Plebiscito, inclusão social e esporte marcam Pequeno Expediente, em 23/09

por Mônica Pena - Agência CMA — publicado 23/09/2025 11h38, última modificação 23/09/2025 11h38
Plebiscito, inclusão social e esporte marcam Pequeno Expediente, em 23/09

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta terça-feira (23), o Pequeno Expediente da 78ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju foi marcado pelos discursos dos vereadores sobre zona de expansão, acessibilidade e esporte. Cada vereador que subiu à tribuna teve até cinco minutos para expor suas pautas.

A vereadora Selma França abriu os trabalhos trazendo à tona a questão da divisão territorial entre Aracaju e São Cristóvão. Ela apresentou um vídeo em que o senador Alessandro Vieira (MDB/SE) se reuniu, na segunda-feira (22), com o deputado federal Hildo Rocha (MDB/MA), relator do Projeto de Lei Complementar 6/2024, que trata da realização de plebiscitos para resolver disputas territoriais entre municípios. O projeto é especialmente importante para o impasse sobre a Zona de Expansão, administrada por Aracaju, mas também reivindicada por São Cristóvão. Segundo Selma, a consulta popular é um instrumento democrático que dará voz direta aos moradores da região. “Diante disso, quero parabenizar o senador por essa iniciativa. Por ter essa preocupação com o nosso estado. Dizer ao povo da zona de expansão que vamos continuar pedindo a Deus porque vai dar certo!... Em nome da população da zona de expansão, muito obrigada, não só ao senador Alessandro, mas com todos aqueles parlamentares que estão envolvidos com nesse processo”, declarou.

Na sequência, o vereador Sargento Byron destacou o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em Aracaju com uma ação inclusiva na praia. Ele exibiu um vídeo de pessoas atendidas pela APAE e outras com mobilidade reduzida que puderam aproveitar o banho de mar na última sexta-feira, com o auxílio de voluntários, professores e estagiários de educação física. A atividade integra o Projeto Estrelas do Mar, com apoio das Secretarias de Assistência Social, Sejesp e da Unit. A iniciativa acontece todas as sextas-feiras, na praia da Cinelândia, das 8h30 às 12h, sob o nome Projeto Incluir Praiaju. “As pessoas com deficiência merecem respeito, merecem ter seus direitos garantidos”, reforçou Byron.

Encerrando os pronunciamentos, o vereador Alex Melo agradeceu ao Hospital Santa Izabel pela parceria no Projeto Juntos pelo Esporte, realizado no último sábado, na praia da Atalaia, com atividades como zumba, alongamento e corridas. “Nós apoiamos o esporte. É uma das nossas bandeiras. E foi uma manhã de saúde...”, comemorou. O parlamentar também parabenizou a prefeita Emília Corrêa pela segunda edição do programa Tamo Junto, que ofereceu mais de 100 atendimentos gratuitos à comunidade do bairro Industrial e adjacências. “A segunda edição foi muito melhor do que a primeira. E muitas pessoas foram atendidas”, afirmou Melo.