Presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju recepciona membros do Rotary Club

por Agência CMA — publicado 03/04/2024 11h41, última modificação 03/04/2024 11h41
Instituição completa 90 anos de fundação em 2024
Presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju recepciona membros do Rotary Club

Gilton Rosas

Um grupo de ex-governadores do Rotary Club visitou a Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) na manhã desta terça-feira,2. Eles acompanharam a sessão ordinária e após conclusão desta, foram recebidos pelo presidente da Casa legislativa, Ricardo Vasconcelos (Rede), na sala da presidência.

A ida à CMA foi intermediada pelo vereador Elber Batalha (PSB), que na oportunidade apresentou Projeto de Lei de sua autoria, que institui o Dia do Rotary Clube no município de Aracaju. A data será celebrada em 4 de dezembro de cada ano, a partir da vigência do projeto que ainda será colocado em pauta. A instituição, que completa 90 anos de fundação neste ano possui 8 clubes na capital sergipana.

Para o vereador Elber Batalha, a aprovação da propositura é uma homenagem justa à uma instituição com atuação destacada em causas relevantes para a coletividade. O parlamentar falou sobre a visita e citou ações beneficentes e voltadas à saúde pública desenvolvidas pelo Rotary.

“É uma visita de cortesia, de convite e pedido para que esse projeto seja aprovado. É um reconhecimento da Câmara à história do Rotary que tem várias ações; doam cadeiras de rodas para deficientes físicos carentes e sustentam asilos”, declarou Elber.

“Muita gente não sabe mais o Rotary Clube é o grande responsável pela quase erradicação da poliomielite no mundo, ele custeia as vacinas para os países mais pobres. É uma instituição de extremo valor, onde ninguém é remunerado, pelo contrário, os próprios rotarianos financiam esses projetos, é um braço da sociedade civil que apoia o poder público a desenvolver políticas públicas de valor”, finalizou.

O presidente da CMA deu ênfase ao trabalho social desenvolvido pela instituição e falou da importância de parcerias com entidades que contribuam para o desenvolvimento social.

“O Rotary merece todas nossas homenagens, vamos aprovar uma lei que vai instituir o dia do Rotary. Acho que temos que estreitar essas relações para que possamos entregar um retorno social muito maior ao nosso povo. São pessoas abnegadas, que se dedicam bastante para resolver os problemas do próximo. A Câmara de Vereadores vai sempre abrir as portas e ter uma atenção especial para instituições como o Rotary Club”.

O governador eleito do Rotary para o biênio 2024-2025, no distrito 4391, que compreende Sergipe, Bahia e Alagoas; o ex-secretário de Educação de Sergipe, Jorge Carvalho, ressaltou o acolhimento dado aos membros da instituição na CMA.

“Nós viemos em comissão, com as principais lideranças do Rotary em Sergipe, para pedir ao presidente da Câmara de Vereador celeridade nesse projeto de lei. Encontramos uma receptividade extraordinária da parte dele e de todos os vereadores nessa reunião. Mostramos a eles os projetos de atuação que o Rotary vem desenvolvendo na vida social de Aracaju e no estado de Sergipe.

História do Rotary Aracaju

O texto do projeto da lei que institui o dia do Rotary Clube, além dos artigos pertinentes ao objetivo do PL, traz informações sobre a história da instituição:

“O Rotary Club de Aracaju é o clube mais antigo do Estado de Sergipe e integra o Distrito 4391, que abrange a gestão do Rotary International nos Estados de Sergipe, da Bahia e de Alagoas. Neste ano de 2024, o Rotary Club de Aracaju completa 90 anos de fundação. Ele foi fundado depois da realização de algumas reuniões preliminares na residência do médico Tavares de Bragança, nas quais tomaram parte, como orientadores, rotarianos do Rotary Club da Bahia, além de outras pessoas da capital do Estado de Sergipe.

O Rotary é uma associação voluntária internacional fundada pelo advogado norte-americano Paul Harris. Ele criou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 para que profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras. Com o tempo, o Rotary gradativamente ampliou seu alcance e visão para serviços humanitários. Hoje, os rotarianos têm um longo histórico de trabalhos sociais, atendendo às necessidades de suas comunidades e do mundo todo. O Rotary tem uma atuação firme também no Estado de Sergipe. Muitas são as conquistas internacionais dos rotarianos e, também, no Brasil. O Rotary sempre sonha alto e define metas ambiciosas. Assim o Rotary financiou e combateu a Poliomielite em todo o planeta, a partir de 1979.

Em 1988, a doença ainda assolava 125 nações. Hoje, apenas dois países continuam endêmicos. São muitas as ações humanitárias dos rotarianos em Sergipe, o que justifica o reconhecimento aos 90 anos de atividades ininterruptas dos rotarianos neste Estado”.