Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 17/01/2024 11h42
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Abril Verde: proteção nunca é demais, especialmente quando foi pensada para você

por Lucas Oliver, Assessoria de Comunicação da Escola do Legislativo de Aracaju — publicado 29/03/2024 08h00, última modificação 29/03/2024 10h44
Campanha conscientiza servidores sobre a segurança no trabalho
Abril Verde: proteção nunca é demais, especialmente quando foi pensada para você

Foto: Lucas Oliver

O Abril Verde é uma campanha nacional de conscientização e prevenção sobre segurança no trabalho. Em parceria com o setor de Segurança no Trabalho, a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), busca conscientizar a população e implementar medidas de segurança e saúde no ambiente de trabalho. Foi no dia 28 de abril de 2003 que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.  

Ao longo do mês de abril, as redes sociais da Escola do Legislativo de Aracaju e da CMA apresentarão conteúdos sobre segurança no trabalho. “Seguindo a linha do ano passado, em que ocorreu a primeira edição do Abril Verde na CMA, além das ações que irão acontecer presencialmente na Sede, na Escola e nos prédios administrativos, também serão publicados conteúdos nas redes sociais com o objetivo de informar aos funcionários sobre o tema e alcançar mais pessoas, por ser um assunto necessário”, destaca a Técnica de Segurança de Trabalho da CMA Ana Paula Santana. 

Para a coordenadora da Escola do Legislativo de Aracaju, Irla Suelem, essa parceria é de extrema importância, pois “falar sobre segurança no trabalho com profissionais da área, para nós servidores, mostra a importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho. A Escola do Legislativo de Aracaju estará sempre de portas abertas para atividades como esta”, comenta.  

Na oportunidade, a técnica de segurança de trabalho da CMA acrescenta que a ação do Mês de Abril conta com um evento presencial. “Além de diversas dicas que irão ao ar a cada segunda-feira neste mês, por meio das redes sociais, convidamos a nutricionista Naytiara Louise e o agente de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Reinato Ferreira, no dia 29, para falar sobre temas relacionados à saúde e segurança do trabalhador.  

A técnica de Segurança de Trabalho da CMA, Ana Cristina, convida os funcionários da Casa para participarem das atividades de conscientização. "A campanha mostra o quanto devemos nos preocupar com o nosso bem-estar físico e mental. Faço um convite aos funcionários da Casa para participarem de uma série de ações neste mês de abril”, convida a técnica de segurança de trabalho.

Com autoria de Elber, Lindolfo Amaral recebe oficialmente o Título de Cidadão Aracajuano

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/03/2024 10h35, última modificação 28/03/2024 10h35
 Com autoria de Elber, Lindolfo Amaral recebe oficialmente o Título de Cidadão Aracajuano

Foto: China Tom

Lindolfo Amaral é o novo cidadão aracajuano. A honraria, de autoria de Elber Batalha (PSB), foi entregue na tarde desta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), com a presença de vários amigos, familiares e autoridades. A oportunidade marcou também o Dia Mundial do Teatro. 

Conhecido pelo seu trabalho no teatro e pela contribuição para a cultura do estado de Sergipe, ele nasceu em Itabaiana e reside em Aracaju há vários anos, com trabalhos registrados no teatro e inclusive como ator e professor do Grupo Imbuaça Produções Artísticas desde 1978.

Para Lindolfo, esse título é sinônimo de muita alegria. “É um momento muito feliz para a minha trajetória artística e pelo trabalho que desenvolvo em Aracaju há quase 50 anos. Aqui, eu aprendi muito e conheci muita gente. Hoje, esse título é um reconhecimento da minha história e também como profissional, já que sou um acadêmico na área das artes cênicas com mestrado, doutorado e pós-doutorado”, comentou.

Segundo o artista, a honraria se torna ainda mais importante por vir das mãos de um amigo como Elber Batalha. “Ele é um amigo querido de longa data. Trabalhei e aprendi muito com ele, foi uma honra quando ele foi secretário de estado da cultura em 2015. Esse título vindo das mãos dele é uma honra ainda maior. Ao longo desses anos, a gente desenvolveu uma amizade muito boa. É uma felicidade ser reconhecido por ele”, declarou.

Elber afirmou no seu discurso na tribuna, durante a oportunidade, que essa é apenas uma das honrarias que o amigo talentoso merece e deve receber. “É uma honra, para mim, ser o autor deste título de cidadania de tão grande valia. Lindolfo há muito tempo, é patrimônio cultural de nosso estado e cidade. Tive a oportunidade de tê-lo como diretor quando ocupei o cargo de secretário de estado da cultura. Nossa relação foi construída na confiança na competência desse doutor em teatro. É muito natural que o homenageado tenha orgulho em receber esta honraria. Mas, poucas vezes, essa honraria foi tão qualificada e ressignificada com o reconhecimento que se faz a história de Lindolfo Amaral pela contribuição às artes e a cultura de Sergipe”, disse em parte do seu texto. 

A sobrinha Jéssica Amaral fez questão de ressaltar a trajetória da família na vinda para a capital há quase 50 anos. “Minha vó teve quatro filhos e eles vieram para Aracaju. Muitos anos depois, eles fizeram parte do Imbuaça que tornou o meu tio conhecido a nível nacional e internacional pelo maior grupo de teatro de rua. Para nós, é uma grande honra falar do nome dele e da nossa família pelas suas batalhas e empenhos. Todos muito envolvidos com a cultura sergipana. Momento mais que merecido graças a Elber”, contou. 

O irmão, Antônio Amaral, disse que o sentimento da família é de gratidão. “É motivo de muita alegria e orgulho a família no dia de hoje. Esse reconhecimento de anos, realizado por Lindolfo como ator, diretor e gestor cultural. Pela sua passagem brilhante em vários lugares e de sorte para todos nós nesta tarde bastante prazerosa para ele”. 

O ex-secretário de cultura, conselheiro de cultura e membro da Academia Sergipana de Letras e amigo, Irineu Fontes, salientou que Aracaju é quem ganha com esse novo cidadão. “Eu conheço Lindolfo há 40 anos e ele merece todas as homenagens. O que a gente puder fazer para destacar a sua história, será feito. Aracaju está de parabéns por isso e por ter agora um novo aracajuano que é Lindolfo do Amaral”, falou. 

Ivo Adnil, presidente do Sindicato dos Artistas de Sergipe, lembrou que a solenidade do dia de hoje marca o título e também o Dia do Teatro. “Lindolfo nos representa em todos os espaços de fala, nosso primeiro doutor em teatro e referência nossa. Estamos aqui representando todos os artistas de artes cênicas. Ele que não tem medido esforços em sua vida para adquirir e repassar conhecimento com o objetivo de alavancar a sua cultura. A gente só pode agradecer ao vereador Elber por isso e no dia do teatro então”, relatou. 

Antônia Amorosa, presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), marcou presença para prestigiar a ocasião e deu sua contribuição em forma de canção. “Lindolfo chega aqui por ter mérito. Muito feliz por estar aqui e nessa data do teatro, então. Só posso homenagear em canção e falar: Viva Lindolfo”, usou a tribuna da Câmara para declarar o seu amor pelo amigo. 

Participaram ainda, membros da cultura sergipana, família do homenageado e admiradores do seu trabalho.

  

Biografia 

Lindolfo Alves do Amaral Filho nasceu na cidade de Itabaiana, no dia 16 de agosto de 1955 e logo veio morar em Aracaju. Ele é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (1983), pós-graduando em Educação Artística com especialização em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba (1984). 

Mestre em 2005, Doutor em 2013 e pós-doutor no ano de 2016 em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O ator e professor do Grupo Imbuaça Produções Artísticas desde de 1978, com experiência e histórico na educação com trabalhos significativos no teatro de rua, teatro popular, brasileiro, dramaturgia e cordel. Contribuindo ainda com o surgimento do curso de teatro na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“Que coincidência Edvaldo destravar a licitação do transporte no ano de eleição”, dispara Emília

por Camila Sousa- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 01/04/2024 08h55, última modificação 01/04/2024 11h08
“Que coincidência Edvaldo destravar  a licitação do transporte no ano de eleição”, dispara Emília

Foto: Gilton Rosas

“Por que com quase 16 anos à frente da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e sempre sendo um dos carros chefes de sua candidatura, Edvaldo Nogueira só conseguiu “destravar” a licitação do transporte público faltando meses para o fim do mandato, ano eleitoral? Esse questionamento foi feito durante o discurso da vereadora Emília Corrêa (PL), na Tribuna da Câmara de Vereadores.
Segundo a oposicionista, essa é mais uma típica ação eleitoreira. “Não precisa pensar muito para chegar a essa conclusão. A ideia é uma enganação. São décadas no poder. Anos com o mesmo discurso e nada de maneira efetiva. Agora, faltando pouquíssimo para o fim do mandato, ele reúne os vereadores(as) para apresentação da proposta inicial do edital de licitação do Transporte Público da Grande Aracaju?. Impressionante, né?,” questionou.
Outro detalhe que chama atenção levantado pela vereadora é o fato de o prefeito ter levado a apresentação da proposta inicial do edital de licitação “já pronto”, mas usando o argumento que quer ouvir as contribuições dos parlamentares.
“Um material volumoso já pronto, mas ele quer nossas sugestões. Mentira. O mais sensato não seria contribuição na elaboração do edital? Fala também que quer a contribuição da população, repito, com o edital já pronto. É retrabalho. Pura encenação”, pontuou.
Em seu discurso, Emília ainda reforçou, que, embora de maneira tardia, fica feliz em ver os problemas serem solucionados.
“Uma pauta que a gente vem batendo nessa tecla há anos e que fará uma diferença absurda na vida de quem depende do transporte público para se locomover, e nunca fomos ouvidos, mas agora vai. Então é isso que vale: as prioridades nesses meses. Se é bom para os aracajuanos(as),  isso é que deve ser levado em consideração”, explicou.

Câmara Municipal de Aracaju completou 169 anos no sábado (30/03)

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 01/04/2024 13h28, última modificação 01/04/2024 13h28
Câmara Municipal de Aracaju completou 169 anos no sábado (30/03)

Foto: Gilton Rosas

No sábado (30/03), a Câmara Municipal de Aracaju completou 169 anos. Para homenagear e contar a história da Casa Legislativa, a equipe de comunicação da CMA preparou a reportagem especial “Câmara Municipal de Aracaju - 169 anos”. 

Por meio da produção, é possível conhecer as curiosidades e as realizações da Casa do Povo a partir das perspectivas de personagens que fizeram e fazem parte da história daquela que é a instituição mais antiga em funcionamento do município de Aracaju. 

A reportagem completa está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r6as1W8Klbg 

 

Presidente da Casa enaltece os trabalhos da CMA e a independência entre os poderes 

Ao longo de sua história, a CMA já teve mais de 60 presidentes. Atualmente, o presidente da Casa é o vereador Ricardo Vasconcelos. “Nos 169 anos de parlamento em Aracaju, temos muito que comemorar. Ao longo do tempo, houve uma mudança de cultura, pois anteriormente, ele estava submisso ao Poder Executivo e não é isso que a população quer. Quando temos um poder autônomo e independente, conseguimos assegurar que os interesses coletivos estejam em primeiro lugar”, destacou. 

Além de Ricardo, a Câmara Municipal já contou com uma presidenta, Nazaré Carvalho. “Estar na presidência foi muito significativo, pois foi possível fazer uma história diferenciada e aprovar projetos importantes para a cidade de Aracaju”, reforçou. O governador Fábio Mitidieri explicou que a CMA é o espaço de debater as principais questões que envolvem a capital aracajuana. “A Câmara representa as vozes da rua e da sociedade. O papel do vereador é essencial e minha vida política teve início aqui. Tenho muito orgulho disso”, pontuou. 

O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, que também já foi vereador da Casa, destacou que sem a Câmara não há democracia. “Este local tem o papel principal de trazer as reivindicações da sociedade. Há o equilíbrio entre Legislativo e Executivo e isso é o que faz a cidade funcionar”, pontuou. 


CMA se destaca na região e no país com seus projetos  

No dia 16 de outubro de 2023, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) lançou a Campanha de Sustentabilidade. Com isso, a CMA é a primeira Câmara do Nordeste a aderir à Rede Legislativo Sustentável, uma rede nacional criada pelo TCU e Congresso Nacional para dar suporte a outros órgãos do Poder Legislativo do país em suas iniciativas sustentáveis. 

O presidente Ricardo iniciou a campanha ressaltando que “nosso plano tem alguns elementos como o reuso de água e a energia limpa. Várias pessoas dialogaram para a elaboração do plano. Quando pensamos nisso, visamos tomar algumas atitudes como acabar com o uso de copos plásticos, separar corretamente os resíduos e aproveitar o papel. Estamos dando uma pequena parcela de contribuição ao meio ambiente. Precisamos deixar o discurso utópico. Não queremos deixar para o próximo algo pior do que recebemos. Falta educação ambiental. Vamos avançar o plano internamente”, pontuou. 

Outro projeto importante é a Procuradoria da Mulher, que inaugurou a Sala da Procuradoria da Mulher "Vereadora Professora Ângela Melo", em homenagem ao Dia da Mulher. Os serviços de atendimento psicológico, jurídico e de assistência social são oferecidos gratuitamente de terça a quinta-feira, das 08h às 14h, na rua Itabaiana, nº 14 (Centro). É possível entrar em contato também pelo telefone (79) 3512-2529 - ramal 180. 

Segundo o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, “a CMA dá mais um espaço para o reconhecimento e apreço voltado à figura da mulher. A Procuradoria da Mulher já tinha sido criada pelo ex-presidente Nitinho, mas ainda não estava em funcionamento. Fico muito feliz em contribuir para entregar esse presente às mulheres de Aracaju”, destacou. 

A presidente da Procuradoria da Mulher, vereadora Emília Correa, explicou que “esta foi uma caminhada e agora, finalmente, temos um espaço em que podemos receber as mulheres. Ainda mais, em um dia emblemático, que é o Dia Internacional da Mulher. Muitas mulheres não têm um norte sobre o que fazer e esta é uma oportunidade para você ganhar força. A gente quer flores, mas queremos portas para onde queremos chegar”. 

 

Entenda a função da Câmara de vereadores  

A CMA tem a função de propor e analisar as leis para melhorar a cidade, além de fiscalizar as finanças e as ações do Poder Executivo. A partir de 2025, a Câmara de Aracaju terá 26 vereadores e não 24. A justificativa foi adequar o número de representantes do Legislativo ao que estabelece a Constituição Federal. A lei determina que o número de parlamentares das casas legislativas deve levar em conta a população de cada município. De acordo com os dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Aracaju alcançou a marca de 602.757 habitantes.  

Pela Constituição, municípios com população entre 600 mil e 750 mil habitantes podem ter até 27 vereadores. Para haver mudanças na oferta de vagas em 2024 é preciso que os próprios parlamentares aprovem alteração na Lei Orgânica até o final das convenções partidárias. A ampliação das vagas nas Câmaras é opcional porque a lei não estipula o mínimo, e sim o máximo de vereadores. 

Fabiano Oliveira prestigia posse de Neto Batalha como Secretário Especial de Articulação com os Municípios

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 01/04/2024 15h02, última modificação 01/04/2024 15h02
Fabiano Oliveira prestigia posse de Neto Batalha como Secretário Especial de Articulação com os Municípios

Foto: Arthur Soares

O vereador Fabiano Oliveira (PP) marcou presença na manhã desta segunda-feira, 1º, na cerimônia de posse do deputado estadual Neto Batalha (PP) como Secretário Especial de Articulação com os Municípios. O evento representa um novo desafio na carreira política do colega de partido e foi prestigiado por diversas autoridades e membros do Partido Progressistas. 

Fabiano Oliveira desejou uma excelente gestão para Neto Batalha, ressaltando sua competência e compromisso com os municípios sergipanos. 

"Estou certo de que Neto irá desempenhar um excelente trabalho, articulando com os municípios para promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida da população", afirmou o vereador. 

O vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju também se colocou à disposição para colaborar com a nova gestão, destacando a importância da união entre os membros do partido em prol do progresso de Sergipe. 

"Estamos juntos nessa jornada e sempre prontos para contribuir com o que for necessário para o bem do nosso estado", declarou Fabiano Oliveira. 

Audiência Pública vai discutir políticas públicas e direitos das pessoas com Autismo

por Bruno Almeida, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 01/04/2024 15h10, última modificação 01/04/2024 15h11

Com objetivo de reunir representantes de instituições locais e da sociedade civil para debater acerca das necessidades de políticas públicas e direitos das pessoas com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realiza, nesta terça-feira, 2, às 15h, uma audiência pública de autoria dos vereadores Cícero do Santa Maria (Podemos) e Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos).  

A data escolhida é justamente o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, campanha anual que acontece desde 2007 em todo o mundo e que este ano traz como tema ‘Valorize as capacidades e respeite os limites’. “Será o momento para refletirmos e debatermos sobre os problemas e dificuldades que os autistas, e suas famílias, precisam enfrentar diariamente. São dificuldades que podem ser amenizadas através de políticas públicas efetivas e esta audiência será a abertura desse diálogo”, assegurou Cícero do Santa Maria.  

Para o vereador Sargento Byron, a causa da pessoa com deficiência ganha ainda mais força com momentos como este: “Quando trazemos para a sociedade assuntos como o autismo, suas necessidades e seus direitos, estamos trabalhando uma causa abrangente, pois a pauta vai além do espectro. Nosso objetivo é reunir o maior número de pessoas para um debate produtivo e assertivo”, pontuou. 

 

Audiência Pública - Dia Mundial de Conscientização do Autismo 
Onde? Câmara Municipal de Aracaju 
Quando? Dia 02 de Abril de 2024 
Que horas? Às 15h 

Nota de Repúdio da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara Municipal de Aracaju

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 01/04/2024 15h33, última modificação 01/04/2024 15h33
Nota de Repúdio da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

A Frente Parlamentar Evangélica da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), presidida pelo vereador Eduardo Lima (Republicanos), vem a público, por meio desta nota, repudiar a publicação realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), feita na rede social X (ex-Twitter), em plena Sexta-feira da Paixão. A mencionada publicação retrata de maneira desrespeitosa o momento da crucificação de Jesus Cristo ao lado de três soldados romanos, acompanhada de uma legenda proferida por um dos soldados: “Bandido bom é bandido morto”.   

O MTST, de maneira esdrúxula, comparou a injustiça sofrida por Jesus Cristo na cruz, durante um julgamento num tempo em que as leis eram extremamente desumanas e severas, levando o Filho de Deus, que não cometeu crime algum, a ser torturado e morto diante do público, com uma frase famosa no Brasil usada para justificar a morte de bandidos que cometeram crimes como assassinato, estupro, tráfico de drogas e latrocínios. 

O movimento ainda tentou justificar sua publicação de maneira estapafúrdia, citando um trecho da Bíblia, Lucas 23, do capítulo 13 ao 25, onde Pôncio Pilatos tenta impedir a morte de Jesus Cristo sem sucesso, após a multidão pedir sua crucificação. Isso mostra, mais uma vez, que o MTST não tem noção do que fez ao publicar uma sátira, um deboche, uma zombaria com uma imagem do momento sagrado da crucificação de Jesus Cristo, que é o Salvador para todos os cristãos, aquele que veio ao mundo para redimir todos os nossos pecados e conceder-nos a vida eterna. 

“Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação”, Romanos 4:25  

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”, João 3:16 

Para todos os que creem na Bíblia, a crucificação é o momento em que Jesus Cristo se sacrificou para que todos os que acreditassem no Filho de Deus pudessem se arrepender de seus pecados e alcançar a vida eterna. Comparar este sacrifício com qualquer outro julgamento, caso de justiça ou injustiça, é algo totalmente descontextualizado e ultrajante. A imagem de Jesus Cristo é sagrada, assim como seu nome, tanto que até os cristãos evitam pronunciá-lo em vão. 

A Frente Parlamentar Evangélica também lamenta profundamente como a intolerância religiosa contra cristãos tem crescido, ao ponto de banalizar o desrespeito à Bíblia, a Deus e a Jesus Cristo. Por isso, defendemos a presença de representantes do segmento evangélico na política, como pastores, pastoras, bispos, bispas, obreiros e obreiras que ocupam cargos públicos nos poderes executivos e legislativos, a fim de defenderem os valores de Cristo. 

Isac promove audiência pública para debater aposentadoria dos servidores públicos não concursados

por Valéria Santana- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/04/2024 11h57, última modificação 02/04/2024 11h57
 Isac promove audiência pública para debater aposentadoria dos servidores públicos não concursados

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador Isac Silveira (PDT) realizou uma audiência pública para discutir a estabilidade e efetividade no serviço público relacionadas às recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).  A audiência aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, na tarde desta segunda-feira, 1º de abril. 
 O advogado Laert Araújo enfatizou que “as decisões têm repercutido na vida dos servidores, em especial daqueles que entraram no serviço público sem concurso, antes da CF/88. O Supremo vem decidindo casos isolados, porém as últimas decisões alcançam todos os servidores que ingressaram no serviço público sem concurso. A decisão do ministro Roberto Barroso passará a ter efeitos a partir de abril, já a decisão da Ministra Rosa Weber pode ter efeitos imediatos após a fim do processo que ainda tramita no Supremo. É hora de trabalhar junto aos ministros. Não é hora de ficar em casa, é hora de brigar e de lutar pelos direitos”. 
O vereador Isac afirmou que “a nós não será imputada a inércia. Precisamos envolver o Congresso Nacional. Não podemos esperar pelos prefeitos; o trabalhador precisa se movimenta”. Camila Brasileiro, subprocuradora-geral de Aracaju, se colocou na posição de ouvinte dizendo que iria levar à gestão municipal todas as informações da audiência , já que essa não é uma situação isolada de Aracaju. Já Maria Avilete Ramalho, presidente do Aracaju Previdência, destacou que “está procurando a melhor forma para amenizar a situação desses servidores. Somente em Aracaju são mais de 5 mil servidores nesta situação, e estamos empenhados nesse assunto. Quero parabenizar esse debate que é de suma importância”. Nivaldo Fernando afirmou que o sentimento é de que a situação está retroagindo. “Em Aracaju, precisamos bater na porta do prefeito Edvaldo Nogueira. Ele não é só prefeito da capital, ele foi reeleito presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos. Não nos resta outra alternativa senão cobrar; caso contrário, teremos um caos completo, e não será apenas em Aracaju. Devemos caminhar na mesma estrada buscando o bem comum”. 
 Outros participantes também estiveram presentes como o presidente do Sepuma, Nivaldo Fernando; a presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB/SE, Karine Pireddu. Além do presidente do Sacema, Carlos Augusto, o coordenador-geral do Sindasse, Igor Machado, o vereador Elber Batalha, a presidente da Sees e  Shirley Morales, entre outros sindicalistas e a sociedade em geral. 

 Elder Muniz, assessor jurídico do vereador Isac, explanou durante a audiência as decisões recentes do STF que prejudicam os servidores públicos que entraram no serviço público sem concurso, antes da CF/88. Esses possuem o que o direito chama de estabilidade excepcional (Art. 19, ADCT). Nas decisões recentes dos ministros Luiz Roberto Barroso e Rosa Weber, em ações distintas, ambos ratificam que o Regime Próprio de Previdência Social deve ser exclusivo para os servidores públicos concursados, pois esses últimos são estáveis e efetivos. Isso gera uma série de consequências para aqueles servidores que são estáveis, mas não são efetivos, uma vez que irão, obrigatoriamente, para o regime geral (INSS), cujo teto dos proventos pagos é de R$ 7.786,02. Ou seja, quem tinha previsão de se aposentar com valores maiores que esse terá prejuízo. Há uma decisão mais recente do ministro Nunes Marques, que autoriza o poder público a realizar concurso interno para servidores com estabilidade excepcional. O concurso seria para assegurar a efetividade desses servidores e garantir que permaneçam no regime próprio. Isso dependerá dos poderes que possuírem servidores nessa  condição.

De autoria do vereador Sargento Byron, Major Amanda Freitas recebe título de Cidadã Aracajuana

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/04/2024 11h47, última modificação 02/04/2024 11h47
De autoria do vereador Sargento Byron, Major Amanda Freitas recebe título de Cidadã Aracajuana

Foto: Gilton Rosas

No final da tarde da segunda-feira, 01, o vereador por Aracaju Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos) concedeu o Título de Cidadã Aracajuana à Major Amanda Freitas dos Santos Tobias . A solenidade realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) contou com a presença de familiares e amigos da homenageada. 
Para o autor da honraria , a oportunidade do reconhecimento vai além do atual papel desempenhado pela nova cidadã aracajuana, nascida na Bahia. "Quando eu soube que a Major Amanda não era nascida em Aracaju, busquei esta homenagem que é a maior honraria que esta Casa pode conceder. Aqui tivemos a aprovação por unanimidade. Um nome íntegro, que tanto contribui para a sociedade através da Polícia Militar do Estado de Sergipe. Ao longo desses anos, nossa homenageada atuou desde a área de formação policial a coordenação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), em que atualmente exerce um trabalho brilhante que alcança a ponta da nossa sociedade, trazendo grandes resultados para tantas famílias. Parabéns e toda a minha admiração, Major!", declarou o parlamentar. 
Com muita emoção, a mãe da homenageada, Clarice de Freitas, também registrou algumas palavras à filha. "Em meio a todas as dificuldades que a gente passa na vida, viver este momento é um orgulho para uma mãe. Olho para trás e sou grata a Deus pelo caminho que meus filhos seguiram. Um caminho certo, do bem. Obrigada a todos por este momento".
A Major Amanda Freitas fez questão de agradecer, nome a nome, todos que prestigiaram a solenidade de homenagem e ressaltou: " ao vereador Byron registro meu agradecimento, não apenas pelo título concedido mas por tudo o que vem fazendo pela nossa sociedade, antes mesmo de ser vereador. Ele, também policial, e que fez do trabalho social um objetivo de vida. Muito obrigada em nome de todos os aracajuanos", encerrou o discurso.
Sobre a homenageada

Amanda Freitas dos Santos Tobias é Major da Polícia Militar de Sergipe, formada pela Academia de Polícia Militar da Bahia (2006). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2009) e especialização em Violência, Criminalidade e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2014), trabalhando a temática da formação dos oficiais da PMSE. Atuou na área da formação policial, desenvolvendo atividades docentes e de coordenação pedagógica dos cursos de formação, aperfeiçoamento e habilitação oferecidos pela PMSE, de 2006 a 2021. Foi chefe da Divisão de Ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMSE e coordenadora pedagógica da primeira turma do Curso de Formação de Oficiais formada em Sergipe, entre 2019 e 2021. Atualmente é coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD-SE).

Cícero do Santa Maria cobra liberação de emenda impositiva para o Ciras

por Assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 02/04/2024 12h10, última modificação 02/04/2024 12h10
Cícero do Santa Maria cobra liberação de emenda impositiva para o Ciras

Foto: Gilton Rosas

O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 2, para lamentar a falta de repasses das emendas impositivas destinadas pelo seu mandato para o Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), uma importante instituição que atende pessoas com deficiência e suas famílias de todo o estado de Sergipe.

De acordo com o parlamentar, apesar de ser uma emenda impositiva, que tem o poder de impor que o valor seja encaminhado para determinada instituição, esse repasse ainda não foi feito. “As emendas que enviamos ainda não foram repassadas e fico muito triste com isso porque é uma instituição que cuida de crianças com deficiência e precisamos cobrar e dizer que essas emendas não são para servir aos vereadores, mas para quem precisa”, desabafou. 

Ainda em seu pronunciamento, Cícero voltou a cobrar uma solução para a falta de esgotamento sanitário no Santa Maria, principalmente no conjunto Padre Pedro e na comunidade São Lucas. “O bairro Santa Maria está desprezado, são muitos esgotos a céu aberto”, lamentou.

E essa falta de esgotamento sanitário é um tema recorrente de cobrança por parte do vereador. “Esse é um grande sofrimento para a comunidade e cobramos todos os dias, mas continua do mesmo jeito. O Ministério Público proibiu o pagamento do esgoto para a Deso e a responsabilidade passou para a Emurb. Seja de quem for a responsabilidade, é preciso resolver e não deixar o Santa Maria na lama”, cobrou Cícero.  

Agamenon Magalhães
Outro motivo de cobrança do parlamentar diz respeito ao conjunto Agamenon Magalhães, na zona Oeste da capital. “O conjunto é um dos mais antigo de Aracaju e, infelizmente, está abandonado há mais de oito anos. Alguns líderes comunitários me falaram que, em 2022, foi feita a organização da feira, podagem das árvores e limpeza, mas que, depois disso, nada mais foi feito”, afirmou. 

Sheyla Galba volta a denunciar falta de remédios na rede municipal de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/04/2024 12h17, última modificação 02/04/2024 12h17
Sheyla Galba volta a denunciar falta de remédios na rede municipal de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

A vereadora Sheyla Galba (União Brasil) voltou a denunciar, nesta terça-feira (2), a falta de medicamentos na rede municipal de Saúde. Em discurso na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a parlamentar lamentou o descaso da gestão municipal com a situação de centenas de pacientes que estão há meses sem perspectiva de quando poderão dar continuidade ao seu tratamento.

Seguindo a rotina de fiscalização dos serviços públicos, Sheyla tem percorrido unidades de saúde da rede municipal e se deparado com cidadãos enfrentando o desamparo do Executivo aracajuano, que mantém estoques de medicamentos essenciais zerados. Ela citou o exemplo de pessoas que tiveram a visão comprometida em decorrência do glaucoma.

“Esses pacientes precisam de três medicamentos, um deles está em falta desde dezembro e o outro desde janeiro no Cemar”, citou a vereadora, após relatar ainda a ausência de dipirona e levotiroxina, usados no tratamento do hipotireoidismo, na Unidade Básica Augusto César Leite, do bairro Aeroporto.

Na Tribuna do Legislativo Municipal, Sheyla ainda questionou os critérios adotados pela gestão do prefeito Edvaldo Nogueira para aplicação dos impostos que são pagos pelo contribuinte aracajuano.

“O que nos deixa indignados é que gastam mais de um milhão de reais em show com dois cantores apenas, nós acabamos de sair de um Projeto Verão com vários artistas, depois o aniversário. Não há nada contra os eventos culturais, mas são muitos caros. A saúde deve ser prioridade. Que se gaste menos com festas para colocar a saúde das pessoas em dia porque a gente precisa que esses medicamentos cheguem às UBS e no Cemar com brevidade”, completou Galba.

Elber lamenta falecimento de Thaís Bezerra

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/04/2024 12h23, última modificação 02/04/2024 12h23
Elber lamenta falecimento de Thaís Bezerra

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) lamentou , na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA),  nesta terça-feira, 2, o falecimento da jornalista Thaís Bezerra. O parlamentar fez questão de destacar a história  de Thaís no jornalismo sergipano e colunismo social há várias décadas.

  

Durante o seu discurso, no pequeno expediente, Elber falou sobre o legado da grande comunicadora e mulher que Thais foi. “Quero registrar o meu pesar pela passagem da jornalista e colunista social Thaís Bezerra. Essa figura marcante durante vários anos no jornalismo sergipano. Durante muito tempo, no apagar das luzes da imprensa impressa, ela foi o carro-  chefe do jornal da cidade. Jornal que vendia várias vezes aos domingos mais exemplares, chegando a cinco ou dez vezes mais que os dias normais”, declarou.

 

Ainda na oportunidade, ele propôs uma moção de pesar pelo falecimento de Thaís. 

PL de Elber institui o Dia do Rotary Club em Aracaju

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/04/2024 12h30, última modificação 02/04/2024 14h25
 PL de Elber institui o Dia do Rotary Club em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Um grupo de ex-governadores do Rotary Club marcou presença na Sessão desta terça-feira, 2, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O vereador Elber Batalha (PSB) recebeu a comitiva para falar sobre o Projeto de Lei 083/2024, de sua autoria, que institui o Dia do Rotary no calendário cultural do município de Aracaju. 

Elber destacou a ação do Rotary nesses 90 anos de existência, durante seu discurso na tribuna, no estado de Sergipe. “Quero saudar a comitiva de ex-governadores do Rotary, grupo capitaneado pelo amigo Jorge Carvalho, ex-secretário de estado da comunicação. Tantas figuras presentes emblemáticas que precisamos reconhecer o mérito”, falou. 

Ainda durante a ocasião, ele comentou o motivo da visita à Câmara e explicou sobre seu PL. “Quero reverenciar a votação do projeto de minha autoria que institui o Dia do Rotary Club no calendário do município de Aracaju. O Rotary tem pessoas que trabalham voluntariamente e unem esforços com investimentos próprios para causas como sociais, inclusão e combate à pobreza”, ressaltou. 

Por fim, ele lembrou a história desses voluntários no combate à Poliomielite nas últimas décadas. “O Rotary tem um mérito extremamente significativo, responsável pela erradicação da poliomielite no mundo. A campanha desenvolvida por eles nas décadas de 80 e 90 permitiu que hoje chegássemos ao ponto em que essa doença fosse erradicada na humanidade. 

Os membros foram recebidos por mais vereadores e pelo presidente Ricardo Vasconcelos para tratar do tema. 

Câmara Municipal de Aracaju aprova 17 Projetos de Lei na manhã desta terça-feira, 2

por Ivo Jeremias, Agência Câmara Aracaju — publicado 02/04/2024 13h25, última modificação 03/04/2024 09h21
Desse total, foram 7 Projetos de Lei em redação final, 7 em primeira discussão e 3 em segunda discussão.
Câmara Municipal de Aracaju aprova 17 Projetos de Lei na manhã desta terça-feira, 2

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) analisou 18 proposituras na 18ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira, 2. Destas, 17 foram aprovadas, sendo 7 Projetos de Lei em redação final, 7 em primeira discussão e 3 em segunda discussão. 

Aprovados em Redação Final 

O Projeto de Lei nº 93/2023, de autoria de Fabiano Oliveira (PP), institui o programa “Decore um bem público” no município de Aracaju. A iniciativa visa promover parcerias entre o poder público municipal e interessados na implantação de benfeitorias de ornamentação, iluminação e decoração de áreas públicas municipais de uso comum. Em contrapartida, garante espaço para publicidade no bem público decorado. 

O Projeto de Lei nº 320/2023, votado em caráter de urgência, estabelece diretrizes para proteção e atuação integral aos órfãos de feminicídios no município de Aracaju. O autor é o ex-vereador Milton Dantas (PDT).  

De autoria do Pastor Diego (PP), o Projeto de Lei nº 106/2023 institui diretrizes e ações para o programa municipal de combate à injúria religiosa e ao racismo religioso no âmbito do município de Aracaju. 

O texto da lei considera “racismo religioso toda e qualquer conduta, praticada por agente público ou privado, que resulte em obstar, impedir ou empregar violência contra quaisquer manifestações ou práticas religiosas, bem como considera-se injúria religiosa toda e qualquer conduta, praticada por agente público ou privado, que consiste no ato de ofender a dignidade e o decoro de alguém em razão de elementos referentes a sua manifestação religiosa”. 

Os Projetos de Lei aprovados em redação final seguem para veto ou sanção do executivo municipal. 

Aprovados em 2ª discussão 

A igreja do Espírito Santo foi reconhecida como patrimônio histórico e cultural. O templo fica localizada no cruzamento das Avenidas Simeão Sobral e Visconde de Maracaju, bairro Santo Antônio. O PL 209/2023 é de autoria do vereador Joaquim da Janelinha (PDT). Já o PL nº 230/2023, do vereador Soneca (PSD), regulamenta a instalação de rede Wi-Fi nos hospitais e postos de saúde no município de Aracaju. 

Aprovados em 1ª discussão 

O projeto de lei nº 321/2023, de autoria de Fabiano Oliveira (PP), institui o “Sinal Positivo-Respeito”. De acordo com o texto da lei, o sinal consiste no ato do pedestre levantar o dedo polegar para indicar intenção de atravessar a faixa de pedestre, onde essa exista, e também em qualquer ponto da via quando distante mais de 50m (cinquenta metros) de alguma faixa ou passagem nas vias da capital. A lei prevê sanções compreendidas no Código de Trânsito Brasileiro para o condutor que não respeitar o Sinal Positivo-Respeito. Já o PL nº 326/2023 cria a semana municipal de combate à exploração do trabalho infantil. O autor é o vereador Eduardo Lima (Republicanos). 

Sustentabilidade 

O Projeto de Lei nº 247/2023, de autoria de Sargento Byron – Estrela do Mar (Republicanos), também aprovado em 1ª discussão, cria o programa de reaproveitamento de peças e acessórios dos uniformes que não estão mais sendo utilizados pela Guarda Municipal e agentes de trânsito da SMTT. 

O autor do projeto em questão declarou que “esse projeto visa a sustentabilidade. Policiais Militares, Bombeiros Militares, Guardas Municipais; entre outros profissionais que trabalham no âmbito do município e do estado, recebem uniformes que tem uma durabilidade para o exercício da função. Muitos profissionais não sabem como descartá-los. Nós fomos procurados por uma entidade que manifestou interesse em receber esses uniformes descaracterizados para que assim, fossem reaproveitados. Entidades que trabalham com o social poderão confeccionar bolsas, lençóis; itens que poderiam ser reaproveitadas por pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse Byron. 

O Vereador Elber Batalha (PSB) enalteceu o viés social da iniciativa. “Byron, parabéns pela iniciativa extremante valorosa, de um cunho social muito relevante, sobretudo por que esses fardamentos são feitos de um tecido muito grosso que permite a confecção de bolsas e sacolas e tantos outros utensílios que essas entidades podem produzir”. A vereadora Emília Corrêa (PL) parabenizou a propositura e solicitou subscrição ao PL 247/2023. 

 

Autismo: Vereador Pastor Diego defende a criação de políticas públicas inclusivas

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/04/2024 14h04, última modificação 02/04/2024 14h04
Autismo: Vereador Pastor Diego defende a criação de políticas públicas inclusivas

Foto: Gilton Rosas

Construir um mundo mais inclusivo e compassivo está entre as premissas do vereador Pastor Diego (PP). Nesta terça-feira, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o parlamentar reitera seu compromisso com o bem-estar das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade de Aracaju. Com uma visão clara de que a inclusão é um direito fundamental, ele tem contribuído na formulação e implementação de políticas públicas. 

Sua mais recente conquista foi a aprovação do Projeto de Lei que estabelece diretrizes para a formulação da Política Municipal de Atendimento Integrado às Pessoas com TEA na capital sergipana. Essa iniciativa - pioneira no âmbito municipal - visa criar um ambiente acolhedor e inclusivo para os neurodivergentes, oferecendo serviços e suporte adequados às suas necessidades específicas. 

Além disso, Pastor Diego também se empenhou na aprovação e criação da lei que dispõe sobre a reserva de vagas de estacionamento para pessoas autistas. A medida visa facilitar o acesso a espaços públicos, proporcionando maior acessibilidade e comodidade no cotidiano daqueles que lidam diariamente com as questões do autismo. 

“Estamos trabalhando constantemente para que haja um tratamento específico no ambiente escolar, um acompanhamento adequado na área de saúde e que tenhamos instrumentos legais que facilitem a inclusão. Sabemos os desafios que existem em tirar uma pessoa autista de sua rotina para qualquer outra atividade, por mais simples que ela seja. Então, tem que existir essa compreensão”, disse. 

O vereador Pastor Diego enfatiza a importância de difundir informações precisas sobre o autismo para sensibilizar a população e promover uma cultura de inclusão e aceitação. “Nossa sociedade precisa dessa conscientização, de como cuidar, acolher, tanto a pessoa autista como sua família. Sendo assim, é imprescindível a criação de políticas públicas para que, de fato, a conscientização e inclusão aconteçam de verdade”, completou. 

Presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju recepciona membros do Rotary Club

por Agência CMA — publicado 03/04/2024 11h41, última modificação 03/04/2024 11h41
Instituição completa 90 anos de fundação em 2024
Presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju recepciona membros do Rotary Club

Gilton Rosas

Um grupo de ex-governadores do Rotary Club visitou a Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) na manhã desta terça-feira,2. Eles acompanharam a sessão ordinária e após conclusão desta, foram recebidos pelo presidente da Casa legislativa, Ricardo Vasconcelos (Rede), na sala da presidência.

 A ida à CMA foi intermediada pelo vereador Elber Batalha (PSB), que na oportunidade apresentou Projeto de Lei de sua autoria, que institui o Dia do Rotary Clube no município de Aracaju. A data será celebrada em 4 de dezembro de cada ano, a partir da vigência do projeto que ainda será colocado em pauta. A instituição, que completa 90 anos de fundação neste ano possui 8 clubes na capital sergipana.

Para o vereador Elber Batalha, a aprovação da propositura é uma homenagem justa à uma instituição com atuação destacada em causas relevantes para a coletividade. O parlamentar falou sobre a visita e citou ações beneficentes e voltadas à saúde pública desenvolvidas pelo Rotary.

 “É uma visita de cortesia, de convite e pedido para que esse projeto seja aprovado. É um reconhecimento da Câmara à história do Rotary que tem várias ações; doam cadeiras de rodas para deficientes físicos carentes e sustentam asilos”, declarou Elber.

 “Muita gente não sabe mais o Rotary Clube é o grande responsável pela quase erradicação da poliomielite no mundo, ele custeia as vacinas para os países mais pobres. É uma instituição de extremo valor, onde ninguém é remunerado, pelo contrário, os próprios rotarianos financiam esses projetos, é um braço da sociedade civil que apoia o poder público a desenvolver políticas públicas de valor”, finalizou.  

O presidente da CMA deu ênfase ao trabalho social desenvolvido pela instituição e falou da importância de parcerias com entidades que contribuam para o desenvolvimento social.

“O Rotary merece todas nossas homenagens, vamos aprovar uma lei que vai instituir o dia do Rotary. Acho que temos que estreitar essas relações para que possamos entregar um retorno social muito maior ao nosso povo. São pessoas abnegadas, que se dedicam bastante para resolver os problemas do próximo. A Câmara de Vereadores vai sempre abrir as portas e ter uma atenção especial para instituições como o Rotary Club”.

O governador eleito do Rotary para o biênio 2024-2025, no distrito 4391, que compreende Sergipe, Bahia e Alagoas; o ex-secretário de Educação de Sergipe, Jorge Carvalho, ressaltou o acolhimento dado aos membros da instituição na CMA.

“Nós viemos em comissão, com as principais lideranças do Rotary em Sergipe, para pedir ao presidente da Câmara de Vereador celeridade nesse projeto de lei. Encontramos uma receptividade extraordinária da parte dele e de todos os vereadores nessa reunião. Mostramos a eles os projetos de atuação que o Rotary vem desenvolvendo na vida social de Aracaju e no estado de Sergipe.

História do Rotary Aracaju

O texto do projeto da lei que institui o dia do Rotary Clube, além dos artigos pertinentes ao objetivo do PL, traz informações sobre a história da instituição:

“O Rotary Club de Aracaju é o clube mais antigo do Estado de Sergipe e integra o Distrito 4391, que abrange a gestão do Rotary International nos Estados de Sergipe, da Bahia e de Alagoas. Neste ano de 2024, o Rotary Club de Aracaju completa 90 anos de fundação. Ele foi fundado depois da realização de algumas reuniões preliminares na residência do médico Tavares de Bragança, nas quais tomaram parte, como orientadores, rotarianos do Rotary Club da Bahia, além de outras pessoas da capital do Estado de Sergipe.

O Rotary é uma associação voluntária internacional fundada pelo advogado norte-americano Paul Harris. Ele criou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 para que profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras. Com o tempo, o Rotary gradativamente ampliou seu alcance e visão para serviços humanitários. Hoje, os rotarianos têm um longo histórico de trabalhos sociais, atendendo às necessidades de suas comunidades e do mundo todo. O Rotary tem uma atuação firme também no Estado de Sergipe. Muitas são as conquistas internacionais dos rotarianos e, também, no Brasil. O Rotary sempre sonha alto e define metas ambiciosas. Assim o Rotary financiou e combateu a Poliomielite em todo o planeta, a partir de 1979.

 Em 1988, a doença ainda assolava 125 nações. Hoje, apenas dois países continuam endêmicos. São muitas as ações humanitárias dos rotarianos em Sergipe, o que justifica o reconhecimento aos 90 anos de atividades ininterruptas dos rotarianos neste Estado”.

Eduardo Lima chama a atenção para o aumento da mortalidade infantil em Sergipe

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2024 08h53, última modificação 03/04/2024 08h53
A cada mil crianças nascidas, 18 morrem no primeiro dia de vida
Eduardo Lima chama a atenção para o aumento da mortalidade infantil em Sergipe

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Pequeno Expediente na manhã desta terça-feira, dia 02, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para chamar a atenção para a mortalidade infantil em Sergipe. Segundo dados do Comitê de Prevenção da Mortalidade Infantil de Sergipe, no estado, a cada mil crianças nascidas, 18 morrem no primeiro dia de vida. Essa média é a maior desde os anos 2000. 
 
“Temos que investir mais na saúde pública no que diz respeito à saúde da mulher gestante, para que ela possa fazer um pré-natal seguro e o nascituro não venha a falecer após o parto”, disse o vereador, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente na CMA. 

 
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Marcos Aurélio Góes, em entrevista à TV Atalaia, os determinantes para o número de óbitos em Sergipe não são somente de saúde, mas também sociais, como o grande número de gestantes adolescentes e pessoas que não conseguem fazer o pré-natal de forma adequada. Além disso, doenças endêmicas ou sazonais podem afetar essas crianças e, com isso, ter flutuações no número de óbitos. 

 
“O problema é social; o Suas (Sistema Único de Assistência Social) está sucateado. Precisamos de concurso público para educadores, assistentes sociais e psicólogos nas ferramentas sociais de Aracaju. Os Cras estão com sérios problemas, desde o telhado deteriorado até os banheiros em condições sub-humanas, e também faltam cadeiras e impressoras. Diante disso tudo, ouvimos dizer que a mortalidade infantil no município de Aracaju está associada às condições sociais e à falta de planejamento social e pré-natal? É lamentável”, afirmou o vereador. 


Sonia Meire participa de Assembleia dos Servidores Municipais

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2024 08h58, última modificação 03/04/2024 08h58
Sonia Meire participa de Assembleia dos Servidores Municipais

Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Na manhã desta terça-feira (02), a vereadora Sonia Meire (PSOL) participou da assembleia unificada dos sindicatos dos servidores públicos de Aracaju em frente à Prefeitura Municipal. Com o objetivo de reivindicar reajuste salarial e indicativo de paralisação, diversos sindicatos e funcionários públicos municipais participaram do ato. 

  

"É muito importante que os servidores realizem uma assembleia unificada como esta. São 16 anos de Edvaldo na gestão, sem concurso público em várias áreas. O município só está preocupado em terceirizar os serviços para empresas que não atendem as necessidades da população. Além disso, o prefeito também acabou com diversos cargos. Estão sendo aprovados na Câmara diversos projetos que beneficiam esses contratos temporários, o que é péssimo para as categorias, porque enquanto a gente paralisa, os contratados estão trabalhando, diminuindo a força de mobilização", disse a vereadora.  

  

Igor Machado, do Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (SINDASE), destacou que a luta pela valorização dos servidores é constante, e mais uma vez eles se reuniram para cobrar da gestão municipal. "Nós queremos que pelo menos no último ano do mandato dele ele valorize os servidores municipais de Aracaju. É um desafio porque ele tem um histórico de não respeitar as categorias, mas continuaremos na luta, cobrando os reajustes", completou o assistente social. 

 

Uma comissão dos sindicatos foi recebida por secretários municipais, que, de acordo com a sindicalista Gabriela Pereira, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), ouviram as reivindicações das categorias, mas permaneceram calados. "Até o momento, nem os cálculos para o reajuste eles haviam feito. Não há nenhuma preocupação por parte da gestão de realizar esse reajuste, então, se a gente não mobilizar e ir para luta, nada vai acontecer", disse Gabriela. 

 

A vereadora Sônia Meire destacou ainda que essa luta dos servidores é uma luta por todos. "A assembleia de hoje é um exemplo da luta de classe. É uma luta dos trabalhadores contra os representantes dos grandes empresários. Eu agradeço por eles estarem nesta luta, porque eles estão lutando por mim, pela minha família e por toda uma futura geração. Eles têm todo o nosso apoio", finalizou Sônia Meire. 

 

Os servidores municipais decidiram em consenso, após a conversa, que irão realizar uma paralisação de 24 horas no próximo dia 09 de abril e voltarão à porta da Prefeitura Municipal de Aracaju a partir das 07h, fazendo novamente as reivindicações para as categorias. 

Caos na rede de esgoto do Santa Maria

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2024 09h03, última modificação 03/04/2024 09h03
Caos na rede de esgoto do Santa Maria

Foto: Gilton Rosas

Preocupado com a situação dos moradores do Santa Maria, o vereador Bigode (PSD) utilizou o pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju, na manhã de hoje, dia 02 de abril, para cobrar melhorias no sistema de esgoto sanitário do bairro, que corre a céu aberto. 

 

"Os moradores do Valadares, Padre Pedro, Paraíso do Sul e São Lucas não suportam mais o descaso da rede de esgoto, e nós cobramos todos os dias, aqui no parlamento, uma solução para a população que reside na invasão do Santa Maria," explicou. 

 

O parlamentar comentou sobre o caos que é o sistema de esgoto do bairro. 

 

"A Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) precisa fazer um levantamento nas ruas do Santa Maria para trabalharem na rede sanitária, que está um caos," comentou o vereador Bigode, demonstrando muita tristeza pela situação da população. Resta saber quem é o responsável, Deso ou Emurb, pois existem localidades onde a taxa de esgoto não é cobrada, o que não dá competência à Deso, deixando, assim, a Emurb com a demanda a ser resolvida. 

Confira a agenda de atividades da Câmara Municipal de Aracaju

por Ivo Jeremias, Agência Câmara Aracaju — publicado 03/04/2024 09h35, última modificação 03/04/2024 11h47
Os eventos acontecem entre os dias 02 e 05 de abril.
Confira a agenda de atividades da Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), são desempenhadas diversas atividades além das Sessões Ordinárias. O plenário Abrahão Crispim é cenário de Sessões Especiais, Solenes, como entregas de títulos de cidadania e Audiências Públicas. No site da CMA, é disponibilizado um banner na lateral da página em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana. 

  

Terça-feira (02/04) 

Sessão Especial  

Tema: “Comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo”.  

Autoria: Cícero do Santa Maria (Podemos) e Sargento Byron – Estrela do Mar (Republicanos) 

Horário: 15h 

Local: Plenário 

  

Quarta-feira (03/04) 

Audiência Pública  

Tema: “Expansão do Instituto Federal de Sergipe para a Zona Norte”.  

Autoria: Camilo Daniel (PT) 

Horário: 14h  

Local: Plenário 

 

Quinta-feira (04/04) 

Sessão Solene de entrega de título de cidadania aracajuana.  

Homenageada: Dra Lilian  

Autoria: Eduardo Lima (Republicanos) 

Horário: 16h  

Local: Plenário 

Sexta-feira (05/04) 

Audiência Pública  

Tema: “Combate ao trabalho escravo contemporâneo"  

Autoria: Professora Sonia Meire (Psol) 

Horário: 9h  

Local: Plenário 

Sessão especial discute os desafios da pessoa com autismo

por Assessoria do Parlamentar — publicado 03/04/2024 10h16, última modificação 03/04/2024 10h16
Sessão especial discute os desafios da pessoa com autismo

Foto: China Tom

É comemorado, em 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data focada em promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. E para reforçar essa importância, o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) e  o vereador Sargento Byron (Republicanos) realizaram, nessa terça-feira, 2, uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju.

Com o plenário cheio de jovens e adultos, a Sessão Especial debateu as necessidades de políticas públicas e direitos das pessoas com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O autismo é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro e afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social.

Para o vereador Cícero do Santa Maria, ter a oportunidade de discutir um tema tão essencial no Parlamento Municipal é uma forma de dar mais voz à causa. “Precisamos ser a voz dos que não podem falar, para que possamos dar mais qualidade de vida aos autistas. Só sabe as reais necessidades dessas pessoas, quem convive com uma”, afirmou.

Diversos representantes de instituições locais e sociedade civil acompanharam as discussões no Plenário da CMA. “É de fundamental importância que a gente se some para que tenhamos mais força para lutarmos pelos diretos das pessoas com autismo, porque precisamos expor todas as dificuldades e necessidades que os autistas enfrentam diariamente”, destacou Cícero do Santa Maria.

Entre as instituições, estiveram presentes representantes do Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), localizado no bairro Santa Maria, um importante instituto que atende pessoas com deficiência e suas famílias de todo o estado de Sergipe. De acordo com a diretora do Ciras, apesar das dificuldades pelas quais a instituição passa, as portas estão sempre abertas. “Precisamos de investimento por parte do poder público e estamos buscando por isso, mesmo assim, os pais e mães de crianças autistas sabem que o Ciras está aberto para recebê-las”, afirmou. 

"O dia de hoje marca mais um diálogo entre nós, representantes do povo, e a sociedade civil, buscando melhorias no tocante à saúde, à educação, ao lazer e demais direitos da pessoa autista. Aqui estamos de portas abertas para vermos todas as possibilidades para avançarmos cada vez mais para que a pessoa com autismo tenha pleno exercício da sua cidadania garantido e, para isso, precisamos ir além do diálogo com os familiares e profissionais de saúde. Precisamos tocar na sociedade, sem exceções, para que o conhecimento seja sempre ferramenta para a empatia, para o amor e para o respeito", destacou o vereador Sargento Byron.

Suellen Lima é mãe de André Luís, de 12 anos. Ela agradeceu aos vereadores pelo espaço e ressaltou como é importante esse acolhimento. “Meu filho teve o diagnóstico tardio, aos 10 anos, após inúmeras avaliações e estado de crise. Hoje, temos uma rotina de terapias que nos leva a precisar de rede de apoio, o que me fez ter que recorrer à ação judicial para transferência de trabalho, um cargo público. Ver meu filho voltar a sorrir e ter qualidade de vida, vale tudo o que enfrentamos. Agradeço aos vereadores Byron e Cícero, por este momento e por este espaço. A gente se sente abraçado e ouvido”, revelou.

Breno Garibalde oficializa filiação à Rede Sustentabilidade

por Nayana Araújo- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2024 10h47, última modificação 03/04/2024 10h47
Breno Garibalde oficializa filiação à Rede Sustentabilidade

Foto: Gilton Rosas

Na noite da terça-feira, 2, o vereador Breno Garibalde oficializou a filiação à Rede Sustentabilidade. O evento aconteceu na Escola do Legislativo de Sergipe e contou com as presenças da porta-voz nacional do partido, Heloísa Helena, além de apoiadores e novos filiados. Autoridades como o deputado estadual Garibalde Mendonça, a deputada estadual Linda Brasil e o presidente da Câmara de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, também estiveram presentes.
A filiação de Breno Garibalde à Rede marcou a volta do parlamentar ao partido, que teve sua primeira filiação em 2018. Em 2020 o vereador se filiou ao DEM e, em 2024, o vereador “volta pra casa”.
“A minha identidade está na Rede, é o que eu acredito, é o que eu defendo, são os meus ideais. Estou entrando pra Rede para resgatar a luta por ideais e defender partidos que tenham identidade. Quero agradecer a todos que fazem o partido,  a Ricardo Vasconcelos, Heloísa Helena e tantos apoiadores. Estou muito feliz de “voltar pra casa”. Graças a Deus eu posso ter essa ousadia, essa independência porque eu tenho o apoio de meu pai e de toda a minha família”, declarou o parlamentar.
Breno ressalta que chegou na política sempre defendendo seus ideais e trabalhando de forma muito independente. “Nunca quis ser candidato apenas por ser filho de Garibalde, por isso fui estudar, me especializar sobre como eu poderia contribuir para o desenvolvimento de Aracaju que é uma cidade que eu sou apaixonado. Precisamos nos unir para brigar pelas questões ambientais que infelizmente estão esquecidas na nossa cidade”, pontou o vereador.
Ainda em seu discurso, Breno destacou que acredita muito na Rede, por ter ideais de luta, com pessoas que trabalham com firmeza e identidade. “Só tenho a agradecer a Heloísa Helena e a toda Rede Sustentabilidade por me abrirem as portas. Esse ano tem eleição e eu estou aqui me lançando pré -candidato pela Rede e vamos trabalhar muito para alcançar nossos objetivos”, disse o vereador.
Apoio
A porta-voz nacional do partido, Heloísa Helena, falou da alegria de participar de um momento tão importante para a vida política de Breno Garibalde e para a Rede.
“Peguei um ônibus e um avião pra vir abraçar Breno e Ricardo porque eu precisava estar aqui nesse momento tão importante. Pra mim é uma alegria muito grande estar com vocês aqui, quero agradecer muito a Ricardo Vasconcelos por ter trazido Breno de volta à Rede. Seja muito bem- vindo de volta! Pra nós da Rede, a reeleição de Breno é questão de honra”, disse Heloísa Helena.
O deputado estadual Garibalde Mendonça declarou todo apoio à mudança de partido do vereador e afirmou que se sente orgulhoso pela forma independente com que Breno Garibalde conduz o seu trabalho na política.
“Ele sempre se mostrou muito independente, sempre teve sua posição muito firme na Câmara de Vereadores, fato que me deixa muito orgulhoso. Além disso, a Rede tem mesmo a cara dele, de acordo com os os ideais que ele defende. Breno está mostrando que sabe o que quer, e quero que ele tenha a certeza de que tem todo o meu apoio, de toda a família e das nossas lideranças na decisão de se filiar ao Rede”, afirmou o deputado.
O vereador e presidente da Câmara de Aracaju afirmou que está saindo da Rede com a consciência tranquila de deixar um político como Breno Garibalde no partido. “Breno é capaz de levar a Rede Brasil a fora. Este ano, ele estará disputando a eleição para vereador, mas nós temos projetos grandes para Breno em 2026, se Deus quiser! Ele faz um mandato irretocável. Não há sequer nenhuma crítica ao seu mandato, por ter compromisso com o povo de Aracaju, por estar do lado certo da história. Tenho certeza que o partido Rede vai crescer muito mais com o trabalho de Breno”, concluiu Ricardo Vasconcelos.

Isac apoia Assembleia Unificada dos Sindicatos em Aracaju

por Valéria Santana- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2024 11h00, última modificação 03/04/2024 11h00
Isac apoia Assembleia Unificada dos Sindicatos em Aracaju

Foto: Assessoria Parlamentar

Na manhã dessa terça-feira, 2 de abril, o vereador Isac Silveira (PDT) demonstrou seu apoio à Assembleia Unificada de nove sindicatos realizada em frente à prefeitura de Aracaju. Os sindicatos convocaram suas bases para deliberar e discutir questões importantes, incluindo reajuste salarial e indicativos de paralisação. "Eu venho acompanhando de perto a trajetória do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que tem rejeitado a construção de uma política salarial para os servidores. A Câmara de Vereadores, em sua grande maioria, aprovou Emendas que poderiam subsidiar e fornecer as condições necessárias para estabelecer pisos salariais em diversas carreiras, porém, mesmo com uma legislatura mais avançada do que em outras ocasiões, Edvaldo recorreu ao judiciário para impedir, por exemplo, o estabelecimento do piso salarial dos Agentes de Saúde e de Endemias”. 
A presença e o apoio do vereador Isac durante a assembleia destacam sua dedicação à valorização do servidor municipal e à luta por condições salariais e Plano de Cargos e Carreiras justas ao longo dos seus dois mandatos. Os sindicatos representados na assembleia incluíram Seese, Sintama, Sindasse, Sindipema, Sinpsi, Sinta/Se, Sigma, Sinodonto/Se e Sacema. A união desses sindicalistas ressalta a importância do envolvimento na defesa dos direitos dos trabalhadores na busca por melhorias significativas em suas condições de trabalho.

Vereador Fabiano Oliveira se emociona ao falar da amizade com Thaís Bezerra

por Hivy Rhafaella- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2024 11h14, última modificação 03/04/2024 11h14
Vereador Fabiano Oliveira se emociona ao falar da amizade com Thaís Bezerra

Foto: Gilton Rosas

Durante a sessão da última terça-feira, 2, o vereador Fabiano Oliveira (PP) lamentou o falecimento da jornalista Thaís Bezerra. O parlamentar falou sobre a relação de amizade e como ela foi importante e revolucionou a forma de fazer o caderno de sociedade aqui em Sergipe.

No discurso emocionado, Fabiano fez questão de lembrar os diversos momentos juntos e a admiração que tinha pela amiga.

“Hoje  a saudade já aperta. Estou me despedindo de uma amiga tão querida, uma jornalista incrível e uma pessoa admirável. Você sempre esteve ao meu lado e ao lado da minha família. Sua paixão pelo jornalismo, sua dedicação e sua gentileza deixarão uma marca eterna em todos nós. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações, mas quero que saiba que sua luz continuará a brilhar em nossas vidas. Que os bons momentos que compartilhamos sejam eternamente lembrados e que sua jornada seja repleta de paz e amor. Vou sentir muito a sua falta, descanse em paz”, disse.


Thaís Bezerra atuava há cerca de 45 anos no Jornal da Cidade e era uma referência para inúmeras gerações de profissionais. Na TV Atalaia, a jornalista estreou em 1987 com o programa "Chá das 5", que foi um grande sucesso na televisão sergipana.

Audiência Pública discute a expansão do Instituto Federal de Sergipe para a Zona Norte de Aracaju

por João Paulo Freire- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2024 11h30, última modificação 03/04/2024 11h30
Audiência Pública discute a expansão do Instituto Federal de Sergipe para a Zona Norte de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O Governo Federal anunciou a criação de novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), e Aracaju é uma das cidades contempladas. O vereador Camilo Daniel (PT) já havia solicitado ao Ministério da Educação em Brasília - MEC a implantação de um Campus no bairro Cidade Nova, já que a região Norte de Aracaju não possui escolas que ofereçam ensino médio. Dessa forma, o vereador propôs a audiência pública que será realizada nesta quarta, 03, às 14 horas, e discute a possibilidade de construir o Instituto Federal de Sergipe na Zona Norte de Aracaju. 
O evento acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, na Praça Olímpio Campos, número 74.
Data: 03 de abril de 2024
Horário: 14 horas                                                                                                                                 
Local: Plenário da Câmara Municipal de Aracaju – Praça Olímpio Campos, 74


Procuradoria da Mulher da CMA participa de reunião em delegacia especializada em violência contra a mulher

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 03/04/2024 12h10, última modificação 03/04/2024 12h10
O objetivo da visita foi firmar parcerias e conhecer o fluxo de trabalho
Procuradoria da Mulher da CMA participa de reunião em delegacia especializada em violência contra a mulher

Fonte: Câmara de vereadores

Nesta quarta-feira (03/04), as integrantes da Procuradoria da Mulher da Câmara de Aracaju realizaram uma reunião na Delegacia responsável pelo Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV), com o objetivo de firmar parcerias e conhecer o fluxo de trabalho. Participaram da ação a Dra. Mariana Diniz, diretora do DAGV, Dra.  Meire Mansuet , delegada de combate ao racismo, homotransfobia e intolerância religiosa, a  Dra. Marília Miranda, Dra. Flávia Félix, Dra. Lara Schuster, delegadas da mulher, e o Dr. Paulo Márcio, delegado de atendimento ao idoso e pessoa com deficiência. 


A advogada e integrante da Procuradoria da Mulher, Vanessa Reillane, explicou que essa reunião foi importante para o entendimento a respeito dos grupos de atendimento. “Visitar uma instituição especializada em mulheres, idosos, pessoas com deficiência e LGBT foi essencial para fazermos essa troca de conhecimento. Dessa forma, ficamos à disposição para dar diversas orientações às mulheres que vão além da esfera criminal. Esperamos com essa parceria que haja um fortalecimento dos serviços oferecidos às mulheres”, destacou. 


A psicóloga Carol Almeida destacou que “reuniões como essa são importantes porque precisamos ter o contato com a rede e os serviços que são realizados pelas instituições. Isso contribui para uma melhora na orientação do nosso trabalho, assim como um avanço nos atendimentos”, pontuou. 


A assistente social, Viviane Sarmento reforçou que “essa é mais uma porta a que tivemos acesso para ficar informada sobre o fluxo de atendimento à mulher, que é vítima de violência. Foi possível nos somar nessa parceria, que,  sem dúvidas, fortalecerá nosso atendimento”.


A Diretora do DAGV, Dra. Mariana Diniz, pontuou que a reunião foi “bastante proveitosa. Conseguimos trocar ideias, mostrar o funcionamento do nosso departamento, sobretudo, no que envolve a violência doméstica e sexual contra a mulher. É sempre bom estreitarmos os laços com os parceiros. Estamos felizes em saber que a Câmara de vereadores está com um grupo de profissionais capacitado para prestar o apoio jurídico e psicossocial para as mulheres. Isso fortalece ainda mais a nossa rede de proteção”, finalizou. 


Conheça a Procuradoria da Mulher (CMA)


Em março de 2024, a Câmara Municipal de Aracaju inaugurou a Sala da Procuradoria da Mulher " Vereadora Professora Ângela Melo", em homenagem ao Dia da Mulher. Os serviços de atendimento psicológico, jurídico e de assistência social serão oferecidos gratuitamente de terça a quinta-feira, das 08h às 14h, na rua Itabaiana, nº 14 (Centro). É possível entrar em contato também pelo telefone (79) 3512-2529 - ramal 180.


A Procuradoria da Mulher é um órgão da Câmara Municipal de Aracaju que tem o objetivo de oferecer assistência e promover o combate à violência doméstica, orientando sobre os direitos da mulher, trazendo informações sobre formação profissional e política, e encaminhando os casos aos órgãos de assistência da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Governo do Estado.


A Procuradoria da Mulher poderá receber denúncias, examinar as informações, orientar e encaminhar aos órgãos competentes, além de fiscalizar a execução de programas da Prefeitura de Aracaju que visem à igualdade de gênero, campanhas educativas e antidiscriminatórias, firmar parcerias nacionais e internacionais e  promover pesquisas, palestras e estudos sobre violência e discriminação. Na CMA, integram a Procuradoria da Mulher as vereadoras Emília Corrêa, Sheyla Galba e Sonia Meire.


Vereador Byron cobra melhorias de sinalização próximo ao Ciras

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2024 12h40, última modificação 03/04/2024 12h40
Vereador Byron cobra melhorias de sinalização próximo ao Ciras

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira, 03, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos) fez uso do Grande Expediente para apresentar informações debatidas na Sessão Especial do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
O parlamentar destacou a urgência na sinalização da rua recém- pavimentada onde o Centro de Integração Raio de Sol - Ciras está localizado, no Santa Maria. "O Ciras é uma referência Nacional em Reabilitação e Assistência de pessoas com Deficiência, sem dúvidas, é imprescindível que na sua localidade tenham elementos de acessibilidade, o que não acontece. A rua está sem faixa de pedestre, ponto de ônibus e com poucas linhas de ônibus em circulação. Todos esses pontos foram trazidos e ,junto ao vereador Cícero, estaremos requerendo da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, a SMTT, as devidas soluções", pontuou Byron.
Ainda sobre acessibilidade, Byron citou que outra solicitação apresentada na sessão foi a importância de um transporte adequado para as pessoas com autismo, uma vez que os ônibus do transporte público predominam barulho e aglomerações. "Vamos estabelecer diálogos com os órgãos competentes, para que possamos debater o assunto e buscar as melhores alternativas", concluiu o vereador.

Câmara Municipal de Aracaju aprova 8 proposituras em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira, 03

por Ivo Jeremias, Agência Câmara Aracaju — publicado 03/04/2024 13h50, última modificação 03/04/2024 13h48
Foram quatro Projetos de Lei em redação final, um Projeto de Resolução em redação final, dois em 2ª discussão e um em 1ª discussão
Câmara Municipal de Aracaju aprova 8 proposituras em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira, 03

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju aprovou oito proposituras na 19ª sessão ordinária, realizada desta quarta-feira, 03. Deste total, foram quatro Projetos de Lei em redação final, um Projeto de Resolução em redação final, dois em 2ª discussão e um em 1ºdiscussão. 

Aprovados em Redação Final 

O PL nº 123/2023, de autoria de Isac Silveira (PDT) e do ex-vereador Fábio Meireles, denomina academia da cidade Salathiel Silveira o atual polo da academia da cidade que está em construção na avenida Maranhão. O Projeto de Resolução nº 21/2023, do vereador Eduardo Lima (Republicanos), cria a frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social. 

Aprovados em 2ª discussão 

O PL nº 283/2023, de autoria de Fabiano Oliveira (PP), regulamenta a permissão de uso das faixas exclusivas e corredores de ônibus por veículos integrantes da frota de transporte público individual no município de Aracaju. 

Aprovados em 1ª discussão 

De autoria do vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (Republicanos), o PL nº 342/2023 altera o artigo 2º da lei municipal nº 4.108/2011, que regula os cargos efetivos de agente da mobilidade urbana e de analista da mobilidade urbana, no quadro de pessoal da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito do Município de Aracaju. 

O artigo 2º, inciso III,  passa a ter a seguinte redação:  “O Poder Executivo ficará autorizado a disponibilizar equipamentos de qualidade que proporcionem condições minimamente necessárias para a execução da atividade, a exemplo de armamentos não letais, como taser ou similar (arma de choque), pistola de bala de borracha, cassetete, spray de pimenta, além de colete balístico e algemas, conforme as normas técnicas - SENASP, aos servidores do quadro de provimento efetivo da Carreira dos Agentes de Trânsito do Município de Aracaju, devendo conferir o respectivo porte, mediante indispensável treinamento e avaliações necessárias". 

O autor do projeto utilizou a tribuna em defesa do projeto. Byron apresentou aos parlamentares argumentos para aprovação da matéria. “Trago a inserção desse inciso por alguns fatos que ocorreram no ano passado e que vem acontecendo com profissionais de segurança pública. Hoje, os agentes de trânsito integram o Sistema Nacional de Segurança Pública. No Maranhão, no ano de 2023, um agente de trânsito foi brutalmente assassinado no exercício de sua função”. 

Byron deu continuidade ao discurso e leu notícias sobre crimes praticados contra os agentes de trânsito. O parlamentar frisou que os equipamentos a serem adquiridos serão não letais e convidou os vereadores a analisarem as justificativas do projeto. “São Luís, agente de trânsito é morto com tiro na cabeça enquanto fazia remoção de veículo. A vítima foi morta por condutor de um veículo que estava tendo o carro guinchado por ter estacionado o carro em local proibido; homem é preso por agredir guarda municipal a capacetadas. Acredito que no ano passado ou em 2022, um guarda municipal, devidamente uniformizado, com arma letal, trabalhando no Mercado Municipal, foi agredido com uma voadora. O agente de trânsito, no exercício de sua função lida diretamente com patrimônio. É o carro, é a moto; seguindo as orientações do Código de Trânsito para regular harmonicamente o tráfego. O que buscamos prever é o que o executivo municipal possa garantir a integridade física desses operadores da segurança pública”, declarou Byron.  

Em aparte, o vereador Elber Batalha (PSB) fez uma ressalva ao texto da matéria apreciada, no tocante ao inciso III, e sugeriu uma emenda. “Longe de mim de tirar o brilhantismo da ideia e o merecimento da causa, acho que é necessário emendar o projeto para tornar obrigatório o fornecimento do material. O que Vossa Excelência colocou é que fica autorizado o poder executivo a fornecer os equipamentos. Vai ficar a mesma coisa, porque o executivo é autorizado e não fornece, pela informação que Vossa Excelência passa. Existe uma tendência das cortes superiores, de que leis autorizativas são somente para chamamentos constitucionais”.    

A vereadora Sônia Meira (Psol) reforçou a premência da emenda. “Reconheço a importância da defesa do trabalho dos agentes de trânsito que ficam expostos a várias situações, creio que além do que foi proposto pelo vereador Elber Batalha, que para de fato isso acontecer, temos que garantir a obrigatoriedade a partir da fonte de recurso porque senão vai se usar o argumento que é inconstitucional. Então me somo a essa proposta da emenda”.  Com a aprovação do PL 342/2023, a matéria será apreciada em 2ª discussão e avançando, em redação final para sanção ou veto do executivo municipal. 

 

Vereadora Sonia Meire cobra climatização das escolas municipais

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 03/04/2024 13h33, última modificação 03/04/2024 13h33
Vereadora Sonia Meire cobra climatização das escolas municipais

Foto: Luciana Santos

Nos últimos meses, as altas temperaturas no país têm provocado diversas ondas de calor, com termômetros chegando a mais de 40º. Esse aumento de temperatura vem sendo sentido pelos alunos, alunas, professores e professoras das escolas municipais de Aracaju, onde existem sérios problemas com relação à climatização das salas de aula. A vereadora Sonia Meire (PSOL) tem fiscalizado as escolas municipais desde o início da sua mandata e encontrou diversos problemas nas estruturas. 

"Algumas escolas estão com ventiladores insuficientes ou danificados, outras possuem equipamentos de climatização, como ar-condicionado, mas não de forma igualitária em todas as salas de aula. Também existem aparelhos de ar-condicionado que não são ligados devido à rede elétrica das escolas não suportar a carga dos aparelhos instalados", disse a vereadora. 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) alega que não pode fazer revisões e ajustes mais extensivos nas redes elétricas das escolas que estão em prédios alugados. A vereadora Sonia Meire sugeriu que a secretaria realize uma avaliação com uma equipe técnica, para garantir que as instalações externas sejam adequadas para o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado.  

Além das salas de aula, existem escolas com problemas nas quadras poliesportivas, como a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Núbia Marques, no bairro Coroa do Meio, e a Diomendes Mendes, no bairro Santa Maria, onde os prédios são alugados. Esses espaços não possuem cobertura e não há previsão de construção, também com a justificativa de que não é viável investir em um prédio alugado. 

Outro exemplo com problemas é a EMEF Anísio Teixeira, no bairro Atalaia, que passou por uma grande reforma por mais de cinco anos, devido a problemas estruturais e dois princípios de incêndio em ventiladores em 2013, e foi reinaugurada em 2021. Ainda assim, recentemente, a escola apresentou sobrecarga na rede elétrica, precisando manter os aparelhos de ar-condicionado desligados.  

Na Coroa do Meio, na EMEF Juscelino Kubistchek, segunda maior escola da rede em número de matrículas, existe um grave problema na rede elétrica há um bom tempo, segundo a comunidade escolar. Está ocorrendo oscilação na rede elétrica, os ventiladores muitas vezes não funcionam e os aparelhos de ar-condicionado recém-instalados no auditório também não podem ser bem utilizados. 

A vereadora Sonia Meire, que é presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal de Aracaju, destaca que novos equipamentos elétricos têm sido instalados nas escolas. "Estão sendo instaladas lousas digitais e mais câmeras em todas as escolas da rede municipal, visando à inclusão digital e à segurança. Mas devemos investigar se esse aumento de aparelhos eletrônicos no interior das escolas tem sobrecarregado a rede elétrica e, assim, piorado a condição de climatização", completou Sonia Meire. 

No mês de fevereiro deste ano, a vereadora enviou um ofício para a Semed cobrando o recolhimento de inservíveis e a climatização das unidades escolares do município de Aracaju. Também em fevereiro, ela solicitou em ofício ao secretário que a Escola Municipal de Ensino Infantil Benjamim Alves de Carvalho tivesse os diversos problemas de infraestrutura sanados, além da instalação de ar-condicionado. 

É urgente que alguma providência seja tomada pela Secretaria Municipal de Educação, pois as crianças, adolescentes e os trabalhadores da educação merecem e precisam de um ambiente adequado para estudo e trabalho. Pais e professores já estão chamando as salas de aula de saunas. Não deve ser admissível que nenhum estudante ou trabalhador corra risco ou tenha um mal-estar devido ao calor no ambiente que deveria proteger e cuidar, que são as escolas. A proteção e a garantia do bem-estar e saúde das crianças devem ser fundamentais e prioritárias.

Iniciativa do vereador Pastor Diego protege a liberdade de crença religiosa

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2024 13h54, última modificação 03/04/2024 13h54
Iniciativa do vereador Pastor Diego protege a liberdade de crença religiosa

Foto: Gilton Rosas

A igualdade, o respeito a fé e a não-discriminação por motivos religiosos são direitos fundamentais consagrados pela Constituição Federal. Partindo dessa premissa, o vereador Pastor Diego (PP) apresentou e conseguiu aprovar, o Projeto de Lei nº106/2023 que visa combater a injúria religiosa e o racismo religioso no município de Aracaju. 

A propositura tem como objetivo central a implementação de políticas de combate à intolerância religiosa, protegendo os praticantes de todas as religiões contra estigmas e violência em seus cultos, símbolos e locais de adoração. Na visão do parlamentar, a livre manifestação de religiosidade e de religião como um direito no âmbito municipal, representa um avanço no enfrentamento à repressão por motivos de crença e na preservação de uma vida digna a todos. 

“Essa lei traz garantia para o cidadão defender sua fé e crença sem sofrer nenhum tipo de constrangimento. Promove a conscientização e traz penalidades para quem cometer atos de violência contra os praticantes. Ano passado, tivemos Audiência Pública na Câmara Municipal para tratar desse assunto, da alteração na Lei de Racismo que foi aprovada pelo Governo Federal. Diante dessa alteração, decidimos preparar esse projeto”, ressaltou Pastor Diego. 

Entre os pontos mais destacados da legislação está a garantia do direito a tratamento respeitoso e digno, bem como a liberdade para a celebração e práticas religiosas em espaços públicos ou privados. Além disso, é assegurado aos líderes religiosos o acesso a instituições públicas e privadas para a prestação de assistência religiosa. 

Uma das inovações do programa é a articulação entre os órgãos públicos para cessar violências e discriminações religiosas de cunho racista, responsabilizando os agressores. Os praticantes de racismo religioso e injúria religiosa estarão sujeitos a penalidades legais, incluindo multas e medidas disciplinares. “Se for pessoa física, multa de até dez mil reais e cassação do alvará de funcionamento. Já a pessoa física, poderá ficar impedida de qualquer concurso ou cargo público a nível municipal”, detalhou o vereador. 

O Projeto de Lei, além de reforçar os direitos fundamentais dos praticantes de todas as religiões, revela-se como um importante instrumento para promover a paz e a convivência harmoniosa entre as diferentes comunidades religiosas de Aracaju. Sua aprovação marca um avanço na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. 

 

Na tribuna, Fabiano Oliveira comemora aumento de passageiros no aeroporto de Aracaju durante a Páscoa

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2024 14h13, última modificação 03/04/2024 14h13
Na tribuna, Fabiano Oliveira comemora aumento de passageiros no aeroporto de Aracaju durante a Páscoa

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fabiano Oliveira (PP) usou o Pequeno Expediente desta quarta-feira, 3, para falar sobre o aumento de 11% no número de assentos durante a Páscoa. O parlamentar, que também é presidente da Frente de Turismo da CMA, comemorou os dados divulgados pela Aena Brasil. 

“Tivemos aumento no fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de Aracaju no período da Semana Santa. A Aena Brasil divulgou que houve um aumento de 11% no número de assentos ofertados para a capital sergipana em comparação ao mesmo período de 2023. No ano passado foram 13.280 assentos para Aracaju, enquanto em 2024 o quantitativo foi de 14.764. Isso é fruto de investimento em Sergipe como atrativo turístico”, comentou. 

Fabiano ainda finalizou parabenizando o governador Fábio Mitidieri pelo olhar sensível nas demandas do Turismo e pelo belíssimo evento da Páscoa na Orla.

A importância da criação do cargo de profissional de apoio especializado é destaque na fala de Sonia Meire.

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 03/04/2024 14h42, última modificação 03/04/2024 14h42
A importância da criação do cargo de profissional de apoio especializado é destaque na fala de Sonia Meire.

Foto: Gilton Rosas

A vereadora Sonia Meire (PSOL) vem cobrando da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a criação do cargo de profissional de apoio especializado. Este profissional será responsável por acompanhar as crianças com deficiência, neurodivergentes e autistas nas escolas municipais de Aracaju. Atualmente, a Semed tem contrato com empresas para disponibilizar cuidadores de creche, e estas pessoas dedicam seu tempo com muito zelo e responsabilidade para auxiliar as professoras com crianças e adolescentes com deficiências. Porém, a quantidade de trabalhadoras é insuficiente para a demanda. Mesmo com a perspectiva de ampliação de contratadas, há um atraso de dois meses em que as aulas já iniciaram e as professoras estão em situação de desespero para dar conta de turmas sem uma pessoa para auxiliar. 

São diversos problemas com relação ao assunto. Primeiro, a nomenclatura usada está errada, porque não se utiliza mais educação especial. Segundo, as pessoas para trabalhar nesse apoio necessitam de uma formação continuada, algo impossível, porque a Semed não faz esse tipo de exigência nos contratos, além de que não há garantia alguma de que as pessoas contratadas permanecerão com vínculos empregatícios para essa função.  

Por isso, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Sonia Meire defendeu políticas efetivas na educação, criação de cargo público e realização de concurso público para o exercício dessa função. “É urgente um planejamento para garantir recursos humanos qualificados e bem remunerados, assim como formação continuada para apoio e professoras, materiais didáticos, espaços adequados. Políticas inclusivas são um investimento para garantir direitos humanos com equidade”, disse Sonia. 

A luta por uma sociedade inclusiva não é apenas de quem é diferente. É dever de todas e todos. “É urgente a conscientização para rompermos com uma sociedade capacitista e individualista. Eu me solidarizo com todas as famílias que têm pessoas autistas, sejam crianças, adolescentes ou adultas, deixando meu carinho e meu apoio para que possamos continuar lutando por políticas públicas inclusivas”, destacou a vereadora. 

São mais de 40% de aumento das matrículas de crianças com algum tipo de deficiência na rede pública municipal de ensino, e a maioria autistas. “Ao prefeito Edvaldo Nogueira deixo o meu recado: você extinguiu cargos e hoje não temos concurso público em diversas funções do município. Isso implica diretamente na política de inclusão. A mudança de realidade é para ontem, a criação do cargo de pessoal de apoio e mediadores de aprendizagem na educação, além de concurso público para professoras e professores.  

A maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju votou a favor da extinção dos cargos, e a vereadora Sonia Meire foi uma das poucas que votaram contrário. “A maioria deles votou a favor da extinção, eu votei contrário a esse projeto, e hoje a gente está sentindo na pele, no dia a dia, a dificuldade para que o serviço público funcione como deveria funcionar. Votar a favor da extinção de cargos é votar pela terceirização e pela precarização do trabalho em todas as áreas, principalmente na educação”, finalizou a vereadora Sonia Meire. 

A mandata da vereadora Sonia Meire continuará lutando por esses e outros estudantes, e pela educação de qualidade.

Câmara Municipal de Aracaju aprova projeto que cria Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 03/04/2024 15h30, última modificação 03/04/2024 17h11
O projeto de Resolução nº 21/2023 é de autoria do vereador Eduardo Lima (Republicanos)
Câmara Municipal de Aracaju aprova projeto que cria Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social

Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou em redação final, em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira, 3, o Projeto de Resolução nº 21/2023, criando a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O projeto segue para sanção ou veto do executivo municipal. 

A Frente Parlamentar terá entre suas incumbências promover encontros, debates, simpósios, seminários e eventos referentes à assistência social; monitorar a execução de planos e projetos relacionados à temática do Suas, fomentando o desenvolvimento de políticas e o desenvolvimento de projetos e programas que beneficiem o Sistema Único de Assistência Social. 

Integrarão a Frente Parlamentar cinco vereadores da Câmara Municipal de Aracaju. De acordo com o texto do projeto, os vereadores que desejarem aderir à Frente Parlamentar em Defesa do Suas terão o prazo improrrogável de cinco dias úteis para manifestar o interesse ao presidente da mesa diretora. 

A iniciativa é do vereador Eduardo Lima (Republicanos). Após a votação e aprovação do Projeto de Resolução 21/2023, o parlamentar falou da relevância da Frente para a população mais carente do município de Aracaju e comentou a situação em que se encontram os mecanismos de atuação da assistência social do poder público municipal, como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). 

“Esses centros sofrem com a falta de profissionais como psicólogos, educadores, assistentes sociais; vemos espaços que são centro de referência de assistência social em Aracaju sucateados; com birôs quebrados, telhados deteriorados, falta de computadores; banheiros com condições sub-humanas. A falta de prioridade do executivo faz com que as ferramentas sociais careçam de uma fiscalização mais ampla", afirmou o parlamentar. 

Vulnerabilidade Social em Aracaju 

“A Frente Parlamentar em Defesa do Suas vai trazer uma fiscalização maior, uma legitimidade às ações do parlamento no que diz respeito a observar, de uma forma mais ampla, as ferramentas sociais dos municípios de Aracaju, a exemplo dos CRAS e CREAS, também os CAPS, que apesar de estarem relacionados à secretaria municipal de saúde, também atendem famílias em situação de vulnerabilidade social. Nós temos questões hoje gritantes em Aracaju. Temos quase 50 mil famílias que vivem com menos de 300 reais por mês. Esses dados são da própria Secretaria de Assistência Social do Município. Nós temos bairros como o Coqueiral, Porto Dantas e Santa Maria que são extremamente vulneráveis”, finalizou o vereador Eduardo Lima, que será o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social. 

 

Projeto de Fabiano Oliveira que permite o uso das faixas exclusivas e corredores por táxi é aprovado em 2ª discussão na CMA

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2024 14h55, última modificação 03/04/2024 15h00
Projeto de Fabiano Oliveira que permite o uso das faixas exclusivas e corredores por táxi é aprovado em 2ª discussão na CMA

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 3, o Projeto de Lei n.º 283/2023, do vereador Fabiano Oliveira (PP), foi aprovado em 2ª discussão. O PL, apresentado em agosto do ano passado, dispõe sobre a permissão de uso das faixas exclusivas e corredores de ônibus por veículos integrantes da frota de transporte público individual por táxi no município de Aracaju.  

Para o vereador, a intenção do projeto é formalizar a autorização que já foi concedida pela prefeitura de Aracaju. 

“O prefeito Edvaldo Nogueira foi muito sensível aos pleitos apresentados ao autorizar o uso das faixas e corredores de ônibus para taxistas e motoristas de transporte escolar, mas a intenção mesmo é garantir segurança jurídica para esses profissionais. Estamos em um período de eleição municipal e nada mais justo que formalizar essa autorização. Em segunda votação também foi incluída uma emenda ao PL que estendeu a autorização ao transporte escolar”, reforçou. 

“Em cidades que já possuem os corredores táxis regulamentados pela SMTT, são autorizados para utilizar esses espaços sem nenhuma proibição. É um modelo que já deu certo em São Paulo, por exemplo. O que queremos é facilitar a locomoção de todos que usam esse meio de transporte em Aracaju”, explicou.

Sheyla Galba cobra transporte escolar para estudantes do IFS

por Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 03/04/2024 15h10, última modificação 03/04/2024 15h10
Sheyla Galba cobra transporte escolar para estudantes do IFS

Foto: Gilton Rosas

Um grupo de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) procurou a vereadora Sheyla Galba nesta quarta-feira (3) para solicitar apoio na mediação do impasse que causou a suspensão do transporte escolar. A demanda dos estudantes foi apresentada pela parlamentar do União Brasil durante o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). 
 
Na tribuna, Sheyla Galba explicou que apenas os estudantes residentes em Aracaju estão com o serviço de transporte comprometido desde que as aulas foram retomadas este ano, afetando não apenas a locomoção deles, mas também expondo suas vidas a uma situação de risco. 

“São mais de 80 alunos do ensino integrado, subsequente e ensino médio que estão sem transporte escolar. Alguns deles conseguem ir por conta própria, mas o campus fica numa região mais isolada de São Cristóvão, há apenas uma linha de transporte coletivo e os alunos são obrigados a ficar esperando o ônibus numa área sem abrigo e sem qualquer segurança”, relatou a vereadora após se reunir com os jovens. 
 
Embora o IFS seja gerido pelo governo federal, diversos outros municípios sergipanos ofertam o serviço de transporte como contrapartida, a exemplo da Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. Sheyla Galba buscou dialogar com o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, mas recebeu uma resposta negativa. 
 
“O secretário Ricardo Abreu me informou que a pasta não possui contrato para prestação desse serviço que seria de responsabilidade do Estado. Mas eu quero apelar à sensibilidade dos nossos gestores para que cheguem a um consenso e encontrem uma solução definitiva porque os alunos precisam ter as condições mínimas de acesso aos estudos”, afirmou Galba. 

Em seu pronunciamento, a vereadora mediou o agendamento de uma reunião entre os estudantes e a Comissão de Transportes da Câmara Municipal e se comprometeu a acompanhar a situação até que seja resolvida. 

De autoria de Elber, Audiência Pública debate as condições de trabalho na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2024 15h42, última modificação 03/04/2024 15h42

Os desafios, funcionamento e condições de trabalho na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes serão temas de Audiência Pública que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 8, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), às 9h, por iniciativa do vereador Elber Batalha (PSB). 

Para o vereador, o momento é de união para melhorias e, principalmente, evolução no atendimento à população. “Vamos contar com profissionais da maternidade, autoridades e outras pessoas interessadas em somar forças para que tudo ocorra da melhor forma possível com relação às questões que serão debatidas. Tanto os trabalhadores quanto a população só têm a ganhar com essa oportunidade e a busca por soluções”, comentou. 

A audiência é aberta ao público. 

Quando? Segunda-feira, dia 8 de abril. 

Qual o tema? Os desafios, funcionamento e condições de trabalho na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. 

Onde? Câmara Municipal de Aracaju. 

Que horas? Às 9h  

“Pacientes esperam até sete meses para receber atendimento com médicos especializados em Aracaju”, diz Eduardo Lima

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2024 16h02, última modificação 03/04/2024 16h02
“Uma coisa que não era grave agora passa a ser após sete meses esperando um procedimento”, afirmou o vereador
“Pacientes esperam até sete meses para receber atendimento com médicos especializados em Aracaju”, diz Eduardo Lima

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Pequeno Expediente, na manhã desta quarta-feira, dia 03, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para lamentar o tempo de espera para consultas com médicos especializados, como endocrinologista, otorrino e urologista em Aracaju. 

Segundo dados da própria Prefeitura de Aracaju, a população pode acompanhar se sua consulta já foi marcada pelo site Portal da Saúde, onde a lista de espera para atendimento é dividida em três prioridades, P1 que o tempo é dois meses (60 dias), P2 sendo até quatro meses (120 dias) e P3, onde o paciente espera até sete meses (210 dias) para receber um atendimento com um médico específico. 

“Se uma pessoa estiver procurando um diagnóstico prévio para se proteger de uma doença, talvez ela morra durante esses sete meses, porque ela não vai ter algo claro, à mostra, transparente ou a gravidade não é vista, por isso, ela vai passar sete meses para receber um atendimento. Uma coisa que não era grave agora passa a ser após sete meses esperando um procedimento”, lamentou o vereador. 

O vereador também lembrou que destinou R$ 540 mil por meio de Emendas Impositivas, previstas para o ano de 2024, para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) zerar a fila de neuropediatria, que à época tinha 2770 crianças esperando para receber o atendimento médico. 

“Deixo aqui um pedido à secretária de Saúde, Waneska Barboza e às pessoas que estão à frente das questões da saúde em Aracaju: vamos diminuir esse tempo! Vamos trabalhar para que esse tempo de espera seja mais humano, porque sete meses, 120 dias ou até 60 dias é muito tempo”, finalizou. 

60 anos do golpe militar: vereador Camilo repudia a ditadura

por João Paulo Freire, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2024 16h09, última modificação 03/04/2024 16h09
60 anos do golpe militar: vereador Camilo repudia a ditadura

Foto: Gilton Rosas

Ódio e nojo. A ditadura militar deixou cicatrizes na democracia brasileira, e o Brasil viveu momentos obscuros em sua história. O vereador Camilo Daniel (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju nessa terça-feira, 02, para repudiar os 60 anos do golpe militar, que ocorreu no dia 31 de março de 1964. “É o dia que marca o início de um período movido por tortura, medo, e perseguição política. Aproveito esse momento para expressar nosso completo repúdio a esse período violento e tenebroso que tivemos no Brasil”.  

Segundo o parlamentar, durante o período ocorreram ações que visavam perseguir e silenciar quem era contra o regime. Em Sergipe, a Operação Cajueiro efetuou prisões e torturas de opositores da ditadura. 

O parlamentar também ressalta a importância de lembrar todos que lutaram contra o regime ditatorial. “É muito importante que a gente observe o dia 31 de março como um dia que não deve mais existir. Nunca mais. E essas gerações que aqui estão nunca mais deixarão que isso aconteça pela nossa força, pela força dos que virão, dos que acreditam numa nova sociedade. Minha homenagem a todos os lutadores contra a ditadura militar no Brasil e pela democracia neste país”, concluiu. 

Câmaras de Aracaju e de Itabaiana assinam convênio com a Escola de Contas do TCE-SE

por Fernanda Nery, da Agência Câmara Aracaju — publicado 04/04/2024 11h11, última modificação 04/04/2024 11h11
Câmaras de Aracaju e de Itabaiana assinam convênio com a Escola de Contas do TCE-SE

Foto: Luanna Pinheiro

As Câmaras Municipais de Aracaju e de Itabaiana assinaram um convênio com a Escola do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (Ecojan /TCE-SE), na tarde desta quarta-feira, 03. A reunião aconteceu na sede do TCE-SE e contou com a participação de representantes das três instituições.

O objetivo do convênio é ampliar e institucionalizar a relação entre as escolas do Legislativo e a Escola de Contas do TCE-SE para promover a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores, por meio de cursos livres e de pós-graduação, que serão oferecidos tanto na modalidade presencial quanto online.

Para o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (Rede), essa parceria é algo positivo não só para os servidores, mas também para a administração pública como um todo. “Hoje nós estamos assinando esse convênio com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe visando capacitar os novos servidores e é importantíssimo que a administração crie esses instrumentos para cada vez mais prestar um bom serviço à população”, destacou.

O presidente da Câmara de Itabaiana, Breno Goes, ressaltou que esse é um momento de muita alegria para a Câmara de Itabaiana. “Na hora que essa demanda chegou até mim, eu rapidamente conversei com a Escola do Legislativo da Câmara e com os procuradores para ver se a gente tinha recursos próprios para fazer esse grande ato para a sociedade. A gente está muito feliz, porque a gente vai conseguir trazer muita capacitação não só para o povo de Itabaiana, como também para os municípios vizinhos”, disse.

A presidente do TCE-SE, Susana Azevedo, chamou a atenção para esse papel relevante do Tribunal em fazer com que a capacitação de servidores torne a gestão pública mais dinâmica e traga como consequência uma prestação de serviços muito melhor. “A nossa Escola de Contas está colocando à disposição dos seus jurisdicionados cursos de aperfeiçoamento, de especialização, de mestrado, por meio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), de doutorado, por meio da Universidade Tiradentes (Unit), fazendo com que todos os servidores públicos possam ter essa qualificação e realizem um trabalho muito mais eficiente”, enfatizou.

 

O diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Aracaju, Vander Costa, destacou que o parlamento municipal sempre procurou investir no conhecimento de seus servidores.   “A Câmara de Aracaju, ao criar a Escola do Legislativo, instituiu um centro de estudos em que desenvolve diversas atividades, com o intuito de capacitar os nossos servidores e, desde o início, várias parcerias foram feitas com outras instituições, no sentido de dar um alcance maior às nossas atividades. A assinatura desse convênio hoje possibilitará aumentar o rol de trabalhos desenvolvidos e firmar uma parceria que, com certeza, vai tornar essas instituições mais fortes no âmbito da educação governamental”, afirmou

O poder da parceria para promover ações de aperfeiçoamento e capacitação também foi enfatizado pelo coordenador da Escola de Contas do TCE-SE, Otávio Augusto Souza. “A iniciativa foi da presidente Susana, aproximando o Tribunal dos jurisdicionados. Uma das primeiras ideias dela foi justamente de ofertar para os servidores e depois até para o público em geral a possibilidade de uma capacitação. Hoje com a assinatura desse convênio, em parceria com a UFS e com a Unit, nós teremos vagas para especialização, mestrado e doutorado e assim a Câmara terá a possibilidade de acessar as nossas vagas e todos os cursos que o Tribunal fizer também serão disponibilizados por meio dessa parceria”, disse

Ainda segundo Otávio Augusto, todo o procedimento será feito por meio da comunicação entre as coordenações das Escolas. “Através das coordenações pedagógicas das Escolas parceiras nós vamos disponibilizar as vagas e cada órgão vai fazer internamente a sua seleção para encaminhar as pessoas que vão fazer parte do convênio. Já quanto aos cursos livres, de curta duração, nós também vamos encaminhar o quantitativo de vagas e eles serão gratuitos e abertos para os servidores que vierem por meio do convênio”, explicou.


Assembleia Geral do Sepuma: Isac participa e debate pautas importantes

por Valéria Santana, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2024 11h22, última modificação 04/04/2024 11h22
Assembleia Geral do Sepuma: Isac participa e debate pautas importantes

Foto: Assessoria do Parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 3, o vereador Isac Silveira (PDT) esteve presente na Assembleia Geral Extraordinária do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (Sepuma). Na pauta, destacaram-se questões como negociação salarial, concurso público, regularização dos guardas municipais, pagamento dos interníveis RPVs e remanescentes, além dos atrasados dos 20% e tabela do ex-prefeito João Alves, contribuição suplementar de janeiro e fevereiro de 2024, e exclusão RPPS (AJUPSSEM CONA para o INSS dos Servidores Estáveis e Admitidos sem Concurso Público), conforme decisão da Ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber - Resultado de Audiência Pública de 01/04/2024.

Em conversa com os servidores, Isac afirmou que “nunca viu na história da classe trabalhadora um processo tão violento, tão amputador, tão perigoso como esse que correu no Supremo, sem a participação das partes interessadas, que são os servidores e as servidoras, que, depois de dedicarem tanto tempo de vida, são ameaçados de serem separados uns dos outros. A gente precisa enfrentar isso", declarou o vereador Isac.

O presidente do Sepuma, Nivaldo Fernando, falou da preocupação de Isac com relação à situação dos servidores municipais. “Cheguei de viagem na segunda-feira e, no mesmo dia, às 13h30, eu já estava na Câmara em uma audiência pública de requerimento do vereador Isac que tratou com diversos órgãos do estado, da prefeitura, representantes da OAB/SE, Aracaju Previdência e outros órgãos que discutiram essa questão da decisão da Ministra do STF, Rosa Weber". Além disso, Nivaldo destacou o empenho e as ações realizadas pelo vereador Isac em defender e garantir os direitos dos servidores municipais.


Isac se compromete a apoiar mulheres que sofrem de fibromialgia

por Valéria Santana, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2024 11h40, última modificação 04/04/2024 11h40
Isac se compromete a apoiar mulheres que sofrem de fibromialgia

Foto: Assessoria do Parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 3, o vereador Isac Silveira (PDT) recebeu membros do Movimento Fibromialgia Dor Crônica Sergipe na Câmara de Aracaju. A reunião com o parlamentar teve o objetivo de buscar apoio para questões relacionadas à assistência social, à saúde e à visibilidade.

Representando o grupo composto em sua maioria por mulheres, Joselina e Silvaneide expuseram suas necessidades a Isac. "Hoje estou aqui, mas passei o domingo de Páscoa no hospital, no soro. Você olha para mim e acha que estou bem, mas não é assim. Eu estou aqui com dor. São dores crônicas que preciso conviver o tempo todo", relatou Joselina Nadaes, uma das integrantes do movimento, que além de compartilhar sua experiência pessoal, falou sobre a frustração em relação à sensação de invisibilidade perante os poderes públicos que não as acolhem. Silvaneide da Conceição, também presente na reunião, enfatizou a importância do apoio do vereador. "Estamos aqui porque acreditamos que podemos contar com você. Precisamos nos movimentar e chamar a atenção da sociedade e do poder público. Quem sofre com a doença já não aguenta mais". 

Além das demandas específicas do grupo, a fibromialgia é uma condição médica crônica que causa dor generalizada e sensibilidade em todo o corpo. Aqueles que sofrem com essa doença muitas vezes enfrentam desafios significativos em suas vidas diárias, incluindo dificuldades para trabalhar, socializar e realizar tarefas simples. Isac demonstrou sensibilidade em relação à pauta, afirmando a importância do apoio do poder público, incluindo medidas de assistência social e saúde para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. "Me sensibilizo com a situação e me comprometo a buscar ajuda das gestões municipal e estadual para auxiliar as pessoas que sofrem com a fibromialgia em Aracaju”. Outras medidas populares também serão tomadas como um passo importante na luta por melhores condições de vida para aqueles afetados por essa condição debilitante, afirmou Isac às mulheres que representam o Movimento Fibromialgia Dor Crônica Sergipe. 


Isac se filia ao União Brasil e apoia Yandra Moura

por Valéria Santana, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2024 11h54, última modificação 04/04/2024 11h54
Isac se filia ao União Brasil e apoia Yandra Moura

Foto: Milton Carvalho (por assessoria)

A filiação ocorreu na sede do União Brasil na tarde da última quarta-feira, 3, em Aracaju. O vereador Isac Silveira expressou sua felicidade ao lado da deputada federal Yandra Moura e do projeto “Novos Caminhos para Aracaju”. “O que levou a me filiar ao União Brasil foi exatamente os quatro pilares que movem o meu sonho de transformar a vida dos aracajuanos: emprego e renda, Aracaju é uma das cidades que menos cresceram no Brasil nos últimos anos; combate à fome, que, sem dúvida, uma das grandes pautas que o nosso povo precisa ter, é a construção de soluções; valorização dos servidores municipais; e a construção de um pronto-socorro veterinário, algo que não temos em nossa capital. Tenho certeza de que ao seu lado, aqui no União Brasil, faremos com que Aracaju respire ares de uma cidade mais moderna e acolhedora para todo o nosso povo”, expressou Isac, entusiasmado com o novo partido.

A deputada federal e pré-candidata Yandra Moura fez votos de boas-vindas ao vereador Isac, expressando alegria em recepcioná-lo no União Brasil. “Meu querido vereador Isac, agora você é oficialmente do nosso partido, é do nosso 44. Mais do que isso, quero dizer que seus pilares são também os meus pilares. Pode ter certeza de que todas essas pautas que você trouxe, nós estamos discutindo nos ‘Novos Caminhos para Aracaju’ em cada bairro que passamos. São pilares estruturantes para mim também nessa nova jornada que tanto sonhamos em transformar a realidade da nossa cidade e do nosso povo. Vamos juntos construir a Aracaju que tanto sonhamos e queremos”.

A conversa entre o vereador e a pré-candidata também passou pela pauta da saúde, assunto importante para Isac, que fez questão de expressar sua preocupação em relação à qualidade e aos serviços de saúde, consultas especializadas, demora na realização de exames e cirurgias eletivas.


Vereador Pastor Diego oficializa filiação ao partido União Brasil

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2024 13h36, última modificação 04/04/2024 13h36
Vereador Pastor Diego oficializa filiação ao partido União Brasil

Foto: Milton Carvalho

Em um ato simbólico que reuniu líderes religiosos e autoridades políticas, o vereador Pastor Diego formalizou sua filiação ao partido União Brasil. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 3, e contou com a presença de pastores e membros da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ). O ato foi um momento de reforço aos princípios e valores cristãos que o parlamentar defende e que nortearão tanto o trabalho quanto sua pré-candidatura. 

Durante a cerimônia, Pastor Diego reiterou o compromisso com o projeto de cidadania da IEQ, destacando a importância de trabalhar dentro do princípio da Palavra de Deus e buscar o bem-estar da população. Sua filiação ao União Brasil representa não apenas um alinhamento ideológico, mas também uma consolidação de parcerias no cenário político local. 

“Escolhemos este partido porque nos dá a oportunidade de defender aquilo que acreditamos. De trabalhar, ter transparência e defender a família, os valores e princípios cristãos. É um novo marco em minha jornada na política e que pretendo honrar a missão. Seguir determinado, pautado na ética e compromisso com o bem-estar da população”, ressaltou Diego. 

A presença da deputada federal Yandra Moura, pré-candidata à prefeitura de Aracaju pelo mesmo partido, foi emblemática. Ela expressou sua satisfação em ter Pastor Diego como colega de legenda, enaltecendo sua determinação e compromisso com os ideais da Quadrangular. “Ele é atuante, tem desempenhado um lindo trabalho e deu uma renovada na política. Vamos trilhar um caminho novo em Aracaju, de sonho, esperança e que realmente iremos tirar esse projeto do papel”, afirmou. 

Também presente no ato, o líder da IEQ Sergipe, Pastor Luiz Antônio, avaliou que a união de ambos fortalece não apenas o partido, mas também a representação política dos valores cristãos na capital sergipana. “Diego é um braço da Igreja. Nós temos um propósito em que, através desse braço, teremos a oportunidade de cumpri-lo enquanto Igreja. Anunciar os valores que o senhor Jesus Cristo deixou e promover a transformação de vidas na área social”, declarou. 

Com a filiação de Pastor Diego ao União Brasil e o apoio mútuo entre os dois líderes, abre-se um novo capítulo na política aracajuana. Onde os princípios cristãos e a dedicação ao serviço público se unem em prol do desenvolvimento da cidade e do bem-estar de seus cidadãos.

Câmara Municipal de Aracaju aprova 10 proposituras na manhã desta quinta-feira, 4

por Ivo Jeremias, Agência CMA — publicado 04/04/2024 15h20, última modificação 04/04/2024 16h25
Entre elas, o PL 139/2023 que proíbe a fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de objetos que utilizem a cruz suástica
Câmara Municipal de Aracaju aprova 10 proposituras na manhã desta quinta-feira, 4

Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou 10 proposituras na 20ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta quinta-feira, 4. Deste total, são quatro Projetos de Lei em 1ª discussão e seis requerimentos.


Aprovados em 1ª Discussão 

De autoria do vereador Joaquim da Janelinha (PDT), o Projeto de Lei nº 139/2023 proíbe a fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de objetos que utilizem a cruz suástica ou gamada, símbolo nazista, no município de Aracaju. A propositura mereceu elogios do vereador Elber Batalha (PSB). 

“Existe uma quadra histórica no Brasil em que as pessoas têm vergonha de repudiar o que tem que ser repudiado. O nazismo foi uma das piores expressões de desumanidade; pessoas foram incineradas em fornos, mortas em câmaras de gás pelo simples e absurdo raciocínio de que se deveria criar uma raça pura”, afirmou Elber. 

O vereador Professor Bittencourt (PDT) também parabenizou Joaquim da Janelinha pela iniciativa e contextualizou o PL 139/2023 no cenário nacional, relembrando fatos relacionados ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Há coisas que parecem simples, mas carregam em si uma complexidade. Queria ressaltar alguns aspectos que parecem muito distantes de nós, mas não estão. Nesse infeliz governo que acabou, um ministro ou secretário da Cultura pegou uma imagem de Goebbels, aquele que era o responsável pela comunicação nazista, e montou um cenário; colocando-se na postura que Goebbels fez ao discursar. Em outro acontecimento, outro integrante desse governo fez o símbolo da supremacia branca”.


Cultura 

O bloco carnavalesco Cajuranas e o restaurante do Luiz foram declarados patrimônio cultural do município de Aracaju por meio, respectivamente, dos projetos 208/2023 e 153/2023, ambos de autoria de Joaquim da Janelinha. Os Projetos de Lei aprovados nesta fase legislativa seguirão para 2ª discussão - caso avancem, serão apreciados em redação final.


Requerimentos Aprovados 

O requerimento n° 90/2024, da vereadora Emília Corrêa (PL), agendou Audiência Pública com o tema: ‘boas práticas de prevenção à violência e letalidade contra crianças e adolescentes’, a ser realizada em 31 de maio de 2024. 

O vereador Isac Silveira (União Brasil) é autor do requerimento n° 128/2024, que propõe Audiência Pública para discutir ‘o aprimoramento do protocolo de diabetes tipo 1 - incorporação do sistema de monitoramento contínuo de glicose’. O evento acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, em 22 de abril. 

Vereador Sargento Byron pontua urgências para a Secretaria Municipal da Saúde

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2024 13h50, última modificação 04/04/2024 13h50
Vereador Sargento Byron pontua urgências para a Secretaria Municipal da Saúde

Foto: Gilton Rosas

O vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar, em discurso na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), apresentou aos demais parlamentares a situação da Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio Alves, localizada na Atalaia, que está sem ventiladores, gerando grande incômodo à população assistida.  

"Aracaju está com um clima insuportável. Recebi vídeos de cidadãos em espera de atendimento na UBS Antônio Alves, em um espaço abafado, sem nenhuma ventilação. É impossível imaginar essa situação, a partir do momento que só está na UBS quem está, na maioria das vezes, com algum problema de saúde, ou em consulta regular, pois necessita de um espaço com o mínimo de conforto para aguardar o atendimento", explicou o vereador.  

Byron enfatizou a necessidade de Requerimento para que esta situação não seja replicada em outras unidades. "As pessoas que me procuraram com esta demanda, declararam que já são três meses neste descaso. Sei da competência da secretária municipal, Waneska Barboza, e, talvez, nem seja do seu conhecimento a pauta. Mas tenho certeza de que, na secretaria, há ventiladores e ar-condicionados funcionando para todos. Então, peço aqui atenção para que haja este cuidado, pois o serviço de saúde engloba diversos aspectos, desde a chegada do cidadão a uma UBS à conclusão do seu atendimento, por exemplo", enfatizou. Ainda no tocante à saúde, Sargento Byron apresentou no plenário uma solicitação médica para o implante de uma órtese suprapodálica para uma criança. "Desde o mês de novembro a família aguarda um retorno. A criança precisa de uma órtese na coluna, há fotos para perícia e todos os documentos necessários, mas nada caminhou até agora", concluiu. 

“A nova ponte da zona sul é uma obra importante para a mobilidade urbana de Aracaju”, reforçou Fabiano Oliveira ao comentar a retomada da licitação.

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2024 13h55, última modificação 04/04/2024 14h04
“A nova ponte da zona sul é uma obra importante para a mobilidade urbana de Aracaju”, reforçou Fabiano Oliveira ao comentar a retomada da licitação.

Foto: Gilton Rosas

Durante a sessão desta quinta-feira, 4, o vereador Fabiano Oliveira (PP) destacou a importância da retomada do processo de licitação para a construção da ponte que vai ligar a Avenida Tancredo Neves, no bairro Inácio Barbosa, ao bairro Coroa do Meio, na zona sul de Aracaju. O governo de Sergipe obteve uma decisão favorável na última quarta-feira, 3, junto ao Tribunal de Justiça do Estado (TJSE). 

O parlamentar ressaltou que a construção da ponte irá beneficiar diretamente milhares de aracajuanos que enfrentam diariamente problemas de mobilidade na região.  

"Essa obra é um avanço para a nossa cidade. Além de facilitar o deslocamento dos moradores, também vai contribuir para a redução do tempo de viagem e a melhoria da qualidade de vida da população", afirmou. 

O parlamentar também destacou o empenho do governo de Sergipe na busca por soluções que possam melhorar a mobilidade urbana em Aracaju. "O governo tem se mostrado comprometido em buscar alternativas para resolver os problemas de mobilidade em nossa cidade. A obra engloba a construção de um viaduto sobre o Rio Poxim e ciclovia para desafogar o tráfego nas avenidas Tancredo Neves e Beira Mar, com um investimento de R$ 363.961.232,20", finalizou Fabiano. 

Sheyla Galba denuncia condições precárias e desvio de função na UBS Augusto Franco

por Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 04/04/2024 14h17, última modificação 04/04/2024 14h17
Sheyla Galba denuncia condições precárias e desvio de função na UBS Augusto Franco

Foto: Gilton Rosas

A vereadora Sheyla Galba (União Brasil) denunciou as condições precárias de trabalho e atendimento na Unidade Básica de Saúde Augusto Franco, que atende à população do conjunto Augusto Franco e imediações, na zona sul de Aracaju. Na tribuna da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (4), a parlamentar apresentou o detalhamento de uma fiscalização realizada na unidade. 

Sheyla conversou com as funcionárias que trabalham na recepção e constatou que, além da demanda elevada de atendimentos, há problemas relacionados ao ambiente de trabalho. “São quatro mulheres que ficam na recepção e fazem o atendimento de acordo com a demanda, mas só a recepcionista que fica responsável pelas pendências atendeu 100 pessoas até o meio-dia e tinha outras 30 esperando para serem atendidas até às 14h em um espaço com muito calor e apenas um ventilador. É completamente insalubre”, relatou. 

A vereadora também recebeu denúncias de desvio de função. “Muitas vezes, a recepção fica desfalcada porque uma das atendentes precisa assumir o atendimento na farmácia já que não tem farmacêutico. Ou seja, quem precisa retirar remédios controlados precisa se deslocar até a unidade do Orlando Dantas. Mais uma situação que deixa a gente indignada”, afirmou Galba. 

Ao concluir sua fala, Sheyla cobrou mais sensibilidade e responsabilidade da gestão municipal com a situação das unidades da atenção básica, que são o primeiro ponto de contato da população com os serviços da rede municipal de saúde. 

Breno Garibalde: “A desigualdade social também faz parte da desigualdade ambiental que Aracaju vive”

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2024 14h43, última modificação 04/04/2024 14h43
Breno Garibalde: “A desigualdade social também faz parte da desigualdade ambiental que Aracaju vive”

Foto: Gilton Rosas

Na Sessão Plenária da quinta-feira, 4, o vereador Breno Garibalde subiu à tribuna para trazer à tona novamente os impactos causados pelo grande volume de chuva registrado nas últimas horas na capital. 

“Subo mais uma vez nesta tribuna para deixar claro que a culpa não é das chuvas, é do modelo de cidade que vem sendo construído há muito tempo. Até quando vamos continuar repetindo os mesmos erros? Os locais afetados são os mesmos de sempre. Hoje foram registrados carros debaixo d’água na avenida Airton Teles. Sem falar nos prejuízos causados na mobilidade da capital”, declara o vereador.  

“É urgente a necessidade de repensar a quantidade de cimento e concreto que a cidade vem sendo construída e rever a taxa de permeabilidade da cidade. Hoje, Aracaju só tem um lugar para crescer, que é a zona de expansão e o crescimento populacional lá está completamente desordenado, aterrando lagoas, sem área de permeabilidade. Com isso, vai acontecer lá o que já acontece em Aracaju inteira, alagamentos sem fim”, critica o parlamentar.  

Ainda em sua fala, Breno alerta que é necessário manter as áreas permeáveis e preservar os recursos naturais em Aracaju.  

“Precisamos preservar nossas árvores, que são tão importantes neste período chuvoso. Quem mais sofre com a falta de conscientização ambiental é a população mais vulnerável. Então, precisamos pensar num meio ambiente para todos. A desigualdade social também faz parte da desigualdade ambiental que a gente vive na nossa cidade”, declara Breno. 

Por fim, o parlamentar deixa ao poder público a reivindicação de um olhar mais atento à preservação do meio ambiente na capital sergipana. “Gestores atuais e futuros gestores de nossa cidade, vamos repensar o modelo de cidade que estamos construindo!”, conclui. 

Cícero do Santa Maria volta a cobrar contenção do morro do conjunto Valadares

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2024 14h51, última modificação 04/04/2024 14h51
Cícero do Santa Maria volta a cobrar contenção do morro do conjunto Valadares

Foto: Gilton Rosas

Na sessão desta quinta-feira, 4, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) usou a tribuna para falar novamente dos constantes transtornos que os moradores do conjunto Antônio Carlos Valadares, no Santa Maria, sofrem por causa da lama.  

O parlamentar ressaltou que essa é uma antiga cobrança de seu mandato e que vem afetando os moradores há muitos anos. “E quando chove, a situação é ainda pior, porque os moradores ficam impossibilitados de sair de casa e até de levar os filhos para a escola, por causa da lama”, lamentou.  

Segundo Cícero, esse problema é fácil de resolver. “Já venho fazendo essa cobrança há um tempo; é só realizar a contenção do morro do Valadares que a lama vai parar de invadir as ruas da comunidade”, destacou.

Ainda em seu discurso, o vereador falou que foi procurado por moradores da invasão Valdice Teles, localizada no final de linha do conjunto Augusto Franco.  

“Eles receberam uma notificação de despejo e terão que deixar o local em 15 dias. Essas famílias estão na área desde 2019, mas se tem dono, lógico que deve ser devolvido. O que não pode acontecer é deixar essas pessoas desamparadas e na rua”, completou.

Vereador Bittencourt parabeniza prefeitura pela construção de novas casas na Ocupação das Mangabeiras

por Jamile Pavlova, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2024 15h02, última modificação 04/04/2024 15h02
Vereador Bittencourt parabeniza prefeitura pela construção de novas casas na Ocupação das Mangabeiras

Foto: Gilton Rosas

O vereador Professor Bittencourt (PDT) utilizou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju nesta quinta-feira, 4, para falar sobre as novas casas que estão sendo construídas pela prefeitura de Aracaju na Ocupação das Mangabeiras, localizada no bairro 17 de Março. O local concentra uma população que vive em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social.  

"É bom rememorar que ali foi uma ocupação que foi transformada em um núcleo habitacional com recursos da prefeitura de Aracaju para levar dignidade à população. Eu tive a oportunidade de ir algumas vezes naquele espaço quando era secretário da assistência social, e vi as condições de vida daquela população, barracos absolutamente insalubres. Portanto, as casas estão agora em acabamento, e quero parabenizar o prefeito Edvaldo Nogueira, parabenizar toda a sua gestão pela revolução que foi feita naquele local, pela revolução em dar dignidade e cidadania àquela população", disse o vereador.  

O parlamentar também ressaltou que a obra no local também irá respeitar um espaço de preservação ambiental.  

"É importante essa preservação para os extrativistas das mangabas. Um espaço que inclusive terá uma estrutura para que eles possam exercer uma melhor logística para as ações extrativistas", completou Bittencourt.  

Saiba mais sobre a obra: 

O novo complexo habitacional na Ocupação das Mangabeiras contará com a entrega de 1.320 residências. Deste total, serão 1.232 do tipo padrão, 68 acessíveis e 20 do modelo acessíveis isoladas. O valor investido nesta etapa foi de R$ 16,8 milhões. 

A obra de infraestrutura do conjunto incluirá redes de drenagem pluvial, água potável e esgotamento sanitário, pavimentação asfáltica, passeios em concreto e acessibilidade. Foram constituídas 19 ruas com o padrão viário. Além disso, foi construído também o cercamento da reserva extrativista, que ocupa uma área de 94 mil m². 

Câmara aprova Projeto de Lei que traz o reajuste de 4,5% para os servidores e outros colaboradores da instituição.

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 04/04/2024 15h43, última modificação 04/04/2024 15h43
A vigência do PL será a partir do dia 1º de maio
Câmara aprova Projeto de Lei que traz o reajuste de 4,5% para os servidores e outros colaboradores da instituição.

Foto: Gilton Rosas

Nesta quinta-feira (04/04), em Sessão Extraordinária, a Câmara de Aracaju aprovou por unanimidade o projeto que estabelece o índice de reajuste para os servidores ativos, inativos, pensionistas, agentes políticos, assim como os valores dos cargos em comissão e das funções gratificadas. 

De autoria da Mesa Diretora, o PL n° 85/2024 estabelece que a remuneração dos servidores públicos ativos, inativos e pensionistas da Câmara Municipal de Aracaju será reajustada em 4,5%, com vigência a partir de 1º de maio de 2024. 

De acordo com a Mesa Diretora, a propositura do Projeto de Lei decorre de um único fator econômico, ou seja, a perda do valor aquisitivo da moeda no período de um ano, sendo que a inflação acumulada nos últimos doze meses, conforme o índice de preços ao consumidor ampliado – IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, foi de 4,5%. 

O presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, destacou que "este aumento de 4,5% se dá por conta do IPCA, que foi divulgado pelo IBGE. De antemão, anuncio que os benefícios como vale-alimentação e auxílio-saúde também serão ajustados em 4,5%. Ontem assinamos um termo de cooperação com o Tribunal de Contas e a Universidade Federal de Sergipe. Com isso, nossos servidores poderão fazer cursos de mestrado e doutorado custeados pela Câmara. Dessa forma, estarão cada vez mais preparados para fazer o melhor pela população de Aracaju", pontuou. 

O vereador Elber Batalha também aproveitou para destacar que "este projeto é muito valoroso porque concede o reajuste inflacionário aos servidores e agentes políticos". A vereadora Sônia Meire também parabenizou o projeto, explicando que "a proposta apresentada valoriza os trabalhadores que dedicam parte de sua vida a esta Instituição". 

Joaquim da Janelinha levanta a problemática sobre a adequação sonora nos estabelecimentos comerciais do Augusto Franco.

por Monique Costa, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2024 15h31, última modificação 04/04/2024 15h31
Joaquim da Janelinha levanta a problemática sobre a adequação sonora nos estabelecimentos comerciais do Augusto Franco.

Foto: Gilton Rosas

Com base na estatística de que alguns bares e restaurantes no conjunto Augusto Franco estão fechando devido à problemática da poluição sonora, o vereador Joaquim da Janelinha (PDT) utilizou sua fala na tribuna para discutir, junto aos seus colegas de parlamento, maneiras de solucionar essa questão agravante. 

“É preciso que seja criada uma lei saindo desta Casa para que o bom senso seja prevalecido, onde os bares continuem funcionando, gerando emprego e renda, mas não atrapalhando o descanso e o sossego dos moradores”, disse Joaquim, que também lamentou a situação dos músicos prejudicados. 

“Atualmente, no conjunto Augusto Franco, não está sendo permitido tocar música ao vivo nos bares. E se isso se estender por toda Aracaju? O que faremos com esse setor? Músicos que sobrevivem da arte? Em especial na praça do Francão, local onde existem vários estabelecimentos”, apontou ele.  

No aparte do vereador Professor Bittencourt, que também já realizou uma Audiência Pública sobre essa problemática, complementou que existem quatro leis municipais que tratam sobre poluição sonora em Aracaju, mas que os índices são conflitantes. Sobre a Praça do Francão, pauta em questão, ele ainda ressaltou ser uma área de entretenimento muito vistosa, ponto muito positivo para os comerciantes e moradores.  

O vereador Fabiano Oliveira tratou, por meio de ligação, ainda em Sessão, com o secretário da Sema Aracaju, Alan Lemos. Ele informou que amanhã, dia 5, será realizado um teste em um estabelecimento do conjunto Augusto Franco para que assim os próximos passos sejam dados, junto às adequações posteriores. 

“A Prefeitura de Aracaju gasta R$ 1,3 milhão com dois shows, mas não compra dipirona de R$ 20”, lamenta Sheyla.

por Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 04/04/2024 15h55, última modificação 04/04/2024 16h07
“A Prefeitura de Aracaju gasta R$ 1,3 milhão com dois shows, mas não compra dipirona de R$ 20”, lamenta Sheyla.

Foto: Gilton Rosas

Após mais uma semana de visitas às unidades de saúde, a vereadora Sheyla Galba (União Brasil) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira (4), para lamentar o descaso da gestão municipal com demandas simples, mas pendentes de solução, deixando a população sem acesso a serviços essenciais.  

Sheyla esteve em unidades básicas nos bairros Aeroporto, Mosqueiro e no Conjunto Augusto Franco. Em todas, a reclamação dos pacientes pela dificuldade em conseguir medicamentos é unânime. “Falta uma simples dipirona sódica. Isso é desumano porque custa um valor irrisório se comparado com o que é gasto em festas. A Prefeitura gastou R$ 1,3 milhão com dois shows no aniversário da cidade, mas não compra dipirona que custa R$ 20 a cartela de 20 comprimidos”, apontou.  

Para a vereadora, a omissão da Secretaria da Saúde com questões que deveriam ser priorizadas, como é o caso da disponibilidade de remédios nos postos, acentua o sofrimento de quem já está em situação vulnerável por conta da condição de saúde. 
 
“Estamos falando de pessoas que tratam glaucoma e problemas na tireoide, por exemplo. Que qualidade de vida é essa? Que cidade do futuro é essa onde a população não tem sequer acesso à saúde com dignidade? Vou continuar falando dos shows até que a dipirona e os demais medicamentos estejam disponíveis para a população”, afirmou Sheyla. 

"Quase 16 anos de Edvaldo no poder e os alagamentos em Aracaju seguem sem solução", critica Emília.

por Camila Sousa, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 04/04/2024 16h10, última modificação 04/04/2024 16h10
"Quase 16 anos de Edvaldo no poder e os alagamentos em Aracaju seguem sem solução", critica Emília.

Foto: Gilton Rosas

Mostrando imagens de carros submersos em vários cantos da cidade e um áudio de uma moradora do Olaria desabafando estar impossibilitada de sair de casa por conta dos alagamentos, a vereadora Emília Corrêa (PL) discursou na Tribuna do Legislativo sobre a manhã caótica vivenciada pelos aracajuanos. 

“Lamentável reviver essa situação sempre que chega estes períodos de chuvas intensas. Há anos as cenas se repetem e, só pioram. Há décadas temos a mesma gestão no poder e nada, absolutamente nada, nesse sentido evolui. Quatro anos à frente de uma administração ainda toleramos algumas justificativas, mas estamos falando de quase 16 anos de um mesmo grupo que, ainda assim, tem a audácia de pensar em colocar um sucessor”, declarou a vereadora. 

Citando exemplos de medidas efetivas que podem amenizar a problemática, Emília reforçou que a cidade está dividida em duas; a capital ‘maquiada’ mostrada nas propagandas e a real. 

“Será que eles não sabem que a limpeza permanente de bueiros poderia evitar muitos destes transtornos? Isto é básico. Indo mais além, se fosse uma gestão que realmente cuida da cidade para as pessoas, promover um Plano Municipal de Prevenção de Catástrofes Naturais, focando na prevenção e alerta precoce e monitoramento de desastres, por exemplo, em parceria com a Defesa Civil e instituições de pesquisa, mas se não estão fazendo o simples, imagine algo que exige vontade de trabalhar pelo macro, um pouco mais complexo. O importante, para eles, é ter a Aracaju do marketing em bom estado, a real, os munícipes é que sofram as consequências do descaso." 

Eduardo Lima aponta falta de planejamento em Aracaju para lidar com as fortes chuvas

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/04/2024 16h55, última modificação 05/04/2024 11h46
“Nós, que moramos em Aracaju, vemos que passa ano e sai ano e a gente continua com medo. Falta planejamento”, disse o vereador.
Eduardo Lima aponta falta de planejamento em Aracaju para lidar com as fortes chuvas

Foto: Gilton Rosas

Eduardo Lima (Republicanos), durante o Grande Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, dia 04, abordou a falta de planejamento da Prefeitura de Aracaju para lidar com as fortes chuvas que assolam a capital sergipana. Para o parlamentar, não falta recursos financeiros para resolver os problemas da cidade. 

“Não é falta de condições financeiras, pois a Prefeitura de Aracaju, diga-se de passagem, economicamente está bem, e o secretário Jeferson Passos faz um bom trabalho à frente da Secretaria de Finanças e por que não se planejar?”, indagou. 

O vereador também lembrou que, no planejamento para decidir onde será investido o dinheiro que a Prefeitura de Aracaju recebeu do empréstimo feito ao Banco Brics, no valor de R$500 milhões, nenhum orçamento foi feito para se prevenir das fortes chuvas que prejudicam, principalmente, pessoas dos bairros Coqueiral, Porto D’antas e Santa Maria.   

“Nós, que moramos em Aracaju, vemos que passa ano e sai ano e continuamos com medo. Falta planejamento! Lembro-me de quando estávamos na reunião para tratar do empréstimo do Brics e perguntamos o que iríamos fazer no Morro do Avião, porque precisamos investir naquela área e sabemos que a chuva faz com que a água desça pelo morro nas ruas B 29, B 28 e B 27 no Santa Maria, devido à falta de drenagem. E foi dito que não há valor para ser investido naquela área com o empréstimo”, disse. 

Eduardo Lima lamentou a situação nos Conselhos Tutelares, que segundo ele, estava um verdadeiro “dilúvio” e um corre-corre para não perder os equipamentos diante da água acumulada pela chuva, e solidarizou-se com os comerciantes do Centro de Aracaju que não conseguiram receber clientes com as ruas intransitáveis.   

“Onde se encontram os projetos para o Centro de Aracaju e para as periferias? Não tem, não há. Será que não há necessidade? Quando o aracajuano sai para votar, é porque eles confiam em cada um de nós, que o voto deles vai trazer um alento e segurança, e que as vozes deles serão ecoadas neste parlamento e eles querem uma resposta.  Nós precisamos de respostas contundentes e emergenciais para dar ao povo agora”, afirmou Eduardo Lima.

Ricardo Marques assume a presidência do partido Cidadania em Aracaju

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/04/2024 17h00, última modificação 05/04/2024 17h00
Ricardo Marques assume a presidência do partido Cidadania em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) assumiu, nesta sexta-feira, 5 de abril, o comando do Diretório de Aracaju do partido. Filiado ao Cidadania desde 2020, o jornalista foi eleito vereador na primeira eleição municipal em que participou e logo foi a revelação na Câmara Municipal de Aracaju. 

Nos últimos anos, recebeu várias premiações como o parlamentar mais atuante da capital sergipana e se destacou por sua forte atuação em prol de um melhor transporte público, fiscalização de obras e bom uso do dinheiro público, especialmente na saúde e na educação.  

Em 2022, lançou-se candidato a deputado estadual e recebeu quase 13 mil votos, sendo 9 mil apenas na cidade de Aracaju, tornando-se o quinto vereador mais votado da cidade.  

A nomeação para ocupar a presidência do Cidadania de Aracaju vem com a missão de organizar e fortalecer o partido para as eleições municipais deste ano. 

Emília ouve demandas do bairro Cidade Nova

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/04/2024 09h10, última modificação 08/04/2024 09h10
Emília ouve demandas do bairro Cidade Nova

Kaio Espínola

Ciente de que para reconstruir uma cidade,  a participação popular é fundamental, a vereadora e pré-candidata à Prefeitura de Aracaju Emília Corrêa(PL) percorreu ruas do bairro Cidade Nova, zona norte da capital. Ela ouviu atentamente anseios da população que, entre as principais queixas, relatou a falta de saneamento básico na comunidade, de posto de saúde sem estrutura e precariedade no transporte público.
Ao lado de uma liderança local, popularmente conhecido como “Bebeto Boladão”, Emília conversou com os moradores sobre o descaso da prefeitura. “Eu que não tenho nenhuma limitação estou tendo dificuldades de transitar por aqui, agora, imagine o o sofrimento dessas pessoas que enfrentam isto cotidianamente, imagine para um cadeirante que reside por aqui”, declarou a vereadora, referindo-se aos inúmeros buracos e desníveis.
Um dos pontos que mais comoveu a oposicionista foi a situação do posto de saúde conhecido como José Quintiliano F. Sobral, que nem sequer consta identificação.
“Só estou sabendo que é um posto porque Bebeto está me informando. Não tem nada escrito aqui. Aliás, o que eu ouvi, é que não tem nada lá dentro também. Falta tudo, de especialistas, ao básico, como dipirona. Mas para Edvaldo, Aracaju já possuiu a melhor secretária da saúde de todos os tempos. Só se for a capital lá da zona sul, a esquecida, e que não serve para as suas propagandas, e que precisa ser urgentemente assistida, é esta”, pontuou.

Confira a agenda de atividades da Câmara Municipal de Aracaju

por Agência CMA — publicado 08/04/2024 10h10, última modificação 08/04/2024 10h58
Os eventos acontecem entre os dias 08 e 12 de abril

Na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) são desempenhadas diversas atividades, além das Sessões Ordinárias. O plenário Abrahão Crispim é cenário de Sessões Especiais, Solenes, como entregas de títulos de cidadania e Audiências Públicas. No site da CMA é disponibilizado um banner na lateral da página em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana. 

 

Segunda-feira (08/04)

Audiência pública

Tema: ‘Funcionamento, condições de trabalho enfrentadas pelos servidores da maternidade N. Sra. de Lourdes’

 Autoria: vereador Elber Batalha (PSB)

 Horário: 9h

Local: Plenário da CMA

 

Tarde

Sessão Solene

 Título de Cidadania a Alecsandro de Melo, Pastor da Igreja Univesal do Reino de Deus em Sergipe

Autoria: Vereador Eduardo Lima (Republicanos)

Horário: 16h

Local: Plenário da CMA

 

Terça-Feira (09/04)

Sessão Solene

Título de Cidadania ao paratleta Ulisses Leal Freitas

Autoria: Vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB)

Horário: 16h

Local: Plenário da CMA

 

Quarta-feira (10/04)

 Sessão especial

Tema: ‘Dia do combate ao trabalho escravo contemporâneo’

Autoria:  Vereadora Professora Sônia Meire (PSOL)

 Horário:14h

Local: Plenário da CMA

 

Quinta-feira (11/04)

Sessão Solene

Título de Cidadania ao jogador João Paulo Souza dos santos

Autoria: Vereador Anderson de Tuca (União Brasil)

Horário: 15 h

Local: Gabinete

 

Sargento Byron - Estrelas do Mar oficializa filiação ao MDB

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/04/2024 10h50, última modificação 08/04/2024 11h28
Sargento Byron - Estrelas do Mar oficializa filiação ao MDB

Foto: Assessoria Parlamentar

O vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar oficializou na sexta-feira, 05, sua filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (Movimento Democrático Brasileiro).

Para o parlamentar, a filiação marca um novo momento em sua trajetória política e pessoal, após três anos no Partido Republicanos. "Resolvi mudar e , com toda certeza, foi uma mudança muito bem pensada e dialogada. As conversas com o Partido Republicanos não avançaram. Enxerguei no MDB um espaço positivo, maduro e confortável para trabalhar por Aracaju. Ao lado do senador Alessandro Vieira e da delegada Danielle Garcia, acredito no fortalecimento da sigla em nossa capital, buscando as tantas transformações e melhorias que a nossa sociedade precisa. Agradeço a receptividade calorosa e o respeito que construímos até aqui", declarou Byron.
Sobre seu primeiro mandato, Byron enfatizou: " fico muito feliz em olhar para trás e ver o quanto o meu mandato tem sido coletivo, de escuta ativa e para a sociedade. Antes mesmo de estar como político , eu já buscava ser agente transformador de uma sociedade. A causa da pessoa com deficiência é a base do meu trabalho, mas o mandato é abrangente, é para todos. Isso não se resume apenas a quem votou em mim, em 2020, pois a partir do momento que você assume o cargo, sua atuação é para todos. Eu trabalho e quero continuar trabalhando ainda mais pela segurança pública, pela educação, pelo esporte, pelo empreendedorismo, pelo turismo, pela sustentabilidade e todos os demais aspectos que envolvam os direitos fundamentais de uma sociedade. Me orgulho também de fazer parte de uma legislatura de atuação firme, independente e harmoniosa".
Para os próximos meses, o vereador por Aracaju demonstra grande expectativa. "Quem escolhe a atuação política, assume de imediato o compromisso com o todo. É dedicação e abdicação diariamente. É você entender que, muitas vezes, você será cobrado por algo que não é da sua competência, mas que pode ter sua contribuição. É você entender que podem lhe atribuir diversos substantivos e defeitos, mas seu trabalho é quem irá te definir. Eu acredito nos meus propósitos e nos meus valores, isso me faz ter ainda mais força para acreditar que, em 2025, tudo será ainda melhor", concluiu.

O ato de assinatura no agrupamento contou a presença de autoridades, familiares e amigos que abraçaram o novo momento do vereador. "Byron é um nome íntegro, que tanto tem se destacado e trabalhado pela sociedade aracajuana. Estabelecemos uma relação de bons trabalhos, respeito e grande amizade. Estamos juntos neste novo ciclo", frisou Danielle Garcia.

Confira mudanças na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) após encerramento da janela partidária

por Agência CMA — publicado 08/04/2024 11h18, última modificação 08/04/2024 11h18
Durante 30 dias, parlamentares puderam trocar de partido
Confira mudanças na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) após encerramento da janela partidária

Gilton Rosas

Com início em 7 de março, a janela partidária de 2024 se encerrou na última sexta-feira (05/04). Ao longo de 30 dias, vereadoras e vereadores puderam trocar de partido sem perder o mandato. A prerrogativa é aberta em anos eleitorais e é reservada aos detentores de mandatos eletivos obtidos em pleitos proporcionais.

CMA

Na CMA, houve 11 mudanças de partido. A maior bancada passa a ser a do PSD com 5 parlamentares, incluindo o vereador licenciado Nitinho Vitale. O União Brasil vem em seguida com 4 vereadores; PDT, Rede e Podemos somam 3 vereadores cada.

 

Resolução do TSE

A determinação foi regulamentada pela Resolução TSE nº 22.610/2007, que estabelece que o mandato pertence ao partido, e não ao candidato ou à candidata eleita. A medida se efetivou após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), posteriormente confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu a fidelidade partidária para os cargos conquistados em eleições proporcionais.

Veja como ficou a composição partidária na Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju:

 

CIDADANIA

Ricardo Marques

 

MDB

Sargento  Byron Estrelas do Mar

 

PDT

Joaquim da Janelinha

Professor Bittencourt

Vinícius Porto

 

PL

Emília Corrêa

 

PODEMOS

Cícero do Santa Maria

Paquito de todos

Binho

 

PP

Fabiano Oliveira

 

PSB

Elber Batalha

 

PSD

Ricardo Vasconcelos

Bigode do Santa Maria

Doutor Manuel Marcos

Nitinho Vitale (licenciado)

Soneca

 

PSOL

Professora Sônia Meire

 

PT

Camilo Daniel

 

REDE

Breno Garibaldi

 

Republicanos

Eduardo Lima

 

UNIÃO BRASIL

Sheyla Galba 

Anderson de Tuca

Isac Silveira

Pastor Diego

 

SEM PARTIDO

Doutor Gonzaga

 

 

Vereador Byron participa de mais uma edição da Caminhada em Conscientização do Autismo

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/04/2024 12h09, última modificação 08/04/2024 12h09
Vereador Byron participa de mais uma edição da Caminhada em Conscientização do Autismo

Foto: Assessoria Parlamentar

No último domingo, 07, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) participou, na Orla de Atalaia, de mais uma edição da 'Caminhada em Conscientização do Autismo', promovida por pais de crianças com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
"São anos de trabalhos dedicados à causa da pessoa com deficiência, e poder acompanhar momentos de integração, inclusão e celebração como este engrandecem o coração e a alma. A pessoa com autismo tem total capacidade de ser protagonista da sua história, a medicina tem nos mostrado a importância das diversas terapias e acompanhamento multidisciplinar. Quanto mais falarmos sobre o assunto, mais espaço essas pessoas terão. É assim que deve ser", ressaltou o vereador que é idealizador do projeto social Estrelas do Mar, há 12 anos, atuando junto à pessoa com deficiência por meio da prática do bodyboard.

 A  caminhada contou com a presença de profissionais especializados na área, reunindo toda sociedade civil. Ao final do evento, as crianças se divertiram no Espaço Kids disponibilizado pela organização da ação, dando continuidade ao propósito da caminhada.

TV Câmara lança programa sobre Resumo Esportivo

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 08/04/2024 13h55, última modificação 08/04/2024 13h55
TV Câmara lança programa sobre Resumo Esportivo

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, a TV Câmara lançou o “Resumo esportivo”, um programa que vai levar ao público as principais notícias envolvendo o esporte aracajuano. Apresentado pela jornalista Gleydy Matos e com produção de Ivo Jeremias e Gabriel Aragão, o programa tem como proposta apresentar um compilado dos acontecimentos esportivos e divulgar eventos esportivos, de forma ágil e dinâmica.

 Transmitido pela TV Câmara, o ‘Resumo Esportivo’ também estará atento aos projetos de lei apreciados na Câmara de Vereadores com temas relacionados ao esporte, repercutindo por meio de análises com especialistas e reportagens.

A exibição do programa será às segundas-feiras, com reprise na terça e quarta-feira, a partir das 13h. Confira o primeiro episódio do programa: https://www.youtube.com/watch?v=i2aQgEf67CA

 

SERVIÇO

Programa "Resumo Esportivo"

Quando: Segunda a quarta-feira, a partir das 13h

Onde: TV Câmara, canal 5.03

Audiência Pública de autoria da vereadora Sonia Meire debaterá o “Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo”

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 08/04/2024 13h49, última modificação 08/04/2024 13h49
Audiência Pública de autoria da vereadora Sonia Meire debaterá o “Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo”

Arte: Assessoria de Imprensa da Parlamentar

Na próxima quarta-feira (10), às 14h, será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju uma Audiência Pública de autoria da vereadora Sonia Meire com o tema “Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo”. O debate contará com a presença da professora de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Shirley Silveira; da dirigente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Estado de Sergipe, Quitéria Santos; do Procurador do Ministério Público do Trabalho, Márcio Amazonas; e do Auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Thiago Laporte, além da Coordenação Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Escravo de Sergipe.  

“Essa audiência foi organizada junto com a professora Shirley Silveira através de estudos dela sobre o tema. Essa é uma política que precisamos combater, porque o trabalho análogo à escravidão continua sendo realizado no nosso país, principalmente no meio rural, e em Sergipe, inclusive, temos casos em fazendas. Mas ainda temos também pessoas na cidade em trabalho doméstico nesse regime. Estamos no século 21 e ainda com esse pensamento, um tipo de trabalho que não comporta na nossa sociedade, um trabalho penoso e desumano. Eu faço parte da Comissão de Direitos Humanos na Câmara e essa é uma pauta que também estou levando para lá”, disse a vereadora Sonia Meire. 

Esse debate é urgente e necessário para que se possam sistematizar propostas de enfrentamento e denúncias, além das condições e relações de trabalho que, infelizmente, ainda existem e são análogas à escravidão, seja na cidade ou no campo, em Aracaju ou em Sergipe. A audiência é aberta ao público, e a população pode participar presencialmente ou online através do Youtube da TV Câmara.
 

Convite 

O quê: Audiência Pública “Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo” 

Quando: 10/04, às 14h 

Onde: Câmara Municipal de Aracaju (CMA)

Palhaço Soneca veste fantasia e diverte crianças com autismo na capital

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/04/2024 14h58, última modificação 08/04/2024 14h58
Palhaço Soneca veste fantasia e diverte crianças com autismo na capital

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Fantasiado a caráter, o vereador Palhaço Soneca (PSD) juntou-se a centenas de pessoas para participar da segunda edição da ‘Caminhada em prol da conscientização do autismo’, realizada neste domingo, dia 07, na Orla da Atalaia. "Me arrumei todo para levar alegria e animar a criançada durante o percurso da caminhada. Foi muito legal abraçar e receber o carinho das crianças e seus familiares", destacou o parlamentar.  

De acordo com Soneca, as famílias puderam trocar experiências e compartilhar momentos de descontração e aprendizado. "Eu mesmo curti muito estar no meio dessa turma e reforçar o apoio à causa e buscar a conscientização de uma inclusão ainda maior em nossa capital", observou o vereador.  

Além de familiares, amigos e pessoas que apoiam a causa, a caminhada contou com a presença de profissionais especializados na área. No fim, Soneca aproveitou para brincar com o público infantil no espaço montado pela organização do evento.

De autoria de Elber, Audiência Pública debate, na CMA, problemáticas da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/04/2024 16h25, última modificação 08/04/2024 16h26
De autoria de Elber, Audiência Pública debate, na CMA, problemáticas da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

Foto: Gilton Rosas

Uma Audiência Pública, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), debateu os desafios, funcionamento e condições de trabalho na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) nesta segunda-feira, 8, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Na ocasião, funcionários, autoridades, conselhos e sindicatos marcaram presença para buscar uma solução através de sugestões, dados e ideias. 

Nas pautas principais, a organização institucional da maternidade com a necessidade de criação de protocolos, além da conscientização do atendimento primário em diversos lados, desde os municípios, evitando assim a superlotação que voltou desde dezembro com a falta de acompanhamento no primeiro momento do pré-natal. 

Para Elber, a oportunidade teve o objetivo de contribuir e continuar com esse nível de qualidade da Lurdinha. "A gente não quer buscar um culpado, mas soluções para reclames recorrentes de vários profissionais. Um local com tamanha importância e com várias vertentes problemáticas como falta de insumos básicos, jornada de trabalho e até uma precarização do mercado de trabalho com a falta de concursos. Isso acarretará na queda da qualidade dos serviços por lá, mesmo sendo uma referência. O que é triste, já que falamos com tanto orgulho desse lugar", disse o parlamentar. 

Entre os presentes, membros do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) e Conselho Federal de Medicina em Sergipe, além da Ordem de Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE), entre outros representantes da maternidade e Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

José Helton Silva Monteiro, presidente do Sindimed, contou que eles fiscalizam e sabem de toda a realidade há muito tempo. "Em março de 2023, fizemos a visita e em abril, reforçamos o pedido ao Ministério Público. Em maio, alguns colegas pediram demissão para trabalhar na Lourdes Nogueira, pela falta de estabilidade. Quem segura os plantões? Os outros colegas. A gente precisa sim de profissionais, mas os que estão lá é por amor para que a maternidade não pare. Será que a gente mandaria algum familiar para lá? O melhor plantão pediátrico está lá. A gente não pode brincar de fazer saúde pública. A gente não faz isso sem planejamento e diálogo. Nesse governo, o sindicato não é nem recebido mais", relatou na tribuna. 

 Ricardo Scandian Melo, do Conselho Federal de Medicina em Sergipe, durante o seu pronunciamento, apresentou dados de 2015 e 2016 que já mostravam a falta de organização na obstetrícia em Sergipe. "A Lourdes é a minha casa. A obstetrícia de Sergipe carece de atendimento de atenção básica, na capital ou interior. Situação que é precária ou inexistente. Esse estudo que fiz foi de 2017, com dados de 2015 e 2016. Na época, a alta taxa de mortalidade em Sergipe já era registrada. Sendo 35 a cada grupo de 100 mil, com o Brasil estacionou em 45 e Sergipe em 60 ao ano. A estruturação da obstetrícia em Sergipe não sofreu evolução", falou. 

Tuanny Temer é obstetra desde 2011 na maternidade e ressaltou que uma das necessidades é filtrar a porta da maternidade. "A principal pauta é a questão da rede materna que é deficiente em todos os sentidos. A gente começa da base, do pré-natal insuficiente ou inexistente mesmo. A partir do momento, que não existe nenhum exame, já se caracteriza uma gestação de alto risco. Pelo fato de ser a única nesse sentido, a gente vem percebendo um volume maior. A gente atende as redondezas como interior da Bahia e Alagoas. Uma das prioridades é uma maneira de tentar fechar essa porta para os outros estados", alertou.  

Representando a (OAB/SE), a advogada Gabriela Millano, se colocou à disposição desses trabalhadores para fiscalizar de perto junto às comissões. "Gostaríamos de nos solidarizar com as condições dos servidores da maternidade. Obviamente quando nós nos deparamos com a realidade desses trabalhadores, com a equipe deficitária, temos pessoas exaustas física e mentalmente. Isso prejudica o atendimento ao paciente. Dessa forma, o compromisso da OAB é fiscalizar o que está acontecendo e cobrar a realização de concurso", disse. 

Lourivania Prado, superintendente da maternidade, lembrou que a pauta não é atual e que medidas já são pensadas de forma técnica. "A gente precisa trabalhar para melhorar tudo isso fora também e organizar o processo externo. São mais de 900 pacientes por mês que são avaliados e cerca de 60% são liberados para as suas regionais. Existe a fama de que a Lourdes vai resolver, já que tem os melhores profissionais. Mas, não tem nenhum protocolo inscrito. Temos que caracterizar o que é de alto risco, descrevendo o nosso protocolo. Quem enche a Lourdes hoje é Aracaju, seguido de Socorro, Barra e São Cristóvão", informou. 

Neuzice Oliveira, representante da Secretaria de Estado da Saúde (SES) chegou com novidades, inclusive sobre o concurso público. "Nós já estamos numa força tarefa para somar esforços junto aos municípios para reorganizar essa questão. A gente não pode pensar só nas maternidades, mas fortalecendo a atenção primária de saúde. O governo do estado através do empréstimo, vem com algumas missões. Dentre esses eixos, a construção do novo complexo materno infantil com uma nova maternidade contando com uma UTI adulto com 20 leitos. Além disso, teremos concurso, mas por enquanto, temos credenciamento aberto e a adesão ainda não foi boa", declarou. 

 Por fim, ficou acordado entre as partes o acompanhamento dos desdobramentos e próximos acontecimentos sobre o assunto. 

Alex Melo recebe Título de Cidadania Aracajuana

por Leonardo Teles- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2024 09h15, última modificação 09/04/2024 09h13
Título foi entregue a pedido do vereador Eduardo Lima
Alex Melo recebe Título de Cidadania Aracajuana

Foto: Naldo Santos

O presidente do PRD 25 em Sergipe e pré-candidato a vereador em Aracaju, o pastor Alex Melo, recebeu, na tarde desta segunda-feira, dia 08, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o Título de Cidadania Aracajuana. A honraria foi entregue por um pedido do vereador Eduardo Lima (Republicanos), seu colega de congregação na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).


“O homem não pode receber coisa alguma, se do céu não lhe for dada. E esse versículo (João 3:27) é o norte e a direção àqueles que buscam honrar a Deus. Então, esse Título de Cidadania Aracajuana que esta Casa aprovou de forma unânime, dá, de fato e de direito, a um cidadão de fora de Aracaju o reconhecimento de todo serviço prestado em nossa cidade. Parabéns, pastor Alex”, enalteceu Eduardo Lima.    


“Agradeço ao pastor Eduardo (Lima) por essa homenagem e por tudo que o senhor fez aqui na Câmara Municipal de Aracaju. Cheguei a Aracaju no dia 2 de abril de 1999 pela primeira vez, no bairro Siqueira Campos, com uma bolsa com quatro peças de roupa na mão, vim para fazer a obra, depois passei por Alagoas e Pernambuco, São Paulo e em 2018 voltei para morar em Aracaju, e parte do que sou hoje aprendi com essa cidade, que hoje recebe esse Título de Cidadania Aracajuana”, afirmou Alex Melo. 


Presente na solenidade, a deputada federal e pré-candidata à prefeita de Aracaju, Yandra Moura (União-SE), parabenizou Alex Melo pelo seu trabalho feito em Aracaju. “É com muita alegria e satisfação participar dessa sessão solene que concede ao pastor Alex Melo a cidadania aracajuana, por todos os seus serviços e responsabilidade com Aracaju, assim como a Igreja Universal tem com nossa cidade”, afirmou.

 

Natural de Guarulhos (SP), Alecsandro de Melo, ou simplesmente Alex Melo, nasceu no dia 21 de setembro de 1982, tem 41 anos, é cristão, casado há 21 anos com Eliana Melo e chegou para morar em Itabaiana (SE) com apenas nove meses de idade. Filho de mãe solteira e pai com problemas alcoólicos,  com oito anos já ajudava a manter a própria família, trabalhando com cerâmica e feiras livres. Aos 16 anos foi levantado como pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, função que desempenha até hoje.


Chegou a Aracaju pela primeira vez em 1999, e voltou para morar em 2018, de onde vem realizando seus trabalhos eclesiásticos em várias unidades da IURD na capital. Na catedral da Universal em Sergipe, realizou as reuniões do “Jejum das Causas Impossíveis”, aos sábados, até ser chamado para ser candidato a deputado federal em 2022, pelo Republicanos, quando obteve 16.203 votos, sendo quase sete mil em Aracaju. 


Apoiador da causa animal, esportes, idosos e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Alex Melo também é um grande defensor da Bíblia, dos valores cristãos e contra o aborto, legalização das drogas e ideologia de gênero.


A solenidade contou a presença da deputada federal Yandra Moura (União-SE), do vereador de Aracaju Pastor Diego (União), do prefeito da Barra dos Coqueiros Alberto Macedo (União), do vereador de Nossa Senhora do Socorro Léo Rocha (Republicanos), do presidente do PRD em Aracaju José de Oliveira Filho, do presidente de Honra do PRD em Sergipe Maurício Pimentel e do professor do Projeto Educando para Libertar Jadiel de Oliveira Lima.

“Famílias carentes não conseguem pagar taxa de esgoto da Deso”, afirma vereador Cícero do Santa Maria

por Assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2024 11h21, última modificação 09/04/2024 11h21
“Famílias carentes não conseguem pagar taxa de esgoto da Deso”, afirma vereador Cícero do Santa Maria

Foto: Gilton Rosas

O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) usou a Tribuna na sessão desta terça-feira, 9, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para voltar a falar sobre a cobrança da taxa de esgoto da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), em comunidades carentes da capital.

De acordo com o parlamentar, a cobrança de 80% em cima do valor da água inviabiliza que famílias carentes possam ter acesso à agua. “O bairro 17 de Março é o exemplo disso. Lá, a grande maioria das famílias sobrevive de reciclagem ou do Bolsa Família e como vai conseguir pagar essa taxa de esgoto?”, questionou.


Cícero lembrou que apresentou um Projeto de Lei na Câmara para isentar a cobrança para famílias que recebiam até dois salários mínimos. “Infelizmente, o projeto não passou e faço apelo ao governador para reduzir essa taxa ou ampliar a isenção da tarifa social, porque fica muito difícil para as famílias carentes”, afirmou.

Autismo
Ainda em seu pronunciamento, Cícero do Santa Maria destacou que abril é o mês da conscientização do autismo. “Mas não basta só conscientizar:  poder público precisa ser eficiente e ajudar a melhorar a vida das pessoas com autismo”, revelou.

E essa melhoria de vida, segundo o parlamentar, passa pelo acesso à saúde de qualidade. “Principalmente ao neuropediatra, que é uma especialidade que não conseguimos encontrar nos postos de saúde. Uma senhora me procurou pedindo ajuda porque o filho está há três dias sem a medicação, por falta da receita, e ela não tem condições de pagar particular e não tem esse profissional na saúde pública”, lamentou.

E como forma de amenizar esse sofrimento, Cícero pediu para a Prefeitura de Aracaju fazer mutirões para levar atendimento médico para a população. “Precisamos de mutirões com neuropediatras e fonoaudiólogos porque nenhum desses profissionais se acha nos postos de saúde e, quando acha, é por telemedicina”, completou.

Vereadora Sonia Meire denuncia situação da capital durante as chuvas

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 09/04/2024 12h04, última modificação 09/04/2024 12h04
Vereadora Sonia Meire denuncia situação da capital  durante as chuvas

Foto: Gilton Rosas

Mais de 70 mm de chuvas foram registrados em Aracaju na semana passada, e com isso diversos transtornos espalhados por todas as zonas da cidade. A vereadora Sonia Meire recebeu diferentes relatos de alagamentos de ruas e canais em diferentes bairros, assim como presenciou  lugares completamente alagados, onde a água chegava a entrar em diversos automóveis na região do bairro São José. O problema provocado pelas chuvas é antigo na capital aracajuana e os planos de contingência realizados pela Prefeitura Municipal de Aracaju não tem dado conta das necessidades da população.

 

“Já era esperado que, em algum momento, as chuvas iriam chegar na nossa capital por conta do calor intenso. O índice pluviométrico foi muito alto e nós recebemos vídeos de diferentes zonas da cidade. A população que reside em morros e encostas está sob risco e, desde o ano passado, que a gente vem fazendo um apelo à prefeitura municipal para olhar para essa população. É preciso medidas urgentes, com um planejamento de drenagem para todas as áreas que estão ficando alagadas”, disse a vereadora.

 

Em janeiro deste ano, a Prefeitura Municipal de Aracaju se reuniu para alinhar um Plano de Contingência do município para o período chuvoso de 2024. A própria gestão, por meio do Secretário da Defesa Civil, admitiu que já esperava chuvas acima da média histórica para a cidade, no que abrange os meses de abril, maio, junho e julho. Mesmo assim poucas medidas preventivas foram adotadas, o que é comprovado pelos diversos pontos de alagamento por toda Aracaju.  

 

A gestão afirmou ainda que executa, por meio de seus órgãos, um trabalho preventivo de limpeza de canais, desobstrução de bocas de lobo e limpeza de vias públicas de forma geral, porém o que foi observado pela população na manhã desta quinta-feira foram ruas sem a drenagem necessária, com diversos lixos e entulhos obstruindo bueiros e canteiros.

 

“Algumas ocorrências foram registradas pela Defesa Civil e os vídeos dos transtornos não param de circular. É necessária uma reflexão profunda de como a cidade de Aracaju cresceu, quantas lagoas foram soterradas e quantas construções foram autorizadas retirando a condição de drenagem do solo. As desobstruções de esgotos e a limpeza de canais são essenciais e permanentes, mas são paliativos. Para buscar uma solução é urgente um projeto de recuperação de lagoas em áreas urbanas, pavimentação permeável, aumento de áreas verdes, ao contrário do que é feito pela prefeitura, que cimenta toda e qualquer área de praça pública e ainda corta árvores para depois fazer um replantio, lento e sem recuperação da flora existente”, completou Sonia Meire.

 

A cidade do futuro proposta pela gestão de Edvaldo Nogueira não teve nenhum compromisso com o meio ambiente e com a vida. Apenas importou construções e o lucro dos grandes empresários, e agora coloca a culpa no alto índice pluviométrico. A destruição ambiental não começou nessa gestão, mas houve essa preocupação no atual governo? Onde e quando o poder público terá como preocupação central o meio ambiente? Qual o projeto de drenagem nessa última década? Qual o projeto para despoluição dos rios que cortam nossa cidade? E o aterramento do mangue? São perguntas que a vereadora faz em mais um ano em que alagamentos e inundações podem ocorrer.

 

Medidas podem ser tomadas, mas é necessário vontade política e estruturação de um Plano Diretor em que se priorize as pessoas e sua relação com a reestruturação de um ambiente justo e equilibrado. A crise climática existe e já chegou para todo mundo, mas os mais pobres são os que mais sofrem, pois  estes não tem o direito à moradia, saneamento, saúde, educação, acesso à água potável, dentre outros. Basta de mercantilização da vida e de destruição.

Tribuna Livre recebe integrantes do Fórum Forró de Raiz de Aracaju nesta terça-feira,09

por Agência CMA — publicado 09/04/2024 12h25, última modificação 09/04/2024 16h11
O músico João Antônio Santos fez um apelo aos parlamentares por mais espaços para categoria
Tribuna Livre recebe integrantes do Fórum Forró de Raiz de Aracaju nesta terça-feira,09

Gilton Rosas

A presença de homens usando chapéu de couro na galeria do Plenário Vereador Abrahão Crispim antecipava que o tema da Tribuna Livre seria relacionado à cultura nordestina. Com a tradicional indumentária, João Antônio Santos de Araújo, mais conhecido como Grilo do Forró, subiu à tribuna em defesa da mais emblemática música do Nordeste.

Grilo do Forró, que é membro da Associação dos Forrozeiros do Estado de Sergipe e do Fórum do Forró de Raiz, repousou o chapéu no púlpito e nas primeiras palavras sentenciou. “Não é fácil viver de música em nosso Estado. É lamentável: tem gente vendendo zambumba para fazer a feira. Tem músico vendendo triângulo para comprar o pão do jantar da família. Existem muitos espaços de festas, como o Verão Sergipe que aconteceu recentemente, mas eu não vi nenhum forrozeiro”, lamentou.  

Apelo

O músico revelou que os forrozeiros recebem em média R$ 1.500 por apresentação e reivindicou mais oportunidades para além dos festejos juninos.“ Tenho certeza de que vocês que fazem parte dessa Casa, que é do povo, irão se solidarizar conosco. Nos ajudem a valorizar mais nossos artistas, nossos músicos. Ganhamos um pãozinho a mais na época junina, mas o Forró cabe em qualquer época. Peço que cada um de vocês veja de que forma pode nos ajudar”, disse Grilo do Forró.

O que disseram os Vereadores

 O Vereador Elber Batalha (PSB) foi o primeiro a comentar a fala de Grilo. “Entendo o sofrimento, a luta e peleja diária dos artistas e músicos que se dedicam à tradicional música nordestina, mas eu acredito que a única forma de revertemos isso, e não é a curto prazo, é a médio e longo prazo, é voltarmos a criar um público consumidor da música regional nordestina que é o Forró. A realidade de Sergipe é que a cultura baiana tomou conta da formação cultural da nossa juventude, que perdeu a relação de pertencimento com a nossa música raiz”, avaliou Elber.   

 Em seguida, Paquito de Todos (Podemos) falou sobre projetos desenvolvidos na rua São João, como o ‘Segundonas’, executados pelo Governo do Estado. O parlamentar também destacou a relevância da ação dos agentes políticos no sentindo de valorizar a cultura regional. 

“ É fácil as pessoas falarem, mas o importante é olhar para cada um dos senhores e dizer: vamos ajudar, vamos fazer com que aconteça. A rua São João estava morta, o vereador Paquito de Todos foi e deu um gás. Depois entrou o governador e viu a necessidade de fazer as ‘Segundonas’ na rua São João, mas é preciso um incentivo maior. Quando eu subo nessa tribuna diversas vezes eu me refiro à cultura, às nossas tradições, está na hora de ser melhor. Sabe o que é incentivo à cultura? É dar apoio moral e financeiro a essas instituições, ninguém faz nada sem dinheiro.  Pedi para que todas as festas em Aracaju tenham 90% cento dos forrozeiros locais e destinei R$ 50 mil para Associação dos Forrozeiros

 

A vereadora Sheyla Galba (União Brasil) fez um paralelo dos valores pagos a artistas locais com o que é pago a artistas de fora. Na oportunidade, Sheyla citou a apresentação dos cantores Ludmila e Belo, em evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, no aniversário da cidade.  “Foi mais R$ 1 milhão para 2 horas de show de Ludmila e Belo. Nós temos artistas da terra. A culpa é de quem só contrata show de artistas de outros estados. Ludmila recebeu R$ 770 mil e vocês R$ 1500. Quem está desvalorizando vocês é a gestão. Vamos fazer um projeto de lei para que qualquer show tenha 30% de artistas ligados ao forró".

Para o vereador Ricardo Marques (Cidadania),  falta uma atenção maior à causa por parte dos gestores públicos. " Lembro o ano que Fabiano criou o slogan, quando ele estava na Secretaria do Turismo, Sergipe é o país do Forró. Não tivemos nada de Forró no aniversário de Aracaju, a capital do país do Forró. Tem que cobrar do prefeito. Faço atividade física na orla quase todos os dias e não tem nada, só o Cariri, que é particular.  Não valorizamos, não só por causa do cachê, a culpa é das gestões que não estimulam a vontade desses jovens conhecerem seus músicos. Falta um planejamento e projetos para que a nossa cultura viva. Vamos continuar cobrando”, afirmou Ricardo.

O vice-presidente da CMA, Fabiano Oliveira (PP), lembrou o músico estanciano Rogério, autor de ‘Sergipe é o País do Forró’, citando, por mais de uma vez, a música que virou bordão. Fabiano ressaltou a necessidade de ações culturais continuadas. “Quando secretário de cultura e turismo e presidente da Emsetur, no governo de Albano Franco, pude viajar o país com o saudoso Rogério e a cantora Amorosa, levando o slogan Sergipe é o País do Forró. Por mim, nós teríamos o Forró permanentemente dentro do aeroporto e rodoviária de Aracaju, dando boas-vindas aos turistas e cidadãos aracajuanos. Já por 2 anos tenho emendas destinadas à Funcaju para apoiar o artista sergipano. Sergipe é o país do forró. Se a cultura baiana, sertaneja, do que for, estiver sobrepondo a nossa musicalidade , que é regional e está incorporada em nossos corações,  que os entes públicos assumam essa responsabilidade”, finalizou Fabiano.  

A Tribuna Livre

A Tribuna Livre é o espaço reservado a cidadãos e entidades que desejam se manifestar a respeito de assuntos que interessem à coletividade; ou convidados que prestam esclarecimentos perante a Câmara Municipal. Na CMA, acontecem às terças-feiras, sempre depois da leitura do Expediente do Dia e antes do Pequeno Expediente.

A pedido de Eduardo Lima, CMA entrega Título de Cidadania Aracajuana a Alex Melo

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2024 13h20, última modificação 09/04/2024 13h20
Alex Melo é natural de Guarulhos (SP) e cresceu em Itabaiana (SE)
A pedido de Eduardo Lima, CMA entrega Título de Cidadania Aracajuana a Alex Melo

Foto: Naldo Santos

A pedido do vereador Eduardo Lima (Republicanos), a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) entregou, na tarde desta segunda-feira, dia 08, o Título de Cidadania Aracajuana ao presidente do PRD 25 em Sergipe, o pastor Alex Melo, seu colega de congregação na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). 

“O homem não pode receber coisa alguma, se do céu não lhe for dada. E esse versículo (João 3:27) é o norte e a direção àqueles que buscam honrar a Deus. Então, esse Título de Cidadania Aracajuana que esta Casa aprovou de forma unânime, dá de fato e de direito a um cidadão de fora de Aracaju o reconhecimento de todo serviço prestado em nossa cidade. Parabéns, pastor Alex”, enalteceu Eduardo Lima. 

“Agradeço ao pastor Eduardo (Lima) por esta homenagem e por tudo que o senhor fez aqui na Câmara Municipal de Aracaju. Cheguei em Aracaju no dia 2 de abril de 1999 pela primeira vez, no bairro Siqueira Campos, com uma bolsa com quatro peças de roupa na mão, vim para fazer a obra, depois passei por Alagoas e Pernambuco, São Paulo e em 2018 voltei para morar em Aracaju, e parte do que sou hoje aprendi com essa cidade, que hoje recebe esse Título de Cidadania Aracajuana”, afirmou Alex Melo. 

Presente na solenidade, a deputada federal Yandra Moura (União-SE) parabenizou Alex Melo pelo seu trabalho feito em Aracaju. “É com muita alegria e satisfação participar desta Sessão Solene que concede ao pastor Alex Melo a cidadania aracajuana, por todos os seus serviços e responsabilidade com Aracaju, assim como a Igreja Universal tem com nossa cidade”, afirmou.  

Natural de Guarulhos (SP), Alecsandro de Melo, ou simplesmente Alex Melo, nasceu no dia 21 de setembro de 1982, tem 41 anos, é cristão, casado há 21 anos com Eliana Melo e chegou para morar em Itabaiana (SE) com apenas nove meses de idade. Filho de mãe solteira e pai com problemas alcoólicos, aos oito anos já ajudava a manter a própria família, trabalhando com cerâmica e feiras livres. Aos 16 anos foi levantado como pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, função que desempenha até hoje. 

Chegou a Aracaju pela primeira vez em 1999, e voltou para morar em 2018, de onde vem realizando seus trabalhos eclesiásticos em várias unidades da IURD na capital. Na catedral da Universal em Sergipe, realizou as reuniões do “Jejum das Causas Impossíveis”, aos sábados, até ser chamado para ser candidato a deputado federal em 2022, pelo Republicanos, onde obteve 16.203 votos, sendo quase sete mil em Aracaju. 

Apoiador da causa animal, esportes, idosos e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Alex Melo também é um grande defensor da Bíblia, dos valores cristãos e contra o aborto, legalização das drogas e ideologia de gênero.  

A solenidade contou com a presença da deputada federal Yandra Moura (União-SE), do vereador de Aracaju Pastor Diego (União), do prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo (União), do vereador de Nossa Senhora do Socorro, Léo Rocha (Republicanos), do presidente do PRD em Aracaju, José de Oliveira Filho, do presidente de Honra do PRD em Sergipe, Maurício Pimentel e do professor do Projeto Educando para Libertar, Jadiel de Oliveira Lima. 

Projeto de internet gratuita em hospitais e postos de saúde é aprovado na CMA

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2024 13h58, última modificação 09/04/2024 13h58
Projeto de internet gratuita em hospitais e postos de saúde é aprovado na CMA

Foto: Gilton Rosas

Com o objetivo de permitir acesso gratuito à internet para pacientes e seus acompanhantes em hospitais e postos de saúde de Aracaju, os vereadores aprovaram nesta terça-feira (9) o Projeto de Lei que prevê a instalação da rede Wi-Fi em todas as unidades de saúde na capital sergipana. A iniciativa é do vereador Soneca (PSD) e aguarda sanção do prefeito Edvaldo Nogueira para se tornar lei. 

“Acredito que o prefeito vai aprovar rapidinho nosso projeto, pois além de necessário, é simples implementar o sistema Wi-Fi nestes locais públicos”, declarou o autor do projeto. 

Com a aprovação da lei, Soneca espera que os aracajuanos tenham facilidade para utilizar a internet dentro das unidades de saúde. “Quem aguenta ficar sem internet hoje em dia? Nem todo mundo pode comprar dados móveis, por isso a lei vai disponibilizar Wi-Fi gratuitamente para pacientes e acompanhantes, seja para se comunicar com parentes, chamar um transporte por aplicativo ou mesmo para se distrair”, enfatizou o parlamentar. 

Isac apoia paralisação dos servidores municipais por reajuste salarial e concurso público

por Valéria Santana, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2024 14h12, última modificação 09/04/2024 14h12
Isac apoia paralisação dos servidores municipais por reajuste salarial e concurso público

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Nesta terça-feira, 9, os servidores municipais de Aracaju protagonizaram uma manifestação em frente à prefeitura, buscando reajuste salarial e a realização de concurso público. Cerca de 10 sindicatos estiveram representados, destacando a urgência dessas demandas. 

Durante o ato, os servidores expressaram sua frustração com uma gestão que, segundo eles, não tem demonstrado compromisso com o bem-estar dos trabalhadores. “A população se vira contra os servidores públicos, trabalhadores, e a culpa é da gestão municipal”, lamentou uma servidora da saúde. Outro trabalhador ressaltou que já estão enfrentando uma perda salarial significativa, calculada em 28% pelos sindicatos. Os discursos durante a manifestação denunciaram a falta de resposta da gestão municipal, evidenciando um descontentamento generalizado. “Queremos apenas o que é óbvio e o que está na lei e é dever dele nos pagar. Estamos pedindo apenas o que é nosso”, afirmou um dos manifestantes. 

Em meio aos clamores por valorização e respeito, o vereador Isac Silveira (União Brasil), conhecido por sua defesa dos direitos dos trabalhadores, marcou presença na manifestação. Ao lado de outros dois vereadores e representantes sindicais, Isac foi recebido pelo Secretário de Governo, Halisson Sousa, e o Secretário de Saúde, João Vitor. Durante o encontro, ficou acordado que na próxima semana será reaberta a mesa de negociação entre as categorias, sinalizando um possível avanço nas reivindicações dos servidores, e que até o fim do mês será apresentado o índice de recomposição das perdas inflacionárias. Este é o segundo ato realizado pelos sindicatos. 

O apoio do vereador Isac à paralisação dos servidores municipais de Aracaju reforça seu compromisso com a luta pelos direitos dos trabalhadores e a busca pela valorização do servidor público, incluindo a necessidade de recomposição salarial e a realização de concursos públicos. “Nós estamos nesta luta há anos. E não vamos parar. Unidos os trabalhadores mostram a força que têm”. 

Câmara Municipal de Aracaju cria Coordenadoria de Acompanhamento de Emendas Impositivas

por Agência CMA — publicado 09/04/2024 14h33, última modificação 09/04/2024 14h33
O Projeto de Lei Complementar nº 3/2024 sancionou a implantação do novo setor.
Câmara Municipal de Aracaju cria Coordenadoria de Acompanhamento de Emendas Impositivas

Gilton Rosas

Em Sessão Extraordinária realizada na manhã desta terça-feira, 09, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou, em redação final, o Projeto de Lei Complementar nº 3/2024. O texto altera e acrescenta dispositivos à Lei Complementar Municipal nº 169, que define a estrutura organizacional administrativa e o regulamento do pessoal do Poder Legislativo municipal. 

Na prática, o Projeto de Lei Complementar 3º/2024 cria um setor específico para o acompanhamento das emendas impositivas. Dentro do quadro organizacional da CMA, a nova unidade é configurada como uma coordenadoria vinculada à Mesa Diretora. 

Durante a votação da matéria, as Comissões de Justiça e Finanças da CMA emitiram, por unanimidade, pareceres favoráveis à implantação da nova unidade. 

 O que são as emendas impositivas 

Elas são um instrumento que os vereadores possuem para destinar recursos para a realização de obras, projetos ou para instituições; na elaboração da lei orçamentária. Aprovado o Projeto de Lei Orçamentária, o qual as emendas impositivas integram, compete à Prefeitura executar as emendas. As emendas impositivas foram instituídas na legislação nacional pela Emenda Constitucional 86/2015. No município, elas são regidas pela Lei Orgânica. 

IFS na Zona Norte de Aracaju: Audiência Pública promovida pelo vereador Camilo debate a implantação de novo Campus

por João Paulo Freire, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2024 14h24, última modificação 09/04/2024 14h24
IFS na Zona Norte de Aracaju: Audiência Pública promovida pelo vereador Camilo debate a implantação de novo Campus

Foto: Janaína Santos

Pensar em um mundo mais justo e igualitário é ter consciência da importância da educação pública na formação dos jovens. Para promover melhorias na educação da juventude aracajuana, o vereador Camilo Daniel (PT) realizou nesta quarta-feira, 03, uma audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju para discutir a possibilidade de implantação do Instituto Federal de Sergipe - IFS na zona norte de Aracaju. 

O presidente Lula anunciou que Sergipe será contemplado com duas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS), sendo uma delas em Aracaju. Dessa forma, o objetivo da audiência pública foi debater a ´possibilidade de atender a demanda da população da região norte em ter uma instituição de educação que oferte o ensino médio.  

Estiveram presentes na audiência pública o senador Rogério Carvalho, o deputado federal João Daniel; a reitora do IFS, Ruth Sales Gama; a ex-deputada estadual, Professora Ana Lúcia; a liderança comunitária da zona norte, Geová de Jesus Souza e a vice-presidenta da UNE, Bruna Fernando, além de movimentos estudantis, alunos do IFS e da sociedade civil.  

Para o vereador Camilo, o IFS nessa região será benéfico para a população aracajuana. “Essa é uma reivindicação justa. A zona norte da cidade necessita disso. Felizmente a gente tem comunidades que solicitam por isso há muito tempo. Essas reivindicações levaram a provocação de que o Instituto Federal de Sergipe seria muito bem-vindo nessa região”.  

O deputado João Daniel ressaltou a importância do instituto na zona norte da capital sergipana. “Reivindicar, junto com a população, a criação do campus para região onde mora a classe trabalhadora. Os trabalhadores e trabalhadoras mais pobres da nossa grande Aracaju, em especial na região norte. A gente fica muito feliz e coloco nosso mandato a disposição para ajudar a viabilizar o que for possível de recurso e emendas para a gente realizar essa importante missão de ter o IFS onde a população mais precisa”. 

A reitora do IFS, Ruth Sales Gama, destaca a presença do instituto em várias regiões de Sergipe. “Esse projeto está presente não só nos municípios, mas em vários bairros de Aracaju. Esse trabalho necessita dessa união, dessa força, desse apoio dos parlamentares”.  

O senador Rogério Carvalho defende a criação de um IFS na periferia e destaca a importância do transporte público. “Entendo que sem luta e reivindicação não há desenvolvimento e progresso, por essa razão essa luta também é nossa. O transporte também precisa ser gratuito para os estudantes”.  

A professora Ana Lúcia, referência na luta histórica em defesa da educação e dos direitos da população, destacou que “o PT sempre defenderá os direitos da população, essa sempre será uma das prioridades do Partido dos Trabalhadores, porque esses são os direitos fundamentais e são direitos da população para que tenham uma vida digna.” 

Nós precisamos, neste momento, priorizar esses direitos, porque isso significa gerar novas possibilidades e a discussão da possibilidade da implantação do Instituto Federal de Educação na zona norte de Aracaju, que tem uma demanda muito grande, além de atender os bairros como Lamarão, Soledade, Cidade Nova e Japãozinho, também pode atender a juventude que vem de Socorro, tanto do Marcos Freire quanto do João Alves, já que ali fica um ponto central”, afirmou. 

Deste modo, a professora reiterou que, além de possibilitar o ensino médio, ele “oferece ensino profissionalizante de qualidade e faz com que o jovem tenha confiança”. “Ele realmente será inserido na vida social e no exercício profissional. Essa é a nossa expectativa, pois é o PT que muda a vida da população sergipana e do Brasil”, concluiu. 

Ao final da audiência, o vereador Camilo defendeu a criação de uma frente parlamentar em defesa dos institutos federais de Sergipe que envolva vereadores dos municípios, deputados estaduais, federais, senadores, a sociedade e movimentos sociais. 

“O Bolsa Família é para quem precisa”, declara Elber

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2024 14h41, última modificação 09/04/2024 14h41
“O Bolsa Família é para quem precisa”, declara Elber

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) fez questão de destacar os feitos do Bolsa Família em seu discurso desta terça-feira, 9, na Sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O parlamentar apresentou dados e falou ainda sobre a bela atuação da amiga Eliane Aquino à frente da Secretaria do Programa. 

Na tribuna, ele apresentou informações atuais do maior programa de inclusão social e distribuição de renda do mundo, como os números nacionais que giram em torno de R$ 685 bilhões de reais para o orçamento de 2024 a 2027. Neste ano, são R$ 56 milhões de beneficiários e 21,4 milhões de famílias assistidas em 5.570 municípios brasileiros. 

Segundo Elber, em Sergipe são 385,6 mil famílias beneficiadas, recebendo R$ 258,15 milhões de reais por mês. “O impacto desse investimento na economia de Sergipe, em muitos municípios, é o que faz o comércio andar; fazendo com que aquela cidade que depende do FPM para sobreviver tenha um movimento significativo circulando em sua economia”, explicou, lembrando ainda de Aracaju, que conta com 62.500 famílias, com R$ 41,6 milhões de reais investidos aqui, com renda média de R$ 666. 

Na oportunidade, ele aproveitou para ressaltar o que foi feito com o programa no último governo federal. “Eu fiz uma visita pessoal a Eliane Aquino e ela me relatava que os números de inscritos aumentaram 70% no país nos últimos oito meses de Bolsonaro, sendo que os filtros da Receita Federal, TSE e outros foram cortados. Pessoas que tinham R$ 18 mil de salário e recebiam o Bolsa. Os cruzamentos de dados foram desativados para reeleger o presidente”, comentou. 

Sobre Eliane Aquino, Secretária Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), fez questão de elogiar a sua gestão, trabalho e representatividade. “Quero falar do meu orgulho de ter Eliane Aquino à frente do maior programa de inclusão do mundo. O nosso pleno apoio a Eliane e ao Ministro Márcio Macêdo. Fico extremamente feliz quando chego em Brasília e vejo tantos representantes do nosso estado, além de vários sergipanos trabalhando por lá também. Que mais sergipanos de toda e qualquer bandeira partidária ocupem espaços de poder”, finalizou. 

Vereadores aprovam 8 proposituras na manhã desta terça-feira, 9

por Maria Isabel Chaves, da Agência Câmara Aracaju — publicado 09/04/2024 16h16, última modificação 09/04/2024 16h16
Entre os documentos, foi aprovado em redação final o PL 230/2023 que dispõe sobre a instalação de rede Wi-Fi em hospitais e postos de saúde
Vereadores aprovam 8 proposituras na manhã desta terça-feira, 9

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou 8 proposituras na 21ª Sessão Ordinária que ocorreu na manhã desta terça-feira, 9. Do total, foram analisados 8 Projetos de Lei e 1 recurso.

 

Redação Final  

De autoria do vereador Soneca (PSD), foi aprovado em redação final o Projeto de Lei nº 230/2023, que dispõe sobre a instalação de rede Wi-Fi nos hospitais e postos de saúde no município de Aracaju.  

Também vai para sanção, o Projeto de Lei nº 209/2023, de autoria do vereador Joaquim da Janelinha (PDT), que reconhece como patrimônio histórico e cultural a Igreja do Espírito Santo. 

 

Aprovados em 2ª discussão  

De autoria do vereador Joaquim da Janelinha (PDT), foram aprovados dois projetos de lei em segunda discussão. O PL nº 84/2023, que institui a semana de conscientização e prevenção à alienação parental, e o PL nº 139/2023, que proíbe a fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de objetos que utilizem a cruz suástica ou gamada, para o fim de divulgação do nazismo.  

O PL nº 247/2023, de autoria do vereador Sargento Byron Estrelas do Mar (MDB), institui o programa de reaproveitamento de peças e acessórios dos uniformes que não estão sendo mais utilizados pelos guardas municipais e agentes de trânsito de Aracaju.  

De autoria do presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), o PL nº 255/2023 foi aprovado e denomina rua Itacy Aparecido Marques a atual Rua CD4, no Bairro Aruana 

Após a aprovação, as proposituras serão apreciadas em Redação Final e depois seguirão para sanção do Poder Executivo.  


Aprovados em 1ª discussão 

De autoria da vereadora Emília Corrêa (PL), foram aprovados dois projetos de lei em 1ª discussão. O PL nº 348/2023, que inclui na home page oficial da administração municipal uma aba específica para deficiente e mobilidade reduzida.  

Já o PL nº 124/2023, gerou discussões no Plenário. A propositura regulamenta pontos de embarque e desembarque exclusivos para motoristas de aplicativos de transporte compartilhado, próximos a estabelecimentos comerciais, empresariais, áreas residenciais, mercados, supermercados, aeroportos e praças na cidade de Aracaju.  


Acompanhe o que disseram os vereadores:  

O vereador Elber Batalha (PSB) apontou a lentidão na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) em resolver as demandas apontadas pelos parlamentares. “Isso que a vereadora Emília está propondo era algo que deveria ser feito pela SMTT. É inconcebível que num aeroporto, numa rodoviária, que nos pontos de controle público de circulação de pessoas não tenham uma delimitação de onde os aplicativos devem parar”, ressaltou.  

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) enfatizou que enviou, em nome da Comissão de Transporte da CMA uma solicitação para audiência com o superintendente Renato Teles, mas não obteve resposta. Em concordância, o vereador Eduardo Lima (Republicanos) chamou atenção para o estado de inércia da SMTT. “Olhando a questão de competência, a gente observa que a SMTT deveria discutir essa questão com a Câmara e a sociedade, porém percebemos uma inércia e não conseguimos visualizar nenhum tipo de manifestação da SMTT para resolver problemas simples, como ponto de ônibus cobertos na Melício Machado”, disse.   

Contrário ao projeto de lei, o vereador Vinicius Porto (PDT) defendeu as ações da SMTT. “Eu fico impressionado com alguns vereadores que dizem que Aracaju tem um trânsito caótico. Onde vocês moram? Existe trânsito em qualquer lugar do mundo. Renato Teles liderou um plano de mobilidade urbana para fazer com que Aracaju tenha os novos corredores. Ele liderou um processo que encaminhou para essa Casa a licitação do transporte público. Foi ele e toda equipe da SMTT que comandou todo esse processo e vocês não reconhecem absolutamente nada. Qualquer um desta Casa sabe que legislar sobre trânsito não compete aos municípios brasileiros, isso compete ao congresso nacional. Se eu votar nesse projeto estarei me enganando. Isso não pode ser votado aqui. Espero que possamos fazer o correto, que é retirar esse projeto de pauta”, enfatizou.  

A autora do projeto de lei, vereador Emília Corrêa (PL), defendeu sua propositura. “A categoria de motoristas sofre demais. Trabalham com isso e o ganho, muitas vezes, é insuficiente.  Se o projeto for aplicado, eles irão evitar multas e infrações. Aqui não é uma incompetência e de competência exclusiva da união quanto temos princípios como o interesse local, que é constitucional. O problema é que a SMTT vem de muito tempo de inércia e omissão. A Câmara, através de seus parlamentares, embasado no princípio do interesse local, no princípio suplementar a legislação federal vem desempenhar o papel simples de regulamentar esses pontos de embarque e desembarque”, falou.  

A vereador Professora Sonia Meire (PSOL) se posicionou nas discussões e ressaltou a necessidade de olhar a problemática da mobilidade urbana como um todo. “Esse tipo de projeto é fruto da ausência de um plano de mobilidade urbana em Aracaju construído de forma participativa e que atenda todos os modais. Eu penso que esse projeto traz para nós a necessidade de aprofundar a discussão e cobrança por um plano de mobilidade que não pode ser substituído por qualquer processo licitatório de transporte coletivo”, argumentou.  


Recurso apresentado foi recusado pelo Plenário    

A vereadora Professora Sonia Meire (PSOL) apresentou o recurso nº 10/2023, contra a decisão da Comissão de Redação e Justiça, que considerou inconstitucional e ilegal o projeto de lei ordinária nº 154/2023 apresentado pela parlamentar. O PL tratava da criação de um programa municipal de implementação da educação para a igualdade de gênero nas escolas da rede municipal, de acordo com as diretrizes do currículo do município de Aracaju.  

“Esse projeto prevê a realização de seminários, campanhas, palestras, várias atividades que compõem o currículo educacional como um todo, não é a grade curricular, mas atividades que ocorrem dentro da escola. O que estamos querendo? Queremos uma formação dos nossos pequeninos e pequeninas sobre o respeito entre meninos e meninas, homens e mulheres, que as pessoas são capazes de fazer as mesmas coisas e, acima de tudo, devem ser respeitadas por suas diferenças. É o desenvolvimento de um currículo com base no respeito às diferenças, dentro do princípio da igualdade de gênero”, explicou a parlamentar.  

O vereador Pastor Diego (União Brasil), relator do recurso, parabenizou a vereadora pelo projeto de lei e pela defesa deste. Em sua fala, o parlamentar explicou ainda os motivos da Comissão de Justiça - presidida por ele - ter considerado a inconstitucionalidade. “Nós temos diversos projetos aprovados nesta Casa que tratavam sobre a grade extracurricular, como muay thai e liberdade religiosa nas escolas. Tudo isso como trabalho extracurricular. No projeto da vereadora, no artigo segundo, prevê que o programa seria criado dentro do currículo do município, e entendemos que isso compete ao Executivo e não ao Legislativo”, disse.  

Ao final das falas, o recurso foi votado nominalmente pelos parlamentares. Para que fosse aceito, o recurso precisava receber 13 votos favoráveis, mas conseguiu apenas 10. 

Vereador Fabiano Oliveira defende forró e artistas locais em discurso na Câmara Municipal de Aracaju

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2024 15h49, última modificação 09/04/2024 15h49
Vereador Fabiano Oliveira defende forró e artistas locais em discurso na Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Durante a Tribuna Livre desta quarta-feira, 9, o vereador Fabiano Oliveira (PP) manifestou seu apoio aos forrozeiros e integrantes do Fórum Nacional do Forró de Raiz (FNFR). Na ocasião, os forrozeiros foram representados por João Antônio Santos de Araújo, conhecido como Grilo do Forró, também membro da Associação dos Forrozeiros do Estado de Sergipe e do Fórum do Forró de Raiz. 

No discurso, João Antônio apresentou as dificuldades dos artistas sergipanos do segmento e fez um apelo para mais oportunidades nos festejos de Sergipe. O vereador Fabiano Oliveira (PP) reforçou seu compromisso com a classe artística e se colocou à disposição para intermediar uma reunião com a Funcaju. 

“Como um homem público, no momento ocupando uma cadeira como vereador, mas há três décadas com a missão política servindo ao povo sergipano, eu reforço o meu compromisso com os artistas. Foi enquanto secretário de Cultura e Turismo e também presidente da Emsetur que, ao lado do saudoso Rogério e da amiga Antônia Amorosa, levamos o slogan ‘Sergipe é o país do forró’ para todo Brasil. Sempre irei defender nossos artistas sergipanos e por isso destinei emendas impositivas nos dois últimos anos para a Funcaju”, pontuou o vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju. 

“Nós temos que apoiar definitivamente a nossa cultura e precisamos de ações culturais continuadas. Por mim, nós teríamos o Forró fixo dentro do aeroporto e da rodoviária de Aracaju, dando boas-vindas aos turistas e cidadãos aracajuanos. Fizemos um camarote dentro do Carnaval de Salvador e espalhamos mídia em todos os veículos divulgando o nosso São João, mas isso precisa ser permanente”, finalizou. 

Fabiano Oliveira destaca inauguração do Central Garden em Aracaju

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2024 16h19, última modificação 09/04/2024 16h19
Fabiano Oliveira destaca inauguração do Central Garden em Aracaju

Foto: Marcos Paulo

O vereador Fabiano Oliveira (PP) marcou presença na inauguração do Central Garden, a mais nova área planejada da cidade de Aracaju. O projeto, pensado, planejado e executado pela Construtora Celi, conta com três grandes avenidas, além de duas praças, e foi apresentado aos aracajuanos na última sexta-feira, 5. 

Ao lado do vereador Ricardo Vasconcelos, Fabiano apresentou projetos para a criação da alameda Dracenas, praça Governador Marcelo Déda, avenida Edinaldo Gomes de Oliveira, alameda Tarumã, avenida Luciano Barreto Jr., alameda das Bromélias e avenida Adilson Barreto. Essas iniciativas visam promover o desenvolvimento urbanístico da região.   

Para o parlamentar, a inauguração do Central Garden representa um marco para a cidade de Aracaju. "É gratificante ver projetos como esse sendo concretizados, pois sabemos o impacto positivo que eles têm na vida das pessoas", afirmou o vereador.  

Fabiano ainda destacou a atuação da Construtora Celi, empresa sergipana que gera emprego e renda há anos no estado. “Parabenizamos a Construtora Celi pelo excelente trabalho e estamos confiantes de que o Central Garden será um sucesso. A Celi é uma empresa genuinamente sergipana e se destaca no panorama nacional da Construção Civil, com sua matriz em Aracaju e atuação em diversas cidades do país, como Maceió, Salvador, Recife, João Pessoa, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro. Parabéns aos envolvidos nesse super projeto, em nome de toda a família de Luciano Barreto”, finalizou. 

Eduardo Lima lamenta a quantidade de crianças fora das creches em SE

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/04/2024 16h26, última modificação 09/04/2024 16h26
18% das crianças de até três anos estão fora das creches, diz jornal
Eduardo Lima lamenta a quantidade de crianças fora das creches em SE

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Grande Expediente, na manhã desta terça-feira, dia 09, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para lamentar a falta de vagas e dificuldades de acesso nas creches em Sergipe.  

O parlamentar leu no Plenário um exemplar do Jornal Correio de Sergipe, que trouxe dados do IBGE, informando que 18% das crianças não têm acesso ao serviço no estado. Segundo a pesquisa, no Brasil, 2,3 milhões de crianças de até três anos não frequentam as creches por não conseguirem acessar o serviço. A matéria também traz que as famílias desse percentual de 18% são as mais pobres e em vulnerabilidade social, e gostariam de matricular as crianças, mas encontram dificuldades como a localização das creches distantes de suas casas.  

“Um assunto que nos deixa tristes, mas que ainda ocupa as páginas dos jornais impressos de Aracaju. Fico com muita vergonha e tristeza por não poder trazer uma resposta positiva para essas famílias em Aracaju e em Sergipe, que estão em uma verdadeira via-crúcis para colocar suas crianças em sala de aula e em creches”, lamentou o vereador.   

O vereador lembrou que é obrigação do Estado ofertar escolas de qualidade para a população. “Se é dever do estado e do município, por que não fazer?”, indagou.  

E Continuou "Tudo que está sendo dito nesta matéria passa pela desigualdade social. Essas pessoas têm algum tipo de deficiência financeira, algum tipo de dificuldade para poder chegar e usufruir os serviços públicos oferecidos pelo estado e pelo município”.   

Por fim, Eduardo Lima solicitou que as autoridades dos poderes executivos possam se debruçar para resolver o problema da falta de creches em Sergipe. “Como avançar para tirar essas manchetes dos jornais? Porque para mim essa matéria mostra uma vergonha. Qual futuro vamos dar para essas crianças que estão fora das creches e da sala de aula?”, questionou.  

O discurso foi subscrito pela vereadora Emília Corrêa (PL) e pelo vereador Bigode do Santa Maria (PSD). 

 

Emília Corrêa: "São décadas Edvaldo humilhando os servidores públicos"

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2024 09h15, última modificação 10/04/2024 09h14
Emília Corrêa: "São décadas Edvaldo humilhando os servidores públicos"

Foto: Dienis Celestino

Insensível. Foi dessa forma que a vereadora Emília Corrêa (PL) sintetizou, na Tribuna da Câmara de Vereadores, a forma como o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) tem tratado os servidores públicos de forma geral, mesmo depois de tantos anos à frente da administração municipal. A parlamentar, que esteve junto aos trabalhadores em ato na frente da PMA, ressaltou que é humilhante categorias terem que lutar pelo básico.
 “Estive lá conversando com eles. Maior calor, mas seguiram firmes implorando por respeito. Pedindo o óbvio: cumprimento dos direitos. E como era de se esperar,  não acontece há quase 16 anos, Edvaldo não saiu do seu conforto nem chamou os servidores para manter um simples diálogo. Manteve sua insensibilidade”, declarou. 
Emília ainda externou o questionamento de um colega parlamentar que também estava presente na mobilização, se, enquanto prefeita, teria a mesma atitude. “Eles entrariam. Seriam recebidos com o devido respeito como qualquer categoria. É humilhante receber essa negativa. Toda minha vida fui servidora pública e nem tudo foram flores. Também senti na pele a indiferença dos governantes e porta na cara nos pleitos de Direito. Foram 33 anos atuando enquanto defensora e 20 lutando pelas causas e valorização. Por isso, posso falar, com convicção, o quanto é importante ter essa empatia com os trabalhadores. 
Paralisação
 De forma unificada, contando com o respaldo de uma ampla gama de profissionais, como Assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores Sociais, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Guardas Municipais, Odontólogos, Farmacêuticos, Professores, Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, Agentes de Trânsito e Servidores da Administração Geral, trabalhadores municipais iniciaram a greve com o objetivo de pressionar Edvaldo Nogueira para o cumprimento de algumas reivindicações previstas na Constituição, entre elas : questões como a realização de concursos públicos para diversas áreas, reposição salarial de 30% para compensar perdas acumuladas ao longo dos anos que não avançaram nas discussões com os secretários de Governo, Saúde e Educação. 

Cícero do Santa Maria cobra realização de exames de ultrassonografias em Aracaju

por Assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2024 11h41, última modificação 10/04/2024 11h41
Cícero do Santa Maria cobra realização de exames de ultrassonografias em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 10, para cobrar a realização de exames de ultrassonografias nos postos de saúde da Capital. De acordo com o parlamentar, cerca de 30 mil pessoas estão na fila esperando pelo exame.

E para tentar amenizar o sofrimento da população e agilizar a realização de ultrassonografias, o parlamentar destinou emendas impositivas para a compra dos exames nos postos de saúde Celso Daniel, Osvaldo leite e Elisabeth Pita, ambos no bairro Santa Maria e no Roberto Paixão, no 17 de Março.

“Pelo valor que foi me passado pela Secretaria Municipal da Saúde, eu destinei verba para compra de 714 exames em cada unidade, mas a população ainda continua na fila, sofrendo”, lamentou o parlamentar lembrando que as emendas impositivas já foram liberadas.

Para Cícero, as verbas repassadas pelo seu mandato deveriam fazer com que a fila andasse mais rapidamente. “Pelo menos, nos quatro postos que eu envie, essa fila deveria ter uma maior agilidade e não é isso o que estamos vendo ,  quero um posicionamento da Saúde para saber o porquê que a população continua sofrendo na fila, se o dinheiro já foi liberado?”, questionou.  

Bigode parabeniza a UPA Desembargador Fernando Franco

por Patrícia França- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2024 11h54, última modificação 10/04/2024 11h54
Bigode parabeniza a UPA Desembargador Fernando Franco

Foto: Gilton Rosas

Na manhã de hoje, dia 10 de abril, o vereador Bigode (PSD) parabenizou a equipe que atende na UPA Desembargador Fernando Franco, localizada no conjunto Augusto Franco, que vem dando um grande suporte na saúde da população.
O parlamentar tem feito várias visitas às UPAS do município, para ouvir de perto o clamor da comunidade e poder solicitar melhorias que são desejos e necessidades de quem está sendo atendido no sistema único de saúde.
"Estive, na manhã de hoje, na UPA e gostaria de parabenizar a Dra.Carla, médica pediatra, pelo atendimento de qualidade às crianças que se encontram na UPA e não esquecendo o Dr. Daniel, pela forma humanitária e carinhosa que trata a população," afirmou.
Para finalizar sua explanação, o vereador Bigode (PSD) explicou o papel do vereador que é fiscalizar o serviço público. " Temos que criticar quando vemos os problemas que a população enfrenta, mas temos que também aplaudir, quando o serviço é prestado com qualidade.
"Então precisamos dar uma injeção de ânimo nesses profissionais, que trabalham dando o seu melhor, porque muitas vezes nós deixamos de prestigiar esses profissionais pelo serviço brilhante que fornecem ao povo e ao serviço público, fazendo com que essas pessoas fiquem tristes pela falta de reconhecimento da prestação de serviço, "comentou.

Sargento Byron concede título de Cidadão Aracajuano ao paratleta Ulisses Leal Freitas

por Jacqueline Reis-Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2024 12h20, última modificação 10/04/2024 12h20
Sargento Byron concede título de Cidadão Aracajuano ao paratleta Ulisses Leal Freitas

Foto: China Tom

De autoria do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concedeu o Título de Cidadão Aracajuano ao paratleta Ulisses Leal Freitas nesta terça-feira, 09.
Para o parlamentar, poder homenagear um cidadão e amigo, que inspira tantas vidas e contribui incansavelmente para uma sociedade mais justa e inclusiva, é uma forma de também representar o povo aracajuano. " Esse momento é muito especial para mim. No ano de 2016,  tive a honra de ser condutor da tocha olímpica, a oportunidade se deu através da minha história junto ao Projeto Estrelas do Mar. E foi neste momento que tive meu primeiro contato com Ulisses. Nossa história se cruza na referência de vidas que podem inspirar outras pessoas. Alguém que ressignificou a dor física e da alma”, declarou.
 
 
Ainda sobre a representatividade no esporte, Byron destacou: “Ulisses é referência e incentivador do paradesporto. Hoje, com a aprovação por unanimidade desta Casa, podemos homenagear este cara, nascido na cidade de Lagarto, mas que leva o nome de Aracaju para o mundo. O esporte ganhou um novo olhar por ele e, consequentemente, nossa sociedade também. Uma história libertadora, que eu desejo que ganhe cada vez mais espaço e títulos. Parabéns por tanto, meu amigo! Que Deus continue te abençoando e capacitando para cada nova conquista”.
 
 
Compondo a mesa da solenidade, estiveram a esposa do homenageado, Graziela Freitas, a secretária Executiva da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Andréa Blum, além da mãe de Ulisses, Madalena Leal.
 
Para o novo cidadão aracajuano, a honraria marca mais um momento inesquecível em sua vida. “Agradeço a Byron por este presente. Byron é exemplo de ser humano para mim. É alguém que não precisa viver uma realidade para abraçá-la. A causa da pessoa com deficiência é a sua marca, mas sabemos o quão além você vai. Obrigado a todos os vereadores que também foram envolvidos para que este momento se tornasse possível.
Sinto-me  honrado e profundamente emocionado.  Aracaju sempre me acolheu e, na reviravolta da minha história de vida , após um acidente de carro, pude fazer do esporte minha motivação diária e elevar o nome desta cidade para onde eu vou. Sem a atividade física, sem a prática do esporte, minha realidade seria outra. E foi neste caminho que tive o privilégio de conhecer tantas pessoas especiais que contribuem para quem me tornei. Sozinho nada disso seria possível. Sigo apostando em sonhos, como ser o primeiro paratleta sergipano na Copa do Mundo de Paraciclismo e sei que é possível”, confidenciou o homenageado.
 
  
Sobre Ulisses
 
Nascido na cidade de Lagarto, em Sergipe, Ulisses tem 43 anos , é policial militar, acadêmico do curso de Medicina na Universidade Federal de Sergipe (UFS),  diretor de Paradesporto da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, paraciclista, integrante da seleção brasileira de Paraciclismo , além de ser tricampeão Brasileiro de Paraciclismo, campeão da Copa Brasil de Paraciclismo e campeão Parapan- americano de Paraciclismo.
 

Em 2008, Ulisses foi vítima de um acidente de moto, que levou a óbito seu irmão Arquimedes, dois anos mais novo. Ulisses ficou hospitalizado por 11 meses, foi submetido a 10 cirurgias, tendo uma lesão na medula espinhal (nível L1 - T12), com o diagnóstico de paraplegia. Em 2012, Ulisses conheceu o paraciclismo, retomando a paixão pelo esporte.

Câmara de Aracaju publica Plano de Gestão voltado à sustentabilidade

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 10/04/2024 12h40, última modificação 10/04/2024 12h40
Esse é um instrumento de governança e de planejamento, que facilita o desenvolvimento de ações voltadas ao consumo consciente e sustentável no parlamento
Câmara de Aracaju publica Plano de Gestão voltado à sustentabilidade

Foto: Divulgação

Desde o dia 05 de abril, a Câmara de vereadores publicou no Diário Oficial  o Plano de Gestão de Logística Sustentável. Esse é um instrumento de governança e de planejamento, que facilita o desenvolvimento de ações voltadas ao consumo consciente e de sustentabilidade no parlamento de Aracaju. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento sustentável do Município.


Segundo o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos (PSD), a publicação do Plano representa “cumprir com a promessa de ter uma Câmara cada vez mais sustentável. Temos um grupo de servidores que fiscalizará as atividades. Esperamos deixar um legado e ser exemplo para a sociedade”, pontuou. 


A presidente da Comissão Gestora e Analista Administrativa da Superintendência de Relações Institucionais, Verena Dalton, explicou que “o processo de  elaboração deste plano piloto envolveu tanto a capacitação e estudo de normas relevantes para o tema quanto uma pesquisa online e muitas reuniões presenciais com servidores de grande parte dos setores da instituição, para que ele pudesse considerar e honrar todo o histórico da CMA, experiências anteriores com sustentabilidade e sugestões de práticas, bem como para planejar e estabelecer metas que se alinhem às características singulares da nossa Casa Parlamentar e das pessoas que compõem a instituição", destacou.


Segundo Verena, o plano tem a finalidade de desenvolver ações de consumo consciente e sustentabilidade, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável do município e com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). 


Plano é composto por 04 eixos norteadores ligados à sustentabilidade

O Plano de Gestão de Logística Sustentável é composto por 04 eixos norteadores. O primeiro deles é “Compras, contratações e usos sustentáveis de recurso”, que abrange temas ligados ao material de consumo, redução do uso de papéis para impressão e copos descartáveis, boa gestão da energia elétrica, dos documentos e da água. 


O segundo eixo diz respeito à gestão de resíduos sólidos e coleta seletiva. Dessa forma, o eixo consiste em aprimorar a execução do acordo de cooperação assinado com a cooperativa local, promovendo a separação de material reciclável e a logística mais adequada dos resíduos sólidos. 


O terceiro eixo diz respeito à sensibilização, conscientização e capacitação contínua para promoção da sustentabilidade, que visa promover ações de comunicação que informem e incentivem servidores, assim como a sociedade em geral a adotar comportamentos sustentáveis de consumo consciente. Por fim, o quarto eixo refere-se à qualidade de vida no ambiente de trabalho, que assegura uma vida saudável e promove o bem-estar para todos em todas as idades. 


A presidente da Comissão, Verena, explica que “ apesar de termos as unidades organizacionais envolvidas em cada uma das ações e também o que chamamos de unidades responsáveis pelas metas, todos nós (servidores, vereadores e colaboradores da CMA) somos "co-responsáveis" e devemos buscar participar e contribuir com os objetivos do plano, a partir de mudanças comportamentais que sejam incompatíveis com a sustentabilidade.”


Verena também destaca que a adoção do plano torna-se benéfica para os moradores de Aracaju. “Uma vez que a Casa do Povo passa a trabalhar mais alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), no mínimo, há o benefício do bom uso dos recursos públicos do Poder Legislativo de Aracaju ser revertido em melhores resultados do seu trabalho e menor impacto socioambiental e econômico.”



Sobre o plano e metodologia 

Elaborado em observância ao Ato da Presidência nº 21 de 11 de outubro de 2023, o plano foi redigido pela Comissão Gestora, a qual foi  instituída por meio da Portaria n° 2473 de 16 de outubro de 2023, com a colaboração dos servidores de diversas áreas desta Casa.


Esse plano é uma iniciativa precursora que visa orientar o Poder Legislativo aracajuano em direção a novos padrões de eficiência de gastos públicos e de responsabilidade socioambiental. Nele estão delineadas oito matrizes que apresentam, de maneira organizada, ações dentro de temas fundamentais, como uso da água, gestão de resíduos, qualidade de vida e educação para a sustentabilidade. 


O plano foi estruturado conforme as orientações da Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo (RLS), a qual a CMA formalmente aderiu em junho de 2023. Em primeiro momento, na Escola do Legislativo Municipal de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, foi promovida uma oficina presencial pelo Instituto Legislativo Brasileiro – ILB/Programa Interlegis e Escola de Governo do Senado Federal. Na ocasião, os servidores participaram de uma capacitação técnica e metodológica para elaboração do plano. 


Em seguida, formou-se um grupo de trabalho na Câmara de Aracaju com alguns servidores e membros da alta administração capacitados na oficina. Esse grupo passou a se reunir para organizar atividades preparatórias  e a promover a mobilização de mais servidores, dando início a uma campanha com o objetivo de estimular a sustentabilidade e o consumo consciente na Casa, nomeado de CMA Sustentável. 




PL de Isac para renomear rua em homenagem a Ruth Santos é aprovado em redação final

por Valéria Santana- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2024 12h49, última modificação 10/04/2024 12h49
PL de Isac para renomear rua em homenagem a Ruth Santos é aprovado em redação final

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 10, foi aprovado, em redação final, o Projeto de Lei de número 361/2023, de autoria do vereador Isac Silveira (União Brasil), que visa denominar a rua Ruth Santos, atualmente conhecida como Rua São Carlos, localizada no bairro Industrial. A execução dessa mudança seguirá os parâmetros estabelecidos pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB).
A proposição tem como intuito prestar uma merecida homenagem a Ruth Santos, uma figura muito querida e estimada por seus familiares e amigos. Dona Ruth, como era conhecida, nasceu em Riachuelo/SE em 3 de dezembro de 1952, foi casada com o ex-árbitro de futebol Sidrack Marinho dos Santos e mãe de três filhos. Aos 15 anos, mudou-se para Aracaju, estabelecendo residência na avenida São Carlos, onde viveu por 53 anos até seu falecimento. 
Na década de 90, ela fundou a Associação de Moradores do bairro Industrial, exercendo o cargo de presidente e dedicando-se à luta pela comunidade. Sua atuação política e social foi de extrema importância para o bairro. Participou ativamente da distribuição do programa de Tickets de Leite para mães e crianças carentes da região, além de promover a criação de diversos cursos sociais, educativos e profissionalizantes. Sua liderança exemplar contribuiu significativamente para melhorar a qualidade de vida na comunidade.
Ruth Santos era uma mulher do bem, amplamente conhecida e admirada pelos moradores do bairro Industrial. Para Isac, amigo de longos anos “esta homenagem é dedicada a alguém que permanecerá eternamente no coração de amigos, colegas e de todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer e conviver com Dona Ruth. Em particular, ela foi uma das responsáveis para que eu entrasse na vida política . E ter a aprovação unânime deste projeto pelos membros do legislativo municipal foi, sem dúvida, uma forma de reconhecimento e honra à memória da minha querida amiga Dona Ruth e sua contribuição para a população do bairro Industrial”, fala com emoção o vereador e amigo Isac. 

“Mais um Projeto aprovado que vai beneficiar a população”, declara Fabiano Oliveira

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2024 13h14, última modificação 10/04/2024 13h14
“Mais um Projeto aprovado que vai beneficiar a população”, declara Fabiano Oliveira

Foto: Gilton Rosas

Durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizada nesta quarta-feira, 10, o vereador Fabiano Oliveira (PP) comemorou a aprovação em Redação Final do Projeto de Lei n.º 283/2023, de sua autoria, que dispõe sobre a permissão de uso das faixas exclusivas e corredores de ônibus por veículos integrantes da frota de transporte público individual por táxi no município de Aracaju. 

Fabiano Oliveira destacou a importância da medida para a categoria dos taxistas e afirmou que continuará trabalhando para buscar soluções que melhorem a mobilidade urbana na cidade. 

Para o parlamentar, o PL visa garantir a estabilidade jurídica para os taxistas e a aprovação é uma vitória de todos.  

“Estou muito feliz com mais essa aprovação na CMA! Agora o PL aguarda a sanção do prefeito para entrar em vigor e quando for sancionado, trará benefícios tanto para os taxistas quanto para a população que utiliza o transporte público individual por táxi em Aracaju”, destacou.  

O vice-presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado de Sergipe (Sintax), Airton dos Santos, parabenizou Fabiano e comemorou a aprovação.  

“O que a gente queria era essa segurança para circular independente de gestão. Essa aprovação é muito importante para nós e toda categoria agradece muito o vereador Fabiano Oliveira pelo apoio aos taxistas e aos parlamentares por entenderem a importância desse projeto”, comentou.  

Quem também não escondeu a felicidade foi Adriano Oliveira, também conhecido como ‘Adriano Taxista’. Ele parabenizou Fabiano Oliveira por atender o pleito dos taxistas. 

“Quando eu intermediei essa luta para minha categoria junto ao vereador Fabiano, eu tinha muita esperança que o resultado seria positivo. Fizemos várias reuniões e fomos recebidos na SMTT pelo superintendente Renato Telles e mesmo com a liberação o que a gente queria era a segurança da lei. Essa aprovação significa muito para nós taxistas”, reforçou o ex-vereador. 

Câmara Municipal de Aracaju aprova 11 proposituras em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira,10

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 10/04/2024 14h15, última modificação 10/04/2024 14h14
Em 1ª discussão, Projetos de Leis relacionados à Primeira Infância e sobre conscientização do uso de coletor menstrual
Câmara Municipal de Aracaju aprova 11 proposituras em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira,10

Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou 11 proposituras na 22ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta quarta-feira, 10. Deste total, foram três Projetos de Lei em redação final, três em 2ª discussão, dois em 1ª discussão e três requerimentos. 

Aprovados em Redação Final 

De autoria do vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB), o PL nº 233/2023 modifica a redação do art. 1º da Lei nº 2.467/1996, que dispõe sobre a reserva de vagas nas feiras de artes e artesanato no âmbito do município de Aracaju, para as pessoas com deficiência, doenças raras, transtorno do espectro autista, Síndrome de Down e seus representantes legais, acrescentando os incisos § 3º e § 4º, com o seguinte teor: 

§ 3º. Deverá haver a reserva de vagas nas Feiras de Artes e Artesanato no âmbito do Município de Aracaju, para as Pessoas com Deficiência, Doenças Raras, Transtorno do Espectro Autista – TEA, Síndrome de Down, e seus Representantes Legais. 

§ 4º.  O representante legal do candidato ao credenciamento deverá apresentar atestado médico para comprovar a deficiência alegada, quando o candidato não estiver presente no ato do cadastramento, além do que for determinado na regulamentação desta Lei, sofrendo as sanções cabíveis a cada caso. 

O PL nº 283/2023, cujo autor é o vice-presidente da CMA, Fabiano Oliveira (PP) permite o uso das faixas exclusivas e corredores de ônibus por veículos integrantes da frota de transporte público individual no município de Aracaju. 

 

Aprovados em 2ª Discussão 

O PL Nº 153/2023, de autoria de Joaquim da Janelinha (PDT), reconhece como patrimônio histórico, cultural e gastronômico o restaurante do Luiz, que fica localizado na Canal 5, no conjunto Augusto Franco. De acordo com o autor da iniciativa, o estabelecimento possui grande tradição na localidade, tendo sido fundado há 40 anos. 

Joaquim da Janelinha também é autor do PL nº 208/2023, que declara como patrimônio cultural do município de Aracaju o bloco carnavalesco Cajuranas, fundado há 28 anos por um grupo de seis amigos. 

O PL nº 219/2023, de autoria do ex-vereador Fábio Meireles, institui o Programa Crianças Seguras. A matéria objetiva promover palestras nas escolas da rede municipal, abordando prevenção de acidentes domésticos, no ambiente escolar, de trânsito, no meio aquático e com animais peçonhentos. O projeto prevê ainda ações educativas de primeiros socorros e procedimentos em caso de enchentes.   

  

Aprovados em 1ª Discussão 

O PL nº 292/2023, de autoria da vereadora Sonia Meire, estabelece princípios e diretrizes para a elaboração e implementação das políticas públicas voltadas à primeira infância, no âmbito do município de Aracaju.  Segundo o texto legal, considera-se primeira infância o período que abrange os primeiros seis anos completos ou setenta e dois meses de vida da criança. 

O artigo 1º, em seu primeiro parágrafo determina: “As políticas públicas para a primeira infância são instrumentos por meio dos quais o município assegura o atendimento dos direitos da criança na primeira infância, com vistas ao seu desenvolvimento integral, considerando-a como cidadão de direitos”. 

As políticas, os programas, planos, projetos e serviços voltados ao atendimento dos direitos da criança na primeira infância serão regidos por 11 princípios e diretrizes, a exemplo: 

I - Atenção ao interesse superior da criança; 

II - Desenvolvimento integral, abrangendo todos os aspectos da personalidade, com foco nas interações e no brincar, segundo a visão holística da criança; 

III - Respeito à individualidade e ritmo próprio de cada criança; 

IV - Valorização da diversidade das infâncias presentes no município, 

Antes da votação da matéria, Sonia Meire, fez uso da tribuna argumentando aos parlamentares acerca da importância da aprovação do PL 292/2023.  “Nós identificamos que na questão da saúde na primeira infância o índice de mortalidade é muito alto em nosso estado. A cada mil nascimentos cerca de 18 bebês não sobrevivem, esse é o maior número desde o início dos anos 2000. Identificamos que o município de Aracaju não tinha nenhuma regulamentação sobre diretrizes para se construir o seu plano municipal da Primeira Infância, que é um plano que não pode ser construído apenas pela educação, pela saúde e assistência. Tem que ser um plano que atenda e converse com todas áreas. Nossa cidade não está equipada para atender a primeira infância no lazer, nas praças públicas; na garantia de seu direito”, declarou Sonia. 

“Quero defender a aprovação desse PL, esta Casa legislativa estará dando um grande exemplo. Defender a primeira infância é nosso dever fundamental, sem a garantia de vida das crianças em seus primeiros anos, sem um desenvolvimento adequado, sem um acolhimento de suas famílias para combater a insegurança alimentar e a morte que ataca as crianças em seus primeiros anos de vida, nós não teremos uma cidade com futuro”, afirmou a parlamentar. 

Outro PL aprovado em 1ª discussão foi o nº 349/2023, de autoria da vereadora Sheyla Galba (União Brasil), instituindo no município de Aracaju campanha de divulgação e conscientização sobre o uso do coletor menstrual, que deverá ser realizada por meio de informativos impressos ou digitais, como cartazes, panfleto, sites, redes sociais; de forma de a atingir um amplo público. 

O PL apresenta a seguinte justificativa:  “o coletor menstrual é uma alternativa sustentável e saudável aos métodos tradicionais de higiene menstrual. Sua utilização reduz significativamente o impacto ambiental, pois gera menos resíduos e contribui para a preservação do meio ambiente. Além disso, proporciona benefícios à saúde das mulheres, sendo uma opção segura e econômica”. 

Sheyla Galba subiu à tribuna em defesa da aprovação do projeto. “Esse projeto é muito importante. Tenho 48 anos e nunca tinha ouvido falar em coletor menstrual. Fui apresentado ao coletor por minha assessoria. Fiquei encantada, como é importante para o meio ambiente, como é importante para as mulheres. É muito melhor para higiene da mulher utilizar o coletor do que um absorvente. Para a natureza nem se fala. Uma mulher usa em média 24 pacotes de absorvente em um ano”, declarou a vereadora. “Um coletor dessa custa entre 40 a 80 reais e dura em média de 3 a 5 anos. O custo benefício é muito melhor”, disse Sheyla.  

Requerimentos Aprovados 

De autoria do vereador Joaquim da Janelinha (PDT), o requerimento n° 142/2024 agendou Audiência Pública com o tema “Políticas públicas para promoção da Capoeira”, em 19 de abril deste ano, às 9 horas. 

O requerimento n° 146/2024, do presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (PSD), propôs Audiência Pública para debater a “destinação de parte do imposto de renda em prol dos fundos municipais que disponibilizam recursos para financiar projetos de grande relevância social”. A audiência será realizada no dia 29 de abril, às 9h 

 

Vereador Pastor Diego critica PL da Fake News por violar Marco Civil da Internet

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2024 14h28, última modificação 10/04/2024 14h28
Parlamentar alerta sobre tentativa de censura e defende liberdade de expressão
Vereador Pastor Diego critica PL da Fake News por violar Marco Civil da Internet

Foto: Gilton Rosas

Durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 10, o vereador Pastor Diego (União) fez ressalvas quanto ao Projeto de Lei 2.630, conhecido como o PL das Fakes News. O parlamentar acredita que a referida propositura fere o Marco Civil da Internet no Brasil, além de representar a volta da censura no país e uma grave ameaça à liberdade de expressão. 

A medida, debate a regulação das plataformas digitais e coloca em disputa interesses de diferentes grupos políticos e setores da sociedade. Além de ter sido o alvo do embate entre Elon Musk, o dono do X (antigo Twitter), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Para Diego, o PL representa uma clara tentativa de censurar o povo brasileiro e derrubar contas de parlamentares, influenciadores ou jornalistas que se opunham ao governo. 

“Estamos diante de um grande caso de descumprimento da Constituição Federal. A Lei 12.965 do ano de 2014, que regula os atos e ações que acontecem no mundo da internet, já disciplina o uso no Brasil. Tem como princípios a garantia da liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento nos termos da constituição. Ou seja, as redes sociais já estão reguladas, com base nessa lei, que é o Marco Civil da Internet em nosso país”, argumentou. 

Por quatro anos, a medida esteve no alvo dos debates na Câmara dos Deputados gerando diversos contrapontos onde não se conseguia avançar nas tratativas. Na última terça-feira, 9, o presidente da Casa Legislativa Federal, Arthur Lira (PP-AL), engavetou o projeto e anunciou criação de grupo para propor nova versão da propositura. “Parabéns, por se posicionar e não pautar esse projeto da censura para discutir com calma esse assunto. Porque, de fato, o que estavam tentando, é sobrepor o Marco Civil da Internet”, considerou Pastor Diego. 

Negligência 

Na ocasião, o vereador criticou o Ministério da Saúde na condução das ações de combate à dengue. Dados oficiais do órgão revelaram que o ano de 2024 já é o mais letal da história da doença no Brasil. “Mais de 3 mil pessoas foram contaminadas e diagnosticadas com dengue. Tivemos mais de 1.116 vidas perdidas por causa da doença. Não há vacina suficiente nem uma política eficaz para que se possa conter esta epidemia no país”, ressaltou.

Breno Garibalde: “A nossa fauna está sofrendo com o crescimento desordenado da cidade”

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2024 14h40, última modificação 10/04/2024 14h40
Breno Garibalde: “A nossa fauna está sofrendo com o crescimento desordenado da cidade”

Foto: Gilton Rosas

Na Sessão Plenária desta quarta-feira, 10, na Câmara de Aracaju, o vereador Breno Garibalde destacou a necessidade da preservação da fauna na capital sergipana. 

Muitos animais como jacarés e cobras estão sendo vistos pelas ruas da cidade, principalmente no Jabotiana e zona de expansão de Aracaju, região que apresenta um crescimento desordenado nos últimos anos.  

“Infelizmente, o crescimento desordenado da cidade é uma realidade e, com isso, muitos animais estão aparecendo em áreas residenciais procurando por comida. A gente sabe que eles chegaram primeiro e que a gente ocupou o habitat deles, então precisamos olhar por eles antes que aconteça algum acidente - com humanos e/ou animais”, alerta o vereador.  

Ainda segundo Breno, é necessário e urgente que o espaço desses animais seja respeitado, como também pensar em desenvolver a cidade de uma forma ordenada e que ande em consonância com o meio ambiente. “Há algumas semanas mostrei aqui um vídeo com árvores sendo derrubadas e aves gritando, animais procurando meios de sobrevivência. Isso é muito preocupante”, complementa o parlamentar.   

Breno acrescenta que, quando o quando o Tecarmo era administrado pela Petrobras, a empresa realizava o serviço de alimentação dos animais que viviam naquela área, como uma forma de prevenção de acidentes para os trabalhadores e pela preservação da fauna.  

“Infelizmente a atual empresa não faz mais isso e os animais saem de lá para ir atrás de comida pelas ruas da cidade. A Adema tem o trabalho de resgate desses animais, mas não temos local de preservação. Não temos mais lagoas preservadas, porque muitas estão sendo aterradas para construção de empreendimentos e com isso, toda a nossa fauna está se acabando”, pontua o vereador. 

Aprovado PL, de autoria de Sargento Byron, que reserva vagas para a atuação de pessoas com deficiência em Feiras de Artes e Artesanato

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2024 14h57, última modificação 10/04/2024 14h57
Aprovado PL, de autoria de Sargento Byron, que reserva vagas para a atuação de pessoas com deficiência em Feiras de Artes e Artesanato

Foto: Gilton Rosas

Na 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 10, foi aprovado em Redação Final o Projeto de Lei (PL) 233/2023, de autoria do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB). 

A propositura dispõe sobre a reserva de vagas nas Feiras de Artes e Artesanato em Aracaju, para as Pessoas com Deficiência, Doenças Raras, Transtorno do Espectro Autista – TEA, Síndrome de Down, e seus representantes legais. "Dentro da política nacional para a integração das pessoas com deficiência, doenças raras, síndrome de down e seus representantes legais, nosso mandato se soma através desta matéria com o objetivo de oportunizar a participação desse público em eventos que geram renda, estimulam atividades criativas, possibilitando o lazer e a inclusão, assegurando o exercício dos direitos individuais e sociais de todos", pontuou o propositor.  

O PL ainda reforça que o representante legal da pessoa com deficiência ou demais diagnósticos, quando ela não estiver presente no ato do cadastramento para determinado evento, deverá apresentar atestado médico, além do que for determinado na regulamentação da Lei quando sancionada pelo Poder Executivo. 

Vereador Bittencourt parabeniza Tribunal de Contas do Estado de Sergipe pela realização de Workshop sobre a Primeira Infância

por Jamile Pavlova, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2024 15h48, última modificação 10/04/2024 15h48
Vereador Bittencourt parabeniza Tribunal de Contas do Estado de Sergipe pela realização de Workshop sobre a Primeira Infância

Foto: Gilton Rosas

O vereador Professor Bittencourt (PDT) usou o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju, desta quarta-feira, 10, para parabenizar o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCESE) pela realização do Workshop “Primeira Infância é da Nossa Conta”. O evento reuniu várias autoridades para discutir políticas públicas voltadas à primeira infância, e ainda contou com a adesão de 65 municípios ao Pacto Sergipano pela Primeira Infância.  

"Parabenizando a todos que fazem aquela Casa, mas particularmente, quero parabenizar a presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Suzana Azevedo, e o conselheiro José Carlos Felizola que está à frente da coordenação da Primeira Infância no âmbito do TCESE, que no dia de ontem realizaram esse evento tão importante, fazendo com que vários municípios fizessem um Pacto em favor da primeira infância. São nos primeiros 6 anos de idade que existe todo o processo, muito complexo, e fundamental da maturação dos aspectos cognitivos, sensoriais e físicos das crianças, e eles precisam de muitas coisas além da escola, elas precisam de uma assistência integral plena, elas precisam da presença das ações públicas...", disse Bittencourt. 
 
O parlamentar disse ainda que o assunto deve ser priorizado pela gestão pública. 
 
"É para todos nós, gestores, homens e mulheres públicos que tratam das questões públicas, temos que priorizar essa questão, porque assim você acaba constituindo uma geração nessa primeira infância de pessoas cognitivamente resguardadas, e que a escola possa ser um instrumento que potencializa essas capacidades. Então, quero aqui parabenizar o TCE por essa iniciativa", finalizou. 

Professor Bittencourt destaca modernização e inserção da tecnologia nas escolas públicas municipais

por Jamile Pavlova, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 10/04/2024 15h52, última modificação 10/04/2024 15h52
Professor Bittencourt destaca modernização e inserção da tecnologia nas escolas públicas municipais

Foto: Gilton Rosas

Um dos assuntos abordados pelo vereador Professor Bittencourt (PDT), no Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju, desta quarta-feira, 10, foi em relação às ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação. O vereador apresentou uma reportagem veiculada em rede nacional que destaca a modernização e inserção tecnológica na rede pública de ensino. 

"Aqui não há quem não seja entusiasmado com a educação, educação é algo fundamental sobretudo no universo dos mais carentes, e ver uma cena como essa, em destaque em rede nacional, para mim é muito empolgante, eu que sou professor e que já fui secretário de educação municipal.  Isso é um conjunto de tecnologias que se insere a capacidade criativa do professor, que se insere ao mundo de conhecimentos que o professor tem, para transformar a escola em um espaço cada vez mais atrativo para as crianças", disse o parlamentar. 
 
Bittencourt fez questão de parabenizar a gestão pública da educação no município de Aracaju. "Parabenizo toda equipe da Secretaria Municipal de Educação, o prefeito Edvaldo Nogueira, o excelentíssimo secretário municipal de educação, Ricardo Abreu, e todos aqueles que trabalham para a melhoria da educação nesse município. Que a criança esteja em casa ansiosa para ir à escola, e que quando tiver na escola esteja louca para permanecer nela. Eu fico muito orgulhoso enquanto parlamentar, mas sobretudo, como professor em ver a escola pública municipal nesse patamar", complementou. 

 

Ricardo Marques é contra o aumento da tarifa do transporte coletivo logo depois da licitação

por Fredson Navarro- Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/04/2024 09h05, última modificação 11/04/2024 09h05
Ricardo Marques é contra o aumento da tarifa do transporte coletivo logo depois da licitação

Foto: Gilton Rosas

O vereador Ricardo Marques (Cidadania), que está acompanhando de perto o processo licitatório do transporte coletivo, afirmou, em discurso na Câmara Municipal de Aracaju, que não concorda com o aumento da tarifa da passagem logo após a licitação.
"A licitação vai estabelecer direitos e deveres entre a prefeitura e as empresas contratadas. Antes de se falar em aumento, elas precisam mostrar para que veio. É preciso estabelecer metas e prazos para serem cumpridos por parte das empresas. O povo já sofreu demais esses anos todos e não é justo já começar pagando a conta com aumento da tarifa. Antes do reajuste é necessário mostrar as melhorias, afinal a prefeitura já paga subsídios e agora o Governo de Sergipe deu a isenção do ICMS para o diesel”, disse o vereador, que também é presidente da Comissão de Transportes da Câmara.
Na semana passada, Ricardo Marques esteve no Ministério Público onde também entregou a sua contribuição com um relatório apontando observações sobre o edital da licitação do transporte, o mesmo documento também foi enviado à Prefeitura de Aracaju.

Audiência Pública 'combate ao trabalho escravo contemporâneo' acontece na Câmara Municipal de Aracaju

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/04/2024 10h46, última modificação 11/04/2024 10h46
Audiência Pública 'combate ao trabalho escravo contemporâneo'  acontece na Câmara Municipal de Aracaju

Foto: China Tom

Na tarde dessa quarta-feira (10), aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, de autoria da vereadora Sonia Meire (PSOL), uma Audiência Pública com o tema ‘combate ao trabalho escravo contemporâneo’. A audiência foi organizada pela professora de direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Shirley Silveira, que fez parte da mesa junto com a dirigente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Estado de Sergipe, Quitéria Santos, o Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho, Thiago Laporte e Kalil Ralin, da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae).

 

A professora Shirley Silveira apresentou a temática trazendo os estudos sobre o trabalho escravo em Sergipe e também destacando o que o município de Aracaju pode fazer em relação ao assunto. “A escravidão contemporânea é um trabalho forçado, ou por dívidas, mas também uma jornada exaustiva e um trabalho degradante. Hoje, no Brasil, o trabalho escravo é não respeitar a mínima dignidade do trabalho e do trabalhador. É ser tratado como não humano. A justiça vai julgar o crime, mas o município pode legislar, até porque quem está na ponta se relacionando com as pessoas escravizadas é o município. Então, ele tem um papel de prevenção importantíssima, como também pode ser um veículo de denúncias”, destacou a professora Shirley.

 

A dirigente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Estado de Sergipe, Quitéria Santos, falou sobre as trabalhadoras domésticas e seus regimes de exaustão. “Uma trabalhadora foi convidada para um evento e ela disse que não podia porque estava sem aguentar levantar até para pegar um copo e beber uma água, porque fez uma faxina no dia anterior e estava toda quebrada. Isso não é escravidão? Continua sendo escravidão. E, às vezes, ela tem que levar comida, como boia fria. É esse tipo de coisa que ainda que estamos passando”, disse Quitéria Santos.

 

O que o Ministério do Trabalho vem fazendo para combater o trabalho escravo foi apresentado pelo Auditor Fiscal Thiago Laporte. “Quando falamos em números nacionais, até janeiro tivemos mais de 61 mil trabalhadores resgatados pela inspeção do trabalho. Em Sergipe, foram resgatados14 trabalhadores, mas fiscalizamos 18 estabelecimentos. A gente faz fiscalizações, mas nem sempre há resgate. De fato, houve um atraso no nosso estado na detecção do trabalho escravo. O Ministério do Trabalho tem uma ‘lista suja’, que não traz punição, mas expõe os empregadores que reduziram trabalhadores à condição análoga de escravo, com inserção recorde de mais de 240 empregadores”, disse o auditor fiscal.

 

O estado de Sergipe voltou a possuir uma Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo desde 2023 e o representante Kalil Ralin destacou que ela tem objetivo de construir políticas públicas junto com outros órgãos. “A Comissão visa promover o atendimento sistematizado e especializado das vítimas do trabalho escravo. É importante a implantação do fluxo estadual, que está faltando no nosso estado. E a Coetrae tem um papel principal principalmente após o resgate”, disse Kalil Ralin.

 

A vereadora Sonia Meire destacou que o espaço do trabalho doméstico retoma o espaço colonial. “São muitos crimes que são estabelecidos. Além da violência e do cárcere privado, é muita violência, muito crime em um lugar só. Esse processo de negação do direito humano levanta um quadro muito difícil no nosso país. E o trabalho doméstico  traz a complexidade de todas as relações do trabalho escravo”. Sonia Meire também disse que é muito importante ouvir os especialistas e as pessoas, mas, para além das escutas, é necessário avançar para intervir na realidade. “Às pessoas são negadas até a água em seus locais de trabalho, é uma degradação completa e a total ausência de política pública. O trabalho escravo traz no seu conteúdo principal a forma da desumanização do processo de degradação no sentindo humano”, finalizou a vereadora.

 

A audiência contou ainda com a participação e a fala de diferentes participantes, que debateram sobre o tema. Esse debate é essencial, urgente e necessário para que sejam sistematizadas propostas de enfrentamento e denúncias, combatendo o trabalho escravo.


“Na cidade que tinha ‘a melhor secretária de saúde’, os resultados dos exames demoram, pelo menos, dois meses”, afirma Emília

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/04/2024 11h07, última modificação 11/04/2024 11h07
“Na cidade que tinha ‘a melhor secretária de saúde’, os resultados dos exames demoram, pelo menos, dois meses”, afirma Emília

Gilton Rosas

Expondo um relato da seguidora Alda Matos, residente do bairro Santos Dumont,  que autorizou a divulgação, a vereadora Emília Corrêa (PL) criticou o descaso com a saúde pública. De acordo com a oposicionista, as denúncias que chegam a suas redes sociais, nesse sentido, não são algo pontual.
“Mostro aqui o desabafo de Alda, mas temos recebido inúmeros com frequência. É um reflexo e recorte da gestão que diz cuidar da cidade e das pessoas,  nas propagandas. A verdade que tentam esconder é essa aqui, como vocês podem observar”, declarou.
Emília ainda fez questão de relembrar que, em qualquer oportunidade, o prefeito Edvaldo Nogueira fazia questão de enaltecer o trabalho da ex- secretária de saúde, Waneska Barboza, contrariando a realidade.
“Agora me fale : um resultado de exame com dois meses para a pessoa receber, sabe-se lá quando vai, qual a utilidade terá? Não terá serventia nenhuma. E, pior, ela permanece sentido dores. Sem saber o que é e como deve tratar. Isso porque nós tínhamos à frente da pasta ‘a melhor secretária da história’, agora, imagine como seriam as coisas se não fosse?”, questionou.

Vereador Bigode pede à SMTT nova linha de ônibus para o Santa Maria

por Patrícia França- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/04/2024 11h22, última modificação 11/04/2024 11h22
Vereador Bigode pede à SMTT nova linha de ônibus para o Santa Maria

Foto: Gilton Rosas

Durante o pequeno expediente, na Câmara Municipal de Aracaju, no dia de hoje, 11, o vereador Bigode (PSD) fez um clamor ao Superintendente da SMTT, Renato Teles, que coloque um ônibus circular pelo bairro Santa Maria, que possa atender aos moradores do Valadares, Padre Pedro, Senhor do Bonfim e passando no residencial Santa Maria.
" Com a chegada da chuva, os pais de família precisam se deslocar quase 1 km para pegar o ônibus e muitas mães descem do morro com crianças no braço, e essa nova linha de ônibus iria aliviar o sofrimento do povo," comentou o vereador.
Bigode afirmou que várias solicitações foram encaminhadas para a SMTT, na busca de soluções para o bairro Santa Maria, porém não obteve êxito.
" As faixas de pedestre próximas aos colégios para evitar acidentes foram pedidas,  e até hoje não obtivemos retorno. Não houve melhorias na avenida Alexandre Alcino e outras ruas que necessitam de manutenção, mas nada foi feito para a população do Santa Maria," explicou o parlamentar.
Para finalizar o seu discurso, o parlamentar pediu encarecidamente que o superintendente Renato Teles da SMTT possa solucionar esses problemas, que vêm afetando a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira.

23ª Sessão Ordinária conta com aprovação de 6 Projetos de Lei

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 11/04/2024 13h40, última modificação 11/04/2024 13h40
23ª Sessão Ordinária conta com aprovação de 6 Projetos de Lei

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira (11/04), apreciou nove proposituras na 23ª Sessão Ordinária. Dentre elas, 04 Projetos de Lei estavam em 2ª discussão, 02 em 1ª discussão e 03 requerimentos. Confira o que foi aprovado na CMA.

 

Aprovados em 2º Discussão

Quatro projetos de lei foram aprovados em 2ª discussão. Dentre eles, o PL nº 266/2023, do vereador Pastor Eduardo Lima (Republicanos), que cria o selo Lilás de reconhecimento às empresas atuantes no combate à violência contra a mulher.  

O programa visa conscientizar a classe trabalhadora e empresarial quanto às políticas públicas no Município de Aracaju que atuam em desfavor a violência contra a mulher, bem como educar sobre dispositivos legais que protegem as mulheres, tais como Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, Lei Carolina Dieckmann, entre outras. 

O Selo visa reconhecer publicamente a dedicação das empresas da iniciativa privada no incentivo ao combate à violência contra a mulher e a educação sobre os dispositivos legais que elucidam sobre o assunto.  

Outro projeto de lei aprovado foi o de nº321/2023, de autoria do vereador Fabiano Oliveira (PP), que instituto o sinal positivo-respeito, o gesto do pedestre, que indica o desejo de atravessar a via. O sinal pode ser feito a qualquer ponto da via quando distante mais de 50m (cinquenta metros) de alguma faixa ou passagem nas diversas vias desta capital, garantindo-lhe prioridade na referida travessia sobre a faixa e alertando a atenção do condutor nos locais onde a faixa não exista. 

De autoria do Sgt. Byron (MDB), o PL Nº 342/2023 altera o dispositivo do artigo 2º da lei municipal nº 4108/2011, que dispõe sobre a criação dos cargos efetivos dos de agente da mobilidade urbana e de analista de mobilidade urbana no quadro de pessoal da superintendência de transportes e trânsito em Aracaju.

 

Aprovados em 1º Discussão 
Dois projetos de lei de autoria do ex-vereador Fábio Meireles foram aprovados em 1ª discussão. O primeiro é o PL Nº 223/2023, o qual regula a obrigatoriedade de implantar o processo de coleta seletiva dos materiais recicláveis nos órgãos públicos em Aracaju.  

O PL nº 240/2023 estabelece que os hospitais e maternidades públicas, assim como os particulares, devem oferecer treinamento e capacitação em primeiros socorros para casos de parto, engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita de recém-nascidos. 


Requerimentos Aprovados 
Três requerimentos foram aprovados nesta quinta-feira. Um deles, do vereador Ricardo Marques (Cidadania), DE Nº 148/2024, que solicitou a realização de uma Audiência Pública com o tema "Maracatu Sergipanidade", no dia 10 de maio, às 14h. 

Oficina apresenta a transição da Lei 8.666 para a nova Lei de Licitações e Contratos

por Lucas Oliver - Assessoria de Comunicação da Escola do Legislativo — publicado 11/04/2024 12h45, última modificação 11/04/2024 13h27
Oficina apresenta a transição da Lei 8.666 para a nova Lei de Licitações e Contratos

Foto - Lucas Oliver

Nos dias 9,10 e 11 está acontecendo, na Escola do Legislativo de Aracaju – Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a oficina Licitações e Contratos, em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis).

A oficina tem o objetivo de capacitar sobre as mudanças e orientar servidores nas atualizações do que rege a nova lei. De acordo com o diretor da unidade vinculada à CMA, Vander Costa, essa parceria reforça o compromisso com a cidadania e com a capacitação na hora de melhorar o trabalho desenvolvido pelos servidores. “As oficinas de qualificação e aperfeiçoamento profissional são sempre bem-vindas. Afinal, melhora o atendimento ao público, na Casa do Povo. Além de exercer o papel da Escola do Legislativo, as oficinas ofertadas pelo Interlegis fazem parte do nosso planejamento estratégico anual”, diz. Para o servidor da CMA, Roberto Teixeira, essa oficina é de grande valia para seu trabalho. “Para nós que exercemos a função pública, essa oficina nos capacita  atender o objetivo final,  que é fornecer um serviço de qualidade à população”, pontua. Nessa oficina, falamos sobre todo o processo de contratação desde o planejamento que veio forte até o processo de licitação e a gestão de contratos. Essa iniciativa é de extrema importância para os servidores municipais da câmara, pois poderão compreender as regras e as normas desta lei”, comenta a tutora Juliana Soares.

Já o tutor Matheus Matoso comenta que, “com a atualização da lei, é necessária essa capacitação dos servidores em parceria com a Escola do Legislativo de Aracaju. Nestes três dias , abordaremos  modalidades e procedimentos auxiliares”, diz.  “Essa parceria entre o Senado e a CMA traz o conhecimento para nós servidores. É a partir dessa capacitação que podemos compreender sobre a transição da lei e estou adorando essa oficina pela troca de experiência e saio daqui com uma bagagem recheada de conhecimento para colocar em prática no dia a dia no meu trabalho”, finaliza a servidora da CMA Roberta Gonçalves.

“Nosso partido vai continuar lutando para que a investigação do caso Marielle se aprofunde", destacou Sonia Meire

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 11/04/2024 12h52, última modificação 11/04/2024 12h52
“Nosso partido vai continuar lutando para que a investigação do caso Marielle se aprofunde", destacou Sonia Meire

Foto: Gilton Rosas

Na noite dessa quarta-feira (10), a Câmara Federal aprovou por 277 votos favoráveis à manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão (União Brasil), um dos mandantes da morte da ex- vereadora pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Marielle Franco, no Rio de Janeiro. Apesar da extrema direita se utilizar dessa prisão para querer calar e abafar o caso, a vereadora Sonia Meire (Psol) afirmou que o partido não se calará e continuará cobrando mais desdobramentos sobre o assassinato.

 

“Foi uma vitória conquistada o posicionamento pela manutenção da prisão de Chiquinho Brasão. Ele está preso por um combo de crimes que tem que ser investigado. E como agente público, ele não pode permanecer agindo, porque foi exatamente nesse ambiente que se colocou em risco a investigação para identificar quem matou Marielle Franco. Aqueles que dizem que está acabado porque já foi identificado os mandantes, não está acabado. Nosso partido vai continuar lutando para que a investigação se aprofunde cada vez mais”, destacou a vereadora Sonia Meire.

 

A luta do Psol continuará para que o próximo passo seja a perda do mandato do deputado e pelo fim das milícias e de todo o crime organizado que ocupa diferentes setores das instituições públicas. A manutenção dessa prisão é uma vitória da democracia, uma vitória para as mulheres, para a população negra, para a população LGBTQIAPN+ e para a população mais pobre deste país.

 

Chiquinho Brazão foi preso preventivamente no dia 24 de março. O irmão dele, Domingos Brazão, Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), também foi detido. A decisão foi tomada pelo Ministro Alexandre de Moraes e referendada pela 1ª Turma da Corte. A Constituição prevê, no entanto, que prisões de parlamentares no exercício do mandato têm de ser submetidas aos plenários da Câmara.

 

A Polícia Federal concluiu que a morte da vereadora foi encomendada pelos dois e também identificou que o delegado Rivaldo Barbosa, então chefe da Polícia Civil do Rio na época do crime, atuou no planejamento e para atrapalhar investigações. Ele também foi preso no mês passado. Em delação, Ronnie Lessa, executor do assassinato, indicou que a morte de Marielle foi arquitetada pelos irmãos Brazão como reação à atuação dela contra um esquema de loteamentos de terra em áreas de milícia na Zona Oeste do Rio, reduto eleitoral deles.

 

"Essas milícias têm o apoio e o total financiamento de pessoas públicas que ocupam Câmaras, Assembleias e Tribunais de Contas. E, por isso, vamos continuar firmes na campanha ‘com milícia, não tem jogo’, por justiça e contra as organizações criminosas dentro da política e dentro do estado brasileiro”, finalizou Sonia Meire.

Presidente da Câmara Municipal de Aracaju faz alerta sobre chuvas que se aproximam

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 11/04/2024 14h25, última modificação 11/04/2024 14h25
Ricardo Vasconcelos cobrou da Prefeitura de Aracaju execução de medidas preventivas para conter alagamentos
Presidente da Câmara Municipal de Aracaju faz alerta sobre chuvas que se aproximam

Foto: Gilton Rosas

O Presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Ricardo Vasconcelos (PSD), utilizou a Tribuna no início do Grande Expediente e falou dos contratempos causados pelas recentes chuvas no município de Aracaju. Ricardo chamou atenção para diversas vias da cidade que ficaram inundadas. De acordo com o parlamentar, a Prefeitura de Aracaju conhece a problemática há décadas, no entanto, a situação tem se agravado. 

“No ano passado eu não vi tantas ruas alagadas. Já começaram as chuvas, de uma forma muito módica, mas já estou vendo o caos na cidade. Hoje pela manhã, logo cedo, vi uma empresa limpando bueiros, mas na minha modesta opinião a limpeza dos bueiros tem que anteceder as chuvas. Os transtornos já estão aí, então quero chamar a atenção da Emurb, da Emsurb e de todos os agentes envolvidos. Que acelerem a limpeza porque as águas estão por vir”, declarou o presidente da CMA.  “Os técnicos da Prefeitura já conhecem esse problema há décadas, falta de conhecimento não é. Não é possível que o trânsito de Aracaju e nossas vidas fiquem paralisadas por causa de enchentes em uma cidade planejada como Aracaju”, afirmou.      

Agradecimento ao Partido Rede Sustentabilidade 

Na oportunidade, Ricardo Vasconcelos fez um agradecimento ao partido Rede, ao qual estava filiado desde 03 de abril de 2020. Em 05 de abril deste ano, o presidente da CMA migrou para o Partido Social Democrático (PSD).   

“Vou começar o Grande Expediente agradecendo a todos que fazem o partido Rede Sustentabilidade. Saí, mas deixei um quadro muito mais preparado, à altura, que é o nosso querido vereador Breno Garibalde (Rede). Tenho certeza que o partido está em boas mãos e continuará cumprindo o seu programa, fazendo com que Aracaju seja cada vez mais uma cidade sustentável e com justiça social. Breno, boa sorte no Rede; contem comigo. Eu saí, mas deixei um pezinho lá”, disse o presidente da CMA.        

Homenagem ao médico Melício Resende Machado 

Ricardo Vasconcelos dedicou parte de seu discurso no Grande Expediente ao médico ginecologista e obstetra, Melício Resende Machado, que morreu aos 84 anos na última segunda-feira, 8. O médico, que era tio de Ricardo Vasconcelos, foi um dos pioneiros no Estado e fez parte da primeira turma da Faculdade de Medicina de Sergipe, tendo relevante contribuição social na área da saúde em Sergipe. 

“Quero fazer uma homenagem a uma pessoa que fez muito por Aracaju e Sergipe. Vários parentes meus já faleceram e nunca fiz menção na Câmara de Vereadores de Aracaju. Quem teve o prazer de conhecer tio Melício sabe o quão generoso ele era. Não usou a medicina para ganhar dinheiro. Usou a medicina para fazer bem ao próximo. Ele reservava o sábado à tarde para distribuir remédio e atender o povo de graça. Eu via aquele homem atender de 20 a 30 mulheres em uma sala pequena de sua fazenda, distribuindo anticoncepcionais, vitaminas e outros tantos remédios para uma população carente. Também o vi deixar o consultório dele para atender pessoas humildes sem cobrar nada. Um homem que nunca perdeu a sensibilidade com o próximo. O que mais me chamou a atenção durante a sua passagem aqui na terra, enquanto esteve conosco, foi sua vontade de fazer o melhor pelo próximo". 

Em aparte, o vereador Elber Batalha (PSB) se solidarizou com a perda e ressaltou a formação humanística do médico Melício Resende Machado.  “Na segunda-feira, quando a notícia do falecimento do Doutor Melício chegou estávamos em uma Audiência Pública sobre a maternidade Nossa Senhora de Lourdes e, coincidentemente, quase todos médicos presentes eram obstetras. A comoção foi generalizada, muitos deles citando que foi seu tio quem fez o parto deles. Naquela oportunidade, respeitamos um minuto de silêncio. Ele enriqueceu a vida de tantas pessoas, com as quais contribuiu de forma efetiva, com a vocação da medicina”. 

Ricardo Vasconcelos encerrou a participação no Grande Expediente apontando a imprescindibilidade de se cultivar um viés altruístico na atuação profissional.  “O motivo dessa homenagem que faço é também chamar a atenção para a necessidade, em qualquer profissão, de não se perder a nossa essência. Nós temos que ter esse olhar especial pelo próximo, estender a mão. Estamos perdendo essa formação humanística. A classe política tem culpa, todos têm culpa”, afirmou. 

“Não temos mais essa formação no seio familiar como também nas escolas. Precisamos de mais Melícios em nossa sociedade, em todas as áreas; em todas as profissões, para que não olhemos o ser humano como apenas um voto; com algum interesse. Mas sim, como alguém que tem necessidades e precisa de um olhar fraterno”, pontuou Ricardo Vasconcelos.