Problemas com ônibus do transporte público são denunciados por Sônia Meire

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2025 12h50, última modificação 11/04/2025 10h10
Problemas com ônibus do transporte público são denunciados por Sônia Meire

Foto: Luanna Pinheiro

A vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o grande expediente, para denunciar os problemas com os ônibus do transporte público em Aracaju. A parlamentar vem recebendo todos os dias vídeos e informações de usuários e da população sobre ônibus quebrados, catracas travadas, frota reduzida e horários não obedecidos.

 
“Além de estarem quebrando, ônibus recém - chegados em Aracaju, a frota não está dando conta da quantidade de pessoas e os horários também não estão sendo cumpridos. Temos denúncias de moradores da antiga zona de expansão e de outros bairros da zona sul da cidade. Não podemos continuar com a concessão pública de forma precária. Quando foi publicado um decreto da prefeita dizendo que não iria rodar mais ônibus com mais de doze anos, não basta só isso. A superlotação continua, o não cumprimento das escalas, não tem transporte suficiente. Precisamos que sejam feitos contratos com essas empresas e não apenas um ordem de serviço, enquanto não se faz a licitação”, disse Sonia Meire.
 
Essa dura realidade é cruel para quem depende de um transporte público, enquanto que as empresas continuam recebendo subsídio e não atendem à população. Além dos problemas rotineiros, ainda existem trabalhadoras e trabalhadores da empresa Progresso que estão sem perspectiva de receber seus valores devidos, por conta da destruição feita pela própria empresa, tirando seu patrimônio e colocando em outras empresas para não cumprir os direitos trabalhistas.
 
“Esse modelo de gestão do serviço público e do transporte público não é o modelo de gestão adequado. Ele não garante mobilidade urbana para nossa capital nem para a grande Aracaju. Nós vamos continuar discutindo com a população da nossa cidade qual é o modelo de transporte que nós precisamos e nossa mandata continuará realizando reuniões e audiências públicas sobre a mobilidade, não só em Aracaju, mas também nos demais municípios que dependem de um consórcio público, e que não está funcionando como deveria, porque nem esse está sendo respeitado pela prefeitura de Aracaju. Continuaremos atentas e denunciando os problemas”, concluiu a vereadora.