CMA é a única Câmara do estado de Sergipe a receber o Selo Iniciativas Sustentáveis
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu o Selo Iniciativas Sustentáveis, promovido pelo Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE), sendo a única Casa Legislativa do estado a receber essa certificação. Essa é a primeira edição do evento, cuja premiação ocorreu na sede do TCE-SE, na manhã desta quarta-feira (10/12). O objetivo da ação é reconhecer práticas sustentáveis desenvolvidas pelos Poderes Executivo e Legislativo do estado e dos municípios sergipanos, além do Poder Judiciário.
Os projetos inscritos passaram pela avaliação de uma comissão, de modo que o selo foi concedido a iniciativas que conseguiram comprovar ações voltadas à sustentabilidade ambiental, social e econômica, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). No caso da Câmara Municipal de Aracaju, o projeto contemplado foi o Plano de Logística Sustentável da CMA, elaborado em 2024.
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), ressaltou que as práticas sustentáveis fizeram com que a instituição fosse a única Câmara de Sergipe a receber esse prêmio. “Hoje é um dia de muita felicidade para a gente que está aqui à frente da Câmara Municipal de Aracaju, pois somos a única Câmara do estado de Sergipe a receber esse prêmio, o Selo Iniciativas Sustentáveis. Recebemos esse reconhecimento enquanto instituição legislativa que pratica muito bem ações sustentáveis, socioambientais, que muitas vezes são renegadas. Então, a gente tem essa preocupação, não só de dar o exemplo para a sociedade, como também de colocar isso em prática. Muito obrigado ao Tribunal de Contas, que nos avaliou, e no próximo ano tem mais”.
Verena Dalton, presidente da Comissão de Sustentabilidade da CMA, enfatizou que a Câmara tem trabalhado para lidar com os desafios ambientais, e o recebimento do prêmio é a concretização de que a instituição está no caminho certo. “Receber esse selo do TCE Sergipe representa o reconhecimento formal do trabalho coletivo realizado na Câmara de Aracaju e dos seus resultados de sustentabilidade institucional e de boa gestão dos recursos públicos. Como única instituição do município de Aracaju e única Casa Parlamentar contemplada pelo selo, damos um exemplo de como o Poder Legislativo desta capital tem contribuído no enfrentamento de um dos principais desafios contemporâneos, que é a redução de impactos ambientais”.
Gil Santos, diretora administrativa da Câmara e membro da Comissão de Sustentabilidade da CMA, destaca que medidas simples foram fundamentais para promover práticas mais sustentáveis na instituição, como a redução da utilização de copos descartáveis e de papel, além da realização de rodas de conversa com os servidores, no sentido de conscientizá-los acerca da economia de energia e de água.
Por fim, Verena Dalton explica que a Comissão de Sustentabilidade já está em processo de elaboração do novo Plano de Logística Sustentável da CMA. “Um novo PLS está sendo construído com base nos acertos reconhecidos e nas melhorias ainda necessárias, seguindo a metodologia aprendida com a Rede Legislativo Sustentável, contando com a contribuição direta de servidores de todas as áreas e prédios, e levando em consideração o Planejamento Estratégico publicado este ano, entre outros elementos”.
Confira a lista das iniciativas consideradas aptas a receber o Selo Iniciativas Sustentáveis:
1. Areia Branca – Fonte Rural “Água Potável para Todos”;
2. Barra dos Coqueiros – Recuperação de Área Degradada em Fragmento de Vegetação Nativa de Restinga;
3. Câmara de Aracaju – Plano de Logística Sustentável da Câmara de Aracaju 2024;
4. Secretaria de Meio Ambiente de Nossa Senhora do Socorro – Mapeamento Arbóreo Urbano;
5. Macambira – Criação da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE);
6. Malhador – Malhador mais Limpo!;
7. Nossa Senhora da Glória – Bolsa Auxílio Catador;
8. Nossa Senhora do Socorro – Arte que Transforma: Reciclagem de PET na Escola e Sustentabilidade Criativa;
9. Pedrinhas – Logística Reversa: Caminhos para a Sustentabilidade;
10. Propriá – Horta Escolar Sustentável “Saberes e Sabores”;
11. Riachão do Dantas – Feiras Científicas Escolares e I Feira Científica de Riachão do Dantas;
12. São Cristóvão – SEI! – Sistema Eletrônico de Informações;
13. Simão Dias – Programa Simão Dias Sustentável;
14. Tomar do Geru – Geru Mais Verde;
15. SEPLAN – Neutralização de Dióxido de Carbono na Administração Pública (ODS 13);
16. SES – Monitoramento da Qualidade da Água e do Ar na Rede Estadual de Saúde;
17. DESO – Livro “Liberdade para a Alma”;
18. DESO – Locação de Usinas Fotovoltaicas;
19. SEDUC – Inclusão e Protagonismo: a Força Transformadora da Escola Pública Estadual;
20. SEMAC-SE – Programa Dialogar;
21. SETEEM – Projeto Recria – Reaproveitamento Criativo de Lonas e Inclusão Produtiva Feminina;
22. DESO – Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) da Obra do Piauitinga;
23. TJ/SE – Projeto Conectando a Rede;
24. DESO – Educação Ambiental e os ODS: Ações da DESO em 2024;
25. DESO – Projeto DESO + Verde;
26. SEAD – Capacitação de Lideranças sobre ESG e Sustentabilidade;