Professor Bittencourt faz reflexão sobre os 200 anos de Independência do Brasil

por David Rodrigues, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/09/2022 12h37, última modificação 08/09/2022 12h37
Professor Bittencourt faz reflexão sobre os 200 anos de Independência do Brasil

Foto: Agência Câmara Aracaju

O vereador Professor Bittencourt (PDT) utilizou a Tribuna na manhã desta quinta-feira, 8, para fazer uma reflexão sobre os 200 anos de independência do Brasil, celebrado no último dia 7 de setembro. De acordo com o parlamentar, a data carrega um simbolismo importante para a nossa sociedade, “o simbolismo da independência, da quebra de qualquer tutela do país, mas também 200 anos que devem carregar simbolismos que nos marcaram enquanto civilização. Nesses mesmos 200 anos de independência, nós vivemos ainda muita opressão, violência e exclusão”, destacou.

Para Bittencourt, é preciso reafirmar o sentimento de independência como uma construção social que cabe a cada um de nós. “Cabe a cada um de nós, homens e mulheres do parlamento, da política, reafirmar a independência como construção constante. A independência não pode haver com exclusão, preconceito, com discriminação, violência. Não pode haver com a maioria da população negra sendo a presente nos cárceres do Brasil. Não pode haver a independência, sendo o Brasil o país que mais mata LGBTQIAP+. Não pode haver independência do Brasil, sendo as religiões de matriz africana as mais discriminadas no país. Precisamos, cada vez mais, reafirmar e proteger a independência”.

Ainda em seu discurso, o vereador lamentou uma série de manifestações que colocam a independência em risco. “É lamentável, nos dias de hoje, vermos discursos que reafirmam a necessidade de ditadura. A pessoa que diz isso desconhece o que é a ditadura, tortura, violência, o arbítrio na comunicação, a imprensa livre, ela desconhece o que é a cassação de vereadores. Essa Casa Parlamentar teve vereadores cassados no período da ditadura militar. Mulheres grávidas eram violentadas na ditadura. A independência é um momento para celebrarmos e refletirmos sobre o conjunto da obra que é o Brasil”, finalizou.