Projeto de Jason Neto permite que doadores de sangue tenham atendimento preferencial

por Élida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/03/2020 16h03, última modificação 12/03/2020 16h03
Durante votações de Projetos de Lei, o vereador Jason Neto (PDT) teve sua PL de número 185/2019 aprovada em 3ª discussão na Câmara Municipal de Aracaju, durante a tarde de terça-feira, 11. O projeto dispõe sobre o atendimento preferencial aos doadores de sangue nos locais que especifica o atendimento prioritário. O vereador explicou que esse projeto representa a valorização das pessoas que escolhem ser doadores e incentiva as pessoas.
“Os doadores de sangue terão atendimento preferencial e prioritário em todos os estabelecimentos comerciais, bancários, de serviço e similares, bem como nas repartições publicas municipais, estaduais e federais instaladas em Aracaju. Fico muito feliz em ter esse projeto aprovado. Ser doador de sangue é um ato de humanidade e deve ser reconhecido e valorizado”, explicou o vereador.
Projeto de Lei
O projeto implica no atendimento preferencial e prioritário aos doadores de sangue, fazendo com que eles não enfrentem filas comuns. Além disso, se enquadram nas medidas que promovam agilidade do atendimento e a prestação de serviços, incluindo serviço bancário, mesmo que o doador não seja cliente da agencia. “ A lei faz com que os doadores sejam incluídos em todos os benefícios preferenciais. Todos os estabelecimentos deverão obrigatoriamente afixar em local visível a informação de que os doadores tem atendimento prioritário”, disse Jason Neto.
Sobre a identificação do doador, o parlamenta explicou que a instituição deverá fornecer ao doador uma carteira que comprove que o mesmo é doador de sangue. “ Todas as empresas e instituições particulares os publicas , postos de coleta e outros locais que procedam coleta de sangue serão obrigadas a fornecer aos doadores uma carteira devendo seguir informação criada pela Secretária Municipal de Saúde. Bem como conter a fotografia do doador e espaço destinado ao registro de doações”, falou Jason. O projeto também determina que a carteira de doador terá validade de cento e oitenta dias contados da ultima doação.