Ricardo Marques lamenta demissão em massa e reapresenta carta com sugestões para o transporte público

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/11/2021 16h50, última modificação 10/11/2021 17h01

Foto: Gilton Rosas

A demissão em massa de motoristas e cobradores do transporte público foi repercutida durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju desta quarta-feira, 10 de novembro, pelo vereador Ricardo Marques (Cidadania) que levou o assunto a Casa e pediu ajuda dos colegas do parlamento para cobrar uma posição da Prefeitura de Aracaju sobre a situação crítica que atinge diretamente o sistema de transporte de passageiros.

“A demissão em massa já vinha sendo anunciada, inclusive falei várias vezes que o sistema de transporte público de Aracaju passa pelo pior momento. Com essa demissão os profissionais estão desesperados. São pais e mães de famílias, mais de 250 pessoas que estão desempregados. No total foram 256 funcionários demitidos em Aracaju, sendo 172 da Progresso e 84 da Modelo. Além disso, o serviço prestado está muito ruim e tende a piorar com essas demissões. Os usuários do transporte público enfrentam transtornos todos os dias relacionados a péssima estrutura os ônibus e terminais, insegurança, constantes atrasos, veículos velhos, superlotação e tarifa alta. A Prefeitura de Aracaju infelizmente faz de conta que o problema não é com ela. Mas sempre desemboca no colo do povo”, alerta o vereador.

Ricardo Marques exibiu vídeos dos rodoviários lamentando a situação e falando sobre os problemas gerados. “Até agora a Prefeitura de Aracaju e a SMTT não se manifestaram sobre o assunto mas precisam se posicionar. Precisam fiscalizar as empresas e o sistema. Precisa ser feita a licitação com urgência, é necessário estabelecer direitos e deveres as empresas e cobrar para o sistema fluir. Se a empresa não tem condições de continuar deve ser substituída. Na gestão de João Alves uma empresa passava por dificuldades, não estava conseguindo atender a demanda e foi substituída. Não pode continuar desta forma”, afirma.

O parlamentar convidou os colegas do parlamento para conhecer de perto as necessidades da população. “Precisamos estar perto da população. Vamos visitar os terminais e usar o transporte público para sentir na pele o que os usuários enfrentam todos os dias? O problema não se resume nas demissões mas no serviço prestado que é péssimo. Não é problema da empresa A ou B, é problema no sistema do transporte público de Aracaju que está defasado e precisamos levantar essa bandeira para ajudar não apenas os rodoviários mas a população que está sofrendo”, apela.

O transporte público sempre esteve entre as prioridades do vereador Ricardo Marques desde o início do seu mandato. Em maio deste ano, o parlamentar solicitou e realizou uma sessão especial para debater acerca do tema.

“O assunto é muito importante e envolve a maior parte da população aracajuana que necessita do transporte público. Meu comprometimento é em buscar melhorias sempre. Após a audiência, enviei para a Prefeitura de Aracaju e SMTT uma carta pública não apenas mostrando os problemas mas também apresentando sugestões de melhorias. Mas infelizmente nada foi executado até agora”, lamenta.