Câmaras de Aracaju e de Itabaiana assinam convênio com a Escola de Contas do TCE-SE

por Fernanda Nery, da Agência Câmara Aracaju — publicado 04/04/2024 11h11, última modificação 04/04/2024 11h11

Foto: Luanna Pinheiro

As Câmaras Municipais de Aracaju e de Itabaiana assinaram um convênio com a Escola do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (Ecojan /TCE-SE), na tarde desta quarta-feira, 03. A reunião aconteceu na sede do TCE-SE e contou com a participação de representantes das três instituições.

O objetivo do convênio é ampliar e institucionalizar a relação entre as escolas do Legislativo e a Escola de Contas do TCE-SE para promover a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores, por meio de cursos livres e de pós-graduação, que serão oferecidos tanto na modalidade presencial quanto online.

Para o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (Rede), essa parceria é algo positivo não só para os servidores, mas também para a administração pública como um todo. “Hoje nós estamos assinando esse convênio com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe visando capacitar os novos servidores e é importantíssimo que a administração crie esses instrumentos para cada vez mais prestar um bom serviço à população”, destacou.

O presidente da Câmara de Itabaiana, Breno Goes, ressaltou que esse é um momento de muita alegria para a Câmara de Itabaiana. “Na hora que essa demanda chegou até mim, eu rapidamente conversei com a Escola do Legislativo da Câmara e com os procuradores para ver se a gente tinha recursos próprios para fazer esse grande ato para a sociedade. A gente está muito feliz, porque a gente vai conseguir trazer muita capacitação não só para o povo de Itabaiana, como também para os municípios vizinhos”, disse.

A presidente do TCE-SE, Susana Azevedo, chamou a atenção para esse papel relevante do Tribunal em fazer com que a capacitação de servidores torne a gestão pública mais dinâmica e traga como consequência uma prestação de serviços muito melhor. “A nossa Escola de Contas está colocando à disposição dos seus jurisdicionados cursos de aperfeiçoamento, de especialização, de mestrado, por meio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), de doutorado, por meio da Universidade Tiradentes (Unit), fazendo com que todos os servidores públicos possam ter essa qualificação e realizem um trabalho muito mais eficiente”, enfatizou.

O diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Aracaju, Vander Costa, destacou que o parlamento municipal sempre procurou investir no conhecimento de seus servidores.   “A Câmara de Aracaju, ao criar a Escola do Legislativo, instituiu um centro de estudos em que desenvolve diversas atividades, com o intuito de capacitar os nossos servidores e, desde o início, várias parcerias foram feitas com outras instituições, no sentido de dar um alcance maior às nossas atividades. A assinatura desse convênio hoje possibilitará aumentar o rol de trabalhos desenvolvidos e firmar uma parceria que, com certeza, vai tornar essas instituições mais fortes no âmbito da educação governamental”, afirmou

O poder da parceria para promover ações de aperfeiçoamento e capacitação também foi enfatizado pelo coordenador da Escola de Contas do TCE-SE, Otávio Augusto Souza. “A iniciativa foi da presidente Susana, aproximando o Tribunal dos jurisdicionados. Uma das primeiras ideias dela foi justamente de ofertar para os servidores e depois até para o público em geral a possibilidade de uma capacitação. Hoje com a assinatura desse convênio, em parceria com a UFS e com a Unit, nós teremos vagas para especialização, mestrado e doutorado e assim a Câmara terá a possibilidade de acessar as nossas vagas e todos os cursos que o Tribunal fizer também serão disponibilizados por meio dessa parceria”, disse

Ainda segundo Otávio Augusto, todo o procedimento será feito por meio da comunicação entre as coordenações das Escolas. “Através das coordenações pedagógicas das Escolas parceiras nós vamos disponibilizar as vagas e cada órgão vai fazer internamente a sua seleção para encaminhar as pessoas que vão fazer parte do convênio. Já quanto aos cursos livres, de curta duração, nós também vamos encaminhar o quantitativo de vagas e eles serão gratuitos e abertos para os servidores que vierem por meio do convênio”, explicou.