De autoria do vereador Sargento Byron, Major Amanda Freitas recebe título de Cidadã Aracajuana

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 02/04/2024 11h47, última modificação 02/04/2024 11h47

Foto: Gilton Rosas

No final da tarde da segunda-feira, 01, o vereador por Aracaju Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos) concedeu o Título de Cidadã Aracajuana à Major Amanda Freitas dos Santos Tobias . A solenidade realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) contou com a presença de familiares e amigos da homenageada.
Para o autor da honraria , a oportunidade do reconhecimento vai além do atual papel desempenhado pela nova cidadã aracajuana, nascida na Bahia. "Quando eu soube que a Major Amanda não era nascida em Aracaju, busquei esta homenagem que é a maior honraria que esta Casa pode conceder. Aqui tivemos a aprovação por unanimidade. Um nome íntegro, que tanto contribui para a sociedade através da Polícia Militar do Estado de Sergipe. Ao longo desses anos, nossa homenageada atuou desde a área de formação policial a coordenação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), em que atualmente exerce um trabalho brilhante que alcança a ponta da nossa sociedade, trazendo grandes resultados para tantas famílias. Parabéns e toda a minha admiração, Major!", declarou o parlamentar.
Com muita emoção, a mãe da homenageada, Clarice de Freitas, também registrou algumas palavras à filha. "Em meio a todas as dificuldades que a gente passa na vida, viver este momento é um orgulho para uma mãe. Olho para trás e sou grata a Deus pelo caminho que meus filhos seguiram. Um caminho certo, do bem. Obrigada a todos por este momento".
A Major Amanda Freitas fez questão de agradecer, nome a nome, todos que prestigiaram a solenidade de homenagem e ressaltou: " ao vereador Byron registro meu agradecimento, não apenas pelo título concedido mas por tudo o que vem fazendo pela nossa sociedade, antes mesmo de ser vereador. Ele, também policial, e que fez do trabalho social um objetivo de vida. Muito obrigada em nome de todos os aracajuanos", encerrou o discurso.
Sobre a homenageada

Amanda Freitas dos Santos Tobias é Major da Polícia Militar de Sergipe, formada pela Academia de Polícia Militar da Bahia (2006). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2009) e especialização em Violência, Criminalidade e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2014), trabalhando a temática da formação dos oficiais da PMSE. Atuou na área da formação policial, desenvolvendo atividades docentes e de coordenação pedagógica dos cursos de formação, aperfeiçoamento e habilitação oferecidos pela PMSE, de 2006 a 2021. Foi chefe da Divisão de Ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMSE e coordenadora pedagógica da primeira turma do Curso de Formação de Oficiais formada em Sergipe, entre 2019 e 2021. Atualmente é coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD-SE).