Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h10, última modificação 19/05/2025 11h39
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Camilo exige soluções do Governo Federal para o vazamento do óleo

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/10/2019 09h50, última modificação 25/10/2019 10h03
Camilo exige soluções do Governo Federal para o vazamento do óleo

Foto: Assessoria do parlamentar

Criador da Frente Parlamentar do Meio Ambiente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Camilo Lula (PT), cobrou ao Presidente da República Interino, o presidente do Senado Federal, Davi Acolumbre (DEM), medidas urgentes para a diminuição dos impactos ambientais, sociais e econômicos provocados pelo vazamento de óleo que ocorre há mais de 50 dias nas praias do Nordeste. O vereador classifica o episódio como “o maior crime ambiental do Brasil” e quer que o Governo Federal haja de forma célere para a resolução do problema e para identificar os responsáveis.

Na ocasião, o vereador entregou uma moção de apelo ao Presidente para que as praias do nordeste recebam recursos de ordem federal para a limpeza acontecer de forma célere e eficiente, já que até o momento governo, no âmbito federal, não tomou medidas eficazes para a limpeza das praias e nem conseguiu identificar os culpados. A moção é de autoria do vereador Anderson de Tuca (PRTB) e contou com o apoio do vereador Camilo Lula.

“Ao todo 2.250 km de praias do Maranhão ao sul da Bahia estão recebendo um vazamento de óleo que está dizimando a nossa fauna marinha. Outra preocupação minha é com o setor de turismo, estamos no nordeste, nos aproximando do verão e os hotéis já estão registrando cancelamento de reservas, os donos de bares nas praias estão registrando uma baixa significativa no movimento, alguma coisa precisa ser feite de forma urgente, porque a economia do nordeste conta com o turismo”, afirma preocupado o vereado Camilo.

Camilo Lula cobrou ações urgentes para a mitigação da catástrofe ambiental. “Pela primeira vez estamos tendo uma visita oficial do Presidente da República, isso já deveria ter sido feito, mas foi o presidente interino que demonstrou o respeito pela nossa região vindo ver a situação in loco, esse é o maior crime ambiental do Brasil e nós esperamos que ações sejam realizadas para a diminuição dos impactos ambiental, social e econômico do vazamento de óleo”, cobra o vereador.

Além dos vereadores Camilo Lula e Anderson de Tuca, visitaram a praia do Refúgio, o Presidente Davi Acolumbre, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do presidente da comissão de Meio Ambiente do Senado, Fabiano Contarato (Rede), o senador Rogério Carvalho (PT), o Governado de Sergipe Belivado Chagas (PSD), a senadora Maria do Carmo (DEM), o senador Alessandro Vieira (Cidadania) e o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Governo Federal promete investimento de 2 milhões para limpar as praias de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/10/2019 10h34, última modificação 25/10/2019 10h34
Governo Federal promete investimento de 2 milhões para limpar as praias de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Durante a tarde desta sexta-feira, 25, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, como Presidente Interino, visitou as praias da capital sergipana, Aracaju, para avaliar os impactos causados pelo derramamento de óleo que atinge o nordeste brasileiro. O vereador, Anderson de Tuca (PRTB), buscou acompanhar a visita para entregar uma Monção de Apelo, solicitando reforços do Governo Federal na limpeza das manchas de óleo.

"Tive uma grande dificuldade para chegar ao Presidente da República Interino, mas consegui e acompanhei a sua visita a Aracaju, entreguei essa Moção falando da necessidade de investimento federal para amenizar os impactos desse desastre ambiental, nunca visto antes no nordeste brasileiro", conta.

Ao final da visita Anderson comenta conversa com Davi Alcolumbre. "A boa noticia que a gente tem é que o governo federal vai investir 2 milhões para limpar as praias, é o minimo, mas o primeiro passo está sendo dado, graças a nossa luta, nosso empenho, a gente conseguiu através do Governo Federal, dois milhões para limpeza e manutenção das praias atingidas", destaca.

Zezinho do Bugio representa CMA em evento do BNB

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/10/2019 11h35, última modificação 25/10/2019 11h35
Zezinho do Bugio representa CMA em evento do BNB

Foto: China Tom

Na manhã desta sexta-feira, 25, o vereador Zezinho do Bugio participou do Encontro Empresarial promovido pelo Banco do Nordeste, representando a Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Para o parlamentar, o evento foi fundamental para buscar novas parcerias que visam fomentar a atuação dos micro-empreendedores da zona norte de Aracaju. "Sempre uma honra representar a Câmara Municipal em eventos como esses. Hoje, tive a oportunidade de conversar com o presidente estadual, o amigo César, a fim de conseguirmos aproximar o Banco do Nordeste dos empresários da nossa região. Com a crise econômica, sabemos que as dificuldades são muitas. Na contramão de tudo isso, o BNB tem auxiliado e fomentado diversas parcerias que estão salvando muitos empreendedores. Sem dúvidas, vamos colher muitos frutos desta parceria que estamos buscando", exaltou o vereador.

Zezinho lembrou ainda da importância dos gestores em buscar políticas para ajudar os empresários. "Não podemos ficar inertes à esta realidade que assola o nosso país. Convoco os nossos agentes públicos a unirmos forças para ajudar os nossos microempresários", finalizou.

O evento aconteceu no Hotel Sesc Atalaia e reuniu dezenas de empresários e autoridades, bem como o presidente Nacional do BNB, Ronaldo Rolin. Na oportunidade, o gestor apresentou diversos investimentos para o estado de Sergipe e assinou contratos com empresários sergipanos.

No dia do servidor público vereador Isac reforça a valorização dos trabalhadores

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2019 08h12, última modificação 28/10/2019 08h12
No dia do servidor público vereador Isac reforça a valorização dos trabalhadores

Foto: Assessoria do parlamentar

Hoje, 28 de outubro, comemora-se o dia do funcionário público. Essa data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Desde então os servidores lutam por conquistas por dias melhores no serviço público.

O vereador Isac Silveira (PCdoB) é funcionário público federal e desde o início de seu mandato o parlamentar trabalha a favor do funcionalismo público do estado. Por diversas vezes seus discursos na tribuna foram favoráveis aos servidores municipais, estaduais e federais.

“Estamos em um período muito difícil porque além da crise econômica há uma crise moral, uma crise política. Há um sentimento de retirada de direitos. Primeiro a terceirização, a reforma trabalhista e agora a reforma da previdência", frisou Isac.

Nesta data o vereador também falou sobre a importância da união de todos os servidores. “Agora é o momento de estarmos mais unidos para lutarmos juntos. Toda vez que lutamos unidos, sempre a vitória vem, porque é a sequência natural da vida. Quem luta conquista. Quem não luta será massacrado pelos maiores”, afirmou Isac.

Américo representa Câmara na inauguração do Tiradentes Innovation Center

por Danilo Cardoso — publicado 28/10/2019 09h03, última modificação 28/10/2019 09h03
Américo representa Câmara na inauguração do Tiradentes Innovation Center

Foto: China Tom

Colocando Sergipe no mapa do desenvolvimento do ensino da tecnologia, a Universidade Tiradentes (Unit) inaugurou na última sexta-feira, 25, o Tiradentes Innovation Center, um dos mais modernos centros educacionais do Brasil. O vereador Américo de Deus (Rede) marcou presença na solenidade representando a Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Por todos os cantos do prédio havia uma mistura da música clássica com a tecnologia de ponta mostrando que os ensinamentos convencionais andarão lado a lado com as inovações do sistema educacional. O Tiradentes Innovation Center contribuirá com o ecossistema de Startups, além do desenvolvimento de pesquisas.

O vereador Américo de Deus ressaltou a importância da Câmara está representada em um evento desta dimensão. “A Unit dá mais um passo rumo ao futurismo e se destaca nacionalmente com este Tiradentes Innovation Center, um moderno prédio com todos os aparatos tecnológicos que muitos das grandes universidades mundiais não possuem. Marco presença neste evento como vereador e como representante da Câmara”.

Para o magnifico Reitor da Unit, Joubert Uchôa, este é mais um passo que a Unit dá rumo ao crescimento do ensino da tecnologia. “Digo sempre por onde passo, qualquer instituição que estiver fora da tecnologia está ao lado da estrada e nós queremos contribuir para melhoria da educação do nosso Estado. A Universidade Tiradentes já é uma referência mundial na Google, como a primeira instituição educação do mundo dentro do processo Google”.

A vice-governadora Eliane Aquino ressaltou a importância do Tiradentes Innovation Center para Sergipe. “Este centro é uma referência não só para Sergipe, como também para o Brasil. Estamos numa era de conhecimento muito grande, onde a inovação, a tecnologia e o conhecimento formam uma tríade necessária para o desenvolvimento do país. Um centro como esse, onde gera conhecimento, gera educação, gera uma nova mentalidade na juventude porque muda a perspectiva”.

Destacando os avanços que a Unit trás para Sergipe, o secretário de Assistência Social da Prefeitura de Aracaju, Professor Bittencourt, elogiou a inauguração do prédio. “Fico feliz por saber que o Tiradentes Innovation Center será um grande instrumento de transformação da nossa cidade. E nos, como instituição pública municipal estamos de braços abertos para fazer parcerias”.

Seu Marcos prestigia o Encontrão Arquidiocesano em Itabaiana

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2019 10h52, última modificação 28/10/2019 10h52
Seu Marcos prestigia o Encontrão Arquidiocesano em Itabaiana

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos ( PHS) participou nesse domingo, 27, do Encontrão Arquidiocesano em Itabaiana. O evento, organizado pelo Seminário Menor Coração de Jesus e pela Arquidiocese de Aracaju, reuniu coroinhas e senhoritas de Sergipe.

O vereador prestigiou o Encontrão ao lado da delegação da Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, do Bugio, que levou o maior número de participantes. Ao todo, foram 76 jovens, entre coroinhas e senhoritas.

“Quero parabenizar os organizadores do Encontrão Arquidiocesano, em especial, a coordenação dos acólitos e senhoritas da Paróquia do Bugio, composta por João Lucas, Laís Silva, Hisllan Maurício, Maria Luíza, Milena Andrade e Raul Pinheiro. Além do Padre Jadilson Andrade, pelo empenho em despertar jovens e crianças para os serviços da igreja do Bugio", disse.

Soneca parabeniza alunos do projeto social pela participação em campeonato de jiu jitsu

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2019 12h02, última modificação 28/10/2019 12h02
Soneca parabeniza alunos do projeto social pela participação em campeonato de jiu jitsu

Foto: Assessoria do parlamentar

Neste fim de semana quatro alunos do projeto social que ensina gratuitamente jiu jitsu no bairro Olaria, participaram da quarta etapa do Circuito Tuchê, no Sesc, do bairro São José, em Aracaju. Além dos atletas, o professor Daniel Prado disputou a competição, considerada uma das principais do calendário estadual de jiu jitsu.

Segundo o professor, foi a estreia de dois atletas em competições oficiais. “Eles fizeram bonito no tatame, lutaram com dignidade e respeito ao adversário da forma que eu ensino para eles no projeto. Uma pena que não conseguiram medalhas, mas o importante é pegar experiência para outros eventos”, comentou Daniel Prado.

A expectativa é que nas próximas competições outros alunos também entrem no tatame em busca de medalhas. Atualmente cerca de 30 jovens estão inscritos no projeto desenvolvido pela Associação Comunitária do Bairro Olaria (ACABO) em parceria com o vereador Palhaço Soneca. O treinamento acontece duas vezes por semana no Centro Cultural.

Para o padrinho do projeto, vereador Palhaço Soneca, a participação de crianças e adolescentes carentes num campeonato de jiu jitsu é algo histórico no bairro Olaria. “Foram quatro inscritos neste campeonato. Para começo foi muito bom, afinal são apenas sete meses de projeto, tenho certeza que no futuro formaremos campeões no tatame e também na vida”, disse o parlamentar, ao estender os elogios também ao professor Daniel Prado.

Cerca de 30 pessoas praticam jiu-jitsu gratuitamente na comunidade. Soneca acredita que quem pratica esporte está dando um passo à frente como cidadão do bem.

Segundo o vereador, além de tirar a pessoa do sedentarismo, a atividade afasta do mundo das drogas e permite sonhar com um futuro melhor. “Muitos casos pelo Brasil afora servem de inspiração para nossos alunos. Agora só dependem deles, pois professor, local de treino e até kimono a gente já conseguiu para a comunidade”, disse Soneca.

Moradores reconhecem luta de Soneca e agradecem serviço de infraestrutura no Nova Liberdade

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/10/2019 10h10, última modificação 29/10/2019 10h10
Moradores reconhecem luta de Soneca e agradecem serviço de infraestrutura no Nova Liberdade

Foto: Assessoria do parlamentar

Nesta segunda-feira, 28, o vereador Palhaço Soneca voltou a visitar o loteamento Nova Liberdade I para verificar o andamento das obras de infraestrutura na região. Inicialmente, Soneca esteve na travessa B, local onde foi realizado o primeiro serviço paliativo em 06 de junho de 2018, após reivindicação do vereador na Emurb.

Desde o ano passado, Palhaço Soneca cobra das autoridades a continuidade do serviço na região, como por exemplo, o asfalto que foi concluído nesta segunda-feira. “Felizmente a poeira que causava transtornos aos moradores da travessa B acabou. Agora, vamos cobrar o asfalto em outras áreas da comunidade. O que aconteceu hoje foi mais um dia de vitória”, festejou.

Soneca foi recebido pelo professor Marcos que agradeceu o apoio do vereador numa luta que dura seis anos para levar dignidade ao povo do Nova Liberdade I.

Pastor Alves ressalta festa realizada no complexo do Santa Maria

por Abrahão Crispim — publicado 29/10/2019 12h15, última modificação 29/10/2019 12h15
Pastor Alves ressalta festa realizada no complexo do Santa Maria

Foto: Gilton Rosas

O vereador Pastor Alves (Republicanos) fez uso da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira, 29, para ressaltar festa realizada no complexo do Santa Maria.

O parlamentar comentou sobre sua motivação de apoiar o movimento religioso, segundo ele, “a partir do momento que você leva a palavra de Deus, elas são modificadas. Hoje em dia, as pessoas estão perdendo a essência da família, da fé, isso é muito importante e precisamos resgatar de volta”.

Por fim, Pastor Alves, levantou mais uma vez a bandeira em defesa da família. “Sabemos que a família é a célula manter da sociedade. E é da família que é constituída a Igreja. A família, hoje, está cada vez mais desestruturada, por não ter uma proximidade com Deus”, ressaltou.

Tribuna Livre destaca Dia do Cerimonialista na Câmara de Aracaju

por Fernanda Sales — publicado 29/10/2019 12h20, última modificação 29/10/2019 12h21
Tribuna Livre destaca Dia do Cerimonialista na Câmara de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 29, celebrou o Dia do Cerimonialista, comemorado neste dia 29 de outubro. O chefe do cerimonial da Câmara de Aracaju, Lupércio Santos, ocupou a Tribuna para representar os cerimonialistas e falar sobre a importância do profissional.

De acordo com Lupércio Santos, o bom cerimonialista é aquele que conhece um pouco de tudo e que gosta do que faz. “Uso essa Tribuna para agradecer a todos que apoiam e colaboram com o trabalho do cerimonial e quero abraçar a todos os cerimonialistas dos parlamentos  em geral, assim como todos os cerimonialistas sociais de Aracaju. Questiono a todos o que é ser cerimonialista? É ter um sonho e um compromisso; é saber arrumar uma recepção, cerimônia ou solenidade; é saber o horário e o local do evento; é saber quem vai sentar na mesa das autoridades, é saber quem é quem, quem são as principais autoridades; é saber escolher as flores do evento. É o cerimonialista que passa as informações precisas do evento”, destacou.

“Para ser um bom cerimonialista a caminhada é longa, a pesquisa é extensa. São longos caminhos para que possa dizer que entende tudo ou o máximo possível. Um bom cerimonial funciona com a união e junção de todos que trabalham no setor e todos que estejam envolvidos para a realização do evento. Como foi o grande evento para a visita do vice-presidente da república, que foi o cerimonial quem organizou todo o processo de segurança e protocolo para receber a autoridade”, enfatizou Lupércio.

O chefe do cerimonial da Câmara também questionou aos vereadores se é fácil ser um bom cerimonialista. “Eu não sei dizer se é fácil, mas precisa gostar, precisa obedecer as regras e a lei sobre o respeito a todos sem distinguir a posição social, precisa estudar muito, andar bem vestido e aceitar normas. Um bom cerimonial também segue os três “B” do cerimonial brasileiro: o bom sendo, a boa organização e a boa vontade”.

Encerrando seu discurso, Lupércio agradeceu a oportunidade de trabalhar na Câmara e destacou a sessão que será realizada nesta quarta-feira, 30, a partir das 16h, na Assembleia Legislativa de Sergipe. “A Sessão na Alese também é para comemorar o Dia do Cerimonialista e irá homenagear profissionais de Sergipe, onde também serei homenageado. Aproveito para convidar a todos para essa sessão”, finalizou.

Vereadores

Após a fala do chefe do cerimonial, todos os vereadores presentes na sessão parabenizaram e homenagearam o trabalho do cerimonialista à frente do setor do Cerimonial da Câmara. A vereadora Emília Correa (Patriota) e o vereador Cabo Didi (Sem Partido) reconheceram o grande trabalho realizado por Lupércio e por sua equipe para auxiliar os vereadores e os eventos realizados na Casa Parlamentar. “Reconheço o trabalho do cerimonial público e o trabalho que exerce nesta Casa. Parabéns por esta data”, disse Emília.

“Um evento sem a presença do cerimonial praticamente não existe, já trabalhei com muitos cerimonialistas no Banese e acompanhei muito esse trabalho. Valorizo e parabenizo todos os profissionais do cerimonial”, falou Américo de Deus (Rede).

Lucas Aribé (PSB) e Bigode do Santa Maria (MDB) destacaram que a equipe do cerimonial e o trabalho de Lupércio é realizado para todos os vereadores de forma igualitária, sem distinção. Já o vereador Zezinho do Bugio (PTB) parabeniza Lupércio, a sua equipe e também a irmã do vereador, Edna, que também é cerimonialista.

“Tive a honra de trazer Lupércio durante a minha gestão como presidente dessa Casa e tivemos a honra de aprovar o cargo de chefe do cerimonial, que antes não existia. O senhor, com muito trabalho e dedicação está nesse cargo até hoje”, disse Vinícius Porto (DEM).

Os vereadores Isac Silveria (PCdoB), Camilo Lula (PT), Jason Neto (PDT), Palhaço Soneca, Juvêncio Oliveira (DEM), Seu Marcos (PHS) e Cabo Amintas (PTB) também parabenizaram os cerimonialistas em geral e os que atuam no Cerimonial da Câmara.

Américo de Deus parabeniza inauguração de Centro da Unit

por Vinícius Andrade e Leilane Coelho — publicado 29/10/2019 12h25, última modificação 29/10/2019 12h25

O vereador Américo de Deus usou o Espaço do Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta terça-feira, 29, para destacar e parabenizar o projeto inaugurado na Unit, o ‘Tiradentes Innovation Center’. Américo aproveitou também destacar o Dia do Servidor Público, feira do Santa Maria e questionar serviços dos postos de gasolina.

Américo de Deus esteve na última sexta-feira, 25, como representante da CMA na inauguração do ‘Tiradentes Innovation Center’ e pontuou que a Unit deu mais um passo ao rumo do crescimento de incentivo ao ensino com auxílio das tecnologias. “A Unit dá mais um passo rumo ao futurismo e se destaca nacionalmente com este Tiradentes Innovation Center, um moderno prédio com todos os aparatos tecnológicos que muitos das grandes universidades mundiais não possuem” destacou o parlamentar.

Em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado ontem, 28, Américo Aproveitou para cobrar valorização da classe e parabenizar os servidores da casa e também a todos do estado. “Se o estado existe é por conta que existem servidores para movimentar e fazerem as coisas acontecerem, é preciso que a gente respeite esses servidores. Vamos valorizar cada vez mais os servidores” contemplou o vereador.

O parlamentar ainda em seu discurso falou sobre sua indicação para a construção de um mercado municipal no bairro Santa Maria, que segundo ele, a feira é um Deus nos acuda. “Chega um determinado momento em que tudo fica misturado e o trânsito para dos dois lados, as pessoas, carros e até os cavalos. Então, aquela localidade necessita de um mercado bem estruturado para atender as demandas da população e melhorar a qualidade de vida de todos eles”, cobrou Américo de Deus.

O camarista ainda em seu discurso, questionou aos presentes se ao irem aos postos de combustíveis estão pagando por um serviço que realmente estão consumindo. “Criei um projeto de lei que troquem as mangueiras pretas do postos para mangueiras transparentes. Só assim para os cidadãos possam ver o combustível entrando no veículo” concluiu Américo de Deus.

Sessão Especial celebra Reforma Protestante

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/10/2019 12h31, última modificação 29/10/2019 12h31
Sessão Especial celebra Reforma Protestante

Foto: Heribaldo Martins

Comemorado mundialmente no próximo dia 31, o Dia da Reforma Protestante foi celebrado, nesta manhã, 28, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O evento, proposto pela vereadora Emília Corrêa (Patriota), contou com a presença de pastores evangélicos, parlamentares e sociedade.

Para Emília Corrêa, a sociedade carece dos ensinamentos de Martinho Lutero para que, de fato, possamos promover mudanças. “A Reforma, como foi dita aqui, precisa ser feita o mais rápido possível. Martinho Lutero foi inspirado pelo Espírito Santo de Deus. Chega de tanta corrupção em todos os meios. Se estivesse vivo, Lutero estaria lutando para combater as fake news e buscando a verdade a qualquer preço. Por isso, é importante que a gente vá cortando as amarras para a gente ser Lutero aqui na terra. Urgente, pois a sociedade clama”, declarou.

Jorge Abreu, presidente da União dos Ministros Evangélicos do Estado de Sergipe (UMESE), ressaltou, em seu discurso, que conhecer as 95 Teses propostas por Lutero é, especialmente, um dever de todos os cristãos. “Seja católico ou evangélico, conhecer as teses propostas de Martinho Lutero é um dever de todos nós, enquanto cristãos. Estar participando desta Sessão Solene e vendo de perto essas Reformas, nos coloca muito mais próximo do criador. Lutero tinha uma vida com Deus. Agradeço, especialmente, a vereadora Emília Corrêa, pela iniciativa e por trazer este tema tão importante para Câmara”, afirmou.

Por fim, Emanuel de Menezes, Pastor da Igreja 12 de Agosto, enfatizou que existe um divisor de águas da história antes e depois da Reforma Protestante do século XVI. “Estamos aqui celebrando os 502 anos da Reforma. Hoje é dia de repensar os principais temas da maior marco da história mundial. Sem duvida, existe um divisor de águas na história de antes e depois da Reforma”, disse.

Sobre a Reforma

A Reforma Protestante foi uma das inúmeras reformas cristãs que aconteceram após a Idade Média, quando o povo começou a questionar o que era imposto pela Igreja Católica – que tomava atitudes consideradas insatisfatórias e que fugiam dos seus princípios iniciais, fazendo-a entrar em grande contradição.

Essa reforma foi iniciada no começo do século XVI por Martinho Lutero, que publicou suas 95 teses em 31 de outubro de 1517. Ele protestou em frente à igreja do Castelo de Wittenberg, contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana.

Cabo Didi visita Operação Amazônia Azul

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/10/2019 12h36, última modificação 29/10/2019 12h36
Cabo Didi visita Operação Amazônia Azul

Foto: Assessoria do parlamentar

No início da tarde de ontem, 28, o vereador Cabo Didi (sem partido) visitou a praia de Atalaia e acompanhou de perto a operação Amazônia Azul do Exército Brasileiro, que atua no combate às manchas de óleo no litoral do Nordeste.

O trabalho de limpeza da está sendo feito também pelo 28º Batalhão de Caçadores (28º BC), com o intuito de remover substâncias oleosas que têm avançado para o sul da Região Nordeste, poluindo o meio ambiente e prejudicando o ecossistema da costa brasileira.

"Precisamos nos unir e ajudar na limpeza de nossas praias. Precisamos minimizar os impactos do óleo, que prejudica o meio ambiente e vem matando os nossos animais marinhos. Parabenizo o presidente da República, Jair Bolsonaro que liberou 5 mil homens do Exército Brasileiro, para ajudar na limpeza das praias do Nordestinas ," frisou o parlamentar.

"Coletor de Saquinho é sucesso nos condomínios de Aracaju", diz Anderson de Tuca

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/10/2019 12h41, última modificação 29/10/2019 12h41
"Coletor de Saquinho é sucesso nos condomínios de Aracaju", diz Anderson de Tuca

Foto: Assessoria do parlamentar

Pensando em manter Aracaju mais limpa, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), criou o projeto “Amo Pet”, no qual o parlamentar distribui coletores de saquinhos pelos condomínios da cidade com o objetivo de incentivar e conscientizar a população a recolher as fezes dos animais domésticos durante o passeio.

Na última semana o condomínio Recanto da Natureza, localizado no bairro Jabotiana, foi contemplado com o coletor. “Cada um precisa fazer sua parte, estou fazendo a minha, e peço a você cidadão que evite jogar os dejetos dos animais na rua. Para manter nossa cidade mais limpa é preciso dar o primeiro passo”, comenta

Para solicitar o coletor é necessário que o sindico do condomínio faça o pedido através das redes sociais do vereador, no facebook, Anderson de Tuca, e no instagram com @anderson.de.tuca.


Américo volta às ruas do Marivan e Robalo para acompanhar demandas apresentadas à Emurb

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do aprlamentar — publicado 29/10/2019 12h47, última modificação 29/10/2019 12h47
Américo volta às ruas do Marivan e Robalo para acompanhar demandas apresentadas à Emurb

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) se reuniu nesta quinta-feira, 24, com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, para tratar da ampliação da Rua Cruzeiro do Sul, no Povoado Robalo. Sobre esse assunto o parlamentar provou mais sua vez sua preocupação, compromisso e perseverança em seguir adiante nas negociações de melhorias para a Rua Cruzeiro do Sul quando manteve negociação com Emurb buscando garantir à localidade iluminação, revestimento asfáltico e alargamento de via.

O vereador sabendo que o proprietário da empresa AC Engenharia cederia parte do seu terreno para extensão da rua para promover fluidez do tráfego de veículos o orientou como deveria fazer a doação. Nesta última reunião na Emurb a mesma garantiu que fará os serviços para o alargamento da rua.

Outro assunto abordado foi sobre a Rua Brasil, no Bairro Marivan, que precisa de um serviço paliativo antes das obras de serviço começarem. “Sergio Ferrari me garantiu que iria enviar uma equipe de fiscalização. Outra questão que abordei em reunião foi relativa ao Canal Beira-Mar para colocar rampa e como será o processo de finalização. Ele me informou que na parte do superior do canal já irão instalar a energia, tendo painéis de luz em LED. A estrutura será mais moderna. Aproveitei na reunião a presença do engenheiro da Deso e perguntei sobre as obras do Bairro Santa Maria e pedi também a desobstrução do esgoto na Rua Exator Ernesto José Francisco”, acrescentou Américo.

Américo de Deus trata sobre auxílio-moradia para famílias da Zona Norte

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/10/2019 12h51, última modificação 29/10/2019 12h51
Américo de Deus trata sobre auxílio-moradia para famílias da Zona Norte

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã da última sexta-feira, 25, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve na sede da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), para tratar a respeito da permanência do auxílio-moradia para famílias que residem em áreas de risco e em situação irregular na capital sergipana.

O Órgão é responsável pelas políticas públicas de assistência social, combate e erradicação da pobreza, gerenciando o Sistema Único de Assistência Social na capital. “Fomos à Secretaria para resolver problemas referentes ao recebimento de auxílio-moradia. Muitos moradores precisam e não sabem a quem recorrer. Ficamos satisfeitos com mais uma demanda resolvida”, declarou Américo de Deus.

A visita ao órgão municipal rendeu bons resultados diz o parlamentar, que na oportunidade, esteve acompanhado do seu assessor jurídico, o advogado Ludwig Oliveira Júnior. “Os moradores nos apresentaram alguns casos, como é o exemplo de pessoas que por conta de uma mudança de residência correriam o risco de perder o auxílio-moradia. Nós conseguimos no ano de 2018 através de uma ação judicial e eles pediram nossa intervenção. Fomos à Secretaria e revertemos essa situação. Esses moradores de fato precisam, já que em sua maioria, possuem muitos filhos e não tem suas casas em boas condições devido às enchentes decorrentes do Morro do Urubu”, finalizou Américo de Deus.

Vendedores recebem apoio de Soneca e conseguem manter barracas na Santa Gleide

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/10/2019 12h55, última modificação 29/10/2019 13h49
Vendedores recebem apoio de Soneca e conseguem manter barracas na Santa Gleide

Foto: Assessoria do parlamentar

A terça-feira, 29, foi de vitória para os vendedores que comercializam alimentos na avenida Santa Gleide, no bairro Olaria. Eles estavam preocupados em perder o ponto de trabalho após uma notificação da prefeitura de Aracaju para desocupar a área. Muitos eram vendedores há 25 anos no local. Porém hoje de manhã veio a boa notícia. O vereador Palhaço Soneca acompanhou os vendedores até a sede da Emsurb e ajudou a estabelecer um acordo com o órgão municipal.

“Conseguimos manter todos os trabalhadores na mesma área de trabalho sob a condição que eles precisam desmontar as barracas diariamente, deixar o local limpo e montá-las no dia seguinte”, informa o vereador.

Para dona Valéria, uma das vendedoras na região, a atitude de Palhaço Soneca foi determinante para que todos permanecessem trabalhando e ganhando o pão de cada dia. “Agradeço ao nosso vereador pela ajuda nesta causa. Sem ele creio que não seria possível o acordo com a Emsurb”, disse.

Cabo Didi mostra o descaso com o transporte da Secretaria do Estado da Saúde

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/10/2019 13h00, última modificação 29/10/2019 13h00
Cabo Didi mostra o descaso com o transporte da Secretaria do Estado da Saúde

Foto: Gilton Rosas

Na manhã de hoje, 29, o vereador Cabo Didi (sem partido) exibiu um vídeo que vem circulando na internet, mostrando as motos abandonadas da Secretaria de Estado da Saúde, que seriam utilizadas para o transporte de medicamentos.

"O povo tem que olhar mais para essa casa, porque já tinha denunciado isso, mas teve que passar na TV para ter uma repercussão," falou o vereador.

O parlamentar, comentou o trabalho que está sendo feito pelo Exército Brasileiro em nossas praias. "Parabenizo ao Exército, pelo trabalho desenvolvido  na retirada de óleo. Aproveito para parabenizar o presidente da República, Bolsonaro, porque está mandando verbas que ajudarão no trabalho de limpeza do litoral nordestino e mesmo assim, o criticam. Porém,  o prefeito ninguém  critica, mas a verdade, é que todos  nós temos que ajudar na retirada do óleo nas praias," frisou.

Didi, agradeceu ao povo do Santa Tereza, que participou do Desfile Cívico do projeto "Fumaça Zero Drogas Jamais".

"Parabenizo os organizadores do desfile, o presidente do projeto Fumaça Zero, a Polícia, também a SMTT e  todas escolas que participaram, trazendo o patriotismo para os conjuntos, pois estavam querendo acabar com desfiles em bairros, mas não vão acabar não," explicou.

Câmara mantém vetos do Executivo

por Leilane Coelho — publicado 29/10/2019 13h56, última modificação 29/10/2019 13h56
Câmara mantém vetos do Executivo

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 29, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) apreciaram, durante a 88º Sessão Ordinária, 11 proposituras sendo dois Veto Total, seis Projetos de Lei, um Projeto de Resolução, uma Moção e um Requerimento.

Vetos

O Veto Total nº 17 ao Projeto de Lei nº 96/2018 que trata sobre a obrigatoriedade de as empresas potencialmente poluidoras contratarem responsável técnico em meio-ambiente foi bastante debatido pelos pares da Casa. O veto, que é de autoria do Poder Executivo, foi mantido por sete sim e seis não.

Autora do PL nº 96/2017, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) utilizou a Tribuna para defender a derrubada do veto. A parlamentar citou artigos 23 e 30 da Constituição Federal para justificar que não há inconstitucionalidade na matéria, pois, segundo os artigos, defender o meio ambiente é de competência comum.

“O projeto existe para dizermos efetivamente que defendemos o meio-ambiente não só na fala, como também no voto. Mais uma vez o prefeito envia esse veto alegando inconstitucionalidade e mais uma vez nós precisamos fazer nosso papel de representante do povo. O veto vem justificando que compete à União legislar, mas na Constituição Federal essa competência é comum, ou seja, abrange a União, os Estados, DF e Municípios. Além disso, o projeto que gera dois vieses, um que gera segurança para a sociedade diante das empresas poluidoras e outra que gerará emprego”, destacou.

O vereador Vinicius Porto (DEM), líder da situação, citou o artigo 24 da CF e uma decisão de um ministro do STF para defender a inconstitucionalidade da propositura. “Gostaria muito que nós legisladores municipais pudéssemos discutir essa matéria, no entanto, o artigo 24 é bem claro e apenas a União, os Estados e o DF que podem legislar sobre isso. Inclusive há um ministro do STF que defende este mesmo pensamento.”

Outro veto total, enviado pelo Poder Executivo, foi o que se refere ao Projeto de Lei nº 245/2018 que dispõe sobre a concessão da meia-entrada para radialistas, jornalista e publicitários em estabelecimento e eventos culturais esportivos, de lazer e entretenimento no âmbito do município de Aracaju.

Sobre o assunto, a autora do PL 245/2018, Emília Corrêa explicou que não iria se opor ao veto, pois a própria categoria solicitou uma nova redação a respeito do assunto. “Nós não vamos interferir nesse veto, pois é um pedido da própria categoria que nos procurou para criar um novo texto a respeito desse assunto e, por isso, nós vamos acatar o veto”.  O veto foi mantido por unanimidade do Plenário.

Projetos de Lei

Em 1º votação foi aprovado o Projeto de Lei nº 87/2019, de autoria do vereador Vinicius Porto (DEM), que dispõe sobre a colocação de placas indicativas com medidas profiláticas contra doenças transmissíveis em salões de beleza e similares no âmbito do município de Aracaju.

Também foi aprovado em 1º votação o Projeto de Lei nº 157/2019, de autoria do vereador Cabo Didi (sem partido) que institui a política municipal de combate e prevenção das hepatites virais.

Fábio Meireles rebate declarações da vereadora Emília Corrêa

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/10/2019 14h21, última modificação 29/10/2019 14h21
Fábio Meireles rebate declarações da vereadora Emília Corrêa

Foto: Gilton Rosas

Ao rechaçar críticas da colega vereadora Emília Correia, o vereador Fábio Meireles exaltou o trabalho desenvolvido pelo prefeito Edvaldo Nogueira, especialmente, na periferia de Aracaju, mesmo diante das dificuldades financeiras.

“Eu fico chocado ao ver pessoas usar a tribuna do Parlamento apenas para denegrir a imagem do prefeito, sem nenhum compromisso real com o povo, apenas fazendo a crítica pela crítica”, declarou.

Ele disse que Nogueira tem trabalhado duro para viabilizar financeiramente a capital, permitindo realizar obras desejada há décadas pela população mais carente da cidade. “O prefeito Edvaldo Nogueira tem tudo para fazer a uma grande gestão, porque tem trabalhado muito para isso, embora enfrente muitas adversidades”, atestou.

Fábio lamentou que muitas pessoas torçam pelo caos e, jogando para a plateia, tenta eleger o prefeito como o culpado por todos os problemas da cidade, mesmo aqueles que independem de uma boa ou má administração.

Lucas Aribé: Bancada de Edvaldo se esquiva do debate sobre ciclofaixas

por Marina Lopes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/10/2019 15h29, última modificação 29/10/2019 15h29
Lucas Aribé: Bancada de Edvaldo se esquiva do debate sobre ciclofaixas

Foto: Gilton Rosas

O plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) rejeitou, nesta terça-feira (29), o Requerimento nº 292/2019, proposto pelo vereador Lucas Aribé (PSB), que solicitava esclarecimentos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) sobre a implantação das ciclofaixas na avenida Gonçalo Rollemberg Leite (conhecida como Nova Saneamento).

A propositura recebeu sete votos contrários e os votos favoráveis dos vereadores Cabo Amintas, Américo de Deus, Emília Corrêa e Cabo Didi, além do autor. Alguns parlamentares que haviam assinado o Requerimento deixaram o plenário para não votar. Para Lucas, a atitude da bancada governista reforça a falta de interesse da gestão em estabelecer um diálogo franco com a sociedade.

"A comunidade que reside ou tem empreendimentos na região foi pega de surpresa com essa decisão de implantar a ciclofaixa que, embora seja um instrumento de mobilidade benéfico, precisa de estudos de viabilidade e, sobretudo, ser discutido com a população através de consultas e audiências públicas, como determina o Código de Mobilidade Urbana, o que não ocorreu", apontou o vereador Lucas Aribé.

Ao justificar o Requerimento para que o superintendente Renato Telles apresentasse o projeto das ciclofaixas na Câmara, Lucas salientou que a intenção é permitir que todos os aracajuanos tenham acesso às informações corretas sobre a intervenção que, se feita de forma inadequada, pode desencadear uma série de transtornos ao trânsito e, consequentemente, aos cidadãos aracajuanos.

"Uma boa ação pode acabar gerando danos, inclusive, acidentes de trânsito. Pode ser que o projeto esteja adequado, mas a Câmara é a Casa do Povo e, portanto, tem legitimidade de exigir transparência da Prefeitura. É lamentável que os vereadores do prefeito furtem-se a esse debate essencial para a cidade. Quem não deve, não teme", ajuizou Aribé.

“É preciso repensar o atendimento às vítimas de violência doméstica”, afirma Seu Marcos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/10/2019 16h29, última modificação 29/10/2019 16h29
“É preciso repensar o atendimento às vítimas de violência doméstica”, afirma Seu Marcos

Foto: Gilton Rosas

O vereador Seu Marcos ( PHS) voltou a lamentar o atendimento sem acolhimento oferecido às mulheres vítimas de violência doméstica no Estado, durante Sessão Ordinária, na Câmara Municipal de Aracaju ( CMA), nesta terça-feira, 29.

Ao relatar a agressão sofrida por uma moradora do Bugio, no último domingo, 27, Seu Marcos informou aos parlamentares da Casa que a falta de atenção, de amparo e de uma resposta efetiva dos órgãos são as principais queixas das vítimas que procuram a Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV).

“Domingo recebi em minha casa uma senhora chorando, conhecida lá no Bugio. Procurou a DAGV e reclamou do atendimento. Essa senhora foi barbaramente agredida fisicamente pelo seu companheiro e ao chegar na DAGV foi atendida por um homem. Nada contra, mas nem um copo d'água foi oferecido à vítima, que chegou às 11h30 e saiu às 16h. É preciso repensar esse atendimento”, disse o legislador.

Seu Marcos falou do constrangimento para realizar um Boletim de Ocorrência (B.O.). “ Veja a situação. A mulher chega na delegacia e é recebida por um homem? Precisamos de um atendimento humanizado nesses locais. A mulher sai de casa com hematomas, fragilizada e é mal acolhida. Por isso, que a maioria das mulheres não denunciam seus agressores. Está comprovado que o Estado não dá nenhuma condição, nenhum acolhimento”, afirmou.

“Vou marcar uma visita à diretora do DAGV para conversar sobre esse caso e de como podemos repensar esse contato. Não estou criticando, mas é preciso acolher, dá um abraço, no mínimo, um copo d’água”, finalizou.

Dia Mundial do AVC: vereador Isac protocola PL que busca a prevenção

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/10/2019 16h32, última modificação 29/10/2019 16h32
Dia Mundial do AVC: vereador Isac protocola PL que busca a prevenção

Foto: Gilton Rosas

A segunda causa de morte no mundo e também no Brasil, é o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer idade, mas há prevenção. De acordo com a Organização Mundial em AVC (World Stroke Organization - WSO), esse cuidado pode evitar 90% dos casos.

Pensando em evitar mais casos na capital sergipana o vereador Isac Silveira (PCdoB) protocolou na Câmara Municipal de Aracaju um Projeto de Lei (PL) que visa criar o Programa Municipal de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral – AVC, que ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

Conforme a Organização Mundial em AVC, a cada ano, 13,7 milhões de pessoas têm um AVC no mundo, 5,5 milhões morrem. Cerca de 90% dos casos estão ligados aos fatores de risco da doença: hipertensão, altos níveis de colesterol, diabetes e obesidade. Além disso, níveis excessivos de álcool e o tabagismo também aumentam o risco de sofrer um AVC. Existem também fatores que não podem ser controlados, como a idade e a pré-disposição genética.

O PL prevê ações de prevenção da doença, promovendo ações educativas, a realização de campanhas em unidades básicas de saúde e a orientação técnica para pessoas suscetíveis ao ACV. Convênios com instituições privadas poderão ocorrer para que as ações sejam promovidas. “O que a gente quer é deixar a população ciente dos riscos de um AVC e de como devem agir para prevenir. São projetos como esse que alertam os aracajuanos e em um futuro próximo, casos possam diminuir. Essa doença é arrebatadora, quando a pessoa não morre fica com sequelas terríveis. Se há uma maneira de evitar, por que não?”, indagou o vereador.

Cantora Bárbara Sandes é a nova Cidadã Aracajuana

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/10/2019 07h57, última modificação 30/10/2019 07h57
Cantora Bárbara Sandes é a nova Cidadã Aracajuana

Foto: Heribaldo Martins

Natural da cidade de Arapiraca (AL), a cantora Bárbara Sandes, que teve seu primeiro contato com a música ainda com dois dias de nascida, foi agraciada com o título de Cidadã Aracajuana. A iniciativa foi de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota), realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), e contou com a presença de de familiares e amigos da cantora.

Para Emília Corrêa, além da trajetória de Bárbara, digna da honraria, a arte será sempre uma bandeira defendida por ela. “Se eu conseguisse colocar algumas coisas no DNA dos meus pais para eles passarem para mim, a informações de música, cantora, certamente estariam inclusas. Acho lindo quem canta, toca, acho lindo a arte. É por isso que eu defendo tanto nesta Tribuna os artistas da nossa terra, porque sei o que eles passam. E, Bárbara Sandes, vivência a arte, Aracaju, através da arte, da beleza e da música. São características adequadas para coroá-la como Cidadã Aracajuana”, afirmou.

Emocionada, a homenageada agradeceu a condecoração e falou um pouco da sua experiência com a música. “Hoje, sem dúvidas, é um dia muito espacial para mim. Seja na atribuição de casa, do trabalho, da música, a gente não faz ideia do que está construindo. E, ao ver aqui, todo mundo me aplaudindo, é uma sensação única. Um filme está passando em minha cabeça. O título que esta Casa está concedendo generosamente, em nome da querida Emília Corrêa, muito me honra, mas acima de tudo, me comove. Estou imensamente feliz”, declarou.

Histórico

Filha dos fotógrafos Angelina Oliveira Sandes e Manoel Santos Sandes, Bárbara Sandes nasceu na cidade de Arapiraca (AL), e mudou-se para o interior sergipano ainda aos nove meses de vida.

Seu primeiro contato com a música foi através do seu pai que, fascinado pela musica, lhe deu um teclado de presente no segundo dia de nascida.

Com apenas 12 anos de idade, Bárbara, após um teste foi convidada pelo Padre Ribeiro para integrar a banda da igreja por onde permaneceu por quatro anos fazendo show em várias cidades do Estado.

Mas foi na capital sergipana que ela obteve sucesso no cenário musical cantando em barzinhos por volta de 2012, dois anos depois recebeu o Prêmio Cantora Revelação pela Cultura Sergipe e, em 2015, como Melhor Cantora. De lá pra cá, já participou da abertura de diversos shows nacionais.

Thiaguinho Batalha visita Tiradentes Innovation Center

por Felipe Martins, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/10/2019 09h55, última modificação 30/10/2019 12h32
Thiaguinho Batalha visita Tiradentes Innovation Center

Foto: Heribaldo Martins

A convite do reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa, o presidente em exercício da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Thiaguinho Batalha visitou na tarde desta terça-feira, 29, o Tiradentes Innovation Center. O Centro de Inovação voltado à educação que foi recém inaugurado na Unit.

O objetivo da visita, além de discutir sobre novas parcerias, foi de conhecer o novo prédio que possui a intenção de incentivar e fomentar o empreendedorismo e a inovação em Sergipe, através de startups e também qualificar os professores no uso de tecnologias educacionais e desenvolver pesquisas em laboratórios de aprendizagem.

“O estado de Sergipe agora possui um centro que possui a mais alta tecnologia voltada para a educação. Quero parabenizar o grupo Tiradentes e dizer que a gente se sente muito honrado em ter uma estrutura como essa aqui. É mais um gol de placa da Universidade Tiradentes, que deixou de ser uma universidade regional para ser referência mundial”, destacou Thiaguinho Batalha.

O Tiradentes Innovation Center também possui a missão de buscar soluções para os problemas reais da Educação, fortalecer o ecossistema, ressignificar o ensino do Brasil e formar pessoas com mindset voltado a projetos que estimulem professores e alunos e comunidade em geral a inovarem no ensino-aprendizagem.

Anderson de Tuca apresenta Projeto de Lei para dar mais transparência as obras na cidade

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/10/2019 10h15, última modificação 30/10/2019 10h15
Anderson de Tuca apresenta Projeto de Lei para dar mais transparência as obras na cidade

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador, Anderson de Tuca do (PRTB) apresentou um Projeto de Lei, que dispõe da obrigatoriedade de divulgação no site da Prefeitura de Aracaju de informações sobre as obras públicas paralisadas, os motivos de paralisação, o período de interrupção e a nova data prevista para o término da obra e dá providências correlatas. O objetivo é dar mais transparência a população aracajuana em relação as obras da cidade, como explica.

“A gente está dando entrada em um projeto de lei que visa trazer um pouco mais de transparência, em qual sentido? Hoje uma empresa assume uma obra, por exemplo, a da Euclides Figueiredo e trocou essa empresa, e a população não sabe qual é o novo prazo, o porque a primeira empresa saiu. Então, a gente está colocando esse projeto para que a prefeitura possa ter um pouco mais de transparência e dá uma satisfação para você contribuinte, você cidadão aracajuano”, comenta.

O parlamentar explica que o Projeto de Lei pode utilizar as plataformas que já existem. “Para não ter custo algum, os sites da prefeitura, que fique bem visível, para que todo cidadão saiba sobre as obras da nossa cidade. Nosso objetivo é dar transparência. Qualquer obra causa um transtorno e as vezes as pessoas ficam indignadas sem saber o real motivo”, conta.

Prefeito destaca colaboração dos vereadores nas obras do Corredor de Transportes Jardins

por Fernanda Sales — publicado 30/10/2019 10h55, última modificação 30/10/2019 10h59
Prefeito destaca colaboração dos vereadores nas obras do Corredor de Transportes Jardins

Foto: China Tom

Na manhã desta quarta-feira, 30, o líder do prefeito na CMA, Vinícius Porto (DEM), e os vereadores Fábio Meireles (Cidadania) e Bigodes do Santa Maria (MDB), participaram da assinatura de ordem de serviço para início das obras de infraestrutura do Corredor de Transportes Jardins. A obra, promovida pela Prefeitura de Aracaju, fará a pavimentação total do Centro à zona Sul da cidade, envolvendo oito bairros. Durante a solenidade, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, agradeceu a colaboração dos vereadores da bancada para a aprovação de empréstimos que beneficiam as obras.

“Se não fosse o empréstimo de R$ 120 milhões aprovado pela Câmara Municipal eu não teria como realizar todas essas obras pela cidade, principalmente esses corredores de transportes. Sou justo e reconheço que os vereadores são importantes na realização das obras. A bancada vem trabalhando muito junto à Prefeitura. Esse corredor de transporte é o terceiro que estamos dando ordem de serviço. Que vai ligar o centro da cidade à zona sul, envolvendo várias ruas e bairros da capital. No total são quatro corredores de transporte dentro do Plano de Mobilidade Urbana. O primeiro corredor que está em fase de conclusão é o da av. Beira Mar; o segundo, recém-iniciado, é na av. Augusto Franco (Rio de janeiro); e o próximo a ser implantado será na av. Hermes Fontes. Essa obra irá custar 7 milhões de reais conseguidos por meio de empréstimos”, explicou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Para o líder do prefeito na Câmara, Vinícius Porto, o prefeito está colocando em prática tudo o que prometeu em campanha. “Estou muito feliz de participar desse momento que está vivendo a nossa cidade, com toda essa reconstrução da cidade em todos os bairros de Aracaju. O prefeito está preocupado com toda a cidade que está se transformando num grande canteiro de obras. Nós, vereadores, fazemos parte desse processo de construção da cidade, pois aprovamos o empréstimo ano passado que contribui com essas obras”, enfatizou.

Segundo o vereador Fábio Meireles, essa é mais uma ordem de serviço que vai beneficiar a população de Aracaju. “Lutamos por uma Aracaju melhor, fazendo mais um corredor de transporte, além do corredor da Beira Mar e da Rio de Janeiro. Esse corredor melhora principalmente a vida da população carente, que pega ônibus diariamente. Temos que reconhecer o trabalho do prefeito e da Câmara Municipal de Aracaju. Somos chamados para servir, trabalhar pela população e corresponder com os anseios dela”, disse.

O parlamentar Bigode do Santa Maria também destacou a importância do novo corredor de transporte. “O prefeito de Aracaju está deixando cada vez mais o povo de Aracaju mais feliz. Há muito tempo que esses corredores eram sempre uma promessa e hoje estamos vendo sonhos serem realizados com todas essas obras. Tanto o prefeito como toda a bancada de vereadores estão de parabéns, pois sem os vereadores o gestor não faz nada”, afirmou.

Além da recomposição do pavimento, com a retirada e aplicação de nova camada, serão realizados serviços de implantação de meio-fio, calçadas, rampas e implantação de semi-pórtico metálico. O objetivo é modernizar o sistema de transporte coletivo urbano contemplando as principais ruas e avenidas dos bairros Farolândia, Inácio Barbosa, Jardins, Grageru, 13 de Julho, Salgado Filho, São José e Centro.

Américo de Deus demonstra solidariedade à população de Capela

por Equipe CMA — publicado 30/10/2019 11h05, última modificação 30/10/2019 12h48
Américo de Deus demonstra solidariedade à população de Capela

Foto: Gilton Rosas

O vereador Américo de Deus (Rede) usou o Espaço da Tribuna no Pequeno Expediente na manhã desta quarta-feira, 30, para mostrar solidariedade à população de Capela sobre o fechamento da maternidade e chamou a atenção do governador Belivaldo Chagas (PSD) e deputados estaduais.

Américo de Deus demonstrou apoio e solidariedade à população de Capela pela tentativa de fechamento da maternidade que atende também os municípios vizinhos. “Deixar uma maternidade dessa que atende mais de 60 partos por mês e contém capacidade de 300 pacientes ao mês. É um desrespeito com a população e é inadmissível tentar fechar por conta da ineficiência em termos de gestão” repudiou o parlamentar.

O camarista aproveitou também para chamar a atenção do governador do estado Belivaldo Chagas, o secretário de saúde Valberto de Oliveira e deputados estaduais que mandem esforços para impedir o fechamento da maternidade. “Com a questão da escassez de recursos é preciso que resolvam os problemas de gerenciamento para encontrarem uma solução da maternidade. Chamo a atenção aqui dos deputados estaduais que ainda não se pronunciaram que tomem medidas” disse Américo.

Cabo Didi aponta obras inacabadas e pede celeridade na conclusão no Recanto da Paz

por Leilane Oliveira Coelho publicado 30/10/2019 11h09, última modificação 30/10/2019 11h09
Cabo Didi aponta obras inacabadas e pede celeridade na conclusão no Recanto da Paz

Foto: Gilton Rosas

No Grande Expediente, o vereador Cabo Didi (Sem Partido) fez uso da Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira, 30, para falar das obras no Recanto da Paz, antiga Malvina.

O vereador exibiu fotos mostrando moradores nas ruas do conjunto, pedindo providências do poder público com o descaso do local. “Moradores reclamam que há mais de 40 anos vivem sem saneamento básico, já que o esgoto corre a céu aberto e com isso as crianças que residem na comunidade estão adoecendo, por conta da falta de estrutura”, reclamou.

Cabo Didi lembrou que a área, pertencente à União, foi cedida ao município de Aracaju em 2005 para a execução de projeto de assentamento destinado a famílias carentes e de baixa renda. “A comunidade espera pelo poder público há mais de uma década. A situação é insustentável. É preciso garantir dignidade às pessoas que vivem ali. Os entes públicos envolvidos já tiveram tempo suficiente para resolver. Como não resolveram o MPF não teve alternativa a não ser a de levar o caso à Justiça Federal”, explicou.

Camilo Lula parabeniza a PMA pelos 300 milhões de investimentos na cidade de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/10/2019 12h14, última modificação 30/10/2019 12h14
Camilo Lula parabeniza a PMA pelos 300 milhões de investimentos na cidade de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Camilo Lula (PT), parabenizou a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), pela aprovação do empréstimo no valor de 300 milhões de reais que serão investidos em infraestrutura. Camilo Lula explicou que a Aracaju de hoje não é a Aracaju do PAC nos governos Lula e Dilma.

“Nesse período que o Brasil inteiro está em crise e a PMA consegue quase 300 milhões, o que totaliza quase 1 bilhão de investimentos nas áreas que mais precisam de investimentos. Bairros como a Soledade, como o Lamarão, receberão obras de extrema importância para a população. Os corredores de transportes serão revitalizados, a cidade está caminhando para o rumo certo, acredito que esse é o caminho que vai levar o nosso povo à qualidade de vida”, afirmou.

Camilo Lula é contra a privatização da Deso

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/10/2019 12h19, última modificação 30/10/2019 12h19
Camilo Lula é contra a privatização da Deso

Foto: Gilton Rosas

Em seu pronunciamento nesta quarta-feira, 30, o vereador Camilo Lula (PT) defendeu que a Empresa de Saneamento de Sergipe (Deso) não seja privatizada pelo Governo do Estado. O vereador explicou a importância da empresa ser estatal e protocolou hoje uma Moção de apelo ao Congresso Nacional pela saúde e pelo saneamento básico no estado de Sergipe.

“Nós não podemos tratar essa questão como uma questão pequena, a Deso é uma empresa que beneficia o povo sergipano, três cidades que dão lucro a Deso permitem que milhares de pessoas de outros municípios sejam beneficiados com água e com saneamento básico”, afirma o vereador.

Camilo informou ainda que está em jogo um grande processo neoliberal de privatizações no Brasil inteiro. “Eles querem privatizar a natureza, privatizar os direitos e nós precisamos ser contrários a isso, nós precisamos nos pronunciar e defender o direito ao povo de ter água e saneamento básico”, defende Camilo.

"O aniversário de Lula é a esperança de um Brasil melhor" afirma o Vereador Camilo

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/10/2019 12h25, última modificação 30/10/2019 12h25
"O aniversário de Lula é a esperança de um Brasil melhor" afirma o Vereador Camilo

Foto: Gilton Rosas

Em seu pronunciamento no expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Camilo (PT), parabenizou o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva pela passagem do seu 74° aniversário que aconteceu no último domingo, 27. O vereador lembrou que Lula é um preso político e falou sobre o clamor do povo brasileiro por “Lula Livre”.

“Eu quero parabenizar o maior brasileiro de todos os tempos, o maior presidente que o nosso país já teve, o presidente Luís Inácio Lula da Silva. Um presidente que não teve condições, de estudar, de estar no ensino superior, mas deu a oportunidade de milhões de brasileiros terem o ensino superior. Ele perdeu a mãe e da dor transformou o Brasil em um dos maiores países em políticas de direitos humanos, das mulheres, dos negros e das pessoas pobres. É aniversário de uma ideia de um país melhor para o povo brasileiro que foi preso em uma prisão arbitrária, injusta. Lula não está só, Lula está com milhões de trabalhadoras e trabalhadores que tiveram dignidade junto com seu governo”, afirmou o vereador.

O aniversário do Presidente Lula foi comemorado em todo o mundo e teve a hashtag #parabénsLula aos Trending Topics do Twitter Mundial. O governo Lula teve como marcos a introdução de programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome. Durante seus dois mandatos, empreendeu reformas e mudanças radicais que produziram transformações sociais e econômicas no Brasil, que triplicou seu PIB per capita e alcançou o grau de investimento. Na política externa, desempenhou um papel de destaque, incluindo atividades relacionadas ao programa nuclear do Irã, ao aquecimento global, ao Mercosul e aos BRICS. Lula é considerado um dos políticos mais populares da história do Brasil e, enquanto presidente, foi um dos mais populares do mundo.

Sífilis congênita: Fábio alerta gestantes sobre prejuízos ao bebê

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/10/2019 13h56, última modificação 30/10/2019 13h56
Sífilis congênita: Fábio alerta gestantes sobre prejuízos ao bebê

Foto: Gilton Rosas

De janeiro a outubro deste ano, pelo menos 474 gestantes sergipanas já foram detectadas com sífilis, doença que, em geral, é contraída a partir da relação sexual sem preservativo, e que pode prejudicar os bebês. “A doença é transmitida para a criança, durante a gestação”, alertou Fábio, falando da necessidade da triagem sorológica da mãe durante o pré-natal e, também, enquanto estiver na maternidade para identificar a possível existência do problema.

Ele observou que, por não apresentar sintomas, muitas vezes, as grávidas não sabem que estão infectadas, o que pode causar danos à vida do recém-nascido. “Estudos mostram que mais de 50% das crianças infectadas não apresentam sintomas ao nascerem e os primeiros sinais, geralmente, começam a aparecer a partir do terceiro mês de vida”, disse o parlamentar.

Fábio salientou a sua preocupação com o fato de Sergipe ser o primeiro do Nordeste em casos da doença, não só em gestantes. Ele lembrou que a sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. Grande parte dos casos registrados é por atividades sexuais, sem a devida proteção.

Meireles explicou que as unidades de saúde fazem o teste rápido para verificar a existência. “O exame é feito a partir da coleta de sangue. Se constatado o problema, faz-se o devido tratamento, que é simples e rápido e pode ser feito pelo Sistema Único do Saúde”, afirmou o parlamentar, ao chamar a atenção das pessoas, independente de classe social, a cuidar mais e melhor da saúde.

Vereador Dr. Manuel Marcos critica fechamento de maternidade

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/10/2019 13h58, última modificação 30/10/2019 13h58
Vereador Dr. Manuel Marcos critica fechamento de maternidade

Foto: Gilton Rosas

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 30, para externar indignação com a confirmação do fechamento da maternidade de Capela. Na avaliação do parlamentar, a subtração da unidade de saúde implicará em transtornos para as parturientes da cidade e aumento da demanda em outros municípios sergipanos.

“Amanheci um pouco triste. Vi um grupo de moradores de Capela em frente ao Palácio do Governo de Sergipe clamando que não fosse fechada a maternidade. Na condição de médico e de homem público eu fico impressionado como a pasta da saúde é conduzida. Estamos em pleno século 21 e nós andamos na contramão do progresso. As pessoas que deveriam nascer no seu município agora são obrigadas a migrar, buscando um abrigo para as mulheres ter os seus filhos em municípios longínquos”, lamenta.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reafirmou a decisão e explica que a maternidade passará por readequações porque não há interesse dos médicos em prestarem serviço no local e o índice de atendimento é baixo. De acordo com a pasta, as parturientes serão conduzidas para as unidades próximas nos municípios de Propriá, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana. “Eu imagino o orgulho que é de ter no seu registro a cidade aonde se nasce. O que estão fazendo com Capela, se deixa perder aquela alegria do nativismo”, observa.

“Os indivíduos, em décadas passadas, as vezes vinham nascer em Aracaju apenas quando tinha um episódio obstétrico que levava ao impedimento daquele parto ser exequível no seu município. Mas, hoje, você pegar uma cidade como Capela, que é centralizada, e deixá-la sem assistência obstétrica é um absurdo. É uma falta de respeito”, brada.

Jason cobra que Governo mantenha maternidade de Capela em funcionamento

por Elida Lima Fruteira, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 30/10/2019 15h42, última modificação 30/10/2019 15h42
Jason cobra que Governo mantenha maternidade de Capela em funcionamento

Foto: Gilton Rosas

Na Sessão desta quarta-feira, 30, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Jason Neto (PDT) solicitou que o Governo do Estado mantenha em funcionamento a maternidade do município de Capela. Para o vereador, a maternidade é um órgão que assegura um importante atendimento à população daquele município, e o fechamento irá prejudicar também os funcionários, que serão realocados para outros órgãos da Saúde estadual.

O parlamentar relatou que em conversa com o assessor de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, André Carvalho, ficou sabendo o motivo da atitude do governo. “Segundo o assessor, os médicos não têm mais interesse em trabalhar no local, pelo baixo índice de atendimento e pela falta do repasse mensal de R$ 750 mil. Conversei também com o médico Marcelo Oliveira, que foi diretor da maternidade e foi exonerado por discordar do fechamento. Doutor Marcelo disse que esse fato não é real e se for fechada, as pacientes serão encaminhadas para a cidade de Propriá, podendo causar superlotação”, explicou Jason Neto.

Outros vereadores e alguns deputados estaduais também discordam do fechamento da maternidade, e o parlamentar completou que o Ministério Público já solicitou mais detalhes sobre o fechamento da maternidade. "Precisamos de mais informações sobre a real situação e o motivo desse fechamento. Funcionários do hospital disseram que só no sábado passado foram feitos 14 partos. Dizer que o índice de partos é pequeno não é desculpa. Doutor Marcelo disse que já conseguiu médicos para formar a escala e que há médicos interessados em ir para a cidade", disse o vereador.

Vereadores participam de Audiência Pública que apresenta a PLOA

por Danilo Cardoso — publicado 30/10/2019 17h15, última modificação 31/10/2019 08h07
Vereadores participam de Audiência Pública que apresenta a PLOA

Foto: Heribaldo Martins

O primeiro passo para a construção do futuro da capital sergipana foi dado nesta quarta-feira, 30, no auditório da Prefeitura de Aracaju, com a realização da Audiência Pública que apresentou o Projeto de Lei Orçamentário Anual 2020 (PLOA). O presidente interino da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Thiaguinho Batalha (PMB), participou do ato ao lado dos vereadores Américo de Deus (Rede) e Lucas Aribé (PSB), que junto com líderes comunitários e demais pessoas interessadas nas melhorias da comunidade onde vivem.

Os números apresentados mostram que a previsão de crescimento do orçamento do executivo para 2020 é de apenas 0,75%, saltando de 2.382 bilhões para pouco mais de 2.400 bilhões.

De acordo com os dados apresentados pelo coordenador Geral do Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Lenilton Almeida, o crescimento é pequeno, mais números são positivos. “Estamos apresentando os Projeto de Lei que posteriormente irá para a Câmara. O orçamento de 2020 basicamente ficará com os mesmo dados de 2019, em decorrência com as dificuldades financeiras que passam os municípios, além do próximo ano ser ano eleitoral e ter um período mais curto para despesas”.

Os próximos passos do PLOA foram ressaltados pelo presidente interino da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Thiaguinho Batalha. “Este é o projeto mais importante enviado do Poder Executivo para o Poder Legislativo, que trata de onde serão aplicados os recursos no próximo ano. Na Câmara iremos tratar sobre o tema com o secretário de Finanças e com o secretário de Planejamento”.

O vereador Américo de Deus ressaltou que uma das suas prioridades será observar os investimentos em Meio Ambiente e Mobilidade Urbana. “Como representantes do povo temos que observar onde serão destinados os recursos da prefeitura. É importante a participação dos vereadores e da comunidade para que as prioridades do seu bairro entrem no projeto e sejam solucionados com urgência”.

Lucas Aribé destacou que este é o início dos debates para a construção do Projeto de Lei Orçamentário Anual para exercício de 2020. “Viemos ouvir as informações que construíram o Projeto de Lei Orçamentário Anual e esperamos que está mesma Audiência Pública seja promovida pela Câmara, assim como acontece todos os anos, para que os vereadores, representantes das comunidades e sindicalistas emitam sua opinião sobre o tema”.

“A atual gestão coloca o povo para viver em transtornos desnecessários”, afirma Emília Corrêa

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/10/2019 07h47, última modificação 31/10/2019 07h47
“A atual gestão coloca o povo para viver em transtornos desnecessários”, afirma Emília Corrêa

Foto: Gilton Rosas

Durante discurso na Tribuna do Legislativo Municipal, a vereadora Emília Corrêa (Patriota), divulgou alguns relatos de moradores que residem na Zona Norte da capital e estão indignados com a falta de planejamento da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) ao executar algumas obras pela cidade.

“Todos os dias recebemos dezenas de vídeos/denúncias em nossas redes sociais de aracajuanos inconformados com o que está acontecendo. Seja na saúde, com relação às obras inacabadas, todo dia pedem para que a gente se posicione tanto aqui, na Tribuna, como em programas de rádios sobre a falta de respeito dessa gestão com o povo”, comentou Emília.

Segundo a vereadora, o vídeo em questão, é de uma moradora do bairro Cidade Nova, que está insatisfeita com as mudanças que houveram no bairro após uma obra da PMA e tem causado transtornos. “Não só a Gabriela, mas outros moradores da mesma região, que dependem do transporte coletivo, já entraram em contato falando com a gente falando sobre as dificuldades que estão passando. Não fizeram consulta com as pessoas que residem no local antes de serem feitas as alterações, mudou tudo, está tudo muito distante, tem ruas sem sinalização. Tem um caso, inclusive, que a pessoa está procurando outro ponto para abrir o seu salão porque está perdendo clientes. É mais um exemplo da gestão que não tem planejamento algum, em nenhuma área da cidade”, afirmou.

"Todos que votaram na reforma da previdência cometeram um crime contra os pobres", diz Isac

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/10/2019 08h30, última modificação 31/10/2019 08h30
"Todos que votaram na reforma da previdência cometeram um crime contra os pobres", diz Isac

Foto: Gilton Rosas

O vereador Isac Silveira (PCdoB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o Grande Expediente, para tratar da aprovação da PEC 06, da Reforma da Previdência, aprovada no senado após 8 meses de discussão, que deve começar a valer nos próximos dias, após a promulgação da PEC.

Mais uma vez o vereador afirmou que a reforma aprovada é injusta. “Isso é uma injustiça. É colocar os pais de família, as mães de família a mercê da própria sorte, porque são os filhos dos mais pobres que começam a trabalhar mais cedo. E agora a aposentadoria especial acabou e os benefícios foram cortados”, frisou Isac.

Com a atenção de todos os parlamentares Isac falou sobre a votação dos deputados e senadores sergipanos. “Cada um é responsável por si. Todos que votaram nessa reforma da previdência cometeram um crime contra os mais pobres. Nós vamos afastar o direito de aposentadoria das pessoas mais humildes, e isso é muito triste. A dor é de quem sente de quem vai precisar e não vai ter. Não foi contra mim, não foi contra vocês, foi contra o trabalhador rural, contra das mulheres. É lamentável”. Isac ainda comentou a votação do senador do estado Alessandro Vieira (CIDADANIA). “Ele disse que iria pregar a nova política. E sabe qual é essa nova política que ele está praticando? A política da injustiça” disparou o vereador.

O vereador Isac finalizou o seu discurso dizendo que a previdência é um patrimônio público e que a luta de todos os trabalhadores do país irá continuar.

 

Bigode lamenta desigualdade social no Santa Maria

por Equipe CMA — publicado 31/10/2019 10h50, última modificação 31/10/2019 10h58

O vereador Bigode do Santa Maria (MDB) usou o espaço do Pequeno Expediente na manhã desta quinta-feira, 31, para mostrar indignação diante da pobreza na comunidade do bairro Santa Maria. O parlamentar aproveitou para fazer um chamado ao presidente da república que tome medidas em relação a pobreza e ao nordeste.

Bigode relatou que ao visitar ontem o bairro do Santa Maria se sentiu indignado diante das mazelas sociais e a pobreza persistente na localidade. “Há coisas que deixam nossas vidas marcadas e a situação da pobreza instalada naquela comunidade do Santa Maria é motivo de olharmos para eles com um pouco mais de sensibilidade. Saí muito triste do que vi e falo como uma pessoa humana do que vi ontem” lamentou.

Por fim, o parlamentar pediu que o presidente da República desse mais atenção as pessoas em situação de pobreza, principalmente no Nordeste. “Não vejo manifestação nenhuma ao falar em igualdade social e me refiro ao Bolsonaro que até hoje não fez valer o seu mandato, principalmente no Nordeste” reclamou Bigode.

Isac e Associação Mura Sergipe protocolam documento no Ministério Público Estadual

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/10/2019 10h56, última modificação 31/10/2019 10h56
Isac e Associação Mura Sergipe protocolam documento no Ministério Público Estadual

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Isac Silveira (PCdoB) esteve na manhã de hoje, junto com Luiz Alberto Santos, presidente interino da Associação dos Criadores e Preservadores de Aves da Raça Mura do Estado de Sergipe, na sede do Ministério Público Estadual para protocolar um ofício solicitando audiência com a promotoria do meio ambiente.

No mês de setembro o vereador Isac realizou uma Audiência Pública, na Câmara Municipal de Aracaju, que teve como tema o ‘Novo prisma sobre o Galo Mura Brasileiro e suas particularidades’. Na ocasião foi discutido entre criadores, órgãos públicos e sociedade civil, a portaria n° 1998, de 21 de novembro de 2018, que reconhece o "Manual de Criação e Manejo - Mura - Galo Combatente", considerando as características da raça Mura, os procedimentos adequados para sua criação e o manejo destas aves e os princípios que norteiam o bem-estar animal.

Após protocolar o documento Isac falou sobre a ida ao Ministério Público. “Queremos uma audiência para tratar com o promotor Eduardo Matos sobre as apreensões e das destinações dos Galos Mura. A nossa luta não acabou, nós vamos empreender esforços, no sentido de resguardar a vida, a existência do Galo Mura entre nós, criadores e preservadores”, disse o vereador.

O presidente interino da Associação dos Criadores e Preservadores de Aves da Raça Mura do Estado de Sergipe deixou claro que eles querem o cumprimento da constituição. “O artigo 215 fala que toda e qualquer prática cultural deve ser preservada. Iremos também abordar o descumprimento da Lei 3.052/2014 que pede que essa aves sejam destinadas para entidades assemelhadas e nunca abatidas ou sacrificadas”, frisou Luiz Alberto.

 

Américo de Deus chama atenção para enchentes no bairro Jabotiana

por Equipe CMA — publicado 31/10/2019 11h05, última modificação 31/10/2019 11h10

O vereador Américo de Deus (Rede) usou o espaço do Pequeno Expediente na manhã desta quinta-feira, 31, para tratar pontos sobre a Lei Orçamentaria Anual. O parlamentar tratou ainda sobre as enchentes no bairro Jabotiana.

Para o parlamentar, a Lei Orçamentaria Anual deveria direcionar os recursos para assuntos que demandam mais atenção. “Os investimentos destinados para área de preservação ambiental e assessorias de comunicação têm orçamentos muito grandes, percebi também que nesses orçamentos há reservas de contingencia de 20 a 40 milhões que são para desastres ambientais, ao meu ver é muita verba atribuída para essas vertentes” disse.

Américo falou ainda sobre as enchentes do Jabotiana e pediu que os colegas de parlamento lutassem por essa causa. “Tive essa preocupação para atender as pessoas que possam dormir em paz sem preocupação com as enchentes e que possamos fazer acontecer um Projeto de Lei definitivo senão a população vai sofrer” pontuou o vereador.

Alunos do Colégio Estadual Nelson Mandela visitam a Câmara de Aracaju

por Fernanda Sales — publicado 31/10/2019 12h06, última modificação 31/10/2019 12h06
Alunos do Colégio Estadual Nelson Mandela visitam a Câmara de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu na manhã desta quinta-feira, 31, a visita dos alunos do Colégio Estadual Nelson Mandela, no bairro Luzia. A visita dos alunos do ensino médio faz parte do Projeto da Escola do Legislativo Municipal de Aracaju “Conhecendo o Parlamento – Vereador do Futuro”, no qual os estudantes têm a oportunidade de conhecer como funciona o legislativo municipal.

O diretor da Escola do Legislativo Profa. Neuzice Barreto de Lima da CMA, Vander Costa, inicialmente ministrou uma palestra na Escola do Legislativo para os alunos, com o objetivo de falar sobre as Divisões dos Poderes do Estado e a Representatividade Política. “Nesse segundo momento trazemos os alunos para vivenciar in loco, na prática, a atividade dos vereadores na Câmara Municipal. Eles tiveram a oportunidade de acompanhar a sessão na galeria do Plenário. É a oportunidade que os alunos têm de conhecer a respeito da função dos vereadores, resgatando a questão da cidadania, da vivência com o sistema democrático, para que os alunos possam conhecer e crescer com essa consciência do que é a função do vereador”, explicou o diretor Vander Costa.

O aluno da turma do 3º B, Lázaro Santos Nogueira, foi eleito o ‘Vereador do futuro’ durante a atividade na Escola do Legislativo. “Essa experiência foi muito boa porque não só possibilitou a mim como a meus colegas conhecer mais sobre a vida política. Isso de certa forma é importante, pois a população tem uma carência desse conhecimento. Precisamos conhecer mais o parlamento e a vida política, pois nos colocam mais a parte de como funciona o legislativo. Essa experiência me fez atentar mais nas ações dos políticos do nosso município”, frisou o estudante.

Para a aluna Vanessa Oliveira dos Santos, participar desta vivência é importante para conhecer melhor o parlamento municipal. “Geralmente a sociedade tende a julgar o que não conhece, são os preconceitos. Então hoje podemos ter uma visão mais ampla e conhecer como funciona, para avaliar melhor nossas escolhas políticas. Durante a seleção do vereador do futuro, percebi o quanto é difícil criar leis e projetos, além de aprender a lidar com as opiniões diferentes das pessoas. A criação de um projeto agrada um e a outros não, por diversos fatores e foi muito boa essa experiência”, afirmou.

Cabo Amintas denuncia a disputa de poder entre os articuladores das invasões de terras

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/10/2019 12h35, última modificação 31/10/2019 12h34
Cabo Amintas denuncia a disputa de poder entre os articuladores das invasões de terras

Foto: Gilton Rosas

No Grande Expediente, na quarta-feira, 30, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para mostrar mais detalhes sobre as denúncias do esquema de invasões de terras.

Amintas iniciou seu discurso tratando dos detalhes sobre as brigas e discussões entre os líderes das invasões. Trocas de ameças por áudios de WhatsApp, com participação do já denunciado, 'Buiú' servidor público da Prefeitura Municipal de Aracaju.

"Atenção, Secretaria de Segurança Pública, é uma tragédia anunciada aquela invasão da Mangabeira. Estão chegando mais denúncias, vou reunir tudo para levar ao Ministério Público e estamos identificando os outros envolvidos. Quero saber se esse funcionário da prefeitura cumpre o horário dele lá, quem o nomeou e quem está acobertando esse esquema criminoso", questionou o vereador.

O parlamentar recebeu áudios de denúncias da população que se sente acuada diante da briga pelo controle das invasões de terras em Aracaju e municípios próximos. É possível identificar pelo menos três líderes que disputam, Buiú, Maurício e Paulo. Em linguajar popular, Paulo se queixa que Buiú quer controlar tudo na favela, até os dias que as pessoas devem estar lá, não podendo sair aos domingos, como se fosse uma prisão, uma opressão e afirma que ninguém vai tirar sua liberdade, pois o povo que deve decidir quem vai ficar à frente da comunidade. Falou também em possíveis votos dele e sua família no candidato que ele apoiar.

Em seguida, recebe as respostas de outros líderes e trocam ameças. "(...) Nós está correndo aqui desde o começo, não queira passar rasteira que nós não cai. Se nós cair, cai muita gente junto", ameaçou um dos articuladores das invasões de terras.

Amintas comentou sobre os áudios e os perigos que representam esses grupos para a população de bem que vive na região da Mangabeira. "Teve um momento que pensei ouvir aqueles áudios de presidiários. Eu, assim como o vereador Cabo Didi, que já trabalhou na localidade, já descobrimos carros enterrados, mortos incendiados, vejam a que ponto está a situação ali e ainda tem gente caminhando para pedir votos. O mais grave de tudo isso é ter um servidor público que tem seu salário desde 2017, início da gestão, envolvido no esquema, o Buiú. As ameaças estão aí, a briga pelo poder pode acabar em morte, nós sabemos do que os invasores de terra são capazes. Vou levar as provas para o Ministério Público e para a Secretaria de Segurança Pública, nós temos que dar um basta nesses esquemas. O governo e a prefeitura devem buscar alternativas para as moradias dessas pessoas, mas não invadir terras nesse esquema criminoso e sabemos que existe até tráfico de drogas naquela região", declarou.

Após ceder Apartes aos vereadores Cabo Didi (sem partido) que o apoiou, Isac (PCdoB) e Camilo (PT) que também apoiaram a opinião de Cabo Amintas quanto a responsabilidade do Poder Público sobre as moradias da comunidade, mas discordaram em criminalizar o movimento social.

Amintas voltou a afirmar que a invasão de terras no Brasil virou um negócio. "O vereador Isac fez um discurso mas não diz o nome da família que ele afirmou ter o monopólio de terras aqui, que ninguém denuncia porque são ricos e poderosos. Nem Isac denuncia porque não tem coragem, tem medo de deixar de aparecer na imprensa sergipana. Como eu que fui cortado da imprensa há mais de seis meses", contou. 

Para concluir, o parlamentar deixou claro que está tratando de uma questão de segurança pública. "A questão que estou tratando envolvem crimes que podem vir a acontecer na Mangabeira, são ameaças e uma disputa pelo poder. É uma disputa porque existe tráfico de drogas lá dentro, a polícia sabe, age, mas fica difícil agir porque o local tomou uma proporção de cidade, declarou Amintas.

Fábio Meireles defende Bolsonaro contra os ataques da Globo

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/10/2019 12h40, última modificação 31/10/2019 12h40
Fábio Meireles defende Bolsonaro contra os ataques da Globo

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles (Cidadania) defendeu hoje, 31, o presidente da República Jair Bolsonaro, dos ataques e acusações infundadas da Rede Globo. “O presidente, irresponsavelmente, foi alvo de reportagem veiculada pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, que aponta um suposto envolvimento dele com os assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes. Uma clara forma de confundir a opinião pública”, afirmou Meireles.

Para o vereador, “forças ocultas estão querendo manchar a imagem do nosso presidente”. Segundo ele, o presidente Bolsonaro “precisa de muita força e oração nesse momento. Ele fez um vídeo ontem desabafando, contra essa rede que fez esse jornalismo manipulado”, declarou o parlamentar.

De acordo com Fábio, é inadmissível que informações sigilosas sobre o inquérito de Marielle tenham sido vazadas para a imprensa. “O presidente disse que pode até ser o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel que, supostamente, estaria passando informações privilegiadas para a emissora, já pensando nas eleições de 2022”.

Na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, Fábio Meireles disse que fará a defesa por entender se tratar de um homem de bem e com bons propósitos para o país.

Dr. Manuel Marcos incentiva homens a cuidarem da saúde

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/10/2019 13h12, última modificação 31/10/2019 13h12
Dr. Manuel Marcos incentiva homens a cuidarem da saúde

Foto: Gilton Rosas

Durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quinta-feira, 31, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) alertou sobre a necessidade de os homens fazerem exames preventivos. A ressalva partiu dos índices alarmantes da incidência de pessoas acometidas pelo câncer de próstata.

"Vejo o público masculino não se preocupa tanto em cuidar da sua saúde. Ao contrário da mulher que é mais efetiva nesse cuidado. Ela procura o médico e enfrenta todas as barreiras de preconceitos e dos temores, mas vai em busca de suas prevenções. O homem depois de 40 anos, não pode passar um ano sem fazer o exame com o urologista para se prevenir contra essa doença que tem ceifado a vida de vários”, ressalta o parlamentar.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e em valores absolutos - considerando ambos os sexos - é o segundo tipo mais comum. “O câncer atua tanto por suas dimensões quanto pelo desgaste do órgão. A próstata vive em frequente atividade e torna-se alvo para essa doença temerária. O exame de toque ainda é motivo de preconceito, mas é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento”, endossa.

Condomínio do bairro Industrial é contemplado com o Coletor de Saquinho

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/10/2019 13h15, última modificação 31/10/2019 13h15
Condomínio do bairro Industrial é contemplado com o Coletor de Saquinho

Foto: Adriano Oliveira

Mais um condomínio de Aracaju, dessa vez o Condomínio residencial Park View, foi contemplado com o Coletor de Saquinho que está sendo distribuído gratuitamente pelo vereador Anderson de Tuca (PRTB) com o projeto “Amo Pet”. O objetivo do parlamentar é conscientizar a população para recolher os dejetos dos seus animais durante os passeios.

“Essa é uma forma de facilitar a vida do dono de pet, ao sair do condomínio ele já tem disponível o saquinho para levar junto e recolher os dejetos, ao voltar basta depositar na lixeira mais próxima”, explica Anderson.

Para solicitar o coletor é necessário que o sindico do condomínio faça o pedido através das redes sociais do vereador, no facebook, Anderson de Tuca, e no instagram com @anderson.de.tuca.

 

 

Jason Neto acredita que haverá aumento salarial para servidores em 2020

por Élida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/10/2019 14h50, última modificação 31/10/2019 14h50
Jason Neto acredita que haverá aumento salarial para servidores em 2020

Foto: Gilton Rosas

"Há muito tempo que os servidores de Aracaju não têm reajuste salarial", foi assim que o vereador Jason Neto (PDT) começou seu discurso nesta quinta-feira, 31, na Câmara de Vereadores de Aracaju. O parlamentar destacou a importância de haver uma valorização para os servidores.

"Sou totalmente a favor que os servidores tenham o aumento salarial. O STF aprovou, por seis votos a quatro, que o líder do Poder Executivo não seja obrigado a conceder aumento. Mas o líder pode sim, e deve, apresentar uma justificativa explicando o por que dessa reposição salarial. Por tanto, é inaceitável que os servidores sofram sem ter seus reajustes", disse Jason Neto.

O vereador falou que entende a situação atual da Prefeitura de Aracaju. "Sei da dificuldade do prefeito Edvaldo Nogueira quando assumiu a gestão. Encontrou salários e 13° atrasados e, mesmo assim, conseguiu regularizar essa situação. Mas chegou a hora do prefeito fazer um esforço para conceder um reajuste. O servidor precisa", argumentou.

Jason Neto cobrou também o PCCV das classes que não têm o plano. "É muito importante que o prefeito olhe mais para as classes que ainda não podem usufruir do plano de cargos e salários a exemplo dos agentes de trânsito da SMTT. Eles estão numa situação difícil e precisam ser incluídos no plano", solicitou o vereador do PDT.

Seu Marcos: Propriá aprova o ensino da Lei Maria da Penha nas escola e a Patrulha Maria da Penha

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/10/2019 16h20, última modificação 04/11/2019 12h13
Seu Marcos: Propriá aprova o ensino da Lei Maria da Penha nas escola e a Patrulha Maria da Penha

Foto: Gilton Rosas

As unidades escolares municipais de Propriá também irão aderir ao ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha em suas grades curriculares. A propositura apresentada à Câmara Municipal de Propriá, pela vereadora Erenita Moura Barbosa ( PRP), foi sancionada pelo prefeito e elogiada pelo vereador Seu Marcos (PHS) nesta quinta-feira, 31.

“Quero parabenizar a vereadora de Propriá, mais conhecida como Branca Enfermeira, por apresentar a lei de ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas do município. Branca tem um mandato brilhante, conseguiu não só a aprovação da Lei como a implantação da Patrulha Maria da Penha. Estamos sempre em contato e fiquei muito feliz em saber da aprovação em mais uma cidade”, disse o parlamentar.

Seu Marcos (PHS) é o autor da lei n° 5.195/2019 que trata do ensino da Lei Maria da Penha em Aracaju. O projeto virou referência para Sergipe e também no âmbito nacional, após a apresentação da propositura pelo atual deputado federal Fábio Henrique (PDT). “Estamos levando prevenção através da educação para os quatro cantos de Sergipe e, futuramente, para todo o Brasil”, disse.

Seu Marcos relata demora no exame de corpo delito para vítima de violência doméstica no Bugio

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/10/2019 16h21, última modificação 31/10/2019 16h21
Seu Marcos relata demora no exame de corpo delito para vítima de violência doméstica no Bugio

Foto: Gilton Rosas

O vereador Seu Marcos (PHS) voltou a denunciar o descaso que é o atendimento às vítimas de violência contra mulher prestado por alguns órgãos públicos da capital. De acordo com o parlamentar, a moradora do Bugio, violentada no último dia 24, teve exame de corpo de delito agendado para o próximo mês.

“Veja o descaso que é o atendimento à mulher vítima de violência doméstica em Aracaju. Após ser atendida pelo DAGV, a vítima recebe a autorização do exame de corpo de delito. Vai ao IML que agenda para daqui a 8 dias. Quero saber se fosse a filha de um comandante, demoraria tanto tempo assim? Corre o risco das marcas não existirem mais", questionou o legislador.

Seu Marcos também esclareceu o papel do vereador. “Tenho ouvido comentários de bastidores, dizendo que eu falo demais. Vou continuar falando sim. Ache ruim quem quiser. Como é que uma mulher é violentada e o exame é marcado para daqui a 8 dias? A voz das mulheres ‘surradas e espancadas’ vou continuar defendendo. Doa a quem doer", alertou.

Encaminhamentos

No próximo dia 8 de novembro está marcada uma reunião no Ministério Público de Sergipe (MP/SE) para discutir o atendimento às vítimas de violência doméstica na capital. A iniciativa foi da promotora do Centro de Atendimento Operacional (CAOp) da Mulher do MP/SE, Euza Missano, após assistir o pronunciamento do vereador Seu Marcos, na última terça-feira, 29.

“Quero agradecer a Euza Missano por marcar essa reunião com os representantes dos órgãos de defesa da mulher, a exemplo da OAB/SE. Dr. Euza não tem medido esforços na luta pelos direitos das mulheres em Sergipe”, comemorou.

PL de Zezinho do Bugio proíbe Energisa cortar energia em fins de semana e feriados prolongados

por Marcos Simões, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/10/2019 16h42, última modificação 31/10/2019 16h42
PL de Zezinho do Bugio proíbe Energisa cortar energia em fins de semana e feriados prolongados

Foto: Gilton Rosas

O vereador Zezinho do Bugio (PTB) apresentou aos colegas parlamentares, na manhã desta quinta-feira (31), o Projeto de Lei de sua autoria que dispõe sobre a proibição da interrupção do fornecimento de energia nos finais de semana e feriados prolongados por parte da empresa concessionária Energisa.

Durante o seu discurso no Grande Expediente, o vereador defendeu que, durante o final de semana, fica muito difícil para o consumidor buscar um local para realizar o pagamento da conta em atraso. Segundo ainda o vereador, é fundamental ter sensibilidade para com os consumidores que pagam impostos de altos valores e saem prejudicados com a ação da empresa.

"Esse projeto é para beneficiar aquelas famílias mais carentes que passam necessidade e não tem, muitas das vezes, nem o que comer. É bom lembrar que não é para deixar de pagar, mas para prolongar até o dia útil, quando os lugares estão abertos, para efetuar o pagamento. É triste ver famílias que passam o final de semana inteiro sem luz", exclamou Zezinho.

Pedindo o apoio dos demais vereadores para o projeto, Zezinho lembrou ainda que a Deso já trabalha desta forma. "O corte feito pela Deso, por exemplo, não pode ser efetuado aos finais de semana nem feriados. Por que, então, não podemos fazer o mesmo com a Energisa? Isso é respeito aos consumidores. Aproveito e peço a atenção da presidência da Casa para colocarmos com maior brevidade possível este projeto em pauta”, finalizou.

Apartes

O vereador Américo de Deus fez questão de pontuar a importância deste Projeto de Lei, que, segundo ele, vem para dar mais tranquilidade ao povo. “Zezinho, fico imaginando quem faz o uso de home care. Como fica, caso a energia seja cortada, às vezes, por esquecimento? Tenho, inclusive, um projeto de igual teor. Vejo que a sua intenção é ainda mais nobre. Peço a subscrição do seu projeto. Parabéns”, finalizou o parlamentar.

Com gravação em áudio, Cabo Amintas revela novos trechos da denúncia sobre esquema de invasões

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/11/2019 09h55, última modificação 04/11/2019 09h55
Com gravação em áudio, Cabo Amintas revela novos trechos da denúncia sobre esquema de invasões

Foto: Gilton Rosas

No Grande Expediente, na quinta-feira, 31, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para trazer novas denúncias sobre as invasões de terras na comunidade conhecida como Mangabeira, na zona Sul de Aracaju.

O vereador iniciou falando sobre as novas informações que recebeu, mostrando as ameaças dos articuladores das invasões contra a população que não concorda com a cobrança de taxas dentro da comunidade.

"Trouxe a imagem de um barraco que foi queimado na invasão da Mangabeira. Diariamente recebo denúncias daquela comunidade e me disseram que os líderes dessas invasões comunicaram que houve um problema na instalação elétrica. Só que essas falhas só acontecem para quem não está pagando o dinheiro que o coordenador está cobrando semanalmente. É uma milícia sendo implantada nessas invasões, ameaçam as pessoas, tem mães de família que saem correndo de madrugada com os filhos. E infelizmente, ainda tem político que vai lá e dá apoio a esse tipo de gente", denunciou Amintas.

Nos áudios apresentados nesta manhã, é possível ouvir a forma de negociação de um suposto líder da invasão com novo morador da localidade. Amintas ainda comentou que tem receio que essas disputas por liderança acabem em violência e morte na região.

Para concluir, o vereador comentou sobre o descaso com que a mídia do estado está tratando a situação, sem noticiar as informações. "Estamos anunciando isso diariamente, se não somos ouvidos pela imprensa para mostrar a realidade naquele local já sabemos que é porque parte da imprensa sergipana está em guerra comigo e com alguns vereadores para não me entrevistar. Não mostrar nenhum projeto, para destruir a imagem de alguns colegas daqui. E próximo ano os senhores se preparem, hoje sou eu, amanhã podem ser os senhores", avisou.

Cabo Amintas apresenta moção às ginastas de Sergipe pelas conquistas no Chile e Peru

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/11/2019 10h04, última modificação 04/11/2019 10h04
Cabo Amintas apresenta moção às ginastas de Sergipe pelas conquistas no Chile e Peru

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quinta-feira, 31, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para homenagear as atletas sergipanas de Ginástica Rítmica.

Amintas elogiou o desempenho das atletas do Club Sportivo Sergipe de GR que representaram o Brasil: Êmily Barbosa que participou da Copa Alemania, no Chile, Ana Júlia, Ana Luisa, Úrsula López e Isabela Roberta, acompanhadas da técnica Thalyta Almeida, durante o campeonato Sul-americano, no Peru. Todas receberam medalhas nas competições.

"Quero parabenizar as atletas do Clube Esportivo Sergipe de Ginástica Rítmica que estiveram no Chile e no Peru. Elas não contaram com muito apoio de quem deveria, o poder público, mas sairam com medalhas de ouro e prata. Vejam a importância do trabalho dessas meninas para o esporte sergipano e brasileiro. Todas essas meninas são exemplos para os jovens e ainda levam o nome da nossa cidade para outros países onde foram destaques", parabenizou.

Por fim, Amintas elogiou as atletas e pediu mais atenção da população no apoio ao esporte. "É um orgulho muito grande tê-las representando o Brasil, lá no Peru e no Chile. Parabéns a todas e vamos ficar atentos a esses talentos que temos em Aracaju para que possamos ajudar mais o esporte", elogiou o vereador.

Maré alta invade rua no Bairro Coroa do Meio e Américo de Deus solicita laudo técnico à Sema

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/11/2019 10h08, última modificação 04/11/2019 10h08
Maré alta invade rua no Bairro Coroa do Meio e Américo de Deus solicita laudo técnico à Sema

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) se reuniu na tarde desta quinta-feira, 31, com o secretário municipal do Meio Ambiente (Sema), Alan Alexander Mendes Lemos, para tratar da invasão da maré na Rua Tenente Edivaldo Lima Santos, Bairro Coroa do Meio. Na reunião, o parlamentar entregou um oficio solicitando a elaboração de um laudo técnico com relação à situação do quebra mar do Bairro Coroa do Meio para que sejam tomadas as devidas providências no sentido de recompor as pedras.

“Com a força das ondas, as pedras estão se deslocando, fato que tem gerado diversos transtornos a comunidade do Bairro Coroa do Meio, principalmente, para as pessoas que têm residências ou comércio na Rua Tenente Edivaldo Lima Santos, que margeia o quebra mar, visto que, os moradores estão sem dormir em função de existir apenas 20 metros entre o mar e suas residências, fato que se agrava no período de maré alta, onde a força do mar joga água até a metade da rua, assim, os moradores estão apreensivos em terem suas residências e comércios invadidos pela água, além de oferecer perigo também a integridade física das pessoas que transitam pelo local”, explicou o vereador.

Segundo o parlamentar, o secretário Alan Lemos garantiu que irá fazer uma avaliação para encaminhar adequadamente a problemática, tendo em vista ser um dano ambiental. Ainda Lemos afirmou procuraria saber de quem seria a competência. Mas, se debruçaria sobre o assunto, uma vez ser preocupante a atual condição dos moradores e comerciante da rua atingida.

Cabo Didi entrega à Secretaria Estadual de Educação abaixo-assinado para melhoria de escola

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/11/2019 10h25, última modificação 04/11/2019 10h21
Cabo Didi entrega à Secretaria Estadual de Educação abaixo-assinado para melhoria de escola

Foto: Assessoria do parlamentar

Na busca de melhorias para a comunidade do conjunto Santa Tereza, o vereador Cabo Didi (sem partido) viabilizou na comunidade um abaixo- assinado solicitando à Secretaria Estadual de Educação, providências para reforma da escola Alceu Amoroso Lima, no bairro Aeroporto.

Após o recolhimento das assinaturas, o vereador Cabo Didi (sem partido) esteve no início da tarde da última quinta-feira, 31, na Secretaria Estadual de Educação ao lado do secretário Josué Modesto, que bastante solícito recebeu nossas assinaturas.

Os moradores do Santa Tereza, desejam a reforma da escola e da quadra. "Precisamos melhorar a estrutura da escola Alceu Amoroso Lima, para darmos condições de uma educação de qualidade, além da quadra que incentiva aos jovens a ficarem longe das drogas," frisou o parlamentar.

Vereadores participam de entrega da reforma da Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi

por Abrahão Crispim — publicado 04/11/2019 10h35, última modificação 04/11/2019 14h46
Vereadores participam de entrega da reforma da Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi

Foto: China Tom

O 1º secretário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Dr. Gonzaga (MDB) e os vereadores Vinícius Porto (DEM), Cabo Didi (Sem Partido), Camilo Lula (PT), Manuel Marcos (DEM) e Bigode do Santa Maria (MDB) participaram da entrega, na tarde desta sexta-feira, 1º de novembro, da reforma da Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, localizada às margens do Rio Vaza Barris, no Povoado Mosqueiro, em Aracaju (SE).

A revitalização do ponto turístico foi feita por meio de parceria entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/SE). O investimento foi de R$ 2.813.307,69.  À Prefeitura de Aracaju, caberá a regulação do transporte náutico na Orla e a fiscalização do uso da área, conforme decreto assinado pelo prefeito no início deste ano.

O vereador Dr. Gonzaga ressaltou o impacto positivo para o turismo local decorrente da reinauguração da Orla Pôr do Sol. “Com união todos saem ganhando. Ganhamos todos nós com esse belo cartão postal, completamente reformado, e o turista, que chega em nossa cidade e sai com belas recordações dos bons momentos que viveu em sua passagem por aqui. Com certeza, são turistas que voltarão para mais visitas e isso é bom para todos”, elogiou.

Bastante satisfeito com a revitalização da orla, o líder da bancada governista do prefeito na CMA, Vinícius Porto declarou que o local ganhará ares novos e mais incentivos. “É essa relação parceira que permite momentos importantes como este: a reforma da nossa Orla Pôr do Sol, um lugar especial da nossa cidade. Com um singular pôr do sol e com todos os equipamentos reformados, o local volta a ser um espaço de qualidade de vida para os nossos moradores e de agradáveis surpresas aos nossos turistas”.

Na ocasião, Camilo Lula falou do impacto que a revitalização para o desenvolvimento do turismo. “Revitalizar é trazer de volta a vontade de ser visitado, possibilitar as secretarias a promoverem intervenções a favor do turismo e motivar ainda mais que a população venha frequentar”.

Manuel Marcos explicou os benefícios que a obra trará para a região, além de beneficiar diretamente a economia local. “A bela Orla Pôr do Sol, um dos mais bonitos pontos turísticos de Aracaju, acaba de ganhar mais um motivo para ser visitada por moradores e turistas, após a reforma e revitalização realizada em parceria pelo Governo do Estado e a Prefeitura”.

Os vereadores Cabo Didi e Bigode do Santa Maria compartilharam do mesmo sentimento ao ressaltar a importância desta obra área a sociedade e para o turismo local e do Estado. “É muito lindo, tudo perfeito e a estrutura está de parabéns. O brasileiro hoje pensa muito em ir para fora do país e aqui tem belezas tão lindas quanto lá fora”, elogiou Bigode.

Na solenidade de reinauguração, o governador Belivaldo Chagas comentou sobre a importância da obra para o segmento turístico. "A Orla Pôr do Sol estava precisando dessa revitalização. As pessoas vinham para a orla e encontrava alguns problemas, que agora não existem mais. Hoje é com alegria que entregamos não só a revitalização, mas também um atracadouro flutuante. Parabenizo também a Prefeitura de Aracaju”, destacou.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, a obra representa mais um incentivo do Governo ao segmento turístico do estado. “Esta Orla tem o pôr do sol mais bonito do Brasil e foi feita em minha gestão, no ano de 2010. Uma obra que mudou a face do bairro, que trouxe turismo, desenvolvimento, abriu uma nova fronteira turística para a cidade e passou quatro anos abandonada, deteriorou-se. Essa parceria entre governo do Estado e prefeitura é muito importante, principalmente no momento de crise de recursos que vivemos”, enfatizou.

Presenças 

Acompanharam a inauguração secretários municipais e estaduais, os deputados federais João Daniel (PT) e Gustinho Ribeiro (Solidariedade), o deputado estadual Dilson de Agripino (Solidariedade).

Cabo Amintas afirma: "desista Rede Globo, você perdeu"

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/11/2019 05h00, última modificação 04/11/2019 11h05
Cabo Amintas afirma: "desista Rede Globo, você perdeu"

Foto: Gilton Rosas

O vereador Cabo Amintas (PTB) esteve presente na quinta-feira, 31, na Câmara de Municipal de Aracaju (CMA) e aproveitou para defender o presidente Jair Bolsonaro das acusações sofridas pela Rede Globo de televisão.

O petebista comparou a imprensa nacional com a sergipana nos casos de perseguição a políticos. "O que está acontecendo na Rede Globo, em nível nacional, também acontece em Sergipe. Os senhores sabem quando deixei de ser entrevistado pela imprensa sergipana? Quando pedi para analisar os contratos dessa Casa e vi até contrato com Tv, por que se aqui temos a Tv Câmara que é uma televisão aberta? Mas acham pouco e pagam mais uma televisão. E só é entrevistado quem essa Casa quer, quem tem o poder da caneta não sou eu. Vamos ficar de olho porque televisão é concessão, não tem dono", informou o parlamentar.

Durante a Sessão Ordinária, Amintas exibiu partes da reportagem divulgada pela Globo e depois a resposta emocionada do presidente Bolsonaro, o que chamou de desabafo do pai de família.

O vereador defendeu mais uma vez a postura do presidente Bolsonaro com relação às falsas denúncias anunciadas pela Rede Globo. "O que a Rede Globo fez com a família e com o homem Jair Bolsonaro é absurdo. Todos assistiram ao desabafo do pai de família, sei o que ele está passando porque passei proporcionalmente por uma perseguição aqui no estado", revelou Amintas.

Cabo Amintas criticou a atitude da rede de televisão e ainda lembrou das acusações do ex presidente Lula. "Ligar o nome de Jair Bolsonaro à morte da vereadora Marielle Franco? Pelo amor de Deus! Estão esquecendo que Lula foi oficialmente acusado de ser um dos mandantes da morte do prefeito Celso Daniel".

Por fim, Amintas comparou as críticas da tv Globo com a imprensa local. "É uma vergonha o que esse país está vivendo, desista Rede Globo, você perdeu. E isso também acontece aqui em Sergipe. Quantas vezes você pode ver uma rádio, 'bancada' com o dinheiro público me esculhambar? Mas o que é bom está guardando. Não vou recuar, assim como o presidente não vai porque não está sozinho. Ninguém quer quem trabalha honestamente, estão acostumados a ter quem ajuda, mas a 'mamata' acabou, assim como vai acabar em Sergipe", disse Amintas.

Camilo Lula se soma a luta do Sintrase em defesa dos trabalhadores da administração estadual

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/11/2019 12h45, última modificação 04/11/2019 14h00
Camilo Lula se soma a luta do Sintrase em defesa dos trabalhadores da administração estadual

Foto: Gilton Rosas

No dia 29 de novembro, o vereador Camilo Lula (PT) se somou aos trabalhadores do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase) em um ato público pela defesa do plano de carreiras dos servidores públicos da administração estadual.

O vereador se pronunciou afirmando que “eu defendo os trabalhadores e onde tiverem pautas justas em defesa dos trabalhadores eu estarei me somando”, afirmou. Alguns servidores da esfera estadual estão recebendo menos que um salário mínimo e o Sintrase reivindica a atualização do plano de carreiras da categoria para que ele seja enviado à Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe ainda este ano.

Vereador Camilo pergunta na Câmara: Quem mandou matar Marielle Franco?

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/11/2019 12h55, última modificação 04/11/2019 13h58
Vereador Camilo pergunta na Câmara: Quem mandou matar Marielle Franco?

Foto: Gilton Rosas

Em um discurso inflamado de emoção, o vereador Camilo Lula (PT), iniciou o seu pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na última quarta-feira, 30, com o vídeo da reportagem veiculada no Jornal Nacional na noite do dia 29 de novembro, que informa que os assassinos da vereadora Marielle Franco (PSOL) foram à casa do Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), minutos após o assassinato da parlamentar da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro (CMRJ).

O vereador afirmou que ao menos duas coisas devem ser questionadas. A primeira qual o envolvimento do presidente com o assassinato e, em se constatando que ele não tem envolvimento, que lugar é esse que o presidente mora, ao lado de um assassino de uma parlamentar que lutou pelos direitos humanos no Rio de Janeiro.

No vídeo, o Jornal Nacional mostra o carro chegando ao condomínio do Presidente e mostra também o depoimento do porteiro que informa que interfonou para a casa do presidente e que o carro se dirigiu para outra casa, mas que a pessoa que atendeu afirmou que sabia para onde ele estava indo, autorizando mais uma vez o trafego dos assassinos da vereadora no condomínio de Bolsonaro.

“Vocês imaginem que esse caso, do assassino da vereadora Marielle Franco, agora vai ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal porque o presidente da república, pode estar envolvido! Alguém aqui já imaginou uma situação desta? Há um ano que esse crime está sendo investigado e só agora está se descobrindo algo, e o que se descobre é extremamente grave, pois o Presidente da República Federativa do Brasil pode estar envolvido! Se trata de uma situação absurda e inimaginável e nós queremos respostas! Queremos saber o que Bolsonaro tem a ver com o assassinato de Marielle Franco”, clamou Camilo.

Com o apoio declarado dos vereadores Isac (PCdoB) e Américo de Deus (Rede) o vereador Camilo, se solidarizou com a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e, como representante da CMA, fez um comparativo com a situação aqui em Aracaju. “Eu ando com medo, pois luto pelos direitos humanos, luto pelas mulheres, pelo povo pobre e LGBT’s, minhas lutas são parecidas com as lutas de Marielle e por isso eu devo ser morto? Nenhum vereador desta casa anda com seguranças e esse crime não deve ficar impune, porque assim como Marielle foi assassinada, o próximo pode ser qualquer um de nós”, analisou Camilo.

“Nunca antes na história do Brasil, a milícia esteve tão perto da Presidência da República e eu convoco o povo à luta, pois é só lutando que nós vamos mudar a realidade desse país!”. O vereador concluiu o seu discurso cobrando que a justiça seja feita e que os envolvidos sejam identificados e presos imediatamente e que o Supremo Tribunal Federal tenha isenção e investigue de forma minuciosa a proximidade do presidente Jair Bolsonaro com os assassinos de Marielle Franco.

Indicações de Américo de Deus são atendidas e população agradece

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/11/2019 13h05, última modificação 04/11/2019 13h56
Indicações de Américo de Deus são atendidas e população agradece

Foto: Assessoria do parlamentar

Na última semana três indicações do vereador Américo de Deus (Rede) foram atendidas pelos órgãos municipais. Na Rua Mariano Salmeron, Bairro Siqueira Campos, a via recebeu pela Empresa de Obras e Urbanização (Emurb) recapeamento asfáltico de um buraco que estava colocando em risco a população. Em outra parte da cidade, na Rua Rezende Machado, Bairro Coroa do Meio, a população que sofria com a falta de luz, agora pôde ficar tranquila, já que as luzes foram trocadas pela empresa Energisa. E na Rua Brasil, Bairro Marivan, foram retirados os cascalhos que impedia a fluidez do tráfego.

“Estamos felizes que nossas indicações em prol de melhorias para comunidade foram atendidas. Na Rua Rezende Machado a energia foi retomada, dando mais segurança no Bairro Coroa do Meio. Tivemos a indicação para tapar um buraco na Rua Mariano Salmeron, ação que foi muito festejada pelos comerciantes do local. E na Rua Brasil, Marivan, recebemos da população um café da manhã em agradecimento a retirada de cascalhos que impediam o trafego de pedestres e veículos”, explicou o parlamentar.

Sobre a Rua Brasil, além da indicação para a retirada dos cascalhos e inicio da terraplanagem para que no local a via fosse pavimentada, outros ofícios também foram encaminhados solicitando desobstrução de esgoto.


“Outra situação que também investimos esforços foi o problema de esgoto a céu aberto, e o impasse da responsabilidade pela obra. A Rua Brasil, Bairro Marivan, possuía a necessidade de resolver a questão de esgoto, fui com o engenheiro da Deso até o local para obter da Companhia a quem se dá a responsabilidade. Com a ida da Deso ao local eles afirmaram que a obra é da Emurb. Portanto, com essa informação entrei em contato com a Emurb para ela efetuar o serviço e tornar a rua viável, pois em decorrência do transtorno tinha moradores até querendo sair de suas casas”, acrescentou Américo.

Sessão especial de autoria de Cabo Amintas discute plano de carreira dos Guardas Municipais

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/11/2019 09h40, última modificação 05/11/2019 09h40
Sessão especial de autoria de Cabo Amintas discute plano de carreira dos Guardas Municipais

Foto: César de Oliveira

A sessão especial que ocupou o Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta segunda-feira, 04, trouxe representantes do setor de Segurança Pública da Guarda Municipal. A sessão, de autoria do vereador Cabo Amintas (PTB), buscou debater e expor problemas e demandas do plano de carreira da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

Algumas das autoridades presentes puderam usar a Tribuna por quinze minutos e discorrer sobre os assuntos. O presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma), Éder Rodrigues falou sobre as dificuldades enfrentadas no plano de carreira dos guardas.

"Nosso maior problema é a questão do plano de carreira da Guarda Municipal, antes de iniciar, gostaria de parabenizar a todos os guardas municipais pelo seu dia 10 de outubro. Infelizmente, não temos muito o que comemorar nessa data, porque estamos vendo os anos se passando, a nossa instituição e a carreira sendo precarizada. E nós não vemos iniciativa do poder executivo em resolver questões antigas e do conhecimento do gestor. (...) A lei previa a possibilidade de mil guardas para preencher seus quadros, mas na tabela há um quantitativo equivocado. O seu número não atinge as mil vagas, ou seja, um erro primário na criação do plano de carreira. Desde 2001, não fizeram nada para corrigir esse equívoco. (...) Estamos sem a base da categoria, as funções iniciais não estão sendo preenchidas, haverá necessidade de corrigir o plano de carreira e de imediato que a prefeitura faça um concurso para preencher as vagas", explicou Éder.

Já o vice-presidente do Sigma, André Luiz Andrade, deu ênfase para a importância da sessão e a necessidade de que a prefeitura dialogue e atenda às demandas da categoria. "Antes da apuração dos fatos, o prefeito julga negativamente os guardas municipais, como já ocorreu diversas vezes. Edvaldo Nogueira deve estar sabendo que atualmente temos 90 guardas municipais que foram impedidos de ser promovidos porque o plano de carreira está defasado. A perspectiva de promoção é de quinze anos, ou seja, passar quinze anos na mesma classe", informou.

O diretor jurídico do Sigma, Fábio Gomes, também utilizou a Tribuna para explicar a importância do trabalho da Guarda Municipal de Aracaju. Ele iniciou sua fala questionando a todos os guardas presentes na sessão se cada um reconhece sua importância para a sociedade.

"Me auto incumbi de tentar justificar a reformulação desse novo plano de carreira, discutimos bastante nas assembleias, mas já pararam para pensar na importância do trabalho efetivo de vocês? O que cada um desempenha no seu dia a dia, na rua, dentro de um viatura, dentro de um posto de serviço. Eu posso dizer que existem postos de saúde que só abrem com a presença de uma viatura da Guarda Municipal. Lembro de uma fala de Ricardo Balistrer que diz o seguinte: sem segurança pública, não há desenvolvimento. É uma frase que levei um tempo para digerir e percebi que é uma frase verdadeira e do nosso cotidiano", ressaltou Fábio.

Também estiveram presentes e usaram a Tribuna os vereadores Américo de Deus (Rede) e Lucas Aribé (PSB). Dentre os presentes também estavam o vereador Cabo Didi (Sem Partido), a jornalista Andrea Lima, representante da vereadora Emília Corrêa (Patriota) e Evando Muniz representante do vereador Elber Batalha (PSB).

O autor da sessão foi o último a falar e não poupou críticas ao poder executivo. Cabo Amintas afirmou que é autor de dois projetos que beneficiam a categoria dos guardas municipais e que irá continuar lutando por eles.

"Já apresentamos projeto de seguro de vida para a categoria dos guardas municipais que a comissão de justiça recusou. Nós estamos reapresentando e corrigindo o que eles acham é inconstitucional. Porque tudo que vem para beneficiar o servidor público é inconstitucional para essa Casa. Também tenho a autoria de outro projeto, de 2017, para a gratificação do guarda por apreensão de arma de fogo. Esse projeto segue o mesmo caminho de projetos das polícias no Brasil, não encontraram inconstitucionalidade e nós tivemos todo o cuidado de informar de onde sairia o dinheiro da gratificação, mas o projeto está parado, não entrou na pauta. Já assinei o requerimento de urgência e o projeto deve entrar em votação nós próximos dias", comentou Amintas.

Aproveitou o discurso para criticar a atual coordenação da GMA, que parece não defender sua categoria diante dos obstáculos impostos pela prefeitura. "No início do mandato, perguntei aos guardas sobre a escolha do coordenador geral da Guarda Fernando Mendonça, e Éder disse que era um excelente nome. Mas eu já suspeitava de alguém escolhido por Edvaldo Nogueira, não estou criticando a pessoa, mas ele foi o escolhido e não pode esquecer que é um GMA. Quando essa gestão acabar ele volta a trabalhar lado a lado com vocês, pelo menos é o que a gente espera. (...) É um desrespeito da prefeitura não mandar nenhum representante para essa sessão, é um desrespeito com os senhores e com essa Casa, mas com a Casa já estou acostumado. Porque essa Casa é desmoralizada, não tem como respeitar um lugar que a maioria dos vereadores diz amém ao prefeito, vocês podem contar em uma mão os vereadores que têm compromisso com a população, o resto tem preocupação com o bolso", criticou.

Por fim, Cabo Amintas expressou seu apoio à categoria e se colocou a disposição para continuar lutando pelos direitos da GMA. "Vocês estão passando por um sofrimento imenso, mas não recuem. Enquanto nós estivermos aqui podem contar comigo, eu calcei coturno igual a vocês, fui policial de rua e não de gabinete. (...) Lembrem que as pessoas só se sentem seguras para abrir o posto quando tem a presença da Guarda Municipal", salientou.

Fábio destaca importância da campanha Novembro Azul

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/11/2019 11h51, última modificação 05/11/2019 11h51
Fábio destaca importância da campanha Novembro Azul

Foto: Assessoria do parlamentar

Ao destacar a importância da Campanha Novembro Azul, o vereador Fábio Meireles ressaltou que, de acordo com os números, os homens morrem mais que as mulheres. Um dos fatores é, justamente, a resistência dele em ir consultar um médico e realizar exames que podem identificar uma série de doenças que, quando descobertas em tempo hábil, são mais fáceis de tratar e curar.

O cuidado com a saúde do homem em todas as fases da vida e de forma integral é o foco da campanha Novembro Azul deste ano”, disse o vereador, ao citar dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), segundo os quais, no Brasil uma média de 40 homens morrem vítimas de câncer de próstata, por dia. “É um número assustador e que nos faz refletir sobre a necessidade de deixar o preconceito de lado e ir procurar um médico com regularidade para avaliar a saúde”, afirmou.

De acordo com a Sociedade de Urologia, aproximadamente três milhões vivem com a doença, sendo essa, a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. “Segundo o Instituto Nacional do Câncer são estimados para este ano uma média de 69 mil novos casos. Então, não podemos nos descuidar e devemos estar atentos para que se tenha um diagnóstico precoce do câncer de próstata e, também, para a saúde de forma global”, advertiu Fábio.

Embora a recomendação para a visita ao médico seja a partir da puberdade, o parlamentar destacou que especialistas apontam que o início da avaliação do risco de câncer da próstata começa aos 50 anos. “Estudos mostram que negros, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos, pois são mais suscetíveis a ter a doença”, salientou.

Ele acrescentou que os exames da próstata, resumem-se a uma avaliação do risco pelo urologista, seguida pelo toque retal e a dosagem de PSA. “Precisamos ter a consciência de que é preciso também fazer um check-up geral”, disse, observando que as mulheres culturalmente têm muito mais cuidado com a saúde.

Cabo Amintas fala sobre nova circulação de trânsito no Santo Antônio

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/11/2019 11h48, última modificação 05/11/2019 11h48
Cabo Amintas fala sobre nova circulação de trânsito no Santo Antônio

Foto: Assessoria do parlamentar

Na noite desta segunda-feira, 04, o programa "Nas Ruas", live liderada pelo vereador Cabo Amintas (PTB) e divulgada através de suas redes sociais, chegou no Bairro Santo Antônio, tendo como ponto de encontro a Rua Cláudio Batista.

Amintas foi convidado por moradores do bairro para atender às demandas da comunidade que está indignada com a nova organização do trânsito e do transporte público na rua citada.

O vereador conversou com moradores que comparecem ou interagiram na live. Eles se queixaram da mudança de mão dupla para mão única numa rua que é principal para quem sai para trabalhar e quem mora nos condomínios da região. Deixaram a opção de retorno em local que dificulta e atrasa os moradores em até 25 minutos. "Mais uma vez a SMTT faz suas mudanças, para o bem não sei de quem, nem o propósito, mas sem consultar a população. Antes de qualquer mudança, senhor prefeito, é necessário ouvir os moradores da região, são eles que sabem o que está passando"

Gabriela, uma moradora da Rua Cláudio Batista, aproveitou a presença do vereador para pedir ajuda e fazer um apelo à SMTT para que a questão seja solucionada sem maiores transtornos para quem transita no bairro. "A prefeitura fez essa mudança no dia 2 de outubro, já faz um mês, sem consultar os moradores. Estamos com muita dificuldade para ter um transporte público, com apenas uma linha que circula em único sentido, a viagem demora o dobro do esperado, já fizemos um abaixo-assinado e ainda não fomos ouvidos. Muitos moradores da comunidade não têm facilidade para se deslocar e pegar um ônibus em outras ruas mais distantes", reclamou.

O motorista de táxi-lotação, José Araújo, também reclamou das condições de trabalho com a pista com sentido único, acabou perdendo clientes, principalmente para os que visitam o Hospital Universitário (HU).

Outro morador sugeriu que a mudança poderia ser feita após a construção de ruas paralelas que facilitassem o retorno para se deslocar da zona norte para a zona sul. "O prefeito não teve nem o bom censo de avisar e fazer um momento de teste. Ele empurrou tudo 'guela abaixo'. Ou pode colocar semáforos para controlar o fluxo de carros na entrada/saída do hospital", sugeriu.

Para finalizar, Amintas deixou recado para o prefeito e demais vereadores. "Vamos repercutir isso na Câmara de Vereadores, espero que cada vereador se pronuncie e diga o que vai fazer com relação a situação. Eles podem não vir agora, mas próximo ano vai estar cheio de políticos aqui. Cabe à população dar a resposta, cada um sabe o que o político fez. Vereadores venham brigar por isso aqui, não adianta fazer indicações sabendo que o papel não vale de nada. Vão lá, se manifestem, ou continuem dizendo 'amém' para o prefeito e podem procurar outro emprego no próximo ano", alfinetou.

Sepuma destaca negociação salarial e reforma da previdência em Tribuna Livre

por Danilo Cardoso — publicado 05/11/2019 13h37, última modificação 05/11/2019 13h37
Sepuma destaca negociação salarial e reforma da previdência em Tribuna Livre

Foto: Gilton Rosas

A Tribuna Livre desta terça-feira, 5, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), contou com a presença do presidente Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (Sepuma), Nivaldo Fernando, que abordou sobre o tema ‘A questão da negociação salarial e o impacto da Reforma da Previdência no município de Aracaju’.

De acordo com o sindicalista, a Prefeitura de Aracaju possui mais de dois mil cargos em comissão conforme relatório extraído do site do órgão na noite de segunda-feira. Nivaldo ainda acrescentou que o prefeito não implementou negociações salariais e não cumpre tabela aprovada por esta Casa em 2016.

“Edvaldo, em campanha, no programa Na voz do Servidor, programa de rádio do Sepuma, o prefeito disse que cumpriria a tabela e era legalista e tudo que estivesse com direito em Lei, ele cumpriria. O que foi que ele fez, são três anos sem reajustes, com salários congelados.  Bolsonaro quer encaminhar projeto para congelar salário de servidor, aqui em Aracaju não precisa, já sofremos com isso por três anos, enquanto a folha de cargo em comissão cresce geometricamente”, destacou Nivaldo Fernando.

O presidente do Sepuma ainda lamentou o contingenciamento dos pagamentos da licença prêmio e férias.

Vereadores

Abrindo os questionamentos ao sindicalista, o vereador Elber Batalha (PSB) comentou que fica intrigado com as posturas antagônicas dentro do legislativo. “Acabei de receber um convite do Dia do Médico e muitos vereadores dizem que apoiam os médicos e são favoráveis a terceirização do Nestor Piva”.

Emília Corrêa (Patriota) ressaltou o comportamento guerreiro do representante de classe. “Nivaldo é um guerreiro incansável e não sei onde encontra força para combater este prefeito que fecha as portas para servidores e sindicalistas. Tem dias que dá um desanimo e nos questionamos o que estamos fazendo aqui”.

O vereador Lucas Aribé (PSB) criticou a postura do Supremo Tribunal Federal. “Ficamos desanimamos com as normas constitucionais. O STF fez um papelão defendendo prefeitos e governadores que não respeitam os servidores, dizendo que não precisam reajustar salário. Não é possível que o povo não aprendeu e ainda será enganado pelo marketing do mal. Este prefeito não recebe categorias, não paga o Piso do Magistério, ficamos tristes com tudo isto”.

Elogiando a postura do sindicalista, o vereador Américo de Deus (Rede) evidenciou alguns dados. “Nivaldo é um representante autentico dos servidores, é lutador de uma categoria. Aqui trazem dados e números que comprova o que fala. Somente em outubro foram pagos mais de 5 milhões na folha de comissionados, ultrapassando João Alves que foi tão criticado. É preciso coragem e consciência para fazer um denunciar”.

Encerrando as falas, o líder do prefeito na Câmara, o vereador Vinicius Porto (DEM) agradeceu a presença dos sindicalistas. “Nivaldo Fernando será sempre bem-vindo nesta Casa Legislativa, estaremos sempre de portas abertas para seus questionamentos. Só lembro que a Prefeitura de Aracaju paga em dia os servidores, diferentes de outras cidades. Temos também um crescimento real de 5%, onde quase 90% dos servidores receberam mais em 2019 do que em 2018”.

Cabo Didi fala sobre situação de ciclovia no Santa Tereza

por Leilane Coelho — publicado 05/11/2019 13h51, última modificação 05/11/2019 13h51
Cabo Didi fala sobre situação de ciclovia no Santa Tereza

Foto: Gilton Rosas

O vereador Cabo Didi (sem partido) utilizou o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta terça-feira, 05, para falar sobre a situação da ciclovia no Santa Tereza, ao lado da Escola Alceu Amoroso de Lima. O parlamentar aproveitou o momento para discorrer sobre a necessidade de se discutir a situação dos que compõem a segurança pública no Estado.

Cabo Didi exibiu um vídeo em que mostrava uma parte da ciclovia, no Santa Tereza, em completa deterioração. Segundo ele, o problema foi passado por uma pessoa que se acidentou no local. “Eu estava no gabinete quando recebi essa denúncia, mas também quero aproveitar a oportunidade para agradecer a Emurb que após a denúncia fez os reparos no local”.

Em aparte, o vereador Américo de Deus (Rede) parabenizou Cabo Didi pelos reclames e disse que essa situação já era antiga. “Fico feliz que tenham atendido o senhor. Desde 2017 constatei esse problema e já emiti vários ofícios e nunca havia sido feito nada. Parabéns pelo seu mandato vereador”.

Sessão Especial

Outro assunto abordado pelo vereador foi a Sessão Especial realizada na última segunda-feira, 04, que tratou sobre o plano de cargos e salários da Guarda Municipal de Aracaju.

“Quero aproveitar também para parabenizar Cabo Amintas pela Sessão Especial realizada ontem lembrando a importância dos guardas municipais, mas aproveito a oportunidade também para parabenizar aos que compõem a segurança pública como a Polícia Militar, a Polícia Civil, os bombeiros e os agentes de trânsito. A luta dessa categoria é muito importante, nenhuma categoria é cobrada por estatística como a polícia é cobrada, precisamos olhar com atenção para todos eles”, afirmou.

Em aparte, Cabo Amintas, autor da Sessão Especial, lembrou da trajetória do vereador Cabo Didi ao chegar no Parlamento Municipal e a luta constante por melhorias para os que fazem parte da segurança pública. “Eu quero dizer que lembro na primeira semana que o senhor chegou aqui e que o senhor disse que caminharíamos lado a lado na luta pela categoria e tem cumprido sua palavra desde sempre. Quero dizer que conte sempre comigo”.

A vereadora Emília Corrêa também aparteou o parlamentar e lembro que essas categorias precisam de mais reconhecimento. “Sei que todos nós somos vulneráveis, mas a vida de um policial nas ruas é muito mais vulnerável. Deveria ter mais respeito, dignidade, remuneração e estrutura de trabalho. Esse é um assunto que interessa a todos nós”, disse.  

Vereadores acompanham anúncio de Natal Iluminado da Sementeira

por Viviane Cavalcante — publicado 05/11/2019 14h05, última modificação 05/11/2019 14h35
Vereadores acompanham anúncio de Natal Iluminado da Sementeira

Foto: César de Oliveira

O Natal Iluminado Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira) foi anunciado nesta terça-feira, 5, com a presença do 1º secretário Dr. Gonzaga (MDB), do 3º secretário Seu Marcos (PHS) e do vereador Fábio Meireles (PPS) que representaram a Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

O ato aconteceu na sede da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). A decoração natalina acontece a partir de uma parceria entre a PMA e a Energisa. Os parlamentares por Aracaju ao acompanharem a apresentação demonstrativa do natal iluminado fizeram questão de ressaltar a parceria público-privada.

“A cidade já passou por muita dificuldade financeira e graças ao empenho do prefeito Edvaldo Nogueira e suas parcerias, vamos ter mais um ano de Natal Iluminado e cada vez melhor”, disse Fábio Meireles agradecendo pelo clima natalino já instalado na capital sergipana.

Seu Marcos fez questão de parabenizar a gestão municipal pela parceria com uma empresa privada. Na opinião do vereador, a realização do Natal Iluminado irá atrair ainda mais pessoas ao Parque da Sementeira, inclusive turistas e fomentar ainda mais o comércio.

Dr. Gonzaga também parabenizou o empenho do prefeito Edvaldo Nogueira em garantir um Natal Iluminado e com atrativos aos aracajuanos e turistas. “A cada ano vamos nos surpreendendo com a decoração natalina. Esse ano o diretor presidente da Energisa e o prefeito nos garantiu grandes surpresas na decoração”, destacou.

Em seu discurso, o prefeito Edvaldo Nogueira enalteceu a parceria de sempre da Energisa. “Em meio as dificuldades temos que lembrar de quem nos estendeu a mão. No começo da minha gestão fizemos uma decoração mais modéstia, agora, graças a nossa parceria podemos entregar uma decoração melhor aos aracajuanos”, afirmou.

O pronunciamento do diretor presidente da Energisa, Roberto Carlos Currais, prometeu grandes inovações na decoração natalina com luzes. “Serão um milhão de pontos de luz, oito árvores de Natal nos lagos do parque, os enfeites serão vistos também durante o dia e não somente à noite e alguns presentes novos com relação a do ano passado”, revelou.

Câmara aprecia seis proposituras nesta terça-feira, 05

por Leilane Coelho — publicado 05/11/2019 13h54, última modificação 05/11/2019 13h54
Câmara aprecia seis proposituras nesta terça-feira, 05

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 05, os debates da Câmara Municipal de Aracaju foram voltados para o Projeto de Lei Complementar nº 03/2017, que cria o estatuto do pedestre no município de Aracaju. Ainda durante a 91º Sessão Ordinária também foram apreciados um Projeto de Resolução e quatro Projetos de Decreto Legislativo.

Sobre a criação do estatuto de pedestres, o autor da propositura, Lucas Aribé (PSB), defendeu que a criação de um estatuto traz critérios tanto de leis federais quanto municipais. “Nós fizemos muitos estudos para fazer essa matéria, além disso, ela passou pelas comissões desta Casa e em nenhuma foi analisado o vicio de origem, muito menos inconstitucionalidade. Nós temos referência a normas federais e legislações de cunho municipal. A grande inovação desse projeto é o sistema de avaliação que nós pensamos de incentivar a participação popular na participação direta junto com o executivo. Reafirmo que o projeto foi pensado com muito cuidado com intuito de contribuir com a sociedade, principalmente no quesito mobilidade urbana”.

O líder do prefeito, Vinicius Porto (DEM), defendeu a não aprovação da propositura afirmando que na propositura há vicio de origem. “Nós sabemos que esse estatuto tem que vir do Executivo e não ser originário desta Casa. Reconheço que este projeto foi muito bem elaborado, mas nele há vicio de origem”.

O projeto foi rejeitado por seis votos sim, seis não e três abstenções.

Em 3º votação foi aprovado Projeto de Resolução nº 13/2019, de autoria do vereador Américo de Deus (Rede), que cria no âmbito da Câmara Municipal de Aracaju a frente parlamentar defesa do Petrobras.

Dr. Gonzaga fala sobre novembro azul e faz alerta sobre doenças cardiovasculares

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/11/2019 13h51, última modificação 05/11/2019 13h51
Dr. Gonzaga fala sobre novembro azul e faz alerta sobre doenças cardiovasculares

Foto: Gilton Rosas

Em seu primeiro pronunciamento do mês de novembro, o vereador Dr. Gonzaga (MDB) lembrou a importância da campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a população masculina sobre a necessidade de prevenir o câncer de próstata, mas também enfatizou outras doenças que afetam a saúde do homem, como é o caso das doenças cardiovasculares.

“Claro que é importante esclarecer, sensibilizar e incentivar a população masculina sobre a necessidade de realizar periodicamente os exames de detecção precoce do câncer de próstata”, disse o parlamentar, informando que quando a doença é diagnosticada na sua fase inicial, tem muita chance de sucesso no tratamento.

Dr. Gonzaga acrescentou que é imprescindível que os homens deixem o medo, a vergonha e o preconceito de lado e realizem os exames de sangue e de toque de forma rotineira.

Embora esse seja o foco da campanha, o vereador aproveitou a oportunidade de falar sobre a saúde do homem para alertar a população masculina sobre outros males, que estão matando mais do que os cânceres, e citou as doenças cardiovasculares, que são o principal motivo de mortes no mundo todo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Os homens são as principais vítimas das mortes por infartos e AVC que ocorrem no Brasil, que tem como principais fatores de risco o colesterol elevado, hipertensão, sedentarismo, obesidade, diabetes, tabagismo e álcool em excesso”, enfatizou.

Dr. Gonzaga, que é médico, disse que este mês de novembro representa mais do que uma campanha sobre câncer, mas uma oportunidade de reflexão sobre a saúde masculina e uma forma de conscientizar sobre a importância de se fazer prevenção e acompanhamento constante para evitar que as doenças se agravem e matem cada vez mais.

Cabo Amintas mostra que prefeito Edvaldo não cumpriu promessa feita aos guardas municipais

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/11/2019 13h56, última modificação 05/11/2019 13h56
Cabo Amintas mostra que prefeito Edvaldo não cumpriu promessa feita aos guardas municipais

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 05, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para mostrar mais uma mentira do prefeito Edvaldo Nogueira.

O parlamentar, durante o seu discurso, usou parte de um vídeo que mostra o prefeito Edvaldo Nogueira reunido com representantes da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). No vídeo, o prefeito promete, durante a campanha eleitoral de 2016, que antes de acabar o mandato vai atender a todas as necessidades da GMA que estavam documentadas na reunião, inclusive, a reestruturação da carreira do servidor, só que, após a eleição, não dialogou mais com os representantes da categoria.

A mídia usada por Amintas foi a mesma revelada pelo presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma), Éder Rodrigues, que, a convite do vereador petebista, participou da Sessão Especial no dia anterior junto com os demais integrantes da GMA.

"Ontem percebemos mais uma das 'mentiras de Edvaldo Nogueira' dessa vez, contada aos representantes da Guarda Municipal durante a campanha eleitoral de 2016. Ele afirmou que ia cumprir ponto a ponto as melhorias da GMA, para ser mais eficiente e bem remunerada. Aí acham ruim quando eu o chamo de mentiroso! Ele disse que junto com a ex vice-prefeita, Eliane Aquino, que já 'pulou do barco', estaria tudo pronto. Ela pulou do barco cheio de mentiras e caiu em outro tão ruim quanto o dele, caiu no barco de Belivaldo Chagas. Mentiroso o prefeito Edvaldo Nogueira, terceiro ano de mandato e nada foi feito pela Guarda Municipal", criticou Amintas.

O vereador disse ainda que considera um absurdo o descaso do prefeito Edvaldo com a GMA que faz parte da Segurança Pública. "Edvaldo nomeou um diretor geral para a Guarda, Fernando Mendonça, mas que não entende nada de Guarda, nunca trabalhou na rua, nunca calçou o coturno e tomou sol. É um absurdo! Tem que estar ali no comando quem conhece a realidade, bebê Johnson's não serve para comandar a Guarda Municipal de Aracaju. Edvaldo Nogueira, mentiroso o senhor é", declarou.

PL de Emília propõe criação da Procuradoria da Mulher

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/11/2019 13h55, última modificação 05/11/2019 13h59
PL de Emília propõe criação da Procuradoria da Mulher

Foto: Gilton Rosas

Durante pronunciamento no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a vereadora Emília Corrêa (Patriota), destacou, na Tribuna, o Projeto de Lei (PL), nº 18/2019 de sua autoria, que prevê a criação de uma Procuradoria da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

“É um tipo de PL bastante interessante que já acontece em outras instituições até mesmo aqui da capital, e em outros municípios do país, nada mais justo que trazer para esta Casa também. Já foi protocolado, e espero pode contar com o apoio dos demais colegas de parlamento”, afirmou Emília, ao pedir a colaboração dos vereadores para aprovação.

Ainda em discurso, a parlamentar explicou o intuito do projeto e seus benefícios para as mulheres. “A Procuradoria é diferente da Comissão que consta no Regimento Interno, pois a Comissão é mais para os problemas legislativos de projetos relacionados à mulher, já a Procuradoria, é um instrumento que vai receber, por exemplo, uma mulher que foi vítima de qualquer tipo de violência e tem vergonha de ir à delegacia”, ressaltou.

Dr. Manuel Marcos enfatiza: “O país vive a precariedade de assistência médica”

por Lucivânia Pereira, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 05/11/2019 14h55, última modificação 05/11/2019 14h55
Dr. Manuel Marcos enfatiza: “O país vive a precariedade de assistência médica”

Foto: Gilton Rosas

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 5, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) advertiu sobre a demora para receber assistência médica pelo Sistema Único de Saúde em Sergipe. O parlamentar reforça a crítica sob a perspectiva dos índices de pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e cobra celeridade no atendimento. “Quanto mais rápido possível, maiores as chances de recuperação e redução de sequelas”, endossa.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) e Academia Brasileira de Neurologia (ABN), a cada ano, cerca de seis milhões de pessoas morrem de AVC - a primeira causa de morte e incapacidade no Brasil. “O país vive a precariedade de assistência médica. Nem sempre as instituições estão instrumentalizadas para salvar a vida das pessoas. Em Sergipe, o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória não tem a possibilidade de oferecer uma tomografia. Então, o indivíduo vai com o diagnóstico clínico de um AVC e é mandado por ambulância para outra unidade”, ressalta.

No entendimento do parlamentar, os impasses dificultam o atendimento e aumentam o risco de complicações ao paciente. “Trata-se de uma emergência médica. Cada minuto conta para evitar que as pessoas pereçam com a morte ou fiquem com sequelas para o resto da vida. Garantir unidades com equipamentos adequados é de extrema importância. Quem administra a saúde de nosso povo deve aplicar os recursos de modo que salve a vida das pessoas”, completa.

Jason Neto comemora a entrega da Orlinha Pôr do Sol

por Elida Lima Fruteira, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 05/11/2019 16h17, última modificação 05/11/2019 16h17
Jason Neto comemora a entrega da Orlinha Pôr do Sol

Foto: Gilton Rosas

Durante Sessão na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 5, o vereador Jason Neto (PDT) subiu à Tribuna e falou sobre a entrega da Orlinha Pôr do Sol, reinaugurada na ultima sexta-feira, 1º. O parlamentar lembrou que há algum tempo foi em busca de recursos para essa reforma, para que a área voltasse a ser um cartão postal de Aracaju.

"Em 2017, fiz indicação para que a Orlinha fosse reformada, levei o pedido até o prefeito Edvaldo Nogueira e nos reunimos com o então Secretário de Estado do Turismo na época, Fábio Henrique. Conseguimos que o recurso fosse aprovado pelo Prodetur. A partir daí, o governador Jackson Barreto assinou a ordem de serviço para que a reforma fosse feita", disse Jason.

O parlamentar lembrou também da luta para que a Orlinha do Bairro Industrial também fosse reformada. "Na mesma época, pedi também para que o Governo olhasse para a região do Bairro Industrial, sobretudo para a Orlinha, que andava esquecida. Infelizmente, o recurso para a reforma da Orlinha do Bairro Industrial não foi liberado pelo Governo, mas a Prefeitura conseguiu recursos para que aquela bela região do Industrial volte a ser um cartão postal", explicou o vereador.

Seu Marcos lamenta crianças no chão na pediatria do HUSE

por Martha Costa, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 05/11/2019 16h50, última modificação 05/11/2019 16h47
Seu Marcos lamenta crianças no chão na pediatria do HUSE

Foto: Gilton Rosas

O vereador Seu Marcos (PHS) emitiu mais um alerta sobre a superlotação do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). Após assistir a um vídeo que viralizou na internet, mostrando crianças sendo atendidas enquanto deitadas no chão na ala da pediatria do hospital, o parlamentar lamentou a nota emitida pelo órgão.

“Na semana passada eu denunciei o atendimento e a superlotação do HUSE. Ouvi alguns comentários dizendo que o vereador Seu Marcos faltava com a verdade. Não tirei fotos e nem fiz vídeos em respeito aos pacientes, mas se era para fotografar, da próxima vez registro e apresento na tribuna desta Casa. Não visitei a pediatria, mas onde passei havia superlotação sim”, afirmou o parlamentar.

Seu Marcos ainda repudiou a nota enviada pela assessoria do HUSE e da Secretaria Estadual de Saúde. “A nota enviada cita que ‘as mães têm optado em deitar seus filhos no chão’. Um absurdo. Todo mundo sabe que dentro do hospital corre risco de contaminação. Se as crianças estavam no chão é porque a unidade não oferece atendimento adequado", declarou.

Vereadores ignoram código de mobilidade e rejeitam Estatuto do Pedestre

por Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 05/11/2019 17h25, última modificação 06/11/2019 09h10
Vereadores ignoram código de mobilidade e rejeitam Estatuto do Pedestre

Foto: Gilton Rosas

O plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) rejeitou nesta terça-feira, 5, o Projeto de Lei Complementar 03/2017, de autoria do vereador Lucas Aribé (PSB) e da ex-vereadora Kitty Lima, que previa a criação do Estatuto do Pedestre. A matéria recebeu seis votos favoráveis, seis contrários e três vereadores se abstiveram.

Em tramitação desde 2017, a propositura possui dispositivos que adequam Aracaju às diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012). A finalidade é contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições de segurança nos deslocamentos das pessoas.

"O pedestre tem sido esquecido reiteradas vezes em nossa cidade e agora alguns dos meus colegas retiram o cidadão que se locomove a pé do centro das decisões políticas apenas para satisfazer aos interesses do prefeito”, lastimou o vereador Lucas Aribé, ressaltando que "os votos contrários motivados por paixões políticas não me atingiram enquanto líder da oposição, mas aos mais de 650 mil aracajuanos que não terão assegurada a equidade no uso do espaço público".

Para a deputada Kitty Lima, a postura da bancada governista configura um retrocesso para o desenvolvimento urbano saudável da capital sergipana. "Além da regularização das calçadas e da sinalização própria, o projeto prevê que a iluminação pública esteja voltada ao pedestre e não apenas aos carros. Sem ele, a população não terá uma lei que garanta segurança para os deslocamentos a pé e também para aqueles que têm deficiência ou mobilidade reduzida", apontou a parlamentar.

Confira como votou cada vereador presente

Contrários
Anderson de Tuca
Bigode do Santa Maria
Fábio Meireles
Juvêncio Oliveira
Vinícius Porto
Zezinho do Bugio

Favoráveis
Lucas Aribé
Emília Corrêa
Cabo Amintas
Elber Batalha
Américo de Deus
Cabo Didi

Abstenções
Camilo Lula
Palhaço Soneca
Zé Valter


Fábio Meireles enfatiza importância de obras realizadas na Zona Norte da capital

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/11/2019 08h55, última modificação 06/11/2019 09h06
Fábio Meireles enfatiza importância de obras realizadas na Zona Norte da capital

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles enfatizou a importância das obras que estão sendo feitas pela administração municipal, na Zona Norte de Aracaju. “A drenagem do canal do Loteamento Jardim Bahia, bem como do seu prolongamento já começaram hoje, embora estivesse prevista para começar sexta-feira”, afiançou Fábio, em discurso na Tribuna da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira.

O canal receberá uma nova intervenção para que a água que cai na Euclides Figueiredo e adjacências possa escoar, melhorando a vida da população que muito precisa dessas iniciativas. Em sua fala, Meireles ressaltou que a prioridade da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira é dotar de infraestrutura as localidades que ainda não possuem drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação.

As medidas, adiantou o parlamentar, além de melhorar a vida dos moradores destas ruas que receberão a obra, têm impacto positivo na avenida Euclides Figueiredo, pois a lama desta localidade acaba sendo carregada para o sistema de drenagem da avenida, criando obstruções e os alagamentos. Com esta obra, isto não vai ocorrer mais”, destacou Fábio.

Américo de Deus faz cobrança à Emurb por obras no Marivan

por Equipe CMA — publicado 06/11/2019 11h56, última modificação 06/11/2019 11h56
Américo de Deus faz cobrança à Emurb por obras no Marivan

Foto: César de Oliveira

O vereador Américo de Deus (Rede) usou o Espaço do Pequeno Expediente para fazer cobranças à Emurb para que iniciem as obras nas ruas do bairro Marivan. Ele utilizou do discurso também para enaltecer projeto realizado pelo Banese de arrecadação de alimentos destinados às famílias carentes.

Américo de Deus cobrou à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), por obras nas ruas do bairro Marivan e ficou o questionamento por não tem começado ainda o serviço. “A ordem de serviço foi assinada há quatro meses para não ser iniciada? Naquela localidade é um Deus nos acuda e é importante que as obras realmente iniciem para que possa atender a todos que transitam pelo bairro”, questionou o vereador.

O parlamentar aproveitou também para apoiar e parabenizar o projeto Mãos que Ajudam realizado pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese) pela arrecadação de alimentos destinados às famílias carentes à população do interior Santa Luzia. “Quero parabenizar todos do Banese que em cada setor tiveram o compromisso de arrecadar alimentos para distribuir para os mais necessitados. É o terceiro ano consecutivo que realizamos essa arrecadação de alimentos e a cada ano é um recorde”, contemplou Américo. 

Bigode se mostra preocupado com óleo nas praias

por Vinícius Andrade e Leilane Coelho — publicado 06/11/2019 12h33, última modificação 06/11/2019 12h33

Na manhã desta quarta-feira, 06, o vereador Bigode do Santa Maria (MDB) usou o Espaço do Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para solicitando que  o presidente da República, Jair Bolsonaro, tome providências sobre o desastre nas praias do Nordeste e se mostrou preocupado com prejuízo gerado.

O parlamentar subiu à Tribuna da Casa para fazer um questionamento ao presidente da República sobre os desastres dos óleos vazados nas praias. “Quem vai pagar pelo prejuízo desse óleo? Quem é o culpado? 60 dias e ninguém sabe de nada e nem quem é o culpado. Serão prejuízos de milhões, mais de 900 toneladas de óleo somente no estado de Sergipe e o presidente Jair Messias Bolsonaro de olhos fechados para o Nordeste”, contestou o parlamentar.

Ainda durante a fala, Bigode falou sobre a situação pessoas que dependem dos recursos do mar para trabalhar. “Ontem estive na praia do Viral e realidade é muito triste, as redes dos pescadores sem peixe algum e sujas de óleo. Alguém sabe o prejuízo que causarão na rede hoteleira? Nossas praias não têm condições de receber turistas, mas infelizmente por irresponsabilidade de um ministro do turismo e o senhor Bolsonaro se mostram despreocupados”, concluiu Bigode.

Nitinho fala sobre transparência e defende o Parlamento Municipal

por Equipe CMA — publicado 06/11/2019 14h05, última modificação 06/11/2019 14h05
Nitinho fala sobre transparência e defende o Parlamento Municipal

Foto: César de Oliveira

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Nitinho (PSD), utilizou a Tribuna no Grande Expediente desta quarta-feira, 6, para defender o Parlamento Municipal e falar sobre a transparência que faz questão de dar às ações do Legislativo. O parlamentar dedicou seu tempo de discurso para responder a declarações feitas pela colega Emília Corrêa e esclarecer algumas questões relacionadas à Casa.

Nitinho subiu à Tribuna para responder ao discurso anterior feito pela vereadora, pedindo que as Casas Parlamentares sejam mais investigadas e dizendo ter informações de que prisões no meio político seriam realizadas em Aracaju. Com tranquilidade, o presidente da CMA lembrou que já atendeu vários órgãos fiscalizadores e políticos e não tem problema em ceder informações. “Vejo isso com muita tranquilidade. A Câmara de Aracaju economizou em três anos seguidos mais de 90% de diárias. Nas últimas denúncias, vieram fiscalizar e estive livre disso. Em qualquer Parlamento precisa haver uma denúncia, e acho que Vossa Excelência está com informação privilegiada. Dizer nessa Tribuna algo assim antecipadamente, que brevemente políticos do nosso Estado serão presos? É bom que a imprensa possa ir até a vereadora, e que ela diga quem está envolvido e quem deu essa informação. Isso é um crime”, declarou o presidente.

“Já vieram órgãos fiscalizadores nesta Casa, e aceitei todos os pedidos. E não só o Ministério Público ou o Tribunal de Contas, mas movimentos políticos já pediram documentos desta Casa e eu os enviei. Não tenho o que esconder. Todas as licitações aqui são feitas sob o pregão eletrônico. Temos que fazer política com respeito, sem jogar para a galera”, acrescentou.

Nitinho continuou lembrando de outras ações já tomadas pela gestão da Casa para aumentar a transparência, e criticou contestações que ele considera de cunho pessoal. “A transparência desta casa quando assumi estava em 1.2, e hoje estamos em quase 9. Diariamente mandamos dados ao Tribunal de Contas. Quando juntei o dinheiro que sobrou do povo e devolvi legalmente à PMA, disseram que era incompetência. Devolvi esse dinheiro para investimentos onde a Prefeitura bem entendesse, e a vereadora fez críticas até a isso. Não aceitamos essa questão pessoal. Algumas pessoas querem dizer que sou isso e aquilo, jogando que a presidência está cometendo improbidade administrativa. Isso é um Parlamento e é preciso respeitar os colegas. Confronto direto pessoalmente não existe!”, exclamou.

Por fim, o vereador pontuou que os gastos com viagens e diárias tem sido maiores com funcionários do que com vereadores, com o objetivo de melhorar os trabalhos da Casa. “Todos os órgãos oficiais ou não já pediram documentação nesta Casa e as entreguei, e se precisarem mando de novo, até os cargos. Ontem assinei uma viagem para sete assessores desta Casa fazerem um curso de uma semana em Brasília, trazendo um sistema novo. Os funcionários desta Casa viajam mais que os vereadores. Alguns setores estão aqui diariamente trabalhando e merecem se reciclar. Estamos terminando o processo de licitação para a reforma geral do prédio da Casa, e devemos estar anunciando o concurso público na próxima semana para fazermos em fevereiro”, complementou.

Apartes

Em aparte, alguns vereadores apoiaram o discurso de Nitinho. “Não temos foro privilegiado, se o MP quiser fazer uma investigação hoje, faz. Não vamos pegar um fato atípico, de fora, para criminalizar a política. Já passamos por um momento difícil e uma pessoa põe em cheque esta Casa? Tenho certeza que essa gestão foi a que menos gastou com diárias e viagens, porque sei que o senhor, neste sentido faz um trabalho excelente”, disse Anderson de Tuca (PRTB).

Camilo Lula (PT) e Zezinho do Bugio (PTB) também mostraram incômodo com alguns discursos. “Os discursos fazem um jogo que nem sempre é verdade. A população precisa saber que há fiscalizações rígidas do Tribunal de Contas. Lembro que recentemente houve um Congresso de Vereadores, fui procurar saber como tinha direito a passagens e diárias e foi uma grande burocracia, porque o trabalho desta Casa é sério”, afirmou Camilo.

“Me posiciono porque me sinto incomodado com colocações ou defesas que existem aqui. As pessoas não querem ouvir quanto eu ganho, ouvem essas coisas e levam. Venho de uma linha em que era tratado como herói e hoje estamos quase como bandidos”, acrescentou Zezinho.

Por fim, Isac Silveira (PCdoB) foi outro a criticar as acusações: “No campo da oratória, quando você pega os maus exemplos e associa a alguma coisa, dizem que esta também não serve. Quando você pede a investigação desta forma, está colocando em suspeição as diárias desta Casa. E muitos vereadores aqui sequer viajaram por este Parlamento”.

Câmara aprova proposituras nesta quarta-feira

por Leilane Coelho — publicado 06/11/2019 13h31, última modificação 06/11/2019 13h31
Câmara aprova proposituras nesta quarta-feira

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta quarta-feira, 06, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju aprovaram durante a 92º Sessão Ordinária duas proposituras.

O Requerimento nº 308/2019, de autoria de Isac Silveira (PCdoB), que requer a mesa a realização de uma Audiência Pública para falar da Reforma Administrativa foi bastante debatido pelos pares da Casa foi aprovado por 13 votos sim e uma abstenção.

Também foi aprovado, em Redação Final, o Projeto de Resolução nº 13/2019 que cria no âmbito da Câmara Municipal de Aracaju a frente parlamentar defesa da Petrobras.

Anderson de Tuca promove mais uma campanha de doação de sangue em 2019

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/11/2019 13h24, última modificação 06/11/2019 13h24
Anderson de Tuca promove mais uma campanha de doação de sangue em 2019

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador, Anderson de Tuca (PRTB), promove mais uma Corrente dos Amigos de Anderson de Tuca, no dia 25 de novembro, com o objetivo de incentivar o cidadão aracajuano a comparecer ao Hemose para doar sangue.

“Uma doação pode ajudar até quatro pessoas, não vamos esperar que alguém próximo precise. Um simples gesto de solidariedade independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação pode salvar alguém”, destaca Anderson de Tuca.

O parlamentar realiza todos os anos duas correntes de doação de sangue. No último mês de maio, dezenas de amigos de Anderson participaram da iniciativa e junto com o vereador doaram sangue. "Foi uma manhã de solidariedade, onde cada um percebeu o quanto é importante ajudar o próximo", disse Anderson emocionado.

“Nossa campanha em maio foi um sucesso, diversos amigos foram juntos ao Hemose em um ato solitário. Agora, no mês de novembro, iremos repetir, e esperamos dobrar a quantidade de doadores. Basta estar saudável para doar sangue, não dói e é muito rápido”, comenta.

Nova indicação do vereador Jason Neto é atendida pela Emurb

por Élida Fruteira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/11/2019 13h30, última modificação 06/11/2019 13h31
Nova indicação do vereador Jason Neto é atendida pela Emurb

Foto: César de Oliveira

Através de indicações, os vereadores podem solucionar problemas da nossa cidade. Pensando nesse sentido, o vereador Jason Neto (PDT) já fez inúmeras indicações. Uma das mais recentemente, por meio da indicação n° 3760/2019, foi solicitada melhoria no passeio que permeia a Avenida Anísio Azevedo até a Avenida Beira Mar. Na sessão desta quarta, 06, na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador agradeceu a Emurb pela solicitação atendida.

“Aquela região oferece risco aos carros e principalmente aos pedestres. Já havia falado sobre o assunto e tive minha indicação atendida. A situação estava tão precária que uma parte do passeio já estava cedendo e causando risco para os pedestres e carros que precisam passar pelo local. A equipe já esta trabalhando e esperamos que haja uma manutenção melhor para que a área não fique mais perigosa “, disse Jason Neto.

O vereador explicou que o referido passeio de pedestre havia sido reparada em outra gestão, mas depois ficou abandonado. “Aquela avenida é de grande fluxo, principalmente quando há jogos no Batistão. Adultos, jovens e crianças passam diariamente pelo local e tem que haver uma segurança maior, novos paralelepípedos e condições para que as pessoas possam caminhar sem correr risco de sofrer acidente”, concluiu o vereador

Cabo Didi clama por reformas nas praças do Santa Tereza

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/11/2019 13h50, última modificação 06/11/2019 13h50
Cabo Didi clama por reformas nas praças do Santa Tereza

Foto: César de Oliveira

O vereador Cabo Didi (sem partido) subiu na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã de hoje, 06, para pedir mais uma vez que as praças do Santa Tereza sejam reformadas.

O parlamentar exibiu um vídeo mostrando as praças deterioradas no Santa Tereza. Na oportunidade, Cabo Didi mostrou a praça Etelvino Alves, que leva o nome do pai de Jackson Barreto, que está em total abandono, faltando bancos, o alambrado da quadra todo danificado. Outro assunto abordado foi a praça das mães que falta limpeza, pintura, bancos faltando e o alambrado da quadra também está danificado.

"Na verdade, gostaria de aproveitar essas verbas da prefeitura para que sejam feitas obras nas praças do Santa Tereza. Porém, não é uma crítica à gestão, até porque essa situação das praças danificadas, já vem das outras gestões. Nós, recolhemos um abaixo-assinado para que as três praças do Santa Tereza sejam reformadas e no dia de hoje, iremos entregar na prefeitura e ao secretário de infraestrutura, Sérgio Ferrari," explicou Didi.

Cabo Didi, comentou que consegue falar com alguns secretários do município, mas não todos, o que dificulta para resolver os problemas da comunidade.

O vereador parabenizou o colega parlamentar Jason Neto, que em seu Programa de Rádio, cobrou uma solução para o problema da rua Rosina Matos, pois apenas foi feito no local um paliativo e o que necessitava na verdade, era o serviço completo. Ao cobrar na Rádio, as equipes estiveram no local.

Para finalizar o seu pronunciamento, o parlamentar disse que irá usar outra tática para solucionar as demandas do povo, que será denunciar nas emissoras de rádio, para tentar resolver.

Vereador Camilo alerta: “Deso é patrimônio do povo sergipano”

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/11/2019 14h37, última modificação 06/11/2019 14h37
Vereador Camilo alerta: “Deso é patrimônio do povo sergipano”

Foto: Assessoria de Imprensa

Na última sexta feira, 1º, o vereador Camilo Lula (PT) participou de uma reunião com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisam) e com o deputado federal João Daniel (PT). O objetivo da reunião foi a defesa da renovação do contrato de concessão para uso dos recursos hídricos entre a Prefeitura de Aracaju e a Deso.

O vereador Camilo Lula classifica a luta pela água como fundamental e extremamente importante. “A cada dia morrem 4.500 crianças com menos de cinco anos de idade por falta de acesso a água potável e ao saneamento básico, esse é o um dos números que demonstram como é nociva a privação de um direito humano fundamental, o acesso a água e em todo o mundo a privatização desse recurso fundamental só tem aumentado essa falta de acesso e a distância entre as classes mais pobres e a água de qualidade e ao saneamento”, explica o vereador.

O presidente do Sindisam, Silvio Sá, agradeceu ao vereador por estar se somando a esta luta e explicou que é urgente que a PMA renove esse contrato, pois isso dá segurança jurídica em uma janela de 30 anos para que a água de Aracaju não seja privatizada o que vai resultar em aumento nas contas e em precarização dos serviços.

“O vereador Camilo sabe da importância de lutarmos pelas nossas águas e está se somando a nossa luta na esfera municipal, ele está sendo o nosso porta voz junto a Prefeitura Municipal de Aracaju, pois essa é a luta de todo o povo aracajuano”, destacou o presidente.

Questão da água

“O governo federal, através da sua política entreguista já está se articulando para que os recursos hídricos brasileiros sejam privatizados o que é mais que absurdo e nós temos que nos mobilizar para que isso não aconteça”, defende o Camilo.

No último dia 9 de outubro, foi apresentado o texto substitutivo ao Projeto de Lei 3.261/2019 e apensados que altera a Lei 11.445, de 2007, a Lei Nacional de Saneamento Básico, e mais quatro leis. A proposta fragiliza e desestrutura todo o setor de saneamento do país e escancara a fatia lucrativa do setor para a gestão da iniciativa privada, sem qualquer garantia de salvaguarda dos interesses da população nos municípios onde água e esgotamento sanitário não darão lucro. “Se trata de uma medida entreguista que só aumenta a desigualdade de acesso a água de qualidade e a distância entre as populações mais pobres e o acesso ao saneamento básico”, elucida o vereador.

Cabo Amintas denuncia barbeiragem da SMTT no trânsito do Santo Antônio

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/11/2019 09h44, última modificação 07/11/2019 09h44
Cabo Amintas denuncia barbeiragem da SMTT no trânsito do Santo Antônio

Foto: César de Oliveira

No Pequeno Expediente, desta quarta-feira, 06, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para trazer as reclamações de moradores do Bairro Santo Antônio quanto às mudanças no trânsito e placas em locais impróprios.

O parlamentar iniciou seu discurso falando sobre as reclamações dos moradores da Rua Cláudio Batista que liga a principal avenida do bairro ao Hospital Universitário (HU) e ao centro da cidade. A via que antes era de mão dupla, passou a ter mão única o que ocasionou mudança na linha de transporte público (614) que agora demora mais tempo para passar e muito mais tempo ainda para chegar ao final de linha e voltar para o centro, fazendo com que os usuários se atrasem devido ao trânsito intenso na rua em horários específicos.

Amintas mostrou partes do vídeo da Live do programa "Nas Ruas" que faz todas as segundas-feiras e questionou o trabalho da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) em relação ao atendimento das necessidades reais da população. "Esses homens da SMTT parecem que de trânsito não entendem nada e não percebem que ao fazer mudanças em algumas regiões da cidade, o mais importante é ouvir a população que será atingida diretamente", criticou.

Além da reclamação de trânsito intenso, redução de oferta e atraso nos horários do transporte público, os moradores também reclamaram da placa de sinalização que foi colocada em calçada muito estreita e quase em cima do piso tátil dificultando o acesso de pessoas com deficiência visual ou física.

"Eles pegam uma placa de pare e colocam no meio da calçada com piso tátil, que é para a pessoa que tem deficiência visual dar de cara na placa. A SMTT não pode dizer que nesse caso não tem espaço na via para colocar a placa, porque tem um poste na via. Vejam a inteligência da SMTT", ironizou o petebista. 

Por último, Amintas fez questão de lembrar outros casos em que a SMTT foi denunciada. "É um absurdo que essa gestão que coloque pessoas incompetentes à frente do órgão. Essa mesma SMTT que leiloou carros roubados, que tem esquema de multas e que já desmoralizou toda essa Casa. Isso é o que a SMTT pensa e prova em relação a todos nós vereadores", declarou.

Lucas Aribé defende oficialização da Libras

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/11/2019 09h51, última modificação 07/11/2019 09h51
Lucas Aribé defende oficialização da Libras

Foto: César de Oliveira

A campanha pela oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi abordada pelo vereador Lucas Aribé (PSB), durante a sessão desta quarta-feira, 6, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Embora já seja reconhecida, pela lei 10.436/2002, a língua não é oficializada.

O parlamentar se reuniu, recentemente, com a idealizadora do movimento, Kamila de Souza Gouveia, autora da Ideia Legislativa publicada no portal e-Cidadania, do Senado Federal, que busca tornar a Libras uma língua oficial no país. Lucas, apoiador da causa, reforçou a importância da iniciativa e destacou a necessidade de promover o ensino da língua nas escolas, como ferramenta de inclusão para a pessoa surda.

"O artigo 13 da Constituição só traz como oficial, no Brasil, a Língua Portuguesa. A pessoa surda merece essa conquista, pois, apesar dos avanços, a pessoa ainda passa por muita dificuldade para se comunicar. Precisamos fazer com que a libras chegue às escolas, que, antes de aprender idiomas estrangeiros, nossas crianças tenham acesso à Libras, língua que é brasileira também", defende o vereador.

A campanha 'Oficializa Libras' propõe a inserção da língua na Constituição Federal através de PEC, que está sendo elaborada pelo senador Alessandro Vieira. "Faço questão de enaltecer a iniciativa e elogiar não apenas Kamila, que é a autora, mas também o senador Alessandro, que, em pouco tempo de mandato, já está fazendo história. Não existe lado político quando o assunto é beneficiar a população, temos que lembrar que nosso patrão é o povo", afirma Lucas, pontuando que já está buscando a realização de uma audiência pública para debater o assunto.

Segundo Kamila de Souza Gouveia, a intenção é equiparar a Libras à Língua Portuguesa, para que o país seja, de fato, bilíngue. "Hoje a lei determina que a escola ensine Libras, mas, com a oficialização, o aluno terá a obrigação de aprender. Atualmente isso é facultativo, e estamos excluindo dez milhões de pessoas surdas. É uma questão de cidadania", disse.

Palhaço Soneca atende moradores e reivindica melhorias no saneamento básico do Coqueiral

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/11/2019 09h55, última modificação 07/11/2019 09h55
Palhaço Soneca atende moradores e reivindica melhorias no saneamento básico do Coqueiral

Foto: César de Oliveira

O vereador Palhaço Soneca esteve na rua Divinópolis, no bairro Coqueiral, para verificar um problema relatado pelos moradores da comunidade. Chegando ao local, o vereador constatou a necessidade de serviços básicos na região. “Presenciei muitas fossas entupidas e mau cheiro, o que causa transtornos aos moradores, inclusive pode causar algum tipo de doença”, diz preocupado o vereador.

De imediato, Soneca pediu a atenção do poder público para sanar o problema na rua Divinópolis. “Já fiz a reivindicação aos órgãos competentes, tenho certeza que uma equipe da Emurb resolve esta situação. Agora é aguardar”, disse.

Isac repudia a possível extinção de municípios sergipanos com aprovação de nova PEC

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/11/2019 10h09, última modificação 07/11/2019 10h09
Isac repudia a possível extinção de municípios sergipanos com aprovação de nova PEC

Foto: César de Oliveira

Um assunto gerou bastante polêmica na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) após o vereador Isac Silveira (PCdoB) usar a Tribuna e falar em seu discurso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, enviada ontem pelo governo ao Senado, que propõe a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total.

Em Sergipe, segundos dados do último censo realizado pelo IBGE, pelo menos 10 municípios estão ameaçados pela PEC: Amparo de São Francisco, Canhoba , Cumbe, General Maynard, Malhada dos Bois, Pedra Mole, Santa Rosa de Lima, São Francisco, São Miguel do Aleixo e Telha. Segundo o texto da PEC, esses municípios devem fazer parte de cidades vizinhas.

O vereador Isac falou sobre a PEC e a importância de discutir o assunto. “Certamente todos estamos inquietos com essas últimas medidas anunciadas pelo governo Jair Bolsonaro. E não tem como não discutirmos nessa casa, porque o que acontece em Brasília reverbera em nossa cidade e em nosso estado, como a extinção de 10 municípios sergipanos. Extinguir, por exemplo, a cidade de Cumbe? Qual a vantagem para aquele povo? Nenhuma! Essa PEC é cheia de maldades e ela vem em um bojo de desestruturar o Estado Brasileiro e o que a Constituição de 88 construiu”, disse o vereador.

Isac ainda falou sobre o fundo de participação para muitos municípios brasileiros. “Nós temos a convicção que muitos municípios do Brasil são, de fato, pobres, e que o fundo de participação é a única possibilidade de recursos para sua existência. Mas é também, o fundo de participação, uma devolução daquilo que o povo brasileiro produziu através de pagamentos de tributos e impostos. O que nós estamos vendo é que o senhor Paulo Guedes está muito bem intencionado para aquilo que ele se colocou: destruir a máquina pública e promover a participação da iniciativa privada de forma descontrolada em todas as partes da administração pública do país”, afirmou Isac.

"Paulo Guedes quer é colocar o trabalhador em estado de extrema pobreza", diz Isac

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/11/2019 11h01, última modificação 07/11/2019 11h01
"Paulo Guedes quer é colocar o trabalhador em estado de extrema pobreza", diz Isac

Foto: César de Oliveira

Na tarde da última terça-feira, 05, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou em coletiva que servidor público filiado a partido político não terá direito a estabilidade no emprego. "Tem filiação partidária? Não é servidor público. Não vou dar estabilidade para militante. É como nas Forças Armadas: é servidor do Estado", disse Guedes.

O fim da estabilidade para servidores fará parte da reforma administrativa, que ainda será enviada pelo Governo Federal ao Congresso Nacional. As novas regras afetarão apenas novos servidores. O vereador Isac Silveira (PCdoB) que é servidor público federal do INSS e defensor assíduo dos trabalhadores na Câmara Municipal de Aracaju, tratou do assunto na casa parlamentar. “Vejam que absurdo que disse esse senhor Paulo Guedes, que tem uma mente ditatorial: Dizer que servidor público não pode ser filiado a nenhum partido, é quebrar o conceito constitucional da liberdade de filiação, garantida no Artigo 5º da Constituição, dos direitos fundamentais do povo brasileiro”, frisou Isac.

O vereador ainda citou barbáries noticiadas pelo governo nos últimos dias. “É o filho de Bolsonaro falando sobre o AI-5, o próprio presidente falando sobre caçar concessões, e agora Guedes falando sobre a retirada de direitos dos servidores públicos. Vejam a mente que está gestando política neste país”. Além disso, uma das PECs (Proposta de Emenda à Constituição) permite que, em situações de emergência fiscal, União, estados e municípios reduzam temporariamente a jornada de trabalho dos servidores em até 25%, com redução salarial equivalente. “O que nós entendemos de salário e o que está na Constituição é que ele é alimento, e o que esse Ministro está propondo é que o Trabalhador entre em estado de extrema pobreza”, declarou o parlamentar.

Américo pede carro fumacê para controlar excesso de mosquito no Marivan

por Vivaine Cavalcante — publicado 07/11/2019 12h24, última modificação 07/11/2019 12h24
Américo pede carro fumacê para controlar excesso de mosquito no Marivan

Foto: Gilton Rosas

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira, 7, o vereador Américo de Deus (Rede) pediu a intervenção da Secretaria Municipal de Saúde, Waneska Barboza, com relação ao excesso de mosquito no bairro Marivan. “Está uma epidemia. Quando chega num determinado horário as pessoas estão sem aguentar o excesso de mosquito. Peço o envio do carro fumacê para amenizar o sofrimento dessas pessoas”, pediu. De acordo com o vereador, são tantos mosquitos que fica difícil perceber se é mosquito comum ou nocivo, que cause dengue ou zica, por exemplo. 

Américo ocupou a Tribuna também para agradecer por seu pleito ter sido atendido com relação a reforma do Colégio Anízio Teixeira, no bairro Atalaia. “Fiz diversas reuniões solicitando melhorias na escola e fico feliz com o andamento da obra. Provavelmente no 2º semestre de 2020 acontecerá entrega. Esse é o papel do vereador de cobrar e quando atendido, agradecer”, ressaltou.

Outro ponto citado no pronunciamento de Américo de Deus foi a reunião com o secretário municipal do Meio Ambiente, Allan Lemos. De acordo com o parlamentar, a reunião com moradores da Coroa do Meio foi para tratar sobre o avanço do mar na localidade e frisar que as pedras de contenção existentes já não são mais suficientes. “A preocupação desses moradores é que a água avance e invada as casas. Fomos até o secretário para solicitar providências o quanto antes e se não puder fazer nada, nos avise que vamos procurar outras autoridades. O que não pode acontecer é tragédias por negligência”, disse.

Américo de Deus esteve reunido também com o secretário municipal da Juventude e Esporte, Antônio Hora Filho, para levar demandas do seu mandato e da população. Um das questões levadas ao secretário foi sobre o auxílio atleta e a reposição de areia em campos do bairro Marivan e Conjunto Santa Tereza.

Convite- ]

Por fim, Américo de Deus fez um convite para a Feijoada para beneficiar o Lar Cristo Redentor, a partir das 12h. O evento contará com música ao vivo de Gil Castro e Banda e Orquestra Licre.

 

Em Tribuna, Dr. Sotero divulga 9ª Caminhada do Dia Mundial do Diabetes

por Viviane Cavalcante — publicado 07/11/2019 12h59, última modificação 07/11/2019 12h59
Em Tribuna, Dr. Sotero divulga 9ª Caminhada do Dia Mundial do Diabetes

Foto: Gilton Rosas

O médico José Sotero esteve na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira para divulgar a 9 ª Caminhada do Dia Mundial do Diabetes que acontecerá dia 30 novembro. “Esse é o ponto alto do calendário de quem é diabético”, frisou. O discurso de Dr. Sotero disse que é uma honra está novamente na Casa Legislativa para falar e alertar sobre diabetes.

De acordo com o médico, a caminhada é totalmente gratuita, contará com um trio elétrico e um trenzinho para pessoas com dificuldade de mobilidade participar do evento anual. Além disso, no fim da caminhada haverá serviços de saúde como verificação de glicemia, pressão entre outros.

“A cada 10 segundos uma pessoa morre no mundo de diabetes e na última pesquisa, aumentou o número de homens diabéticos. São 18 milhões de diabéticos no Brasil. Nos precisamos fazer alguma coisa para reverter essa situação”, afirmou chamando a atenção para a doença.

Por fim, Dr. Sotero agradeceu a todos os voluntários que colaboram para a realização da caminhada realizada pelo Centro de Diabetes de Sergipe  e reúne a comunidade médica, portadores da doença e a sociedade em geral.

“Já tem gente sem dormir com as prisões que estão por vir”, Emília Corrêa

por Andra Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/11/2019 13h10, última modificação 07/11/2019 13h08
“Já tem gente sem dormir com as prisões que estão por vir”, Emília Corrêa

Foto: Gilton Rosas

Em tom acalorado, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) ocupou a Tribuna do Legislativo Municipal em defesa do fim do foro privilegiado por prerrogativa de função, sinônimo de impunidade em todo o país.

O pedido feito após a vereadora exibir na Câmara, um vídeo que ganhou repercussão nacional de vereadores presos, em Santa Rita, Paraíba, por forjarem  congresso em Gramado, Rio Grande do Sul custeado com dinheiro público.

“É necessário que a corrupção seja freada e nós precisamos fazer nossa parte. O que aconteceu em Santa Rita não é algo isolado e o que  gente percebe, é que os políticos sem as prerrogativas do fórum privilegiado ficam vulneráveis a serem investigados com mais facilidade e isso precisa ser feito. Ministérios Públicos investiguem as Câmaras, por favor, seriamente”, declarou Emília Corrêa.

Por fim, a vereadora fez um alerta aos colegas de parlamento e orientou para que trabalhassem sem exigir cargos em troca. “Exerçam os seus mandatos com dignidade, trabalhem para o povo de verdade, como deve ser feito, sem troca de cargos, sem troca de dinheiro, sem troca de promessas, sem troca de falsas ajudas, foi para isso que eles nos elegeram e escolheu cada um que está aqui como representante. É tão gratificante trabalhar honestamente. E aos que pensam diferente, fiquem atentos, vem prisão por aí é já tem gente sem dormir”, concluiu.

Fábio Meireles chama a atenção para aumento de doenças virais

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/11/2019 14h08, última modificação 07/11/2019 14h08
Fábio Meireles chama a atenção para aumento de doenças virais

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles chamou a atenção da população sergipana sobre o considerável aumento das doenças virais como dengue, sarampo e chikungunya. Ele citou dados da Secretaria de Estado da Saúde, divulgados por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, que apontam para a confirmação de 4.516 casos de dengue.

“Desses números, são 4.022 de dengue clássica; 34 considerada grave e 13 registros de mortes. Outros 1.478 casos continuam sob investigação. São dados que nos assustam e que carecem de uma atenção de cada um de nós”, disse o parlamentar.

Meireles enfatizou que a taxa de incidência por 100 mil habitantes é de 257,8. “E segundo a Secretaria, a faixa etária mais acometida é a de menores de 14 anos. Ou seja, as nossas crianças e adolescentes estão em situação de maior vulnerabilidade. Não podemos brincar com isso. É preciso que cada um faça a sua parte e juntos possamos combater esse mosquito”, disse, referindo-se ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya. “Outro dado preocupante é que já são mais de 250 notificações da chikungunya, com 150 casos confirmados”, destacou o vereador, lembrando que Aracaju é o município com maior incidência em relação às duas doenças.

Fábio falou que, apesar da informação de que o número de notificações para a Dengue tem reduzido, não se pode descuidar, considerando que pode haver oscilação nesse quadro. “Então, precisamos estar atentos e adotar medidas simples em nossas casas, como evitar o acúmulo de água, colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, onde a água fica retida, recolher copos descartáveis, tampinhas, garrafas e outras coisas que podem acumular água dentro, colocar desinfetante nos calhas e bicas, dentre outras pequenas iniciativas”, citou.

Emília é contra abusos no estacionamento público rotativo

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 07/11/2019 15h24, última modificação 07/11/2019 15h24
Emília é contra abusos no estacionamento público rotativo

Foto: Gilton Rosas

Devido ao descumprimento da Lei Ordinária n° 1.528/89, que já estabelece área menor para a exploração, a vereadora Emília Corrêa (Patriota), destacou na Tribuna do Legislativo Municipal, que protocolou uma Ação Popular contra abusos na exploração do Estacionamento Rotativo no município de Aracaju.

Segundo a parlamentar, é excessivo o poder que a Prefeitura de Aracaju tem de ampliar, sem limites, as áreas de cobrança pelo uso da via pública. “Estão sendo várias as irregularidades. Além do não cumprimento dos limites da área designada, a Lei municipal de 1989 delimita uma área menor de cobrança apenas na Av. Coelho e Campos, na Rua Apulcro Mota e Av. Carlos Firpo; entretanto, hoje, quase todo o centro comercial e, agora, Bairros Grageru e São José estão sob a cobrança de tarifas de R$ 3,00 para carros, R$ 2,00 para motos e R$ 6,00 para caminhonetes por até 2 horas de uso”, pontuou.

Ao concluir, a vereadora ressaltou receber inúmeras denúncias de aplicação automática de multa de trânsito sem que fosse dado ao cidadão o direito de regularizar o pagamento da tarifa e a falta de transparência da gestão. “A Ação foi impetrada justamente para rever todas essas violações que os cidadãos estão sofrendo por parte do Poder Executivo. Se existe uma Lei, deve ser cumprida, e é o nosso dever de fiscalizar. Desde 2018 a prefeitura não respondeu a ofício e requerimento questionando o destino desses recursos que, segundo a Lei Orgânica Municipal, tem destinação obrigatória para manutenção de creches e ações para crianças e adolescentes”, afirmou.

Isac realiza Audiência Pública para debater novas propostas do Governo Federal envidas ao senado

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/11/2019 16h05, última modificação 07/11/2019 16h03

Nesta sexta-feira, 08, o plenário da Câmara Municipal de Aracaju será palco de um grande debate entre a sociedade civil, políticos, economistas e sindicalistas. Acontecerá, a partir das 9h, a Audiência Pública, de autoria do Vereador Isac Silveira (PCdoB) com o tema ‘A Reforma Administrativa e o Desmonte do Estado Brasileiro’.

Irão compor a mesa para discussões o Doutor em Direito Político e Econômico, Maurício Gentil, o Coordenador Geral do Sindiprev/SE, Joaquim Antônio, o Presidente do Sindifisco/SE, Paulo Pedrosa e o Deputado Federal Fábio Henrique (PDT).

“Na sexta pela manhã eu espero vocês, na Câmara, para debatermos a Reforma Administrativa, discutirmos as novas propostas que foram enviadas ao Senado que modificam as questões dos municípios, a instabilidade dos servidores públicos do país, entre outras coisas”, convida o vereador Isac.

"Tudo que é proposto pela oposição vem sendo ignorado", critica Lucas Aribé

por Marina Lopes, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/11/2019 16h07, última modificação 07/11/2019 16h07
"Tudo que é proposto pela oposição vem sendo ignorado", critica Lucas Aribé

Foto: Gilton Rosas

O vereador Lucas Aribé (PSB), líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), criticou, durante a Sessão desta quinta-feira, 7, as relações políticas entre o Executivo e os parlamentares de oposição.

Por mais que sejam apresentadas proposituras e solicitações em busca de melhorias para a população, segundo Lucas, somente os pleitos da bancada ligada ao prefeito são ouvidos.

"As informações, a depender do lado partidário que as passem, não têm valia nenhuma. Se um vereador da situação, que tem mais facilidade de trânsito na Prefeitura, faz a mesma cobrança que um colega de oposição, consegue realizar. Enquanto isso, tudo que é pontuado por quem é contra a gestão vai sendo ignorado, ainda que seja pelo bem dos aracajuanos", avaliou.

Exemplo disso foi a recente recuperação da estrutura na Orla Por do Sol, no Mosqueiro, realizada pelo Governo do Estado em parceria com a administração municipal. O vereador lembrou que, em fevereiro de 2018, ele denunciou o abandono do local e cobrou melhorias por parte do Poder Público.

"A Orla, que é um importante ponto turístico da nossa cidade, estava em uma situação vergonhosa e eu mesmo pedi que alguma atitude fosse tomada. Que bom, finalmente foi resolvido. Mas o que me entristece é parecer que a cidade está dividida entre os que reivindicam e são ouvidos, apenas por estarem de um determinado lado político, e os que falam, tentam ajudar a construir uma cidade melhor, mas nunca conseguem", lamenta o parlamentar.

Elber afirma que Edvaldo insiste em cobrar IPTU abusivo aos Aracajuanos

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/11/2019 16h12, última modificação 07/11/2019 16h12
Elber afirma que Edvaldo insiste em cobrar IPTU abusivo aos Aracajuanos

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) lamentou a postura do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que, mesmo a Justiça de Sergipe já tendo declarado inconstitucionais as leis do IPTU de Aracaju, ainda entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para que suspenda os efeitos da decisão do TJ/SE e que ele continue cobrando o IPTU abusivo aos aracajuanos.

“O TJ de Sergipe declarou o IPTU de Aracaju abusivo, extorsivo, confiscatório e desproporcional. O prefeito que dizia durante a campanha que sabia governar sem aumentar impostos e foi enfático em declarar que revogaria o aumento do IPTU dado por João Alves, está lutando na justiça para que o povo de Aracaju pague um IPTU fora da realidade e altamente caro”, disse.

Elber informou que a assessoria do parlamentar está fazendo as contrarrazões do recurso do prefeito Edvaldo Nogueira, pedindo ao STF que não acate esse recurso. “O povo precisa gizar dos benefícios da decisão do TJ/SE, que veio de uma ação interposta pelo PSB, Ministério Público, OAB/SE e também pelo PCdoB, partido de Edvaldo, que quando virou prefeito, desistiu da ação”, explicou o vereador da oposição.

Presidente da Câmara participa de assinatura de financiamento de R$ 300 mi para Aracaju

por Danilo Cardoso — publicado 07/11/2019 16h21, última modificação 07/11/2019 16h21
Presidente da Câmara participa de assinatura de financiamento de R$ 300 mi para Aracaju

Foto: Ana Lícia Menezes

A capital sergipana está prestes a viver o melhor momento de sua história com obras estruturantes que transformarão definitivamente a vida dos cidadãos e tudo isto graças ao trabalho incansável da Câmara Municipal de Aracaju. Nesta quinta-feira, 7, o presidente da Casa Legislativa, Nitinho (PSD), participou da assinatura do empréstimo de R$ 300 milhões entre a Prefeitura de Aracaju e o Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

Para que Aracaju recebesse estes recursos, a Casa Legislativa Municipal aprovou em Plenário o empréstimo solicitado pela Prefeitura de Aracaju. Após isto, os documentos seguiram para Brasília para serem analisados e também aprovados pelo Congresso Federal. A solenidade de assinatura do financiamento aconteceu na sede do BID, em Brasília, contando com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira; do presidente da instituição financeira, Hugo Flórez; da senadora Maria do Carmo; dos deputados federais Fábio Henrique e Bosco Costa.

Os recursos serão aplicados na construção da Avenida Perimetral Oeste, desafogando o trânsito da Avenida Euclides Figueiredo e melhorando o fluxo de carros entre Aracaju e Nossa Senhora do Socorro; na construção de 420 unidades habitacionais; na melhoria da mobilidade urbana; escolas; praças, revitalização do Parque da Sementeira, criação do Parque Ecológico Poxim, equipamentos de saúde e assistência social.

Entusiasmo com o montante de investimentos na capital, o presidente da Câmara enfatizou as melhorias. “Fico muito feliz em participar de todos os momentos deste fato histórico em Aracaju. Aprovamos na Câmara e agora estou aqui em Brasília para testemunhar e a construção do futuro da cidade. Será realizada a construção de avenida, casas populares, praça, escolas, melhoria na mobilidade urbana. Serão beneficiadas diretamente mais de 400 mil pessoas, fato que me emociona bastante”, destacou Nitinho.

“Falta ética e coerência em discursos da oposição”, afirma Seu Marcos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/11/2019 17h12, última modificação 07/11/2019 17h12
“Falta ética e coerência em discursos da oposição”, afirma Seu Marcos

Foto: Gilton Rosas

Como resposta as constantes trocas de farpas entre parlamentares, algumas delas por motivações pessoais, o vereador Seu Marcos (PHS) voltou a cobrar mais respeito dos próprios vereadores com o povo de Aracaju. Segundo ele, existe abuso no discurso parlamentar e incoerências nas cobranças da oposição. 

“Nunca desqualifiquei o trabalho de nenhum colega. Se eu não falo bem, de mal não falo de ninguém. Ouvi até palavras chulas na tribuna. É bom os colegas repensarem alguns discursos, para não cair na promoção pessoal, na politicagem. Quem assiste as Sessões, sabe identificar quando o político  ‘joga para galera’, apenas para confundir a opinião do eleitor", criticou. 

Sobre a falta de cordialidade dentro do parlamento,  Seu Marcos defendeu a  ética e destacou a atuação do Legislativo Municipal.  “Quando ouço que todos os políticos são ladrões, o vereador que fala esta se incluindo também. Toda regra tem exceção. A CMA tem excelentes parlamentares. Falta ética e coerência nos discursos. Estou há seis meses como vice-líder do prefeito, sempre com a mesma postura. Respeito a oposição, a situação e os independentes. Trato todos da mesma forma. Não uso da função de vereador e nem de vice-líder para denegrir ninguém", enfatizou. 

Dos agravos ao gestor municipal, Seu Marcos rebateu as acusações apresentando as ordens de serviços espalhadas pela cidade. “Ninguém mais lembra como o prefeito Edvaldo Nogueira recebeu Aracaju. A administração passada deixou mais de 540 milhões em dívidas. Hoje, a gestão de Edvaldo é uma das melhores do Norte e Nordeste. Falam tanto: ‘Mande o homem trabalhar’, mas não reconhecem que ele tem trabalhado. Temos ordens de serviço e obras de norte a sul da cidade. É inegável. Falta coerência”, finalizou.

Seu Marcos se reúne com MP/SE para tratar de atendimento a vitimas de violência doméstica

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/11/2019 17h20, última modificação 07/11/2019 17h21
Seu Marcos se reúne com MP/SE para tratar de atendimento a vitimas de violência doméstica

Foto: Gilton Rosas

Com o objetivo de buscar parcerias, somar esforços e apontar alternativas para um melhor atendimento a mulheres em situação de violência, o vereador Seu Marcos (PHS) apresentou à promotora do Centro de Atendimento Operacional (CAOp) da Mulher do Ministério Público de Sergipe ( MP/SE), Euza Missano, o caso da moradora do Bugio, que demorou 5 horas para prestar um Boletim de Ocorrência ( B.O).

O caso aconteceu na semana passada durante atendimento na Delegacia de Grupos Vulneráveis ( DAGV). Seu Marcos, que é conhecido da vítima, relatou o caso na Câmara Municipal de Aracaju. Após pronunciamento, foi convidado pela promotora para uma audiência. Na oportunidade, Seu Marcos descreveu todo o procedimento realizado pela Delegacia.

“Estive no CAOp da Mulher e fui recebido pela promotora Euza Missano. A pauta foi o atendimento da DAGV. Infelizmente muitas mulheres estão deixando de prestar queixas por causa do atendimento. Semana que vem o Ministério Público deve ouvir a diretora da DAGV. O nosso objetivo é ajudar a melhorar o serviço", disse o parlamentar.

“Sempre que eu acompanho casos assim, procuro levar aos órgãos competentes para tentar encontrar alternativas para melhorar o atendimento às mulheres. Agradeço a promotora Euza Missano pela parceria, pela sensibilidade que vem tratando o caso. Esse é o papel do vereador, falar na tribuna o problema, depois levar aos órgãos competentes atrás de soluções", finalizou o parlamentar

Anderson de Tuca questiona destino do óleo retirado das praias de Aracaju

por Juliana Paixão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/11/2019 09h19, última modificação 08/11/2019 09h19
Anderson de Tuca questiona destino do óleo retirado das praias de Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) emitiu um Requerimento solicitando à Secretaria do Meio Ambiente, à Emsurb, à Adema e ao Ibama informações sobre o destino final do óleo que foi coletado nas praias de Aracaju. No último mês, diversas manchas de óleo apareceram nas praias do Nordeste, e Anderson tem acompanhado de perto a situação do desastre ecológico desde o começo.

“Solicito dos órgãos mais informações em relação ao derramamento de óleo, qual foi a destinação do óleo que foi recolhido até o momento? Se a população precisar de informações sobre esse óleo, qual órgão será responsável? Como está o auxílio-defesa para os pescadores? ”, questiona.

As manchas têm provocado, além da poluição ambiental, prejuízos para as atividades econômicas da região nordestina, como a perda da produção pesqueira e a baixa do setor turístico, motivos que fizeram o parlamentar solicitar o requerimento.

“Esses efeitos atingem a todos que dependem da movimentação das praias, hotéis, bares, vendedores ambulantes, taxistas, guias turísticos, pescadores, catadores de caranguejo, marisqueiros”, comenta.

Vereador Cabo Didi fez visita ao vice presidente da Emurb

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/11/2019 09h35, última modificação 08/11/2019 09h49
Vereador Cabo Didi fez visita ao vice presidente da Emurb

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Cabo Didi (sem partido) esteve na manhã de ontem (07) reunido com o vice presidente da Emurb, Geraldo Santana. A reunião teve como objetivo debater as demandas dos conjuntos e loteamentos do bairro Aeroporto, Aruana, toda a zona de expansão e o bairro Jabotiana.

O vereador aproveitou a conversa para colocar em pauta a situação do Recanto da Paz, do povoado São José, povoado Areia branca e o conjunto Santa Lúcia que sofrem com graves problemas de infraestrutura.

Durante a reunião, o vice presidente da Emurb colocou para o parlamentar tópicos de cada local que foi solicitado pelo vereador, esclarecendo algumas dúvidas, pontuando o que pode ser feito para melhorar.

Cabo Didi fez uma breve explanação de todos os pedidos encaminhados à EMURB e as novas indicações que serão protocoladas por ele ao órgão, para que as providências possam ser tomadas. "Tenho que agradecer ao vice presidente da Emurb, pois sempre que vou ao órgão, sou bem recebido pelo secretário e parabenizá-lo pelos projetos que o órgão irá executar em benefício da população e pela explicação a respeito das minhas reivindicações,"comentou o parlamentar.