Linda Brasil repudia naturalização de abuso sexual contra crianças e adolescentes

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 20/10/2022 08h58, última modificação 20/10/2022 08h58

Foto: Agência Câmara Aracaju

Na manhã da última quarta-feira, 19, a vereadora Linda Brasil (PSOL) dialogou com seus pares sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Vestida com a blusa da campanha “Faça Bonito”, movimento nacional de mobilização de combate à exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes, a educadora enfatizou que a vida e a dignidade das crianças e adolescentes são inegociáveis, e é dever de todas/os fazerem essa defesa. No início de seu pronunciamento, ela resgatou uma fala grave do presidente.

“Uma postura que vai de encontro a tudo o que a gente acredita sobre os direitos das crianças, dos adolescentes, os direitos humanos, da mulher. Em uma entrevista para um canal,  em uma rede social, ele falou que estava passando por uma comunidade lá no Distrito Federal e viu meninas de 14 e 15 anos se arrumando e que, ao olhar para elas, “pintou um clima”, e pelo fato de elas estarem se arrumando, insinuou que elas estariam se prostituindo e ele entrou no ambiente para verificar. Imagine você ter uma filha de 14 ou 15 anos se arrumando, aí passa um homem, que é o Presidente do Brasil, na sua moto, tira o capacete e diz que pintou um clima com essa menina”, denunciou a parlamentar.

O Brasil é atualmente o segundo país com mais casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, segundo dados da UNICEF. Os números chegam a 500 mil vítimas por ano, dessas, 75% são meninas negras. Em um país com dados tão alarmantes, Linda ressalta que é inadmissível relativizar o discurso do Presidente, que reforça e naturaliza essa violência.

“O que está em jogo não é a disputa de um presidente contra o outro, o que está em disputa é um projeto do retrocesso, da barbárie que banaliza todos os níveis de violência e do outro lado o projeto que defende a democracia, a civilização, garantias de direitos, sejam eles os direitos humanos, os direitos da classe trabalhadora, da proteção do meio ambiente, da saúde, da moradia. Infelizmente esse atual presidente está destruindo tudo aquilo que a gente acredita como civilização”, declarou.