Com autoria de Elber, Carla Caroline se torna nova Cidadã Aracajuana

por Anna Paula Aquino - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2025 13h28, última modificação 04/04/2025 13h28
Com autoria de Elber, Carla Caroline se torna nova Cidadã Aracajuana

Foto: China Tom

A defensora pública do Estado de Sergipe, Carla Caroline de Oliveira, recebeu o Título de Cidadã Aracajuana na tarde desta quinta-feira, 3, em solenidade na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A honraria foi concedida por iniciativa do vereador Elber Batalha (PSB). 

Carla Caroline é defensora pública do Estado de Sergipe e mãe de Aurora. Nasceu em 2 de abril de 1985, no Rio de Janeiro, filha de Sandra Lúcia de Oliveira Silva, soteropolitana, e Raimundo de Oliveira Silva, aracajuano. Chegou a Aracaju aos 3 anos, em 1988, morando inicialmente no bairro 18 do Forte e, posteriormente, no Conjunto Orlando Dantas.   

Mestra em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes, é presidenta da Comissão de Trabalho de Enfrentamento à Desigualdade Social e ao Racismo Estrutural da DPSE e coordenadora da Comissão de Igualdade Étnico-Racial da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP). Participa dos movimentos sociais Coletiva Defensoras Públicas pelo Brasil e Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia (DP pela Democracia). É coidealizadora do projeto ‘Bruxas do Plenário’, que tem o objetivo de divulgar a atuação de juristas no plenário do júri, bem como de mulheres engajadas na defesa dos direitos humanos. Também é autora do livro ‘Bruxas do Plenário: uma proposta de visibilidade feminina no tribunal do júri. 

Laila Leandro, presidente da Comissão do Direito da Mulher da OAB/SE e amiga de Carla, fez questão de ressaltar a emoção desse momento. “Eu vejo Carla como fonte de inspiração, e se hoje eu estou como atual presidente, é por causa dela. Eu comecei, e ela que me abriu caminhos, me inspirando com a sua luta, me juntando às causas e virando o meu propósito de vida. Hoje, ela recebendo essa honraria é emocionante e motivo de muita felicidade”. 

Clara Arlene, advogada e amiga, lembrou a trajetória de luta que acompanha de perto há anos e se emocionou. “Essa ocasião de hoje é muito importante com essa celebração. A doutora Carla merece toda essa honraria. Uma mulher negra, jurista, escritora, mãe e militante, além de tudo, se importa com a luta social contra o racismo, o sexismo e está sempre em busca de uma sociedade melhor. Só podemos comemorar esse reconhecimento merecido”. 

Para Elber, a homenagem é mais que merecida à amiga e colega de profissão. “Carla Carol legitima ainda mais essa homenagem. Ela nos brindou com a sua vinda e escolha por continuar aqui, dedicando sua vida à parte acadêmica, social, à advocacia e à defensoria, sempre comprometida com a população. Ela tem uma vida integralmente dedicada à melhoria dos sergipanos, sendo alguém atuante da forma que é”, comentou.   

Presente na sessão, a vereadora Sônia Meire (PSOL) elogiou a indicação de Elber e destacou a importância da data. “Hoje, por coincidência, aprovamos a criação da Secretaria da Mulher no município e temos o título de uma mulher que representa tanto: negra, militante e atuante nas causas sociais, como Carla Carol é”, disse. 

Em seu discurso dedicado à família, Carla lembrou sua trajetória e mencionou que sempre se sentiu aracajuana. “Muitos amigos perguntam onde eu nasci e eu nem menciono o Rio. Me sinto e sou sergipana desde sempre. As minhas memórias e lembranças são todas daqui. Tudo o que sinto me faz pertencer a Aracaju também”, contou.   

Para ela, esse foi o maior presente de aniversário que poderia receber. “É um momento muito especial, ainda mais comemorando 40 anos ontem e recebendo esse presente do município de Aracaju e de Elber com essa indicação. É uma homenagem que coroa a minha trajetória de vida, agora sou definitivamente aracajuana”, declarou.