“Gaza está sendo usada de laboratório de guerra por israel”, disse Sonia Meire  

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 23/09/2025 11h50, última modificação 24/09/2025 11h53
“Gaza está sendo usada de laboratório de guerra por israel”, disse Sonia Meire  

Foto: Luanna Pinheiro

Na manhã desta terça-feira (23), a vereadora professora Sonia Meire utilizou a tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o grande expediente, e destacou o genocídio que continua acontecendo em GAZA. A parlamentar citou que o que está acontecendo no local não é uma guerra, mas sim um grande laboratório para Israel testar seus equipamentos, exterminando a população, entre ela crianças e mulheres.

 
“O mundo está assistindo e revoltado com a continuidade do massacre, do genocídio, que está acontecendo na Faixa de Gaza. Recentemente foi realizado um diálogo na ONU e o representante das Nações Unidas questionou a autoridade de Israel perguntando: ‘Senhor, quando você vai a um banco e se depara com um assalto com mais de 20 pessoas reféns, o senhor mata todos os reféns para depois pegar o assaltante, ou o senhor desenvolve as técnicas para pegar o assaltante e garantir a vida das outras pessoas’. A ONU quis dizer que são mais 70 mil civis mortos, crianças e mulheres. Gaza está totalmente destruída e as pessoas estão sendo obrigadas a entrarem em caminhões para serem retiradas”, disse a vereadora.
 
Sonia Meire destacou ainda que o genocídio não tem precedentes e que a população de Israel não concorda com o que está sendo feito em Gaza. A autonomia do povo palestino não acontecerá sem a autonomia do povo do Israel e vice versa. A fome está sendo utilizada como arma de guerra e o governo de Israel continua matando, destruindo e realizando deslocamentos forçados. A parlamentar frisa também que não irá se calar nunca diante do genocídio do povo palestino. E que quer dizer a população de Aracaju que ali não há uma guerra, porque guerra é quando existem dois exércitos.
 
“O que há ali é um massacre que usa Gaza como um grande laboratório de guerra para mostrar aos outros países, e até aos municípios brasileiros, como o município aracajuano, onde tivemos um secretário visitando Israel, para dizer que eles têm um arsenal de guerra para quem quiser comprar. A população palestina que está sendo assassinada e deslocada, é com a vida desse povo que Israel faz a maior propaganda do seu arsenal. E a prefeitura daqui foi conhecer exatamente esse arsenal e sistema de segurança, mas não deu tempo, por causa do conflito com o Irã, que obrigou o secretário a retornar a nossa cidade às pressas. Queremos apoiar a população de vários países que está em alto-  mar tentando levar comida e remédios para a Faixa de Gaza”, finalizou Sonia Meire.