Inclusão e Empoderamento: Jovens Surdos são protagonistas do “Conhecendo o Parlamento”
Na manhã desta quinta-feira, 13, jovens estudantes do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação dos Surdos de Sergipe (Ipaese) participaram do Conhecendo o Parlamento, projeto organizado pela Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), com o objetivo de fomentar a representatividade política, inclusão e cidadania.
Os jovens surdos puderam vivenciar de perto o funcionamento da Câmara Municipal de Aracaju por meio de palestras com a professora de história Cláudia Evaristo, que explanou sobre a história da política em Sergipe, além da participação da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJESE), unidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A EJESE explicou como surgiu o voto e a importância da urna eletrônica. A iniciativa, que visa aproximar a comunidade do Poder Legislativo, ganhou um significado ainda maior com a participação desses estudantes, que demonstraram interesse e engajamento em cada etapa da visita.
“Participar da primeira edição do ano que traz a inclusão como tema principal é poder levar informação e oportunidade. A EJESE estará sempre presente nesta parceria de sucesso. Hoje, pude mostrar a história da urna e a segurança da urna eletrônica, além de comentar sobre o título e a importância de votar”, citou Elielson Souza.
Para o diretor da Escola do Legislativo, Márcio Brayner, a presença dos jovens surdos é um marco na inclusão social. “Estamos seguindo as orientações da presidência da CMA e a missão da escola, que é desenvolver atividades inclusivas. O Conhecendo o Parlamento é um projeto que une a comunidade e os vereadores, além de contribuir com a formação crítica de cada um desses estudantes”, destacou.
“Eu, como professora de história e entusiasta da política, estar presente neste projeto que envolve jovens estudantes no Legislativo é afirmar que estamos levando informação visando uma geração que compreende o poder do voto”, ressaltou a palestrante e professora de história Cláudia Evaristo.
Na sequência das palestras, foram formadas duas chapas: a primeira comandada pela representante feminina, a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Iara Isabelle Boa Hora, e a segunda pelo estudante do segundo ano do Ensino Médio, Erick Cayo Rodrigues. Ambos puderam expressar suas propostas, e os estudantes votaram para eleger o Vereador do Futuro.
O estudante Cayo Rodrigues foi eleito com 16 votos. “Fiquei feliz em ser eleito, e as minhas propostas falaram sobre as dificuldades encontradas pelo surdo no dia a dia. Precisamos olhar para esta comunidade que é invisível”, comemorou.
A diretora institucional do Ipaese comemorou que a presença dos estudantes surdos enriquece o debate, traz novas perspectivas e novos desafios, além de repensar a forma como comunicamos e interagimos. "Parabenizo a iniciativa do projeto Conhecendo o Parlamento por abrir as portas do parlamento para a diversidade e por promover a inclusão de jovens surdos na política. Este é o caminho para uma sociedade inclusiva, justa e igualitária”, finalizou.