Anderson de Tuca participa de Caminhada pelo Autismo e celebra nova lei de inclusão

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/04/2025 11h26, última modificação 08/04/2025 11h26

Com o lema “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, Aracaju recebeu, neste domingo (6), a 3ª edição da Grande Caminhada em prol da Conscientização do Autismo. Realizado na Orla da Atalaia, um dos principais cartões postais da capital sergipana, o evento reuniu centenas de famílias, educadores, profissionais da saúde e representantes do poder público, promovendo um importante momento de mobilização em defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Presente desde a primeira edição da iniciativa, o vereador Anderson de Tuca (União Brasil) destacou a caminhada como um espaço essencial de visibilidade e escuta.

“Esse evento faz com que vozes, principalmente das pessoas com autismo, possam ser ouvidas. A gente faz questão de, há três anos, participar dessa caminhada”, afirmou o parlamentar.

Além de fortalecer a luta por respeito, acessibilidade e inclusão, o momento também foi de celebração: foi recentemente sancionada pela prefeita Emília Corrêa a Lei Nº 6.126/2025, de autoria de Anderson de Tuca, que cria o Selo Empresa Amiga dos Autistas. A iniciativa tem como objetivo reconhecer empresas que promovam, de forma efetiva, a inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho.

“O Selo é para aquela empresa que abraça, que dá acesso, que traz inclusão. Assim, a pessoa que tem autismo possa também trabalhar, desenvolver as suas atividades, e essa empresa deve ser reconhecida. Então, a ideia dessa lei, que nós criamos, foi justamente dar oportunidade a quem não tem”, explicou o vereador.

Anderson também relembrou outros direitos já assegurados às pessoas com TEA e seus acompanhantes, como a meia passagem, a prioridade em filas e a gratuidade na renovação de documentos. “É preciso ter empatia. A gente se depara com situações em que as pessoas não se colocam no lugar do outro. E se fosse você? Você gostaria que tratassem seu filho assim? Então faço questão de reforçar e apoiar sempre”, declarou.

A expectativa agora é de que o Selo sirva como estímulo para mais empresas aderirem à inclusão e se tornarem aliadas nessa causa. “A gente criou esse selo com a prefeita e agora aguardamos sua aplicação. É hora de atrair mais parceiros para essa causa tão justa. Mas sabemos que ainda há muito a ser feito”, concluiu o vereador.

A Caminhada integra o calendário do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo. Para Anderson de Tuca, a inclusão deve ser uma missão permanente da sociedade. “A luta pelo respeito e pelos direitos das pessoas autistas precisa sair do discurso e se transformar em ações concretas. Estamos no caminho certo, mas temos muito a avançar”, afirmou.