Linda Brasil: Mães pela diversidade pedem apoio à Câmara na luta por direitos da população LGBTQIA+

por Laila Batista, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 21/09/2022 13h30, última modificação 21/09/2022 14h00

Foto: Agência Câmara

A vereadora Linda Brasil (PSOL) ficou emocionada após a fala da advogada e ativista Alessandra Tavares, que compõe o Coletivo Mães Pela Diversidade, na última terça-feira, 20. Na ocasião, a representante do Coletivo esteve na Tribuna Livre e abordou sua trajetória de vida e de outras mães, pais e familiares que, com medo de perder seus filhos e filhas para a violência sistêmica contra a população LGBTQIA+, fundaram o Coletivo e constroem redes de fortalecimento e estratégias de enfrentamento à violência, a fazerem os direitos destas pessoas serem respeitados.

Para Linda, é muito tocante ver exemplos das famílias que acolhem essas pessoas. Infelizmente, muitas são as pessoas expulsas de casa e que sofrem violência em seus lares simplesmente por serem quem são. Por isso, é fundamental que mais pessoas possam acessar informações que desconstroem estigmas e falsas crenças e,  dessa forma, superar os preconceitos ao público LGBTQIA+.

“Gostaria que parlamentares, toda a população sergipana e brasileira ouvissem essas palavras, o tanto de amor que há nelas. Porque a gente fala de amor, a gente fala de respeito, de ocupar espaços que sempre nos foram negados, e pessoas de forma perversa destroem nossas pautas. É estranho que algumas pessoas se preocupem com a identidade de gênero e sexualidade das outras e destilem ódio, contribuindo para que jovens LGBTQIA+ estejam mais suscetíveis a cometer suicídio”, expressou.

Para Linda, é perigoso quando as pessoas envolvem a questão religiosa para dar sustento aos preconceitos e lembrou que foi vítima desse tipo de violência quando foi eleita. Ressaltou que, no cristianismo, não cabe ódio aos outros, só amor e acolhimento. “O Jesus que eu acredito é amor, acolhimento, como você está sendo Alessandra”, frisou.

No início dos trabalhos,  a vereadora pediu um minuto de silêncio pela morte da artista e primeira travesti de Aracaju, Magnólia, aos 71 anos. Uma das pioneiras no enfrentamento à Lgbtfobia, e uma das poucas travestis a atingir a terceira idade, em um país que segue ocupando o ranking mundial  dos países que mais exterminam pessoas trans.

Saúde pública

A parlamentar reforçou a importância da ampliação e incentivo da vacinação contra a poliomielite. Denunciou o desmonte que importantes equipamentos, como o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sofreram durante esse governo federal.

“Preocupa-me a falta das crianças para a vacinação contra a poliomielite, o SUS foi responsável pela erradicação de várias doenças, é importante que a gestão municipal pense em políticas de incentivo para a população e fortalecimento do SUS. Percebemos como essa terceirização prejudica o serviço, que é referência internacional. Da mesma forma, também é preciso cobrar investimento ao SUAS, um equipamento tão importante. Nós, parlamentares, temos o compromisso de fiscalizar e cobrar melhorias no serviço público”, declarou Linda.