Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h10, última modificação 19/05/2025 11h39
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Confira o que ocorreu durante o Pequeno Expediente nesta quarta-feira (02/04)

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 02/04/2025 13h55, última modificação 02/04/2025 14h00
Confira o que ocorreu durante o Pequeno Expediente nesta quarta-feira (02/04)

Foto: Luanna Pinheiro

Durante as Sessões Ordinárias, a Câmara de Vereadores realiza o Pequeno e o Grande Expediente. Neste espaço, os parlamentares têm de 5 a 15 minutos, respectivamente, para expressar suas ideias e opiniões, além de apresentar suas ações à sociedade. Confira o que foi discutido na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (02/04), que contou apenas com o Pequeno Expediente. 

Pequeno Expediente  

A vereadora Thannata da Equoterapia abriu o Pequeno Expediente e utilizou a tribuna para falar sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira. “Precisamos refletir sobre essa data e, quando falamos sobre isso, precisamos nos lembrar das dificuldades que essas pessoas enfrentam todos os dias. As dificuldades são de coisas básicas, como o acesso à educação de qualidade, assim como à saúde. Infelizmente, em abril, vemos muita visibilidade à causa, mas isso não deve ocorrer somente neste mês. Temos relatos de crianças que passam de 3 a 5 anos em uma fila de espera para conseguir uma consulta com o neuro”, lamentou, reforçando que é necessário pensar em formas de melhorar a vida das pessoas com autismo na prática. 

O vereador Anderson de Tuca também utilizou o Pequeno Expediente para abordar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e reforçar o convite feito pela vereadora Thannata para a corrida em prol da conscientização, que ocorrerá no domingo, dia 5 de abril, às 15 horas, nos Arcos da Orla de Atalaia. O vereador também cobrou que “é fundamental ter nas escolas um psicólogo e um especialista para identificar essas crianças e, assim, encaminhá-las para um tratamento de qualidade. É importante termos mais informação e menos preconceito”, destacou.  

O próximo orador foi o vereador Camilo Daniel, que utilizou a tribuna para falar sobre os trabalhadores da cultura que aguardam a efetivação de uma secretaria específica para o setor. Outro tema abordado foi a ditadura militar, que completou 61 anos no dia 31 de março. “Esse foi um governo que prendeu, cassou vários mandatos e assassinou muitas pessoas neste país. O filme 'Ainda Estou Aqui' ajuda nessa demonstração. Nesta semana, precisamos reverenciar a democracia e denunciar a tortura, assim como a ditadura. Em Sergipe, tivemos a Operação Cajueiro, em que ocorreram várias prisões, inclusive do senhor Marcélio Bonfim. Enfatizo que o dia 8 de janeiro de 2023 tinha o mesmo percurso: dar um golpe no país. Depredaram o palácio dos Três Poderes, e isso reforça a intenção de retirar o direito à voz e ao voto do povo brasileiro”, destacou.  

O vereador Fábio Meireles utilizou a tribuna para parabenizar os 15 anos da Igreja Evangélica Verbo da Vida, na Zona Norte. Ele também citou um acidente ocorrido na Rua Dom Quirino e reforçou a cobrança pela inserção de um redutor de velocidade. “Pedimos ao Nelson Felipe, superintendente da SMTT, que leve sua equipe técnica para juntos resolvermos essa questão”, pontuou. Meireles também destacou a importância da conscientização sobre o autismo e os projetos sociais que promove na área. 

O vereador Iran Barbosa reivindicou políticas públicas que facilitem o atendimento das pessoas com autismo. “Sou conhecedor dessa realidade, e fica a minha solidariedade, sobretudo às mães atípicas”, pontuou. Ele também mencionou uma indicação feita à Semed para garantir a universalização das bibliotecas escolares nas instituições do sistema municipal de ensino. “Já existe uma lei para que as instituições criem bibliotecas nas escolas, tanto públicas como privadas, e venho falando desse assunto há muito tempo”, destacou. O vereador também citou a lei que restringe o uso do celular em salas de aula. “Essa lei reforça a necessidade de termos um espaço onde a tecnologia possa ser utilizada de forma adequada, contribuindo para o aprendizado”, finalizou. 

O vereador Lúcio Flávio também utilizou a tribuna para parabenizar a Igreja Verbo da Vida pelo seu aniversário e tratar de outros assuntos. “Hoje estou com o terno e gravata azul, em homenagem às pessoas com autismo. Essas pessoas precisam de políticas públicas na prática e participei, durante a campanha, de diversas ações. Inclusão é mais do que um card ou um panfleto. É a necessidade de pensar nos pais e mães das crianças atípicas. Muitas vezes, elas são abandonadas pela sociedade, mas não podem ser deixadas pelo Poder Público. Fico feliz que a Secretaria da Inclusão já está pensando em um espaço para essas famílias”, destacou. 

O vereador Maurício Maravilha também participou do Pequeno Expediente para destacar a importância do Dia Mundial do Autismo. “Todos os parlamentares devem se somar a essa pauta e reafirmo meu compromisso de construir uma cidade mais inclusiva e acolhedora”, destacou. O vereador mencionou ainda alguns serviços que estão sendo realizados no bairro Santa Maria e parabenizou a Emsurb pela iniciativa. “Também visitei uma unidade de saúde e estou buscando entender como podemos melhorar a vida das pessoas. Acho importante termos um centro de reabilitação que atenda um número maior de pessoas”, finalizou. 

O vereador Miltinho Dantas utilizou a tribuna para ressaltar a importância da data dedicada ao autismo e as ações realizadas ao longo dos anos. “Também somo minha fala à do vereador Fábio Meireles para que a SMTT verifique a necessidade de lombadas ou redutores de velocidade. É fundamental que haja um estudo sobre a via da Passarela do Caranguejo. Recentemente, uma criança morreu atropelada nesse local.” Miltinho Dantas também mencionou eventos importantes, parabenizando o clube esportivo Confiança pela conquista do bicampeonato estadual e o governador Fábio Mitidieri pelo investimento de R$ 8 milhões no esporte sergipano. 

O vereador e vice-presidente da Casa, Pastor Diego, iniciou sua fala parabenizando os colegas pela defesa das pessoas com autismo. Além disso, denunciou que pacientes com doenças neuroimunológicas estão sem atendimento desde o final do ano no Hospital Universitário. “Ele fechou as portas e disse que não tem mais como atender as pessoas. Todos os dias recebo mensagens informando sobre pessoas que faleceram por não terem o atendimento adequado. Somente o Hospital Universitário de Sergipe oferece esse serviço, e, por isso, apelo à prefeita e ao governo do estado para que nos ajudem”, apontou. O vereador também criticou uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que penalizou Débora Rodrigues, uma das presas no dia 8 de janeiro. “Não podemos considerar que uma cabeleireira, por ter usado um batom e ser uma presa política, deva receber uma pena de 14 anos”. 

A vereadora Sônia Meire também utilizou a tribuna para destacar que, na rede municipal de ensino, 70% das pessoas com deficiência matriculadas são autistas. “Essa é uma demanda que precisa ser considerada, e a inclusão é necessária. Apresentamos dois projetos de lei voltados para as cuidadoras das pessoas com deficiência. Hoje, não há mediadores de aprendizagem dentro das escolas. Precisamos lutar para que haja concurso público para essa função. Além disso, é importante lembrar que a pauta autista não se restringe às crianças, mas também inclui jovens e adultos, que enfrentam dificuldades para acessar a educação pública de qualidade e o mercado de trabalho. Precisamos pensar em oportunidades para essas pessoas”, finalizou. 

Vereadora Thannata da Equoterapia alerta sobre desafios enfrentados por autistas e convida a população para caminhada de conscientização

por Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 02/04/2025 14h26, última modificação 02/04/2025 14h26
Vereadora Thannata da Equoterapia alerta sobre desafios enfrentados por autistas e convida a população para caminhada de conscientização

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta terça-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma data fundamental para reforçar a importância da inclusão, do respeito e das políticas públicas voltadas às pessoas autistas. Durante a sessão plenária de hoje, a vereadora Thannata da Equoterapia destacou que a luta pela conscientização não deve se limitar ao mês de abril, mas deve ocorrer durante todo o ano.  

Ativista da causa, Thannata lembrou sua atuação como coordenadora da equoterapia do Batalhão da Restauração, onde já ajudou mais de 600 crianças autistas e com diferentes deficiências. Ela enfatizou que o trabalho em prol da inclusão deve ser contínuo e que as famílias atípicas precisam de suporte e de políticas públicas eficazes. 
 
A parlamentar também aproveitou o espaço para convidar seus colegas vereadores e toda a população aracajuana para a grande caminhada de conscientização do autismo, que acontecerá no próximo domingo, 6 de abril, na Orla de Atalaia. 
 
Finalizando sua fala, Thannata ressaltou a necessidade de mais ações voltadas não apenas às pessoas autistas, mas também às mães atípicas, que enfrentam desafios diários na busca por inclusão e atendimento adequado para seus filhos. 

Iran destaca política de arrocho salarial dos servidores de Aracaju em Audiência Pública

por George Washington Silva - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/04/2025 14h36, última modificação 02/04/2025 14h36
Iran destaca política de arrocho salarial dos servidores de Aracaju em Audiência Pública

Foto: Luanna Pinheiro

Na manhã desta quarta-feira (02/04), o vereador Iran Barbosa (PSOL) participou da Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Aracaju, onde o secretário municipal da Fazenda, Sidney Thiago dos Santos, apresentou a avaliação do cumprimento de metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2024. 

A audiência é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, que, em seu artigo 9°, parágrafo 4°, determina que, até o fim dos meses de fevereiro, maio e setembro, a prestação de contas seja realizada. 

“Apesar de estar fora do prazo, foi importante termos acesso aos dados da avaliação do cumprimento de metas, e eu aproveitei a oportunidade para requerer ao secretário que, a partir da próxima audiência, nós, parlamentares, possamos ter acesso aos relatórios com a antecedência necessária para produzirmos uma análise cuidadosa do seu conteúdo”, afirmou Iran. O parlamentar destacou que o recebimento do relatório apenas no momento da audiência, seguido de uma rápida apresentação, dificulta a interação dos parlamentares com a secretaria. Sobre a solicitação, o secretário se comprometeu a atender o pedido.  

Receita X Despesa com Pessoal 

Durante a discussão dos dados apresentados, o vereador Iran Barbosa chamou atenção para o fato de que, conforme o relatório, a receita total do município de Aracaju cresceu 28,8% em 2024, em relação a 2023, enquanto a despesa com pessoal e encargos sociais teve um crescimento tímido de 6,8% no mesmo período. 

“Isso é a demonstração contábil da perversa política de arrocho salarial e de desvalorização dos servidores públicos municipais que tem sido praticada em nossa cidade”, denunciou Iran, questionando se essa política será mantida.  

Problemas Previdenciários   

Outro ponto levantado por Iran, durante a audiência pública, foi a queda de 4,1% no volume da contribuição previdenciária dos servidores civis, comparando-se os exercícios de 2023 e 2024.  

“Isso tem relação com a opção administrativa que vem sendo feita em Aracaju de não realizar concurso público para o preenchimento das vagas existentes nas carreiras dos servidores municipais, adotando contratações temporárias e precárias de trabalhadores e trabalhadoras, o que contribui para a crescente fragilização da contribuição previdenciária para o Regime Próprio de Previdência municipal. É preciso que o concurso público seja a porta de entrada para o serviço público”, enfatizou.  

Folga para Reajuste Salarial  

Ainda durante o debate, Iran utilizou o quadro de despesas com pessoal para enfatizar que o Poder Executivo tem comprometido cada vez menos seus recursos com o pagamento dos salários dos servidores. Em 2023, esse comprometimento foi de 48,5%, e, em 2024, caiu para 42,26%.  

“Com isso, fica comprovado que a gestão anterior poderia ter sido menos perversa com os servidores municipais, ampliando a margem de negociação dos reajustes salariais desses trabalhadores. Fica comprovado, também, que a atual gestão terá mecanismos para dialogar com os servidores na Mesa de Negociação, com uma boa perspectiva, já que o Poder Executivo está distante do limite prudencial de despesa com pessoal estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (51,3%) e bem longe do limite máximo ali definido (54%). É preciso que os servidores, mola impulsionadora dos serviços públicos municipais, sejam respeitados, valorizados e estimulados ao cumprimento de sua indispensável tarefa”, apelou Iran Barbosa. 

Vereador Miltinho Dantas cobra instalação de lombada na Orla de Atalaia após acidente fatal

por Walter Lopes - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/04/2025 16h11, última modificação 02/04/2025 16h11
Vereador Miltinho Dantas cobra instalação de lombada na Orla de Atalaia após acidente fatal

Foto: Luanna Pinheiro

Durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 2 de abril, o vereador Miltinho Dantas (PSD) reforçou a cobrança pela instalação de uma lombada para redução de velocidade em frente à escultura gigante do Caranguejo, na Orla de Atalaia. A reivindicação, que já vinha sendo feita por outros parlamentares, tornou-se ainda mais urgente após um trágico acidente ocorrido no local.  

“Várias pessoas já perderam suas vidas ali. Eu frequento muito aquela região e, recentemente, no dia 23 de março, uma criança de apenas sete anos morreu atropelada em frente ao Caranguejo, um dos principais pontos turísticos da nossa cidade. Essa família, que veio de Maceió para visitar Aracaju, teve a viagem marcada por essa tragédia irreparável”, destacou Miltinho Dantas.  

O vereador relatou ainda que estava no local no momento do acidente e presenciou o desespero dos pais da criança. Ele cobrou providências imediatas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), solicitando que o superintendente Nelson Felipe encaminhe técnicos para realizar um estudo sobre medidas de segurança viária na área.  

“Precisamos de ações concretas. A nota de solidariedade do governador Fábio Mitidieri e da prefeita Emília Corrêa foi importante, mas não basta. Temos que agir para evitar que novas vidas sejam perdidas”, enfatizou o parlamentar. Segundo ele, a maioria dos acidentes na região envolve motocicletas que trafegam em alta velocidade.  

Crescimento do turismo exige mais segurança 

Miltinho Dantas também destacou o crescimento do turismo em Aracaju, impulsionado por investimentos do governo estadual. Segundo ele, a capital sergipana tem se consolidado como um polo turístico, atraindo visitantes de todo o país.  

“A prova disso é que, na última semana, nossa cidade sediou cinco grandes eventos: a Corrida Cidade de Aracaju, o Campeonato Brasileiro de Sinuca, o Campeonato Brasileiro de Judô, a final do Campeonato Sergipano Superbet e a 11ª edição do Torneio Redinha”, ressaltou.  

Para o vereador, esse aumento no fluxo turístico reforça a necessidade de medidas urgentes para garantir a segurança de moradores e visitantes.  

Reconhecimento ao futebol sergipano  

Ainda em seu discurso, Miltinho Dantas parabenizou a Associação Desportiva Confiança pela conquista do título estadual no último sábado (29), na Arena Batistão, em uma final emocionante contra o Itabaiana.  

“Foi um jogo de 180 minutos, sem nenhum incidente, nem em Itabaiana nem em Aracaju. Isso demonstra que os torcedores estão entendendo que o estádio é um ambiente para as famílias, um espaço para torcer e incentivar seus times com segurança”, afirmou.  

O vereador também destacou o apoio do Governo do Estado ao futebol sergipano, que, neste ano, investiu quase R$ 8 milhões na modalidade. Os recursos foram destinados ao Campeonato Estadual, às Séries C e D do Campeonato Brasileiro e à reedição da Copa Governo do Estado, que voltou a ser realizada após 18 anos.  

“Esse investimento fortalece o esporte sergipano e impulsiona nossos clubes a conquistarem ainda mais espaço no cenário nacional”, concluiu Miltinho Dantas. 

Dia mundial da conscientização do autismo é celebrado por Lúcio Flávio na tribuna

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/04/2025 16h55, última modificação 02/04/2025 16h55
Dia mundial da conscientização do autismo é celebrado por Lúcio Flávio na tribuna

Foto: Luanna Pinheiro

Na manhã desta quarta-feira (2), o vereador Lúcio Flávio ressaltou, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, a importância da conscientização sobre o autismo, especialmente no caso das crianças. O parlamentar também relembrou sua contribuição para essa causa durante a pandemia, quando atendeu ao pedido de pais que enfrentavam dificuldades para circular com seus filhos em áreas comuns de condomínios e locais públicos, devido à legislação que obrigava o uso de máscaras sem distinção.  

“Hoje eu vim de terno azul e queria que colocassem um vídeo explicando o motivo da minha gravata e do meu terno azul, em alusão ao dia de hoje!”, iniciou seu discurso o vereador, enquanto exibia um vídeo que repercutiu em todo o país, mostrando uma menina ajudando seu colega autista em uma apresentação escolar. “Como temos tanto a aprender com a pureza das crianças. Tenho a tranquilidade de não transformar a causa da inclusão, dos PCDs e do autismo em uma mera bandeira política. Torço para que essa pauta saia do panfleto, do card, e alcance as pessoas!”, destacou.  

Lúcio também relembrou o momento em que atendeu ao pedido de mães sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras por crianças autistas: “Lembro que, na época da pandemia, houve uma legislação em nosso Estado que obrigava todos a usarem máscara indistintamente. E, mesmo sem mandato, redigi um texto de projeto de lei para desobrigar o uso da máscara para crianças autistas, que não compreendiam sua necessidade.”, concluiu. 

Moana Valadares destaca importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

por Luísa Passos- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2025 09h13, última modificação 03/04/2025 09h13
Moana Valadares destaca importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Foto: China Tom

No dia mundial de Conscientização do Autismo, comemorado hoje, dia 2 de abril, a vereadora Moana Valadares reforçou a importância da data para promover o respeito, a inclusão e a garantia de direitos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).  

 

Durante seu pronunciamento, Moana destacou a necessidade de políticas públicas que assegurem o acesso à educação, saúde e assistência social para as pessoas com autismo e suas famílias. “Precisamos ampliar o debate e reforçar a luta por uma sociedade mais inclusiva. O diagnóstico precoce, o suporte adequado e a conscientização são fundamentais para garantir qualidade de vida às pessoas com TEA”, afirmou a vereadora.  

 

Moana também aproveitou a ocasião para parabenizar a prefeita Emília Corrêa pela criação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa que representa um avanço significativo na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, incluindo aquelas com autismo. A vereadora ressaltou que votou a favor da criação da secretaria e defende essa causa. “Essa secretaria é um passo importante para assegurar que as pessoas com deficiência tenham voz e políticas públicas efetivas. Votei a favor desse projeto com muita convicção, pois sei o quanto essa estrutura será essencial para garantir mais inclusão e acessibilidade. Parabenizo a prefeita Emília pela sensibilidade”, destacou.  

 

Além disso, Moana ressaltou o papel das famílias e das instituições que atuam na causa e reforçou seu compromisso com projetos que garantam mais acessibilidade e inclusão. “A luta pela inclusão é diária e não pode se limitar a uma data no calendário. Nosso mandato está à disposição para construir políticas públicas que realmente façam a diferença na vida dessas pessoas”, completou.  

 

A vereadora finalizou, incentivando a população a participar de eventos e campanhas de conscientização sobre o autismo, destacando que a informação é uma ferramenta essencial para combater o preconceito e promover uma sociedade mais justa e igualitária.

Após solicitação de Maurício Maravilha, Emsurb faz limpeza de canal na Avenida Alexandre Alcino

por Marcele Machado- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2025 09h25, última modificação 03/04/2025 09h22
Após solicitação de Maurício Maravilha, Emsurb faz limpeza de canal na Avenida Alexandre Alcino

Luanna Pinheiro

O vereador Maurício Maravilha(União Brasil ) expressou sua satisfação , nesta quarta-feira, 2 de abril, na câmara Municipal de Aracaju, com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) pela realização da limpeza do canal localizado na Avenida Alexandre Alcino, no bairro Santa Maria. A ação, que atendeu um pedido do parlamentar, visa melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.

Em suas declarações, Maurício Maravilha destacou a importância da iniciativa para a prevenção de enchentes e a promoção da saúde pública. E parabenizou a Emsurb pelo empenho na realização do serviço da avenida Alexandre Alcino.

“ Agradeço ao presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Hugo Esoj, comprometido na realização do serviço na Avenida Alexandre Alcino, no bairro Santa, um canal muito extenso, um serviço que vai durar 15 dias , mas o serviço está bastante avançado. Fruto de uma parceria em prol da comunidade. É um resultado de um esforço conjunto para atender às demandas da comunidade, trazendo soluções para tentar minimizar os problemas enfrentados pela população, principalmente no período de chuva, por isso agradeceu à Emurb pela prontidão em atender à solicitação”, declarou o vereador. 

Dia do Autismo: conheça Leis aprovadas pela Câmara Municipal de Aracaju em prol dessa parcela da população

por Ivo Jeremias - Agencia CMA — publicado 03/04/2025 11h32, última modificação 03/04/2025 11h32
O dia 02 de abril foi instituído como marco para conscientização da inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista

 O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007 para conscientizar e reforçar a importância da inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A data também foi instituída no calendário do município de Aracaju, por meio de um projeto de lei, com intuito de fomentar políticas públicas.

Na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a população que se enquadra nesse espectro foi beneficiada por diversas Leis que regulamentam direitos no âmbito do município e estão vigentes. Dentre essas, destacam-se:

 

  1º Lei 4.835 (2016) – Institui o dia municipal do autismo, bem como a semana de conscientização sobre o autismo na rede municipal de ensino de Aracaju, a ser comemorado anualmente no dia 2 de abril, com o objetivo de mobilizar, sensibilizar e difundir conhecimento a respeito do autismo para a sociedade em geral. Autoria: Lucas Aribé. 

 

  2º Lei 5.199 (2019) - Obriga os estabelecimentos públicos e privados no município de Aracaju inserirem  nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.  Autoria: Marcos Antônio Soares de Souza.

 

  3º Lei 5.482 (2022) - Dispõe sobre o prazo de validade de laudo médico-pericial que atesta transtorno do espectro do autismo - TEA e outas deficiências de caráter permanente não transitórias. Autoria: Sargento Byron – Estrelas do Mar.

 

 4º Lei 5.801 (2023) - Institui no município de Aracaju a obrigatoriedade às empresas públicas, privadas e concessionárias de serviços públicos disporem de vagas de estacionamento para os portadores do transtorno do espectro autista (autismo) e dá outras providências. Autoria: Pastor Diego.

 

  5º Lei 5.762 (2023) - Institui o “Programa de Atenção Integral ao Autismo” no município de Aracaju e dá outras providências, com objetivo de mapear, identificar perfil socioeconômico e desenvolver projetos sociais que atendam as pessoas com TEA. Autoria: Emília Corrêa.

 

  6º Lei 5.597 (2023) - Dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de exames, avaliação, identificação e rastreamento para diagnóstico precoce do autismo na rede pública de saúde e educação e dá providências correlatas. Autoria: Cícero do Santa Maria.

 

  7º Lei 5.872 (2024) - Dispõe a respeito de ações de conscientização sobre o autismo, sendo instituído o mês abril azul, iluminando edificações públicas municipais com luz azul sempre que possível, expondo o símbolo da campanha e/ou outras formas de sinalização, no âmbito do município e Aracaju. Autoria: Ricardo Vasconcelos

 

 

  8º Lei 6.135 (2025) - Torna obrigatória a presença de um acompanhante para pessoas com deficiência, autismo, síndrome de Down e doenças raras, independentemente da sua idade, durante consultas, exames, internação ou qualquer situação em que a pessoa esteja total ou parcialmente privada de sua autonomia, e dá outras providências.  Autoria: Sargento Byron – Estrelas do Mar.

 

Legislação Federal

Pela legislação brasileira, a pessoa autista é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, garantindo direitos como prioridade em filas e atendimento preferencial. A Lei 12.764/2012, por exemplo, instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já a Lei 13.146/2015 reconhece o autismo como deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Números

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) revela que 1 em cada 30 crianças no Brasil possui TEA. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que haja 2 milhões de autistas no Brasil. 

 

Vereadora Sonia Meire fiscaliza Maternidade Lourdes Nogueira

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2025 12h22, última modificação 03/04/2025 12h22
Vereadora Sonia Meire fiscaliza Maternidade Lourdes Nogueira

Foto: Manuella Miranda

Desde o ano passado, ainda durante a antiga gestão, que as polêmicas em torno da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, no bairro 17 de Março, na zona sul de Aracaju, estão em pauta. E na última segunda-feira (31), a vereadora Sonia Meire (PSOL) foi até a unidade de saúde fiscalizar o local e conversar com os gestores sobre as denúncias que vêm sendo feitas. E nesta quinta-feira (03), a parlamentar utilizou a tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o grande expediente, para destacar alguns dos problemas.

 
“Nós fomos até a Maternidade Lourdes Nogueira na última segunda e eu conversei com os seus gestores. A pauta por uma maternidade pública municipal é uma pauta histórica das mulheres e da população aracajuana. No dia da inauguração, nós estávamos lá conversando com a população e dizendo que nós queremos sim maternidade, mas uma maternidade totalmente pública. E ela foi entregue, a partir de uma chamada pública, para uma empresa, desde então, a mesma que está agora deixando de operar, que é o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). Uma maternidade que tem apenas dois anos, e o contrato com a empresa seria de cinco anos. No geral, a unidade vinha funcionando com qualidade atestada por funcionários e pela população, com atendimento humanizado, UTI neonatal e presença de doulas, mas ,nos últimos meses, do ano passado para cá, alguns problemas vêm acontecendo”, disse a vereadora.
 
Segundo a Associação Sergipana de Doulas, a Lourdes Nogueira tem um serviço de excelência, um índice de satisfação altíssimo, com boas práticas dentro do que o Ministério da Saúde propõe. Mas as doulas vêm observando demissões de funcionários, e agora receberam a informação de que haverá redução de leitos, que a maternidade seria aberta para outras cirurgias ginecológicas, e que não seriam contratados mais profissionais para o aumento desses procedimentos. Elas, desde que as medidas foram anunciadas, preveem que pode haver uma superlotação, que os serviços serão acelerados, o que pode obrigar a usar medidas para acelerarem os trabalhos de partos, aumentando os riscos.
 
Na quarta-feira (2), o diretor da Maternidade Lourdes Nogueira anunciou que o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde rescindiu o contrato com a Prefeitura de Aracaju. Segundo ele, a rescisão se dá em acordo com a gestão municipal, uma decisão amigável, muito consciente, motivada principalmente em decorrência de débitos existentes do exercício anterior, mais especificamente dos meses de novembro e dezembro. O gestor também informou que os débitos estão passando por um processo de auditoria e que todos os pagamentos foram suspensos para que houvesse esse processo. A empresa continuará atuando até o dia 30 de abril.
 
“Nós precisamos observar que a proposta de redução de 20% em todos os contratos, no caso da maternidade, o impacto dos recursos recebidos, que são 15 milhões, 70% vão para pagar a folha de pagamento de trabalhadores e trabalhadoras. Então, como reduzir 20%, sem impactar nos trabalhos e,  pior, aumentar a prestação de serviços e serviços complexos como os que têm sido propostos. Nós estamos acompanhando e atentas a todo esse processo. Com essa chamada emergencial, estamos preocupado, como  demissão dos trabalhadores e os pagamentos que estão em atraso. Preocupa- nos sim essa mudança agora e queremos reafirmar nosso compromisso de continuar fiscalizando, acompanhando e observando todos os detalhes do que está sendo proposto na redução dos custos, inclusive o tipo de serviço que será oferecido, e como isso vai implicar no atendimento de qualidade para a população aracajuana”, finalizou Sonia Meire.

Câmara de Aracaju aprova requerimentos, durante sessão ordinária

por Camila Farias- Agência CMA de Notícias — publicado 03/04/2025 12h28, última modificação 03/04/2025 12h28
Câmara de Aracaju aprova requerimentos, durante sessão ordinária

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta quinta-feira (03/04), por meio da 22ª sessão ordinária, os vereadores aprovaram 05 requerimentos. Confira o que foi discutido na Casa parlamentar.

Requerimentos
De autoria da vereadora Selma França, o requerimento nº 86/2025 solicita informações à administração municipal de Aracaju sobre a praça Olímpio Campos.

Já de autoria da vereadora Professora Sônia Meire, o requerimento nº 87/2025 solicita à prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, para que seja encaminhado à Câmara Municipal de Aracaju o levantamento do patrimônio destinado à economia solidária e informe ainda onde o material se encontra, a quantidade e o estado de conservação.

O requerimento nº 88/2025, também de autoria da Professora Sônia Meire, solicita à secretária municipal do meio ambiente, a senhora Emília Golzio, para que sejam encaminhadas as imagens por satélite, o mapeamento atualizado, o levantamento da quantidade de todas as lagoas naturais e artificiais de drenagem presentes em Aracaju, assim como informações sobre a obra do canal da Zona de Expansão.

De autoria do vereador Isac Silveira, o requerimento nº 94/2025 solicita a realização de uma audiência pública, nesta segunda-feira (07/04), às 9h, com o tema “Mesa e negociação permanente em Aracaju”.

Por fim, o requerimento nº 99/2025, de autoria do vereador Bigode do Santa Maria, solicita a realização de uma audiência pública, no dia 15 de abril, às 15h, para debater acerca dos graves problemas estruturais e a precariedade nos serviços essenciais, enfrentados pelos moradores da segunda etapa do conjunto 17 de março.

O que são requerimentos?
Os requerimentos feitos pelos vereadores são solicitações ou pedidos formais apresentados por membros da Câmara Municipal durante sessões legislativas. Esses documentos têm como objetivo demandar informações, ações ou providências de outros órgãos públicos, como a prefeitura, secretarias municipais, ou até mesmo do governo estadual ou federal, quando o assunto for de interesse do município.

Câmara de Aracaju aprova projeto de lei do Executivo que organiza a Sermulher

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 03/04/2025 14h29, última modificação 03/04/2025 14h29
A secretaria busca garantir políticas públicas para as mulheres
Câmara de Aracaju aprova projeto de lei do Executivo que organiza a Sermulher

Foto: Luanna Pinheiro

Durante a 12ª sessão extraordinária, a Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou, nesta quinta-feira (03/04), o Projeto de Lei nº 40/2025, de autoria do Poder Executivo, que estabelece a organização básica da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres, chamada “Sermulher”.  

Sobre o projeto 

De autoria do Poder Executivo, o PL nº 40/2025 trata da organização da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, a Sermulher. O projeto estabelece que as finalidades da pasta são promover a cidadania, a saúde, o empreendedorismo feminino e o enfrentamento à violência contra a mulher, além de articular ações com outras secretarias, como as de Saúde e Desenvolvimento Econômico, e com os governos federal e estadual. A secretaria também será responsável por acompanhar denúncias de discriminação e propor melhorias na legislação relacionada aos direitos das mulheres.  

Emendas 

Na 2ª votação do projeto, a vereadora Sônia Meire apresentou 13 emendas, das quais 7 foram aprovadas. Ela declarou: “Primeiro quero reforçar a importância da criação dessa secretaria. Isso representa um movimento de uma luta histórica das mulheres em Aracaju, para discutir políticas públicas. Infelizmente, o projeto não contempla a diversidade das mulheres, não apresenta também a criação de um fundo para a mulher, nem sobre as conferências municipais. Tivemos pouco tempo para analisar o projeto em sua profundidade e por isso, me debrucei em fazer as emendas, para que essa secretaria, de fato, contemple a diversidade das mulheres, seja étnica, racial, de local de moradia, dentre outros”. Confira abaixo as emendas aprovadas e rejeitadas:  

Emendas aprovadas  

Emenda 01Modifica o inciso I do parágrafo único do artigo 3º, com a seguinte redação: elaboração, coordenação, desenvolvimento e acompanhamento de programas, projetos e atividades voltados à promoção dos direitos e da cidadania das mulheres, sem qualquer tipo de discriminação;  

Emenda 02: Altera o inciso III do parágrafo único do artigo 3º, passando a constar: o fomento ao empreendedorismo feminino, em articulação com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e a promoção de políticas de profissionalização em diversas áreas e fortalecimento e geração de renda, voltadas para empreendimentos econômicos solidários de mulheres, incluindo redes de cooperação entre mulheres; 

Emenda 03: Modifica o inciso V do parágrafo único do artigo 3º, com a redação: a promoção de ações visando o enfrentamento da violência contra a mulher e conscientização de seus direitos;  

Emenda 04: Adiciona ao parágrafo único do artigo 3º o fomento ao desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados à obtenção de dados e informações aptos a subsidiar a formulação de políticas públicas de enfrentamento à violência e discriminação contra a mulher;  

Emenda 05: Inclui no parágrafo único do artigo 3º a avaliação, o monitoramento e a prestação de contas à sociedade sobre as políticas municipais de enfrentamento à violência e discriminação contra a mulher, considerando a perspectiva étnico-racial, geracional, de nacionalidade, pessoa com deficiência, orientação sexual e identidade de gênero;  

Emenda 11: Adiciona ao parágrafo único do artigo 3º do Projeto de Lei nº 40/2025 a seguinte frase: elaboração do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, a partir das propostas das Conferências e das proposições apresentadas pelo Conselho Municipal de Direitos da Mulher;  

Emenda 12: Acrescenta ao parágrafo único do artigo 3º do Projeto de Lei nº 40/2025 a regulamentação do Fundo Municipal voltado à política para as mulheres, sob coordenação da secretaria competente, fortalecendo o controle social para acompanhamento da aplicação dos recursos do fundo.  

Emendas rejeitadas  

Emenda 06: Propõe a articulação da Rede de Proteção à Mulher em situação de violência e vulnerabilidade, incluindo mulheres em cumprimento de penas restritivas de liberdade e egressas do sistema prisional; 

Emenda 07: Trata da promoção de ações que fortaleçam a participação das mulheres nos espaços de poder e de trabalho, considerando identidade étnico-racial, geracional, pessoas com deficiência, orientação sexual e identidade de gênero; 

Emenda 08: Refere-se ao desenvolvimento e fortalecimento de ações de ampliação da cidadania e valorização das mulheres ambulantes, autônomas, extrativistas, marisqueiras, pescadoras, coletoras, fazedoras de cultura e catadoras de material reciclado;  

Emenda 09: Aborda o fortalecimento do Conselho Municipal de Política para as Mulheres, assim como o desenvolvimento de ações articuladas;  

Emenda 10: Trata do apoio à participação das mulheres, em todas as suas diversidades, nas conferências em âmbito municipal, estadual e nacional; 

Emenda 13: Refere-se à promoção, de forma articulada com diversas secretarias, do direito à cidade, ao lazer e à cultura, à saúde, ao acesso à água e ao saneamento básico, à segurança alimentar e nutricional, à mobilidade urbana e à moradia, à educação, à profissionalização e ao meio ambiente ecologicamente e economicamente justo e sustentável.  

Para a rejeição das emendas, liderada pela base aliada da prefeita na Câmara e representada pelo vereador Isac Silveira, houve debate prévio. Ele afirmou: “Algumas emendas são genéricas, invadem a competência do governo do estado, e já contam com uma previsão legal na Constituição Federal e na própria Lei Orgânica de Aracaju. Além disso, o conselho das mulheres já possui uma legislação própria, não sendo necessário uma emenda para isso”.  

A vereadora Sônia Meire rebateu: “Não há invasão de competência. O que estamos discutindo é sobre incluir mulheres que estão em cumprimento de penas restritivas de liberdade e egressas no sistema prisional. Essas mulheres são de Aracaju e vivem penalidades. Se essa emenda cai, vamos enfraquecer a proteção às mulheres. É um absurdo deixar mulheres de fora disso. Além disso, não há problema jurídico ou formal das emendas e a desconstrução do machismo passa pelo fortalecimento das mulheres”, argumentou.  

As emendas foram rejeitadas, com votos favoráveis apenas dos vereadores Elber Batalha, Iran Barbosa, Selma França e Sônia Meire. 

Iran Barbosa cobra o cumprimento da lei que determina a presença de bibliotecas nas escolas

por George Washington Silva - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2025 14h00, última modificação 03/04/2025 14h00
Iran Barbosa cobra o cumprimento da lei que determina a presença de bibliotecas nas escolas

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Iran Barbosa, do PSOL, apresentou no Legislativo de Aracaju a Indicação nº 606/2025, solicitando à Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed), que busque garantir a universalização das bibliotecas escolares nas instituições que integram o Sistema Municipal de Ensino.  

“Reforço esse pedido, através dessa Indicação, para que se cumpra o que determina a Lei 12.244, de 24 de maio de 2010, que deu prazo para que as instituições de Educação Básica deste país criassem suas bibliotecas escolares, seja na rede pública ou na privada. Eu venho reapresentando essa Indicação há muito tempo, já o fiz em outras legislaturas, inclusive pedindo que, aqui em Aracaju, a gente crie mais bibliotecas públicas, porque as que estão aí são poucas e estão totalmente defasadas. Mas nós temos a alternativa de facilitar o acesso às bibliotecas, simplesmente garantindo o que manda a Lei 12.244 de 2010”, justificou o parlamentar.  

Iran enfatizou que trouxe novamente o tema à discussão para fazer uma conexão entre a obrigatoriedade do que determina a lei de 2010 e a que entrou em vigor este ano, a Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis nas escolas.  

“Essa nova lei, visando garantir a saúde mental das nossas crianças e preservar o espaço educativo e pedagógico de interferências externas, acaba sendo um reforço à necessidade de termos bibliotecas em nossas escolas, espaços adequados onde se tenha acesso também às tecnologias e que possam ser utilizados de forma a ajudar a qualificar o processo de ensino-aprendizagem. A biblioteca pode e deve cumprir bem esse papel”, defende o parlamentar.  

Iran Barbosa concluiu enaltecendo o papel que têm desempenhado tanto os profissionais da biblioteconomia quanto suas entidades representativas na luta para que a Lei Federal 12.244/2010 seja cumprida.  

“Deixo aqui meu profundo respeito a todos os profissionais dessa área, desejando que eles tenham o seu espaço assegurado nas bibliotecas para que elas funcionem adequadamente”, disse. 

Zona de Expansão: Breno Garibalde cobra cautela na obra de macrodrenagem

por Nayana Araujo - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2025 14h38, última modificação 03/04/2025 14h38
Zona de Expansão: Breno Garibalde cobra cautela na obra de macrodrenagem

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta quinta-feira, 3, o vereador Breno Garibalde utilizou o pequeno expediente da Câmara de Aracaju para alertar sobre a obra de macrodrenagem em andamento na antiga Zona de Expansão. Para o parlamentar, a gestão municipal precisa agir com cautela, revisando o projeto e a execução da obra, devido aos significativos impactos que podem afetar as populações ribeirinhas e o turismo daquela região.  

“Falei muito sobre esse assunto na gestão passada. As obras estão bem avançadas e nós sabemos que essa obra de drenagem é uma ação muito importante para nossa cidade, e mais precisamente para aquela região, mas não pode ser feita de qualquer jeito arriscando perdermos o único rio limpo que ainda temos”, pontuou Breno, destacando que a região deve ser desenvolvida, mas que seja da forma que os aracajuanos merecem.  

“Cidade desenvolvida é cidade bem planejada. Senão, futuramente, vamos ter que correr atrás de resolver problemas que poderiam ser evitados com um maior planejamento, com mais cuidado. Por isso, fica aqui minha cobrança para que essa obra seja revista, para que não aconteça com o Vaza-Barris o que aconteceu com o Rio Sergipe, na região central da cidade”.  

Breno lembrou que a antiga Zona de Expansão já conta com várias lagoas de drenagem natural, muitas das quais estão sendo aterradas para a construção de condomínios. “As lagoas já fazem o trabalho de drenagem natural, e não podem ser aterradas como vem acontecendo. Então, tanto a Prefeitura de Aracaju quanto o Governo do Estado precisam ter cautela nessas obras estruturantes que, na minha opinião, não estruturam nada”, finalizou o vereador. 

Vereador Sargento Byron comemora aprovação de PL que cria Secretaria do Respeito às Políticas para as Mulheres e reforça leis municipais

por Jacqueline Reis - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2025 16h51, última modificação 03/04/2025 16h51
Vereador Sargento Byron comemora aprovação de PL que cria Secretaria do Respeito às Políticas para as Mulheres e reforça leis municipais

Foto: Luanna Pinheiro

Com a aprovação, nesta quinta-feira, 03, do Projeto de Lei nº 40/2025, de autoria do Poder Executivo, que estabelece a organização e criação da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SERMULHER), o vereador por Aracaju, Sargento Byron – Estrelas do Mar, reforçou seu comprometimento para a promoção de políticas públicas em defesa dos direitos da mulher.  

“Mais uma grande conquista é realizada entre os Poderes Executivo e Legislativo municipal. Registro aqui o quão marcante é este momento para a nossa sociedade. Assegurar os direitos de todo cidadão é o nosso dever, e, quando falamos em mulher, temos uma história marcada por lutas e conquistas. Vivemos em uma sociedade onde, infelizmente, a mulher ainda não se sente segura nem acolhida. Sendo assim, todas as ferramentas necessárias para assegurar direitos e transformar esse contexto social são urgentes e imprescindíveis. Aracaju avança, e nossa sociedade se transforma com a organização de uma pasta única e exclusiva para a promoção de projetos e ações que fortaleçam as mulheres”, declarou Byron.  

Em seu segundo mandato, Sargento Byron também deixa sua contribuição para a sociedade aracajuana com proposituras que asseguram esses direitos e impulsionam a mulher enquanto protagonista da sua história, fortalecendo a autoestima, autoconfiança e segurança física e psicológica.  

“Saber que tenho deixado minha digital nas políticas públicas que asseguram os direitos da mulher vai além do que eu acredito enquanto político, mas também enquanto cidadão, esposo, pai, neto, filho, irmão, cunhado e amigo. Eu desejo que todas as mulheres se sintam acolhidas e representadas a cada nova conquista desta pasta”, pontuou o parlamentar.  

Em sua atuação como representante do povo, o vereador é autor do Projeto de Lei que deu origem à Lei 5.663/2023, que institui o Protocolo "Não Se Cale", um conjunto de medidas para o combate à violência sexual contra mulheres em espaços de lazer na cidade de Aracaju. Byron também é autor da propositura que garantiu o título de Utilidade Pública ao Instituto Social Ágatha, que atua no estado de Sergipe (Lei 5.455/2022) e acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o vereador apoiou o Procedimento de Notificação Compulsória da Violência Contra a Mulher (PNCVCM) nos serviços de saúde públicos e privados de Aracaju.  

Para este mandato, o parlamentar visa oportunizar projetos de lei que impulsionem o empreendedorismo feminino, promovam a saúde da mulher de forma integral e ampliem a atenção e o cuidado com a mulher em seu maternar. Isso inclui ações voltadas à primeira infância, garantindo suporte e rede de apoio desde os primeiros meses de vida do bebê, bem como iniciativas para a linha de cuidado com as mães atípicas – mulheres que cuidam e que também necessitam de cuidados. 

Audiência Pública sobre problemas estruturais no Conjunto 17 de Março será realizada em 15 de abril

por Gabriella Ferreira - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2025 16h59, última modificação 03/04/2025 16h59
Iniciativa é de autoria do parlamentar Bigode do Santa Maria
Audiência Pública sobre problemas estruturais no Conjunto 17 de Março será realizada em 15 de abril

Foto: Luanna Pinheiro

A Câmara Municipal de Aracaju agendou para o dia 15 de abril de 2025, às 15 horas, uma Audiência Pública para debater os graves problemas estruturais enfrentados pelos moradores da segunda etapa do Conjunto 17 de Março. A iniciativa, de autoria do vereador Bigode do Santa Maria, busca chamar a atenção das autoridades para a precariedade dos serviços essenciais na região. 

De acordo com o parlamentar, a comunidade enfrenta sérias dificuldades devido à falta de infraestrutura adequada, incluindo acúmulo de mato, poeira excessiva, falhas nos alicerces dos prédios, esgotos estourados e vazamentos constantes de água. Outro problema grave apontado é a irregularidade no abastecimento hídrico, agravada pela falha no funcionamento de uma bomba d'água essencial para a região. 

"Desde a entrega, essa bomba já apresentava problemas, e quando deixou de operar completamente, a situação se tornou insustentável para os moradores. Apesar das reclamações reiteradas, nenhuma solução foi apresentada pelas esferas municipal, estadual ou federal", destacou o vereador. 

A audiência pública contará com a participação de representantes da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), Energisa, Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB), Prefeitura de Aracaju, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB) e Defesa Civil. Além disso, os moradores da comunidade afetada também foram convidados para expor suas reivindicações. 

"A moradia digna é um direito fundamental, e a falta de infraestrutura adequada coloca em risco a segurança e o bem-estar dos cidadãos. Essa audiência é essencial para garantir encaminhamentos concretos e soluções efetivas", reforçou Bigode do Santa Maria. 

A sessão ocorrerá no plenário da Câmara Municipal de Aracaju e será aberta ao público, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa Legislativa. 

Procuradoria da Mulher realiza reunião com a Secretária de Estado de Políticas para Mulheres

por Fernanda Nery - Agência CMA — publicado 04/04/2025 10h10, última modificação 04/04/2025 11h56
O objetivo é estabelecer parceria com o órgão estadual em prol da defesa do público feminino
Procuradoria da Mulher realiza reunião com a Secretária de Estado de Políticas para Mulheres

Foto: Dominique Mangueira

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju realizou uma reunião, na tarde desta quinta-feira (03/04), com a Secretária de Estado de Política para Mulheres, Danielle Garcia. O encontro aconteceu na sede da secretaria, localizada na Praça Almirante Tamandaré, e teve como objetivo apresentar as atividades da Procuradoria, além de estreitar laços com o órgão estadual. 

 

Segundo a psicóloga da  Procuradoria da Mulher, Ana Karoliny Barreto de Almeida, a intenção é conhecer os serviços e programas oferecidos pela secretaria e estabelecer uma relação de cooperação, para que haja o encaminhamento adequado das mulheres que necessitam dos serviços disponibilizados.

 

“Nosso principal objetivo hoje é apresentar o serviço da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju e estreitar os laços com a Secretaria de Estado de Política para Mulheres. Conhecer também um pouco quais são os serviços e os benefícios que eles oferecem às mulheres aracajuanas, para que a gente possa orientar melhor essas mulheres que são atendidas na nossa Procuradoria e encaminhá-las da maneira devida ”, explica.

 

A superintendente de Relações Institucionais da CMA, Sheyla Galba, ressaltou o trabalho desenvolvido pela Procuradoria em busca de parcerias com as demais instituições que atuam na defesa das mulheres. Para ela, essa soma de esforços faz toda a diferença.

 

“A Procuradoria da Mulher junto com a Superintendência de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Aracaju está buscando essas parcerias. A gente quer fazer com que a Procuradoria seja reconhecida, buscando apoio e unindo forças, porque é disso que a gente precisa. Então essa é mais uma visita, hoje nós estamos aqui na Secretaria de Políticas para as Mulheres e vamos mostrar os pontos positivos e negativos também. Nem tudo são flores, mas a gente precisa unir forças para que tenhamos uma realidade muito melhor em relação à proteção do público feminino”.

 

A Secretária de Estado de Política para Mulheres, Danielle Garcia, enfatizou a importância dessa iniciativa e demonstrou interesse em desenvolver ações em conjunto com a Procuradoria.  “Eu fico feliz demais de receber aqui a Procuradoria da Mulher da Câmara de Aracaju, vi que elas já estão fazendo um trabalho lindo, já compilaram toda a legislação produzida relacionada à pauta da mulher pelos vereadores e estão pensando em outras leis que podem ser propostas para os parlamentares e para a prefeita. Então é bacana esse estudo sobre a parte legislativa, mas também sobre ações que podemos fazer em conjunto”.

 

A secretária ainda explicou quais são os principais serviços disponibilizados pela Secretaria de Política para as Mulheres. “A gente tem aqui na secretaria vários programas, temos o ‘Ser Mais Mulher’, que está com inscrições abertas, inclusive nós já temos mais de 80 mulheres inscritas aqui em Aracaju, nós temos o ‘Cuidar-se’, que distribui absorventes para mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade. Nós temos também cursos de capacitação nas mais diferentes áreas, desde educação financeira, precificação, renda irlandesa, curso de chocolate, de cabeleireiro, tudo isso promovido pela secretaria para ajudar essas mulheres, especialmente as mais vulneráveis e também aquelas que estão em situação de violência”.

 

De acordo com a advogada da Procuradoria da Mulher, Vanessa Reillane, a expectativa é a melhor possível a partir dessa reunião. “Nós estamos aqui justamente para apresentar o órgão e ouvir o que tem funcionado, inclusive a gente quer participar dos eventos em que a Procuradoria possa ser incluída. A troca está sendo muito boa, nós apresentamos alguns projetos nossos e pedimos que nos inclua nos projetos deles também, assim como possam contar conosco nos projetos que tivermos, para que a sociedade como um todo saia beneficiada, para que as mulheres tenham mais mecanismos, pois todos esses órgãos estão trabalhando em prol da mesma luta. Então a missão é essa:  buscar benefícios, buscar informação e conhecimento para que possamos construir cada vez mais pontes para viabilizar a garantia de direitos das mulheres”.

Elber apresenta moção de apelo para tarifa zero nos novos ônibus elétricos

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2025 10h10, última modificação 04/04/2025 11h59
Elber apresenta moção de  apelo para tarifa zero nos novos ônibus elétricos

Foto: Luanna pinheiro

 

 

Na sessão dessa quinta-feira, 3, o vereador Elber Batalha (PSB) falou sobre a moção de apelo que apresentou à Prefeitura de Aracaju, através da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para a prioridade dos 30 novos ônibus elétricos nas linhas de grande circulação na capital e a tarifa zero para esses veículos . O assunto foi anunciado nas redes sociais do parlamentar e gerou repercussão.

 

Já durante o pequeno expediente, Elber explicou os detalhes da moção que será votada na câmara. De acordo com ele, já que tudo será pago pelo povo de Aracaju, nada melhor que compensar esse custo com algo que vai beneficiar principalmente as pessoas que andam muito tempo nos veículos. “Que eles sejam alocados nas principais linhas da cidade, sobretudo as que circulam a cidade inteira, como Augusto Franco/Bugio, Bugio/Atalaia e os circulares. Para que possam ser utilizados pelo máximo de pessoas,  em especial os que mais precisam e que seja atribuída a tarifa zero, o que já ocorre em várias cidades do Brasil”, declarou na tribuna.

 

 

Em suas redes, ele compartilhou a iniciativa com os seus seguidores. "Se o povo já vai pagar pelos ônibus e também pela recarga das baterias elétricas, por que cobrar tarifa? Foi por isso que apresentei uma moção apelando à prefeita Emília para que os ônibus elétricos sejam colocados nas linhas circulares da cidade com tarifa zero. É o mínimo que se espera de retribuição à população. Conto com o bom senso dos meus colegas”, escreveu.

Anderson de Tuca realiza visita a obra da Praça Dom José Tomaz

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2025 10h05, última modificação 04/04/2025 12h00
Anderson de Tuca realiza visita a obra da Praça Dom José Tomaz

Foto: Assessoria Parlamentar

Na tarde da última quarta-feira, 2 de abril, o vereador Anderson de Tuca (União Brasil) esteve na Praça Dom José Thomaz, localizada no bairro Siqueira Campos, para acompanhar de perto o andamento das obras de revitalização do espaço. A visita contou com a presença do diretor de Obras Públicas da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Walter Castro.

 

A reforma da praça é uma reivindicação antiga da comunidade e uma das principais bandeiras do mandato de Anderson de Tuca, que luta pela manutenção e melhoria do local há mais de 10 anos. Durante a visita, o vereador reafirmou seu compromisso com a fiscalização da obra e garantiu que continuará acompanhando de perto todas as etapas do processo.

 

“Nosso compromisso é fiscalizar e dar satisfação aos moradores. Então, vamos realizar visitas a cada 30 dias para cobrar e saber como está o andamento dessa obra que vai ser importantíssima para a população”, declarou Anderson.

 

O parlamentar também destacou a importância da transparência e da boa aplicação dos recursos públicos. Para ele, a fiscalização constante é essencial para garantir que a comunidade receba um espaço de lazer digno e de qualidade.

 

A revitalização da Praça Dom José Thomaz integra um conjunto de ações da Prefeitura de Aracaju voltadas à melhoria dos espaços públicos da cidade, com o objetivo de proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida aos cidadãos. Anderson de Tuca afirmou ainda que continuará lutando para que outras praças e áreas de convivência também sejam contempladas com melhorias.

Levi Oliveira destaca inauguração do laboratório da Fanese que favorece a qualificação profissional de jovens

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2025 12h05, última modificação 04/04/2025 12h03
Levi Oliveira destaca inauguração do laboratório da Fanese que favorece a qualificação profissional de jovens

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador Levi Oliveira (PP) acompanhou, nesta quarta-feira, 2, a inauguração do primeiro laboratório presencial da escola Co.liga do município de Aracaju, pertencente à Faculdade de Administração, Negócios e Saúde de Sergipe (Fanese). O novo espaço conta com  tecnologias e recursos  voltados para a Economia Criativa, proporcionando aos jovens sergipanos uma formação mais moderna e eficiente.

 

Levi Oliveira destacou o papel da iniciativa na capacitação dos jovens estudantes, bem como sua influência na geração de emprego e renda do município. “Esse ambiente ajuda a impulsionar o desenvolvimento em nosso município. São mais oportunidades, mais empregos, mais renda para nossa gente aqui em Aracaju”, enfatizou o parlamentar.

 

O novo laboratório oferece aos estudantes computadores, tablets e outros dispositivos, todos integrados à rede Wifi. Dessa forma, eles têm acesso a um ambiente equipado com tecnologias de apoio e internet gratuita, permitindo que se concentrem nos conteúdos digitais dos cursos gratuitos que são oferecidos, enquanto recebem assistência ao longo de sua jornada.

 

 

A iniciativa da Fanese, em parceria com o Co.liga, busca facilitar o aprendizado dos alunos e prestar um maior apoio na preparação para o mercado de trabalho.

 

 

Segundo Levi, o novo laboratório é um marco importante para a educação no estado. "Por meio dos cursos da Co.liga, muitos jovens têm a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com a capacitação adequada. Por esse motivo, um espaço presencial é de grande importância. A partir dele, mais pessoas terão acesso ao conhecimento, à educação, para que possam assim se qualificar profissionalmente. Iniciativas como essa são essenciais para o futuro do nosso estado", afirmou.

 

Escola Virtual

 

A Co.liga é uma escola virtual que oferece diversos cursos gratuitos, digitais e de curta duração para o desenvolvimento profissional de jovens alunos. Os cursos contemplam áreas como Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais. Também são abordados assuntos que atravessam diversas áreas do conhecimento, como empreendedorismo e idiomas. A escola tem a Economia Criativa como foco principal, e o novo laboratório fortalece o objetivo de conectar os estudantes aos profissionais e instituições da área.

Câmara Municipal empossa 14 novos servidores nesta sexta-feira,04

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 04/04/2025 12h16, última modificação 04/04/2025 12h16
Concurso da Casa Legislativa foi realizado em dezembro de 2021 e já convocou mais de 200 servidores
Câmara Municipal empossa 14 novos servidores nesta sexta-feira,04

Luanna Pinheiro

Na manhã desta sexta-feira, (04/04), a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) empossou mais 14 servidores aprovados no último concurso realizado em dezembro de 2021. Deste total, são 11 analistas legislativos, 1 analista administrativo e 2 contadores. A última convocação, realizada no dia 24 de dezembro, convocou 26 aprovados.

A Mesa da solenidade foi composta pela vereadora Selma França (PSD), o superintendente executivo da CMA, Ardiles Ferreira; a superintendente de Relações Institucionais da CMA, Sheyla Galba; a presidente do Sindicato dos Servidores da CMA, Heleneide Lessa; o assessor- geral da Presidência, João Fernandes Brito e o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD).

O presidente da CMA recepcionou os novos servidores da Casa legislativa e lembrou dos desafios enfrentados para realização do concurso público. “Passa um filme na cabeça da gente. Eram  50 vagas inicialmente, hoje temos 119 servidores ativos e mais de 200 já foram convocados”, afirmou Ricardo.

 O parlamentar deu ênfase a prioridade de servidores públicos concursados na composição do quadro de servidores da CMA. “Vocês estarem aqui hoje entrando para o quadro de servidores da Câmara é quebrar um paradigma porque, para alguns, quanto menos servidor na Câmara é melhor. Nós entendemos que não se fortalece serviço público sem a presença do servidor público concursado. Vocês ,a partir de hoje, têm independência funcional, não devem nada a mim nem a qualquer outro vereador. Vocês têm que trabalhar de cabeça erguida, vocês devem lealdade ao povo de Aracaju, que é quem paga o salário de vocês”.     

A vereadora Selma França parabenizou os novos servidores e ressaltou o papel da família na conquista do cargo público. “Quero parabenizar não só a vocês, mas também a todos os pais, às mães, às famílias que ,como eu que sou mãe, sei da felicidade que cada um de vocês deve estar sentido. Sei da participação, do incentivo na hora em que seus filhos estavam estudando. Essa vitória pertence a todos que estavam juntos nessa caminhada”.

A presidente do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de Aracaju, Heleneide Lessa, parabenizou o presidente da CMA por dar a prioridade à convocação de servidores efetivos para compor o quadro da Casa legislativa.“Nosso sindicato hoje está em festa.  Temos hoje à frente da Câmara um gestor, que é servidor, e reconhece a necessidade de trazer esses novos servidores com o objetivo de otimizar ainda mais os trabalhos dessa casa. Então, com isso, ganham os servidores, ganha a Câmara com colaboradores que vêm se somar aos que aqui já estão. O gestor tem sempre cumprido com aquilo que ele fala, que a Câmara tem que ter servidores efetivos. E com isso valoriza ainda mais o seu mandato enquanto gestor desta casa”, disse Heleneide.

 

Para o novo analista legislativo da CMA, Felipe Dantas, a investidura no cargo significa a concretização de um momento muito aguardado.“Essa posse representa, com certeza, uma grande conquista. O fruto dos meus esforços, tanto meu quanto da minha família. É a realização de um sonho de poder contribuir para a sociedade de uma forma muito honrosa”.

O novo contador da Câmara de vereadores, Bruno Leonardo, destacou que a posse em um cargo é um momento de conquista e traz segurança para desempenhar a carreira. “É mais uma liberdade por causa da estabilidade que o cargo nos dá. É uma batalha. Concurso, estudo, mas esse é um passo a mais para alcançarmos nossos objetivos”. 

 Concurso Público 

O concurso da Câmara Municipal de Aracaju foi realizado em dezembro de 2021 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Até o momento, mais de 200 servidores foram convocados e 119 foram empossados.

Com autoria de sargento Byron, jornalista Anderson Barbosa receberá título de Cidadão Aracajuano

por Jacqueline Reis, assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2025 11h35, última modificação 04/04/2025 13h03
Com autoria  de sargento Byron, jornalista Anderson Barbosa receberá título de Cidadão Aracajuano

Foto: Assessoria Parlamentar

No Dia do Jornalista, celebrado em 07 de Abril, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) irá conceder o Título de Cidadão Aracajuano ao jornalista, Anderson Barbosa. A solenidade acontece às 16h, no Plenário da Câmara.

A honraria, de autoria do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar, além de homenagear o comunicólogo, reforça a relevância da Comunicação Social e imprensa para toda a sociedade. "O jornalista Anderson Barbosa é um nome que nos orgulha, um profissional ético, que faz a informação ser acessível a todos. Seja sobre política, esporte, entretenimento ou através do jornalismo factual, Anderson contribui significativamente para sociedade aracajuana , sendo o responsável por grande projetos já premiados em nossa capital, a exemplo do seu canal 'Que Vem das Ruas'. Convidamos todos os amigos, familiares e fãs a prestigiarem este momento", ressaltou Sargento Byron.

A solenidade será transmitida pelos canais oficias: TV Câmara Aracaju Canal aberto 5.3 , Sky 305.3, Net Canal 8 ; Câmara Aracaju pelo YouTube e pelo site www.aracaju.se.leg.br .

Sobre o Homenageado

O jornalista Anderson Barbosa Morais é natural de Cedro de São João (SE), graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - no ano de 2005 - pela Universidade Tiradentes (UNIT), com Pós-Graduação em Gestão Integrada à Comunicação e Mestre em Comunicação. Atualmente ocupa a função de repórter da TV Sergipe (Afilada Rede Globo), com passagem pelo G1 Sergipe. Na mesma empresa já atuou como  produtor de esporte, de geral, além de repórter e produtor do Programa Combinado. Desde 2016, mantém na plataforma do YouTube o canal 'Que Vem das Ruas', que conta histórias de pessoas em situação de ruas, artistas, projetos sociais e pessoas em vulnerabilidade social. 

Anderson traz em seu currículo premiações como Troféu BIZÚ - Hilton Lopes 2024, Jorge Lins (produtor cultural); Prêmio Turismo Aracaju, Secretaria Municipal do Turismo de Aracaju; Prêmio Oxente - Sergipe 2022 (2 Edição); Olho Mágico - Produtora de Ideias (Jorge Lins); II Prêmio Melhores do Ano Ascom Bugio; Prêmio Valores Familiares e Comunitário, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; além do Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica ; Prêmio Setransp de Jornalismo Ano VI - 1º lugar Fotografia e em 1º lugar Reportagem On-line, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp); Prêmio Sincor-SE de Jornalismo/ 1ª Colocação na categoria webjornalismo, Sindicato dos Corretores de Seguros do

Estado de Sergipe (Sincor); 2º Prêmio Sincor-SE de Jornalismo - primeiro colocado na categoria webjornalismo, Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de Sergipe (Sincor); e Cidadão do Forró, Terra Sergiy Produções.

O jornalista também recebeu o Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica - TV; Prêmio Fapitec/SE de Comunicação e Divulgação Científica ;  Melhor dos Melhores; União das Forças Jovens de Sergipe ; e prêmio Um Dia de Bombeiro, pelo Corpo de Bombeiros de Sergipe.

Lúcio Flávio participa de encontro com empresários para discutir avanços dos 100 dias de gestão

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2025 11h45, última modificação 04/04/2025 12h07
Lúcio Flávio participa de encontro com empresários para discutir avanços dos 100 dias de gestão

Foto: Miguel Benks

Na última quinta-feira (3), o vereador Lúcio Flávio participou do Almoço com Negócios, evento promovido pela Associação Comercial e Empresarial do Estado de Sergipe (ACESE) no Del Mar Hotel. O encontro contou com a presença da prefeita Emília Corrêa, que apresentou um balanço das ações desenvolvidas nos primeiros 100 dias de governo.

 

Durante sua palestra, a prefeita destacou os projetos já executados e as entregas realizadas por cada pasta da administração municipal. Entre os destaques, mencionou o programa “Jovem Tech”, iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação, com a capacitação de 200 jovens para o mercado de trabalho.

 

 

O vereador Lúcio Flávio, que tem forte atuação no setor empresarial e já integrou a diretoria da ACESE, reforça seu compromisso com políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento econômico da capital. O evento proporcionou um espaço de diálogo entre o poder público

Setor de Comunicação promove ação no colégio Atheneu em homenagem aos 170 anos da CMA

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 04/04/2025 19h03, última modificação 04/04/2025 19h03
O evento contou com a presença dos vereadores Iran Barbosa, Lúcio Flávio e Thannata da Equoterapia.
Setor de Comunicação promove ação no colégio Atheneu em homenagem aos 170 anos da CMA

Foto: China Tom

Em homenagem aos 170 anos da Câmara de vereadores, foi promovida uma ação no Colégio Estadual Atheneu, com os jovens do ensino médio, nesta sexta-feira, 04 de abril. O evento foi conduzido pelo setor de comunicação da casa parlamentar e contou com a presença dos vereadores Iran Barbosa, Lúcio Flávio e Thannata da Equoterapia. 

O vereador Iran Barbosa destacou que "essa ação é fundamental e a política é o instrumento que temos para estabelecer as regras da convivência coletiva. A escola tem um papel destacado para a preparação da vida cidadã e por isso, forma para o exercício da cidadania, na perspectiva democrática. Por isso, é fundamental que a escola mostre os diferentes tipos de poder que já existiram, até chegarmos na democracia e mostrar que ela é o caminho", pontuou. 

O vereador Lúcio Flávio disse que " foi uma experiência marcante e única ter o contato com os jovens, que são a próxima geração da nossa cidade. Explicar sobre a Câmara, o papel do vereador e o impacto na vida deles foi fundamental". A vereadora Thannata da Equoterapia ressaltou que "foi maravilhoso esse bate-papo. Ter essa consciência e trazer os jovens para essa discussão política foi fundamental". 

A coordenadora pedagógica do colégio Atheneu, Edna Reis, destacou a importância de realizar ações como essa para aproximar os jovens do parlamento municipal. " Aproximar os jovens com a Câmara foi fundamental para que eles conhecessem mais sobre a democracia e o poder legislativo. Esse ano completamos 155 anos de Atheneu, que faz parte da história de Aracaju, assim como da Câmara de vereadores. A história acaba se conectando e por isso, é importante que os estudantes conheçam mais esse trabalho".

Presença da Procuradoria da mulher

A ação contou também com um espaço para a Procuradoria da mulher explicar o seu trabalho e discutir os tipos de violência. A advogada da Procuradoria, Desire Oliveira explicou que " estamos com um projeto para visitar as escolas, porque sabemos a importância de ter o contato com os jovens, para que eles conheçam sobre o tema, saibam seus direitos e sejam parceiros na busca por igualdade de gênero", reforçou. 

Dinâmica com os alunos
Durante o evento, foi realizada uma roda de conversas com os vereadores e a dinâmica "Você vereador". Por meio dela, cada jovem pôde propor um projeto de lei e alguns deles foram sorteados para discutir junto com os vereadores. Uma delas foi a aluna Anny Marli de Jesus Oliveira, de 15 anos. "Eu achei uma boa iniciativa para conhecer o trabalho dos vereadores. A ideia de sugerir projetos de lei foi muito positiva. Eu sugeri um projeto voltado à educação financeira e programa de apoio psicológico no ambiente escolar. Muitos jovens não sabem administrar seu dinheiro e sobre o apoio psicológico é fundamental ter na escola, muitas pessoas têm ansiedade, depressão e não tem com quem conversar", destacou. 

Todos os projetos propostos pelos alunos serão encaminhados os vereadores da CMA, para análise. 



Com autoria de Elber, Carla Caroline se torna nova Cidadã Aracajuana

por Anna Paula Aquino - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2025 13h28, última modificação 04/04/2025 13h28
Com autoria de Elber, Carla Caroline se torna nova Cidadã Aracajuana

Foto: China Tom

A defensora pública do Estado de Sergipe, Carla Caroline de Oliveira, recebeu o Título de Cidadã Aracajuana na tarde desta quinta-feira, 3, em solenidade na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A honraria foi concedida por iniciativa do vereador Elber Batalha (PSB). 

Carla Caroline é defensora pública do Estado de Sergipe e mãe de Aurora. Nasceu em 2 de abril de 1985, no Rio de Janeiro, filha de Sandra Lúcia de Oliveira Silva, soteropolitana, e Raimundo de Oliveira Silva, aracajuano. Chegou a Aracaju aos 3 anos, em 1988, morando inicialmente no bairro 18 do Forte e, posteriormente, no Conjunto Orlando Dantas.   

Mestra em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes, é presidenta da Comissão de Trabalho de Enfrentamento à Desigualdade Social e ao Racismo Estrutural da DPSE e coordenadora da Comissão de Igualdade Étnico-Racial da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP). Participa dos movimentos sociais Coletiva Defensoras Públicas pelo Brasil e Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia (DP pela Democracia). É coidealizadora do projeto ‘Bruxas do Plenário’, que tem o objetivo de divulgar a atuação de juristas no plenário do júri, bem como de mulheres engajadas na defesa dos direitos humanos. Também é autora do livro ‘Bruxas do Plenário: uma proposta de visibilidade feminina no tribunal do júri. 

Laila Leandro, presidente da Comissão do Direito da Mulher da OAB/SE e amiga de Carla, fez questão de ressaltar a emoção desse momento. “Eu vejo Carla como fonte de inspiração, e se hoje eu estou como atual presidente, é por causa dela. Eu comecei, e ela que me abriu caminhos, me inspirando com a sua luta, me juntando às causas e virando o meu propósito de vida. Hoje, ela recebendo essa honraria é emocionante e motivo de muita felicidade”. 

Clara Arlene, advogada e amiga, lembrou a trajetória de luta que acompanha de perto há anos e se emocionou. “Essa ocasião de hoje é muito importante com essa celebração. A doutora Carla merece toda essa honraria. Uma mulher negra, jurista, escritora, mãe e militante, além de tudo, se importa com a luta social contra o racismo, o sexismo e está sempre em busca de uma sociedade melhor. Só podemos comemorar esse reconhecimento merecido”. 

Para Elber, a homenagem é mais que merecida à amiga e colega de profissão. “Carla Carol legitima ainda mais essa homenagem. Ela nos brindou com a sua vinda e escolha por continuar aqui, dedicando sua vida à parte acadêmica, social, à advocacia e à defensoria, sempre comprometida com a população. Ela tem uma vida integralmente dedicada à melhoria dos sergipanos, sendo alguém atuante da forma que é”, comentou.   

Presente na sessão, a vereadora Sônia Meire (PSOL) elogiou a indicação de Elber e destacou a importância da data. “Hoje, por coincidência, aprovamos a criação da Secretaria da Mulher no município e temos o título de uma mulher que representa tanto: negra, militante e atuante nas causas sociais, como Carla Carol é”, disse. 

Em seu discurso dedicado à família, Carla lembrou sua trajetória e mencionou que sempre se sentiu aracajuana. “Muitos amigos perguntam onde eu nasci e eu nem menciono o Rio. Me sinto e sou sergipana desde sempre. As minhas memórias e lembranças são todas daqui. Tudo o que sinto me faz pertencer a Aracaju também”, contou.   

Para ela, esse foi o maior presente de aniversário que poderia receber. “É um momento muito especial, ainda mais comemorando 40 anos ontem e recebendo esse presente do município de Aracaju e de Elber com essa indicação. É uma homenagem que coroa a minha trajetória de vida, agora sou definitivamente aracajuana”, declarou. 

Elber questiona modelo administrativo da Maternidade Lourdes Nogueira

por Anna Paula Aquino - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2025 14h10, última modificação 04/04/2025 14h10
Elber questiona modelo administrativo da Maternidade Lourdes Nogueira

Foto: Luanna Pinheiro

Falando sobre as mudanças recentes da Maternidade Lourdes Nogueira, o vereador Elber Batalha (PSB) destacou que é preciso mudar o modelo de gestão nessa área no município e voltar com os concursos públicos. Durante a sessão desta quinta-feira, 3, ele lembrou das reclamações constantes sobre os hospitais municipais.   

Diante das notícias sobre a rescisão contratual e o aviso prévio de 700 colaboradores da maternidade, Elber ressaltou que o problema não é recente, mas exige ainda mais atenção quanto à forma como a administração vem sendo conduzida. “Não vou fazer uma crítica recortada da gestão, sei que existiam mazelas da passada, como dívidas antigas e funcionamentos enviesados. Lamento que o caminho não tenha sido a otimização desses recursos, o pagamento de um valor menor para manter, mas o que fica claro para mim é que o modelo atual é um modelo falido”, disse.   

Para ele, a solução é apostar em um novo modelo imediatamente. “O que eu faço aqui é o registro, com todo o respeito à secretária Débora Leite, mas essa gestão ainda permanece nesse modelo. A meu ver, isso significa apenas mudar o problema de nome. Pode ser que, em um primeiro momento, com a chegada dessa nova instituição, tenhamos um arrefecimento. Mas, daqui a pouco, virão os pedidos de aditamento de contrato e, mais uma vez, a precarização das relações de trabalho com os profissionais da saúde”, comentou em seu pronunciamento na tribuna.   

Por fim, ele pediu a retomada dos concursos públicos para a área da saúde municipal. “Há muito tempo não se faz concurso para esses profissionais, em nenhuma das áreas. Isso é fruto da precarização dessas relações que esse sistema oferece. Quero fazer um comparativo: Fernando Franco ou Nestor Piva? De onde se ouve historicamente mais reclamações? Do que é regido por esse jeito ou o Fernando, que exerce gestão direta com concursados e compromisso com o serviço público?”, concluiu questionando. 

Vereador Binho se reúne com a prefeita Emília Corrêa para discutir demandas da comunidade

por Vivian Milene - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2025 14h18, última modificação 04/04/2025 14h18
Vereador Binho se reúne com a prefeita Emília Corrêa para discutir demandas da comunidade

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Na tarde da última quinta-feira, 3, o vereador Binho esteve em reunião com a prefeita Emília Corrêa para apresentar e discutir importantes demandas da comunidade. Entre os temas abordados, destacaram-se as necessidades do Conjunto Almirante Tamandaré, Jardim Centenário e Conjunto Veneza, além de outras localidades que requerem atenção e melhorias.  

Durante o encontro, também foi debatido o cenário das quadrilhas juninas da cidade, um movimento cultural que desempenha um papel fundamental na valorização da tradição nordestina e na geração de oportunidades para a juventude local.  

“Nossa conversa foi muito produtiva e tenho certeza de que bons frutos sairão de lá. Nossa comunidade tem muito a se beneficiar”, destacou o vereador Binho.  

Com um diálogo aberto e construtivo, a reunião reforçou o compromisso de buscar soluções e avanços para a população, garantindo que as demandas sejam ouvidas e atendidas pela gestão municipal. 

Vereador Isac Silveira protocola pedido de CPI para apurar destino de R$ 135 milhões em multas de trânsito em Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2025 16h22, última modificação 04/04/2025 16h22
Vereador Isac Silveira protocola pedido de CPI para apurar destino de R$ 135 milhões em multas de trânsito em Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Na última quinta-feira, 3, o vereador Isac Silveira (União Brasil), líder da prefeita Emília Corrêa na Câmara Municipal de Aracaju, protocolou um pedido de instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar o destino dos R$ 135 milhões arrecadados com multas de trânsito entre os anos de 2017 e 2024. A solicitação contou com a assinatura de 10 parlamentares, número suficiente para atender aos requisitos legais e regimentais para a abertura da comissão.  

A proposta de investigação surge da preocupação com a transparência na aplicação dos recursos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os valores obtidos com multas devem ser destinados exclusivamente a políticas públicas voltadas para o trânsito, como sinalização, fiscalização, engenharia de tráfego e educação, além de ter sua arrecadação e aplicação devidamente publicadas.  

Isac Silveira alega que essas informações não estão disponíveis de forma clara e acessível. Segundo ele, apesar de solicitações anteriores feitas à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a única resposta obtida foi a indicação genérica de que os dados estariam no Portal da Transparência. Para o vereador, o conteúdo disponível não é suficiente para atender à exigência legal de prestação de contas.  

“O Código de Trânsito exige a publicação detalhada da arrecadação e dos gastos. Esse dinheiro tem destinação específica e precisa ser tratado com seriedade”, destacou o parlamentar.  

Ele reforça que a instauração da CPI é um dever institucional da Câmara. “Essa é uma CPI baseada no compromisso com a legalidade e com o cidadão aracajuano. O parlamento tem a responsabilidade de fiscalizar a arrecadação e aplicação desses recursos. Vamos até o fim para garantir que o dinheiro público seja tratado com respeito”, afirmou.  

Na próxima terça-feira, 8, Isac deve apresentar um requerimento à presidência da Casa pedindo a leitura em plenário da propositura e a instalação imediata da comissão. O vereador também antecipou que um dos primeiros passos da CPI será solicitar a quebra de sigilo documental, o que permitirá acesso detalhado à movimentação dos recursos provenientes das multas. 

Com a instauração da CPI, a expectativa é de que o Legislativo municipal possa esclarecer de forma definitiva como foram utilizados os valores arrecadados ao longo dos últimos sete anos, garantindo mais transparência e fiscalização sobre os recursos públicos vinculados à mobilidade urbana em Aracaju. 

Iran debate a importância da escola na formação democrática

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/04/2025 11h29, última modificação 07/04/2025 11h29
Iran debate a importância da escola na formação democrática

Foto: Assessoria Parlamentar

Na manhã desta sexta-feira, 04/04, o professor e vereador Iran Barbosa (PSOL) esteve no auditório do Centro de Excelência Atheneu Sergipense para participar de uma ação que teve por objetivos comemorar os 170 anos da Câmara Municipal de Aracaju; explicar o papel do Poder Legislativo Municipal e reforçar o trabalho dos parlamentares.

Na ocasião, o Vereador Iran Barbosa apresentou para cerca de 80 estudantes daquela unidade de ensino estadual o tema “O Papel da Escola para a Formação da Consciência Democrática da Juventude”.

Durante a sua fala, Iran destacou a centralidade que tem a Democracia na estruturação do Estado brasileiro, inaugurado desde a Constituição de 1988.

“Desde o seu preâmbulo, passando pelos princípios fundamentais e seguindo por toda a estrutura política definida constitucionalmente, o Estado Democrático de Direito configura-se como cláusula pétrea em nossa lei maior”, disse.

Iran lembrou também que, na própria constituição, a Cidadania é tomada como fundamento da República Federativa do Brasil; e que, conforme os mandamentos constitucionais, compete à Educação preparar as pessoas “para o exercício da cidadania”. Assim sendo, a Escola tem um papel destacado neste cenário.

“É por isso que temos que compreender a Escola como o ‘locus’ privilegiado para a socialização do saber historicamente acumulado; para a sistematização do conhecimento; para o exercício do estudo e da pesquisa; para o convívio com a ciência, com a pluralidade, com a diversidade, tolerância e respeito”, defendeu o parlamentar que também é professor de História, aproveitando para enfatizar que é na escola que as pessoas devem aprender sobre as variadas formas de exercício de poder, conhecendo todos prejuízos das teocracias, dos cesaropapismos, das tiranias, dos totalitarismos, das ditaduras; para que possam reconhecer e valorizar a importância da Democracia na nossa marcha civilizatória.

Ainda em sua fala, o parlamentar defendeu a tese de que as escolas devem ser verdadeiros laboratórios de exercício democrático.

“Daí defendermos que a escola deve ser aberta para todas as pessoas, que ela deve praticar o debate fraterno em torno dos seus problemas e contradições, estimulando a participação estudantil em suas instituições representativas, como os grêmios, em instâncias propositivas, deliberativas e fiscalizadoras das unidades de ensino, de que devem ser exemplos as plenárias escolares, as assembleias escolares, os conselhos escolares, inclusive com a condição da escolha livre e democrática, através do voto, dos seus dirigentes”, defendeu enfaticamente.

A iniciativa da ação ficou a cargo do setor de comunicação da Câmara Municipal de Aracaju, em parceria com o Centro de Excelência Atheneu Sergipense, e contou com a participação de parlamentares, da equipe diretiva do estabelecimento de ensino, de integrantes da Procuradoria da Mulher da Câmara, além, obviamente, dos estudantes que participaram apresentando propostas legislativas que foram debatidas pelos parlamentares presentes.

Confira a agenda da Câmara Municipal de Aracaju

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 07/04/2025 11h55, última modificação 08/04/2025 11h37
Confira a agenda da Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

No site da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) é disponibilizado um banner, na lateral da página, em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana.


Segunda-feira (07/04)

Será realizada uma sessão solene, às 16h, de autoria do vereador Sgt. Byron. Nela, ocorrerá a Entrega do Título de Cidadania Aracajuana ao jornalista Anderson Barbosa Morais. 


Terça-feira (08/04)

Pela manhã, às 9h, será realizada a tribuna livre, para discursar sobre o Clube de Veículos Antigos do Farol de Sergipe, dentro de suas conquistas, atribuições, função social e importância na preservação da história do veículo antigo. O palestrante será o diretor-presidente do Clube, Carlos Armando de Oliveira. 

Pela tarde, a partir das 15h, será realizada uma audiência pública com o tema “Aracaju e a Câmara Municipal de Vereadores: Destinação de Imposto de Renda”. A autoria é do presidente da Casa, o vereador Ricardo Vasconcelos e do vereador Sgt. Byron. 


Quarta-feira (09/04)

De autoria da vereadora Professora Sônia Meire, às 16h, será realizada uma Sessão Solene de entrega de Título de Cidadania Aracajuana à ativista de Direitos Humanos, Jéssica Taylor dos Santos. 


Quinta-feira (10/04)

Será realizada uma sessão solene, às 16h, de autoria do vereador Sgt. Byron. Nela, ocorrerá a Entrega do Título de Cidadania Aracajuana ao Guarda Municipal Tiago Emanuel Rocha de Lima Correia. 

 

*A agenda está sujeita às alterações no decorrer da semana.


 


 


 


 



Levi Oliveira participa de sessão na Assembleia Legislativa para discutir a visibilidade de pessoas autistas em Sergipe

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/04/2025 12h10, última modificação 07/04/2025 12h10
Levi Oliveira participa de sessão na Assembleia Legislativa para discutir a visibilidade de pessoas autistas em Sergipe

Foto: Assessoria Parlamentar

Abril é reconhecido como o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo um período dedicado a ampliar o debate e fortalecer políticas de inclusão. Alinhado a essa proposta, o vereador Levi Oliveira (PP) participou, na última sexta-feira, 4, de uma sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa sobre a visibilidade do autismo no estado de Sergipe. 

De autoria do deputado Luciano Pimentel (PP), a sessão colocou em pauta o papel fundamental da informação no enfrentamento ao preconceito e na garantia dos direitos das pessoas com autismo no estado. O encontro teve ainda a participação de representantes do poder público e de associações de apoio aos autistas.

Também estiveram presentes pessoas com TEA, que tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e reivindicações, contribuindo para a discussão sobre políticas públicas mais sensíveis e alinhadas às necessidades  reais dessa comunidade.

Levi destacou que a sessão foi essencial para para o entendimento das principais demandas da comunidade. "Foi apresentado aqui um dado muito preocupante: quase 1500 pessoas estão sem atendimento no nosso estado. Precisamos falar sobre esse assunto para descobrirmos como melhorar esses números e encontrarmos a melhor maneira de beneficiar o povo sergipano", afirmou.

Ampliando a Discussão

Nesse mês de conscientização, Levi tem intensificado sua participação em ações que estimulam o debate sobre o autismo. Neste domingo, 6, o parlamentar esteve presente no Encontro Científico Sergipano sobre Autismo, evento que reuniu especialistas e pesquisadores da área para discutir avanços, desafios e propostas de apoio às pessoas com TEA. No mesmo dia, ele também participou da 3° Grande Caminhada Pela Conscientização do Autismo, movimento que busca dar visibilidade à causa e reivindicar direitos. 

O parlamentar utilizou as redes sociais para reiterar seu compromisso com a pauta da inclusão e de promoção dos direitos das pessoas com TEA. "É importante que a gente promova ações como essas, para que possamos assim discutir políticas públicas que agreguem valor de verdade. Como parlamentar, tenho o dever de contribuir com implementação de leis e cobrança do poder executivo, para que no fim as pessoas autistas sejam vistas e tenham dignidade", reforçou.

TV Câmara produz entrevista especial para homenagear os 35 anos da Lei Orgânica de Aracaju

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 07/04/2025 13h17, última modificação 07/04/2025 13h17
A lei foi aprovada em 05 de abril de 1990
TV Câmara produz entrevista especial para homenagear os 35 anos da Lei Orgânica de Aracaju

Foto: Reprodução

No dia 5 de abril, a Lei Orgânica do Município de Aracaju completou 35 anos. Para homenageá-la, a TV Câmara produziu uma entrevista especial com dois ex-vereadores que participaram da sua elaboração: Marcélio Bonfim, ex-presidente à época, e Mendonça Prado, que atuou como relator da lei. 

Sobre a Lei Orgânica 

Em 5 de abril de 1990, foi promulgada a Lei Orgânica do Município de Aracaju, marco fundamental na consolidação da democracia e da autonomia da capital sergipana. Inspirada na Constituição Federal de 1988, a Carta Magna municipal estabeleceu as bases para o desenvolvimento urbano, social e político da cidade, garantindo direitos e deveres essenciais à população. A lei foi criada e aprovada pela Câmara de Vereadores da época. Atualmente, conta com mais de 70 emendas aprovadas com o objetivo de atualizar e aperfeiçoar seu conteúdo conforme o contexto social. 

Destaques da Lei Orgânica  

A Lei Orgânica estabelece que o município de Aracaju tem como objetivo fundamental a construção do bem-estar do cidadão, visando consolidar uma sociedade livre, justa e solidária, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, classe social, orientação sexual, deficiência física, mental ou sensorial, convicção político-ideológica, crença religiosa ou qualquer outra forma de discriminação. Os infratores estão sujeitos às sanções previstas em lei. 

Além disso, a lei garante que é assegurado a todo habitante do município, nos termos das Constituições Federal, Estadual e desta Lei Orgânica, o direito à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à segurança, à previdência social, à proteção à maternidade, à assistência aos desamparados, ao transporte, à habitação, ao meio ambiente equilibrado e ao acesso universal à internet.

A íntegra da Lei Orgânica pode ser acessada pelo site: https://www.aracaju.se.leg.br/institucional/legislacao/LeiOrgnicaAtualizadaataEmenda72.pdf.

Sobre a entrevista  

O presidente da Câmara à época da aprovação da lei, ex-vereador Marcélio Bonfim, explicou durante a entrevista que a criação da Lei Orgânica foi uma determinação da Constituição Federal. “Passamos um período de ditadura militar, em que vários direitos foram retirados. Por meio do movimento das Diretas Já, foi possível derrotar a ditadura. Com a Constituição de 1988, tanto os estados como os municípios deveriam elaborar a sua constituição. Destaco a minha alegria em ter sido eleito na época, por unanimidade, pelos vereadores, para ser presidente da Casa e administrar a elaboração dessa lei”, destacou. 

O ex-vereador e relator da Lei Orgânica, Mendonça Prado, ressaltou: “Apesar de eu e Marcélio termos visões de mundo diferentes, isso foi fundamental para tornar muito rico na época. Foi muito importante também ouvir as demandas da sociedade, fazer audiências públicas nos bairros e buscar atender a todos, para que tivéssemos uma administração pública bem estruturada”. 

Você pode conferir o material na íntegra pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=Yxo73unnX88 ou na TV Câmara, pelo canal 5.3.

Sessão Especial em comemoração aos 35 anos da Lei Orgânica aconteceu no Plenário da Câmara de Aracaju

por Anderson Machado - Agência CMA — publicado 07/04/2025 15h12, última modificação 07/04/2025 15h12
Sessão Especial em comemoração aos 35 anos da Lei Orgânica aconteceu no Plenário da Câmara de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

Foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju uma Sessão Especial em comemoração aos 35 anos da Lei Orgânica da capital sergipana. A propositura foi do presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos (PSD), e contou com a presença de ex-vereadores, ex-presidentes da Câmara e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE). 

O presidente Ricardo Vasconcelos afirmou que foi essencial realizar o evento para relembrar os acontecimentos de 1990, ano da aprovação da Lei Orgânica de Aracaju. “A lei é a Constituição do município. Temos sempre que enaltecer e fazer esse tributo às normas que regem o funcionamento da lei e a convivência em sociedade. Antes de tomar qualquer decisão, precisamos nos basear e honrar o legado de vocês, ex-vereadores”, explicou Vasconcelos. 

Ricardo Vasconcelos enfatizou que a Sessão Especial serviu não só para celebrar os 35 anos da Lei Orgânica, mas também para homenagear, com uma placa comemorativa, os ex-vereadores responsáveis por sua elaboração. “Foi uma singela homenagem, porém, com muito carinho e gratidão”, disse. 

“A Lei Orgânica possibilitou as emendas impositivas. Com isso, temos mais autonomia e não ficamos dependentes apenas do Poder Executivo. Aqui, honramos os votos e o espírito das leis, da democracia e a independência dos poderes. Esse legado jamais vamos abrir mão. Colocamos os interesses da cidade e do povo em primeiro lugar. Temos vocês, ex-vereadores, como referência”, afirmou o presidente da Casa. 

O ex-vereador e presidente da Câmara na época da aprovação da Lei Orgânica, Marcélio Bomfim, destacou que, após o período da Ditadura Militar, que durou mais de 20 anos, a elaboração da lei representou uma grande vitória para a democracia. “A ditadura foi muito cruel. Não tínhamos liberdade para fazer nada. Quando, em 1990, tivemos o privilégio de decidir o futuro de Aracaju com a elaboração da Lei Orgânica, foi algo que nos deixa felizes até hoje. Estão de parabéns todos os vereadores da época”, explicou Bomfim.    

O relator da Lei Orgânica, Mendonça Prado, disse que reencontrar os antigos colegas e ex-servidores da época da promulgação da lei é motivo de alegria. “Quero me dirigir à ex-vereadora Terezinha de Jesus, que sempre nos tratou com muito carinho. Já o ex-vereador Sérgio Ribeiro foi o sub-relator da lei que propicia Aracaju sobre lei e diretrizes que são cumpridas. Não podia deixar de citar o nome do ex-vereador Jorge Araújo, que nos mostrava os caminhos mais adequados. Devemos muito a Jorge Araújo. Enfim, gostaria de parabenizar a todos os ex-vereadores. Deixamos um grande legado para Aracaju”, disse Prado.   

O vereador Sargento Byron ressaltou a importância de realizar a Sessão Especial em comemoração aos 35 anos da Lei Orgânica. 

“Deixo o meu singelo abraço a todos os ex-vereadores que estiveram presentes aqui no Plenário da Câmara Municipal. Todas essas homenagens acontecem em vida. Então, fico feliz em perceber no presidente Ricardo Vasconcelos essa atitude de parabenizar em vida esses ex-vereadores”, destacou. 

A representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SE), Andrea Leite, afirmou que, como representante da OAB, não poderia deixar de participar da Sessão Especial. “A nossa instituição está sempre à disposição da Câmara de Vereadores. A Lei Orgânica é uma história que não pode ser esquecida”, disse, acrescentando que, à época, o prefeito de Aracaju era Wellington Paixão. 

Vereadores que aprovaram a Lei Orgânica 

  • Marcélio Bomfim — Presidente 

  • Davis Almeida — Vice-presidente 

  • Jeremias Romão — 1º Secretário 

  • Sérgio Bezerra — 2º Secretário 

  • Terezinha de Jesus — 3ª Secretária 

  • Mendonça Prado — Relator 

  • Carlos Santana 

  • Edvaldo Nogueira 

  • Emannuel Nascimento 

  • Isaac Freire 

  • Jackson Barreto 

  • Jidenal Santos 

  • José Félix da Silva 

  • José Lopes 

  • Jorge Araújo 

  • Laércio Miranda 

  • Madalena de Góes 

  • Mário Costa 

  • Nazaré Carvalho 

  • Pedro Firmino 

  • Rosalvo Alexandre 

  • Sérgio Góes   

Lei Orgânica 

A Lei Orgânica é a norma que regula a organização e o funcionamento de um município ou do Distrito Federal. É a lei mais importante no âmbito municipal, com caráter institucional.   

Objetivos da Lei Orgânica e quem a aprova 

O principal objetivo da Lei Orgânica é contribuir para a construção de uma cidade mais segura, saudável e habitável. Sua aprovação é de competência da Câmara Municipal, mediante votação em dois turnos e aprovação por, no mínimo, dois terços dos vereadores. 

Vereador Binho participa de jogo na reinauguração da Arena Anchietão

por Vivian Milene - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/04/2025 15h17, última modificação 07/04/2025 15h17
Vereador Binho participa de jogo na reinauguração da Arena Anchietão

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

No último sábado, 5, a comunidade do bairro Bugio, em Aracaju, celebrou a reinauguração da Arena Anchietão com um jogo amistoso que contou com a participação do vereador Binho.  

O evento reuniu vereadores da cidade em uma partida contra secretários municipais, simbolizando a união e o compromisso com o esporte local.  

O vereador Binho, reeleito em 2024 e conhecido pelo envolvimento em iniciativas esportivas e comunitárias, destacou a importância da revitalização da Arena Anchietão para os moradores. Em suas redes sociais, ele compartilhou momentos do evento e ressaltou que a arena representa mais do que um espaço para práticas esportivas, sendo um símbolo de conquista e união para a comunidade do Bugio. A reestruturação do local é vista como um incentivo ao esporte e ao convívio social na região.  

Para quem não pôde comparecer ao evento, uma gravação do jogo de reabertura está disponível online.  

A reinauguração da Arena Anchietão reafirma o compromisso das autoridades locais com o desenvolvimento de espaços que promovam o esporte e a integração comunitária em Aracaju. 

Alex Melo participa da III Caminhada em Prol da Conscientização do Autismo em Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/04/2025 15h35, última modificação 07/04/2025 15h35
Alex Melo participa da III Caminhada em Prol da Conscientização do Autismo em Aracaju

Foto: Ester Araújo

O vereador Alex Melo (PRD) participou da III Caminhada em Prol da Conscientização do Autismo, realizada neste domingo, 6 de abril, na Orla da Atalaia, em Aracaju.  

"A ação foi enriquecedora e eu participei para reforçar meu comprometimento com a causa. Foi mais que uma caminhada, foi um momento de união, afeto e muita representatividade. Cada passo dado hoje foi um grito por respeito, inclusão e dignidade para as pessoas com autismo", disse o vereador.  

O evento reuniu centenas de pessoas na região dos Arcos da Orla e foi marcado pelo fortalecimento das lutas em defesa dos direitos das pessoas com autismo.  

"Ver tantas mães, pais, crianças e centenas de apoiadores reunidos por essa causa aquece o coração e reforça que estamos no caminho certo. Nosso compromisso é contínuo e seguimos ao lado, com escuta, presença e ação", orgulha-se Alex Melo. 

Bigode realiza visita técnica a Federação Sergipana de Boxe e acompanha destinação de emendas parlamentares do seu gabinete

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/04/2025 08h55, última modificação 08/04/2025 11h46
Vereador dialoga com representantes da modalidade esportiva em Sergipe e acompanha de perto as instituições que estão recebendo recursos públicos
Bigode realiza visita técnica a Federação Sergipana de Boxe e acompanha destinação de emendas parlamentares do seu gabinete

Foto: Assessoria Parlamentar

Nessa segunda-feira, 7 de abril, o vereador Bigode do Santa Maria realizou uma visita técnica a sede da Federação Sergipana de Boxe. O motivo da visita foi acompanhar de perto os recursos que serão aplicados do seu mandato anterior, por meio de emendas parlamentares voltadas ao fomento do esporte no estado.

A visita reforça o compromisso do vereador com a transparência e o acompanhamento responsável das instituições beneficiadas com recursos públicos oriundos de emendas parlamentares do seu gabinete. No caso da Federação de Boxe, os investimentos visam fortalecer a prática esportiva, incentivar novos atletas e melhorar a estrutura e a qualidade da entidade.

Durante a visita, Bigode dialogou com os representantes da federação sobre as principais demandas atuais e futuras, incluindo novos direcionamentos da instituição, como o desejo de funcionar como um centro de treinamento com ringue próprio. A conversa também abordou como a parceria entre o mandato e a federação pode contribuir diretamente para o desenvolvimento do esporte e a formação de jovens atletas em Sergipe.

Nosso papel não termina na destinação da emenda. Estamos acompanhando de perto como esses recursos serão aplicados e quais impactos podem gerar na comunidade. Essa responsabilidade é parte do nosso compromisso com todas as instituições que recebem emendas do nosso mandato”, afirmou o vereador.

A iniciativa faz parte de uma série de visitas técnicas que o gabinete do vereador Bigode do Santa Maria está realizando as instituições contempladas com emendas parlamentares, com o objetivo de manter o diálogo aberto, fiscalizar a aplicação dos recursos e garantir que os investimentos públicos estejam sendo utilizados da melhor forma possível.

Levi Oliveira destaca a integração de pessoas com deficiência à sociedade, durante visita ao CIRAS

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/04/2025 11h20, última modificação 08/04/2025 11h27
Levi Oliveira destaca a integração de pessoas com deficiência à sociedade, durante visita ao CIRAS

Foto: Assessoria Parlamentar

Nessa segunda-feira, 9, o vereador Levi Oliveira (PP) visitou o Centro de Integração Raio de Sol (CIRAS), uma instituição dedicada ao atendimento de pessoas com deficiência e seus familiares em Sergipe. A visita permitiu que o parlamentar tivesse a oportunidade de conhecer de perto o processo de reabilitação e educação especial de crianças, jovens e adultos com deficiência, reforçando seu compromisso com ações e programas voltados à inclusão dessas pessoas na sociedade.

Levi reforçou o papel de projetos que promovam serviços essenciais a quem necessita de assistência e que garantam o respeito e a dignidade dessas pessoas. "Aqui há um tratamento extensivo para pessoas com deficiências físicas e intelectuais. Eu estou aqui para conhecer e ajudar essa instituição que foi pioneira no nosso estado, não só como parlamentar, mas também como pessoa, para que essas pessoas, que são tão pouco assistidas, hoje possam ser cada vez mais reabilitadas e integradas na nossa sociedade", afirmou o vereador.

Com sede no bairro Santa Maria, o CIRAS disponibiliza serviços que abrangem as áreas social, educacional e física, voltados ao atendimento de pessoas com deficiência. Entre as atividades oferecidas estão terapia ocupacional, acompanhamento fonoaudiológico, fisioterapia, atividades recreativas e orientação para familiares. A instituição atende mensalmente mais de 800 pessoas e possui uma trajetória de mais de vinte anos de atuação no estado.

Levi reiterou a importância da instituição no reforço de políticas públicas e sua contribuição para a sociedade civil. "É somente com ações como essa que se constrói uma sociedade mais justa e comprometida com os direitos de todos. Mas elas nos lembram também de se atentar mais às pessoas com deficiência, que enfrentam muitas barreiras no acesso a oportunidades e cuidados adequados", reforçou.

Anderson de Tuca participa de Caminhada pelo Autismo e celebra nova lei de inclusão

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/04/2025 11h26, última modificação 08/04/2025 11h26

Com o lema “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, Aracaju recebeu, neste domingo (6), a 3ª edição da Grande Caminhada em prol da Conscientização do Autismo. Realizado na Orla da Atalaia, um dos principais cartões postais da capital sergipana, o evento reuniu centenas de famílias, educadores, profissionais da saúde e representantes do poder público, promovendo um importante momento de mobilização em defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Presente desde a primeira edição da iniciativa, o vereador Anderson de Tuca (União Brasil) destacou a caminhada como um espaço essencial de visibilidade e escuta.

“Esse evento faz com que vozes, principalmente das pessoas com autismo, possam ser ouvidas. A gente faz questão de, há três anos, participar dessa caminhada”, afirmou o parlamentar.

Além de fortalecer a luta por respeito, acessibilidade e inclusão, o momento também foi de celebração: foi recentemente sancionada pela prefeita Emília Corrêa a Lei Nº 6.126/2025, de autoria de Anderson de Tuca, que cria o Selo Empresa Amiga dos Autistas. A iniciativa tem como objetivo reconhecer empresas que promovam, de forma efetiva, a inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho.

“O Selo é para aquela empresa que abraça, que dá acesso, que traz inclusão. Assim, a pessoa que tem autismo possa também trabalhar, desenvolver as suas atividades, e essa empresa deve ser reconhecida. Então, a ideia dessa lei, que nós criamos, foi justamente dar oportunidade a quem não tem”, explicou o vereador.

Anderson também relembrou outros direitos já assegurados às pessoas com TEA e seus acompanhantes, como a meia passagem, a prioridade em filas e a gratuidade na renovação de documentos. “É preciso ter empatia. A gente se depara com situações em que as pessoas não se colocam no lugar do outro. E se fosse você? Você gostaria que tratassem seu filho assim? Então faço questão de reforçar e apoiar sempre”, declarou.

A expectativa agora é de que o Selo sirva como estímulo para mais empresas aderirem à inclusão e se tornarem aliadas nessa causa. “A gente criou esse selo com a prefeita e agora aguardamos sua aplicação. É hora de atrair mais parceiros para essa causa tão justa. Mas sabemos que ainda há muito a ser feito”, concluiu o vereador.

A Caminhada integra o calendário do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo. Para Anderson de Tuca, a inclusão deve ser uma missão permanente da sociedade. “A luta pelo respeito e pelos direitos das pessoas autistas precisa sair do discurso e se transformar em ações concretas. Estamos no caminho certo, mas temos muito a avançar”, afirmou.

Jéssica Taylor receberá título de cidadania aracajuana de autoria da vereadora Sonia Meire

por Manuella Miranda- Assessoria Parlamentar — publicado 08/04/2025 11h42, última modificação 08/04/2025 11h42
Jéssica Taylor receberá título de cidadania aracajuana de autoria da vereadora Sonia Meire

Foto: Assessoria Parlamentar

Na próxima quarta-feira (09), será entregue, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), às 16h, o título de cidadã aracajuana para a ativista política, defensora da população trans, Jéssica Taylor dos Santos, com autoria da vereadora professora Sonia Meire (PSOL). A militante nasceu no município sergipano de Brejo Grande e se mudou para Aracaju aos 11 anos. Jéssica, uma mulher trans de 52 anos, vivenciou violações e repressão do período da Ditadura Militar.

 
Ativista política desde 1998 em defesa da população trans, combatendo a transfobia e a estigmatização das pessoas com HIV/AIDS, Jéssica Taylor foi cofundadora da Associação de Travestis na luta pela Cidadania (UNIDAS). Ela é militante feminista e do movimento LGBTQIAPN+, antirracista, atuando em defesa da população em situação de rua e em prol dos Direitos Humanos, além de 2ª suplente de vereadora de Aracaju pelo PSOL. Jéssica atualmente é assessora parlamentar da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na gabineta da deputada estadual Linda Brasil (PSOL).
 
A gabineta da vereadora professora Sonia Meire convida amigos, familiares e admiradores de Jéssica Taylor para a Sessão Solene de entrega deste título de cidadã aracajuana.
 
O QUE: Título de Cidadã Aracajuana para Jéssica Taylor
QUANDO: Dia 09 de abril de 2025, às 16h
ONDE: Plenário da Câmara Municipal de Aracaju

Sonia Meire denuncia falta de professores na rede municipal de Aracaju

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/04/2025 11h52, última modificação 08/04/2025 11h52
Sonia Meire denuncia falta de professores na rede municipal de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

Na manhã desta terça-feira (08), a vereadora professora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna, na Câmara Municipal de Aracaju, durante o pequeno expediente, para denunciar a falta de professores na rede municipal de Aracaju. A parlamentar recebeu uma denúncia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, no conjunto Augusto Franco, na zona sul da capital.

 
“Estamos tomando as providências junto à secretaria municipal de educação, pedindo atenção ao que está acontecendo. Eu recebi a denúncia que tem uma turma de quatro anos da EMEF Nossa senhora Aparecida que está sem professora substituta, porque o concurso não foi homologado, não há professores, e os que estão atuando são pelo PSS. Nós precisamos de uma resposta da secretaria porque as crianças estão sem aula, e as famílias receberam o aviso que não haveria aula enquanto aguardavam uma professora substituta. O aviso foi no último dia 31 e essas crianças estão até hoje sem aula. Já fiz a notificação a Semed e espero que ela resolva com brevidade essa situação”, disse a vereadora.
 
Sonia Meire pediu ainda que fosse a acelerada a fila dos selecionados do processo seletivo seriado (PSS), para que estes atendam às necessidades das salas de aula que estão sem professores, inclusive na educação infantil, enquanto que os aprovados no concurso do magistério municipal, realizado ano passado, ainda na antiga gestão, não forem empossados.

Tribuna Livre recebe representante do Clube de Veículos Antigos do Farol

por Gleydy Matos - Agência CMA — publicado 08/04/2025 12h20, última modificação 08/04/2025 12h26
Na ocasião, estiveram em pauta as conquistas, atribuições e função social do clube
Tribuna Livre recebe representante do Clube de Veículos Antigos do Farol

Foto: Luanna Pinheiro

Na manhã desta terça-feira, 08, o espaço da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu o presidente do Clube de Veículos Antigos do Farol, Carlos Armando de Oliveira. Na tribuna, ele tratou das conquistas, atribuições e função social do clube.

Carlos iniciou seu discurso explicando o significado de Antigomobilismo. "É o interesse por carros antigos, um interesse em preservar a memória do automóvel antigo, a memória das famílias e das pessoas. Porque todo mundo tem uma memória afetiva com carro. É uma cultura que precisa ser incentivada e divulgada no estado de Sergipe, principalmente, por conta da viabilidade econômica, como registra a pesquisa da FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos),  que o segmento movimenta, anualmente, 32,6 bilhões somente no Brasil. É um segmento muito rentável e que traz uma visibilidade ", pontuou o presidente do clube.

Em 2016, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) fez um reconhecimento significativo ao declarar o “Ano Mundial do Antigomobilismo” (Ano Mundial da Herança Automotiva). Essa iniciativa destacou a importância dos veículos antigos, não apenas como peças de colecionador, mas como verdadeiros marcos históricos que narram a evolução da sociedade e da tecnologia ao longo das décadas.

O presidente também explicou o movimento dentro do estado de Sergipe. "O movimento antigomobilista sergipano acontece há décadas, mas, antes do Antigos do Farol, as exposições aconteciam de forma esporádica e informais, sendo realizadas em estacionamentos de lojas, supermercados, Orla de Atalaia, entre outros locais. Em Sergipe, o Antigomobilismo foi fundado em 2011 por Igor Pinheiro, Paulo Silva, Antônio Pereira, José William e Sócrates, somente com 3 veículos. Atualmente, o clube conta com mais de 120 associados, é um clube com patrimônio", declarou Armando. 

Finalizando o seu discurso, Carlos clamou o apoio do poder público. "Clamo por apoio aos projetos do Clube, porque mesmo com esses reconhecimentos, a gente não conta com o apoio do município de Aracaju e nem do estado de Sergipe. É um clube feito com a força dos sócios que estão presentes", concluiu.

Apartes

O vereador Iran Barbosa (Psol) parabenizou o discurso do presidente Carlos Armando em dois aspectos: físico e afetivo. "Parabenizo a preocupação no aspecto físico das exposições, mas também o laço afetivo que envolve. Sou de uma geração que até nomes davam aos carros".

Lúcio Flávio (PL) destacou a importância do Clube de Veículos Antigos do Farol e colocou seu mandato à disposição. "Parabenizo a brilhante exposição e registro a importância do uso social da atribuição de vocês em conservar os carros antigos".

Sonia Meire (Psol)  também enfatizou a importância do Clube. “Um trabalho de preservação da memória, uma comunicação com a própria sociedade. Sempre acompanho as exposições, levo meus netos. Meu primeiro carrinho foi um fusca".

A vereadora Selma França (PSD) parabenizou a coragem do presidente. "Parabéns pela sua coragem, pela iniciativa de trazer para Câmara a apresentação desse Clube que me fez voltar um tempinho atrás. Conte sempre com essa Casa, conte sempre com a vereadora Selma França".

Sargento Byron (MDB) - Estrelas do Mar expressou sua paixão por carros antigos. "Eu tenho um Miura X8 89, já tive um Opala 88, Monza, tenho também um Miura Saga 86. Então, a paixão por carros antigos vai além, tem muita memória afetiva".

A Tribuna Livre

A Tribuna Livre é o espaço reservado a cidadãos e entidades que desejam se manifestar a respeito de assuntos que interessem à coletividade; ou convidados que prestam esclarecimentos perante a Câmara Municipal. Na CMA, acontecem às terças-feiras, sempre depois da leitura do Expediente do Dia e antes do Pequeno Expediente.

 

Anderson Barbosa é o mais novo cidadão aracajuano, com título de autoria do vereador Sargento Byron

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/04/2025 12h35, última modificação 08/04/2025 12h35
Anderson Barbosa é o mais novo cidadão aracajuano, com título de autoria do vereador Sargento Byron

Foto: China Tom

A segunda-feira, 07 de Abril, Dia do Jornalista, foi marcada por homenagem da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), com a entrega da sua maior honraria, o título de Cidadão Aracajuano, ao jornalista Anderson Barbosa. A propositura para a homenagem é de autoria do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) .
"Planejamos e conseguimos pontuar no calendário o Dia do Jornalista, com uma homenagem que se estende a toda comunicação social da nossa capital e estado, claro. Anderson Barbosa é natural de Cedro de São João. Vocês podem se perguntar se este título se dá por ele ser um jornalista tão admirado, atuante e com sensibilidade no olhar e nas palavras. Confirmo a vocês que é exatamente isso e além. Anderson foi o responsável pela primeira aparição do Projeto Estrelas do Mar na TV. Não foi apenas uma reportagem . Foi uma produção repleta de empatia , vez e voz ao próximo. São 14 anos do projeto  e são 20 anos que Anderson se dedica ao jornalismo. Parabéns pelo seu compromisso com a sua profissão, mas , em especial, parabéns pela sua essência, é com ela que você informa e representa tanto em nossa sociedade", declarou Byron em discurso.

Sobre a honraria, o vereador ainda completou: "o nome de Anderson Barbosa foi aprovado por unanimidade nesta Casa. Cheguei a me questionar se ele aceitaria a homenagem, já que existe uma autoria política. Anderson também já foi repórter da TV Câmara, período em que conheceu de perto o parlamento. E fico muito feliz e emocionado em tê-lo aqui neste momento. Em saber que você também observa a política e enxerga o ser humano que aqui está.  Parabéns ao mais novo cidadão aracajuano!" parabenizou Sargento Byron.

  

Anderson Barbosa Morais é graduado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Tiradentes (UNIT), com Pós-Graduação em Gestão Integrada à Comunicação e Mestre em Comunicação. Atualmente é repórter da TV Sergipe (Afilada Rede Globo), com passagem pelo G1 Sergipe. Na mesma empresa já atuou como produtor de esporte, de geral, além de repórter e produtor do Programa Combinado. Desde 2016, mantém na plataforma do YouTube o canal 'Que Vem das Ruas', que conta histórias de pessoas em situação de rua, artistas, projetos sociais e pessoas em vulnerabilidade social.

 

 Para o jornalista, segundo filho de José Carlos Morais e Marinalva Barbosa Morais, a homenagem é dedicada a todos que contribuíram e contribuem com a sua trajetória em Aracaju . "Começo meus agradecimentos falando das grandes inspirações da minha vida:  painho e mainha. Os grandes patrocinadores dos meus estudos e da minha formação. O menino sonhador, por vezes, tido como tabaréu, vinha para Aracaju acompanhar sua mãe e sua tia em exames médicos, admirava a capital , mas achava um sonho distante poder morar em Aracaju. Desde pequeno, o microfone me encantava e eu não sabia como a timidez sumia. Chegar a esta cidade e conquistar tantas amizades , ter meus tios como suporte e alcançar este momento é especial e gratificante. Não sei como merecer tanto! Foi a TV Câmara que me deu visibilidade e me levou à TV Sergipe, local que se tornou família também. A cada vinda a esta Casa, lembranças vêm à tona e hoje, receber das mãos do vereador Sargento Byron, alguém que eu admiro e me apresentou pontos essenciais da inclusão social e cidadania, é algo engrandecedor. Obrigado, Byron! Obrigado pelo respeito com a nossa classe e, em especial, pelo respeito com o próximo, com o aracajuano. Esse título é de cada um que aqui se faz presente e que se soma à sociedade que buscamos informar e formar", declarou Anderson Barbosa.

 A solenidade contou com a presença de familiares, amigos e representantes da imprensa local. "Que orgulho e que emoção é ver alguém com a sua essência ,doação e transparência, nos representar e fazer tanto pela nossa sociedade. Alguém que dá voz e vez às pessoas. Parabéns, meu amigo! Esse título é mais do que merecido,", ressaltou a jornalista Tâmara Carla.

 A jornalista Priscilla Bitencourt também ressaltou sua alegria em prestigiar o momento: "é maravilhoso ver a trajetória de Anderson. Esta honraria tem todo o mérito de alguém que nos representa, alguém que exerce o jornalismo com amor e ética. E, a data de hoje, representa quem é você, Anderson".

Maioria dos vereadores aprova projeto do Poder Executivo que organiza a Secretaria da Articulação, Parcerias e Investimentos

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 08/04/2025 14h00, última modificação 08/04/2025 14h00
Somente os vereadores Sônia Meire, Iran Barbosa e Elber Batalha foram contrários à aprovação do projeto
Maioria dos vereadores aprova projeto do Poder Executivo que organiza a Secretaria da Articulação, Parcerias e Investimentos

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta terça-feira (08/04), a Câmara de Vereadores aprovou, durante Sessões Ordinária e Extraordinária, o Projeto de Lei nº 39/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a organização básica da Secretaria Municipal da Articulação, Parcerias e Investimentos (SEMPI). 

Discussão nas comissões  

Inicialmente, o projeto dependia do parecer da Comissão de Justiça e Redação, cuja relatoria foi da vereadora Sônia Meire. Ela apresentou parecer contrário, justificando que “ele não apresenta estudo de impacto financeiro, assim como nenhuma questão de um planejamento estratégico. Temos que ter o mínimo de condição oferecida pelo poder executivo para votar com consciência sobre a criação de nova secretaria. Há uma obrigação ética em propor um impacto financeiro, e Emília cobrava isso quando era vereadora. A prefeita tem a responsabilidade de apresentar um projeto que seja comprometido com o interesse de uma política pública e esse PL acelera o processo de terceirização”. 

Os vereadores Elber Batalha e Iran Barbosa também votaram contra na comissão, enquanto os vereadores Isac Silveira, líder da prefeita na Casa, e Levi Oliveira foram favoráveis. Diante da rejeição, o vereador Isac recorreu da decisão e, com o apoio da maioria dos parlamentares, o projeto voltou a tramitar. 

Na defesa da proposta, Isac declarou que “não há praticamente impacto financeiro, é uma decisão administrativa. Podem ser apresentadas emendas ao projeto para a sua melhoria. A partir do momento que isso não ocorre, estamos impedindo a prefeita de governar”. 

Discussão do projeto  

Com a retomada da tramitação, alguns vereadores justificaram seus votos favoráveis. O vereador Lúcio Flávio afirmou que “não há mais condição de uma secretaria como a SEPLOG acolher essas novas iniciativas. Essa é uma atribuição do poder executivo e não cabe aos vereadores impedir”, destacou. 

Os vereadores Soneca e Bigode do Santa Maria também manifestaram apoio à matéria, considerando-a relevante. Já o vereador Fábio Meireles afirmou votar com tranquilidade: “A população entendeu em outubro de 2024, que quem daria essas diretrizes seria a prefeita Emília Corrêa. Isso dá o direito dela de colocar a sua visão técnica e política na administração pública”, pontuou. 

O vereador Vinícius Porto destacou que “é fundamental estruturar cada vez mais algumas secretarias, principalmente, a de articulação política”. Já o vereador Pastor Diego reforçou que “o artigo 61 da Constituição Federal dispõe que é competência do poder executivo criar e organizar as secretarias. Mesmo que ele apresente questões que precisam melhorar, ele não é inconstitucional”, concluiu, posicionando-se a favor. 

O vereador Maurício Maravilha também votou favorável, por entender que se trata de uma “reestruturação de uma secretaria que já existe”. 

Em oposição ao projeto, os vereadores Elber Batalha, Sônia Meire e Iran Barbosa reafirmaram suas posições. Elber afirmou que “o projeto está em erro e apresenta faltas técnicas, como a sobreposição de outras atribuições de secretarias e claramente é um projeto voltado à terceirização que estão em hospitais, que precarizam as relações de trabalho. Com isso, não teremos concurso público e a valorização do servidor”, pontuou. 

A vereadora Sônia Meire ressaltou que “nosso voto não é maniqueísta. Não discutimos a inconstitucionalidade do projeto e sim, os problemas técnicos. Essa secretaria não é só de articulação, mas de parcerias e investimento. A proposta dela é deixar uma secretaria especializada para promover as parcerias público-privadas, ou seja, aprofundar as terceirizações e um caminho aberto para as privatizações. Cabe a mim, como vereadora, expressar minha opinião. Essa secretaria representa mais dinheiro público para o secretário”. 

O vereador Iran Barbosa argumentou que “a Comissão de Constituição não é responsável somente por avaliar a constitucionalidade do projeto, mas também sua justiça e redação. O impacto econômico realmente não veio. Não podemos ser simplistas. É óbvio que sabemos que a prefeita tem a prerrogativa de propor projetos, mas não temos a obrigação de concordar com tudo que ela apresenta. Se eu discordar do projeto, também não sou obrigado a apresentar emendas. Tem projetos em que discordamos totalmente e esse é um deles”, finalizou. 

O projeto foi aprovado, com registro apenas dos votos contrários dos três vereadores citados. Não foram apresentadas emendas ao Projeto de Lei. 

Sobre a secretaria  

O Projeto de Lei nº 006/2025, enviado pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, à Câmara Municipal, dispõe sobre a organização básica da Secretaria Municipal da Articulação, Parcerias e Investimentos (SEMPI), que substitui a antiga Secretaria Municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais (SEAPRI). 

A SEMPI tem por finalidade programar, organizar, executar e acompanhar as atividades de assistência e assessoramento ao Governo Municipal, especialmente na articulação e integração institucional com os Poderes e órgãos constituídos e outras esferas de governo, bem como com entidades públicas e privadas. Também visa estabelecer parcerias estratégicas e atrair investimentos para o desenvolvimento do município.  

Líder da prefeita na Casa, vereador Isac Silveira, está coletando assinaturas para emenda que modifica a lei orgânica  

Após a aprovação do projeto da SEMPI, o vereador Isac Silveira iniciou a coleta de assinaturas para uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Município, que altera a redação do artigo 37 e acrescenta a alínea “g” ao inciso II do artigo 90.  

Com a alteração, a redação passaria a prever que “a concessão de serviço público, inclusive aquelas de Parceria Público-Privada – PPP ou de Programa Parceria de Investimento – PPI, será feita com autorização da Câmara Municipal, por lei monotemática, mediante contrato precedido de concorrência pública, conforme o caso”. 

Para que a emenda possa ser votada, são necessárias assinaturas de, no mínimo, nove vereadores. Até o momento, mais de 13 parlamentares já manifestaram apoio, entre eles Maurício Maravilha, Breno Garibalde, Binho, Selma França, Fábio Meireles, Anderson de Tuca, Soneca, Rodrigo Fontes e Alex.  

Após a coleta dessas assinaturas, para o projeto de emenda ser aprovado na Casa parlamentar, são necessários os votos de dois terços dos vereadores. 

 

Nota à imprensa e à comunidade sobre o incidente envolvendo uma funcionária da CMA

por Agência CMA — publicado 08/04/2025 13h14, última modificação 08/04/2025 13h14
Nota à imprensa e à comunidade sobre o incidente envolvendo uma funcionária da CMA

Foto: Gilton Rosas

Nesta terça-feira (08/04), por volta das 8h40, ocorreu um incidente envolvendo uma plataforma elevatória no prédio anexo da Câmara Municipal de Aracaju. As vítimas são uma funcionária terceirizada, que presta serviços à Casa, e sua mãe, que estavam no equipamento no momento da queda. 

Imediatamente após o ocorrido, a equipe médica da Câmara prestou os primeiros socorros, e o Corpo de Bombeiros e o SAMU foram acionados. As duas pacientes foram encaminhadas ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), onde permanecem em estado estável, aguardando a realização de exames. Uma assistente social da Câmara está no local para acompanhar o caso e fornecer atualizações sobre o estado de saúde das vítimas ao longo do dia. 

Sobre a plataforma elevatória: 

  • Fornecida pela empresa Aptus Elevadores; 

  • Manutenção realizada pela Movi Elevadores; 

  • Instalada em 4 de janeiro de 2024; 

  • Última manutenção preventiva realizada em 21 de março de 2025 (conforme a periodicidade mensal exigida). 

As causas do incidente estão sob investigação, e a Câmara Municipal está à disposição para colaborar com todos os esclarecimentos necessários. 

A Câmara lamenta o ocorrido e reforça seu compromisso com a segurança de todos os colaboradores e visitantes.  

AGÊNCIA CMA 

Votação na Câmara aprova dois projetos de lei em redação final, um deles, de autoria do Poder Executivo

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 08/04/2025 13h33, última modificação 08/04/2025 13h33
Votação na Câmara aprova dois projetos de lei em redação final, um deles, de autoria do Poder Executivo

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta terça-feira (08/04), a Câmara de Vereadores aprovou, durante a 23ª Sessão Ordinária, quatro proposituras, sendo dois projetos de lei em redação final. Confira o que foi votado e aprovado na Casa Parlamentar. 

PL do Poder Executivo que organiza a Secretaria Municipal da Articulação, Parcerias e Investimentos (SEMPI) é aprovado pela maioria 

A maioria dos vereadores votou favorável ao Projeto de Lei nº 39/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a organização básica da Secretaria Municipal da Articulação, Parcerias e Investimentos (SEMPI). Apenas os vereadores Sônia Meire, Iran Barbosa e Elber Batalha manifestaram-se contrários. 

A nova secretaria substitui a antiga Secretaria Municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais (SEAPRI). De acordo com o projeto, sua finalidade é programar, organizar, executar e acompanhar as atividades de assistência e assessoramento ao Governo Municipal, especialmente na articulação e integração institucional com os Poderes e órgãos constituídos e outras esferas de governo, bem como com entidades públicas e privadas, além de estabelecer parcerias estratégicas e atrair investimentos para o desenvolvimento do município. 

Projeto de lei que estabelece normas para a nomenclatura de logradouros públicos é aprovado 

De autoria da Comissão de Justiça, o PL nº 204/2024 foi aprovado em redação final por unanimidade. O projeto dispõe sobre as normas para a denominação e alteração da nomenclatura de logradouros e próprios públicos em Aracaju. 

São considerados logradouros públicos: ruas, avenidas, praças, travessas, ciclovias, entre outros. Já os próprios públicos incluem postos de saúde, CRAS, creches, mercados municipais, terminais de integração, ginásios, escolas e demais edificações destinadas ao uso coletivo, à instalação de repartições públicas e à prestação de serviços de interesse público. 

Na atribuição ou modificação de nomenclatura, devem ser observados critérios como: nomes de pessoas falecidas, datas ou fatos históricos de notória e indiscutível relevância, nomes ligados à flora e fauna nacionais, personagens de diferentes crenças religiosas e figuras do folclore. 

O projeto também veda a utilização de nomes de pessoas vivas; de indivíduos condenados por crimes hediondos, contra o Estado Democrático de Direito, a administração pública ou os direitos individuais; e de pessoas que tenham praticado atos de lesão à humanidade, tortura ou violação de direitos humanos, notadamente durante o período da ditadura militar. Também ficam proibidas homenagens a escravocratas ou eventos ligados à prática escravista, conforme o disposto no art. 1º, § 2º, da Lei Municipal nº 5.608, de 24 de abril de 2023.  

Requerimentos  

Dois requerimentos de autoria da vereadora Sônia Meire também foram aprovados. 

O primeiro, de nº 89/2025, solicita ao secretário municipal de Infraestrutura, senhor Sérgio Guimarães, o envio de imagens por satélite, mapeamento atualizado e levantamento da quantidade de todas as lagoas naturais e artificiais de drenagem presentes no município. O requerimento inclui ainda a solicitação dos estudos e relatórios de impacto ambiental (EIA/RIMA) da obra do canal da Zona de Expansão e da dragagem do Rio Poxim. 

O segundo requerimento, de nº 90/2025, também direcionado ao secretário, solicita o envio à Câmara Municipal do levantamento dos cursos d’água — canais naturais e artificiais — existentes em Aracaju. 

Maurício Maravilha parabeniza governador pela escolha de André Moura para a chapa governista ao Senado

por Marcele Machado - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/04/2025 14h17, última modificação 08/04/2025 14h17
Maurício Maravilha parabeniza governador pela escolha de André Moura para a chapa governista ao Senado

Foto: Luanna Pinheiro

O vereador Maurício Maravilha (União Brasil) parabenizou, nesta terça-feira, 8 de abril, na Câmara Municipal de Aracaju, a declaração do governador Fábio Mitidieri de que o ex-deputado federal André Moura integrará a chapa governista como pré-candidato ao Senado Federal.  

Em pronunciamento na tribuna, Maurício Maravilha expressou sua satisfação com a decisão do chefe do Executivo estadual.  

“Recebi com imensa alegria a confirmação do governador Fábio Mitidieri sobre a pré-candidatura de André Moura ao Senado. É um nome de peso, com vasta experiência e um histórico de serviços prestados ao nosso estado. Enquanto deputado federal trouxe várias emendas. E junto ao grande líder que é o governador que vem fazendo um mandato de excelência, com vários projetos sociais, Sergipe só tem a ganhar. São líderes comprometidos como o povo, por isso meus parabéns”, disse o vereador. 
 
O parlamentar também elogiou o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) pela realização, na última sexta-feira, 4 de abril, do IV Fórum de Enfrentamento à Desinformação.  

“O evento, que contou com a presença de magistrados, jornalistas e estudantes, teve como objetivo fomentar o debate sobre os desafios da desinformação no cenário eleitoral para o pleito de 2026 e as perspectivas para o futuro. Muito importante discutirmos esse tema e, dessa forma, ajudar a fortalecer a democracia. E aproveito para enaltecer o papel de Sergipe como referência nacional nesse combate”, afirmou.  

Por fim, o vereador prestou homenagem aos profissionais da imprensa pelo Dia do Jornalista, celebrado nacionalmente em 7 de abril.  

“Parabenizo todos os jornalistas pelo seu dia, especialmente os que acompanham de perto os trabalhos na Câmara Municipal de Aracaju. Parabéns pelo belíssimo trabalho de buscar e levar informação com qualidade e ética para nossa população”. 

Miltinho Dantas exprime desvalorização dos bancários e enaltece atuação do sindicato da categoria

por Walter Lopes - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/04/2025 15h34, última modificação 08/04/2025 15h34
Miltinho Dantas exprime desvalorização dos bancários e enaltece atuação do sindicato da categoria

Foto: Luanna Pinheiro

Durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira, 8 de abril, o vereador Miltinho Dantas destacou a falta de valorização dos bancários e elogiou a atuação firme do Sindicato dos Bancários de Sergipe na defesa da categoria. 

Miltinho iniciou seu pronunciamento relatando a visita feita, nas primeiras horas da manhã, à sede do sindicato, de onde acompanhou a saída de um grupo de trabalhadores rumo a Salvador (BA), para participarem do Encontro Regional do Banco Santander.  

“Entra governo de direita, sai governo de esquerda, e a realidade permanece: a classe bancária continua sendo explorada, enquanto os banqueiros seguem ampliando seus lucros. Isso acontece às custas dos trabalhadores do setor e das altas tarifas cobradas da população”, afirmou o parlamentar.  

O vereador criticou ainda a má qualidade dos serviços bancários prestados à população sergipana e brasileira, ressaltando que, apesar dos lucros crescentes das instituições financeiras, o número de bancários tem diminuído de forma alarmante. Segundo ele, essa redução compromete diretamente o atendimento nas agências.  

“Temos uma legislação que determina o tempo máximo de 15 minutos para atendimento ao público. Apresentei uma emenda que amplia essa norma para incluir os caixas eletrônicos, mas, infelizmente, vemos um movimento contrário: menos bancários, mais filas e menos qualidade no serviço”, lamentou.  

Miltinho revelou que atualmente o estado de Sergipe conta com pouco mais de três mil bancários. Para ele, a atuação do Sindicato tem sido essencial não apenas na resistência aos ataques constantes ao movimento sindical, mas também na preservação de uma categoria fundamental para o funcionamento da economia e do atendimento à população.  

“A categoria está sendo achatada em seus salários, enfrentando péssimas condições de trabalho, e infelizmente caminha para a extinção. É preciso que o poder público e a sociedade enxerguem o valor dos bancários”, alertou.  

Aposentado como bancário, Miltinho também falou sobre a recente reinauguração do Espaço Cultural do Sindicato, acompanhado do presidente da entidade, Adilson Azevedo. O espaço, segundo ele, foi completamente reestruturado, agora com climatização e acústica adequadas, e está preparado para receber uma programação cultural voltada ao lazer e bem-estar da categoria. 

Escola do Legislativo promove live sobre a Lei 5.872, de autoria do presidente da CMA

por Lucas Oliver -Assessoria de Imprensa da Escola do Legislativo — publicado 08/04/2025 16h58, última modificação 08/04/2025 16h58
Escola do Legislativo promove live sobre a Lei 5.872, de autoria do presidente da CMA

Ilustração: Lucas Oliver

A Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizará uma live nesta quarta-feira, 9 de abril, às 19h30, para apresentar e discutir a Lei nº 5.872/2024, de autoria do presidente da CMA, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD). A legislação institui o "Abril Azul" como o mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito do município.  

De acordo com o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos, a Lei 5.872/2024, de sua autoria, “institui o Abril Azul em Aracaju, é um marco na luta por mais inclusão, respeito e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. Mais do que uma campanha, o Abril Azul é um convite à empatia, ao diálogo e à construção de uma cidade que compreende e acolhe as diferenças. Nosso objetivo é ampliar o debate, garantir direitos e fortalecer políticas públicas voltadas às pessoas com autismo e suas famílias. Seguimos firmes, com compromisso e responsabilidade, trabalhando por uma Aracaju mais justa e humana para toda à população".  

O presidente convida a população aracajuana a assistir e participar da live, que acontecerá nesta quarta-feira, 9 de abril, às 19h30, pelo Instagram da Escola do Legislativo de Aracaju: @EscoladoLegislativoCMA.  

Live sobre a Lei 5.872/2024 
📅 Data: 9 de abril (quarta-feira) 
🕢 Horário: 19h30 
📍 Local: Instagram @EscoladoLegislativoCMA 

Fábio Meireles (PDT) destaca trabalho da ONG Olhar Carinhoso na Soledade

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2025 09h06, última modificação 09/04/2025 09h06
Fábio Meireles (PDT) destaca trabalho da ONG Olhar Carinhoso na Soledade

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador Fábio Meireles (PDT) destacou no Grande Expediente desta terça-feira, dia 08 de abril, na Câmara Municipal de Aracaju, o trabalho que vem desenvolvendo na ONG Olhar Carinhoso, presidida por sua esposa, Ítala Meireles.

O parlamentar trouxe à Tribuna uma reflexão sobre os dias atuais, afirmando que as notícias veiculadas na TV e no celular indicam o quanto cresceram de uma forma gigantesca  a miséria, a violência, a fome, confrontos entre famílias e as mortes no mundo.

“Esses conflitos hoje em dia estão se tornando costumeiros e assistimos o cenário econômico mundial quase entrando em colapso, o que mostra a ausência de Deus no coração dos homens”, lamentou.

No entanto, o vereador disse que cada pessoa deve fazer sua parte, mostrar bons frutos, criar para a sociedade bons exemplos.

Na visão do parlamentar há esperanças quando se vê instituições e pessoas que se dedicam a amar e servir ao próximo com trabalho de assistencialismo e voluntariado.

O vereador citou o caso da diretora-presidente do GACC, Elenilda Novais, que se ofereceu para a ONG Olhar Carinhoso, visando assistir crianças do ensino fundamental através de contação de histórias infantis.

 “É a alegria das boas novas, produzir bons frutos, se não a gente não consegue alcançar aquilo que nós queremos, que são as pessoas. Trabalhamos com crianças da própria comunidade, com aulas de reforço, muitas vezes com pais que não podem pagar. Essas crianças todas as vezes que chegam à ONG são recebidas com muita alegria e ficam atentas para ouvir histórias, é um alento, um abraço caloroso”, enfatiza.

A ONG Olhar Carinhoso fica na rua B, 132, Loteamento Jardim Bahia, no bairro Soledade e atende crianças de segunda as sextas-feiras, oferecendo reforço escolar, lanches e recreação, especialmente levando cidadania e bons conceitos aos pequenos.

Vereador Lúcio Flávio recebe o Clube de Veículos Antigos de Sergipe na CMA

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2025 09h16, última modificação 09/04/2025 09h16
Vereador Lúcio Flávio recebe o Clube de Veículos Antigos de Sergipe na CMA

Foto: Miguel Benks

Na manhã dessa terça-feira (8), durante a Tribuna Livre, os vereadores ouviram o presidente do Clube de Veículos Antigos do Farol, Carlos Armando de Oliveira, que apresentou aos parlamentares as conquistas, atribuições e a função social do clube. Carlos Armando também é diretor regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos, representando a região Nordeste. Na ocasião, foram expostas demandas e objetivos voltados ao fomento do antigomobilismo em Aracaju.

Em 2016, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) reconheceu o antigomobilismo como patrimônio cultural, destacando a relevância desses veículos na preservação da memória histórica e cultural mundial. Na tribuna, Carlos Armando ressaltou a viabilidade econômica do segmento. Segundo pesquisa da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA), o mercado brasileiro movimenta anualmente mais de 30 bilhões de reais, distribuídos entre manutenção e restauração; compra e venda de veículos históricos; eventos especializados e despesas indiretas.

Fundado em 2011, o Clube de Veículos Antigos de Sergipe — Antigos do Farol — teve início com apenas três carros. Atualmente, conta com mais de 120 associados. Durante a apresentação, também foram destacados os objetivos da instituição, como a interiorização do antigomobilismo, com o plano inicial de instalar filiais do clube em nove municípios do estado.

Fábio Meireles mostra preocupação com o ecossistema manguezal e cobra ação da Sema

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2025 10h34, última modificação 09/04/2025 10h34
Fábio Meireles mostra preocupação com o ecossistema manguezal e cobra ação da Sema

Fotos : Júlia Oliveira

Em pronunciamento na sessão plenária dessa terça-feira, dia 08 de abril, o vereador Fábio Meireles (PDT) mostrou preocupação com o manguezal localizado ao lado da Avenida Perimetral Oeste, em Aracaju.  

O parlamentar usou a tribuna para cobrar efetivas soluções da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, liderada pela secretária municipal de meio ambiente, Emília Golzio.

A pauta levada pelo vereador levanta preocupações significativas, especialmente no que diz respeito à supressão do mangue, um ecossistema de extrema importância para a regulação climática, a biodiversidade.


Para o parlamentar, a destruição dos mangues tanto na zona Oeste, ou na zona Sul de Aracaju está na contramão das recomendações internacionais,  resultando na destruição e perdas de habitats essenciais para diversas espécies, além de agravar a crise climática ao reduzir a capacidade de absorção do ecossistema e proteger a costa contra eventos extremos.

O parlamentar defendeu a necessidade imediata de ações efetivas por parte da SEMA,  de forma responsável e sustentável para os mangues da nossa capital.

Através de um vídeo mostrado no Legislativo Municipal, o vereador chamou a atenção do assunto, para que, enquanto gestora, a secretária de meio ambiente possa se atentar ao problema a fim de preservar do que resta dos mangues de Aracaju, especificamente naquela comunidade.

“É uma fala de posicionamento, nós não podemos continuar assistindo ao manguezal sendo destruído sem cobrar nesta Casa, porque o poder público tem a obrigação de dar uma resposta, é a população que exige”, enfatizou.

Em aparte, o vereador, Maurício Maravilha (UB) disse que esteve visitando a SEMA e recebeu a notícia de que a secretária Emília Golzio já estava providenciando mudas para reposição de manguezais em Aracaju, inclusive o convidou para conhecer o local onde estava sendo produzidas estas mudas.

Os manguezais, com seus três tipos principais de mangue, são fundamentais para a reprodução e sobrevivência de milhares de espécies, como peixes, crustáceos, aves e mamíferos. Por isso, o ecossistema recebe o apelido de “Berçário da vida”.

O vereador Fábio Meireles agradeceu a fala do vereador Maurício e salientou que, independentemente de bandeiras partidárias, os parlamentares devem dar as mãos para levantar o clamor da população. Precisamos visualizar, com nosso olhar, o início das soluções dos problemas, porque é desse jeito que a prefeita Emília Correia trabalha. Vamos esquecer as diferenças de bandeiras partidárias, dar as mãos para ouvir o clamor da população, fomos chamados a servir ao povo”, frisou.

 

 

Levi Oliveira tem PL sobre desafetação de área pública no bairro Luzia sancionado pela Prefeita Emília Corrêa

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2025 12h13, última modificação 09/04/2025 12h13
Levi Oliveira tem PL sobre desafetação de área pública no bairro Luzia sancionado pela Prefeita Emília Corrêa

Foto: Assessoria Parlamentar

Nesta quarta-feira (9), a Prefeita Emília Correia sancionou o projeto de lei n° 107/2025, de autoria do vereador Levi Oliveira (PP), que altera a ementa e o artigo primeiro da Lei Municipal nº 6.112, de 27 de dezembro de 2024. A proposta ajusta a redação da norma que trata da desafetação e alienação não onerosa de um trecho da Rua Palmira Ramos Teles (antiga Rua “A”), no bairro Luzia.

A mudança esclarece que o terreno, pertencente ao Município de Aracaju, será convertido de bem de uso comum do povo para bem dominial da Prefeitura. Essa alteração visa garantir um melhor aproveitamento da área e reduzir custos para os cofres públicos.

O PL foi aprovado em 25 de março pela Câmara Municipal de Aracaju, com um substitutivo que estabelece o prazo de concessão de 30 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Público Municipal.

Segundo Levi Oliveira, a proposta corrige um equívoco na redação original, reforçando que a desafetação e alienação da área devem ocorrer de forma não onerosa. "O projeto atende a um relevante interesse público, permitindo a edificação de um equipamento público no local, além da construção do novo templo da Igreja Presbiteriana do Brasil, que precisa de um espaço maior para acomodar sua crescente comunidade", explicou o vereador.

A Igreja Presbiteriana do Brasil (IP Sião) atua há mais de 48 anos na cidade e tem um papel essencial na assistência social e religiosa. Com a nova sede, a instituição poderá atender mais pessoas e ampliar suas ações comunitárias.

A nova redação da lei já está em vigor desde sua publicação. O vereador Levi Oliveira destacou a importância da alteração e agradeceu o apoio dos demais parlamentares. "O objetivo é desenvolver um projeto naquela área que possa atender à comunidade e a quem realmente precisa. A conquista dessa aprovação reforça nosso compromisso com o fortalecimento das instituições que fazem a diferença em nossa sociedade", afirmou.

Câmara de Aracaju aprova projeto de lei que reajusta os vencimentos dos servidores em 6%

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 09/04/2025 12h44, última modificação 09/04/2025 12h44
Índice foi calculado com base no índice de preços ao consumidor amplo – IPCA, do IBGE
Câmara de Aracaju aprova projeto de lei que reajusta os vencimentos dos servidores em 6%

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta quarta-feira (09/04), por meio da 23ª sessão ordinária, a Câmara de vereadores de Aracaju aprovou 04 requerimentos. Além disso, durante a 15ª a 17ª sessões ordinárias, foi aprovado o projeto de lei nº 156/2025, de autoria da Mesa Diretora, que estabelece um reajuste salarial  aos servidores. Confira o que foi aprovado na Casa do povo. 


Requerimentos 

A vereadora Sônia Meire foi responsável pela proposição de 03 requerimentos. O primeiro deles foi o de nº 91/2025, que solicitou ao secretário municipal da fazenda, senhor Sidney Thiago, para que seja encaminhado o mapa ortofotomosaico das lagoas artificiais e naturais de drenagem em Aracaju. Já o requerimento nº 102/2025, solicitou à secretária municipal da educação, senhora Edna Quitéria do Amorim Costa, para que disponibilize o termo de referência que originou o contrato nº 007/2025 da SEMED, firmado com a empresa Fortal Empreendimentos.

Já o requerimento nº 106/2025, também de autoria da vereadora Sônia, solicitou à secretária municipal da educação,  senhora Edna Quitéria do Amorim Costa, para que disponibilize informações sobre a matrícula geral e por escola de estudantes com diagnósticos de transtorno do espectro autista, transtorno global de desenvolvimento e transtorno degenerativo da infância, bem como a matrícula de estudantes com outras deficiências.

De autoria do vereador Camilo Daniel, o requerimento nº 110/2025 solicita à secretaria municipal da família e da assistência social, representada pela senhora Simone Valadares, que encaminhe um relatório detalhado sobre os serviços de agendamento realizados no CRAS João de Oliveira Sobral, localizado no bairro Santos Dumont.


Projeto de lei que estabelece reajuste salarial aos servidores 

De autoria da Mesa Diretora, o projeto de lei nº 156/2025 estabelece o índice de reajuste para os servidores ativos, inativos e pensionistas da Câmara Municipal de Aracaju, bem como para os valores dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas. A remuneração dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas da Câmara Municipal de Aracaju será reajustada no percentual de 6% (seis por cento), com vigência a partir de 1º de abril de 2025.

É importante ressaltar que a revisão tratada nessa propositura de Lei decorre de um único fator econômico, ou seja: a perda do valor aquisitivo da moeda no período de um ano, conforme o índice de preços ao consumidor amplo – IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. 

O presidente da Casa, o vereador Ricardo Vasconcelos, disse que “é dever desse parlamento compor, no mínimo, a questão inflacionária. A recomposição inflacionária deveria ser de 5,06% e conseguimos conceder 6%. Espero que os outros poderes também realizem isso. Estamos em um processo contínuo de valorização dos servidores”, pontuou. 

A vereadora Sônia Meire ressaltou que “esse é um compromisso dessa gestão de sempre ver a possibilidade de melhorar o quadro de valores dos servidores. Esperávamos que a prefeita enviasse também esse projeto de reajuste aos outros servidores da prefeitura”, argumentou. 

O vereador Elber Batalha completou dizendo que “fico orgulhoso em ter participado do edital de concurso. Parabenizo os ganhos que foram dados na gestão de Ricardo Vasconcelos,  o que acabou proporcionando que esse concurso deixasse de ser de ‘passagem’ e sim, a profissão da vida dos servidores. Como ex-concurseiro, sei como é importante a valorização do serviço público. O concurso público trouxe uma qualidade técnica para esta Casa e parabenizo também o vereador licenciado Josenito Vitale por ter realizado o concurso”,finalizou. 


Tiago Emanuel, criador do GTO, receberá título de Cidadão Aracajuano nesta quinta-feira, 10 de Abril

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2025 12h16, última modificação 09/04/2025 12h16
Tiago Emanuel, criador do GTO, receberá título de Cidadão Aracajuano nesta quinta-feira, 10 de Abril

Foto: Assessoria Parlamentar

De autoria do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar , a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) irá conceder, na quinta-feira, 10, às 16h, o título de Cidadão Aracajuano ao guarda municipal , Tiago Emanuel Rocha de Lima Correia, coordenador do Grupamento Tático Operacional da Guarda Municipal de Aracaju, o GTO - GMA. A solenidade acontece no plenário da Câmara.
Para o vereador e autor da honraria, Sargento Byron, o homenageado, que é natural de São Miguel dos Campos - Alagoas,  é referência para a segurança pública, onde em 18 anos de atuação tem levado o nome de Aracaju cada vez mais longe. "Tiago é um nome respeitado e admirado. Ele que foi aprovado no primeiro concurso público da Guarda Municipal aqui, sendo também o idealizador do Grupamento Tático Operacional - GTO, unidade especializada em ocorrências de ordem civil ou patrimonial, que exigem uma atuação específica , a exemplo de manifestações, desocupações, combate ao tráfico de drogas nas praças da capital e apoio ao combate do transporte clandestino de passageiros. Eu, enquanto também representante da segurança pública, me sinto honrado em proporcionar este momento de reconhecimento que vai além do nome de Tiago, mas que representa toda a instituição", declarou Byron.
Tiago é formado em segurança pública, especialista em guarda municipal e traz em seu currículo cursos como Swat School, de Instrutor de Armamento e Tiro, Super Swat nos Texas - EUA, especialização em Táticas Urbanas, além de instrução de Armamento e tiro e técnicas não letais credenciado junto à Polícia Federal. Desde a criação do Grupamento, Tiago Emanuel é coordenador do GTO, sendo o primeiro colocado da pista de obstáculos com Tiro na Swat de Beaumont - Texas; EUA. Tiago também representa Aracaju nas competições de Tiro Prático, sendo o atual Campeão Sergipano nas modalidades Saque Rápido e Handgun.
A solenidade de entrega de título será transmitida pelos canais oficias: TV Câmara Aracaju Canal aberto 5.3 , Sky 305.3, Net Canal 8 ; Câmara Aracaju pelo YouTube e pelo site www.aracaju.se.leg.br

Vereador Anderson de Tuca reforça importância de emendas na saúde

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2025 12h27, última modificação 09/04/2025 12h27
Vereador Anderson de Tuca reforça importância de emendas na saúde

Foto: Luanna Pinheiro

Durante o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Anderson de Tuca (União Brasil) destacou sua visita a secretária municipal de Saúde, Débora Leite, e reforçou a importância das emendas impositivas como instrumentos essenciais para solucionar os problemas enfrentados pela saúde pública da capital.

O parlamentar abordou os principais investimentos realizados por meio do seu mandato, além de enaltecer a colaboração de outros vereadores na destinação de recursos para obras e melhorias nas unidades de saúde de Aracaju. Um dos principais pontos discutidos foi o andamento da obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) Humberto Mourão, localizada no bairro São Conrado, que está fechada desde julho de 2021.

Para viabilizar a manutenção da UBS, Anderson destinou mais de R$300 mil em emendas impositivas. Segundo informações divulgadas nas redes sociais do vice-prefeito Ricardo Marques, o projeto da obra já foi concluído e se encontra em fase de licitação.

“Além da minha destinação desses R$300 mil, tiveram outros colegas que colocaram o recurso. Então, veja como é importante a sensibilidade e as emendas impositivas. Por que elas são importantes? Porque de repente não era prioridade, mas, a partir do momento que a gente estabelece, que a gente coloca esses recursos, se não fizer irá perder”, afirmou Anderson de Tuca.

Outra preocupação recorrente do vereador é a falta de fraldas nas 45 unidades básicas de saúde de Aracaju. Para enfrentar essa realidade, Anderson propôs uma ação coletiva da Câmara Municipal com a destinação de mais de R$2 milhões exclusivamente para a compra desse item essencial.

“Porque a pessoa que vai lá na unidade de saúde solicitar fralda, não vai porque quer, vai porque precisa. Então, que possamos fazer algo, não do vereador Anderson de Tuca, mas algo da Câmara de Vereadores”, defendeu.

O parlamentar também questionou a secretária Débora Leite sobre o andamento de outras emendas já encaminhadas, como as destinadas aos hospitais filantrópicos Cirurgia, Santa Isabel e São José, além da reforma da área externa do posto Edézio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos. Em resposta, a secretária informou que irá verificar a situação de cada uma.

Durante sua fala, Anderson também destacou o recurso de mais de R$500 mil destinado ao Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), voltado para a compra de uma ambulância de alta complexidade. O objetivo é qualificar o transporte de pacientes em estado grave, aliviando a sobrecarga do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“Estamos aguardando do nosso secretário estadual de saúde, Cláudio, para que ela possa ser executada e que a gente não venha a perder ela. Então ela é de muita importância, que tudo tem um tempo e tem um prazo. Fico muito preocupado, porque essa emenda eu coloquei no ano retrasado. Então foi licitado, a gente fez e aguarda essa resposta”, finalizou o vereador.

Maternidade Municipal: “O INTS tá pensando que Aracaju é bagunça”, diz Breno Garibalde

por Nayana Araujo - Assessoria Parlamentar — publicado 09/04/2025 12h32, última modificação 09/04/2025 12h32
Maternidade Municipal: “O INTS tá pensando que Aracaju é bagunça”, diz Breno Garibalde

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta quarta-feira, 9, o vereador Breno Garibalde subiu à tribuna da Câmara de Aracaju para demonstrar sua indignação e descontentamento com a situação dos profissionais que atuam na Maternidade Lourdes Nogueira. Segundo relatos de funcionários da unidade de saúde, cerca de 700 funcionários estão há mais de três meses sem receber salários. 
Em seu pronunciamento, o parlamentar declarou que, em contato com a secretária municipal de Saúde, Débora Leite, foi informado de que a gestão municipal repassou, somente esse ano, R$ 25 milhões para a conta do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), entidade responsável por gerir a maternidade, mas essa verba não foi utilizada para o pagamento dos profissionais.
“Estamos falando de 700 funcionários que estão com aviso prévio, sem saber o que vai acontecer com eles. Enquanto isso, o INTS tem em conta R$ 25 milhões do dinheiro público, e não regulariza os salários atrasados. O INTS está achando que Aracaju é bagunça? Que pode ficar sem pagar os profissionais? São milhões em dinheiro público na conta de uma empresa dita séria, com mais de 20 anos no mercado, mas chega em Aracaju e quer fazer bagunça. Isso é inadmissível!”, ressaltou o parlamentar.
Ainda segundo Breno, é necessário que o INTS resolva essa situação antes de deixar a gestão da Maternidade Lourdes Nogueira. 
“O contrato vence no final desse mês. Depois disso, outra empresa vai assumir, mas e aí? Como ficarão os funcionários? São profissionais que atuam nas áreas de limpeza, nutricionista, psicólogo, médicos, enfermeiros, técnicos, e precisam saber como vai ficar a situação deles na unidade de saúde.”, disse o vereador.
O parlamentar, que agora faz parte da comissão de saúde da Câmara de Aracaju, pediu a união dos colegas membros da comissão e demais vereadores, para cobrar  soluções para essa questão. 
“Em outubro do ano passado, assim que acabou a eleição, simplesmente pararam de pagar o INTS. Que tipo de política é essa que a gente está vivendo? Precisa mudar esse jeito de fazer política, não é assim como vem sendo feito. A gente precisa fazer política respeitando as pessoas, respeitando as crianças que estão nascendo lá e acabando ficando sem assistência, e as mães que estão indo pra lá sem saber se terão atendimento. Então, quero pedir a união dos colegas vereadores, para que a gente possa ir à  maternidade tentar esse diálogo com o INTS. Se os profissionais estão trabalhando, precisam receber”, cobrou Breno Garibalde.

Vereador Binho reforça compromisso com a comunidade em visita a Emurb

por Vivian Milene - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2025 12h40, última modificação 10/04/2025 10h38
Vereador Binho reforça compromisso com a comunidade em visita a Emurb

Foto: Assessoria Parlamentar

Após a sessão da Câmara Municipal dessa terça-feira, 8, o vereador Binho esteve novamente na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para dialogar com o presidente, Antônio Sérgio Rozendo Guimarães, e reforçar demandas importantes da população, discutidas recentemente com a Prefeita Emília Corrêa.

Entre os pontos abordados, está a situação do canal no Conjunto Almirante Tamandaré, que necessita de melhorias urgentes, principalmente no que diz respeito à instalação de grades de proteção para garantir a segurança dos moradores. Também foram levadas reivindicações relacionadas ao campo Society e à revitalização da praça que o cerca, além da solicitação para construção de uma nova praça no bairro Jardim Centenário. O espaço sugerido está em um terreno baldio situado entre as ruas Laudelino Raimundo Santos Filho e Hormenzida Santos.

O compromisso do parlamentar é seguir fiscalizando e cobrando ações efetivas do poder público, para que essas melhorias saiam do papel e cheguem até a população.

Problemas com ônibus do transporte público são denunciados por Sônia Meire

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2025 12h50, última modificação 11/04/2025 10h10
Problemas com ônibus do transporte público são denunciados por Sônia Meire

Foto: Luanna Pinheiro

A vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o grande expediente, para denunciar os problemas com os ônibus do transporte público em Aracaju. A parlamentar vem recebendo todos os dias vídeos e informações de usuários e da população sobre ônibus quebrados, catracas travadas, frota reduzida e horários não obedecidos.

 
“Além de estarem quebrando, ônibus recém - chegados em Aracaju, a frota não está dando conta da quantidade de pessoas e os horários também não estão sendo cumpridos. Temos denúncias de moradores da antiga zona de expansão e de outros bairros da zona sul da cidade. Não podemos continuar com a concessão pública de forma precária. Quando foi publicado um decreto da prefeita dizendo que não iria rodar mais ônibus com mais de doze anos, não basta só isso. A superlotação continua, o não cumprimento das escalas, não tem transporte suficiente. Precisamos que sejam feitos contratos com essas empresas e não apenas um ordem de serviço, enquanto não se faz a licitação”, disse Sonia Meire.
 
Essa dura realidade é cruel para quem depende de um transporte público, enquanto que as empresas continuam recebendo subsídio e não atendem à população. Além dos problemas rotineiros, ainda existem trabalhadoras e trabalhadores da empresa Progresso que estão sem perspectiva de receber seus valores devidos, por conta da destruição feita pela própria empresa, tirando seu patrimônio e colocando em outras empresas para não cumprir os direitos trabalhistas.
 
“Esse modelo de gestão do serviço público e do transporte público não é o modelo de gestão adequado. Ele não garante mobilidade urbana para nossa capital nem para a grande Aracaju. Nós vamos continuar discutindo com a população da nossa cidade qual é o modelo de transporte que nós precisamos e nossa mandata continuará realizando reuniões e audiências públicas sobre a mobilidade, não só em Aracaju, mas também nos demais municípios que dependem de um consórcio público, e que não está funcionando como deveria, porque nem esse está sendo respeitado pela prefeitura de Aracaju. Continuaremos atentas e denunciando os problemas”, concluiu a vereadora.

Ricardo Vasconcelos comemora retorno da doutora Ângela à Superintendência do HU e cobra valorização da saúde pública

por Caroline Prata - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2025 13h42, última modificação 09/04/2025 13h42
Ricardo Vasconcelos comemora retorno da doutora Ângela à Superintendência do HU e cobra valorização da saúde pública

Foto: Luanna Pinheiro

Durante pronunciamento na manhã desta quarta-feira (9/4), o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), comemorou o retorno da doutora Ângela Silva ao cargo de superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU/UFS). O presidente destacou a importância da gestão anterior da professora Ângela, considerada por ele o período de maior desenvolvimento da instituição.  

“Hoje é dia de alegria para esta Casa. Retorna ao comando do HU uma grande gestora, uma mulher sensível, que tem compromisso com a coisa pública. A professora Ângela foi responsável por um período de forte expansão e desenvolvimento do hospital, e sua volta representa a esperança de retomada desse ritmo de crescimento”, afirmou o parlamentar.   

Ricardo lembrou que a saída de Ângela, durante o governo Bolsonaro, foi seguida pela nomeação do Dr. Dalmo, que, segundo o parlamentar, manteve diálogo aberto com o parlamento e buscou projetos e recursos para o HU. No entanto, conforme pontuou, a gestão subsequente teria falhado nesse aspecto. “Quem perdeu com isso não fomos nós, que temos plano de saúde. Quem perdeu foi o povo, os 60% da população de Aracaju que dependem diretamente do Hospital Universitário”, pontuou.   

O vereador também mencionou que, durante a gestão de Dalmo, a Câmara destinou R$ 7,5 milhões em emendas parlamentares para a instituição — valor que deixou de ser solicitado na gestão seguinte. “Nós oferecíamos recursos e eles não queriam. Nunca vi isso. Dinheiro público disponível e nenhuma vontade de captar. O resultado foi caos no atendimento e paralisação de importantes serviços”, criticou.   

Segundo Ricardo, o HU tem um papel fundamental na rede pública de saúde, realizando procedimentos de alta complexidade, inclusive transplantes, e sendo referência em exames que nem mesmo a rede privada realiza. “É um hospital 100% SUS, é uma escola, e precisamos valorizar o que é do povo. É por isso que assumo aqui o compromisso de continuar lutando por mais recursos e por projetos que garantam a modernização do HU”, afirmou.   

O parlamentar também criticou a condução política que, segundo ele, motivou a troca na superintendência no passado, apontando que a decisão foi equivocada. “Nós avisamos que estavam cometendo um erro. E o tempo provou. Agora, esperamos que essa nova gestão recupere o tempo perdido. Doutora Ângela, conte conosco”, finalizou Ricardo Vasconcelos. 

Iran destaca denúncias sobre o funcionamento da Maternidade Lourdes Nogueira

por George Washington Silva - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2025 13h54, última modificação 09/04/2025 13h54
Iran destaca denúncias sobre o funcionamento da Maternidade Lourdes Nogueira

Foto: Michel de Oliveira

O vereador Iran Barbosa (PSOL) destacou, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, nesta quarta-feira (9), a inspeção conjunta realizada pelo Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) e pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-SE), na tarde de ontem (8), na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, localizada no bairro 17 de Março. A visita identificou graves deficiências no funcionamento da unidade de saúde.  

Entre os problemas encontrados, conforme relatou o parlamentar, estão a falta de insumos básicos, condições de trabalho degradantes e um cenário de total insegurança para profissionais e pacientes. 

“São denúncias e informações que temos acompanhado há algum tempo e que nos trazem muita preocupação, assim como para os usuários e para os trabalhadores daquela unidade de saúde, porque não há qualquer segurança em relação aos contratados para o trabalho”, apontou o parlamentar. 

Segundo Iran, a inspeção constatou ainda a presença de médicos trabalhando sem carteira assinada e sem garantias trabalhistas; a escala reduzida de apenas dois médicos para os setores de pré-parto, parto e pós-parto — quando o ideal seria três; enfermarias subdimensionadas para acolher as parturientes; falta até mesmo de papel-toalha e sabão; além de salários atrasados de profissionais da unidade. 

“É uma situação realmente muito séria, e eu quero parabenizar o Sindimed e o CRM-SE por essa iniciativa e pelo cuidado e zelo em fazer o seu trabalho de fiscalização para cobrar o bom funcionamento do sistema de saúde”, disse. 

“Nesse sentido, quero fazer um apelo à Administração Municipal para que resolva esses problemas denunciados, a fim de que a população aracajuana possa voltar a ter um atendimento adequado naquela maternidade”, solicitou o vereador Iran Barbosa. 

Audiência Pública, de autoria dos vereadores Ricardo Vasconcelos e Sargento Byron, sobre destinação do Imposto de Renda é realizada na CMA

por Anderson Machado - Agência CMA — publicado 09/04/2025 15h55, última modificação 09/04/2025 16h54
Audiência Pública, de autoria dos vereadores Ricardo Vasconcelos e Sargento Byron, sobre destinação do Imposto de Renda é realizada na CMA

Foto: China Tom

Nesta terça-feira, 8, foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju uma Audiência Pública, de autoria dos vereadores Ricardo Vasconcelos (PSD) e Sargento Byron (MDB), sobre a Campanha Destinar – iniciativa coordenada pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Aracaju. A campanha incentiva pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda no modelo completo a destinar até 6% do imposto devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Idosos.  

Durante a audiência, o vereador Sargento Byron destacou a importância da Campanha Destinar para as camadas mais vulneráveis da sociedade sergipana e aracajuana. “A Campanha Destina Sergipe é primordial para ajudar na educação e na parte assistencial e deve ser encabeçada por toda a sociedade. A responsabilidade é de todos nós”, explicou Byron. 

O vereador também afirmou que a campanha precisa ser disseminada em outros poderes, como o Executivo. “Além disso, temos que visitar outras instituições para mostrar e explicar o que significa a campanha. É essencial conscientizar a todos que existem pessoas em vulnerabilidade social extrema, e que não custa nada destinar 6% do Imposto de Renda para instituições de caridade”, enfatizou, elogiando o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (PSD), por sua grande preocupação com o terceiro setor.   

A contadora da Câmara Municipal de Aracaju, Juliana Alcântara, reforçou a importância da divulgação da campanha. “Precisamos disseminar essa campanha. Convidei algumas amigas para comparecer à audiência pública e conhecer, um pouco mais, a campanha. Tudo isso é um ato de amor”, declarou.   

A secretária da Família e da Assistência Social, Simone Valadares, destacou que a audiência serviu para discutir, esclarecer e ajudar quem mais precisa. “É uma campanha que pode salvar vidas. Fazer com que a sociedade se mobilize cada vez mais. Não é uma campanha de governo. É uma campanha de todos nós. Temos que saber como podemos destinar no momento da declaração e ter a noção de para onde o valor pode ser destinado”, esclareceu a secretária.   

“Foi um momento importante aqui na Câmara de Vereadores para discutir esses assuntos. Através de editais, essas instituições, como o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Fundo dos Direitos dos Idosos, são contempladas. Vamos divulgar esse projeto tão importante que é a Campanha Destinar. A Secretaria da Família e da Assistência Social de Aracaju está sempre aberta para esses projetos”, reforçou Simone Valadares.   

O ex-delegado da Receita Federal, Edson Fiel, ressaltou que a Campanha Destina Sergipe transforma vidas. “A destinação, que não custa nada para o contribuinte, vai ajudar muitas pessoas em dificuldade. É seguro e legal. O ato serve para exercer a cidadania e apoiar os vulneráveis sociais. Não sai nada do patrimônio pessoal. Nada paga mais impostos. Não terá a restituição diminuída. É uma simples alocação do Imposto de Renda. Não custa nada. Pessoas jurídicas podem doar 1% para cada fundo. Pessoas que moram em outros estados também podem destinar para Sergipe”, afirmou.   

Custo zero para o contribuinte 

Edson Fiel também reforçou que a Campanha Destina Sergipe não gera despesas adicionais ao contribuinte. “Esse é um ponto essencial e que merece destaque na campanha. O contribuinte não vai gastar um centavo e, portanto, vai ajudar instituições a salvar vidas ao destinar 6% do imposto devido”, declarou, explicando que 3% são destinados ao Fundo da Criança e do Adolescente e os outros 3% ao Fundo do Idoso de Sergipe. 

Vereador Joaquim da Janelinha cobra melhorias para praça no Augusto Franco e ruas do Recanto Verde

por Monique Costa - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2025 16h43, última modificação 09/04/2025 16h43
Vereador Joaquim da Janelinha cobra melhorias para praça no Augusto Franco e ruas do Recanto Verde

Foto: Luana Vasconcelos

Durante a sessão na Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira (9), o vereador Joaquim da Janelinha utilizou a tribuna para reforçar duas importantes demandas das comunidades onde atua. A primeira delas diz respeito à Praça Jornalista Orlando Dantas, localizada no Canal 5 do Conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. Segundo o parlamentar, a principal queixa dos moradores é a deficiência na iluminação pública.  

“A praça é muito frequentada, tem espetinhos, pastelaria, sorveteria, mas à noite fica praticamente intransitável. Os postes são altos demais e a iluminação não alcança o miolo da praça, o que causa medo nos moradores, principalmente idosos. Já levei essa demanda na gestão passada e volto a cobrar agora a instalação de luminárias mais baixas para melhorar a segurança no local”, destacou Joaquim.  

A segunda reivindicação apresentada foi para a comunidade do Suvaco da Gata, também conhecida como Recanto Verde, no bairro Santa Maria. O vereador solicitou à Emurb a realização de serviços paliativos nas travessas B-25 e B-26, que estão em condições precárias de tráfego.  

“A comunidade está incluída no projeto de infraestrutura do BID, mas enquanto a obra definitiva não chega, é preciso uma ação emergencial. Os carros não conseguem mais circular nas ruas, e os moradores estão isolados”, explicou o parlamentar, reforçando o pedido feito pelo líder comunitário irmão Clóvis. 
 
Joaquim informou ainda que já enviou ofícios à Emurb e que pretende levar pessoalmente as demandas ao secretário e ao diretor de operações do órgão. “Seguimos atentos às necessidades da população e comprometidos com melhorias reais para nossas comunidades”, concluiu. 

Vereador Sávio cobra retorno do Bolsa Atleta Municipal

por Marcos Simões - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2025 08h52, última modificação 10/04/2025 08h52
Vereador Sávio cobra retorno do Bolsa Atleta Municipal

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta quarta-feira (9), utilizando a tribuna da Câmara Municipal, o vereador Sávio Neto de Vardo (PODE) cobrou o retorno do Bolsa Atleta Municipal, programa que concede auxílio financeiro a atletas e paratletas.  

Para o parlamentar, o apoio ao esporte precisa se concretizar em ações. “Essa importante iniciativa socialista é de grande valia para muitas meninas e muitos meninos que têm o sonho de brilhar no esporte. O esporte é vida, é oportunidade, é necessidade e, por isso, precisamos voltar com o Bolsa Atleta”, defendeu Sávio, que informou ter iniciado diálogo com o secretário de Esportes do município.  

“Estive com o secretário do Esporte e da Juventude, Aquiles Silveira, e dentre os temas que tratamos, destaquei e comuniquei que, em breve, vamos trazer para esta Casa projeto de retomada do Bolsa Atleta em nosso município, para garantir o acesso de dezenas de atletas que têm tudo para seguir carreiras e, claro, precisam do apoio do Poder Público. Tenho certeza de que o secretário, assim como esta Casa e a prefeita Emília, abraçarão esse importante projeto que vai fortalecer o esporte e garantir que crianças e jovens oportunizem a prática esportiva, saindo da marginalidade, das drogas, enfim, daquilo que não os edifica”, disse o vereador.  

Sávio também ressaltou a importância de fomentar o esporte amador. “Também conversei com o secretário Aquiles sobre o fomento e fortalecimento do esporte amador, que tem atraído muitos atletas nos bairros e revelado talentos. Eu entendo que todas as políticas públicas que deem chances aos nossos jovens são de fundamental importância para seu crescimento. Tenho dito e, assim como fiz no primeiro mandato, vou buscar parcerias para continuar colaborando com o esporte e com a juventude”, concluiu o parlamentar. 

Jéssica Taylor recebe Título de Cidadania Aracajuana

por Manuella Miranda - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2025 09h10, última modificação 10/04/2025 09h10
Jéssica Taylor recebe Título de Cidadania Aracajuana

Foto: Thay Rocha

De autoria da vereadora professora Sonia Meire (PSOL), a ativista política e defensora da população trans, Jéssica Taylor dos Santos, recebeu, na tarde desta quarta-feira (9), o Título de Cidadania Aracajuana, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Nascida no município de Brejo Grande, no interior sergipano, a nova cidadã aracajuana mudou-se para a capital ainda aos 11 anos. Mulher trans, de 52 anos, vivenciou violações e repressões durante o período da Ditadura Militar. Jéssica foi cofundadora da Associação de Travestis na Luta pela Cidadania (UNIDAS) e, desde 1998, milita em defesa da população trans, combatendo a transfobia e a estigmatização das pessoas com HIV/AIDS.  

“Se eu resistir até hoje, aos meus 52 anos, esperar por esse título não foi nada. É emocionante ver tantas pessoas especiais que eu convidei e se fizeram presente. Eu sempre sonhei em entrar aqui na Câmara, e quando eu fui assessora de Linda aqui, eu ocupei sim este espaço, do lado de dentro. Nós não tínhamos nem direito de sair pelo dia, mas mesmo assim nós saímos. Se hoje eu estou aqui recebendo este título e resisti tanto tempo é por outras tantas mulheres trans e a luta pelos seus direitos. Para mim é uma felicidade ter contribuído para que outras ocupem esses espaços”, disse a homenageada.   

A deputada estadual Linda Brasil (PSOL) destacou que já havia solicitado o título de cidadania aracajuana para Jéssica Taylor quando ainda era vereadora, mas que o trâmite não seguiu como esperado até que a vereadora Sonia Meire passou a insistir na proposta. “Sabemos as dificuldades que envolvem as pessoas trans, e finalmente este título merecido está sendo entregue e por uma vereadora do PSOL. Está aqui junto com Sonia entregando esse título é muito especial. Ela é uma sobrevivente, sei o que ela passou, e ela está contribuindo com a nossa mandata tem sido fundamental. E hoje de fato Jéssica é uma cidadã aracajuana”. 

Sonia Meire destacou que Jéssica Taylor, uma menina negra que chegou aos 11 anos em Aracaju e enfrentou tantas adversidades, tem como sua primeira grande contribuição à cidade a própria resistência. “Jéssica tornou-se essa mulher corajosa que teve que aprender, a duras penas, a enfrentar um mundo cruel, racista e transfóbico. Após ser perseguida durante a Ditadura Militar, ela continuou sua busca por seus direitos e pelos das outras pessoas, lutando pelo direito de ser como é. Após décadas, ela passou de uma menina afugentada de casa para se tornar uma referência de sobrevivência, não como vítima, mas como uma mulher lutadora. Ela é nossa companheira de luta, de vida, e é assim que eu a considero e respeito. E poder fazer valer a aprovação desse título é um privilégio”, concluiu a vereadora. 

Bigode destina mais de R$ 500 mil para instituições que atuam no combate ao câncer em Sergipe

por Gabriella Ferreira - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2025 09h21, última modificação 10/04/2025 09h21
A iniciativa reforça o compromisso do parlamentar com a saúde pública e com medidas que geram impacto real na vida das pessoas
Bigode destina mais de R$ 500 mil para instituições que atuam no combate ao câncer em Sergipe

Foto: Luanna Pinheiro

O vereador Bigode do Santa Maria destinou parte dos recursos de emendas parlamentares de seu último mandato a instituições sergipanas que desempenham papéis fundamentais no combate ao câncer: o Instituto do Câncer de Sheyla Galba e o GACC Sergipe (Grupo de Apoio à Criança com Câncer). 

Em visita recente ao Instituto Sheyla Galba, Bigode destacou a importância de fortalecer o diagnóstico precoce do câncer em mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade. Segundo ele, investir em exames e na estrutura para o diagnóstico pode ser a diferença entre a vida e a morte. “Diagnosticar cedo é permitir que o tratamento comece no momento certo, com mais chances de cura, menos sofrimento e mais dignidade para quem enfrenta essa luta tão difícil”, declarou. 

No GACC Sergipe, o vereador foi recebido pela equipe da instituição e conheceu de perto o trabalho realizado no acolhimento e tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas. A entidade oferece apoio médico, psicológico e social não apenas aos pacientes, mas também às suas famílias — e está entre as 10 melhores ONGs do país, segundo ranking nacional do Instituto Doar. 

“É gratificante ver que os recursos das emendas estão sendo destinados a instituições que atuam com seriedade, carinho e compromisso. Investir em entidades como essas é investir em vida, dignidade e esperança”, afirmou Bigode. 

O valor total das emendas destinadas às duas instituições soma R$ 532.547. Para o vereador, mais do que números, trata-se de uma ação concreta em favor de quem realmente necessita da atenção e do cuidado do poder público. 

100 dias de mandato: vereador Lúcio Flávio faz balanço de suas ações

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2025 09h31, última modificação 10/04/2025 09h31
100 dias de mandato: vereador Lúcio Flávio faz balanço de suas ações

Foto: Luanna Pinheiro

Na manhã desta quarta-feira (9), durante o Grande Expediente da 24ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Lúcio Flávio, vice-líder da prefeita Emília Corrêa, fez um balanço das principais ações desenvolvidas desde o início de seu mandato, em 1º de janeiro de 2025. O discurso foi realizado um dia antes de completar 100 dias no cargo.  

Em sua fala, Lúcio Flávio aproveitou para prestar contas à população, detalhando como tem conduzido seu trabalho como vereador. Ele iniciou mencionando os Projetos de Lei protocolados na Casa: o PL 73/2025, conhecido como Lei Anti-Oruam, que tem como objetivo combater o uso de músicas que incentivem o crime, a sexualização e práticas prejudiciais à sociedade em eventos promovidos ou apoiados pelo poder público; o PL 80/2025, que propõe a proibição do uso de linguagem não oficial em documentos e atos públicos; o PL 86/2025, que busca coibir o uso de escapamentos adulterados em motocicletas, combatendo a poluição sonora; e, por fim, o PL 91/2025 e o Projeto de Lei Complementar 004/2025, que tratam, respectivamente, da manutenção do critério biológico para o uso de banheiros e da criação da Polícia Municipal em Aracaju.  

Além dos projetos de lei, o parlamentar destacou iniciativas relacionadas a projetos de resolução e indicações protocoladas. Entre elas, mencionou a criação de duas novas frentes parlamentares: uma em Defesa da Vida e da Família e outra em Defesa do Desenvolvimento Econômico. Entre as indicações de maior relevância, ressaltou a proposta de aperfeiçoamento da carreira dos profissionais de enfermagem, a criação do Programa Táxi Gov (inspirado no modelo implantado pela gestão de Jair Bolsonaro em Brasília, com o objetivo de reduzir os custos com contratos de locação de veículos), além de solicitações para instalação de pontos de apoio a motoboys e trabalhadores de ambientes externos. Também pediu o retorno das Unidades Básicas de Saúde do Moema Meire e do São Conrado. 

Lúcio Flávio fez questão de mencionar ainda as fiscalizações realizadas em diferentes pontos da capital. Destacou visitas ao Hospital Fernando Franco, à Unidade de Saúde da Família Carlos Fernandes, à Escola Municipal de Educação Infantil José Garcez Vieira e às Unidades de Saúde dos bairros Orlando Dantas e São Conrado, com o intuito de verificar o funcionamento dos serviços essenciais à população e garantir que atendam às demandas da comunidade.  

Com esse balanço, o vereador reafirma seu compromisso com a população aracajuana e segue empenhado na busca por melhorias para a cidade, principalmente nas áreas de saúde, educação e segurança. 

Levi Oliveira denuncia ausência de ciclovia em uma das avenidas mais movimentadas de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2025 09h55, última modificação 10/04/2025 10h01
Levi Oliveira denuncia ausência de ciclovia em uma das avenidas mais movimentadas de Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju desta quarta-feira, 9, o vereador Levi Oliveira (PP) utilizou a tribuna para denunciar problemas na mobilidade urbana na avenida Empresário José Carlos Silva, no bairro Aeroporto. O parlamentar ressaltou a ausência de uma ciclovia na via, apesar do intenso fluxo de ciclistas que circulam pelo local sem contar com uma estrutura adequada.  

"É uma avenida que conecta muitas áreas do nosso município: Aeroporto, Orlando Dantas, Augusto Franco e Farolândia. Toda a avenida Adélia Franco, via sentido aeroporto, possui ciclovias, mas a partir da rótula conhecida como 'Gelão', não há mais nenhuma. Por causa disso, as bicicletas precisam trafegar junto aos carros, o que é um risco eminente de acidentes", destacou o parlamentar.  

Levi informou que protocolou um pedido junto à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e à Secretaria de Saúde, solicitando dados sobre acidentes e sinistros registrados na avenida, com o objetivo de reforçar a urgência da implantação de uma ciclovia no local. Em sua fala, o vereador também cobrou que os órgãos responsáveis pela manutenção urbana, como a Emurb e a Emsurb, atendam às demandas da região. 
 
"Há condições de ser construída uma ciclovia naquele espaço. Muitas pessoas trafegam por ali, e os ciclistas se arriscam todos os dias por falta de uma estrutura adequada. A iluminação também é precária, sendo um ambiente muito escuro. Peço uma atenção maior a essa avenida, que já está sem obras há muito tempo", concluiu. 

Vereador Fábio Meireles (PDT) vistoria bairros Dom Luciano e Soledade com técnicos da Emurb

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2025 10h16, última modificação 10/04/2025 10h16
Encosta no entorno do residencial Vale do Sol está cedendo e apresenta risco de desabamento em caso de fortes chuvas
Vereador Fábio Meireles (PDT) vistoria bairros Dom Luciano e Soledade com técnicos da Emurb

Foto: Júlia Oliveira

Técnicos da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) estiveram, na tarde desta quarta-feira, 9 de abril, em visita técnica acompanhados pelo vereador Fábio Meireles (PDT), que apresentou diversas obras que necessitam de reparos.  

O parlamentar conduziu a equipe até o local de término da obra da Perimetral Oeste e visitou os conjuntos Vale do Sol e Jardim Bahia (Soledade), além de algumas ruas do bairro Dom Luciano. Durante a vistoria, ele apontou irregularidades e apresentou as demandas à comitiva, defendendo uma atuação imediata da Prefeitura Municipal de Aracaju para atendimento à população.  

Entre os problemas observados, destacam-se o sistema de esgoto do bairro Dom Luciano, que está entupido e com várias fossas estouradas; o descarte irregular de lixo no loteamento Vale do Sol; e o deslizamento de encosta nas proximidades do residencial, representando risco em caso de chuvas intensas. Também foi identificado entupimento no sistema de esgoto nas ruas 7 e 8 do Vale do Sol, além da falta de iluminação na Rua E, no Loteamento Jardim Bahia.  

“Temos que atender essas demandas, porque a população está sofrendo. São obras que darão dignidade e irão mudar a vida do cidadão aracajuano que reside nestas localidades”, salientou. 

Nova sede da Câmara de Aracaju será construída na Coroa do Meio, anuncia vereador Ricardo Vasconcelos

por Caroline Prata - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2025 10h55, última modificação 10/04/2025 11h28
Prédio atual será transformado em museu e escola do legislativo; vereador também cobra ações preventivas contra enchentes e reajuste para servidores municipais
Nova sede da Câmara de Aracaju será construída na Coroa do Meio, anuncia vereador Ricardo Vasconcelos

Foto: China Tom

Ao utilizar a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quinta-feira, 10/4, o presidente da Casa Legislativa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), anunciou uma importante novidade para o Legislativo da capital sergipana: a definição do local onde será construída a nova sede da Câmara. O terreno, localizado na Coroa do Meio, às margens do encontro entre o Rio Sergipe e o mar, foi escolhido após uma série de estudos e reuniões com a Prefeitura e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). 

“Quero agradecer ao senhor Sérgio Guimarães, presidente da Emurb. Ontem definimos juntos o terreno onde será construída a nova sede da Câmara. Será na Coroa do Meio, na área onde a Prefeitura também vai implantar a nova orla, dando continuidade à urbanização da região”, afirmou o vereador.  

Ricardo explicou que a intenção inicial era manter a sede atual como anexo do Palácio Inácio Barbosa, no Centro de Aracaju, mas questões técnicas e patrimoniais inviabilizaram a proposta. “Fizemos de tudo para manter aqui, mas temos limitações históricas, culturais, de engenharia. A Prefeitura entende que seria complicado manter a circulação intensa em um prédio que será tombado e transformado em museu. Além disso, o uso constante poderia comprometer a estrutura do imóvel”.  

Apesar da mudança, o vereador garantiu que o prédio atual continuará sendo um espaço importante para a cidade. “Vamos transformá-lo no museu da Câmara, além de sediar a Escola do Legislativo. O plenário será aproveitado para cursos e simulações de sessões com estudantes da rede municipal. A história da Câmara passa por esse prédio e não vamos deixar essa memória morrer”.  

Ricardo Vasconcelos também destacou o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura na visita técnica ao novo terreno e informou que o projeto executivo da nova sede já está em fase de elaboração. “Essa será uma casa digna para o povo. É inadmissível que o cidadão procure os vereadores e seja atendido de pé ou no sol. Não temos gabinetes, e isso vai mudar”.  

Cobrança por ações ambientais e reajuste para servidores  

Ainda durante seu discurso, o vereador voltou a tocar em temas sensíveis para a capital, como a prevenção de alagamentos durante o período chuvoso. Ele defendeu investimentos em bueiros inteligentes e intensificação da limpeza dos canais da cidade.  

“Aracaju já avançou muito nas enchentes, mas ainda vemos bueiros e canais cheios de lixo, especialmente nas periferias. Precisamos nos antecipar às chuvas e agir agora”, alertou.      

Por fim, o vereador solicitou à prefeita Emília Corrêa atenção aos servidores públicos municipais, após o reajuste concedido pela Câmara. “Já concedemos um reajuste acima da inflação aos nossos servidores. E os do município já estão procurando os vereadores para solicitar o mesmo. Tenho certeza de que a prefeita, que sempre nos apoiou enquanto vereadora, está apenas concluindo seus estudos e em breve enviará o projeto para esta Casa”, finalizou. 

Confira o que foi aprovado na Câmara de vereadores nesta quinta-feira (10/04)

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 10/04/2025 13h35, última modificação 10/04/2025 16h03
Confira o que foi aprovado na Câmara de vereadores nesta quinta-feira (10/04)

Foto: China Tom

Nesta quinta-feira (10/04), por meio da 25ª sessão ordinária, a Câmara de Vereadores de Aracaju discutiu e aprovou 08 proposituras, sendo 04 projetos de decreto legislativo, assim como 04 moções. 


Projetos de decreto legislativo

A Câmara de vereadores aprovou 04 projetos de decreto legislativo. De autoria do vereador Levi Oliveira, o projeto de decreto legislativo nº 7/2025 concede título de cidadania aracajuana ao senhor Fernando Petrônio Ferreira de Matos. De autoria do vereador Miltinho Dantas, o  projeto de decreto legislativo nº 10/2025 concede o título de cidadania aracajuana ao senhor Pedro Henrique Dantas de Sá. 

Já o projeto de decreto legislativo nº 11/2025, de autoria do vereador Binho,  concede título de cidadania aracajuana ao senhor Paulo Cesar dos Santos Silva. Já o vereador Vinícius Porto, propôs o projeto de decreto legislativo nº 25/2025 que concede título de cidadania aracajuana ao senhor Luiz Rodolfo Landim Machado.


Moções 

De autoria do vereador Iran Barbosa, a moção nº 10/2025 se refere à moção de aplausos à senhora Edelzuita Soares da Silva (dona Edilza) que ganhou, entre os sergipanos, o carinhoso apelido de “a moça de Aracaju”, após a história narrada em uma carta escrita pelo influenciador Diego Ponce de Leon ter viralizado nas redes sociais.

A moção de aplausos nº 13/2025, de autoria do vereador Fábio Meireles, é direcionada ao senhor Leonardo Vieira Santos, conhecido como soldado Vieira, por seu ato heroico e de extrema coragem ao salvar a vida de uma criança que estava engasgada. 

Já o vereador Levi Oliveira propôs duas moções de aplausos, a primeira de nº 16/2025, deputada federal Katarina Feitoza por sua eleição ao cargo de 3ª secretária da mesa diretora da Câmara dos Deputados, destacando-se como um símbolo de liderança e competência, representando com maestria o estado de Sergipe no cenário político nacional. A segunda moção de aplauso é para o senador Laércio Oliveira, pela sua eleição ao cargo de quarto secretário da mesa diretora do Senado Federal para o biênio 2025-2026, reforçando, assim, a representatividade de Sergipe no cenário político nacional. 


Câmara de vereadores recebe visita dos estudantes da faculdade 08 de julho

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 10/04/2025 13h52, última modificação 10/04/2025 13h52
 Câmara de vereadores recebe visita dos estudantes da faculdade 08 de julho

Foto: China Tom

Nesta quinta-feira (10/04), a Câmara de vereadores recebeu os alunos do quarto período de direito da Faculdade 08 de julho. A iniciativa foi liderada pelo vereador Iran Barbosa. Os estudantes foram recebidos também pelo presidente da Casa, o vereador Ricardo Vasconcelos, o vice-presidente Pastor Diego, assim como os vereadores Alex Melo e Lúcio Flávio. 

O vereador Iran Barbosa destacou que, “hoje, o nosso mandato articulou a visita dos estudantes, para conhecerem os setores e conhecerem o funcionamento da Casa. Essa ação é muito importante para aproximar o poder legislativo da comunidade, trazer mais intimidade dos estudantes de direito ao local em que são feitas as leis que eles estudam, portanto, foi um momento importante de acolhimento e interação”. 

O vice-presidente, o vereador Pastor Diego, destacou que “a Casa legislativa é o local onde as leis da cidade são preparadas e receber esses estudantes foi fundamental para que eles entendessem cada etapa e o processo da elaboração da nossa legislação.  Foi muito bom recebê-los e aproveito para deixar a Casa aberta para qualquer estudante que queira conhecer, estamos de portas abertas para mostrar o passo a passo do nosso trabalho”. 

A professora universitária Sâmya Santana ressaltou a importância da visita para agregar a teoria com a prática. “ O curso de direito é o pilar para desenvolver essas matérias vinculadas à lei orgânica do município e questões que envolvem o direito constitucional”, pontuou. Um dos alunos que participaram da visita, Pedro Melo, disse que a experiência “foi muito boa para se aproximar das políticas legislativas, conhecer o ambiente onde são criadas as leis, assim como os vereadores trabalham para garantir o direito da população”. 


Como conhecer a Câmara?

Para as universidades que possuem interesse em conhecer o parlamento municipal, é possível agendar a visita pelo email: presidencia@aracaju.se.leg.br, com, pelo menos, uma semana de antecedência. 


Após pedido de Alex Melo, Emsurb faz limpeza do Viaduto do Dia

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2025 14h44, última modificação 10/04/2025 14h44
Após pedido de Alex Melo, Emsurb faz limpeza do Viaduto do Dia

Foto: China Tom

O vereador Alex Melo (PRD) disse, durante a sessão desta quinta-feira, 10 de abril, na Câmara Municipal de Aracaju, que recebeu reclamações de moradores da região do Viaduto do Dia sobre a sujeira na região e, prontamente, fez a solicitação para a Emsurb fazer a limpeza.

"Rapidamente os agentes fizeram a limpeza da região do Viaduto e ainda colocaram lixeiras para a população colaborar para fazer o descarte correto e colaborar com a higiene do local", comemora o vereador.

Alex Melo agradeceu o empenho do presidente da Emsurb. "Hugo Esoj é sempre muito solícito e colabora atendendo as nossas solicitações. Agradeço a toda equipe", finaliza.

Na Tribuna, Lúcio Flávio fala sobre Maternidade Lourdes Nogueira

por Assessoria Parlamentar — publicado 10/04/2025 16h01, última modificação 10/04/2025 16h01
Na Tribuna, Lúcio Flávio  fala sobre Maternidade Lourdes Nogueira

Foto: China Tom

Durante a 25ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na manhã desta quinta-feira (10), o vice-líder da Prefeitura no Parlamento Municipal respondeu aos questionamentos que têm circulado nas redes sociais nos últimos dias sobre a Maternidade Lourdes Nogueira, localizada no bairro 17 de Março.

O parlamentar exibiu no plenário uma imagem que mostra os insumos disponíveis no hospital, contrariando as denúncias de uma suposta falta desses materiais. Em seu discurso na tribuna, o vereador afirmou:
“Esta foto registra, senhores, o quanto é importante termos cuidado com as informações, principalmente quando se trata de saúde pública. Trata-se de uma imagem dos insumos, os mesmos que estão sendo alvo de boatos sobre estarem em falta na maternidade que iremos visitar.” – declarou Lúcio Flávio.

Reforçando a importância da responsabilidade na divulgação de informações, Lúcio Flávio mencionou a visita que fará a unidade hospitalar, juntamente com a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, da qual é secretário, com o objetivo de averiguar a veracidade dos fatos. Lúcio ponderou também que, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, somente este ano foram repassados 25 milhões de reais para o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), empresa responsável pela administração do hospital até o final do mês. Na ocasião, ele parabenizou o vereador Breno Garibalde, presidente da comissão, por ter sugerido a visita de fiscalização.

Maurício Maravilha comemora o ‘Dia da Engenharia’ e reforça importância da profissão para o desenvolvimento

por Marcele Machado - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/04/2025 09h18, última modificação 11/04/2025 09h18
Maurício Maravilha comemora o ‘Dia da Engenharia’ e reforça importância da profissão para o desenvolvimento

Foto: China Tom

Engenheiro civil por formação, o vereador Maurício Maravilha (União Brasil) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, nessa quinta-feira 10 abril, para parabenizar os colegas de profissão pelo ‘Dia do Engenheiro’, celebrado hoje e ressaltou a importância do trabalho que esses profissionais desempenham com dedicação para construírem o desenvolvimento da sociedade.

Mauricio Maravilha destacou a relevância da engenharia civil para a construção de cidades mais seguras, eficientes e sustentáveis.

"É com orgulho que parabenizo todos os profissionais da engenharia pelo trabalho que exercem. É a profissão que escolhi para minha vida, hoje, estou como vereador, mas sou engenheiro. A minha formação me proporciona transformar sonhos em realidade, seja na concepção de projetos inovadores na supervisão de obras complexas ou busca por soluções sustentáveis, a engenharia é fundamental para o processo”, declarou o vereador

O parlamentar também falou da urgente necessidade de duplicação de uma via na Avenida Quirino, no bairro Inácio Barbosa, próximo ao Residencial Alamedas das Águas, que é um clamor da comunidade que mora naquela região. Argumentou que a atual configuração da via, com apenas uma mão tem se tornado um gargalo para o desenvolvimento econômico e social da região, impactando o fluxo de veículos e a qualidade de vida dos moradores.

“Os moradores nos contataram para reclamar sobre o transtorno causado pela pista única naquele local, especialmente nos horários de pico,  que gera congestionamentos constantes, prejudicando o deslocamento de trabalhadores e estudantes. Por isso, entramos em contato com o Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Nelson Felipe, para ver a viabilidade da construção de uma pista dupla, tirando um pedaço da praça e decolando as árvores em outro lugar, com isso trazendo inúmeros benefícios como fluidez no trânsito e redução dos congestionamentos, teremos mais segurança para motoristas e pedestres”, enfatizou.

“Olho para trás e reforço o compromisso com cada voto que me foi confiado”, celebra Sargento Byron nos cem primeiros dias de mandato

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/04/2025 09h41, última modificação 11/04/2025 09h41
“Olho para trás e reforço o compromisso com cada voto que me foi confiado”, celebra Sargento Byron nos cem primeiros dias de mandato

Foto: Luanna Pinheiro

Em seu segundo mandato enquanto vereador por Aracaju, Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) pontua os trabalhos já realizados em 2025, além de reafirmar as expectativas deste novo ciclo que dá continuidade às ações e projetos para uma capital mais inclusiva, segura e inovadora.

 
“Olho para trás e reforço o compromisso com cada voto que me foi confiado. Os cem primeiros dias do ano já podem ser celebrados com muito trabalho e conquistas para o povo de Aracaju. Sei que muito ainda pode e deve ser feito, e sigo confiante de que o trabalho que tenho realizado também é fruto de uma atuação em conjunto; desde a escuta junto à sociedade, bem como nos diálogos e aprovações na Câmara Municipal de Aracaju”, declarou o parlamentar que também está como 1º secretário da Mesa Diretora da Casa Parlamentar.
 
Sargento Byron, reconhecido enquanto defensor dos direitos da pessoa com deficiência, declarou sua felicidade em integrar a legislatura que aprovou para Aracaju a criação e a organização da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEMDEF), além de, também, a criação da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SERMULHER). “Em cem dias já temos duas grandes conquistas e de tamanha representatividade. Duas secretarias que trazem uma nova realidade para a nossa sociedade, bem como para o nosso parlamento”, disse o vereador.
 
Byron é autor do Projeto de Lei (PL) 176/2024, aprovado em fevereiro, que torna obrigatória a presença de acompanhante para pessoas com deficiência, autismo, síndrome de down e doenças raras durante consultas e exames, assim como é autor do PL 236/2024, também aprovado neste mandato, que institui o Dia Municipal de Conscientização do Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC.
O parlamentar também tem dado continuidade a projetos de lei que impulsionem o empreendedorismo feminino, promovam a saúde da mulher de forma integral e ampliem a atenção e o cuidado com a mulher em seu maternar.
 
No tocante à saúde, Byron tem reforçado suas considerações junto à Administração Municipal sobre a urgência em melhorar serviços como a marcação de exames e cirurgias, além da necessidade de atenção à população da Zona de Expansão, que carece de uma Unidade de Pronto Atendimento: “a Zona de Expansão é uma região que tem crescido enquanto área residencial nos últimos anos e que necessita que os serviços públicos acompanhem esse crescimento. Saúde, educação, segurança, acessibilidade e infraestrutura são aspectos que norteiam nossas ações”, pontuou. 
O parlamentar também tem estabelecido diálogo com as pastas municipais, direcionando demandas da população. “Já temos indicações que vão desde a melhoria do asfalto de vias da capital, buscando a redução dos danos causados por buracos, trincas ou rachaduras, assim como a melhoria da iluminação pública, serviços de varrição, roçagem, poda e jardinagem”, explicou o vereador, pontuando o Jabotiana, São José, Atalaia, Coroa do Meio, Aruana e Robalo, como exemplos.
 
 
Por fim, o vereador enalteceu os bons diálogos e a harmonia preservados na Câmara de Vereadores. “Fico feliz ao ver que o reconhecimento que conquistamos na legislatura passada tem se mantido com os novos colegas parlamentares e com toda a Casa. Celebramos neste mandato, os 170 anos da Câmara, momento que nos traz orgulho e pertencimento. É dessa forma que iremos construir muito mais por Aracaju. Que os próximos cem dias sejam ainda melhores”, encerrou Sargento Byron.

“Quem precisa de anistia é quem cometeu crime, porque quem se considera inocente, luta por uma defesa justa”, declara Elber

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/04/2025 09h56, última modificação 11/04/2025 09h56
“Quem precisa de anistia é quem cometeu crime, porque quem se considera inocente, luta por uma defesa justa”, declara Elber

Foto: China Tom

O vereador Elber Batalha (PSB) levou o tema atual da Anistia para a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na sessão desta quinta-feira, 10. Explicando pela visão também da sua área de formação, o direito, ele destacou tudo que vem acontecendo sobre o projeto que tramita no Congresso Nacional.

 

 

Apresentando dados do ato de 8 de janeiro de 2023 e os seus envolvidos, Elber afirmou que é preciso tratar tudo isso de uma maneira didática. “É necessário dizer, e vou repetir esse ponto, que quem precisa de anistia é quem cometeu crime, porque quem se considera inocente luta por uma defesa justa pelo direito do contraditório da ampla defesa e por um processo legal, jurídico, amplo e restrito”, disse.

 

 

Em seu discurso, o vereador detalhou que são duas categorias de acusados nestes casos, sendo os que não aceitaram o acordo e preferiram continuar defendendo sua inocência, somando cerca de 290, e os outros, cerca de 600, que a Procuradoria-Geral da República e o Ministério Público entenderam que as condutas eram tão graves, que não tinham condições de oferecer a esses a combinação de não perseguição penal e a possibilidade de um abrandamento da pena, ou de sequer continuar um processo.

 

De acordo com Elber, a parte que recebeu a proposta, aceitou a condição. “Dos mais de mil envolvidos, 250 tiveram oferta de serem excluídos do processo em troca de 150 horas de serviço comunitário e de dois anos sem atuarem nas redes sociais discutindo política, em troca de, na medida das suas posses financeiras, também pagar os prejuízos que foram feitos”, comentou.

 

 

Mostrando o vídeo de uma policial militar que foi agredida no dia e teve até o seu capacete danificado por uma barra de ferro pelos presentes no ato, o parlamentar questionou a intenção daquelas pessoas. “São, em grande parte, uns alienados que viraram massa de manobra, que cometem o despautério de quase matar uma profissional da segurança pública, não fosse o equipamento adequado, essa cabo tinha sido assassinada com golpes de barra de ferro, e se não tivesse lutado, para não deixar sua arma ser subtraída, muito provavelmente uma tragédia ainda maior teria acontecido, quanto a ela e quanto aos outros policiais que estavam ali”.

 

Por fim, Elber lembrou que o grande motivo de tudo foi o intuito de acabar com a democracia no Brasil e que todos devem pensar bem se a Anistia realmente é válida nessa questão. “Eram verdadeiros vândalos e criminosos que tentavam implantar um regime antidemocrático ali. A democracia é o que nos trouxe aqui. Se todos nós estamos aqui, seja qualquer um divergente de direita ou de esquerda, estamos aqui porque foi concedido ao povo brasileiro com o preço da vida, do suor, do sacrifício de tantos e do sofrimento de outros tantos, para que isso fosse conquistado. E não é direito de nenhum de nós, sobretudo e especialmente nenhum de nós políticos parlamentares, perdoar atos como esse”, concluiu.

Comissão de Saúde da Câmara realiza visita a maternidade Lourdes Nogueira, após receber denúncias

por Agência CMA e assessoria do vereador Breno Garibalde — publicado 11/04/2025 11h20, última modificação 11/04/2025 12h41
Comissão é presidida pelo vereador Breno Garibalde
Comissão de Saúde da Câmara realiza visita a maternidade Lourdes Nogueira, após receber denúncias

Foto: Assessoria do vereador Breno Garibalde

Nessa quinta-feira (10/04), os representantes da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Proteção Animal realizaram uma visita a Maternidade Lourdes Nogueira. Estiveram presentes o presidente da Comissão, o vereador Breno Garibalde, assim como Lúcio Flávio (secretário) e os membros Camilo Daniel e Selma França. O objetivo da visita, segundo o vice-presidente da Casa, o vereador Pastor Diego, que também esteve no local, foi fiscalizar as atividades do hospital, após o recebimento de denúncias. Durante a visita, os vereadores foram recepcionados pelo diretor da maternidade, Sandro Tosta, Adriana Bione, gerente assistencial, e Mauro Bezerra, que é o diretor técnico. Atualmente, o hospital é gerenciado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS).

O presidente da Comissão, vereador Breno Garibalde, disse que “recebemos diversas denúncias de atraso de pagamento, de falta de material, falta de insumo e foi passado pelos diretores de que nada disso é verdade, que os salários estavam em dia, que mesmo a prefeitura não repassando os valores para o INTS, que é o instituto responsável pela gestão da maternidade, eles continuavam repassando para os seus funcionários. Fica agora essa interrogação, porque a gente recebe uma informação dos profissionais de que eles estavam com seus salários atrasados e também recebe essa informação dos diretores. O que eles passaram é que existe a preocupação com a nova gestão, sobre o que irá acontecer e quem irá ser o responsável pelo gerenciamento da maternidade. Sabemos que o contrato finaliza no mês de abril”.  

Na oportunidade, a comissão viu a necessidade de entender melhor como fica a situação dos profissionais da unidade de saúde, diante da alegação do instituto, de que os salários estão sendo pagos. “Os profissionais estão inseguros com o futuro deles na maternidade, já que o contrato com o INTS vence no final de abril e até agora não se sabe a empresa que vai assumir a gestão da unidade de saúde”, pontuou o parlamentar.

Breno reafirmou que a Comissão de Saúde da Câmara vai continuar acompanhando essa questão, cobrando soluções e pressionando a prefeitura para que traga mais esclarecimentos sobre a nova gerência da maternidade, sobre como vai ser essa transição. Nossa maior preocupação é que continue sendo prestado um serviço de excelência para a população”, concluiu.

O vereador Lúcio Flávio, que é secretário na Comissão, destacou que “conversamos com a diretoria, corpo técnico e gestores e, assim, conseguimos descobrir que os salários estão em dia, que não há superlotação de UTI, assim como não há falta de insumos. Vamos seguindo porque há muito o que se fazer por essa nova Aracaju”.  O vice-presidente da Casa, vereador Pastor Diego, reforçou que  “após irmos a diversos setores, conseguimos identificar a presença de insumos, perguntamos sobre os pagamentos e os profissionais disseram que o salário está em dia,  e também recebemos a informação de que até 30 de abril, último dia dessa atual gestão, os serviços serão prestados com normalidade”. 

A vereadora Selma França, que integra a comissão, disse que "realizamos a visita a maternidade, após receber várias denúncias de irregularidades e estamos saindo surpreendidos, porque encontramos tudo em perfeito estado. Vamos em frente e espero que cada dia mais nossa saúde melhore". O vereador Camilo Daniel reforçou a importância da Comissão. “O nosso objetivo, enquanto comissão é, daqui para frente, fazer com que a nova gestão da maternidade priorize e valorize os trabalhadores pagando o piso das categorias, mantendo os insumos para que a maternidade, de fato, tenha um bom atendimento para a população”, finalizou. 

Elber avalia saúde municipal nos 100 dias de gestão de Emília Corrêa

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/04/2025 10h46, última modificação 11/04/2025 10h46
Elber avalia saúde municipal nos 100 dias de gestão de Emília Corrêa

Foto: China Tom

Falando sobre os 100 dias da prefeita Emília Corrêa (PL), o vereador Elber Batalha (PSB) pontuou a questão da saúde municipal, principalmente da Maternidade Lourdes Nogueira. Durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) dessa quinta-feira, 10, ele apresentou notícias recentes e um vídeo da prefeita em que ela afirma que os hospitais estão iguais aos particulares atualmente.

 

Fazendo um registro do que vem acontecendo no município, Elber quis focar na área da saúde e disse que é preciso chamar um feito à ordem. Apresentando um vídeo de uma entrevista recente em que Emília declara que os hospitais municipais estão iguais aos privados, ele questionou a fala. “Sinceramente, isso é uma desconexão da realidade absurda. E eu não estou cobrando aqui que a prefeita resolva os problemas que eram significativos da gestão de Edvaldo em três meses. Eu não estou fazendo essa cobrança. Em três meses, os hospitais ganharam cara de privado? É um hospital privado do caos, que nem na rede privada aqui, e eu conheço algum que esteja nesse nível de confusão”.

 

Na tribuna, ele reforçou o pedido de atenção para essa área e as consequências para os mais prejudicados: os pacientes. “É de extrema gravidade, porque quem reconhece que já está bom assim, reconhece que não vai fazer mais nada. Porque se já está no nível dos hospitais privados, para que mais melhorar? Porque a maioria dos hospitais privados, ainda com todas as questões que possam existir, prestam um serviço muito melhor”, comentou.

 

Com relação à Lourdes Nogueira, ele contou que recebe sempre relatos da população e ultimamente a queixa é de falta de profissionais. "Vejo boa vontade na secretária Débora, sinceramente, dessa gestão é uma das secretárias que eu ainda mais observo com viés de alguém bem intencionado querendo acertar. Mas o que eu lamento é um modelo de gestão de saúde que o município ainda continua apostando, que é o modelo das OS. Isso é um convite à corrupção e não é nesse governo, não é nem outra hora, não, ocorre em todos". 

 

Mais uma vez, o parlamentar ressaltou que o sistema implantado precisa ser trocado para um melhor funcionamento, já que ele vem desde a gestão do ex-prefeito João Alves. “O registro que eu faço de crítica é que, do mesmo jeito que a gestão anterior  seguiu esse modelo, Emília, que sinalizava uma ruptura, agora dê continuidade. Os problemas somente se repetirão, se esse modelo for mantido”, finalizou. 

Comissão da Câmara se reúne para discutir planejamento estratégico de 2025 a 2030

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 11/04/2025 11h40, última modificação 11/04/2025 11h40
A previsão é que o plano seja publicado até o final de abril
Comissão da Câmara se reúne para discutir planejamento estratégico de 2025 a 2030

Foto: Camila Farias

Nesta sexta-feira (11), a Comissão responsável pela elaboração do planejamento estratégico (2025/2030) se reuniu na Escola do Legislativo da CMA. A reunião contou com a presença de representantes de diversos setores ligados à diretoria administrativa, financeira, legislativa, o setor jurídico, de comunicação, a superintendência de relações institucionais, gestão de pessoas, divisão de contratos e licitações, setor de tecnologia da informação, assim como a Comissão da sustentabilidade. 


Geilton de Melo Costa, responsável pela coordenação do plano, explicou que, “a partir desse ano, começamos a trabalhar nisso, fazendo um diagnóstico da Câmara, porque entendemos que a instituição precisava disso. A função desse planejamento é dar um direcionamento para as ações da Câmara, definindo o que se espera dos setores”. 


Givanilde Santos, que é membra da Comissão e diretora administrativa, ressaltou que “nós reunimos pessoas de diversas unidades estratégicas da Câmara e criamos um memorando para a criação da instituição. Nossa intenção foi definir metas de 2025 e 2030, buscando quais os índices para apontar as melhorias e, assim, proporcionar o melhor serviço para a população aracajuana”.


Sobre o planejamento estratégico

Esta é uma iniciativa que visa orientar as ações da CMA para o cumprimento de sua missão, alicerçada em valores e direcionada à visão que se quer da instituição no futuro. Para isso, foram definidos os referenciais estratégicos da instituição (missão, visão e valores), os objetivos estratégicos, as ações estratégicas e os resultados-chave. 


O planejamento estabelece que a missão institucional da Casa será representar a população aracajuana, de forma democrática e independente, por meio de debates, fiscalização do Poder Executivo, produção legislativa e melhora e acompanhamento das políticas públicas, com vistas ao desenvolvimento sustentável e promoção da qualidade de vida. 


Já a visão de futuro da Casa  é tornar-se protagonista em relação às Câmaras municipais do Brasil, sendo referência de atuação em debates, fiscalização e produção legislativa, com ampla participação social, transparência e comunicação de qualidade. 


Além disso, o planejamento estratégico também estabelece alguns valores institucionais, como transparência, interesse público, valorização do capital humano, democracia, assim como a qualidade e inovação. 



10 objetivos 

O planejamento estratégico definiu 10 objetivos. São eles:


  • Transparência, com a garantia do acesso a informações;

  • Comunicação, com o desenvolvimento e fortalecimento da comunicação interna e externa, de forma acessível e diversa;

  • Participação social, por meio da participação do cidadão no processo legislativo e fiscalização da administração e de políticas públicas;

  • Fiscalização, com o aperfeiçoamento e sistematização do processo de fiscalização de políticas públicas;

  • Legislação, com a modernização, otimização e integração da gestão do processo legislativo;

  • Gestão administrativa, com a ideia de proporcionar um modelo de gestão baseado nas melhores práticas de gerenciamento;

  • Gestão financeira, com a ideia de elevar a conformidade e a qualidade das informações contábeis e financeiras às exigências legais;

  • Desenvolvimento humano; tendo a valorização das pessoas como eixo central da transformação institucional;

  • Estrutura,  no sentido de fornecer segurança com alta capacidade de suporte às operações;

  • Sustentabilidade, com a ideia de promover eficiência do uso de recursos naturais e tratamento adequado de resíduos sólidos. 



A previsão é que o planejamento estratégico seja publicado até o final de maio de 2025. 






Confira a agenda da semana (14 a 16/04)

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 11/04/2025 11h45, última modificação 11/04/2025 11h45
Confira a agenda da semana (14 a 16/04)

Foto: Luanna Pinheiro

No site da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) é disponibilizado um banner, na lateral da página, em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana.


Terça-feira (15/04)

De autoria do vereador Bigode, será realizada a audiência pública, às 15h, com o tema “os problemas estruturais e a precariedade dos serviços essenciais enfrentados pelos moradores da segunda etapa do conjunto 17 de março”. 


Por causa do feriado prolongado da Páscoa e de Tiradentes, ambos nacionais, a próxima audiência pública ocorrerá na terça-feira, dia 22 de abril, às 15h, com o tema “A importância da Lei da Anistia”. A autoria é do vice-presidente da Casa, o vereador Pastor Diego. 



Sargento Byron concede Título de Cidadão Aracajuano a Tiago Emanuel

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/04/2025 12h00, última modificação 11/04/2025 12h00
Sargento Byron concede Título de Cidadão Aracajuano a Tiago Emanuel

Foto: China Tom

O idealizador do Grupamento Tático - GTO da Guarda Municipal de Aracaju, Tiago Emanuel Rocha de Lima Correia, recebeu o título de Cidadão Aracajuano, na tarde da quinta-feira, 10, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju. Essa é maior honraria concedida pelo Poder Legislativo, sendo o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar o autor da propositura para a homenagem.
De acordo com o parlamentar, a atuação e dedicação de Tiago para a segurança pública  traz inúmeros motivos para esta homenagem, motivos estes que também se somam à amizade construída. "Um título como este representa todo um parlamento e toda uma sociedade, não é uma homenagem representativa de amizade, é além e com requisitos. Vestir uma farda exige coragem em todos os sentidos. Em especial, diante de uma sociedade com tantos julgamentos. Eu apenas fiz o que me cabia enquanto alguém que conhece nas entrelinhas o trabalho em conjunto que é realizado para que alcancemos sempre os melhores resultados e exemplos quando o assunto é segurança pública. E Tiago Emanuel tem uma grandiosa contribuição neste quesito. Com seu estudo, aperfeiçoamento e ética, a Guarda Municipal de Aracaju tem um grupamento que é referência em todo país . Profissionais como Tiago sonham e trabalham diariamente por uma sociedade mais justa, mais digna e para todos. Meu desejo é que todos os profissionais da área se espelhem em você, nos seus valores e no seu trabalho. Que você possa sempre ensinar e aprender na mesma proporção, com humildade e tamanho zelo. Celebre quem você é! Celebre o que você faz, meu amigo! Um alagoano que já é parte de Aracaju. E, agora, com título oficial. Parabéns, Tiago! Deus o abençoe e o capacite a cada dia mais", discursou Sargento Byron.
Para Leila Correia, esposa do homenageado, ver a dedicação de Tiago pela função exercida reforça os valores que constroem para a filha do casal e toda família. "É uma grande emoção estar aqui e compartilhar de uma homenagem como esta. Eu posso falar sobre o Tiago que vai além do profissional que tanto se doa a uma instituição e a toda sociedade. Junto à coragem, ética, compromisso e tantas especializações e estudos , há um homem, esposo, pai e filho que nos orgulha em todos os aspectos. Agradeço a Byron por este presente no dia de hoje e a todos que aprovaram esta honraria!", agradeceu. 

Natural de São Miguel dos Campos - Alagoas,  Tiago criou em Aracaju o GTO-GMA , - grupamento especializado em ocorrências de ordem civil ou patrimonial, que exigem uma atuação específica. O homenageado é formado em segurança pública, especialista em guarda municipal e traz em seu currículo cursos como Swat School, de Instrutor de Armamento e Tiro, Super Swat nos Texas - EUA, especialização em Táticas Urbanas, além de instrução de Armamento e tiro e técnicas não letais credenciado junto à Polícia Federal. 

" Há 18 anos,  ingressei na Guarda Municipal e tanta coisa mudou ao longo desses anos. Uma instituição relativamente nova, que tanto tinha para crescer e nos ensinar. Agradeço a toda a minha família e a todos os profissionais que contribuem com esta trajetória. Sempre acreditei na segurança pública enquanto conjunto de atuações que visam garantir a ordem, proteção e prevenção de crimes, e Aracaju é o local que eu busco exercer todas as atribuições para isso. Obrigado a todos pela confiança e homenagem ! Vereador e Sargento Byron, obrigado pelas palavras e por tanto nos representar ! Agora, de fato e de direito, sou um cidadão aracajuano", comemorou Tiago Emanuel, coordenador do GTO - GMA. 
A solenidade contou com a presença de autoridades, representantes da Guarda Municipal de Aracaju, familiares e amigos do homenageado. 

Levi se torna embaixador de associação que promove a inclusão de pessoas com deficiência no esporte

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/04/2025 13h27, última modificação 11/04/2025 13h27
Levi se torna embaixador de associação que promove a inclusão de pessoas com deficiência no esporte

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Levi Oliveira (PP) foi oficializado como embaixador da Associação Clube Condição de Futuro (ACCF). A entidade é vinculada à Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia e à Universidade Federal de Sergipe (UFS), desenvolvendo um trabalho voltado à inclusão de pessoas com deficiência por meio do atletismo e do halterofilismo (levantamento de peso). Com essa parceria, Levi reforça seu apoio a iniciativas que unem cidadania e inclusão social.

Segundo a presidente da ACCF, Mayra Reis, a colaboração com o vereador permitirá que o projeto alcance mais pessoas. “O vereador foi convidado a ser nosso embaixador para que ele leve esse projeto à frente, para outros parlamentares e outras empresas. Sabemos do envolvimento de Levi com a causa e acreditamos que ele contribuirá para aumentar nossa visibilidade", afirmou a presidente.

A associação também busca atrair novos parceiros para o projeto “Adote um Atleta”, que visa conectar seus atletas a apoiadores — sejam empresas privadas, pessoas físicas ou jurídicas — interessados em investir nas modalidades esportivas. Por meio desse apoio, os atletas recebem suporte necessário para participar de treinos e competições, garantindo condições adequadas ao desenvolvimento de suas trajetórias esportivas.

A atleta Camillinha Feitosa destacou o papel transformador do esporte na vida das pessoas com deficiência. "O esporte é um divisor de águas nas nossas vidas, e a partir dessa associação conseguimos incentivar e instruir mais pessoas, para que elas enxerguem a si mesmas além de suas limitações físicas”, ressaltou.

“O esporte tem esse poder de transformação, então como nós já encontramos esse caminho, nos sentimos instigados a mostrá-lo para outras pessoas também. Nossa missão é disseminar que o esporte salva, cura, transforma e liberta a vida de muitas pessoas", concluiu a atleta.

A presidente da ACCF explicou ainda que, atualmente, o foco do projeto é mais amplo. Embora o trabalho com atletas de alto rendimento continue sendo uma prioridade, a iniciativa passou a incluir também ações de cunho social, com o objetivo de oferecer um serviço à comunidade e promover maior inclusão por meio do esporte.

Já o vereador Levi Oliveira reafirmou seu compromisso com a promoção de oportunidades para as pessoas com deficiência. "Aceitei com muito orgulho o convite para ser embaixador dessa associação. A minha visita recente ao espaço de treinamento foi uma troca inspiradora com esses atletas que representam superação e força todos os dias. Seguimos firmes, ampliando oportunidades e fortalecendo o esporte como ferramenta de transformação social!"

Vereador Anderson de Tuca comemora patrocínio a clubes de futebol da capital

por Letícia Mendonça - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/04/2025 13h37, última modificação 11/04/2025 13h37
Vereador Anderson de Tuca comemora patrocínio a clubes de futebol da capital

Foto: Diane Queiroz

Na última quinta-feira, 12, a Prefeitura Municipal de Aracaju realizou uma solenidade para oficializar o patrocínio aos clubes de futebol da capital sergipana: Associação Esportiva Confiança, Club Sportivo Sergipe e Falcon Futebol Clube. O evento contou com a presença de autoridades, representantes dos clubes e vereadores — entre eles, o torcedor apaixonado do Confiança, Anderson de Tuca (União Brasil).

Defensor do fortalecimento do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social, Anderson de Tuca destacou a importância da iniciativa da prefeita Emília Corrêa, que destinou apoio financeiro às equipes que representam Aracaju no Campeonato Sergipano e no Campeonato Brasileiro.

“O mais importante é a valorização do futebol sergipano. Não têm noção de como isso é importante para o Confiança, para o Sergipe, para o Falcon. Em 2022, o apoio era de apenas R$ 100 mil. E a prefeita, compreendendo a relevância do futebol como vetor de turismo e desenvolvimento, investe pensando não apenas no presente, mas também no futuro. Como torcedor azulino e amante do futebol sergipano, parabenizo essa iniciativa. É assim que evoluímos o nosso futebol!”, afirmou o parlamentar.

O investimento reforça o compromisso da gestão municipal com o esporte local e visa estimular a prática esportiva, fortalecer os times aracajuanos e ampliar o alcance do futebol como instrumento de desenvolvimento urbano e social.

Vereador Sargento Byron representa CMA em evento que sanciona leis que criam a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria da Mulher

por Jacqueline Reis - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/04/2025 13h46, última modificação 11/04/2025 13h46
Vereador Sargento Byron representa CMA em evento que sanciona leis que criam a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria da Mulher

Foto: Secom PMA

Na manhã desta sexta-feira, 11, o vereador por Aracaju, Sargento Byron – Estrelas do Mar, participou do evento de apresentação do balanço administrativo dos cem dias da atual gestão da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Na ocasião, foram sancionadas as leis que criam duas novas secretarias municipais: a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEMDEF) e a Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SERMULHER). 

"As apresentações desta manhã me deixam confiante no caminho que estamos seguindo, destacando assim os trabalhos entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo Municipal. Iniciamos um novo tempo na prefeitura, bem como na Câmara de Vereadores e, diante de todos os empasses e dificuldades já dialogados, podemos comemorar grandes realizações para o povo de Aracaju. Hoje é um dia histórico, em especial, para o meu mandato, para a causa que me trouxe à política, que é a defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Estar ao lado de nomes tão representativos como Elaine, do Conselho Municipal, e Luizinho, nome que ficará à frente da nova pasta SEMDEF, é saber que a nossa luta saiu da invisibilidade e tem conquistado o espaço que lhe é de direito. Parabéns a cada um de vocês! Obrigado, prefeita Emília Corrêa! Seguirei à disposição para a construção e fiscalização dos trabalhos", pontuou Byron, que também tem em seu mandato projetos de combate à violência contra a mulher.

Dentre os dados apresentados pela Administração Municipal, Sargento Byron destacou: "conhecer os investimentos feitos na saúde, na infraestrutura, no esporte e nas demais áreas apresentadas nos leva a identificar as pautas trazidas por nós, vereadores, à gestão. Aqui, reforço a urgência desses investimentos na construção de novas Unidades de Saúde da Família (USFs), junto à ampliação da telemedicina com foco no diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo."

O vereador também ressaltou a reforma do Hospital Fernando Franco, com a implantação de uma unidade pediátrica exclusiva e a separação das alas feminina e masculina, além dos investimentos em obras como a nova passarela na Orla da Atalaia e a Praça Laudelino Graciliano Mateus, no bairro Coroa do Meio.

Sargento Byron aproveitou o espaço para falar sobre o incentivo ao esporte. "Ver o projeto Academia da Cidade ser ampliado, assim como participar da assinatura do termo de parceria, com a destinação de R$ 500 mil em recursos para os times do Confiança, Sergipe e Falcon, reforça valores que vão além do incentivo ao esporte, mas também nos levam a falar sobre cidadania, lazer e inclusão social", declarou o parlamentar, que representou a Câmara Municipal de Aracaju enquanto 1º secretário da Mesa Diretora.

Lúcio Flávio fiscaliza Maternidade Lourdes Nogueira e confirma normalidade no serviço

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/04/2025 16h38, última modificação 11/04/2025 16h38
Lúcio Flávio fiscaliza Maternidade Lourdes Nogueira e confirma normalidade no serviço

Foto: Miguel Benks

O vereador Lúcio Flávio (PL), secretário da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Aracaju, participou, na última quinta-feira (10), de uma visita técnica à Maternidade Lourdes Nogueira, localizada no bairro 17 de Março, com o objetivo de fiscalizar as condições da unidade e acompanhar o processo de transição administrativa entre as empresas responsáveis pela gestão.

Durante a visita, representantes do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), atual gestor da maternidade, esclareceram diversos pontos relevantes. Segundo o instituto, todos os salários estão sendo pagos regularmente, e não há colaboradores com vencimentos em atraso. Também foi assegurado que não há desabastecimento de insumos, o que garante a continuidade no atendimento à população. 

Outro aspecto abordado foi o processo de transição entre as empresas administradoras. Todos os funcionários já foram notificados sobre as rescisões e, conforme informado, terão seus direitos trabalhistas integralmente respeitados. Para assegurar uma mudança organizada e segura, foi instituída uma Comissão de Mobilização, composta por membros do INTS e da Secretaria Municipal da Saúde.

Rodrigo Fontes participa de Congresso Estadual do PSB e reforça seu compromisso com o partido

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/04/2025 10h07, última modificação 14/04/2025 10h07
Vereador foi aplaudido diversas vezes ao destacar o potencial do PSB em Sergipe e afirmar que “o partido caminha para ser o melhor do Brasil”
Rodrigo Fontes participa de Congresso Estadual do PSB e reforça seu compromisso com o partido

Fotos: Isabela Carvalho

O plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) ficou lotado na manhã deste sábado, 12, durante a realização do Congresso Estadual do PSB 2025. O evento reuniu grandes lideranças socialistas, como o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, marcando um importante momento de fortalecimento da legenda no estado.
O encontro também celebrou os 40 anos de fundação do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que, ao longo de sua história, tem defendido pautas sociais, progressistas e o desenvolvimento do país com justiça e inclusão.
Rodrigo Fontes defende protagonismo do PSB em Sergipe
Entre os destaques do evento esteve o vereador da Câmara Municipal de Aracaju, Rodrigo Fontes, que cumpre seu primeiro mandato. Ele aceitou, no ano passado, o convite do presidente estadual da sigla, Zezinho Sobral, para se filiar ao PSB, e conquistou uma cadeira na Câmara nas eleições de 2024 representando o partido.
Durante seu discurso, Rodrigo Fontes foi aplaudido diversas vezes ao destacar o potencial do PSB em Sergipe e afirmar que “o partido caminha para ser o melhor do Brasil”. A fala entusiasmada do parlamentar arrancou reações positivas da militância e reforçou o clima de otimismo que tomou conta do Congresso.
“Tenho muito orgulho de fazer parte do PSB. É uma legenda com história, compromisso social e que está conectada com os anseios do povo. Junto com o partido, quero trabalhar cada vez mais por políticas públicas que tornem a vida das pessoas melhor, especialmente da população mais vulnerável”, afirmou Fontes.
Ele também fez questão de destacar o trabalho de Zezinho Sobral à frente da Secretaria de Estado da Educação. “O trabalho que Zezinho vem realizando na Educação é extraordinário. A cada doze dias, uma escola é entregue totalmente reformada, climatizada, com quadra de esportes, laboratório de ciências e merenda escolar de qualidade — incluindo camarão no cardápio. Além disso, há premiações para escolas e estudantes que se destacam. Isso é transformar vidas por meio da educação e gerar oportunidades reais.”
O vereador ainda enalteceu a atuação do presidente do PSB em Aracaju e secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri. “O secretário Cláudio Mitidieri tem feito um trabalho exemplar na Saúde. Agora, com a segunda fase do programa Opera Sergipe, o governo passa a oferecer também cirurgias bariátricas, ampliando os procedimentos que já vinham sendo realizados. É uma ação que devolve qualidade de vida e dignidade à população sergipana.”
Fortalecimento partidário e perspectivas para 2026
O Congresso Estadual do PSB teve como foco discutir os rumos da legenda em Sergipe, traçar estratégias para as eleições de 2026 e fortalecer a base socialista no estado. O evento também serviu como espaço para troca de experiências entre os filiados e atualização das diretrizes políticas do partido.
Zezinho Sobral, presidente estadual do PSB, destacou a importância do momento: “Estamos vivendo uma fase de reestruturação e crescimento do PSB em Sergipe. A presença de lideranças nacionais mostra a força do nosso estado e a seriedade com que encaramos o futuro do partido. A participação de nomes como o vereador Rodrigo Fontes mostra que estamos formando um time comprometido com a transformação social.”
Cláudio Mitidieri, presidente municipal do PSB em Aracaju, reforçou o espírito de união do grupo: “O PSB está se consolidando como uma alternativa forte e coerente para Aracaju. Acreditamos no potencial dos nossos quadros e seguimos confiantes na construção de um projeto sólido para 2026.”
Durante o evento, Carlos Siqueira ressaltou a importância da unidade partidária e fez questão de destacar o crescimento do PSB no estado. “O PSB vive um momento de renovação e fortalecimento. Esse congresso estadual é a prova de que Sergipe está pronto para contribuir com o avanço das ideias progressistas e sociais que defendemos há décadas. É notório o desenvolvimento da nossa sigla no estado, com uma militância atuante e grandes nomes se somando ao projeto. Tenho certeza de que o PSB de Sergipe terá papel de protagonismo nas próximas eleições. Cláudio Mitidieri é uma das nossas grandes lideranças e será nosso candidato a deputado federal, representando esse novo momento do partido.”
Siqueira também fez questão de destacar outra liderança local. “Quero que o eleitorado sergipano faça justiça à trajetória do vereador Elber Batalha Filho, que tem sido uma voz firme e coerente na política. Elber merece estar na Câmara Federal e o PSB acredita no seu potencial como representante de Sergipe em Brasília.”
Recém-chegado ao PSB, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também deixou sua mensagem aos filiados: “O PSB tem um papel essencial na construção de um Brasil mais justo, solidário e desenvolvido. Parabenizo Sergipe por esta grande mobilização e reafirmo o nosso compromisso com a transformação do país através da política.”
O Congresso Estadual do PSB se consolida como um marco importante para o futuro político da legenda em Sergipe, promovendo debates, escuta ativa e alinhamento em torno de um projeto coletivo voltado ao desenvolvimento social — especialmente neste ano em que o PSB celebra quatro décadas de luta por um Brasil mais igualitário.

Lúcio Flávio acompanha ações da prefeitura após fortes chuvas em Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/04/2025 10h28, última modificação 14/04/2025 10h28
Lúcio Flávio acompanha ações da prefeitura após fortes chuvas em Aracaju

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na madrugada deste sábado (12), a capital sergipana foi atingida por fortes chuvas, acompanhadas de raios e trovões, que causaram transtornos em algumas regiões da cidade. Logo ao amanhecer, o vereador e vice-líder da Prefeitura na Câmara Municipal, Lúcio Flávio, esteve nas ruas ao lado das equipes da Defesa Civil, da Emsurb e do prefeito em exercício, Ricardo Marques.

Em suas redes sociais, Lúcio Flávio afirmou estar cumprindo o  seu papel, outorgado pelo povo, de fiscalizador da gestão pública. Presente em um canal do conjunto Médici, no bairro Luzia, o vice-líder constatou que os serviços de contenção do alagamento foram realizados de forma ágil pela Defesa Civil e pela EMSURB, com a desobstrução de bueiros, do canal e até auxílio na limpeza de residências atingidas pela enchente.

O prefeito em exercício, Ricardo Marques, afirmou: “Eu digo sempre: a chuva não é o problema, chuva é bênção. Agora, quando a infraestrutura não é feita com antecedência, vai causar alguns problemas. A gente já alertava isso quando éramos vereadores” — relembrou Ricardo, referindo-se ao período em que denunciava os alagamentos em Aracaju junto com a prefeita Emília Corrêa, quando ambos atuavam na Câmara Municipal.

Lúcio Flávio também assegurou o compromisso da gestão com o aprimoramento da infraestrutura, para que os alagamentos na cidade não voltem a ocorrer: “Conversei hoje com o secretário de Infraestrutura, e ele já está com planos para resolver a situação de forma definitiva, e não apenas paliativa, em conjunto com o prefeito em exercício e a prefeita Emília Corrêa, para que isso não volte a acontecer” — concluiu.

Vereador Isac Silveira celebra convênio que garante recursos para Confiança, Sergipe e Falcon

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/04/2025 12h04, última modificação 14/04/2025 12h04
Vereador Isac Silveira celebra convênio que garante recursos para Confiança, Sergipe e Falcon

Foto: Assessoria Parlamentar

A Prefeitura de Aracaju firmou, oficialmente, uma parceria histórica com os clubes de futebol da capital: Falcon Futebol Clube, Club Sportivo Sergipe e Associação Desportiva Confiança. O anúncio foi comemorado pelo vereador Isac Silveira (União Brasil), líder da prefeita Emília Corrêa na Câmara Municipal, que destacou a importância desse investimento para o fortalecimento do esporte local.

“Foi firmado na Prefeitura de Aracaju a parceria com os times aracajuanos! Foram destinados R$ 500 mil em incentivo: R$ 200 mil para o Confiança, R$ 200 mil para o Sergipe e R$ 100 mil para o Falcon. Nosso compromisso é a valorização do futebol aracajuano, fortalecendo nossos clubes e garantindo aos torcedores um futebol de qualidade, com resultados que orgulhem a nossa cidade!”, afirmou o vereador Isac.

O parlamentar ressaltou que essa conquista é fruto de um processo de diálogo liderado pelo secretário de Esporte e Lazer, Aquiles Silveira, e que vai além do apoio financeiro, envolvendo também a construção de políticas públicas com os clubes. “É um pontapé inicial importante. A prefeita entendeu que o futebol é parte da nossa alma, da nossa alegria, e precisa de apoio para crescer”, disse.

O vereador também reforçou a importância do esporte como ferramenta de transformação social. “A Prefeitura está ampliando o alcance das categorias de base, ajudando a formar não apenas atletas, mas cidadãos, com valores éticos e morais”, explicou.

Um dos destaques é o apoio inédito ao Falcon, clube-empresa que desenvolve um trabalho social admirável na Zona de Expansão. São mais de 300 atletas atendidos diariamente, com alimentação oferecida até cinco vezes ao dia, mantidos com recursos próprios até agora. “Com essa ajuda, pela primeira vez, o Falcon recebe uma contrapartida da Prefeitura. Não resolve tudo, mas é um incentivo fundamental para quem faz tanto com tão pouco”, destacou Isac.

Além do convênio, a gestão municipal também iniciará o pagamento das emendas impositivas destinadas pelos vereadores aos clubes, reforçando o compromisso institucional com o esporte. “Essa Casa agiu com galhardia e compromisso com o futebol. Aracaju já figura entre as cidades com maior representatividade no esporte estadual e vamos ainda mais longe”, declarou.

Encerrando sua fala, Isac Silveira deixou uma mensagem de otimismo: “Muito feliz com os avanços que estamos conquistando em nossa capital, e podem ter certeza: isso é apenas o começo!”

Vereador Levi Oliveira marca presença em encontro que incentiva a prática esportiva de jovens

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/04/2025 13h24, última modificação 14/04/2025 13h24
Vereador Levi Oliveira marca presença em encontro que incentiva a prática esportiva de jovens

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Na última sexta-feira, 11, o vereador Levi Oliveira (PP) esteve presente na Arena Transmetais, em Nossa Senhora do Socorro, durante o evento Jovens Progressistas em Movimento, um encontro mensal que promove a prática de atividades físicas entre jovens, incentivando um estilo de vida mais ativo por meio do esporte. Na ocasião, foram realizadas partidas de futebol com a participação de equipes femininas e masculinas.  

Levi Oliveira enfatizou o papel do esporte na vida dos jovens, destacando que o objetivo dos encontros é “incentivá-los a assumirem um papel mais ativo e a se manterem sempre em movimento. Tenho plena confiança no potencial da juventude e no poder fundamental que cada um desempenha na construção de um futuro mais justo e participativo. Meu compromisso é estar presente, oferecendo oportunidades e criando espaços onde todas as vozes possam ser ouvidas”.  

A estudante de educação física Maria Estela, presente no evento, salientou a importância do exercício físico na rotina das pessoas. “A prática regular de exercícios é importante para se ter mais desempenho durante suas atividades diárias. O esporte agrega muito na sua vida, te ajudando a descontrair e a ter uma diversão saudável e produtiva para o dia a dia”, destacou.  

Por meio das redes sociais, Levi Oliveira fez um convite aberto a todos que desejarem participar do Jovens Progressistas em Movimento. “O encontro acontece todo dia 11, com local alternado a cada mês. As modalidades também variam, podendo ser vôlei, futebol, basquete ou outras atividades. O importante é nos mantermos em movimento e incentivarmos cada vez mais a prática do esporte entre a juventude”, ressaltou. 

Rodrigo Fontes confirma pré-candidatura a deputado federal e elogia gestão da prefeita Emília Corrêa

por Miza Tâmara - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/04/2025 13h35, última modificação 14/04/2025 15h39
Rodrigo Fontes confirma pré-candidatura a deputado federal e elogia gestão da prefeita Emília Corrêa

Foto: Miza Tâmara

Durante entrevista concedida nesta segunda-feira, 14, à Rádio Metropolitana FM, o vereador Rodrigo Fontes confirmou sua pré-candidatura a deputado federal pelo PSB. Em conversa com o jornalista Luiz Carlos Focca, Fontes afirmou que já iniciou articulações políticas no interior de Sergipe e mostrou-se confiante na construção de uma candidatura sólida.  

“Sou pré-candidato a deputado federal. Isso é uma decisão que já foi tomada. Só volto atrás se for por uma necessidade do partido em prol de uma composição maior. Mas já estou começando a andar e a construir alianças pelo interior do estado”, afirmou.  

O parlamentar também comentou sobre o desafio de superar o ceticismo de parte do eleitorado, relembrando sua trajetória. “Quando fui candidato a vereador em Aracaju, muita gente não acreditava, até dentro de casa. Mas política é disciplina, é paixão. Eu venho da política do interior, fui vereador em Capela há 20 anos, e isso me deu muita bagagem. Sou filho de Boquim, filho adotivo de Capela e de coração aracajuano”, destacou.  

Fontes avaliou os primeiros 100 dias da prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, considerando que a gestora tem cumprido as promessas de campanha. “A população elegeu Emília acreditando nas suas propostas, como a dos ônibus elétricos. Não posso votar contra um projeto que foi apresentado à população e aprovado nas urnas. Ela tem se mostrado uma prefeita bem-intencionada e tem mantido um diálogo aberto com a Câmara Municipal. Hoje, Emília tem 22 vereadores na base aliada, resultado de muito diálogo e respeito institucional”.  

Na entrevista, Rodrigo Fontes elogiou a atuação do presidente estadual do PSB, Zezinho Sobral, à frente da Secretaria de Estado da Educação. “A cada doze dias, uma escola é entregue totalmente reformada, climatizada, com estrutura completa. Isso é transformar vidas pela educação. É isso que o PSB representa”, afirmou.  

O vereador também destacou o trabalho do secretário de Estado da Saúde e presidente do PSB em Aracaju, Cláudio Mitidieri. “Ele tem feito uma gestão exemplar na saúde pública. Com a segunda fase do programa Opera Sergipe, o governo agora oferece até cirurgias bariátricas, ampliando o acesso a procedimentos que realmente mudam a vida das pessoas”.  

Rodrigo Fontes segue se consolidando como uma das novas lideranças do PSB em Sergipe, reforçando seu compromisso com o partido e com a construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social do estado. 

“Ser socialista é entender que a política existe para mudar a vida daqueles que mais precisam”, declara Elber em convenção do PSB Sergipe

por Anna Paula Aquino - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/04/2025 14h25, última modificação 14/04/2025 14h25
“Ser socialista é entender que a política existe para mudar a vida daqueles que mais precisam”, declara Elber em convenção do PSB Sergipe

Foto: Ana Lícia Menezes

Presente na convenção do PSB Sergipe, realizada no último sábado, 12, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o vereador Elber Batalha falou sobre o seu único partido e a sensação de contribuir com a política local.  O evento reuniu lideranças locais e nacionais, como o presidente do PSB, Carlos Siqueira, e o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin.  

A convenção lotou o plenário da Alese e seus arredores, promovendo a integração de membros de todo o estado. Além de fortalecer o PSB para os próximos anos nos municípios sergipanos, o encontro buscou atrair novos filiados.   

O vice-presidente da república, Alckmin, destacou a alegria de voltar a Sergipe para essa oportunidade. “É uma satisfação voltar a Sergipe nesta convenção do PSB. Um partido que está crescendo aqui. Estamos muito animados e achamos que ele vai crescer ainda mais por aqui trabalhando pelo povo. Acho que o desafio para o partido agora é a organização e estimular as pessoas a participar da vida pública. Na vida não basta viver, mas conviver e participar, até por um ato de amor ao próximo”, disse.  

Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, celebrou a interação e destacou a busca por novos nomes para 2026. “Acho que esse encontro reúne valorosos companheiros, dirigentes e grandes nomes do estado. Nós estamos alegres com as perspectivas para os próximos pleitos com nomes adequados para as chapas, sendo uma prioridade para o nosso partido. Bons candidatos para trabalhar ainda mais por Sergipe pelo PSB”.  

Siqueira também elogiou o desempenho de Elber Batalha, apoiando sua trajetória. “Elber é um membro histórico, um vereador orgânico que viveu todos os momentos do partido. Nada que aconteceu, o atingiu aqui, dificultando a sua trajetória para que ele pudesse contribuir e receber as mudanças para promover o crescimento do PSB. Te agradeço muito, antes de tudo, você é um socialista e já deu prova disso. Espero que o eleitorado saiba te agradecer e te leve para Brasília”, comentou.   

Em seu pronunciamento, Elber salientou que o real significado do socialismo vai além do que tentam rotular e pontuou a atuação de Carlos Siqueira. “Ser socialista não é ser de outrora, não é ser radical. Ser socialista é entender que a política existe para mudar a vida daqueles que mais precisam. E foi isso que Siqueira fez ser norte do Partido Socialista Brasileiro durante todo esse tempo”, afirmou.  

Ainda na tribuna, ele agradeceu a presença de Alckmin. “Presidente Alckmin, um dos momentos mais significativos da reestruturação do PSB foi a vinda de vossa excelência para a nossa sigla. Trazendo um amadurecimento para a sigla, um entendimento de que o socialismo em si, tem que se manter firme, mas precisa se modernizar. Vossa excelência trouxe essa maturidade, equilíbrio, junto com sua elegância. Não à toa, o presidente Lula tem como vice hoje, mas como amigo e homem de extrema confiança”.  

Zezinho Sobral, vice-governador e presidente estadual do PSB, destacou a emoção do evento. “Esse momento é muito importante e com grandes nomes presentes, como essa referência que é Geraldo Alckmin com tantos anos de vida pública. O PSB Sergipe está extremamente feliz com esse evento, essa festa e congraçamento. É bom que Sergipe seja enxergado também, precisamos de uma visão nacional que nos coloque na linha do crescimento”.  

Cláudio Mitidieri, presidente municipal da sigla e secretário de Estado da Saúde, foi breve ao resumir o objetivo do encontro. “Essa ocasião é para reunir forças. Estamos celebrando, agregando novas filiações e lideranças para um PSB ainda mais forte”. 

Vereador Fábio Meireles (PDT) cobra limpeza de canais e podas de árvores de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/04/2025 14h47, última modificação 14/04/2025 14h47
Transbordamentos, quedas de galhos e curto-circuito são alguns transtornos e perigos para os aracajuanos
Vereador Fábio Meireles (PDT) cobra limpeza de canais e podas de árvores de Aracaju

Foto; Júlia Oliveira

O vereador Fábio Meireles (PDT) visitou, nesta segunda-feira (14), o presidente da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Hugo Esoj, para apresentar uma solicitação de limpeza e desobstrução dos canais que percorrem a capital, além do serviço de poda de árvores.  

O parlamentar tem recebido reclamações de moradores devido às fortes chuvas. Ele vem acompanhando a situação da cidade e monitorando os problemas causados pelas chuvas.  

Fábio Meireles afirmou que a demanda entregue à Emsurb busca atender às necessidades da população, especialmente dos moradores que vivem próximos aos canais.   

“Tenho fiscalizado a realidade dessas comunidades. Percebemos muitas delas, especialmente relacionadas à limpeza e queda de árvores. Houve alagamentos provocados pela chuva forte que caiu sobre a capital desde o último sábado na madrugada, culminando no transbordamento de canal e deixando algumas vias e residências debaixo d’água”, lamentou.  

O serviço de poda é necessário porque algumas árvores representam riscos para pedestres. “Há necessidade da poda dos galhos, pois além do risco de queda, podem acabar causando também curto-circuito, quando estes galhos estão altos e alcançam a rede elétrica”, justificou.  

Apesar dos recentes serviços realizados pela prefeitura, ainda há acúmulo de lixo e mato em diversas áreas de Aracaju. “Tenho certeza de que Hugo e toda a gestão terão sensibilidade para atender aqueles que mais precisam”, finalizou. 

Vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar visita Same e reforça compromisso com a população idosa

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/04/2025 11h19, última modificação 15/04/2025 11h19
Vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar visita Same e reforça compromisso com a população idosa

Foto: Assessoria Parlamentar

Em visita ao SAME - Lar de Idosos, o vereador por Aracaju, Sargento Byron - Estrelas do Mar , dialogou sobre os projetos desenvolvidos pela instituição, que, desde 1949, realiza um trabalho significativo junto à sociedade aracajuana. Na ocasião, Byron foi acompanhado do também vereador Alex Melo.   
"A nossa visita consiste em conhecer a atual situação do SAME, bem como entender como podemos nos somar para a melhoria e ampliação dos serviços que visam preservar os direitos da pessoa idosa. Sempre reforço a importância de trabalharmos junto ao terceiro setor, chegando aonde os braços do estado não alcançam, o que não substitui as responsabilidades do Executivo, claro", pontuou Sargento Byron.
O SAME dispõe de serviços médicos, odontológicos, cozinha e refeitórios para Idosos, além de espaço para oficinas de trabalho para confecção de lençóis, fronhas, flores artificiais, carpintaria e colchoaria. 
Para o vereador, o SAME tem um grande potencial para a conquista de parcerias e ações que tragam cada vez mais a sociedade aracajuana para o contexto social e solidário. "Saímos daqui com muitas ideias,  e o melhor:  com o coração pulsando a vontade de sempre fazermos mais enquanto cidadão e agente político. O envelhecimento da nossa população precisa de atenção, vai além dos impactos na saúde, mas que exige novos olhares para uma cidade por inteira. Registramos aqui o compromisso do nosso mandato ", declarou Byron.  

Câmara de Aracaju aprova 04 proposituras, sendo 01 projeto de lei e 03 requerimentos

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 15/04/2025 11h41, última modificação 15/04/2025 11h41
Câmara de Aracaju aprova 04 proposituras, sendo 01 projeto de lei e 03 requerimentos

Foto: China Tom

Nesta terça-feira (15/04), por meio da 26ª sessão ordinária, a Câmara de vereadores apreciou e aprovou 04 proposituras, sendo 01 projeto de lei e 03 requerimentos. Confira o que foi aprovado na Casa parlamentar. 


Projeto de lei 

De autoria do vereador Elber Batalha, o PL nº 102/2024 altera a lei nº 2868/2000 que denomina travessa “Robson Pereira Santos”, a atual travessa “C” situada entre a avenida Adélia Franco e rua Antonio Menezes, loteamento Jardim Baiano, no bairro Luzia. 


Requerimentos 

De autoria do vereador Breno Garibalde, o requerimento nº 48/2025 solicita ao superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, informações detalhadas sobre a quantidade total de veículos de tração animal cadastrados junto ao órgão até a presente data, critérios adotados para o cadastramento e controle desses veículos.

Também de autoria do vereador Breno, o requerimento nº 116/2025 solicita ao secretário municipal da Defesa social e da Cidadania, o senhor André David Caldas, que encaminhe um mapeamento das áreas de risco de Aracaju por meio da defesa civil.

De autoria da vereadora Sônia Meire, o requerimento nº 103/2025 solicita à secretária municipal da educação, a senhora Edna Quitéria, para que disponibilize à Câmara de Aracaju informações sobre as obras de reforma e ampliação das escolas da rede municipal contratadas, que estão paradas ou com obras parcialmente paradas.


Minuto de silêncio 

Em homenagem à procuradora da república, Aldirla Pereira de Albuquerque, que faleceu nesta segunda-feira (14), o vereador Elber Batalha sugeriu a realização de um 01 minuto de silêncio, que foi aprovado pelo presidente da Casa, em exercício, o vereador Pastor Diego. 



Sonia Meire denuncia problemas com empresas de Limpeza em Aracaju

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/04/2025 11h35, última modificação 15/04/2025 11h35
Sonia Meire denuncia problemas com empresas de Limpeza em Aracaju

Foto: China Tom

A vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna, durante o grande expediente, na Câmara Municipal de Aracaju, para denunciar problemas dos trabalhadores das empresas que prestam o serviço de coleta de lixo na capital. A parlamentar vem recebendo diversas mensagens desses trabalhadores e trabalhadoras e ,nesta terça-feira, eles amanheceram na porta da empresa Renova,  realizando uma paralisação.

 
Os trabalhadores e trabalhadoras da Renova Ambiental denunciam que estão trabalhando até nove da noite sem receber hora extra, sem bater ponto e sem carteira assinada. Estes informam que já fizeram reclamações para empresa, e que os responsáveis informaram que fariam os depósitos das horas extras, o que ainda não foi feito. Denunciaram também que o tíquete alimentação está sendo pago pela metade, com atraso. Além disso, eles estão sendo ameaçados de demissão quando reclamam.
 
“Todas as pessoas que foram contratadas logo na primeira semana, que reclamaram de não estarem recebendo o vale transporte, foram demitidas. Vejam as condições, e a falta de respeito com esses trabalhadores, que estão debaixo de sol e chuva recolhendo todo o lixo da nossa cidade, olhe a falta de condições. Eles estão há dois meses já sem carteira assinada, se tiver um acidente, como vai ficar a vida desse trabalhador. Não recebe o tíquete alimentação dentro do prazo. E quando vai reclamar, solicitando o cumprimento das obrigações, ouve que, se não tiver gostando, que dê o lugar para outro”, disse a parlamentar.
 
Sonia Meire destacou ainda que irá protocolar um projeto de lei que exige que a empresa, quando não cumprir suas responsabilidades trabalhistas, que ela receba multa pelo não cumprimento. “É preciso apertar cada vez mais, porque a escalada de precarização do trabalho, de desorganização, do que vem acontecendo com contratos com recurso público é algo inaceitável. Estamos em uma luta nacional pela diminuição da carga horária de trabalho, não podemos continuar financiando o aprofundamento da crise e o  adoecimento físico e mental desses trabalhadores”.

Alex Melo lamenta situação de moradores do Pantanal atingidos pela chuva e parabeniza acolhimento da Assistência Social

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/04/2025 11h50, última modificação 15/04/2025 11h50
Alex Melo lamenta situação de moradores do Pantanal atingidos pela chuva e parabeniza acolhimento da Assistência Social

Foto China Tom

O vereador Alex Melo (PRD) usou seu espaço da tribuna do Pequeno Expediente, durante a sessão desta terça-feira, 15 de abril, da Câmara Municipal de Aracaju, para lembrar a forte chuva do fim de semana que atingiu moradores do Pantanal. A enchente provocou danos e muita gente perdeu moveis e pertences pessoais.
"A situação desses moradores é muito delicada. Vivem entre o Inácio Barbosa e São Conrado e enfrentam dificuldades. A gestão passada que passou 16 anos no poder não fez nada", lamenta o parlamentar.
Alex Melo esteve no local, conversou com os moradores e parabenizou a Secretaria da Assistência Social de Aracaju, que agiu rápido.
"Os moradores foram acolhidos pela equipe da secretária Simone Valadares que deu assistência, levou agasalhos, colchões, comida e carinho em um momento de medo e desespero. Parabéns a Prefeitura de Aracaju por agir rápido", elogia.

Vereadora Sonia Meire participa do encontro Mulheres em Lutas em São Paulo

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/04/2025 12h05, última modificação 15/04/2025 12h05
Vereadora Sonia Meire participa do encontro Mulheres em Lutas em São Paulo

FOTO: Lucileide Santos

Nesse último final de semana, entre os dias 11, 12 e 13, a vereadora Sonia Meire (PSOL) foi até São Paulo participar do encontro MEL (Mulheres Em Lutas). O evento reuniu mais de duas mil mulheres de todo país, celebrando a união e articulação destas que ocupam espaços públicos, que, juntas, transformam dores em lutas e sonhos em caminho. Foram dias de debates, vivências e organizações de frentes relacionadas a temas caros às mulheres.

 
“O MEL foi um encontro muito potente para nós mulheres que estamos no parlamento e construindo as alternativas de organização. Um encontro que reuniu arte, literatura e cultura em geral, reuniu as mulhere não só para denunciar, mas para construir a perspectiva de caminhar juntas construindo um projeto para nosso país. Nós somos a maioria da população e todas as vezes que avançamos, há um processo de violência muito grande. Estamos o tempo todo passando por violência política de gênero, uma tentativa de silenciamento das mulheres. O festival discutiu essa situação e o avanço da extrema direita nas nossas vidas. Um evento político para construção de uma política com o objetivo de avançar”, disse Sonia Meire.
 
O espaço de mulheres teve a participação de nomes de destaque do feminismo no Brasil e no exterior, com a presença de diversas parlamentares, que sofrem violência política nos seus municípios, estados e na capital federal. Foram diversas atividades culturais, oficinas e painéis, promovendo debates com temas como o avanço da extrema direita , a participação feminista nos espaços de poder. A ex-deputada Manuela D’Ávila, presidente do Instituto ‘E Se Fosse Você’, foi quem idealizou o festival MEL, e esta foi a sua primeira edição.
 
A vereadora Sonia Meire, no sábado dia 12, fez parte da mesa ‘Justiça Climática pela Potência das Mulheres’, juntamente com outras parlamentares de outros estados. “A questão da emergência climática é uma questão que a gente vem pautando há muito tempo, e se nós fomos olhar quanto está destinado nos nossos municípios e estados, o valor é uma piada. Nós estamos nessa luta, e debater esse assunto num evento como o MEL foi muito importante. Nós mulheres entendemos que a crise climática diz respeito a todas nós”.
 
A parlamentar do PSOL finalizou destacando que os três dias foram dias muito férteis para compreender melhor a realidade que estamos vivendo, e que saiu alimentada sobre ninguém soltar a mão de ninguém. “Nós saímos de lá com o objetivo de replicar o festival nas nossas cidades e estados, e também de fortalecer a luta das mulheres negras. Aproveitamos também esse evento para apoiar as grandes lutas, fazer moções de repúdio contra o que aconteceu em Brasília com os povos originários, além do debate, porque estão tentando cassar nossos mandatos. Saímos de lá não só com denúncias, mas também com a perspectiva de construir projetos anticapitalistas, antirracistas, antilgbtfóbicos, anticapacitistas para nossa sociedade e o nosso país”, concluiu Sonia Meire.

Confira o que foi discutido no Pequeno e no Grande Expedientes da CMA

por Camila Farias e Fernanda Nery - Agência CMA — publicado 15/04/2025 13h24, última modificação 15/04/2025 13h24
Confira o que foi discutido no Pequeno e no Grande Expedientes da CMA

Foto: China Tom

Durante as Sessões Ordinárias, a Câmara Municipal de Aracaju realiza o Pequeno e o Grande Expediente, espaços em que os parlamentares dispõem de 5 a 15 minutos, respectivamente, para expressar ideias, opiniões e apresentar suas ações à sociedade. Confira o que foi discutido na Sessão Ordinária desta terça-feira (15/04). 

Pequeno expediente  

O vereador Miltinho Dantas (PSD) foi o primeiro a usar a tribuna, parabenizando o Governo do Estado pelas medidas adotadas na segurança pública. “Vamos começar pela valorização de todos os agentes das polícias militar, civil e do Corpo de Bombeiros Militar, honrando com o compromisso firmado”. Ele destacou que “a gente tem ouvido de diversos órgãos sindicais que representam as forças de segurança que, se nesses quatro anos o governador continuar com esses acordos, as polícias irão recuperar boa parte das suas perdas salariais”. Miltinho também enfatizou a redução de crimes no estado, mencionando que, graças aos investimentos do governo, “Sergipe foi considerado pelo terceiro ano consecutivo o estado mais seguro do Nordeste”.  

O vereador Pastor Diego (União Brasil) parabenizou o pastor Luís Antônio e a pastora Cida pelos 40 anos de atuação em Sergipe. “Quando eles chegaram aqui eram apenas 7 igrejas e hoje são mais de 125 igrejas no nosso estado. Então eu gostaria de parabenizá-los pelos quarenta anos de ministério, dedicados à pregação da palavra de Deus, e eu também sou fruto desse ministério.” Ele aproveitou para convidar a população para a 27ª edição do Sermão do Monte, que ocorrerá nesta sexta-feira, a partir das 16h, na praça de eventos da Orla da Atalaia. “Vai ter pregação da palavra de Deus, vai ter dança, teatro, encenação e o momento máximo, a peça A Paixão de Cristo”, disse, destacando que é um evento para toda a família.  

O vereador Alex Melo (PRD) exibiu um vídeo de uma visita à comunidade do Pantanal, bastante afetada pelas chuvas do fim de semana. “Nós entramos na casa dos moradores, olhamos a situação, muitos deles perderam seus móveis, então as pessoas estão revoltadas com essa situação. Nós tivemos um governo antigo que esteve no poder por 16 anos e não fez nada pela população”, denunciou. Ele parabenizou a Secretaria da Assistência Social, que esteve no local, realizou limpeza, reparou alguns danos e doou colchonetes.  

O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) relembrou encontros com o pré-candidato ao Senado André Moura, destacando sua relevância para Aracaju. “Acredito que precisamos de políticos comprometidos em trazer recursos para a nossa cidade. Você pode até não gostar de um político, por ele ser de direita ou de esquerda, mas não reconhecer o que foi feito por Aracaju por meio da figura de André Moura é inegável”. 

O vereador Bigode do Santa Maria (PSD) chamou a atenção para a fome enfrentada por crianças, sobretudo em áreas periféricas. “Precisamos minimizar essa situação. Muitas crianças não têm o que comer, as famílias não têm um colchão para dormir ou gás para cozinhar”. Ele também convidou a população para uma Audiência Pública de sua autoria, às 15h desta terça-feira, sobre o descaso nos apartamentos do Conjunto 17 de Março.  

O vereador Binho (Podemos) apresentou um vídeo de uma visita à avenida Santa Gleide, em Aracaju, apontando transtornos causados pela ausência de ciclofaixa. “Não existe mais ciclovia, não existe mais ciclofaixa, e isso está dificultando bastante a vida dos moradores, principalmente daqueles que dependem da bicicleta para ir e voltar do trabalho”. Ele solicitou maior atenção da SMTT, especialmente nos horários de pico, devido a acidentes frequentes na região. 

O vereador Breno Garibalde (Rede) denunciou a falta de conservação do patrimônio histórico da cidade, exibindo fotos do Instituto Parreiras Horta, fundado em 1924, antes e após o desabamento de sua cúpula por falta de manutenção. “Uma cidade sem história é uma cidade sem cultura, as pessoas não vão saber o que se passou aqui. Que história nós vamos contar para os nossos filhos se a gente não preservar? A gente está falando de uma história de mais de cem anos”. Ele também questionou a preparação de Aracaju para emergências climáticas, considerando a intensidade das chuvas.  

O vereador Camilo Daniel (PT) criticou manifestações a favor da Lei da Anistia e repudiou um requerimento de urgência para avançar a pauta no Congresso. “Vi que nessa semana conseguiram um requerimento de urgência para colocar esse projeto na pauta de votação e eu venho aqui repudiar isso. A gente não teria nem debate de anistia se o que houve no dia 8 de janeiro fosse concretizado”. Ele classificou o episódio como um atentado à democracia brasileira. “A gente precisa se posicionar com veemência em relação a isso. Eu acho lamentável que o Congresso paute e tente aprovar um projeto desse”, destacou.  

O vereador Fábio Meireles (PDT) exibiu um vídeo de uma visita à Emsurb para discutir a limpeza de canais. “O presidente da Emsurb nos atendeu e confirmou que tinha ampliado o número de equipes para atuação. As pessoas muitas vezes cobram a drenagem, a pavimentação, mas se você tem uma obstrução no final, quando vem a chuva, isso acaba se tornando bastante preocupante”. Ele também destacou a situação dos taxistas, que, segundo ele, estão esquecidos desde a chegada do Uber.  

Grande expediente  

O vereador Levi Oliveira (PP) iniciou o Grande Expediente parabenizando o senador Laércio Oliveira por seu aniversário. Ele expressou preocupação com a paralisação dos funcionários da nova empresa de lixo. “Vejo com muita preocupação a paralisação dos funcionários da nova empresa de lixo. Peço à prefeitura de Aracaju que olhe esses funcionários, pois eles que cuidam da nossa cidade”, pontuou. Levi também relatou problemas identificados na Unidade Básica de Saúde João Oliveira, no bairro Santos Dumont, como equipamentos quebrados, e mencionou a necessidade de mapas do transporte público nos abrigos de ônibus, anunciando um projeto de lei sobre o tema.  

A vereadora Sônia Meire (PSOL) abordou questões na área da saúde, denunciando que a sala de material esterilizado do Hospital Fernando Franco está sem ar-condicionado há quase quatro meses. “Se essa sala não está com a climatização adequada, ela compromete a saúde dos trabalhadores, assim como a segurança dos pacientes”, destacou. Ela também apontou a falta de medicamentos, incluindo um para pessoas com epilepsia, essencial para controlar crises convulsivas. Além disso, Sônia denunciou a paralisação dos trabalhadores da empresa de lixo, que relataram jornadas excessivas sem registro, salários atrasados, ausência de horas extras, falta de carteira assinada e vale alimentação incompletos. “Várias pessoas que reclamaram foram demitidas e eles que estão debaixo de sol e chuva recolhendo o lixo da nossa cidade. Iremos protocolar um projeto de lei que exija que as empresas que não cumprirem suas obrigações trabalhistas recebam multa”.  

O vereador Sgt. Byron (MDB) falou sobre os alagamentos em Aracaju, exibindo um vídeo de um morador do bairro Luzia que teve a casa inundada, perdendo móveis e eletrodomésticos. “Eu vou levar esse vídeo para o secretário da Emurb, e espero que algo seja resolvido em relação a isso”, pontuou. Ele também parabenizou sergipanos com mais de 50 anos que participaram de um campeonato de surf. 

O vereador Vinícius Porto (PDT) parabenizou dona Teresa, conhecida como “mamãe”, uma das servidoras mais antigas da Câmara. Ele destacou a realização do evento do PSB em Sergipe, parabenizando os vereadores Elber Batalha e Rodrigo Fontes pela organização. Vinícius reforçou a importância de partidos como PDT e União Brasil se unirem para as eleições de 2026. 

Levi Oliveira visita unidade de saúde no bairro Santos Dumont e propõe melhorias na estrutura

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/04/2025 13h33, última modificação 15/04/2025 13h33
Levi Oliveira visita unidade de saúde no bairro Santos Dumont e propõe melhorias na estrutura

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Levi Oliveira (PP) esteve, na manhã de segunda-feira, 14, na Unidade Básica de Saúde João Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont, para ouvir as necessidades e dificuldades da população local. A visita reforça o compromisso do parlamentar de inspecionar as unidades de saúde de Aracaju, identificando demandas e reivindicações de pacientes e profissionais.  

Na sessão da Câmara Municipal de Aracaju, realizada nesta terça-feira, 15, Levi Oliveira usou a tribuna para relatar os problemas observados. Segundo ele, o posto enfrenta dificuldades estruturais, como a falta ou o mau funcionamento de equipamentos essenciais, especialmente as autoclaves, usadas na esterilização de materiais médicos e odontológicos, o que obriga a realização desse processo fora da unidade.  

O vereador também apontou a ausência de uma sala exclusiva para os agentes comunitários de saúde, devido ao espaço físico limitado. “É um posto pequeno e com boas condições físicas, mas precisa de uma atenção em certos aspectos. Há um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) vizinho, com uma área maior e que pode ser melhor aproveitada. Estarei fazendo o requerimento junto à Prefeitura de Aracaju para a divisão justa desse espaço entre o CRAS e o posto, possibilitando, assim, um atendimento mais adequado à população”, disse.  

Sistema Público de Saúde 

As unidades básicas de saúde são o principal acesso da comunidade ao Sistema Único de Saúde (SUS), que recentemente enfrentou críticas relacionadas ao seu desempenho no atendimento primário. Por meio das redes sociais, Levi Oliveira destacou a importância de valorizar o papel do SUS no suporte à saúde pública, sobretudo para as camadas mais vulneráveis da sociedade.  

“Ver de perto o comprometimento da equipe com a promoção da saúde e o cuidado com a população reforça ainda mais a relevância de defender e fortalecer o SUS. O atendimento primário é a base do nosso sistema de saúde, e garantir que ela funcione com qualidade é essencial para o cuidado adequado à população. Assumi o compromisso de visitar os postos de saúde do nosso município e sigo firme no objetivo de promover um atendimento mais digno e de qualidade para o povo aracajuano”, ressaltou o vereador. 

Anderson de Tuca cobra agilidade na reforma da Biblioteca Municipal Clodomir Silva

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/04/2025 13h52, última modificação 15/04/2025 13h52
Anderson de Tuca cobra agilidade na reforma da Biblioteca Municipal Clodomir Silva

Foto: Luanna Pinheiro

Em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Anderson de Tuca (União Brasil) expressou preocupação após visitar as obras da Biblioteca Municipal Clodomir Silva, no bairro Siqueira Campos, e constatar que a reforma está paralisada. O parlamentar destacou que, apesar do investimento de cerca de R$ 530 mil, o espaço permanece fechado, descumprindo o cronograma previsto para entrega em 2024.  

“A gente levou os representantes da EMURB (Empresa Municipal de Obras e Urbanização) para que eles pudessem verificar como está o contrato, se essa empresa existe, e, se não terminou, que se convoque a segunda colocada da licitação. O que não pode é deixar de atender as pessoas da localidade, estudantes, trabalhadores e moradores que precisam daquele espaço”, afirmou.  

O vereador já protocolou um requerimento solicitando informações detalhadas sobre o andamento da obra. Ele também elogiou a postura do diretor de obras da EMURB, Walter Castro, que se comprometeu a buscar soluções para a demanda. “Essa é a função do vereador: ouvir, fiscalizar e fazer com que a Prefeitura, quando não está vendo, a gente mostre”, declarou.  

Anderson ainda parabenizou a prefeita Emília Corrêa pela abertura ao diálogo com os vereadores. “Esse acesso, onde o secretário e os técnicos vão com você e lhe explicam a situação, é algo inovador. Na gestão passada, era difícil até marcar uma visita, imagine conseguir que o secretário o acompanhasse”, destacou. 

Por fim, o parlamentar reafirmou seu compromisso com a fiscalização de obras públicas em Aracaju. “Estar nas ruas, ouvindo a população, cobrando soluções e transformando nossa cidade. Seguiremos firmes nesse compromisso”, concluiu. 

Sargento Byron reforça a importância da fiscalização durante serviços de recapeamento asfáltico

por Jacqueline Reis - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/04/2025 14h00, última modificação 15/04/2025 14h00
Sargento Byron reforça a importância da fiscalização durante serviços de recapeamento asfáltico

Foto: China Tom

Nesta terça-feira, 15, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para abordar um tema recorrente desde seu primeiro mandato: o impacto das fortes chuvas na cidade devido à falta de infraestrutura. Em seu discurso, Byron apresentou imagens de uma residência inundada após erro na pavimentação de uma rua. 

“As imagens que apresento aqui hoje, sabemos que são imagens que se repetem a longos anos, mas é necessário ampliarmos a pauta e destacarmos que é preciso ter cuidado também durante a execução dos serviços prestados a nossa população. Este vídeo apresenta uma casa na região do Luzia, a rua onde está localizada esta casa teve o serviço de recapeamento na administração municipal passada, entretanto, o serviço causou um desnível no asfalto, gerando alagamentos diante de fortes chuvas como as do último final de semana. Este morador, por exemplo, me procurou, pois perdeu móveis e objetos pessoais, além de ter sua casa danificada”, explicou Byron.  

O vereador reafirmou seu compromisso em contatar o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Guimarães, para que não apenas o bairro Luzia, na Zona Sul da capital, mas também outras regiões de Aracaju recebam ações emergenciais com maior fiscalização, a fim de evitar transtornos semelhantes.  

O vereador Elber Batalha complementou a fala de Byron, destacando: “Muito pertinente o vereador Byron trazer esta pauta, uma vez que houve um prejuízo mesmo diante da benfeitoria para a população. É preciso que a população saiba identificar, justamente, isso; os alagamentos que perduram por muito tempo em nossa capital, como consequência de falta de infraestrutura, diferenciando dos impactos que chuvas torrenciais causam”, concluiu.