Ricardo Vasconcelos comemora retorno da doutora Ângela à Superintendência do HU e cobra valorização da saúde pública

por Caroline Prata - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2025 13h42, última modificação 09/04/2025 13h42
Ricardo Vasconcelos comemora retorno da doutora Ângela à Superintendência do HU e cobra valorização da saúde pública

Foto: Luanna Pinheiro

Durante pronunciamento na manhã desta quarta-feira (9/4), o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), comemorou o retorno da doutora Ângela Silva ao cargo de superintendente do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU/UFS). O presidente destacou a importância da gestão anterior da professora Ângela, considerada por ele o período de maior desenvolvimento da instituição.  

“Hoje é dia de alegria para esta Casa. Retorna ao comando do HU uma grande gestora, uma mulher sensível, que tem compromisso com a coisa pública. A professora Ângela foi responsável por um período de forte expansão e desenvolvimento do hospital, e sua volta representa a esperança de retomada desse ritmo de crescimento”, afirmou o parlamentar.   

Ricardo lembrou que a saída de Ângela, durante o governo Bolsonaro, foi seguida pela nomeação do Dr. Dalmo, que, segundo o parlamentar, manteve diálogo aberto com o parlamento e buscou projetos e recursos para o HU. No entanto, conforme pontuou, a gestão subsequente teria falhado nesse aspecto. “Quem perdeu com isso não fomos nós, que temos plano de saúde. Quem perdeu foi o povo, os 60% da população de Aracaju que dependem diretamente do Hospital Universitário”, pontuou.   

O vereador também mencionou que, durante a gestão de Dalmo, a Câmara destinou R$ 7,5 milhões em emendas parlamentares para a instituição — valor que deixou de ser solicitado na gestão seguinte. “Nós oferecíamos recursos e eles não queriam. Nunca vi isso. Dinheiro público disponível e nenhuma vontade de captar. O resultado foi caos no atendimento e paralisação de importantes serviços”, criticou.   

Segundo Ricardo, o HU tem um papel fundamental na rede pública de saúde, realizando procedimentos de alta complexidade, inclusive transplantes, e sendo referência em exames que nem mesmo a rede privada realiza. “É um hospital 100% SUS, é uma escola, e precisamos valorizar o que é do povo. É por isso que assumo aqui o compromisso de continuar lutando por mais recursos e por projetos que garantam a modernização do HU”, afirmou.   

O parlamentar também criticou a condução política que, segundo ele, motivou a troca na superintendência no passado, apontando que a decisão foi equivocada. “Nós avisamos que estavam cometendo um erro. E o tempo provou. Agora, esperamos que essa nova gestão recupere o tempo perdido. Doutora Ângela, conte conosco”, finalizou Ricardo Vasconcelos.