Comissão de Sustentabilidade da CMA realiza reunião para aperfeiçoar o Plano de Logística Sustentável da Casa
A Comissão de Sustentabilidade da Câmara Municipal de Aracaju realizou uma reunião com os servidores da Casa, na manhã desta sexta-feira (17/10), para ouvir as demandas e sugestões dos respectivos setores para a implementação de práticas mais sustentáveis no parlamento municipal. O objetivo é aprimorar o Plano de Logística Sustentável da instituição para o próximo ano.
De acordo com Bruna Muniz, membro da Comissão de Sustentabilidade da CMA, a reunião realizada hoje foi um passo importante, que vai servir de base para a elaboração do Plano de Logística Sustentável da Casa para o próximo ano. “O objetivo dessas reuniões, além de reforçar o consumo consciente aqui na Casa, é coletar dados para elaborar o Plano de Logística Sustentável de 2026. Então aqui nós ouvimos as demandas, sugestões e reclamações dos setores para construir um plano com base nesses aspectos vivenciados no cotidiano”.
Servidores de diversos setores estiveram presentes na reunião e puderam fazer as devidas observações, a partir de detalhes que percebem que podem ser aperfeiçoados. Para Euler Alves, analista legislativo, a iniciativa é bastante válida. “É importantíssimo a gente falar sobre sustentabilidade, que é um tema tão atual e relevante para todos. Na verdade, uma reunião como essa serve para conscientizar todo mundo da importância de contribuir com a economia, mas não apenas a economia financeira, porque a gente acaba cuidando do nosso planeta como um todo.”
Segundo Júlia Brito, que também ocupa o cargo de analista legislativo, esse papel de conscientização é algo que perpassa o âmbito do trabalho e passa a fazer parte da vida das pessoas, mesmo nas suas práticas diárias na própria casa, como um processo de aprendizado constante. “Foi muito importante para a gente essa reunião, porque foram mostrados os impactos que são palpáveis, em especial os financeiros. A redução de gastos nas instituições públicas é bastante relevante, mas isso é importante também para uma mudança da nossa mentalidade, com a conscientização de que a gente pode fazer mais, não só para a redução de custos, mas principalmente algo que estamos fazendo pelas próximas gerações. É importante inclusive aplicar isso em casa, pois essa prática não se restringe ao ambiente de trabalho”, destacou.
Após a reunião, um formulário foi disponibilizado para todos os setores, de modo que todos os servidores podem indicar os pontos que precisam ser revistos e aprimorados na gestão da sustentabilidade da instituição, o que, segundo Bruna Muniz, vai possibilitar “uma base maior de dados para a construção de um plano mais fiel possível às demandas da Casa”, reforçou.
Plano de Logística Sustentável
Com a implementação do Plano de Logística Sustentável, a Casa do Povo economizou 144 resmas de papel A4 e 236 pacotes de copos descartáveis, o que equivale a 72.000 folhas de papel e 23.600 copinhos plásticos.
Já a água encanada economizada chegou a 400 metros cúbicos, ou 40 mil litros de água tratada, uma redução de 36% com relação ao ano anterior. A quantidade equivale ao consumo médio de água tratada de 40 famílias de quatro pessoas.
Com o PLS 2024 foi possível frear a tendência de alta no consumo de energia elétrica, separar material reciclável e distribuí-lo para uma cooperativa local, além de aperfeiçoar a gestão de documentos. Agora o próximo passo é coletar dados para a elaboração do Plano de Logística Sustentável de 2026.