Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h10, última modificação 19/05/2025 11h39
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Juvêncio parabeniza atuação da Comissão de Justiça em 2019

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/12/2019 12h05, última modificação 17/12/2019 12h05
Juvêncio parabeniza atuação da Comissão de Justiça em 2019

Foto: César de Oliveira

Seguindo a linha da simplicidade e, consequentemente, estando mais perto da população aracajuana através da atuação entre o Executivo e o Legislativo, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) encerra 2019 comemorando sua atuação enquanto presidente da Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Aracaju, a qual tem como competência debater proposituras antes de serem apreciadas no Plenário.
De acordo com o parlamentar, neste ano, 516 pareceres foram emitidos e encaminhados para os demais membros da comissão. "A minha atuação como presidente da comissão permitiu conhecer ainda melhor o trabalho e posicionamento de cada vereador dentro do parlamento. Durante este ano, trabalhamos em total respeito e cordialidade, garantindo o melhor para o povo que nos confiou esta missão”, destaca o vereador que no ano passado atuou também como vice-presidente da Casa.
Sobre as proposituras que chegam à Câmara, o vereador comenta que são avaliadas em seu aspecto constitucional, jurídico e legal. “Durante todo este ano frente à presidência, posso garantir que não houve nenhum problema junto às equipes. Os poucos ajustes que foram necessários atenderam aos prazos. Aproveito para parabenizar e agradecer toda a equipe da Comissão de Justiça pelo trabalho eficaz realizado diariamente", declarou Juvêncio parabenizando também os vereadores Jason Neto (PDT), Manuel Marcos (PSDB), Elber Batalha (PSB) e Camilo Feitosa (PT), membros da Comissão, que segundo o vereador, trabalham em plena harmonia e comprometimento.
Entenda sobre a Comissão

As Comissões são órgãos técnicos, constituídos pelos próprios membros da Câmara, destinados, em caráter permanente ou transitório, a proceder estudos, emitir paraeceres especializados e realizar investigações. Elas também podem requisitar do prefeito, por intermédio do Presidente da Casa , ( independentemente de discussão e votação) , todas as informações que julgarem necessárias sobre os respectivos assuntos.

Compete a ela também manifestar-se sobre todos os assuntos entregues à sua apreciação, quanto a sua legalidade e ao seu aspecto gramatical e lógico.

Vereador Bigode participa do anúncio da programação do Projeto Verão 2020

por Abrahão Crispim — publicado 17/12/2019 13h03, última modificação 17/12/2019 13h03
Vereador Bigode participa do anúncio da programação do Projeto Verão 2020

Foto: Gilton Rosas

Representando a Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Bigode do Santa Maria (MDB) participou do anúncio da programação do Projeto Verão 2020, que contará com patrocínio do Ministério do Turismo e somará um investimento de quase R$ 1,2 milhões.

O evento, que acontecerá na Orla da Atalaia, nos dias 1 e 2 de fevereiro, foi anunciado da manhã desta terça-feira, 17, pelo prefeito, quando apresentou as atrações que compõem a programação.

Edvaldo Nogueira ressaltou que a retomada do evento ao calendário festivo reforça o trabalho realizado pela atual gestão para o aquecimento do turismo. “Elaboramos uma bela programação com atrações artísticas, jogos, eventos esportivos e culturais. O Projeto Verão é a expressão da nossa cidade e projetará, novamente, Aracaju para o Brasil e para o mundo”, destacou.

Para Bigode do Santa Maria, a nova proposta da Prefeitura Municipal de Aracaju em valorizar o artista local é muito importante para os músicos do estado, pois divulga e valoriza a cultura. “Esse projeto é muito importante, pois é atrativo não só para os sergipanos, mas inclusive para os turistas que visitam nosso Estado”, exaltou.

De acordo com o presidente da Funcaju, Cássio Murilo, o evento será realizado com recursos de uma emenda parlamentar e do Ministério do Turismo. “Vamos adotar outro formato, mas será um Projeto Verão muito legal e com o mesmo nível de qualidade de todas as festas que realizamos. É só esperar para ver”, enfatizou.

Programação

O Projeto Verão 2020 se inicia no dia 1º de fevereiro, às 21h, com a apresentação da banda The Baggios. Na sequência, às 22h30, sobe ao palco a banda Cordel do Fogo Encantado. A partir de 00h será a vez da banda Paralamas do Sucesso garantir a animação do público. A primeira noite de evento será encerrada com a banda Reação, que se apresenta às 1h30.

Já a segunda noite da festa começa às 21h com o músico Siba. Logo após, às 22h30, aracajuanos e turistas cairão no samba com o cantor Diogo Nogueira. Às 00h será a vez da banda de rock Ira animar os presentes e às 1h30 a banda Babado Novo sobe ao palco para fechar o Projeto Verão.

Dr. Manuel Marcos autoavalia desempenho parlamentar: “Foi desafiador”, diz

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/12/2019 13h25, última modificação 17/12/2019 13h25
Dr. Manuel Marcos autoavalia desempenho parlamentar: “Foi desafiador”, diz

Foto: Gilton Rosas

Ao longo do ano legislativo referente ao exercício de 2019, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) tem estreitado a relação com os cidadãos aracajuanos, associações, categorias e quem mais o procura na tentativa de buscar soluções para os problemas que afligem o município. Através da apresentação de Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos e encaminhamentos de demandas populares ao Poder Executivo, é que o parlamentar reforça o comprometimento com a melhoria da qualidade de vida da população aracajuana.

“Sem sombra de dúvidas, 2019 foi desafiador. Desde que me formei em medicina, nunca parei de trabalhar. Como político e vereador por Aracaju, eu procuro fazer o possível pelas pessoas. Principalmente as mais carentes, pois, vivemos em um país com muita dificuldade na assistência a saúde. Apesar de ser um preceito constitucional, esse direito é dado muito timidamente. Eu procuro me desdobrar para cuidar dos cidadãos, pautado e atuando neste segmento que ainda tem muito para evoluir”, ressalta.

Durante o exercício do presente ano, o parlamentar obteve êxito na aprovação de proposituras que afetam diretamente na prestação dos serviços públicos na pasta da saúde. Entre os pleitos conquistados, destacam-se: o Projeto de Lei nº 13/2018 que institui a Política Municipal de Promoção à Saúde do Idoso e ao Envelhecimento Saudável na cidade de Aracaju e o Projeto de Lei n°128/2018 que assegura o Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do recém-nascido na capital sergipana.

E ainda, o Projeto de Lei 275/2018, que dispõe sobre a realização de campanha permanente de orientação e conscientização sobre a necessidade do exame de trombofilia antes do uso de anticoncepcionais, nas Unidades de Saúde, situadas no Município de Aracaju. “Entrego a minha vida, a minha saúde e todo meu tempo para cuidar do cidadão, aliás, de seres humanos que me procuram. Sou muito feliz e faço - não por estar político - me empenho por ser médico e um instrumento que favorece a melhoria na qualidade de vida”, salienta Dr. Manuel Marcos.

Entre outras conquistas está a medida na qual determina que unidades de saúde notifiquem conselhos tutelares em caso de ocorrências com crianças e adolescentes envolvidos com o consumo de álcool e drogas. O mecanismo terá como base o Projeto de Lei (PL) 130/2018 e também pauta-se sob as perspectivas da assistência social e família. Mais uma empreitada que transita por mais de um segmento, é o Projeto de Lei n° 283/2018 que institui a Política Municipal de Assistência à Saúde de alunos com diabetes nas escolas da rede municipal de ensino.

“As proposituras apresentadas são pautadas pelo que sinto da dificuldade das pessoas em ter o acesso aos diretos fundamentais. Além da fiscalização que faço nos postos de saúde, nos gastos com o erário público e o modo como os gestores atuam ou aplicam os recursos. Não existe felicidade de um povo nem desenvolvimento de um país sem que a população esteja com a saúde em equilíbrio. Precisamos atuar de forma mais objetiva e que chegue a diminuir as distâncias entre o exame ou atendimento, a pouca oferta de leitos de UTI e cirurgias”, pontua o parlamentar.

Mais proposituras

No decorrer do período legislativo, Dr. Manuel Marcos já protocolou 54 Indicações de Serviços. Dentre elas a recuperação de praças, recapeamento asfáltico de ruas e avenidas, poda de árvores, capinagem e varredura de ruas e travessas, sinalização de trânsito vertical e horizontal das vias aracajuanas. Já foram mais de 85 Pareceres de Projetos de Lei e Pareceres de Vetos do Executivo Municipal.

Contrário ao aumento dos salários dos vereadores, Amintas diz que votação foi na 'surdina'

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/12/2019 11h15, última modificação 18/12/2019 11h15
Contrário ao aumento dos salários dos vereadores, Amintas diz que votação foi na 'surdina'

Foto: Gilton Rosas

Na noite desta segunda-feira, 16, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou o programa “Nas Ruas”, live liderada por ele e divulgada através de suas redes sociais, para falar de diversos assuntos que são de interesse da população aracajuana.

Durante o programa o vereador esclareceu vários assuntos que foram divulgados por meio de redes sociais na capital sergipana, além de discutir os diferentes temas que os internautas solicitaram. O primeiro tema questionado por um seguidor do Instagram foi sobre o aumento do valor das passagens de ônibus.

Amintas explicou que “a nova lei em Aracaju diz que o aumento das passagens é decidido pelo prefeito e não mais pela Câmara de Vereadores. Mas já solicitamos que sejam enviados para os vereadores todos os documentos que justifiquem o aumento do preço das passagens de ônibus. Não vamos aceitar e vamos lutar para que não haja esse aumento em Aracaju”, afirmou.

O petebista também falou sobre a votação dos vereadores que aumentaram o próprio salário. O vereador, que não estava presente no momento da votação, declarou seu voto contrário. “As coisas foram feitas na 'surdina', o aumento não estava na pauta de votação. Na pauta de projetos não estava anunciado o projeto de aumento de salário, foi colocado de última hora, mais de meia noite. No momento eu já havia saído da Casa, pois tinha um compromisso e sempre faço questão de registrar minha ausência. Na manhã seguinte fiquei sabendo do aumento e me declarei contra, os vereadores não merecem aumento se o salário dos servidores continua o mesmo, isso é absurdo! Me reuni com alguns vereadores na Casa e chegamos a conclusão que o aumento não poderia ser votado naquele momento e foi considerado irregular. O aumento de salário dos vereadores foi anulado pelo presidente da Câmara”, assegurou.

Questionado, também, sobre as denúncias da “Máfia dos Shows”, Amintas explicou que as demandas continuam na justiça, estão sendo analisadas e investigadas, mas infelizmente não pôde dar continuidade na Câmara porque a CPI não foi aprovada.

Outro assunto que surgiu foi referente às obras da Avenida Euclides Figueiredo. “Há um prazo de 180 dias para a conclusão da obra, mas já soube que por enquanto está parada. Tenho certeza de que a obra será concluída porque no próximo ano temos eleições. Uma solução para aquela avenida seria fazer toda a parte de saneamento básico antes de asfaltar e talvez indenizar algumas casas para duplicar a via e melhorar o tráfego. Dessa forma, seriam evitadas enchentes durante os meses de chuva”, sugeriu o vereador.

Outro questionamento foi o mau atendimento nos hospitais de Aracaju, nos quais Amintas declarou que vai continuar fiscalizando de forma séria e consciente. Os internautas mudaram de assunto e enviaram sugestões de nomes para as próximas eleições de prefeito. Todos afirmaram que chegou a hora de colocar novos candidatos, que realizem os trabalhos que os antigos prometeram e ate agora não cumpriram. Dentre os nomes listados estão Cabo Amintas, Emília Corrêa, Daniele Garcia e Dr. Emerson.

Para finalizar a live, Amintas recebeu o convite de um seguidor para visitar as ruas do Bairro São Conrado e denunciar a situação crítica que os moradores estão convivendo com os buracos e vazamentos da rede de esgoto.

Seu Marcos recebe Novena Natalina da Ordem Francisca Secular

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/12/2019 09h32, última modificação 18/12/2019 09h32
Seu Marcos recebe Novena Natalina da Ordem Francisca Secular

Foto: Assessoria do parlamentar

Na noite de segunda-feira, 16, o vereador Seu Marcos teve a honra de receber em sua residência Novena Natalina da Ordem Franciscana Secular ( OFS) da Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, do Bugio.

Ao lado da juventude da Igreja, dos amigos familiares e vizinhos do Bugio, bairro que reside o vereador, a OFS louvou pelo nascimento de Cristo. Seu Marcos, que é devoto de Nossa Senhora Aparecida e que participa ativamente das atividades do Santuário, agradeceu pela graça.

“Estou muito feliz em receber em minha casa a novena da Ordem Francisca Secular, que faz um lindo trabalho de evangelização. Agradeço a todos os grupos do Santuário, aos amigos, vizinhos e familiares que estiveram aqui nesse ato de fé. Que o espírito do Natal una todos os corações” desejou.

Américo de Deus apoia evento 'Coroa do Meio em Ação'

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/12/2019 11h39, última modificação 18/12/2019 11h39
Américo de Deus apoia evento 'Coroa do Meio em Ação'

Foto: Assessoria do parlamentar

Nesta terça-feira, 17, o vereador Américo de Deus (Rede) prestigiou o evento 'Coroa do Meio em Ação' organizado pela comunidade do bairro em parceira com instituições e apoio de órgãos públicos. Ação foi realizada na Associação de Pescadores.

Américo ressaltou a importância de ações desse cunho, de iniciativa da própria comunidade, mostrando os impactos positivos na rotina e na vida das pessoas que participam e também daqueles que doam seu tempo em busca de contribuir para uma sociedade melhor.

O parlamentar agradeceu a contribuição de todas as entidades e de todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para que a realização do evento fosse possível. É válido ressaltar a grande diversidade de serviços oferecidos ao público.

“Foi um momento que oportunizou a comunidade receber atendimentos e serviços por diversos órgãos e entidades. Então, houve cadastro Único com atendimento e orientações e entrega de cartilha; oficinas de qualificação; carteira do ID Jovem; exames oftalmológicos; aferição de pressão; teste de glicemia; testes rápidos; distribuição do Estatuto da Criança e Adolescente; venda de produtos feitos nos cursos de qualificação profissional; apresentação Cultural; assessoria Jurídica; pescaria Simbólica; exposição de projetos e apresentação artística. A adesão foi muito grande e isso nos alegra”, ressaltou Américo.

Ressalta-se que o vereador Américo de Deus apoiou o evento disponibilizando água mineral e toldos, além de intermediar a disponibilização de banheiros químicos junto a Emsurb. “A população do Coroa do Meio tem minha atenção e coloco o mandato à disposição. Por isso, fiz questão de ir acompanhar o evento pessoalmente, e só tenho a agradecer a comunidade e os profissionais que fizeram parte da programação”, completou o parlamentar.

Santa Maria: Américo defende construção de Mercado Municipal e restaurante popular

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/12/2019 11h51, última modificação 18/12/2019 11h51
Santa Maria: Américo defende construção de Mercado Municipal e restaurante popular

Foto: Gilton Rosas

O Bairro Santa Maria ao longo do mandato do vereador Américo de Deus (Rede) ganhou sua atenção que fez algumas indicações como, tentar resolver questões relativas ao esgoto a céu aberto que a comunidade estava preocupada diante da possibilidade de surgimento de doenças e pragas, ruas esburacadas e má iluminação.

As Indicações foram atendidas, mas algumas questões foram essenciais para que o vereador produzisse duas emendas, nº 5 e 7, frente ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) Nº 411/2019, de autoria do Poder Executivo, aprovado no dia 13 desse mês em 2ª, 3ª votação e em Redação Final. Essas emendas previam a criação de um restaurante popular e de um Mercado Municipal no Bairro Santa Maria, apesar da rejeição o parlamentar da Rede fez sua defesa.

“Hoje vemos no Bairro Santa Maria a necessidade da construção de um Mercado Municipal, pois onde há comercialização dos alimentos é um Deus nos acuda. Ali não existe um Mercado Municipal com toda sua estrutura. É uma população de 45 mil pessoas que precisam fazer suas compras de forma digna. Outra necessidade é construção de um restaurante popular para matar a fome de quem precisa. O que eu propus era viável se a periferia fosse prioridade do poder executivo”, explicou o vereador Américo de Deus.

As emendas realocariam orçamento de 2 milhões das secretarias municipais de Governo; Família da Assistência Social; Comunicação e Industria e Comércio.

Jason Neto fala sobre seus projetos e indicações em entrevista

por Élida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/12/2019 13h13, última modificação 18/12/2019 13h13
Jason Neto fala sobre seus projetos e indicações em entrevista

Foto: Assessoria do parlamentar

Ajudar na melhoria de vida da população, foi assim que o vereador Jason Neto (PDT) atuou durante todo ano de 2019. O parlamentar participou da gravação do programa 'Em Discussão', apresentado pelo jornalista Bruno Lima, na TV Câmara de Aracaju, para falar dos seus projetos e indicações. O programa irá ao ar no próximo dia 25, às 20h30, com reprises durante a programação normal da TV.

Durante sua participação, Jason foi questionado sobre sua atuação como vereador. Os Loteamentos Paraíso do Sul, na zona Sul, e o Tia Caçula, na zona norte da Capital, receberam melhorias através de indicações de Jason Neto. "Fazemos visitas às comunidades e as pessoas nos cobram por melhorias, fiz as indicações e sempre que encontrava o prefeito Edvaldo Nogueira fazia as cobranças. Nossos pedidos foram atendidos, porque são comunidades que passam por diversas dificuldades", explicou o vereador.

O vereador afirmou que as solicitações de indicação são para pessoas que muito precisam e as obras provocam verdadeiro impacto para a comunidade. "Tem ruas que nem carros entram, ruas que causam transtornos para os moradores que precisam caminhar. Aracaju era uma cidade que possuía diversas localidades abandonadas, principalmente no Santa Maria. Mas hoje existe um canteiro de obras por lá", disse.

Mais indicações

Durante a entrevista, Jason Neto destacou que em sua atuação foram mais de 300 indicações durante o ano de 2019. "Dentre elas, a manutenção das ciclovias. Também foram feitas as recuperação de seis grandes avenidas que solicitei. Outra indicação foi o Saque Pague do Banese para o Ceasa. Também já estive com o presidente do Banese para isso. O presidente Fernando Mota achava que não havia condições, eu mostrei a ele a necessidade, fizeram uma nova avaliação e viram realmente a necessidade, já instalaram um Saque Pague no Ceasa", explicou.

"A mesma coisa aconteceu nos mercados, onde não existiam pontos do Banese e nem cashs 24 Horas. Conseguimos as instalações do ponto do Banese e do 24 Horas no mercado Maria Virgínia Leite Franco. Depois, outro 24 Horas para o mercado Thales Ferraz. E ainda conseguimos pontos Banese para os mercados do Bugiu e do Siqueira Campos", afirmou o vereador.

Jabutiana: Américo defende ampliação de Unidade de Saúde da Família e Obras de Drenagem Pluvial

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/12/2019 10h46, última modificação 19/12/2019 10h46
Jabutiana: Américo defende ampliação de Unidade de Saúde da Família e Obras de Drenagem Pluvial

Foto: Gilton Rosas

Duas necessidades existentes no Bairro Jabutiana foram identificadas pelo vereador Américo de Deus (Rede) e defendidas durante votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) Nº 411/2019, de autoria do Poder Executivo, aprovado no dia 13 desse mês em 2ª, 3ª votação e em Redação Final.

O parlamentar que ao longo do seu mandato tem vistoriado questões sociais e ambientais no Jabutiana apresentou duas emendas, a nº4 e n°10. Elas previam a ampliação ou construção de uma Unidade de Saúde da Família para o bairro Jabutiana e o uso de um percentual da reserva de contingência para realização de obras de drenagem pluvial no mesmo bairro. Ambas, infelizmente, foram rejeitadas.

“Essa reserva de contingencia é no valor de R$25 milhões, e para que serve? Serve para desastres naturais e outras questões. Estou pedindo que parte desse recurso seja investido em obras estruturantes no Bairro Jabutiana que vai prevenir um desastre com a vinda das chuvas. O que ocorreu em julho de 2019 pode acontecer em março de 2020. Eu só quero garantir que a reserva de contingencia seja usada para o fim ao qual ela foi criada”, explicou o parlamentar.

Segundo Américo, “a emenda 4 alocaria verba da Secretaria Municipal de Governo de R$1.500,000,00 para a construção de uma Unidade de Saúde da Família para o bairro, visto que as verbas do gabinete do secretário de governo e do prefeito juntos equivalem a R$19 milhões. É necessária essa ampliação, pois quando a unidade foi criada a população era de 15 mil pessoas e hoje essa população cresceu e contabiliza agora 46 mil pessoas”, acrescentou.

Américo: “Rede lançará composição com igualdade de gênero no parlamento"

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/12/2019 11h20, última modificação 19/12/2019 11h20
Américo: “Rede lançará composição com igualdade de gênero no parlamento"

Foto: Assessoria do parlamentar

Na última terça-feira, 17, o vereador Américo de Deus (Rede) participou de uma reunião com filiados da Rede Sustentabilidade em Sergipe, a qual objetivou a apresentação de membros que serão possíveis pré-candidatos nas eleições em 2020, além de debater sobre a continuidade dos trabalhos para o pleito que se avizinha.

“Mais de dez mulheres querem ser pré-candidatas ao pleito em 2020. Isso significa renovação e o partido acolhe com carinho esse processo de decisão importante de renovação do quadro político para a próxima legislatura. Foi um momento que cada um expressou suas ideias políticas para o futuro”, esclareceu Américo de Deus.
Atualmente a Casa Legislativa só possui a atuação de uma mulher ocupando o cargo de vereadora, mas o parlamentar acredita que “o partido Rede que se mantém forte, lançará nominatas competitivas de candidatas mulheres, buscando alcançar a igualdade de gênero no parlamento municipal”, afirma.

Camilo solicita retirada da linha férrea para arborização na Avenida Augusto Franco

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/12/2019 10h54, última modificação 19/12/2019 10h54
Camilo solicita retirada da linha férrea para arborização na Avenida Augusto Franco

Foto: Gilton Rosas

O vereador Camilo Lula (PT) protocolou na Secretaria do Patrimônio da União (SPU) um ofício solicitando a retirada da antiga via férrea que corta a Avenida Augusto Franco, antiga Avenida Rio de Janeiro.

Em reunião com o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, o vereador solicitou que a Prefeitura fizesse o plantio de árvores nativas no canteiro central da avenida.

Camilo explica que a medida é uma das formas de compensação ambiental pela retirada das árvores da avenida Hermes Fontes. “Nós precisamos de uma Aracaju mais verde, mais arborizada e, consequentemente com mais qualidade de vida e essa é uma possibilidade que nós encontramos para beneficiar a cidade como um todo, pois milhares de pessoas transitam naquele avenida todos os dias e se trata de uma via que corta vários bairros”, afirma o parlamentar.

Camilo trabalha em defesa dos direitos à cidade e do Meio Ambiente

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/12/2019 11h07, última modificação 19/12/2019 11h07
Camilo trabalha em defesa dos direitos à cidade e do Meio Ambiente

Foto: Gilton Rosas

O vereador Camilo Lula (PT) constrói o seu mandato com ampla participação popular. Duas das suas bandeiras são a garantia dos direitos à cidade e à moradia e a defesa do Meio Ambiente.

Camilo propôs a criação de duas frentes parlamentares, a Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Popular e do Direito à Cidade, através do projeto de resolução n° 05/2019 e a criação da frente Parlamentar em defesa do Meio Ambiente, através do projeto de resolução de n° 06/2019.

Robertha Barros, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe, especialista no direito à cidade, avalia que “Camilo é um cara que pensa, cria e propõe ações muito importantes para a cidade de Aracaju. A criação da Frente Parlamentar em defesa da moradia popular e do direito à cidade é um grande avanço. O direito à moradia está na constituição federal como um direito social, então toda cidadã e todo cidadão tem o direito à ter uma boa moradia, e isso quer dizer não só ter casa, mas ter uma casa com qualidade, uma casa que tenha infraestrutura urbana por perto, equipamentos de lazer, de educação e de saúde e o direito à moradia é um direito que envolve a qualidade de vida na cidade, e Camilo é o cara que sabe que isso é fundamental e vai lá e propõe medidas eficazes para mudar, de fato, a realidade, avalia a docente.

O vereador protocolou na Secretaria do Patrimônio da União (SPU) um ofício solicitando a retirada da antiga via férrea que corta a Avenida Augusto Franco, antiga Avenida Rio de Janeiro.

Em reunião com o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, o vereador solicitou que a Prefeitura fizesse o plantio de árvores nativas no canteiro central da avenida.

Camilo explica que a medida é uma das formas de compensação ambiental pela retirada das árvores da avenida Hermes Fontes.

Camilo homenageia sociólogos, mas lamente MP que extingue o registro profissional da categoria

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/12/2019 11h10, última modificação 19/12/2019 11h10
Camilo homenageia sociólogos, mas lamente MP que extingue o registro profissional da categoria

Foto: César de Oliveira

No último dia 10 de dezembro foi comemorado o Dia do Sociólogo. A data é celebrada em alusão à sanção presidencial que, em 1980, reconheceu a profissão de sociólogo no Brasil. O vereador Camilo Lula (PT), sociólogo de formação com mestrado na área, parabenizou os colegas da sua área, mas lamentou a medida provisória de número 950 (MP 950) do presidente Jair Bolsonaro que cria o que ele chama de “Programa Verde e Amarelo”.

De acordo com a MP as profissões de sociólogo, jornalista, publicitário, radialista, atuário, arquivista, músico, estatístico, secretário, aeronauta, químico, corretor de seguros e guardador e lavador de carros passarão a não terem mais a obrigatoriedade de registro profissional, as duas últimas, inclusive, terão a regulamentação extinta.

Camilo explica que se trata de mais uma medida absurda do atual presidente e que isso prejudicará milhares de trabalhadores e de trabalhadores. “Isso significa que o Estado Brasileiro passa a permitir o exercícios dessas importantes profissões de maneira irresponsável, por pessoas não habilitadas e isso prejudica não só esses trabalhadores que ficarão sem seus registros, como toda a sociedade que não terá garantia nenhuma que recebem esses serviços de profissionais capacitados”, conclui o parlamentar.

Defesa das mulheres pauta o mandato do vereador Camilo Lula

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/12/2019 11h14, última modificação 19/12/2019 11h14
Defesa das mulheres pauta o mandato do vereador Camilo Lula

Foto: César de Oliveira

Em 2019 Camilo Lula (PT) propôs projetos de proteção à mulher. O primeiro versa sobre a obrigatoriedade dos bares, restaurantes e casas noturnas a adotar medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco, o segundo pretende garantir a presença de doulas nas maternidades em Aracaju e o terceiro diz respeito à obrigatoriedade da distribuição gratuita de absorventes nas escolas da rede municipal de ensino.

Proteção à mulher

O parlamentar explica que o Projeto de Lei tem o objetivo de fortalecer os direitos e garantias às mulheres. Em Sergipe, os dados da secretaria da Segurança Pública (SSP/SE), mostram os índices alarmantes da violência contra a mulher e a propositura do vereador visa fortalecer a segurança das mulheres.

De acordo com os dados da SSP, só no primeiro semestre de 2018, foram registrados 809 casos de violência contra a mulher em Aracaju. Durante todo o ano de 2017, foram registrados 1.505 casos.

Para a vice presidente do conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Adriana Lohana dos Santos, mulher Trans, na atual conjuntura em que vivenciamos o aumento de casos de violência contra a mulher. “É de suma importância que esse projeto se torne lei, pois visa a garantia de auxilio as mulheres em situação de risco, dando apoio e atendimento as mulheres que de alguma forma se sentirem em situação de vulnerabilidade e risco, seja em situação de assédio moral ou outras formas de violência”, afirmou.

Lohana destacou o treinamento de funcionários dos estabelecimentos para acolherem as mulheres. “Essa proposição também é um avanço no sentido de que, para que a lei seja implantada, será necessário a formação dos funcionários dos estabelecimentos, o que será uma contribuição enorme com a sociedade pois estes funcionários estarão, não somente sendo formados a lidar com essas situações de vulnerabilidade feminina, mas estarão também aprendendo sobre questões de gênero, entendendo como se mostra a misoginia e o machismo na sociedade e estarão também mais preparados a lidar com a diversidade de gênero”, reiterou.

Presença de doulas


Camilo propôs ainda a criação da lei que garante que as maternidades, estabelecimentos de saúde e hospitais, deverão permitir a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós parto imediato, bem como nas consultas e exames de pré-natal, sempre que solicitadas pela parturiente.

“A humanização do parto não passa só pela condição das mulheres realizarem partos normais ou cirurgias cesárias, a humanização do parto passa pelo direito da mulher de ter a presença de uma Doula, e é isso que esse projeto de lei visa garantir”, afirma o vereador.

A médica sanitarista, professora do curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe, Priscila Batista, afirma que a presença da Doula é indispensável em um trabalho de parto. “Como médica eu posso afirmar, baseada em evidências científicas, que a Doula exerce um papel extremamente necessário, pois a sua presença resulta na diminuição de procedimentos desnecessários como a episiotomia, na diminuição da aplicação de ocitocina sintética, a presença da doula diminui o tempo de trabalho de parto e ajuda na recuperação da mulher no pós parto”, afirma.

A médica avalia como positiva e necessária a atuação do vereador Camilo na defesa das políticas para as mulheres. “É muito bom termos um represente que, mesmo sendo home, se ocupe das questões necessárias às mulheres cidadãs aracajuanas e eu fico feliz que o vereador Camilo tome para si essa responsabilidade e que leve os nossos debates para a casa do povo de Aracaju”, diz.

Distribuição de absorventes nas escolas

O projeto de lei que visa instituir o fornecimento gratuito de absorventes higiênicos para estudantes das escolas da rede pública municipal, em situação de hipossuficiência social e econômica, ou seja, que não possuem condições financeiras para a compra de itens de higiene pessoal.

“Esse projeto não trata apenas da distribuição de absorventes higiênicos para estudantes, mas de levar dignidade e esperança por um futuro mais justo e igualitário, portanto não podemos cruzar os braços para essa triste realidade nem permitir que problemas como a falta de material escolar, merenda ou absorventes íntimos sejam fatores que desencorajem essas jovens de frequentarem as escolas e com isso reduzindo as chances de um futuro melhor”, analisa Camilo Lula.

Essa é uma medida urgente, pois em razão do período menstrual muitas mulheres jovens já abandonaram as escolas porque não têm condições de comprar absorventes. Essa foi uma realidade enfrentada por Letícia Maria dos Santos que estudou na escola municipal de ensino fundamental Jornalista Orlando Dantas. “Eu não me lembro quantas vezes tive que faltar a escola porque não tive condições de comprar o absorvente quando a minha menstruação descia. Agora eu tenho certeza que se fosse uma necessidade dos homens isso já era lei há muito tempo e as escolas já ofereciam”, opina a ex estudante, hoje comerciante.

A professora da rede municipal de Educação, Cristiane Costa, explica que muitas vezes são as professoras que já levam absorventes para disponibilizar para as alunas. “Se o município tiver a sensibilidade de disponibilizar esses absorventes para as alunas vai ser muito bom, pois nesse período muitas alunas faltam ou até mesmo abandonam a escola porque a menstruação desceu sem elas esperarem, por exemplo, e os colegas viram, que já foi, inclusive motivo de bullying. Então eu acho que esse projeto é extremamente importante”, explica a professora.

O vereador Camilo explicou, ao protocolar o projeto, que o índice de faltas de alunas é muito grande, pois durante o período menstrual, se uma aluna falta 5 dias por mês, no ano isso significa 45 dias. Para o vereador “disponibilizar no ambiente escolar o acesso gratuito e ao alcance de quem necessitar é fundamental, pois absorventes higiênicos não são itens supérfluos e sim de necessidade. Portanto deve fazer parte do orçamento das unidades escolares, assim como as provisões de papel higiênico e outros itens necessários à saúde das alunas da rede pública de ensino”, reitera o parlamentar.

Luta pela agroecologia e alimentação saudável marca atuação de Camilo na CMA

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/12/2019 11h17, última modificação 19/12/2019 11h17
Luta pela agroecologia e alimentação saudável marca atuação de Camilo na CMA

Foto: César de Oliveira

O vereador Camilo Lula (PT) traz as lutas dos trabalhadores do campo para o seu mandato. Ele propôs a obrigatoriedade de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar da rede municipal de ensino.

O objetivo do projeto, de acordo com o parlamentar, é “priorizar a saúde e a educação das crianças, além de incentivar a produção de uma agricultura limpa e saudável”. Camilo explica que “as questões da alimentação e dos distúrbios alimentares refletem na saúde das crianças. Os hábitos alimentares que elas têm desde cedo determinam sua saúde no futuro. O que se investe em alimentação saudável, se economiza com remédios e tratamentos de saúde”, acrescentou o vereador, para além disto o projeto visa movimentar a cadeia produtiva da agroecologia e da produção de orgânicos o que vai fortalecer os trabalhadores da área.

Separação de resíduos

Camilo propôs também um projeto de lei que obriga estabelecimentos a separarem resíduos orgânicos para compostagem e reciclagem. Camilo defende que o meio ambiente saudável é um direito de todas as cidadãs e dos cidadãos. Esta propositura visa fortalecer, no âmbito municipal, os direitos e garantias assegurados ao meio ambiente e à toda a sociedade, levando em consideração que o meio ambiente saudável e equilibrado é direito de todos.

Quitéria da Silva, coordenadora da Cooperativa Reviravolta, que faz a coletas de lixo reciclável na cidade de Aracaju, parabenizou o vereador pela iniciativa. “Eu acho que a criação desse projeto de lei é uma iniciativa muito importante, porque esse material orgânico que não é reciclado é um material que pode sustentar famílias inteiras, é desse material que a nossa cooperativa tira o sustento, então é muito importante que essa lei seja aprovada e que entre em vigor.

Além do aspecto econômico, a separação e coleta para a reciclagem e compostagem contribui com a agroecologia, pois o resultados desses processos pode ser utilizado como adubo em hortas urbanas. Outro impacto importante, resultado dessa propositura, é que o material orgânico, quando mal descartado, causa mau cheiro e isso prejudica a saúde dos profissionais que trabalham com a coleta de lixo, com a destinação adequada o lixo não terá mais cheiro desagradável.

O engenheiro agrônomo Jorge Rabanal, consultor em agroecologia, explica que esse é um projeto que movimenta as cadeias produtivas em torno de um material que não é lixo. “Eu penso que esse projeto é um círculo virtuoso na pedagogia ambiental de Aracaju, é um projeto que, quando aprovado, vai transformar a vida de trabalhadores e de trabalhadoras que podem ter aí uma oportunidade de garantirem os seus sustentos, mas que nesse momento estão em situação de precariedade econômica. Portanto se trata de uma lei que vai trazer uma nova perspectiva para o descarte de um material que será reutilizado”, opina.

Semana da agroecologia

Promover a educação para uma alimentação mais saudável e sustentável através da conscientização, esse é o objetivo do projeto de lei protocolado pelo vereador Camilo que visa a instituição da Semana de Conscientização sobre Alimentação Orgânica e Agroecológica no âmbito do município de Aracaju.

De acordo com o projeto, a lei funcionará da seguinte forma: através da secretaria municipal da Educação, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) deverá promover debates, seminários e palestras para informar a sociedade acerca da importância de novas práticas alimentares, bem como incentivar mudanças ecológicas que visem à conservação do meio ambiente.

Essas atividades deverão ser realizadas em parceria com outras secretarias, movimentos sociais, assim como associações agrícolas, universidades e escolas. O vereador Camilo Lula fala que para ele a agroecologia lhe é muito cara e é uma bandeira que o seu mandato defende.

“Eu entendo que a educação é instrumento de transformação social, por isso esse projeto visa desenvolver ações nas escolas e bairros com a finalidade de estabelecer estratégias para mudanças das práticas alimentares e ambientais, pois a construção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado só é possível com a participação da coletividade”, opina o vereador Camilo.

O incentivo à alimentação orgânica e agroecológica não se limita somente às boas práticas de consumo, mas sim à reestruturação de todo um sistema escasso pela degradação do homem, uma vez que as práticas de produção orgânica incentivam a conservação e preservação ambiental além da redução dos poluentes que agridem imensamente o Meio Ambiente.

“É gratificante encerrar 2019 com mais de 270 proposituras entregues”, pontua Juvêncio

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/12/2019 12h45, última modificação 19/12/2019 12h45
 “É gratificante encerrar 2019 com mais de 270 proposituras entregues”, pontua Juvêncio

Foto: César de Oliveira

O vereador Juvêncio Oliveira (DEM) fez uma avaliação do segundo semestre na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) destacando a atuação muito produtiva, de novas ideias para o povo, debates e diversas indicações protocoladas na Casa, visando captar as necessidades apontadas pela população aracajuana. Para o parlamentar, através do trabalho em conjunto com as lideranças de diversos bairros da capital, criou-se o elo entre os poderes Executivo e Legislativo, onde por meio de proposituras, muitas benfeitorias foram realizadas em toda Aracaju.

“Assim como foi no primeiro semestre, o trabalho da minha equipe seguiu perfeitamente os objetivos aplicados desde o primeiro dia do meu mandato: ouvir os anseios dos aracajuanos e acompanhar de perto as realizações da Administração Municipal. Ao longo de 2019, diversos bairros da Zona Sul à Zona Norte foram beneficiados com nossas proposituras, nada mais do que nossa obrigação , eu sei, mas posso afirmar que tudo foi encaminhado em uma verdadeira harmonia, com envolvimento e reciprocidade”, destaca Juvêncio Oliveira, mencionando que as mais de 70 indicações deste ano, incluíram serviços de tapa-buracos, reformas, pavimentação asfáltica, limpeza, recapeamento, instalação de placas sinalizadoras, redutores de velocidade, iluminação pública, além, de serviços de terraplanagem.

Sobre o ano, o parlamentar também destaca o trabalho da Comissão de Justiça da Casa, a a qual assume a presidência da Comissão. “Esta atuação me fez conhecer ainda melhor o trabalho e posicionamento de cada vereador dentro do parlamento", destaca o vereador que no ano passado atuou também como vice-presidente da CMA.

Atuação marcante

Sobre a sua atuação em diversas regiões da cidade, Juvêncio mencionou que, além de poder ajudar na qualidade de vida dos moradores dos bairros Industrial, Santa Maria, Santo Antônio, Centro, Coroa do Meio, Suíça, Aruana, São Conrado, Marivan, Mosqueiro, assim como do Povoado Areia Branca, um dos grandes marcos do atual mandato, foi poder vivenciar, ao lado do prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), a entrega da obra da Avenida Caçula Barreto, mais conhecida como Canal 3, no conjunto Augusto Franco.

“Esta, sem dúvidas, foi uma obra que esteve dentre os meus pedidos ao prefeito, onde tive o privilégio de não só acompanhar cada etapa, mas, de comemorar, ao lado de cada morador, a entrega. Foi um momento de muita alegria e gratidão, uma vez que foram investidos mais de R$ 5 milhões de reais em toda obra. Toda vez que me refiro a este feito, vejo a sua grandiosidade, pois, não quero só destacar os valores investidos, mas, sim, tudo o que foi colocado um dia no papel e ganhou forma. Proporcionarmos para aquela região uma nova realidade, seja através da melhoria na mobilidade urbana, com a ligação entre as zonas Norte e Sul , assim como, a prevenção de doenças, que ameaçavam a população que convivia com lixo a céu aberto, além de, o desenvolvimento da localidade que além de residencial, tem sido grande aposta do comércio da capital”, afirma Juvêncio Oliveira.

Outro bairro que também serviu como pauta constante durante o ano de 2019 nos debates do vereador foi o Jabotiana, situado na Zona Oeste da capital. Para a região, que sofreu bastante durante as enchentes de Julho, o vereador protocolou na Câmara Municipal uma série de proposituras, dentre elas, serviços, de caráter de urgência, como tapa-buraco e a recuperação asfáltica da Avenida Rio Poxim.

 

Fiscalização

Apesar de estar à frente da base aliada da Gestão Municipal, durante este ano o parlamentar discursou diversas vezes no Plenário da Casa para parabenizar e cobrar algumas ações realizadas pela atual gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, como, por exemplo, as obras do Santa Maria, da Orlinha do Bairro Industrial e da Avenida Euclides Figueiredo.

“Não é porque faço parte da base do prefeito, que não cobrarei ações, assim como, sei o quanto é importante e justo parabenizar tudo o que a gestão municipal vem contribuindo para a melhoria da nossa capital ”, completa.

Saldo

Em 2020 Juvêncio Oliveira encerra sua atuação enquanto vereador, afirmando não mais candidatar-se, apenas, prestar apoio aos amigos que a política lhe deu. “Como dito oficialmente na CMA, não serei mais candidato nas próximas eleições, porém, estarei atento à política, pois acredito que enquanto homem público, ainda tenho muito a contribuir para nossa cidade. É chegado o momento de pausar e permitir a oxigenação de ideias para nossa gente. É muito gratificante encerrar 2019 com mais de 270 proposituras entregues à Casa ao longo destes três anos de mandato. Outro fator que também muito me alegra foi ter homenageado algumas personalidades com o Título de Cidadão Aracajuano neste período", afirma.

Sobre o que esperar de 2020, Juvêncio é enfático ao dizer que, por mais que seja um ano eleitoral, espera que seja um ano de muitas oportunidades para o povo. E, sobre a sua plataforma de trabalho, o vereador comenta que vai continuar com o mesmo comprometimento . “Neste último ano não podemos esmorecer, continuarei fiscalizando a execução dos serviços, procurando fazer um mandato participativo com projetos e indicações. Apesar de não conseguir estar presente em todas as regiões de Aracaju, posso dizer ao povo que continuarei trabalhando para atender a tudo que estiver ao meu alcance”, finaliza.

 

Seu Marcos visita à Casa de Apoio O Bom Samaritano

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/12/2019 13h18, última modificação 19/12/2019 13h18
Seu Marcos visita à Casa de Apoio O Bom Samaritano

Foto: Assessoria do parlamentar

Dando continuidade aos trabalhos do Gabinete Itinerante, o vereador Seu Marcos ( PHS) conheceu os trabalho desenvolvidos pela Casa de Apoio da Associação O Bom Samaritano, que cuida de pessoas com o vírus HIV.

A entidade, localizada no 18 do Forte, zona norte da capital, atende atualmente 6 pessoas, e tem como padrinho o médico Almir Santana, reconhecido espacialmente pelo trabalho de prevenção da AIDS.

“Assisti à missa e aproveitei para doar alguns kits de higiene pessoal à entidade. Estou encantado com o trabalho da Associação. Todos estão de parabéns, em especial, Dr. Almir Santana, esse herói incansável que luta em defesa da prevenção e das pessoas portadoras do HIV, que precisam muitas vezes, apenas de atenção”, disse.

Seu Marcos falou também sobre o preconceito que as pessoas sofrem por causa da doença. “Infelizmente nossa sociedade ainda tem muito preconceito a cerca da Aids e do vírus HIV. Hoje em dia, muitas pessoas infectadas vivem muito bem com o vírus com poucas chances de desenvolver a AIDS. Precisamos informar a população para a prevenção e, ao mesmo tempo, acolher os portadores”, explicou.

Luta por melhorias em Aracaju marca sétimo ano de mandato de Lucas Aribé

por Marina Lopes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/12/2019 11h50, última modificação 20/12/2019 11h50
Luta por melhorias em Aracaju marca sétimo ano de mandato de Lucas Aribé

Foto: Gilton Rosas

Apesar de ter sido um ano de grandes polêmicas políticas em âmbito nacional, para o vereador Lucas Aribé (PSB), também foi um ano de luta em favor da população. Ao longo deste ano, que foi o sétimo de seu mandato, o parlamentar buscou cada vez mais melhorias para os aracajuanos, através de diversas ações e proposituras na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

“Tivemos um ano produtivo, enaltecendo sempre a igualdade e o respeito às diferenças. Realizamos, mais uma vez, a Semana Aracaju Acessível, que teve como tema A Arte de Incluir, enaltecendo o direito das pessoas com deficiência ao esporte, cultura, lazer e turismo, culminando com a publicação de uma carta aberta com todos os nossos anseios e conquistas que ainda precisam ser obtidas”, explica.

Em 2019, Lucas Aribé apresentou 183 proposituras, entre Projetos de Lei, Moções, Requerimentos, Emendas e Indicações. Foram sancionadas, este ano, seis leis de autoria do parlamentar, que estavam em tramitação desde anos anteriores.

O vereador, que durante um semestre liderou o grupo de vereadores de oposição ao prefeito, destaca a dificuldade que existe em legislar em prol das melhorias para a sociedade, enquanto a maioria do parlamento defende apenas interesses políticos. Apesar de ter protocolado diversos projetos de lei ao longo do ano, nenhum foi colocado para votação.

“No segundo semestre, assumi pela primeira vez como líder da oposição, e encarei isso como faço em tudo na minha vida: com ética e responsabilidade. Os vereadores que não apoiam o prefeito, infelizmente, são sempre preteridos, tudo proposto é ignorado, apenas por sermos oposição. Entretanto, isso não nos faz recuar, pois seguimos defendendo os interesses do povo, e não sendo subservientes a grupos políticos”, pondera Lucas.

Estatuto

Exemplo disso foi o Estatuto do Pedestre. Protocolado em 2017, juntamente com a ex-vereadora Kitty Lima, o projeto foi colocado em votação somente este ano e rejeitado pela maioria da Casa. Lucas detalhou que objetivo principal do estatuto era regulamentar direitos e deveres do pedestre para garantir a segurança e bem-estar dos cidadãos, mas, mesmo assim, o projeto não foi aprovado.

“Os votos contrários dos meus colegas, motivados por paixões políticas, não me atingiram enquanto líder da oposição, mas aos mais de 650 mil aracajuanos que não terão assegurada a equidade no uso do espaço público. Porém, não me darei por vencido, apresentarei novamente e lutarei por isso quantas vezes for preciso”, assegura o vereador.

Calçadas

A luta do parlamentar em busca de melhorias para os pedestres foi intensa em 2019. Foi realizada a Campanha das Calçadas: a mudança começa com a sua atitude, que percorreu sete bairros da cidade, fazendo um levantamento da situação de cada local. O resultado disso foi entregue, pessoalmente, por Lucas ao prefeito de Aracaju, com propostas para um plano de recuperação.

Também foi entregue à administração municipal o relatório final da Campanha Calçadas do Brasil 2019, realizada pelo portal Mobilize. O estudo, feito em parceria com o projeto Aracaju Acessível e alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit), apontou a capital sergipana como uma cidade sem calçadas adequadas, ficando em 17º lugar no ranking.

“Infelizmente, nada vem sendo feito pela Prefeitura para resolver essa situação. Já apresentei projetos ao prefeito, sem obter qualquer retorno, e protocolei o relatório do Mobilize, que apresenta boas ideias para serem implantadas. No próximo ano, seguirei firme em minha atuação, para garantir que a população de Aracaju, e não os políticos, venha sempre em primeiro lugar”, garante Lucas Aribé.

Vereador Isac é contra a reforma da Previdência do estado de Sergipe

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/12/2019 11h52, última modificação 20/12/2019 11h52
Vereador Isac é contra a reforma da Previdência do estado de Sergipe

Foto: Gilton Rosas

Sindicalistas, servidores e Integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) protestam há alguns dias, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma da Previdência estadual.

Segundo as categorias, o texto da reforma retira direitos dos trabalhadores ativos e aposentados de Sergipe. Segundo o presidente da CUT, Roberto Silva, o texto da reforma estadual não teve nenhum tipo de planejamento e, por isso, afeta os servidores. “Essa proposta estimula o fim da paridade entre ativos e aposentados, ou seja, o governo pode fornecer aumento aos ativos e não dá nada aos aposentados. Essa reforma também não tem regra de transição, isto é, se for aprovada do jeito que está, começa a valer assim que for sancionada, prejudicando os trabalhadores que estão próximos de se aposentar”, avalia.

O vereador Isac Silveira (PCdoB) que é servidor público federal e sindicalista e que luta, diariamente, na Câmara Municipal de Aracaju pelos direitos dos trabalhadores também é contra a reforma da Previdência estadual. “A reforma foi aprovada em Brasília, hoje está na Alese e amanhã ela poderá estar na CMA. Nós temos insistido que este não é o modelo correto de recuperar as previdências. Vamos ter que resistir. O que está em discussão são os direitos dos trabalhadores, e cada um terá que assumir o seu papel. O nosso papel na história é enfrentar qualquer tipo de injustiça. Parabéns a todos e vamos a luta”, frisa Isac.

Américo de Deus defende investimentos para cultura como fomento ao turismo

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/12/2019 11h54, última modificação 20/12/2019 11h54
Américo de Deus defende investimentos para cultura como fomento ao turismo

Foto: Gilton Rosas

O vereador Américo de Deus (Rede) após percorrer o Bairro Coroa do Meio e observar que o Museu do Mangue, espaço que poderia fomentar a cultura e turismo, estava em situação de abandono e deterioração, se encarregou com sua assessoria jurídica em apresentar a Emenda nº 8 frente ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) Nº 411/2019, de autoria do Poder Executivo, aprovado no dia 13 desse mês em 2ª, 3ª votação e em Redação Final.

Outra Emenda que possui o mesmo cunho cultural, que realoca R$ 150 mil das verbas da Secretaria Municipal de Comunicação para as quadrilhas juninas, é a de nº 8.

“Entendemos que quadrilha junina movimenta todo o comércio e alegra o povo aracajuano. Essa emenda tem um valor ínfimo. São dez quadrilhas oficiais e isso se dá por uma visão míope do poder executivo de não apoiar nossa cultura. Para cada quadrilha seria investido o valor de R$ 15 mil”, disse o vereador Américo de Deus sobre a emenda nº6.

Sobre a emenda nº 8 o parlamentar explica que “é uma emenda modificativa que realoca da Secretaria Municipal de Comunicação o valor de R$ 1 milhão para reforma do Museu do Mangue que hoje se encontra deteriorado e sua revitalização colocaria o Bairro Coroa do Meio como um ponto turístico”

Américo de Deus participa do “Amigos da Marinha” e mostra seu apoio à Marinha do Brasil

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/12/2019 11h59, última modificação 20/12/2019 11h59
Américo de Deus participa do “Amigos da Marinha” e mostra seu apoio à Marinha do Brasil

Foto: Assessoria do parlamentar

O parlamentar Américo de Deus (Rede) esteve nesta quinta-feira, 19, no Hotel Del Canto, Farolândia, para prestigiar o evento intitulado “Amigos da Marinha”, uma realização da Marinha do Brasil com objetivo de mostrar seu agradecimento a todos que colaboraram com a instituição.

“Todos os anos ocorre esse evento quando o comandante reúne pessoas que ajudaram a marinha e, portanto, eles fazem essa festa de agradecimento. Fico honrado em representar a Casa Legislativa, sendo o único vereador presente. Fiz minha inscrição como um Amigo da Marinha e agora poderei participar com grande alegria dos eventos promovidos”, declarou Américo de Deus.

Servidores e vereadores celebram natal com café da manhã

por Danilo Cardoso — publicado 20/12/2019 13h09, última modificação 20/12/2019 13h09
Servidores e vereadores celebram natal com café da manhã

Foto: Heribaldo Martins

Em um momento de descontração entre servidores, assessores e parlamentares, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) comemorou o encerramento de mais um ano repleto de conquistas para a população com um delicioso café da manhã. A confraternização natalina aconteceu no estacionamento do prédio Administrativo da Casa Legislativa nesta sexta-feira, 20.

O presidente da Câmara afirmou que este é o momento de agradecer a todos que contribuíram para a construção de todo o sucesso. “É com muita alegria e satisfação que recebemos todos os funcionários da Câmara Municipal de Aracaju nesta confraternização. Só temos a agradecer a todos os setores que direta ou indiretamente ajudaram na efetivação do trabalho da Casa Legislativa. Desejo a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo”, comentou Nitinho (PSD).

O vereador Lucas Aribé (PSB) falou que a Câmara tem muito que comemorar no ano de 2019. “É um momento incrível e nos temos muito que comemorar. Os servidores desta Casa terão o plano de carreira a partir do próximo ano, sendo uma conquista história, é um momento em que estamos aqui para confraternizar e desejar que 2020 seja ainda melhor”.

O secretário Executivo da Câmara, Geraldo Alcântara, afirmou que momento de confraternização é importante para que os servidores relaxem e interajam dentro do ambiente de trabalho. “No dia a dia todos estão aqui focados no trabalho, ai momento como estes, onde todos param os trabalhos para confraternizar, é de suma importância para que em 2020 possamos nos empenhar ainda mais”.

A diretora de Comunicação da Casa Legislativa, Alexandra Brito, externou a importância destes momentos. “Sempre muito importante reunir todos os servidores em uma confraternização porque no dia a dia do trabalho e tudo no corre-corre e não temos tempo de parar e observar o colega. Este é um momento de renovar e começar um novo ano repaginado”.

O chefe do Cerimonial da Câmara, Lupércio Santos, parabenizou o presidente da Casa pela iniciativa. “Este ano foram várias conquistas na Câmara de Aracaju e o presidente Nitinho vem fazendo um excelente trabalho, por isso, todos estamos aqui para celebrar estes avanços e desejar um feliz natal e um ano novo repleto de coisas boas”.

Natal Solidário: Fábio Meireles promove tarde de lazer para crianças da Soledade

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/12/2019 09h53, última modificação 23/12/2019 09h53
Natal Solidário: Fábio Meireles promove tarde de lazer para crianças da Soledade

Foto: Assessoria do parlamentar

“Quando as crianças brincam e eu as ouço brincar, qualquer coisa em minha alma começa a se alegrar”. Esse trecho do poema “Quando as crianças brincam”, de Fernando Pessoa, traduz bem o sentimento do vereador Fábio Meireles ao reunir, pelo menos duas vezes por ano, crianças da Soledade e região adjacente em tardes marcadas por muita descontração e que se eternizam em suas memórias.

“Realmente é um momento em que o meu coração se enche de alegria e de gratidão a Deus por me permitir oferecer às crianças da minha comunidade um dia bem diferente da rotina que levam em seus cotidianos”, disse Fábio, ao promover, neste sábado, 20, a sexta edição do Natal Solidário do Projeto Faça uma criança sorrir, ao lado da esposa, Ítala, da filha Rebeca, de muitos amigos e voluntários que graciosamente se juntam com o propósito de colher sorrisos e ver olhos brilhando.

“É maravilhoso vermos a felicidade estampada em seus rostinhos. Eu fico encantada em saber que tem uma pessoa que se disponibiliza a fazer uma criança sorrir”, disse a voluntária Eliane Nascimento que participa desde a primeira edição. “A minha filha sempre me incentiva a vir, pois é um dia diferente. Aqui ela tem a oportunidade de brincar e de ganhar presente”, confessou Edjane dos Santos, mãe de Cristian e de Jaciely, ressaltando que a atitude de Fábio é uma forma de “agradar a população”. Os filhos dela se juntaram aos de diversos outros pais e se divertiram a valer.  Foram cerca de 600 crianças e adolescentes atendidos.

O cenário foi a rua B, no bairro Soledade, Zona Norte de Aracaju, onde o touro maluco, dividiu espaço com a piscina de bolinha, com o tobogã, o futebol de sabão e muitos outros brinquedos. Entre um desafio e outro, as crianças se abasteciam com as guloseimas preparadas especialmente para elas, a exemplo de pipoca, algodão doce, cachorro quente, cremosinho e muitas outras coisas gostosas servidas em vários pontos da rua.

“Aqui não temos lazer, não há uma praça aonde possamos levar as nossas crianças, então essa atividade que Fábio realiza é de fundamental importância, não só para os nossos filhos, mas também para nós adultos”, disse Marta Fontes da Silva, mãe das gêmeas Camily e Camila, de seis anos. “Não temos palavra para agradecer a Fábio por, a cada ano, proporcionar um dia de lazer para os nossos filhos”, completou Neusvaldo Almeida, que foi levar o filho Samuel, de nove anos para se divertir. “É muito importante termos uma pessoa na comunidade que se preocupa em garantir dias melhores para a população”,  salientou Almeida.         

 

 

Quando as crianças brincam e eu as oiço brincar, qualquer coisa em minha alma começa a se alegrar”. Esse trecho do poema “Quando as crianças brincam”, de Fernando Pessoa, traduz bem o sentimento do vereador Fábio Meireles ao reunir, pelo menos duas vezes por ano, crianças da Soledade e região adjacente em tardes marcadas por muita descontração e que se eternizam em suas memórias.

“Realmente é um momento em que o meu coração se enche de alegria e de gratidão a Deus por me permitir oferecer às crianças da minha comunidade um dia bem diferente da rotina que levam em seus cotidianos”, disse Fábio, ao promover, neste sábado (20), a sexta edição do Natal Solidário do Projeto Faça uma criança sorrir, ao lado da esposa, Ítala, da filha Rebeca, de muitos amigos e voluntários que graciosamente se juntam com o propósito de colher sorrisos e ver olhos brilhando.

“É maravilhoso vermos a felicidade estampada em seus rostinhos. Eu fico encantada em saber que tem uma pessoa que se disponibiliza a fazer uma criança sorrir”, disse a voluntária Eliane Nascimento que participa desde a primeira edição. “A minha filha sempre me incentiva a vir, pois é um dia diferente. Aqui ela tem a oportunidade de brincar e de ganhar presente”, confessou Edjane dos Santos, mãe de Cristian e de Jaciely, ressaltando que a atitude de Fábio é uma forma de “agradar a população”. Os filhos dela se juntaram aos de diversos outros pais e se divertiram a valer.  Foram cerca de 600 crianças e adolescentes atendidos.

O cenário foi a rua B, no bairro Soledade, Zona Norte de Aracaju, onde o touro maluco, dividiu espaço com a piscina de bolinha, com o tobogã, o futebol de sabão e muitos outros brinquedos. Entre um desafio e outro, as crianças se abasteciam com as guloseimas preparadas especialmente para elas, a exemplo de pipoca, algodão doce, cachorro quente, cremosinho e muitas outras coisas gostosas servidas em vários pontos da rua.

“Aqui não temos lazer, não há uma praça aonde possamos levar as nossas crianças, então essa atividade que Fábio realiza é de fundamental importância, não só para os nossos filhos, mas também para nós adultos”, disse Marta Fontes da Silva, mãe das gêmeas Camily e Camila, de seis anos. “Não temos palavra para agradecer a Fábio por, a cada ano, proporcionar um dia de lazer para os nossos filhos”, completou Neusvaldo Almeida, que foi levar o filho Samuel, de nove anos para se divertir. “É muito importante termos uma pessoa na comunidade que se preocupa em garantir dias melhores para a população”,  salientou Almeida.         

 

Cabo Amintas participa de lançamento de livro e confraternizações no fim de semana

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/12/2019 10h46, última modificação 23/12/2019 10h46
Cabo Amintas participa de lançamento de livro e confraternizações no fim de semana

Foto: Assessoria do parlamentar

Com a chegada do fim de mais ano o vereador Cabo Amintas (PTB) participou de diversos eventos e confraternizações durante o fim de semana na cidade de Aracaju.

Amintas iniciou a sexta-feira, 20, participando do encontro organizado pelos colegas de farda da Radiopatrulha da Polícia Militar.

Já no sábado, 21, o parlamentar foi convidado, pela manhã, para o lançamento do livro da ilustre professora Maria Inácia dos Santos Dória. "É uma honra para mim, voltar à Escola Prof. Acrísio Cruz, onde estudei e fui o presente do Centro Cívico em 1986, para prestigiar o lançamento do livro '(Re) vivendo a Escola de 1° Grau Prof. Acrísio Cruz'. Parabéns pela obra literária e obrigado pelo convite", agradeceu Amintas.

No sábado a tarde, o vereador esteve presente na confraternização de fim de ano da Única - União da Categoria Associada, uma associação de militares que conta com o seu apoio. Como não poderia ser diferente, aproveitaram para assistir ao jogo de futebol do Flamengo.

Para concluir o final de semana, no domingo, 22, foi a vez de incentivar o esporte amador que também tem sido uma marca no mandato de Cabo Amintas.

"Entendo que essa é uma das maneiras de contribuir com a promoção da saúde, lazer e cidadania. Hoje, prestigiei a Final do Campeonato de futebol no Espaço 'Cantinho do Céu', evento que contou com o nosso apoio. Parabéns à todos que participaram desse momento de confraternização. Contem sempre comigo", declarou.

Palhaço Soneca anima Natal Solidário no conjunto Presidente Médici

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/12/2019 10h52, última modificação 23/12/2019 10h52
Palhaço Soneca anima Natal Solidário no conjunto Presidente Médici

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Palhaço Soneca e sua turma proporcionaram uma tarde de alegria para os moradores do conjunto Presidente Médici, em Aracaju. Soneca levou brinquedos infláveis, touro mecânico, cama elástica, contou piadas e distribuiu brindes para a criançada. A ação solidária faz parte do projeto Criança Feliz, iniciativa que o vereador tem o prazer de realizar nos bairros da capital sergipana.

Como de costume, Soneca estava fantasiado de palhaço e fez a alegria de crianças e até adultos. “Gosto de colocar meu uniforme e contar piadas, cantar, brincar. E nesta época natalina foi muito legal receber o carinho dos moradores do Médici, é uma prova que nosso trabalho está sendo reconhecido em outros bairros de Aracaju”, destacou o parlamentar.

Palhaço Soneca agradeceu a presença da população, em especial do conselheiro recém-eleito Marquinhos Lima pela receptividade na comunidade. “Marquinhos desenvolve um trabalho sério na região. Uma pessoa honesta e querida pelos moradores. Ele foi um ótimo anfitrião durante toda a nossa festa. Quem sabe, ano que vem voltaremos com mais brincadeira e alegria”, falou.

"Sábado Solidário” beneficia moradores do Bugio

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/12/2019 11h06, última modificação 23/12/2019 11h06
"Sábado Solidário” beneficia moradores do Bugio

Foto: Assessoria do parlamentar

Neste sábado, o vereador Palhaço Soneca, acordou cedo para realizar o último “Sábado Solidário” de 2019. O projeto acontece duas vezes por mês e beneficia comunidades carentes de Aracaju com a entrega de alimentos. Desta vez, os moradores do Bugio receberam leite e pão.

“Parece pouco, mas eles gostaram bastante da ajuda. O Sábado Solidário é uma ação beneficente que gosto muito de fazer. Ajudar ao próximo é gratificante demais”, destacou o vereador.

Palhaço Soneca estuda uma forma de ampliar o projeto no ano que vem. “A intenção é buscar parcerias com empresas privadas e com isso a ação solidária alcançar um número maior de pessoas. O ideal é fazer todo sábado, por isso estamos na luta para encontrar novos parceiros, ou seja, quem quiser pode se juntar ao time de voluntários e ajudar ao próximo”, disse Soneca.

Seu Marcos participa de almoço de confraternização do Lar Isaías Gileno Barreto

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/12/2019 13h16, última modificação 23/12/2019 13h16
Seu Marcos participa de almoço de confraternização do Lar Isaías Gileno Barreto

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PHS) participou no último domingo, 22, do almoço de confraternização da Casa de Repouso Isaías Gileno Barreto, na cidade de São Cristóvão. Na oportunidade, o vereador conheceu a entidade que atende 28 pessoas em situação de abandono.

O lar foi fundado em 1989 e se mantém através de doações. Seu Marcos participou do almoço natalino, visitou os internos em seus quartos e destacou a importância da manutenção de instituições que prestam esse tipo de serviço à sociedade.

“Fui convidado para conhecer a Casa de Repouso e fiquei muito feliz com o trabalho realizado pelos voluntários. O lar atende idosos e alguns casos de pessoas especiais abandonadas. Mas também têm àqueles que recebem a visita da família, o que dar credibilidade ao lar. É um trabalho realizado com muito amor e carinho”, disse o parlamentar

Seu Marcos parabeniza Padre Jadilson pelos 17 anos de sacerdócio

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/12/2019 13h21, última modificação 23/12/2019 13h21
Seu Marcos parabeniza Padre Jadilson pelos 17 anos de sacerdócio

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos ( PHS) comemorou, na noite de ontem, 22, os 17 anos de sacerdócio do Padre Jadilson Andrade, pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizada no Bugio.
Padre Jadilson, como é conhecido pelos amigos e fiéis, foi homenageado pela comunidade da igreja: pastorais, grupos de orações, coroinhas e grupo de jovens. Seu Marcos assistiu à missa em homenagem ao amigo e fez questão de falar do trabalho que o padre desenvolve no Bugio.
“São 17 anos de amor e dedicação. No Bugio, através dele, a igreja desenvolve vários trabalhos sociais, não só com os jovens , mas com crianças e idosos. Pe. Jadilson é dedicado e todos que o conhecem admiram o seu trabalho. Foi dele a ideia da lei, de minha autoria, que insere a Festa de Nossa Senhora Aparecida no Calendário Oficial de Aracaju. Só nos resta agradecer e parabenizá-lo", comemorou.

Palhaço Soneca prestigia graduação de lutadores de jiu jitsu no São Carlos

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/12/2019 13h27, última modificação 23/12/2019 13h27
Palhaço Soneca prestigia graduação de lutadores de jiu jitsu no São Carlos

Foto: Assessoria do parlamentar

Cerca de 25 lutadores de jiu jitsu receberam graduação neste fim de semana. A solenidade de entrega de grau aconteceu no Centro Cultural, no bairro São Carlos, e contou com a presença do renomado lutador Dimitry Damianny. Quem também marcou presença foi o vereador Palhaço Soneca, padrinho do projeto social que ensina jiu jitsu de forma gratuita na comunidade.

Segundo o vereador, a graduação dos lutadores significa uma etapa importante para os alunos do projeto que começou nove meses atrás. “Incentivar a prática de esportes era um desejo antigo que eu tinha na comunidade. Em março, convidei o professor Daniel Prado e ele topou de imediato o convite para dar aulas para crianças e jovens carentes. A ideia deu certo. Mês passado tivemos os primeiros medalhistas, e hoje a turma já fez a primeira graduação”, parabenizou o parlamentar.

Para Daniel Prado, ser voluntário no projeto é uma forma de contribuir com a formação social de dezenas de jovens da região. “Estou muito satisfeito com o desempenho dos meus alunos tanto dentro e fora dos tatames”, disse.

Quem também está contente com a primeira graduação é o jovem Victo Hugo, 14 anos. O jovem lutador acredita que pode virar um lutador profissional e ajudar a família com a renda das lutas no futuro. “Quero ser um atleta de alto nível para competir os principais torneios do mundo e também dar aulas de jiu jitsu. Esse é meu maior sonho”, acredita.

Dimitry Damianny parabenizou o projeto social realizado no bairro São Carlos e destacou a força de vontade dos alunos que há meses conheceram o jiu jitsu. “Fico feliz em ver no rosto de cada um o sonho de crescer no esporte. Isso é importante tão quanto crescer no aspecto social, pois não basta ser apenas um bom lutador, tem que ser um bom cidadão”, acrescentou.

Vereador Zezinho prestigia III Corrida do Batalhão de Choque

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/12/2019 11h47, última modificação 26/12/2019 11h47
Vereador Zezinho prestigia III Corrida do Batalhão de Choque

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Zezinho do Bugio participou de mais uma edição da tradicional Corrida do Choque, promovida pelo Batalhão de Polícia de Choque. O evento aconteceu na Praia de Aruana e atraiu dezenas de militares e atletas sergipanos.

Para o vereador, o evento serviu para a de integração entre aqueles que compõem o batalhão. “Esporte é vida e este evento chama a atenção para a sua prática. Além disso, há sempre uma boa integração dos militares, inclusive de outras corporações. Fico feliz em participar de mais essa edição, que foi um sucesso”, exaltou.

Zezinho ressaltou o trabalho que é realizado pelo Choque. “Eu já compus o Batalhão de Choque e sei bem o trabalho que é feito por meio do esforço de todos. Nosso povo sabe a

importância para manter a paz e realizar operações de alto risco. Mais uma vez, parabéns a todos pelo trabalho e pelos avanços neste ano. Contem comigo para lutar por vocês e pela polícia de modo geral”, finalizou.

Zezinho entrega demandas dos comerciantes do Bugio ao presidente da Emsurb

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/12/2019 11h55, última modificação 27/12/2019 10h04
Zezinho entrega demandas dos comerciantes do Bugio ao presidente da Emsurb

Foto: Assessoria do parlamentar

Após uma visita aos permissionários que atuam no comércio externo do Mercado Municipal Miguel Arraes, no Conjunto Bugio, o vereador Zezinho levou diversas demandas apresentadas ao presidente da Emsurb, Luiz Roberto.

Segundo Zezinho, a principal reclamação dos comerciantes está na pouca segurança nas redondezas do mercado. “Recentemente, segundo os empresários, várias tentativas de assaltos assustaram todos eles. Como vemos, o policiamento não tem inibido os marginais”, destacou Zezinho, preocupado com a realidade.

“Por isso, entreguei a solicitação de instalação de câmeras de segurança no entorno do mercado municipal para garantir mais segurança aos comerciantes, bem como a clientes que passam diariamente por ali. É nosso dever buscar melhorias para o nosso povo. Estamos no mandato para isso”, lembrou o vereador.

Por fim, Zezinho agradeceu a acolhida do presidente do órgão. “Agora, vamos aguardar os estudos por parte da Emsurb para, muito em breve, contarmos com mais este meio de segurança. Como sempre, Luiz Roberto nos atende com toda a atenção necessária. Só tenho a agradecer por sempre lembrar das comunidades que trago solicitações”, finalizou.

Rua Espirito Santo recebe mutirão de limpeza após Indicação de Anderson de Tuca

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamenta — publicado 27/12/2019 09h30, última modificação 27/12/2019 10h06
Rua Espirito Santo recebe mutirão de limpeza após Indicação de Anderson de Tuca

Foto: Gabriel Brandlinne/ Assessoria do parlamentar

Mesmo no recesso parlamentar o vereador Anderson de Tuca (PRTB) tem fiscalizado as indicações que realizou, ao longo de 2019. Foram 210 indicações, que solucionaram problemas simples na cidade como limpeza, tapa buracos, por exemplo.

Na última semana mais uma Indicação do parlamentar foi atendida pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que enviou um mutirão de limpeza a Rua Espirito Santo no Bairro Novo Paraíso.

“A Torre esteve na Rua Espirito Santo fazendo toda a limpeza da rua com um mutirão. Essa é uma ação simples realizada a do pedido dos moradores da rua através das minhas redes sociais, e eu pude oficializar por meio de indicação”, comenta.

O parlamentar aproveita para agradecer a Emsurb. “Agradeço a atenção da Emsurb a todas as indicações que envio, é com esse trabalho de equipe entre a prefeitura e o legislativo que podemos melhorar Aracaju. Faço minha parte enquanto vereador de fiscalizar e indicar aos órgãos competentes os problemas da nossa cidade”, conta.

Novas indicações do vereador Américo são atendidas por órgãos municipais

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/12/2019 11h13, última modificação 27/12/2019 11h13
Novas indicações do vereador Américo são atendidas por órgãos municipais

Foto: Assessoria do parlamentar

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) está em recesso, mas os trabalhos não podem parar, e, por isso, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve, na manhã desta quinta-feira 26 de dezembro, nas sedes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Superintendência Municipal Transporte e Trânsito (SMTT) para obter informações sobre o andamento de indicações feitas anteriormente, além de levar novas demandas das comunidades.

Dentre os serviços solicitados pelo parlamentar está a implantação de sinalização, quebra-molas e redutores de velocidade em alguns bairros da capital. “Pedi urgência à SMTT na colocação de quebra-molas na Avenida Maria Pastora, no Conjunto Augusto Franco, e também no Bairro Porto Dantas. Cobrei também o recuo de um ponto de ônibus na Rua Professora Zely Guedes Ximenes, no Conjunto Santa Tereza, além da definição sobre a implantação de um novo retorno no local, que é uma solicitação nossa desde o início do mandato". Comentou Américo.

De acordo com Américo a reunião com o gestor da Emurb foi produtiva "Falamos a respeito da necessidade da recomposição da fiação elétrica na extensão da avenida em que está localizado o Canal Beira-Mar, a população do bairros Aeroporto e Atalaia clama pela finalização da iluminação dessas obras. Outra questão que debatemos foi a necessidade de serviços de drenagem na Rua Gerson Farias e Rua Construtor Maciel, no bairro Porto Dantas”, explicou o vereador.

As indicações têm surtido efeito e diversas demandas foram atendidas, como por exemplo, no Bairro Coroa do Meio. O parlamentar esteve pessoalmente acompanhando os agentes da Deso que estiveram nas imediações da Rua Construtor Maciel, Rua Aloísio Campos e Rua Gervásio Araújo Cunha, para iniciar as atividades de desobstrução da rede de esgotamento sanitário e da rede de drenagem de águas pluviais. Esta é mais uma demanda do bairro que foi levada ao órgão pelo parlamentar.

Fábio Meireles classifica 2019 como um ano de conquista para moradores da zona Norte

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/01/2020 08h48, última modificação 06/01/2020 08h48
Fábio Meireles classifica 2019 como um ano de conquista para moradores da zona Norte

Foto: Assessoria do parlamentar

“O ano de 2019 foi de intensa luta, mas de grandes conquistas para os moradores da Zona Norte de Aracaju. Levamos muitas demandas aos órgãos estaduais e municipais e, graças a Deus, em grande parte obtivemos êxito. Hoje, o nosso povo já começou a desfrutar de alguns desses resultados”. Esse é o sentimento do vereador Fábio Meireles, ao fazer um balanço das ações do seu mandato, neste ano.

 

Meireles se refere às obras que já estão sendo realizadas pela Prefeitura de Aracaju, com recursos de emendas parlamentares liberadas pelo ex-deputado André Moura e pelo deputado federal Fábio Mitidieri, nos loteamentos Jardim Bahia, Rosa do Sol, Santa Catarina e Isabel Martins. Nessas áreas há obras de drenagem, pavimentação e saneamento básico, orçadas em milhões de reais. “Eu sou morador da área e sei o quanto os moradores sofriam, especialmente, em épocas de chuva, quando perdíamos pertences e, muitas vezes, tínhamos que deixar os nossos lares para preservarmos as nossas famílias”, relatou Fábio.

 

O parlamentar, que está no exercício do seu primeiro mandato, lembrou que há intervenções, também, no Tia Caçula, Moema Meire e avenida Euclides Figueiredo, além de obras previstas para outros loteamentos. “A comunidade do loteamento Bomfim ganhou um campo de futebol e moradores de Loteamento no Bugio teve garantida a construção do primeiro campo Society. É algo que para muitos não têm qualquer importância, mas para quem não tem uma área de lazer, é de muita valia”, disse, citando, ainda, intervenções em parte da rua Alagoinhas, no Japãozinho, bairro Coqueiral, dentre várias outras áreas.

“Foi um ano desafiador, de muitas dificuldades, até porque o vereador não tem o poder de realizar. Ele legisla, solicita e cobra insistentemente para que melhorias sejam garantidas ao povo”, disse, lembrando que, mesmo pequenas ações, como a iluminação de uma rua ou a pintura de uma faixa de pedestre já fazem grande diferença. “O resultado de tudo o que conquistamos para o nosso povo é fruto da parceria que estabelecemos com o prefeito Edvaldo Nogueira, com parlamentares, como Fábio Mitidieri e Luciano Pimentel e com gestores de órgãos, como a Emurb, SMTT e tantos outros. O resultado disso já começou a gerar uma perspectiva diferente da que os moradores viveram por décadas”, disse o vereador.

Américo de Deus enfatiza ações do mandato em 2019 durante entrevista em rádio

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/01/2020 08h58, última modificação 06/01/2020 08h58
Américo de Deus enfatiza ações do mandato em 2019 durante entrevista em rádio

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) encerrou o ano de 2019 concedendo entrevista ao jornalista Eron Ribeiro, apresentador da Rádio Jornal 91,3, para falar sobre sua atuação parlamentar e obras estruturantes realizadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). O parlamentar apresentou aos ouvintes algumas das ações desenvolvidas por ele durante seu mandato.
“Tivemos muitas proposituras apresentadas e geramos muitos debates na Casa Legislativa. Nesse segundo semestre fechamos 1.175 proposituras, entre a realização de Audiências Pública e Sessões Especiais; além do encaminhamento de Moções, Indicações e Projetos de Lei e de Resolução. Isso dentro da Câmara, mas também temos trabalhos fora da instituição, como as visitas aos bairros e aos órgãos municipais para cobrar a resolução de demandas encaminhadas por oficio a pedido da comunidade”, explicou Américo.
Durante a entrevista o jornalista Eron Ribeiro lembrou do Projeto de Lei nº 210/2019, de autoria do vereador que revoga a taxa de alvará de licença de publicidade anual cobrado pela Prefeitura Municipal de Aracaju. Na ocasião, o parlamentar fez a defesa do PL na Tribuna. “Durante a Sessão na Câmara, os empresários ocuparam a galeria e tiveram oportunidade de manifestar apoio a este projeto, na Tribuna da Casa Parlamentar. O PL alterava os artigos 43, 44, 48 e 49 da Lei 4.422 de 2013. O projeto provocou um grande debate, levando o prefeito a recuar nessa cobrança”, comentou o parlamentar.
Outro assunto debatido foi as obras estruturantes realizadas pela Prefeitura de Aracaju na Avenida Hermes Fontes. “Eu sou a favor das obras estruturantes, mas sou contra fazer sem um estudo de impacto ou sem realizar audiência pública, pois considero de extrema importância ouvir a comunidade. Nessa obra da Hermes Fontes ,a prefeitura não levou à Câmara um demonstrativo de como seria feito. Acho que a prefeitura deveria ser mais transparente e levar seus engenheiros para explicar aos parlamentares como ocorreriam as obras que estão sendo realizandas”, afirmou Américo de Deus.

Vereador Isac prestigia a corrida de barcos e a tradicional procissão de Bom Jesus dos Navegantes

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/01/2020 09h07, última modificação 06/01/2020 09h07
Vereador Isac prestigia a corrida de barcos e a tradicional procissão de Bom Jesus dos Navegantes

Foto: Assessoria do parlamentar

No primeiro dia de 2020 o vereador Isac Silveira (PCdoB) acompanhou e prestigiou os eventos que aconteceram no Rio Sergipe. Pela manhã ocorreu a tradicional corrida de barcos, e pela tarde a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, que acontece em Aracaju há mais de 160 anos.

“Não podemos deixar de prestigiar a corrida de barcos, com tantos amigos que fazem parte da história do Bairro Industrial. O primeiro dia do ano sem a corrida de barcos, não é o primeiro dia do ano”, brincou Isac.

O vereador também falou da procissão. “Logo depois começam os fogos e a tradicional procissão de Bom Jesus dos Navegantes, fato importantíssimo da cultura e da tradição aracajuana. Aqui encontramos aqui e nos sentimos muito bem”, disse.

Meireles lamenta presença de crianças em sinaleiras e praças públicas de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/01/2020 09h18, última modificação 06/01/2020 09h18
Meireles lamenta presença de crianças em sinaleiras e praças públicas de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Fábio Meireles (Cidadania) lamentou a falta de uma fiscalização severa por parte dos órgãos responsáveis por garantir a integridade física e emocional das crianças. Ele observou que, especialmente, nesse período de festas, meninas e meninos de várias idades, dentre os quais recém-nascidos, são expostos e usados de forma criminosa por quem deveria protegê-los. “Praticamente em todos os sinais de trânsito da cidade nos deparamos com crianças de três, quatro, cinco, dez anos...pedindo dinheiro aos condutores, enquanto os adultos estão descansando tranquilamente embaixo de árvores”.

Para ele, “é repugnante vermos essa cena, pois estamos falando do futuro da nossa Nação. O futuro está sendo explorado, agredido em seus direitos mais elementares”. No seu entender, a Vara da Infância, bem como a Promotoria que trata dos interesses das crianças, junto com Secretaria de Ação Social e Conselhos Tutelares deveriam estar imbuídos do propósito de identificar e punir quem age dessa forma, ao tempo em que devem adotar medidas para proteger os menores.

“No retorno das atividades legislativas, voltarei a usar a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju e a fazer essa cobrança. Fiz ano passado, mas não surtiu efeito. Voltarei a fazê-la de forma mais incisiva. Não podemos tolerar esse tipo de situação, especialmente, porque muitas delas dividem espaços com drogados”, afirmou o parlamentar.

Fábio sugeriu que fosse feita uma busca ativa para identificar quem são os pais e ou responsáveis por essas crianças para que sejam chamados à responsabilidade. “É imprescindível defender e garantir os seus direitos. Elas não podem continuar sendo usadas”, disse o vereador, alertando ser necessário chamar o feito à ordem, pois trata-se de crianças indefesas, jogadas à própria sorte e expostas a todo tipo de exploração.

Américo de Deus coordena Réveillon para associados do Clube Banese

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/01/2020 09h28, última modificação 06/01/2020 09h28
Américo de Deus coordena Réveillon para associados do Clube Banese

Foto: Assessoria do parlamentar

Na passagem de 2019 para 2020, o vereador Américo de Deus (Rede) organizou com a diretoria do Banese, o Réveillon de Virada de Ano para quase duas mil pessoas associadas ao Clube Banese. O evento foi de cunho social e teve como tema “Luz e União”.
"Este Réveillon superou nossas expectativas, sendo uma festa de muito glamour que a diretoria da Associação Atlética Banese teve a honra e grande orgulho em organizar. Parabenizo a toda diretoria do Clube pelo empenho. Contamos com a presença de mais de 1.400 pessoas em um clima de confraternização, foi gratificante". Comentou.
O vereador Américo de Deus que já fez parte da diretoria do Clube Banese, diz que foi mais um ano que passou prevalecendo o sentimento de missão cumprida, visto que apresentou importantes proposituras.
“Tivemos muitas proposituras apresentadas e geramos muitos debates na Casa Legislativa. Nesse segundo semestre fechamos 1.175 proposituras, entre audiência pública; moções; sessão especial; indicações; projetos de lei; projeto de resolução. Então, só posso dizer que foi um ano proativo e prospectivo”, explicou Américo.

Augusto Franco: Américo garante que cobrará revitalização do ginásio da Praça da Juventude

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/01/2020 09h40, última modificação 06/01/2020 09h38
Augusto Franco: Américo garante que cobrará revitalização do ginásio da Praça da Juventude

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) esteve no dia 2 deste mês no Augusto Franco, para atender um pedido da comunidade de averiguar a situação do ginásio poliesportivo da Praça da Juventude e ratificou a situação de abandono. 
“O alambrado estava rasgado e com a cobertura danificada, tendo seu telhado arrancado. É perceptível a impossibilidade do uso do ginásio para prática esportiva da comunidade. Na Câmara comunicamos a realidade da Praça da Juventude. Agora iremos fazer uma indicação direcionada à Emurb pedindo a revitalização do ginásio”, detalhou o parlamentar.
O vereador informou que a situação encontrada na Praça da Juventude é preocupante, visto que as práticas de lazer e esportiva são atividades que combatem ao sedentarismo, além de ser uma terapia para quem sofre com a depressão e um meio de prevenção ao uso de drogas. Por isso, já prepara uma indicação para cobrar que a Praça da Juventude esteja na agenda de serviços estruturantes da prefeitura.

Aeroporto: Américo constata árvores que estão danificando igreja da localidade

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/01/2020 09h45, última modificação 07/01/2020 12h45
Aeroporto: Américo constata árvores que estão danificando igreja da localidade

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) esteve na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) para informar ao secretário da pasta, Alan Lemos, uma situação que vem preocupando os moradores do Santa Tereza, Bairro Aeroporto. “A pedido da comunidade estive na Sema para expor a situação de alguns locais, a exemplo da Igreja Santa Tereza D’Ávila que tem sofrido com o resultado do plantio inadequado de árvores que possuem raízes agressivas, uma vez que elas danificaram a estrutura do local, quebrando o altar e obstruindo a encanação do banheiro", explicou Américo.
O vereador pediu a supressão de duas árvores, pois estão causando, além de prejuízos, transtornos à comunidade, que além de visitar a igreja, também frequenta a praça. " Infelizmente as raízes dessas árvores são capazes de destruir tubulações enterradas, calçadas, pavimentos e muros”. Segundo Américo haverá uma reunião dia 6, às 11h, ocasião que tanto o parlamentar como o secretário Alan Lemos vão à Praça das Mães verem a real situação.

Anderson de Tuca fiscaliza obra na Avenida Augusto Franco

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/01/2020 09h48, última modificação 06/01/2020 09h48
Anderson de Tuca fiscaliza obra na Avenida Augusto Franco

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) tem trabalhado mesmo durante o recesso da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O parlamentar esteve na avenida Augusto Franco, mais conhecida como Avenida Rio de Janeiro, para acompanhar o andamento da obra de revitalização. os trabalhos na avenida que liga a zona sul e norte da capital sergipana começaram em outubro e têm o objetivo de ampliar a via, passando a ter três faixas, além de uma ciclovia.

“Após a nossa solicitação a obra se iniciou, com a ampliação da via e a criação de uma ciclovia. Estou cumprindo o meu papel de vereador, que além de legislar, também é fiscalizar. Irei em diversas obras na cidade para conferir o andamento e informar a população aracajuana o que acontece na nossa cidade”, comenta.

A obra que amplia a Avenida Rio de Janeiro é um sonho antigo do vereador, que cobrou diversas vezes na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, inclusive em um discurso em abril de 2019. “A avenida pode ser alargada, uma ciclovia pode ser criada, aumentar a arborização da região. Ainda chamo atenção porque Aracaju não possui sequer um local que tenha três vias em decorrência dessas faixas exclusivas”, destacou em seu discurso no mês de abril.

Ronda realizada pelo Vereador Cabo Didi detectou trabalho inacabado da Deso

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/01/2020 09h55, última modificação 06/01/2020 09h56
Ronda realizada pelo Vereador Cabo Didi detectou trabalho inacabado da Deso

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Cabo Didi (sem partido), iniciou o ano fazendo uma ronda no bairro Aeroporto, zona de expansão de Aracaju, na tarde da última sexta-feira, 3, para detectar os problemas nas ruas da comunidade e buscar uma solução para os moradores.

Durante a ronda, foi observado que o trabalho que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) vem fazendo no Conjunto Santa Tereza, tem deixando buracos em todas as ruas, trazendo transtorno para os moradores, como problemas para quem transita com seu veículo pelas vias. Ao percorrer o bairro, foi verificado que na Rua Fábio Cardoso de Ramos, que é a rua que dá acesso ao Hiper Sul, está esburacada em toda a sua extensão, prejudicando a passagem dos veículos que necessitam usar aquela rua para se deslocar. Os moradores que vivem com receio de acidente no local e os condutores precisam de atenção para não danificar seus veículos nos buracos.

"Precisamos de uma providência urgente por parte da Deso, porque os moradores não aguentam viver com receio de acidentes. Além de prejudicar a vida de quem transita pelo bairro, essas obras inacabadas trazem poeira e prejudica a saúde da população," frisou o parlamentar.

Américo vistoria árvores de raízes agressivas no Santa Tereza com equipe da Sema

por Sheyla Morales, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 07/01/2020 10h42, última modificação 07/01/2020 10h42
Américo vistoria árvores de raízes agressivas no Santa Tereza com equipe da Sema

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta segunda-feira,06, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve no Conjunto Santa Tereza, Bairro Aeroporto, acompanhado da equipe de analistas e técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), para realizar vistoria em algumas árvores localizadas no entorno da Igreja Santa Tereza D’Avilla. O parlamentar explicou a situação encontrada.

“A pedido da comunidade estive na Sema semana passada para expor a situação da Igreja Santa Tereza D’Avilla, que tem sofrido com o plantio inadequado de árvores com raízes agressivas, que são capazes de destruir tubulações enterradas, calçadas, pavimentos e muros. Nesta manhã constatamos in loco a necessidade da supressão de quatro árvores”, colocou Américo.

As árvores já haviam danificado o altar e obstruindo a tubulação. Segundo Américo a supressão ocorrerá nesta quarta-feira, 8. Na ocasião, o parlamentar agradeceu ao secretário da Sema, Alan Lemos, por prontamente atender a esta demanda da comunidade na Praça das Mães.

Américo de Deus visita Emurb a pedido da comunidade da Coroa do Meio

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/01/2020 12h09, última modificação 07/01/2020 12h09
Américo de Deus visita Emurb a pedido da comunidade da Coroa do Meio

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) esteve na tarde de segunda, 6, na Empresa de Obras e Urbanização (Emurb) para tratar das obras de esgotamento sanitário do Bairro Coroa do Meio. Segundo o parlamentar, a comunidade o procurou pedindo uma ação eficiente na localidade, devido a constante à obstrução na rede de drenagem.
“Foi uma tarde produtiva, pois apresentei a demanda da comunidade e pude conversar com os engenheiros da Deso e Emurb sobre a obra que está sendo realizada no Bairro Coroa do Meio. As ruas Aloizio Campos, Construtor Maciel, Gervasio de Araújo Souza e Renato Fonseca são as afetadas com os problemas”, explicou Américo.
A drenagem fica comprometida quando a maré está alta, sendo que diversas obras paliativas já foram feitas, mas sem resolutividade. Na oportunidade, o vereador observou a planta e recebeu dos engenheiros informações técnicas de como a obra será realizada. Ainda nesta terça, 7, o parlamentar garantiu ir à localidade e ver in loco como estão as obras.

Vereador Américo cobra da Emurb realização de obras no Aeroporto e Marivan

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/01/2020 13h07, última modificação 07/01/2020 13h07
Vereador Américo cobra da Emurb realização de obras no Aeroporto e Marivan

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) conseguiu que algumas de suas proposituras com demandas dos bairros fossem atendidas. No Conjunto Santa Tereza, Bairro Aeroporto, a população já pode ver agentes da Deso na Rua José Calumbi Barreto, realizando manutenção da rede devido ao vazamento de grande extensão identificado por moradores.
"Aproveito a oportunidade para agradecer ao Flávio Vieira e a Deso, que se mostram sempre solícitos em resolver os problemas por mim intermediados, com agilidade e presteza, independentemente de bairro", Comentou Américo.
Outra ação também de igual importância foram as obras de recapeamento asfáltico no Marivan. Américo esteve na tarde de segunda, 6, na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para tratar sobre demandas dos bairros. Na oportunidade, foi informado ao vereador que a Rua Brasil e mais 16 ruas seriam contempladas, mas que antes seriam feitas obras de desobstrução de esgoto.

Jason Neto fala sobre sua atuação em 2019 durante entrevista

por Élida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/01/2020 11h55, última modificação 08/01/2020 11h55
Jason Neto fala sobre sua atuação em 2019 durante entrevista

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã de terça, 7, o vereador Jason Neto (PDT) foi o entrevistado do programa Impacto, apresentado pelo radialista Eron Ribeiro, na Radio Jornal FM (91,3 FM). Durante sua participação, o parlamentar salientou sobre o trabalho que executa durante o período de recesso e destacou suas principais atuações durante o ano de 2019.
Mesmo em recesso na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador tem ido com muita frequência nas comunidades. Ele destacou a importância de estar próximo da população, não só em recesso, mas durante todo ano. “Mesmo não havendo sessões, o trabalho de vereador não para! Estamos presentes nas comunidades, atendendo ao pedido da população, levando solicitações aos secretários e à Prefeitura de Aracaju. Temos de buscar formas para resolver as necessidades”, afirmou.
Jason também foi questionado por um ouvinte sobre seu maior objetivo como vereador. Ele respondeu: “Sonho tenho muitos! Mas meu maior objetivo na atuação pública é ver uma Aracaju com todas as ruas asfaltadas, que nossa cidade volte a ser conhecida como a cidade da qualidade de vida onde as pessoas vivam bem, e que também possamos sanar a violência que está na nossa cidade”.
Atuação
Segundo dados levantados pela Câmara de Vereadores de Aracaju, 2019 foi o ano que mais teve indicações de vereadores e várias leis foram aprovadas para benefício da população aracajuana, se concretizando como um ano muito produtivo e de grande atuação dos parlamentares. “Foram mais de 1.200 indicações que fiz em meu mandato. Em relação à obra, lutei muito pela reforma das ciclovias, um pedido que venho fazendo desde 2018, e que foi atendido. A ciclovia é um meio de mobilidade urbana muito importante e é uma forma de evitar acidentes nas ruas, facilita a vida dos trabalhadores que utilizam do meio para se locomover, além de incentivar a prática de esporte”, destacou.
O vereador não escondeu o orgulho em ter lutado por melhorias nas comunidades. “Em 2019, lutamos e conseguimos a reabertura de algumas unidades de saúde; entre elas a Elizabeth Pita, no Bairro Santa Maria. Melhorias nas ruas do Loteamento Marivan, recapeamento no Paraíso Sul, canal do Padre Pedro, pavimentação do Tia Caçula, dentre outras ações. Tenho caminhado junto a comunidade e cobrando para que seja feito muito mais”, afirmou Jason Neto.

Cabo Didi cobra providências em relação a denúncia sobre Corpo de Bombeiros

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/01/2020 12h15, última modificação 08/01/2020 12h16
Cabo Didi cobra providências em relação a denúncia sobre Corpo de Bombeiros

Foto: Assessoria do parlamentar

Sempre buscando dar apoio aos colegas militares, o vereador Cabo Didi (sem partido), esteve na terça, 7, no Corpo de Bombeiros, para apoiar e cobrar providências em relação à manutenção de viaturas da corporação, bem como a aquisição de novas viaturas, já que as em uso estão com sua vida útil ultrapassada.

O parlamentar decidiu apoiar os bombeiros após denúncia formalizada sobre a precariedade da categoria, no blog Espaço Militar, que relata a falta de manutenção em equipamentos do CBMSE . Foi feita uma denúncia no Ministério Público, através da Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe (Aspra/SE), solicitando que sejam tomadas providências via Justiça, para que os problemas enfrentados pelos bombeiros tenham um solução. As viaturas estão sucateadas e precisam ser renovadas por parte do Estado, pois vêm comprometendo a segurança dos integrantes da corporação, durante a realização do trabalho, na tentativa de salvar vidas.

Na matéria do blog Espaço Militar, um dos destaques, é o mal funcionamento da viatura da APA (Alta Plataforma Aérea), que passou a ficar inoperante por mais um problema de manutenção e que é extremamente importante para que os bombeiros realizem o trabalho de resgate e de descoberta de focos de incêndio a serem combatidos. O Corpo de Bombeiros possui ainda viaturas quebradas e não tem viaturas reservas para o bom funcionamento do serviço prestado pela corporação.

"Precisamos apoiar esses guerreiros, que estão nas ruas buscando salvar vidas e que necessitam de viaturas com boa condição de uso e novas para desempenharem o trabalho com qualidade. Pedimos ao Ministério Público, que se posicione sobre o assunto para chegarmos a uma solução", frisou o vereador.

Américo de Deus encaminha ofícios com pedidos de serviços para SMTT e Emurb

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/01/2020 12h57, última modificação 08/01/2020 12h57
Américo de Deus encaminha ofícios com pedidos de serviços para SMTT e Emurb

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 8, o vereador Américo de Deus (Rede) compareceu à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para despachar quatro ofícios com demandas da comunidade do Centro e Zona de Expansão.
“Estivemos nesses órgãos municipais solicitando, por exemplo, a implantação de faixa de pedestre na Rua João Pessoa, no Centro, nas imediações do setor hortifrutigranjeiro do Mercado Municipal Maria Virgínia Leite. No local, é alto o fluxo de veículos, o que torna a travessia de pessoas bastante arriscada. Uma faixa de pedestre garantirá mais segurança aos milhares de cidadãos que transitam nas proximidades mercado”, explicou Américo.
O vereador Américo de Deus encaminhou ainda outros dois ofícios solicitando agendamento de reunião na Emurb, para tratar de demandas de infraestrutura na Rua Cruzeiro do Sul, Loteamento Robalo, Zona de Expansão. Nesta reunião, o parlamentar ainda solicitará a realização de serviços na área do quebra-mar, Bairro Coroa do Meio.
Outro ofício dirigido também à Emurb, Américo de Deus solicita os serviços necessários para a desobstrução do sistema de esgotamento sanitário e drenagem na Rua São Luiz, Loteamento Coqueiral, Bairro Porto Dantas, onde a rua se encontra alagada por água de esgoto, gerando desconforto com o odor e risco à saúde dos moradores através da contaminação pela água suja.

Órgãos públicos atendem indicação de Américo de Deus na Coroa do Meio

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/01/2020 13h10, última modificação 08/01/2020 13h20
Órgãos públicos atendem indicação de Américo de Deus na Coroa do Meio

Foto: Assessoria do parlamentar

Na terça, 7, o vereador Américo de Deus (Rede), esteve no Bairro Coroa do Meio para averiguar " in loco" a situação da rede de drenagem e esgoto das ruas Aloísio Campos, Construtor Gernival Araújo Cunha, Renato Fonseca e Urbano Neto. De acordo com o parlamentar, diversas pessoas da comunidade o procuraram reclamando sobre os problemas que enfrentam.
“Estivemos em algumas ruas do Bairro Coroa do Meio, pois a comunidade nos procurou para que pudéssemos encaminhar o pedido de desobstrução da rede de drenagem e esgotamento sanitário. Acionamos a Deso e Emurb e o serviço será realizado por esses dias. Nossa intenção é que obras estruturantes sejam feitas na localidade”, disse Américo de Deus.
Essa não é a primeira vez que a comunidade chama o vereador para pedir serviço em redes de esgoto e drenagem. “No Conjunto Santa Tereza, Bairro Aeroporto, agentes da Deso foram à Rua Professora Zely Guedes Ximenes, para realizar manutenção da rede de esgoto, devido a um vazamento de grande extensão identificado por moradores. Ainda fomos mais duas vezes em algumas ruas do Bairro Coroa do Meio, acompanhar indicações nossas que foram atendidas”, concluiu Américo.

Presidente da Câmara recebe PL que amplia prazo para solicitar isenção de IPTU

por alexandra.brito — publicado 09/01/2020 14h35, última modificação 09/01/2020 14h48
Presidente da Câmara recebe PL que amplia prazo para solicitar isenção de IPTU

Foto: Ana Lícia/AAN

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), recebeu no final da manhã desta quinta-feira, 9, das mãos do prefeito Edvaldo Nogueira, o Projeto de Lei  que garante novo prazo para solicitação de isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por parte de contribuintes que atendem aos requisitos de isenção. "Estaremos colocando em votação logo no início dos trabalhos legislativos deste ano, pois entendemos a importância deste projeto, para a população mais carente da nossa cidade", enfatizou Nitinho.

A propositura estabelece ainda o perdão de dívidas anteriores relacionados ao IPTU e simplifica procedimentos de comprovação de renda e propriedade do imóvel. Têm direito à isenção pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos e que possuam residência cujo valor venal seja de ate R$ 160 mil.  “Nós fizemos mudanças importantes na lei da isenção do IPTU no ano passado para ampliar o quantitativo de beneficiários. No entanto, um número expressivo de cidadãos não compareceu à Secretaria da Fazenda para fazer a solicitação, perdeu o prazo ou não concluiu a entrega dos documentos de comprovação. Por causa disso, estamos enviando este projeto de lei para a Câmara para dar mais prazo para que estas pessoas possam solicitar a isenção e também possam ter perdoadas dívidas anteriores com o imposto, além de simplificar os procedimentos. Garantiremos assim o cumprimento da nossa política de justiça fiscal, beneficiando aqueles que mais precisam”, afirmou o prefeito.

De acordo com o secretário Municipal de Finanças, Jeferson Passos, cerca de 15 mil contribuintes ainda podem requerer a isenção do IPTU deste ano. "Que fizer a solicitação de isenção agora, ficará dispensado de requerer nos exercícios de 2021 e 2022. Então, o contribuinte não precisará fazer a solicitação todos os anos, mas periodicamente a cada dois ou três anos", complementou.

Entendendo a importância do projeto, Nitinho garantiu dar celeridade na tramitação do mesmo no Poder Legislativo.  "Assim que iniciarmos os trabalhos de 2020 da Câmara Municipal de Aracaju, estaremos dando prioridade na aprovação deste projeto, que já é de conhecimento de todos os vereadores desta Casa, inclusive pela sua importância para as famílias carentes do município de Aracaju.

Além dos secretário Jeferson Passos, acompanharam a entrega do referido Projeto de Lei o secretário de Governo, Jorge Araújo Filho, o o vereador Zezinho do Bugio (PTB).





Fábio lamenta fechamento do Dataprev, mas entende ser preciso otimizar a gestão pública

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/01/2020 08h52, última modificação 10/01/2020 08h52
Fábio lamenta fechamento do Dataprev, mas entende ser preciso otimizar a gestão pública

Foto: Gilton Rosas/ Arquivo Ascom CMA

O vereador Fábio Meireles (Cidadania) lamentou a informação de que o Dataprev, órgão de gestão de dados vinculado ao Ministério da Economia, fechará as suas portas no final do próximo mês de fevereiro e deixará em Sergipe cerca de 30 pais de família desempregados. “É uma situação preocupante porque esses pais de família entrarão na triste estatística do desemprego, que gera um problema de ordem social sério”, afirmou Meireles, ao defender que o próprio Governo encontre meios para realocá-los.

No total são 20 Estados brasileiros que terão as unidades fechadas. As atividades se concentrarão em sete regiões do país. “Hoje, essa estrutura é grande e as demissões referem-se a 15% dela”, afirmou o vereador, observando que, “embora seja uma iniciativa dolorosa, os gestores precisam ter coragem de cortar na própria carne e enfrentar os desgastes naturais que ocorrem por conta de medidas como essa. É preciso reorganizar a estrutura pública para começar a reorganizar o Brasil”.

No seu entender, ao longo das últimas gestões, muito da estrutura pública foi negligenciada pelos Governos e acabou precarizada de tal maneira que resultou em penalidade para o próprio trabalhador que não tem assegurada as devidas condições de trabalho. “Quem tem responsabilidade com a coisa pública, precisa ter coragem para mexer em áreas que impactam seriamente, mas são necessárias para oxigenar e otimizar a gestão”, disse.

Américo lamenta morte do marcador Cardosinho, que deixa um legado para cultura

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/01/2020 08h55, última modificação 10/01/2020 09h15
Américo lamenta morte do marcador Cardosinho, que deixa um legado para cultura

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) manifestou seu pesar pela morte de João Cardoso, o Cardosinho, marcador da Quadrilha Chapéu de Couro, ocorrido na quarta, 8. Cardosinho, segundo informações dos familiares estava internado na Ala Vermelha do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O parlamentar esteve no velório para se solidarizar à família de Cardosinho, uma pessoa que era muito querida.
“É com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do nosso amigo irmão Cardosinho, como era conhecido. Ele era uma pessoa de boa índole, de fino trato, um homem que valorizou acima de tudo a nossa cultura, nossas tradições e nossas raízes. Cardosinho lutou e engrandeceu o nosso estado e nosso município. Lutou pelas quadrilhas juninas, pelos forrozeiros, pela manutenção da nossa tradição, pela Rua de São João. Ele era realmente um guerreiro, um homem trabalhador, pai de família, um ser humano nota mil”, disse Américo.
Ainda segundo o vereador, não existe história das quadrilhas juninas, da Rua de São João, dos festejos juninos sem considerar a história de Cardosinho. “Ele escreveu uma história. Que Deus o acolha em seus braços e permita o Espírito de Luz, que ele descanse em paz e que o nosso Senhor Jesus Cristo conforte os corações dos amigos e familiares. Temos certeza de que seu legado e história nunca serão esquecidos entre os forrozeiros, quadrilheiros e entre as pessoas que amam Aracaju, que amam Sergipe e que amam a cultura nordestina”, finalizou.

Cabo Amintas volta a ser questionado sobre a Máfia dos Shows em entrevista

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/01/2020 09h05, última modificação 10/01/2020 09h07
Cabo Amintas volta a ser questionado sobre a Máfia dos Shows em entrevista

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Cabo Amintas (PTB) foi entrevistado esta semana pelo radialista Jota Wagner para o programa “Jornal da Rio”, emissora Rio FM do município de Porto da Folha, sertão de Sergipe. O radialista iniciou a entrevista questionando o vereador se há novidades quanto à denúncia da Máfia dos Shows, já que está repercutindo sua entrevista sobre o tema ao apresentar Roberto Cabrini, do “Conexão Repórter SBT”.
Amintas esclareceu que ficou surpreso com a nova repercussão dessa entrevista que foi divulgada há mais de seis meses. “Fiquei surpreso com a viralização do vídeo. Mas sempre busco a verdade dos fatos e a estratégia dessa máfia é denegrir o meu nome, sempre podem surgir as ‘fake news’, principalmente agora em ano de eleição. Mantive a minha postura de denunciante, não vou recuar e sempre estive baseado em documentos. Lamentável que essa mesma quadrilha continue dominando e realizando as festas em Sergipe. Tenho certeza que se o Ministério Público tiver atenção a isso nas cidades vai descobrir outras coisas. E se o promotor de qualquer cidade precisar pode me chama que levo os documentos e explico como funciona essa Máfia dos Shows. Faço isso como cidadão, mesmo sem ser vereador de outros municípios”, declarou.

Eleições
Amintas continuou falando sobre as próximas eleições de 2020. “Tenho fé que o eleitorado sergipano tenha se conscientizado. Não adianta o eleitor passar quatro anos criticando o político e depois votar nos mesmos corruptos por um aperto de mão ou um botijão de gás”, criticou.
Jota Wagner também questionou a opinião de Cabo Amintas sobre a possível candidatura de Gilmar Carvalho à Prefeitura de Aracaju pelo Patriota. Amintas respondeu que espera que Gilmar Carvalho aceite o convite “porque ele tem um bom nome e ainda não se testou para o majoritário. A única preocupação é que os partidos de oposição comecem a se dividir em muitos nomes e enfraqueça. Me preocupo que isso venha a fortalecer essa má gestão de Edvaldo Nogueira”, afirmou.
Sobre a atuação do senador Alessandro Vieira, o vereador comentou que tem pouco contato com ele, mas que o respeita pela forma que ganhou a eleição. “Tenho respeito por ele, mas considero que ainda falta alguma coisa na parte política do senador. Havia uma perspectiva de que ele liderasse a oposição aqui, mas ele ainda não conseguiu isso. É um homem sério, gosto do trabalho dele, só falta uma articulação política”, opinou Amintas.

Lanche da PM
Em seguida, a entrevista foi direcionada para a discussão sobre o lanche distribuído para os policiais militares, bombeiros, guardas municipais e agentes da SMTT que trabalharam durante a festa de réveillon da capital. Amintas declarou que desde o momento que recebeu as imagens e denúncias vindas dos próprios militares buscou informações sobre os valores e a qualidade do lanche.
“Não há nenhuma informação sobre as refeições no site da prefeitura. Mas já fui informado que a empresa sempre é a mesma, e que provavelmente, o esquema de corrupção dos lanches não está no valor e sim na quantidade. Ou seja, o valor está compatível com a qualidade do lanche! Agora estamos investigando todas as escalas para saber o número de pessoas que trabalharam no evento e comparar com a quantidade de lanches. Porque provavelmente tem algum comendo do bom e colocando aquele lixo para a polícia e todos que trabalharam”, denunciou Amintas.

"Não consigo circular entre esquerda e direita, mas o senador Alessandro consegue", afirma Amintas

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/01/2020 09h14, última modificação 10/01/2020 09h14
"Não consigo circular entre esquerda e direita, mas o senador  Alessandro consegue", afirma Amintas

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã de quarta-feira, 8, o vereador Cabo Amintas (PTB) foi entrevistado pelo radialista Eron Ribeiro no programa "Impacto", da Rádio Jornal FM, em Aracaju. Amintas foi convidado para discutir diversos temas relacionados à política e às próximas eleições.
Inicialmente, o radialista questionou a posição de Amintas quanto ao pedido de afastamento do Pastor e vereador Carlito Alves (PRB) da Comissão de Ética da Defesa da Família na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), fruto de supostas denúncias que apontam para um comportamento inapropriado do parlamentar religioso. "Não encontrei com Carlito Alves durante o recesso, mas teremos uma reunião com todos os vereadores. Solicitei extra oficialmente a saída de Carlito da comissão de Ética e também da Defesa da família, se não for aceito vamos oficializar esse pedido. A Casa não pode ser covarde, deve se pronunciar em todos os assuntos. Não podemos nos calar diante dos fatos, com isso não quero dizer que o vereador cometeu crime, a polícia que deve provar isso. Ele alega que é inocente e sofreu um golpe, mas a acusação não condiz com a posição dele nas comissões", esclareceu Amintas.
Durante o programa, Amintas recebeu mensagens de apoio de diversos ouvintes e afirmou que pretende continuar lutando por melhorias para a cidade em 2020. "Sou um soldado e quando convocado estou pronto para a guerra. Se vamos trocar de vereador para outros cargos políticos é imprevisível, o futuro a Deus pertence", declarou.
Questionado pelo ouvinte, Romário, sobre a CPI da Máfia dos Shows, o parlamentar respondeu que infelizmente a CPI não foi aprovada pelos colegas vereadores. Sendo que o assunto voltou a discussão recentemente por um vídeo da reportagem de Roberto Cabrini, do SBT, que viralizou nas redes sociais. Amintas afirmou que continuará denunciando e combatendo a corrupção em Sergipe.
Outro tema discutido durante o programa foi a denúncia sobre a péssima qualidade dos lanches de policiais, bombeiros, guardas e médicos do SAMU que trabalharam em evento público do réveillon. O vereador e militar afirmou que recebeu as denúncias através de outros militares, já começou a coletar informações e investigar se há sistema de corrupção na distribuição dos lanches.
Eron Ribeiro questionou o vereador se concordava com a posição do deputado Rodrigo Valadares (PTB) que cobra um posicionamento mais duro do senador Alessandro Vieira como oposição em Sergipe. O vereador Cabo Amintas respondeu que não concorda 100% com a opinião do deputado. "Acredito que o senador tem feito um trabalho firme e bom. Cada um tem feito a sua oposição do seu jeito, as vezes se forma mais dura como o Rodrigo e eu, outras vezes menos dura. Entendo que o senador faça uma oposição de forma diferente da nossa, não consigo circular entre esquerda e direita, mas o senador consegue", disse Amintas.
Outro ouvinte comentou que as mudanças na Câmara Municipal de Aracaju foram para pior, que os eleitos não trabalharam como deveriam. Amintas concordou com a opinião do ouvinte e afirmou: "É a minha primeira legislatura, mas a Câmara de Aracaju nunca foi tão subserviente como nessa legislação. A maioria é composta por vereadores desmoralizados que não são atendidos pelo prefeito. Infelizmente, o ouvinte está certo. A solução é você escolher as pessoas certas, senão vão continuar do mesmo jeito", declarou indignado.
O parlamentar também comentou sobre as obras de asfaltamento. "Em ano de eleição estão asfaltando tudo, e está? Só para quem não conhece o Morro da Reação no Santos Dumont e algumas áreas do Tamandaré, dizem que está asfaltado só porque olha a zona sul, e a zona norte como fica? Os vereadores que prometem não podem fazer nada, vereador só cobra e fiscaliza, alguns nem isso fazem", questionou Amintas.
Para concluir, afirmou que irá continuar trabalhando, caminhando pelas ruas e fazendo as lives na internet, cobrando e fiscalizando.

Américo participa de reunião para realização da 4ª Volta Ciclística no Bairro Coroa do Meio

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/01/2020 09h20, última modificação 10/01/2020 09h20
Américo participa de reunião para realização da 4ª Volta Ciclística no Bairro Coroa do Meio

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) se reuniu na noite de quarta-feira, 8, com a comissão de organização da 4ª Volta Ciclística do Bairro Coroa do Meio. O objetivo do encontro foi definir datas para realização do evento, bem como envio de ofícios.
“Tivemos uma reunião produtiva, onde deliberamos sobre a data da Volta Ciclística, o local da inscrição, bem como o percurso a ser feito e a busca por patrocinadores. Ainda tratamos sobre providenciar ofícios. A 4ª Volta Ciclística vai oferecer serviços gratuitos, como aferição da pressão arterial, e terá também um café da manhã para os participantes”, detalhou Américo.
A 4ª Volta Ciclística ocorrerá dia 9 de fevereiro, com concentração no Museu do Mangue, a partir das 7h. O objetivo será fomentar a importância de se praticar algum tipo de esporte. “Atividade física é vida. O passeio ciclístico ocorrerá a partir do Museu do Mangue para lembrar que esse espaço precisa ser revitalizado”, pontuou.

Thiaguinho se reúne com Fábio Mitidieri para buscar recursos para Aracaju

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/01/2020 10h43, última modificação 10/01/2020 10h43
Thiaguinho se reúne com Fábio Mitidieri para buscar recursos para Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde de quinta-feira, 9, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) recebeu a visita do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) em seu gabinete. O objetivo da reunião foi de buscar recursos para Aracaju e também de conversar sobre projetos, futuro político e parceria entre os mandatos. Entre os assuntos, temas culturais como parcerias para os bloquinhos e quadrilhas juninas.

 

“Um grande amigo meu pessoal e na política, o deputado Fábio Mitidieri visitou o nosso gabinete e foi uma reunião muito proveitosa. Tratamos sobre política e também pedidos a ele relacionados a Brasília para tentar recursos para Aracaju na parte cultural e esportiva. Fábio é um grande deputado com uma boa atuação e sempre ajudou muito o nosso mandato. Tenho certeza de que estaremos ainda mais juntos em 2020”, destacou Thiaguinho.

 

Para o deputado Fábio Mitidieri, as reuniões com Thiaguinho sempre geram bons frutos. “Thiaguinho é um grande vereador e sempre me ajudou quando eu precisei. Tenho muito orgulho de tê-lo como amigo. Faz um grande trabalho na capital e ele pode contar comigo sempre em seus projetos”, afirmou Fábio.

CMA retomará as atividades parlamentares no dia 4 de fevereiro

por Eduardo Costa e Alexandra Brito — publicado 10/01/2020 13h48, última modificação 10/01/2020 13h48
CMA retomará as atividades parlamentares no dia 4 de fevereiro

Foto: Ascom/CMA

Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) decidiram antecipar o retorno das atividades parlamentares em 2020 para o dia 4 de fevereiro. A autoconvocação foi feita para a realização de sessões extraordinárias dos dias 4 a 13 de fevereiro, no horário regimental (a partir das 9h da manhã), para discussão e votação de projetos.

Além da discussão e da votação dos projetos que já tramitam na Casa Legislativa, também será votado o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que garante novo prazo para solicitação de isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por parte de contribuintes que atendem aos requisitos de isenção. A propositura estabelece ainda o perdão de dívidas anteriores relacionados ao IPTU e simplifica procedimentos de comprovação de renda e propriedade do imóvel.

O presidente da CMA, Nitinho (PSD), falou sobre a antecipação dos trabalhos e os projetos que serão votados no retorno. “Tivemos uma reunião com os vereadores esta semana, com a proposta de antecipar os trabalhos na CMA. Voltaremos no dia 4 e daremos continuidade aos trabalhos. Vamos pegar o projeto do IPTU e colocá-lo em pauta junto com outros do Legislativo, além do Regimento Interno e da Lei Orgânica, que são prioridades neste primeiro momento. Todos os vereadores já tem ciência do projeto do IPTU e a importância dele para as famílias carentes de Aracaju”, declarou.

Nitinho diz que competência habilita Edvaldo para 2020

por Equipe da Ascom — publicado 10/01/2020 15h25, última modificação 13/01/2020 08h35

Por absoluta confiança no projeto de desenvolvimento social liderado pelo prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, na condição de presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), declarou solidariedade ao prefeito. "Reafirmo total consonância com as decisões adotadas política e administrativamente por ele".

Neste momento, Nitinho afirma que registra seu reconhecimento de que Edvaldo Nogueira representa um projeto socialmente sensível às necessidades das pessoas. "Edvaldo é administrativamente comprometido com a eficiência da máquina pública, e politicamente goza do respeito do povo de Aracaju, o que o habilita a liderar um arco de alianças vitorioso no processo eleitoral de 2020".

O presidente da Câmara finaliza enfatizando que a experiência de Edvaldo Nogueira é sinônimo de segurança para a cidade de Aracaju.

Cabo Didi prestigia os 40 anos do Batalhão da Polícia de Choque

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/01/2020 09h02, última modificação 13/01/2020 09h02
Cabo Didi prestigia os 40 anos do Batalhão da Polícia de Choque

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Cabo Didi (sem partido) participou na manhã de sexta, 10, da cerimônia alusiva ao 40° aniversário de fundação do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), que tem no comando o Tenente Coronel S. Junior. O evento bastante concorrido, aconteceu na sede do Batalhão, na rua Castro Alves, Bairro Ponto Novo, em Aracaju. Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, o Chefe da Casa Civil, José Carlos Felizola, o Tenente Coronel Hilário, comandante do 1° Batalhão, o Tenente Coronel George, comandante do Batalhão de Rádio Patrulha e o comandante do COE, o Capitão Weniston.

Durante o evento, o Batalhão homenageou personalidades civis e militares que contribuíram, ao longo dos anos, para o crescimento e engrandecimento da unidade, e concedeu medalhas por tempo de serviço a militares pertencentes ao BPChq. Na ocasião, Cabo Didi teve a honra de poder entregar a medalha de serviço aos colegas militares .

"Não podia deixar de prestigiar os 40 anos do Batalhão da Polícia de Choque, que presta um serviço de grande relevância à sociedade e cujo trabalho é a segurança da população. Parabenizo esses bravos guerreiros que estão todos os dias nas ruas, buscando a segurança e a paz da população, dando sua vida e suor para que a tranquilidade venha a prevalecer nas ruas da nossa cidade. Pela paz e pela ordem", frisou o parlamentar.

Lucas Aribé afirma que cidadão deve acompanhar aplicação dos recursos públicos

por Marina Lopes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/01/2020 11h45, última modificação 14/01/2020 11h44
Lucas Aribé afirma que cidadão deve acompanhar aplicação dos recursos públicos

Foto: Assessoria do parlamentar

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou um orçamento de pouco mais de R$ 2,6 bilhões para o município em 2020. Estes recursos servirão para manutenção de serviços básicos, como saúde e educação, além do investimento em ações que promovam o desenvolvimento nas mais diversas áreas da cidade. Mas, você sabe para onde o dinheiro dos impostos pagos aos governos realmente vai? “É imprescindível que cada cidadão compreenda que sua importância para o Município vai muito além dos períodos eleitorais e acompanhe a aplicação desses recursos”, diz o vereador Lucas Aribé. 

A transparência das contas e ações públicas tem se tornado uma preocupação cada dia mais presente na vida do brasileiro e, atualmente, essas informações podem ser obtidas através da internet. No Brasil, o tema é regulamentado pela Lei de Acesso à Informação - LAI (Lei nº 12.527). Ela criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, acessar documentos ou informações públicas, ou seja, aquelas não classificadas como sigilosas (segredo de segurança nacional). 

A Lei vale para os três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive os Tribunais de Conta e o Ministério Público. Para obter uma informação, o cidadão pode enviar a solicitação diretamente aos órgãos públicos e o pedido deve ser respondido em até 20 dias. Ele não precisa ser justificado, apenas conter a identificação do requerente e a especificação da informação. 

Outro instrumento para obter informações públicas são os portais de transparência de cada órgão dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Previdenciário. Neles, podem ser consultados dados sobre as compras governamentais e os contratos de licitações, os gastos com publicidade, o orçamento para cada área, as despesas de cada parlamentar e ainda a remuneração de servidores públicos. Todo o conteúdo precisa ser disponibilizado em formatos acessíveis. 

Além da prestação de contas que faz mensalmente, o vereador Lucas Aribé disponibiliza em seu site, desde o primeiro mandato, todas as informações sobre a destinação da verba de apoio ao exercício parlamentar, prevista na lei nº 4.678/2015. Para ele, esta é uma das maneiras de aperfeiçoar o trabalho daqueles que são pagos com o dinheiro dos contribuintes. 

"O acesso a informação é uma das maneiras mais efetivas de garantir a participação da sociedade na execução de políticas públicas. Com esses dados é possível, por exemplo, acompanhar se as metas da administração estão sendo cumpridas, além de fiscalizar de forma contínua a aplicação dos recursos, o que pode ajudar no combate à corrupção", pontuou o vereador aracajuano.

Emsurb atende pedido de Américo para substituição de árvores na Igreja Santa Tereza D' Ávila

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/01/2020 09h15, última modificação 14/01/2020 09h30
Emsurb atende pedido de Américo para substituição de árvores na Igreja Santa Tereza D' Ávila

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã de segunda-feira, 13, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atendeu a solicitação do vereador Américo de Deus (Rede) de supressão de árvores de raízes agressivas na Igreja Santa Tereza D' Ávilla. No dia 6 de janeiro o parlamentar esteve no Conjunto Santa Tereza, Bairro Aeroporto, acompanhado da equipe de analistas e técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), para realizar vistoria em algumas árvores localizadas no entorno do prédio da referida Igreja.
Segundo o vereador, as árvores já estavam prejudicando o prédio da Igreja Santa Tereza D’ Avilla. As árvores ali plantadas foram inadequada para o local, pois possuem raízes agressivas e estavam danificando a tubulação de água e esgoto. "As árvores já haviam danificado o altar e obstruído a tubulação e por isso a necessidade da substituição delas. Quando estive no local com os técnicos, indiquei a colocação de Palmeira Imperial, em substituição às árvores que seriam retiradas", disse o parlamentar.

Cabo Didi reúne equipe para traçar o trabalho para 2020

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/01/2020 09h30, última modificação 14/01/2020 09h30
Cabo Didi reúne equipe para traçar o trabalho para 2020

Foto: Assessoria do parlamentar

Com o objetivo de alinhar sua equipe para o trabalho direcionado à população aracajuana, neste ano de 2020, o vereador Cabo Didi (sem partido), reuniu sua equipe para traçar as metas de trabalho neste primeiro semestre.

Durante a explanação o parlamentar falou que gostaria que sua equipe trabalhasse com o foco nos conjuntos e nas comunidades, buscando ver "in loco" as necessidades do povo e buscar soluções através dos órgão competentes. " Precisamos estar mais próximos da população e ver de perto os clamores e dificuldades que cada um passa," comentou o Cabo Didi.

Outro ponto abordado na reunião foi a necessidade de intensificar o trabalho nas mídias sociais, mostrando para o povo que ele, enquanto vereador sempre solicita aos órgãos públicos, os pedidos específicos feitos pela população e que as soluções possam ser comunicadas e atendidas, em prol da comunidade. "Precisamos arregaçar as mangas e mostrar o trabalho que o parlamentar faz e mostrar através das mídias, que estamos junto aos moradores buscando resolver os problemas", frisou.

Camilo propõe lei que garante vagas de emprego para transexuais e travestis

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/01/2020 09h02, última modificação 15/01/2020 09h02
Camilo propõe lei que garante vagas de emprego para transexuais e travestis

Foto: Assessoria do parlamentar

A expectativa de vida da população trans no Brasil é de 35 anos, menos da metade da média nacional (75 anos). De acordo com o vereador Camilo (PT), travestis, mulheres transexuais e homens trans são alvo de uma violência histórica. "Sua vulnerabilidade decorre de preconceitos estruturais enraizados nos valores cis-heteronormativos. Aquelas que destoam de expressões de gênero normatizadas são lançadas à margem e à negação de direitos”, ressaltou.

A exclusão escolar, aparece como um fator importante que impede o acesso de travestis e transexuais ao mercado de trabalho. Pesquisas demonstram que 1 a cada 4 de estudantes não gostariam de ter colega de classe travesti ou transexual. A mesma rejeição explícita apareceu inclusive entre professores, ainda que em menor grau (UNESCO, 2004). 

O Brasil concentra cerca de oitenta e dois por cento (82%) de exclusão escolar das pessoas trans (ANTRA/Afroreggae): 59% das pessoas trans não possui o ensino fundamental; 68% não possui o ensino médio; 0,02% estão no ensino superior. 

É notório que tal preconceito afeta travestis e transexuais particularmente em suas oportunidades de trabalho. Noventa por cento (90%) desta população, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), está fora do mercado de trabalho formal. Essas formas de preconceito também se reproduzem no mercado de trabalho. 

Alana Vargas, representante da Associação Nacional de Travestis e Transexuais ANTRA e do Fórum Nacional de Travestis Mulheres e Homens Transexuais Negras e Negros FONATRANS, afirma “a iniciativa do Vereador Camilo é muito importante para inclusão da população trans no mercado de trabalho e vem justamente pra fortalecer ainda mais a luta da população trans bem no mês em que se comemora o Dia Nacional da Visibilidade trans, o 29 de janeiro.

Vale ressaltar que 90% da população de Travestis e Transexuais encontram-se compulsoriamente na prostituição como única forma de sobrevivência e que por mais que tenhamos qualificação para estarmos em qualquer órgão ou cargo, o preconceito contra nossa população é o que ainda nos impede de termos nossos direitos assegurados. É importante lembrar que os direitos assegurados pela constituição brasileira é para todos e não somente para alguns e que travestis e Transexuais pagam impostos como outra pessoa qualquer. Parabenizo o Vereador Camilo por estar na luta sempre a favor das populações menos favorecidas e vulneráveis”. 

O Projeto de Lei 

O objetivo do projeto de lei é garantir a equidade de oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, tratando-se de garantir o direito dessa população a ter assegurada sua dignidade humana e o direito constitucional ao trabalho.

A lei dispõe sobre a reserva de 10% vagas de emprego para travestis e transexuais nas empresas privadas que prestam serviço para a Prefeitura Municipal de Aracaju. A remuneração será compatível com a função e com os demais direitos trabalhistas previstos na legislação vigente.

As empresas que mantiverem em exercício no seu quadro efetivo transexuais e travestis receberão a certificação do selo “Empresa Cidadã”.

A Fundat também deverá reservar 10% das vagas totais de cursos para que seja assegurado a profissionalização.

Cabo Amintas faz Campanha em prol da saúde de Maria Feliciana

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/01/2020 09h05, última modificação 15/01/2020 09h05
Cabo Amintas faz Campanha em prol da saúde de Maria Feliciana

Foto: Assessoria do parlamentar

Na noite de segunda-feira, 13, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou o programa “Nas Ruas”, live liderada por ele e divulgada através de suas redes sociais, para visitar e divulgar a campanha em prol da saúde de Maria Feliciana.
Amintas visitou Maria Feliciana, mulher sergipana que já foi considerada a mais alta do mundo pelo Guinness book. "Hoje estamos no Bairro Santos Dumont, visitando a casa de Maria Feliciana, uma mulher de grande importância para o estado. Ela levou o nome de Sergipe para o mundo quando entrou para o livro dos recordes, Guinness book. Feliciana recebeu o prêmio de Rainha das Alturas no programa do Chacrinha na Rede Globo", disse o apresentador.
Maria Feliciana acaba de sair do hospital onde esteve internada com problemas graves de saúde, fragilidade óssea, mas está reagindo bem aos tratamentos. Amintas lamentou a situação de abandono. "Lamentável que as pessoas esqueçam o que Maria Feliciana já fez para divulgar o nome do nosso estado. Todos conhecem seu nome, mas ninguém sabe a situação que ela passa ultimamente por problemas de saúde. Assim que soubemos disso resolvemos ajudar. Viemos até sua casa, onde ela precisa de melhorias para receber o tratamento adequado. Estamos iniciando uma campanha para reformar sua casa e receber o Home Care (apoio médico 24 horas)", informou.
Considerada por muitos anos a mulher mais alta do mundo, Maria Feliciana, aos 23 anos já media 2,25 metros. Ela nasceu no município de Amparo do São Francisco e é filha única descendente de uma família marcada por estatura elevada. Cresceu normalmente até os 10 anos, quando seu crescimento disparou. Foi jogadora de basquete, cantora e atração de circo. Atualmente, com 73 anos necessita de ajuda financeira para reformar o quarto e o banheiro da casa de forma adaptada para receber o tratamento. A casa dela conta um pouco de sua história viva, com fotografias e quadros de notícias espalhados nas paredes, móveis adaptados ao tamanho de Maria Feliciana.
Amintas divulgou a Campanha em prol da saúde de Maria Feliciana durante a live. "Vamos pedir o título de cidadã aracajuana para ela. Vamos nos unir e fazer uma corrente do bem para ajudá-la. Sei que a galera que nos segue vai contribuir. Pedimos ajuda dos assessores, apresentadores, o pessoal do Bairro Santos Dumont, Bairro América, universitários e da Cachaça Serra do Cajueiro", solicitou.
Maria Feliciana se emocionou com a visita do vereador e pediu ajuda. "Muito obrigada, pela visita. Sempre batalhei para divulgar o nome do nosso estado no Brasil todo e agora não recebo reconhecimento do governo. Sobrevivo e sustento a casa com um salário de R$ 1.200,00. Só gostaria que o prefeito e o governador olhassem para mim e me ajudasse nesse momento", pediu emocionada.
Quem quiser fazer parte da Campanha em prol de Maria Feliciana pode entrar em contato através dos telefones (079) 98876-7325 ou 98814-3939. Para doações: Conta corrente Agencia 028 Conta 01086548-9.

Américo manifesta apoio aos pescadores sergipanos que protestam entrega de obra

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/01/2020 09h11, última modificação 15/01/2020 09h11
Américo manifesta apoio aos pescadores sergipanos que protestam entrega de obra

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) manifestou seu apoio ao protesto que aconteceu na manhã de terça-feira, 14, em frente ao Terminal Pesqueiro, localizado na Avenida Ivo do Prado, diante da demora na entrega do prédio, que passa por ampla reforma. Os vendedores de pescados cobram a entrega do local para comercializar peixes e frutos do mar, com a estrutura necessária.
O protesto iniciou às 9h30 e se estendeu até às 10h50. Os manifestantes fecharam um lado da avenida, sentido mercado municipal, com pneus em chamas. “Eu fui procurado pelos comerciantes de pescados que queriam apoio ao protesto sobre uma obra que, segundo eles, está sendo construída pelo Governo do Estado desde janeiro de 2016. É muito tempo e leva um montante de R$ 14 milhões. A reforma vai beneficiar 12 mil pescadores que poderão comercializar peixes e frutos do mar”, explicou o parlamentar.
A via ficou interditada e precisou que a Polícia Militar fosse ao local para controlar a situação e o Corpo de Bombeiros de Sergipe para apagar o fogo.

Américo encaminha ofício para Sema vistoriar árvores na Avenida Simeão Sobral

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/01/2020 09h22, última modificação 15/01/2020 09h22
Américo encaminha ofício para Sema vistoriar árvores na Avenida Simeão Sobral

Foto: Assessoria do parlamentar

Em Aracaju é comum à presença de árvores de raízes agressivas, como a Ficus Benjamina e Nim. Essas árvores não são as mais adequadas para plantio em área urbana porque suas raízes irão procurar água e nutrientes, se instalando em tubulações, vasos e destruindo pavimentos. Diante desse problema, o vereador Américo de Deus (Rede) foi procurado pela população para se solidarizar com os transeuntes da Avenida Simeão Sobral, Bairro Industrial, que vem sofrendo com as calçadas elevadas pelas raízes dessas árvores.
“Ao percorrer a Avenida Simeão Sobral constatei de fato que as calçadas estavam elevadas e causando dificuldade dos transeuntes de passarem pela via, pois as raízes danificam as calçadas, causado a queda de crianças e idosos. Vou encaminhar um oficio para que a  Sema avalie a situação e encaminhe uma solução para o problema”, afirmou Américo.
Essa não é a primeira vez que o parlamentar atende ao pedido da comunidade quanto à presença de árvores de raízes agressivas. “Essa espécie arbórea plantada em área urbana causa transtorno porque a calçada começa a rachar, o asfalto da rua levanta. Semana passada estive na Sema para expor a situação da Igreja Santa Tereza D’ Ávila, cujo prédio foi danificado por árvores de raízes agressivas, plantadas no seu entorno. A solução foi suprimir essas espécies para que se plantasse outras adequadas a áreas urbanas” colocou o parlamentar.

Mais de 5,6 mil proposituras tramitaram no Plenário da Câmara em 2019

por Eduardo Costa, Vinícius Andrade e Alexandra Brito, Ascom/CMA — publicado 15/01/2020 11h46, última modificação 15/01/2020 11h46

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) teve um ano cheio de discussões em 2019. Durante os trabalhos dos vereadores no ano passado, 5.619 proposituras passaram pela Casa, com muitos debates de interesse para a população.

Só em 2019, tramitaram pelo Parlamento Municipal 443 Projetos de Lei Ordinária, 362 Requerimentos, seis Projetos de Lei Complementares (sendo quatro de autoria dos parlamentares e dois do Poder Executivo), 99 Projetos de Decreto Legislativo, 84 Moções e 4.545 Indicações. Além disso, foram contabilizados 20 Vetos, 19 Projetos de Resolução, quatro Projetos de Emenda à Lei Orgânica (dois de parlamentares e dois da Mesa Diretora), 36 Recursos e um substitutivo.

O Projeto de Lei Complementar é um complemento a um Projeto de Lei Ordinária, quando algo é adicionado ou mudado de uma norma que já existe. O Projeto de Emenda à Lei Orgânica serve de forma semelhante, mas para a Lei Orgânica Municipal. O Projeto de Decreto Legislativo normalmente é utilizado para o Poder Legislativo decretar de forma interna títulos ou licenças. Já o veto acontece quando o Poder Executivo, ao receber alguma matéria aprovada no Plenário da CMA, recusa-a parcial ou totalmente. Por fim, o Projeto de Resolução indica alguma atribuição interna da Casa, como a criação de Frentes Parlamentares ou Comissões.

PLs em destaque

Alguns projetos aprovados pela Câmara repercutiram de forma positiva entre os aracajuanos. Entre eles está o PL 5.203/2019 que proíbe o fornecimento de canudos de plástico na cidade. O objetivo da medida foi reduzir o impacto do material descartável em hotéis, restaurantes, bares, padarias entre outros estabelecimentos comerciais. Outro projeto com viés ambiental foi o PL 5.157/2019, que obriga os estabelecimentos comerciais, supermercados, hipermercados atacadistas e congêneres a entregarem sacolas biodegradáveis ao consumidor final. 

Outro marco de 2019 foi o PL 303/2017, aprovado por unanimidade pela CMA, que propõe o ensino da Lei Maria da Penha nas escolas do município, com o intuito de combater a persistência da violência contra a mulher e inserir a Lei Maria da Penha na educação das futuras gerações. Ademais, destaque para o PL 330/2019, que reformula a Taxa de Publicidade para fachadas em estabelecimentos da capital.

O ano de 2019 também fechou com a aprovação do Projeto de Lei nº 265/2019, que permite aos taxistas que fazem parte do sistema de transporte individual de passageiros de Aracaju, o uso dos seus veículos por um tempo maior. Até então só poderia rodar veículos com até 10 anos de fabricação. Com a sanção do PL, esse prazo fica extendido para 15 anos de fabricação.

Indicações

Outro ponto de destaque do trabalho parlamentar diz respeito às Indicações (foram 4.545 em 2019). A indicação é quando o vereador leva a reinvindicação da comunidade para os órgãos públicos, que fazem os devidos serviços.

Em casos de reparos em ruas, avenidas, praças e espaços públicos, além de serviços básicos, por exemplo, a população leva as demandas de forma direta ao parlamentar. Com estas em mãos, o vereador vai ao devido órgão responsável e faz a Indicação, para que o problema seja resolvido em prol da população.

Títulos

Em 2019, também foram concedidos diversos títulos de Cidadania Aracajuana. O título de Cidadão Aracajuano é a honraria máxima que pode ser dada pelo Poder Legislativo da cidade, em reconhecimento à importância de pessoas que fizeram e fazem muito por Aracaju.

Alguns dos nomes homenageados no ano passado foram o deputado estadual Francisco Gualberto, o jornalista Diego Barros, o Coronel José Fernandes Carneiro dos Santos Filho (comandante do 28º BC), o ex-jogador de futebol Washington “Coração Valente”, entre outros.

Vereador Isac participa de ato e denuncia caos no INSS

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/01/2020 12h48, última modificação 15/01/2020 12h48
Vereador Isac participa de ato e denuncia caos no INSS

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 15, o vereador Isac Silveira (PCdoB) participou de um ato, junto com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe (Sindiprev/SE) em frente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizado no bairro Siqueira Campos.

Há mais de um ano que o Sindiprev/Se vem denunciando o descaso do Governo Federal em relação ao INSS aqui no estado. Hoje, o coordenador Geral do sindicato, Joaquim Antonio, voltou a relacionar os problemas. Não há melhorias na parte tecnológica do INSS, nem a realização de concursos. Qualquer agência de Sergipe há uma fila enorme querendo fazer algum tipo de procedimento. São 22 guichês, sendo 3 ocupados por estagiários, e até os gerentes estão fazendo atendimento as pessoas”, frisou Joaquim.

Conforme dados divulgados na grande mídia nacional, atualmente, 1,3 milhão de pedidos ao INSS estão sem análise há mais de 45 dias, prazo legal para uma resposta do órgão. Aqui em Sergipe são aproximadamente 40 mil benefícios represados. O vereador Isac que é servidor do INSS falou sobre este caos. “Tudo isso vem acontecendo por falta de servidores. A política implementada pelo atual governo é de total desmonte do serviço público. É um absurdo o que estamos vendo em todo o Brasil. Nós estamos falando de uma instituição que cuida das aposentadorias, das pensões, dos auxílios doença, de invalidez, ou seja, das políticas públicas que garantem a sobrevivência dos brasileiros”, expôs Isac.

Outro assunto abordado pelos manifestantes foi o anúncio realizado ontem, 14, pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, de que o governo irá contratar, temporariamente, militares da reserva para trabalharem no INSS e assim desafogar a espera do INSS. “Temos diversos servidores aposentados, com largo conhecimento em legislação previdenciária, que poderiam retornar com gratificações, e assim atender à população e acabar com as filas. Não é do dia para a noite que militares ou qualquer outra classe irá aprender as demandas do INSS. O que estamos fazendo é um grito de socorro, de luta em favor do INSS e de você, cidadão brasileiro”, afirmou o vereador.

"Parceria entre o Gordo e o Magro continuará em 2020", comenta Cabo Didi

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/01/2020 12h54, última modificação 15/01/2020 12h54
"Parceria entre o Gordo e o Magro continuará em 2020", comenta Cabo Didi

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde de ontem, 14, o vereador Cabo Didi (sem partido), recebeu em seu gabinete, localizado no Conjunto Santa Tereza, o deputado estadual Georgeo Passos, que aproveitou a visita para alinhar metas de trabalho com o vereador.

Durante o encontro, foram abordados os trabalhos que trarão melhorias para as comunidades , já que o vereador Cabo Didi vem lutando para melhorar a infraestrutura dos bairros de Aracaju. Também foi debatida pelos parlamentares a emenda feita pelo deputado, a pedido do vereador, com objetivo de trazer benefício à Polícia Militar do Estado de Sergipe. A Emenda Constitucional 48/2019, que dispõe sobre o orçamento do Estado de Sergipe para o exercício financeiro de 2020, tem o intuito melhorar a estrutura da Polícia Militar sergipana e do Proerd, que é um Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, além de outras unidades da PM. Outro assunto discutido pelos parlamentares, foi a ida do vereador Cabo Didi para o Cidadania.

"Fiquei muito feliz com essa visita do deputado, mostrando respeito e consideração por nosso trabalho e viabilizando através dessa conversa a parceria do Gordo e o Magro, que sempre deu certo e que irá continuar neste ano de 2020," frisou o vereador.

Vereador Zé Valter é homenageado pela FAAPISE

por Marcelo Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/01/2020 08h55, última modificação 16/01/2020 08h55
Vereador Zé Valter é homenageado pela FAAPISE

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã de quarta-feira, 15, o vereador Zé Valter (PSD) foi homenageado pela Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado de Sergipe (FAAPISE). a homenagem foi um reconhecimento pelo trabalho prestado à entidade.

O vereador foi parabenizado pela sua atuação no Legislativo Municipal, em especial pela participação como interlocutor de várias solicitações da entidade junto à Prefeitura Municipal de Aracaju.

"Fico feliz e honrado em receber essa homenagem de uma classe participativa dentro da sociedade, que visa defender os interesses dos aposentados, que são uma grande maioria nesse país e que tende a aumentar nos próximos anos. Sou sensível aos pleitos, e sempre estaremos prontos a ajudá-los, enquanto estivermos como parlamentar."

Zé Valter foi agraciado com o Certificado Amigo da FAAPISE. Na ocasião, o vereador também pode acompanhar a posse da nova diretoria da entidade.

Superintendente do esporte destaca atuação de Zezinho do Bugio na reforma do Adolfo Rollemberg

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/01/2020 09h02, última modificação 16/01/2020 09h02
Superintendente do esporte destaca atuação de Zezinho do Bugio na reforma do Adolfo Rollemberg

Foto: Assessoria do parlamentar

A tarde da última terça-feira, 14, foi marcada por um grande avanço para o esporte em Aracaju. O vereador Zezinho do Bugio prestigiou a assinatura de ordem de serviço para o início das obras do Estádio Adolfo Rollemberg, localizado no Bairro José Conrado de Araújo, na zona Oeste da cidade. 

Na solenidade, o vereador recebeu o agradecimento da superintendente do esporte, Mariana Dantas, por conta do esforço na cobrança da obra. “Devo dizer que hoje é um dia muito feliz, inclusive alegria dobrada por ver este momento acontecer e saber que Zezinho não vai me cobrar esta reforma. Vereador, parabéns pelo seu empenho”, ressaltou Mariana. 

Não é de hoje que os moradores do Bairro José Conrado de Araújo estão órfãos de um espaço para a prática de esportes. Isso porque o único estádio de futebol da região está interditado há anos. “Faz um bom tempo que visito os moradores da região e sempre ouvi a reclamação sobre a interdição do Adolfo, tão querido por todos. Eu mesmo já bati bola e senti muito a falta dele. Por isso me comprometi na busca e na cobrança pela reforma. O esforço foi válido”, destacou Zezinho. 

A área de esportes receberá investimento de R$ 482.954,09 e será devolvida à população em 180 dias, pronta para receber jogos oficiais do futebol profissional e amador. Serão reformados vestiários, bilheterias e banheiros. Também será feito o plantio do gramado, com um material idêntico ao que existe hoje na Arena Batistão. Serão feitas revisões hidrossanitárias, além de reforma das esquadrias, da cobertura, do alambrado e da parte elétrica. Haverá ainda a troca das traves e pintura geral.

Com informações da ASN

Mandato inclusivo: Seu Marcos nomeia pessoa com deficiência para compor grupo de trabalho

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/01/2020 13h57, última modificação 16/01/2020 13h57
Mandato inclusivo: Seu Marcos nomeia pessoa com deficiência para compor grupo de trabalho

Foto: Assessoria do parlamentar

Na contramão do governo Bolsonaro, que luta para acabar com a obrigatoriedade das cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho, com o Projeto de Lei n°6.159/2019, encaminhado ao Congresso no final do ano passado, o vereador Seu Marcos ( PHS) nomeia o Jenisson Monteiro de Farias. Cadeirante, ele abdicou do Benefício à Pessoa com Deficiência (BPC) para compor o quadro de assessores do vereador e, deve atuar auxiliando principalmente no desenvolvimento de projetos voltados às pessoas com deficiência.
“Só quem faz uso de uma cadeira de rodas sabe o quanto é difícil conseguir ingressar no mercado de trabalho. No Brasil, a pessoa com deficiência é vista como inútil e incapaz. É gratificante saber que existem pessoas que são comprometidas efetivamente com a sociedade. Agradeço ao vereador Seu Marcos pela oportunidade em poder contribuir com esse grande projeto”, disse Jenisson.
Seu Marcos, que está presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e autor de cinco leis em vigor que tratam sobre inclusão e acessibilidade, falou da importância da nomeação. “Todas as leis aprovadas de minha autoria e projetos apresentados à Casa são oriundos das necessidades da população. É justo inserir no nosso mandato alguém que passa na pele as injustiças sociais existentes no nosso país. Especialmente agora que o governo Bolsonaro quer aprovar um PL que acaba com a política de cotas nas empresas para pessoas com deficiência ou reabilitadas. Um total retrocesso. Jenisson assume a vaga pela sua capacidade intelectual", afirmou Seu Marcos.
Leis do vereador
Seu Marcos é atualmente o parlamentar com mais leis em vigor nesta legislatura. Das 13 leis, cinco são projetos que visam beneficiar os deficientes físicos. São elas:

Lei n° 5.199/2019, que insere o símbolo do autismo nas placas de atendimento preferencial;

Lei n° 5.007/2018, que aumenta para 3 anos a validade dos atestados médicos de deficiência permanente;

Lei n° 4.998/2018, que reserva 15% das unidades habitacionais para pessoas com deficiência;

Lei n°4.954/2017, que obriga os supermercados a dar auxílio às pessoas com deficiência na hora das compras;

Lei n°5.225/2019, que cria o Abril Marrom em Aracaju – campanha sobre prevenção à cegueira.

Américo de Deus cobra continuação de obra na Zona de Expansão

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/01/2020 08h55, última modificação 17/01/2020 08h57
Américo de Deus cobra continuação de obra na Zona de Expansão

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) aproveitou o recesso para intensificar suas vistorias em obras realizadas pelo Executivo Municipal. Sabendo disso a população o procurou para que ajudasse na negociação para a retomada da obra na Zona de Expansão. 

A empresa Artec Construtura, contratada para realizar o serviço de esgotamento sanitário naquela área interrompeu a obra, causando prejuízos nas imediações da Rua Fábio José Cardoso Ramos. “Eles fizeram as escavações no Conjunto Santa Tereza, na Praça Etelvino Alves de Lima, na Rua Professora Zely Guedes Ximenes e na Rua Fábio José. Lá, quebraram algumas calçadas e com isso deixou parte da rua sem fazer o recapeamento asfáltico. Quem sofre com essa interrupção é a comunidade, que me pediu ajuda”, esclareceu o vereador. 

O parlamentar irá levar a situação à Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para que medidas sejam tomadas. "A situação é preocupante porque quando ocorrem chuvas as ruas ficam alagadas", finalizou Américo de Deus.

Cabo Amintas pede que radialista respeite a polícia e pare de defender bandido

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/01/2020 12h25, última modificação 17/01/2020 12h25
Cabo Amintas pede que radialista respeite a polícia e pare de defender bandido

Foto: Assessoria do parlamentar

Na quinta-feira, 16, o vereador Cabo Amintas (PTB) se utilizou das redes sociais para defender a honra dos policiais de Sergipe atingida pelas críticas do radialista Edivanildo Santana. O radialista se manifestou por meio do seu programa de rádio, no município de Itabaiana, contra os policiais do estado, criticando severamente a postura deles, afirmando que os mesmos estariam matando demais, que se o bandido reage a polícia mata. E o bandido estaria apenas com um revólver 38 com poucas balas.
Devido à divulgação do áudio em que o radialista faz tais afirmações, Cabo Amintas gravou um vídeo repudiando a postura do comunicador e pediu mais respeito para a categoria. "Todo mundo quer entender do trabalho da polícia, mas ninguém quer ir para a linha de frente trocar tiros com bandidos. O senhor, Edivanildo Santana, não conhece a realidade das ruas. Quando um policial foi a essa rádio para questionar o trabalho e ensinar como fazer radialismo? O senhor é um asno por dizer tais asneiras", criticou Amintas.
Por fim, o parlamentar ainda declarou que as poucas balas, que o radialista afirmou que os bandidos possuem, vão parar no corpo de policiais, pais de família que defendem os cidadãos de bem do estado. "Sabe onde vão parar as munições deflagradas pelos bandidos desse estado? No corpo do capitão Oliveira da caatinga, do GM Paulo Cesar que estava trabalhando no Mercado, do policial civil Zeca diabo que estava entregando uma intimação, do soldado Genésio, todos trabalhando. O senhor, Edivanildo, foi muito infeliz e irresponsável nas suas palavras", relatou Amintas.

Palhaço Soneca planeja expandir trabalho social em 2020

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/01/2020 12h38, última modificação 17/01/2020 12h38
Palhaço Soneca planeja expandir trabalho social em 2020

Foto: Assessoria do parlamentar

O ano de 2019 terminou como o período mais produtivo no mandado do jovem vereador Palhaço Soneca (sem partido). Em 12 meses, o parlamentar realizou novas ações sociais e aumentou o número de beneficiados nas comunidades carentes de Aracaju. Entre os serviços conquistados, destaque para a oferta de aulas gratuitas de ballet, jiu jitsu e treinamento funcional em parceria com a Associação dos Amigos do Bairro Olaria. Soneca também está cumprindo uma promessa de campanha ao conseguir junto à Prefeitura de Aracaju a obra do canal do bairro São Carlos. “Este ano quero ampliar as parcerias e expandir o trabalho social nas regiões mais necessitadas da capital”, assegurou. 

O ano de 2019 também foi importante para os alunos da escola Jornalista Orlando Dantas, no bairro Veneza. Palhaço Soneca conseguiu junto ao deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) uma verba no valor de R$ 565 mil para a construção de uma quadra. O recurso foi conquistado após o vereador apresentar ao deputado fotos e vídeos sobre a situação precária da escola. “O dinheiro público vai servir para construir uma quadra e oferecer atividades esportivas a centenas de alunos”, relembrou. 

Outro serviço importante para os mais jovens é o Projeto Criança Feliz. Ano passado foi realizada a sétima edição do evento no bairro São Carlos, registrando número recorde de três mil pessoas. O programa social chegou em outras regiões, como Nova Liberdade III, Médici e Augusto Franco. “Queremos levar este serviço para outros bairros da capital, afinal é uma dia de alegria para o povo”, diz. 

Outra conquista interessante diz respeito ao transporte público coletivo. Soneca utilizou a boa relação com os órgãos municipais e conseguiu de forma histórica uma linha de ônibus para circular no loteamento Santa Cecilia, nas imediações da avenida Lauro Porto. A linha 304 resolveu o problema de muitos estudantes e trabalhadores da região. 

A geração de emprego e renda também esteve na agenda do vereador. No carnaval, Palhaço Soneca com ajuda de vários parceiros realizou uma das maiores festas de Aracaju. O Bloco Mariposas arrastou uma multidão e no palco principal artistas da terra animaram os foliões, injetando cerca de R$ 100 mil entre vendedores ambulantes, comerciantes da área e os músicos que se apresentaram na festa. 

“Outros projetos foram desenvolvidos ao longo do ano e graças ao bom relacionamento com o prefeito Edvaldo Nogueira, conseguimos muitos serviços e tenho certeza que a parceria vai aumentar este ano. Nossa intenção é sempre beneficiar as pessoas mais carentes, e na medida do possível ajudamos muita gente em 2019”, destacou.

Ascom da CMA e assessores dos vereadores produziram mais de 2,4 mil matérias em 2019

por Eduardo Costa, Vinícius Andrade e Alexandra Brito — publicado 17/01/2020 12h45, última modificação 17/01/2020 12h45
Ascom da CMA e assessores dos vereadores produziram mais de 2,4 mil matérias em 2019

Foto: César de Oliveira

Durante o ano passado foram publicadas no site oficial da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) - www.aracaju.se.leg.br - 2.418 matérias. Os textos foram produzidos pela equipe da Agência de Notícias, que integra a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Casa, e pelos assessores de imprensa dos vereadores. Esse é o resultado do trabalho integrado entre os assessores e a Ascom, setor responsável por divulgar as ações promovidas pelos mandatos dos parlamentares, bem como do Parlamento Municipal como um todo.

Essa produção é encaminhada para os meios de comunicação pela equipe da Ascom, através de e-mail e linha de transmissão do WhatsApp. As matérias também são postadas nas redes sociais oficiais da CMA.

Pelo aumento da importância das mídias sociais nos últimos anos e uma maior cobrança social sobre o trabalho dos políticos, as redes sociais da CMA são alimentadas de forma instantânea, contribuindo efetivamente para informar o que ocorre no dia a dia do Parlamento, bem como as atividades dos vereadores que o integram, disseminando ideias. Hoje, as redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e tantas outras servem para espalhar subsídios diversos sobre os vereadores. A rede oficial também tem um papel fundamental no combate às notícias falsas (fake news).

Trabalho das assessorias

As assessorias da Casa e dos parlamentares trabalham em conjunto em prol da comunicação da CMA. A Agência de Notícias é responsável por cobrir as sessões, revisar e publicar as matérias no site e nas mídias sociais oficiais, além de cobrir eventos externos com a presença da presidência, membros da Mesa Diretora ou parlamentar que esteja representando oficialmente o Poder Legislativo.

Já as assessorias dos parlamentares trabalham em conjunto com os mesmos, de forma particular. Esse trabalho se dá de várias formas, seja pela cobertura dos discursos nas sessões, ou pelo trabalho em atividades externas dos vereadores. O material produzido pelas assessorias de imprensa relativo ao mandato parlamentar é encaminhado à Ascom, que faz a divulgação nas mídias sociais oficiais da Câmara Municipal de Aracaju.

Redes sociais

As atuações dos parlamentares dentro de fora do Plenário da CMA são monitoradas diariamente pelas redes sociais da Casa. Hoje, a Câmara possui páginas no Facebook, Instagram e Twitter.

No Facebook, além da publicação de todas as matérias que vão ao site, também são colocadas as fotos registradas durante as sessões, para uso das assessorias dos parlamentares. No Instagram, são publicados registros de divulgação das Sessões Ordinárias, Sessões Especiais, Audiências Públicas, títulos de Cidadania Aracajuana, além de eventos externos com participação de parlamentares.

Por fim, no Twitter, além da publicação das matérias, é feita a cobertura em tempo real das atividades em Plenário. A assessoria da CMA é responsável por atualizar o que acontece nas Sessões Ordinárias, Sessões Especiais e Audiências Públicas. Todo este trabalho tem o objetivo de trazer os vereadores para mais perto da população e dar transparência às atividades da Câmara Municipal de Aracaju.

Lucas Aribé lamenta descaso do prefeito com Plano Diretor de Aracaju

por Marina Lopes, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 17/01/2020 13h29, última modificação 17/01/2020 13h29
Lucas Aribé lamenta descaso do prefeito com Plano Diretor de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Para garantir o desenvolvimento de uma cidade, de maneira organizada, sustentável e orientando a correta ocupação do solo, é imprescindível que o município possua um Plano Diretor. É através desse instrumento que os gestores poderão planejar um centro urbano com melhores condições de vida para toda sua população. Entretanto, Aracaju não conhece essa realidade.


Defasado há mais de dez anos, o documento deve ser elaborado pelo Executivo e encaminhado para apreciação da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para que seja aprovado, sancionado e, enfim, colocado em prática. Em recente entrevista à imprensa, o prefeito Edvaldo Nogueira divulgou que só irá enviar o material ao Legislativo após as eleições deste ano.


Em abril de 2019, foi dito pelo prefeito que o projeto seria enviado em junho, mas isso não se concretizou. Na época, Edvaldo assegurou que isso seria realizado em novembro do mesmo ano, porém, esse prazo também não foi cumprido. Para o vereador Lucas Aribé, a medida é desrespeitosa com a cidade e com a população.


“Após três anos de mandato, depois de adiar diversas vezes o prazo para o envio do Plano Diretor à Câmara, o prefeito de Aracaju deixa claro que não é prioridade dele no momento cuidar da cidade, mas, sim, de seus interesses eleitoreiros. Ao fazer isso, o chefe do Executivo coloca de lado a possibilidade de termos uma cidade com políticas urbanas estabelecidas corretamente, e mostra que está concentrado apenas em sua pré-candidatura. É lamentável”, repudia o parlamentar.


Américo parabeniza Coronel Carneiro pela atuação no comando do 28º BC

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/01/2020 13h45, última modificação 20/01/2020 13h45
Américo parabeniza Coronel Carneiro pela atuação no comando do 28º BC

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) representou a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na solenidade de passagem de comando do 28º Batalhão de Caçadores - Batalhão Campo Grande, do Coronel José Fernandes Carneiro dos Santos Filho, para o Tenente Coronel Marco Aurélio Magalhães Cavalcante. A solenidade ocorreu na última sexta-feira, 17, no próprio Batalhão.
"O Coronel José Fernandes Carneiro vai deixar saudade, pela pessoa que é, um homem simples e humilde, que criou uma grande simpatia com o povo de Sergipe e também de Aracaju. Foram dois anos de excelente atuação, tendo boa interação com o Governo Municipal e Estadual. Desejamos ao novo comandante sucesso e nos colocamos à sua disposição", comentou Américo.
Recentemente o coronel José Fernandes Carneiro dos Santos Filho recebeu da Prefeitura de Aracaju a Comenda de Ordem ao Mérito Serigy. A Comenda é a mais alta condecoração do município, sendo concedida pela atuação no enfrentamento às manchas de óleo de petróleo nas praias de Aracaju no fim do ano de 2019

Lucas Aribé economiza 47% da verba parlamentar

por Marina Lopes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/01/2020 09h55, última modificação 21/01/2020 09h57
Lucas Aribé economiza 47% da verba parlamentar

Foto: Gilton Rosas

A responsabilidade com o dinheiro público é um dos itens que norteia, diariamente, a atuação do vereador Lucas Aribé. Ao longo de 2019, dos R$ 180 mil de verba para atividade do exercício parlamentar disponibilizada pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA), foram devolvidos à Casa R$ 83.895,63. A quantia representa uma economia de quase 47% para os cofres do Legislativo Municipal. 

O valor da verba é de R$ 20 mil mensais para o presidente da Câmara, R$ 18 mil para os membros da mesa diretora (vice-presidente, 1º, 2º e 3º secretários) e R$ 15 mil aos demais vereadores. Para Lucas, economizar o dinheiro público é uma obrigação de todos os parlamentares ou gestores. 

“Acredito que não há outra postura a ser adotada, por qualquer político, que não seja em defesa da população. Somos pagos pelo povo, que se esforça todos os dias para honrar com compromissos e pagar impostos, por isso, é nosso dever zelar pelo princípio da economicidade e buscar desempenhar nosso trabalho da melhor maneira, gerando o menor gasto possível”, defende. 

A Lei Municipal nº 4.678/2015 prevê o repasse da verba para atividade do exercício parlamentar, que deve ser destinada ao custeio de serviços necessários ao funcionamento dos trabalhos de cada vereador. A quantia pode ser utilizada para contratação de consultorias, aluguel de imóveis, locação de veículos, além de serviços de telefonia, internet, comunicação e marketing, por exemplo.

Mensalmente, Lucas divulga em seu site uma prestação de contas detalhada, contendo todos os valores que foram utilizados para cada serviço. “Garantir transparência no nosso mandato é uma maneira de demonstrar o máximo respeito ao contribuinte. Faço questão de tornar públicos todos os gastos de meu gabinete, para que a população acompanhe e participe do mandato, que tem o único objetivo de servi-la”, reforça o vereador.

Dezenas de jovens participam da II Copinha de Futsal Saudoso Tuca

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/01/2020 10h03, última modificação 21/01/2020 10h03
Dezenas de jovens participam da II Copinha de Futsal Saudoso Tuca

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) apoiou mais uma edição da Copinha de Futsal Saudoso Tuca, na Praça Dom José Thomaz, no Bairro Siqueira Campos, no último sábado, 18. Ao todo, oito times do Siqueira Campos e adjacências competiram durante a tarde, ocupando o espaço com muita diversão.

"A Copinha começou quando notamos que havia alguns trabalhos sociais desenvolvidos aqui na praça com futsal, então, percebi que eu tinha que ajudar, de alguma forma, a fortalecer o esporte. Então, a gente criou a Copinha Saudoso Tuca, que tem a finalidade de integrar esses jovens, não somente do Siqueira Campos, mas do José Conrado de Araújo, do bairro América e do Novo Paraíso", explica.

O professor Denis Menezes, técnico dos times Santo Expedito e Nova Aliança, destaca a visão do parlamentar Anderson de Tuca sobre a relevância do esporte na formação dos adolescentes. "A Copinha é muito importante para os jovens do Siqueira Campos. Assim, podemos mostrar aos jovens outros caminhos, tirando eles de caminhos errados, como o das drogas, por exemplo. Aqui, eles ocupam a mente com o esporte. Graças a Deus, o vereador, Anderson de Tuca reconhece a importância do esporte da vida desses meninos", conta.

O militar Márcio Andrade levou o filho para assistir as partidas de futsal. "Essa é uma iniciativa muito importante para oferecer uma atividade esportiva aos adolescentes, para eles se desenvolverem e se integrarem mais com a sociedade", destaca.

O parlamentar destaca que a Copinha de Futsal Saudoso Tuca faz parte do projeto Esporte na Praça, que tem o objetivo de ocupar as praças da cidade. "Quero realizar o máximo possível de atividades na praça, não somente no Siqueira Campos, mas em toda cidade. Esses jovens, ao invés de estarem usando drogas, de estarem com pensamentos negativos, estão aqui desenvolvendo o espírito de coletividade, o companheirismo, a responsabilidade e a autoestima", conta.

Américo assina Termo de Concessão da Deso com Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/01/2020 11h19, última modificação 22/01/2020 11h19
Américo assina Termo de Concessão da Deso com Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado

Foto: Assessoria do parlamentar

A Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe renovaram o convênio que garante o prosseguimento da prestação de serviços pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) na capital sergipana. À convite do Sindisan, o vereador Américo de Deus (Rede) compareceu à solenidade, ocorrida na segunda, 20.
“Estivemos na empresa Deso para prestigiar a assinatura do Termo de Concessão assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo governador Belivaldo Chagas, na última segunda-feira. Temos propositura afirmando nosso apoio ao fortalecimento da empresa e temos também uma Comissão Parlamentar em Defesa da Deso e Banese”, explicou Américo de Deus.
O parlamentar também assinou o Termo de Concessão, fato que evidenciou o compromisso do mesmo contra a privatização da Deso. “Esse termo traz empoderamento à Deso para que não seja privatizada. A concessão representa um meio para lutar contra esse processo de venda. Muito me alegrei com a posição do governador Belivaldo Chagas que afirmou que não ia privatizar a Deso. E de que também não venderá o Banese e que seu desejo é a eficiência e desenvolvimento dos seus serviços para que prestem um bom serviço à comunidade sergipana”, completou Américo.
Na assinatura do termo ficou previsto o percentual de cobertura de esgotamento sanitário, dos atuais 60% para 90% até 2033. Segundo a Prefeitura de Aracaju, a cobertura de água já é de 100% da capital e a renovação da concessão tem validade de 30 anos.

Vereador Cabo Didi apoia Associação de Pescadores do Povoado Areia Branca

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/01/2020 11h34, última modificação 22/01/2020 11h34
Vereador Cabo Didi apoia Associação de Pescadores do Povoado Areia Branca

Foto: Assessoria do parlamentar

Em apoio à Associação de Pescadores do Povoado Areia Branca, o vereador Cabo Didi (sem partido) esteve com o Marcos André, representante da entidade no Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), na festa de Bom Jesus dos Navegantes, para conversar sobre os corredores de barco a vela. A festa será realizada entre os dias 24 e 26 de janeiro. O parlamentar dará todo apoio aos participantes da corrida de barco a vela, que acontecerá no último dia do evento.

A comunidade do Mosqueiro, localizada às margens do Rio Vaza Barris, comemora com festa o dia de Bom Jesus dos Navegantes. A celebração já é tradição na localidade e terá atividades esportivas, procissão e shows em homenagem ao santo.

"Estamos apoiando a corrida de barco a vela, para que esses desportistas possam louvar o senhor e mostrar a riqueza de velejar. Precisamos dar nosso apoio para que a tradição de Bom Jesus dos Navegantes tenha a cada ano mais força e atraia fiéis para que possam conhecer o trabalho desses pescadores e se engajar na luta por esses irmãos que trazem o peixe para nossa mesa", frisou o Cabo Didi.

Cabo Didi discute melhorias para à segurança da população da zona de expansão

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/01/2020 11h49, última modificação 22/01/2020 11h49
Cabo Didi discute melhorias para à segurança da população da zona de expansão

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Cabo Didi (sem partido) esteve no Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) na última segunda-feira, para participar de reunião com o Coronel Eduardo Brandão. Na ocasião foram debatidos os transtornos que estão surgindo com o crescimento da zona de expansão de Aracaju, enfatizando a necessidade de organização para beneficiar à população que reside na área.

A segurança é um dos itens que hoje mais preocupa a sociedade civil. Para o parlamentar, o crescimento da zona de expansão que tem seu papel fundamental para o desenvolvimento da cidade, sendo necessário se ter uma visão especial e mais aguçada para a região. "É um dos pontos mais cobrados pela população, já que não foi calçada em alicerce e se torna desacreditada pelos moradores e com isso, critérios foram colocados para melhoria da segurança em Aracaju", destacou.

"Alinhar projetos e ações no quesito segurança na área de expansão, mostra a necessidade do nosso povo em ampliar o trabalho desenvolvido pela Polícia, proporcionando segurança a população Sergipana, " comentou Cabo Didi.

Vereador Isac comemora a reforma do Estádio Adolfo Rollemberg

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/01/2020 11h56, última modificação 22/01/2020 11h56
Vereador Isac comemora a reforma do Estádio Adolfo Rollemberg

Foto: Assessoria do parlamentar

Os moradores do Conjunto Agamenon Magalhães, em Aracaju, sofrem há anos com o Estádio Estadual Adolfo Rollemberg, esquecido pela administração há vários anos. O local estava abandonado sendo caso de reportagens em diversos meios de comunicação da capital.

Alguns moradores da região já haviam pedido para que o vereador Isac Silveira (PCdoB) intercedesse junto ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e ao governador Belivaldo Chagas (PSD), para que alguma melhoria fosse realizada no local. “Era angustiante olhar nos olhos dos moradores, que não possuem nenhuma praça na redondeza para que as famílias possam se divertir e distrair. O campo é o único lugar que eles podem se divertir. Como a reforma deveria ser no âmbito estadual, eu como vereador não tinha como realizar nem indicações para procedimentos paliativos”, declarou Isac.

O vereador por Aracaju comemorou após as boas notícias. “Parabéns ao governador do estado, Belivaldo Chagas por tornar possível essa reforma e trazer sorrisos aos moradores do conjunto. Parabéns também ao prefeito Edvaldo em trazer a responsabilidade de cuidar do local para a prefeitura. E agora, me coloco, novamente, a disposição dos moradores das redondezas do estádio, para que os prazos sejam cumpridos e as fiscalizações sejam realizadas”,disse o parlamentar.

 

A obra

A área de esportes receberá investimento de R$ 482.954,09 e será devolvida à população em 180 dias, pronta para receber jogos oficiais do futebol profissional e amador. Serão reformados vestiários, bilheterias e banheiros. Também será feito o plantio do gramado, com um material idêntico ao que existe hoje na Arena Batistão. Serão feitas revisões hidrossanitárias, além de reforma das esquadrias, da cobertura, do alambrado e da parte elétrica. Haverá ainda a troca das traves e pintura geral.

Américo apóia comunidade do Residencial Parque Diamante que protesta abertura de rua

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/01/2020 10h40, última modificação 23/01/2020 10h41
Américo apóia comunidade do Residencial Parque Diamante que protesta abertura de rua

Foto: Assessoria do parlamentar

Nos últimos tempos a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem realizando obras estruturantes na capital sergipana. Essas ações estão sendo fiscalizadas pelo vereador Américo de Deus (Rede) que desde 2017 vêm atuando para atender as demandas das comunidades e levar seus anseios aos órgãos municipais responsáveis. Foi o que aconteceu na manhã de quarta-feira, 22, quando atendeu ao chamado de moradores do Residencial Parque Diamante sobre a abertura de uma rua em L na localidade.
“Houve uma reunião no Centro Administrativo entre moradores e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para entrar em um acordo com a abertura de uma rua em L que, segundo os moradores do Residencial Diamante, causaria transtorno, visto que é um condomínio particular, onde em sua maioria é composto por idosos e crianças”, explicou Américo.
Durante a reunião os moradores explicaram que são 592 famílias que já residem na localidade há 37 anos e com a abertura da rua haveria risco aos moradores, uma vez que aumentaria o fluxo de veículos. Diante do impasse, ficou agendado para o dia 27 deste mês um novo encontro. A reunião será na sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para que a PMA apresente um novo caminho, tendo em vista as dificuldades apontadas.

Vereador Cabo Didi se solidariza com tropa do Corpo de Bombeiros

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/01/2020 12h55, última modificação 23/01/2020 13h25
Vereador Cabo Didi se solidariza com tropa do Corpo de Bombeiros

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Cabo Didi (sem partido) esteve na manhã de quarta, 22 no Corpo de Bombeiros, para se solidarizar com os companheiros da Corporação, pela falta de funcionamento da Auto Bomba Tanque (ABT-18) do 2º SGBM, situado em Nossa Senhora do Socorro. O equipamento, que está inoperante por falta de manutenção, atende nove municípios sergipanos.


De acordo com o parlamentar, o equipamento parado deixa a população à mercê, sem assistência . "Precisamos que o governador tenha um olhar diferenciado para o Corpo de Bombeiros, quem tem como função salvar vidas. Me solidarizo com esses guerreiros, que fazem um trabalho belíssimo e que infelizmente não tem o reconhecimento do governo do Estado nem condições diganas de trabalho", frisou Cabo Didi.


Outro problema enfrentado pelo Corpo de Bombeiros é o baixo efetivo de mergulhadores na corporação. Agora são somente cinco para atender a todo Estado. O trabalho dos mergulhadores dentro dos Bombeiros é de extrema importância para o atendimento da população, principalmente às vítimas de afogamento, no resgate de corpos em locais de difíceis acessos.

 

"O governador necessita estar atento aos problemas que atualmente passa o Corpo de Bombeiros do nosso Estado, que sempre prestou um serviço relevante à sociedade e hoje estes guerreiros e abnegados homens e mulheres estão sobrecarregados, por isso precisamos apoiá-los, pois é um trabalho que lida com vidas", comentou o parlamentar.

Vereador Dr. Gonzaga faz visita nas ruas do Conjunto Médici

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/01/2020 12h47, última modificação 24/01/2020 12h47
Vereador Dr. Gonzaga faz visita nas ruas do Conjunto Médici

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Dr. Gonzaga (MDB) esteve esta manhã no Conjunto Médici, no Bairro Luzia, onde junto com o presidente da Associação dos Moradores, Gladson Andrade, visitaram ruas e praças para avaliar suas condições, muitas das quais tem sido motivo de reclamação dos moradores.

 A primeira parada foi na Praça Santa Terezinha, onde foi detectado a necessidade de fazer a poda das árvores, limpeza geral do piso e equipamentos e falta de iluminação. “A praça é um local muito agradável para passear e andar à noite, mas a iluminação precária deixa os usuários temerosos e inseguros”, explicou o vereador, informando que vai levar as demandas para os órgãos responsáveis. O parlamentar também constatou que existem no local algumas árvores antigas e com os troncos retorcidos e vai solicitar uma avaliação da Secretaria do Meio Ambiente, para ver elas oferecem perigo para a população.

 O vereador andou por diversas ruas, conversando com os moradores e identificou casos como o de um bueiro entupido na Rua Soldado Jesse Pereira Nunes, que está alagando a rua com água de esgoto e de mal cheiro, e outras vias com tantos buracos e remendos mal feitos que a rua já se transformou num areal, perdendo toda a camada de asfalto. “Não são problemas graves, que necessitem de grandes recursos, são serviços simples e fáceis de fazer, que estão sendo negligenciados, mas vamos conversar com a Emurb e levar essas demandas, solicitando urgência nos reparos”, confirmou o vereador.

Câmara de Aracaju moderniza Ouvidoria e Portal da Transparência

por Vinícius Andrade, Eduardo Costa e Alexandra Brito — publicado 24/01/2020 13h00, última modificação 24/01/2020 13h00
Câmara de Aracaju moderniza Ouvidoria e Portal da Transparência

Foto: Ascom/CMA

O Portal da Transparência da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ao passar pelo processo de modernização, registrou um aumento na nota avaliada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE). Em avaliação anterior, realizada em 2018, o portal da Câmara possuía a nota 7.4, e até o final do ano de 2019 atingiu a nota 8.6, alcançando um aumento de 17% em sua transparência e a maior nota já registrada no portal.

O coordenador de Acesso à Informação, Transparência e Ouvidoria da CMA, Márcio Souza, esclarece o tamanho do avanço que o Portal da Transparência da CMA teve. “Tivemos um crescimento significativo na Transparência que em 2017 a avaliação do portal era de 1,2. Após os ajustes necessários alcançamos a nota 8,6 no segundo semestre de 2019, e temos perspectivas melhores para a próxima avaliação do portal”, esclarece.

Ainda de acordo com Márcio, o TCE analisa a facilidade do portal em divulgar informações para a população como um importante critério: “Dentre os principais critérios da avaliação estão as informações referentes à folha de pagamento, ao orçamento, às receitas e despesas, além de prestações de contas, passagens e diárias, formulários e links para o acesso à informação”.

Ouvidoria

A Câmara Municipal de Aracaju está desenvolvendo uma estrutura específica para Ouvidoria, que será disponibilizada no próprio site da CMA. O intuito é mostrar ao cidadão que, além da Transparência e Acesso à Informação, existe esse canal de comunicação exclusivo e direto para que ele possa fazer sugestões, elogios, solicitações, críticas, reclamações e denúncias relacionadas à Casa Legislativa.

“Neste ano de 2020 buscaremos parcerias para obter um maior respaldo junto aos órgãos reguladores, a exemplo da Controladoria Geral da União e Senado Federal”, completou Márcio Souza.

Dr. Gonzaga participa das festividades no Povoado Areia Branca

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/01/2020 13h46, última modificação 24/01/2020 13h46
Dr. Gonzaga participa das festividades no Povoado Areia Branca

Foto: Assessoria do parlamentar

Sempre presente na comunidade do Povoado Areia Branca, o vereador Dr. Gonzaga (MDB) participará mais um ano das festividades do padroeiro Bom Jesus dos Navegantes, que acontece neste final de semana, em parceria com os organizadores dos festejos, liderados pelo presidente da Associação dos Moradores, Arlindo Carmo, junto com uma comissão de moradores locais.

 Além da programação religiosa, cujo destaque é a tradicional procissão, realizada domingo, dia 26, e a corrida de barcos à vela, outra atividade que já se incorporou às comemorações do santo padroeiro.

 No que se refere à programação de lazer, a comemoração será com shows e arrastão de bandas. “As homenagens religiosas ao padroeiro são os pontos mais importantes da data, mas propiciar um pouco de lazer para os fiéis também é uma preocupação dos organizadores, pois eles aguardam com ansiedade esses dias de festa”, explica o vereador, grande parceiro da comunidade e apoiador cultural das atividades.

 

 

Lucas Aribé reivindica sinalização horizontal em ruas e avenidas de Aracaju

por Marina Lopes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/01/2020 09h33, última modificação 27/01/2020 09h33
Lucas Aribé reivindica sinalização horizontal em ruas e avenidas de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

A ausência da sinalização horizontal em ruas e avenidas de Aracaju voltou a ser alvo de críticas do vereador Lucas Aribé (PSB). Desde o ano passado, o parlamentar tem protocolado Indicações na Câmara Municipal solicitando que a Prefeitura faça a revitalização desses instrumentos de mobilidade, mas o problema persiste e, agora, se estende a locais onde a camada asfáltica foi recolocada.

A equipe de Lucas identificou vários pontos da cidade onde as faixas de pedestres não existem mais, a exemplo da rua Itabaiana e das avenidas Ivo do Prado e Gonçalo Prado Rollemberg. “Nos dois primeiros pontos, o recapeamento foi concluído no final do ano passado, mas a sinalização ainda não foi refeita. Já em um trecho da Gonçalo, a faixa está totalmente apagada. Com isso, os pedestres ficam sem o instrumento que permite a travessia segura, ou seja, expostos ao risco de acidentes”, apontou o vereador.

Para Lucas, essa é mais uma demonstração da insensibilidade da administração municipal com uma política de mobilidade que valorize aqueles que se deslocam a pé pela cidade. “O Código Brasileiro de Trânsito é claro ao estabelecer prioridade para o pedestre, mas, na prática, o que temos visto são iniciativas que visam apenas melhorar as condições para os veículos, infelizmente”, lamentou.

Vereador Cabo Didi faz ronda no Conjunto Beira Mar II

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/01/2020 10h05, última modificação 28/01/2020 11h35
Vereador Cabo Didi faz ronda no Conjunto Beira Mar II

Foto: Assessoria do parlamentar

Na sexta-feira, 24, o vereador Cabo Didi (sem partido) esteve fazendo a ronda ao lado dos moradores do Conjunto Beira Mar II, para detectar de perto os problemas enfrentados pela população.

Durante o passeio pelo conjunto, os moradores mostraram ao parlamentar as obras que começaram a ser realizadas pela prefeitura, mas agora estão paradas. Eles também mostraram o canal que existe na localidade que não tem um tratamento adequado, liberando mau cheiro, deixando os moradores preocupados com a saúde, por inalar o odor noite e dia.

"Iremos encaminhar aos órgãos competentes para que as providências sejam tomadas. O que não pode é a população sofrer por falta de projetos que melhorem a infraestrutura do local, deixando as pessoas à mercê," comentou o vereador.

Dr. Gonzaga comemora com o povo a festa de Bom Jesus dos Navegantes

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/01/2020 13h00, última modificação 27/01/2020 13h00
Dr. Gonzaga comemora com o povo a festa de Bom Jesus dos Navegantes

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Dr. Gonzaga (MDB) participou ativamente, no último fim de semana, de todas as festividades promovidas para comemorar o dia do padroeiro Bom Jesus dos Navegantes, no povoado Areia Branca, Zona de Expansão. “Muito satisfeito em ver a alegria dos moradores com as atrações de lazer que promovemos junto com os organizadores da comunidade”, disse o vereador, que esteve presente junto com o povo participando das comemorações.

 

No sábado, as festividades aconteceram na praça do “pirão”, onde duas bandas se revezaram no grande palco, levando alegria e descontração para o público em geral, que lotou o local. O encerramento, no domingo, teve um toque de irreverência e brincadeira, com o desfile do divertido “Bloco dos Chifrudos”, que ao som de uma banda de frevo percorreu a principal avenida até o ponto onde aconteceu a tradicional corrida de barcos.

 

“Fico feliz em apoiar esses festejos e comemorar junto com o povo essa data importante para eles. Aproveito para parabenizar a Arlindo Carmo, Gal e todos os demais membros da comunidade que participaram da organização”, exaltou o vereador.

Seu Marcos faz prestação de contas do mandato às comunidades da zona norte

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/01/2020 13h49, última modificação 27/01/2020 13h49
Seu Marcos faz prestação de contas do mandato às comunidades da zona norte

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PHS) realizou uma plenária para prestar contas da sua atuação como parlamentar à população da zona norte de Aracaju. Durante o evento, que aconteceu em um salão no Bairro Jardim Centenário, na noite da última sexta-feira, 24, Seu Marcos falou das leis de sua autoria, em vigor na capital; dos projetos em andamento na Casa Legislativa e do trabalho na área da saúde, defesa da mulher e acessibilidade - bandeiras do seu mandato.
Ao todo, são 100 Projetos de Lei Ordinária ( PLO) apresentadas à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante esses três anos. Destes, 13 projetos já são Leis efetivas. A lei de maior destaque é a 5.195/2019, que insere o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas de Aracaju, projeto que tramita em Brasília e que deve servir de modelo para todo o país.
Atualmente, Seu Marcos é o parlamentar com mais normas aprovadas nesta Legislatura; o segundo em número de proposituras e o vereador que mais apresentou projetos nas áreas da Saúde, em defesa da Mulher e Pessoas com Deficiência. É também o que mais visita unidades de saúde e que mais apresenta indicações para o Bugio, Jardim Centenário e 18 do Forte.
Embora a lei de ensino da Maria da Penha nas escolas seja o grande destaque do seu mandato, das 13 Leis vigentes na capital, a maioria contempla as pessoas com deficiência. São cinco leis para acessibilidade, seis para a área da saúde e duas em defesa do direito da mulher.
“São três anos de mandato, de trabalho e compromisso com o povo de Aracaju, em especial, com as comunidades da zona norte. Sei que muito ainda se precisa fazer, mas tenho certeza que estou no caminho certo. Estamos fazendo a diferença e acredito que a população tem acompanhado a minha atuação. Fico muito feliz em ver a plenária lotada. Isso representa confiança e credibilidade no mandato", disse o parlamentar.
Mais de 200 pessoas participaram da plenária do vereador Seu Marcos. Entre os participantes, pessoas das comunidades, integrantes da igreja do Bugio, líderes comunitários e agentes de saúde. Compuseram a mesa de abertura o vereador Seu Marcos; o ex-vereador e médico Dr. Agnaldo Feitosa; o secretário de Governo de Aracaju, Jorge Araújo Filho; o pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida, Jadilson Andrade; a jornalista e assessora de Comunicação, Marta Costa; a agente de saúde Denise Santos; a representante dos leigos e leigas da Paróquia N. Sra. Aparecida, Dona Moça, e Dona Gil, da direção do Instituto Dom Fernando Gomes.

Jason Neto aprova obra da Maternidade no 17 de Março

por Élida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/01/2020 11h38, última modificação 28/01/2020 11h38
Jason Neto aprova obra da Maternidade no 17 de Março

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Jason Neto (PDT) esteve visitando obras que estão em andamento em Aracaju, na sexta, 24. Dentre elas, o destaque para a construção da maternidade no Bairro 17 de Março. Para o parlamentar, a obra beneficiará muito as mulheres de Aracaju, principalmente no 17 de Março.
"Estive visitando algumas obras na cidade com o prefeito Edvaldo Nogueira. O que me chamou atenção foi o tamanho e o quanto a maternidade vai beneficiar naquela comunidade. Uma estrutura de quatro andares que contará com 50 leitos , duas UTIs neo natal e duas normais, banheira para realização de parto humanizado, além de rampa de acesso e todos os requisitos para ser uma boa maternidade", explicou Jason Neto.
A maternidade poderá atender a 500 mulheres e o vereador salientou que, além do 17 de Março, outros bairros também serão beneficiados. "Além das mulheres do 17 de Março, a maternidade acolherá as comunidades de toda zona de expansão, Augusto Franco, São Conrado, Coroa do Meio, Aeroporto e todos os bairros das proximidades", completou o vereador.

Cabo Didi pede apoio à Guarda Municipal para reforçar ronda em escola

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/01/2020 11h46, última modificação 28/01/2020 11h46
Cabo Didi pede apoio à Guarda Municipal para reforçar ronda em escola

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã de segunda, 27, o vereador Cabo Didi (sem partido) esteve pedindo apoio ao comandante Fernando Mendonça, da Guarda Municipal. O parlamentar contou que a Escola Jovino Pinto, no Bairro Aeroporto, foi assaltada.

O vereador aproveitou para pedir ao comandante Mendonça, que a equipe da Guarda Municipal, possa quando possível passar no local para a segurança de alunos e professores, que ficam à mercê da marginalidade. Durante a narrativa, o vereador Cabo Didi, comentou que os vândalos entraram na escola e fizeram uma varredura.

"Iremos encaminhar ofício para a Secretaria Municipal de Educação, para que possa disponibilizar câmeras de segurança para melhorar a situação dos alunos e professores, reforçando a segurança da escola. O objetivo é que a Guarda, possa estar atenta à escola através das câmeras e assim, inibir a ação desses marginais," frisou Cabo Didi.

Cabo Amintas critica qualidade do transporte em Aracaju e o provável aumento das passagens

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/01/2020 11h50, última modificação 28/01/2020 11h51
Cabo Amintas critica qualidade do transporte em Aracaju e o provável aumento das passagens

Foto: Assessoria do parlamentar

Na noite de segunda-feira, 27, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou o programa “Nas Ruas”, live liderada por ele e divulgada através de suas redes sociais para discutir os incidentes constantes com os veículos de transporte público.
Amintas iniciou a live falando sobre os acontecimentos do último final de semana e do dia sobre os acidentes com  dois ônibus coletivos na zona de expansão de Aracaju. "Muitas coisas estão acontecendo na cidade, teve um ônibus que caiu em buraco, a terra literalmente abriu na zona de expansão. Hoje ainda tivemos mais um fato, outro ônibus incendiou também na mesma área", comentou.
O apresentador parabenizou os motoristas dos ônibus pela atitude sensata e habilidade na retirada dos passageiros, o que evitou uma tragédia. Mas, também criticou a postura do prefeito Edvaldo Nogueira que anunciou o aumento no valor das passagens do transporte coletivo.
"O prefeito 'Pinóquio' quer, simplesmente, aumentar o valor das passagens. Me diga se tem condições uma coisa dessas? Eu espero que a população aracajuana não aguarde e aceite sentada que esse prefeito venha favorecer mais uma vez aos empresários, donos das empresas de transporte urbano sem fazer uma licitação. Coisa que ele prometeu fazer desde sua campanha", criticou Amintas.
Por fim, Amintas anunciou o novo quadro de investigação que fará no seu programa "Nas Ruas". "Quero avisar a todos que a partir da próxima semana teremos uma live em formato diferente, vamos trazer um novo quadro, 'Cada crime tem sua história'. Nesse quadro vamos mostrar o passo a passo das investigações se crimes no estado de Sergipe. Você vai se surpreender", convidou.

Vereador Bigode reforça o incentivo ao esporte em Aracaju

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/01/2020 11h55, última modificação 28/01/2020 12h00
Vereador Bigode reforça o incentivo ao esporte em Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Bigode (MDB), 1°Secretário da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), continua incentivando o esporte na nossa capital. Prova disso é que o parlamentar vem colocando seu mandato à disposição das escolinhas que desenvolvem um trabalho de base com garotos que sonham em ser grandes atletas do futebol brasileiro.
No Bairro Santa Maria, existe a Escolinha 7 de Setembro, que é administrada por um brilhante cidadão conhecido por Cicinho. A referida escolinha com esse trabalho, já destacou vários jogadores em equipes que se destacam no cenário brasileiro. Ítalo é um dos jogadores que surgiu através da Escolinha 7 de Setembro e vem se destacando no futebol sergipano na equipe do confiança.
Mas para desenvolver esse trabalho a Escolinha 7 de Setembro, vem recebendo um apoio muito importante do vereador Bigode, que não mede esforços para ajudar no que for possível, fazendo com que esses jovens tenham sonhos realizados.
No início deste mês, mais três jovens foram mandados para os estados de Minas Gerais e São Paulo, com o intuito de mostrarem que em Sergipe existe muito garoto bom de bola. Elder e Natanael foram jogar no Fernandópolis, em São Paulo, e Carlos André foi para Minas Gerais, jogar no Araguaína Atlético Clube.
"É com muita felicidade que vejo jovens aqui do Bairro Santa Maria se destacando em várias equipes de futebol do nosso Brasil. Graças ao bom Deus, nosso esforço para colaborar com a base do futebol sergipano está valendo a pena", disse Bigode.

Bigode trabalha nos bairros de Aracaju mesmo durante o recesso parlamentar

por Sandra Dantas, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/01/2020 12h10, última modificação 28/01/2020 12h08
Bigode trabalha nos bairros de Aracaju mesmo durante o recesso parlamentar

Foto: Assessoria do parlamentar

Durante entrevista concedida ao radialista Jailton Santana na segunda-feira, 27 , ao Programa Jornal da Vida, na Jornal FM 91,3 o vereador Bigode (MDB) informou que mesmo no recesso parlamentar, continua trabalhando em prol da comunidade aracajuana.
Bigode aproveitou a oportunidade para destacar que a fiscalização às obras da região do Santa Maria continua sendo realizada. O parlamentar ressaltou que em uma conversa com o prefeito Edvaldo Nogueira, lembrou sobre o complemento da Avenida Alexandre Alcino, que dá acesso à comunidade da Ponta da Asa. "Informei ao prefeito que a população da localidade está sofrendo com a poeira no verão e com a lama no inverno".
De acordo com o parlamentar, o prefeito está ciente dessa importante obra. "Edvaldo nos informou que está a procura de mais recursos para em breve concluí-la, pois será essencial para toda população que reside naquela área", destacou Bigode.

O vereador reforçou que sua maior preocupação é sempre com o povo mais carente da cidade. "Trabalho sempre para levar igualdade e dignidade para todos os cidadãos aracajuanos", enfatizou Bigode.

Aluna de ballet do São Carlos ganha bolsa para estudar numa famosa academia de dança de Aracaju

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/01/2020 09h08, última modificação 29/01/2020 09h08
Aluna de ballet do São Carlos ganha bolsa para estudar numa famosa academia de dança de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Com apenas 10 anos de idade, a bailarina Dayanne Bezerra ganhou uma bolsa para estudar na Academia de Dança “Passo a Passo”, umas das mais renomadas da capital sergipana. Moradora do bairro São Carlos, a menina começou a praticar ballet num projeto social que oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes da comunidade. Dayanne é uma das 30 alunas que participam das atividades desde o ano passado. As aulas acontecem duas vezes por semana no Centro Cultural e tem apoio do vereador Palhaço Soneca (sem partido). 

De acordo com o professor de ballet na região, Alex Yolle, o talento de Dayanne foi descoberto logo nos primeiros dias de aula. “Rapidamente fiquei encantado com a postura da menina. Parecia ser uma veterana na dança, logo descobri que ela fazia ginástica rítmica e o esporte facilitou o desempenho dela na turma. Day é um amor de criança e torço muito pelo sucesso dela”, disse orgulhoso o professor. 

Para o padrinho do projeto, o vereador Palhaço Soneca, o sucesso de Dayanne é uma vitória de toda comunidade. “Fiquei muito feliz com a notícia dela se desenvolver no esporte. Quando iniciamos o projeto no Centro Cultural, o objetivo era formar cidadãs, hoje já estamos ajudando a formar uma grande bailarina, quem sabe né?”, diz o parlamentar. 

A bailarina escreveu uma mensagem na rede social agradecendo a atenção do professor Alex Yolle e o carinho do vereador Soneca. “Foi um período de muito aprendizado no Centro Cultural. Estou de saída de forma temporária e neste momento vou seguir outro rumo. Um dia eu volto. Gratidão a todos da turma”, destacou. 

Outros talentos 

Além de Dayanne, outras meninas entre 4 e 11 anos estão tendo a oportunidade de participar de aulas de ballet no bairro São Carlos.

A oportunidade de praticar uma atividade considerada de alto custo só foi possível graças a uma parceria entre a Associação Comunitária do Bairro Olaria (Acabo) e o vereador Palhaço Soneca. “A gente sabe que não é fácil montar uma estrutura, contratar professores, conseguir uniforme, sapatilhas e outros acessórios. Ballet é caro! Mas com muito esforço estamos realizando o sonho de muitas crianças em nosso bairro”, disse o parlamentar. 

O vereador lembra que outras atividades estão sendo desenvolvidas no Centro Cultural, a exemplo de Jiu-jítsu e treinamento funcional. Para participar basta procurar a Acabo e escolher o esporte de sua preferência. Todos os serviços são gratuitos.

Lucas Aribé explica porque o tempo semafórico influencia na segurança de quem se desloca a pé

por Marina Lopes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/01/2020 09h11, última modificação 29/01/2020 09h11
Lucas Aribé explica porque o tempo semafórico influencia na segurança de quem se desloca a pé

Foto: Assessoria do parlamentar

Uma verdadeira corrida. Assim é a travessia de quem precisa passar por uma faixa de pedestre na maioria das cidades brasileiras, incluindo Aracaju. A conclusão é de um estudo conduzido pelo Instituto Corrida Amiga, que na capital sergipana foi realizado pelo projeto Aracaju Acessível, em mais de 20 sinaleiras distribuídas em várias partes da cidade.

O Código de Trânsito Brasileiro coloca o pedestre em deslocamento ativo como prioridade no sistema de mobilidade. No entanto, o levantamento mostrou que o brasileiro tem, em geral, pouco mais de seis segundos para fazer a travessia, enquanto o tempo médio de sinal vermelho para as travessias foi de 1 minuto e 50 segundos. "Com essa velocidade média de um metro por segundo, não sei qual pedestre consegue atravessar porque a maioria dos semáforos está ajustada para quem consegue andar mais rápido”, afirma o vereador Lucas Aribé (PSB), idealizador do Aracaju Acessível.

Em Aracaju, o ponto mais crítico mapeado foi no cruzamento das avenidas Barão de Maruim com Ivo do Prado, no centro da cidade. O local fica próximo a uma unidade de ensino, que oferece cursos profissionalizantes, onde há um grande fluxo de pessoas. Neste ponto, não há um tempo destinados a pedestres, pois é um local de múltiplas possibilidades de convergência veicular. Quando uma das sinaleiras para veículos fecha, a outra se abre, não oferecendo um tempo exclusivo para pedestres.

O tempo que o semáforo fica aberto deve levar em conta a velocidade dos pedestres. O manual brasileiro de sinalização considera a velocidade de travessia dos pedestres igual a 1,2 m/s, mas idosos e pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo, não conseguem atingir essa velocidade.

Em várias cidades, a exemplo de São Paulo, as prefeituras admitem que o mais seguro seria adotar 0,80 m/s. Capitais como Curitiba e Belo Horizonte já adequaram o tempo semafórico dentro dessa perspectiva. Em Aracaju, na visão de Lucas, a ausência do Estatuto do Pedestre – rejeitado pela Câmara de Vereadores no ano passado – impede que uma mudança nesse sentido seja efetivada com maior agilidade.

“A caminhada faz parte do processo de socialização do indivíduo, além de conectá-lo diretamente com a cidade. Por isso, não pode ser uma atividade que o exponha a riscos. É preciso que todos as pessoas tenham condições de conviver com seus iguais no meio social de maneira justa e harmônica”, pontua Aribé.

De acordo com a gestora ambiental e idealizadora do instituto Corrida Amiga, Silvia Stuchi, é preciso fazer valer o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no segundo parágrafo de seu artigo 29. “Nas cidades brasileiras, os tempos semafóricos estão muito longe de cumprir com a legislação e garantir a segurança das pessoas, em especial, de crianças e idosos, que são os que mais sofrem com essa distribuição desigual e injusta. Quanto mais adequado for o tempo de travessia dos pedestres, maiores as chances de as pessoas se deslocarem a pé e se apropriarem dos espaços públicos”, observa.