Elber questiona modelo administrativo da Maternidade Lourdes Nogueira

por Anna Paula Aquino - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2025 14h10, última modificação 04/04/2025 14h10
Elber questiona modelo administrativo da Maternidade Lourdes Nogueira

Foto: Luanna Pinheiro

Falando sobre as mudanças recentes da Maternidade Lourdes Nogueira, o vereador Elber Batalha (PSB) destacou que é preciso mudar o modelo de gestão nessa área no município e voltar com os concursos públicos. Durante a sessão desta quinta-feira, 3, ele lembrou das reclamações constantes sobre os hospitais municipais.   

Diante das notícias sobre a rescisão contratual e o aviso prévio de 700 colaboradores da maternidade, Elber ressaltou que o problema não é recente, mas exige ainda mais atenção quanto à forma como a administração vem sendo conduzida. “Não vou fazer uma crítica recortada da gestão, sei que existiam mazelas da passada, como dívidas antigas e funcionamentos enviesados. Lamento que o caminho não tenha sido a otimização desses recursos, o pagamento de um valor menor para manter, mas o que fica claro para mim é que o modelo atual é um modelo falido”, disse.   

Para ele, a solução é apostar em um novo modelo imediatamente. “O que eu faço aqui é o registro, com todo o respeito à secretária Débora Leite, mas essa gestão ainda permanece nesse modelo. A meu ver, isso significa apenas mudar o problema de nome. Pode ser que, em um primeiro momento, com a chegada dessa nova instituição, tenhamos um arrefecimento. Mas, daqui a pouco, virão os pedidos de aditamento de contrato e, mais uma vez, a precarização das relações de trabalho com os profissionais da saúde”, comentou em seu pronunciamento na tribuna.   

Por fim, ele pediu a retomada dos concursos públicos para a área da saúde municipal. “Há muito tempo não se faz concurso para esses profissionais, em nenhuma das áreas. Isso é fruto da precarização dessas relações que esse sistema oferece. Quero fazer um comparativo: Fernando Franco ou Nestor Piva? De onde se ouve historicamente mais reclamações? Do que é regido por esse jeito ou o Fernando, que exerce gestão direta com concursados e compromisso com o serviço público?”, concluiu questionando.