Elber participa de reunião do Ipaese com Zezinho Sobral
O vereador Elber Batalha (PSB) intermediou, nesta terça-feira (11), uma reunião entre o secretário estadual de Educação, Zezinho Sobral, e representantes do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese). O encontro teve como objetivo discutir a ampliação do transporte para os alunos e a parceria para a nova sede da instituição na capital.
O Ipaese atua há 25 anos na educação de surdos em Aracaju e conta com diversas turmas, atendendo alunos de todo o estado. Diante da necessidade de aumentar o número de salas e acolher mais estudantes que precisam desse suporte, a instituição busca um novo espaço que também permita a inclusão de atividades esportivas.
O presidente da escola bilíngue, Raul Silveira, destacou o trabalho realizado e explicou que já existe um termo de fomento com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), mas que um novo estudo foi elaborado. “Reformulamos os nossos gastos para que tudo funcione melhor com o termo e percebemos algumas partes que não precisavam mais. Nosso maior pedido agora é pelo piso dos professores, para que sejamos justos com os profissionais que realizam um belo trabalho diário”, comentou.
A diretora institucional, Dayse Xavier, ressaltou a importância de um novo espaço que seja central e seguro. “Queremos mudar para receber e fazer com que eles circulem com mais independência. Nós temos jovens que andam sozinhos e já foram assaltados. Com um local novo e movimentado, eles terão mais segurança”.
O secretário Zezinho Sobral elogiou o trabalho do Ipaese e encaminhou a equipe para os setores responsáveis nos próximos dias. “Agora já sei como tudo pode acontecer e preciso que as pessoas específicas dos setores recebam todas as informações. Assim, vamos resolver da melhor forma para ambos e o quanto antes”, declarou.
Elber, que já é parceiro da instituição e destinou emendas parlamentares para o Ipaese, reforçou que mais pessoas poderão ser beneficiadas. “Com uma nova sede, melhores condições e uma parceria maior, mais crianças e adolescentes poderão ser acolhidos com toda a qualidade do instituto”, afirmou.
Também esteve presente na reunião o coordenador administrativo Rafael Cardoso.