogueira declarou que vai ficar marcado na história como um dos 3 melhores prefeitos de Aracaju. O vereador discordou da informação passada pelo prefeito. "Os órgãos fiscalizadores precisam fazer um bom trabalho, para que esse prefeito não continue enganando a população. Ele está sendo um humorista ao declarar isso, fico feliz que ele já esteja procurando uma nova profissão, quem sabe dá certo. Ele vai entrar para a história como o prefeito mais desastroso, lamentável que Aracaju tenha sido enganada por tantos anos por ele. A resposta dele será dada no dia 4 de outubro", respondeu.

Seu Marcos apresenta Lei Maria da Penha nas escolas ao SESI

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/03/2020 11h35, última modificação 10/03/2020 11h39
Seu Marcos apresenta Lei Maria da Penha nas escolas ao SESI

Arte: Assessoria do parlamentar

Com o objetivo de ampliar a divulgação da Lei n°5.195/2019, que trata do ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas municipais de Aracaju, o vereador Seu Marcos (PHS) se reuniu, na manhã dessa segunda-feira, 9, com o superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI) em Sergipe, Acrísio Campos.

Durante o encontro, o vereador apresentou a Campanha “Sou herói, apoio a Lei 5.195/2019”. A ideia é informar a população sobre a nova legislação, que insere o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha no currículo das escolas municipais, transformando, a médio e longo prazo, cada cidadão em agente fiscalizador/ multiplicador da lei. Além de incentivar a denúncia de qualquer ato de violência contra a mulher. Vale lembrar que aLlei n°5.195/2019 está em fase de implantação pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“O SESI tem inúmeros projetos sociais que visam a qualidade de vida, não só do trabalhador aracajuano, mas de toda a sociedade sergipana. Em todo o estado, o órgão estimula o crescimento sustentável com ações e serviços nas áreas da saúde, educação, lazer, cultura, responsabilidade social, nutrição e promoção da cidadania. Além de ser parceiro nos mais diversos órgãos de defesa, a exemplo do Ministério Público de Sergipe", explicou Seu Marcos.

Seu Marcos agradeceu ao gestor pela reunião e avaliou como positiva a visita. "O superintendente garantiu que vai submeter o projeto a direção do SESI, mas de antemão garantiu que vai inserir a lei na grade de ensino da instituição. Agradeço ao senhor Acrísio pela sensibilidade. A campanha "Sou herói, apoio a Lei n °5.195/2019", vai ser lançada no dia da aula inaugural da lei pela Semed, prevista para o calendário de comemoração aos 165 anos da capital sergipana", concluiu.

Fábio Meireles diz que problema da maré alta em Aracaju foge ao potencial humano

por Eduardo Costa e Alexandra Brito — publicado 10/03/2020 16h55, última modificação 10/03/2020 16h53
Fábio Meireles diz que problema da maré alta em Aracaju foge ao potencial humano

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles utilizou a Tribuna durante o Pequeno Expediente na 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a primeira realizada após a mudança temporária para a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). Em sua fala nesta terça-feira, 10, ele tratou de dois assuntos: a maré alta e que atingiu algumas localidades de Aracaju e sobre as obras da Avenida Visconde de Maracaju.

Primeiro, Fábio falou sobre a questão da maré alta que atingiu algumas regiões de Aracaju e alagou ruas, em especial no Bairro 13 de Julho. Segundo ele, por mais que tal questão seja difícil de se lidar, é algo que foge ao controle humano e que fatalmente aconteceria na capital.

“Nós acompanhamos ontem a maré alta em Aracaju, e são coisas que fogem à técnica, ao conhecimento humano. Desde a 13 de Julho até a zona Norte de Aracaju, e confesso que fiquei muito preocupado, mas é uma situação em que nós não podemos fazer nada, foge ao potencial humano, não há condições. Ali é o poder de Deus, sobrenatural, que sobressai a qualquer técnica humana. Aracaju é uma cidade no nível do mar, e isso é complexo”, disse o parlamentar.

Por fim, Fábio comentou a respeito das obras em Aracaju, pedindo uma atenção do prefeito Edvaldo Nogueira à situação da Avenida Visconde de Maracaju. “Temos acompanhado em Aracaju diversas obras, mas também temos observado alguns locais que precisam de um recapeamento asfáltico. Ali na Visconde de Maracaju, passar pela região é difícil. Pedimos ao prefeito e toda a sua equipe que tenha. um olhar criterioso e carinhoso por aquela região, para quem mora e passa por ali”, complementou.

"Eu sou pré-candidato a vereador", avisou Pastor Alves

por Viviane Cavalcante — publicado 10/03/2020 16h55, última modificação 10/03/2020 16h59
"Eu sou pré-candidato a vereador", avisou Pastor Alves

Foto: Gilton Rosas

O discurso do vereador Pastor Alves (Republicanos) durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, 10, foi para lamentar o discurso de Isac Silveira (PCdoB) que tratou sobre a crise econômica do país. “Acho que o nobre vereador está sofrendo de amnésia. Vossa Excelência não se lembra do governo da ex-presidente Dilma”, questionou, evidenciando os avanços do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Outro assunto abordado pelo parlamentar foi sobre a notícia falsa que ele não será candidato a vereador nas próximas eleições. “Eu sou pré-candidato a vereador sim. E ainda se eu não fosse eu teria uma figura maravilhosa para me substituir. Inteligente, letrado e de uma boa educação: Israel Alves, meu filho. O bom é que a população tem com quem contar. Quero dizer que os dois estão filiados”, avisou.

Ainda sobre o assunto, o vereador relatou que fica triste com esses boatos. “Isso é coisa de quem não tem o que falar de mim. Estou à disposição da classe mais baixa. Foi o povo quem me colocou aqui e só ele pode me tirar”, finalizou.

Isac critica projeto econômico do ministro Paulo Guedes

por Eduardo Costa e Alexandra Brito — publicado 10/03/2020 17h00, última modificação 10/03/2020 17h03
Isac critica projeto econômico do ministro Paulo Guedes

Foto: Gilton Rosas

O vereador Isac Silveira (PCdoB) utilizou a Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) na 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 10. Ele aproveitou a sua fala para fazer duras críticas ao governo de Jair Bolsonaro, e em especial à política do ministro da economia, Paulo Guedes.

Aproveitando a recente alta do dólar, que vem atingindo valores próximos aos R$ 5, Isac pontuou os efeitos que isso traz à população em todas as esferas. Segundo ele, tal situação é fruto da política econômica de Paulo Guedes, que foi chamado de “incompetente” pelo vereador por desvalorizar a moeda nacional.

“Alguns ficam contrariados, porque acham que discutir o cenário nacional não é discutir as nossas necessidades. Mas imagine que temos um dólar hoje a quase R$ 5. E qual a é a consequência disso? O pão mais caro, o trigo e seus derivados bem mais caros, os medicamentos importados muito mais caros, tecnologias compradas com valores bem maiores, e todo o país faz um retrocesso em relação ao seu caminhar para a modernidade. Tudo isso é fruto de uma política errada de Paulo Guedes. Não é apenas o coronavírus, isso também. Mas ele disse que o aumento do dólar é bom para a nação brasileira, e não é. Se você quer tornar o brasil uma ‘republiqueta de bananas’, um país que vive subsidiário das grandes nações, é um bom um caminho. Mas qualquer país que quer ser forte precisa ter uma moeda forte. Nós temos uma moeda desmoralizada por um ministro incompetente que diz impropérios constantemente. E as importações? Um país como nosso é muito dependente de diversos produtos”, contestou Isac.

O parlamentar continuou seu discurso lembrando do crescimento de 1% do PIB brasileiro em 2019, e dizendo que as reformas do governo que prometiam ajustar o país não tiveram o efeito esperado. Isac encerrou dizendo que a política de Paulo Guedes, caso continue, irá tornar o Brasil uma das nações “mais pobres do mundo”.

“O aumento do PIB brasileiro é de 1%, novamente as projeções não foram cumpridas. O argumento era de que o país voltava a crescer com a reforma trabalhista, a terceirização, a reforma da previdência. O país não cresceu. Está provado que esse governo anda a passos largos para lançar este país em sua pior crise econômica da história. Você já governa esse país há quase um ano e três meses, e esse país não dá sinais de recuperação. E enquanto isso o desemprego avança, temos 14 milhões de desempregados! Qual é a lógica?”, disse o vereador.

“O resultado disso é um povo paupérrimo. A gente se sente impotente, incapaz, machucado por não conseguir apontar a uma população que clama por emprego. E agora Paulo Guedes diz que tem as soluções, fazer as reformas. Agora querem a reforma administrativa. O país não vai crescer. Paulo Guedes vai lançar a nossa nação a uma das mais pobres do mundo em uma política que nada cria e nada investe”, complementou.

Vereador Zezinho comemora início das obras do Joel Nascimento

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/03/2020 16h05, última modificação 10/03/2020 16h08
Vereador Zezinho comemora início das obras do Joel Nascimento

Foto: Assessoria do parlamentar

Uma das comunidades mais carentes da região norte, o Loteamento Joel Nascimento, começou a ganhar uma nova cara com obras de infraestrutura realizadas pela prefeitura. O vereador Zezinho do Bugio, autor da indicação para a realização das obras, esteve no local para conferir de perto e recebeu o agradecimento da população.

Segundo Zezinho, as obras mostram o respeito do chefe do Executivo Municipal à sua indicação e à população. “Quantas vezes vim aqui ao Joel quando a lama, a poeira e as águas entravam nas casas. Hoje, venho para ver que este capítulo na história desses moradores tem dias contados. Mas o mérito não é só do nosso mandato. Edvaldo tem feito um grande trabalho e teve a sensibilidade de ouvir o nosso pedido. Por isso, devo aqui prestar minha gratidão, desde já, ao prefeito por dar vez e voz a esta comunidade”, ressaltou o vereador.

 As obras que deram início nesta semana, representam um sonho antigo dos moradores. Christiana Balbino, residente da comunidade, lembra da luta do vereador há muito tempo. “Aqui, não teve ninguém para lutar por nós, a não ser o vereador Zezinho. Sem ele, isso que estamos vendo aqui não aconteceria. Então, só gratidão a ele que buscou melhorias para nós e as obras e ao prefeito que está realizando”, disse.

A infraestrutura do Joel corresponde a um investimento de R$ 3 milhões. Serão contempladas 10 ruas (A, B, C, D, E, F, G, H, I e J) com serviços de terraplenagem, implantação de redes de água e esgoto, drenagem pluvial, construção de uma estação de tratamento de esgotos. As vias também serão pavimentadas e calçadas padronizadas serão construídas. O prazo para execução é de seis meses.

Lucas Aribé destaca 3º Encontro de Libras do IFS

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/03/2020 16h07, última modificação 10/03/2020 16h07
Lucas Aribé destaca 3º Encontro de Libras do IFS

Foto: Assessoria do parlamentar

O 3º Encontro de Libras, promovido pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), acontece no dia 19 de março, dentro da programação oficial da 8ª Semana Aracaju Acessível, que tem como tema “As tecnologias assistivas a serviço da inclusão social”. O evento será realizado no auditório da Sociedade Semear, no bairro São José, das 8h30 às 17h.

O encontro irá abordar, através de palestras, rodas de conversa e debates, os recursos de acessibilidade existentes para os surdos e como funciona a aplicação deles na prática. Participam deste encontro Josilene Souza Lima Barbosa (IFS), Ana Cléia Costa de Souza, Geraldo Ferreira Filho (Cesaju), Vilauba Cunha Pacheco Neta, Waléria Batista da Silva Vaz Mendes (IFG) e Carlos Wanderlan de Amorim Soares (HandTalk).

Lucas Aribé, idealizador da Semana Aracaju Acessível, reforça a importância de valorizar a língua. “Sou um defensor da Libras, que deve ser respeitada e difundida. Promover esse encontro é uma forma de estimular as discussões sobre os avanços e o que ainda precisa ser feito para garantir a inclusão da pessoa surda na nossa sociedade”, pontua.

O público-alvo do evento, que é gratuito, são pessoas surdas e ouvintes usuários da Libras, além de estudantes e outros interessados na Língua Brasileira de Sinais. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do site: http://publicacoes.ifs.edu.br/index.php/eventos.

Semana

Realizada há oito anos, a Semana Aracaju Acessível reúne diversos parceiros das iniciativas pública e privada e instituições do terceiro setor para discutir a inclusão e a garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Nesta 8ª edição, que acontece de 15 a 22 de março, o evento irá mostrar o desenvolvimento das tecnologias assistivas como recursos de acessibilidade para auxiliar o dia a dia das pessoas com deficiência.

Elber volta a falar sobre o aumento da cobrança dos estacionamentos dos shoppings de Aracaju

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/03/2020 16h28, última modificação 10/03/2020 16h28
Elber volta a falar sobre o aumento da cobrança dos estacionamentos dos shoppings de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) voltou a falar sobre o aumento da cobrança dos estacionamentos dos shopping de Aracaju. Elber disse que tem ouvido nas ruas algumas pessoas justificarem esse aumento pelo motivo de que o shopping é um local privado, não cabendo ao município intervir nesse assunto.
“A função social da propriedade está erigida na Constituição Federal. Se qualquer pessoa desejar abrir um comércio, ela tem que medir e colocar a quantidade de vagas de estacionamento necessárias à disposição dos clientes para minimizar o impacto daquele empreendimento no trânsito da região. Precisamos entender que quem tem uma propriedade privada e a destina para um serviço de utilidade pública está sujeito a regras de interesse público sim. Ali possuem serviços públicos funcionando. Os shoppings negam até aos trabalhadores de lá o direito de estacionarem gratuitamente lá dentro”, explicou.
O parlamentar lembrou em seu discurso que foi o autor da Lei n*3348/2006 que proíbe no âmbito municipal de Aracaju a cobrança de valores pela permanência de veículos nos estacionamentos de shoppings, faculdades, Universidades e supermercados. “Essa Lei foi sancionada e vigorou na última gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Já João Alves, permitiu que os shoppings cobrasses pelos estacionamentos e agora Edvaldo faz vistas grossas e não fiscaliza essa lei que está em vigor. O nosso lado é o do trabalhador, é o lado de quem precisa de serviço público de qualidade. O que está acontecendo nos shoppings de Aracaju é a usurpação dos direitos dos trabalhadores e dos consumidores sob a revelia do prefeito da capital que não fiscaliza a lei por ele sancionada”, finalizou.

Vereador Dr. Manuel Marcos é contra privatização do Samu em Sergipe

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/03/2020 16h46, última modificação 10/03/2020 16h46
Vereador Dr. Manuel Marcos é contra privatização do Samu em Sergipe

Foto: Gilton Rosas

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 10, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) externou preocupação com a privatização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Sergipe. O parlamentar também declarou, oficialmente, apoio às manifestações e profissionais da área da saúde que se opõem à terceirização do referido serviço.
“O Samu é um dispositivo de muita relevância para sociedade. O Governo não deve abdicar do controle de um instrumento dessa magnitude. Não pode entregar às terceirizações e se distanciar de sua obrigação constitucional. Um serviço como esse merece ter um controle de quem recolhe nossos impostos para reverter em melhorias na Saúde para a população”, defende.
Na percepção de Dr. Manuel Marcos, os rumos da privatização deve ser conduzido em consonância com os agentes que já atuam no Samu. “Seria injusto desconsiderar quem já integra e colabora com o sistema. Em virtude do exercício de minha profissão, a medicina, vejo diariamente que o serviço é prestado com destreza e habilidade. Presenciei equipes médicas emitindo diagnósticos e salvando vidas em condições ou cenários conflitantes. Imediatamente tomam procedimentos e salvam a vida das pessoas”, salienta.

Cabo Amintas fiscaliza empresa que vai reformar o prédio da Câmara

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/03/2020 17h11, última modificação 10/03/2020 17h11
 Cabo Amintas fiscaliza empresa que vai reformar o prédio da Câmara

Foto: Gilton Rosas

O vereador Cabo Amintas (PTB) esteve presente, na terça-feira, 10, na 8° Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) que a partir dessa data será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Amintas iniciou seu discurso relatando a fiscalização que fez no período da manhã, numa unidade de saúde.

O vereador visitou a Unidade Básica de Saúde Adel Nunes, no Bairro América, para fiscalizar as denúncias de mau atendimento e falta de medicamentos que recebeu. "Não sei quem é o vereador que tem influência naquele posto de saúde, mas sabemos como funcionam as coisas na saúde durante essa gestão irresponsável que parece odiar os postos. Fui atendido pela senhora Magna, a diretora, que se mostrou uma pessoa despreparada e até virou as costas para um parlamentar. Está tudo filmado, ela deu as costas a um representante do povo, imaginem o que não faz com o povo que esta ali precisando de atendimento. No posto, eu vi o ar-condicionado e luzes acesas de um consultório vazio, onde deveria ter uma dentista trabalhando naquele horário, mas não havia", denunciou Amintas.
Depois, mudou de assunto e convidou a imprensa sergipana a investigar os gastos com a reforma do prédio sede da Câmara de Vereadores. "Quero convidar os colegas que se preocupam com o uso do dinheiro público a ficar de olho nessa reforma. Serão R$ 1.209.000,00 gastos na reforma do prédio que nem é nosso, e será feita por uma empresa com o patrimônio de R$ 650.000,00, se tiver qualquer problema o patrimônio da empresa não cobre o valor da obra. Já tenho imagens da empresa, não tem nem placa na porta, essa foi a empresa que ganhou a licitação. Pessoal do 'Fiscalizaju', vai lá visitar essa empresa, se não quiserem ir eu passo as imagens para vocês! A empresa pertence a duas irmãs, mas quando estive lá o representante era outra pessoa", estimulou a investigação.
Para finalizar, Amintas questionou o motivo dessa obra de reforma da CMA. "Obra em ano de eleição? Abram os olhos! Nem sei porque essa reforma será feita, se ouvi dizer que no próximo ano será construído o novo edifício para a Câmara de Vereadores. Gostaria de saber se isso é verdade, nós vamos fiscalizar cada detalhe desse contrato porque é o dinheiro do povo de Aracaju que está em jogo", avisou.

Vereadores aprovam sete proposituras na primeira sessão realizada na Alese

por Viviane Cavalcante — publicado 10/03/2020 17h26, última modificação 10/03/2020 17h26
Vereadores aprovam sete proposituras na primeira sessão realizada na Alese

Foto: Gilton Rosas

Na sessão desta terça-feira, 10, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizaram a 8ª Sessão Ordinária, a primeira realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Na pauta de votação do dia, os parlamentares apreciaram cinco Projetos de Lei (PLs) e dois Requerimentos.

O Projeto de Lei nº 138/2019 de autoria do vereador Fábio Meireles (Cidadania) instituindo a Semana Municipal da Educação, Conscientização de Uso Racional e Sustentável da Água foi aprovado em Redação Final pelos parlamentares. Os PLs  de nº nº 315/2019, nº 26/2020 e nº 82/2019 tratam sobre nomes de ruas da cidade.

Outra matéria aprovada pelo Plenário da Casa Legislativa foi o PL nº 29/2019 que revoga os artigos 2º e 3º da Lei 4.940/2017, que institui a música “Sergipe o meu lugar” como Patrimônio Cultural de Aracaju e dá outras providências.

Já a propositura de nº 197/2018, de autoria de Seu Marcos (PHS) apesar de ter sido amplamente discutida pelos parlamentares foi retirada de pauta pelo autor do PL por 10 dias. A matéria trata da criação de vagas de estacionamento exclusivo para veículos de transporte escolar em frente às escolas municipais e particulares localizadas no município de Aracaju.  

Por fim, o Plenário da Casa aprovou o Requerimento 78/2020 que trata sobre a realização de uma Sessão Especial no dia 21 de agosto em homenagem ao Dia do Maçom. Também foi aprovado o Requerimento de nº 85/2020, que se refere sobre a urgência e dispensa dos interstícios regimentais para discussão e votação do Projeto de Lei nº 410/2019, que dispõe sobre a criação, manejo e realização de exposição de aves de raça mura-galo de combate.

Dr. Gonzaga alerta sobre disseminação de leptospirose em áreas alagadas

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/03/2020 09h08, última modificação 11/03/2020 09h08
Dr. Gonzaga alerta sobre disseminação de leptospirose em áreas alagadas

Foto: Gilton Rosas

O vereador Dr. Gonzaga (MDB) manifestou grande preocupação com o aparecimento de casos de leptospirose, devido a quantidade de chuvas que tem castigado a cidade de Aracaju, provocando alagamentos em diversos pontos da cidade.

O parlamentar, que é médico, informou que a doença é causada por uma bactéria, que está no sistema renal de cerca de 60% dos ratos, e é transmitida através da urina desses animais, que fica nos leitos das ruas, especialmente próximo aos bueiros, e quando a chuva cai é diluída e pode contaminar as pessoas através da pele, principalmente dos membros inferiores.

“Por isso é importante orientar a população para evitar o contato direto e por tempo prolongado com as águas paradas dos alagamentos”, explicou, citando que os campinhos de futebol, localizados nas periferias também devem ser evitados por crianças e adolescentes, pois é um local de provável contaminação.

Dr. Gonzaga informou que a doença se desenvolve entre 7 e 14 dias após a exposição em águas contaminadas e, depois desse período de incubação, o quadro clínico é variado, podendo apresentar sintomas leves até muito graves e morte. “Os sintomas iniciais se caracterizam por febre alta, dor na região das panturrilhas, dor de cabeça e mal-estar”, disse. “Nessa fase, o diagnóstico é difícil, pois pode ser parecido com outras doenças infecciosas agudas, como dengue, por exemplo, por isso é importante ficar atento e procurar uma unidade de saúde mais próxima”, alertou.

O vereador informou que Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde faz visitas periódicas em áreas de possíveis alagamentos, orientando a população sobre os riscos da doença. “De acordo com os dados fornecidos por eles, somente este ano já foram notificados e confirmados dois casos em Aracaju, um no Santos Dumont e outro no bairro América”, mais uma razão para ficar em alerta”, disse o parlamentar.

Cabo Didi pede união das associações militares para fortalecer a categoria

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/03/2020 09h17, última modificação 11/03/2020 09h17
Cabo Didi pede união das associações militares para fortalecer a categoria

Foto: Gilton Rosas

Na tarde de ontem, 10, o vereador Cabo Didi (sem partido) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju(CMA) para cobrar da bancada do prefeito a retomada da administração para o posto de saúde Augusto César Leite, no Santa Tereza. Durante o seu pronunciamento, o parlamentar comentou que o posto já está sem direção há mais de 20 dias.

"Fui informado que entra diretor e sai diretor. A saúde da população já não anda boa, sem direção, vai piorar mais ainda," desabafou .

Cabo Didi aproveitou para falar do posto do Augusto Franco, onde em uma fiscalização feita por ele no início do ano, foi expulso do local . "Saí do posto sendo ameaçado, até a Guarda Municipal foi chamada," comentou.

Para finalizar, o parlamentar pediu aos militares que se unissem em uma única associação, para que possam fortalecer a categoria. "Já está na hora do governo olhar para a Polícia. A Polícia não aguenta mais tanto sofrimento. Lembre que mostrei um saruê no batalhão, o que demonstra a falta de estrutura do local. Outro fato importante, é que o pessoal da Secretaria de Justiça, está sem receber as diárias, mostrando que tudo que é relacionado à polícia é difícil. Então, vamos nos unir a esta bandeira para nos fortalecermos," explicou o parlamentar.

Palhaço Soneca vibra com andamento das obras do canal no São Carlos

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/03/2020 09h24, última modificação 11/03/2020 09h24
Palhaço Soneca vibra com andamento das obras do canal no São Carlos

Arte: Assessoria do parlamentar

Em ritmo acelerado! Assim está o andamento da obra de construção do canal no bairro São Carlos, zona norte de Aracaju. Morador da região, o vereador Palhaço Soneca (sem partido) tem realizado uma intensa fiscalização do serviço e elogiado o trabalho desenvolvido pela empresa responsável pela obra.

“A execução do serviço não é fácil. Primeiro chegaram as manilhas e hoje o trabalho está bem adiantado. Que bom, estou feliz porque sei que ainda este ano o sofrimento da população vai terminar na comunidade”, comemorou.

Com investimento de quase R$ 3 milhões, a obra também consiste na pavimentação da área que se tornará uma via de acesso às residências. “Está sendo um momento histórico para milhares de moradores. E também para mim após três anos de mandato, finalmente consegui trazer esta obra que vai permitir grandes avanços na região”, acredita o vereador.

Palhaço Soneca afirma que vai continuar com a tarefa de fiscalizador da obra pública no bairro. “É um trabalho delicado, pois se concentra no meio do bairro e com algumas casas bem próximas. De qualquer forma, o sonho de ver o canal coberto está se aproximando. A previsão é que em seis meses os transtornos encerrem por aqui”, concluiu.

Zezinho participa de Corrida pelo fim da violência contra a mulher

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/03/2020 09h29, última modificação 11/03/2020 09h29
Zezinho participa de Corrida pelo fim da violência contra a mulher

Foto: Assessoria do parlamentar

O Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo, dia 8, foi mais um importante momento para chamar a atenção da sociedade para a luta contra a violência à mulher. Para isso, a Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública, com a parceria do vereador Zezinho do Bugio, realizou a 2ª Corrida Asimusep, com destaque para o “fim da violência doméstica contra a mulher”.

O evento, que foi realizado no Centro Administrativo de Aracaju, no bairro Novo Paraíso, contou com a participação de atletas profissionais e amadores, bem como, autoridades que fizeram questão de participar do evento com o intuito de se unirem à causa do bem-estar e da segurança da mulher.

Para o vereador Zezinho do Bugio, a corrida serviu para unir à causa da saúde e do bem-estar à valorização e segurança da mulher. “Todos os eventos que trazem relevantes temas como esses, principalmente, acerca da violência da mulher e do feminicídio, eu estou dentro. Quero poder ajudar, como parlamentar e homem público, dessa luta que é de todos nós. Não podemos nos calar vendo mulheres tendo suas vidas ceifadas. Ainda mais, numa corrida, onde a saúde é primordial”, enfatizou o vereador, que destacou também a importância da luta contínua contra o feminicídio.

“E essa luta não pode parar aqui não. Precisamos falar, potencializar a segurança para as mulheres, leis que inibam homens que praticam a violência, criar ações que eduquem e mostrem que a mulher tem seu valor, sua moral e o direito à vida seja onde for”, expressou Zezinho.

O vereador aproveitou ainda para também subir ao pódio, após realizar a corrida. “É justo subir aqui também, afinal completei a corrida, mesmo um tanto enferrujado. No entanto, o que eu gostaria de ver mesmo é Sergipe no pódio dos estados com menos casos de violência contra a mulher. Esse sim será o nosso foco daqui pra frente”, finalizou o parlamentar.

Professor Bittencourt faz análise da atual situação econômica e social do país

por David Rodrigues, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/03/2020 09h44, última modificação 11/03/2020 09h44
Professor Bittencourt faz análise da atual situação econômica e social do país

Foto: Gilton Rosas

O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) utilizou a Tribuna da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) na 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 10. Em sua fala, o parlamentar fez uma análise da atual situação econômica e social do país e abordou a temática do feminicídio, que cresce a cada ano.

"O estado nacional brasileiro está desmantelado. Esse Brasil só está servindo e bem aos banqueiros. O capital nacional está se esvaindo, o operariado nem se fala, a indústria nacional se esvaindo, se fragilizando. O trabalhador perdendo uma série de direitos, mas sigamos. A luta continua, as transformações virão do resultado do esforço, da luta de todos nós, porque é na luta que conseguimos transformar as coisas do mundo", afirmou.

Ainda sobre a temática, Bittencourt ressaltou que o país está andando para trás. "O Brasil está andando para trás do ponto de vista do desenvolvimento econômico, social, da garantia dos direitos básicos essenciais a toda a população. Portanto, é preciso que a gente olhe isso com muito cuidado e respeito. Nós somos resultado do triunfo do estado democrático de direito", enfatizou.

Durante o Grande Expediente, o parlamentar ampliou a discussão e abordou a temática do feminicídio, uma violência que constante e frequentemente acaba em tragédia. "As mulheres no Brasil é como se estivessem em uma guerra. Algo em torno de quatro mil mulheres são assassinadas, isso é um absurdo. Vivemos em um Brasil que naturaliza a violência, que homens são educados para desde sempre enxergar a mulher como um objeto. As propaganda são divulgadas dia a dia das mulheres como objeto. As mulheres viraram objetivo de consumo da mídia. Precisamos cada vez mais tratar disso, essa violência é generalizada, naturalizada, institucionalizada", afirmou.

Em seu discurso, o parlamentar ainda parabenizou as manifestações que aconteceram no país com a mulheres na luta, em favor da liberdade, da igualdade, da ampliação dos seus direitos. “A luta das mulheres não diz respeito apenas ao interesse da mulher, mas ao interesse do ser humano. A luta em favor da igualdade, da ampliação dos direitos não é uma luta apenas das mulheres para as mulheres. É uma luta do ser humano para as mulheres, das mulheres para o ser humano. Portanto, precisamos cada vez mais chamar a atenção disso”, complementou.

Américo sugere ações para evitar alagamentos nas proximidades dos canais da capital

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/03/2020 12h34, última modificação 11/03/2020 12h34
Américo sugere ações para evitar alagamentos nas proximidades dos canais da capital

Foto: Gilton Rosas

Na Tarde desta terça-feira, 10, o vereador Américo de Deus (Rede) utilizou a Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) para, no grande expediente da 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, manifestar sua preocupação com a insuficiência do atual sistema de escoamento de água da chuva existente na capital sergipana.

“Ontem a maré alta chegou a medir 2,2 metros, causando alagamento em todo Bairro São José. A Defesa Civil alertou que maré alta chegará a medir 2,4 metros, e o prejuízo será ainda maior. São fenômenos da natureza, mas Deus nos deu inteligência para interagir junto a ela e resolver a problemática. Questões simples podem resolver a situação do Canal da Anízio Azevedo e Airton Teles. Eu já falei sobre isso. Vou novamente repetir que o sistema de comportas pode resolver essa situação. Estive na Emurb conversando com os engenheiros, que já cogitam trazer essa ideia para Sergipe”, disse Américo de Deus.

Outro tema discutido foi sobre má gestão na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no Santa Tereza. “É um posto em que nada funciona e a desordem impera. Segundo denúncias de usuários, os funcionários não dão expediente corretos; falta pessoal na recepção e há a demora na entrega dos exames. A população está sendo prejudicada e pede a resolução dessa situação. Já solicitei uma audiência na SMS objetivando que a população seja atendida em todo grau de excelência”, declarou o parlamentar.

Comunidade agradece empenho de Américo de Deus na conclusão das obras do Canal Beira-Mar

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/03/2020 12h40, última modificação 11/03/2020 12h41
Comunidade agradece empenho de Américo de Deus na conclusão das obras do Canal Beira-Mar

Arte: Assessoria do parlamentar

O Canal Beira-Mar será inaugurado ainda esse mês, no dia 27, mas a comunidade dos Bairros Aeroporto e Atalaia já celebram o feito e agradecem a participação do vereador Américo de Deus (Rede) que atuou fiscalizando a obra, cobrando continuidade e melhorias ao poder Executivo.

“Fico feliz que a comunidade, em diversos grupos de Whatsapp, veio me parabenizar pela atuação do nosso mandando para que essa obra fosse entregue. Sinto-me realizado e com gás para continuar lutando pela melhoria da qualidade de vida dos aracajuanos. Agora nossa luta é pela cobertura do Canal”, disse o parlamentar da Rede Sustentabilidade.

Canal Beira-Mar

Durante seu mandato, Américo de Deus fiscalizou as obras no Canal Beira-Mar. O vereador fez diversas visitas à Empresa de Obras e Urbanização (Emurb), para também buscar informações no tocante aos serviços paralelos nas ruas, por conta da drenagem e serviço de esgotamento sanitário.

Foram diversas cobranças ao poder público pedindo providências relativas ao Canal Beira-Mar. “Por diversas vezes estive reunido com representantes das comunidades diretamente afetadas e também com gestores dos órgãos responsáveis, para falar sobre o andamento da obra do canal, protocolei Indicações que tratavam do assunto, e também solicitei implantação de passarela sobre o canal, a qual dará acessibilidade e permitirá a união de trechos da rua". Comentou.

Ainda foi possível ver o compromisso do vereador que também foi chamado à obra para conferir a invasão dos terrenos em desuso por conta de algumas pessoas que estavam utilizando indevidamente o terreno público. Na oportunidade, foram tiradas fotos da situação encontrada, e oficializou um documento, pedindo um plano de ação à Emurb para agir conforme a Lei, coibindo a invasão da área ao redor do Canal Beira-Mar.

As demandas não pararam de chegar e, por isso, Américo não se esquivou em atender a população, inclusive, aquela que tem seus direitos retirados, como os cadeirantes. “Encaminhamos os ofícios de nº 141/2019 e nº142/2019 que solicitavam a construção da rampa para que os pedestres pudessem ter seu acesso facilitado às ruas que margeiam o Canal Beira-mar, além da implantação de grama ao lado da lagoa, para cobrir a areia existente, evitando assim, a retirada pelo vento e proporcionando um melhor paisagismo no local, além de dar um melhor acabamento urbanístico à obra do Canal”, lembrou o parlamentar.

Ainda sobre o Canal Beira-Mar outras demandas foram encaminhadas para o vereador, como falta de sinalização adequada que referenciasse a existência de retorno e necessidade de quebra-molas. “Estive, novamente, ao local da obra, mais especificamente na Rua Fábio José, pois tinha ocorrido um acidente automobilístico decorrente da pista em obra. Então, solicitei a SMTT que fiscalizasse a obra enquanto não tivesse liberada, pois assim amenizaria o transtorno para quem ali transita”, finalizou.

Fábio Meireles faz reflexão a respeito do crescimento dos casos de feminicídio

por Eduardo Costa e Alexandra Brito — publicado 11/03/2020 16h03, última modificação 11/03/2020 16h03
Fábio Meireles faz reflexão a respeito do crescimento dos casos de feminicídio

Foto: César de Oliveira

O vereador Fábio Meireles discursou no Pequeno Expediente da 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 11, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). Ele utilizou o seu espaço para falar sobre o feminicídio e os casos em Sergipe.

Fábio trouxe vários gráficos com dados a respeito do feminicídio. Ele destacou que tais crimes acontecem em maior frequência contra mulheres mais jovens e dentro de casa, onde deveria ser o local de proteção. Ele lamentou tais dados e pediu mais atenção para o tema.

“Infelizmente temos acompanhado esse crescente aumento de mortes das mulheres. No gráfico 1, temos as vítimas de feminicídio por faixa etária, e da faixa entre 20 e 34 anos é onde acontece a maior parte dos crimes. O relacionamento muitas vezes precoce, não tem estabilidade, não se sabe quem é a pessoa, e infelizmente acaba se encontrando pessoas que não tem o verdadeiro amor. E na primeira decepção, a solução é a morte. No gráfico 2, encontramos as vitimas por local de morte. E 65,6% dessas mortes acontecem na residência, em casa. Nem digo que é no lar, porque no lar o amor é construído. E 88% dos autores são os próprios companheiros ou ex-companheiros, pessoas que tiveram um relacionamento, muitas vezes geraram filhos e acontecem essas tragédias”, disse Fábio.

O parlamentar complementou destacando as taxas do feminicídio no estado de Sergipe, que mostram um crescimento dos casos. Segundo ele, o nosso estado é o segundo em esses crimes no Nordeste, perdendo apenas para Alagoas. Por fim, Fábio Meireles disse que as pessoas precisam também repensar seus conceitos de relacionamento, para que tais situações comecem a ser evitadas.

“Em Sergipe, em 2017 a taxa era de 0,8 mortes a cada 100.000 mulheres, em 2018 passou para 1,4 e em 2019 alcançou 1,8. Sergipe saiu de nove para 21 feminicídios nesse tempo. Ao todo no Brasil foram contabilizados 1.314 casos. O gráfico 4 mostra as taxas no Nordeste, e em percentual, Sergipe só perde para Alagoas, que tem a maior do Brasil, e está com a mesma taxa que a Paraíba. É hora de os homens repensarem o que é um relacionamento, saber com quem se relacionam para diminuir essa taxa. Isso significa que o amor não está existindo, mas apenas um relacionamento físico que traz esses resultados. A paixão é uma loucura, e é melhor esperar o momento certo para se relacionar com aquela pessoa que você acha certa, e não se relacionar com pessoas estranhas, para não gerar esse tipo de incidentes”, afirmou o vereador.

Site do vereador Anderson de Tuca está de cara nova e procura humanizar informação

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/03/2020 16h05, última modificação 11/03/2020 16h05
Site do vereador Anderson de Tuca está de cara nova e procura humanizar informação

Foto: Assessoria do parlamentar

Com a finalidade de aproximar a população aracajuana de sua atuação enquanto parlamentar, o site do vereador Anderson de Tuca (PRTB) está com uma nova roupagem. A partir do acesso ao endereço www.andersondetuca.com.br, os cidadãos poderão consultar informações e participar efetivamente dos projetos que permeiam o mandato do parlamentar. "Para mim, a participação popular é decisiva no processo da tomada de decisões de melhorias para nossa cidade", comenta Anderson.

No site, são divulgadas todas as Indicações, Moções, Projetos de Lei, Requerimentos e notícias pertinentes ao vereador Anderson de Tuca. Com uma interface bem intuitiva, o leitor consegue navegar pelo portal e pesquisar, nele mesmo, as ações do parlamentar. Além disso, o que foi pauta para a mídia também é destaque. O leitor que não teve oportunidade de acesso às notícias que envolvam Anderson de Tuca, veiculadas por outros meios de comunicação - online e offline, poderá dirigir-se ao site e assim, conferi-las.

O portal também conta com recursos como levar o contato direto do leitor com o vereador pelo Whatsapp, através do banner “Clique aqui e fale comigo”. Além disso, estão disponíveis outras formas de contato, como as redes sociais de Anderson de Tuca, o telefone, o e-mail e o endereço do gabinete de Anderson – disponibilizado também em mapa ou satélite do Google Maps.

Para quem curtiu o Bloco Saudoso Tuca 2020, o site conta com uma galeria repleta de fotos dos foliões que participaram do evento, que ocorreu em 16 de fevereiro deste ano. Logo na página inicial, basta o leitor clicar no banner que sinaliza o evento, com a seguinte frase. “Foi para o bloco e quer rever sua foto? Então, clica aqui e compartilha com a galera”.


Redes Sociais

O vereador Anderson de Tuca também se mostra ativo nas redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram. O objetivo é integrar as informações fornecidas no site com essas plataformas, em um tom mais humanizado. Desta forma, os seguidores poderão acompanhar tudo em tempo real, além de enviar sugestões de melhorias em sua região. "Por meio de minhas redes, principalmente o Instagram (@anderson.de.tuca), recebo indicações via Direct dos próprios eleitores", frisa Anderson.

Américo se reúne com a comunidade do Cruzeiro do Sul e apresenta avanços na negociação de demandas

por Sheyla Morales, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 11/03/2020 16h08, última modificação 11/03/2020 16h08
Américo se reúne com a comunidade do Cruzeiro do Sul e apresenta avanços na negociação de demandas

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) se reuniu com a comunidade do Cruzeiro do Sul, no Povoado Robalo, para dar um feedback sobre as demandas solicitadas ao parlamentar, além de falar sobre os encaminhamentos para resolução de cada questão apresentada pela população.

“Tivemos a satisfação de nos reunir com a comunidade, informando como estão as obras solicitadas aos órgãos competentes, como por exemplo, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Já é possível identificar avanços, como a iluminação e o processo de ampliação da Rua Cruzeiro do Sul, que possibilita a melhor fluidez do tráfego de veículos”, pontuou Américo.

No segundo semestre de 2019, o vereador atuou junto aos órgãos competentes e apresentou as demandas da comunidade. Sobre esse assunto o parlamentar provou mais sua vez sua preocupação, compromisso e perseverança em seguir adiante nas negociações em busca de melhorias para a Rua Cruzeiro do Sul quando manteve o intermédio com a Emurb objetivando garantir à localidade iluminação, revestimento asfáltico e alargamento da via.

Américo pede providências à Secretaria de Saúde sobre a má gestão na UBS do Santa Tereza

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/03/2020 15h35, última modificação 11/03/2020 15h35
Américo pede providências à Secretaria de Saúde sobre a má gestão na UBS do Santa Tereza

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 11, o vereador Américo de Deus (Rede) protocolou na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o ofício de nº 43/2020 destinado à gestora do órgão, Waneska Barboza, no qual solicita providências com relação aos diversos problemas denunciados pelos usuários da Unidade Básica de Saúde Augusto César Leite, localizada no Conjunto Santa Tereza, no Bairro Aeroporto.
De acordo com Américo, a má gestão na UBS do Conjunto Santa Tereza vem trazendo insatisfação aos usuários do Sistema Municipal de Saúde, daquela localidade. "Enquanto vereador de Aracaju, a minha função é identificar as demandas, ouvindo as comunidades e suas reivindicações. Desta vez não foi diferente, trouxe os fatos para que a Secretária Municipal de Saúde possa verificar e agir de forma mais urgente possível, buscando sanar os problemas elencados. Além disso, já entramos em contato e solicitamos audiência com o Secretário adjunto, Carlos Noronha, para que ele possa nos receber ou agir de forma mais célere para que esses problemas sejam resolvidos o mais rápido possível, porque com saúde não se brinca, saúde é o nosso maior patrimônio, é um dever do Estado e um direito universal. Portanto esta é uma pasta prioritária para esse mandato.” Comentou o parlamentar.
Américo já havia debatido a questão em seu último discurso no Grande Expediente, da 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). “Segundo denúncias de usuários, é um posto em que nada funciona e a desordem impera, os funcionários não dão expediente corretos; falta pessoal na recepção e há a demora na entrega dos exames. A população está sendo prejudicada e pede a resolução dessa situação”, declarou o parlamentar.

Nitinho fala sobre o concurso público e reforma da Câmara durante entrevista

por alexandra.brito — publicado 11/03/2020 15h45, última modificação 11/03/2020 15h45
Nitinho fala sobre o concurso público e reforma da Câmara durante entrevista

Foto: Assessoria do parlamentar

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), concedeu entrevista na manhã de terça-feira, 10, para a rádio Jornal FM 91.3, no programa Comando Geral apresentado por Augusto Junior. Durante a entrevista, o vereador destacou o Concurso Público, a reforma da Câmara e o apoio à reeleição do prefeito Edvaldo Nogueira.

Sobre o Concurso Público da Câmara Municipal de Aracaju, de acordo com o presidente, os 50 primeiros colocados serão contratados imediatamente. “Depois de 34 anos a CMA volta a ter um concurso, nunca imaginei que teria este privilégio de fazer este concurso público acontecer. Sou muito grato aos meus colegas pela aprovação e faremos o possível para até o mais tardar em julho convocar todos os aprovados”, pontuou Nitinho.

A reforma do prédio da Câmara de Aracaju também foi assunto da entrevista. “Estamos empenhados em realizar uma reforma no atual prédio. Fico agradecido com o presidente da Alese, Luciano Bispo, que mostrou disponibilidade no prédio da Assembleia para que pudéssemos continuar os Trabalhos Legislativos durante a reforma na Câmara”, destacou Nitinho.

Eleições municipais 2020

O parlamentar também respondeu questionamentos sobre o atual cenário político. “Estamos no grupo aliado do prefeito Edvaldo Nogueira, que tem grandes nomes. Nesse momento que estamos vivendo da política, com as tecnologias e redes sociais, a população está mais participativa e ligada nas ações dos políticos, então temos que ter um certo cuidado nos posicionamentos políticos. Sempre procurei fazer campanha política da amizade, andando por Aracaju, fazendo amigos, trabalhando com a verdade e Deus iluminando a minha caminhada. Trabalho principalmente com o respeito ao cidadão”, disse o presidente.

Sobre a atual gestão de Edvaldo Nogueira e a possibilidade de reeleição à prefeito de Aracaju, Nitinho ressalta que Edvaldo está fazendo um bom trabalho à frente da PMA e apoiará a sua reeleição. “Eu o apoio com consciência pelo seu trabalho executado, o povo não precisa de um prefeito que fique distribuindo beijo e abraço por onde passa. Edvaldo em relação às propostas que prometeu, ele vem cumprindo em sua gestão praticamente tudo. Tenho certeza que o povo aracajuano vai reeleger ele para que dê continuidade aos trabalhos, pois Aracaju é uma das únicas cidades do nordeste com esse mar de obras que estão sendo executadas, como exemplo o Parque da Sementeira, Orlinha do Bairro Industrial”, ressaltou Nitinho.

O parlamentar ainda continuou ainda suas ressalvas sobre a gestão de Edvaldo: “Aracaju está voltando a ser administrada como antigamente, não tem porque fazer uma mudança radical, pois só discurso não resolve os problemas da cidade. Precisamos entender que o que vale é a boa vontade do gestor. Edvaldo trabalha com dedicação, respeitando o dinheiro público. Ele sabe cada setor, acompanha de perto todas as secretarias”, disse Nitinho, destacando ainda a atuação dos secretários municipais, que também fazem um grande trabalho.

Pastor Alves comemora realização de festa gospel nas festividades do aniversário de Aracaju

por Viviane Cavalcante — publicado 11/03/2020 16h15, última modificação 11/03/2020 16h14
Pastor Alves comemora realização de festa gospel nas festividades do aniversário de Aracaju

Foto: César de Oliveira

Na tarde desta quarta-feira, 11, o vereador Pastor Alves (Republicanos) ao fazer uso da Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), falou sobre uma reunião que teve com o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) para tratar sobre uma festa gospel. De acordo com o parlamentar, o evento, que acontecerá no dia 20 de março na Orla da Atalaia, é para comemorar o aniversário de Aracaju.

“O prefeito nos explicou que não foi possível realizar essa festa gospel nos últimos três anos. Graças a Deus este ano conseguiremos realizar esse grande evento”, disse. Pastor Alves, acrescentou que a festa trará nomes nacionais como a cantora Aline Barros e bandas locais.

Outro assunto abordado pelo vereador foi a sua permanência no partido Republicanos. “Estive reunido com outros partidos e depois de muita conversa decidi que permaneço na minha casa”, afirmou. Tratando sobre divergências que teve com o político e filiado no mesmo partido, Pastor Heleno disse que tudo foi sanado com um bom diálogo. “Não vejo mais motivos para que a gente não faça as pazes. Afinal, Não tem gente que briga mais do que irmãos?”, questionou.

Ponto Novo e Lamarão: Américo emite ofícios para Emurb e PMA pedindo melhorias

por Sheyla Morales, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 11/03/2020 16h25, última modificação 11/03/2020 16h25
Ponto Novo e Lamarão: Américo emite ofícios para Emurb e PMA pedindo melhorias

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) protocolou nesta semana o ofício nº 45/2020, direcionado ao presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), e o ofício nº 46/2020 ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, solicitando o melhoramento do sistema de drenagem no Bairro Ponto Novo.

“O ofício de nº 45/2020 tem o intuito de buscar o melhoramento do sistema de drenagem em toda extensão da Avenida Hipólito da Costa, localizada no Bairro Ponto Novo, que com as chuvas que ocorreram nos últimos dias e a ineficiência do sistema de esgotamento deixaram as residências alagadas, trazendo prejuízo e sofrimento aos cidadãos da localidade, que perderam seus móveis. Esta é uma demanda antiga, que inclusive, já teve abaixo assinado pedindo resolução do problema”, explicou Américo.

Outro ofício também emitido pelo parlamentar é o de nº 44/2020, que solicita serviço de recapeamento e tapa buraco na Rua Comunitária Aciolli Santos, no Bairro Lamarão. "Com as obras que ocorreram no bairro, os veículos de grande porte que transitam levando material estão afundando a rua, por isso, existe a necessidade de nivelamento e recapeamento", esclareceu o vereador.

Lucas Aribé destaca a realização dos Jogos Cidadãos na praia durante a Semana Aracaju Acessível

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/03/2020 16h17, última modificação 11/03/2020 16h17
Lucas Aribé destaca a realização dos Jogos Cidadãos na praia durante a Semana Aracaju Acessível

Foto: Assessoria do parlamentar

Uma manhã de lazer e igualdade. Todos os anos, durante os Jogos Cidadãos, esse é o cenário visto no bar Sollarium durante a atividade, que faz parte da Semana Aracaju Acessível, organizada pelo vereador Lucas Aribé. A ação na praia acontece no dia 21 de março, a partir das 8h, com entrada gratuita.

Em parceria com o projeto Estrelas do Mar, serão realizadas atividades como bodyboard adaptado, vôlei sentado, pipa, futebol, jogos de mesa (dominó, dama e xadrez), e outras. O evento conta com cadeiras anfíbias para garantir o acesso de pessoas com deficiência ao mar, em um momento de diversão e inclusão social.

Este ano, a Semana, que chega a sua oitava edição, tem como tema As tecnologias assistivas a serviço da inclusão social. Para Lucas, os jogos são um reflexo de como esses recursos são importantes na vida das pessoas que necessitam.

“É uma manhã de atividades esportivas e de lazer para todos, sem qualquer distinção. Isso mostra como esses instrumentos são importantes na promoção da igualdade, garantindo que as pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades de acesso a qualquer situação”, reforça o vereador.

Semana

Realizada há oito anos, a Semana Aracaju Acessível reúne diversos parceiros das iniciativas pública e privada e instituições do terceiro setor para discutir a inclusão e a garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Nesta 8ª edição, que acontece de 15 a 22 de março, o evento irá mostrar o desenvolvimento das tecnologias assistivas como recursos de acessibilidade para auxiliar o dia a dia das pessoas com deficiência.

Américo cobra da SMTT sinalização nos Bairros Aeroporto e Coroa do Meio para evitar acidentes graves

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/03/2020 16h38, última modificação 11/03/2020 16h38
Américo cobra da SMTT sinalização nos Bairros Aeroporto e Coroa do Meio para evitar acidentes graves

Foto: César de Oliveira

O vereador Américo de Deus (Rede) utilizou a Tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) durante o Pequeno Expediente da 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, fazer um alerta à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) sobre os riscos de acidentes com a falta de sinalização nos Bairros Aeroporto e Coroa do Meio.
"Quando um vereador traz um assunto aqui para a Tribuna é porque é relevante. Chamo a atenção para a falta de sinalização em algumas ruas dos Bairros Coroa do Meio e Aeroporto. Essa situação tem gerado acidentes nas vias e é necessário que a SMTT tome providências o mais breve possível", comunicou Américo.
O parlamentar também citou em seu discurso a Rua José de Abreu como uma das vias que, se não tiver intervenção do órgão municipal, será mais um foco de acidentes. Ainda de acordo com Américo, outra localização que precisa de sinalização é o Canal Beira-Mar.

Vereador Isac critica Jair Bolsonaro que acusa fraude no processo eleitoral que o elegeu

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/03/2020 17h28, última modificação 11/03/2020 17h28
Vereador Isac critica Jair Bolsonaro que acusa fraude no processo eleitoral que o elegeu

Foto: César de Oliveira

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que possui provas de que não venceu a eleição de 2018 no primeiro turno, por fraude, e levantar dúvidas sobre a confiabilidade do processo eleitoral brasileiro, o vereador Isac Silveira (PCdoB) não pensou duas vezes e abordou o assunto durante a Sessão da Câmara Municipal de Aracaju, nesta quarta-feira, 11.

“Ele conseguiu mais uma façanha na sua epopeia na busca de seu famoso golpe de estado. Questionou a lisura do processo eleitoral que o declarou presidente da república. Sendo assim ele questiona um dos poderes constitucionais do país. Onde estão as provas que até agora ele não apresentou? Ele tenta desconstruir a segurança política, a união, a boa convivência dos poderes: executivo, legislativo e judiciário, e coloca o congresso nacional em xeque o tempo todo, afirmou o parlamentar.

Isac citou que os discursos do presidente Jair Bolsonaro sempre acontecem em tempos de turbulência . “Essas bobagens que o presidente da republica diz, cumpre o papel no seu tempo: onde se discute o valor da queda do barril do petróleo e o baixo PIB do país”, frisou o vereador.

O parlamentar concluiu seu discurso na tribuna dizendo que Jair Bolsonaro tenta desconstruir a democracia no país. “Eu tenho dito nesta casa e vou repetir: eu não sou refém de voto. Eu sou refém da minha concepção ideológica daquilo que eu penso ser verdade. Agora, um presidente da república que diz que o processo foi fraudado e aceita ser empossado, nomeado pelo TSE, quer desconstruir a democracia. E esse parlamento tem que se levantar contra, enquanto é tempo. Há um golpe em curso e eu sou contra o esse golpe”, garantiu Isac.

Seu Marcos comemora a padronização das feiras livres em Aracaju

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/03/2020 17h33, última modificação 11/03/2020 17h33
Seu Marcos comemora a padronização das feiras livres em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Com o processo de concessão de serviço público para manutenção e organização das feiras livres de Aracaju concluído, o vereador Seu Marcos (PHS) destacou na tarde de terça-feira, 10, durante o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju( CMA), o novo modelo que está sendo implantado pela Prefeitura.
Segundo o parlamentar, a padronização das feiras com os novos balcões frigoríficos atende as normas do Ministério Público de Sergipe (MP/SE) e da Vigilância Sanitária, que desde 2013 tenta assegurar melhores condições de armazenamento e comercialização de produtos de origem animal.
“Estive na feira do Batistão para ver a instalação dos balcões frigoríficos. Eu acompanhei de perto a ação do MP/SE e da Vigilância Sanitária, participando das reuniões com os órgãos e representantes do feirantes, posso dizer que as feiras estão mais modernas. A licitação foi feita e hoje a modernização das feiras livres é uma realidade em Aracaju" , explicou.
Ao convidar os vereadores para fiscalizar a implantação do novo modelo, Seu Marcos parabenizou o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos ( Emsurb) , Luiz Roberto. “Quero convidar todos os parlamentares para conhecer como ficaram as feiras do nosso município. Não posso deixar de parabenizar o presidente da Emsurb, Luiz Roberto, que tem feito um belo trabalho a frente do órgão. Realizou a licitação e é notável que tem trabalhado por Aracaju”, comemorou.

Vereadores aprovam 13 proposituras na 9ª Sessão Ordinária

por Eduardo Costa e Alexandra Brito — publicado 11/03/2020 17h55, última modificação 11/03/2020 17h55
Vereadores aprovam 13 proposituras na 9ª Sessão Ordinária

Foto: César de Oliveira

Nesta quarta-feira, 11, os vereadores aprovaram 13 proposituras na 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). Foram nove Projetos de Lei (PL) e quatro requerimentos ao todo.

Dois PLs foram votados em urgência. O primeiro foi o nº 26/2020, que denomina Augusto Prado Leite a atual Rua D, no loteamento JC Barros, Bairro Aeroporto. A propositura foi do vereador Américo de Deus (Rede). “Buscamos aqui fazer uma justa homenagem ao cidadão Augusto Prado Leite, por tudo que ele fez por Aracaju e por Sergipe. Às vezes a gente vota em um projeto e as pessoas não sabem do que se trata, mas é uma justa homenagem por tudo que ele fez em Aracaju”, afirmou.

O outro foi o n° 410/2019, de autoria de Isac Silveira (PCdoB), que dispõe sobre a criação, manejo e realização de exposição de aves de raça mura-galo de combate em Aracaju. “Há um fato que vem ocorrendo que é a apreensão os galos combatentes. Esses animais fazem parte da fauna brasileira. Não é uma raça formulada em laboratório, o galo-mura é originário de nossa terra. Ninguém sabe explicar porque neles há um desejo belicoso. O homem não coloca nesses animais a vontade de brigar, eles nascem com esse instinto”, questionou Isac. Alguns vereadores ratificaram o PL, como Américo de Deus, Pastor Alves (Republicanos) e Bigode do Santa Maria (MDB).

O PL nº 110/2019, de autoria de Zé Valter (PSD), cria a semana de conscientização dos cidadãos sobre a preservação do patrimônio público. A vereadora Emília Corrêa (Patriota) foi uma das que defendeu a proposta: “É importante conscientizar as pessoas, principalmente os mais novos, porque eles podem mudar a atitude. Mas é uma pena que a gente esteja votando algo que já deveria estar acontecendo”.

Já o PL nº 254/2019, também de autoria de Isac Silveira, dispõe da criação do Porgrama Muncipal de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) em Aracaju. “Quantas pessoas não foram a óbito ou tiveram órgãos amputados por conta de um AVC? Me apontem aqui qual programa que há em curso no estado sobre este tema? Não temos nenhuma política clara, contundente. E isso não importa partido, é a nossa vida!”, afirmou com veemência.

Fábio Meireles (Cidadania) subescreveu o projeto. “O AVC há décadas atrás atingia só idosos. Mas hoje vemos jovens com tal doença. O que está acontecendo? A criação desse projeto é um cuidado com a população”, declarou.

Por fim, outro ponto de destaque foi o requerimento nº 92/2020, que rqeuer a preferência para votação e urgência na aprovação do PL nº 29/2020, que altera a redação do parágrafo 1 do artigo 2º da Lei nº 4.678, que dispõe normas para uso da Verba para Atividade do Exercício Parlamentar (VAEP).

Jason Neto afirma que obras impediram enchentes em Aracaju

por Élida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/03/2020 09h28, última modificação 12/03/2020 09h28
Jason Neto afirma que obras impediram enchentes em Aracaju

Foto: César de Oliveira

"Como estamos nos aproximando do período eleitoral, algumas pessoas criam fatos sem consistência para tentar encobrir as importantes obras que são desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju", destacou o vereador Jason Neto durante a sessão da Câmara, na tarde desta quarta, 11. Para o vereador, essas obras impediram que diversas comunidades ficassem embaixo d'água com as chuvas que caíram na capital sergipana.

Jason disse que foram feitas muitas obras para a contenção de alagamentos. "Teve gente que faz oposição que alardeou dizendo que: 'em 15 minutos ficou tudo alagado'. Mentira! Eu estive com moradores do Jabotiana, do JK e do Sol Nascente e o que encheu lá foi de uma obra mal feita da DESO. Claro que essas comunidades precisam de mais obras de contenção, mas foram feitas as limpezas dos canais e dos boeiros", explicou o vereador.

"Estive também na famosa Euclides Figueiredo, que não alagou. Como não tem mais esse argumento, agora a oposição fala que a obra está demorando. Já na Soledade, na rua que o vereador Fábio Meireles mora, sempre enchia até a canela, e agora não enche mais. Antigamente, ninguém nem conseguia passar na Zona de Expansão e agora não alaga mais por conta da construção de um canal", explicou Jason Neto.

O parlamentar afirmou que a torcida deve ser para a melhoria na qualidade de vida dos aracajuanos. Para ele, a oposição precisa ter coerência, saber fazer críticas e não criar fatos.

Palhaço Soneca visita obra do canal no São Carlos e recebe carinho dos moradores

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/03/2020 09h36, última modificação 12/03/2020 09h36
Palhaço Soneca visita obra do canal no São Carlos e recebe carinho dos moradores

Arte: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 11, o vereador Palhaço Soneca voltou a fiscalizar a obra de construção do canal no bairro São Carlos, na zona norte de Aracaju. Durante a visita, Soneca aproveitou para conversar com moradores e saber a opinião deles sobre o serviço que está sendo realizado na comunidade. “Depois de 30 ano morando aqui, finalmente o canal será coberto. Agradeço ao vereador e prefeito Edvaldo”, disse o senhor Branco, morador da região.

Dona Luciene elogiou o esforço do vereador Palhaço Soneca na luta pela construção do canal. Outra vizinha também agradeceu a realização da obra. “Passei a vida inteira aguardando o serviço sair do papel. Muita gente prometeu e não cumpriu. Tivemos que confiar no Palhaço Soneca para o canal ser coberto. Que bom, estamos vivendo um sonho no São Carlos”, acrescentou dona Lucia.

Para o vereador Palhaço Soneca, ver o reconhecimento da população não tem preço. “Percebi que o povo está muito feliz com o trabalho na região. A obra está adiantada e muitos me agradeceram pela construção do canal”, disse o vereador.

Palhaço Soneca relembrou que a obra no bairro São Carlos representa a maior conquista de seu primeiro mandato. “Com certeza é uma grande vitória para minha gestão, e sobretudo para os moradores da localidade. O canal era algo esperado há mais de 30 anos e certamente vai acabar com a falta de saneamento básico em toda região”, acrescentou.

Caminhada vai lembrar Dia Internacional da Síndrome de Down

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/03/2020 09h43, última modificação 12/03/2020 09h43
Caminhada vai lembrar Dia Internacional da Síndrome de Down

Foto: Assessoria do parlamentar

Um momento para chamar a atenção da sociedade para as pessoas com deficiência. É dessa forma que vai acontecer, no dia 22 de março, a Caminhada Pela Acessibilidade Down. O evento, que acontece em parceria com o grupo Cidown, faz parte da programação da 8ª Semana Aracaju Acessível, organizada pelo vereador Lucas Aribé.

A concentração será na praça Luciano Barreto Júnior, às 8h, de onde os participantes seguirão até o Parque Governador Augusto Franco (Sementeira). Durante todo o trajeto, serão lembrados os direitos da pessoa com deficiência, fazendo uma alusão especial à data, quando se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down.

“Essa caminhada é um ato simbólico de mobilização, para mostrar à sociedade que as pessoas com deficiência devem ter seus direitos respeitados em todos os âmbitos. É preciso sempre buscar, sobretudo, estimular a empatia e o amor ao próximo. Só assim eliminaremos todas as barreiras”, garante Lucas Aribé.

A caminhada é aberta a todos que desejarem participar, de forma gratuita.

Semana

Realizada há oito anos, a Semana Aracaju Acessível reúne diversos parceiros das iniciativas pública e privada e instituições do terceiro setor para discutir a inclusão e a garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Nesta 8ª edição, que acontece de 15 a 22 de março, o evento irá mostrar o desenvolvimento das tecnologias assistivas como recursos de acessibilidade para auxiliar o dia a dia das pessoas com deficiência.

"Muito mais caro é perder a vida de nosso semelhante", diz Dr. Manuel Marcos

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/03/2020 10h43, última modificação 12/03/2020 10h43
"Muito mais caro é perder a vida de nosso semelhante", diz Dr. Manuel Marcos

Foto: César de Oliveira

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) da última quarta-feira, 11, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) promoveu uma reflexão sobre o trato que o Poder Público dá aos serviços prestados no setor da saúde. Na avaliação do parlamentar, falta humanização e afetividade no tratamento ofertado ao cidadão.

"Sei que há problemas no sistema, insuficiência de profissionais, infraestrutura precária e alta demanda. O desafio é grande, mas, ainda maior é a dor e o sofrimento de quem busca um tratamento ou cirurgia. Sei o quanto é caro cuidar da saúde de um povo. Agora, muito mais caro é perder a vida de nosso semelhante. E é o que ocorre quando há um descaso do poder público com a saúde das pessoas", endossa.

De acordo com Dr. Manuel Marcos, tanto a gestão quanto as políticas públicas devem ser aplicadas com a finalidade de atender as necessidades da população. "Não adianta querer sermos políticos para olhar para nosso próprio umbigo. Devemos fazer política para ter ideias que são possíveis de realizar e sejam necessárias", adverte.

Em aparte, o vereador Bigode do Santa Maria (MDB) reconhece a relevância do apelo e destaca o desempenho do colega de parlamento no exercício diário da medicina. "Agora o que me preocupa bastante, é a situação desse sistema que muitas pessoas desconhecem os caminhos para ter acesso ao serviço. Muitos ficam nas filas aguardando atendimento ou esperando uma cirurgia e as vezes vai a óbito por causa de um sistema que não colabora", opina.

"Sempre no Hospital Santa Isabel o senhor salvou e salva muitas vidas. Sou testemunha de uma cidadã que foi rejeitada por vários médicos. A rejeição era ocasionada por problemas de pele, o receio era tamanho que desconsideravam o fato dela estar se esvaindo em sangue em cima de uma cama. Relatei o problema para ti e sem fazer qualquer tipo de objeção ou restrição, a atendeu e operou", complementa Bigode.

Compartilhando da mesma linha de pensamento, Anderson de Tuca (PRTB) manifesta a admiração e pontua os esforços do vereador Dr. Manuel Marcos. "Tenho respeito, uma admiração tremanda. Vossa Excelência, enquanto médico, faz um trabalho humanista. Atende a pessoa independente de questões políticas. Sua vida médica não é apenas pautada no interesse político".

"Diversos vereadores já recorreram a ti, inclusive eu. Tenho certeza que este espírito, essa vontade de mudar a realidade da saúde pública e sua competência ultrapassa qualquer dificuldade. Quem ganha com o seu mandato e seus serviços é o povo de Aracaju", conclui Tuca.

Vereador Cabo Didi reclama da falta de gerente na UBS Augusto César Leite

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/03/2020 10h46, última modificação 12/03/2020 10h46
Vereador Cabo Didi reclama da falta de gerente na UBS Augusto César Leite

Foto: César de Oliveira

O vereador Cabo Didi (sem partido) aproveitou o Grande Expediente na tarde de ontem, 11, na Câmara dos Vereadores para desabafar sobre o fato que aconteceu no dia 10, quando foi chamado de indelicado pelo presidente da Câmara, Nitinho, ao reclamar da falta de estrutura da sessão na Assembleia Legislativa. O parlamentae falou ainda sobre a necessidade de implantar o Plano de Carreira dos agentes de trânsito, da falta de gerente na unidade de saúde do Conjunto Santa Tereza, dentre outros assuntos.

"O artigo da casa, diz que a sede da Câmara é na Praça Fausto Cardoso e como houve uma mudança, devido a reforma na Câmara, deveriam ter sido tomadas todas as providências, para que os vereadores pudessem trabalhar e falar, como funcionamento do painel, votação e equipamento de vídeo a serem exibidos pelos parlamentares. Outro detalhe que quero comentar, é que apesar de estarmos no prédio da Assembleia, deveríamos ter toda a estrutura para trabalhar. Aproveito para agradecer ao presidente desta casa por permitir nossa vinda para cá," comentou.

O parlamentar, exibiu um vídeo para parabenizar os agentes de trânsito, que estão trabalhando na avenida Euclides Figueiredo, e que mesmo no sol, vem cumprindo o seu papel.

"Esse pessoal merece o Plano de Carreira, pelo esforço e dedicação em seu trabalho. Conversei com os comerciantes da avenida que estão insatisfeitos com a demora da obra, já que tiveram uma queda grande em seus comércios," frisou.

Durante a sua fala, o vereador Cabo Didi exibiu outro vídeo, mostrando o trabalho executado pelo sargento Elvio, no projeto "A escola vai ao batalhão de Choque, no qual através do judô, desenvolve um trabalho para adolescentes. São 19 judocas que ganharam o campeonato local e irão participar do Campeonato Brasileiro no Rio Grande do Norte e precisam de recursos para chegar à competição”.

"Quero parabenizar o sargento Elvio, que trabalha nesse projeto social, que tira jovens das ruas. Cadê a Bolsa Atleta, para ajudar esses meninos que estão fora das ruas. Vamos pensar em ajudar esse policial, que faz um belo trabalho com os jovens," comentou.

No discurso, o vereador mais uma vez, falou do posto de saúde Augusto César Leite, que está sem gerente. "A informação é que a gerente do posto de saúde, é a mesma do posto da Atalaia e o pior de tudo, é que eu soube que os gerentes estão pedindo para sair, porque não tem condições de trabalho, além de muitos estarem gerenciando dois ou três postos de saúde," explicou.

Ainda durante fala, o vereador mostrou um vídeo do deputado Rodrigo Maia, se pronunciando sobre as eleições presidenciais e comunicando que aceita ser pré-candidato à Presidente da República.

"Esse é o motivo do chororô do dia 15 de março. Um cara desse na presidência é melhor acabar com o Brasil," desabafou Didi.

Para finalizar, o parlamentar exibiu um vídeo convidando a população para estar presente no dia 15 de março, na Orla da Atalaia, para participar da manifestação de apoio ao presidente Bolsonaro.

Inscrições para concurso da Câmara de Aracaju terminam segunda-feira, 16

por Leilane Coelho — publicado 12/03/2020 14h10, última modificação 12/03/2020 15h03

As inscrições para o concurso da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) terminam na próxima segunda-feira, 16, às 16h. Até esta data as inscrições para o certame ainda podem ser feitas pelo site da banca examinadora, a FGV.

Ao todo são 52 vagas, em diferentes áreas, para nível médio/técnico e superior, além da formação de cadastro reserva. 

A taxa de inscrição será de R$ 70 e R$ 80, para os cargos de nível médio/técnico e nível superior respectivamente.

“O governo de Sergipe é desumano e cruel com os doentes renais”, afirma Anderson de Tuca

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/03/2020 12h28, última modificação 12/03/2020 12h28
“O governo de Sergipe é desumano e cruel com os doentes renais”, afirma Anderson de Tuca

Foto: César de Oliveira

Na tarde do dia 11 de março, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) ocupou o pleno da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) com a finalidade de debater sobre o Dia Mundial do Rim - data voltada para a conscientização sobre problemas renais e práticas de prevenção contra doenças do gênero.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (ISN), a campanha deste ano para o Dia Mundial do Rim tem como mote Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina!” e visa reduzir o impacto em todo o mundo das doenças que acometem o rim – sendo o dia comemorado, anualmente, na segunda quinta-feira do mês de Março. A ISN coordena a campanha no Brasil, elaborando materiais educativos sobre fatores de risco para os rins – sendo estes distribuídos para todas as regiões do país.

Utilizando o Grande Expediente para falar sobre o assunto, Anderson de Tuca ainda chamou a atenção para a deficiência do poder público sergipano em deixar cerca de 1.300 pacientes renais à mercê de cuidados – sendo, o principal deles, o transplante de rim. Transplantes do gênero não são realizados em Sergipe desde o ano de 2013.

“Existe uma grande dificuldade para quem precisa fazer transplante aqui no Estado. Sergipe é insuficiente e praticamente inoperante na realização de transplantes, especialmente os renais. Chamo atenção ainda para a diária oferecida para um paciente que precise viajar para outra localidade fora de Sergipe, como São Paulo. Todo mundo sabe que o custo de vida na cidade de São Paulo é altíssimo. Imagine para uma pessoa que será transplantada, ter de se virar com apenas 24 reais e alguns centavos? Isso é inadmissível”, pontuou Anderson de Tuca.

A vereadora Emília Corrêa (PATRI) parabenizou Anderson de Tuca pela iniciativa de falar sobre a causa e subscreveu ao seu discurso. “Parabéns pelo tema. O senhor traz a esta Tribuna a legitimidade do direito a saúde e dignidade da pessoa humana. O quantitativo dado ao paciente renal em relação à diária é de uma irresponsabilidade e perversidade muito grande. Podemos até fazer um comparativo com um político que viaja e que não está doente, que fica em hotel bom, vai de avião e tem acesso a comida boa. Veja que inversão de valores. Olha como o Estado é devedor, principalmente em relação às doenças renais”, pontuou Emília.

O parlamentar Zezinho do Bugio (PTB) também subscreveu à fala do vereador Anderson de Tuca. Zezinho ressalta a necessidade de entendimento do por que de Sergipe não estar mais realizando transplantes – especialmente, renais. “Sensibilizei-me com a fala de Vossa Excelência. Só quem vivencia isso sabe o quanto machuca e dói. É algo tocante, que precisamos buscar o entendimento de quais motivos levam o Estado a não realizar mais transplantes. Possuímos o Hospital Cirurgia, que no passado foi referência na realização de transplantes. Essa realidade tem que voltar. Precisamos nos unir, enquanto parlamentares, para diminuir o sofrimento das pessoas que estão aguardando em filas para a doação de órgãos”, elucidou o vereador.

Vereador Seu Marcos aciona Defesa Civil e Semfas após maré alta no Loteamento Estrela do Oriente

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/03/2020 14h09, última modificação 12/03/2020 14h09
Vereador Seu Marcos aciona Defesa Civil e Semfas após maré alta no Loteamento Estrela do Oriente

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos ( PHS) visitou os moradores do Loteamento Estrela do Oriente, no Bugio, que tiveram suas casas alagadas pela maré alta, nesta terça-feira, 11. Acompanhado por sua equipe, o parlamentar vistoriou casas, córregos, acionou a Defesa Civil e a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social de Aracaju ( Semfas), que atendeu de imediato o chamado do vereador.
“Uma casa foi interditada, os córregos e canais desobstruídos pelas equipes de limpeza e as famílias orientadas pela Semfas, para que possam receber o auxílio moradia. Cheguei na comunidade por volta das 11h e só fui embora quando as equipes chegarem e atenderam os moradores. Quando recebi a ligação e o vídeo da comunidade, vim o mais rápido possível”, esclareceu o parlamentar.
Seu Marcos orienta as comunidades que moram próximas aos córregos, rios e canais de Aracaju. “A Capitania dos Portos de Sergipe emitiu um alerta de maior maré alta prevista para quinta-feira, 12, que deve alcançar 2,40 metros. Nossa cidade tem um histórico de alagamento e aumento de correntezas de rios, a população das regiões vulneráveis precisa ter cautela, em caso de emergência, acionar o poder público o mais rápido possível”, concluiu.
Desde segunda, 10, bairros de Aracaju têm sofrido com o aumento da maré. Equipes da Prefeitura tem atuado para amenizar o sofrimento da população.

Fábio Meireles lamenta a prática excessiva do descarte de lixo nas ruas

por Vinícius Andrade e Alexandra Brito — publicado 12/03/2020 16h05, última modificação 12/03/2020 16h16
Fábio Meireles lamenta a prática excessiva do descarte de lixo nas ruas

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles (Cidadania) utilizou a Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 12, para repudiar ações da população diante da persistência da prática de jogar lixo nas ruas, nas imediações da Avenida Visconde de Maracaju, que ocasiona em alagamentos e congestionamentos recorrentes.

Em discurso, Fábio Meireles relatou que recebeu denúncias que moradores da avenida, na região ao lado da Clínica de Repouso São Marcelo. Muitos reclamaram sobre a falta de educação de parte da população, que teima em jogar lixos nas ruas, fora das lixeiras.

O parlamentar lamentou tal atitude. “Parte da população tira parte do seu tempo para jogar lixo de forma irresponsável fora das lixeiras. Isso me deixa muito triste, porque infelizmente são os próprios moradores que jogam o lixo, e são eles próprios os principais atingidos pelos alagamentos, agravados devido ao lixo que entope os esgotos. Isso quando não acontece algo pior”, repudiou Fábio.

Projeto de Jason Neto permite que doadores de sangue tenham atendimento preferencial

por Élida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/03/2020 16h03, última modificação 12/03/2020 16h03
Durante votações de Projetos de Lei, o vereador Jason Neto (PDT) teve sua PL de número 185/2019 aprovada em 3ª discussão na Câmara Municipal de Aracaju, durante a tarde de terça-feira, 11. O projeto dispõe sobre o atendimento preferencial aos doadores de sangue nos locais que especifica o atendimento prioritário. O vereador explicou que esse projeto representa a valorização das pessoas que escolhem ser doadores e incentiva as pessoas.
“Os doadores de sangue terão atendimento preferencial e prioritário em todos os estabelecimentos comerciais, bancários, de serviço e similares, bem como nas repartições publicas municipais, estaduais e federais instaladas em Aracaju. Fico muito feliz em ter esse projeto aprovado. Ser doador de sangue é um ato de humanidade e deve ser reconhecido e valorizado”, explicou o vereador.
Projeto de Lei
O projeto implica no atendimento preferencial e prioritário aos doadores de sangue, fazendo com que eles não enfrentem filas comuns. Além disso, se enquadram nas medidas que promovam agilidade do atendimento e a prestação de serviços, incluindo serviço bancário, mesmo que o doador não seja cliente da agencia. “ A lei faz com que os doadores sejam incluídos em todos os benefícios preferenciais. Todos os estabelecimentos deverão obrigatoriamente afixar em local visível a informação de que os doadores tem atendimento prioritário”, disse Jason Neto.
Sobre a identificação do doador, o parlamenta explicou que a instituição deverá fornecer ao doador uma carteira que comprove que o mesmo é doador de sangue. “ Todas as empresas e instituições particulares os publicas , postos de coleta e outros locais que procedam coleta de sangue serão obrigadas a fornecer aos doadores uma carteira devendo seguir informação criada pela Secretária Municipal de Saúde. Bem como conter a fotografia do doador e espaço destinado ao registro de doações”, falou Jason. O projeto também determina que a carteira de doador terá validade de cento e oitenta dias contados da ultima doação.

Unanimidade: aprovado PL de Isac que busca regulamentar a criação e exposições de aves da raça-mura

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/03/2020 16h50, última modificação 12/03/2020 19h23
Unanimidade: aprovado PL de Isac que busca regulamentar a criação e exposições de aves da raça-mura

Foto: César de Oliveira

O Projeto de Lei (PL) de número 410/2019, que dispõe sobre a criação, o manejo e a realização de exposições de aves da raça-mura – galo de combate -, no município de Aracaju, de autoria do vereador Isac Silveira (PCdoB), foi votado por unanimidade pelos vereadores de Aracaju, na tarde de quarta-feira, 11.

O PL autoriza a criação e a realização de eventos na capital, nos termos adotados na Portaria nº 1.998 de 21 de novembro de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o qual reconhece o "Manual de Criação e Manejo - Mura - Galo de Combate", descrevendo procedimentos adequados para a criação e manejo destas aves, tendo em conta especificidades inerentes da raça com vistas a atender os princípios que norteiam o bem-estar animal.

Enquanto discutia o PL, Isac abordou uma desenfreada busca dos órgãos públicos para apreender e matar aves em todo o país. “Primeiro é preciso dizer que esses animais, eles fazem parte da fauna brasileira. O MAPA que é o Ministério da Agricultura entende que esse animal não é uma raça que foi formulada em laboratório. O Galo-Mura Brasileiro é originário de nossa terra. Inclusive, são esses galos que fazem o reforço genético das galinhas de granja, das galinhas de capoeira”, explica Isac que também fala sobre a criação dos animais. “Os criadores ao longo dos anos se afeiçoaram pelos animais. É querem ter o direito de, ao menos, criar seus galos. E porque eu digo isso? Por que todos os galos apreendidos em criatórios que não eram rinhas, foram mortos e entregues ou a leões no parque da cidade, ou para os falcões no parque dos falcões”, explica o parlamentar.

“Nós somos formados a partir das ideias. Quem já não ouviu uma expressão pejorativa em relação de um criador de um animal que não habita o ‘status quo’. Quando alguém famoso expõem seu grande cavalo, um animal que vale milhões, todo mundo acha extraordinário. Mas quando passa um homem simples, com um galo nos braços, dizem: já vai alí um, fora da lei. Porque o imaginário do povo trata as coisas dos pobres de forma preconceituosa”, lamenta Isac.

O presidente interino da Associação dos Criadores e Preservadores de Aves da Raça Mura do Estado de Sergipe, Luiz Alberto Santos, fala sobre a luta do vereador Isac. “Sem a presença de um político a força da Associação não tem empoderamento. O vereador Isac funciona como o nosso grande escudeiro. É aquela pessoa que está à frente e abre as portas para levarmos as nossas demandas. Para associação ele é indispensável e de importância fundamental”, disse Alberto.

Por unanimidade os vereadores aprovaram o Projeto de Lei em 1ª discussão e muitos pediram aparte e parabenizaram o vereador Isac. Agora o projeto precisa ainda ser votado em 2ª e 3ª votação, além da redação final.

Anderson de Tuca solicita pavimentação e manutenção nas zonas Norte e Oeste da capital

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/03/2020 17h45, última modificação 12/03/2020 19h21
Anderson de Tuca solicita pavimentação e manutenção nas zonas Norte e Oeste da capital

Foto: Gilton Rosas

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) assinou e encaminhou para a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB) - órgão da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), demandas de Indicações e Solicitações de melhorias para os bairros de Aracaju – pertencentes às Zonas Norte e Oeste da cidade.

 

Para o Bairro São Conrado, considerando as condições indesejáveis de tráfego que se encontram os logradouros: Rua B1 e Av. Francisco José da Fonseca, foram encaminhadas Indicações de pavimentação asfáltica ao secretário de Infraestrutura da EMURB.

 

Já para o Bairro Novo Paraíso, o vereador também encaminhou Indicações para o órgão, visando a substituição das atuais lâmpadas dos postes por lâmpadas de LED na Rua Marinheiro Antônio Brandão, na Rua Espírito Santo, na Rua Cuba, na Rua Canadá, na Rua Alfonso Pena e na Avenida Camilo Calazans.

 

Além do bairro Novo Paraíso, a Rua Jansen Melo e a Rua Piauí – localizadas no bairro 18 do Forte, também receberam Indicações de substituição da atual iluminação. Anderson de Tuca acredita que a participação popular é importante e decisiva neste processo. “ Procuro fazer o meu trabalho de acordo com a demanda que a própria população aracajuana me passa. Os cidadãos aracajuanos são os protagonistas na melhoria das ruas e dos bairros, pois, só eles sabem suas demandas e necessidades”, acredita o vereador.

 

LED e economia 

Segundo dados do LED Planet, o uso diário das lâmpadas de LED em comparação com as convencionais pode ocasionar uma economia de 70% na conta de luz do usuário. Além disso, se acesa por 8 horas/dia, podem alcançar a vida útil de 17 anos. Quando ligada 24 horas por dia, a vida útil alcança 6 anos. Algo que não acontece com lâmpadas convencionais, pois as mesmas possuem vida útil menor, além de ocasionar gastos mais frequentes com manutenções corretivas ao longo do seu uso.

Elber Batalha destaca problemas no trânsito de Aracaju

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/03/2020 17h31, última modificação 12/03/2020 17h31
Elber Batalha destaca problemas no trânsito de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para reclamar do tipo e do tamanho das sinalizações horizontais semafóricas que delimitam faixas de veículos e que foram instaladas nas principais vias de Aracaju.
Para o parlamentar, o maior problema é a altura dos delimitadores que os técnicos da prefeitura colocaram nas vias públicas, questão causando, inclusive, causando danos aos veículos. “O motorista sai de uma via secundária para a principal e vice-versa e não consegue passar devido a altura dessas sinalizações. São extremamente altos e, devido ao impacto com os veículos, com menos de um mês que eles foram instados, vários já foram arrancados. Quando o carro é grande arranca ou quando é mais baixo é capaz de rasgar o pneu do carro. O local de ingresso para as vias é mínimo. No horário de rush os carros estão passando por cima mesmo, porque não conseguem passar para a via que desejam entrar”, disse.
Outra questão abordada pelo vereador é em relação às faixas exclusivas para ônibus em Aracaju. “Em 2017, Edvaldo Nogueira disse que resolveria o problema dessas faixas para ônibus em 6 meses. Acho que ele quis dizer 3 anos e 6 meses porque até agora não se tem uma decisão, ele vive em recorre à justiça, continua multando, mesmo suspensa. Isso gera uma insegurança jurídica”, lamenta.

“Se a prefeitura deixa shoppings cobrarem, não tem moral para fiscalizar e cobrar dos comerciantes”, afirmou Elber

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/03/2020 17h40, última modificação 12/03/2020 19h24
“Se a prefeitura deixa shoppings cobrarem, não tem moral para fiscalizar e cobrar dos comerciantes”, afirmou Elber

Foto: César de Oliveira

Mais uma vez, o vereador Elber Batalha (PSB) volta a reclamar do aumento da cobrança dos estacionamentos dos shoppings de Aracaju, como também a falta de fiscalização por parte da Prefeitura nas leis aprovadas pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Elber explicou que em 2006, quando começou a prática da cobrança dos estacionamentos das universidades de Aracaju, ele foi o autor de um Projeto de Lei, que virou a Lei n*3348/2006 que proíbe no âmbito municipal de Aracaju a cobrança de valores pela permanência de veículos nos estacionamentos de shoppings, faculdades, Universidades e supermercados. “Minimamente, uma quantidade dessas vagas têm que ser gratuitas. Qualquer cidadão que deseja abrir um comércio ou estabelecimento em Aracaju é obrigado a disponibilizar vagas gratuitas de estacionamento. Por que universidades e shoppings, que são estratosfericamente maiores, não têm a obrigatoriedade dessas vagas? Você não pode fazer o que quiser com sua propriedade, sobretudo se existe função social dela. Todo mundo é obrigado a cumprir à constituição. Se a Prefeitura deixa os shoppings cobrarem, não tem nenhuma moral em fiscalizar e cobrar dos comerciantes de Aracaju”, afirmou.
O vereador lembrou que em 2006 conseguiu na justiça que os shoppings fracionassem o valor da cobrança dos estacionamentos. “Naquela época, a Defensoria Pública, através de nossa iniciativa, ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP), questionando porque os shoppings haviam colocado a cobrança no valor de R$4 reais por 4h de permanência. Conseguimos através dessa ACP o fracionamento das horas e os 20 minutos de tolerância”, lembrou.
O parlamentar fez uma cobrança ao prefeito Edvaldo Nogueira para que a Prefeitura de Aracaju fiscalize a lei que proíbe esse tipo de cobrança na capital. “Os comerciantes dos shoppings não concordam com esse aumento porque ele não é revertido em melhorias ou benesses para eles. Pelo contrário, ali ainda tira clientes. Ali é dinheiro puro na mão dos donos dos shoppings. Nos shoppings hoje existem serviços de primeira necessidade, a exemplo do Ceac. A função do estado é regular para que ninguém abuse do poder econômico que tem e que as coisas funcionem de forma eficiente. Portanto, exijo uma postura do prefeito Edvaldo Nogueira nessa questão. A lei está em vigor, se ele não quer cumprir a lei, mande outra para revogá-la. Não cumprir a lei é cometer improbidade administrativa”, alertou.

Bigode lamenta furto de bombas de água das estações de tratamento da Deso no Santa Maria

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/03/2020 08h55, última modificação 13/03/2020 08h59
Bigode lamenta furto de bombas de água das estações de tratamento da Deso no Santa Maria

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Bigode, 1º secretário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), lamentou os furtos das bombas das estações de tratamento da Deso no Santa Maria. O parlamentar destacou que é um absurdo o que vem ocorrendo na região do Santa Maria, onde pessoas não identificadas pela polícia estão furtando bombas de água na região, deixando não só a empresa, mas também a população em apuros. Em virtude desse ocorrido a população vem sofrendo com a falta de água.

Preocupado com o problema, no último dia 04 do corrente mês, Bigode chamou a atenção das autoridades no plenário da câmara, onde veio solicitar providências por parte da segurança pública de Sergipe. 

“A situação é muito grave, quero aproveitar a oportunidade para pedir a SSP que investigue o caso e ao mesmo tempo clamar para essas pessoas que estão praticando esse fato delituoso, que atos dessa natureza prejudica toda a comunidade, inclusive as próprias pessoas que estão agindo dessa forma, deixando todos em uma situação difícil com a falta de água na região”, afirmou Bigode.

Bigode cobra conclusão da Avenida Alexandre Alcino no Santa Maria

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/03/2020 09h02, última modificação 13/03/2020 09h02
Bigode cobra conclusão da Avenida Alexandre Alcino no Santa Maria

Arte: Assessoria do parlamentar

O vereador Bigode, 1°Secretário da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Aracaju, esteve reunido com o prefeito Edvaldo Nogueira, e a principal cobrança foi a conclusão da Avenida Alexandre Alcino, no bairro Santa Maria.

De acordo com o vereador, a avenida já foi feita uma grande parte, faltando agora a parte que começa na rótula que dá acesso ao 17 de Março, até o final de linha do Santa Maria.

Moradores da localidade informam que quando chove, a lama toma conta, já no verão é a poeira que atrapalha a vida da população, inclusive causando doenças aos moradores.

Preocupado com o povo, Bigode, esteve mais uma vez com o prefeito Edvaldo Nogueira, cobrando a conclusão da obra, que na oportunidade foi informado pelo prefeito, que está tomando todas as providências, indo a procura de recursos para a complementação da valorosa obra.

"Sei do esforço do prefeito Edvaldo Nogueira, mas a comunidade está aflita e necessitando que a obra seja concluída, pois só assim, as pessoas terão uma melhor qualidade de vida e consequentemente ficarão mais protegidas das doenças ", relatou Bigode.

Bigode clama para que agências do Banese não sejam fechadas

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/03/2020 09h10, última modificação 13/03/2020 09h46
Bigode clama para que agências do Banese não sejam fechadas

Arte: Assessoria do parlamentar

O vereador Bigode (MDB), mais uma vez, usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para defender a população mais carente de Aracaju. O fato ocorreu no último dia 5, quando o parlamentar solicitou ao governo do Estado de Sergipe que não fechasse agências do Banese no estado e destacou principalmente a agência Governador Marcelo Déda que fica localizada no Bairro Santa Maria.

O vereador afirmou que foi com muito sacrifício a conquista dessa agência que foi instalada na região do Santa Maria, pois a população sofria muito quando necessitava dos serviços bancários.

Em virtude do que foi declarado por intermédio de órgãos do governo, onde pretendiam fazer uma economia com fechamento de algumas agencias do Banese do estado de Sergipe, Bigode solicitou para que não ocorresse esse fato e seu pedido foi atendido.

“Quero agradecer ao governo do estado de Sergipe, que após a nossa exclamação na Câmara de Aracaju informou que suspenderá o projeto de reestruturação das agências do Banese, para que possa realizar outros modelos de negócios”.

Bigode afirma que o bairro São Conrado está esquecido pelo poder público

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/03/2020 09h16, última modificação 13/03/2020 09h16
Bigode afirma que o bairro São Conrado está esquecido pelo poder público

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Bigode usou a Tribuna para informar que o bairro São Conrado está esquecido pelo poder público, ruas esburacadas e as pessoas estão cobrando que serviços sejam realizados em prol da população. O vereador aproveitou a oportunidade para lembrar que a comunidade também está solicitando a reestruturação da Praça que fica nas proximidades da Igreja Católica, pois há muito tempo que a citada praça não passa por uma reforma.

Visando o bem-estar da população, onde a constituição garante o direito ao lazer para todo cidadão, o parlamentar cobrou para que seja realizada a revitalização da praça, tendo como objetivo de agraciar a comunidade, oferecendo lazer para todos.

“Apesar de verificar que a prefeitura de Aracaju vem desenvolvendo um bom trabalho, tenho que ficar atento para as necessidades do povo, sendo assim desenvolvo o meu papel de fiscalizador para proteger a população Aracajuana”, disse Bigode.

Emsurb atende solicitação de Bigode para limpeza da Ponta da Asa

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/03/2020 09h25, última modificação 13/03/2020 09h43
Emsurb atende solicitação de Bigode para limpeza da Ponta da Asa

Foto: Assessoria do parlamentar

Na última quinta-feira, 12, o vereador Bigode teve mais um pedido atendido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Os moradores da Ponta da Asa no bairro Santa Maria procuraram o vereador, e informaram que a região estava necessitando de uma limpeza pública.

Após receber demanda da comunidade, o parlamentar procurou a Emsurb e solicitou que o serviço de limpeza fosse realizado com o objetivo de satisfazer a demanda popular.

Demostrando a eficiência no serviço, logo após a solicitação de Bigode a Emsurb de maneira eficaz realizou a serviço de limpeza, concluindo mais uma etapa de várias que já foram solicitadas pelo vereador Bigode.

“Quero agradecer aos integrantes da Emsurb, nas pessoas do Presidente Luís Roberto Dantas e a assessora de comunicação Ana Karla, agradecer também aos garis pelo trabalho desenvolvido na capital Sergipana, garantindo assim agilidade no serviço e compromisso com o povo”, enfatizou Bigode.

Anderson de Tuca pede punição severa para quem maltrata animais

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/03/2020 09h35, última modificação 13/03/2020 10h17
Anderson de Tuca pede punição severa para quem maltrata animais

Foto: Gilton Rosas

O vereador Anderson de Tuca usou de seu Pequeno Expediente na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira, 12, para falar sobre o Dia Nacional dos Animais - que ocorrerá no próximo sábado, 14.

O parlamentar alertou aos presentes sobre a importância dos bons tratos aos animais. “Pode ser qualquer animal. Devemos cuidar incondicionalmente dos nossos animais e não permitir que sejam maltratados ou negligenciados”, pontuou Anderson de Tuca.

O vereador aproveitou a ocasião para lembrar o projeto “Amo Pet”, de sua autoria. A iniciativa visa à instalação de coletores em toda a cidade, contendo sacos plásticos para os donos de cães e gatos usufruírem – fazendo a coleta das fezes de seu bichinho e descartando-as de maneira correta.

“O nosso objetivo é fazer com que as pessoas evitem sair com seus animais sem fazer o descarte correto de suas fezes, especialmente, pessoas que moram em condomínios. Fico feliz com o propósito do projeto, pois assim, realizamos o desejo de promover a limpeza da cidade e ao mesmo tempo, exercer a cidadania”, frisou Anderson.

Anderson de Tuca ainda relembrou o caso lamentável sobre o cãozinho apelidado carinhosamente de “Manchinha”, ocorrido no ano passado. O animal foi cruelmente assassinado por um segurança de um estacionamento pertencente a uma rede de supermercados do país. “Ninguém fez nada. Não tem uma punição. Não tem leis mais duras para punir culpados por essas atrocidades. Não podemos deixar impunes esses crimes”, disse o parlamentar.

Cabo Didi exibe vídeo da situação caótica dos moradores do Recanto da Paz

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/03/2020 09h37, última modificação 13/03/2020 09h37
Cabo Didi exibe vídeo da situação caótica dos moradores do Recanto da Paz

Foto: Gilton Rosas

Utilizando a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, na tarde de ontem ,12, o vereador Cabo Didi (sem partido), falou da situação dos moradores do Recanto da Paz, no bairro Aeroporto, mostrando o total abandono nas ruas por parte do poder público Municipal.

"A população está insatisfeita com o prefeito Edvaldo Nogueira. Prefeito, quando você vai lembrar dessa comunidade?" frisou o vereador.

Durante a exibição do vídeo, o parlamentar conversou com a senhora Déda, que é moradora do Recanto da Paz. "O meu recado para o prefeito, é que ele venha fazer as obras no Recanto da Paz, porque aqui não mora cachorro não,"comentou a moradora.

Já na avenida Silvero Fontes, que dá acesso ao conjunto Santa Tereza e zona de expansão, foi constatada a necessidade de um quebra-mola ou uma placa de "pare". " Nós já encaminhamos ofício para a SMTT, mas até o momento não foi resolvido, deixando os motoristas a mercê de acidentes,"explicou.

Outro problema encontrado durante a ronda de fiscalização na avenida Senador Júlio César Leite, localizada no canal Beira Mar, foi com relação às obras de rampas e passeio para acesso de moradores. Há 20 anos que a Associação dos moradores do Santa Tereza, o Combasa, Karine e o deputado Valadares Filho, lutam para que as rampas e passeio, sejam afinal concluídas . "Há mais de 100 dias que as obras estão paradas e já estão roubando a grama, quando a obra for inaugurada não terá grama para colocar," alertou o vereador Cabo Didi.

Américo de Deus parabeniza diretoria do Banese por suspender fechamento de agências

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/03/2020 10h03, última modificação 13/03/2020 10h03
Américo de Deus parabeniza diretoria do Banese por suspender fechamento de agências

Foto: Gilton Rosas

Na tarde de quinta-feira, 12, o vereador Américo de Deus (Rede) utilizou a Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) durante a 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar sobre a decisão da diretoria do Banese em não fechar 17 agências no interior e na capital sergipana. O parlamentar que havia se manifestado contra a decisão do encerramento das atividades das agências, repudiando tal medida, veio a público parabenizar a diretoria do Banese pela suspensão da decisão.
“Quero informar que ontem a diretoria do Banese convocou a imprensa para anunciar que não fechará 17 agências do banco. Inicialmente, eles haviam tomado a decisão como medida de reestruturação das agências. Após sofrer diversas críticas da população, dos vereadores, deputados, prefeitos, mídia e sindicatos, dentre outros, de que Sergipe seria prejudicado com esse processo de enxugamento, resolveram suspende tal decisão. Eu, enquanto baneseano, não poderia deixar de lutar contra a privatização do Banese. Utilizei a Tribuna desta Casa, a grande mídia, além das redes sociais para defender esse banco que tem dado sim seu retorno ao Estado”, declarou Américo.
Não é a primeira vez que o parlamentar defende o Banco do Estado de Sergipe na Tribuna. Américo sabe que o Banese oferece retorno social e financeiro dentro de Sergipe. O banco tem 58 anos de existência, possui mais de 3 mil funcionários diretos e indiretos e mais de 1 milhão de clientes.
Outro tema que também compõe a pauta do vereador é a falta de valorização dos servidores municipais, pelo prefeito de Aracaju. “Quero cobrar a Edvaldo Nogueira o reconhecimento e valorização do servidor municipal. As perdas salariais estão em cerca de 12,62%, devido ao processo inflacionário que diminui o poder de compra do servidor. Prefeito, neste restante de mês valorize os servidores”, disse Américo em seu pronunciamento.

Moradores de Aracaju ressaltam as qualidades da capital sergipana

por equipe Ascom CMA — publicado 13/03/2020 12h50, última modificação 13/03/2020 12h50
Moradores de Aracaju ressaltam as qualidades da capital sergipana

Foto: César de Oliveira

No dia 17 de março deste ano, Aracaju comemora 165 anos e moradores ressaltam seu carinho pela capital sergipana. Cidade maravilhosa, fantástica, jovem, boa de ser viver, de fazer amizades e com um charme único são alguns dos atributos concedidos à capital sergipana, por quem nela reside, nascidos aqui ou em outras localidades.

O comerciante Antônio Carvalho é natural de Itabaiana (SE) e mora na capital sergipana há 45 anos. Neste tempo em que reside na cidade, Antônio disse que admira a hospitalidade e acolhimento dos moradores. “As pessoas daqui são super educadas e prestativas. Se eu pudesse definir a cidade em uma palavra seria maravilhosa”, destacou. Além disso, disso o comerciante ressaltou a limpeza e organização de Aracaju.

Apesar dos elogios, Antônio Carvalho analisou que ainda existem muitos espaços vazios na área da Zona de Expansão da cidade que poderiam ser ocupados para aliviar outras áreas com uma concentração maior de pessoas. “A cidade está se desenvolvendo e precisa expandir mais ainda a habitação para outros bairros”, opinou. No mesmo sentido, o comerciante falou da necessidade de abrir novas avenidas e deixar o trânsito mais fluído.

O guardador de carros do Centro da cidade Adelmo dos Santos, mais conhecido por Neguinho disse que Aracaju é uma boa cidade para se viver pois, é um lugar pequeno e que todos se conhecem. “Aracaju é tudo para mim. É fácil fazer amizades aqui no meu trabalho e também na região onde moro, no Conjunto Bugio”, relatou.

Para o empresário Abel Santana Gonçalves de Oliveira, 46 anos, proprietário do Luzitânia Lanches e nascido na capital sergipana relata que Aracaju é uma cidade fantástica, jovem e com um charme único. “É uma cidade formada por pessoas de bem, maravilhosas e pacíficas, um clima muito bom, planejada, é uma cidade admirável para se morar, pois tudo é perto, muitas praias, shoppings, parques e outros lugares de lazer”, deslumbrou Abel.

Contexto Histórico

Foi em 17 de março de em 1855 que atual a capital sergipana foi fundada. Na época o então povoado de Santo Antônio de Aracaju foi elevado à condição de município e de capital da Província de Sergipe Del Rey por meio do seu presidente, Inácio Joaquim Barbosa, chamando-se apenas Aracaju.

Até 1855, a capital da Província era São Cristóvão. Mas por conta de necessidades econômicas, em especial por ser uma cidade litorânea, o que ajudaria no escoamento de produtos, Aracaju (nome tupi que significa Cajueiro dos Papagaios) acabou sendo alçada à condição de capital, posto que ocupa até hoje.

Aracaju foi uma das primeiras cidades brasileiras realmente planejadas, sendo feita com o objetivo de atender as necessidades de Sergipe. Para isso, Inácio Barbosa contratou o engenheiro Sebastião José Basílio Pirro para pensar a cidade, que inicialmente tinha quarteirões simétricos que lembravam um tabuleiro de xadrez.

CMA fundada 13 dias depois

A Câmara Municipal de Aracaju foi criada praticamente no mesmo período em que Aracaju foi fundada e tornou-se capital da Província. Foi instalada inclusive no mesmo mês e ano - março de 1855. A documentação disponível revela que no final do mês de março de 1855 os oito primeiros vereadores aracajuanos já estavam trabalhando. Como o primeiro registro sobre as atividades da Câmara data do dia 30 de março, decidiu-se que esta seria a data na qual seria comemorado anualmente o aniversário de instalação da entidade.

Presidente do Setransp recebe Título de Cidadão Aracajuano de autoria do vereador Juvêncio Oliveira

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/03/2020 11h55, última modificação 13/03/2020 11h54
Presidente do Setransp recebe Título de Cidadão Aracajuano de autoria do vereador Juvêncio Oliveira

Foto: Gilton Rosas

Uma noite repleta de homenagens e de grande destaque para a mobilidade urbana de Aracaju. Foi assim a solenidade de concessão de Título de Cidadão Aracajuano ao empresário e presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju – SETRANSP, José João Alberto Almeida do Nascimento, natural de Pernambuco. A honraria, de autoria do vereador Juvêncio Oliveira (DEM), foi entregue nesta quinta-feira , 12,na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), em nome da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) que está com o prédio em reforma.

 Para Juvêncio Oliveira, a iniciativa de homenagear Alberto Almeida, representa um desejo além do profissional. “Tenho a honra de conhecer as grandes versões de Alberto, seja enquanto profissional, cidadão, bem como, esposo, pai de família e amigo. Há sete anos, Alberto chegou em nossa cidade para fazer história. Sempre discreto, Alberto assume postos em instituições que são essenciais para o desenvolvimento da nossa capital. Com seu vasto conhecimento e formação na área de direito, com especialização em administração, Alberto capacita mais de mil colaboradores na empresa Viação Atalaia, além de toda sua gestão no Setransp e na Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Alagoas e Sergipe - FETRALSE . Eu, enquanto representante de uma sociedade, agradeço por toda dedicação e trabalho desenvolvido pelo nosso homenageado", declara o vereador.

Cercado por familiares e amigos, Alberto Almeida fez de seu discurso um verdadeiro agradecimento à Aracaju, terra denominada como acolhedora por ele, sua esposa Sandra e seus filhos, Rafael e Amanda. "Aracaju me recebeu de braços abertos e, não foi diferente com a minha família, que mesmo ainda residindo em Recife, tem esta capital como sua segunda casa. Ao amigo Juvêncio Oliveira e aos demais vereadores, registro meu mais profundo agradecimento por este título e tamanha homenagem. Seguirei fazendo o melhor por esta sociedade, que ao longo dos anos passou a usar o transporte público de maneira mais segura, organizada e digna. Isto tudo é fruto de um trabalho coletivo, entre o serviço municipal e o privado", pontua o novo Cidadão Aracajuano.

Alberto Nascimento também tem grande reconhecimento e carisma junto à imprensa, pois o empresário é um dos grandes impulsionadores do Prêmio Setransp de Jornalismo, o qual foi realizada sua 10ª edição este ano.

Também prestigiaram a solenidade, os vereadores Vinícius Porto (DEM), Seu Marcos (PHS), Lucas Aribé (PSB) e o presidente da Casa, Nitinho Vitale (PSD), além do superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, representando o prefeito Edvaldo Nogueira, bem como, o secretário municipal de Governo, Jorge Araújo Filho, além de grandes nomes da sociedade aracajuana.

Professor Bittencourt participa de reunião com Presidenta Nacional do PCdoB na cidade de Recife

por David Rodrigues, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/03/2020 12h10, última modificação 13/03/2020 12h10
Professor Bittencourt participa de reunião com Presidenta Nacional do PCdoB na cidade de Recife

Foto: Diego Galba

O vereador professor Bittencourt (PCdoB) viajou à Recife para participar de uma reunião com Luciana Santos, Presidenta Nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco. O parlamentar chegou a utilizar a Tribuna na Sessão Ordinária da última terça-feira, 10, para comunicar a sua ausência nas sessões seguintes, em virtude da viagem.

A reunião ocorreu na quinta-feira, 12, e tratou especificamente sobre o projeto eleitoral do PCdoB em Sergipe, o quadro político nacional e também foi discutida as chapas que serão montadas tanto em Aracaju, como nas demais cidades.

“Apontamos para a presidenta nacional do PCdoB as perspectivas que nós construímos e ela se colocou completamente à disposição e comprometida no sentido de viabilizar as condições necessárias para que possamos efetivar todo o nosso planejamento eleitoral deste ano”, afirmou o parlamentar.

O Parlamentar, que também é presidente estadual do PCdoB em Sergipe, vem trabalhando para montar uma chapa competitiva em Aracaju e nas demais cidades sergipanas. “Em Aracaju teremos uma chapa completa composta por 36 candidatos. Estamos construindo uma chapa muito competitiva com nomes importantes no cenário político de Aracaju, nomes que já foram testados e também nomes que se lançam pela primeira vez como candidatos. Uma chapa com a participação de mulheres diversas de movimentos sociais, mulheres que já foram candidatas e também que não foram”, explicou.

Além de Bittencourt, o vice-presidente do PCdoB em Sergipe, Edval Góis, também participou da reunião.

CMA concede título de Cidadão Aracajuano ao deputado estadual Luciano Bispo

por Eduardo Costa e Alexandra Brito — publicado 15/03/2020 12h00, última modificação 15/03/2020 12h00
CMA concede título de Cidadão Aracajuano ao deputado estadual Luciano Bispo

Foto: China Tom

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concedeu nesta sexta-feira, 13, o título de Cidadão Aracajuano ao deputado estadual Luciano Bispo. Luciano, que é presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), recebeu a honraria no Plenário da Casa que comanda. A autoria da homenagem foi do presidente da CMA, vereador Nitinho (PSD).

Natural de Itabaiana, Luciano Bispo foi prefeito de sua cidade por quatro vezes, antes de assumir o cargo de deputado estadual. Desde 2015, o parlamentar é o presidente da Alese. E a homenagem não poderia vir em dia melhor: ele completou 66 anos de idade neste dia 13 de março.

“Agradeço a Deus, ao presidente Nitinho e a todos os vereadores de Aracaju em fazer essa homenagem, que me satisfaz e me engrandece muito mais. Quero dizer a Aracaju: meu muito obrigado! Nós itabaianenses frequentamos muito essa cidade, trabalhamos nela, usufruímos dela e a ajudamos a crescer. Por isso para mim é uma felicidade sem tamanho ser cidadão aracajuano”, disse Luciano.

Autor da honraria, Nitinho não escondeu a felicidade com o momento e destacou a integridade do homenageado na política. “É com muita alegria que concedemos esse título. Luciano é uma pessoa com grandes serviços prestados a Aracaju e prefeito. Foi quatro vezes prefeito de Itabaiana, uma pessoa extraordinária. Ficamos muito felizes e temos o privilégio em saber que estamos homenageando um político de palavra, que tem compromisso com a sociedade. Se trata de um homem que gosta do povo”, declarou.

Além de Nitinho, também estiveram presentes os vereadores Palhaço Soneca (sem partido) e Zezinho do Bugio (PTB). “Todo o estado de Sergipe conhece o caráter, a significância deste homem leal de Itabaiana que é Luciano Bispo. É um momento de alegria e felicidade, e que ele se sinta abraçado pelo povo aracajuano e pela CMA”, afirmou Soneca.

“É um momento muito importante para Luciano, que hoje recebe uma grande comenda justo no dia de seu aniversário. É um momento de alegria, de festa, de prestigiar esta entrega merecida”, completou Zezinho.

Autoridades importantes estiveram presentes, como o atual governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, e os ex-governadores Jackson Barreto e Albano Franco. “É uma homenagem justa, com toda sinceridade. Luciano Bispo é um amigo, um político com relevantes serviços prestados ao Estado de Sergipe. Além de ser um grande sergipano, é um grande itabaianense, e já de coração ele já se sentia um grande aracajuano, mas agora com o título isso se oficializa. Aracaju ganha mais um filho oficial, que vai continuar defendendo os interesses sergipanos e aracajuanos. Parabéns a Luciano e à CMA por ter concedido este título a um cidadão que todos nós queremos bem”, lembrou o governador Belivaldo.

Prorrogado o prazo para pagamento do boleto bancário para o concurso da Câmara de Aracaju

por Equipe CMA — publicado 17/03/2020 13h20, última modificação 17/03/2020 16h12
Colaboradores: Ascom CMA
Prorrogado o prazo para pagamento do boleto bancário para o concurso da Câmara de Aracaju

ASCOM CMA

A Câmara Municipal de Aracaju e a Fundação Getúlio Vargas, em virtude do feriado do aniversário de 165 anos da cidade de Aracaju, prorrogou o prazo para a reimpressão dos boletos bancários e do prazo de pagamento da taxa de inscrição para o concurso público da CMA até esta quarta-feira, 18. As demais datas do cronograma foram mantidas.

Ao todo são 52 vagas, em diferentes áreas, para nível médio/técnico e superior, além da formação de cadastro reserva.

A taxa de inscrição será de R$ 70 e R$ 80, para os cargos de nível médio/técnico e nível superior respectivamente.

Vereador Anderson de Tuca alerta população sergipana para cuidados com o coronavírus

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/03/2020 09h30, última modificação 19/03/2020 14h24
Vereador Anderson de Tuca alerta população sergipana para cuidados com o coronavírus

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou no último sábado, 14, o primeiro caso de coronavírus (COVID-19) registrado em Sergipe. Trata-se de uma mulher vinda da Espanha, residente em Aracaju, de 36 anos de idade. A paciente cumpre quarentena em isolamento domiciliar.

Ainda segundo o órgão, existem mais 9 casos suspeitos no Estado. Tais casos só podem ser confirmados com o reconhecimento oficial dado pelo Ministério da Saúde. Diante de um possível surto de COVID-19 no Estado, o parlamentar Anderson de Tuca, alerta aos sergipanos para dar início às medidas de prevenção, com a finalidade de evitar a contaminação pelo vírus e sua disseminação.

Transmissão do coronavírus e formas de contágio

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Instituto Emílio Ribas e Ministério da Saúde, a transmissão do vírus ocorre em ambientes abertos e fechados, onde existam pessoas contaminadas. Estas pessoas são emissoras do vírus a partir do momento que tossem, falam e espirram – as gotículas de saliva entram em contato com mucosas como a boca, os olhos e o nariz, acontecendo assim, a infecção.

O Coronavírus também pode ser transmitido em apertos de mão, beijos e abraços - dados por pessoas contaminadas em pessoas não portadoras do vírus. Além disso, celulares, maçanetas, corrimão de escadas, campainhas, teclado de computador ou apoio de transportes públicos também podem tornar-se formas de contágio para o coronavírus.

Sintomas da doença

Os sintomas mais comuns constituem tosse seca ou com secreção e febre acima de 37º. Outros sintomas podem ocorrer, como: dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia. Os sintomas mais graves incluem dificuldade respiratória aguda e insuficiência renal.

Prevenção e autoproteção

De acordo com informações da OMS, Instituto Emílio Ribas e Faculdade de Medicina da USP, uma das principais formas de prevenção contra o coronavírus é lavar as mãos frequentemente. Usar álcool para a desinfecção das mãos também é outra sugestão. Dentre as demais recomendações, estão: evitar multidões; usar máscara caso apresente sintomas; evitar tocar nos olhos; nariz e boca antes de desinfetar as mãos; limpar com álcool objetos tocados com frequência; evitar formas de cumprimento com beijos no rosto, apertando as mãos ou abraçando; manter distância de pessoas tossindo ou espirrando ou, em casos próprios de crise tosse ou espirro, elevar a parte interna do cotovelo em direção do rosto.

Coronavírus: "Não estamos preparados", diz Cabo Amintas em entrevista ao Cinform

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/03/2020 09h40, última modificação 18/03/2020 09h41
Coronavírus: "Não estamos preparados", diz Cabo Amintas em entrevista ao Cinform

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Cabo Amintas (PTB) concedeu entrevista exclusiva para o jornalista Habacuque Villacorte do Jornal Cinform, de Aracaju, edição desta segunda-feira, 16.

Dentre os temas abordados, Amintas falou sobre a suspeita de fraude na empresa que fará a reforma do prédio da Câmara Municipal de Aracaju, denúncia que está investigando.

Durante a entrevista, também falaram sobre a repercussão da "Máfia dos Shows" em que Amintas foi um dos denunciantes em rede nacional no programa do jornalista Roberto Cabrini. Depois, continuaram falando sobre reformas realizadas pela prefeitura de Aracaju, onde Amintas criticou as inaugurações de obras inacabadas e justamente no ano eleitoral, a exemplo da obra da Avenida Euclides Figueiredo.

Além disso, o parlamentar antecipou que está apurando uma denúncia de suposto desvio de dinheiro público de uma Secretaria da Administração Municipal, ainda não revelou qual secretaria.

Em seguida foi questionado sobre as estratégias políticas para as eleições de 2020. Cabo Amintas recebeu alguns convites para filiação, mas optou por continuar no mesmo grupo com tendências que seguem seus ideais, mudando apenas para o Partido Social Liberal (PSL) por ter maior tempo de televisão para mostrar seu trabalho.

Depois continuaram falando sobre a gestão municipal do Prefeito Edvaldo Nogueira, a qual Amintas considera desastrosa. "O prefeito tenta enganar o povo passando a impressão de que tem obras na cidade toda, mas por que não fizeram isso durante os três anos?", questionou.

De forma antecipada, o vereador comentou sobre o caos que pode se transformar a cidade, caso o coronavirus chegasse aqui. "Nós não temos estrutura. A prefeitura deu como referência o hospital da Zona Sul para o atendimento que teria 28 leitos. Isso não é verdade! Lá não tem essa quantidade de leitos! Você imagine o caos que esse vírus já causou na Europa, em países desenvolvidos? Se ele chegar aqui vai ser um caos porque não estamos preparados! Ou começa a agir agora, com as autoridades de saúde ou vai ficar muito ruim", alertou.

Para concluir a entrevista, o jornalista perguntou a opinião de Amintas sobre o trabalho da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). "Falta investimento à Guarda Municipal. O prefeito pegou uma pessoa que não tem experiência alguma e que entrou apenas para receber as ordens do Coronel", concluiu.

Durante live Cabo Amintas comenta sobre a pandemia do coronavírus

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/03/2020 09h55, última modificação 18/03/2020 09h59
Durante live Cabo Amintas comenta sobre a pandemia do coronavírus

Foto: Assessoria do parlamentar

Antes de contar o propósito da visita a Feliciana, Amintas iniciou a live falando um pouco sobre a carreata organizada em todo o país em apoio ao Presidente Jair Bolsonaro, da qual participou. "A carreata de manifestação foi boa e serviu para mostrar que o povo quer dizer: chega de corrupção", comentou.

Em seguida tratou do assunto que está assustando o mundo inteiro, a pandemia do coronavírus. O apresentador explicou que, além das notícias divulgadas no Brasil, ele buscou informações com pessoas na Europa, continente onde o vírus atingiu mais gente. "Falei durante esses dias com amigos e jornalistas que vivem em Portugal e Espanha. Eles me afirmaram que estão confinados em casa, em estado de alerta e sob a pena de multa caso alguém saia para as ruas. A preocupação é realmente grande, muitas pessoas pegaram o vírus que está se espalhando pelo mundo", relatou Amintas.

Depois continuou falando o por quê da sua presença na casa de Feliciana. Explicou que por medida de precaução, devido a esse momento, não entraria no quarto dela para fazer imagens correndo o risco de fragilizar, ainda mais, sua saúde. "Iniciamos uma campanha para ajudar Maria Feliciana, uma grande mulher que levou o nome de Sergipe para o mundo. Hoje viemos trazer a ajuda que conseguimos arrecadar com o pessoal do nosso gabinete, alguns sacos de cimento que vão contribuir para a reforma de sua casa e melhorar o seu atendimento médico domiciliar", revelou.

Sobre a pandemia de coronavírus, foram registrados, até a noite desta segunda, 5 casos da doença no estado. Cabo Amintas enfatizou sua preocupação com os profissionais da saúde e com operadores da Segurança Pública, os policiais civis, militares e bombeiros que estão trabalhando em contato com vários detentos sem as medidas protetivas. "O governo tem a obrigação de proteger esses profissionais, deve distribuir materiais de limpeza, álcool gel, máscaras e luvas para todos. Ainda hoje faremos visitas às delegacias para verificar essa situação.

Para finalizar, Amintas criticou os empresários donos de farmácias, supermercados e distribuidoras de água mineral pela falta de humanidade e o aproveitamento da situação de pandemia do vírus para aumentar os preços dos produtos chegando até, em algumas situações, a triplicar os valores. "Brasileiro é um povo alegre que não se entrega às dificuldades, mas também existem os malandros que gostam de se aproveitar nos momentos difíceis. Então quem puder, faça suas compras de água, alimentos e farmácia para permanecer em casa com mais tranquilidade", orientou.

NOTA OFICIAL: Câmara suspende Sessões

por Equipe Ascom/CMA — publicado 18/03/2020 13h00, última modificação 18/03/2020 13h16

Em virtude do Decreto n° 6.907/2020, editado pelo prefeito no dia 16 de março, que dispõe sobre medidas preventivas de emergência e de enfrentamento ao corona vírus, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Josenito Vitale, faz saber:

As sessões da Câmara Municipal de Aracaju estão suspensas. Somente acontecerão se houver necessidade de votação de alguns projeto urgente e de grande relevância para a população. Nesses casos, os vereadores serão avisados previamente pelo presidente e a assessoria da Mesa;

Caso venha a ocorrer alguma Sessão para votação, está suspenso o acesso de pessoas ao prédio da Assembleia Legislativa (onde estão sendo realizadas as sessões ordinárias da CMA), exceto os parlamentares e servidores da Casa necessários para a realização da Sessão;

O Poder Legislativo Municipal está aberto em seus canais de Comunicação e também da Ouvidoria para o atendimento à população.

A restrição atende o decreto acima citado que, em seu artigo 4°, suspende todas as atividades públicas em locais fechados com mais de 50 pessoas.

O presidente explica que a medida está sendo tomada com o objetivo de preservar a saúde, tanto dos servidores que dão suporte aos trabalhos dos vereadores, bem como dos parlamentares.

Américo fará PL em memória da arquiteta Lúcia Condorelli

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/03/2020 14h11, última modificação 18/03/2020 14h11
Américo fará PL em memória da arquiteta Lúcia Condorelli

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Américo de Deus (Rede) esteve reunido na última sexta-feira, 13, em seu gabinete, com Léo e Fábio, esposo e filho da arquiteta Lucia Condorelli. A arquiteta é reconhecida pelo seu trabalho, que dentre suas obras de destaque está a concretização da Orlinha do Bairro Industrial, considerada a primeira grande obra turística da Zona Norte de Aracaju.

“Eu recebi duas personalidades ilustres em meu gabinete que são Léo e Fábio, esposo e filho da querida Lúcia Condorelli, arquiteta da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que faleceu recentemente. Na oportunidade, seu filho que também é arquiteto lançou uma sugestão sobre fazer um projeto em memória de Lucia, uma homenagem ao seu profissionalismo e arte na qual realizou projetos que engradeceram Sergipe”, explicou Américo de Deus.

O vereador diante da sugestão se comprometeu em fazer um projeto de lei (PL) no qual a arquiteta possa receber a justa homenagem. De acordo com o paramentar o PL será protocolado nos próximos dias contendo a assinatura do esposo e filho da profissional.

“É uma verdadeira crise socioeconômica, mas juntos conseguiremos vencer”, declara Juvêncio

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/03/2020 15h40, última modificação 18/03/2020 15h41
“É uma verdadeira crise socioeconômica, mas juntos conseguiremos vencer”, declara Juvêncio

Foto: César de Oliveira

A partir dos últimos dados apresentados pelas Secretarias estaduais de Saúde, os quais apresentam 370 infectados com o Covid-19, em 18 estados do Brasil e no Distrito Federal,o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) prestou total apoio à decisão do presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho Vitale (PSD), em suspender as sessões da Casa, a partir desta quarta-feira 18, aguardando novas diretrizes, em virtude do Decreto n° 6.907/2020, editado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que dispõe sobre medidas preventivas de emergência e de enfrentamento ao Coronavírus.

O caos que parecia ser algo até distante da nossa realidade, chegou em nosso país e já trouxe indícios para a nossa cidade e nosso estado, estamos vivendo dias difíceis, que necessitam do comprometimento de todos, em especial, daqueles que estão saudáveis e não pertencem ao grupo de risco. Parabenizo o prefeito e o nosso governador por abraçarem a causa de maneira tão respeitosa e ética. Sabemos que é uma verdadeira crise socioeconômica, mas juntos conseguiremos vencer com saúde, isto é o que importa”, pontua o vereador ao complementar que se enquadra no grupo de risco: “ não devemos criar pânico, falo isso com propriedade, uma vez que me enquadro no grupo de risco, por ser diabético e hipertenso , quero apenas ressaltar á população que todas as medidas apresentadas são aspectos há anos discutidos em nosso país. Precisamos ser mais cuidadosos não só agora, mas sempre”.

Quando questionado sobre o andamento dos trabalhos legislativos, Juvêncio, que também é presidente da Comissão de Justiça da Casa, enfatiza: “Estamos falando de um dos direitos e garantias fundamentais de todo cidadão, que é o direito à saúde. A partir do momento em que nos resguardamos, estamos prevenindo lá na frente. Suspendemos as sessões da Câmara, as quais estão sendo realizadas no prédio da Assembleia Legislativa, - enquanto a Câmara passa por reforma estrutural - , como forma de nos somar a esta causa, a este período de quarentena. Entretanto, a qualquer tempo que haja urgência e necessidade de votação a favor do povo, estaremos atuando de maneira eficaz e breve”, esclarece.

Sobre o assunto, o vereador também pontua que os trabalhos realizados por cada parlamentar e suas equipes seguem cronogramas específicos e individualizados. “ Tenho certeza que todos os colegas seguirão as orientações das entidades reguladoras da saúde e estarão priorizando o trabalho via celular, home office, paralisando os gabinetes, mas, sem jamais, deixar de prestar apoio e atenção à população. A internet está ao nosso lado. Eu e minha equipe estaremos atento aos canais de comunicação para darmos andamento ao que for necessário e imprescindível “, finaliza.

Vereador Zezinho visita novo comandante do 28º Batalhão de Caçadores

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/03/2020 09h10, última modificação 19/03/2020 11h59
Vereador Zezinho visita novo comandante do 28º Batalhão de Caçadores

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Zezinho do Bugio aproveitou a manhã desta quarta-feira, 18, para uma visita ao novo comandante do 28º Batalhão de Caçadores, batalhão Campo Grande, o tenente-coronel Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti. Além de desejar as boas-vindas, o parlamentar também conheceu projetos sociais desenvolvidos pelo exército no país.

“O Exército sempre foi um grande parceiro para projetos sociais em nossas comunidades. Hoje, acolho com muita honra o tenente-coronel Magalhães, que já tem uma longa história. Aproveitamos para dialogar acerca de importantes assuntos que fazem parte da vida de todos o sergipanos e alinhar novas parcerias que vão beneficiar nossa população. Como disse a ele, nosso mandato está a disposição”, enfatizou. 

O vereador lembrou ainda que o trabalho realizado pelo comandante em outros batalhões já referenciam o merecimento do Título de Cidadão Aracajuano. “Até mesmo antes da sua chegada, já ouvia falar do trabalho que Magalhães realizou em diversas outras cidades. Sabemos que a missão de um militar do exército não é fácil e devemos prestar homenagens pelo importante serviço desenvolvido”, destacou Zezinho. 

O comandante também destacou ao vereador alguns trabalhos de cunho social que o exército desenvolve no Brasil, inclusive em Sergipe. Na oportunidade, explicou ainda da possibilidade da implementação do PROFESP no futuro complexo esportivo no espaço do batalhão. O vereador, por sua vez, se colocou à disposição para auxiliar no que for necessário para a busca de recursos.

O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, a partir de 6 (seis) até os 18 (dezoito) anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. E tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.

Américo atende chamado da comunidade e faz vistoria no Porto Dantas e Aeroporto

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/03/2020 14h34, última modificação 19/03/2020 14h34
Américo atende chamado da comunidade e faz vistoria no Porto Dantas e Aeroporto

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Américo de Deus (Rede) cumprindo seu dever, que também é fiscalizar as obras do Executivo, vistoriou algumas localidades de Aracaju. O parlamentar atendeu ao pedido das comunidades e esteve no Bairro Aeroporto e Porto Dantas.

“Fui ao Residencial Beira Mar II, no Bairro Aeroporto, e constatei problemas no sistema de drenagem na Rua Doutor Jorge Ricardo Rocha. Ali o esgoto estava escoando 'a céu aberto'. Fui verificar pessoalmente essa situação e notei que o problema foi causado por um sistema de interligação do esgotamento sanitário instalado sem autorização da Deso. Vou fazer um pedido a Deso e notificar à Emurb para que faça o ajuste do sistema de drenagem no local”, disse Américo.

Ainda no Bairro Aeroporto, na Av. Augusto do Prado Leite, nas proximidades das obras onde a avenida interliga-se à rota de fuga, a Prefeitura de Aracaju não deixou, na passarela, espaço para fluidez da água da chuva. “A saída é abrir valetas na passagem para pedestres e ciclistas. Ainda farei a intermediação com a Emurb. Na mesma região, Beira Mar 1 e 2, na Rua Alameda dos Abais, o recapeamento asfáltico não foi nivelado, e está acumulando água. Pedirei que a Emurb faça o reparo e deixe a avenida uniforme”, acrescentou o parlamentar.

Já no Bairro Porto Dantas, o pedido da comunidade refere-se à melhoria no sistema de drenagem. “Fui ao Porto Dantas para verificar a obstrução do sistema de drenagem. Isso ocorre porque o diâmetro do cano é pequeno e as caixas estão emperradas. Utilizamos nosso mandato para servir a comunidade, portanto, continuo cumprindo a função de vereador. Esse é o motivo de atender também ao chamado dos moradores da Rua Gerson Farias, onde o esgoto jorra a 'céu aberto', causando prejuízos à comunidade”, concluiu.

Américo de Deus defenderá PL que regulamenta taxa do ‘Habite-se’

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/03/2020 14h43, última modificação 19/03/2020 14h43
Américo de Deus defenderá PL que regulamenta taxa do ‘Habite-se’

Foto: Assessoria de Imprensa

Dando continuidade às atividades parlamentares, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve reunido, na última sexta-feira (13), com membros do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Sergipe (Creci-SE), para debater sobre o Projeto de Lei que regulamenta a taxa do 'Habite-se', cobrada pela Prefeitura Municipal aos proprietários de imóveis na capital.

“Estive na tarde de sexta-feira, participando de uma reunião com os membros da diretoria do Creci/SE e com o nosso assessor jurídico, Dr. Ludwig, para debater sobre o Projeto de Lei Complementar, que está tramitando na Câmara de vereadores, o qual altera a Lei 165/2017. No artigo 6º traz nova redação, com objetivo de reduzir os custos em decorrência de uma cobrança de taxa, cobrada pelo executivo municipal, que consideramos abusiva e extorsiva”, explicou Américo.

De acordo com o parlamentar, o PL trará flexibilização, possibilitando uma cobrança mais justa. “A Lei atual onera esses proprietários. Portanto, queremos trazer o equilíbrio para as taxas cobradas. Esse projeto vai regularizar e cobrar um valor justo. Foi uma reunião para comunicar que vamos defendê-lo e também pediremos apoio aos colegas vereadores”, finalizou o parlamentar.

PL que nomeia Praça em Areia Branca já tramita na CMA

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/03/2020 14h59, última modificação 19/03/2020 14h59
PL que nomeia Praça em Areia Branca já tramita na CMA

Foto: Assessoria de Imprensa

Já está tramitando na Câmara Municipal de Aracaju, o Projeto de Lei nº 424/2019, de autoria do vereador Dr. Gonzaga (MDB), que denominada “Praça Bom Jesus”, o espaço público sem nome, localizado entre as ruas A, C, E e F, no Loteamento Areia Branca, Zona de Expansão (Areia Branca).

Segundo o parlamentar, o projeto tem como objetivo atender aos pedidos dos moradores do povoado, que reivindicam que o espaço seja transformado em uma área de lazer para a comunidade, uma vez que não existe nenhuma praça na região.

“Inicialmente, solicitamos a nomeação oficial para que seja colocada a devida placa, o que irá facilitar a sua localização e também a solicitação de serviços de limpeza e infraestrutura por parte dos órgãos municipais”, explicou o vereador.

Dr. Gonzaga acrescentou que, paralelamente, está se empenhando junto ao deputado federal Fábio Mitidieri, no sentido de conseguir uma verba para execução do projeto da praça, que já foi desenvolvido pela Emurb.

“Vamos torcer para conseguir os recursos para executar essa obra, que é muito importante para a comunidade, que só conta com aquele espaço para realizar as festividades locais, como foi o caso da festa de Bom Jesus dos Navegantes, realizada todos os anos no povoado”, concluiu.

Seu Marcos entrega pauta de reivindicação dos moradores do Porto Dantas à SMTT

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/03/2020 16h32, última modificação 19/03/2020 16h32
Seu Marcos entrega pauta de reivindicação dos moradores do Porto Dantas à SMTT

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Seu Marcos (PHS) e os moradores do Condomínio Villa das Flores, no Bairro Porto Dantas, entregaram uma pauta de reivindicação ao superintendente Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Renato Telles, na tarde da última segunda-feira, 16.

A reunião aconteceu antes do decreto do prefeito Edvaldo Nogueira limitar os atendimentos presenciais em prevenção a pandemia do Covid-19, na capital. Na pauta, dentre outras indicações, os representantes solicitam melhorias para a Avenida General Euclides Figueiredo.

“Agradeço ao superintendente por nos receber. Ressalto que é necessário um olhar mais sensível para as comunidades da Zona Norte. Pensar na mobilidade urbana, nas melhorias para o transporte, é pensar o atendimento desde do coletivo aos pontos de ônibus”, disse o vereador.

Seu Marcos também falou das paradas fora dos locais predeterminados. “ O sistema precisa atender os usuários de forma mais ampla . As mulheres ao voltar para casa a noite são mais vulneráveis aos assaltos. Os ônibus devem parar mais próximo as residências para facilitar a segurança das usuárias”, sugere.

Após receber denúncias, Palhaço Soneca pede intervenção dos órgãos de saúde e MP na Almaviva

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2020 08h57, última modificação 20/03/2020 08h57
Após receber denúncias, Palhaço Soneca pede intervenção dos órgãos de saúde e MP na Almaviva

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Palhaço Soneca recebeu vários pedidos de socorro por meio de sua rede social. Todas as mensagens apresentavam o mesmo conteúdo: falta de sabonete nos banheiros, álcool em gel nos corredores e condições precárias na empresa Almaviva, onde trabalham cerca de cinco mil pessoas. Internautas enviaram fotos e vídeos para atestar que os operadores de telemarketing trabalham lado a lado num espaço apertado, contrariando a recomendação dos órgãos de saúde após o avanço do coronavírus no Brasil. .

Na condição de representante do povo, o vereador Palhaço Soneca pede providências ao Ministério Público Estadual e aos órgãos de saúde da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado. .

Além de denúncias em sua rede social, o parlamentar informou que também escutou o mesmo problema de amigos e vizinhos que trabalham na empresa de telemarketing. “As pessoas relatam o descaso da Almaviva neste momento delicado em nosso país. Dizem que não há sabão no banheiro nem álcool gel nas salas, bem como há uma grande proximidade com o colega de trabalho. Entendo que as regras precisam mudar urgentemente em favor da saúde dos funcionários e seus familiares”, destaca o vereador.

Soneca reafirma o seu compromisso na defesa de uma condição de trabalho mais digna para os operadores de telemarketing. “Como representante do povo vou pessoalmente nos órgãos de saúde, vigilância sanitária, Ministério Público, seja aonde for. Está situação é inadmissível”, diz indignado o parlamentar.

Anderson de Tuca pede aos empresários que preservem a vida dos trabalhadores

por Neto Menezes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2020 09h31, última modificação 20/03/2020 09h31
Anderson de Tuca pede aos empresários que preservem a vida dos trabalhadores

Foto: Guilherme Gandolfi

Em meio à pandemia de coronavírus (COVID-19) que o mundo sofre e as medidas árduas de prevenção e controle do vírus - realizadas em diversas nações, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) questiona sobre a situação de milhares de trabalhadores em Sergipe que, mesmo diante da onda de contenção desta enfermidade, continuam exercendo suas atividades, contrariando as instruções dadas pelos órgãos de saúde.

A maioria das empresas permanecem mantendo seus funcionários em expediente normal, descumprindo as orientações passadas pelo Governo, sendo a principal delas, o cumprimento da quarentena e o isolamento social, como elucida o vereador Anderson de Tuca:

“Como um trabalhador que depende do salário fornecido pelo seu empregador pode se prevenir do coronavírus se continua exposto aos riscos? Onde está a responsabilidade social dos empresários em olhar para seus funcionários e preservar a saúde deles? O momento é de mobilização de toda sociedade e exige a flexibilização dos horários de trabalho”, salienta o parlamentar.

J.L.S, de 29 anos, é operadora de caixa em uma grande rede de supermercados do Estado. A funcionária relata que é asmática e que faz parte do grupo de risco. Para ela, esta condição é preocupante. “Não tenho escolha. A empresa continua com o expediente normal e eu preciso cumprir com a carga horária. Eu sei que corro risco, mas não quero ser demitida. Tento me prevenir ao máximo, seguindo as orientações que vejo na televisão, pois além da asma também tenho pressão alta”, salienta a operadora, que não quis se identificar.

Diante desse cenário, o vereador ainda destaca que o governo deve se aliar aos trabalhadores, estabelecendo penas rigorosas para quem descumprir as orientações passadas em relação ao plano de contingência do COVID-19 aqui em Sergipe. “Se não houver uma fiscalização e uma punição severa para quem descumpri-las, nada adianta de estabelecer regras para isolamento social voltadas à população, visto que, a grande maioria precisa transitar para cumprir jornada de trabalho - principalmente em lojas, shoppings e centros urbanos ", alerta Anderson de Tuca.

"Profissionais de saúde são sempre linha de frente", diz Dr. Manuel Marcos

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2020 11h50, última modificação 20/03/2020 12h05
"Profissionais de saúde são sempre linha de frente", diz Dr. Manuel Marcos

Foto: Gilton Rosas

Diante da pandemia do Coronavírus (Covid-19), diversas nações adotaram medidas emergenciais para conter a proliferação do vírus, dentre elas, o isolamento domiciliar. A situação chama a atenção do vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) e remonta uma outra preocupação: o embate direto dos profissionais da saúde contra o novo agente viral.

"Médicos, enfermeiros, instrumentistas, técnicos, auxiliares, agentes e tantos outros trabalhadores da saúde estão impedidos de adotar o distanciamento social. Profissionais de saúde são sempre linha de frente, pois são os que irão fechar os diagnósticos frente aos sintomas gripais apresentados pelos contactantes, orientam e dá o devido encaminhamento", reflete.

Na avaliação do parlamentar, que também é médico e atua no Sistema de Saúde, o sentido de quarentena da população é a principal medida para ajudar estes trabalhadores. "Estamos arriscando nossa própria vida, mas, isso é um risco previsível. Sabemos que é arriscado e não podemos deixar de cuidar das pessoas. Peço compreensão para evitar visitas nos hospitais e conter possíveis aglomerações. Tenham consciência e permaneçam em casa", apela.

Segundo Dr. Manuel Marcos, há outros mecanismos que ajudam a contornar o cenário e são de grande valia tanto para os profissionais quanto o cidadão. "Os órgãos municipais estão preparados, há monitoramento e existe um plano de contingência. Quando aparecer sintomas como coriza, tosse e febre liguem para o 156 da Ouvidoria da Saúde e peçam orientação. Porque aí podem dirigir a uma unidade específica, reduz os riscos de contágio e contém a proliferação.

Ainda temeroso com os possíveis impactos gerados pelo Covid-19, ele reforça os cuidados individuais que cada cidadão deve ter para colaborar na lutra contra a pandemia. "As medidas de higiene precisam ser redobradas. Lave as mãos com regularidade, passe álcool em gel, evite apertos de mãos e abraços, evitem aglomerações e ambientes fechados. Essa luta só será vencida se agirmos coletivamente", adverte Dr. Manuel Marcos.

Lucas destaca empoderamento das pessoas com down a partir de projetos como Galera do Click

por Will Rodriguez, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2020 11h55, última modificação 20/03/2020 12h00
Lucas destaca empoderamento das pessoas com down a partir de projetos como Galera do Click

Foto: Assessoria de Imprensa

Os amantes da fotografia conhecem bem o conceito de ‘instante decisivo’, usado para definir o momento em que elementos visuais e emocionais se unem em perfeita harmonia expressando a essência da situação presenciada pelo fotógrafo. Não involuntariamente, ele também se aplica com propriedade a Galera do Click, projeto de fotografia que capacita jovens com Down. Iniciado em São Paulo, o projeto teve sua primeira expansão autorizada para Aracaju, através de uma licença concedida ao Instituto Iluminar, fundado pelo vereador Lucas Aribé. Neste 21 de Março, Dia Internacional da Síndrome de Down, o parlamentar ressalta o cunho empoderador que ações como essa possuem.

Desde fevereiro de 2019, o grupo de 17 jovens aracajuanos se reúnem semanalmente no Yázigi para as aulas de fotografia. Sob a coordenação do jornalista Saulo Coelho, a turma aprende técnicas de enquadramento, iluminação e foco. Para praticar, já começaram a atuar como fotógrafos e modelos em várias programações paralelas.

“A Galera do Click é um projeto que une fotografia, superação e muito alto astral. Mais do que a inclusão social, ela tem estimulado a autonomia e o desenvolvimento de talentos por meio de oficinas lúdicas e criativas e através do incentivo à prática de atividades variadas”, explica Saulo, ressaltando que as aulas contam com o apoio das fotógrafas instrutoras Kátia França e Helaine Casali.

Segundo Lucas, a Galera do Click Aracaju tornou-se um caminho para proporcionar uma inclusão mais efetiva desses jovens. “Através das aulas, muitos deles têm descoberto o universo de possibilidades que está a sua volta. O cromossomo a mais não os impedem de viver, sonhar e, acima de tudo, protagonizar os seus próprios destinos. Temos dentro do grupo vários exemplos de jovens que têm se destacado em outros espaços de interação social”, pontuou o vereador aracajuano, fundador do Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a inclusão Social de Pessoas com Deficiência (Iluminar).

Instituído em 2006 pela organização Down Syndrome International, o dia busca dar visibilidade ao tema e reduzir preconceitos e a disseminação de informações incorretas. Algo que, na visão de Lucas, é imprescindível no cenário de insensibilidade e intolerância com o “diferente” em que vivemos atualmente. Em 2020, o tema é ‘Nós Decidimos’ incentivando que as pessoas com síndrome de Down possam participar plenamente da tomada de decisões sobre assuntos que afetem suas vidas.

Corona Vírus: Seu Marcos convoca a população para aplaudir os profissionais de saúde de Sergipe

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2020 12h05, última modificação 20/03/2020 12h10
Corona Vírus: Seu Marcos convoca a população para aplaudir os profissionais de saúde de Sergipe

Foto: Assessoria do parlamentar

A exemplo do que aconteceu em países da Europa, o vereador Seu Marcos ( PHS) usou suas mídias sociais apara aderir à campanha nacional “Aplausos na Janela”, marcada para hoje, 20, às 20h30. A convocação tem objetivo apoiar os profissionais da saúde de Sergipe que estão se dedicando a cuidar dos pacientes infectados pelo Covid-19.
A campanha, que está tomando conta das redes sociais aqui no Brasil, visa também chamar atenção da população confinada para os cuidadores e prevenção do corona vírus. A homenagem aos profissionais também conta com a hashtag #aplausosnajanela como ferramenta de fortalecimento do movimento.
“Uma corrente de solidariedade e amor ao próximo está se erguendo no mundo e precisamos sim apoiar os enfermeiros, médicos, técnicos, agentes , seguranças, enfim, todos os profissionais da Saúde sergipanos, que estão a postos, trabalhando incansavelmente para salvar vidas”, salientou o parlamentar .
Seu Marcos que é agente de Saúde Pública, atual presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e que faz parte do grupo de risco faz um apelo a população: “ fiquem em casa! Estamos falando da transmissão de um vírus altamente contagioso e com consequências sérias. Lave as mãos, use álcool em gel e não saia de casa, principalmente", pediu o legislador.
O número disponível pela Prefeitura de Aracaju em caso de suspeita de contágio pelo Covid-19 é o 156.

"O bom filho a casa torna”, diz Seu Marcos ao entregar indicação ao secretário interino da Sejesp

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/03/2020 12h15, última modificação 20/03/2020 12h18
"O bom filho a casa torna”, diz Seu Marcos ao entregar indicação ao secretário interino da Sejesp

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PHS) entregou uma pauta de reivindicação ao atual secretário de Governo da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, Jorge Araújo Filho, que passa a responder também, pela Secretaria de Juventude e Esporte do município de Aracaju (SE).

A reunião aconteceu na última segunda, 16, antes do Decreto Municipal que interrompe os serviços presenciais da Prefeitura de Aracaju. Jorginho, como é conhecido o secretário, assumiu no dia 2 de março a pasta em substituição a Antônio Hora.

No documento entregue, pedidos de melhorias do campo do Centro Social Urbano (CSU) Prof° José Rollemberg Leite, no Siqueira Campos. Aterramento, nivelamento, pintura das marcações e reparos na iluminação foram alguns dos pedidos levados pelo vereador, que esteve pessoalmente no espaço a convite de alguns jogadores que utilizam o campo.

“Jorginho Araújo volta a Sejesp por capacidade. Ele realizou um excelente trabalho quando esteve a frente da pasta. Parabéns ao prefeito por convocar interinamente esse exemplo de gestor. 'O bom filho a casa torna' e Jorginho dará continuidade com louvor as atividades do setor. Estou muito satisfeito em trazer essa pauta de reivindicação dos jogadores da zona norte para um jovem que muito tem feito por Aracaju e que ama o esporte”, disse o vereador.

"Todo esforço tem que ter, em perspectiva, a preservação da vida", declara Bittencourt

por David Rodrigues, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 23/03/2020 09h20, última modificação 23/03/2020 10h38
"Todo esforço tem que ter, em perspectiva, a preservação da vida", declara Bittencourt

Foto: Assessoria do parlamentar

Desde o surgimento do novo Coronavírus (Covid-19) e a sua rápida disseminação em todo o mundo, os cuidados para conter o avanço da doença tem se ampliado. As recomendações de prevenção são universais para todas as faixas etárias, mas especificamente com os idosos a atenção deve ser redobrada, pois eles estão entre os grupos mais vulneráveis e suscetíveis a contaminação.

Diante desse cenário, o vereador professor Bittencourt (PCdoB) utilizou as suas redes sociais para reforçar os cuidados básicos de prevenção e combate a pandemia, já que Sergipe possui 10 casos confirmados da doença.

“Precisamos ter o máximo de cuidado possível. Precisa envolver o poder público com exaustão dando à população toda a infraestrutura que seja necessária, sendo duro quando precisa ser, tendo em vista que é uma situação de exceção mesmo essa questão do fechamento de estabelecimentos públicos e particulares. O prefeito tem tomado atitudes nesse sentido, em partes do Brasil shoppings estão sendo fechados e essa discussão já está sendo colocada aqui”, afirmou.

Bittencourt ainda pontuou que nesse momento de pandemia, tanto o poder público e os cidadãos de um modo geral tem que estar envolvidos na preservação da vida. “Precisamos colocar na frente disso todo o esforço exaustivo na preservação das vidas. Todo esforço tem que ter, em perspectiva, a preservação da vida das pessoas, nada é mais importante que isso”, pontuou o parlamentar.

No registro, o vereador ainda ressaltou a importância de nos atentarmos principalmente com os idosos, que estão entre os grupos mais vulneráveis e suscetíveis à contaminação, assim como os profissionais que estão diretamente com eles. “Restringir o acesso dos netos e bisnetos não visitarem os avós neste período é importante. Você que tem uma diarista, uma auxiliar do lar, dê folga nesse período, deixe-a em casa porque essa pessoa acaba se vulnerabilizando no transporte público cotidianamente para ir trabalhar. Tem ações que são de sacrifício, pois se existe algo que tem sentido em nos sacrificar é a preservação da vida”, declarou.

Finalizando a sua fala, o parlamentar aproveitou para parabenizar a prefeitura de Aracaju, o governo do estado e os profissionais da saúde pelo empenho e atenção com a população. “Parabenizo o prefeito Edvaldo Nogueira e toda a sua equipe pela atenção com a população, assim como os esforços e as ações do governador Belivaldo Chagas. Também parabenizo o envolvimento das entidades de saúde, porque nessa hora não tem divergência política, partidária, ideológica. Nessa hora o que deve existir é a convergência em favor da vida, e essa luta contra o coronavírus é uma luta contra a morte, uma luta em favor de todos nós”, finalizou.

Américo de Deus se solidariza com artistas e profissionais da música de Sergipe

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/03/2020 09h20, última modificação 23/03/2020 09h21

Com o mundo acometido pela pandemia do Coronavirus, ou Covid 19, o Governo de Sergipe e o Poder Executivo do município de Aracaju criaram medidas com o intuito de minimizar a contaminação. Diante disso, objetivando evitar aglomerações, foram emitidos decretos suspendendo a realização de eventos.

De acordo com Américo, a medida foi acertada, no entanto, como tem afetado diretamente a classe artística e de profissionais da música, em todos os municípios sergipanos, o Poder Público não pode esquecer estes trabalhadores. "Mesmo diante das adversidades e tomando os devidos cuidados, estamos dando continuidade ao nosso trabalho. As demandas não param de chegar e nós temos a obrigação de realizar todo o esforço, dentro das nossas possiblidades e dentro dos limites das normas estabelecidas nos decretos publicados, para buscar resolver os problemas. Sendo assim, coloco o mandato à disposição para encontrar uma forma que impacte menos esse grupo de profissionais", comentou Américo.

Américo de Deus solicita álcool gel em transportes coletivos de Aracaju

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/03/2020 09h23, última modificação 23/03/2020 09h23
Américo de Deus solicita álcool gel em transportes coletivos de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Diante do atual quadro que vive o mundo, onde muitos estão acometidos pelo Covid – 19, o vereador Américo de Deus (Rede) encaminhou o ofício de nº 64/2020 à Prefeitura de Aracaju e ao Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju - Setransp solicitando, em caráter de urgência, que sejam instalados recipientes para distribuição de álcool em gel nas portas centrais e traseiras dos ônibus que fazem o transporte coletivo em Aracaju.

“Essa solicitação se caracteriza como mais uma forma de combate à proliferação do Covid - 19, uma vez que o mundo está passando por uma pandemia e, deste modo precisamos fomentar práticas que evitem que o vírus se espalhe”, explicou Américo.

Ainda neste contexto, o parlamentar fez um pronunciamento público, em vídeo para as redes sociais, apresentando seu posicionamento. “Medidas cabíveis estão sendo tomadas para barrar a ação nociva desse vírus. É preciso muito cuidado e saber ouvir o que as autoridades dizem. Assim, teremos a consciência de novos hábitos para não prejudicar a coletividade. Devemos ter mais solidariedade e não estocar remédios, álcool gel e alimentos, sem pensar nos outros. Sabemos que aqueles que trabalham diretamente com as pessoas vão sofrer”, disse o parlamentar.

"Absurdo o posto do conjunto Augusto Franco parar seu atendimento" frisa Cabo Didi

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/03/2020 09h27, última modificação 23/03/2020 09h27
"Absurdo o posto do conjunto Augusto Franco parar seu atendimento" frisa Cabo Didi

Foto: Assessoria do parlamentar

Na última sexta-feira, dia 20, o vereador Cabo Didi (sem partido) recebeu denúncias por parte da população, com relação a falta de atendimento do posto de saúde do conjunto Augusto Franco.

Segundo informações passadas pela comunidade, o posto está com seu atendimento suspenso temporariamente e que as visitas domiciliares de enfermeiros e médicos, também estão suspensas.

"As autoridades necessitam fazer um organograma de trabalho paralelo ao trabalho do Coronavírus, para não prejudicar a população," explicou o vereador.

Durante o desabafo da população, foi dito que o posto só irá receber para atendimento, as crianças que necessitam ser vacinadas.

"O caos se instalou na saúde, e para piorar os idosos não serão atendidos, caso precisem de receitas para medicamentos, que eles enviem um familiar até a unidade, que eles liberam. "Um caos total em nossa cidade," frisou o cabo Didi.

Outro ponto bastante comentado pelos moradores do conjunto Augusto Franco, é que os médicos e enfermeiros foram dispensados, porém os agentes terão que ir às ruas para orientar a população sobre o vírus e destacam que somente venham ao posto em último caso.

"Um absurdo colocar em risco a vida dos agentes de saúde sem fornecerem uma estrutura de trabalho," desabafou.

Cabo Didi denuncia falta de estrutura dos policiais nas ruas de Aracaju para combater o coronavírus

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/03/2020 09h30, última modificação 23/03/2020 09h30
Cabo Didi denuncia falta de estrutura dos policiais nas ruas de Aracaju para combater o coronavírus

Foto: Assessoria do parlamentar

Indignado com a falta de estrutura do governo do Estado, com policiais que estão nas ruas, trabalhando pela ordem da nossa cidade, o vereador Cabo Didi ( sem partido) denuncia o governo pela quantidade de álcool e máscaras disponibilizados para os policias que estão na linha de frente do combate ao vírus.

O parlamentar reclama da falta de consciência dos dirigentes do nosso Estado, que enviou para um Batalhão da Polícia, como medida de prevenção 1 litro de álcool gel e uma caixa de máscaras para que os policias saiam às ruas, prestando seu serviço de colocar ordem no cumprimento da lei, para que todos os Aracajuanos e Sergipanos estejam em suas casas, seguros contra esse vírus, que vem se alastrando em todo mundo.

"Hoje, recebi várias reclamações dos colegas da Polícia que estão arriscando suas vidas e o governador enviou para toda a tropa apenas um litro de álcool gel e uma caixa de máscaras, o que não é suficiente para esses homens. É triste a gente ter que presenciar essa atitude do governador," frisou.

Cabo Didi aproveitou e fez um alerta à população, que ao chegar em um estabelecimento para comprar álcool e máscara, se constatar que o preço está abusivo, denuncie às autoridades.

Elber cobra medidas governamentais para a economia de SE durante o Coronavírus

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/03/2020 09h35, última modificação 23/03/2020 09h36

Preocupado com os rumos da economia de nosso Estado neste período de Coronavírus, o vereador Elber Batalha (PSB) faz um apelo para que os governos municipal e estadual façam uma intervenção positiva no setor econômico de Sergipe nesse momento.

Elber sugeriu que as pessoas que pagam contas de água e energia através da Cota Social, sejam dispensadas do pagamento durante esse período da quarentena. “Além da população, os micros, médios e pequenos empreendedores precisam ser dispensados ou ter elasticidade para o pagamentos dos empréstimos bancários e pagamento de tributos. Não tem como o setor empresarial continuar pagando impostos normalmente com seus comércios fechados ou com produção reduzida. O governo precisa intervir urgentemente na redução de impostos como ICMS, TLF, ISS. Precisamos garantir a manutenção dos empregos dos sergipanos e a economia gire, mesmo com o Coronavírus”, avaliou.

O parlamentar está bastante preocupado com os rumos de nossa economia, já que as medidas foram para o fechamento total dos estabelecimentos ou, como no caso de bares e restaurantes, funcionamento apenas para entrega de produtos.

“Não estão sendo nada fácil para os empresários de Sergipe essas medidas. Sei que eram necessárias, mas não houve uma medida sequer dos nossos governantes para que isso fosse o mínimo oneroso possível para o setor empresarial. O confinamento mal começou e muitos deles já estão desesperados sem saber como pagarão a folha de pessoal já neste fim de mês. Já quero registrar aqui minha cobrança aos governos municipal e estadual que até agora não se pronunciaram com nenhum tipo de medida para recompor nossa economia”, lamentou Elber.

Empresários x Governo

Perguntado sobre como estão os números e dados econômicos de Sergipe com a crise do Coronavírus, o ex-presidente da Associação Comercial de Sergipe (Acese), Alexandre Porto, informou que ainda não existe um estudo sobre os impactos negativos para a economia de Sergipe com o fechamento dos estacionamentos comerciais. Porém, isso já começa a preocupar os empresários locais. “Ainda não foi divulgado nenhum dado econômico por parte do governo. Mas, desde que foi anunciado o fechamento dos estabelecimentos, os grupos do setor empresarial estão alucinados, preocupados com a questão de pagamento de funcionários, impostos e toda as outras despesas, já que não estão vendendo”, contou.

Alexandre disse ainda que o setor empresarial aguarda medidas do poder público neste sentido. “O Governo Federal deve anunciar algumas medidas no que diz respeito às relações trabalhistas, mas tem havido uma cobrança muito grande em relação a posição do governo estadual e municipal, que até agora não anunciaram absolutamente nada no que diz respeito a tributos, seja ICMS, ISS, TLF. A única medida foi que o Banese informou que irá aportar R$50 milhões para empréstimos, mas não se sabe qual será a taxa ou prazo porque não houve nenhuma divulgação a respeito disso. Fora isso, não houve nenhuma informação mais específica ou que demande uma análise para o setor empresarial “, finalizou.

 

Preocupado com a saúde dos moradores, Soneca cancela ressaca do carnaval no São Carlos

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/03/2020 10h14, última modificação 23/03/2020 10h14
Preocupado com a saúde dos moradores, Soneca cancela ressaca do carnaval no São Carlos

Foto: César de Oliveira

O vereador Palhaço Soneca comunica aos moradores do bairro São Carlos e adjacências o cancelamento da ressaca do carnaval, programado para acontecer em abril com a participação de Kaelzinho Ferraz e Zany a Musa. A decisão atende a uma recomendação dos órgãos de saúde neste momento de pandemia do novo coronavírus.

“A festa aconteceria no conjunto São Carlos e reuniria uma multidão em
volta do trio elétrico. Como há uma orientação para evitar aglomeração de pessoas, não restou outra saída. O evento está cancelado, uma pena”, esclarece o vereador.

Soneca recomenda à população de Aracaju que fique em casa durante este período, com exceção das pessoas que precisam trabalhar de forma presencial. “O momento é delicado. Por isso oriento ao povo só sair de casa quando necessário. Também devemos ter cuidado com a higiene pessoal e também dentro de nossas residências. Banheiros, maçanetas, corrimão, tudo precisa estar limpinho para a gente vencer essa doença”, recomenda o vereador.

Cabo Amintas pede suspensão das atividades da Almaviva

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/03/2020 09h45, última modificação 23/03/2020 09h44
Cabo Amintas pede suspensão das atividades da Almaviva

Foto: Assessoria do parlamentar

Diante do cenário cada vez mais preocupante da pandemia do coronavírus, o vereador Cabo Amintas (PTB) se manifestou por meio de suas redes sociais sobre o funcionamento da empresa de telemarketing Alma Viva, em Aracaju e as condições de trabalho oferecidas pelo call center a fim de evitar a disseminação da covid-19.

Há dias que o vereador vem recebendo diversas denúncias sobre a empresa, queixas que, também, levaram o Ministério Público do Trabalho de Sergipe (MPT-SE) ao local. O call center que tem cerca de 5 mil funcionários distribuídos em 4 turnos, estaria descumprindo o decreto municipal de enfrentamento ao coronavírus, que determina distanciamento social, redução de número de pessoas em locais fechados, bem como reforço na higienização das mãos e ambientes.

"Recebi denúncias e tenho buscado levar aos órgãos competentes a informação que a empresa Almaviva é uma bomba que pode explodir a qualquer momento, uma bomba relógio! Os empresários estão tentando enganar as autoridades sergipanas, estão expondo a vida dos trabalhadores e quando eles saem fica aquele tumulto nos pontos de ônibus do Bairro Industrial", denunciou Amintas.

Coronavírus: Cabo Amintas pede suspensão de pagamento do IPTU e distribuição de cestas básicas

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/03/2020 09h48, última modificação 23/03/2020 09h48
Coronavírus: Cabo Amintas pede suspensão de pagamento do IPTU e distribuição de cestas básicas

Foto: Assessoria do parlamentar

Diante dos fatos, a pandemia de covid-19, o vereador de Aracaju Cabo Amintas (PTB) faz requerimento ao Prefeito Edvaldo Nogueira, de novas medidas para garantir os direitos básicos do cidadão durante o período de isolamento.

Considerando que o isolamento social está causando impacto nos estabelecimentos comerciais, escolas públicas e privadas. As famílias mais atingidas por essa crise trazida pela pandemia de coronavírus são as mais carentes. No intuito de garantir os direitos à moradia e alimentação dos cidadãos, Amintas elaborou dois requerimentos à prefeitura. Em resumo, o parlamentar se preocupa com a população aracajuana que necessita sair de casa para trabalhar, não possui recursos para se manter de forma digna e ainda pagar altos valores de tributos municipais durante o período de isolamento em que a recomendação é não sair de casa. Além disso, Amintas requer a distribuição de cestas básicas para as famílias de alunos das escolas públicas, que muitas vezes faziam suas refeições no ambiente escolar.

Confira os requerimentos:

"Requeiro, nos termos do art. 166 c/c art. 171, inciso VII, do Regimento Interno, em caráter de urgência e após a oitiva do Plenário desta Casa:

a) Informações ao Excelentíssimo Senhor Prefeito de Aracaju, diante das considerações acima apontadas, se também já foram tomadas medidas administrativas urgentes para a suspensão e/ou prorrogação do pagamento dos tributos municipais, notadamente do IPTU, durante do período que perdurarem as medidas de prevenção e contenção do COVID-19;

b) Informações ao Excelentíssimo Senhor Prefeito de Aracaju, diante das considerações acima apontadas, se também já foram tomadas medidas administrativas urgentes para fornecimento de cestas básicas às famílias dos alunos das escolas públicas municipais durante do período que perdurarem as medidas de prevenção e contenção do COVID-19;".

Amintas também parabenizou os colegas policiais civis, militares, bombeiros, penais, guardas municipais, agentes penitenciários e a todos os profissionais da saúde que estão nas ruas trabalhando em um momento tão difícil. "O mundo inteiro está passando pelo mesmo problema, estamos enfrentando um inimigo invisível e vocês colegas estão combatendo de frente com o vírus. Na medida do possível, tenho feito tudo para ajudar. Fizemos essas duas indicações e estamos buscando protocolar, com os trabalhos paralisados na Câmara vamos buscar pessoalmente o presidente para que receba a indicação e convoque de forma extraordinária uma sessão, logo após é necessário que o prefeito aceite e suspenda de imediato o pagamento do IPTU e auxilie as famílias carentes", declarou.