Setor de Comunicação promove ação no colégio Atheneu em homenagem aos 170 anos da CMA
Em homenagem aos 170 anos da Câmara de vereadores, foi promovida uma ação no Colégio Estadual Atheneu, com os jovens do ensino médio, nesta sexta-feira, 04 de abril. O evento foi conduzido pelo setor de comunicação da casa parlamentar e contou com a presença dos vereadores Iran Barbosa, Lúcio Flávio e Thannata da Equoterapia.
O vereador Iran Barbosa destacou que "essa ação é fundamental e a política é o instrumento que temos para estabelecer as regras da convivência coletiva. A escola tem um papel destacado para a preparação da vida cidadã e por isso, forma para o exercício da cidadania, na perspectiva democrática. Por isso, é fundamental que a escola mostre os diferentes tipos de poder que já existiram, até chegarmos na democracia e mostrar que ela é o caminho", pontuou.
O vereador Lúcio Flávio disse que " foi uma experiência marcante e única ter o contato com os jovens, que são a próxima geração da nossa cidade. Explicar sobre a Câmara, o papel do vereador e o impacto na vida deles foi fundamental". A vereadora Thannata da Equoterapia ressaltou que "foi maravilhoso esse bate-papo. Ter essa consciência e trazer os jovens para essa discussão política foi fundamental".
A coordenadora pedagógica do colégio Atheneu, Edna Reis, destacou a importância de realizar ações como essa para aproximar os jovens do parlamento municipal. " Aproximar os jovens com a Câmara foi fundamental para que eles conhecessem mais sobre a democracia e o poder legislativo. Esse ano completamos 155 anos de Atheneu, que faz parte da história de Aracaju, assim como da Câmara de vereadores. A história acaba se conectando e por isso, é importante que os estudantes conheçam mais esse trabalho".
Presença da Procuradoria da mulher
A ação contou também com um espaço para a Procuradoria da mulher explicar o seu trabalho e discutir os tipos de violência. A advogada da Procuradoria, Desire Oliveira explicou que " estamos com um projeto para visitar as escolas, porque sabemos a importância de ter o contato com os jovens, para que eles conheçam sobre o tema, saibam seus direitos e sejam parceiros na busca por igualdade de gênero", reforçou.
Dinâmica com os alunos
Durante o evento, foi realizada uma roda de conversas com os vereadores e a dinâmica "Você vereador". Por meio dela, cada jovem pôde propor um projeto de lei e alguns deles foram sorteados para discutir junto com os vereadores. Uma delas foi a aluna Anny Marli de Jesus Oliveira, de 15 anos. "Eu achei uma boa iniciativa para conhecer o trabalho dos vereadores. A ideia de sugerir projetos de lei foi muito positiva. Eu sugeri um projeto voltado à educação financeira e programa de apoio psicológico no ambiente escolar. Muitos jovens não sabem administrar seu dinheiro e sobre o apoio psicológico é fundamental ter na escola, muitas pessoas têm ansiedade, depressão e não tem com quem conversar", destacou.
Todos os projetos propostos pelos alunos serão encaminhados os vereadores da CMA, para análise.