Sessão especial discute os desafios da pessoa com autismo

por Assessoria do Parlamentar — publicado 03/04/2024 10h16, última modificação 03/04/2024 10h16
Sessão especial discute os desafios da pessoa com autismo

Foto: China Tom

É comemorado, em 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data focada em promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. E para reforçar essa importância, o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) e  o vereador Sargento Byron (Republicanos) realizaram, nessa terça-feira, 2, uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju.

Com o plenário cheio de jovens e adultos, a Sessão Especial debateu as necessidades de políticas públicas e direitos das pessoas com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O autismo é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro e afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social.

Para o vereador Cícero do Santa Maria, ter a oportunidade de discutir um tema tão essencial no Parlamento Municipal é uma forma de dar mais voz à causa. “Precisamos ser a voz dos que não podem falar, para que possamos dar mais qualidade de vida aos autistas. Só sabe as reais necessidades dessas pessoas, quem convive com uma”, afirmou.

Diversos representantes de instituições locais e sociedade civil acompanharam as discussões no Plenário da CMA. “É de fundamental importância que a gente se some para que tenhamos mais força para lutarmos pelos diretos das pessoas com autismo, porque precisamos expor todas as dificuldades e necessidades que os autistas enfrentam diariamente”, destacou Cícero do Santa Maria.

Entre as instituições, estiveram presentes representantes do Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), localizado no bairro Santa Maria, um importante instituto que atende pessoas com deficiência e suas famílias de todo o estado de Sergipe. De acordo com a diretora do Ciras, apesar das dificuldades pelas quais a instituição passa, as portas estão sempre abertas. “Precisamos de investimento por parte do poder público e estamos buscando por isso, mesmo assim, os pais e mães de crianças autistas sabem que o Ciras está aberto para recebê-las”, afirmou.

"O dia de hoje marca mais um diálogo entre nós, representantes do povo, e a sociedade civil, buscando melhorias no tocante à saúde, à educação, ao lazer e demais direitos da pessoa autista. Aqui estamos de portas abertas para vermos todas as possibilidades para avançarmos cada vez mais para que a pessoa com autismo tenha pleno exercício da sua cidadania garantido e, para isso, precisamos ir além do diálogo com os familiares e profissionais de saúde. Precisamos tocar na sociedade, sem exceções, para que o conhecimento seja sempre ferramenta para a empatia, para o amor e para o respeito", destacou o vereador Sargento Byron.

Suellen Lima é mãe de André Luís, de 12 anos. Ela agradeceu aos vereadores pelo espaço e ressaltou como é importante esse acolhimento. “Meu filho teve o diagnóstico tardio, aos 10 anos, após inúmeras avaliações e estado de crise. Hoje, temos uma rotina de terapias que nos leva a precisar de rede de apoio, o que me fez ter que recorrer à ação judicial para transferência de trabalho, um cargo público. Ver meu filho voltar a sorrir e ter qualidade de vida, vale tudo o que enfrentamos. Agradeço aos vereadores Byron e Cícero, por este momento e por este espaço. A gente se sente abraçado e ouvido”, revelou.