Câmara Municipal promove “Green Friday” para incentivar consumo consciente

por Gleydy Matos - Agência CMA — publicado 19/11/2025 12h09, última modificação 19/11/2025 12h09
A palestra destacou estratégias para compras seguras e sustentáveis
Câmara Municipal promove “Green Friday” para incentivar consumo consciente

Foto: Redes CMA

A Câmara Municipal de Aracaju, por meio da Comissão de Sustentabilidade e da Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, promoveu o “Green Friday”, com o objetivo de alertar os servidores sobre a importância do consumo consciente e incentivar escolhas de compras mais responsáveis durante a Black Friday.  

O contador da CMA, Rodolfo Oliveira, destacou alguns dos temas discutidos no evento. “A ideia é que, com a Black Friday, a gente possa refletir sobre consumo sustentável, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico. Abordamos tópicos como prevenção a golpes, se realmente é necessário comprar ou se existe alguma outra solução. Também falamos sobre a escolha entre comprar parcelado ou à vista”, pontuou o contador.  

Durante a palestra, Rodolfo também apresentou ferramentas que auxiliam no monitoramento de preços e do histórico de ofertas. “Elas permitem verificar se houve um aumento brusco nos últimos dias, evitando cair no famoso ‘metade do dobro’. As mais comuns são o Buscapé e o Zoom”, disse.  

O membro da Comissão de Sustentabilidade, Geilton de Melo, reforçou a importância de preparar os servidores para o período de promoções. “Foi um momento oportuno, pensado justamente para que os servidores estejam, de certa forma, preparados para a Black Friday. Sabemos que há uma explosão de ofertas — algumas realmente vantajosas, mas muitas que não são. É nessas que precisamos estar preparados”, destacou Geilton 

O “Green Friday” agradou aos servidores presentes. A jornalista Ix Chel afirmou que a palestra “faz a gente repensar e comprar com mais estratégia”. Já a contadora Juliana Alcântara destacou: “Aqui aprendemos a importância de comprar de forma sustentável, refletindo se realmente precisamos daquele item e até que ponto ele é necessário; entender até que ponto a Black Friday é verdadeira”.