Comissão de Sustentabilidade da CMA promove evento sustentável nesta sexta (26), com distribuição de mudas e palestras

por Camila Farias - Agência CMA — — publicado 13/10/2025 12h12, última modificação 13/10/2025 12h12
Comissão de Sustentabilidade da CMA promove evento sustentável nesta sexta (26), com distribuição de mudas e palestras

Arte: Débora Melo

No dia 26 de setembro, às 9h, a equipe de Sustentabilidade, da Câmara Municipal de Aracaju apresentará as ações de destaque do relatório de desempenho do Plano de Logística Sustentável (PLS), referentes ao ano de 2024. O encontro contará com palestras e distribuição de mudas para a comunidade, além do plantio simbólico de árvores, em homenagem ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro.

De acordo com Verena Dalton, presidente da Comissão do PLS,  “essa é uma oportunidade para os servidores da Casa conhecerem os resultados das ações de sustentabilidade e consumo consciente praticados no último ano e refletirem sobre o impacto deles, ao mesmo tempo em que conhecem algumas ações de outras instituições, principalmente, relacionadas à arborização da cidade”, disse. 

Resultados 

Das 08 metas estabelecidas no plano, 07 foram atingidas, o que representa 87,5% do total. Em relação ao uso de recursos sustentáveis, a meta era reduzir 5% da quantidade de papel para a impressão, porém, a equipe alcançou um resultado de 37%, o que representa uma economia de 72 mil folhas. Além disso, a equipe conseguiu reduzir 15% do número de copos descartáveis e distribuiu garrafas reutilizáveis. A Câmara de Aracaju conseguiu também, em 2024, reduzir 36% do consumo de água, o que representou uma economia de 400 mil litros.

Em relação ao processo de digitalização, o setor de gestão de documentos trabalhou com uma reorganização do acervo e capacitação de servidores, incentivando o processo. Outro ponto positivo diz respeito à destinação de resíduos sólidos e coleta seletiva. Estavam previstas 12 destinações à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), mas a equipe conseguiu realizar 18. Foram realizadas também ações de educação para a sustentabilidade, com participação de mais de 50% do quadro funcional e 45 materiais de comunicação produzidos. A Câmara também realizou ações integradas, pensando na qualidade de vida no trabalho, envolvendo campanhas de saúde e integração de calendários. Vale ressaltar que a única meta não atingida foi a de energia elétrica, que teve um aumento no consumo em 0,5%.  Ainda assim, o aumento foi inferior a 1%, contrastando com os 15% do ano anterior (2023), o que indica um avanço no controle do consumo energético.

 

Plano de Logística Sustentável

 O PLS é um instrumento de planejamento que facilita o desenvolvimento de ações de consumo consciente e sustentabilidade no Poder Legislativo de Aracaju, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável do município.

A partir dele, a CMA apresenta metas relacionadas a práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços. A presidente da Comissão do PLS, a analista administrativa Verena Dalton, considera o relatório importante para análise das ações efetivadas.