Live Parlamento Digital: Manuel Marcos fez alertas sobre o Novembro Azul

por Agência Câmara Aracaju — publicado 11/11/2021 10h44, última modificação 11/11/2021 10h44
Live Parlamento Digital: Manuel Marcos fez alertas sobre o Novembro Azul

Arte: Vanessa Passos

Em mais uma live do Parlamento Digital, realizada pelo Núcleo Digital da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os jornalistas Martha Mendonça e Vinícius Andrade receberam na noite desta quarta-feira, 10.11, o vereador Manuel Marcos (PSD). O tema da live foi Novembro Azul, como forma de divulgar a importância dos exames preventivos no combate ao câncer de próstata em homens.

Manuel Marcos, que além de vereador também é médico ginecologista há 43 anos, ressaltou a importância do tema. “Os homens ainda têm muito preconceito em buscar assistência médica. Eles se voltam mais ao trabalho que a saúde. Buscar essa assistência é buscar a prevenção de doenças. Só assim irá aumentar a expectativa de vida”, disse o vereador informando que essa expectativa poderia chegar a mais de 80 anos, caso as pessoas procurassem cuidar da saúde precocemente.

A dificuldade e a resistência masculina na procura de urologista para a realização de exame de próstata também foi abordado na live. Segundo Manuel Marcos, um simples exame de rotina evitaria o aparecimento de doenças graves em homens. “O machismo ainda é muito forte. O homem tem que perder esse preconceito. Hoje o acesso ao urologista é muito fácil. O exame é muito simples e é necessário fazer esse preventivo. É muito importante que o homem perca esse temor, essa vergonha e cuide de sua saúde através de exame e assistência médica, como também cabe ao estado, através do poder público, fazer campanhas educativas e busca ativa desses pacientes. Não é o exame de toque que vai alterar sua opção sexual. O médico está ali trabalhando para preservar e cuidar de sua saúde. Hoje existem exames de sangue que podem detectar início de algumas doenças. Esse preconceito pode levar a um infortúnio futuro. O câncer é uma doença traiçoeira e silenciosa. É preciso que a gente detecte a doença o mais cedo possível. Para que isso ocorra, é preciso fazer os exames. Quando o câncer de próstata se manifesta, ele já está em metástase e o paciente precisa começar o tratamento quimioterápico”,”, alertou.

Vereador e Médico

Manuel Marcos está em seu 4º mandato como vereador por Aracaju. Só nesta legislatura, já apresentou 25 Requerimentos, 18 Projetos de Lei, 278 Indicações e 323 Proposituras. O vereador também é médico ginecologista há 43 anos. “Apesar de ser extremamente ocupado como médico, dou muita atenção ao meu ofício como vereador. A gente está aqui para trabalhar e cuidar das pessoas. Quero agradecer esta oportunidade de estar mais próximo do povo de Aracaju através dessa live. Sai o Hospital Santa Isabel onde realizei 4 cirurgias e agradeço esta oportunidade de estar falando sobre um tema de tamanha importância”.

Parlamento Digital

O objetivo das lives do Parlamento Digital é aproximar os vereadores dos aracajuanos, através de um bate-papo descontraído e informativo com os parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju, sempre com temas atuais, dinâmicos e de interesse coletivo. As lives do Parlamento Digital são exibidas todas as terças-feiras, às 19h30, apresentadas pelos jornalistas Martha Mendonça e Vinícius Andrade que recebem sempre algum vereador para debaterem assuntos de interesse público.