Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h10, última modificação 19/05/2025 11h39
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Bloco Saudoso Tuca é exemplo de carnaval seguro em Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/02/2025 15h19, última modificação 27/02/2025 15h19
Bloco Saudoso Tuca é exemplo de carnaval seguro em Aracaju

Foto: Hector Sousa

Com 13 anos de história, o Bloco Saudoso Tuca mais uma vez arrastou uma multidão de foliões pelas ruas do bairro Siqueira Campos, mantendo sua tradição de festa animada, organizada e segura. Sem registrar nenhuma ocorrência desde a sua criação, o bloco se destaca como exemplo de que é possível garantir um ambiente tranquilo para todos durante o carnaval. 

Esse histórico positivo é resultado de um planejamento cuidadoso e da colaboração com as forças de segurança pública. A segurança do evento contou com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), garantindo que o público aproveitasse a festa sem preocupações. 

Para o vereador Anderson de Tuca (União Brasil), organizador do evento, essa parceria é essencial para manter o carnaval de rua seguro para todos. 

“A segurança dos nossos foliões é a nossa prioridade no Saudoso Tuca. Com a colaboração da PM e da GMA, conseguimos fazer uma festa segura e deixar as pessoas curtirem com alegria e tranquilidade”, declarou o vereador. 

A experiência bem-sucedida do bloco reforça a importância de investir em segurança para fortalecer o carnaval de rua em Aracaju. O exemplo do Bloco Saudoso Tuca mostra que, com planejamento e parceria entre as forças de segurança, é possível oferecer festas seguras e inclusivas para a população. Além disso, a iniciativa reforça a confiança da comunidade na realização de eventos públicos, incentivando a participação popular nos blocos de rua. 

Com mais uma edição de sucesso, o Bloco Saudoso Tuca reafirma seu compromisso com a diversão e a segurança, consolidando-se como um modelo para a preservação e o crescimento do tradicional carnaval de rua na capital sergipana. 

Iran parabeniza o MPT/SE por pautar o enfrentamento às fraudes nas relações de trabalho na Saúde

por George W. Silva - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/02/2025 15h32, última modificação 27/02/2025 15h32
Iran parabeniza o MPT/SE por pautar o enfrentamento às fraudes nas relações de trabalho na Saúde

Foto: China Tom

O vereador Iran Barbosa, do Psol, aproveitou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju, nesta quinta-feira, 27, para parabenizar o Ministério Público do Trabalho de Sergipe (MPT-SE) pela realização de uma Audiência Pública que discutiu o projeto estratégico de ‘Enfrentamento às Fraudes nas Relações de Trabalho na Saúde’.  

O evento aconteceu na última segunda-feira (24) e reuniu mais de cem representantes de órgãos e entidades públicas e privadas, profissionais da área da saúde e sindicalistas. 

Para Iran Barbosa, o tema interessa a toda a sociedade e ao parlamento aracajuano por abordar os mecanismos que facilitam as fraudes nas relações trabalhistas no âmbito do setor da saúde. Segundo o parlamentar, o problema afeta também outros setores e serviços da Administração Pública, por meio de mecanismos utilizados, muitas vezes, para burlar os direitos trabalhistas. Entre os exemplos citados estão a pejotização, que é a contratação de trabalhadores como pessoas jurídicas, apesar de atuarem de modo similar a pessoas físicas; a contratação por falsas cooperativas; e o uso indevido de microempreendedores individuais (MEI). 

“Claro que esse assunto nos interessa, porque esses mecanismos nas relações de trabalho acabam forjando a contratação de trabalhadores, fugindo da vinculação efetiva do trabalhador da saúde com o poder público, e isso porque não se realizam concursos, que é a forma constitucional de ingresso no serviço público”, destacou o parlamentar. 

Câmara de Aracaju terá ponto facultativo por conta do carnaval

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 28/02/2025 12h07, última modificação 28/02/2025 12h07
As atividades parlamentares retornam no dia 06 de março
Câmara de Aracaju terá ponto facultativo por conta do carnaval

Foto: Luanna Pinheiro

O presidente da Câmara de vereadores, o vereador Ricardo Vasconcelos, por meio do ato nº 3/2025, decretou ponto facultativo nos dias 03,04 e 05 de março de 2025. O motivo se dá por conta do carnaval. As atividades parlamentares retornam na próxima quinta-feira, dia 06 de março. 


Maurício Maravilha denuncia descaso da torre ao retirar os coletores de lixo

por Marcele Machado- assessoria parlamentar — publicado 28/02/2025 09h22, última modificação 28/02/2025 09h22
Maurício Maravilha denuncia descaso da torre ao retirar os coletores de lixo

Foto: Luanna Pinheiro

Nessa quinta-feira, 27 de fevereiro , o vereador Maurício Maravilha (União Brasil) expressou sua indignação com a empresa Torre que fez a retirada dos coletores de lixo no conjunto Jardim Recreio, no bairro Santa Maria e deixou o acúmulo de resíduos na região. O parlamentar disse que a ação prejudicou diretamente a população, que ficou sem um local adequado para o descarte de seus resíduos. Maurício parabenizou a Prefeitura de Aracaju por resolver o problema com rapidez. 

 

 

 “Fiquei sabendo da situação através dos moradores do conjunto que me procuraram e informaram sobre essa medida abrupta e desrespeitosa feita pela empresa Torre, que após o encerramento de seu contrato com a prefeitura, retirou os coletores de lixo das ruas e simplesmente jogou o lixo no local. Existiam neste ponto cinco caixas coletoras que simplesmente foram retiradas , deixando o lixo acumulado e gerando preocupação com a saúde pública, além do meio ambiente. É inadmissível uma empresa ter uma falta de humanidade como esta”, afirma o vereador .

 

 

 O parlamentar agradeceu ao presidente da Emsurb, Hugo Esoj, que, após a soliicitação junto ao órgão, agiu rapidamente para solucionar o problema.

 

 

 “A equipe de Hugo Esoj está de parabéns por agir rápido para minimizar os transtornos provocados pela Torre. A Emsurb mobilizou uma equipe de limpeza para recolher o lixo acumulado e nos afirmou que a nova empresa estará instalando novos coletores naquela localidade. A população não pode ser penalizada pela irresponsabilidade de uma empresa", defende.

Elber destaca realização do Bloco Galo do Augusto Franco

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/02/2025 09h30, última modificação 28/02/2025 09h30
Elber destaca realização do Bloco Galo do Augusto Franco

Foto: China Tom

 

 

O vereador Elber Batalha (PSB) fez questão de elogiar e destacar a 16ª edição do Bloco Galo do Augusto Franco, que ocorreu no último sábado, 22. Durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quinta-feira, 27, ele falou sobre toda a movimentação que o bloco gera, além da diversão para toda família na região há tantos anos.

 

Durante o pequeno expediente, o parlamentar falou sobre o Carnaval e detalhou a folia do tradicional Galo. “Quero parabenizar o meu amigo e companheiro de partido, Max Prejuízo, pelo belíssimo evento que foi o bloco Galo do Augusto Franco. Foram mais de 10 horas de festa sem ocorrências policiais, em paz e com famílias brincando. Além de mais de 200 artistas envolvidos entre bandas, orquestras de frevo, manifestações teatrais e bonecos típicos dessa época”, comentou Elber na tribuna, dizendo ainda sobre atuação de Fabiano Oliveira junto a organização neste ano.

 

Contando que presenciou de perto o sucesso do bloco, Elber ressaltou que várias pessoas trabalharam e ganharam dinheiro no dia. “Uma multidão tomou conta da avenida canal 5 do Augusto Franco e mais de 400 trabalhadores e trabalhadoras foram beneficiados neste dia com oportunidades. O galo promove ainda inclusão social”.

Levi Oliveira fortalece diálogo político em visita a prefeita Emília Corrêa

por André Carvalho - Assessoria Parlamentar — publicado 28/02/2025 09h43, última modificação 28/02/2025 09h43
Levi Oliveira fortalece diálogo político em visita a prefeita Emília Corrêa

Foto: Karla Tavares / Secom Prefeitura

 O vereador Levi Oliveira (PP) segue fortalecendo parcerias estratégicas para o futuro de Aracaju. Em visita a prefeita Emília Corrêa nessa terça-feira, 25/02 , Levi reforçou seu compromisso com o desenvolvimento da cidade e buscou alinhar projetos que beneficiem a população. O encontro contou também com a presença do senador Laércio Oliveira, que destacou a importância da união entre os representantes políticos para garantir avanços concretos em diversas áreas. Durante a reunião, foram debatidos temas essenciais, como geração de emprego, qualificação profissional e investimentos em infraestrutura. O parlamentar ressaltou que o diálogo entre diferentes esferas do poder é fundamental para a construção de políticas públicas eficazes e voltadas para as reais necessidades da população aracajuana. "Nosso objetivo é trabalhar em conjunto para que Aracaju avance ainda mais. A parceria entre o legislativo e o executivo é fundamental para que possamos implementar ações que tragam impacto positivo para a vida das pessoas", afirmou Levi Oliveira. A prefeita Emília Corrêa também destacou a importância de fortalecer os laços políticos para garantir que a cidade continue crescendo. "O alinhamento entre os poderes é essencial para que possamos desenvolver projetos consistentes e sustentáveis para Aracaju", pontuou. O senador Laércio Oliveira reforçou seu apoio às iniciativas que busquem o crescimento econômico e social do estado. "Essa união de forças é indispensável para a construção de uma cidade mais estruturada e com mais oportunidades para todos", declarou.

Vereador Sargento Byron participa de solenidade em comemoração aos 187 anos do 28° Batalhão de Caçadores de Sergipe

por Jacqueline Reis- Assessoria Parlamentar — publicado 28/02/2025 10h43, última modificação 28/02/2025 10h43
Vereador Sargento Byron participa de solenidade em comemoração aos 187 anos do 28° Batalhão de Caçadores de Sergipe

Foto: Edilson Honório

O vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) participou ,na noite da quinta-feira, 27, da solenidade militar em comemoração aos 187 anos do 28º Batalhão de Caçadores , uma das mais antigas Unidades da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro.

Para o parlamentar, a atuação do Batalhão de Caçadores em Sergipe representa de forma responsável e honrosa as Forças Armadas. "Esta noite também simboliza o reconhecimento da sociedade para com o Exército. Ver aqui tantos nomes serem homenageados reforça os valores que acreditamos. Parabéns a todos ! O Exército Brasileiro em Sergipe está muito bem representado, sempre pronto para toda operação, cooperação e coordenação", declarou Sargento Byron.

Na ocasião, dentre os nomes homenageados , esteve a Tenente-Coronel Anne Bastos, que recebeu o Diploma de Amiga do Batalhão, sendo prestigiada também pelo vereador Byron. A solenidade contou com a participação de representantes do Estado, Entidades Militares e Sociedade Civil.

Tribuna Livre será retomada no dia 11 de março

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 28/02/2025 14h00, última modificação 28/02/2025 14h00
Tribuna Livre será retomada no dia 11 de março

Foto: Luanna Pinheiro

A Tribuna Livre, espaço reservado a cidadãos e entidades que desejam se manifestar sobre temas de interesse coletivo no plenário da Casa Legislativa, será retomada neste mês de março, no dia 11, e seguirá até 10 de junho. Após o recesso parlamentar, as atividades retornam no dia 15 de agosto e prosseguem até 1º de dezembro. 

A Tribuna Livre, prevista no Regimento Interno da Câmara Municipal de Aracaju, ocorre às terças-feiras, sempre após a leitura do Expediente do Dia e antes do Pequeno Expediente. 

Sargento Byron reforça apoio a pacientes com doenças raras

por Jacqueline Reis - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/02/2025 13h50, última modificação 28/02/2025 14h29
"A Câmara Municipal de Aracaju, além de atuar junto à causa, também acolhe esses pacientes", declara o vereador no Dia Mundial das Doenças Raras.
Sargento Byron reforça apoio a pacientes com doenças raras

Foto: China Tom

No último dia do mês de fevereiro de cada ano é celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras, uma data dedicada à sensibilização sobre enfermidades que afetam cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Sensível à causa e defensor dos direitos da pessoa com deficiência, o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) reforça, em seu segundo mandato, a importância do diálogo e da conscientização sobre os impactos dessa condição na vida dos pacientes, de seus familiares e cuidadores.  

O parlamentar é autor da Lei Municipal 5.649/2023, que institui o Programa de Mapeamento e Apoio às Pessoas com Doenças Raras e seus Familiares. "A Câmara Municipal de Aracaju, além de atuar junto à causa, também acolhe esses pacientes, de forma que abrimos espaço para diálogos, Audiências Públicas e todo o suporte necessário para que a dor e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com doenças raras sejam reconhecidas e visíveis a toda sociedade. Quando trouxe para o parlamento o projeto de lei, o objetivo era reforçar isso. E conseguimos! Temos uma lei que viabiliza um programa construído a muitas mãos, com apoio de especialistas e representantes de associações de pessoas com doenças raras e de seus familiares, bem como com a participação da Rede de Atenção Social, tendo como finalidade a elaboração da linha de cuidados a esses pacientes", pontuou Byron.  

O Programa de Mapeamento e Apoio às Pessoas com Doenças Raras e seus Familiares tem como objetivos promover o diagnóstico e o tratamento precoce em todas as unidades da Rede Pública Municipal de Saúde, respeitando as instâncias dos entes federativos e suas respectivas competências; utilizar sistemas de informação e acompanhamento pelo Poder Público para a criação de um cadastro específico de pacientes com doenças raras; instituir cursos de qualificação para os profissionais da rede pública, além de programas de estágio em serviços especializados no atendimento a essas enfermidades; e estabelecer uma rede de apoio social e psicológico para pacientes e familiares.  

"Sabemos que ainda existe dificuldade dentro do processo de identificação dos cidadãos aracajuanos que vivem com algum tipo de doença diagnosticada enquanto rara, por isso a importância de tornarmos o assunto uma pauta de conhecimento coletivo, para que possamos ampliar e divulgar sempre as políticas públicas que asseguram os direitos das pessoas com doença rara. São mais de seis mil doenças existentes, as quais podem ser identificadas enquanto crônicas, progressivas, degenerativas e que, muitas vezes, colocam em risco a vida desses pacientes. É difícil saber que não existe a cura eficaz para essas doenças, mas precisamos reforçar a linha de cuidado, os medicamentos e formas de tratamentos para a melhor qualidade de vida possível para essas pessoas", reforçou o vereador.  

Em alusão à data, a Câmara Municipal de Aracaju promoveu a Audiência Pública "O impacto das doenças raras", de autoria da vereadora Thannata da Equoterapia. "É uma honra participar de momentos como este, pois, muitas vezes, essas pessoas são invisibilizadas. Por isso, é essencial que toda a sociedade promova apoio e dê voz a esses cidadãos. Parabenizo a vereadora Thannata pela iniciativa e sensibilidade. Fico muito feliz em poder contar com alguém que também atua para garantir os direitos de quem, por muito tempo, sofreu pela falta de apoio e visibilidade. Conte comigo para a continuidade desta caminhada tão importante", concluiu Sargento Byron.  

O vereador também destacou a importância da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, que busca reduzir a mortalidade, contribuir para a diminuição da morbimortalidade e das manifestações secundárias, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, por meio de ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno, redução de incapacidades e cuidados paliativos. 

Vereador Binho avalia a situação do canal no conjunto Almirante Tamandaré

por Assessoria Parlamentar — publicado 06/03/2025 08h51, última modificação 06/03/2025 08h51
Vereador Binho avalia a situação do canal no conjunto Almirante Tamandaré

Foto: Assessoria Parlamentar

Após o Carnaval, enquanto a cidade se prepara para novos desafios, a comunidade enfrenta um problema antigo que compromete a segurança dos moradores: as condições do canal no conjunto Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont 
A pedido dos moradores, o vereador Binho deslocou-se, nessa quarta-feira, 05, até o local. Durante a visita, constatou-se que as grades de proteção haviam sido removidas, deixando crianças que brincam na área e motoristas que passam nas proximidades mais vulneráveis. Em outra extensão do canal, a falta de placas de cimento agrava o problema, especialmente com a previsão de novas chuvas, que podem resultar em alagamentos e danos à infraestrutura local.
Moradores relatam que essa situação vem se arrastando há anos e que a falta de manutenção e intervenção por parte das autoridades têm gerado constante apreensão na comunidade. “Estamos cansados de ver nossa segurança ser negligenciada. A situação só piora a cada nova chuva”, declarou um residente, que preferiu não se identificar.
Demonstrando seu compromisso com a população, o vereador Binho afirmou que a demanda será encaminhada à Prefeitura e aos órgãos competentes. “Não podemos mais tolerar essa situação. A segurança e o bem-estar dos moradores devem ser prioridade para as autoridades”, ressaltou o parlamentar.
A expectativa é de que medidas urgentes sejam adotadas para solucionar os problemas identificados, garantindo não só uma resposta imediata, mas também a implementação de soluções duradouras que assegurem a tranquilidade e a segurança dos moradores do conjunto Almirante Tamandaré.

Confira o que foi discutido no Pequeno e no Grande expedientes da Câmara Municipal de Aracaju

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 06/03/2025 12h10, última modificação 06/03/2025 12h21
Sessão foi realizada na manhã desta quinta-feira, 06

Durante as sessões ordinárias, a Câmara de Vereadores realiza o Pequeno e o Grande Expedientes. Neste espaço, os parlamentares têm de 5 a 15 minutos, respectivamente, para expressar suas ideias e opiniões, além de apresentar suas ações à sociedade. Confira o que foi discutido na sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (06/03).

O vereador Breno Garibalde (Rede) deu início aos discursos, no pequeno expediente, comemorando o nascimento do seu primeiro filho.  Breno assegurou que irá permanecer lutando pela construção de uma sociedade melhor para os mais jovens.

Em seguida, o vereador Camilo Daniel (PT) falou do veto do executivo municipal ao Projeto de Lei nº 142/2024, que condiciona o pagamento de subsídios ao transporte público na capital sergipana a empresas que estejam em dia com as obrigações trabalhistas. A propositura de autoria do vereador Camilo Daniel (PT) foi aprovada por unanimidade pela casa legislativa e teve a construção de diversos vereadores. O parlamentar pediu que os vereadores derrubem esse veto.

O vereador Elber batalha (PSB) iniciou o discurso tratando de 3 vetos do poder executivo que irão ao parlamento. “Um deles versa sobre o projeto da justiça fiscal com relação aos estabelecimentos de ensino que são obrigados por um sistema de cobrança por regime de competência a pagar ISS sobre mensalidades que, às vezes, eles sequer recebem”.

“O 2º veto é sobre mudar a forma da cobrança da vigilância sanitária com relação aos dentistas. Se dois ou três profissionais dentistas resolverem dividir o mesmo consultório odontológico, já aferidos pela vigilância sanitária e já realizado o  pagamento da taxa, a prefeitura exige que cada um dos que dividem o espaço paguem novamente o valor dessa taxa. É uma cobrança acumulativa pelo mesmo ambiente, que já foi fiscalizado anteriormente. Por fim, o veto ao projeto do vereador Camilo”.

O vereador Fábio Meireles (PDT) utilizou a tribuna e abordou a lentidão da realização de obras no município de Aracaju, citando a que está sendo executada na Visconde de Maracaju. “ É duro passarmos pela Visconde de Maracaju e ver que a obra não está sendo concluída. Do mesmo jeito está a Perimetral Oeste. A população precisa utilizar e ter em definitivo a solução”.  

O vereador Iran Barbosa (PSOL) ocupou o pequeno expediente inicialmente destacando a conquista do Oscar com filme “Ainda estou aqui”, que venceu o prêmio de melhor filme estrangeiro.  “ Foi a primeira vez que o Brasil conseguiu trazer uma estatueta de Oscar. Precisamos deixar de ter esse espirito antipatriótico de só elogiar o que vem de fora e reconhecer que produzimos cultura de qualidade”.

O líder da situação, o vereador Isac Silveira (União Brasil), falou na tribuna acerca da realização do Rasgadinho. “ Esse carnaval só foi possível pela consciência do poder público. Lazer e entretenimento são direitos garantidos na constituição. Os vereadores colocaram emendas para poder subsidiar,  fornecer as condições para realização desse fenômeno que é o rasgadinho”.

O vereador Lúcio Flávio (PL) discursou sobre a disponibilização de pontos de descansos e banheiros para profissionais que trabalham nas ruas de Aracaju, a exemplo dos motoboys. O parlamentar informou que está elaborando um projeto que atenda às reivindicações dos profissionais que se encaixem nesse perfil. Lúcio Flávio também parabenizou a Prefeitura de Aracaju pela programação de eventos para celebrar o aniversário de 170 anos da capital sergipana.

O vereador Milton Dantas (PSD) ocupou a tribuna parabenizando os organizadores pela realização do Rasgadinho. “ São esses eventos, sem sombra de dúvidas, que o poder público tem que incentivar para gerar mais recursos, gerar mais emprego, mais renda para economia do nosso município. O parlamentar também parabenizou a Policia Militar pelo aniversário de 190 anos dessa instituição e a Associação Desportiva Confiança pela última vitória fora de casa no torneio Copa do Brasil.

A vereadora Sônia Meire (PSOL) falou sobre o assassinato do jovem Chelton Luiz Santos, de 28 anos idade, que foi assassinado em 2020 por um policial militar no conjunto Augusto Franco, enquanto separava uma briga. “ Hoje inicia o júri popular no Gurmecindo Bessa, queremos convidar a população a acompanhar e exigir justiça para o Chelton. Esperamos que se faça justiça por ele”. Temos que continuar lutando pelo direito das pessoas à vida. Essa ação precisa ser reprimida e combatida. A vereadora informou que, no dia 8 de março, será realizada um grande ato pela vida das mulheres e contra a violência.

Grande expediente

O vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) também destacou o aniversário de 190 anos da Policia Militar de Sergipe. O parlamentar também parabenizou a iniciativa do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de inserir na programação, junto com a prefeita de Aracaju Emília Corrêa, o bloco “Inclua eu”, com pessoas com as mais diversas deficiências no cortejo do rasgadinho. Byron também lembrou de uma foliã no bloco das Mariposas, que, com o auxílio de policiais militares, deu à luz na viatura da polícia militar que seguia em direção à maternidade Nossa Senhora de Lourdes.  Outro ponto comentado por Sargento Byron foi a recuperação das passarelas de pedestres da Orla de Aracaju pela prefeitura. De acordo com Byron, aquelas estruturas são de grande importância para acessibilidade de toda população.

O vereador Soneca (União Brasil) enalteceu o bloco “As Mariposas”, que acontece no carnaval do bairro Olaria. “Começamos com 50 pessoas, hoje somos milhares. Segundo a Policia Militar e a Guarda Municipal, foram cerca de 15 mil pessoas. Nunca vi algo assim na Zona Norte e Oeste de Aracaju, que é muitas vezes discriminada”. Citando a fala do vereador Sargento Bryon, soneca destacou: “As Mariposas estão fazendo tanto sucesso que uma moradora do bairro entrou em parto lá no evento” Soneca agradeceu o trabalho realizado pelo 8º Batalhão de Policia Militar, se referindo ao Comandante Augusto César. “Eu tiro meu chapéu a todos os policiais que estavam fazendo a segurança do bloco das Mariposas e também  a Guarda Municipal que uniram forças. Próximo ano iremos aumentar o espaço e fazer ainda melhor”.  

 O vereador Vinicius Porto (PDT) parabenizou o vereador Soneca pela realização do Bloco da Mariposas e destacou a relação do vereador com a comunidade de origem. “O prefeito Edvaldo Nogueira não se cansava de dizer: todas as vezes que eu conversava com o vereador Soneca, ele não me pedia nada pessoal. Todas as vezes foi para pedir para fazer obras no seu bairro Olaria, na sua região querida. Portanto, Soneca, houve uma transformação muito grande na sua região. Isso se deve ao prefeito Edvaldo e muito mais a sua dedicação de sempre levar ideias e projetos à prefeitura.  

Vinicius Porto também elogiou a atuação do vereador e presidente da Federação Sergipana de Futebol, Milton Dantas. “Quero parabenizar e dizer que continue dessa forma. Um gestor respeitado por todos na Federação Brasileira de Futebol. Que bom que temos o senhor nessa casa, e na presidência da Federação Sergipana de Futebol.

Encerrando o grande expediente, o vereador Anderson de Tuca (União Brasil) falou sobre o desempenho do Confiança na Copa do Brasil. São quase 12 anos que nenhum clube sergipano consegue passar para a 2º fase e o confiança passou. Esse momento é histórico por que faz com que nosso Estado seja visto por outros. O próximo jogo no dia 12 vai ser transmitido nacionalmente. Anderson de Tuca também lembrou da realização do bloco Saudoso Tuca, idealizado por ele. O parlamentar agradeceu o apoio da prefeitura ao evento que já conta com 13 edições.

Vereador Levi Oliveira participa do lançamento de livro Sobre Segurança Privada

por André Carvalho- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 06/03/2025 11h40, última modificação 06/03/2025 11h40
Vereador Levi Oliveira participa do lançamento de livro Sobre Segurança Privada

Foto: Assessoria Parlamentar

Na manhã da última quarta-feira, 26, o vereador Levi Oliveira (PP) participou do lançamento do livro Estatuto da Segurança Privada, escrito pelo senador Laércio Oliveira. O evento aconteceu no Hotel Sesc, em Aracaju, e contou com um café da manhã especial para recepcionar os convidados. A obra detalha a trajetória de uma década de lutas e debates até a aprovação da nova legislação que fortalece o setor de segurança privada no Brasil. Com novas regulamentações, a lei traz avanços significativos, como a modernização das regras para atuação de empresas e profissionais, contribuindo para uma maior segurança e confiabilidade no setor. Durante o evento, Levi Oliveira destacou a importância da nova legislação para o setor e para a sociedade. "Essa conquista representa um grande passo para a segurança no Brasil. O trabalho e dedicação do senador Laércio Oliveira são fundamentais para garantir um setor mais forte e estruturado", declarou Levi. O senador Laércio Oliveira também ressaltou a relevância da nova legislação e o impacto positivo que trará para os profissionais de segurança privada. "Foram 10 anos de empenho e discussões para alcançarmos esse avanço. A segurança privada tem um papel fundamental no complemento da segurança pública, e agora temos uma legislação mais robusta para garantir melhores condições para todos os envolvidos", afirmou o senador. O evento também contou com a presença de representantes de entidades sindicais, empresários do setor e profissionais que atuam diretamente na área de segurança. Ao final, os participantes puderam adquirir exemplares do livro e trocar experiências sobre as perspectivas futuras para o segmento. Com essa nova legislação, a segurança privada ganha um novo status no Brasil, garantindo mais estrutura e reconhecimento para os profissionais que atuam diariamente na proteção da sociedade.

Sargento Byron parabeniza Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

por Gleydy Matos - Agência CMA — publicado 06/03/2025 12h11, última modificação 06/03/2025 12h11
Conselho lançou o Bloco "Inclua Eu" na programação do carnaval 2025 da capital sergipana
Sargento Byron parabeniza Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Foto: China Tom

Nesta quinta-feira, 6, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) fez o uso da tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para parabenizar o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência pelo lançamento do bloco "Inclua Eu". O evento marca um momento significativo para a comunidade de pessoas com deficiências e um passo importante em direção a um Carnaval mais inclusivo.

"Pessoas com as mais diversas deficiências estiveram no cortejo do Rasgadinho, com banda de frevo, trio. Essas pessoas tiveram a oportunidade de brincar o carnaval como qualquer outro cidadão aracajuano. Parabéns a presidente Elaine, parabéns a todos que compõem o Conselho Municipal e à prefeita Emília", declarou o vereador.

Ainda sobre o carnaval, o parlamentar parabenizou a ação dos polícias militares que realizaram um parto durante bloco de carnaval em Aracaju. Joyce Batista, de 28 anos, começou a sentir as dores do parto enquanto estava na festa. Ela acionou policiais militares responsáveis pela segurança do bloco. Os agentes decidiram levá-la a uma maternidade, mas ela entrou em trabalho de parto dentro da viatura. A mulher deu à luz no veículo, com o auxílio dos policiais.

"Quero parabenizar toda a equipe, ao Coronel Augusto César e todos que fizeram esse trajeto até a maternidade e que, no decorrer do caminho, fizeram o parto. É um ato de coragem, de bravura, no sentido de humanidade, traz a humanização do trabalho do policial militar que, muitas vezes, é visto apenas pela repressão e não com o significado de salvar vidas", pontuou Byron.

Finalizando o seu discurso, Byron parabenizou a prefeitura de Aracaju pela obra de reconstrução da passarela na Orla da Atalaia em Aracaju. "Eu venho aqui trazer as ações da gestão atual, é um momento de parabenizar a celeridade, o compromisso com o povo de Aracaju, a gestão já está mostrando para o que veio", destacou. 

Lúcio Flávio celebra entrada do mês dos 170 anos de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 06/03/2025 13h38, última modificação 06/03/2025 13h38
Lúcio Flávio celebra entrada do mês dos 170 anos de Aracaju

Foto: Miguel Benks

Na manhã desta quinta-feira (06), o vereador Lúcio Flávio discursou durante o pequeno expediente da décima segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracaju. Dentre os temas abordados pelo parlamentar em seu tempo de fala, Lúcio Flávio celebrou a chegada do mês de março, período em que serão comemorados os 170 anos de fundação da capital sergipana. 

“Quero registrar que adentramos agora no mês de aniversário da nossa cidade de Aracaju e, pela primeira vez, temos uma programação completamente eclética, diversificada, inclusiva e democrática. Então, quero registrar aqui os meus parabéns a todos os que compuseram a organização dessa programação, que pensa em todos os valores estéticos, artísticos, religiosos, esportivos e culturais da nossa cidade”, afirmou Lúcio Flávio, ao parabenizar a prefeitura pela programação anunciada pela gestão. 

A prefeitura, sob o comando de Emília Corrêa, anunciou em sua programação oficial 22 dias de festa, com início no próximo sábado (08), com um dia exclusivo para o público feminino, incluindo o Dia Internacional da Mulher nas comemorações dos 170 anos de Aracaju. A programação completa pode ser acessada nas redes sociais e portais oficiais da prefeitura. 

Ainda Estou Aqui: Iran Barbosa destaca a conquista do Oscar pelo filme brasileiro

por George Washington Silva - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 06/03/2025 14h54, última modificação 06/03/2025 14h54
Ainda Estou Aqui: Iran Barbosa destaca a conquista do Oscar pelo filme brasileiro

Foto: China Tom

O vereador Iran Barbosa, do Psol, destacou, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta quinta-feira (6), a vitória do longa brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’, que conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional na cerimônia realizada no último domingo (2), em Los Angeles, nos Estados Unidos.  

O drama, dirigido pelo cineasta Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres (indicada ao Oscar de Melhor Atriz) e Fernanda Montenegro, que interpretaram Eunice Paiva em diferentes fases da vida, além de Selton Mello, no papel de Rubens Paiva, foi a primeira produção nacional a conquistar um Oscar.  

“Em pleno Carnaval, pudemos assistir ao Brasil brilhando e se destacando internacionalmente com uma produção cinematográfica produzida aqui. Precisamos deixar de elogiar apenas o que vem de fora e reconhecer que aqui nós produzimos cultura de qualidade. O Brasil é muito próspero em vários setores, mas também na cultura. Esse prêmio é um reconhecimento a isso”, apontou o parlamentar.  

Iran aproveitou a premiação internacional de ‘Ainda Estou Aqui’ para fazer uma conexão entre o tema abordado pelo filme – a perseguição, assassinato e desaparecimento do corpo do ex-deputado federal Rubens Paiva durante a ditadura e a luta de sua esposa, Eunice Paiva, por verdade e justiça – e a realidade vivida no país atualmente.  

“É importante que a memória, a história e a justiça estejam sempre presentes na vida de cada brasileiro. Nós não podemos esquecer aquele período duro, em que uma ditadura civil-militar se instalou em nosso país, perseguindo, torturando, matando, exilando, cassando os diplomas dos parlamentares de oposição, quebrando a economia nacional, empobrecendo a população e beneficiando apenas os que apoiavam o regime”, apontou o psolista.  

“O filme ‘Ainda Estou Aqui’ é um tapa na cara daqueles que ainda insistem em defender que a ditadura é um caminho. Não é! A democracia é o verdadeiro caminho para a civilização”, disse Iran, parabenizando todos que participaram do filme e todos que trabalham para fortalecer a cultura brasileira.  

“Quero aproveitar que estamos no mês de março para estender essa homenagem a todas as mulheres que sofreram com aquele triste momento da nossa história, as que foram perseguidas, torturadas, cassadas, e aquelas que tiveram suas famílias desestruturadas por perseguições, assassinatos e desaparecimentos de entes queridos, como aconteceu com Eunice Paiva. Viva o cinema brasileiro! Viva a Democracia! Não vamos permitir que botem a mão de novo no poder que é do povo”, enfatizou Iran Barbosa. 

Lúcio Flávio anuncia criação de ‘espaço para trabalhadores externos’

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 06/03/2025 15h05, última modificação 06/03/2025 15h05
Lúcio Flávio anuncia criação de ‘espaço para trabalhadores externos’

Foto: Miguel Benks

O projeto em desenvolvimento, que visa criar espaços de apoio à classe de motoboys, motoristas de aplicativo e agentes de segurança pública, foi anunciado pelo vereador Lúcio Flávio na manhã desta quinta-feira (06), durante a décima segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracaju.  

“Aos trabalhadores da nossa capital, trabalhadores de rua, a exemplo dos motoboys. Ao longo da minha caminhada eleitoral, fui procurado por diversos profissionais que atuam nas ruas de Aracaju, reclamando que não havia pontos de descanso, toalete ou higiene. Nossa equipe está desenvolvendo um projeto chamado ‘Espaço Motoboy’, batizado por esses profissionais das categorias que estão mais suscetíveis à chuva, ao sol e à ausência de estrutura”, explicou Lúcio Flávio.  

O projeto tem o objetivo de instalar pontos de apoio para atender trabalhadores de rua em locais estratégicos da cidade, a exemplo do Centro de Aracaju. A instalação, apesar de ser conhecida como ‘Espaço Motoboy’, também poderá servir de suporte a outras categorias que têm a rua como local de trabalho, como taxistas, motoristas de aplicativo, agentes de segurança pública, entre outros. 

Veto ao projeto que condiciona subsídio ao cumprimento de obrigações trabalhistas de empresas de ônibus é criticado por vereadora Sônia Meire

por Manuella Miranda - Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 06/03/2025 16h10, última modificação 06/03/2025 16h23
Veto ao projeto que condiciona subsídio ao cumprimento de obrigações trabalhistas de empresas de ônibus é criticado por vereadora Sônia Meire

Foto: Assessoria de Imprensa da Parlamentar

Entrou na pauta nesta quinta-feira (06), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o projeto do Poder Executivo vetando integralmente o Projeto de Lei nº 124/2024, que condiciona a liberação de verbas públicas de subsídio ao transporte público coletivo ao cumprimento de obrigações trabalhistas no setor rodoviário e ao provimento de condições mínimas de segurança da frota. O projeto é de autoria do vereador Camilo Daniel (PT). A sessão desta quinta-feira foi iniciada com os discursos dos vereadores no pequeno e no grande expediente, mas, ao ser realizada a contagem do quórum para a votação, não foi alcançado o número de presenças suficientes no plenário.  

A vereadora professora Sônia Meire (PSOL) vem criticando o veto da prefeita Emília Corrêa desde que ele chegou à Casa Legislativa. Inclusive, na legislatura passada, votou contra a concessão de subsídios para as empresas de ônibus, projeto que foi aprovado pela maioria dos parlamentares daquela legislatura. Além de criticar o veto da nova gestora, Sônia Meire também questionou a postura dos parlamentares atuais, que não registraram presença durante a votação, para que ela não fosse realizada nesta quinta-feira.   

“Os vereadores esvaziaram a sessão, mesmo ficando no plenário, para não dar quórum e não garantir a derrubada dos vetos. Mesmo esse projeto tendo sido aprovado na legislatura anterior, a prefeita vetou. Hoje tivemos aqui um protesto de ex-rodoviários e rodoviárias exigindo que o parlamento derrube o veto de Emília, para fazer justiça social e com a população de Aracaju. Na próxima semana, estaremos na Câmara novamente mobilizadas para defender os direitos de trabalhadoras e trabalhadores”, disse a vereadora Sônia Meire.  

Na próxima terça-feira, dia 11, a pauta de votação com os projetos do Executivo vetando propostas da Câmara voltará ao debate dos vereadores. Além do veto total da prefeita ao projeto que condiciona a concessão de subsídios às empresas de ônibus ao cumprimento de obrigações trabalhistas, também foram vetados mais dois projetos: um que trata da dupla cobrança de impostos para consultórios odontológicos e outro sobre a cobrança de impostos para empresas particulares de educação. A professora Sônia Meire finalizou destacando que sua posição será pela derrubada dos três vetos da prefeita, em defesa da classe trabalhadora. 

Maurício Maravilha parabeniza realização do Bloco Saudoso Tuca em Aracaju

por Marcele Machado - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 06/03/2025 16h43, última modificação 06/03/2025 16h43
Maurício Maravilha parabeniza realização do Bloco Saudoso Tuca em Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Os festejos carnavalescos terminaram, e o vereador Maurício Maravilha (União Brasil), que participou da manifestação cultural em Aracaju, parabenizou o vereador Anderson De Tuca (União Brasil) pela realização de mais uma edição do Bloco Saudoso Tuca. A homenagem ocorreu durante a sessão desta quinta-feira, 6 de março, na Câmara Municipal de Aracaju. O bloco desfilou no dia 16 de fevereiro e fez uma verdadeira prévia carnavalesca no bairro Siqueira Campos, com uma homenagem ao pai do vereador Anderson De Tuca.  

“O bloco reuniu milhares de foliões em clima de paz e alegria, como é o espírito do carnaval. Além de fortalecer a cultura e resgatar a tradição carnavalesca, o bloco movimenta a economia da região. Foi uma honra participar da festividade. Foi uma experiência memorável, onde pude estar presente e testemunhar a realização de um evento grandioso, com a presença marcante do policiamento, mas sem nenhuma ocorrência”, declarou o vereador.  

Ainda durante seu pronunciamento, Maurício Maravilha ressaltou a importância do apoio dado ao evento e destacou as emendas parlamentares para a realização do bloco, além de seu apoio para as próximas edições.   

“O apoio da Prefeitura de Aracaju e de todos os órgãos competentes envolvidos foi fundamental para o sucesso do evento. Porém, também é de suma importância reconhecer as pessoas que contribuíram para que esse evento acontecesse, como André Moura e a deputada federal Yandra Moura. Vale frisar que as emendas parlamentares para projetos de interesse público são importantes para viabilizar a estrutura e a organização de eventos de grande porte como este. Por isso, me somo aos colegas parlamentares na viabilização de emendas para fortalecer e evoluir ainda mais a realização deste bloco”, reforçou. 

“Eu votarei lembrando da saudosa vereadora Emília que, se ainda existisse, tenho certeza de que lado estaria” declara Elber sobre vetos

por Anna Paula Aquino- Assessoria Parlamentar — publicado 07/03/2025 09h16, última modificação 07/03/2025 09h16
“Eu votarei lembrando da saudosa vereadora Emília que, se ainda existisse, tenho certeza de que lado estaria” declara Elber sobre vetos

Foto: China Tom

O vereador Elber Batalha (PSB) falou que votará para a derrubada dos vetos e lembrou da opinião da prefeita Emília Corrêa (PL) em seus tempos de parlamento durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quinta-feira, 6. Os três em questão são dois de sua autoria para justiça fiscal dos profissionais da odontologia e a mudança de tributação das escolas particulares, além do outro sobre o subsídio do transporte público do vereador Camilo Daniel (PT).

 

De forma resumida no pequeno expediente, ele detalhou o assunto“O que a gente quer é que seja feita a justiça fiscal. Injusto é as escolas pagarem ISS por mensalidades que elas ,sequer, receberam. Além da forma de cobrança da taxa da vigilância com relação aos dentistas, quando dois ou mais procuram dividir o mesmo consultório, com um pagamento de um valor acumulativo pelo mesmo ambiente que já foi fiscalizado no primeiro momento”, explicou.

 

Ainda no seu discurso, ele fez questão de lembrar do veto ao projeto do vereador Camilo que trata das regras para os subsídios das empresas de transporte. “O que Camilo faz é transcrever o artigo 195 da constituição na lei que normaliza o subsídio. Não há motivos para se falar de inconstitucionalidade e não tem como dizer que isso não é para a empresa ou usuários, todo subsídio é para a população” comentou.

 

Por fim na tribuna, ele apresentou um vídeo antigo da prefeita Emília, quando parlamentar com uma opinião sobre os vetos. “É um projeto de lei que já foi aprovado pelos vereadores, o prefeito não gostou, encaminha de volta para a câmara em forma de veto. Na verdade, o prefeito quer que os vereadores mudem o voto, ou seja, vetem ou reprovem aquele projeto. Veto é isso”, falava ela na época.

 

Reforçando a importância dessa votação, ele pediu atenção aos colegas vereadores. “ A saudosa vereadora, que não mais existe agora na gestão da prefeitura, quer que os vereadores mudem o voto. Voto que inclusive  ela deu em alguns desses projetos vetados. Eu votarei com a minha coerência e lembrando dela que, se ainda existisse nesse parlamento, eu tenho certeza de que lado estaria. Do lado do povo, do lado dos usuários do ônibus, do lado de uma justiça fiscal tributária. Conclamo aos colegas que sigam o conselho e votemos pela derrubada desses três vetos”, concluiu.

 

 

Lúcio Flávio participa de reunião entre Fecomércio e Prefeitura de Aracaju

por Assessoria Parlamentar — publicado 07/03/2025 09h42, última modificação 07/03/2025 09h42
Lúcio Flávio participa de reunião entre Fecomércio e Prefeitura de Aracaju

Foto: Miguel Benks

Na tarde da última quinta-feira (06), o vereador Lúcio Flávio esteve na sede da Prefeitura Municipal de Aracaju participando de uma reunião entre a Federação do Comércio de Sergipe e a gestão do município. Na conferência, o presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, apresentou à prefeitura projetos desenvolvidos pela federação para fomentar a economia e a cultura em Aracaju. Além dos tradicionais eventos realizados pelo sistema S no estado, como o Natal Iluminado e o São João na Praça, foram apresentados novos eventos que visam projetar o estado de Sergipe para o Brasil, atraindo turistas e devolvendo a economia e a inovação local. Na oportunidade, Lúcio Flávio foi reconhecido pelo presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, e o presidente do Fórum Empresarial, Sandro Moura, como um importante aliado do desenvolvimento econômico da capital. Também foi assinado um termo de parceria entre a Fecomércio e a Prefeitura de Aracaju para colaboração no fomento ao turismo, a economia local e a inovação na capital.

De autoria de Elber Batalha, Audiência Pública marca o Dia do Consumidor na CMA

por Anna Paula Aquino- Assessoria Parlamentar — publicado 07/03/2025 09h59, última modificação 07/03/2025 09h59
De autoria de Elber Batalha, Audiência Pública marca o Dia do Consumidor na CMA

Foto: China Tom

Uma Audiência Pública de autoria de Elber Batalha (PSB) vai debater o Dia do Consumidor no próximo dia 13 de março, às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Com o tema “Os novos desafios na defesa do direito do consumidor”, ela é aberta ao público e deve reunir diversas autoridades e instituições envolvidas no assunto. 

 

Comemorado no dia 15 de março, ele foi instituído em 1983 com o objetivo de lembrar dos direitos desses cidadãos e também é usado pelo comércio de forma estratégica para grandes promoções ou vantagens. Na ocasião, será celebrado, mas também será ponto de discussão. 

 

Para Elber, é preciso informar cada vez mais as pessoas sobre os direitos e tocar em pautas atuais, além de locais. “Vamos tratar das questões dos valores dos estacionamentos dos shoppings da capital e ainda falar sobre a qualidade dos combustíveis vendidos em nossas cidades. Tenho certeza de que muitos outros assuntos serão abordados pelos presentes e vamos entender de forma valorosa os nossos direitos”, comentou. 

 

A audiência é aberta ao público. 

 

Quando? Quinta, 13 de março. 

Qual o tema? Dia do Consumidor – “Os novos desafios na defesa do direito do consumidor”. 

Onde? Câmara Municipal de Aracaju

Que horas? 14h

 

Ato unificado do 8 de março reunirá organizações, sindicatos e partidos, com a presença da vereadora Sonia Meire

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/03/2025 10h42, última modificação 07/03/2025 10h42
Ato unificado do 8 de março reunirá organizações, sindicatos e partidos, com a presença da vereadora Sonia Meire

Foto: Assessoria Parlamentar

Neste sábado, 8 de março, Dia Internacional da Luta das Mulheres, acontecerá, em Aracaju, o Ato Público Unificado, reunindo organizações, sindicatos e partidos políticos em defesa dos direitos das mulheres. Com o mote ‘Pela Vida das Mulheres: contra a fome e todas as violências, pelo fim da escala 6x1 e por justiça reprodutiva e prisão aos golpistas’, a manifestação reforça a luta feminista por direitos e justiça social. Com a participação da vereadora professora Sonia Meire (PSOL), a concentração será às 08h, na praça Fausto Cardoso no centro da capital.

 
“Nós estaremos nas ruas, fazendo um grande ato, com as mulheres organizadas, em mais um ano. Com movimentos sociais e sindicais, com as centrais de trabalhadores, com as mulheres extrativistas, mulheres de todo estado, do campo e da cidade. Em defesa da vida das mulheres, contra a fome e pelo fim de todas as violências, estaremos nas ruas em mais um ato, e não vai parar por aí. A programação das mulheres em luta iniciou no carnaval, continuará amanhã e seguirá durante todo o ano, não só agora em março”, disse a vereadora.
 
Em 2025, o ato acontecerá em parceria com o bloco ‘Siri na Lata’, e a marcha percorrerá as ruas de Aracaju, denunciando as diversas formas de violência enfrentadas pelas mulheres, reivindicando o direito à justiça reprodutiva e melhores condições de trabalho, além de exigir punição aos golpistas responsáveis pelos ataques à democracia no 08 de janeiro em Brasília. 

Confira agenda de atividades da Câmara Municipal de Aracaju

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 10/03/2025 11h20, última modificação 10/03/2025 12h20
Atividades acontecem entre os dias 10 e 14/03

 No site da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) é disponibilizado um banner, na lateral da página, em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana.

 

Segunda-feira (10/03)

 

A semana legislativa tem início com a realização da Audiência Pública “Central Única dos Trabalhadores   - CUT. O evento acontece às 14h no plenário da CMA. A autoria é do vereador Camilo Daniel (PT). 

 

Terça-feira (11/03)

Será realizada Audiência pública às 14h  com o tema ”Cenário do Esporte em Aracaju”. A autoria é do vereador Binho (Podemos). 

 

Quinta-feira (13/03)

Acontece Audiência Pública às 14h com o tema “ Direito do Consumidor no mercado comercial: garantias, abusos e desafios no acesso a produtos e serviços essenciais".  A iniciativa é do vereador Elber Batalha (PSB). No dia 15 de março é celebrado o dia do consumidor.

 Sexta-feira (14/03)

Será realizada,  no plenário da CMA , às 09h,  audiência pública para discutir o "Impacto das ações do banco do Nordeste na economia aracajuana". A autoria é do presidente da CMA, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD). 

*A agenda está sujeita às alterações no decorrer da semana.

Vereadora Sonia Meire participa de ato do '08 de Março'

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/03/2025 11h35, última modificação 10/03/2025 13h19
Vereadora Sonia  Meire participa de ato do '08 de Março'

Foto: Thay Rocha

No último sábado (08), Dia Internacional de Luta das Mulheres, aconteceu em Aracaju e, em diversas cidades por todo país, o Ato Público Unificado do 8M. Na capital, com o mote ‘Pela Vida das Mulheres: contra a fome e todas as violências, pelo fim da escala 6x1 e por justiça reprodutiva e prisão aos golpistas’, milhares de mulheres de diversos movimentos sociais, sindicatos e organizações participaram de uma caminhada no centro , que  contou com a participação da vereadora professora Sonia Meire (PSOL).

“Mais uma vez,  as mulheres de Sergipe, do campo e da cidade ocuparam as ruas de Aracaju para dizerem não a todas as formas de violência, para lutarem juntas pela vida das mulheres, pela redução da jornada de trabalho da escala 6x1, contra a fome, pela garantia dos nossos direitos. Também estivemos fazendo um grande cordão nas ruas, não só aqui, mas em todo país, para a prisão dos golpistas. Democracia é substantivo feminino e só há garantia de direito para as mulheres com democracia. Portanto, punição aos golpistas, prisão para Bolsonaro e sem anistia. Seguiremos firmes na luta, mobilizadas, durante todo o ano de 2025, pela garantia dos nossos direitos. A luta pela igualdade entre homens e mulheres seguirá firme até a vitória”, disse a vereadora.

O ato foi iniciado na praça Fausto Cardoso, na avenida Rio Branco, e percorreu as ruas do centro, passando pela Câmara Municipal de Aracaju, pelo Mercado, pelo calçadão da João Pessoa, retornando para a praça. Durante todo o percurso, foram feitas falas de diversas lideranças femininas conversando com a população e destacando as pautas em defesa das mulheres. As manifestações em defesa das mulheres, contra todas as violências, e pedindo prisão aos golpistas, sem anistia, continuarão por todo o mês de março.

Lúcio Flávio reúne-se com Dr. Sotero para discutir a Caminhada do Dia Mundial do Diabetes

por Assessoria Parlamentar — publicado 10/03/2025 12h05, última modificação 10/03/2025 12h05
Lúcio Flávio reúne-se com Dr. Sotero para discutir a Caminhada do Dia Mundial do Diabetes

Foto: Miguel Benks

Na tarde dessa quinta-feira (06), o vereador Lúcio Flávio esteve em reunião com o doutor Raimundo Sotero para estreitar laços em apoio à Caminhada do Dia Mundial do Diabetes. Este ano, será realizada a décima segunda edição do evento. Dr. Sotero, maior autoridade em diabetes no Brasil, organiza a caminhada há mais de 12 anos em prol da conscientização à população. Segundo o especialista, ao longo das doze edições do evento, várias pessoas já foram diagnosticadas com a diabetes na caminhada, que se encerra com exames de glicemia capilar. A programação marcada para acontecer em novembro, também contará com o apoio da Universidade Federal de Sergipe e da Universidade Tiradentes, que anualmente enviam alunos e professores da área da saúde para realizar exames rápidos, como aferição de pressão, de forma voluntária.

Sargento Byron cobra recapeamento asfáltico em vias da capital

por Jacqueline Reis- Assessoria Parlamentar — publicado 10/03/2025 12h13, última modificação 10/03/2025 12h13
Sargento Byron cobra recapeamento asfáltico em vias da capital

Foto: China Tom

Um dos serviços cobrados pela população é a urgência da melhoria do asfalto em diversas vias da cidade, pauta que levou o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) a protocolar na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) indicações a serem encaminhadas à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).


Para o vereador, todas as queixas dos aracajuanos devem ser ouvidas , direcionadas e passíveis de retorno. "Enquanto representante do povo,  também é meu dever estabelecer diálogos e retornos , pois sabemos o quanto é desgastante não ter respostas. Por isso, trago a esta Casa solicitações que , sem dúvidas, serão aprovadas e fiscalizadas por todos os parlamentares".


As proposituras trazem em seu texto a indicação de recapeamento asfáltico para a rua Deputado Clóvis Rollemberg, no bairro Atalaia, assim como para a rua B1, no Loteamento Aquarius II, na Aruana, além da urgência do serviço de tapa-buraco na rua Diego Anjos, no bairro Marivan, também no loteamento Eldorado - no conjunto Orto do Carvalho, além da rua Gerson Martins Penna, no bairro São Conrado.


"É importante destacarmos que cada indicação coloca um determinado conjunto ou bairro de Aracaju sob o nosso olhar, o que também nos mostra que a falta de manutenção do asfalto gera problemas que vão além de buracos, trincas ou rachaduras, uma vez que torna o tráfego inseguro, colocando em risco pessoas e veículos. Conto com o comprometimento da Emurb para que possamos solucionar o quanto antes tal problemática", destacou Byron.

Vereador Isac apoia corrida de barco à vela em celebração aos 170 anos de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/03/2025 14h14, última modificação 10/03/2025 14h14
Vereador Isac apoia corrida de barco à vela em celebração aos 170 anos de Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Isac Silveira (União Brasil), líder da prefeita Emília Corrêa na Câmara Municipal de Aracaju, foi um dos grandes apoiadores da Corrida de Barco à Vela, realizada no último domingo (09) na Orlinha do bairro Industrial. O evento fez parte do Circuito Esportivo em comemoração aos 170 anos da capital sergipana, reunindo pescadores do bairro Industrial e da zona de expansão para uma competição que reforçou a identidade náutica da cidade e valorizou as tradições locais.   

Uma competição que fortaleceu cultura e tradição  

A corrida de barco à vela foi um dos grandes destaques das festividades. No bairro Industrial, o rio Sergipe foi o palco da disputa entre 50 competidores, com um total de 13 embarcações. Já na Orla Pôr do Sol, o rio Vaza-Barris recebeu 60 pescadores das regiões do Mosqueiro, Matapuã, Areia Branca e São José, que competiram em duas categorias com barcos de 7 e 8 metros, além de 12 embarcações.  

O vereador Isac celebrou a realização da corrida e destacou seu compromisso com a valorização do esporte náutico em Aracaju. “Fico muito feliz em ver essa valorização do esporte náutico, especialmente dos corredores de barco, algo que venho intensificando há algum tempo. Essa competição foi mais do que uma disputa esportiva, foi um resgate cultural e um momento de celebração para nossa cidade. Aracaju tem uma forte ligação com seus rios, e eventos como esse reforçam nossa identidade e promovem a integração da comunidade”, afirmou.  

Esporte e lazer movimentaram a cidade  

A corrida fez parte do Circuito Esportivo da Secretaria da Juventude e do Esporte de Aracaju (Sejesp), que, além dessa competição, promoveu 25 modalidades esportivas em diversos bairros da capital. Cerca de 2.500 atletas participaram das atividades nos dias 08 e 09 de março, tornando o evento um marco no calendário esportivo aracajuano.  

O secretário da Juventude e do Esporte, Aquiles Silveira, foi parabenizado pelo vereador pela excelente organização e apoio ao evento. “Parabéns ao secretário de Esporte e da Juventude, Aquiles Silveira, pela excelente organização e apoio, e à prefeita Emília Corrêa, pelas grandes comemorações que têm marcado essa data tão importante para nossa cidade!”, destacou Isac.  

Marcos André, vice-presidente da Associação de Pescadores e Amigos do bairro Areia Branca, também reforçou a importância da corrida. “Essa competição mantém viva nossa tradição e valoriza os pescadores que dependem do rio para seu sustento. Além disso, proporcionou lazer e união para nossa comunidade”, afirmou.  

Uma celebração inesquecível para Aracaju  

Além de seu caráter esportivo, a corrida de barco à vela teve um significado especial ao integrar as comemorações pelos 170 anos de Aracaju. A cidade, que tem uma forte relação com seus rios e com a cultura pesqueira, celebrou sua história de maneira autêntica, promovendo um evento que fortaleceu o orgulho aracajuano.  

Com o apoio do vereador Isac e de diversas entidades, a corrida se consolidou como um dos momentos mais marcantes da programação festiva. O evento atraiu competidores e espectadores que prestigiaram uma tradição centenária, tornando o aniversário da capital ainda mais especial. 

Escola do Legislativo Municipal convida alunos do Ipaese para participarem do projeto "Conhecendo o Parlamento"

por Lucas Oliver- Assessor de Comunicação da Escola do Legislativo — publicado 11/03/2025 09h50, última modificação 11/03/2025 09h49
Escola do Legislativo Municipal convida alunos do Ipaese para participarem do projeto "Conhecendo o Parlamento"

Foto: Lucas Oliver

Na manhã da quinta-feira, 13, a Escola do Legislativo Municipal de Aracaju, Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), receberá os estudantes do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação dos Surdos de Sergipe (IPAESE) com o objetivo de fomentar a representatividade política e a cidadania, além da troca de conhecimentos por meio do projeto Conhecendo o Parlamento.

De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, Márcio Brayner, este momento é de inclusão social. “Ao incluirmos jovens surdos na política, estamos garantindo que as vozes sejam ouvidas e que as necessidades sejam consideradas. Precisamos de representantes que compreendam a realidade dos surdos e que lutem por acessibilidade, inclusão e igualdade de oportunidades”, destaca.

Márcio completa informando que a participação de jovens surdos na política não é apenas sobre defender seus direitos, mas também sobre enriquecer o debate público com diferentes perspectivas e experiências. O projeto Conhecendo o Parlamento tem muito a contribuir para a construção de um país mais justo e inclusivo, além de permitir uma vivência dentro da CMA, com direito a assistir os bastidores de uma sessão e conhecer os vereadores, de participar de uma simulação de uma eleição com direito à urna eletrônica”, conclui Márcio Brayner.

A diretora institucional do IPAESE pontua que a presença dos estudantes surdos enriquece o debate, traz novas perspectivas e novos desafios  e repensa a forma como comunicamos e interagimos. “É um aprendizado mútuo. Parabenizo a iniciativa do projeto 'Conhecendo o Parlamento' por abrir as portas do nosso parlamento para a diversidade e por promover a inclusão de jovens surdos na política. Acreditamos que essa é uma semente que plantamos para um futuro mais justo e igualitário em que todos tenham voz e vez”, finaliza Dayse Xavier.

Convite
Projeto: Conhecendo o Parlamento
Data: 13 de março
Horário: 8h
Local: Auditório da Escola do Legislativo de Sergipe, localizada no Palácio Governador João Alves Filho—Av. Ivo do Prado, Praça Fausto Cardoso.

Levi Oliveira visita a unidade Elizabeth Pita e reafirma seu comprometimento com o bem-estar da população

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/03/2025 10h05, última modificação 11/03/2025 10h05
Levi Oliveira visita a unidade Elizabeth Pita e reafirma seu comprometimento com o bem-estar da população

Foto: Assessoria Parlamentar

Na manhã da última sexta-feira, 07, o vereador Levi Oliveira (PP) foi até a Unidade de Saúde da Família Elizabeth Pita, no bairro Santa Maria, para conversar e entender as dificuldades e demandas dos moradores e profissionais da área. A visita dá continuidade ao comprometimento do parlamentar de visitar os postos de saúde do município de Aracaju, ouvindo os desafios e necessidades que permeiam a vida da população local.

Levi ressalta a importância de estar presente e entender as reais necessidades da população para o desenvolvimento da cidade, pauta esta defendida pelo vereador. "A saúde é um direito básico, e meu compromisso é trabalhar para que os serviços oferecidos sejam cada vez melhores e mais acessíveis", pontuou.

O parlamentar concluiu afirmando que há muito trabalho pela frente, mas que sempre estará presente na luta por avanços que beneficiem a todos cidadãos aracajuanos.

Miltinho Dantas assume cargo de secretário da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Câmara de Aracaju

por Walter Lopes - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/03/2025 13h57, última modificação 11/03/2025 13h57
Miltinho Dantas assume cargo de secretário da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Câmara de Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Miltinho Dantas foi escolhido para ocupar o cargo de secretário da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A comissão é presidida pelo vereador Iran Barbosa e conta com a participação dos vereadores Bigode do Santa Maria, Camilo Daniel e Moana Valadares.  

Reconhecido por sua forte atuação no esporte, especialmente no futebol, Miltinho Dantas destacou a importância do novo desafio e reafirmou seu compromisso com a área.  

"Fui eleito como o vereador do esporte, principalmente do futebol, e agora poderei contribuir ainda mais com minha experiência ao integrar essa comissão. Estou muito feliz com a indicação do meu nome, que foi homologada por unanimidade. Trabalharei com dedicação e excelência, junto aos meus colegas, para fortalecer a educação, a cultura e o esporte em nossa cidade", declarou.  

Além de vereador, Miltinho Dantas é presidente da Federação Sergipana de Futebol, sendo uma figura de destaque no cenário esportivo nacional. Sua trajetória e dedicação ao esporte o credenciam para contribuir significativamente com os trabalhos da comissão.  

Atribuições da Comissão  

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Aracaju, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo tem como principais funções:  

  • Manifestar-se sobre proposições e assuntos relacionados à educação pública e privada; 
  • Acompanhar e avaliar questões ligadas ao sistema municipal de ensino, considerando seus aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais; 
  • Auxiliar os vereadores na análise de temas relativos à educação e à cultura; 
  • Emitir pareceres sobre artes, patrimônio histórico e esportes, seja por solicitação interna ou a pedido da sociedade civil; 
  • Propor debates e audiências públicas para discutir temas educacionais e culturais; 
  • Analisar projetos que tramitam na Câmara e que envolvam a educação, a cultura e o esporte.  

Com uma composição plural e comprometida, a comissão pretende desempenhar um papel fundamental na defesa e no aprimoramento das políticas educacionais, culturais e esportivas do município. 

Projeto de Lei de Thannata da Equoterapia propõe pagamento por Pix e cartões no transporte público de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/03/2025 10h52, última modificação 12/03/2025 10h52
Projeto de Lei de Thannata da Equoterapia propõe pagamento por Pix e cartões no transporte público de Aracaju

Foto: China Tom

A vereadora Thannata da Equoterapia apresentou o Projeto de Lei nº 38/2025, que visa modernizar o sistema de pagamento da tarifa do transporte público em Aracaju. A proposta determina a obrigatoriedade da aceitação de PIX, cartões de débito e/ou crédito como formas de pagamento nos ônibus municipais. 
Facilidade e Acessibilidade para os Usuários
O objetivo principal do projeto é facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo, eliminando a necessidade de portar dinheiro em espécie para pagar a passagem. Atualmente, muitos passageiros enfrentam dificuldades ao embarcar, pois dependem exclusivamente de dinheiro físico ou de bilhetes eletrônicos que exigem recarga antecipada.
Com a aprovação da lei, os usuários poderão pagar a tarifa de maneira rápida e prática, utilizando apenas o celular ou o cartão bancário. Essa mudança representa um grande avanço para quem usa o transporte público diariamente, especialmente trabalhadores e estudantes.
Mais Segurança no Transporte Público
Além da praticidade, a proposta traz um impacto positivo na segurança do sistema de transporte coletivo. Com a redução da circulação de dinheiro em espécie nos ônibus, diminui-se o risco de assaltos e roubos, protegendo tanto os passageiros quanto os motoristas e cobradores.
“A modernização do transporte público é essencial para oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade à população. Esse projeto de lei surge para atender a essa necessidade e facilitar a vida dos aracajuanos”, destacou Thannata da Equoterapia.
Modernização e Inclusão Financeira
A proposta também acompanha a tendência de digitalização dos serviços públicos, garantindo que Aracaju avance na modernização do transporte urbano. Diversas cidades brasileiras já implementaram esse modelo, trazendo mais eficiência para o embarque dos passageiros e reduzindo filas nos pontos de ônibus.
A aceitação de PIX e cartões como meio de pagamento também promove a inclusão financeira, permitindo que mais pessoas possam utilizar o transporte público sem depender de bilhetes físicos ou dinheiro em espécie.
Compromisso com a População
Thannata da Equoterapia reforça seu compromisso com políticas públicas que priorizam o bem-estar da população aracajuana. Seu mandato tem se destacado por iniciativas que promovem acessibilidade, inclusão social e melhoria nos serviços essenciais da cidade.
Agora, o Projeto de Lei nº 38/2025 seguirá para discussão na Câmara Municipal. Caso seja aprovado, as empresas de transporte coletivo deverão se adequar para oferecer essas novas formas de pagamento, garantindo mais comodidade para os usuários.
A expectativa é de que a proposta receba apoio popular e legislativo, trazendo um impacto positivo para milhares de aracajuanos que dependem do transporte público diariamente. 

Confira o que foi discutido no Pequeno e no Grande expedientes da Câmara Municipal de Aracaju

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 12/03/2025 12h02, última modificação 12/03/2025 12h02
13º Sessão Ordinária foi realizada nesta quarta-feira,12
Confira o que foi discutido no Pequeno e no  Grande expedientes da Câmara Municipal de Aracaju

China Tom

Durante as sessões ordinárias, a Câmara de Vereadores realiza o Pequeno e o Grande Expedientes. Neste espaço, os parlamentares têm de 5 a 15 minutos, respectivamente, para expressar suas ideias e opiniões, além de apresentar suas ações à sociedade. Confira o que foi discutido na sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (12/03).

O presidente da CMA, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), iniciou os discursos elogiando o governador Fábio Mitidieri pela iniciativa de dialogar com o magistério. “Toda a categoria precisa retomar a carreira, destravar o triênio, ter condições de trabalho. O governador vem fazendo muito reformando escolas, colocando ar-condicionado, mas os professores têm demandas particulares. É de consciência publica que não é possível conceder tudo, mas é preciso ver o que é prioridade. O governador se colocou à disposição para tentar ajudá-los avançar”.  

Ricardo falou ainda sobre a situação da Orla de Aracaju.  “Basta fazer uma caminhada matinal que vocês irão ver como está a situação da orla. Não é de agora que cobro que se faça uma reforma estrutural nesse local. Compromete turismo, não pode continuar do jeito que está. Venho hoje pedir que a Emurb avalie essa situação, se tem como fazer uma parceria com o Governo do Estado, para que nossa cidade se desenvolva”.  

 Em seguida,  o vereador Rodrigo Fontes (PSB) ocupou a tribuna e parabenizou o Secretário Estadual de Saúde, Cláudio Mitidieri, pela realização do programa “Opera Sergipe”. “Eu acompanhei no sábado o lançamento desse programa. Vi mais de 5 mil pessoas sendo atendidas. Pessoas que irão fazer cirurgias bariátricas, ortopédicas. Pude ver o sorriso no rosto das pessoas, a emoção. Estou fazendo política ao lado de pessoas que realmente trazem resultado prático para sociedade”.

A vereadora Selma França (PSD) fez um apelo para que o município de Aracaju reforce a participação em programas de Saúde. A vereadora sugeriu que Aracaju adote formalmente o programa Opera Sergipe, criando mecanismos para que mais cidadãos possam ser beneficiados. “Sabemos que os desafios da saúde pública são muitos, mas quando há política e planejamento os avanços acontecem. É esse compromisso que queremos estabelecer, para que cada cidadão aracajuano viva com mais qualidade de vida”.

O vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) utilizou a tribuna e comentou sua ida à Emurb para levar demandas da população aracajuano e tratar da aplicação de emendas que destinou. “Tratei sobre emendas que foram destinadas ainda na gestão do então prefeito Edvaldo Nogueira, e que não houve execução. Acredito que essa problemática aconteceu com muitos vereadores que estiveram na legislatura passada. A minha preocupação é para que nós tenhamos essas emendas garantidas e executadas, porque essas demandas são para garantia da melhoria da qualidade de vida do povo de Aracaju”.

A vereadora Thannata da Equoterapia (Mobiliza) falou sobre a questão do tranporte público em Aracaju. A vereadora informou que protocolou um projeto de lei para que os usuários possam usufruir de outras modalidades de pagamento, além do cartão Aracajucard.  “ O único meio de pagamento é através do AracajuCard. O meu projeto de lei de Nº38/2025 é para que disponha a obrigatoriedade de recebimento através de Pix, cartão de crédito ou débito”.

O vereador Vinicius Porto (PDT) foi à tribuna e comentou a ida da Secretária de Saúde de Aracaju, Debora Leite, à Câmara Municipal de Aracaju. “ Ela ratifica o meu pensamento que, no Brasil, o modelo aplicado na saúde e na educação é completamente ultrapassado. Ela trouxe números muito interessantes dizendo que o Nestor Piva, nos últimos anos, sempre prestou um serviço muito importante na capital, existe um investimento de R$ 3.900.000 por mês por parte do município de Aracaju. Atendendo a todos com muito zelo, organização. As pessoas saindo do Nestor Piva muito satisfeitas.  Vamos para outro Hospital municipal, o Fernando Franco, uma unidade de saúde que recepcionava bem as pessoas, mas dito pelas pessoas, em avaliação feita mensalmente, a nota do Nestor Piva é superior a que os usuários dão ao Fernando Franco.  E, enquanto um, o custo é R$ 3.900.000,  o outro é R$ 5.800.000”.

O vereador Alex Melo (PRD) lembrou, em seu discurso, que, no mês de março, é celebrado o mês das mulheres. “ Em nome da minha esposa , quero homenagear todas mulheres. Nós preparamos um vídeo que vamos mostrar homenageando todas mulheres”, disse o parlamentar, antes da exibição do vídeo no plenário da CMA. “ Todas mulheres têm que ser valorizadas e merecem respeito”.  

O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) utilizou seu tempo no pequeno expediente inicialmente falando da partida da Associação Desportiva Confiança contra o Ceará, partida válida pela Copa do Brasil.  “Hoje é um dia histórico para o Confiança, o jogo mais importante do ano, que será transmitido para todo brasil. São 12 anos que nenhum clube sergipano consegue chegar a essa fase. As pessoas têm que entender que temos que valorizar o que é da nossa terra”.

O vereador Bigode do Santa Maria (PSD) cobrou melhorias na região do Santa Maria, especificamente no residencial Santa Maria e Jardim Recreio. “Faço um apelo à Energisa que melhore a iluminação e que a Emsurb tenha uma atenção maior. É preciso fazer um trabalho de limpeza, porque a vegetação tomou conta de todas aquelas vias”.

 Grande Expediente

O vereador Camilo Daniel (PT) deu início às falas do Grande Expediente tratando do veto ao PL Nº 142/202, que condiciona a liberação de verbas públicas de subsídio ao transporte público coletivo ao cumprimento de obrigações de cunho trabalhista ao setor rodoviário e ao provimento de condições mínimas de segurança da frota, de sua autoria. “Desde janeiro, chegou aqui na Casa, está na pauta há três Sessões. Ontem, não tivemos Sessão por causa de problemas técnicos, mas na quinta-feira a base da prefeita Emília se retirou estrategicamente para não votar. Espero que hoje a gente consiga essa votação, que os 23 vereadores presentes registrem presença para votar sobre o veto que a prefeita deu a nosso projeto de lei.  Quero chamar atenção é que, quando não temos condições de vencer no argumento, aí se começa a fazer um processo de desconstrução do projeto. Estava ouvindo algumas falas de, quando a licitação vier, o problema será resolvido. Mas a questão é: quando essa licitação vai vir”?

Em seguida, o vereador Iran Barbosa (PSOL) ocupou a tribuna parabenizando os profissionais da biblioteconomia. No dia 12 de março é comemorado o dia da categoria. “É uma categoria que é muito importante e que assumiu uma importância ainda maior neste cenário em que o cuidado com o conhecimento, o cuidado com a informação, o cuidado com o saber tem que ser redobrado”. O vereador, na oportunidade, também fez uma cobrança ao município. “ Precisamos cumprir a legislação federal, a lei 12.244/2010, que deu dez anos de prazo para que os municípios, estados se organizassem e garantissem bibliotecas em todas as escolas de educação básica,  e isso não foi considerado”.

O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) utilizou seu espaço no Grande Expediente e fez um apelo ao Governador Fábio Mitidieri e ao Secretário da Casa Civil, Jorginho Araújo. A comunidade do Conjunto Augusto Franco, a maior comunidade habitacional de Aracaju precisa da retomada da agência do Banese para o conjunto. O Banese tinha uma agência grande na Canal 5, que acabou e virou um setor de corretagem. Depois, transferiram a agência para a Canal 4 e esse ponto também foi fechado há cerca de um ano e meio. Essa agência não vai atender só o Augusto Franco, vai atender todas as adjacências. Os pontos Banese também estão sendo fechados, só temos um ponto que está sempre lotado”.  

Último orador do Grande Expediente, o vereador Levi Oliveira (PP) discursou a respeito do telhado de uma academia de ginastica que desabou no bairro Jabotiana. “Temos essa preocupação, pedimos aos órgãos competentes que observem os alvarás de funcionamento, que esses estabelecimentos sejam fiscalizados”. O vereador também falou do programa Opera Sergipe, realizado pelo Governo do Estado, e expressou o desejo de estender o programa para o âmbito do município.

Presidente da CMA e vereadores participam de solenidade em homenagem aos 190 anos da polícia militar em Sergipe

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 12/03/2025 11h36, última modificação 12/03/2025 11h36
Presidente da CMA e vereadores participam de solenidade em homenagem aos 190 anos da polícia militar em Sergipe

Foto: Luanna Pinheiro

Na terça-feira (11/03), o presidente da Câmara de vereadores, Ricardo Vasconcelos, e os vereadores Pastor Diego, Miltinho Dantas, Maurício Maravilha e Selma França prestigiaram a solenidade de 190 anos da polícia militar de Sergipe. A solenidade ocorreu na Praça Fausto Cardoso e contou com a presença de autoridades, como o governador Fábio Mitidieri. Durante o evento, foi concedida a Medalha Especial alusiva aos 190 anos da PM/SE a militares e personalidades civis que se destacaram por apoio e dedicação à instituição. 

Segundo o presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos, “estamos comemorando os 190 anos da nossa Polícia Militar do Estado de Sergipe, talvez uma das instituições mais antigas do nosso estado. E é quem nos protege, salvaguarda as nossas vidas, patrimônio público, traz a sensação de segurança para todos os cidadãos sergipanos. São servidores públicos que dão às suas vidas para nos proteger e a gente tem que valorizar, prestigiar dentro da política, tentar avançar na carreira deles e trazer várias conquistas”. 

O vereador e vice-presidente da Casa, Pastor Diego, explicou que “é um grande trabalho e merece todo reconhecimento e valorização. Quando vamos a outros estados, verificamos que Sergipe não vive a realidade dos outros estados, em termos de violência, e isso se dá graças ao trabalho da Polícia Militar em nosso estado”. 

O vereador Miltinho Dantas disse que “temos um carinho muito grande e uma gratidão por todo o serviço da excelência que tem prestado a polícia militar, especialmente ao futebol sergipano através da segurança pública nas praças esportivas. A Polícia Militar, hoje, tem garantido que seja um dos estados mais seguros do Brasil”. 

O governador Fábio Mitidieri destacou que “nós temos que comemorar bastante. A Polícia Militar garante a segurança da nossa população, e hoje podemos dizer que a sensação de segurança está presente na população. A Polícia Militar homenageia hoje algumas autoridades, algumas personalidades da nossa sociedade, porque é um justo reconhecimento ao trabalho que cada um faz dentro do seu segmento”. 

O coronel da PM, Fernando Goes,  esteve presente durante o evento e destacou se sentir lisonjeado com as homenagens. “Essa é uma marca histórica, uma data importante. 190 é o número do telefone que as pessoas procuram a polícia militar, e estamos disponíveis 24 horas por dia, nos 75 municípios do estado. A sociedade sergipana precisa de nós e espero que essa instituição se torne bicentenária, tricentenária e ai ir por diante, porque ela é uma instituição permanente que a sociedade precisa”. 







“Temos que apoiar o que é nosso”, defende Anderson de Tuca ao incentivar o futebol sergipano

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/03/2025 11h20, última modificação 12/03/2025 11h20
“Temos que apoiar o que é nosso”, defende Anderson de Tuca ao incentivar o futebol sergipano

Foto: China Tom

O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do futebol sergipano, destacando a importância de apoiar os clubes locais para garantir o crescimento do esporte no Estado. Segundo ele, a valorização dos times da terra é essencial para impulsionar o reconhecimento das equipes sergipanas e fomentar o desenvolvimento do futebol. 

“Temos que ser bairristas, apoiar o que é do nosso Estado, o que é da nossa terra, o que é da nossa cidade”, declarou o   parlamentar. 

Torcedor declarado da Associação Desportiva Confiança, Anderson de Tuca enfatizou sua torcida exclusiva pelo Dragão do bairro Industrial, reforçando sua crença na valorização do futebol local. “Faço sempre questão de dizer que o único clube que eu torço é o Confiança. Só vão me ver vestindo essa camisa, nada contra os outros clubes, mas eu valorizo o que é da minha cidade”, afirmou.

O vereador tem sido um defensor ativo de projetos que buscam fortalecer o esporte em Sergipe, com propostas que abrangem desde o incentivo as categorias de base até melhorias estruturais nos clubes. Para ele, investir no futebol sergipano não só abre portas para novos talentos, mas também contribui para o desenvolvimento social e econômico de Aracaju. 

“O apoio ao futebol local vai além das quatro linhas. Ele movimenta a economia, gera oportunidades e reforça nossa identidade cultural. Se queremos ver nossos times crescendo e competindo em nível nacional, precisamos incentivá-los aqui, na base, dentro de casa”, destacou.

O futebol segue como uma das grandes paixões do povo sergipano e brasileiro, unindo torcedores e fortalecendo a identidade local. Com mais incentivos e reconhecimento, os clubes do estado poderão alcançar novos patamares e levar o nome de Sergipe ainda mais longe no cenário esportivo nacional.

Rodrigo Fontes destaca sucesso do Opera Sergipe 2

por Miza Tâmara - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/03/2025 11h35, última modificação 12/03/2025 11h37
Rodrigo Fontes destaca sucesso do Opera Sergipe 2

Foto: China Tom

Na sessão desta quarta-feira, 12, o vereador Rodrigo Fontes (PSB) fez um pronunciamento importante no pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju, destacando dois temas centrais: o lançamento da fase 2 do programa Opera Sergipe e os avanços no projeto de revitalização da Orla de Atalaia. 
Em sua fala, Fontes inicialmente parabenizou o Governo do Estado e o secretário de Saúde, Dr. Cláudio Mitidieri, pelo sucesso da iniciativa, que visa oferecer cirurgias de alto custo, como bariátricas e ortopédicas, a pessoas que, de outra forma, não teriam acesso a esses procedimentos. O vereador compartilhou sua experiência ao acompanhar o lançamento do programa e destacou a emoção das mais de 5 mil pessoas atendidas, enfatizando a importância de ações que promovem qualidade de vida à população.
“Eu vi o sorriso no rosto das pessoas, eu vi a emoção que as pessoas sentiam em saber que não só a estética iria mudar, mas também a qualidade de vida, através das cirurgias que serão feitas através desse programa. Eu quero parabenizar o secretário Cláudio Mitidieri pelo empenho para que esse programa fosse lançado nesta segunda fase. E cada dia eu digo que eu estou no caminho certo, estou fazendo política ao lado de pessoas que realmente trazem resultado prático para a sociedade”, destacou Rodrigo.
Por fim, o vereador aproveitou a oportunidade para agradecer ao apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Governo do Estado no evento realizado no bairro América, o "CarnaAmérica". “Quero agradecer a presença dos colegas vereadores presentes ao evento e destacar o sucesso do CarnAmérica que contou com a participação de mais de mil pessoas e transcorreu de maneira tranquila. Quero encerrar meu pronunciamento reafirmando meu compromisso com a cidade e com projetos que tragam benefícios concretos à população aracajuana”, encerrou o parlamentar.

"Oportunizar melhorias é a maior homenagem que podemos fazer", declara vereador Sargento Byron em celebração aos 190 anos da PM/SE

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/03/2025 12h10, última modificação 12/03/2025 16h42
"Oportunizar melhorias é a maior homenagem que podemos fazer", declara vereador Sargento Byron em celebração aos 190 anos da PM/SE

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) participou na noite da terça-feira, 11, na Praça Fausto Cardoso, da solenidade em comemoração aos 190 anos da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE). 
Para o parlamentar, que por mais de 20 anos atuou como  policial militar na sociedade aracajuana, celebrar o aniversário da instituição é também comprometer-se com as políticas públicas que fortalecem o exercício do trabalho dos 5.800 policiais que atuam em Sergipe. "A data de hoje me traz emoção , pois sei ,nas entrelinhas, o que representa vestir esta farda. E não falo apenas das alegrias, mas também das dificuldades enfrentadas há muitos anos. Aproveito o momento para parabenizar a cada homem e a cada mulher que se dedica bravamente à nossa sociedade, bem como parabenizar o Governo do Estado pelos investimentos feitos nos últimos anos. Oportunizar melhorias é a maior homenagem que podemos fazer. Que sigamos sempre comprometidos com o dever de servir e proteger !", ressaltou Byron.
O evento contou com a participação de autoridades civis e militares que também receberam homenagens,  por meio da Medalha Especial alusiva aos 190 anos da PMSE , sendo reconhecidos pelo apoio à instituição. 

Ricardo Vasconcelos parabeniza governador por reabrir diálogo com magistério estadual

por Caroline Prata - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/03/2025 13h46, última modificação 12/03/2025 13h46
Ricardo Vasconcelos parabeniza governador por reabrir diálogo com magistério estadual

Foto: Luanna Pinheiro

Durante discurso no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira (12/3), o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD) elogiou a iniciativa do governador do estado, Fábio Mitidieri (PSD), de reabrir o diálogo com a categoria do magistério estadual. Para Ricardo, o gesto demonstra compromisso com a educação pública de qualidade e a valorização dos profissionais da educação.   

“O canal do diálogo não é uma pauta minha, é uma pauta de toda a categoria, que busca a retomada da carreira digna. O governador já vem realizando muito, mas sabemos que é fundamental priorizar questões como essa. Fábio se colocou à disposição para dialogar junto com a categoria e com o Sintese. É preciso conversar de forma respeitosa e tranquila, para que possamos avançar”, afirmou o vereador.  

Ricardo reforçou ainda seu desejo de que o diálogo resulte em soluções efetivas para boa parte das reivindicações dos professores. “Minha contribuição já foi dada. Desejo que as conversas avancem e que possamos, juntos, construir soluções”.

Melhorias para a Orla da Atalaia   

Ainda durante sua fala, Ricardo Vasconcelos chamou atenção para a situação da Orla da Atalaia, um dos principais cartões-postais da capital sergipana. Segundo o parlamentar, a falta de manutenção e investimentos tem prejudicado não apenas a imagem da cidade, mas também o turismo e a economia local.   

“Eu peço que a Prefeitura de Aracaju dialogue com o Governo do Estado para resolver a situação da nossa Orla. Já viramos motivo de deboche nas redes sociais. Basta passar rapidinho para ver o estado em que ela se encontra. Não é de hoje que cobro uma reforma estrutural. Isso não está só tirando a beleza do local, mas também comprometendo o turismo, o comércio e a segurança daquela localidade”, destacou.   

Ricardo sugeriu ainda alternativas para solucionar o problema. “Se não dá para a Prefeitura fazer sozinha, vamos buscar o Estado ou uma parceria público-privada. O que importa é entregar resultados à população. Precisamos somar forças para que o nosso estado e a nossa cidade se desenvolvam. Aracaju já teve a orla mais bonita do Brasil. Não é culpa da prefeita Emília, mas, infelizmente, talvez hoje não seja mais”, disse.  

O vereador finalizou cobrando mais ações conjuntas entre as esferas municipal e estadual. “A população espera resultados. É hora de agir com responsabilidade e compromisso com Aracaju”, concluiu. 

Miltinho Dantas busca liberação de instrumentos, bandeiras e faixas para torcedores na Arena Batistão

por Walter Lopes - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/03/2025 14h21, última modificação 12/03/2025 14h21
Miltinho Dantas busca liberação de instrumentos, bandeiras e faixas para torcedores na Arena Batistão

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Miltinho Dantas segue empenhado na luta pela liberação de instrumentos musicais, bandeiras e faixas para os torcedores na Arena Batistão, principal palco do futebol sergipano. Na tarde da última terça-feira (11), ele esteve novamente na Secretaria de Estado da Casa Civil, em reunião, para discutir a flexibilização das restrições impostas nos estádios do estado.  

O encontro contou com a presença da vereadora Selma França, do torcedor do Confiança e ex-vereador Paquito de Todos, além do secretário da Casa Civil, Jorginho Araújo. O secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, também participou virtualmente de parte da discussão.  

Defesa da festa nas arquibancadas  

Durante a reunião, Miltinho Dantas reforçou a importância do retorno dos itens que fazem parte da cultura das arquibancadas. Segundo ele, a torcida não pode ser penalizada por atos isolados de violência.  

“O torcedor que vai ao estádio e torce pelo seu time não pode ser prejudicado. Estamos buscando todas as alternativas para permitir que o torcedor comum tenha o direito de apoiar sua equipe com instrumentos e bandeiras no Batistão. Esperamos boas notícias nas próximas reuniões para que o brilho das arquibancadas retorne”, declarou o vereador. Uma nova reunião sobre o tema está prevista para acontecer ainda nesta semana.  

Motivação da proibição  

A Federação Sergipana de Futebol (FSF) esclarece que a proibição de faixas, bandeiras e instrumentos musicais nos estádios do estado segue a Portaria nº 334, publicada pelo Governo do Estado no ano passado. A medida foi tomada após recomendações de órgãos como o Ministério Público e a Secretaria de Segurança Pública, devido a uma briga generalizada entre torcedores que resultou na morte de um torcedor.  

A decisão também tem respaldo na Lei Geral do Esporte, sancionada pelo Governo Federal, e segue em vigor para os jogos da temporada de 2025. 

Nos últimos meses, Miltinho Dantas tem mantido diálogo constante com a Secretaria de Segurança Pública para buscar alternativas que permitam o retorno das manifestações pacíficas das torcidas, especialmente nas dependências da Arena Batistão. Até o momento, porém, a SSP tem mantido a restrição, alegando questões de segurança. 

Com novas reuniões marcadas, a expectativa é que um consenso seja encontrado, equilibrando segurança e a liberdade de expressão dos torcedores nas arquibancadas.

Elber participa de reunião do Ipaese com Zezinho Sobral

por Anna Paula Aquino - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/03/2025 14h48, última modificação 12/03/2025 14h48
Elber participa de reunião do Ipaese com Zezinho Sobral

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Elber Batalha (PSB) intermediou, nesta terça-feira (11), uma reunião entre o secretário estadual de Educação, Zezinho Sobral, e representantes do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese). O encontro teve como objetivo discutir a ampliação do transporte para os alunos e a parceria para a nova sede da instituição na capital.  

O Ipaese atua há 25 anos na educação de surdos em Aracaju e conta com diversas turmas, atendendo alunos de todo o estado. Diante da necessidade de aumentar o número de salas e acolher mais estudantes que precisam desse suporte, a instituição busca um novo espaço que também permita a inclusão de atividades esportivas.  

O presidente da escola bilíngue, Raul Silveira, destacou o trabalho realizado e explicou que já existe um termo de fomento com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), mas que um novo estudo foi elaborado. “Reformulamos os nossos gastos para que tudo funcione melhor com o termo e percebemos algumas partes que não precisavam mais. Nosso maior pedido agora é pelo piso dos professores, para que sejamos justos com os profissionais que realizam um belo trabalho diário”, comentou. 

A diretora institucional, Dayse Xavier, ressaltou a importância de um novo espaço que seja central e seguro. “Queremos mudar para receber e fazer com que eles circulem com mais independência. Nós temos jovens que andam sozinhos e já foram assaltados. Com um local novo e movimentado, eles terão mais segurança”.  

O secretário Zezinho Sobral elogiou o trabalho do Ipaese e encaminhou a equipe para os setores responsáveis nos próximos dias. “Agora já sei como tudo pode acontecer e preciso que as pessoas específicas dos setores recebam todas as informações. Assim, vamos resolver da melhor forma para ambos e o quanto antes”, declarou.  

Elber, que já é parceiro da instituição e destinou emendas parlamentares para o Ipaese, reforçou que mais pessoas poderão ser beneficiadas. “Com uma nova sede, melhores condições e uma parceria maior, mais crianças e adolescentes poderão ser acolhidos com toda a qualidade do instituto”, afirmou. 

Também esteve presente na reunião o coordenador administrativo Rafael Cardoso. 

Polícia Militar de Sergipe celebra 190 anos com solenidade especial; Miltinho Dantas é homenageado

por Walter Lopes - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/03/2025 14h56, última modificação 12/03/2025 14h56
Polícia Militar de Sergipe celebra 190 anos com solenidade especial; Miltinho Dantas é homenageado

Foto: Jorginho Henrique

A Polícia Militar de Sergipe celebrou, com grande solenidade, seus 190 anos de existência na noite de 28 de fevereiro. O evento, realizado na Praça Fausto Cardoso, em frente ao Palácio-Museu Olímpio Campos, no centro de Aracaju, reuniu autoridades, militares, veteranos e a sociedade sergipana para homenagear a trajetória de uma das instituições mais importantes do estado.  

Entre os destaques da cerimônia esteve a homenagem ao vereador Miltinho Dantas (PSD), que recebeu uma medalha comemorativa em reconhecimento aos serviços prestados à segurança pública e ao esporte sergipano. “A Polícia Militar tem um papel fundamental para o nosso estado e merece todo o nosso reconhecimento. Tenho um carinho e uma gratidão imensa pelo trabalho de excelência que desempenham, especialmente no apoio à segurança do futebol sergipano”, destacou o parlamentar.  

A solenidade contou com a presença do governador Fábio Mitidieri, que também foi homenageado pelo compromisso com a segurança pública e pelo fortalecimento das forças de combate à criminalidade.  

O evento foi marcado por um espetáculo de tradição e grandiosidade. O público presente pôde prestigiar desfiles de tropas especializadas, apresentações da cavalaria da PM, exposição de viaturas e um emocionante show pirotécnico, que iluminou o céu de Aracaju e simbolizou o respeito e a admiração pela corporação. Durante o ato solene, foram entregues novas viaturas à PM, totalizando uma renovação de 30% da frota. 

Reconhecimento na Câmara Municipal de Aracaju  

Além da homenagem recebida na solenidade, o vereador Miltinho Dantas apresentou, na 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, uma Moção de Aplausos ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alessandro Ribeiro de Souza, pelo aniversário de 190 anos da instituição. A Moção nº 1/2025 destacou a relevância da Polícia Militar na manutenção da ordem pública e a dedicação de seus profissionais ao longo dos anos.  

A Polícia Militar de Sergipe, fundada em 1835, acumula quase dois séculos de história e compromisso com a proteção da população sergipana. Durante a solenidade, também foram homenageados veteranos da corporação, homens e mulheres que enfrentaram desafios e marcaram a trajetória da instituição com dedicação e bravura.  

O evento reafirmou a importância da Polícia Militar na construção de uma sociedade mais segura e prestou um justo tributo àqueles que, diariamente, arriscam suas vidas para garantir a paz e a ordem em Sergipe.  

Alex Melo homenageia as mulheres na Câmara Municipal de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/03/2025 15h02, última modificação 12/03/2025 15h02
Alex Melo homenageia as mulheres na Câmara Municipal de Aracaju

Foto: China Tom

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o vereador Alex Melo (PRD) recordou a data durante a sessão desta quarta-feira, 12 de março, na Câmara Municipal de Aracaju, e prestou uma homenagem especial.  

“Quero começar destacando a minha parceira de vida, minha esposa, uma grande mulher. Somos casados há 22 anos e, com muito orgulho, foi a minha primeira namorada. Nos conhecemos aos 13 anos de idade e, aos 17, começamos a namorar. O casamento foi consequência, e firmamos esse laço de amor com a construção da nossa família linda. Minha companheira de todo o tempo é um grande exemplo e, em nome dela, homenageio todas as mulheres”.

Em seguida, o parlamentar exibiu um vídeo em homenagem a todas as mulheres. “Todas as mulheres são muito especiais e importantes, merecem essa singela homenagem. Elas ajudam no fortalecimento da família e no crescimento da sociedade. Homenageio também a primeira prefeita de Aracaju, Emília Corrêa; a primeira deputada federal por Sergipe, Yandra Moura; minhas colegas vereadoras Thanata, Sônia Meire, Moana Valadares e Selma França. Todas as mulheres de Aracaju, de Sergipe e do mundo merecem essa homenagem”, comemorou. 

Problemas e corrupção no transporte público são denunciados pela vereadora Sonia Meire

por Manuella Miranda - Assessoria de imprensa da Parlamentar — publicado 12/03/2025 16h30, última modificação 12/03/2025 16h40
Problemas e corrupção no transporte público são denunciados pela vereadora Sonia Meire

Foto: Thay Rocha

A gestão da prefeita Emília Corrêa (PL) vem perpetuando os problemas relacionados ao transporte público coletivo desde sua posse. Apenas sete dias após assumir o mandato, a prefeita anunciou a anulação da licitação do transporte, porém essa mesma licitação já estava suspensa por determinação da Justiça desde o ano passado. Além disso, Emília vetou integralmente o projeto que condiciona o pagamento do subsídio às empresas do transporte coletivo ao cumprimento das obrigações trabalhistas e fiscais. O projeto atende à demanda de trabalhadores rodoviários e ex-rodoviários, que enfrentam dificuldades devido a pagamentos atrasados e ao não recebimento de direitos trabalhistas. Atenta a essa questão, a vereadora professora Sonia Meire (PSOL) mantém diálogo com esses trabalhadores, acompanhando e verificando denúncias sobre o tema.   

Na gestão anterior, esses problemas já existiam. Por isso, quando a Câmara Municipal de Aracaju aprovou o último subsídio para as empresas, no final de 2024, a vereadora Sonia Meire votou contra, assim como foi contrária à licitação lançada pelo Consórcio do Transporte Coletivo Metropolitano, formado por Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, oficializada em agosto do ano passado. A nova gestão afirmou que um novo processo licitatório acontecerá até julho. A gabineta da vereadora apontou diversos erros no edital da licitação apresentada e também fez contribuições durante a consulta pública, que foram ignoradas, assim como as demais participações da população no processo. 

“Apresentamos um estudo e provas de que as planilhas utilizadas para obtenção dos subsídios eram superfaturadas e que não havia compromisso das empresas com a melhoria da oferta dos serviços, muito menos com os trabalhadores e trabalhadoras. Votei contra o consórcio ainda na legislatura passada. Apesar da orientação do Ministério Público sobre os problemas de vícios no processo licitatório, foi realizada a assinatura com as duas empresas vencedoras ainda na gestão de Edvaldo. Apresentei 22 propostas de melhoria nas exigências, que não foram consideradas. Além de tudo isso, a gestão anterior continuou repassando o subsídio até dezembro de 2024 sem exigir nada das empresas”, disse a vereadora.  

Ainda segundo as empresas vencedoras, a prefeita Emília Corrêa nunca as comunicou sobre a proposta de rompimento unilateral do contrato firmado na gestão anterior e manteve as mesmas operando apenas por ordem de serviço. As fraudes e irregularidades no transporte público continuam surgindo. A Justiça do Trabalho da 20ª Região identificou ocultação de patrimônio envolvendo as empresas Viação Progresso Ltda, Transporte Tropical Ltda e Auto Viação Paraíso Ltda. O juiz concluiu que há um esquema de blindagem patrimonial para evitar o pagamento de dívidas trabalhistas. Enquanto isso, trabalhadores demitidos seguem sem receber suas rescisões.   

“Ela congelou o valor da passagem para os usuários, mas aumentou o repasse do subsídio em um real e cinquenta centavos, saindo de 24 milhões para 40 milhões. Empresas que estão desqualificadas para atender a população continuam recebendo recursos públicos. A prefeita negociou por 60 dias o pagamento desse subsídio para empresas que não cumprem com suas obrigações trabalhistas. Existem trabalhadores da empresa Progresso que tiveram os salários parcelados e trabalhadores na ativa que estão sendo pagos por diária, sem carteira assinada”, destacou Sonia Meire.  

Nesta semana, a prefeita assinou um decreto para regular o tempo de uso dos veículos em doze anos, sendo que a própria licitação realizada por Edvaldo, criticada pela nova gestora, já estabelecia que o tempo médio de uso da frota deveria ser de cinco anos e meio. Além disso, a prefeita enviou à Câmara um projeto de veto integral à proposta do vereador Camilo Daniel (PT), que impede o repasse do subsídio a empresas com dívidas fiscais e trabalhistas. A votação desse veto vem sendo adiada pelos vereadores da base aliada. Nesta quarta-feira (12), pela terceira vez, a sessão foi esvaziada, impedindo a votação.  

“Emília solicitou à Câmara a aprovação de um empréstimo de mais de um milhão para a aquisição de 30 ônibus elétricos para Aracaju. E a gente se pergunta: quem vai receber esses veículos? Qual a base legal para esse contrato? O que está por trás de tanta benevolência com empresas de transporte irresponsáveis com a população de Aracaju? Eu me pergunto ainda por que alguém que fala tanto em transparência e se diz contra a corrupção manteve essa estrutura, repassando recursos públicos para empresas suspeitas. Nos perguntamos também se ela está dando tempo para que a Progresso continue cometendo corrupção e possa apresentar novos CNPJs com outros membros da família para continuar se beneficiando e enriquecendo com recursos públicos. Continuaremos atentas à questão do transporte e não votaremos a favor de empresários nem de esquemas fraudulentos com o dinheiro do povo de Aracaju”, finalizou a vereadora Sonia Meire. 

Magistério estadual: Iran torce para que a reabertura do diálogo resulte em avanços para os professores

por George Washington Silva - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/03/2025 16h52, última modificação 12/03/2025 16h52
Magistério estadual: Iran torce para que a reabertura do diálogo resulte em avanços para os professores

Foto: China Tom

Diante da notícia de que o impasse nas negociações entre o SINTESE e o Governo do Estado foi superado e de que a gestão estadual retomará o diálogo com o sindicato para discutir a pauta de reivindicações do Magistério Público Estadual, o vereador Iran Barbosa (PSOL) pronunciou-se na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju sobre o assunto, desejando que a reabertura das tratativas resulte em avanços para a categoria.  

“Desejo todo sucesso ao processo de retomada da negociação que se anuncia em relação ao magistério sergipano. Como todos sabem, sou professor da rede pública estadual e quero não apenas torcer, mas estar à disposição para contribuir com esse processo”, afirmou Iran, que já presidiu o SINTESE e acumula experiência em negociações trabalhistas. 

O parlamentar, que também é professor da rede pública municipal de ensino da capital, ressaltou que a situação da carreira dos professores do estado vem se deteriorando ao longo do tempo. 

“Sou professor da rede pública estadual há 37 anos e, no município de Aracaju, sou professor da rede há 22 anos. E devo dizer que estamos vivendo uma fase muito difícil, de ataques aos nossos direitos e à nossa carreira, além de um inaceitável ciclo de arrocho salarial. Isso precisa ser corrigido o quanto antes”, afirmou. 

Iran destacou, ainda, que espera que o processo de diálogo possibilite avanços nas pautas dos professores do Estado, cujas carreiras foram desestruturadas e não têm recebido os reajustes do piso da categoria em todos os níveis. 

“Estamos vivendo uma realidade de desmonte completo da carreira do magistério sergipano. Há uma regra absurda que tem sido utilizada pelos gestores, que é a de não respeitar a nossa carreira, instituída a partir da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e, também, dos Estatutos do Magistério e dos nossos Planos de Carreira, que estão sendo totalmente ignorados e/ou deformados para que os gestores possam enganar que estão pagando o nosso Piso Salarial Profissional. Isso não pode prevalecer. É preciso que o diálogo avance, e isso exigirá a retomada da negociação, focando na garantia dos direitos de carreira do magistério, que estão completamente destruídos”, apontou o parlamentar e professor. 

“Nos 37 anos de carreira no magistério público estadual, todos os direitos que eu fui acumulando estão congelados. Você, como professor, dedica uma vida inteira para educar os filhos dos trabalhadores, os cidadãos e cidadãs de Sergipe, e a recompensa é, no final da carreira, aposentar-se com os seus direitos congelados e, o que é pior, perdendo alguns direitos que são garantidos a quem está na ativa e não são assegurados aos aposentados e aposentadas, o que implica em prejuízos imensos”, lamentou Iran Barbosa. 

Vereador Joaquim da Janelinha cobra, mais uma vez, retorno da agência do Banese ao conjunto Augusto Franco

por Monique Costa - Assessoria Parlamentar — publicado 13/03/2025 09h02, última modificação 13/03/2025 09h02
Vereador Joaquim da Janelinha cobra, mais uma vez, retorno da agência do Banese ao conjunto Augusto Franco

Foto - China Tom

O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) utilizou o expediente da sessão na Câmara Municipal de Aracaju para fazer, mais uma vez, um apelo ao governador Fábio Mitidieri e ao secretário da Casa Civil, Jorginho Araújo, solicitando o retorno da agência do Banese ao conjunto Augusto Franco. 
Segundo o vereador, cerca de 90% das vezes que utiliza a tribuna, suas cobranças são direcionadas para atender às necessidades das comunidades, especialmente do conjunto Augusto Franco – considerado o maior conjunto habitacional de Aracaju, onde ele nasceu, foi criado e empreendeu. 
O vereador relembrou que o Banese mantinha uma agência na Canal 5, uma das mais modernas, amplas e confortáveis de Aracaju, que foi desativada e transformada em uma corretora do Banese. Posteriormente, a agência foi transferida para a Canal 4, em ponto bem localizado, mas fechada há aproximadamente um ano, quando Queiroz assumiu a presidência. Na ocasião, o fechamento foi justificado pelos altos custos de aluguel, com a promessa de que seriam realizados estudos para que a agência retornasse ao conjunto – o que facilitaria o acesso, sobretudo para os aposentados. 
Além do fechamento da agência, os pontos de atendimento do Banese estão sendo reduzidos. No Conjunto Augusto Franco, havia duas agências e, atualmente, resta apenas uma, que se encontra superlotada. O vereador enfatizou que o clamor das ruas é pelo retorno efetivo da agência e, por isso, utiliza a tribuna para fazer mais uma cobrança em benefício das suas comunidades. 

Mês da mulher: conheça 10 leis aprovadas na CMA, que beneficiam a população feminina

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 13/03/2025 10h38, última modificação 13/03/2025 10h38
No dia 08 de março foi celebrado o dia internacional da mulher. Na casa parlamentar, há diversas leis aprovadas em prol dessa população
Mês da mulher: conheça 10 leis aprovadas na CMA, que beneficiam a população feminina

Foto: CMA

Foi celebrado, no dia 08 de março, o dia internacional da mulher. Na casa parlamentar aracajuana, há diversas leis aprovadas em prol dessa população. O setor da procuradoria da mulher, que é o órgão da Câmara Municipal de Aracaju que tem o objetivo de oferecer assistência e promover o combate à violência doméstica, separou 10 leis aprovadas na CMA que beneficiam as mulheres. Confira a seguir! 


  1.  Lei 5.460 (2022) Dispõe sobre a comunicação pelos condomínios residenciais aos órgãos de segurança pública sobre a ocorrência ou de indícios de violência doméstica e familiar contra a mulher, criança, adolescente ou idoso em seus interiores.  Autora: Professora Ângela Melo.

  2. Lei 5810 (2023) Dispõe sobre a criação do aplicativo SOS Mulher Protegida, em Aracaju .  Autor: Anderson de Tuca.

  3. Lei 5.983 (2024) Dispõe sobre a distribuição gratuita de sutiãs pós-mastectomia e/ou reconstrução mamária para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica . Autor: Isac Silveira.

  4. Lei 5.943 (2024) Estabelece diretrizes para a proteção e atenção integral aos órfãos do feminicídio em Aracaju .  Autor: Miltinho Dantas. 

  5. Lei 5.878 (2024) Estabelece regras de vagas para a contratação de mulheres em situação de violência doméstica e familiar nas empresas prestadoras de serviços em Aracaju . Autor: Ricardo Vasconcelos. 

  6. Lei 6.079 (2024) Assegura à mulher vítima de violência doméstica, familiar e ocorrências semelhantes que tenham como resultado a retenção e subtração, destruição parcial ou total de seus documentos pessoais ou de seus dependentes pelo agressor ,prioridade imediata no atendimento para a emissão de novos documentos . Autora: Emília Corrêa.

  7. Lei 5.303 (2020) Institui o programa "A mulher na política", dispondo sobre medidas de incentivo à participação da mulher na atividade política em Aracaju .  Autora: Emília Corrêa.

  8. Lei 5.423 (2021) Inclui, no calendário oficial de Aracaju, o Dia municipal da mulher negra Rejane Maria Pureza do Rosário, a ser comemorado anualmente no dia 25 de julho.  Autora: Linda Brasil.

  9. Lei 5.870 (2024)  Dispõe sobre a criação da Campanha permanente contra o assédio, a importunação e a violência sexual nos estádios e arenas desportivas em Aracaju . Autor: Miltinho Dantas.

  10.  Lei 6001 (2024) - Institui o programa municipal de enfrentamento e prevenção à violência doméstica, familiar e sexual e de gênero contra a mulher nas escolas da rede municipal de ensino .  Autor: Breno Garibalde.


Procuradoria da mulher pode auxiliar às mulheres no conhecimento dos seus direitos 

O setor da procuradoria da mulher, da Câmara de vereadores de Aracaju, pode auxiliar as mulheres tanto no conhecimento dos seus direitos, como no combate à violência de gênero. As representantes da procuradoria da mulher, que é composta por psicóloga, advogada e assistente social, explicaram que “esse órgão  tem como missão fortalecer a rede de proteção às mulheres e garantir que seus direitos sejam respeitados. Para isso, a produção legislativa voltada para as mulheres tem um papel essencial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Destacamos 10 leis municipais que representam avanços concretos na proteção e assistência às mulheres em diversas frentes. A assistência às mulheres em situação de vulnerabilidade também é uma prioridade. Destacam-se a lei que garante a distribuição gratuita de sutiãs pós-mastectomia e/ou próteses mamárias, promovendo dignidade às mulheres que enfrentam o câncer de mama, e a lei que protege órfãos de vítimas de feminicídio, assegurando amparo social para aquelas que perderam suas mães para a violência. Essas legislações são conquistas fundamentais que refletem o compromisso do poder público com a segurança e a dignidade das mulheres. No entanto, para que essas leis tenham impacto real , é essencial que sejam conhecidas e aplicadas. A Procuradoria da Mulher está à disposição para esclarecer dúvidas, orientar sobre os direitos e atuar como ponte entre as mulheres e os órgãos responsáveis pela efetivação dessas normas”, pontuou a equipe. 


Para ter contato com a procuradoria, basta se dirigir à sede da Procuradoria da Mulher,  localizada à Rua Itabaiana, n. 74, Centro.;  ou por contato virtual através do e-mail: procuradoriadamulher@aracaju.se.leg.br


"Com que garantia esses trabalhadores vão receber?", pondera Levi Oliveira sobre a retirada de subsídios das empresas de transporte público

por Assessoria Parlamentar — publicado 13/03/2025 11h55, última modificação 13/03/2025 12h02
"Com que garantia esses trabalhadores vão receber?", pondera Levi Oliveira sobre a retirada de subsídios das empresas de transporte público

Foto: Assessoria Parlamentar

Em entrevista concedida à TV Sergipe, na manhã dessa quarta-feira, 12, o vereador Levi Oliveira (PP) enfatizou sua preocupação com a renda do trabalhador sergipano referente à suspensão de subsídios de empresas de transporte coletivo que operam na capital sergipana, pauta debatida durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju realizada no mesmo dia.

"O subsídio é uma ajuda financeira a essas empresas. A empresa já não tem tanta qualidade na prestação de serviços, nos seus pagamentos. Então, ao retirar essa ajuda, qual a garantia que os trabalhadores vão receber esses dividendos e o que precisa ser recebido? Essa é a minha preocupação", declarou o vereador durante a entrevista. 

Os últimos dias foram abalados por uma série de denúncias sobre empresas desse setor que estão com salários atrasados e devendo verbas de INSS, FGTS e parcelas do décimo terceiro salário. Mas, apesar desses problemas recorrentes, as corporações continuam recebendo benefícios e incentivos financeiros. Levi apresenta ponderações sobre o agravamento da situação em que os funcionários sergipanos se encontram, caso os subsídios sejam cortados.

"Sabemos as dificuldades que os trabalhadores estão passando e sabemos a real situação da empresa Progresso, com todas as dívidas existentes. Mas a retirada de subsídios vai piorar a situação da própria empresa e os trabalhadores não vão conseguir receber nada do que têm direito", reforçou o parlamentar durante a sessão da CMA.

"A gente sabe que eles estão com salários atrasados trabalhando na forma de diária. Isso também eu acho muito grave, porque é um serviço prestado à comunidade, é um contrato com a prefeitura de Aracaju e os municípios da Grande Aracaju. Com que certeza esses funcionários terão a garantia de que vão receber esse valor?", finalizou.

 

Confira o que foi discutido no Pequeno e no Grande expedientes da Câmara Municipal de Aracaju

por Ivo Jeremias e Camila Farias - Agência CMA — publicado 13/03/2025 12h30, última modificação 13/03/2025 12h29
14º Sessão Ordinária foi realizada nesta quinta-feira,13
Confira o que foi discutido no Pequeno e no Grande expedientes da Câmara Municipal de Aracaju

Foto: China Tom

Durante as sessões ordinárias, a Câmara de Vereadores realiza o Pequeno e o Grande Expedientes. Neste espaço, os parlamentares têm de 5 a 15 minutos, respectivamente, para expressar suas ideias e opiniões, além de apresentar suas ações à sociedade. Confira o que foi discutido na sessão ordinária, realizada nesta quinta-feira (13/03). 


 Pequeno Expediente

O vereador Camilo Daniel (PT) abriu o Pequeno Expediente  falando sobre a votação dos vetos do executivo aos PLs Nº 6/2024, Nº07/2024 e 142/2024, que tratam do código tributário de Aracaju, e condicionantes para liberação de subsídios para empresas que realizam transporte público. “Eu acredito que hoje finalmente vamos ter a votação dos vetos nessa Casa. Eu me posiciono pela derrubada dos vetos, é um momento importante para cidade de Aracaju para repensar alguns temas como contribuição, receita e também pensar a questão do transporte público. Acredito na derrubada desse veto, ontem fiz um pronunciamento relembrando a posição de muitos vereadores no ano passado, isso traz a coerência de como vamos votar no dia de hoje”.    

 

Na sequência, o vereador Elber Batalha (PSB) denunciou uma perseguição do executivo contra os vereadores de oposição. Segundo o parlamentar, “nada que for proposto nesta legislatura por Elber Batalha, Sônia Meire, Iran Barbosa, Camilo, Selma França, Milton Dantas ou qualquer outro vereador que ouse descontentar milimetricamente dessa gestão vai ser aprovado. Se for aprovado,  ela veta e, quando vetar, ela vai apertar o calo dos vereadores para que eles mantenham o veto. O vereador apresentou como exemplo um projeto de sua autoria, que seria vetado para que o vice-líder do governo apresentasse projeto similar, para então ser aprovado. 


O vereador Fábio Meireles (PDT) abriu sua fala citando a questão do transporte público. Para o parlamentar, é injusto afirmar que Aracaju é a única cidade que, há anos, enfrenta problemas nessa área. “Nós tivemos um grande problema com a pandemia, colapso do transporte público a nível nacional. Quase nenhuma empresa conseguiu se manter”, disse. “ O problema do transporte público tem que ser resolvido em nossa cidade, mas é um problema que acontece há anos e agora nós estamos observando algumas empresas que não tem condição alguma de circular e se manter. O que nós observamos é que a resposta é dada positivamente por um lado, mas pelo outro não temos uma resposta produtiva e aceitável para nossa população”.     


O vereador Iran Barbosa (PSOL) subiu ao tribunal e comentou a fala de Elber Batalha. “Aqui, temos que considerar que existe minoria e maioria, isso é típico dos parlamentos. Mas é bom que se considere também que as minorias preservam para si direitos. Não há de se falar em estado democrático onde se sufoca os direitos das minorias”. Nós devemos lembrar que recentemente um requerimento foi alvo de questionamentos. E esse é o meio formal do parlamento se dirigir ao executivo. Como se tivéssemos que nos dobrar diante da administração. Não levar em consideração um projeto que um parlamentar apresenta, porque ele faz parte da oposição, da minoria, é trabalhar em não favor do povo”.     


O líder do executivo, o vereador Isac Silveira (União Brasil), afirmou: " quando nós tratamos de discutir transporte coletivo em Aracaju, as bases que sustentam o atual funcionamento são extremamente precárias, tanto na questão legal por não haver uma licitação de fato concluída e efetivada, quanto pela prática do transporte das pessoas. Mas há algo muito interessante que está colocado na sociedade. Há um discurso, um pensamento, parecendo que os problemas do transporte coletivo começaram agora. Por não ter mais um defensor do ex-prefeito Edvaldo Nogueira, era bom que tivesse um que levantasse a mão para defendê-lo. Este sim é quem lhe cabe a carapuça de ter levado o transporte  coletivo ao caos em Aracaju, a ter feito aquela armadilha de uma licitação de última hora sem enviar para essa Casa nenhum tipo de regulamentação que pudesse construir as normativas para um melhor transporte coletivo”.  O parlamentar disse que o veto será discutido na Casa e que a prefeita está buscando alternativas para solucionar os problemas do transporte público em Aracaju.


O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) parabenizou a prefeita Emília Corrêa pela visita à Unidade de Saúde Fernando Franco, que fica localizada no conjunto Augusto Franco. “Está sendo criada uma ala exclusiva para atendimento das crianças, um novo acesso. Acredito que esse é o caminho, do atendimento humanizado, e também a ampliação e separação dos leitos masculinos. Com isso, o Fernando Franco vem ganhando mais força. Acredito sim que precisamos da construção municipal na Zona de Expansão ou no bairro Santa Maria. 



O vereador Levi Oliveira (PP) iniciou lembrando que hoje, dia 13 março, é comemorado o Dia Nacional da Endometriose. “É uma condição de saúde que atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva. É de total importância tratar desse tema”. Sobre o transporte público, o vereador afirmou que o tema é muito importante e que se estende a várias gestões. “Não pode recair sobre a prefeita Emília Corrêa um problema que acontece há muito tempo. O problema não é o subsídio. Quem trabalha tem o direito de receber. Precisamos debater sobre isso, vereador Camilo. Mas precisamos tratar a questão como um todo. Se cortarmos o subsídio, não vamos resolver os problemas desses trabalhadores que estão sem receber. Precisamos encontrar soluções”.



O vereador Maurício Maravilha (União Brasil) subiu à tribuna e se mostrou preocupado com os pontos de alagamentos em Aracaju. O parlamentar apresentou aos vereadores um projeto de sua autoria que foi protocolado, o PL 103/2025, que institui a implantação e a manutenção de jardins de chuvas. “Esse projeto já vem dando certo em outras capitais, a exemplo de São Paulo e Salvador. E é pensando nisso, nessas soluções para desafogar nossas redes de drenagens, com soluções sustentáveis a partir das próximas obras realizadas pela prefeitura”. Maurício também parabenizou o Governo do Estado pela realização do “Opera Sergipe” e “Opera Mulher”, que proporcionaram a realização de cirurgias em diversas especialidades para população mais carente. 


O vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB), em discurso emocionado, parabenizou a filha pelo aniversário de 18 anos. “ Filhos são bênçãos em nossa vida e minha filha só tem me dado orgulho. Agradeço a minha esposa por ser uma mãe exemplar e fazer com que minha filha seja quem ela é hoje”.


Grande expediente 

O vereador Lúcio Flávio (PL) lamentou a postura da oposição ao executivo na Câmara Municipal de Aracaju, se referindo ao discurso do vereador Elber Batalha no pequeno expediente. “ Queria requerer à mesa que registrasse todos meus votos até o dia de hoje, principalmente requerimentos da oposição e projetos de lei da oposição em que eu e a base aliada votamos, aprovamos projetos de requerimento da oposição. Só teve um único projeto que votei contra, que foi um projeto em alusão à homenagem ao PT. Jamais aprovaria um projeto como esse. Os demais esse vereador aprovou. O que desmonta a narrativa que querem impor e esse espetáculo midiático que estamos vendo. Foi exposto um áudio que. sequer. tem a voz do vereador para insinuar o que o vereador fala ou diz. Um áudio que não é deste vereador. O que este vereador falou é que dificilmente a oposição terá votos para aprovar projetos que atrapalhem a gestão da prefeita Emília Corrêa”.


A vereadora Sônia Meire (PSOL) utilizou seu tempo em plenário para comentar sobre o transporte público em Aracaju. “Eu e o vereador Camilo não votamos a favor do subsídio em 2024, exatamente pelo desrespeito com os trabalhadores e pela conivência disso com o poder público”. A vereadora destacou também que há várias irregularidades no transporte público, inclusive, com ocultação patrimonial. “Exigimos que a SMTT e Edvaldo fizessem uma intervenção nas empresas que não cumpriam com suas obrigações. Ele não fez isso. Dissemos para todos os vereadores que a saída para defender a população não era colocar mais dinheiro para uma empresa que não ia pagar seus funcionários”. Dessa forma, a vereadora criticou a liberação de dinheiro público para empresas privadas que prestam serviço público, mas que não pagam seus trabalhadores. 


O vereador Rodrigo Fontes (PSB) também ocupou o grande expediente e utilizou sua fala para falar sobre o veto em relação ao projeto de subsídio, do vereador Camilo Daniel. “Pensamos em prol do trabalhador, só discordamos da forma como está sendo proposta a resolução. Se a empresa não consegue honrar suas questões trabalhistas, recebendo subsídio, imagine sem recebê-lo”. O vereador também comentou sobre o veto ao projeto de lei do vereador Elber Batalha, em relação à  base de cálculo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e apontou que como isso se estenderia a todos os outros setores e não somente as escolas, ele seria a favor da manutenção do veto. 


O vereador Vinicius Porto (PDT) participou do grande expediente para apontar que é normal existirem divergências de opinião e que as manifestações fazem parte da democracia. “Vamos ter grandes manifestações e isso faz parte da política. Temos que ouvir, conversar com todos e saber quais são as angústias e como podemos ajudá-los. Somos representantes do povo aracajuano e temos que ouvir a sua dor”. Além disso, o vereador também elogiou o trabalho do presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos. 











Câmara de vereadores mantém 02 vetos da prefeitura e derruba 01

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 13/03/2025 16h02, última modificação 13/03/2025 16h02
Câmara de vereadores mantém 02 vetos da prefeitura e derruba 01

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta quinta-feira (13/03), a Câmara de Vereadores de Aracaju apreciou os três vetos da prefeita Emília Corrêa a dois projetos de lei do vereador Elber Batalha e um do vereador Camilo Daniel. A maioria dos parlamentares votou pela derrubada de um veto e pela manutenção de dois. Entenda a discussão.  

Vereadores derrubam veto ao projeto de lei que trata sobre Código tributário do município 

O primeiro veto total foi ao Projeto de Lei Complementar n.º 6/2024, de autoria do vereador Elber Batalha. A proposta alterava o artigo 221-A da Lei n.º 1.547/89, que institui o Código Tributário Municipal, especificamente em relação à Taxa de Vigilância Sanitária. O projeto estabelecia que a taxa fosse cobrada de forma unitária por estabelecimento, e não individualmente por cada profissional que atua no local, seja pessoa física ou jurídica. 

O motivo do veto, segundo a prefeita, foi o posicionamento contrário da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que argumentou que a taxa tem como fato gerador o exercício do poder de polícia sobre atividades que necessitam de fiscalização sanitária, e não apenas a emissão do alvará para o estabelecimento. Além disso, justificou que a cobrança unitária por estabelecimento prejudicaria a natureza jurídica da taxa, já que diferentes atividades dentro de um mesmo local podem exigir fiscalizações específicas. 

Para discutir o assunto, a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe, Tereza Lima, subiu ao plenário e manifestou sua oposição ao veto da prefeita. Ela declarou que "não é sobre fiscalizar, mas sim taxar de forma justa. Se tiverem 10 colegas atuando no mesmo espaço, os 10 são taxados. A múltipla cobrança por CPF entendemos que não é justa. Pedimos que vocês façam justiça". 

Na Comissão de Justiça, liderada pelo vereador Pastor Diego, o parecer foi pela derrubada do veto, alegando tecnicamente que "ao avaliar os argumentos apresentados pela prefeita, a isenção dessas taxas não comprometeria o município. O desenvolvimento social e o empreendedorismo são importantes para o interesse público. Por isso, a conclusão é que a derrubada do veto é legal e coerente". Por meio de votação nominal, os vereadores decidiram, de forma unânime, pela derrubada do veto.  

Vereadores mantêm veto ao projeto ligado ao ISSQN 

O segundo veto foi ao Projeto de Lei Complementar n.º 7/2024, também de autoria do vereador Elber Batalha. A proposta alterava o inciso I do artigo 105 da Lei n.º 1.547/89, modificando a base de cálculo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A prefeita vetou o projeto justificando que ele pretendia vincular a base de cálculo do ISSQN ao efetivo recebimento do valor do serviço pelo prestador, em vez de considerar o preço do serviço prestado. 

A prefeita argumentou em sua justificativa do veto que a proposta invade a competência da União para legislar sobre normas gerais em matéria tributária, especialmente sobre o fator gerador e a vase de cálculo dos impostos, conforme o artigo 146, inciso III, alínea "a", da Constituição Federal. Além disso, argumentou-se que a proposta traria insegurança jurídica, dificuldades operacionais e redução da arrecadação, prejudicando a execução de políticas públicas. 

Durante a discussão, apresentaram pontos contrários o presidente da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Sergipe (FENEN-SE), José Sebastião dos Santos Filho, e o auditor de tributos municipais de Aracaju, Silas Leano. 

O presidente da FENEN afirmou: “As escolas particulares têm a obrigação de cumprir ordenamentos jurídicos que não nos permitem parar de prestar nossos serviços, mesmo quando não recebemos. A prefeitura cobra 5% de impostos, mesmo que não recebamos o valor. Isso é injusto e, por isso, defendo a derrubada do veto.” 

Já o auditor Silas Leano apontou que “o projeto foi apelidado por conta das escolas, que possuem um regime tributário diferenciado. Porém, do jeito que foi escrito, abre margem para que outros setores possam se apropriar disso. Apesar da motivação serem as escolas, o projeto abre margem para outros serviços”. Ele também destacou que isso dificultaria a fiscalização e a arrecadação da administração municipal: “Esse imposto corresponde a quase 20% do orçamento da prefeitura. Vejo com grande preocupação a derrubada do veto, pois isso afeta a previsibilidade da arrecadação.” 

O veto na Comissão de Justiça discutiu que a alteração proposta poderia contribuir para a segurança jurídica. “Está com base nos princípios constitucionais, e a comissão recomenda a derrubada do veto”, apontou o vereador Pastor Diego, ressaltando que esse seria um parecer técnico. Na comissão, somente a vereadora Sônia Meire votou contrária à derrubada. 

Discussão do veto  

O vereador Elber Batalha, autor do projeto, apontou que “essa é a terceira vez que esse projeto é aprovado na Câmara, e que os prefeitos vetam. O que me surpreende é ser vetado por uma prefeita que, quando era vereadora, em 2019, foi autora comigo desse projeto e o defendeu. Os estabelecimentos particulares de ensino não podem interromper seus serviços, mesmo que em situação de inadimplência. Muitas escolas passam pela situação de não receberem os pagamentos da mensalidade. O que não dá é a prefeitura cobrar ISS mesmo em um cenário de inadimplência, isso inclui filhos de funcionários da escola, assim como bolsas de estudo”. O vereador Isac, líder da oposição, apontou que “esse projeto é muito amplo e abre margem para outros segmentos econômicos utilizarem essa lei. O remédio não foi suficiente. Votamos ano passado erroneamente. Nesse caso, só caberia uma posição à prefeita: vetar, mesmo que um dia ela tenha votado a favor, como nós fizemos e erramos. Queremos aprovar uma legislação mais à frente, que atenda essa demanda”.  

Com a proposta de elaborar uma legislação voltada ao tema das escolas, os vereadores mantiveram o veto, em sua maioria. Um deles foi o vereador Iran Barbosa, que destacou que recebeu uma análise quantitativa dos auditores e que isso traria um impacto econômico. A vereadora Sônia Meire, que votou pela aprovação no ano passado, disse que “quando o projeto foi aprovado, não tivemos tempo de analisar. Ressalto a preocupação do vereador Elber com a justiça fiscal porque vivemos em um país que quem paga a maior parte de tributos é quem recebe três salários-mínimos. Porém, não podemos desconsiderar a questão tributária e, por isso, votarei contra”.  

A vereadora Moana Valadares se solidarizou em relação às escolas particulares e disse que a situação deveria ser discutida especificamente. “Entendo que o projeto é inexequível e inconstitucional. Isso ocorre pela alteração do fato gerador, e isso só pode ser editado por lei complementar da União”, explicou. 

O vereador Lúcio Flávio disse que “o segmento das escolas é o único em que, se o pagamento não for recebido, o serviço não pode ser interrompido. Nenhum outro segmento passa por isso. Essa é uma causa nobre e justa. Mas o código tributário brasileiro aponta que o imposto é em cima do serviço prestado e não recebido. As escolas particulares precisam da atenção desta Casa e enfrentam a questão da inadimplência. E já que isso ocorre, como é que se faz? Esse problema não se resolve com esse projeto, e isso não significa que estamos contra as escolas particulares. Pelo contrário, precisamos apresentar um projeto correto. Há sim caminhos, e estamos conversando com a base”. 

O vereador Vinicius Porto disse que “me incomoda muito quando vejo um auditor fiscal dizendo que não sabe quanto vai recolher. Ouvi dos dois líderes a possibilidade de consertarmos isso no máximo em 90 dias e darei um voto de confiança ao líder Isac e ao vereador Lúcio Flávio, fazendo com que essa categoria avance”. Esse voto de confiança também foi dado pelos vereadores Joaquim da Janelinha, Sgt. Byron, Fábio Meireles e Anderson de Tuca, que afirmaram cobrar a realização de um projeto voltado às escolas nos próximos 90 dias.  

Maioria dos vereadores mantêm veto ao projeto ligado às condições para conceder subsídio 

Já o terceiro veto foi ao Projeto de Lei nº 142/2024, de autoria do vereador Camilo Daniel, que propunha condicionar a liberação de verbas públicas de subsídio ao transporte público coletivo ao cumprimento de obrigações trabalhistas e de segurança da frota pelas empresas concessionárias. A prefeita vetou o PL, justificando que ele invadiu a competência privativa da União para legislar sobre normas gerais de licitação e contratação, conforme o art. 22, inciso XXVII, da Constituição Federal. Além disso, ela citou a Lei Federal nº 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), a qual estabelece que a regularidade fiscal, trabalhista e previdenciária das empresas contratadas devem ser verificadas após o julgamento das propostas, e não como condição prévia para a liberação de verbas.  

A prefeita citou jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que mencionam a ilegalidade de reter pagamentos a contratados em caso de irregularidade fiscal, pois isso configura como enriquecimento sem causa por parte da administração pública. O parecer da Comissão de Justiça foi pela derrubada do veto, ao afirmar que não existe fundamento jurídico para o que foi sustentado no veto. 

Para discutir o assunto, a ex-rodoviária Ivana Rodrigues utilizou a tribuna para defender a derrubada do veto. “Trabalhei quase nove anos no Grupo Progresso e, após sair, há quase sete anos, estou aguardando receber minha rescisão trabalhista. Há um plano arquitetado para abrir empresas de fachada, por meio da empresa Progresso, para ocultar o patrimônio. Essa ocultação é para não nos pagar. Não somos contra o subsídio, mas como justifica empresa que não paga há três anos o décimo terceiro e há 12 anos não paga salários em dia? São quatro meses de salário e ticket alimentação atrasados e seis anos sem férias. A empresa Progresso está contratando motoristas diaristas pelo valor de 112 reais, sem vínculo empregatício. É justo você trabalhar e não receber? 120 dias sem receber salário?”, apontou.  

Discussão do veto  

O vereador Camilo, autor do projeto, explicou que “não sou contrário a nenhuma empresa nesta cidade. Há três anos estamos debatendo esse tema. Em 2022, foi aprovada a isenção fiscal; em 2023, foi aprovado o primeiro subsídio, com quase R$ 24 milhões de reais para custear passagens; e em 2024 também foi aprovado. Em 2025, a prefeita dobrou esse valor para as empresas. Não sou contra a política de subsidiar o transporte público, mas da forma que está, estamos entregando um cheque em branco para essas empresas. São 50 milhões de reais, e não sabemos para onde vai. Roda ônibus sem porta, com vidro quebrado, com as rodas caindo. É inadmissível que isso ocorra em Aracaju. Quando eram vereadores, Emília e Ricardo Marques eram favoráveis a questões do transporte público”, defendeu. 

O vereador Elber Batalha pareceu favorável à derrubada do veto e disse que “eu não acho que essa empresa, Progresso, vai pagar os salários. Essa discussão depende de uma questão judicial. Eu voto pela derrubada do veto, para que outros não façam a mesma coisa que ela faz. Estou me precavendo, pois precisamos ter uma empresa que cumpra os direitos trabalhistas. Não tenho dúvidas de que, se Emília fosse vereadora, ela votaria ao nosso lado.  

A vereadora Sônia Meire também foi a favor da derrubada, ao explicar que “esse debate passa pela garantia de direitos trabalhistas e da verba dos serviços. Com os trabalhadores sem condições legais de trabalho, a população também não terá. Essa é uma afronta ao projeto de lei que foi aprovado por unanimidade nesta Casa”. 

O líder da prefeita na Casa, Isac Silveira, demonstrou-se a favor da manutenção do veto e disse que “esse projeto de Camilo não resolve o problema. Ele não é o problema, e quem disser isso está faltando com a verdade. Ele pode punir a empresa, mas não solucionar os problemas. Subsídio é para custear a passagem”. Em sua discussão, o vereador defendeu a realização de licitação. 

Em contrapartida, o vereador Iran Barbosa também explicou que a licitação é fundamental, mas que “há também outros instrumentos que ajudam no processo de regulamentação. Essa é uma iniciativa que ajuda o sistema a funcionar de forma menos precária. Se o empresário não tem dinheiro para pagar os seus trabalhadores, ele vai ao banco buscar isso ou vender seus patrimônios. Se a empresa não consegue isso, já demonstra que ela não deveria funcionar. Empresa que não paga ao trabalhador não pode receber dinheiro público”.  

Pela manutenção do veto, manifestaram-se os vereadores Moana Valadares e Rodrigo Fontes. Segundo a vereadora Moana, “o veto da prefeita não é para proteger a empresa de ônibus. O veto é para proteger a população. Na prática, a passagem vai ficar mais cara, e o serviço vai parar de passar na sua porta. O projeto do Camilo quer que a prefeitura pare de pagar um preço de sua passagem. A prefeita vai resolver o problema por meio da licitação, e ela será feita. Com a licitação, haverá um serviço de qualidade e com preço justo. O subsídio é para a passagem mais barata”. O vereador Rodrigo seguiu esse pensamento ao explicar que “o subsídio não é um benefício, ele ocorre para que a população não pague uma passagem mais cara. O momento de cobrar as certidões é na licitação. Cortar subsídio não facilita o pagamento dos trabalhadores”, explicou.  

O vereador Lúcio Flávio defendeu que o subsídio é para ajudar a custear a passagem. “Além disso, o PT foi vice de Edvaldo e agora está fazendo uma outra proposta. Além disso, estão usando a dor das outras pessoas para falar desse projeto. Estão criticando a única pessoa que editou um decreto voltado para que a empresa pague os seus trabalhadores. Apesar de ser novato na Casa, não me acostumarei com demagogia. Defendemos a licitação”, pontuou.  

Durante a votação, somente oito vereadores votaram pela derrubada do veto. Foram eles: Iran Barbosa, Elber Batalha, Sônia Meire, Camilo Daniel, Breno Garibalde, Selma França, Fábio Meireles e Vinicius Porto. Em contrapartida, votaram pela manutenção do veto os seguintes vereadores: Alex Melo, Lúcio Flávio, Rodrigo Fontes, Isac Silveira, Pastor Diego, Thannata da Equoterapia, Sgt. Byron, Soneca, Maurício Maravilha, Joaquim da Janelinha, Levi Oliveira, Anderson de Tuca, Bigode do Santa Maria, Binho, Sávio Neto de Vardo e Moana Valadares. 

Vereadora Selma França implementa o Cidadão Participa como canal de comunicação

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/03/2025 15h19, última modificação 13/03/2025 15h19
Plataforma digital permite que cidadãos enviem demandas, sugestões e acompanhem o trabalho da vereadora
Vereadora Selma França implementa o Cidadão Participa como canal de comunicação

Foto: China Tom

Com o objetivo de ampliar a comunicação com a população, a vereadora de Aracaju, Selma França, aderiu ao Cidadão Participa, uma plataforma digital que possibilita o envio de solicitações, sugestões e demandas diretamente para o mandato, garantindo mais transparência e engajamento popular. A iniciativa reforça o compromisso com a participação cidadã na política local. 

Por meio da nova ferramenta, Selma busca oferecer um meio acessível e eficiente para que os cidadãos exponham suas necessidades e acompanhem de perto o trabalho legislativo. “Acredito que a política precisa ser feita com diálogo e participação ativa da sociedade. Esse canal foi criado para garantir que a voz do povo tenha ainda mais espaço no nosso mandato”, destaca a vereadora. 

O novo canal digital reafirma o compromisso da parlamentar com a escuta ativa das demandas da comunidade e a construção de políticas públicas mais inclusivas. “A cidade que queremos só pode ser construída com o engajamento de todos e todas. Essa ferramenta é mais um passo para fortalecer esse compromisso”, afirma Selma França. 

A plataforma já está disponível para acesso, permitindo que os cidadãos enviem suas contribuições e acompanhem as ações do mandato.
Link para acessar o canal: https://bento.me/selmafranca

Maurício Maravilha apresenta projeto de lei para criação de Jardins de Chuva em Aracaju

por Marcele Machado - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/03/2025 15h18, última modificação 13/03/2025 15h18
Maurício Maravilha apresenta projeto de lei para criação de Jardins de Chuva em Aracaju

Foto: China Tom

O vereador Maurício Maravilha (União Brasil) apresentou, nesta quinta-feira, 13 de março, na Câmara Municipal de Aracaju, um projeto de lei inovador que propõe a criação de Jardins de Chuva em diversos pontos da cidade. A iniciativa busca implementar uma solução sustentável para o manejo de águas pluviais, contribuindo para a redução de enchentes e alagamentos, além de promover a melhoria da qualidade ambiental.  

“Pensando na qualidade de vida dos aracajuanos, protocolei o Projeto de Lei nº 103/2025, na Câmara Municipal de Aracaju, para a criação e implementação de Jardins de Chuva. Este projeto visa ajudar a desafogar a rede de drenagem da cidade de forma sustentável”, declara o vereador.  

Maurício Maravilha ressaltou ainda que essa iniciativa já funciona com êxito em outros estados e que a implementação em Aracaju será de grande relevância.  

“Essa medida é fundamental para tornar nossa cidade mais resiliente às mudanças climáticas e mais sustentável. Nos estados de São Paulo e Bahia, este projeto já é um sucesso. É uma solução sustentável que traz benefícios para toda a população", afirma o vereador. 

Inclusão e Empoderamento: Jovens Surdos são protagonistas do “Conhecendo o Parlamento”

por Lucas Oliver - Assessoria de Comunicação da Escola do Legislativo Municipal — publicado 13/03/2025 16h20, última modificação 13/03/2025 16h20
Inclusão e Empoderamento: Jovens Surdos são protagonistas do “Conhecendo o Parlamento”

Foto: Lucas Oliver

Na manhã desta quinta-feira, 13, jovens estudantes do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação dos Surdos de Sergipe (Ipaese) participaram do Conhecendo o Parlamento, projeto organizado pela Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), com o objetivo de fomentar a representatividade política, inclusão e cidadania. 

Os jovens surdos puderam vivenciar de perto o funcionamento da Câmara Municipal de Aracaju por meio de palestras com a professora de história Cláudia Evaristo, que explanou sobre a história da política em Sergipe, além da participação da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), unidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

A EJESE explicou como surgiu o voto e a importância da urna eletrônica. A iniciativa, que visa aproximar a comunidade do Poder Legislativo, ganhou um significado ainda maior com a participação desses estudantes, que demonstraram interesse e engajamento em cada etapa da visita. 

“Participar da primeira edição do ano que traz a inclusão como tema principal é poder levar informação e oportunidade. A EJESE estará sempre presente nesta parceria de sucesso. Hoje, pude mostrar a história da urna e a segurança da urna eletrônica, além de comentar sobre o título e a importância de votar”, citou Elielson Souza. 

Para o diretor da Escola do Legislativo, Márcio Brayner, a presença dos jovens surdos é um marco na inclusão social. “Estamos seguindo as orientações da presidência da CMA e a missão da escola, que é desenvolver atividades inclusivas. O Conhecendo o Parlamento é um projeto que une a comunidade e os vereadores, além de contribuir com a formação crítica de cada um desses estudantes”, destacou. 

“Eu, como professora de história e entusiasta da política, estar presente neste projeto que envolve jovens estudantes no Legislativo é afirmar que estamos levando informação visando uma geração que compreende o poder do voto”, ressaltou a palestrante e professora de história Cláudia Evaristo. 

Na sequência das palestras, foram formadas duas chapas: a primeira comandada pela representante feminina, a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Iara Isabelle Boa Hora, e a segunda pelo estudante do segundo ano do Ensino Médio, Erick Cayo Rodrigues. Ambos puderam expressar suas propostas, e os estudantes votaram para eleger o Vereador do Futuro.  

O estudante Cayo Rodrigues foi eleito com 16 votos. “Fiquei feliz em ser eleito, e as minhas propostas falaram sobre as dificuldades encontradas pelo surdo no dia a dia. Precisamos olhar para esta comunidade que é invisível”, comemorou. 

A diretora institucional do Ipaese comemorou que a presença dos estudantes surdos enriquece o debate, traz novas perspectivas e novos desafios, além de repensar a forma como comunicamos e interagimos. "Parabenizo a iniciativa do projeto Conhecendo o Parlamento por abrir as portas do parlamento para a diversidade e por promover a inclusão de jovens surdos na política. Este é o caminho para uma sociedade inclusiva, justa e igualitária”, finalizou. 

Alex Melo comemora programação evangélica no aniversário de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/03/2025 16h25, última modificação 13/03/2025 16h25
Alex Melo comemora programação evangélica no aniversário de Aracaju

Foto: Ester Araújo

O vereador Alex Melo (PRD) reuniu-se com a bancada evangélica da Câmara Municipal de Aracaju e participou de um encontro com o secretário de Governo da Prefeitura de Aracaju, Itamar Bezerra, para discutir os detalhes da programação evangélica no aniversário de 170 anos da capital.  

Os shows serão realizados neste sábado, 15 de março, a partir das 19h, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia. Vão se apresentar Juninho Alê, Cleyton Queiroz e Fernanda Brum.  

“A programação evangélica está muito boa, com grandes artistas. É uma festa para toda a família celebrar o aniversário de Aracaju. Agradeço a atenção do secretário Itamar Bezerra e parabenizo toda a equipe da prefeita Emília Corrêa pela realização do evento”, vibrou. 

Bigode intensifica visitas à Zona de Expansão para ouvir demandas da população

por Gabriella Ferreira - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/03/2025 16h55, última modificação 13/03/2025 17h47
Vereador foi até as comunidades do Brisa Mar e do Vale do Amanhecer
Bigode intensifica visitas à Zona de Expansão para ouvir demandas da população

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Bigode do Santa Maria tem se dedicado a percorrer diferentes áreas da Zona de Expansão de Aracaju, atendendo aos pedidos da população por melhorias estruturais. Nos últimos dias, ele e sua equipe visitaram as comunidades do Brisa Mar, no bairro Aruana, e do Vale do Amanhecer, no Santa Maria, onde conversaram diretamente com os moradores sobre as principais necessidades da região. 

As visitas fazem parte de uma iniciativa do parlamentar para mapear as demandas locais e apresentar requerimentos de melhorias à Prefeitura de Aracaju. Durante as caminhadas, a população tem sinalizado a Bigode problemas como falta de pavimentação, asfalto adequado e exposição a animais peçonhentos, questões recorrentes na Zona de Expansão. 

“A nossa missão é estar próximo da comunidade, entender as dificuldades enfrentadas e buscar soluções efetivas. Estamos ouvindo os moradores para partir do que eles precisam e solicitar soluções, levando essas demandas ao Executivo Municipal”, destacou Bigode. 

Além das visitas já realizadas, o vereador pretende continuar o trabalho de escuta ativa em outras localidades da Zona de Expansão, percorrendo diversas ruas para dialogar com os moradores. O objetivo é fortalecer a representatividade da região e garantir que as reivindicações cheguem às autoridades responsáveis. 

A equipe de Bigode segue à disposição para receber mais solicitações e ampliar o levantamento das necessidades da população. “Nosso compromisso é lutar por melhorias para os que mais precisam, e isso só é possível ouvindo quem vive o dia a dia da comunidade”, concluiu o vereador. 

14ª Sessão Ordinária teve discussão de 03 vetos, 10 requerimentos e 01 moção

por Fernanda Nery - Agência CMA — publicado 14/03/2025 11h48, última modificação 14/03/2025 11h48
 14ª Sessão Ordinária teve discussão de 03 vetos, 10 requerimentos e 01 moção

Foto: China Tom

Durante a 14ª Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira (13/03), no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, foram colocados em discussão 03 vetos, 01 requerimento foi retirado de pauta, outros 10 requerimentos foram apreciados, além de 01 moção. Confira um resumo do que foi analisado:


Vetos

No total, foram apreciados 03 vetos da prefeita Emília Corrêa a dois projetos do vereador Elber Batalha (PSB) e um do vereador Camilo Daniel (PT). O primeiro veto total foi relacionado ao Projeto de Lei Complementar nº 6/2024, de autoria do vereador Elber Batalha. O documento altera o art. nº 221-A da Lei nº 1.547/1989, que institui o Código Tributário Municipal, em relação à Taxa de Vigilância Sanitária. O projeto determinava que a Taxa de Vigilância Sanitária deveria ser cobrada por estabelecimento, e não por cada profissional que atua no local. Durante a votação, os vereadores votaram, de forma unânime, pela derrubada do veto. 


O segundo veto apreciado foi em relação ao Projeto de Lei Complementar n.º 7/2024, também de autoria do vereador Elber Batalha. O projeto pretendia alterar o inciso I do artigo 105 da Lei n.º 1.547/89, que trata da base de cálculo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). O assunto foi discutido sobretudo se seria legítima ou não a cobrança do imposto às escolas particulares, que lidam com um cenário de inadimplência por parte de alguns pais. Com a proposta de elaborar uma legislação voltada ao tema das escolas, os vereadores mantiveram o veto, em sua maioria.


O terceiro e último veto analisado foi sobre o Projeto de Lei n.º 142/2024, de autoria do vereador Camilo Daniel, que condicionava a liberação de verbas públicas de subsídio ao transporte público coletivo ao cumprimento de obrigações trabalhistas e de segurança da frota pelas empresas concessionárias. Após a exposição dos argumentos dos vereadores, a votação foi realizada e, com 16 votos contra 8, foi mantido o veto da prefeita Emília Corrêa.

 

Requerimentos


REQUERIMENTO Nº 29/2025 - De autoria da vereadora Professora Sonia Meire (PSOL), o requerimento foi aprovado e é direcionado ao secretário municipal de infraestrutura, senhor Sérgio Guimarães, para que sejam encaminhados os documentos de ordem ambiental que autorizaram a retirada do mangue para construção da ponte Godofredo Diniz.

 

REQUERIMENTO Nº 30/2025 - Requerimento aprovado, de autoria do vereador Isac Silveira (União Brasil), para que seja realizada sessão especial, no dia 14 de maio, às 14h, para comemoração ao Dia do Assistente Social.

 

REQUERIMENTO Nº 35/2025 - Requerimento aprovado, de autoria da vereadora Professora Sonia Meire (PSOL), destinado ao presidente do Conselho Municipal de Saúde e à Secretária Municipal da Saúde, para solicitar as seguintes informações:  decreto de nomeação do Conselho Municipal de Saúde; relatórios de prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde apreciados pelo conselho e suas respectivas atas; atas dos últimos quatro anos do Conselho Municipal de Saúde; cópia do instrumento que institui o Conselho Municipal de Saúde.

 

REQUERIMENTO Nº 46/2025 - Requerimento aprovado, de autoria do vereador Levi Oliveira (PP), para realização de uma sessão especial, no dia 16 de junho de 2025, em alusão ao Dia dos Vigilantes.

 

REQUERIMENTO Nº 49/2025 - Requerimento aprovado, de autoria do presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), para realização de audiência pública, a ser realizada no dia 27 de março, às 14h, com o objetivo de debater acerca do tema “Aracaju e a Câmara Municipal de Vereadores: 170 anos de memórias compartilhadas”.

 

REQUERIMENTO Nº 62/2025 - Requerimento aprovado, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), destinado à secretária municipal de educação, Edna Quitéria do Amorim Costa, para que envie ao parlamento o contrato emergencial firmado com a empresa Fortal Empreendimentos LTDA, bem como toda a documentação referente ao procedimento administrativo que antecedeu essa contratação emergencial.

 

REQUERIMENTO Nº 63/2025 - Requerimento aprovado, também de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), direcionado à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB), para que envie ao parlamento as licenças ambientais junto à ADEMA/SE e à SEMA das empresas atualmente responsáveis pelos serviços de limpeza pública do município de Aracaju.

 

REQUERIMENTO Nº 67/2025 - Requerimento aprovado, de autoria do vereador Levi Oliveira (PP), para a realização de audiência pública, a ser realizada no dia 21 de março de 2025, às 14 horas, com o objetivo de debater a educação e a segurança no trânsito no município de Aracaju.

 

REQUERIMENTO Nº 73/2025 - Requerimento de urgência aprovado, de autoria do vereador Levi Oliveira (PP), para votação do Projeto de Lei nº 107/2025, que altera a ementa e o art. 1º da lei nº 6.112/2024, que dispõe sobre a desafetação e alienação onerosa de área pública correspondente a trecho da Rua Palmira Ramos Teles, no bairro Luzia, pertencente à prefeitura municipal de Aracaju.

 

REQUERIMENTO Nº 74/2025 - Requerimento de audiência pública, a ser realizada no dia 14 de março de 2025, às 9 horas, para debater acerca do tema “Os impactos das ações do Banco do Nordeste na economia aracajuana”. O requerimento foi retirado de pauta pelo autor, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD).

 

REQUERIMENTO Nº 77/2025 - Requerimento de urgência, de propositura do vereador Isac Silveira (União Brasil), para aprovação do Projeto de Lei nº 108/25, de autoria do executivo, que “autoriza o município de Aracaju, através do Poder Executivo, a contratar operação de crédito com instituição financeira, no valor de até R$ 161.000.000,00 (cento e sessenta e um milhões de reais), destinada ao financiamento de projeto para mobilidade urbana sustentável.”

 

Durante a discussão, o vereador Elber Batalha (PSB) sugeriu a retirada do regime de urgência, para que fosse realizada uma audiência pública com a presença de técnicos da prefeitura para prestar esclarecimentos sobre o empréstimo. “Eu proponho que a gente faça a audiência semana que vem e logo depois colocamos para votar, daí cada um vota como quiser, até mesmo para ter um esclarecimento”.

 

A vereadora Professora Sonia Meire (PSOL) também apoiou a retirada do regime de urgência. Segundo a parlamentar, é necessária uma avaliação cuidadosa quando se trata de empréstimos bancários, sobretudo pelo fato de já existir uma grande quantidade do orçamento comprometido com empréstimos para os próximos anos.

 

Por sua vez, o autor da propositura, vereador Isac Silveira (União Brasil), reconheceu que o projeto precisa de maiores esclarecimentos e pediu que fosse aprovada a urgência e que o projeto possa entrar em votação na próxima quinta-feira (20/03).

 

Durante a votação, apresentaram votos contrários os vereadores Elber Batalha (PSB), Professora Sonia Meire (PSOL) e Iran Barbosa (PSOL). Os demais vereadores presentes votaram de maneira favorável e o requerimento foi aprovado.

 

Moção

MOÇÃO Nº 1/2025 - Durante a sessão, foi aprovada a moção de aplausos ao Senhor Cel. Alexsandro Ribeiro de Souza, comandante geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, em alusão ao aniversário de 190 anos da instituição. A autoria da propositura é do vereador Miltinho Dantas.

Vereador Anderson de Tuca destaca ônibus elétricos e incentivos para veículos sustentáveis

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/03/2025 10h48, última modificação 14/03/2025 10h48
Vereador Anderson de Tuca destaca ônibus elétricos e incentivos para veículos sustentáveis

Foto Gilton Rosas

O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para destacar a compra de 30 novos ônibus elétricos pela Prefeitura da capital sergipana. O parlamentar ressaltou os impactos positivos dessa ação para a população e o meio ambiente, destacando que a iniciativa contribui para um transporte público mais sustentável ao utilizar energia elétrica.
“Temos que olhar para o futuro. Inclusive, coloquei um projeto pensando na sustentabilidade, para que os condomínios possam ter pelo menos um carregador para veículos elétricos”, afirmou Anderson de Tuca.
Durante seu pronunciamento, o vereador também reforçou a necessidade de incentivos fiscais para a aquisição de veículos elétricos e híbridos em Sergipe. Ele comparou a situação do estado com os vizinhos Bahia, Alagoas e Pernambuco, que já oferecem isenções para estimular o uso dessa tecnologia, fomentar a economia e atrair investimentos para o setor automotivo.
“A partir do momento que eu trago incentivo, eu trago empresas, oficinas especializadas, mão de obra especializada e recursos. Essa é uma oportunidade incrível, mas, infelizmente, Sergipe ainda não dispõe desses benefícios”, declarou.
Além do impacto ambiental positivo, Anderson de Tuca destacou que a chegada dos ônibus elétricos proporcionará mais conforto e economia para os passageiros. No entanto, ele também alertou para a necessidade de reavaliar problemas estruturais do sistema de transporte coletivo, como horários, linhas e rotas, a fim de garantir um serviço mais eficiente para a população aracajuana.
Por fim, o vereador parabenizou a prefeita Emília Corrêa pela iniciativa, ressaltando que investimentos em mobilidade sustentável são essenciais para a modernização da cidade e o bem-estar dos cidadãos.

Vereador Joaquim da Janelinha parabeniza prefeita Emília Corrêa e destaca obras no conjunto Augusto Franco

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/03/2025 09h40, última modificação 14/03/2025 09h40
Vereador Joaquim da Janelinha parabeniza prefeita Emília Corrêa e destaca obras no conjunto Augusto Franco

Foto: China Tom

Durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Joaquim da Janelinha (PDT) parabenizou a prefeita Emília Corrêa e a Secretaria Municipal de Saúde pela visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, localizada no conjunto Augusto Franco, e pela execução das reformas no local. 
Segundo o parlamentar, as intervenções visam melhorar a estrutura e proporcionar um atendimento mais humanizado à população. Entre as principais melhorias, Joaquim destacou a criação de uma ala exclusiva para o atendimento de crianças, que terá entrada independente pela área em frente ao Condomínio Vale Cotinguiba. 
“Acredito que esse é o caminho do atendimento humanizado. A criança merece esse cuidado especial, principalmente em períodos de surtos sazonais. Parabenizo a gestão por essa iniciativa”, afirmou. 
O vereador ressaltou ainda a ampliação e separação dos leitos de enfermaria, que passarão a ser divididos entre alas masculina e feminina, atendendo a um antigo anseio da comunidade. A previsão é de que as obras sejam concluídas em cerca de 60 dias. 
Avanços no Augusto Franco
Além das melhorias na UPA, Joaquim da Janelinha destacou outras obras importantes em andamento no Conjunto Augusto Franco. Ele comemorou o andamento das obras da Praça da Juventude, que deve ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano. O parlamentar também mencionou a reforma do Espaço Cultural Gonzagão, realizada pelo Governo do Estado, com previsão de entrega antes do São João, o que promete tornar os festejos ainda mais especiais para a comunidade. Outro ponto destacado foi a modernização da 4ª Delegacia Metropolitana, resultado de articulações feitas ainda durante sua participação no Conselho de Segurança.
Pedido de nova reforma
Aproveitando a ocasião, Joaquim fez um apelo à prefeita Emília Corrêa e ao secretário municipal de Obras para que a praça da Delegacia, localizada ao lado do Gonzagão e da 4ª Delegacia também receba melhorias. Segundo ele, o espaço poderia ganhar um campo society, aparelhos de ginástica e um parque infantil, criando um ambiente mais moderno e acolhedor para os moradores. 
 “Acredito que essa praça, por ser pequena em comparação com outras do conjunto, poderia receber essa atenção especial, ainda neste primeiro semestre ou ao longo deste ano. Vamos transformar essa entrada do Augusto Franco em um cartão de visitas, com um espaço cultural moderno, uma delegacia renovada e uma praça que atenda à comunidade”, concluiu.

Escola do Legislativo de Aracaju convida servidores para participarem do projeto ‘Ipesaúde até Você’

por Lucas Oliver- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/03/2025 11h23, última modificação 14/03/2025 11h23
Escola do Legislativo de Aracaju convida servidores para participarem do projeto ‘Ipesaúde até Você’

Foto: Lucas Oliver

No dia 20 de março , acontece, pela primeira vez, a edição do projeto ‘Ipesaúde até Você’ em parceria com a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na sede do Legislativo Municipal. das 8h às 12h. Servidoras e servidores estão convidados a participarem, além de se cadastrarem no Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde). 

 

A iniciativa tem como objetivo levar para o beneficiário de diferentes órgãos do Estado o conhecimento sobre promoção e orientação à saúde, além de informações a respeito do trabalho desenvolvido pelo Instituto. “Visando a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida dos servidores e seus dependentes, através de ações de educação em saúde e acesso facilitado aos serviços oferecidos pelo Ipesaúde, a Escola do Legislativo firma parceria e traz essa ação que pretende orientar sobre a importância do ir ao médico de forma preventiva”, destaca o diretor da Escola do Legislativo de Aracaju, Márcio Brayner. 

 

Márcio reforça o convite e a importância da participação de todos para o sucesso do projeto, além de informar que levem o cartão de vacinação. “Esperamos servidores e servidoras da Casa, além de assessores e vereadoras e vereadores nesta ação que promete ser um sucesso, afinal, é a primeira vez, que trazemos o “Ipes Até Você”. Lembrem de trazer documento oficial com foto e o cartão de vacinação”, pontua. 

 

Segundo a diretora de promoção à saúde, Priscila Kitawara , os servidores, muitas vezes, por força do horário de trabalho, não tem condições de ir ao local para tomar vacina e nem cuidar da saúde. “Então,  é uma atitude muito válida trazer até os servidores esses serviços,  como a aferição de pressão, vacinações , orientações nutricionais, massagens, marcação de consultas e adesão e renovação do Ipesaúde , disponibilizados pelo Instituto”, alerta. 

 

Serviço

 

Quando: 20 de março 

Onde: Câmara Municipal de Aracaju

Horário: 8h às 12h

Organização: Escola do Legislativo de Aracaju

“Pela primeira vez, em cinco mandatos, eu vi uma perseguição sistemática do poder executivo contra os vereadores de oposição”, declara Elber Batalha

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/03/2025 11h40, última modificação 14/03/2025 13h48
“Pela primeira vez, em cinco mandatos, eu vi uma perseguição sistemática do poder executivo contra os vereadores de oposição”, declara Elber Batalha

Foto: China Tom

O vereador Elber Batalha (PSB) utilizou a  tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar sobre os vetos que foram votados nesta quinta-feira, 13. Em seu discurso, ele apresentou um áudio que relatava o plano para a manutenção do veto ao seu projeto de justiça fiscal para os dentistas da capital e comentou que nunca viu uma perseguição em relação à  oposição em todo o seu histórico político. 

Na ocasião, ele apresentou um áudio de Whatsapp que circulou nos grupos na última quarta-feira, 12, de um profissional da área da saúde que relatava a estratégia de se manter o projeto vetado e, logo depois, um novo iria surgir com o mesmo intuito. No arquivo, o profissional contava aos colegas que assinou uma carta-compromisso durante a campanha e que foi comunicado sobre a continuação da suspensão por ser da oposição, mas que já tinha autorização para um novo PL contemplando os dentistas. 

Para Elber, ficou bem claro todo o intuito dessa estratégia. “Pela primeira vez, em cinco mandatos, eu vi uma perseguição sistemática do poder executivo contra os vereadores de oposição. Isso é querer tirar o nosso poder mais sagrado de fiscalizar, que é de legislar. Ou seja, nada que seja proposto por mim, por Sônia Meire, Iran, Camilo, Selma, Milton ou outro que resolva descontentar essa gestão, vai ser aprovado. Se for, ela veta e, quando aprovar, vai apertar os calos dos vereadores para que mantenham”, declarou. 

Ainda no pequeno expediente, ele alertou para a gravidade da situação. “Vejam bem, já está tudo pactuado, depois que o veto for mantido, outro mesmo será apresentado pelo vice-líder. Aí sim, será aprovado. Isso é de uma gravidade absurda. É tornar menos vereador quem não passa a integrar a bancada da prefeita. Eu sou testemunha aqui de que no auge dos meus debates contra Edvaldo Nogueira, eu criei um bairro e ele sancionou. Emília teve diversos projetos sancionados pela Prefeitura de Aracaju, sem medo de errar, foi a vereadora que mais aprovou e teve projetos”, disse. 

Elber lembrou ainda da importância de se pensar nos projetos e não em lados opostos nesses momentos. "Causa-me um espanto essa postura. Isso é desprezar a justiça fiscal que se faz com os dentistas hoje, que é conhecida por todos os parlamentares e colocar, no primeiro plano, o interesse pessoal de que o projeto não seja da oposição. Como se o vereador da oposição fosse menos vereador”. 

Por fim, em votação única, o veto foi derrubado e o Projeto de Lei de autoria de Elber Batalha será promulgado pela presidência da Câmara Municipal de Aracaju. 

Audiência de Elber Batalha define ação conjunta contra shoppings e Unimed

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/03/2025 11h47, última modificação 14/03/2025 11h47
 Audiência de Elber Batalha define ação conjunta contra shoppings e Unimed

Foto: China Tom

Uma Audiência Pública celebrou o Dia do Consumidor na tarde desta quinta-feira, 13 de março, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Com o tema “Os novos desafios na defesa do direito do consumidor”, ela foi de  autoria de Elber Batalha (PSB) e gerou planos para uma ação dos órgãos responsáveis pela fiscalização na capital contra os shoppings e Unimed, além da criação de um quadro informativo na TV Câmara.

 

O dia é comemorado em 15 de março e instituído em 1983 para lembrar e informar, cada vez mais, os direitos dos cidadãos. Mas, estrategicamente, é usado também pelo comércio para o aumento de vendas com vantagens e promoções exclusivas. Na câmara, foi pauta de debate e troca de ideias de quem tanto faz por essa área. Com temas como a situação dos estacionamentos dos shoppings e suas cobranças, a qualidade dos combustíveis da capital e a situação da saúde privada, ele reuniu populares e autoridades para o momento.

 

 A promotora de justiça do Ministério Público de Sergipe (MP/SE), Euza Missano, atua na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, e destacou os principais temas das ações. “No ponto de vista de ocorrências, o transporte público lidera nas mais variadas situações, seja como frota, condições e maneira geral. A saúde privada com as operadoras de planos de saúde e também a questão do combustível”, relatou.

 

Euza aproveitou para pontuar a ação do vereador e elogiou a sua atuação. “Esse momento foi de fundamental importância e aproveito para parabenizar pela iniciativa. Realmente o código tem 30 anos, mas ainda enfrentamos vários desafios e alguns deles foram falados aqui. O mais importante foi sair com perspectivas como educação para o consumidor”, falou.

A delegada Georlize Oliveira assumiu recentemente a Delegacia do Consumidor (Decon) e informou que os casos só crescem. “Apesar de ser nova, já temos vários registros. Já estamos com 44 BOs registrados e cinco VPIs listadas, sendo três com o MP. Foi muito importante esse momento, os órgãos discutiram e ideias positivas saíram daqui para serem colocadas em prática a partir de agora”.

Elaine Cristina, coordenadora do Procon Municipal, participou da sessão mesmo após uma grande operação e ressaltou as dificuldades encontradas. “O que estamos fazendo nos últimos dias é principalmente educar. Estamos tentando fazer o nosso melhor no Procon, já que estamos percebendo principalmente falha na aplicação das leis municipais e essa data traz a reflexão. Todos nós somos consumidores diariamente, é preciso lembrar “, afirmou comunicando da lei de obrigatoriedade do Código de Direito do Consumidor em todos os estabelecimentos. 

Arthur Santana, diretor do Procon Estadual, salientou a questão dos postos e informou que o tema vem crescendo nas queixas que chegam ao órgão. “Com relação aos postos de combustíveis, visitamos recentemente nove postos na busca das fraudes volumétricas. Esses temas são os mais sensíveis e existem várias denúncias chegando, já que várias pessoas vêm sendo lesadas com prejuízos nos seus veículos. Meu irmão mesmo chegou a ter um prejuízo recentemente de cerca de R$ 20 mil e, muitas vezes, o cidadão não tem como comprovar que foi a gasolina. É preciso fiscalizar”, informou. 

Matheus Pacheco Franco, defensor do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública, atua há 10 anos na área e comentou dos anseios vivendo essa rotina. “O que mais vem me angustiando é quando recebo um assistido que foi lesado e eu sei que não vai para a frente. Isso ocorre quando ele cai em um golpe, nem todos inviabilizam a reparação judicial, mas quando digo que é perfeito, nada é achado e o difícil é explicar”, alertou se referindo aos dias atuais com a questão da inteligência artificial como vídeos ou mensagens falsas. 

Entre as opiniões, se formou ainda uma ação conjunta do MP/SE e Defensoria Pública contra os shoppings da cidade com a nova cobrança dos estacionamentos, além de outra planejada com relação à Unimed que informou recentemente a verticalização. 

Para Elber, é preciso informar cada vez mais as pessoas sobre os direitos e tocar em pautas atuais, além de locais. “Foi uma audiência proveitosa pela troca de experiências, pelo intercâmbio de vivências desses personagens que vivem essa rotina.  Encaminhamentos efetivos foram feitos. Esses debates foram super importantes”, declarou. 

Por fim, o vereador contou ainda a novidade que surgiu na ocasião, que foi a ideia de um quadro na TV Câmara. “Saímos até com criações daqui, como o futuro quadro que vamos apresentar ao presidente Ricardo Vasconcelos que será o Minuto do Consumidor, em que  cada um dos convidados de hoje e mais pessoas darão dicas de consumo e segurança para evitar os golpes que vêm acontecendo”.

 

Lúcio Flávio responde à oposição sobre vetos da prefeitura

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/03/2025 13h24, última modificação 14/03/2025 13h24
Lúcio Flávio responde à oposição sobre vetos da prefeitura

Foto: Miguel Benks

O vereador do PL e vice-líder da prefeitura, Lúcio Flávio, discursou na manhã desta quarta-feira (13) durante a 14ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracaju. Na ocasião, foram pautados para apreciação dos parlamentares os vetos do Poder Executivo a dois projetos de lei complementar e um projeto de lei. 

Na tribuna, Lúcio Flávio justificou a decisão da prefeitura de vetar os projetos, sendo um deles referente ao corte do subsídio às empresas de ônibus de Aracaju. O vereador afirmou: “Eu entendo que nós precisamos olhar para os trabalhadores, que é um problema de questão social, é um problema desumano, mas não adianta dizer que quer cortar subsídio para pagar trabalhador. Afirmar isto é duvidar da inteligência das pessoas!”. 

Para os vereadores da base governista, o veto ao projeto de lei 124/2024 evita a criação de um caos no transporte público de Aracaju, visto que o corte do subsídio poderia provocar a paralisação de grande parte da frota de ônibus e ainda assim não resolveria o problema apontado pela oposição, que é a falta de pagamento aos ex-rodoviários. 

Lúcio Flávio participa da cerimônia de lançamento do centro universitário pio décimo

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/03/2025 13h34, última modificação 14/03/2025 13h34
Lúcio Flávio participa da cerimônia de lançamento do centro universitário pio décimo

Foto: Miguel Benks

Na tarde desta quinta-feira (13), ocorreu, nas instalações da Faculdade Pio Décimo, o lançamento do Centro Universitário Pio Décimo e da marca UniPio. No ano em que a instituição de ensino superior celebra 70 anos de existência, a faculdade foi reconhecida com o status de centro universitário após atender às exigências do Ministério da Educação. 

A mudança representa também a realização de um sonho do fundador da instituição, o professor José Sebastião, cujo legado hoje é continuado por seus filhos, Antônio Thiers e José Sebastião dos Santos Filho, reitor e vice-reitor da UniPio. Com essa nova fase, a instituição poderá ampliar suas atividades acadêmicas, realizar pesquisas e expandir os programas de pós-graduação e extensão universitária. 

Além do vereador Lúcio Flávio, outras autoridades e personalidades do estado de Sergipe participaram da cerimônia, entre elas José Carlos Felizola, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, e o professor Jouberto Uchôa, reitor da Universidade Tiradentes. 

Confira a agenda de atividades da Câmara Municipal de Aracaju

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 14/03/2025 15h05, última modificação 18/03/2025 12h31
Atividades acontecem entre os dias 18 e 21 de março
Confira a agenda de atividades da Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

No site da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), está disponível um banner, na lateral da página, por meio do qual é possível acessar e conferir a agenda semanal de atividades do Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana: 

Terça-feira, 18 de março 

Nesta terça-feira, ocorrerá a primeira Tribuna Livre de 2025, com o tema " O estatuto da igualdade racial e intolerância religiosa, e o descaso com a população negra aracajuana". A Tribuna Livre será realizada às 9h15 e contará com a participação da professora Elisangela Santos, do Conselho Municipal de Participação e Promoção da Igualdade Racial de Aracaju (COMPRIR).  

Quarta-feira, 19 de março 

Na quarta-feira, às 16h, será realizada uma Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadania à senhora Sandra Sena. A autoria é do vereador Elber Batalha.  

Sexta-feira, 21 de março 

Pela manhã, às 9h, será realizada uma Sessão Especial com o tema "Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Sustentável e a Garantia dos Direitos Humanos". A autoria é do vereador Iran Barbosa. 

Já às 14h, ocorrerá uma Audiência Pública com o tema "Educação no Trânsito". A autoria é do vereador Levi Oliveira. 

 

CMA não funcionará nesta segunda-feira devido ao aniversário da capital

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 14/03/2025 15h09, última modificação 14/03/2025 15h09
CMA não funcionará nesta segunda-feira devido ao aniversário da capital

Foto: China Tom

Nesta segunda-feira, 17 de março, em razão do feriado que celebra os 170 anos de Aracaju, a Câmara de Vereadores não terá expediente. O retorno das atividades ocorrerá na terça-feira, 18 de março. 

Sandra Sena recebe Título de Cidadã Aracajuana por iniciativa de Elber Batalha

por Anna Paula Aquino - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/03/2025 15h43, última modificação 14/03/2025 15h43
Sandra Sena recebe Título de Cidadã Aracajuana por iniciativa de Elber Batalha

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

A coordenadora do Movimento Nacional ODS Sergipe (MNODSSE), Sandra Sena, receberá o título de Cidadã Aracajuana, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), na próxima quarta-feira, 19 de março, a partir das 16h, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).  

Autor da honraria, Elber destacou a importância de reconhecer pessoas como Sandra. “Ela já é aracajuana de coração e em todos os seus atos. Vem contribuindo em sua área e de forma valorosa para a nossa cidade com a sua experiência. Tenho certeza de que essa homenagem é só mais uma confirmação do seu amor por Aracaju e por todo o estado de Sergipe”, disse.   

Biografia  

Sandra Regina de Sena Santos nasceu em 18 de março, na década de 1960, em Dourados, Mato Grosso do Sul. Cursou História na Universidade Federal de Sergipe, é graduada em Gestão de Recursos Humanos, pós-graduada em Psicologia Organizacional e possui especializações em Territorialização dos ODS, Cultura Afro-Brasileira, Empreendedorismo Afro-Brasileiro e Políticas Públicas para Equidade Racial.  

Em Sergipe, atuou no Banco do Estado de Sergipe, foi chefe de gabinete da Secretaria de Cultura na gestão de Marcelo Déda, ex-diretora do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado, ex-secretária municipal de Promoção e Igualdade Racial de Laranjeiras, ex-coordenadora de Promoção de Políticas Públicas LGBTIAPN+, coordenadora-geral do estado e conselheira do Movimento ODS. Também é militante do Movimento Negro Unificado, integrante do Colegiado do Instituto Braços de Direitos Humanos e participa dos grupos Mães pela Diversidade e Mães da Resistência. 

Iran destaca luta do Sindimed para que a PMA regularize salários e outros direitos dos médicos

por George Washington Silva - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/03/2025 16h21, última modificação 14/03/2025 16h21
Iran destaca luta do Sindimed para que a PMA regularize salários e outros direitos dos médicos

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Iran Barbosa (PSOL) destacou, na Câmara Municipal de Aracaju, o trabalho realizado pelos dirigentes do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) para garantir os direitos dos médicos que atuam no município. O parlamentar ressaltou que, mais de um mês após a reunião dos representantes sindicais com a prefeita Emília Corrêa para discutir questões que afetam diretamente esses profissionais, como os persistentes atrasos no pagamento dos salários dos médicos contratados via pessoa jurídica (PJ), o problema ainda persiste.  

“De lá para cá, os problemas que foram tratados com a prefeita se mantêm e, em alguns casos, até pioraram, o que levou o sindicato a buscar o apoio do Ministério Público Estadual”, apontou. 

De acordo com Iran, uma audiência online foi realizada no dia 6 de março com a 9ª Promotoria de Justiça dos Direitos à Saúde do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE), contando com a participação do Sindimed e de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS).

Na audiência, foram debatidos a regularização dos pagamentos dos médicos da rede municipal, o assédio moral em ambiente de trabalho e uma possível mudança no regime de contratação dos profissionais do Hospital Nestor Piva. Também foi abordada a bonificação de 34% destinada aos médicos que atuam na urgência do Hospital Municipal Fernando Franco e aos profissionais da Atenção Básica, que estão sem receber os valores desde dezembro de 2024.  

Outro problema levantado pelo sindicato envolve os médicos que atuam na Maternidade Lourdes Nogueira. Antes, os pagamentos eram realizados até o quinto dia útil do mês subsequente, mas, com a mudança de gestão, os valores passaram a ser creditados apenas por volta do vigésimo dia útil.  

“Essas são questões sérias que exigem resoluções imediatas, porque tratam de salário, e salário é alimento, além de envolverem outros direitos trabalhistas. Quando a gente se coloca no lugar de quem passa por isso, sabemos que a situação é muito séria”, lamentou o vereador.  

Segundo Iran, ao fim da audiência, foi firmado um acordo estabelecendo que, até o dia 12 de março, a SMS deveria informar oficialmente ao MPE a data para regularização do pagamento da bonificação dos médicos do Fernando Franco e da Atenção Básica, bem como definir um prazo limite para futuros pagamentos. Além disso, a SMS deveria esclarecer quais providências serão adotadas para evitar novos atrasos nos pagamentos dos médicos da Maternidade Lourdes Nogueira e fornecer informações sobre a possível mudança na forma de contratação dos médicos que atuam no Nestor Piva.  

“Espero que o acordo firmado no Ministério Público Estadual seja cumprido, que ele possa contemplar a solução dos problemas que os médicos e os demais profissionais da Saúde do município estão enfrentando, e que haja avanço quanto aos pleitos feitos pelo Sindimed”, enfatizou o vereador Iran Barbosa. 

Por meio do Projeto Estrelas do Mar, banho de mar assistido marca as comemorações dos 170 anos de Aracaju

por Jacqueline Reis - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/03/2025 16h40, última modificação 14/03/2025 16h51
Por meio do Projeto Estrelas do Mar, banho de mar assistido marca as comemorações dos 170 anos de Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Em comemoração aos 170 anos de Aracaju, o Projeto Estrelas do Mar, por meio da Prefeitura de Aracaju e da Secretaria do Turismo (Setur), realiza três edições especiais do banho de mar assistido na Praia do Havaizinho, na Orla de Atalaia. O primeiro dia de ação ocorreu nesta sexta-feira, 14, com a participação do idealizador do projeto e vereador, Sargento Byron, junto à prefeita Emília Corrêa e ao secretário do Turismo de Aracaju, Fábio Andrade.  

Também estiveram presentes representantes do Conselho Municipal e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, além de voluntários do Estrelas do Mar e assistidos do Instituto SER.  

Para Byron, o momento reflete os sentimentos que a sociedade aracajuana tem buscado nos últimos anos, como pertencimento e autonomia, fundamentais para a inclusão social. "São quase 14 anos acreditando e trabalhando por uma sociedade melhor, antes mesmo de ser representante oficial do povo. Dar condições para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam exercer seus direitos e se tornem referência de autonomia e amor ao próximo é o que nos move. Falo isso em nome de todos esses voluntários que hoje estão aqui, apresentando um pouco do que fazemos e pelo que lutamos. Sem dúvidas, nós também somos assistidos, acolhidos e até escolhidos nesta missão", declarou o vereador.  

Byron também reforçou o apoio da gestão e o desejo de que o Projeto "Praia para Todos" ganhe mais espaço e periodicidade, além do Projeto Estrelas do Mar. "Agradeço à prefeita Emília, ao secretário Fábio, a Luizinho, a Elayne e a todos que abraçaram este projeto e seu significado, que vai muito além do social. É com uma cidade acessível que podemos buscar inclusão e pertencimento. Que esses 170 anos de Aracaju reverberem para que não desistamos nunca de sermos uma sociedade melhor e para todos ", concluiu.  

A prefeita Emília Corrêa demonstrou admiração pelo projeto e pela causa. "Parabenizo a todos que estão aqui nesta manhã, mas, em especial, o vereador Sargento Byron, por ter nos apresentado, com tantos detalhes, a realidade vivida pelas pessoas com deficiência. Sigam contando com a gente, com o Poder Executivo, para que possamos fazer da praia, este lugar que é um presente de Deus, um espaço para todos", declarou a prefeita de Aracaju.  

Para Elayne Cristina, deficiente visual, o acesso à praia e ao mar resgatou sua liberdade, que muitas vezes é colocada em questão. "Que dia especial! Como estou feliz em viver isso. Não tenho dúvidas de que todos que estão aqui não estão apenas proporcionando esta alegria para quem está sendo assistido, mas para toda uma sociedade, por todas as famílias que vivem a realidade da deficiência, seja ela física ou intelectual. Aqui, não há diferenças, estamos todos no mar", contou emocionada.  

Encerrando a manhã de celebração, o secretário do Turismo, Fábio Andrade, complementou: "Política não se faz sozinho, estamos trabalhando a muitas mãos para que este projeto, celebrado hoje, ganhe força e continuidade, além da realização aos sábados, pelo Estrelas do Mar. As gestões podem passar, mas o projeto deve permanecer. Ele não é de A ou de B, ele foi idealizado para todos, como o próprio vereador Byron reforça em suas falas", concluiu o secretário, destacando a importância da iniciativa no âmbito social, turístico, esportivo e de lazer.  

As próximas edições do banho de mar assistido na Praia do Havaizinho, com o apoio do Projeto Estrelas do Mar, acontecem nas sextas-feiras, 21 e 28 de março, das 8h às 12h. 

Tribuna Livre recebe presidente do Conselho Municipal de Participação e Promoção da Igualdade Racial

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 18/03/2025 11h05, última modificação 18/03/2025 12h25
“O Estatuto da Igualdade Racial e Intolerância Religiosa, e o descaso com a população negra aracajuana estiveram em debate"
Tribuna Livre recebe presidente do Conselho Municipal de Participação e Promoção da Igualdade Racial

Foto: Luanna Pinheiro

Na manhã desta terça-feira,18, o espaço Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu a professora Maria Elisângela dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Participação e Promoção da Igualdade Racial – COMPPIR. Na oportunidade, foi abordado o tema O Estatuto da Igualdade Racial e Intolerância Religiosa, e o descaso com a população negra aracajuana”.

Na tribuna, a presidente do conselho cobrou informações a respeito do trâmite do projeto que cria o Estatuto da Igualdade Racial em Aracaju e também apoio às ações que promovam o combate ao racismo no município.

“O conselho vem até essa Casa saber em que pé anda o projeto do Estatuto da igualdade Racial do município de Aracaju, que é extremamente importante para população negra e de religiões de matrizes africanas. Precisamos que as políticas de ações afirmativas avancem”, afirmou. “A lei que cria o conselho é muita clara. Nós devemos sugerir, propor ao prefeito, aos vereadores, aos secretários políticas de ações afirmativas. Nós elaboramos um plano de ação e provavelmente semana que vem vamos encaminhar a cada vereador dessa Casa. A política de ações sem recursos não acontece. Não adianta dizer que se está combatendo o racismo no município, se na Lei Orçamentária nós não estamos sendo inseridos, a política de igualdade racial não está sendo inserida. É isso que está acontecendo.     

Maria Elisângela destacou, em sua fala, que o conselho de Participação e Promoção da Igualdade Racial está aberto ao diálogo com a sociedade e vereadores para construção do plano de luta contra o racismo no município de Aracaju.

“No dia 21 de maio acontecerá nossa conferência municipal e, a partir dela, vamos convocar a população negra aracajuana para que venha discutir ações que possam integrar o plano e para tudo isso precisamos de recursos. Eu peço que vocês tenham sensibilidade, avaliem o estatuto e incluam a promoção da igualdade racial dentro do orçamento do município de Aracaju”, declarou a presidente do Conselho.

O vereador Iran Barbosa (PSOL) afirmou ter plena convicção desse marco legal que é o estatuto da igualdade racial. “O plano estadual que foi aprovado na Assembleia Legislativa começou a ser formulado dentro do meu gabinete enquanto parlamentar. O movimento negro de Sergipe foi lá e fizemos toda a mediação, deixamos o arcabouço daquele projeto pronto a partir da visão do movimento negro sergipano. Foi uma satisfação assinar a carta compromisso, ela com certeza irá direcionar muitas das ações do nosso mandato, vamos buscar sempre dialogar com o conselho”.  Sobre os recursos, Iran sugeriu que os membros do conselho busquem o executivo municipal e levem os planos para que os recursos sejam inseridos no orçamento municipal.

O vereador Milton Dantas (PSD), que também é presidente da Federação Sergipana de Futebol, convidou a presidente do conselho a participar de ações promovidas pelo futebol no combate ao racismo. “Gostaria de parabenizar a senhora pelo trabalho desenvolvido em prol dessa causa nobre. A Federação Sergipana de Futebol ,em parceria com o Ministério Público, tem desenvolvido campanhas educativas de conscientização da importância da igualdade racial. Quero lhe convidar para que no dia 29 de março, final do campeonato sergipano de futebol, participe de uma campanha que vamos desenvolver em parceria com o Ministério Público na Arena Batistão, para que possamos conscientizar a nossa sociedade sobre a importância de valorizar a todos”.

 O vereador Breno Gabiralde (Rede) informou que a Casa legislativa está buscando forma de tornar mais célere a efetivação do Estatuto Social de Igualdade Racial.  “Parabéns pelo seu trabalho, continue nessa luta e conte com essa casa. Sobre o estatuto municipal, infelizmente vamos ter um problema porque, quando muda de legislatura, é retomado todo um processo, mas já estamos vendo uma forma de colocar isso no regimento para que não precise passar por todas comissões novamente”.   

“Conte com nosso mandato, conte com o parlamento municipal. A premissa verdadeira de que todos nós somos iguais perante a lei é tão intrínseca ao direito natural, à natureza humana que, mesmo nos períodos da escravidão, era mais fácil ao governo escravocrata entender que o negro não era gente, do que defender a ideia de que existiam dois tipos de gente, duas naturezas de pessoa. Isso mostra como a igualdade entre pessoas está intrínseca em nossa razão, em nosso racional e coração”, afirmou o vereador Elber Batalha (PSB).

O vice-presidente da CMA, o vereador Pastor Diego (União Brasil) explicou à presidente do Conselho o andamento do projeto na casa parlamentar. “O projeto foi protocolado e apresentado em 2023, mas foi rejeitado pela comissão de justiça por um motivo exclusivamente técnico. Ele foi apresentado como lei complementar e o artigo 150 de nosso regimento interno não abrange a possibilidade de estatuto como lei complementar. Terá que ser uma lei ordinária. No final do ano passado, no mês de novembro, foi apresentado um novo projeto, mas já era final do ano legislativo. O nosso regimento prevê que, quando se encerra uma legislatura, todos os projetos são arquivados. Agora em fevereiro, Breno pediu desarquivamento, o projeto já foi desarquivado, ele vai ser lido em expediente para então tramitar para as comissões”.      

Mutirão contra o diabetes acontece no Licre com o apoio do vereador Lúcio Flávio

por Assessoria Parlamentar — publicado 18/03/2025 11h15, última modificação 18/03/2025 11h15
Mutirão contra o diabetes acontece no Licre com o apoio  do vereador Lúcio Flávio

Foto : Maria Eduarda Lima

Na manhã do último sábado (15), ocorreu, no Lar Infantil Cristo Redentor, mais um mutirão contra o diabetes, comandado pelo Dr. Raimundo Sotero, uma das maiores autoridades no Brasil sobre o assunto. O evento realizado pela Associação Sergipana de Proteção ao Diabético (ASPAD),  pelo Instituto Clínico Avançado de Sergipe (ICASE) e Centro de Diabetes de Sergipe contou com o apoio de professores, estudantes, profissionais voluntários, Prefeitura de Aracaju, Secretaria Municipal de Saúde e do vereador Lúcio Flávio, que esteve presente no local. A ação social contou com a oferta de serviços como teste de glicemia, aferição da pressão arterial, palestras sobre alimentação e consultas com o médico endocrinologista Raimundo Sotero e muito mais de forma gratuita. A cortesia também contou com o apoio de professores e estudantes da área da saúde da Universidade Tiradentes e dos militares do 28º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro. No Lar Infantil Cristo Redentor, Lúcio Flávio testemunhou sobre a relevância da ação: “Todas as vezes que venho aqui me emociono, já estava vendo as crianças cantando e tocando, porque eu falava antes de entrar aqui o quanto nós precisamos tomar conta e cuidar de nossas crianças como a gente precisa encaminhá-las para um bom caminho e a música é um desses bons caminhos. Estou muito feliz de estar vivendo essa oportunidade. Eu falo em nome da prefeita Emília Corrêa e da secretária da saúde, Dra.Débora Leite, que estão apoiando este projeto do LICRE junto com a equipe do Dr Sotero e quero deixar aqui o nosso mandato à disposição da comunidade e da instituição do trabalho de combate à diabetes.”

Levi Oliveira realiza gabinete itinerante durante mutirão de saúde no Instituto Mariana Moura

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/03/2025 11h37, última modificação 18/03/2025 11h37
Levi Oliveira realiza gabinete itinerante durante mutirão de saúde no Instituto Mariana Moura

Foto: Victor Dantas

Neste último sábado, 15, o vereador Levi Oliveira (PP) participou de um evento comunitário no Centro de Artes e Esportes Unificado Mariana Martins Moura Sousa, no bairro 17 de Março. Durante a ocasião, ele conversou com os moradores para identificar e entender os anseios e as dificuldades pertinentes à região. 

O parlamentar assegurou seu compromisso de manter proximidade e contato com a população. "Estivemos na comunidade, ouvindo suas necessidades e trazendo esse projeto para quem precisa. O gabinete itinerante não foi só um espaço de escuta, mas também um instrumento de transformação. Com diálogo direto, identificamos demandas, ouvimos cada morador e agora seguimos para trabalhar em soluções concretas", afirmou.

Mutirão de Saúde
O Projeto "Saúde para Todos" foi uma iniciativa de estudantes do curso de medicina da Unit, com o objetivo de levar assistência médica gratuita aos moradores do bairro 17 de Março. A ação ofereceu uma ampla gama de serviços de saúde, incluindo exames de triagem, como pressão arterial, glicemia e exame de urina, além de atendimento com clínico geral e testes rápidos para Sífilis, HIV e Hepatite. 
Levi destacou o papel de iniciativas solidárias e enfatizou a importância de estar presente em ações como essa para seu mandato. "A ação garantiu atendimento essencial e reforçou nosso compromisso com o bem-estar da população. É assim que se deve fazer política: com presença, ação e impacto real na vida das pessoas", declarou.
Sobre o Instituto
O Instituto Mariana Moura atua há quase uma década no bairro 17 de Março, com a missão de promover o bem-estar e a saúde da comunidade local, incentivando a prática de atividades físicas e mentais. Acompanhamento psicológico, terapia integrativa, aulas de ginástica, reforço pedagógico e eventos comunitários são alguns dos serviços e atividades oferecidas pela instituição. O nome é uma homenagem a Mariana Moura, publicitária e enteada do senador Laércio Oliveira (PP), falecida em 2012.  

Vereador Sávio reitera compromisso com Aracaju em votações na CMA

por Marcos Simões - Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 18/03/2025 11h48, última modificação 18/03/2025 11h48
Vereador Sávio reitera compromisso com Aracaju em votações na CMA

Foto: Luanna Pinheiro

A Câmara Municipal de Aracaju aprovou Projetos de grande relevância para avanços na capital, com destaque para manutenção e derrubadas de vetos do Executivo, acerca do transporte público da região metropolitana, como melhorias na frota e garantia de um transporte com mais qualidade para os aracajuanos.

 

O vereador Sávio Neto de Vardo (PODE) reconheceu a importância do debate e a necessidade de avançar no tema sobre o transporte público. “Todos nós sabemos que esta Casa precisa ter o compromisso de, somado à prefeitura, trabalhar em prol de um transporte mais digno e de qualidade. Para isso, é importante haver sempre boas discussões, ouvir a comunidade e as empresas que hoje atuam”, indica o parlamentar.

 

Ainda sobre a questão do transporte em Aracaju, Sávio destacou que é urgente a licitação para minimizar de forma “clara, transparente e objetiva” os problemas enfrentados. “Esse é um problema antigo. Falar de transporte público e suas questão não é de agora. Sabemos que a prefeita Emília tem consciência dos problemas e está trabalhando para que a licitação finalmente saia do papel e traga a certeza de mais dignidade”, defendeu o vereador, que também defendeu a manutenção do subsídio às empresas.

 

“Garantir esse valor às empresas que atuam na região metropolitana de Aracaju é para baratear a passagem e defender nossa gente”, finalizou.

Presidente da Casa e vereadores participam de evento em homenagem aos 170 anos de Aracaju

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 18/03/2025 12h08, última modificação 18/03/2025 12h08
Presidente da Casa e vereadores participam de evento em homenagem aos 170 anos de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

Na segunda-feira, 17 de março, o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, e os vereadores estiveram presentes na solenidade de homenagem aos 170 anos de Aracaju, que ocorreu na tradicional igreja da Colina de Santo Antônio. Durante o evento, também estiveram presentes autoridades como o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, assim como a prefeita da cidade, Emília Corrêa e o vice-prefeito, Ricardo Marques. 


As comemorações tiveram início com uma missa em Ação de Graças, no Santo Antônio, presidida pelo padre Valtewan Corrêa. Após a missa, foi realizado o deslocamento do Fogo Simbólico, que saiu da Colina do Santo Antônio e seguiu até a Praça do Mini Golf. Depois, ocorreu a Solenidade de Aposição de Flores no Obelisco em homenagem ao fundador de Aracaju, Inácio Joaquim Barbosa. 


O presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, destacou que “temos muito o que comemorar. Aracaju é uma cidade planejada, inclusive e que proporciona qualidade de vida. Nós, que estamos na política, temos que trabalhar cada vez mais para levar progresso e desenvolvimento para nossa cidade. Parabenizo a prefeita por realizar um evento que busca contemplar todas as pessoas”. O vice-presidente da Casa, Pastor Diego, disse que “entendemos a importância de Aracaju continuar crescendo e se desenvolvendo. Nosso desejo é de que a nossa cidade seja cada vez mais segura, acolhedora e com as bençãos de Deus”. 


O vereador Isac Silveira, líder da prefeita da Câmara, destacou que “é uma data muito importante para nós. A nossa cidade hoje é um exemplo de desenvolvimento e urbanidade. Também temos a capacidade de atrair outras pessoas, inclusive, pelo seu povo, que entende muito cedo que do trabalho que se vem as grandes riquezas”. O vereador Sgt. Byron, que integra a mesa diretora, destacou que “são 170 anos da nossa cidade e estamos aqui para celebrar. Esperamos dar nossa contribuição por meio do trabalho legislativo, para que nosso povo tenha qualidade de vida”. 


O vereador Levi Oliveira participou do evento e disse que “essa missa na colina é tradicional e esse é o nosso momento de agradecer, junto com as outras autoridades”. Já o vereador Maurício Maravilha parabenizou a cidade e disse que “nossa capital tem muita história e cultura. Temos motivos para agradecer a Deus pelo desenvolvimento da nossa cidade e espero contribuir para parlamentar para isso”. 


O vereador Lúcio Flávio disse que “é um momento para celebrar o aniversário de Aracaju e agradecermos a Deus, inclusive, fazendo uma reflexão sobre a importância da fé para a nossa cidade.”


Outras autoridades no evento

A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, destacou que “hoje é o dia de celebração em que temos a primeira mulher no executivo municipal. Não quero só governar, quero servir ao povo de Aracaju, gerando dignidade no serviço e transporte. Em 02 meses, já melhoramos muito a saúde e a educação. Nosso foco foi descentralizar as comemorações neste aniversário e levar isso para outros cantos da cidade”. 


O vice-prefeito, Ricardo Marques, destacou o orgulho de Aracaju em ter uma mulher como prefeita. “Espero que tenhamos orgulho de dizer: sou aracajuano. Nossa autoestima está em primeiro lugar e é a hora de vivenciarmos a nossa cidade. A programação do aniversário da cidade foi voltada para valorizar os artigos sergipanos, assim como diversificar os locais e as diferentes participações populares”. 


O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, também participou do evento e disse que é uma honra trabalhar para esse povo maravilhoso. Desejo que nossa cidade tenha cada vez mais desenvolvimento e emprego, assim como oportunidades para o novo povo.















Vereador Sávio visita mercado do conjunto Bugio e acolhe indicações da comunidade

por Marcos Simões - Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 18/03/2025 11h54, última modificação 18/03/2025 11h54
Vereador Sávio visita mercado do conjunto Bugio e acolhe indicações da comunidade

Foto: Bruno Leonardo/ASCOM

Para ouvir a comunidade e conhecer melhor as instalações do Mercado Setorial Miguel Arraes, localizado no conjunto Bugio, o vereador Sávio Neto de Vardo visitou o local, ao lado do diretor do espaço, Cleber Alves. A oportunidade serviu para o parlamentar compreender as necessidades apontadas pelos comerciantes e a população em geral, bem como fazer indicações de melhorias.

A visita, que aconteceu na última sexta-feira (14), foi marcada por um importante diálogo entre o vereador, a direção e a comunidade. “Fico feliz em vir aqui e poder ver de perto o que o povo fala e solicita de melhorias no mercado do Bugio, que atende diversos bairros da zona norte aqui da nossa cidade. Como disse ao povo, podem contar com as nossas indicações na Câmara e cobrança junto aos órgãos competentes”, garantiu Sávio.

Cleber Alves, também conhecido por Clebinho do Bugio, foi quem solicitou a presença do vereador e agradeceu a disponibilidade. “Muito agradecido ao vereador Sávio por vir aqui e compreender que estamos trabalhando e muito para fazer nosso mercado melhor a cada dia. Para isso, claro, precisamos do apoio e da voz dele nessa missão”, disse.

Sávio relatou ainda que, com base do que ouviu da comunidade, vai levar diversas pautas para os secretários responsáveis. “A gestão da prefeita Emília começou agora e esse é o momento de possibilitar arrumar a casa, inclusive esse mercado. Já são 20 anos de atuação aqui e ele já precisa de várias melhorias. Vou sim visitar os secretários e viabilizar, se necessário for, emendas para reformas e melhorias”, finalizou Sávio se comprometendo em voltar ao mercado em outras oportunidades.

Câmara de Aracaju aprova 06 proposituras e discute projeto enviado pelo Poder Executivo

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 18/03/2025 14h07, última modificação 18/03/2025 14h07
Câmara de Aracaju aprova 06 proposituras e discute projeto enviado pelo Poder Executivo

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta terça-feira (18/03), durante a 15ª sessão ordinária, a Câmara de Vereadores de Aracaju discutiu e aprovou seis proposituras. Confira o que foi debatido na Casa parlamentar.  

Projeto é aprovado em 1ª votação 

O PL nº 107/2025 foi aprovado em regime de urgência, em primeira votação. Ele é de autoria do vereador Levi Oliveira e altera a ementa e o art. 1º da Lei nº 6.112/2024, que dispõe sobre a desafetação e alienação onerosa de área pública correspondente a um trecho da rua Palmira Ramos Teles, no bairro Luzia, pertencente à Prefeitura Municipal de Aracaju. Durante a votação, quatro vereadores se abstiveram: Elber Batalha, Sônia Meire, Iran Barbosa e Camilo Daniel. 

O projeto gerou discussão e oposição do vereador Elber Batalha, que questionou: “Como o Estado é laico, não se pode doar uma área pública para nenhuma igreja sem nenhuma remuneração. Entendo que é inconstitucional, pois, quando aprovamos o projeto na Casa, alinhamos que havia uma contrapartida da construção da praça”. A vereadora Sônia Meire seguiu Elber Batalha e apontou que “não podemos votar projetos que retirem uma área pública. Isso precisa ser discutido amplamente, e se a questão da onerosidade não está explícita, não votarei a favor”. O vereador Iran Barbosa também se posicionou ao dizer que “a Lei Orgânica é cautelosa com processos de aquisição e venda de elementos ligados ao patrimônio público. Votarei contrário, pensando no cuidado com o patrimônio público”. 

Porém, outros vereadores se manifestaram a favor do projeto. O vereador Fábio Meireles disse que “temos outros espaços doados para centros de matrizes africanas e para a igreja católica, sem que houvesse cobrança. Essas desafetações ocorreram de forma não onerosa. Por isso, voto a favor do projeto”. O vereador Pastor Diego também se manifestou a favor, dizendo que “a desafetação já foi aprovada; o que estamos discutindo é se ela pode ser gratuita ou não. Particularmente, não consigo identificar nenhum vício de ilegalidade. Estamos falando de uma atividade que já acontece, em uma área que já está desafetada”, pontuou. 

O vereador Lúcio Flávio destacou que “a atividade que se propõe é uma ação social, com finalidade de interesse público. O serviço público não é só competência da prefeitura, tanto que destinamos emendas para instituições que não são da prefeitura”. O autor do projeto, o vereador Levi Oliveira, destacou que essa desafetação não é de uma rua inteira, mas de um pequeno terreno, onde a igreja utilizará o espaço para a realização de trabalho social.  

Projeto de decreto legislativo 

De autoria do vereador Sgt. Byron, foi aprovado o projeto de decreto legislativo nº 4/2025, que concede o título de cidadania aracajuana ao Sr. Caio Gonçalves Silveira Lima. 

Requerimentos aprovados 

Requerimento nº 36/2025: De autoria da vereadora Sônia Meire, foi aprovado o requerimento ao secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Sr. André David, para solicitar as seguintes informações: 1) decreto de nomeação e ata de posse do Conselho da Guarda Municipal; 2) informações sobre a atual composição do Conselho da Guarda Municipal. 

Requerimento nº 42/2025 e 43/2025: De autoria do vereador Bigode do Santa Maria, o requerimento solicita informações à secretária municipal do Meio Ambiente, Sra. Jéssica Emília Sérgio de Aquino Golzio, sobre os motivos técnicos e legais que justificam a remoção dos moradores da região compreendida entre as travessas 23 A e 23 B, no bairro Lamarão. Também de autoria do vereador, o requerimento solicita informações ao superintendente do Ibama em Sergipe, Sr. Cássio Murilo, sobre a possível atuação do instituto no processo que resultou na notificação dos moradores da região compreendida entre as travessas 23 A e 23 B, no bairro Lamarão. 

Requerimento recusado 

Requerimento nº 81/2025: De autoria do vereador Elber Batalha, o requerimento solicitou a realização de uma audiência pública para discutir o projeto de lei enviado pelo Poder Executivo, que autoriza a prefeitura a contratar operação de crédito com instituição financeira, no valor de até R$ 161 milhões de reais, destinada ao financiamento de projeto para a mobilidade urbana sustentável. O requerimento foi recusado por 13 votos contrários a 05. Votaram a favor da audiência pública os vereadores Camilo Daniel, Elber Batalha, Sônia Meire, Iran Barbosa e Selma França. Votaram contrários ao requerimento os vereadores: Alex, Anderson de Tuca, Fábio Meireles, Levi, Maurício Maravilha, Pastor Diego, Sgt. Byron, Sávio, Thannata da Equoterapia, Soneca, Lúcio Flávio, Miltinho Dantas e Vinicius Porto. 

O vereador Elber Batalha havia solicitado a realização de audiência pública por afirmar que tinha dúvidas sobre o projeto da prefeita Emília Corrêa. Ele disse: “Durante a votação da urgência, foi dito que era só pela celeridade. Aprovamos e agora não podemos mais discutir o tema? Se existem bancos como o BNDES, que financia ônibus elétricos, por que o projeto conta com bancos privados, como Santander ou Bradesco? O projeto chegou semana passada, cheio de erros, temos somente oito dias, e não podemos discutir? São R$ 161 milhões de reais em empréstimos”. 

A favor do requerimento também se manifestaram os vereadores Sônia Meire e Iran Barbosa. Ela disse: “Não adianta impor a vontade de uma maioria sem trazer discussões importantes. Queremos sim a melhoria do transporte público, mas há dúvidas ou necessidades de entender sobre o valor do empréstimo. Sempre estivemos na crítica aos empréstimos, pois eles comprometem o investimento com saúde, educação, lazer e cultura. Não podemos aprovar empréstimos dessa forma. Criticamos a urgência desse projeto, e o presidente disse que só entraria em pauta quando ocorressem as discussões”. Já o vereador Iran Barbosa disse: “O requerimento de urgência torna o projeto apto para a votação, mas não podemos confundir que o regime de urgência permita que o projeto seja atropelado”. 

O vereador Lúcio Flávio, em contrapartida, disse que “nunca houve óbice por parte da administração. É preciso registrar que está superada em votação no plenário o tempo de votar esse projeto. Uma parte desse valor é para a compra de ônibus, mas também utilizaremos os recursos do PAC. Não é verdade que não estamos discutindo; pelo contrário. Aprovamos projetos vindos da oposição”. Outros vereadores também se manifestaram contrários ao requerimento, já que o vereador Isac explicou que, na quinta-feira, dia 20 de março, representantes da prefeitura irão à Câmara para esclarecer dúvidas. 

O vereador Pastor Diego disse: “Receberemos autoridades competentes para discutir o evento, e até quinta, quando o projeto for votado, poderemos tirar todas as dúvidas”. O vereador Anderson de Tuca destacou que “ninguém está aqui para dizer amém a todos os projetos. Mas não podemos atrapalhar a votação de algo inovador. Eu estudei o projeto, e ele pode baratear os custos de energia, além de agregar ônibus elétrico para a capital”. O vereador Levi Oliveira também disse que o valor de R$ 161 milhões de reais envolve não somente a compra de ônibus elétrico, mas também a construção de uma usina fotovoltaica. 

Moção

De autoria do vereador Iran Barbosa, foi aprovada a moção de aplausos nº 4/2025, à equipe diretiva do Centro de Excelência Nelson Mandela e a todos os integrantes daquela comunidade escolar, especialmente àqueles que coordenam e executam o projeto “Alma Africana”. 

Breno Garibalde cobra soluções sobre denúncias da Maternidade Lourdes Nogueira

por Nayana Araujo - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/03/2025 13h51, última modificação 18/03/2025 13h51
Breno Garibalde cobra soluções sobre denúncias da Maternidade Lourdes Nogueira

Foto: Luanna Pinheiro

As denúncias de atrasos salariais e falta de condições de trabalho na Maternidade Lourdes Nogueira foram abordadas pelo vereador Breno Garibalde no plenário da Câmara de Aracaju nesta terça-feira, 18. 

Em sua fala, o parlamentar declarou que tem recebido diversos relatos de atraso no pagamento dos funcionários - por parte da empresa que administra a unidade de saúde - além da falta de materiais básicos, como papel higiênico e lençóis.  

“Já são três meses de salário atrasado! Muitas dessas pessoas sobrevivem com um salário mínimo e ainda precisam passar por uma situação dessas, ficando tanto tempo sem receber seu salário. Isso precisa ser solucionado com urgência”, disse Breno, acrescentando que o Conselho Regional de Medicina esteve na maternidade para uma fiscalização.  

“Durante essa fiscalização, foi constatada também a superlotação da unidade, ocasionada pela falta de funcionários. Essas questões precisam ser solucionadas com urgência para que o atendimento à população não seja ainda mais prejudicado. Se a empresa não consegue administrar a unidade, que peça para sair! A prefeitura também precisa chamar o feito à ordem, para não deixar esses profissionais sofrendo e, consequentemente, a população. Se o profissional não recebe corretamente os seus salários, com certeza não vai proporcionar um bom atendimento à comunidade”.  

Ainda em sua fala, Breno ressaltou que espera providências para que a Maternidade Lourdes Nogueira volte a funcionar com o propósito com o qual foi inaugurada. “Uma maternidade que foi propagada como uma das melhores do Nordeste, com uma grande estrutura, e hoje está passando por tantos problemas. Que eles sejam solucionados, para que volte a prestar um serviço de qualidade para a população”, concluiu o vereador. 

Confira como foi o Pequeno e Grande expediente da Câmara Municipal de Aracaju

por Ivo Jeremias e Camila Farias - Agência CMA — publicado 18/03/2025 14h32, última modificação 18/03/2025 14h32
15º Sessão Ordinária foi realizada nesta terça-feira,18
Confira como foi o Pequeno e Grande expediente da Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

Durante as sessões ordinárias, a Câmara de Vereadores realiza o Pequeno e o Grande Expediente. Neste espaço, os parlamentares têm de 5 a 15 minutos, respectivamente, para expressar suas ideias e opiniões, além de apresentar suas ações à sociedade. Confira o que foi discutido na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (18/03). 

Pequeno Expediente 

O vereador Vinicius Porto (PDT) inaugurou os discursos do pequeno expediente. “Hoje deve ser aprovada uma micro reforma tributária em que trabalhadores que recebem até R$ 5 mil serão isentos do imposto de renda. Não tenho nada contra o presidente Lula ou Bolsonaro. Tenho que ser a favor de minha cidade, do Brasil. Nos momentos em que o presidente acerta, eu tenho que estar aqui aplaudindo; quando ele erra, tenho que fazer minhas avaliações. Quero parabenizar também a prefeita Emília Corrêa por ter realizado um grande evento, que foi o aniversário de Aracaju”.  

O vereador Alex Melo (PRD) também parabenizou a Prefeitura de Aracaju pelos festejos dos 170 anos da capital sergipana. “Todos se sentiram amparados pela Prefeitura de Aracaju. Ela valorizou o esporte, a cultura; todas as modalidades. E, como todos sabem, sou um amante do esporte. Pratico esporte desde os 30 anos. Corro, ando de bicicleta, de caiaque. Faço isso por amor, amo o esporte e sei dos benefícios que ele traz para as pessoas. Quando fui eleito, tive essa visão de promover a prática do esporte. Teve uma notícia que me chamou a atenção: uma pesquisa organizada pela Organização Mundial da Saúde, onde aponta que de 2020 a 2030, por conta do sedentarismo, 500 milhões de pessoas vão desenvolver doenças. Imagino nosso futuro, diante dessa pesquisa. Quero fazer um apelo a todos os aracajuanos para que criem o hábito de praticar esporte”. 

O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) destacou que a Associação Desportiva Confiança é finalista do Campeonato Sergipano de Futebol e comentou sobre a importância das emendas impositivas para os clubes de futebol. “Devemos articular com nossos líderes a liberação das emendas impositivas com a prefeita Emília, para que os clubes possam ter um planejamento tanto para a Série C quanto para a Série D, que é o caso do Sergipe”. O parlamentar também comentou sobre a realização de uma reforma da Praça Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos. “O sonho é ver aquela praça ser devolvida à população, para que as pessoas possam desfrutar da melhor forma possível. Colocamos emendas impositivas para isso, e vamos pedir à nossa prefeita Emília Corrêa que dê celeridade”. 

O vereador Bigode do Santa Maria (PSD) falou sobre o aniversário de Aracaju e personagens que ajudaram a construir a história da cidade, citando figuras como os saudosos Augusto Franco, João Alves Filho e Marcelo Déda, que foram governadores, além de muitos ex-vereadores que estão esquecidos. “Muitas pessoas que chegaram aqui e em outras Casas esquecem dos que fizeram nossa cidade e contribuíram para o desenvolvimento dela. Fiquem sabendo que o poder que conheço é o de Deus, que esse nunca se acaba. O resto é tudo passagem”. 

Grande Expediente 

O vereador Breno Garibalde (Rede) utilizou o grande expediente e questionou sobre materiais parados, conhecidos como “cavalos de lata”, que finalmente foram entregues para serem utilizados pela Emsurb. “Agora, os cavalos de lata farão coleta seletiva, trazendo esse material para os ecopontos. Assim, as cooperativas terão acesso a esse material, já que sobrevivem disso. Os cavalos de lata são bicicletas elétricas com adaptação para a coleta de recicláveis e ajudam na substituição do trabalho com tração animal”. O vereador também comentou sobre os patinetes e bicicletas que estão disponíveis na rua para o uso. “Agora que temos acesso, peço que a população tenha cuidado com esses materiais. Cobro que a prefeitura divulgue melhor como eles podem ser utilizados”. Breno finalizou sua fala questionando sobre a Maternidade Lourdes Nogueira e a falta de pagamento para os funcionários. “São três meses de salários atrasados, e isso precisa ser resolvido. Se a empresa não consegue administrar a maternidade, que peça para sair”.  

O vereador Camilo Daniel (PT) também utilizou a tribuna para destacar os feitos do presidente Lula em Aracaju. “O governo do presidente Lula está enviando recursos para escolas em tempo integral. São mais de R$13 milhões voltados a isso. Para as unidades básicas de saúde, foram destinados mais de R$ 5 milhões. A UBS Humberto Mourão teve mais de R$4 milhões destinados pelo governo federal. Am disso, destaco recursos para a contenção de drenagens, já que foram mais de R$34 milhões. Para o programa Periferia Viva, foram mais de R$ 24 milhões. Esse governo permite a reorganização das prefeituras do país”. 

O vereador Elber Batalha (PSB) utilizou a tribuna para parabenizar a cidade de Aracaju pelo seu aniversário e destacou outros temas, como o selo da Escola Antirracista Professora Beatriz Nascimento e a reestruturação das escolas públicas promovida pelo governo de Fábio Mitidieri e Zezinho Sobral. 

O parlamentar também questionou o projeto de lei do Poder Executivo que prevê um empréstimo de R$ 161 milhões para a aquisição de ônibus elétricos. Elber afirmou que “o projeto foi mal feito e precisa de ajustes para ter validade. Não há avaliação de impacto no sistema ou estudo financeiro da margem de endividamento para contrair o empréstimo. Um dos artigos diz que não precisa ter empenho, e o TCU esclarece que o que não precisa ter empenho são obras de grande montante, em que não é possível especificar o valor detalhadamente. Agora, no empréstimo, o valor está claro: 161 milhões de reais. Mas não diz qual banco é, quais serão os juros, quais os encargos. Nossa função é fiscalizar o gasto com o dinheiro público”. 

O vereador Fábio Meireles (PDT) finalizou o grande expediente, parabenizando Aracaju pelo seu aniversário, assim como a realização dos eventos que ocorreram na capital, principalmente no dia 15 de março, que teve o público cristão como alvo. O vereador também apontou outras pautas e disse que “nos reunimos com o presidente da Emsurb, pois observamos a realização de podas na cidade que quase matavam as árvores. Por meio dessa conversa, pudemos tirar nossas dúvidas e fazer cobranças sobre os pontos de descarte. A limpeza está sendo feita corretamente, mas ainda observamos pessoas jogando lixo nas ruas”. O vereador também questionou a Maternidade Lourdes Nogueira e disse que “as informações que estão chegando é que houve redução do número de profissionais; queremos entender o que está acontecendo”. O vereador também apontou críticas ao presidente Lula em relação ao preço dos alimentos. 

Vereadora Selma França comemora liberação de bandeiras e instrumentos para torcedores na final do Campeonato Sergipano

por Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 18/03/2025 14h47, última modificação 18/03/2025 14h47
A proposta da parlamentar foi apresentada à Secretaria da Casa Civil na última terça-feira (11)
Vereadora Selma França comemora liberação de bandeiras e instrumentos para torcedores na final do Campeonato Sergipano

Foto: Assessoria de Imprensa da Parlamentar

A Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) anunciou, na sexta-feira (14), a liberação da entrada de torcedores com bandeiras, charangas e faixas nos jogos da reta final do Campeonato Sergipano. A medida, definida em conjunto com o Comando da Polícia Militar, a Delegacia-Geral da Polícia Civil e a Federação Sergipana de Futebol (FSF), atende a um pedido da vereadora Selma França (PSD), apresentado em reunião recente com o secretário-chefe da Casa Civil, Jorginho Araújo. 
 
A iniciativa defendida por Selma França busca assegurar que os torcedores expressem seu apoio aos times de forma vibrante e tradicional, sem comprometer a segurança do evento. “A paixão pelo futebol merece ser vivida com alegria e entusiasmo. Essa liberação valoriza a cultura das arquibancadas e fortalece o espetáculo esportivo no nosso estado”, afirmou a vereadora. No entanto, a medida não se estende às torcidas organizadas, conforme estabelecido na portaria nº 334/2024. 
 
Ao comemorar a decisão, Selma França reforçou seu compromisso com o esporte sergipano e destacou a sensibilidade das autoridades em atender à demanda, garantindo uma final do Campeonato Sergipano ainda mais emocionante para os torcedores. 

Elber cobra detalhes de projeto para empréstimo da Prefeitura de Aracaju

por Anna Paula Aquino - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/03/2025 16h02, última modificação 18/03/2025 16h02
Elber cobra detalhes de projeto para empréstimo da Prefeitura de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

O vereador Elber Batalha (PSB) falou sobre a necessidade de esclarecimentos e correções no projeto de autorização de empréstimo da Prefeitura de Aracaju para a compra de ônibus elétricos e uma usina. Na sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 18, ele cobrou informações sobre o valor solicitado de R$ 161 milhões. 

Durante o grande expediente, Elber explicou a situação e pontuou que a Lei Orgânica precisa ser alterada para a aquisição desses 10 ônibus elétricos e da usina que irá abastecer esses veículos. Ele também pediu detalhes sobre a importância do empenho para o efetivo pagamento da quantia e o detalhamento da instituição financeira contratada, incluindo os juros dessa transação. 

Para ele, aprovar o projeto dessa forma é entregar um cheque em branco para a Prefeitura. “Contratar um empréstimo com juros altíssimos pode causar um enorme prejuízo aos cofres públicos. Defendemos o ecossistema, o ônibus elétrico, mas temos que fazer isso com responsabilidade na aplicação do dinheiro da população”, declarou. 

Na tribuna, ele alertou que a Lei Orgânica determina que as alternativas de modelos precisam ser sempre submetidas à apreciação da Câmara. “Quero lembrar que a nossa função é fiscalizar o gasto do dinheiro público. Historicamente, eu já questionei e defendi empréstimos, mas todos chegaram aqui com a definição da linha de crédito, da taxa subsidiária e da instituição financeira que será contratada”. 

Lúcio Flávio rebate informação falsa sobre coleta de lixo em Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/03/2025 16h09, última modificação 18/03/2025 16h09
Lúcio Flávio rebate informação falsa sobre coleta de lixo em Aracaju

Foto: Reprodução TV Câmara

Durante a décima quinta sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, realizada na manhã desta terça-feira (18), o vereador Lúcio Flávio rebateu uma informação falsa propagada pela oposição, que afirmava que os novos caminhões coletores de lixo não possuíam o coletor de chorume, um equipamento fundamental para evitar que resíduos de lixo caiam pelas ruas durante a coleta. Lúcio Flávio destacou que a prefeitura tem cumprido com suas obrigações em relação ao serviço de limpeza urbana.  

Para comprovar a veracidade dos fatos, o vereador exibiu vídeos gravados pela equipe da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mostrando que os novos caminhões estão devidamente equipados com os coletores. “Foi dito que todos os caminhões da nova frota de Aracaju não possuem o coletor de chorume. A gente pediu imediatamente, agora de manhã, para que fossem filmados todos os caminhões da frota na garagem da empresa. Como a gente precisa ser responsável quando pegamos o microfone da tribuna, para que a população não seja induzida ao erro!”, afirmou. 
 
O presidente da Emsurb, Hugo Esoj, também se manifestou sobre o assunto, reforçando a eficiência dos caminhões coletores. Ele destacou que todos os veículos são novos, com tecnologias mais modernas, proporcionando mais eficiência ao serviço, além de mais conforto e segurança aos trabalhadores da limpeza. 

Miltinho Dantas convida presidente do Conselho de Igualdade Racial para conhecer ações de combate ao racismo da Federação Sergipana de Futebol

por Walter Lopes - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/03/2025 16h25, última modificação 18/03/2025 16h25
Miltinho Dantas convida presidente do Conselho de Igualdade Racial para conhecer ações de combate ao racismo da Federação Sergipana de Futebol

Foto: China Tom

Durante a Tribuna Livre, realizada nesta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Miltinho Dantas parabenizou o trabalho da presidente do Conselho Municipal de Participação e Promoção da Igualdade Racial, Maria Elisângela dos Santos, e a convidou para acompanhar de perto as iniciativas da Federação Sergipana de Futebol (FSF) no combate ao racismo no futebol. 

O evento debateu o tema “O Estatuto da Igualdade Racial, Intolerância Religiosa e o Descaso com a População Negra Aracajuana”, reforçando a necessidade de políticas públicas efetivas. Na ocasião, Miltinho Dantas — que também preside a FSF — convidou Maria Elisângela para assistir à grande final do Campeonato Sergipano 2025, no dia 29 de março, entre Confiança e Itabaiana, na Arena Batistão. O objetivo é apresentar as campanhas educativas promovidas pela FSF, em parceria com o Ministério Público de Sergipe, para conscientizar torcedores e atletas sobre a importância da igualdade racial.  

Futebol na Luta Contra o Racismo 

Miltinho destacou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já desenvolve campanhas nacionais contra o racismo, como a “Com o Racismo Não Tem Jogo”, lançada em 2023. A iniciativa surgiu após os ataques racistas sofridos pelo jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid, durante uma partida do Campeonato Espanhol contra o Valencia.  

“Quero parabenizar a presidente do Conselho pelo trabalho desenvolvido em prol dessa causa nobre”, declarou Miltinho, reforçando o compromisso do futebol sergipano com a luta contra o racismo.  

Cobrança Pela Efetivação do Estatuto da Igualdade Racial  

A presidente do Conselho, Maria Elisângela dos Santos, aproveitou o momento para cobrar dos vereadores um avanço na implementação do Estatuto da Igualdade Racial em Aracaju. Ela solicitou que a promoção da igualdade racial seja incorporada ao orçamento municipal, garantindo ações concretas para combater o racismo e a discriminação.  

O vereador Pastor Diego (União Brasil), vice-presidente da CMA, esclareceu o trâmite do Estatuto da Igualdade Racial na Casa Legislativa. Segundo ele, o projeto foi protocolado em 2023, mas rejeitado pela Comissão de Justiça por uma questão técnica: foi apresentado como uma lei complementar, quando, na verdade, deveria tramitar como lei ordinária, conforme determina o artigo 150 do Regimento Interno da CMA.  

No final de 2024, um novo projeto foi protocolado, mas acabou arquivado com o fim da legislatura. Já em fevereiro de 2025, o vereador Breno Garibalde solicitou seu desarquivamento, pedido que foi aceito. Agora, o texto aguarda leitura no expediente para seguir para as comissões responsáveis.  

O debate reforçou a importância da aprovação do Estatuto como um marco legal essencial para garantir direitos à população negra e combater a intolerância racial e religiosa em Aracaju. 

Elber Batalha destaca entrega do Selo Educação Antirracista e elogia ações da educação

por Anna Paula Aquino - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/03/2025 16h40, última modificação 18/03/2025 17h05
Elber Batalha destaca entrega do Selo Educação Antirracista e elogia ações da educação

Foto: Luanna Pinheiro

Falando sobre a educação, o vereador Elber Batalha (PSB) destacou a entrega do ‘Selo Educação Antirracista Professora Maria Beatriz Nascimento’ a mais de 100 escolas na última semana. Durante a sessão desta terça-feira, 18, ele elogiou ainda as ações do governador Fábio Mitidieri e do secretário Zezinho Sobral e comentou sobre a reabertura do diálogo com o magistério, por meio da interlocução do presidente Ricardo Vasconcelos. 

Na última quarta-feira, 12 de março, em uma solenidade no Teatro Atheneu, 170 escolas da rede estadual receberam o selo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Ele foi criado em 2023, com o decreto governamental nº 458, de 17 de outubro do mesmo ano, e visa reconhecer todo tipo de ação ou projeto feito por professores e alunos em 2024 que incentivaram a igualdade étnico-racial, valorizando ainda a cultura afro-brasileira, quilombola e indígena na construção da sociedade brasileira, levando a escola para um ambiente de equidade. 

O parlamentar iniciou seu discurso no grande expediente parabenizando a criação e a prática desse projeto no estado de Sergipe. “Quero registrar e parabenizar a todos envolvidos. Parabéns também ao governador e ao secretário Zezinho, com toda a sua equipe”. 

Ainda tratando do tema, ele afirmou que as mudanças que estão ocorrendo nas escolas do estado estão elevando ainda mais o nível do ensino público. “A gestão do governador Fábio, no que diz respeito à reestruturação das unidades físicas das escolas públicas de Sergipe, é algo a se aplaudir de pé. Tenho acompanhado inaugurações de reformas e de escolas novas, e digo sem medo de errar: elas não ficam nada a dever para escolas particulares. Isso tem que ser registrado”, declarou Elber. 

Magistério  

Por fim, ele comemorou a retomada da comunicação entre o governo e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (Sintese). “Faltava um detalhe, e esse se deve ao presidente Ricardo Vasconcelos, com a intermediação da reabertura do diálogo dos professores do Sintese com a gestão da educação. Para que todo esse trabalho fosse ainda mais enriquecido, faltava a sintonia com o magistério. Fico feliz que essas barreiras começam a ser quebradas”.

“A Terceirização é muito grave para a organização do serviço público", diz vereadora Sonia Meire

por Manuella Miranda - Assessoria Parlamentar — publicado 19/03/2025 12h02, última modificação 19/03/2025 12h02
“A Terceirização é muito grave para a organização do serviço público", diz vereadora Sonia Meire

Foto: Luanna Pinheiro

A vereadora professora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna, durante o pequeno expediente, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira (19), para destacar o grave problema que são os processos de terceirizações no serviço público na cidade de Aracaju. A parlamentar destacou que, desde a gestão passada, que recebe denúncias todos os dias de problemas com as empresas contratadas pela prefeitura para prestar os serviços.

 
“Esse assunto é muito sério e muito grave para a organização do serviço público. Já havia denúncias ano passado, e continuo recebendo mais denúncias nos últimos meses, de janeiro e fevereiro. A indiferença e a frieza que a prefeitura e gestão vêm tratando os trabalhadores terceirizados que desempenham ou desempenhavam funções nos equipamentos públicos no município de Aracaju. Está um verdadeiro caos, para todos os lados da cidade tem gente cobrando salários de quem está trabalhando, verbas rescisórias de quem foi demitido, inclusive na última sexta-feira eu fui chamada por um grupo demitido da Torre. Além disso, reclamações da falta de pagamento de tickets alimentação da empresa atual, Renova. Também trabalhadores da empresa Estrela, que atuava nas escolas, que foram demitidos há mais de cinco meses e não receberam”, destacou Sonia Meire.
 
Na atual gestão da prefeita Emília Corrêa, existem diversos contratos com empresas terceirizadas, como por exemplo para a prestação de serviços de limpeza e recolhimento do lixo. Todas as secretarias possuem contratos com pelo menos uma empresa que fornece os serviços terceirizados. Nas escolas municipais, o problema é ainda maior, porque praticamente todo o quadro de funcionários  é composto de terceirizados, com exceção dos professores. São cuidadores, porteiros, serviços gerais, seguranças, além de pessoas que trabalham nas cozinhas preparando as merendas das crianças, que não são servidores públicos concursados.
 
“Trabalhadores da NC, Via Norte e Masterserv que atuam nas escolas da rede municipal passam por situações de atrasos nos pagamentos, inclusive esse mês, só receberam no dia doze de março, portanto depois do quinto dia útil do mês. Trabalhadores da empresa Vitória que atuam como monitores, responsáveis pelo transporte das crianças, estão na mesma situação. Trabalhadores demitidos no Nestor Piva, pela troca da empresa terceirizada, estão cobrando suas verbas rescisórias. E também trabalhadores terceirizados da maternidade Lourdes Nogueira, denunciando atrasos salariais. E para tentar diminuir este caos e descaso, estamos protocolando projetos de lei que regulamentam o trabalho de cuidadoras e cuidadores da educação no município de Aracaju, que, além de serem precarizados, trabalham 44 horas semanais por um salário mínimo”, disse a vereadora.
 
A vereadora professora Sonia Meire denunciou ainda que trabalhadoras e trabalhadores da limpeza têm, em seus contratos, que além de limpar as salas e lavar os banheiros das escolas, devem fazer poda de árvores e limpeza de ervas daninhas e gramas, no interior das unidades de ensino. “Isso não é o trabalho de uma pessoa de serviços gerais, isso é desvio, é o aprofundamento da precarização e da exploração desses trabalhadores. Denunciamos no Ministério Público do Trabalho, exigindo fiscalização. A prefeitura não tem feito a fiscalização dessas empresas e ela precisa assumir a sua responsabilidade pelos fiscais de contratos”.  

Vereadores Binho e Breno se reúnem com deputado Garibalde Mendonça para o fortalecimento do ciclo junino em Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2025 12h08, última modificação 19/03/2025 12h08
Vereadores Binho e Breno se reúnem com deputado Garibalde Mendonça para o fortalecimento do ciclo junino em Aracaju

Foto: Assessoria Parlamentar

Nesta terça-feira (18), os vereadores Binho e Breno estiveram na Assembleia Legislativa em visita ao deputado estadual Garibalde Mendonça. O encontro teve como objetivo discutir ações e buscar apoio para o fortalecimento das tradições juninas em Aracaju.
A iniciativa visa garantir melhorias que promovam cultura, lazer e desenvolvimento para a população, reforçando o compromisso dos parlamentares em valorizar uma das maiores festas populares da região.

Câmara Municipal de Aracaju aprova 4 proposituras nesta quarta-feira, 19

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 19/03/2025 13h30, última modificação 19/03/2025 13h30
O PL 250/2023 estabelece o uso de 30% de materiais sustentáveis em obras de habitação de interesse social
Câmara Municipal de Aracaju aprova 4 proposituras nesta quarta-feira, 19

Foto: Luanna Pinheiro

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou quatro proposituras na 16ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta quarta-feira, 19. Deste total, são um projeto de lei em segunda discussão, um requerimento e duas moções.  

Aprovado em 2ª discussão  

O PL nº 107/2025, de autoria do vereador Levi Oliveira (PP), foi retirado de pauta por sugestão do vereador Elber Batalha (PSB) para que fosse emendado, corrigindo questões técnicas, e deve ser apreciado e votado na próxima Sessão Ordinária. O projeto original altera a ementa e o art. 1º da Lei nº 6.112/2024, que dispõe sobre a desafetação e alienação onerosa de área pública correspondente a um trecho da rua Palmira Ramos Teles, no bairro Luzia, pertencente à Prefeitura Municipal de Aracaju. De acordo com o texto, “a desafetação e alienação da referida área deveriam ocorrer de forma não onerosa, considerando o relevante interesse público na edificação de um equipamento público naquele local, bem como do novo templo da Igreja Presbiteriana do Brasil (IP Sião)”. 

Elber Batalha ponderou que receia questionamentos judiciais quanto à inconstitucionalidade do projeto de lei. “Ninguém tem interesse de vetar esse projeto. Dei a sugestão de que retiremos de pauta hoje e que vossa excelência prepare uma emenda com a mesma redação de dois outros projetos de cessão que foram aprovados, contendo prazo, e nós aprovamos o projeto amanhã”, disse. “Meu receio, efetivamente, é que isso seja questionado judicialmente e até pelo Ministério Público, e seu intuito não seja efetivado, pois seria uma discrepância com essa igreja, já que as demais foram beneficiadas. No entanto, lá foram permissões de uso com prazo fixado. E, nesse caso, do jeito que está escrito, está doando a propriedade”, argumentou. 

Segundo o vereador Iran Barbosa (PSOL), para que o projeto tenha legalidade, existem requisitos que devem ser preenchidos. “Estamos modificando o caráter oneroso para não oneroso e não temos a avaliação do que isso significa sob o ponto de vista do impacto no patrimônio. Por que a aprovação original é com ônus, e, através de emendas, vamos desonerando todas essas desafetações. É uma coisa que devemos nos preocupar, pois estamos lidando com o patrimônio do povo. Há uma série de cuidados que devemos ter por estarmos tratando de patrimônio público”. 

A vereadora Sônia Meire afirmou que “seria contraditório se não tivéssemos feito esse debate. Essa é a maior riqueza do plenário da Câmara: trazer os argumentos, elementos e a base legal para fazer uma discussão com consciência do que estamos votando. Quando o vereador Fábio Meireles trouxe os projetos anteriores, eu estranhei e fiquei incomodada, pois nós não votamos em projetos com essa natureza. Fui ler cuidadosamente e vi que estava detalhado e bem escrito, com doação inclusive para instituições que não são religiosas, como é o caso do grupo Imbuaça, que atua com cessão de uso. Não é algo do outro mundo ou concreto. Muitas vezes, o debate é politizado de forma completamente equivocada sobre o que estamos defendendo. Não é uma discussão de discriminação religiosa, é apenas um cuidado formal sobre aquilo que estamos votando”. 

De autoria do vereador Breno Garibalde (Rede), o PL nº 250/2023 estabelece a obrigatoriedade do uso de materiais sustentáveis na construção de habitações de interesse social no âmbito do município de Aracaju. A lei obriga que todas as construções de habitações de interesse social sejam executadas utilizando, no mínimo, um percentual de 30% de materiais sustentáveis, que são aqueles que possuam baixo impacto ambiental, provenientes de fontes renováveis, reciclados, de baixa emissão de carbono e que contribuam para a eficiência energética das edificações. 

Antes de votar o PL nº 252/2023, os parlamentares votaram uma emenda ao texto, ressalvando que o “percentual fixado no caput deste artigo poderá ser reduzido quando manifestação técnica fundamentada apontar que o seu cumprimento elevará, de maneira significativa, o custo da obra e impactará na construção de habitações de interesse social”. A emenda foi aprovada com 12 votos favoráveis e 5 contrários. 

O vereador Elber Batalha votou pela tramitação, mas se mostrou preocupado com o percentual de 30% de uso de materiais sustentáveis. Segundo o parlamentar, tal índice poderia inviabilizar a construção de habitações sociais devido ao custo maior desses materiais. O autor da propositura defendeu que é uma porcentagem pequena e que a energia solar, por exemplo, está mais barata. “Minha sugestão é que fosse 50%. Tecnicamente, temos materiais que não são caros e dá sim para se fazer construções de forma mais sustentável”. 

A vereadora Sônia Meire (PSOL) argumentou que o percentual é aceitável. “Eu penso que 30% é razoável. Nós temos tecnologia disponível e a um custo barato. Acho que temos que avançar nisso e legislar sobre o setor privado que atua no âmbito do município de Aracaju, que tem avançado sobre todas as áreas sem uma legislação adequada”. 

Moções  

O vereador Camilo Daniel (PT) é autor da Moção nº 7/2025, de aplausos à Aperipê TV, em reconhecimento aos seus 40 anos de trajetória, contribuindo para a comunicação, cultura e informação em nosso estado.  

De autoria da vereadora Sônia Meire (PSOL), a Moção nº 6/2025 propõe aplausos à senhora Yérsia Assis e ao senhor Felipe Moraes pelo prêmio de melhor curta do Festival Panamazônico de Cinema, conquistado com o filme “De Tudo um Pouco Sabia Costurar”. 

Requerimento 

O Requerimento nº 44/2025 solicita informações ao procurador-geral do município, Sr. José Hunaldo Santos da Mota, sobre o andamento do processo em face da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), referente à notificação dos moradores da região compreendida entre as travessas 23 A e 23 B, no bairro Lamarão.

Maurício Maravilha celebra resolução do problema de transporte escolar no Carlos Pina, bairro Lamarão

por Marcele Machado - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2025 13h12, última modificação 19/03/2025 13h12
Maurício Maravilha celebra resolução do problema de transporte escolar no Carlos Pina, bairro Lamarão

Foto: Luanna Pinheiro

O vereador Maurício Maravilha (União Brasil) expressou, nesta quarta-feira, 19 de março, na Câmara Municipal de Aracaju, sua satisfação com a recente resolução do problema da falta de transporte escolar no Conjunto Habitacional Carlos Pina, no Lamarão. Em seu pronunciamento, o parlamentar agradeceu à secretária da Educação de Aracaju, Edna Amorim, pela atenção e prontidão em atender à demanda da comunidade. 

“Agradeço imensamente à secretária Edna Amorim por ouvir a reivindicação. Estava muito apreensivo com a situação daqueles estudantes. As crianças estavam percorrendo de 3 a 4 quilômetros e ainda tinham que passar por uma avenida, em um lugar de grande fluxo de veículos. Ou seja, arriscando a própria vida para irem estudar”, declarou o vereador. 
 
O parlamentar ressaltou a importância da parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura para a resolução de problemas, lembrando do papel fundamental do vereador como pilar da comunidade. 
 
“A Secretaria da Educação de Aracaju confirmou para quinta-feira, dia 20 de março, a entrega do transporte escolar para os alunos que residem no Conjunto Habitacional Carlos Pina, no bairro Lamarão. Por isso, reafirmo que a união de esforços entre o Legislativo e o Executivo é fundamental para atender às necessidades da população. Vale lembrar que nosso papel como vereador não é só legislar, mas também fiscalizar e cobrar. Como nesta medida, que visa garantir o acesso à educação para crianças e adolescentes da região”.

Confira como foi o Pequeno e Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju

por Ivo Jeremias e Camila Farias - Agência CMA — publicado 19/03/2025 14h01, última modificação 19/03/2025 14h01
16ª Sessão Ordinária foi realizada nesta quarta-feira, 19
Confira como foi o Pequeno e Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

Durante as sessões ordinárias, a Câmara de Vereadores realiza o Pequeno e o Grande Expediente. Neste espaço, os parlamentares têm de 5 a 15 minutos, respectivamente, para expressar suas ideias e opiniões, além de apresentar suas ações à sociedade. Confira o que foi discutido na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (19/03).  

 Pequeno Expediente 

O início do pequeno expediente ocorreu com o vereador Elber Batalha, explicando sua fala que, na terça-feira, dia 18, havia tentado propor um requerimento para realizar uma audiência pública, convidando alguns representantes da prefeitura para tirar dúvidas sobre o projeto de lei do Poder Executivo, que pretende contratar até R$ 161 milhões em empréstimos para a compra de ônibus elétricos. “Se vamos contratar um empréstimo, queremos saber quais são os juros, por exemplo. Por que não podemos ter cuidado com o dinheiro público? Infelizmente, a maioria dos vereadores desta Casa votou contra este requerimento, para o esclarecimento de informações”, pontuou o vereador. 

O vereador Maurício Maravilha também ocupou a tribuna no pequeno expediente para falar sobre a cobrança em relação ao transporte escolar. “Tive um retorno da secretária da Educação, e quem mora no conjunto Carlos Pina, no bairro Lamarão, terá transporte público escolar disponibilizado. Antes, essas mães e crianças teriam que se deslocar de 3 a 4 quilômetros. Mas amanhã essa problemática será resolvida”, apontou. O vereador também mencionou a questão do lixo no bairro Santa Maria e, ao entrar em contato com a Emsurb, foi disponibilizada a caixa coletora. 

O vereador Miltinho Dantas utilizou a tribuna para abordar as questões ligadas ao transporte público. “Temos feito a cobrança para a melhoria do serviço de transporte, mas há uma empresa aqui com destaque: a Atalaia. Eles estão investindo com recursos próprios na compra de 24 ônibus. Os ônibus são modernos, com ar-condicionado, automáticos e carregador de celular. Da mesma forma que cobramos a melhoria, temos que parabenizar a única empresa que presta um serviço de qualidade em relação ao transporte”, destacou o vereador. 

O vereador Pastor Diego também participou do pequeno expediente para parabenizar a Prefeitura de Aracaju pela chegada das ecobikes. “Esperamos que, cada vez mais, tenhamos um menor número de animais trabalhando nas ruas. Parabenizo também a chegada dos patinetes na cidade”, explicou o vereador. Pastor Diego também parabenizou a prefeitura pela realização do aniversário de 170 anos de Aracaju. 

A vereadora Professora Sônia Meire utilizou a tribuna para criticar a gestão pública em relação aos processos de terceirização. “Tenho recebido diversas denúncias, e isso tem se aprofundado. A prefeitura tem tratado com frieza os funcionários terceirizados. Há salários e tickets alimentação atrasados, funcionários demitidos sem receber seus direitos trabalhistas e verbas rescisórias. Para isso, estamos protocolando um projeto de lei para regulamentar o trabalho de cuidadoras e cuidadores da educação”, apontou a vereadora. 

A vereadora Selma França utilizou a tribuna para celebrar o Dia do Artesão, que ocorre em 19 de março. “Esta é uma ocasião para reconhecer pessoas criativas, que realizam obras de arte. O artesanato é uma expressão cultural e uma fonte de renda para muitas famílias”, explicou a vereadora. Ela também destacou que a prefeitura precisa fazer mais em relação às políticas de apoio ao artesão.  

O vereador Sgt. Byron também utilizou o pequeno expediente para falar sobre os direitos das pessoas com deficiência. “É fundamental que esteja no planejamento educacional da prefeitura um Centro de Referência de Educação Especial. É fundamental que tenhamos profissionais qualificados e materiais adaptados, para que o desenvolvimento educacional ocorra em sua plenitude”, apontou o vereador. O Sgt. Byron também mencionou questões ligadas à falta de acesso dos alunos da Zona de Expansão à escola, por conta de vias que alagam e não contam com uma infraestrutura adequada. 

A vereadora Thannata da Equoterapia utilizou a tribuna para falar sobre a importância do cuidado com a saúde mental. “Destaco a saúde mental da mãe atípica. Há muitas mães que pensam em suicídio, por conta dos preconceitos, dificuldades no acesso ao tratamento e a uma educação de qualidade para os seus filhos com deficiência. Precisamos cuidar dessas mães e pensar em um tratamento de qualidade, com diagnóstico precoce”, destacou a vereadora. 

O vereador Vinícius Porto destacou uma pesquisa que conta com apoio ao governo e apontou que mais de 60% das pessoas afirmam apoiar o governo de Fábio Mitidieri. “Parabéns ao governador e toda a sua equipe técnica. O governador irá, amanhã, receber o Sintese, e quem ganha é a categoria dos professores”, apontou. 

Grande Expediente  

O vereador Iran Barbosa iniciou o grande expediente apontando para o Dia de São José. “Existe o São José operário, que busca, através do seu suor, a manutenção de sua família. Hoje é um dia especial na área agrícola também, pois esperamos chuvas para que haja uma boa safra”, destacou o vereador. Ele exaltou também o trabalho das artesãs da rede Balaio. O vereador trouxe para a tribuna outro assunto relacionado a alguns julgamentos que o vereador Camilo tem recebido por ter criticado os vereadores que votaram a favor do veto da prefeita Emília Corrêa. O vereador também pontuou a questão de uma comissão de negociação em relação ao magistério. “É tempo de começarmos a ter ciência sobre o tratamento que a prefeitura irá dar para a revisão do piso salarial nacionalmente unificado. Dia 02 de abril será a paralisação da categoria”, pontuou o vereador. 

O vereador Levi Oliveira também utilizou o grande expediente e destacou algumas pautas, dentre elas, a ação de saúde realizada no dia 17 de março, em parceria com os alunos da Unit. Além disso, o vereador criticou falas do presidente Lula, em que ele cita que colocou uma mulher bonita para intermediar com o Congresso Nacional, referindo-se a Gleisi Hoffmann. Ademais, citou outra fala do presidente sobre o aumento do preço dos ovos. “Na primeira fala, ele desqualifica a mulher. Em pleno 2025, e o presidente vem com essa fala? Esse é o mês da mulher, e elas ainda precisam passar por isso. Sobre a segunda fala, temos vivido um aumento no preço dos alimentos”, pontuou.  

A vereadora Moana Valadares também utilizou a tribuna e criticou a extrema esquerda. “Eles estão acostumados a viver uma realidade paralela. Um vereador pediu para comparar os governos, e lembro que o governo Bolsonaro saiu com um superávit de R$ 50 bilhões de reais. No governo Lula, vivemos o pior período econômico do Brasil dos últimos 20 anos. É o povo que está sentindo na pele o aumento do preço do ovo, do café, de produtos básicos da cesta brasileira. E isso sim é responsabilidade do atual governo Lula. Deixo claro a hipocrisia da esquerda, pois defendem o feminismo, mas aumentam a voz para falar comigo”. 

O vereador Soneca utilizou o grande expediente para parabenizar o governador Fábio Mitidieri e seu secretariado. “Parabenizo a escolha do nosso ex-vereador, Fabiano Oliveira, que estará compondo o governo de Fábio Mitidieri e comandará o turismo do nosso estado. Fábio Mitidieri passou por essa Casa e entende o que passa um vereador. Todos os dias queremos buscar melhorias para o povo de Aracaju. Também parabenizo Valadares Filho por assumir a pasta da cultura em Sergipe”, concluiu. 

Vereadora Selma França Homenageia Artesãos na Tribuna da Câmara

por Miza Tâmara - Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 19/03/2025 14h10, última modificação 19/03/2025 14h28
Vereadora Selma França Homenageia Artesãos na Tribuna da Câmara

Foto: Luanna Pinheiro

Na sessão desta terça-feira (19), a vereadora Selma França (PSD) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para homenagear os artesãos no dia dedicado a essa importante categoria profissional. Em seu discurso, ela ressaltou o valor cultural e econômico do artesanato, bem como a necessidade de maior apoio do poder público ao setor.  

A parlamentar destacou a tradição artesanal da capital sergipana, que se manifesta em diversas técnicas, como o bordado em renda irlandesa, as esculturas de madeira e as cerâmicas. “Cada peça criada pelos nossos artesãos carrega um pedaço da nossa identidade e ajuda a manter vivas as nossas raízes culturais”, afirmou.  

Além de exaltar a riqueza cultural do artesanato, Selma França destacou a relevância econômica desse setor, que gera renda para muitas famílias aracajuanas. A vereadora também chamou atenção para a sustentabilidade, enfatizando o crescimento do artesanato feito a partir de materiais recicláveis. “Nossos artesãos não apenas criam arte, mas também contribuem para a conscientização ambiental ao transformar resíduos em novas oportunidades”, disse.  

A vereadora cobrou mais iniciativas da Prefeitura para fortalecer o setor, como ampliação de feiras, maior acesso a espaços de comercialização e incentivo à capacitação. “O artesanato tem um enorme potencial para impulsionar a economia criativa e o turismo local, mas para isso é necessário mais apoio”, frisou.  

Encerrando seu discurso, Selma França reafirmou seu compromisso com a categoria e reforçou a importância de valorizar os artesãos. “Neste Dia do Artesão, quero expressar minha gratidão a todos aqueles que fazem da arte um meio de expressão, resistência e desenvolvimento para nossa cidade”, concluiu. 

Patinetes elétricos: Breno Garibalde parabeniza iniciativa, mas alerta sobre uso inadequado

por Nayana Araujo - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2025 14h20, última modificação 19/03/2025 14h20
Patinetes elétricos: Breno Garibalde parabeniza iniciativa, mas alerta sobre uso inadequado

Foto: Luanna Pinheiro

Durante a sessão plenária na Câmara de Aracaju, o vereador Breno Garibalde falou sobre a forma como os patinetes elétricos entregues pela Prefeitura de Aracaju no último fim de semana estão sendo utilizados.  

Os patinetes possuem GPS integrado e são programados para reduzir a velocidade automaticamente caso saiam das áreas permitidas. Se forem deixados em zonas proibidas, a conta do usuário pode ser suspensa. Em casos de deslocamento para fora da área permitida, a velocidade do veículo é reduzida para 5 km/h, e o usuário recebe um alerta. Porém, o que se vê nas ruas de Aracaju são patinetes deixados aleatoriamente, principalmente nas proximidades dos bairros Atalaia, Coroa do Meio e 13 de Julho.  

Em sua fala, o parlamentar parabenizou a gestão e a Secretaria Municipal de Turismo, na pessoa do secretário Fábio Andrade, pela agilidade na implantação dos patinetes, e também cobrou o retorno das bicicletas compartilhadas, uma iniciativa para fomentar o uso no meio urbano, suspensa na cidade desde 2018. “Conversei com o secretário Fábio Andrade sobre o retorno das bicicletas, e a informação que posso adiantar é que as tratativas já estão em andamento”, disse Breno.  

Ainda segundo o vereador, é necessário que a população tenha consciência e utilize os patinetes elétricos de forma correta para evitar problemas. “A população está utilizando bastante esses equipamentos, mas também é preciso ter responsabilidade no uso. Tem patinete espalhado pela cidade inteira, e isso não é legal. É importante que a população não solte o patinete em qualquer lugar, porque pode acabar gerando um problema. Se a gente sai jogando-o em qualquer parte da calçada, pode gerar um problema de acessibilidade, impedindo um cadeirante de se locomover. Que a população tenha um pouco de consciência no uso, e a prefeitura esclareça sobre o uso correto”, alertou Breno. 

Iran destaca decisão tomada em Assembleia pelo magistério de Aracaju

por George Washington Silva - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2025 14h26, última modificação 19/03/2025 14h26
Iran destaca decisão tomada em Assembleia pelo magistério de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

O vereador Iran Barbosa, do Psol, destacou, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, nesta quarta-feira, 19, a decisão do magistério público municipal de Aracaju que, em assembleia realizada ontem (18), aprovou estado permanente de assembleia e paralisação das atividades escolares no próximo dia 2 de abril.  

“Quero fazer esse anúncio sobre essa importante decisão da minha categoria e solidarizar-me com os professores e professoras da rede que, na assembleia, também fizeram vários relatos sobre a realidade dura que continuam enfrentando nas salas de aula e nas escolas do município”, afirmou Iran Barbosa.  

O parlamentar, que também é professor da rede pública municipal, aproveitou a oportunidade para apelar à prefeita Emília Corrêa para que ela receba, em caráter de urgência, os dirigentes do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) para tratar das pautas da categoria.  

“Quero fazer daqui esse apelo para que, em caráter de urgência, a prefeita receba os dirigentes do Sindipema para tratar de questões muito específicas, educacionais e da categoria. Espero que isso venha a acontecer, para que tenhamos os devidos encaminhamentos na Mesa de Negociação, com as especificidades que o magistério requer”, pontuou.  

Iran Barbosa lembrou, ainda, que abril é a data-base dos servidores públicos municipais da capital; porém, de acordo com a lei federal do Piso Salarial Nacional do Magistério, a revisão anual do seu valor ocorre no mês de janeiro.  

“É necessário que a prefeita, usando da sua capacidade de diálogo, receba o quanto antes a nossa categoria, representada pelo nosso sindicato, repito, em caráter de urgência, para tratar dessas questões”, declarou o parlamentar. 

Vereador Miltinho Dantas cobra melhorias no transporte público de Aracaju

por Walter Lopes - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2025 14h46, última modificação 19/03/2025 14h46
Vereador Miltinho Dantas cobra melhorias no transporte público de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

Durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira (19), o vereador Miltinho Dantas voltou a cobrar melhorias no transporte público da capital sergipana. Ele ressaltou que o tema tem sido motivo de intensas discussões na Casa Legislativa e alvo de constantes reclamações da população que depende diariamente do serviço.  

“Essa questão do transporte público em nosso município tem sido amplamente debatida aqui na Câmara e continua sendo um problema para os usuários. Desde a gestão anterior até a atual, sempre tenho cobrado da Prefeitura um transporte digno para a população”, afirmou o parlamentar.  

Investimentos na frota  

Miltinho destacou que tem acompanhado de perto as ações da Empresa Atalaia, que vem investindo na renovação da frota com recursos próprios. Segundo o vereador, a empresa já destinou cerca de R$ 20 milhões para a compra de 24 novos ônibus, dos quais cinco já estão na garagem, aguardando liberação para operação.  

“São veículos modernos, conforme as exigências do processo de licitação do transporte público realizado na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Os ônibus contam com ar-condicionado, carregador de celular, Wi-Fi e câmbio automático”, explicou Miltinho, enfatizando que a Atalaia é a única empresa a oferecer esse padrão de qualidade em Aracaju.  

Solidariedade ao vereador Camilo Daniel  

Além da defesa por um transporte público mais eficiente, Miltinho Dantas também se solidarizou com o vereador Camilo Daniel (PT), que recentemente foi alvo de um ataque virtual promovido pela empresa Progresso. Uma publicação nas redes sociais da empresa exibiu uma foto de Camilo com o carimbo de “vetado”, em tom de deboche.  

“Essa postagem foi uma falta de respeito não só ao vereador Camilo, mas a todos os parlamentares desta Casa”, criticou Miltinho. 

O ataque da empresa ocorreu após a votação do Projeto de Lei nº 142/2024, de autoria de Camilo Daniel. O PL condicionava o pagamento de subsídios às empresas de transporte público ao cumprimento de pendências trabalhistas e previdenciárias, além de garantir condições mínimas de segurança e conforto nos ônibus que circulam pela cidade. 

A proposta foi rejeitada durante a sessão plenária realizada na última quinta-feira (13). 

Compromisso com um transporte digno  

Por fim, Miltinho Dantas reafirmou seu compromisso em continuar cobrando melhorias para o transporte público de Aracaju, destacando a importância de um sistema que atenda às necessidades da população com qualidade, segurança e eficiência. 

Vereador Bigode solicita esclarecimentos aos órgãos competentes sobre notificação para moradores do Lamarão

por Gabriella Ferreira - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2025 15h13, última modificação 19/03/2025 15h13
O parlamentar protocolou requerimentos sobre o aviso recebido pelos residentes das travessas 23A e 23B do bairro.
Vereador Bigode solicita esclarecimentos aos órgãos competentes sobre notificação para moradores do Lamarão

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Moradores das Travessas 23A e 23B, no bairro Lamarão, foram surpreendidos com uma notificação que levanta a possibilidade de desocupação de seus lares após 13 anos residindo na área. Agora, as famílias buscam esclarecimentos sobre a legalidade da medida e temem perder suas moradias. 

Diante da situação preocupante, o vereador Bigode do Santa Maria protocolou requerimentos de informação direcionados à Procuradoria Geral do Município (PGM), à Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o objetivo de esclarecer a regularidade da ocupação e compreender os fundamentos da notificação recebida pelos moradores. 

“A questão precisa ser tratada com transparência e responsabilidade. São famílias que construíram suas vidas ali e agora vivem sob a incerteza de um possível despejo. Queremos saber se a área é, de fato, irregular e quais medidas podem ser tomadas para garantir a segurança habitacional dessas pessoas e para que elas não fiquem desassistidas”, afirmou o vereador Bigode. 

Os moradores relataram que vivem há mais de 13 anos na região, construíram famílias e mantêm uma comunidade ali. A notificação recente, segundo eles, gerou grande temor e preocupação. 

Com os requerimentos, o vereador busca obter informações sobre a titularidade da área, eventuais restrições ambientais e urbanísticas, além das justificativas para a notificação. Segundo Bigode, a resposta das entidades envolvidas será fundamental para que a Câmara Municipal possa avaliar possíveis ações em defesa da comunidade afetada. 

Os requerimentos foram lidos em sessão na plenária e seguem em tramitação para posicionamentos dos órgãos competentes. Enquanto isso, os residentes da localidade seguem mobilizados e temerosos, aguardando uma solução que lhes permita continuar vivendo na região sem o risco iminente de perderem suas casas.

“Se nós somos cuidadosos com o nosso dinheiro, não tem motivo para não ser com um que é público”, declara Elber sobre projeto de empréstimo de R$ 161 milhões

por Anna Paula Aquino - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2025 15h39, última modificação 19/03/2025 15h39
“Se nós somos cuidadosos com o nosso dinheiro, não tem motivo para não ser com um que é público”, declara Elber sobre projeto de empréstimo de R$ 161 milhões

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) falou novamente sobre o projeto de autorização de empréstimo de R$ 161 milhões da Prefeitura de Aracaju para a compra de ônibus elétricos, carregadores e uma usina, na sessão desta quarta-feira, 19. Ele destacou ainda a reprovação do seu pedido para uma audiência pública com o tema, visando detalhar a futura transação.   

O assunto foi pauta do discurso do parlamentar na terça, 18, quando ele questionou o pedido para a compra de 30 ônibus elétricos, equipamentos para recarga e a instalação da usina, mostrando a Lei Orgânica que determina que as alternativas de modelos precisam ser sempre submetidas à apreciação da Câmara. Na ocasião, um requerimento de sua autoria esteve em pauta para a realização de uma audiência com a presença do secretário municipal da Fazenda, o controlador-geral do município e o superintendente da SMTT, mas foi reprovado em votação.  

Durante o pequeno expediente, ele explicou o motivo de tantas dúvidas. “Se a gente vai pedir um empréstimo, quer saber os juros, encargos, o banco que oferece a melhor condição, para só depois fecharmos o contrato. O que eu quero saber são essas questões. Se nós somos cuidadosos com o nosso dinheiro, não tem motivo para não ser com um que é público e que também é nosso. É nossa função, e recebemos dinheiro para fiscalizar a aplicação do dinheiro público”, declarou Elber. 

Vereador Lúcio Flávio participa do lançamento da 'Campanha Destinar' da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/03/2025 10h29, última modificação 20/03/2025 10h29
Vereador Lúcio Flávio participa do lançamento da 'Campanha Destinar' da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social

Foto: Miguel Benks

Lançada pela Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, na manhã de hoje (20), na sede administrativa da Prefeitura de Aracaju, a Campanha Destinar visa conscientizar a população da capital para que, no ato da declaração do Imposto de Renda, o cidadão faça a destinação voluntária de até 6% do seu imposto para instituições voluntárias de Aracaju. O vereador Lúcio Flávio esteve no lançamento juntamente com a prefeita Emília Corrêa; Ricardo Marques, vice-prefeito; a secretária Simone Valadares e outras autoridades.

Presente no lançamento, o delegado da Receita Federal André Santana apresentou como funciona a destinação, que pode ser feita para o Fundo do Idoso ou Conselho da Criança de Aracaju declaração do imposto de renda ou durante o ano. Segundo o delegado, 105 mil contribuintes destinaram para as instituições da capital no ano passado. Os recursos são aplicados às instituições escolhidas pelo contribuinte na destinação.

No evento, esteve presente também a Orquestra Jovem de Sergipe apresentando um número musical. A orquestra é uma das instituições que está habilitada para receber recursos destinados no imposto de renda.

Servidores da CMA recebem orientações e serviços de saúde em ação do Ipesaúde

por Lucas Oliver- Assessoria de Comunicação da Escola do Legislativo — publicado 20/03/2025 11h55, última modificação 20/03/2025 11h55
Servidores da CMA recebem orientações e serviços de saúde em ação do Ipesaúde

Foto: Luanna Pinheiro

A convite da Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) trouxe nesta quinta-feira, 20, o programa ‘Ipes até Você’, que tem como objetivo principal proporcionar conhecimento sobre promoção e orientação à saúde aos beneficiários de diferentes órgãos do Estado, visando não apenas a prevenção de doenças, mas também o estímulo a hábitos saudáveis e o acompanhamento regular da saúde.

Os servidores da Casa Legislativa tiveram a oportunidade de participar dos serviços oferecidos que abrangem a saúde como, por exemplo, atualização da carteira vacinal, aferição de pressão arterial, medição da glicemia e do Índice de Massa Corpórea (IMC), além de adesão ao plano.

O diretor da unidade vinculada à CMA, Márcio Brayner, destaca a o papel da Escola do Legislativo, além da parceria com o Ipesaúde. “A parceria entre a Escola do Legislativo de Aracaju e o projeto 'IPES Até Você' representa um marco significativo na promoção da saúde e do bem-estar da nossa comunidade. Ao unirmos forças, ampliamos o acesso a serviços essenciais e informações relevantes, fortalecendo a cidadania e o cuidado com a saúde. Acreditamos que essa colaboração inédita é um passo importante para construir uma sociedade mais justa e saudável, na qual todos tenham a oportunidade de viver com qualidade de vida”, disse.

Para a coordenadora do programa do Ipesaúde, Gil Salmeron, "O programa “IPES Até Você' é muito mais do que um simples evento de saúde. “Ele representa um compromisso genuíno com o bem-estar dos servidores públicos do nosso estado. Ao levar serviços de saúde e orientações diretamente para o local de trabalho, o IPESaúde demonstra um cuidado especial com cada indivíduo, reconhecendo a importância da prevenção e da qualidade de vida. Essa iniciativa não apenas facilita o acesso aos cuidados de saúde, mas também promove uma mudança cultural, incentivando a adoção de hábitos saudáveis e a busca por uma vida equilibrada. É com grande satisfação que vejo o impacto positivo desse projeto na vida dos servidores, que se sentem valorizados e cuidados”, explicou.

Já a servidora Tatyana Tapioca comentou que essa ação faz com que a mulher que é mãe, esposa e dona de casa possa se prevenir. “Eu super apoio essas atividades e participo, pois nosso dia a dia nos impede de ir regulamente ao médico, além de ser uma forma de socialização e prevenção”, finaliza a servidora.

Vereador Levi Oliveira critica declarações recentes do Presidente Lula

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/03/2025 11h05, última modificação 20/03/2025 11h05
Vereador Levi Oliveira critica declarações recentes do Presidente Lula

Foto: Assessoria Parlamentar

O Vereador Levi Oliveira (PP) utilizou o pequeno expediente da sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracaju para criticar discursos recentes do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Durante sua fala, o parlamentar destacou pontos que, segundo ele, demonstram divergências ideológicas e prejudicam o desenvolvimento do país. 

Entre as declarações que geraram repúdio, Levi Oliveira mencionou a fala do presidente ao justificar a escolha da ministra Gleisi Hoffmann para a Secretaria de Relações Institucionais. Lula afirmou que optou por uma "mulher bonita" para ocupar o cargo, com o objetivo de diminuir a distância com o Congresso. "Uma coisa que eu quero mudar, estabelecer a relação com vocês, por isso eu coloquei essa mulher bonita para ser ministra das Relações Institucionais, é que eu não quero mais ter distância de vocês”, disse o presidente. 

Seu discurso tem tido uma má repercussão por todo o país e, segundo o vereador Levi Oliveira, apresenta uma postura inadequada ao reforçar um pensamento ultrapassado que se apoia na aparência para justificar decisões políticas. "A mulher está lá por sua beleza ou pela qualidade de seu trabalho? É difícil ouvir isso do líder maior do nosso país", afirmou Levi.                        

O parlamentar também utilizou as redes sociais para reforçar seu posicionamento: "As nomeações devem ser baseadas na competência, não em critérios superficiais. A mulher deve ser valorizada pelo desempenho, não tratada como produto."

Em seguida, o parlamentar criticou a fala do presidente sobre o aumento dos preços de ovos no Brasil, na qual Lula afirmou que as galinhas estariam sendo "sacaneadas" e que deseja encontrar o culpado por isso. De acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o ovo ficou 15% mais caro em fevereiro em relação a janeiro e um dos possíveis motivos para esse aumento é o calor extremo, que tem impactado diretamente na produtividade das granjas.

O clima foi um dos pontos abordados pelo presidente, que menosprezou a explicação. "Isso é mentira. Porque calor fez no ano passado, porque no final do ano choveu bem. As galinhas não reclamaram, então alguém está sacaneando as galinhas", afirmou Lula.

Levi destacou sua fala como equivocada e isenta de responsabilidade. "Quem está vendo o preço dos alimentos sabe que o preço do ovo está um absurdo. E alguém está sacaneando as galinhas? Acredito que o senhor esteja sacaneando a gente. Está na hora de falar menos e de agir mais. É necessário focar no que interessa, presidente", finalizou.

Projeto 'Elas com Alex Melo' será realizado neste domingo em Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/03/2025 11h14, última modificação 20/03/2025 11h14
Projeto 'Elas com Alex Melo' será realizado neste domingo em Aracaju

Foto Ester Araújo

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, será realizado, a partir das 14h deste domingo, 23 de março, o projeto especial focado na saúde feminina 'Elas com Alex Melo'. A ação será realizada no Centro de Excelência Nelson Mandela e a entrada é gratuita.

"Teremos uma palestra com uma nutricionista e um professor de educação física, trazendo orientações valiosas sobre alimentação, atividade física e bem-estar. Vamos disponibilizar também serviços como atendimento jurídico, assistência social e saúde", explica o idealizador do projeto, vereador Alex Melo.

Será uma tarde de muito aprendizado e troca de experiências. "Conto com a sua presença para abrilhantar o evento. Venha participar desse momento especial conosco. Contamos com você!", convida.

Anderson de Tuca pede liberação de emendas impositivas para os clubes sergipanos

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/03/2025 11h33, última modificação 20/03/2025 11h33
Anderson de Tuca pede liberação de emendas impositivas para os clubes sergipanos

Foto: Luanna Pinheiro

Durante Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Anderson de Tuca (União Brasil) reforçou a necessidade de liberação das emendas impositivas destinadas aos clubes sergipanos. O parlamentar destacou que esses recursos são fundamentais para o planejamento das equipes nas competições nacionais.

Em sua fala, Anderson enfatizou a importância do diálogo com a prefeita de Aracaju, Emília Correia, para garantir que os valores cheguem diretamente às equipes, beneficiando tanto a Associação Desportiva Confiança, que disputará a Série C do Campeonato Brasileiro, quanto o Club Sportivo Sergipe, que participará da Série D.

“A princípio, o dinheiro vai para a Federação, em decorrência das certidões que os clubes não possuem, mas eles precisam ter esse planejamento. Podemos intermediar essa comunicação para que o recurso chegue o mais rápido possível”, afirmou o vereador.

Além da defesa dos repasses, Anderson de Tuca aproveitou sua fala na tribuna para enaltecer o desempenho do Confiança na Copa do Brasil e expressar sua torcida pelo clube nas próximas competições, como a Copa do Nordeste e o Campeonato Brasileiro.

A iniciativa do vereador reforça seu compromisso com o fortalecimento do esporte sergipano, reconhecendo a importância do apoio financeiro para que os times possam competir em alto nível e representar o estado nacionalmente.

 

Saiba como participar da “Tribuna Livre” da Câmara Municipal de Aracaju

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 20/03/2025 12h09, última modificação 20/03/2025 12h09
O espaço acontece às terças-feiras antes do Pequeno Expediente

Desde o dia 11 de março, com a retomada do espaço “Tribuna Livre”, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), representantes de entidades podem se manifestar a respeito de temas de interesse coletivo no plenário da Casa Legislativa. O momento na tribuna tem a duração de 15 minutos e permite apartes dos vereadores.

Como participar

O servidor da CMA, Paulo Marcelo Siqueira, que atua no setor de Protocolo e Expedição, explica que existem requisitos para participar da Tribuna Livre. “Não pode ser uma pessoa física. Tem que ser uma instituição com CNPJ e que seja um assunto de interesse coletivo. A partir de então, orientamos a trazer um ofício solicitando espaço à Tribuna Livre.  Registramos esse ofício no sistema da gente e encaminhamos para o gabinete da presidência, que faz o agendamento”.

A colaboradora do Gabinete da presidência, Amanda Santana, é quem dá andamento ao trâmite assim que o oficio é recebido no setor. "A gente recebe o ofício, e a tramitação é passada ao presidente. Ele tem autorização para saber qual a demanda que vai entrar na pauta. Quando autorizada, é remetida para a mesa diretora, que realiza a leitura em sessão e a gente determina as datas regimentadas. Então a gente comunica via e-mail aos participantes quais são os trâmites que vão acontecer durante a tribuna”.

 Amanda também explica como deve proceder o interessado em participar da Tribuna Livre que não seja vinculado a uma instituição ou uma entidade que possua Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). “Se a pessoa não for ligada a uma entidade que tenha CNPJ, indicamos que procurem uma instituição de interesse daquele tema,  ou um vereador que tenha interesse no assunto, e assim pode realizar uma audiência pública”. Nas audiências públicas, qualquer cidadão pode participar e  ocupar a tribuna do parlamento, independentemente de possuir CNPJ.

Tribuna Livre    

O espaço seguirá acontecendo às terças-feiras até o dia 10 de junho. Após o recesso parlamentar, as atividades retornam no dia 15 de agosto e prosseguem até 1º de dezembro. 

 

Vereador Camilo demonstra preocupação com mesa de negociação entre servidores e Prefeitura de Aracaju

por João Paulo Freire- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/03/2025 12h22, última modificação 20/03/2025 12h22
Vereador Camilo demonstra preocupação com mesa de negociação entre servidores e Prefeitura de Aracaju

Foto: Ana Caru

O vereador Camilo Daniel (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira (20) para externar sua preocupação com a mesa de negociação entre os servidores do município e a Prefeitura de Aracaju.
Segundo o parlamentar, já estamos no final do mês de março e ainda não houve diálogo entre a Prefeitura e as categorias do município. “Nós tivemos aqui no início dessa legislatura uma notícia que foi comemorada por muita gente, que foi a criação da mesa de negociação. E eu estou com muito receio dessa mesa continuar sendo uma “mesa de enrolação” na cidade de Aracaju”.
Camilo destaca que é necessária a valorização dos servidores para que a cidade tenha um serviço de qualidade. “A gente não tem condições de pensar no melhor para educação dessa cidade se o professor for desvalorizado. Os servidores do município precisam receber o piso”.
“É muita conversa e pouca solução. Que essa casa fique atenta para que essa mesa de negociação não vire uma “mesa de enrolação”, que atrapalha o servidor público, o serviço público e toda a sociedade aracajuana. O magistério precisa ser respeitado”, concluiu.

Vereador Binho parabeniza Yandra Moura por ser eleita presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/03/2025 12h30, última modificação 20/03/2025 12h30
Vereador Binho parabeniza Yandra Moura por ser eleita presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional

Foto: Assessoria Parlamentar

Na sessão parlamentar desta quinta-feira (20), o vereador Binho usou a tribuna para parabenizar a Deputada Federal Yandra Moura por ser a primeira mulher nordestina eleita presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.
Essa comissão é responsável pelo debate e análise de propostas sobre planos regionais, desenvolvimento e integração de territórios, sistema nacional de defesa civil e migrações internas.
Em seu discurso, Binho reafirma o seu apoio ao mandato da deputada. "Que maravilha saber que Sergipe está bem representado, saber que nós temos uma deputada que nos representa de verdade", disse.

Câmara de Vereadores recebe superintendente da SMTT para discutir PL do Executivo, que propõe empréstimo de R$ 161 milhões para compra de ônibus elétricos

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 20/03/2025 14h34, última modificação 20/03/2025 14h34
Câmara de Vereadores recebe superintendente da SMTT para discutir PL do Executivo, que propõe empréstimo de R$ 161 milhões para compra de ônibus elétricos

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta quinta-feira, a Câmara de Vereadores recebeu o superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, para esclarecer dúvidas dos parlamentares sobre o Projeto de Lei 108/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a contratar um empréstimo de até R$ 161 milhões para financiar a compra de ônibus elétricos. Também foram convidados o controlador-geral do município, Paulo Márcio, e o secretário municipal da Fazenda, Sidney Thiago dos Santos, que não compareceram à Câmara. 

O superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, destacou alguns benefícios do uso de ônibus elétricos. “Somente um ônibus elétrico consegue evitar a emissão de 125 mil quilos de gás carbônico na atmosfera. Apesar de ser mais caro, em, no máximo, 8 anos, o ônibus está pago. E o seu tempo de uso é de 15 anos, enquanto o ônibus a diesel tem vida útil de 10 anos. Além disso, esse ônibus é mais confortável para a população”, explicou. Ele também ressaltou que o valor do empréstimo é uma previsão, podendo variar conforme a taxa de juros. Ademais, afirmou que não é possível utilizar ônibus a gás, pois eles não possuem certificado de adequação à legislação de trânsito. 

Vereadores realizam questionamentos sobre o PL 108/2025 

Após a explanação do superintendente, os vereadores fizeram questionamentos sobre o projeto. O primeiro a se manifestar foi o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, que perguntou: “A vida útil do ônibus elétrico é em torno de 15 anos, e a do diesel, 10 anos. Por que, no decreto da prefeita, ela estendeu para 12 anos a vida útil do ônibus?”. O secretário respondeu que a extensão média da vida útil do ônibus varia de 12 a 13 anos. O presidente também questionou se há uma definição da instituição bancária, mas o superintendente não pôde responder, por não ser sua área técnica. 

O vereador Camilo Daniel levantou questões sobre os grupos empresariais que receberão os ônibus. “Tenho muito receio de a prefeitura dar contrapartida para as empresas, como aumento do valor do subsídio e renovação da frota, sem que elas retribuam isso. Há denúncias de que essas empresas não possuem alvará de funcionamento. Se o empréstimo for aprovado, quando os ônibus serão entregues?”, questionou. O secretário respondeu que apenas duas empresas atendem ao tempo de 12 anos para operar e que o prazo de entrega depende da complexidade da compra. 

O vereador Elber Batalha questionou a compra de ônibus a diesel Euro 6. “Se vamos comprar 70 ônibus a diesel Euro 6 pelo PAC, que polui 85% a menos, com esse valor, daria para comprar mais de 200 ônibus. O elétrico é mais econômico, mas faremos um mega investimento e ainda teremos a maior parte da frota em diesel. O projeto é muito mal feito, tem dispensa de empenho, mesmo com um valor já estabelecido, não se estipulam as taxas de juros e encargos. Já votei em outros empréstimos, e esse é o primeiro que vem sem definir a instituição financeira, os juros e encargos aplicados. Era para o secretário da Fazenda estar aqui. Louvo a renovação da frota, mas isso será dado a essas empresas, sem contrapartida delas”, criticou. 

O vereador Breno Garibalde defendeu a transição para ônibus elétricos, mas questionou a elaboração do projeto. “Penso que devemos avançar para os ônibus elétricos, sobretudo pensando nas mudanças climáticas. Só o transporte é responsável por 40% das emissões de gases estufa no mundo. Mas não vejo contrapartida para a população: os ônibus serão entregues às empresas, e ficamos sem saber se haverá redução da passagem ou um dia de gratuidade para estudantes, por exemplo”, lamentou. 

O vereador Pastor Diego destacou que não há exigência legal para que o projeto especifique o banco. “Eu me sinto contemplado quando o projeto diz que utilizará a taxa de juros mais viável, e isso não fere a responsabilidade fiscal”, afirmou. No entanto, ele questionou o subsídio aprovado para ajudar na manutenção do transporte público, já que as empresas receberão os ônibus em comodato, precisando apenas devolvê-los. “Qual será a contrapartida para a população? As empresas não terão o gasto de comprar os ônibus elétricos. Então, será que teremos redução no valor da passagem ou gratuidade?”, indagou. 

O superintendente da SMTT respondeu que “os maiores gastos dentro do cálculo tarifário são a aquisição do veículo e o combustível. Tendo esse material concedido às empresas, é provável que tenhamos uma redução no preço da passagem”. 

O vereador Vinícius Porto questionou o andamento do consórcio e o processo de licitação, além do tempo de carregamento dos veículos e a quilometragem que eles podem percorrer. “A prefeitura de São Paulo comprou ônibus elétrico, mas não adquiriu a totalidade. Ela subsidiou a diferença entre o valor do ônibus a diesel e o elétrico. O empresário é quem compra, não a prefeitura. Aqui, a diferença é que estamos comprando 100% dos ônibus”, explicou. O vereador também solicitou que a votação do projeto ocorra apenas na terça-feira, para que haja tempo de apresentar emendas. 

O superintendente informou que haverá uma assembleia na sexta-feira, dia 21, para discutir o consórcio. Ele também explicou que o carregamento leva cerca de 2h30 e que a quilometragem pode chegar a 300 quilômetros. 

O vereador Sgt. Byron destacou que “existem bairros em Aracaju, sobretudo na Zona de Expansão, onde as pessoas sofrem com a dificuldade de acesso e a demora. Com 100 novos ônibus, sendo 30 do empréstimo e 70 do PAC, esse investimento trará melhoria para essa população? Além disso, quanto esse empréstimo pode inviabilizar outros investimentos na cidade? É fundamental buscar o equilíbrio”, pontuou. 

O vereador Anderson de Tuca questionou se os carregadores estarão nas empresas e se as usinas também estarão localizadas nelas. Ele também sugeriu a realização de uma audiência pública para discutir questões relacionadas ao transporte, como tipos de linhas, áreas de atendimento e outras demandas da população. 

O vereador Iran Barbosa destacou a necessidade de um debate comunitário. “Esse projeto pede um empréstimo para inserir um novo modal, e hoje estivemos com o superintendente da SMTT, que debateu sobre sua competência. Concordamos em utilizar meios mais sustentáveis. A Lei Orgânica determina que nenhuma tecnologia nova no sistema seja implantada sem autorização legislativa. Era necessário um debate prévio sobre o tema, antes de propor um empréstimo para financiar isso. O projeto que veio para cá carece do mínimo de atenção conosco. A legislação citada no projeto nem sequer foi disponibilizada. Não sabemos a taxa de juros ou o tempo de amortização”, criticou. Ele também questionou a potência e a vida útil da usina. 

A vereadora Sônia Meire destacou questões ligadas à mobilidade urbana. “Existe uma Lei Orgânica, e, após a criação do consórcio, parece que ela foi superada. Quando votamos contra o subsídio, foi porque vimos planilhas de superfaturamento das empresas de ônibus. Esse projeto é muito genérico e abre brechas para várias interpretações. Precisamos saber do impacto financeiro e como aprovar um empréstimo se a gestão não tem nem um plano plurianual definido. Não tenho problema com a aquisição de ônibus elétricos, mas entendo que os problemas do transporte não se resolvem apenas com isso. É necessário um plano de mobilidade que envolva, inclusive, outras formas de transporte”, afirmou. 

O vereador Fábio Meireles reconheceu o trabalho do superintendente da SMTT e destacou que “esses ônibus são 100% não poluentes. Aracaju precisa dar o pontapé inicial para começar a mudar. Sobre as dúvidas, a aquisição dos ônibus, historicamente, foi feita pelas empresas. Temos empresas que estão levando o transporte público de Aracaju à deficiência. Pergunto: quando esses ônibus forem adquiridos pela prefeitura, para quais empresas, de fato, eles serão entregues? Temos três empresas: Atalaia, Progresso e Modelo. Quais delas receberão esses ônibus?”, questionou. Ele também questionou sobre a usina e como as empresas receberão a energia. 

O superintendente respondeu que há total isenção na escolha das empresas. “Estamos em um momento de transição, e, quando falamos que os ônibus serão distribuídos, eles serão a partir do cadastro e de forma proporcional ao número de linhas”, explicou. 

O vereador Lúcio Flávio parabenizou o superintendente e disse que “o transporte público e a saúde são as maiores reclamações da população. Este não é um problema fácil de resolver. Além disso, toda a solicitação da oposição está sendo atendida, já que esse é um assunto de grande responsabilidade. Aracaju precisa dar o primeiro passo, e a introdução de ônibus elétricos só traz benefícios para a população. Quem desfruta é o povo! Além do conforto, há uma questão climática envolvida”, afirmou. Ele também questionou se a compra reduzirá o valor da passagem. 

O vereador Levi Oliveira questionou o custo da bateria, que representa 30 a 50% do preço final do veículo, com vida útil de 5 anos. O superintendente respondeu que as baterias têm garantia de 15 anos. 

O vereador Isac Silveira, líder do governo na Câmara, parabenizou a disponibilidade do superintendente da SMTT. “Estamos buscando soluções para os problemas e parabenizo a prefeita. Não há intenção de prejudicar o erário municipal. Reitero nosso convencimento de que, com a habilidade da SMTT na gestão, teremos uma nova cidade”, concluiu.  

Sobre o projeto de lei  

O Projeto de Lei nº 108/2025, enviado pelo Poder Executivo, autoriza o município a contratar um empréstimo de até R$ 161 milhões para financiar a compra de ônibus elétricos. O objetivo do crédito é a aquisição de 30 ônibus elétricos e 15 carregadores de 160 kWh, além da implantação de uma usina de microgeração e minigeração de energia solar fotovoltaica conectada à rede. Não há uma instituição financeira definida, pois o projeto prevê que o financiamento pode ser contratado com instituições como Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banese, Santander ou Bradesco, escolhendo a que oferecer maior vantagem econômica. 
 
A votação do projeto foi adiada e deve ocorrer na terça-feira, dia 25 de março, devido à falta de quórum, por orientação da bancada do governo.